Claudia Regina Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0791754239372678
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-graduação em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É Mestre em Educação pela UNIMEP/Piracicaba e bacharel em Letras/Libras no curso promovido pela UFSC com pólo na Unicamp/SP (2012). Atualmente trabalha como professora Adjunta A na Universidade Federal do ABC - UFABC, foi professora Assistente na UFSCar - Campus Sorocaba na qual atuou como docente de Libras e exerceu a função de vice-coordenadora do Curso de Pedagogia. Trabalhou com Educação Especial e Inclusiva na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo EAFEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Educação de Surdos e Inclusão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Regina Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, Claudia R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Avenida dos Estados
Santa Terezinha
09210580 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 49960000
Ramal: 8385


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Especial.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: Educação bilíngue para surdos: reflexões a partir de uma experiência pedagógica, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez.
Palavras-chave: Educação de Surdos; Educação Bilíngue; Práticas Pedagógicas; Língua Brasileira de Sinais.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: Educação de Surdos: Problematizando a questão bilingue no contexto da escola inclusiva,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Cecilia Rafael de Góes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação de Surdos; abordagem bilingue; Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua de Sinais.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Magistério do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Professor diante da Educação Inclusiva - Formação ou Deformação?.
Orientador: Sonia Aparecida Ignácio.
2008 - 2012
Graduação em Bacharelado Letras Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Tradução do artigo: Estudo diário: Fatores Complicadores e Facilitadores no processo de Aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira por um adulto ouvinte.
Orientador: Lilian Cristine Ribeiro.
1996 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Auto-Estima da Criança Negra e o Aproveitamento Escolar.
Orientador: Claude Lèpine.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Dislexia: distúrbio, dificuldade ou modismo?. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Noções Básicas do Método Materialista Histórico e. (Carga horária: 16h).
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Técnica p Metodologias On Line. (Carga horária: 40h).
Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2010 - 2010
O ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Ensino Superior. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Novas Estratégias para o trabalho na escola inclusiva: O uso das TICs. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Prolibras.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2008 - 2008
Proficiencia em LIBRAS. (Carga horária: 120h).
Prefeitura do Municipio de São Paulo, PMSP, Brasil.
2008 - 2008
O que posso fazer para ajudar meu filho surdo?. (Carga horária: 2h).
Escola para Crianças Surdas Rio Branco, ECS, Brasil.
2008 - 2008
O Surdo na Sociedade: Possibilidades de Atuação. (Carga horária: 2h).
Escola para Crianças Surdas Rio Branco, ECS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educação Africanidades Brasil. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Iniciação à Educação Tecnológica na Escola. (Carga horária: 15h).
EDAcom Teconologia Ltda., EDACOM, Brasil.
2007 - 2007
Lego. (Carga horária: 15h).
Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2007 - 2007
Desafios e Experiências. (Carga horária: 28h).
Instituto Ciência Hoje, CHC, Brasil.
2007 - 2007
18º Congresso Anual. (Carga horária: 36h).
Sindicato dos profissionais em Educação no Ensino Municipal - SP, SIMPEEN, Brasil.
2007 - 2007
A Construção do Nós na Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2006 - 2006
PCN em Ação.
Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento emn Leitura, Escrita e Surdez. (Carga horária: 60h).
Departamento de Orientações Técnicas, DOT, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Leitura, Escrita e Surdez. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento emn Leitura, Escrita e Surdez. (Carga horária: 60h).
Departamento de Orientações Técnicas, DOT, Brasil.
2006 - 2006
Inclusão das Pessoas com Deficiências na Rede Muni. (Carga horária: 4h).
Departamento de Orientações Técnicas, DOT, Brasil.
2006 - 2006
PCN em Ação. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Nível II. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Nível I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
PCN em Ação - Módulo 9 - Fazer ARTE na escola. (Carga horária: 30h).
Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2005 - 2005
PCN em Ação - Módulo 5 - Ensino e Aprendizagem de História nas séries inici. (Carga horária: 35h).
Prefeitura do Municipio de Osasco, P.M.O., Brasil.
2005 - 2005
Tradução de Textos Literários do Português para LIBRAS. (Carga horária: 8h).
Editora Arara Azul, ARARA AZUL, Brasil.
2004 - 2004
Construindo Referenciais de Educação Inclusiva. (Carga horária: 32h).
Prefeitura do Municipio de Osasco, P.M.O., Brasil.
2004 - 2004
PCN em Ação - Módulo 7 - Novos desafios para ensinar e aprender Matemática. (Carga horária: 30h).
Prefeitura do Municipio de Osasco, P.M.O., Brasil.
2004 - 2004
Livros Paradidáticos da Novha América Editora Distribuidora de Livros Ltda.. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2004 - 2004
PCN em Ação - Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h).
Prefeitura do Municipio de Osasco, P.M.O., Brasil.
2004 - 2004
Inclusão e Cidadania. (Carga horária: 120h).
Departamento de Orientações Técnicas, DOT, Brasil.
2004 - 2004
Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - Módulo II. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2004 - 2004
LIBRAS - Intermediário - Nível II. (Carga horária: 30h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2003 - 2003
Recursos de Tecnologia Educacional. (Carga horária: 40h).
Positivo Informática, POSITIVO, Brasil.
2003 - 2003
PCN em Ação - Geografia. (Carga horária: 30h).
Prefeitura do Municipio de Osasco, P.M.O., Brasil.
2002 - 2003
PROFA. Professores Alfabetizadores. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2002 - 2002
PCN em Ação - Módulo 1 - Para que serve a escola? Módulo 2 - Ser professor. (Carga horária: 30h).
Prefeitura do Municipio de Osasco, P.M.O., Brasil.
2002 - 2002
LIBRAS - Intermediário - Nível II. (Carga horária: 40h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em A formação de Conceitos Matemáticos no Ensino Fundamental: Uma ação pedagóg. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Educação Especial ou o Especial na Educação?. (Carga horária: 16h).
Futuro Eventos e Congressos, FUTURO, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Formação de conceitos matemáticos no ensino fundam. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Avaliação e tratamento de Distúrbios de Aprendizagem, Linguagem e Comunicaç. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Espanhol. (Carga horária: 60h).
Centro de Estudos de Línguas da E.E. Monsenhor Bicudo, CEL, Brasil.
1998 - 1998
Disciplina - Indisciplina, relacionamento e aprend. (Carga horária: 10h).
Prefeitura do Municipio de Marilia, P.M.M., Brasil.
1998 - 1998
Geometria nas séries iniciais. (Carga horária: 10h).
Prefeitura do Municipio de Marilia, P.M.M., Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Para Conhecer Melhor a África. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1997 - 1997
O proj.ped. e a autonomia da escola na LDB. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Diminuição de ruído na sala de aula. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do ABC, .

