Luís Isaías Centeno do Amaral

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  • Última atualização do currículo em 08/09/2016


possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1996), doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), onde também realizou Estágio Pós-Doutoral (2011). É docente da Universidade Federal de Pelotas desde 1994. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, linguística aplicada e sociolinguística educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luís Isaías Centeno do Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Centro de Letras e Comunicação.
Rua Gomes Carneiro nº 1 - Bloco B
Centro
96075000 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32224318
Fax: (53) 32259544
URL da Homepage: http://ufpel.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A concordância verbal de segunda pessoa do singular em Pelotas e suas implicações lingüísticas e sociais, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Ana Maria Stahl Zilles.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sociolingüística; Variação Lingüística; Concordância.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Classes Sociais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Concordância.
Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento Urbano; Atividades de Banco de Dados.
1994 - 1996
Mestrado em Mestrado Em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O abaixamento de /i/ e de /u/ no português da Campanha Gaúcha,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Carmem Lúcia Matzenauer Hernandorena.
Palavras-chave: Fonologia; Sociolingüística; Variação Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1992
Especialização em andamento em Pós Graduação em Informática na Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1985 - 1990
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2003 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística
Sociolingüística
9/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

3/2003 - 12/2008
Ensino, Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociolingüística
Sociolingüística Educacional
4/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão em Sociolingüística.
12/2004 - 12/2005
Direção e administração, Instituto de Letras e Artes, Pós Graduação Em Letras Especialização Em Leitura e Produção Textual.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/2005 - 6/2005
Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras e Artes, Pós Graduação Em Letras Especialização Em Leitura e Produção Textual.

Serviço realizado
Elaboração de Software Gerenciador de Matrículas e Disciplinas.
8/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Conversação em Pomerano.
6/2004 - 12/2004
Ensino, Pós Graduação em Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociolingüística Educacional
4/2004 - 11/2004
Direção e administração, Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão em Lingüística e Literatura.
4/2004 - 6/2004
Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Serviço realizado
Elaboração de Programa Gerenciador de Matrículas para Cursos de Extensão em Línguas Estrangeiras do CPEL.
8/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Educação multimídia.
3/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Introdução à Sociolingüística.
8/1996 - 12/1998
Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia
3/1994 - 12/1998
Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística
10/1996 - 12/1997
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Italiano.
3/1994 - 8/1997
Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe


Linhas de pesquisa


1.
Descrição e análise de fenômenos lingüísticos

Objetivo: Base de atuação do grupo de pesquisa Descrição do Português do Extremo Sul do Brasil, esta linha intenta descrever fenômenos lingüísticos variáveis à luz da Sociolingüística Variacionista..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Classes Sociais.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Variação Lingüística; Sociolingüística; Estatística.
2.
Lingüística Aplicada

Objetivo: Demonstrar a importância da leitura no processo de desenvolvimento lingüístico e cognitivo dos estudantes de ensino básico..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia / Especialidade: Sociolingüística Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Sociolingüística - Sociolingüística Educacional -; metodologia; Leitura.


