Mateus Bertone da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0794096431261464
  • Última atualização do currículo em 08/06/2017


Arquiteto e urbanista, professor adjunto I da Universidade Federal de Goiás, atual doutorando pela Universidade Federal da Paraíba. Foi graduado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) em 1999; mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela mesma instituição em 2005, tendo apresentado a dissertação 'Lina Bo Bardi - arquitetura cênica', pesquisa do Laboratório ARQBRAS financiada pela FAPESP. Cursou pós-graduação Lato Sensu em Filosofia pelo Instituto de Artes e Cultura da UFOP em 2006. De 2006 a 2010/1 foi docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho e do Curso de Design das Faculdades Integradas Pitágoras, em Montes Claros, MG. Desde 2010/2 é docente efetivo com dedicação exclusiva da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG nos cursos de Artes Cênicas e de Direção de Arte, trabalhando com disciplinas e pesquisas nas áreas de espaço cênico, cenografia e arquitetura teatral. É membro do GT 'História das Artes do Espetáculo' da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas - ABRACE e integra o conselho editorial da revista 'Arte da Cena'. Coordena o Laboratório de Arquitetura do Espaço Teatral e Cenográfico - LAETC e a implantação dos demais laboratórios da área de Artes da Cena, sendo co-autor do projeto arquitetônico do Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena da UFG. Em 2015 foi eleito presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direção de Arte e coordenou os trabalhos de construção do novo PPC do Curso que está sendo implantado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mateus Bertone da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas.
Campus II - Samambaia
Setor Central
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211125
Fax: (62) 35211175
URL da Homepage: www.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Uma certa Modernidade: pensamento cenológico na obra de Lina Bo Bardi - 1976/1992,
Orientador: Sônia Maria de Barros Marques.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria da Arquitetura.
2000 - 2004
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, IAU-USP, Brasil.
Título: Lina Bo Bardi - Arquitetura Cênica,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Renato Luiz Sobral Anelli.
Coorientador: Fábio Lopes de Souza Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Lina Bo Bardi; Arquitetura; Teatro; Espaço Cênico; Cenografia; Cultura Popular.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da cultura brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Cenografia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1995 - 1999
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, IAU-USP, Brasil.
Título: Intervenção Urbana em Pitangueiras-SP.
Orientador: Jorge O. Caron.




Formação Complementar


2012 - 2013
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Workshop Internacional - A Saga de Grotowski, por Ludwik Flaszen. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Goiânia, SECULT, Brasil.
2011 - 2011
Iluminação Cênica - Princípios Criativos, com Alberto Albergaria. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Teatro de Rua como Invasão da Silhueta Urbana, com André Carreira. (Carga horária: 12h).
Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico, AGEPEL, Brasil.
2010 - 2010
O experimentalismo no cinema de Alexander Kluge. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2007
Pós-graduação Lato sensu em FILOSOFIA. (Carga horária: 375h).
UFOP - Instituto de Artes e Cultura, IFAC-UFOP, Brasil.
2005 - 2005
História Cultural e História da Arquitetura. (Carga horária: 18h).
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP, Brasil.
2005 - 2005
História Cultural e História da Arquitetura. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP, Brasil.
2004 - 2004
Ciclo de Conferências de Andrá Vitalle. (Carga horária: 28h).
USP - Escola de Engenharia de São Carlos, EESC-USP, Brasil.
2001 - 2001
A cidade Contemporânea. (Carga horária: 12h).
USP - Escola de Engenharia de São Carlos, EESC-USP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Leituras de Teatro: Grandes Fontes da Dramaturgia. (Carga horária: 64h).
Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, FCL - UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Arquitetura e seu Interior. (Carga horária: 40h).
USP - Escola de Engenharia de São Carlos, EESC-USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de disciplinas ligadas à arquitetura do espaço teatral e cenográfico: Plástica (64 h.); Desenho II (64 h.); Fundamentos da Cenografia (32 h.); Cenografia I (64 h.); Cenografia II (64 h.); Técnicas Teatrais II (32 h.)

Atividades

03/2015 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direção de Arte.
02/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Museu Antropológico, .

Cargo ou função
Conselheiro.
01/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola de Música e Artes Cênicas, .

Serviço realizado
Co-autor do projeto arquitetônico do novo edifício da EMAC-UF na Praça Universitária..
04/2012 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Arquitetura do Espaço Teatral e Cenográfico.
02/2011 - Atual
Ensino, Direção de Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cenografia I: 64 h - terceiro período
Cenografia II: 64 h - quarto período
Desenho II: 64h - segundo período
Fundamentos da Cenografia: 32 h - segundo período
Plástica: 64h - primeiro período
11/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação da Unidade.
01/2014 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Reestruturação da Área de Artes da Cena.
01/2012 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , Escola de Música e Artes Cênicas, .

Serviço realizado
Colaborador no projeto arquitetônico da reforma e intervenção no edifício da EMAC-UFG existente, das salas pertenecentes à área de Artes da Cena.
01/2012 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Representante da EMAC no CEGEF, em projetos relativos os espaços dos Cursos de Artes Cênicas e de Direção de Arte, com atividades de co-autoria, revisão e acompanhamento dos projetos arquitetônicos do 1. Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena, 2. Refor.
11/2011 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão para criação e implantação dos Laboratórios da Área de Artes da Cena.
08/2010 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , Escola de Música e Artes Cênicas, .

Serviço realizado
Professor autor e colaborador do anteprojeto arquitetônico e detalhamento do PAVILHÃO DE LABORATÓRIOS DE ARTES DA CENA DA UFG.
04/2012 - 03/2015
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Representações Gráficas e Linguagens Visuais.
11/2010 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Direção de Arte.
01/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para estudo do SICAD e para estudo do modelo da UFG para realocação de vagas e recursos para as Unidades Acadêmicas;.
08/2010 - 07/2014
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas Teatrais II: 32h - 6 período
09/2011 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Comissão para Permanência da Escola de Música e Artes Cênicas (patrimônio edificado) na Praça Universitária (Campus I)..
08/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração dos novos PPC's de Artes Cênicas (Teatro: Licenciatura e Teatro: Bacharelado)..
02/2011 - 07/2011
Ensino, Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à História da Arte - 48h - Primeiro período
10/2010 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da Primeira Reestruturação do PPC de Direção de Arte.