03/2018 - Atual
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal do ABC, .

Atividade de extensão realizada
Metodologia Científica para Pesquisadores Surdos.
02/2018 - Atual
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal do ABC, .

Atividade de extensão realizada
Balanços e Perspectivas: 13 anos do Decreto 5626/05 na UFABC.
08/2017 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Libras
Política, Educação e Surdez
Questões Atuais no Ensino de Ciências
06/2017 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Questões Atuais no Ensino de Ciências
05/2018 - 05/2018
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal do ABC, .

Atividade de extensão realizada
II Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva e V Ciclo de Palestras UFABC Debate Surdos e Libras.
08/2017 - 09/2017
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal do ABC, .

Atividade de extensão realizada
Curso Básico de Libras - Módulo 1.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Unidade UFSCar - Campus Sorocaba

Atividades

03/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Atividade de extensão realizada
ACIEPE "Brincar na Educação Infantil".
05/2016 - 07/2017
Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Cargo ou função
Vice Coordenadora do Curso de Pedagogia.
02/2014 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, DPsi - Departamento de Psicologia, .

Cargo ou função
Assessora.
03/2015 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Práticas Pedagógicas - PPP1
07/2014 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Língua Brasileira de Sinais
03/2016 - 06/2016
Extensão universitária , Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Atividade de extensão realizada
Curso Básico I de Língua Brasileira de Sinais - Libras.
08/2015 - 02/2016
Extensão universitária , Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Atividade de extensão realizada
Discutindo a surdez através de filmes: Cinema Surdo.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador Educação Especial e LIBRAS, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvendo atividades na Escola de Aplicação vinculada a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Atividades

02/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação . Diretoria de Orientação Técnica, .

Cargo ou função
Leitora crítica do documento - Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
02/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação . Diretoria de Orientação Técnica, .

Cargo ou função
Leitora Crítica do Documento - Orientações Curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para Educação Infantil e Ensino Fundamental: Língua Portuguesa para pessoa surda.

Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil e Ensino Fund., Carga horária: 40

Atividades

08/2010 - 06/2011
Direção e administração, Secretaria Municipal da Educação, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
08/2002 - 08/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas as disciplinas do Currículo regular

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Docente do Curso de Formação de Professores da rede pública de Ensino com ênfase em Educação de Surdos; Docente do Curso de pós-graduação em Libras

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10
Outras informações
Monitora da disciplina - Aquisição da Língua de Sinais

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica PEB II - DA, Carga horária: 40

Atividades

07/2002 - 03/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Afastada do cargo sem vencimentos a partir do dia 10/03/2009
todas as disciplinas do currículo regular

Atualize, ATUALIZE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Curso de Libras e Educação de Surdos Professora da disciplina Ensino de Língua Portuguesa para alunos Surdos; Tradução e Interpretação em Língua de Sinais


Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Instrutor I, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Conceito da área de Pesquisa Científica na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS


Projetos de extensão


2018 - Atual
Formação de Professores para o Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos: Módulo 1 - Aspectos Introdutórios sobre o Ensino de PL2 para surdos
Descrição: A análise das últimas décadas desvela inúmeras transformações na sociedade em virtude da globalização, tornando volátil o domínio de conhecimentos sobre uma área e exigindo dos sujeitos atenção ao constante aprimoramento e atualização profissional diante de novas práticas e tecnologias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, 2006). Concernente a educação de surdos, soma-se ao perfil docente o desafio de lidar com as orientações, consideravelmente recentes, de se trabalhar com a abordagem educacional bilíngue pautada no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua dos aprendizes surdos. Isso posto, o presente projeto de extensão de nível I tem como objetivo apresentar a proposta de um curso de formação continuada de professores da educação básica para o ensino de português como segunda língua para surdos. Para tal desígnio, o mesmo está organizado em duas partes: a primeira apresenta o curso introdutório que será realizado entre outubro e dezembro de 2018 e, posteriormente, pretende-se dar continuidade com uma segunda parte do curso que será ofertada no decorrer do ano de 2019. Para o primeiro módulo que compreende os meses de outubro a dezembro, são previstas 30 h de atividades semipresenciais, sendo 14 horas presenciais e 16 horas de atividades a distância. As atividades a distância consistem em leituras de textos e desenvolvimento de atividades, sendo as horas presenciais conduzidas por discussões envolvendo essas leituras e atividades, bem como por exposições e palestras. Serão divididas duas turmas de 30 vagas, somando 60 cursistas, sendo uma turma em cada campus da UFABC, a saber: Santo André e São Bernardo do Campo. Serão considerados aprovados alunos com frequência superior a 75% e conceito APROVADO emitido pelas coordenadoras do curso. A avaliação será processual e contínua, baseada na participação e realização das atividades propostas. Espera-se trazer contribuições para professores, gestores e demais profissionais envolvidos com a educação básica de alunos surdos. Programação: 10/10/2018: Aula inaugural - ?O uso da imagem no ensino de PL2 para surdos?, com a Prof.ª Dr.ª Ana Flora Schlindwein, docente do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). De 22/10 a 05/12/2018: Leitura de textos: LOPES (2011); Goes e Souza; FERNANDES (2003); BEHARES (2015); Discussão de estudos de caso de alunos a partir de relatos dos cursistas; Análise e discussão sobre o currículo do curso de extensão para 2019. Objetivos Gerais: O objetivo geral deste projeto é promover um curso de extensão semipresencial de formação de professores para a educação básica, para o ensino de português como segunda língua para surdos, com ênfase nas questões concernentes ao letramento, produção de materiais didáticos e currículo. Constituem-se como objetivos específicos deste projeto: ● selecionar e capacitar alunos de graduação ou pós-graduação para monitoria do curso de extensão; ● desenvolver conteúdos, materiais didáticos, atividades e dinâmicas para serem utilizados no curso de extensão; ● valorizar o uso das tecnologias da informação e da comunicação na formação dos monitores e dos professores participantes; ● formar pesquisadores dentro da universidade, incentivando os monitores a identificarem questões a partir do curso de extensão que poderão ser desenvolvidas gerando pesquisas e publicações; ● contribuir com a formação de professores em serviço para trabalharem com a educação bilíngue para surdos, observando o ordenamento jurídico nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudia Regina Vieira - Integrante / Kate Oliveira Kumada - Coordenador.
2018 - Atual
Escola Preparatória da UFABC
Descrição: A Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC) consiste num programa de extensão que visa contribuir com a formação dos alunos do ensino médio da rede pública através de aulas de reforço, acompanhamento pedagógico, orientação vocacional e preparação para o ENEM. Este programa visa firmar um vínculo com a comunidade circunvizinha da universidade através de um curso preparatório gratuito oferecido na própria instituição, que tem por principal objetivo aumentar as chances de alunos de escolas públicas próximas à UFABC ingressarem na UFABC através de uma boa colocação no ENEM. Sendo possível ainda divulgar e, acima de tudo, apresentar a UFABC como uma Universidade que não só se preocupa com um ensino de nível superior de altíssima qualidade, mas também tem a preocupação de melhorar as condições da sociedade ao seu redor, mostrando a todos que a universidade também é um local de desenvolvimento da cidadania sustentável e pode contribuir para melhorar a qualidade de vida da sociedade. Até a criação da Universidade Federal do ABC (UFABC) em 2006, a região do ABC Paulista formada pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da apresentavam uma apreciável demanda por vagas no ensino público superior, considerando que a região possui mais de 2,6 milhões de habitantes. De todo o contingente de jovens e adultos, tem-se atualmente 103.000 matrículas no Ensino Superior, distribuídas em pouco mais de 30 Instituições de Ensino Superior. Destas, 1% está na rede Federal, 1% na rede Estadual, 20% na rede Municipal, 27% na rede comunitária, confessional e filantrópica e 51% na rede particular (INEP, 2017). Com a exceção de uma pequena porcentagem de instituições, a grande maioria se dedica apenas ao ensino, sem desenvolver nenhum tipo de atividade de pesquisa. A criação da UFABC contribuiu, dessa forma, para incrementar a formação em nível superior, fomentar a pesquisa e o desenvolvimento regional, sendo responsável pela oferta de um número significativo de vagas de ensino superior gratuito. A UFABC tem se mostrado como uma universidade cujos cursos estão entre os mais procurados no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do MEC, e cujas avaliações pelo INEP têm obtido altas notas. Como instituição educacional, a missão da UFABC é: ?Promover o avanço do conhecimento através de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como fundamentos básicos a interdisciplinaridade, a excelência e a inclusão social. ? (UFABC, 2013) A UFABC também pode ser caracterizada por alguns fundamentos conceituais, dentre os quais se destaca aqui: ?Inclusão social, praticada tanto como um ato de responsabilidade e superação da desigualdade, quanto como um processo ativo de identificação e desenvolvimento de talentos, bem como um fator de enriquecimento do ambiente acadêmico. ? (UFABC, 2017) Neste cenário, a inclusão social pode ser promovida através do oferecimento de serviços que possam intervir ou suprir deficiências existentes na comunidade que cerca a universidade, para que essa comunidade se aproprie de um bem que não só ajudou a construir por meio de tributos, mas que participe da construção dos princípios morais da UFABC, sendo parceira em projetos específicos voltados para a solução de problemas de interesse de ambas as partes. Uma das ações que se fazem necessárias nesta aproximação da universidade com a comunidade que a cerca diz respeito ao acesso dos jovens da região aos seus cursos, notadamente os alunos de escolas públicas. Diante desse panorama, a Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC) surge em 2010 como um projeto de extensão universitária com a proposta de aproximar a comunidade externa à UFABC e vice-versa. A partir do ano de 2015, a Escola Preparatória da UFABC passa a ter o status de Programa de Extensão (UFABC, 2015). A EPUFABC busca, ainda, ajudar os alunos concluintes e egressos da rede pública.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (43) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Claudia Regina Vieira - Integrante / LEONARDO JOSE STEIL - Coordenador.
2018 - Atual
Balanços e Perspectivas: 13 anos do Decreto 5626/05 na UFABC
Descrição: Depois da promulgação da lei de 10436 de 2002, o Decreto 5626/05 estabeleceu providências para que a Língua de Sinais fosse divulgada e trabalhada, incluída como disciplina curricular obrigatória nos cursos de preparação para professores, licenciaturas, e como optativa nos demais, bacharelados. O foco foi garantir uma formação e certificação para o professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o professor bilíngue, responsável pelo ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, bem como colaborar para a organização da educação bilíngue para surdos, também na garantia da acessibilidade à comunidade Surda aos serviços públicos, de saúde e cultural. Nestes 13 anos de vigência do decreto é possível perceber maior visibilidade para a língua e para os Surdos, a área cultural ganha um destaque neste período, no entanto encontramos grandes desafios na implementação do que é proposto no decreto. A Universidade Federal do ABC ? UFABC, por exemplo, se mostrou bastante preocupada com essa situação e entre os anos de 2014 a 2017 reserva cerca de 200 vagas ofertadas para os bacharelados interdisciplinares, conseguindo atingir um único aluno surdo que não completou o primeiro quadrimestre, por isso a UFABC como universidade pública, acessível e de referência estrategicamente localizada na região metropolitana de São Paulo, se mostra com grande potencial para ser pólo desse movimento de produção e formação de profissionais e pesquisadores, promovendo cursos, discussões por meio dos seminários e palestras e construindo arcabouço teórico para a realização de um Congresso com a participação de Surdos e Ouvintes realizando um balanço dos 13 anos do Decreto, culminando na produção de um documento referência com as pesquisas realizadas durante o processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Claudia Regina Vieira - Coordenador / Kate Oliveira Kumada - Integrante / Yuri Cristina Mekai - Integrante / Andrey Gonçalves Batista - Integrante.
2017 - 2017
Libras Básico - Módulo I
Descrição: Curso de Libras básico para a comunidade;.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudia Regina Vieira - Coordenador / Kate Oliveira Kumada - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO
2018 - Atual
Periódico: REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua de Sinais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2018
PRÊMIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO DE SURDOS DRA. FLAVIANE REIS, SebSurdos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1VIEIRA, Claudia R.2018 VIEIRA, Claudia R.; MALDONADO, K.S.M . Prática pedagógica na educação de surdos: o entrelaçamento das abordagens no contexto escolar. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 44, p. 1-23, 2018.