Projetos de pesquisa


2008 - 2012
MARCADORES LINGUÍSTICOS DE CLASSE SOCIAL
Descrição: Em virtude de serem poucos os estudos sociolingüísticos que contemplam a variável classe social, através da qual se podem estudar os marcadores lingüísticos de classe e status social, procuramos abordar o tema - os marcadores lingüísticos de classe social - especificamente em nossa região, uma vez que muitas pessoas marcam as suas interações significativas com pessoas que lhes são similares economicamente, em ocupação, em escolaridade ou em escolha de atividades culturais e de lazer. A abordagem respeita os princípios da Teoria da Variação Lingüística, de William Labov..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) .
Integrantes: Luís Isaías Centeno do Amaral - Coordenador / Paulo Ricardo Silveira Borges - Integrante / ALCÂNTARA, Cíntia - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 3
2004 - 2006
POMERANO ESCRITO
Descrição: Este projeto é parte de um conjunto de projetos de pesquisa e de extensão que visam à revitalização do Pomerano no Sul do Rio Grande do Sul e a sua conseqüente elevação à língua de cultura. Considerando-se que o Pomerano é ágrafo, as ações previstas para serem executadas durante a vigência deste projeto incluem pesquisa aprofundada de formas de escrita apresentadas em textos religiosos, de peças de teatro, entre outros. Além disso, nos propomos a inventariar e analisar nomes e sobrenomes de origem pomerana, com o objetivo de verificar modelos de representação gráfica dos segmentos fônicos pomeranos. A partir dessas duas ações, passaremos a descrever o sistema fonológico do Pomerano, que servirá de base à última ação prevista neste projeto: apresentar uma proposta de escrita ao Pomerano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luís Isaías Centeno do Amaral - Coordenador / Paulo Ricardo Silveira Borges - Integrante / Marcelo Zehetmeyr - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2003 - 2007
A CONCORDÂNCIA VERBAL VARIÁVEL DE 3ª. PESSOA DO PLURAL EM PELOTAS
Descrição: Propomos, com este trabalho, uma análise da variação da marca de concordância verbal de terceira pessoa do plural em Pelotas (RS). Consideraremos, para tanto, os aspectos lingüísticos e sociais dessa variação. Almejamos, assim, auxiliar na descrição de fenômenos de concordância verbal. Apoiaremos esta análise na Teoria da Variação Laboviana e em visões de classes sociais que levam em conta as condições estruturais de manutenção das desigualdades sociais. Analisaremos dados de concordância de terceira pessoa do plural em noventa entrevistas do Banco de Dados Sociolingüísticos Variáveis por Classe Social - VarX - que foram realizadas em Pelotas (RS) em 2000 e 2001. Utilizaremos, para a análise dos dados, metodologia quantitativa com base na interface Windows para o Varbrul e em formulário de codificação de dados. Além dos dados de fala do VarX, utilizaremos como fonte de pesquisa o Questionário do VarX e os resultados do Censo 2000 do IBGE. A concordância a ser estudada em Pelotas, parece apontar na direção de que o uso da marca de terceira pessoa do plural sofra influência de condicionadores lingüísticos (fonológicos, morfológicos, sintáticos e estilístico-discursivos) e sociais (há indícios de que: a não-utilização da marca padrão não sofra estigma; o fenômeno esteja em fase variação estagnada; as mulheres apliquem a marca de concordância mais do que homens; os mais jovens utilizem menos marcas de concordância do que as pessoas que vivem a mais tempo imersos na comunidade lingüística; a classe social mais alta utilize mais marcas do que as classes mais baixas)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luís Isaías Centeno do Amaral - Coordenador / Paulo Ricardo Silveira Borges - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Outra / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 5
1997 - 2001
BANCO DE DADOS SOCIOLINGÜÍSTICOS DA FRONTEIRA E DA CAMPANHA SUL-RIOGRANDENSE,
Descrição: Banco de Dados Sociolingüísticos que objetiva coletar dados de fala em 21 municípios da fronteira sul gaúcha com vistas à descrição lingüística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luís Isaías Centeno do Amaral - Integrante / Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 2
1996 - 2007
BANCO MULTIDISCIPLINAR DE TEXTOS
Descrição: O Banco Multidisciplinar de Textos visa fornecer apoio material a professores de Português, Inglês, Francês e Espanhol. É composto de vários textos em cada língua com sugestões de procedimentos de abordagem do texto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luís Isaías Centeno do Amaral - Coordenador / Anne Marie Moor - Integrante / Nóris Eunice Wiener Pureza Duarte - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 7


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Uniletras (UEPG. Impresso)
2006 - 2009
Periódico: Caderno de Letras (UFPEL)
2005 - 2007
Periódico: Cadernos do IL (UFRGS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Sociolingüística Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Professor Associado, UFPel.
2010
Vice-Diretor Do Cento de Letras e Comunicação, UFPel.
2010
Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Letras, UFPel.
2010
Coordenador do Curso de Jornalismo, UFPel.
2009
Chefe do Departamento de Letras Vernáculas, UFPel.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, L.2016AMARAL, L.; MACKEDANZ, D. . O Contato Linguístico na Serra dos Tapes, RS: implicações para o ensino do português brasileiro com manutenção do pomerano. Signum: Estudos da Linguagem, v. 19, p. 396-425, 2016.

2.
AMARAL, L.2007AMARAL, L.; DUARTE, N. . O Professor de Língua Portuguesa Moderno e o Discurso Escolar Anacrônico. Calidoscópio (UNISINOS), v. 2, p. 23, 2007.

3.
AMARAL, L.2006AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira . SOCIOLINGÜÍSTICAEDUCACIONAL:CONFLUÊNCIA E DEFLUÊNCIA. Caderno de Letras (UFPEL), v. 1, p. 1-224, 2006.

