Anne Marie Moor Mc Culloch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6507753737403919
  • Última atualização do currículo em 19/10/2013


ANNE MARIE MOOR concluiu o mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1995. Atualmente professor adjunto aposentado da Universidade Federal de Pelotas. É licenciada em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas pela Fundação Universidade de Rio Grande - FURG. É bosista da CAPES no programa Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPel - na área de Fundamentos de EaD. Atualmente atua em pesquisa na área de linguística aplicada com tecnologias na educação, aprendizagem em AVA, interação e objetos de aprendizagens e repositórios de OA. Além do trabalho de ensino e pesquisa, desde 2007 trabalho com traduções de Português ao Inglês e Inglês ao Português, sendo falante nativa nas duas línguas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anne Marie Moor Mc Culloch
Nome em citações bibliográficas
MOOR, A. M.;Anne Marie Moor;Moor, Anne Marie


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1995
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A Influência de Dados Positivos e Dados Negativos na Aquisição de Língua Estrangeira,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: José Marcelino Poersch.
Palavras-chave: Aquisição; língua estrangeira; Input; Ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Ensino de Línguas.
Setores de atividade: Educação.
1980 - 1984
Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl.
Universidade Federal do Rio Grande.




Formação Complementar


2005
Extensão universitária em Língua de Sinais Brasileira Libras. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista da CAPES, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria/Pedagógica, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/2006 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras, Faculdade de Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto Inglês Básico I, II, III e IV - 2006.
10/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, Faculdade de Letras.

Cargo ou função
Membro de colegiado de graduação.
3/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

3/1989 - Atual
Direção e administração, Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Professora.
03/1989 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, Faculdade de Letras.

Linhas de pesquisa
Motivação do aluno virtual
8/2005 - 5/2006
Ensino, Licenciatura Em Letras Língua Inglesa e Literatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa IV
Ens Prod e Rec do Discurso Oral e Escr II
Conversação em Língua Inglesa a partir da poesia
8/2005 - 5/2006
Extensão universitária , Departamento de Letras, Faculdade de Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto Inglês Básico I, II, III e IV.
10/2005 - 3/2006
Direção e administração, Departamento de Letras, Faculdade de Letras.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, Faculdade de Letras.

Cargo ou função
Coordenador de núcleo.
3/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras, Instituto de Letras e Artes.

Atividade de extensão realizada
Leitura: um Mundo a Explorar (para surdos).
3/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras, Faculdade de Letras.

Atividade de extensão realizada
Leitura: um mundo a explorar.
3/2005 - 7/2005
Ensino, Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VII
Língua Inglesa III
3/2005 - 7/2005
Ensino, Letras-Inglês/Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa III
3/2005 - 7/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras, Instituto de Letras e Artes.

Atividade de extensão realizada
Inglês Básico II.
3/2005 - 7/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras, Instituto de Letras e Artes.

Atividade de extensão realizada
Inglês Básico III (2 turmas).
3/2005 - 7/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras, Instituto de Letras e Artes.

Atividade de extensão realizada
Projeto Inglês Básico I, II, III e IV.
9/2004 - 1/2005
Ensino, Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VI
05/2003 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Interdisciplinar de Restaurante Escola - PIREs, Pró Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Presidente da Comissão Pedagógica do RE - PIREs.
02/2001 - 1/2005
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação, Reitoria.

Cargo ou função
Pró-Reitora de Graduação.
02/2001 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, Reitoria.

Cargo ou função
Pró-Reitor de Graduação.
02/2001 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, COCEPE - Comissão de Graduação, Conselho Superior.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Graduação do COCEPE.
02/2001 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, COCEPE - Comissão de Alocação de Vagas e de Concursos, Conselho Superior.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Alocação de Vagas e de Concursos do COCEPE.
02/2001 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Pró Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro do Conselho Universitário.
1/2001 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, Pró Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
7/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa Integrando Alunos Surdos na Comunidade Universitária.
05/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação - CEAD-UFPel, .