2.
2VIEIRA, Claudia R.2018 VIEIRA, Claudia R.; KUMADA, K.M.O. ; MARTINS, S. E. S. O . Acessibilidade em Libras no Exame Vestibular para Surdos. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 5, p. 13-25, 2018.

3.
3VIEIRA, Claudia R.2012VIEIRA, Claudia R.. Inclusão e educação de surdos: uma discussão necessária. Polyphonía, v. 22, p. 161-172, 2012.

4.
4RODRIGUES-MOURA, Débora2011RODRIGUES-MOURA, Débora ; VIEIRA, Claudia R. . A Atual Proposta Bilingue para Educação de Surdos em prol de uma Educação Inclusiva. Revista Pandora, v. 28, p. 1-9, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, Claudia R.. Bilinguismo e Inclusão - Problematizando a questão. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2014. v. 1000. 124p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, Claudia R.; FREITAS, M. M. . A leitura e a escrita através de uma atividade bilingue: uma experiência com alunos surdos no final do ensino fundamental. In: OLIVEIRA, José Carlos de; ZAMBRANO Romana Castro; PEDROSA, Cleide Emília Faye. (Org.). Multidisciplinaridades em estudos surdos: olhares de surdos e ouvintes. 1ed.Florianópolis/SC: Bookess, 2016, v. 1, p. 1-204.

2.
VIEIRA, Claudia R.. Educação de surdos: problematizando a questão bilíngue no contexto da escola inclusiva. In: Maria Inês Bacellar Monteiro; Ana Paula de Freitas & Evani Andreatta Amaral Camargo. (Org.). RELAÇÕES DE ENSINO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: alunos e professores no contexto escolar. 1ed.São Paulo: Junqueira&Marin Editores, 2014, v. 1, p. 118-130.

3.
VIEIRA, Claudia R.; Rodrigues Moura Débora ; FREITAS, M. M. . Experiência interdisciplinar bilíngue na educação de surdos: uma prática possível para o ensino de língua portuguesa contextualizado.. In: Eliza Marcia Oliveira Lippe, Fábio de Souza Alves. (Org.). Educação para os Surdos no Brasil: Desafios e Perspectivas para o Novo Milênio. 1ed.Curitiba: CRV editora, 2014, v. 1, p. 69-80.

4.
VIEIRA, Claudia R.; Ana Cristina Queirozgria A . CONCEITO DE LÍNGUA MATERNA, PRIMEIRA LÍNGUA E SEGUNDA LÍNGUA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA SURDEZ. In: ALBRES, Neiva de Aquino; NEVES, Sylvia Lia Grespan. (Org.). Libras em estudo: Política Línguistica. 01ed.São Paulo: , 2013, v. , p. 105-123.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, T. C. T. ; VIEIRA, Claudia R. . Produção de materiais didáticos acessíveis para surdos como promotores de conceitos biológicos. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva XIII Jornada de Educação Especial - Desenhos contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: Fundamentos, Formação e Práticas, 2016, Marília. ANAIS do evento I CIEEI & XIII JEE, 2016.

2.
VIEIRA, Claudia R.; TRINDADE, C. S. T. . Lingua Brasileira de Sinais na Escola Bilingue para Surdos: Língua de Instrução. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva XIII Jornada de Educação Especial - Desenhos contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: Fundamentos, Formação e Práticas, 2016, Marília. ANAIS do evento I CIEEI & XIII JEE, 2016.

3.
PEREIRA, N. T. ; VIEIRA, Claudia R. . Surdos na Universidade: ENEM é uma barreira?. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva XIII Jornada de Educação Especial - Desenhos contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: Fundamentos, Formação e Práticas, 2016, Marília. ANAIS do evento I CIEEI & XIII JEE, 2016.

4.
VIEIRA, Claudia R.; FREITAS, M. M. . A leitura e a escrita através de uma atividade bilingue: Uma experiência com alunos surdos no final do Ensino Fundamental. In: IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguistica - Abralin, 2015, Belem - PA. ANAIS ABRALIN, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
VIEIRA, Claudia R.2005 VIEIRA, Claudia R.. O trabalho pedagógico com alunos Surdos: Um novo rumo para a Educação. Anais do 1º Seminário Internacional do Guarujá, 2005.

2.
VIEIRA, Claudia R.1999VIEIRA, Claudia R.. Auto-Estima da Criança Negra e o Aproveitamento Escolar. Resumos do I Encontro de Educação do Oeste Paulista, 1999.