4.
AMARAL, L.2004AMARAL, L.; PERES, Carolina Carret . O VarX: Banco de Dados Sociolingüísticos Variáveis por Classe Social (Pelotas, RS). Caderno de Letras (UFPEL), Pelotas, RS, v. 1, n.10, p. 131-140, 2004.

5.
AMARAL, L.1997AMARAL, L.. Estruturação lógica dos tempos verbais do português. Caderno de Letras (UFPEL), Pelotas, v. 1, n.1, p. 85-90, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira . ANÁLISE ESTATÍSTICA E FORMAÇÃO DE BANCOS DE DADOS SOCIOLINGUÍSTICOS. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2009. v. 01. 126p .

2.
MATZENAUER, C. (Org.) ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco (Org.) ; AMARAL, L. (Org.) ; FINGER, I. (Org.) . Estudos da Linguagem - VII Círculo de estudos Linguísticos do Sul. 1. ed. Pelotas: Educat, 2008. v. 1. 404p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, L.. Marcadores Linguísticos de Identidade de Gênero e sua Relação com a Adesão Escolar de Meninos Impúberes. In: Savedra, M.; Martins, M.A.; Da Hora, D.. (Org.). Identidade Social e Contato Linguístico no Português Brasileiro. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015, v. 1, p. 7-299.

2.
AMARAL, L.. O Paralelismo Formal Reconsiderado. In: Paulino Vandresen. (Org.). Variação, Mudança e Contato Lingüístico no Português da Região Sul. 1ed.Pelotas: Educat, 2006, v. 1, p. 15-27.

3.
AMARAL, L.. A importância de variáveis estilístico-discursivas para as análises de fenômenos lingüísticos variáveis. In: Vandresen, Paulino. (Org.). Variação e Mudança no Português Falado da Região Sul. Pelotas: Educat, 2002, v. , p. 47-68.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMARAL, L.. Sobrevida ao Pomerano. DIÁRIO POPULAR, Pelotas, RS, p. 9 - 9, 25 jul. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, L.; MUJICA, M. . Identidade, Atitude e Orientação de Pomeranos residentes na comunidade de Santa Augusta (São Lourenço do Sul, RS). In: I Encontro Sul Letras, 2012, São Leopoldo. Anais do I Encontro Sul Letras, 2012. v. 1. p. 260.

2.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira . Sociolingüística Educacional: por uma pedagogia culturalmente sensível. In: III Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas. Anais do III Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras. Pelotas: Educat, 2004.

3.
AMARAL, L.. Mudanças encadeadas no Português: concordância de P2. In: VI Celsul, 2004, Florianópolis. Anais do VI Celsul. Florianópolis: UFSC, 2004.

4.
AMARAL, L.; GUY, Gregory . Variação e Mudança Lingüística - Dimensões sociais: suporte quantitativo, formulários no Access e interface Windows para Varbrul. In: XII Encontro do Varsul, 2001, Porto Alegre. Anais, 2001.

5.
AMARAL, L.. A concordância verbal variável de 2ª pessoa do singular em Pelotas. In: XII Encontro Regional do Varsul, 2001, Porto Alegre, 2001.

6.
AMARAL, L.. Aplicação da Desinência Número-Pessoal na 2ª Pessoa do Singular em Tavares, RS. In: III Encontro do Celsul, 1999, Porto Alegre. Anais do III Encontro do Celsul. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

7.
AMARAL, L.. Atualização do Pacote Varbrul. In: II Encontro do Celsul, 1999, Florianópolis. Anais do II Encontro dõ Celsul, 1997. v. 1.

8.
AMARAL, L.. O Monitoramento da Fala em Pesquisas sobre Variação Lingüística. In: II Congresso da Associação Brasileira de Lingüística, 1999, Florianópolis. Anais do II Congresso da Abralin. Florianópolis: UFSC, 1999. v. 1.

9.
AMARAL, L.. BDS Pampa. In: NWAV New Ways of Analyzing Variation, 1999, Toronto. NWAVe. Toronto: York University Press, 1999. v. 1.

10.
AMARAL, L.; MOOR, A. M. . Banco Multidisciplinar de Textos. In: 1ª Convenção de Professores de Inglês do Sul do Brasil, 1998, Porto Alegre. Porto Alegre: Apirs, 1998.