Cargo ou função
Componente da Coordenação do CEAD-UFPel.
06/2004 - 11/2004
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Graduação, Departamento de Desenvolvimento Educacional.

Atividade de extensão realizada
Compreensão e Produção Textual para Surdos.
8/2004 - 8/2004
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação, Reitoria.

Atividade realizada
Palestra: Direito, Privilégio ou Preconceito?.
04/2004 - 8/2004
Ensino, Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e Aprendizagem Colaborativos (Optativa)
03/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Interdisciplinar de Restaurante Escola - PIREs, Pró Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Componente da Comissão Instaladora do RE - PIREs.
03/2003 - 04/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, PRG - Comissão de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão de Educação a Distância da UFPel.
10/2003 - 12/2003
Ensino, Projeto de Ensino, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Educação do Futuro: Um Mito ou uma Possibilidade? (Online)
05/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Interdisciplinar de Restaurante Escola - PIREs, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão de Implantação do Programa Interdisciplinar de RE - PIREs.
8/2003 - 8/2003
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação, Reitoria.

Atividade realizada
Palestra: Reflexão sobre a conjuntura da educação atual nas escolas da região.
2/2003 - 2/2003
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação, Reitoria.

Atividade realizada
Palestra: Formação acadêmica vai além da sala de aula.
08/2002 - 12/2002
Ensino, Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em Leitura em Língua Inglesa
08/2002 - 12/2002
Ensino, Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VIII (Optativa)
05/2002 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação, .

Atividade realizada
Ciclo de Palestras sobre Projeto Pedagógico.
08/2001 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação, .

Atividade realizada
Projeto de ensino - Atualização Pedagógica para Professores Novos.
06/2001 - 07/2001
Ensino, Projeto de Ensino, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção Escrita em Língua Inglesa
03/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Inglês básico.
01/2000 - 12/2000
Direção e administração, Instituto de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
9/1999 - 12/2000
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês instrumental.
7/1996 - 6/2000
Direção e administração, Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/1998 - 06/1998
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Introdução à Língua Inglesa.
3/1991 - 12/1991
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês instrumental.
3/1989 - 7/1989
Ensino, Letras-Inglês/Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado em Inglês
Lingüística Aplicada ao Ensino de Inglês I e II
Língua Inglesa I, II, III, IV, V, VI e VII

Escola de Línguas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1987 - 12/1989
Outras atividades técnico-científicas , Escola, Centro e Norte.

Atividade realizada
Professora de inglês.

Escola Joana D'arc, ESCOLA JOANA D'A, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1985 - 12/1986
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Inglês, Ensino Médio.

Atividade realizada
Professora de inglês.

Colégio Santa Margarida, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1964 - 1965
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

3/1964 - 12/1965
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
3/1964 - 12/1965
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de língua estrangeira
2.
Motivação do aluno virtual