3.
VIEIRA, Claudia R.1998VIEIRA, Claudia R.. Auto-Estima da Criança Negra e o Aproveitamento Escolar. Resumos da 5ª Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marilia, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, Claudia R.; MALDONADO, K.S.M . La educación de sordos en Brasil: una mirada para la condiciones de acceso e permanencia la pobreza como diferenciador de la educación. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VIEIRA, Claudia R.. Produção de Glossário Acadêmicos na Universidade Federal do ABC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
VIEIRA, Claudia R.. O papel do Professor e do Intérprete de Libras no Contexto Educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VIEIRA, Claudia R.; FREITAS, M. M. . O intérprete educacional de Libras na escola regular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIEIRA, Claudia R.; MALDONADO, K.S.M . As vozes que compõem o ambiente escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIEIRA, Claudia R.. Educação Bilingue para surdos: O que isto realmente quer dizer?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VIEIRA, Claudia R.. Pensando práticas pedagógicas para o ensino ao aluno surdo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VIEIRA, Claudia R.. Escrever em L2: Considerações Sobre a produção escrita de um aluno Surdo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
VIEIRA, Claudia R.. Deficiências: prevenção e intervenção - Surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VIEIRA, Claudia R.. Práticas Inclusivas para Estudantes Surdos: Da Educação Básica ao Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VIEIRA, Claudia R.. A leitura e escrita dos surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
VIEIRA, Claudia R.. Quem é meu aluno Surdo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
VIEIRA, Claudia R.. Refletindo sobre Brinquedos e Brincadeiras na Educação Especial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
VIEIRA, Claudia R.. ACIEPE - Brincar na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
VIEIRA, Claudia R.. Lingua Brasileira de Sinais na escola para Surdos: Língua de Instrução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VIEIRA, Claudia R.. Diversidade Cultural, preconceitos e materiais didáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
VIEIRA, Claudia R.. Língua de Sinais e Educação de Surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
VIEIRA, Claudia R.. Curso de Lingua de Sinais e Educação de Surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
VIEIRA, Claudia R.. Discutindo a Acessibilidade no Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VIEIRA, Claudia R.; FREITAS, M. M. . A leitura e a escrita através de uma atividade bilingue: Uma experiência com alunos surdos no final do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VIEIRA, Claudia R.. Recursos visuais na educação de surdos?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VIEIRA, Claudia R.; CRUZ, Breda Maiara da . A Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP - EAFEUSP rumo a consolidação de uma escola inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VIEIRA, Claudia R.. Problematizando a questão bilingue no contexto da escola inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VIEIRA, Claudia R.. Trabalho Pedagógico na Educação Especial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
VIEIRA, Claudia R.. O que a Surdez tem a nos dizer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
VIEIRA, Claudia R.. Lei 10.436/02, Decreto 5626/05 e o impacto na sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
VIEIRA, Claudia R.. Pedagogia Visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
VIEIRA, Claudia R.. Surdez e Ensino - Os mitos: Língua de Sinais ou Leitura Labial?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
VIEIRA, Claudia R.. Educação de surdos: Problematizando a questão bilingue no contexto da escola inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
VIEIRA, Claudia R.. A escola de Aplicação da faculdade de Educação da USP e a Educação Especial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
VIEIRA, Claudia R.. Experiência de leitura em portugues a partir de uma atividade prática por alunos surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
VIEIRA, Claudia R.. Alunos Surdos em Classes Regulares: A Inclusão, Condição Linguistica e o Processo de Aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
VIEIRA, Claudia R.; RODRIGUES-MOURA, Débora ; FREITAS, M. M. . O trabalho pedagógico com alunos surdos: um novo rumo para a educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
VIEIRA, Claudia R.. Auto Estima da criança negra e o aproveitamento escolar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
VIEIRA, Claudia R.. Identidade e Representação Social. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
VIEIRA, Claudia R.. Auto-Estima da criança negra e o aproveitamento escolar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
VIEIRA, Claudia R.. História da Unesp: O trabalho intelectual universitário. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
VIEIRA, Claudia R.. A Criança Negra na Escola. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
VIEIRA, Claudia R.. Brincando e Aprendindo na UNESP. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
VIEIRA, Claudia R.. Auto-Estima da criança negra e o aproveitamento escolar. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VIEIRA, Claudia R.. I Encontro do Centro de ensino, pesquisa e extensão sobre educação de surdos e Libras -Ceslibras - e V Encontro - Serviço de apoio pedagógico: contribuições para a educação inclusiva - Sape. 2015.

2.
LACERDA, C. B. F. ; NASCIMENTO, L. C. ; SOFIATO, C. G. ; VIEIRA, Claudia R. ; NASCIMENTO, M. V. ; SANTIAGO, V. A. A. ; BEZERRA, T. C. . ASSESSORIA PARA O PROGRAMA DE INCLUSÃO BILÍNGUE DE ALUNOS SURDOS JUNTO À PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. 2015.

3.
LACERDA, C. B. F. ; NASCIMENTO, L. C. ; ALBRES, N. A. ; NASCIMENTO, M. V. ; VIEIRA, Claudia R. . Programa de Inclusão Bilíngüe para alunos surdos junto à Prefeitura Municipal de São Paulo. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
VIEIRA, Claudia R.. V Ciclo de Palestras UFABC Debate Surdos e Libras e II Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva: Práticas Pedagógicas. 2018.

2.
VIEIRA, Claudia R.. VI Simpósio de Educação Especial e Inclusiva. 2017.

3.
VIEIRA, Claudia R.. I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil: 'Brincar e o cotidiano das crianças'. 2017.

4.
VIEIRA, Claudia R.. VII Congresso de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2016.

5.
VIEIRA, Claudia R.. I Encontro do Centro e ensino, pesquisa e extensão sobre educação de surdos e Libras - Ceslibras e V Encontro - Serviço de apoio pedagógico: contribuições para a educação inclusiva - Sape. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, Claudia R.. Refletindo sobre Brinquedos e Brincadeiras na Educação Especial. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
VIEIRA, Claudia R.. O Professor diante da Educação Inclusiva: Formação ou Deformação?. 2003 (Monografia) .