11.
AMARAL, L.. O processo de informatização do BMT através do ToolBook. In: VIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, 1998, Macau. Anais do VIII Encontro da AULP. Macau: Instituto Politécnico de Macau, 1998. v. 1.

12.
AMARAL, L.; ESPIGA, J. . BDS Pampa. In: IX Encontro do Varsul, 1998, Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 1998.

13.
AMARAL, L.. O abaixamento de /i/ e de /u/ na região da Campanha do Rio Grande do Sul. In: I Encontro do Celsul, 1995, Florianópolis. Anais do I Encontro do Celsul. Florianópolis: UFSC, 1995. v. 1. p. 475-483.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, L.; SANTOS, G. . A Concordância Verbal de P6 em Pelotas e sua relação com a dimensão 'Classe Social'. In: VIII Circulo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. 8º Encontro do Celsul - Programação e Resumos. Pelotas: Educat, 2008. v. 1. p. 1-472.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, L.. Testes de Significância Estatística de Dados Linguísticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
AMARAL, L.. A concordância verbal e a redução de proparoxítonas e sua relação com a identidade de classe social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMARAL, L.; VIEIRA, M.J.B. . Coleta e processamento de dados de variação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMARAL, L.. Análise estatística de dados linguísticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
AMARAL, L.. Contribuições da Sociolinguística ao Desenvolvimento da Linguística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMARAL, L.. Contribuições dos estudos sociolinguísticos para a educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMARAL, L.; SANTOS, G. . A Concordância Verbal de P6 em Pelotas e sua relação com a dimensão 'Classe Social'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AMARAL, L.. Metodologia do ensino de língua portuguesa: contornos da disciplina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
AMARAL, L.. Do Corpo Cênico ao Teatro Escola: um grupo encena 90 anos de história. Pelotas, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
AMARAL, L.. Varbwin 2011 freeware - Varbrul através do Windows. 2011.

2.
AMARAL, L.. Varbwin 2009 freeware - Varbrul através do Windows. 2009.

3.
AMARAL, L.. VarbWin - Varbrul através do Windows (v.2). 2004.

4.
AMARAL, L.. VarbWin Varbrul através do Windows. 2001.

5.
AMARAL, L.. UFPELBMT. 1998.

6.
AMARAL, L.. Pampa Factotum. 1998.

7.
AMARAL, L.. BDS Pampa. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, L.. Análise estatística de dados sociais. 2011. .

2.
AMARAL, L.. Formação de Banco de Dados e Análise estatística de dados linguísticos. 2011. .

3.
AMARAL, L.. Análise Estatística de Dados Linguísticos. 2010. .

4.
AMARAL, L.; GARCIA, D. . Linguística Geral. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Material didático - Ensino a Distância).

5.
AMARAL, L.; GARCIA, D. . Sociolinguística. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Material didático - Ensino a Distância).

6.
AMARAL, L.. Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo. 2010. (Elaboração de Projeto Pedagógico).

7.
AMARAL, L.. Análise estatística de dados linguísticos: os programaas Varbwin e Goldvarb. 2009. .

8.
AMARAL, L.; GARCIA, D. ; ALVES, Clarice . Introdução aos estudos linguísticos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático).

9.
AMARAL, L.. Contribuições da Sociolinguística ao desenvolvimento da Linguística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
AMARAL, L.. Caderno de Letras. 2006. (Editoração/Periódico).

11.
AMARAL, L.. Caderno de Letras. 2005. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
AMARAL, L.; SOBREIRO JR, Valter ; Don Leandro ou Os Sendeiros de Sangue. 2002. Teatral.