Faculdades Santo Agostinho, FASA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 21
Outras informações
. Técnicas Retrospectivas II ? carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais; . Plástica - carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais; . Plástica e Projeto - carga horária: 80 h. totais / 4 h. semanais; . Paisagismo I - carga horária: 80 h. totais / 4 h. semanais; . Projeto VI - carga horária: 80 h. totais / 4 h. semanais; . Orientação de Trabalho Final de Graduação - carga horária: 20h. totais / 1 h. semanal.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 20
Outras informações
. Técnicas Retrospectivas II ? carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais; . Plástica (primeiro período diurno) - carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais; . Plástica (primeiro período noturno) - carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais; . Plástica (quinto período noturno) - carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais; . Projeto VI - carga horária: 80 h. totais / 4 h. semanais.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 23
Outras informações
. Técnicas Retrospectivas II - carga horária: 80h. totais / 4h. semanais; . Plástica e Projeto (segundo período diurno) - carga horária: 80 h. totais / 4h. semanais; . Plástica e Projeto (segundo período noturno) - carga horária: 80 h. totais / 4h. semanais; . Plástica e Projeto (terceiro período) - carga horária: 80 h. totais / 4h. semanais; . Paisagismo I - carga horária: 80 h. totais / 4h. semanais; . Dependência em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III - carga horária: 20h. totais / 1h. semanal; . Dependência em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo V - carga horária: 20h. totais / 1h. semanal. . Orientação de Trabalho Final de Graduação - carga horária: 20h. totais / 1h. semanal.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 8
Outras informações
. História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais; . História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo IV - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais; . Projeto VI - carga horária: 80 h. totais / 4h. semanais.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 17
Outras informações
. História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo V - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais; . Técnicas Retrospectivas II - carga horária: 80h. totais / 4h. semanais; . Projeto I - carga horária: 80 h. totais / 4h. semanais; . Paisagismo I - carga horária: 80 h. totais / 4h. semanais; . Dependência em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo IV - carga horária: 20h. totais / 1h. semanal; . Dependência em Projeto I - carga horária: 40 h. totais / 2h. semanais; . Dependência em Paisagismo I - carga horária: 40 h. totais / 2h. semanais.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 12
Outras informações
. História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo II - carga horária: 40h. totais / 2 h. semanais; . História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III - carga horária: 40h. totais / 2 h. semanais; . História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo IV - carga horária: 40h. totais / 2 h. semanais; . História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo V - carga horária: 40h. totais / 2 h. semanais; . Estética e História das Artes I - carga horária: 80 h. totais / 4 h. semanais;

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 12
Outras informações
. História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III - carga horária: 40h.totais / 2 h. semanais; . Dependência em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III - carga horária: 20h.totais / 2h. semanais; . História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo IV - carga horária: 40h.totais / 2 h. semanais; . Projeto I - carga horária: 80 h.totais / 4 h. semanais; . Dependência em Projeto I - carga horária: 40 h.totais / 2 h. semanais.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista e membro escritório modelo, Carga horária: 20
Outras informações
. História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais . Paisagismo I; carga horária: 80h. totais / 4h. semanais . Escritório Modelo: 14 h. semanais

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista e membro escritório modelo, Carga horária: 22
Outras informações
. História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo II - carga horária: 40h. totais / 2 h. semanais; . História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III - carga horária: 40h. totais / 2 h. semanais; . Projeto I - carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais; . Escritório Modelo: 14 h. semanais.


Faculdades Integradas Pitágoras, FIP-MOC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Ambientes Comerciais I - carga horária: 80h. totais / 4h. semanais;

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Modelagem I - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais; Ambientes Comerciais I - carga horária: 80h. totais / 4h. semanais;

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas: Ambientes Comerciais I - carga horária: 80h. totais / 4h. semanais;

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplinas: Metodologia de Projeto - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais; Trabalho de Conclusão de Curso: carga horária: 20h. totais / 1h. semanais;.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Modelagem I - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais; Teorias Estéticas Contemporâneas - carga horária: 80h. totais / 4h. semanais;

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Metodologia de Projeto - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais; Imagem, Espressão e Movimento - carga horária: 80h. totais / 4 h. semanais;

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Metodologia de Projeto - carga horária: 40h. totais / 2h. semanais;


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: mestrando bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Bolsista FAPESP nos dois primeiros anos do mestrado que, à época, tinha tempo curricular oficial de 4 anos. (Afastamento para tratamento médico de 1 ano).


USP - Escola de Engenharia de São Carlos, EESC-USP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: pesquisador bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador bolsista CNPQ, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Lina Bo Bardi - um estudo de sua produção cenográfica pertencente à pesquisa A contribuição dos arquitetos italianos na constituição da Arquitetura Moderna em S. Paulo.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: bolsista de progama monitoria, Enquadramento Funcional: aluno monitor bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Aluno bolsista do programa de monitoria da EESC-USP - Departamento de arquitetura e Urbanismo - monitor da disciplina Estudos Sociais, sob a supervisão e orientação da professora Dr. Cibele Saliba Rizek

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: aluno bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista cultura e extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Aluno bolsista, membro e iealizador do projeto de cultura e extensão universitária "Reativação do Cineclube Caaso" em que foi criada a "Sessão Benedita de Cinema", com supervição e orientação do prof. Dr. Gelson de Almeida Pinto.

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: bolsa trabalho, Enquadramento Funcional: aluno monitor bolsista, Carga horária: 5
Outras informações
Trabalho de monitoria da disciplina INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO MODERNOS, orientado pelos professores Dr. Cibele Saliba Rizek e Dr. Agnaldo Aricê Farias.