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Línguas Estrangeiras e TICs: aprendizagem de línguas e elaboração de materiais na complexidade e no caos
Descrição: Este projeto faz parte do trabalho do grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Anne Marie Moor Mc Culloch - Integrante / Rafael VetromilleCastro - Coordenador.
2006 - 2007
O texto como eixo central da integração das 4 habilidades na aprendizagem de inglês como LE no ensino fundamental
Descrição: Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo geral o estudo do processo de aprendizagem de língua estrangeira em um contexto de sala de aula do ensino fundamental, propondo unidades de ensino com o texto como central, baseadas em uma abordagem comunicativa, para demonstrar que essa abordagem é essencial para a geração de interação que, por sua vez, é indispensável para a aquisição e/ou aprendizagem de uma língua estrangeira. Objetivos específicos: Ao longo do estudo far-se-á: " uma revisão e reflexão profunda da bibliografia sobre, abordagem comunicativa e aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto de sala de aula; " um estudo sobre atividades comunicativas para aprendizagem de línguas estrangeiras; " elaboração de propostas de unidades de ensino, baseadas em uma abordagem comunicativa, com o texto como indispensável ao processo; " a aplicação das unidades na escola fundamental em Pelotas, por professores de inglês, participantes de curso de extensão específico; " a alimentação do Banco Multidisciplinar de Textos - BMT, um instrumento online de educação permanente, para professores de línguas. Esses objetivos vêm da busca de respostas para as perguntas a seguir: 1. Qual é a importância do ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental no Brasil? 2. Como se aprende uma língua estrangeira em contexto de sala de aula? 3. Qual é o papel do texto nesse processo? A meta do projeto é de investigar e estudar o processo de aprendizagem de língua estrangeira em contexto de sala de aula do ensino fundamental na escola brasileira, a partir das teorias comunicativas e interativas. Pretende-se, a partir do resultado dos estudos e da reflexão divulgar o instrumento interativo de educação continuada - Banco Multidisciplinar de Textos/BMT - para que promova o desenvolvimento de um trabalho comunicativo no ensino de inglês como LE, um ensino colaborativo entre os professores de língua estrangeira, que por sua vez provocará uma aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Anne Marie Moor Mc Culloch - Coordenador / Luís Isaías Centeno do Amaral - Integrante / Ângela Perelló Ferrúa - Integrante / Camila Gonçalves dos Santos - Integrante / Daniel Rodrigues Glass - Integrante.
2000 - 2006
REAP - Reading English for Academic Purposes
Descrição: REAP - Reading English for Academic Purposes é um sub-projeto do BMT-Banco Multidisciplinar de Textos da Universidade Federal de Pelotas e se propõe a ser um curso de inglês instrumental à distância, totalmente mediado pela tecnologia / internet. O projeto está em fase final e será pilotado no primeiro semestre de 2005. O projeto tem como princípio desenvolver a autonomia de leitura nos estudantes, possibilitando que eles aprendam a ler em inglês, compreendam o que lêem, sem fazer tradução literal do texto. A metodologia visa um aluno independente na leitura de textos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Anne Marie Moor Mc Culloch - Coordenador / Rafael VetromilleCastro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
1996 - Atual
Banco Multidisciplinar de Textos - BMT
Descrição: Um repositório de objetos e aprendizagem (online)para o ensino de Língua Inglesa como LE e Língua Portuguesa como LM, para o ensino fundamental, médio e superior. Ao mesmo tempo, a partir dos 'links', é um instrumento de educação continuada a distância de professores de línguas. A leitura e o letramento são os fundamentos do projeto, além de ter como norte, o processo de ensino e aprendizagem da leitura e produção textual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2006 - 2007
Transformando a sala de aula de inglês como LE
Descrição: Objetivos: Geral: Proporcionar um espaço de reflexão renovada e criação entre os professores em exercício de inglês como LE do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino. Específicos: - Revisitar as teorias básicas para uma ação docente atualizada e satisfatória. - Refletir sobre os problemas que causam barreiras para a aprendizagem no ensino fundamental da escola brasileira e propor soluções viáveis. - Desmistificar o aparente insucesso da aprendizagem de inglês como LE no ensino fundamental. - Propor e criar atividades que possibilitem a integração das 4 habilidades da língua, tendo como eixo central o texto. - Realimentar o BMT - Banco Multidisciplinar de Textos. Justificativa: A aprendizagem de língua estrangeira no ensino fundamental faz parte de um processo maior de desenvolvimento da linguagem em conjunto com o desenvolvimento da língua materna e a aprendizagem de artes e matemática. A linguagem é a pedra fundamental no desenvolvimento de um ser humano. É através dela que o ser humano vai se conhecer, conhecer o outro e conhecer o mundo no qual está inserido. A complexidade humana se espelha e se entende na linguagem e no uso que as pessoas fazem dela. Como diz Morin (2002:101) "a compreensão do outro requer a consciência da complexidade humana." Os estudos sobre bilingüismo (Peal & Lambert (1962); Liedtke & Nelson (1968); Cummins (1978); Balkan (1970) todos citados em Hakuta (1985) têm demonstrado que a capacidade cognitiva e intelectual é beneficiada com a aprendizagem de mais do que a língua materna. De acordo com Hakuta (1985) a mente não é um receptáculo passivo com capacidade limitada, mas um que tira proveito da diversidade de experiências, tendo a capacidade de construir-se. Uma das implicações das pesquisas é de que o desenvolvimento de uma língua pode ser usado como base para o desenvolvimento da outra. Em outros estudos, Hakuta & Diaz (1985) demonstram que alunos bilíngües têm um desempenho superior aos monolíngües na for.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Anne Marie Moor Mc Culloch - Coordenador / Ângela Perelló Ferrúa - Integrante / Camila Gonçalves dos Santos - Integrante / Daniel Rodrigues Glass - Integrante.
2005 - 2005
Leitura: um mundo a explorar (para surdos)
Descrição: Este projeto de extensão faz parte do projeto de pesquisa "Laboratório de Estudos Surdos - LaPES: Letramento em Surdos. O curso trabalhará com o desenvolvimento de letramento em surdos, uma necessidade detectada pela comunidade surda de Pelotas. Tem o objetivo de oportunizar aos surdos uma participação mais igualitária no processo seletivo. O curso será um laboratório de metodologia de ensino para surdos. Orientados pelas pesquisas em Estudos Surdos, teremos dois monitores ouvintes, com domínio de LIBRAS, alunos dos Cursos de Letras da UFPel, ministrando as aulas que serão preparadas pela equipe de pesquisa do LaPES, com o apoio de dois professores surdo, e sob a orientação de 4 professores ouvintes da área de Letras. O curso será cuidadosamente planejado e o material criativo será elaborado pelo grupo e testado no curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Anne Marie Moor Mc Culloch - Coordenador / Ivana Gomes da Silva - Integrante / Fabiano Souto Rosa - Integrante / Janie Cristine do Amaral Gonçalves - Integrante / Alessandra B Figueira - Integrante / Denise Blank Correa - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante / Luiza Venske Bortoli - Integrante / Marina Farias Martins - Integrante / Valesca Sá da Fonseca Quadros - Integrante / Patrícia Peter dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Língua Estrangeira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Educação continuada de professores de língua.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Elaboração de Material Didático.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Aprendizagem colaborativa em EaD.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tradução.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Mérito em Extensão, Universidade Federal de Pelotas - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
2002
Professor homenageado, Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa e Português/Inglês.
1997
Professor homenageado, Letras / ILA / FUFPEL.
1996
Professor homenageado, Letras ILA/FUFPEL.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de citações:1
Moor, A.M.  Data: 06/06/2006

