Marilia de Dirceu Cachapuz Daher

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8208827889144177
  • Última atualização do currículo em 29/09/2011


Possui graduação em Pedagogia Habilitação Em Supervisão Escolar pela Universidade de Uberaba(1997) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2004). Atualmente é Coord. Acadêmica Pedagógica dos Cursos EAD da Universidade de Uberaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:educação, escola de tempo integral, práticas pedagógicas. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Marilia de Dirceu Cachapuz Daher
Nome em citações bibliográficas
DAHER, M. D. C.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Práticas pedagógicas na Escola de Tempo Integral: um estudo na visão de alunos e professores,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Prof. Dra. Luciana Maria Giovanni.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação; escola de tempo integral; práticas pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1994 - 1997
Graduação em Pedagogia Habilitação Em Supervisão Escolar.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
A Teoria das Inteligências Múltiplas e Suas Implic. (Carga horária: 60h).
Centro de Formação de Professores.
2001 - 2001
Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 42h).
Prefeitura Municipal de Uberaba.
2000 - 2000
Relação de Ajuda. (Carga horária: 100h).
Clínica Renovare.
2000 - 2000
Relação de Ajuda. (Carga horária: 100h).
Centro Atenção Integral à Criança.
2000 - 2000
Prevenção de Dificuldades de Aprend. e Adaptação. (Carga horária: 180h).
Prefeitura Municipal de Uberaba.
1998 - 2000
Curso de Aperfeiçoamento Prevenção Em Dificuldades. (Carga horária: 180h).
Centro de Formação de Professores.
1999 - 1999
A Escola Cidadã e o Regime de Ciclos. (Carga horária: 64h).
Centro de Formação de Professores.
1999 - 1999
A Escola Cidadã e o Regime de Ciclos. (Carga horária: 64h).
Prefeitura Municipal de Uberaba.
1999 - 1999
Orientação Sexual. (Carga horária: 30h).
Centro Atenção Integral à Criança.
1996 - 1996
Da Expressão à Conceitualização. (Carga horária: 30h).
Federação Latino Americana de Ludotecas.
1995 - 1995
A Função do Pedagogo na Escola. (Carga horária: 40h).
Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais.
1995 - 1995
A Função do Pedagogo na Escola. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
1992 - 1992
Encontros Educacionais. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Uberaba.
1992 - 1992
Encontros Educacionais Sistemáticos. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Uberaba.
1989 - 1989
Curso de Atualização em Educação. (Carga horária: 28h).
Prefeitura Municipal de Uberaba.


Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. Acadêmica Pedagógica dos Cursos EAD, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 5
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia presencial das disciplinas de Prática de Ensino, Espaço Pedagógico da Instituição Educacional e Orientação de TCC (2009 a 2011)

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. de Referência da Pedagogia EAD, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptora da Pedagogia, Carga horária: 30

Atividades

11/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Ensino a Distência, .

Serviço realizado
Preceptora do Curso de Pedagogia a Distência.

Ab Abigail Bracarense Consultores Associados S C Ltda, AB*, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: docência, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Outras informações
Docência no Curso de Pós-Graduação Especialização lato-sensu no curso de Exercício da Docência na Educação Básica e em Exercício da Docência no Ensinop Superior no período de 07.01.05 a 12.01.05

Atividades

1/2005 - 1/2005
Ensino, Exercício da Docência na Educação Básica e no Ensi, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação na Sociedade Contemporânea

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0


Secretaria Municipal de Educação, SME-URA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadoria de Educação Infantil e Coordenadoria de Gestão


Prefeitura Municipal de Uberaba, P/UBERABA, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 0

Atividades

2/2002 - 8/2002
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, Centro de Atenção Integral à Criança Caic.

Serviço realizado
Coordenadora de Educação Infantil.
2/2001 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, Centro de Atenção Integral à Criança Caic.

Serviço realizado
Coordenadora de Período Integral.
2/1998 - 12/2000
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Atenção Integral à Criança Caic.