Grupo de Teatro Experimental Evoé, EVOÉ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cenógrafo e figurinista, Carga horária: 12
Outras informações
Cenógrafo e figurinista das montagens de 'Ao Violador' e 'Fando e Lis', do dramaturgo argentino Fernando Arrabal com encenação de Antônio Rogério Toscano, diretor do Grupo EVOÉ. Projetos financiados pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.


Escola de Educação Básica Armando de Salles Oliveira, EEBASO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: professor voluntário, Enquadramento Funcional: professor de extensão universitária livre, Carga horária: 2
Outras informações
Curso de Extensão Universitária USP-CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira) para comunidade extra-acadêmica de nível médio.

Atividades

02/2000 - 07/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria, História e Linguagem do Cinema


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Uma certa Modernidade: pensamento cenológico na obra de Lina Bo Bardi (1976-1992).
Descrição: A pesquisa visa identificar e analisar historicamente a particular concepção de Modernidade subjacente ao pensamento e aos procedimentos projetuais presentes na produção da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), investigando-os a partir da crítica genética dos registros de processo das obras arquitetônicas ? executadas ou não ? da sua fase madura, compreendida entre 1976, quando redige o artigo Planejamento ambiental: ?o desenho? no impasse e inicia o projeto do SESC Fábrica da Pompéia, e o ano de sua morte. A hipótese que tem sido levantada e considerada, da iniciação científica e pesquisa de mestrado até os trabalhos subsequentes desenvolvidos como docente pesquisador, é que a interlocução com os grupos teatrais com os quais Lina Bo Bardi trabalhou ao longo de, pelo menos, três décadas e sua clara inserção como agente constitutiva e crítica dos particulares contextos históricos em que se insere esta produção, foram engendradas por um pensamento original, no qual o diálogo entre as linguagens da arquitetura e do teatro está colocado a serviço de um ?programa? ao mesmo tempo estético e político e do qual se deslinda a estratégia projetual arquitetônica de Lina Bo, em sentido amplo. Neste sentido, recorre-se à análise das obras com programas de uso diversos do teatro para comprovar a hipótese de que a presença do "teatral" emerge do conjunto da obra da arquiteta, notadamente na fase final de sua carreira, na qual o processo criativo do espaço arquitetônico apresenta emblemáticas e instigantes similaridades aos processos criativos do espaço cênico e cenográfico no teatro. O marcado interesse pela gênese, pela estruturação da linguagem arquitetural através da cartografia do pensamento projetual em questão, orienta a metodologia de trabalho que é fundamentada na leitura do processo de concepção das obras, tal como grafado em desenhos, colagens e aquarelas que compõem os registros de processo, relacionando-os a outros documentos gráficos, fotográficos e digitais e articulando-os à prolífica produção textual da própria arquiteta, bem como cotejando e debatendo os trabalhos de relevância para a pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Mateus Bertone da Silva - Integrante / Sônia Marques - Coordenador.
2010 - 2015
Arquitetura de espaços de ensino-aprendizagem de Artes da Cena no contexto universitário
Descrição: Pesquisa teórica e de fontes visuais, para fundamentação do exercício projetual deste docente em dois novos projetos arquitetônicos e uma reforma, voltados para o uso dos Cursos de Artes Cênicas e Direção de Arte, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Reconhecimento e Preservação do Patrimônio "Moderno" em Montes Claros
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mateus Bertone da Silva - Coordenador / Dayodara Teixeira Reis - Integrante.
2000 - 2004
Lina Bo Bardi - Arquitetura Cênica
Descrição: A pesquisa pretende realizar o estudo e a análise crítica do conjunto de projetos e trabalhos de arquitetura cênica realizados pela arquiteta Lina Bo Bardi. Grande parte destes trabalhos é resultado de sua colaboração aos diretores Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da Bahia; George Jonas, na filmagem de ?A Compadecida?; José Celso Martinez Corrêa, no Grupo Oficina; André Farias, na filmagem de ?Prata Palomares? e ao diretor Cacá Rosset, no Grupo Ornitorrinco. A hipótese considerada é que a interlocução com estes grupos e a clara inserção da arquiteta como agente constitutiva e crítica dos particulares contextos históricos em que se inserem estes trabalhos foram engendrados por um pensamento original, onde a interlocução entre as linguagens da arquitetura e do teatro estão colocadas a serviço de um ?programa? ao mesmo tempo estético e político. Tecer a trama que permita reconhecer e analisar o conjunto da produção cenográfica da arquiteta e desta frente a sua obra arquitetônica e frente a outras produções do período, do ponto de vista da história dos grupos e suas particulares concepções cênicas e do ponto de vista das pesquisas estéticas do período no panorama mundial e seus reflexos no contexto nacional é tarefa necessária para uma análise efetiva daquele ?programa?. Este trabalho proposto é um desdobramento da pesquisa ?LINA BO BARDI ? um estudo de sua produção cenográfica? que desenvolvi como bolsista de Iniciação Científica (CNPq-PIBIC / 1998-1999) do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, do CAU-EESC-USP, através da participação no sub-projeto ?Interlocuções com a Arquitetura Italiana na Constituição da Arquitetura Moderna em São Paulo?, que é parte do Projeto Integrado ?Constituição da Arquitetura Moderna em São Paulo: 1930-1970?, apoiado pelo CNPq de 1995 a 2001..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mateus Bertone da Silva - Integrante / Renato Luiz Sobral Anelli - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
1998 - 1999
Lina Bo Bardi - um estudo de sua produção cenográfica
Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica de levantamento bibliográfico e iconográfico sobre a produção de Lina Bo Bardi voltada ao campo do Teatro, seja no desenvolvimento de projetos de arquitetura para espaços teatrais, seja no de cenografia, realizados ou não..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mateus Bertone da Silva - Integrante / Renato Luiz Sobral Anelli - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Maquetes de Cenografia I
Descrição: O curso de Maquetes Cenográficas I se apresenta como indispensável para a formação do profissional de Direção de Arte e, mais especificamente, do Cenógrafo, pois se construirá num diálogo interativo entre os temas da História da Cenografia e os fundamentos da prática profissional, tomando a maquete final como uma técnica subsidiária da Cenografia. Ao contribuir para a abertura de um corpo de conhecimentos específicos fornecendo ferramentas e técnicas que abranjam a apresentação do projeto cenográfico propriamente dito, possibilitando, por meio da melhor visualização do todo, a solução de problemas ou questões advindas do projeto; visa tanto incrementar os dispositivos técnicos dos profissionais de cenografia da cidade de Goiânia, quanto alargar as bases formativas dos alunos dos cursos de Direção de Arte, Artes Cênicas ou ainda de Arquitetura e Design que não têm tais grupos de conhecimentos ofertados em disciplinas específicas das grades curriculares de seus cursos de origem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Mateus Bertone da Silva - Coordenador / Jorge Mateus Ferreira Borges - Integrante / Francisco Jonacy da Silva Reis - Integrante / Beatrice dos Santos Menezes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: revista Arte da cena - ISSN 2358-6060