2.
AMARAL, L.; SOBREIRO JR, Valter ; A viúva Pitorra. 1993. Teatral.

3.
AMARAL, L.; SOBREIRO JR, Valter ; MARAGATO. 1991. Teatral.

4.
AMARAL, L.; SOBREIRO JR, Valter ; Fuenteovejuna. 1985. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMARAL, L.; MOZZILLO, I.; SPINASSE, K. P.. Participação em banca de Daiane Mackedanz. O papel da Identidade para a manutenção do Pomerano na Serra dos Tapes, RS. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
FREITAS, L. F. R.; AMARAL, L.; WITTKE, C. I.; GIACOMELLI, K.; MARTINS, A. A.. Participação em banca de Miriam Saraiva sandrini. Aluno, Professor e Pibidiano: identidades docentes construídas a partir de posicionamentos interacionais em performances narrativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
AMARAL, L.; Görski, E.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; ALCÂNTARA, C. C.. Participação em banca de Fabiana Fagundes Palla. Análise do Emprego do Marcador Conversacional né?. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
ZILLES, Ana Maria Stahl; AMARAL, L.; FOSCHIERA, S. M. P.. Participação em banca de Maria Edilene de Paula Kobolt. A variante 'vos' nos livros didáticos de Espanhol distribuídos pelo PNLD (2011-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
AMARAL, L.; RODRIGUES, L. S. P.; ALCÂNTARA, C.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Participação em banca de José edson de Barros Correia. O processo de variação de marcadores linguísticos de gênero e sua relação com adesão, continuidade e desempenho escolar de meninos e pré-adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
FREITAS, L. F. R.; AMARAL, L.; TORRES, M. C. A. R.; BONIN, I. T.. Participação em banca de Cláudia Raquel Lutz. As narrativas que circulam sobre o curso de Letras: memórias recontadas por quem deixou seu lar para estudar. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
AMARAL, L.; VIEIRA, M. J. B.; ZILLES, Ana Maria Stahl. Participação em banca de Morgana Paiva da Silva. A inserção de a gente na linguagem jornalística de Zero Hora. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
MATZENAUER, C. L. B.; AMARAL, L.; BRISOLARA, L. B.. Participação em banca de Alexander Severo Córdoba. A Neutralização das vogais átonas finais no português uruguaio falado na cidade de Tranqueras - Uruguai. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

9.
AMARAL, L.; MENASCHE, R.; ALCÂNTARA, C.. Participação em banca de Marina Marchi Mujica. Atitude, Orientação e Identidade dos Pomeranos Residentes na Comunidade de Santa Augusta - RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

10.
MOZZILLO, I.; AMARAL, L.; STURZA, E.. Participação em banca de Dania Pinto Gonçalves. O falar dos comerciantes e comerciários brasileiros na fronteira de Jaguarão/Rio Branco. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco; AMARAL, L.; MATZENAUER, C. L. B.. Participação em banca de Marco Antônio Adamoli. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
AMARAL, L.. Participação em banca de Simone Mendonça Soares. A Concordância Verbal na Fala de Crianças de Porto Alegre. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
AMARAL, L.. Participação em banca de Alessandra Preussler de Almeida. A concordância verbal na comunidade de São Miguel dos Pretos, Restinga Seca, RS. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
AMARAL, L.; Görski, E.; Margotti, F. N.. Participação em banca de Arnaldo Sbalqueiro. A variação dos pronomes possessivos de 2ª e 3ª pessoas em redações de alunos de uma escola pública de Curitiba.. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
AMARAL, L.. Participação em banca de Denize Ricardi. A diversidade lingüística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros.. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
AMARAL, L.; ANJOS, José Carlos dos; GUEDES, Paulo Coimbra. Participação em banca de Eduardo Fortes Santos. Do Falar Quilombola à fala falquejada: um estudo de variação estilística. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
AMARAL, L.; ZILLES, Ana Maria Stahl; FRONZA, Cátia de Azevedo. Participação em banca de Elaine Teresinha Costa Capellari. Concordância nominal de número na fala infantil: análise variacionista. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
AMARAL, L.; SCHAFF FILHO, Matias; SILVA, Márcia Ivana de Lima e. Participação em banca de Ester Mambrini. Teatro e varição: a colocação pronominal em duias versões de A Viúva Pitorra de João Simões Lopes Neto. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
ZILLES, Ana Maria Stahl; AMARAL, L.; SIMOES, L.. Participação em banca de Simone Mendonça Soares. A concordância verbal de terceira pessoa do plural na fala de crianças de uma creche comunitária de Porto Alegre: aprendizagem de uma regra variável. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
AMARAL, L.; ZILLES, Ana Maria Stahl; SILVA, Carmen. Participação em banca de Simone Daise Schneider. Concordância nominal de número na fala de crianças de 3 a 6 anos de idade do município de Novo Hamburgo: variação linguística na infância. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
FREITAS, L. F. R.; AMARAL, L.; BONIN, I. T.. Participação em banca de Claúdia Raquel Lutz. As narrativas que circulam sobre o curso de letras: memórias recontadas por quem deixou seu lar para estudar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
VIEIRA, M. J. B.; AMARAL, L.; ZILLES, Ana Maria Stahl. Participação em banca de Morgana Paiva da Silva. A alternância nós x a gente na linguagem jornalística de Zero Hora e na linguagem oral de falantes com nível superior de escolaridade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMARAL, L.; DUARTE, N.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Participação em banca de Camerina Batista Oliveira. Propaganda: uma alternativa para trabalhar leitura em sala de aula. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
AMARAL, L.; DUARTE, N.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Participação em banca de Raquel Menezes Vaz. A questão do texto nos PCN. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
AMARAL, L.; DUARTE, N.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Participação em banca de Michela Ribeiro Espíndola. Que gramática é essa que se ensina na escola? A teoria e a prática no con(texto) da sala de aula. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; DUARTE, N.. Participação em banca de Maria Aparecida Iturriet da Silva. A atividade de leitura de textos sobre o ambiente agredido na área de ciências/ecologia. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira; AMARAL, L.; ALCÂNTARA, C.. Participação em banca de Beatriz Helena Duarte dos Santos. Análise socioeducacional acerca da língua ensinada na escola pública vs escola particular: realidade ou abstração. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira; AMARAL, L.; DUARTE, N.. Participação em banca de Maria do Carmo Nogueira Soares. Como os nossos alunos estão escrevendo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
AMARAL, L.; ALCÂNTARA, C.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Participação em banca de Marcos Ronei Peverada Fernandes. (Homo)sexualidade e a escola - do legal ao real. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
DUARTE, N.; AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Participação em banca de Raissa Kegles Torres. A "missão" de escola indígena de São Miguel das Missões. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
AMARAL, L.; SASSI, M.; BALDO, A.. Participação em banca de Cristiane Teixeira de Oliveira. As implicaturas dos atos de fala no fazer pedagógico - um estudo sobre a construção de valores na sala de aula de LE. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