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VETROMILLE-CASTRO, R.2013 VETROMILLE-CASTRO, R. ; Anne Marie Moor ; Duarte, G. B. ; Sedrez, N. H. . From Learning Objects to Language Learning Objects: Communicative Language Teaching Principles in CALL Material. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching, v. 3, p. 82-96, 2013.

2.
MOOR, A. M.2001MOOR, A. M.. O ensino de línguas estrangeiras na formação de um cidadão do século XXI. Caderno de Letras (UFPEL), Pelotas, v. 1, n.8, p. 45-50, 2001.

3.
MOOR, A. M.2000MOOR, A. M.. Ensino colaborativo: construindo a prática pedagógica. Expressão (Santa Maria), Santa Maria, RS, v. 1, p. 82-90, 2000.

4.
MOOR, A. M.1998MOOR, A. M.. Atualização de professores de língua: uma abordagem alternativa. Caderno de Letras (UFPEL), Pelotas, v. 1, n.6, p. 91-96, 1998.

5.
MOOR, A. M.1998MOOR, A. M.. The Use of Texts in the Foreign Language Classroom. Artexto (Rio Grande), Rio Grande-RS, v. 9, p. 99-102, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, Rafael Vetromille ; MOOR, A. M. ; Duarte, G. B. ; Sedrez, N. H. . Objetos de Aprendizagem de Línguas: uma proposta. In: Rafael Vetromille-Castro; Christiane Heemann; Vanessa Ribas Fialho. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas: EDUCAT, 2012, v. A654, p. 1-301.