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: ARTE DA CENA - ISSN 2358-6060


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria da Arquitetura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Cenografia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Docente homenageado da primeira turma do Curso de Direção de Arte, da EMAC-UFG, Universidade Federal de Goiás.
1998
Melhor Figurino do Festival de Teatro de Santo André, Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Santo André.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, M. B.. Sonho livre contra sonho ar-condicionado. Jornal da SAAU - Secretaria Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, USP-São Carlos, 12 jul. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. B.. Fogo saneador, metáfora do recomeço - a arquitetura cênica de 'A ópera de três Tostões' e as interlocuções com a ação cultural de Lina Bo Bardi nos anos 60. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural - UFPI, 2012, Teresina - PI. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012.

2.
SILVA, M. B.. A arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para A Ópera de Três Tostões e as interlocuções com a teoria do palco épico brechtiano.. In: VII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre - RS. Anais do VII Congresso da ABRACE, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
REIS, Dayodara Teixera ; SILVA, M. B. . Reconhecimento e preservação do patrimônio arquitetônico ?moderno? de Montes Claros/MG: uma reflexão sobre a arquitetura de Antônio Augusto Barbosa Moura. In: XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos - Arquitetura em Transição, 2010, Recife. XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. B.. Sob o asfalto, o sertão: dimensão utópica na arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para 'Na Selva das Cidades'. In: VIII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2014, Belo Horizonte - MG. Anais do VIII Congresso da ABRACE, 2014.

2.
SILVA, M. B.. Nos rounds de 'Na Selva das Cidades' do Oficina: construções cênicas e novas abordagens cenotécnicas no teatro brasileiro.. In: VII Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2013, Belo Horizonte - MG. Anais da VII Reunião Científica da ABRACE, 2013.

3.
SILVA, M. B.. Arquitetura de palco i-mundo - a concepção espacial de Lina Bo Bardi para Na Selva das Cidades.. In: XIV Simpósio da International Brecht Society, 2013, Porto Alegre - RS. Anais do XIV Simpósio da International Brecht Society, 2013.

4.
SILVA, M. B.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G. ; MARTINS, R. C. . Planejamento e expectativas na criação do acervo teatral dos cursos da área de artes cênicas da UFG. In: I Seminário de Preservação de Acervos Teatrais, 2012, São Paulo. Anais do I Seminário de Preservação de Acervos Teatrais, 2012.

5.
SILVA, M. B.. Fogo saneador, metáfora do recomeço - a arquitetura cênica de 'A ópera de três Tostões' e as interlocuções com a ação cultural de Lina Bo Bardi nos anos 60. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural - UFPI, 2012, Teresina. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012.

6.
SILVA, M. B.. A arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para A Ópera de Três Tostões e as interlocuções com a teoria do palco épico brechtiano.. In: VII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre - RS. Anais do VII Congresso da ABRACE, 2012.

7.
SILVA, M. B.. Lina Bo Bardi - Um estudo de sua produção cenográfica. In: V Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 1999, São Paulo. Anais do V Simpósio Internacional de Iniciação científica da USP, 1999.

8.
SILVA, M. B.. Lina Bo Bardi - um estudo de sua produção cenográfica. In: Simpósio Internacional de Iniciação científica, 1999, São Paulo. Sétimo Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. B.; CUNHA, F. P. . A Segregação da Cultura Digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, M. B.. Sob o asfalto, o sertão: dimensão utópica na arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para 'Na Selva das Cidades'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, M. B.. Arquitetura de palco i-mundo - a concepção espacial de Lina Bo Bardi para Na Selva das Cidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, M. B.. Nos rounds do Oficina: construções cênicas e novas abordagens cenotécnicas no teatro brasileiro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, M. B.. Arquitetura e o Estudo da Espacialidade como processo de criação em MADAM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M. B.; MARTINS, R. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, F. G. . Planejamento e Expectativas na criação do acervo teatral dos cursos da área de artes cênicas da UFG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, M. B.. A arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para A Ópera de Três Tostões e as interlocuções com a teoria do palco épico brechtiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, M. B.. Fogo saneador, metáfora do recomeço - a arquitetura cênica de 'A ópera de três Tostões' e as interlocuções com a ação cultural de Lina Bo Bardi nos anos 60. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
REIS, Dayodara Teixera ; SILVA, M. B. . Reconhecimento e preservação do patrimônio arquitetônico ?moderno? de Montes Claros/MG: uma reflexão sobre a arquitetura de Antônio Augusto Barbosa Moura.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, M. B.. Introdução à produção estética do século XIX - o Art Nouveau. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, M. B.. Arquitetura Cênica do Teatro Oficina ? apontamentos teóricos e históricos de uma abordagem contemporânea do espaço cenográfico.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, M. B.. Arquitetura e Urbanismo de Brasília - horizontes e limites da modernidade brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M. B.. Acessoria de Pesquisa de Iniciação Científica. 2012.

2.
SILVA, M. B.. Acessoria de Pesquisa de Iniciação Científica. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, M. B.; FIGUEIREDO, Valéria M. C. . Relatório de Avaliação para Recredenciamento do Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática do CEP de Artes Basileu França. 2016.