10.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; MOZZILLO, I.. Participação em banca de Daniele Matoso Lima. Línguas em contato: o caso do "gauchês". 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; MOZZILLO, I.. Participação em banca de Danielle Silveira de Almeida Betemps. Estrangeirismo: defendê-los ou condená-los. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; PERROT, Andrea. Concurso Público para Professor Adjunto, área de Língua Portuguesa e Linguística. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

2.
AMARAL, L.; DUARTE, N.; SPEROTTO, R.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

3.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; DUARTE, N.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

4.
AMARAL, L.; BARZOTTO, V. H.; COSTA, I. B.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior. 2006. Universidade Estadual do Centro Oeste.

5.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira; AMARAL, L.; ALCÂNTARA, C.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

6.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira; AMARAL, L.; SPEROTTO, R.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

7.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira; AMARAL, L.; CARDOSO, P. F. E.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

8.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; AMARAL, Marisa Porto Do. Concurso de Professor Efetivo. 2004. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Editores de Revistas Científicas: em busca da excelência nas áreas de Letras e Linguísticaac.Para a profissionalização dos editores e pelo aperfeiçoamento das publicações científicas. 2012. (Encontro).

2.
I Encontro Sul Letras.Atitude, Orientação e Identidade de Pomeranos em Santa Augusta. 2012. (Encontro).

3.
1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas.Língua Materna: formação, ensino e aprendizagem. 2007. (Seminário).

4.
7º CELSUL. Variação lingüística nos estados do sul do Brasil. 2006. (Congresso).

5.
V Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.O que significa ensinar uma língua materna para crianças e jovens de hoje?. 2006. (Seminário).

6.
Curso de Verão: Análise de dados lingüísticos variáveis.Gênero, Classe Social e Concordância Verbal de 2ª Pessoa em Pelotas. 2004. (Outra).

7.
Encontro 20 Anos do Curso de Letras.Análise de dados lingüísticos variáveis. 2004. (Encontro).

8.
Seminário: A pesquisa em educação: Globalização, educação e formação docente.Seminário: A pesquisa em educação: Globalização, educação e formação docente. 2004. (Seminário).

9.
XIII Congresso de Iniciação Científica da UCPel. Componente da Comissão Avaliadora do XIII Congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2004. (Congresso).

10.
XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.Representante da UFPel no XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. 2004. (Encontro).

11.
XII Congresso de Iniciação Científica. Participante da Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos do XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, L.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira ; REQUIAO, R. A. . 1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas. 2007. (Congresso).