2.
MOOR, A. M.; CASTRO, Rafael Vetromille ; COSTA, Giordana P . O ensino colaborativo na formação do professor de inglês instrumental. In: Vilson J. Leffa. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2ed.Pelotas: EDUCAT, 2006, v. , p. 1-426.

3.
MOOR, A. M.; CASTRO, R. V. ; COSTA, G. P. . O ensino colaborativo na formação do professor de inglês instrumental. In: Vilson J. Leffa. (Org.). O Professor de Línguas Estrangeiras. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2001, v. , p. 9-426.

4.
MOOR, A. M.. O Novo Profissional de Letras na UFPEL. In: Rildo Cosson. (Org.). O presente e o futuro das Letras. 1ed.Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2000, v. 1, p. 252-260.

5.
SANTOS, Sílvia Costa Kurtz dos ; MOOR, A. M. . Língua Estrangeira - inglês. In: João Carlos Jaccottet Piccoli. (Org.). Vestibular 95 Comentado. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 1996, v. , p. 127-152.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOOR, A. M.. Aprendizagem e Ensino Colaborativos: uma Utopia ou uma Possibilidade?. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo - RS. Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

2.
MOOR, A. M.. O novo profissional de Letras na UFPel. In: Colóquio 2000 palavras: o futuro das Letras, 2000, Pelotas. O presente e o futuro das Letras. Pelotas: Editora da UFPel, 2000. p. 252-260.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOOR, A. M.; FIGUEIRA, Alessandra B ; PEREIRA, Karina Ávila ; MARTINS, Marina Farias . A Língua Brasileira de Sinais como Meio de Interação na Aula de Português como L2 para Surdos. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo - RS. Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

2.
MOOR, A. M.; BORTOLI, Luiza Venske ; QUADROS, Valesca Sá da Fonseca . Contando histórias no Letramento de Surdos. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

3.
MOOR, A. M.. Prosear no caminho ao delírio da leitura. In: IV Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas - RS. IV Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2005.

4.
MOOR, A. M.; FRANCO, Feliciano Vieira . Produção oral na aula de LE em nível iniciante: o que é isso?. In: IV Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. IV Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2005.

5.
MOOR, A. M.; CASTRO, R. V. ; COSTA, G. P. . O ensino colaborativo na formação do professor de inglês instrumental. In: II Encontro Nacional Sobre Políticas de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas. Construindo a profissão. Pelotas: Editora da UCPel, 2000. p. 168-169.

6.
MOOR, A. M.. Professores em formação integrando-se com professores em exercício. In: II Seminário de Linguagem e Ensino, 1999, Pelotas. Anais do II Seminário de Linguagem e Ensino. Pelotas: Editora da UCPel, 1999.

7.
MOOR, A. M.. Ensino colaborativo - a construção da prática pedagógica. In: II Seminário de Linguagem e Ensino, 1999, Pelotas. Anais do II Seminário de Linguagem e Ensino. Pelotas: Editora da UCPel, 1999.

8.
MOOR, A. M.; KLEE, M. M. . O BMT E A LEITURA. In: VIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FURG/UFPel/UCPel, 1999, Rio Grande. UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO. Rio Grande - RS: Editora da FURG, 1999. p. 493-493.

9.
MOOR, A. M.; CRIZEL, M. A. . BMT - LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: VIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FURG/UFPel/UCPel, 1999, Rio Grande. UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO. Rio Grande - RS: Editora da FURG, 1999. p. 494.

10.
MOOR, A. M.. Banco Multidisciplinar de Textos - BMT. In: V Encontro Nacional de Lingüística Aplicada, 1998, Porto Alegre. Anais do V Encontro Nacional de Lingüística Aplicada, 1998.