2.
VIEIRA, Claudia R.. Auto-Estima da Criança Negra e o Aproveitamento Escolar. 2000 (Iniciação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIEIRA, Claudia R.; MALDONADO, K.S.M; SOUZA, V. R. M.. Participação em banca de Eliane Marques Mendonça. Estado da Arte sobre a formação de leitores surdos no Brasil de 2006 a 2015. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
VIEIRA, Claudia R.; FIDALGO, S. S.; MOURA, M. C. de. Participação em banca de Marcio Hollosi. Professor Surdo: Desafios na construção de uma prática bilingue. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescencia) - Universidade Federal de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTIAGO, V. A. A.; VIEIRA, Claudia R.. Participação em banca de Karen Ferrari Rondina. A formação acadêmica (ou não) dos tradutores/intérpretes de Libras em atuação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tradução e Interpretação de Libras/Português) - Instituto Singularidades.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, Claudia R.; SANTOS, M. W. dos; CAMARGO, A. O. Participação em banca de Ana Paula Cavalcante de Lima Bento.Processos de acolhimento, adaptação e inserimento na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

2.
VIEIRA, Claudia R.; SANTOS, M. W. dos; FERREIRA, D. F.. Participação em banca de Sandra Virgínia Rodrigues.Marcas deixadas pelo racismo: vivências escolares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

3.
CAIADO, Katia Regina Moreno; VIEIRA, Claudia R.; PADILHA, A.C.. Participação em banca de Jaqueline de Souza Felipe.O ensino de alunos com transtorno do espectro autista: Uma conversa com professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

4.
VIEIRA, Claudia R.; FERNANDES, H. L.; PINHEIRO, R.A.. Participação em banca de Thais Christina Torres de Oliveira.Materiais didáticos visuais: Uma reflexão sobre as práticas no ensino da Biologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

5.
SANTOS, M. W. dos; LOMBARDI, L. M. S. S.; VIEIRA, Claudia R.. Participação em banca de Thais Cristina Silva da Veiga.Racismos na Educação Infantil: pensando os lugares das crianças negras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

6.
SOARES, M. O.; MELO, I. B. N.; VIEIRA, Claudia R.. Participação em banca de Neli Aparecida Almeida Camargo.A política de inclusão na educação e a contribuição da Geografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

7.
SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; VIEIRA, Claudia R.; SANTOS, I. M. S.. Participação em banca de Aline Luz Mesquita.A matemática precisa ser chata? A importância do lúdico e a intervenção docente perante os alunos diagnosticados com discalculia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

8.
LOMBARDI, L. M. S. S.; VIEIRA, Claudia R.; ZANELLA, D. A. V.. Participação em banca de Leticia Rosseto Ferraz do Amaral.As linguagens artísticas no ensino de inglês. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

9.
VIEIRA, Claudia R.; SANTOS, A. C. A.; DAROQUE, S. C.. Participação em banca de Aline Pasqualim Lopes.Inclusão da Libras no contexto escolar e nos cursos de licenciatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

10.
SILVA, F. K. M.; VIEIRA, Claudia R.; FERNANDES, H. L.. Participação em banca de Mariana Giovanoni Nardini.O PIBID e a interdisicplinaridade como práticas sociais: análise da construção de uma proposta metodológica baseada no livro da vida para estudantes com necessidades educativas especiais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

11.
FREITAS, M. M.; VIEIRA, Claudia R.; ATAÍDE, S.R. Participação em banca de Tamires Ghiraldi da Costa.LIBRAS: reflexões acerca da disciplina no ensino superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

12.
SILVA, A. C.; VIEIRA, Claudia R.; SOUZA, S. C.. Participação em banca de Thatiana Camargo Cardozo.O papel do intérprete na sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
Rodrigues Moura Débora; VIEIRA, Claudia R.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Vivian Silva do Nascimento.A importância do bilinguismo na construção da linguagem na criança surda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
Rodrigues Moura Débora; VIEIRA, Claudia R.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Ana Laura Rodrigues Mendes.O papel da Libras na construção da identidade da criança suda e sua relevância na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
VIEIRA, Claudia R.. Participação em banca de Agnes Fracasso da Cruz.A Relação entre a representação dos professores sobre o sujeito surdo e a efetivação do bilinguismo como proposta educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
VIEIRA, Claudia R.. Participação em banca de Priscilla Rabello Seabra Corrêa.A Atual Proposta Bilingue na Educação de Surdos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17.
VIEIRA, Claudia R.. Participação em banca de Talita Silva Dias Correa.A inclusão Pedagógica dos Surdos sob uma Perspectiva Bilingue de Ensino-aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
VIEIRA, Claudia R.. Participação em banca de Geisiane de Carvalho Santos.O processo de alfabetização da criança surda nos anos iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

19.
VIEIRA, Claudia R.; CHARPENTIER, S. M. R.. Participação em banca de Mara de Carvalhho.Avaliação na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Chafic.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FARIAS, I.R.; CAMPOS, S.R.L.; GARRUTTI, É. A.; VIEIRA, Claudia R.; BARBOSA, F. V.. Concurso Público para provimento no cargo de professor assistente A, nível 1, do Campus Guarulhos. 2017. Universidade Federal de São Paulo. 2017. Universidade Federal de São Paulo.

Outras participações
1.
SILVA, V.B.da; RODRIGUES, L. de A. D.; VIEIRA, Claudia R.. Processo Seletivo para contratação de professores na EAFEUSP. 2018. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
PINHEIRO, R.A.; COUTINHO, L.C.S.; VIEIRA, Claudia R.. Processo Seletivo Simplificado de Provas e Título para contratação de Professor Substituto. 2017. Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

3.
BRANDÃO, A.; SANTOS, Acácio Sidinei Almeida; VIEIRA, Claudia R.. Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Visitante Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros. 2017. Universidade Federal do ABC.

4.
CARTHERY, M.T.; KUMADA, K.M.O.; VIEIRA, Claudia R.. Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Visitante de Libras. 2017. Universidade Federal do ABC.

5.
GATTI, M. A.; VIEIRA, Claudia R.; SOUZA, G. T.. Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Substituto para o Departamento de Ciências Humanas e Educação do CCHB - So. 2016. Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).