2.
MENDONCA, A. D. A. ; SILVA, M. B. . Novo Edifício da Escola de Música e Artes Cênicas na Praça Universitária. 2012.

3.
MENDONCA, A. D. A. ; SILVA, M. B. . Reforma da EMAC-UFG: projeto das salas pertencentes à área de Artes da Cena. 2011.

4.
SILVA, M. B.; MENDONCA, A. D. A. . Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena da UFG. 2010.

5.
SILVA, M. B.; SOUTO, L. R. S. . Capela Nosso Senhor Bom Jesus do Bom Jantar em Januária. 2009.

6.
SILVA, M. B.; SOUTO, L. R. S. . Casa e Salão Paroquial em Ibiracatu. 2009.

7.
ANDRADE, I. R. ; SILVA, M. B. . Hotel-Spa e Centro de Convenções La Defense em Montes Claros. 2007.

8.
SANCINETTI, J. M. ; VIEIRA, M. F. R. ; SILVA, M. B. . Ampliação e Reforma do Paço Municipal de Pitangueiras. 2005.

9.
SILVA, M. B.. Plano de Trabalho para Erradicação de Riscos, Insalubridade e degradação ambiental às margens da Lagoa Afonso Gulo. 2005.

10.
SILVA, M. B.. Projeto Arquitetônico para ampliação da APAE. 1997.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, M. B.; BORGES, J. M. F. ; PIRES, A. S. ; FRANCA, E. C. ; OLIVEIRA, E. P. ; REIS, F. J. S. . Site do Laboratório de Arquitetura do Espaço Teatral e Cenográfico - LAETC. 2014; Tema: Ensino, Pesquisa, Extensão e Difusão de Arquitetura do Espaço Teatral e Cenográfico.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. B.. 2.o Parecer de Acompanhamento de Acessoria Científica em Trabalho de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Escola da Cidade - São Paulo/SP. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, M. B.. 1.o Parecer de Acompanhamento de Acessoria Científica em Trabalho de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Escola da Cidade - São Paulo/SP. 2011. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, M. B.. A CONDIÇÃO URBANA - DISCURSOS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu).

4.
SILVA, M. B.. Extensão Universitária em Plástica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SILVA, M. B.. Extensão Universitária em Plástica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, M. B.. "Lina Bo Bardi - Arquitetura Cênica" - Depoimentos de Colaboradores. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeos de Depoimentos de colaboradores em projetos cênicos e arquitetônicos de Lina Bo Bardi).

7.
SILVA, M. B.. Lina Bo Bardi - Um estudo de sua produção cenográfica. 1999. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CAMARGO, R. C. ; SILVA, M. B. . 'Senhora dos Afogados'. 2012. Teatral.

2.
OLIVEIRA, N. G. D. L. ; SILVA, M. B. ; SOARES, K. G. . 'Tal qual como c'aqui'. 2011. Teatral.

Artes Visuais
1.
SILVA, M. B.. Trânsito. 2010. Escultura.

2.
SILVA, M. B.. A pureza (ainda)é um mito. 2008. Escultura.

3.
MARQUES, V. ; SILVA, M. B. . Compasso Amarelo. 2007. Escultura.

4.
SILVA, M. B.. Pós sertão. 2007. Escultura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, M. B.; OLIVEIRA, Aires de . Cenografia para o Espetáculo "Beckett no! Para nada!". 2010 (Cenografia).

2.
SILVA, M. B.; ANTUNES, R. ; MARCHETTI, M. . Figurinos do Espetáculo "Ao Violador" no IV Prêmio Carlos Pouza de Teatro. 1998 (Figurinos).

3.
SILVA, M. B.; ANTUNES, R. ; MARCHETTI, M. . Figurinos do Espetáculo "Ao Violador" no XVIII Festival de Teatro de Santo André. 1998 (Figurinos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, J. A. P.; LOBATO, I.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Paulo Antonio da Silva. Grafite no espaço escolar: arte e tecnologia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, M. B.; OLIVEIRA, J. A. P.; MACHADO, M. A. A. P.. Participação em banca de Murillo Folha de Jesus. A Tecnologia Informacional como meio de potencializar os processos de construção de conhecimento crítico.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, N. G. D. L.; SILVA, M. B.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.. Participação em banca de José Alencar de Melo.Teatro Que Roda invade a cidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, M. B.; CUNHA, F. P.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.. Participação em banca de Eliézer de Carvalho França.Espaços Teatrais em Goiânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CAMARGO, R. C.; SILVA, M. B.; MARTINS, R. C.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.. Participação em banca de Alan Lourenço da Silva.Luz e Sombra em Senhora dos Afogados à luz de Rembrandt. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CARVALHO, M. L. U.; CAIXETA, E.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Meriane Augistin.Estúdio de Tatuagem - corpo, arte e design. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Design de Interiores) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, M. B.; CASTRO, M. L.; TEIXEIRA, C. A. G.. Participação em banca de Geraldo Robson Cardoso de Oliveira.Escola pública de ensino fundamental com equipamentos comunitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

6.
OLIVEIRA, Urânia A. S. M.; OLIVEIRA, Rosane C.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Felipe Menegassi de Sales.O cortiço - um romance de Aluísio de Azevedo no Teatro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, Marcela dos S.; CAFÉ, Ângela, B.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Christiane Reis Silva.A arte de contar histórias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

8.
PAIVA, José Eustáquio Machado; PRATA, M. H; SILVA, M. B.; MOURA, A. A. P.. Participação em banca de Nilda Lôpo de Alkimim Barral.Reestruturação do Parque Municipal Milton Prates em Montes Claros - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

9.
PAIVA, José Eustáquio Machado; BRANTES, H. R. S.; SILVA, M. B.; MOURA, A. A. P.. Participação em banca de Lívio Ronaldo Soares Souto.Teatro Municipal e Complexo Cultural Godofredo Guedes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

10.
PAIVA, José Eustáquio Machado; PRATA, M. H; SILVA, M. B.; MOURA, A. A. P.. Participação em banca de Anna Nahia Almeida Barbosa.Intervenção urbana na área sudeste de Montes Claros - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

11.
PAIVA, José Eustáquio Machado; ARRUDA, A. L. V.; SILVA, M. B.; MOURA, A. A. P.. Participação em banca de Phelipe Leôncio Dias Melo.Aeroporto Mário Ribeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

12.
PAIVA, José Eustáquio Machado; ARRUDA, A. L. V.; SILVA, M. B.; MOURA, A. A. P.. Participação em banca de Isabella Velloso Rabello.Terminal Rodoviário Turístico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

13.
OLIVEIRA, W. A. M.; MOSQUEIRA, A. M. B.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Bruno Caliare Arize Soares.Integração: a importância do nexo entre o designer gráfico e o programador em um ambiente de desenvolvimento para internet. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design Gáfico/Web) - Faculdades Integradas Pitágoras.