11.
MOOR, A. M.; PADILHA, L. ; CRIZEL, M. A. . BMT - ENSINO DE LÍNGUAS. In: VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFPel/FURG/UCPel, 1998, Pelotas, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOOR, A. M.; VETROMILLE-CASTRO, R. ; Duarte, G. B. ; Sedrez, N. H. . From Language Objects to Language Learning Objects: Communicative Teaching Principles in CALL Material. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching - IJCALLT, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MOOR, A. M.. Presença de ensino em objetos de aprendizagem de línguas - Recursos CALL e práticas pedagógicas na Complexidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MOOR, A. M.; VETROMILLE-CASTRO, R. . Reflexão sobre a trajetória da dinâminca de um sistema adaptativo complexo no ensino de língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MOOR, A. M.; VETROMILLE-CASTRO, R. . Entendendo a granularidade do OAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Sedrez, N. H. ; MOOR, A. M. . Reusabilidade: Objeto de Aprendizagem de Línguas para o ensino de Língua Portuguesa para ouvintes e surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MOOR, A. M.. BMT e a construção colaborativa de unidades de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOOR, A. M.. Inglês para leitura: e-learning. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOOR, A. M.. Aprendizagem e Ensino Colaborativos: uma Utopia ou uma Possibilidade?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOOR, A. M.. PROFESSORES EM FORMAÇÃO INTEGRANDO-SE COM PROFESSORES EM EXERCÍCIO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOOR, A. M.. ENSINO COLABORATIVO - CONSTRUINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHONS, C. R. ; CAZARIN, E. A. ; MOOR, A. M. . The imaginary in language, memory and subjectivity: Itineraries and resistances. Passo Fundo: Editora da UFP - Universidade de Passo Fundo, 2013. (Tradução/Livro).

2.
MOREIRA, S. V. ; MOOR, A. M. ; CHOCLOTT, R. B. . A Philosopher in the Field of Communication - Industry, Geography and Media Criticism in the Work of Anamaria Fadul. São Paulo: INTERCOM, 2012. (Tradução/Livro).

3.
MOOR, A. M.. A abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras 2004 (Palestra).

4.
MOOR, A. M.. A responsabilidade da universidade na formação do profissional 2003 (Palestra).

5.
MOOR, A. M.. A Universidade e a Educação a Distância 2003 (Palestra).

6.
MOOR, A. M.. Direito, Privilégio ou Preconceito? 2003 (Palestra).

7.
MOOR, A. M.. Gestão Acadêmica na Universidade Pública Brasileira 2002 (Palestra).

8.
MOOR, A. M.. A limitação de se atuar no setor público: a busca de parceiros, estrutura e espaço pedagógico para a biblioteca da Universidade 2002 (Palestra).

9.
MOOR, A. M.. O Ensino de Línguas Estrangeiras na Formação de um Cidadão do Século XXI 2002 (Palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOOR, A. M.. Consultoria sobre Projeto Pedagógico Institucional. 2005.

Programas de computador sem registro
1.
MOOR, A. M.; AMARAL, Luís Isaías Centeno Do . Banco Multidisciplinar de Textos - BMT English. 2000.

2.
MOOR, A. M.; AMARAL, Luís Isaías Centeno Do . BMT - ENGLISH. 1999.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
MOOR, A. M.; SANTOS, Camila Gonçalves dos ; VETROMILLECASTRO, Rafael . Fundamentos de EaD III. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina a distância em rede).

2.
MOOR, A. M.; VETROMILLE-CASTRO, R. ; GUTERRES, N. ; FELIX, S. . Fundamentos de EaD I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina a distância em rede).

3.
MOOR, A. M.; VETROMILLECASTRO, Rafael . Fundamentos de EaD II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina a distância em rede).

4.
MOOR, A. M.; VETROMILLE-CASTRO, R. ; GUTERRES, N. ; FELIX, S. . Fundamentos de EaD I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

5.
MOOR, A. M.; VETROMILLECASTRO, Rafael ; GUTERRES, N. ; FELIX, S. . Fundamentos de EaD I. 2010. (Editoração/Livro).

6.
MOOR, A. M.; VETROMILLECASTRO, Rafael ; GUTERRES, N. . EaD Instrumental. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina a distância em rede).