6.
VIEIRA, Claudia R.. Exposição Acadêmica na Modalidade Licenciatura - 19º Semana Temática da Biologia. 2016. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

7.
GATTI, M. A.; VIEIRA, Claudia R.; SANTOS, I. M. S.. Processo Simplificado para Professor Substituto para área Psicologia. 2015. Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Congresso Nacional de Pesquisas en Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2018. (Congresso).

2.
I Fórum Internacional sobre a Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais. 2018. (Outra).

3.
II Congresso Internacional e VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. 2018. (Congresso).

4.
II Encontro Diálogos da Cultura Surda. 2017. (Encontro).

5.
13º Jornada de Educação Especial de Marília I Congresso IntrInternacional de Edcuaçãso Especial. Surdos na Universidade: ENEM é uma barreira?. 2016. (Congresso).

6.
13º Jornada de Educação Especial de Marília I Congresso IntrInternacional de Edcuaçãso Especial. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: LÍNGUA DE INSTRUÇÃO. 2016. (Congresso).

7.
13º Jornada de Educação Especial de Marília I Congresso IntrInternacional de Edcuaçãso Especial. PRODUÇÃO DE MATERIAS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA SURDOS COMO PROMOTORES DE CONCEITOS BIOLÓGICOS. 2016. (Congresso).

8.
4ª Mostra de Pesquisas da Área Temática de Educação Especial. 2015. (Outra).

9.
4ª Mostra de Pesquisas da Área Temática de Educação Especial.As (im)possibilidades de implementação do bilinguismo na educação de surdos: um estudo de educação comparada. 2015. (Outra).

10.
Educação Bilíngue para Surdos: novos olhares para um velho dilema. 2015. (Outra).

11.
Integração dos novos servidores - 2014. 2015. (Outra).

12.
IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística - Abralin. A leitura e a escrita através de uma atividade bilingue: Uma experiência com alunos surdos no final do Ensino Fundamental. 2015. (Congresso).

13.
12ª Jornada de Educação Especial.Problematizando a questão bilingue no contexto da escola inclusiva. 2014. (Outra).

14.
IV Colóquio sobre o trabalho pedagógico na Educação Especial: o aluno com deficiência no Ensino Superior.Acessibilidade para Surdos no Ensino Superior. 2014. (Outra).

15.
Libras em questão- O Ensino de Arte para surdos na Pinacoteca do Estado de São Paulo: uma proposta bilíngue. 2014. (Outra).

16.
Libras em questão- ProDeaf ? novas tecnologias e surdez. 2014. (Encontro).

17.
Colóquio A situação do Autismo na França hoje - Uma experiência articulada à educação. 2013. (Outra).

18.
Discussão da reforma do Ensino da Cidade de São Paulo com o Secretário Cesar Callegari. 2013. (Outra).

19.
Entrelaçamentos - educação, cultura e pessoas com deficiência. 2013. (Encontro).

20.
Formação de Intérpretes no Gallaudet College. 2013. (Outra).

21.
III Mostra de pesquisas da área de Educação Especial da Faculdade de Educação da USP.Pedagogia Visual. 2013. (Outra).

22.
Seminário Educação Inclusiva: teoria e prática. 2013. (Seminário).

23.
12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial. 2012. (Outra).

24.
Educação Especial em Revista: os caminhos da Educação Inclusiva. 2012. (Outra).

25.
II Congresso Iberoaericano de Educación Bilingue para Sordos. 2012. (Congresso).

26.
Coloquio Internacional "Formação continuada de professores da educação especial e da educação comum: a via da educação inclusiva".A Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP e a Educação Especial - Rumo à inclusão de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais". 2011. (Outra).

27.
Inpla. Alunos surdos: condição linguistica e o processo de aprendizagem na inclusão escolar. 2011. (Congresso).

28.
Palestra Reabilitar, Habilitar e Incluir. 2011. (Encontro).

29.
VIII - Semana da Educação - Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo. 2011. (Outra).

30.
10 Jornada de Educação Especial.A Inclusão, Condição Linguistica e o processo de aprendizagem. 2010. (Outra).

31.
10 Jornada de Educação Especial. 2010. (Outra).

32.
Ciclo de Estudos sobre Noções Básicas do Método Materialista Histórico e Dialético. 2010. (Outra).

33.
Seminário Internacional Organização e condições do trabalho moderno: emprego, desemprego e precarização do trabalho. 2010. (Seminário).

34.
V Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica - A Ação Educativa no Centro das Reflexões.Experiencia de leitura em portugues a partir de uma atividade prática por alunos surdos. 2010. (Simpósio).

35.
III Semana de Educação - Unidades : Jabaquara e Moema. 2009. (Outra).

36.
Palestra "Notação de palavras das línguas de sinais: a caminho de alfabeto fonético?. 2009. (Encontro).

37.
19º Congresso Anual de Profissionais em Educação no Ensino Municipal - SP. 2008. (Congresso).

38.
Congresso Internacional de Educação para Surdos, Bilinguismo - Práticas e Perspectivas. 2008. (Congresso).

39.
18º Congresso Anual de Profissionais em Educação no Ensino Muncipal - SP. 2007. (Congresso).

40.
2º Seminário Nacional de Pedagogia Surda. 2007. (Seminário).

41.
Ciclo de Palestras: Inclusão das Pessoas com Deficiência na Rede Municipal de Ensino. 2006. (Outra).

42.
XVI Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência. 2006. (Encontro).

43.
1º Seminário Internacional de Educação do Guarujá - Gestão, Inclusão e Currículo.1º Seminário Internacional de Educação do Guarujá - Gestão, Inclusão e Currículo. 2005. (Seminário).

44.
Tradução de textos literários do Português para a LIBRAS. 2005. (Oficina).

45.
18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 2004. (Feira).

46.
3º Congresso Internacional e 9º Seminário Nacional do INES. 2004. (Congresso).