14.
OLIVEIRA, W. A. M.; MOSQUEIRA, A. M. B.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Andréa Gasperazzo.Mudança estética através do design gráfico na tunagem de automóveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design Gáfico/Web) - Faculdades Integradas Pitágoras.

15.
OLIVEIRA, W. A. M.; MOSQUEIRA, A. M. B.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Daniele de Souza Vargas.Aplicação do design gráfico em design de interiores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design Gáfico/Web) - Faculdades Integradas Pitágoras.

16.
SILVA, M. B.; PRATA, M. H; MOURA, A. A. P.. Participação em banca de Marisana Ruas Durães.Requalificação com Intervenção Urbana no Novo Paraíso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

17.
TEIXEIRA, C. A. G.; MOURA, A. A. P.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Rafael Bernardo Matos de Carvalho.Novo Mercado Municipal de Montes Claros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

18.
SILVA, M. B.; PRATA, M. H; MOURA, A. A. P.. Participação em banca de Geraldo Robson Cardoso de Oliveira.Da escola que 'eu estudo' para 'minha escola'.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

19.
MOURA, A. A. P.; PRATA, M. H; SILVA, M. B.. Participação em banca de Phelipe Leôncio Dias Melo.Expansão e Modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Montes Claros - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.

20.
OLIVEIRA, W. A. M.; MOSQUEIRA, A. M. B.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Isabela Cristina Sapori Ferreira.Construção da identidade visual de uma empresa através do design gráfico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design Gáfico/Web) - Faculdades Integradas Pitágoras.

21.
SILVA, M. B.; SILVEIRA, A. V. F.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Fernando Soares Rodrigues e Lorena Cavalcante Lagoeiro Luz.Requalificação do Mercado Municipal de Montes Claros/MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

22.
SILVA, M. B.; SILVEIRA, A. V. F.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Hugo Daniel Duarte Silva e Jackson Rodrigues Silva.Biblioteca Guimaraes Rosa no Grande Hotel São José. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

23.
SILVA, M. B.; SILVEIRA, A. V. F.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Rodrigo Matos Soares e Diogo Mota de Oliveira.Casa noturna de Rock em antiga instalação fabril. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

24.
SILVA, M. B.; SILVEIRA, A. V. F.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Priscilla Moema Dumont Araújo e Fabrício Rodrigues Leite.Casa Noturna e Cyber café em edificação de significação cultural em Diamantina/MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

25.
SILVA, M. B.; SILVEIRA, A. V. F.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Weslley Silva Novaes e Marcelo Malheiros Alencar.Escola Estúdio de Design Gráfico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

26.
SILVA, M. B.; SILVEIRA, A. V. F.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Arley Ronan Soares e Marcos Farley Gomes.Estúdio Escola de HQ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

27.
SILVA, M. B.; SILVEIRA, A. V. F.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Janiel Henrique Pinheiro de Almeida e Virgílio Dias Maia.Espaços cênicos para jogos eletrônicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

28.
SILVEIRA, A. V. F.; SILVA, M. B.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Frederico Jorge de Oliva Filho e Luana de Vasconcelos Braga.Interiores de Apartamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

29.
SILVEIRA, A. V. F.; SILVA, M. B.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Aline Semy do Amaral e Sara Botelho Pereira.Interiores residenciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

30.
SILVEIRA, A. V. F.; SILVA, M. B.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Flávia Soares Antunes e Laisa Celene Miranda Bastos.Interiores residenciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

31.
SILVEIRA, A. V. F.; SILVA, M. B.; MOTA, L. T.. Participação em banca de Nádia Versiani Motta e Ana B. Velozo de Mendonça.Interiores residenciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras.

32.
PRATA, M. H; MOURA, A. A. P.; SILVA, M. B.. Participação em banca de Ana Luísa Versiani de Paula.O retorno à centralidade principal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, M. B.; OLIVEIRA, N. G. D. L.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.. Processo seletivo para professor substituto de Desenho e Cenografia. 2015. Universidade Federal de Goiás.

2.
BUENO, K. D.; SILVA, M. B.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.. Processo seletivo para professor substituto de Direção de Arte e Iluminação Cênica. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, M. B.; DALLAGO, S. G.. Concurso para professor de Cenografia para o Curso de Produção Cênica. 2014. Centro Educação Profissional em Artes Basileu França.

4.
SILVA, M. B.; DALLAGO, S. G.. Concurso para professor de Caracterização e Maquiagem para o Curso de Produção Cênica. 2014. Centro Educação Profissional em Artes Basileu França.

5.
SILVA, M. B.; DALLAGO, S. G.. Concurso para professor de Produção Cultural para o Curso de Produção Cênica. 2014. Centro Educação Profissional em Artes Basileu França.

6.
SILVA, M. B.; DALLAGO, S. G.. Concurso para professor de Figurinos e Estética para o Curso de Produção Cênica. 2014. Centro Educação Profissional em Artes Basileu França.

7.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.; SILVA, M. B.. Processo seletivo para professor substituto de Figurino e Maquiagem. 2014. Universidade Federal de Goiás.

8.
SILVA, M. B.; DALLAGO, S. G.. Concurso para professor de Figurinos e Estética para o Curso de Produção Cênica. 2013. Centro Educação Profissional em Artes Basileu França.