7.
MOOR, A. M.; FERRUA, A. P. . Transformando a sala de aula de língua inglesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MOOR, A. M.. Inglês Básico I ao IV - Coordenadora. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MOOR, A. M.; GONÇALVES, Janie Cristine Do Amaral ; SILVA, I. G. da ; BORTOLI, Luiza Venske ; FIGUEIRA, Alessandra B ; MARTINS, Marina Farias ; PEREIRA, Karina Ávila ; QUADROS, Valesca Sá da Fonseca . Leitura: um mundo a explorar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MOOR, A. M.; VETROMILLECASTRO, Rafael . Inglês para leitura: e-learning. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina a distância em rede).

11.
MOOR, A. M.. Teoria e Prática de Leitura em Língua Estrangeira. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MOOR, A. M.. Introdução à língua inglesa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MOOR, A. M.; CASTRO, R. V. . Inglês instrumental. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MOOR, A. M.. Inglês básico I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MOOR, A. M.; CASTRO, R. V. . Inglês instrumental para bolsistas. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
MOOR, A. M.. BANCO MULTIDISCIPLINAR DE TEXTOS - BMT. 1999. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MOOR, A. M.. Almas abertas. 2008 (Poema).

Demais trabalhos
1.
MOOR, A. M.. BANCO MULTIDISCIPLINAR DE TEXTOS - BMT. 1996 (Projeto de Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOOR, A. M.; SANTOS, Sílvia Costa Kurtz dos. Participação em banca de Gisele Lopes Honscha.Playing Games to Learn a Second Language. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
MOOR, A. M.; SANTOS, Sílvia Costa Kurtz dos. Participação em banca de Maísa Martins de Oliveira.Errors and mistakes in second language learning. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
MOOR, A. M.; MACHADO, Amauri de Almeida; FÉLIX, Neusa Mariza Leite Rodrigues. Participação em banca de Gustavo Machado Rodrigues.Definição de um ambiente de cursos para ensino/aprendizagem de estatística via internet. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOOR, A. M.; FERREIRA, Ana Marci; Rejane Storch Holz; Isabella Ferreira Mozzillo. Concurso de instrutor de LIBRAS para educação superior. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

2.
MOOR, A. M.; SANTOS, Sílvia Costa Kurtz dos; FERNANDES, Guido Gilberto. Professor substituto. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

3.
MOOR, A. M.; FERNANDES, Guido Gilberto; SANTOS, Sílvia Costa Kurtz dos. Processo seletivo para professor substituto em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

4.
MOOR, A. M.; GONÇALVES, Janie Cristine Do Amaral; FERREIRA, Ana Marci. Processo seletivo de professor substituto. 2004. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Estudos sobre Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.Entendendo a granularidade do OAL. 2011. (Seminário).

2.
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. Inglês para leitura: E-learning. 2006. (Congresso).

3.
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. Coordenadora da mesa redonda: Ensino de Línguas e Tecnologia. 2006. (Congresso).

4.
I FÓRUM DAS LICENCIATURAS - FORMAÇÃO DOCENTE E SUAS POLÍTICAS. 2006. (Encontro).

5.
Comunicação. Congresso Internacional de Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

6.
Comunicação.IV Seminário Nacional de Linguagem e Ensino. 2005. (Seminário).

7.
.Aprender SUS. 2004. (Seminário).

8.
.Implementando a Política Nacional de Graduação (PNG). 2004. (Seminário).

9.
.Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2004. (Outra).

10.
Educar significa ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência e um semeador de idéias. Fórum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).

11.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. A Política Nacional de Graduação no Contexto da Reforma Universitária. 2004. (Congresso).

12.
Implementando a Política Nacional de Graduação (PNG).Implementando a Política Nacional de Graduação (PNG). 2004. (Seminário).

13.
Palestra.Encontro Regional Sudeste do ForGRAD. 2004. (Encontro).

14.
.(Re)Discutindo o PNG - Subsídios para uma Política Nacional de Graduação. 2003. (Oficina).

15.
Direito, privilégio ou preconceito?.O negro e o racismo no Brasil: O Preconceito Racial e suas questões sócio-políticas e jurídicas. 2003. (Encontro).