47.
Encontro de Edcuação de Surdos - Idéias e Ideais. 2004. (Encontro).

48.
Estudos da Surdez: Desafios e Oportunidades no Processo de Educação. 2004. (Encontro).

49.
II Semana da Educação - 2004. 2004. (Outra).

50.
Mini Curso: Desenvolvimento da linguagem de crianças surdas. 2004. (Outra).

51.
Ofinas dos livros paradidáticos da noocha América Editora Distribuidora de Livros. 2004. (Oficina).

52.
1º Encontro Paulista entre Intérpretes e Surdos. 2003. (Encontro).

53.
Inclusão da LIBRAS- 1º Seminário de Educação para profissionais da Língua Brasileira de Sinais em Guarulhos - SP. 2003. (Seminário).

54.
Surdez e Escolaridade: Desafios e Reflexões - 2º Congresso Internacional do INES e 8º Seminário Nacional do INES. 2003. (Congresso).

55.
III Seminário Educação e Surdez e Seminário Comemorativo do Cinquentenário da EMEE Helen Keller. 2002. (Seminário).

56.
Novos rumos para a Educação brasileira - 1º Congresso Internacional e 7º Seminário Nacional do INES. 2002. (Congresso).

57.
1º Seminário Estadual de Língua de Sinais. 2001. (Seminário).

58.
6º seminário Nacional do Ines - Surdez e Diversidade Social. 2001. (Seminário).

59.
XI Semana de Educação: contexto social e a multimensionalidade da ação transformadora. 2001. (Outra).

60.
Jornada de Educação do Interior Paulista.Jornada de Educação do Interior Paulista - Marília. 2000. (Outra).

61.
I Encontro de Educação do Oeste Paulista.I Encontro de Educação do Oeste Paulista. 1999. (Encontro).

62.
Jornada Mauricio Tragtenberg: Uma Vida as Ciências Humanas. 1999. (Outra).

63.
VI Jornada de Iniciação Científica.VI Jornada de Iniciação Científica. 1999. (Outra).

64.
XI Congresso de Iniciação científica da Unesp. XI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 1999. (Congresso).

65.
Mesa redonda em Filosofia e História da Educação. 1998. (Outra).

66.
Palestra: Globalização, Neoliberalismo e Geografia. 1998. (Outra).

67.
Preparando as pessoas para mudanças a partir da perspectiva da terapia ocupacional, no trabalho com pessoas com dificuldade de aprendizagem. 1998. (Outra).

68.
Seminário "Criança e Adolescente: o coração da comunidade". 1998. (Seminário).

69.
Estágio de Observação no Centro Suvag. 1997. (Outra).

70.
Observação de atividades Psicopedagógicas do Setor de Reeducação Psicopedagógica da AACD. 1997. (Outra).

71.
Seminário: Áreas de atuação relacionadas ao cursos de graduação. 1997. (Seminário).

72.
Seminário: Cursos de Pós-Graduação relacionados aos cursos de graduação. 1997. (Seminário).

73.
Seminário: Direitos Humanos no Século XXI. 1997. (Seminário).

74.
Visita Supervisionada na EMEDA HELEN KELLER. 1997. (Outra).

75.
XI Ciclo de Debates Zilda Feres " A formação de Educadores na LDB". 1997. (Outra).

76.
3ª Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília. 1996. (Outra).

77.
III Jornada de Educação Especial. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, Claudia R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R. . IV CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATES SURDOS E LIBRAS:. 2018. (Outro).

2.
KUMADA, K.M.O. ; Benitez, Priscila ; VIEIRA, Claudia R. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R. . V Ciclo de Palestras UFABC Debate Surdos e Libras e II Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva: Práticas Pedagógicas. 2018. (Outro).

3.
KUMADA, K.M.O. ; VIEIRA, Claudia R. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R. . VII CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS: Língua Portuguesa como L2. 2018. (Outro).

4.
VIEIRA, Claudia R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R. . VIII CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS: Intérpretes e professores - Trabalho colaborativo. 2018. (Outro).

5.
VIEIRA, Claudia R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. . Cine Debate: Setembro Azul. 2017. (Outro).

6.
VIEIRA, Claudia R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. . I CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATES SURDOS E LIBRAS: "Discutindo Tecnologias e Trajetórias". 2017. (Outro).

7.
VIEIRA, Claudia R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. . II CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS: Setembro Azul. 2017. (Outro).

8.
KUMADA, K.M.O. ; VIEIRA, Claudia R. ; MEKAI, Y.C. ; BATISTA, A.G. ; SANTOS, H. R. . III CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS "Desdobramentos histórico: legislação, direitos e educação. 2017. (Outro).

9.
VIEIRA, Claudia R.; ALVES, T. C. L. S. . Discutindo a surdez através de filmes: Cinema Surdo. 2015. (Outro).

10.
VIEIRA, Claudia R.. I Encontro do Centro de ensino, pesquisa e extensão sobre educação de surdos e Libras -Ceslibras - e V Encontro - Serviço de apoio pedagógico: contribuições para a educação inclusiva - Sape. 2015. (Outro).

11.
ALVES, T. C. L. S. ; VIEIRA, Claudia R. . II Encontro UFSCar- Campus Sorocaba com a Comunidade Surda: Direito à Educação. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Pasqualim Lopes. Inclusão da Libras no contexto escolar e nos cursos de licenciatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba). Orientador: Claudia Regina Vieira.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
VIEIRA, Claudia R.. Educação de surdos: problematizando a questão bilíngue no contexto da escola inclusiva. In: Maria Inês Bacellar Monteiro; Ana Paula de Freitas & Evani Andreatta Amaral Camargo. (Org.). RELAÇÕES DE ENSINO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: alunos e professores no contexto escolar. 1ed.São Paulo: Junqueira&Marin Editores, 2014, v. 1, p. 118-130.



Outras informações relevantes


Consultora do Senac - Unidade Consolação para o desenvolvimento do Curso de Língua de Sinais

Intérprete de Língua de Sinais no Curso Técnico de Contabilidade do Senac - Unidade de Santo Amaro



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:53:52