9.
SILVA, M. B.; DALLAGO, S. G.. Concurso para professor de Iluminação Cênica para o Curso de Produção Cênica. 2013. Centro Educação Profissional em Artes Basileu França.

Outras participações
1.
SILVA, M. B.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.; NUNES, Alexandre S.. Avaliação de Extraordinário Domínio de Conhecimento em Plástica. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, M. B.; SANTOS, R. G.; CORRENTINO, D. F.. Representante do Estado de Goiás no do corpo de juri do 50o. Festival Folclórico de Parintins. 2015. Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Interconexões - I Seminário de Arte/Educação Intermidiática Digital.Roda de Provocações com o tema: A Segregação da Cultura Digital. 2015. (Seminário).

2.
I Seminário de Iluminação Cênica de Goiás. 2015. (Seminário).

3.
III Seminário de Práticas em Teatro, Direção de Arte e Educação.Espaços Teatrais em Goiânia - pesquisa de TCC em andamento, do aluno Eliézer de Carvalho. 2014. (Seminário).

4.
II Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura. 2014. (Seminário).

5.
VIII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Sob o asfalto, o sertão: dimensão utópica na arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para 'Na Selva das Cidades'. 2014. (Congresso).

6.
Ciclo de palestras Xeque-mate: um século de ready made - 1913-2013.. 2013. (Seminário).

7.
Conferência: Carnavais, malandros e heróis, com o sociólogo Roberto DaMatta (UFRJ). 2013. (Outra).

8.
Conferência: Da biografia - Nelson Rodrigues, Garrincha, Carmen Miranda - à crônica, com o escritor Ruy Castro. 2013. (Outra).

9.
II Seminário de Práticas em Teatro, Direção de Arte e Educação. 2013. (Seminário).

10.
I Seminário de História e Historiografia de Indumentária e Moda. 2013. (Seminário).

11.
Mesa-redonda: Iconografias e Antropologias, com André Gardel (UNIRIO) e Rosa Berardo (UFG), promovida pelo Grupo de Teatro Nu Escuro. 2013. (Outra).

12.
VI FUGA - Festival de Artes Cênicas. 2013. (Outra).

13.
VII Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Nos rounds do Oficina: construções cênicas e outras abordagens cenotécnicas no teatro brasileiro.. 2013. (Congresso).

14.
XVI International Brecht Society Symposium.Arquitetura de um palco i-mundo ? a concepção espacial de Lina Bo Bardi para Na Selva das Cidades. 2013. (Simpósio).

15.
Encontro e conversa sobre o processo de criação do espetáculo 'Madam".Arquitetura e estudo da espacialidade no processo de criação de "Madam". 2012. (Encontro).

16.
II Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura. 2012. (Simpósio).

17.
I Seminário de Preservação de Acervos Teatrais - USP.Planejamento e expectativas na criação do acervo teatral dos cursos da área de artes cênicas da Universidade Federal de Goiás.. 2012. (Seminário).

18.
VII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. A arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para A Ópera de Três Tostões e as interlocuções com a teoria do palco épico brechtiano. 2012. (Congresso).

19.
VI Simpósio Nacional de História Cultural - UFPI.Fogo saneador, metáfora do recomeço ? a arquitetura cênica de 'A Ópera de Três Tostões' e as interlocuções com a ação cultural de Lina Bo Bardi em Salvador nos anos 60. 2012. (Simpósio).

20.
Avaliação de Cursos e suas Repercussões no Ensino de Graduação. 2011. (Seminário).

21.
Fórum "Os elementos para produção de um espetáculo operístico". 2011. (Outra).

22.
I SeminárioTeatro, Direçã o de Arte e Educação.?Roda de Provocações: Visualidade Cênica ? protagonista ou coadjuvante??, junto com a prof. Ms. Rosilandes Martins e o prof. Ms. Guilherme de Oliveira,. 2011. (Seminário).

23.
VII edição do Encontro de Atores Criadores - ?As Danças Populares Dramáticas e a Encenação Contemporânea: Ancestralidade e a Vida Moderna se Encontram?, com Cia. Mundu Rodá (SP) e Tiche Viana (SP) e a Mestre Provocadora Prof. Dra. Valéria Figueiredo (GO).. 2011. (Encontro).

24.
VII edição do Encontro de Atores Criadores - ?O Ator Compositor e o Diretor Criador? Com Matteo Bonfitto (SP) e Hugo Rodas (DF) Mestre Provocadora: Prof. Ms. Natássia Garcia (GO);. 2011. (Encontro).

25.
VII edição do Encontro de Atores Criadores - ?O Oriente no Ocidente: Reflexões sobre Fronteiras na Cena Contemporânea?, com Cia. Matteo Bonfitto (SP) e Marcelo Gabriel (GO) e o Mestre Provocador: Prof. Dr. Alexandre Nunes (GO). 2011. (Encontro).

26.
VII edição do Encontro de Atores Criadores - Palestra ?Sonhus Teatro Ritual ? 15 anos: Processos criativos e Aprimoramentos Artísticos?.. 2011. (Encontro).

27.
X Goiânia em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas.Mediador dos debates dos Espetáculos da Mostra Local - modalidade Teatro de Rua. 2011. (Outra).

28.
X Goiânia em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas.Apropriação da Cidade como Estratégia Artística de Reinvenção do Político em Makunaíma na Terra de Pindorama, do Grupo Teatro que Roda. 2011. (Outra).