16.
ForGRAD: (Re)Discutindo o PNG - Subsídios para uma Política Nacional de Graduação.(Re)Discutindo o PNG. 2003. (Oficina).

17.
MATHEMA 2001: CICLO DE ESTUDOS SOBRE ASSUNTOS EDUCACIONAIS.Múltiplos saberes no ensino da matemática. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOOR, A. M.; FERNANDES, V. ; CASTRO, R. V. ; NICOLAIDES, C. ; SASSI, M. P. M. . FÓRUM INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - FILE. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Márcia Duarte de Souza. Aquisição de português como L2 em surdos. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual) - Faculdade de Letras. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Daniel Rodrigues Glass. Banco Multidisciplinar de Textos - BMT. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Em Letras Português e Inglês e Respec) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

2.
Darlene Madruga Marques. Banco Multidisciplinar de Textos - BMT. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras) - Faculdade de Letras. (Orientador).

3.
Henrique Pilotto. Banco Multidisciplinar de Textos - BMT. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras) - Faculdade de Letras. (Orientador).

4.
Camila Gonçalves dos Santos. Banco Multidisciplinar de Textos - BMT. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Em Letras Português e Inglês e Respec) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maira Regina Zottele. Approaches to Teaching Speaking. 2004. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

2.
Marcus Ferreira da Silva. Cooperative Learning and the Communicative Approach. 2002. Monografia - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maísa Martins de Oliveira. Errors and mistakes in second language learning. 2003. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

2.
Gisele Honscha. Playing games to learn a second language. 2003. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

Iniciação científica
1.
Alessandra B Figueira. Laboratório de Pesquisas em Estudos Surdos - LaPES: Letramento em Surdos. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras Português e Inglês e Respec) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

2.
Karina Ávila Pereira. Laboratório de Pesquisas em Estudos Surdos - LaPES: Letramento em Surdos. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras Língua Inglesa e Literatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

3.
Luiza Venske Bortoli. Laboratório de Pesquisas em Estudos Surdos - LaPES: Letramento em Surdos. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras Língua Inglesa e Literatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

4.
Marina Farias Martins. Laboratório de Pesquisas em Estudos Surdos - LaPES: Letramento em Surdos. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras Português e Inglês e Respec) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

5.
Valesca Sá da Fonseca Quadros. Laboratório de Pesquisas em Estudos Surdos - LaPES: Letramento em Surdos. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras Português e Inglês e Respec) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

6.
Maria Aparecida Crizel. BANCO MULTIDISCIPLINAR DE TEXTOS - BMT. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras-Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.

7.
Márcia Morales Klee. BANCO MULTIDISICIPLINAR DE TEXTOS - BMT. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Língua Inglesa e Literaturas de Língua Ingl) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anne Marie Moor Mc Culloch.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VETROMILLE-CASTRO, R.2013 VETROMILLE-CASTRO, R. ; Anne Marie Moor ; Duarte, G. B. ; Sedrez, N. H. . From Learning Objects to Language Learning Objects: Communicative Language Teaching Principles in CALL Material. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching, v. 3, p. 82-96, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOOR, A. M.; VETROMILLE-CASTRO, R. ; Duarte, G. B. ; Sedrez, N. H. . From Language Objects to Language Learning Objects: Communicative Teaching Principles in CALL Material. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching - IJCALLT, 2013.


Livros e capítulos
1.
CASTRO, Rafael Vetromille ; MOOR, A. M. ; Duarte, G. B. ; Sedrez, N. H. . Objetos de Aprendizagem de Línguas: uma proposta. In: Rafael Vetromille-Castro; Christiane Heemann; Vanessa Ribas Fialho. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas: EDUCAT, 2012, v. A654, p. 1-301.



Outras informações relevantes


Aposentada desde 2007, comecei a direcionar meu conhecimento adquirido na área de ensino de línguas para a área da tradução. Sou falante nativa de inglês e português e faço traduções desde 2007 de português - inglês, assim como de inglês - português.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 4:38:29