Cargo ou função
Vice-diretor geral.
8/1994 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, Centro de Atenção Integral à Criança Caic.

Serviço realizado
coordenador de Educação Infantil.
2/1986 - 7/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
professora de educação infantil


Projetos de pesquisa


2003 - 2004
Escola: entre saberes, professores e alunos
Descrição: Trata-se de um projeto que tem como perspectiva de investigação, a relação escola-cultura permite tomar as práticas - de ensino, de organização de tempos, espaços, pessoas e saberes, de disciplinarização, de inculcação e criação de hábitos - como ponto de partida para o estudo do currículo, da docência e da experiência discente, como expressões de uma cultura própria, produzida no âmbito institucional. Este projeto de largo escopo vem norteando os estudos e pesquisas dos professores que a ele se incorporam, constituindo um dos elementos organizadores do projeto acadêmico-curricular do Programa, permitindo a incorporação de mestrandos e doutorandos, bem como de pesquisadores externos.Com relação ao período estamos privilegiando a escola atual, isto é, aquela que traz marcas características da escola de massas no Brasil, e que até hoje está em funcionamento. Dentro desta escola, estamos privilegiando estudos e pesquisas sobre o ensino básico, com ênfase especial sobre o ensino fundamental, por sua importância como expressão do direito à educação de todos os cidadãos. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marilia de Dirceu Cachapuz Daher - Integrante / Luciana Maria Giovanni - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


1996 - 1997
Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias para o Estudo da História da Educação Brasileira e do Triângulo Mineiro e alto Paranaíba.
Descrição: Participação no projeto: "Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias para o Estudo da História Educação Brasileira e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba", em situação de bolsista de iniciação científica. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marilia de Dirceu Cachapuz Daher - Integrante / Wenceslau Gonçalves Neto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: CULTURA E ESCOLA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teorias do Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAHER, M. D. C.2004 DAHER, M. D. C.. O conflito de expectativas de alunos e professores quanto à contribuição das atividades de integração na escola pública de tempo integral. Cd Rom Anped, cd-rom ANPEd sudeste, p. 01-07, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
SCUSSEL, D. R. ; BORGES, M. S. G. ; DAHER, M. D. C. . História da educação brasileira. In: Comissão Central de Produção. (Org.). O projeto político-pedagógico: Processos históricos da educação brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 1, p. 173-223.

2.
DAHER, M. D. C.. O panorama histórico e social das décadas de 80 e 90 do século XX e sua relevância para a construção da escola democrática. In: Comissão Central de Produção. (Org.). O projeto político-pedagógico: Processos históricos da educação brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 1, p. 225-240.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAHER, M. D. C.; FERREIRA, M. M. S. . Inquietações no exercício da prática pedagógica em educação a distância - reflexões a partir de uma proposta de formação continuada de professores. In: 4º Encontro de Pesquisas em Educação, 2007, Uberaba. 4º Encontro de Pesquisas em Educação - Formação de Professores e Inserção Social. Uberaba: Gráfica Universitária, 2007. v. 1. p. 110-117.

2.
DAHER, M. D. C.. O conflito de expectativas de alunos e professores quanto à contribuição das atividades de integração na escola pública de tempo integral. In: Política, Conhecimento e Cidadania, 2004, Rio de Janeiro. VI Encontro de Pesquisa em educação da região sudeste, caderno de resumos: Pós-graduação e pesquisa em Educação no Brasil/Sudeste: política, conhecimento e cidadania., 2004. v. 1. p. 254-254.