2.
AMARAL, L.. 7º Encontro do CELSUL. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daiane Mackdanz. O papel da identidade para a manutenção do Pomerano na Serra dos Tapes, RS. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, . Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

2.
José Edson de Barros Correia. O processo de variação de marcadores linguísticos de gênero e sua relação com adesão, continuidade e desempenho escolar de meninos e pré-adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, . Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

3.
Fabiana Fagundes Palla. Análise do Emprego do Marcador Conversacional né?. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

4.
Gedeon Eloeno Rodrigues Messa. 'Entendesse?', 'Sabe?' e 'Visse?' como Marcadores Discursivos na fala de Pelotas/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, . Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

5.
Marina Marchi Mujica. ATITUDE, ORIENTAÇÃO E IDENTIDADE DOS POMERANOS RESIDENTES NA COMUNIDADE DE SANTA AUGUSTA-RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, . Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

6.
Giane dos Santos Rodrigues. A CONCORDÂNCIA VERBAL VARIÁVEL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM PELOTAS. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

Tese de doutorado
1.
Dirce Welchen. Pelotas/RS e a concordância verbal de 3ª pessoa do plural. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vivian Bonow Boeira. Produção Textual na Sala de Aula ? As vozes presentes nas produções textuais dos alunos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

2.
Maria Aparecida Iturriet da Silva. A atividade de leitura de textos sobre o ambiente agredido na área de ciências / ecologia. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

3.
Tania Marisa Schiavon Blaas. Por que a comunidade Cerrito (Arroio do Padre, RS) mantém viva a Lingua Pomerana?. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Alfabetização e Letramento) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

4.
Marcelo Lindemann Zehetmeyr. Pomerano: um futuro escrito para uma língua ágrafa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

5.
Cleubi de Almeida Antunes. O brasileiro falado e o português escrito. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

6.
Melinda Leonardi Almeida. Os procedimentos de inserção da leitura na 4ª série do ensino fundamental: da frase ao texto. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

7.
Carolina Carret Peres. Avaliação da relação entre os usos dialetais e a reprovação escolar em uma classe de ensino fundamental. 2005. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

8.
Carla Margot de Castro Oliveira. Despertando para o prazer de ler. 2005. 35 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

9.
Maribel Nunes da Motta. A prática da leitura e da produção escrita no processo de aprendizagem da língua portuguesa. 2005. 38 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

10.
Dulcinéa Marques Neves. As dificuldades de expressão escrita de alunos terceiristas do curso normal de uma escola pública em Rio Grande. 2005. 36 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

11.
Jociane Furtado Coelho. Diversidade lingüística e preconceito. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

Iniciação científica
1.
Ana Cristina Freitas. A concordância verbal variávels de terceira pessoa do plural em Pelotas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

2.
Ariana Silveira Borges. A concordância verbal variávels de terceira pessoa do plural em Pelotas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

3.
Caroline Schwarzbold. BMT - O texto nos ensinos fundamental e médio. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

4.
Marina Farias Martins. A concordância verbal variávels de terceira pessoa do plural em Pelotas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

5.
Camila Gonçalves dos Santos. A concordância verbal variávels de terceira pessoa do plural em Pelotas. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

6.
Carolina Carret Peres. Banco de Dados Sociolingüísticos Variáveis por Classe Social em Pelotas. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.

7.
Giane dos Santos Jukoski. Banco de Dados Sociolingüísticos Variáveis por Classe Social em Pelotas. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luís Isaías Centeno do Amaral.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AMARAL, L.2016AMARAL, L.; MACKEDANZ, D. . O Contato Linguístico na Serra dos Tapes, RS: implicações para o ensino do português brasileiro com manutenção do pomerano. Signum: Estudos da Linguagem, v. 19, p. 396-425, 2016.



Outras informações relevantes


Diretor do Centro de Letras e Comunicação da UFPel (2013-2017)
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado - UFPel (2012-2013)
Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Letras da UFPel (2010)
Vice-Diretor do Centro de Letras e Comunicação da UFPel (2009-2010)
Chefe do Departamento de Letras Vernáculas (2008-2009)
Chefe do Departamento de Letras (2007)
Coordenador do PPG-Letras - Especialização - UFPel (2005-2006)
Coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão em Letras - FL - UFPel (2004)
Chefe do Setor de Integração com 1º e 2º Graus da PRG UFPel (1997-1998)



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