29.
Ciclo de Conferências Internacional de Teatro Pós-dramático, com Hans-Thies Lehmann. 2010. (Outra).

30.
Ciclo de Debates, Espetáculos e Performances "A Teatralidade do Humano II". 2010. (Outra).

31.
História da Arquitetura e Patrimônio. 2010. (Outra).

32.
I Ciclo de Palestras "Arquitetura Moderna em Goiânia'. 2010. (Outra).

33.
Seminário Internacional América Latina na Cena Contemporânea.. 2010. (Seminário).

34.
Teatro de Rua como Invasão da Silhueta Urbana - Oficina com André Carrreira. 2010. (Oficina).

35.
VI Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.. 2010. (Congresso).

36.
I Seminário Hannah Arendt. 2009. (Seminário).

37.
Seminário Internacional Centenário de Guimarães Rosa. 2008. (Seminário).

38.
Seminário "Garantindo a Permanência da Memória". 2005. (Seminário).

39.
Questão Brasileira e Movimento Moderno. 2002. (Outra).

40.
Fórum Internacional de Arquitetura Teatral. 2000. (Outra).

41.
Seminário de Pós-Graduação - Epistemologia da Imagem. 2000. (Seminário).

42.
Simpósio Internacional de Iniciação científica.Lina Bo Bardi - um estudo de sua produção cenográfica. 1999. (Simpósio).

43.
Simpósio Internacional - Espaços Públicos e Exclusão Sócio Espacial. 1998. (Simpósio).

44.
Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. B.. Espaço das Profissões - Sala do Curso de Direção de Arte. 2014. (Outro).

2.
SILVA, M. B.. Espaço das Profissões - Sala do Curso de Direção de Arte. 2013. (Outro).

3.
SILVA, M. B.. Espaço das Profissões - Sala do Curso de Direção de Arte. 2012. (Outro).

4.
SILVA, M. B.. Espaço das Profissões - Sala do Curso de Direção de Arte. 2011. (Outro).

5.
NUNES, Alexandre S. ; FIGUEIREDO, Valéria M. C. ; OLIVEIRA, Urânia A. S. M. ; OLIVEIRA, Natássia D. G. L. ; SOUZA, Newton A. ; GUIMARÃES, Carmelinda ; MACHADO, M. A. A. P. ; SILVA, M. B. . III FUGA - Festival Universitário de Teatro e Dança. 2010. (Festival).

6.
ANELLI, R. L. S. ; SUZUKI, M. ; SILVA, M. B. . Teatro Oficina no Impasse - Debate. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bethânia Teixeira de Moraes. Aproximações e aplicações de teatro e dança no ensino de educação física.. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Aletícia Augusto da Silva. Dramatizações de contos clássicos com auxílio das tecnologias da informação nos processos de ensino. e aprendizagem.. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
José Messias Araujo Laurentino. Intervenção da E-Arte/Educação como estratégia para o debate sobre a interdição do uso do boné nas escolas.. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Maritza Queiroz Calil. A abordagem triangular e a auto-leitura da performatividade cultural em experiência de e-arte/educação aplicada ao ensino de Ecologia.. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
Murillo Folha de Jesus. Processos de construção de conhecimento crítico com uso de tecnologia informacional - adaptações da escola e seus atores.. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ravana da Silva Lobo. Monitoria da disciplina Cenografia e Espaço Teatral I. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliézer de Carvalho França. Espaços Teatrais em Goiânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

2.
Geraldo Robson Cardoso de Oliveira. Escola pública de ensino fundamental com equipamentos comunitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

3.
Nilda Lopo de Alkimim Barral. Reestruturação do Parque Municipal Milton Prates em Montes Claros - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

4.
Lívio Ronaldo Soares Souto. Teatro Municipal e Complexo Cultural Godofredo Guedes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Santo Agostinho. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

5.
Fernando Soares Rodrigues e Lorena Cavalcante Lagoeiro Luz. Requalificação do Mercado Municipal de Montes Claros/MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

6.
Arley Ronan Soares e Marcos Farley Gomes. Estúdio Escola de HQ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

7.
Hugo Daniel Duarte Silva e Jackson Rodrigues Silva. Biblioteca Guimãraes Rosa no Grande Hotel São José. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

8.
Weslley Silva Novaes e Marcelo Malheiros Alencar. Escola Estúdio de Design Gráfico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

9.
Rodrigo Matos Soares e Diogo Mota de Oliveira. Casa noturna de Rock em antiga instalação fabril. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

10.
Priscilla Moema Dumont Araújo e Fabrício Rodrigues Leite. Casa Noturna e Cyber café em edificação histórica de Diamantina/MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

11.
Janiel Henrique Pinheiro de Almeida e Virgílio Dias Maia. Espaços cênicos para jogos eletrônicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design - Habilitação em Design de Interiores) - Faculdades Integradas Pitágoras. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Andréia de Souza Pires. Monitoria da disciplina de Plástica. 2015. Orientação de outra natureza. (Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

2.
Ester Pereira Oliveira. Monitoria da disciplina de Cenografia I. 2015. Orientação de outra natureza. (Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

3.
Jorge Mateus Ferreira Borges. Monitoria das disciplinas Desenho II e Plástica. 2014. Orientação de outra natureza. (Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mateus Bertone da Silva.

4.
Francisco Jonacy da Silva Reis. Monitoria das Disciplinas Desenho II e Plástica. 2013. Orientação de outra natureza. (Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mateus Bertone da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, M. B.; BORGES, J. M. F. ; PIRES, A. S. ; FRANCA, E. C. ; OLIVEIRA, E. P. ; REIS, F. J. S. . Site do Laboratório de Arquitetura do Espaço Teatral e Cenográfico - LAETC. 2014; Tema: Ensino, Pesquisa, Extensão e Difusão de Arquitetura do Espaço Teatral e Cenográfico.. (Site).


Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, N. G. D. L. ; SILVA, M. B. ; SOARES, K. G. . 'Tal qual como c'aqui'. 2011. Teatral.

1.
CAMARGO, R. C. ; SILVA, M. B. . 'Senhora dos Afogados'. 2012. Teatral.



Outras informações relevantes


2015 - Representante do Estado de Goiás no corpo de júri do 50o. Festival Folclórico de Parintins;
2010 - Primeiro colocado no Concurso para professor assistente da Universidade Federal de Goiás;
2008 - Primeiro colocado na avaliação escrita (prova de conhecimentos) no Concurso para professor assistente de Teoria e História da Arte, Arquitetura, Cidade e Projeto Urbano da Universidade Federal de Alagoas;
2005 - Segundo colocado no processo seletivo para professor substituto de CENOGRAFIA do Departamento de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 2:25:59