3.
DAHER, M. D. C.; MOURA, Geovana Ferreira Melo ; RESENDE, Vera Lúcia Lacerda de . Educação e Patrimônio Cultural. In: V Encontro de Iniciação científica, 1996, Goiânia. V Encontro de Iniciação científica- PIBIC-, 1996. v. 1. p. 440-440.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
DAHER, M. D. C.1996DAHER, M. D. C.; MOURA, Geovana Ferreira Melo ; RESENDE, Vera Lúcia Lacerda . O tempo e o saber na realidade de Uberaba. Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, v. B. Inf, n.17, p. 06-06, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
DAHER, M. D. C.; VIEIRA, V. M. O. ; VALADARES, F. R. . A Escola de Tempo Integral sob diferentes perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DAHER, M. D. C.. Educação e Patrimônio Cultural. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAHER, M. D. C.; MACHADO, S. P. S. . Público, privado e terceiro setor. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

2.
DAHER, M. D. C.; MACHADO, S. P. S. . O Pedagogo para além dos muros da escola: novos papéis e alguns âmbitos de atuação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

3.
MACAS, E. ; DAHER, M. D. C. . Conceito de aprendizagem na perspectiva educacional. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

4.
MACAS, E. ; DAHER, M. D. C. . O pedagogo no âmbito educacional: processos em mudança. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

5.
SILVA, G. E. ; DAHER, M. D. C. . Sala de aula: espaço de vivências, convivências e relações pedagógicas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

6.
SILVA, G. E. ; DAHER, M. D. C. . Conhecimento, currículo e ensino: questões e perspectivas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

7.
SILVA, G. E. ; DAHER, M. D. C. . A multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

8.
SILVA, G. E. ; DAHER, M. D. C. ; MACAS, E. . Conhecimento, currículo e ensino: questões e perspectivas na sala de aula como espaço de construção de novos saberes. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

9.
SCUSSEL, D. R. ; PIRES, M. R. ; DAHER, M. D. C. ; FERREIRA, M. M. S. . Estágio Curricular Supervisionado - Educação Infantil. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

10.
SCUSSEL, D. R. ; DAHER, M. D. C. ; FERREIRA, M. M. S. . Educação Infantil - Parte 1. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

11.
DAHER, M. D. C.. A criança, a brincadeira e a educação infantil. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

12.
DAHER, M. D. C.; ISOBE, R. M. R. . A organização do tempo e do espaço escolar: a importância para a formação dos sujeitos e para a reflexão da prática educativa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

13.
DAHER, M. D. C.; ISOBE, R. M. R. . A organização do tempo e espaço escolar: implicações nas propostas educativas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

14.
DAHER, M. D. C.. Escola democrática: uma primeira conversa sobre o panorama histórico e social das décadas de 80 e 90 do século XX. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

15.
DAHER, M. D. C.. Educação na Sociedade Contemporânea. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
DAHER, M. D. C.. Práticas Pedagógicas na Escola de Tempo Integral: um estudo na visão de alunos e professores. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
DAHER, M. D. C.. a ser inserido. 2005. (Mesa-Redonda).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2010. (Congresso).

2.
4º Encontro de Pesquisas em Educação.Inquietações no exercício da prática pedagógica em educação a distância - reflexões a partir de uma proposta de formação continuada de professores. 2007. (Encontro).

3.
II Encontro Regional de Relatos de Ações Educativas de Controle da Dengue.Relato de Experiência do processo educativo pedagógico. 2007. (Encontro).

4.
XIII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2007. (Encontro).

5.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Encontro).

6.
Perspectivas Teóricas de Investigação sobre a Escola. 2003. (Seminário).

7.
VIII Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2002. (Encontro).

8.
VII Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2001. (Encontro).

9.
VI Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 2000. (Encontro).

10.
V Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 1999. (Encontro).

11.
I Congresso Científico Cultural da Universidade Federal de Uberlândia. a ser inserido. 1996. (Congresso).

12.
I Encontro Regional de Educadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 1995. (Encontro).

13.
1º Seminário de Formação de Agentes Comunitários e Promotores de Saúde. 1994. (Seminário).

14.
II Congresso Qualidade em Educação. 1993. (Congresso).

15.
XXV Encontro Nacional da AMAE. 1993. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Aparecida Dias Firmino. A Psicopedagogia Institucional Escolar: O Enfoque na Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Fundamental. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUBE. Orientador: Marilia de Dirceu Cachapuz Daher.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 6:38:25