Alessandra Baldo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9788719859553141
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Possui doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), com doutorado-sanduíche na Northern Arizona University, em 2005, sob supervisão do Prof. William Grabe. Realizou pós-doutorado na área da Linguística Cognitiva na University of California - Berkeley, entre os anos de 2017-2018. Ensina português, especialmente nas áreas de leitura e produção textual, e língua inglesa como L2. Seus interesses de pesquisa são leitura em L1 e L2, processos de inferência lexical em língua estrangeira, e compreensão de expressões idiomáticas à luz da Teoria da Metáfora Conceptual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Baldo
Nome em citações bibliográficas
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Letras.
Rua Gomes Carneiro 1
Porto
96025240 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (053) 39211392
URL da Homepage: http://www.ufpel.tche.br/letras/


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
com período sanduíche em Northern Arizona University (Orientador: William Grabe).
Título: Estratégias de leitura em língua materna e em língua estrangeira, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Vera Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: inglês como língua estrangeira; estratégias de leitura; processos de comprensão leitora.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1998 - 2000
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Abordagens Pragmáticas à Distribuição da Informação em Enunciados,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Leci Borges Barbisan.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: teorias pragmáticas; processos de compreensão; informação topical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Tradução de Inglês. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Processo Tradutório do Gênero Resumo Acadêmico.
Orientador: José Luis Sanchez.
1990 - 1994
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
University of California - Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2015
Workshop Metaphor in Language and Thought. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Gêneros Textuais e Projetos Pedagógicos. (Carga horária: 20h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2002 - 2002
Sentido, Conhecimento e Ponto de Vista. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2001 - 2002
Atualização em Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2000 - 2000
Linguagem e Argumentação. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2000 - 2000
Aquisição e Processamento da Linguagem. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa Instrumental
Língua Inglesa através da Conversação
Língua Estrangeira Instrumental - Inglês
03/2014 - Atual
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora-adjunta do Curso de Especialização em Letras.
12/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora-adjunta do Curso Licenciatura em Letras - Português e Inglês.
03/2010 - 02/2014
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para a Comunidade do Anglo.
01/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Língua Estrangeira Instrumental - Inglês
Língua Inglesa III
Ensino de Língua Inglesa Instrumental
11/2012 - 11/2013
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês.
10/2010 - 10/2013
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de língua inglesa.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Especialização em Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos em Aquisição de Língua Estrangeira
01/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Básico I
Inglês Básico III
Estágio Intervenção Comunitária - Língua Inglesa
Inglês Básico II
Inglês Básico IV
03/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Intervenção - Inglês
Inglês Básico II
Inglês Básico IV
Língua Inglesa Instrumental
Língua Inglesa V
03/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Intervenção Comunitária - Inglês
Estágio de Língua Inglesa IV
09/2009 - 01/2010
Ensino, Faculdade de letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Língua Inglesa III
Língua Inglesa II
Recepção e Produção Escrita em Língua Inglesa
07/2009 - 12/2009
Ensino, Especialização em Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e prática de leitura em L1 e L2
03/2008 - 07/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio III
Língua Portuguesa VII - Perspectiva Textual
Ensino de Língua Inglesa II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Faculdade de letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da Língua Inglesa II
Estágio I - Inglês
Estágio III - Inglês
Produção da Leitura e da Escritura II
03/2007 - 12/2007
Ensino, Especialização em Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gêneros Textuais e Ensino
03/2007 - 08/2007
Ensino, Faculdade de letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
Produção da Leitura e Escritura I
Ensino de Língua Inglesa I
03/2007 - 07/2007
Ensino, Faculdade de letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Inglesa I
Língua Instrumental - Inglês
Produção da Leitura e da Escritura I
08/2006 - 01/2007
Ensino, Faculdade de letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
Inglês através da Conversação
Técnicas de Redação

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

3/2002 - 3/2004
Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Estrangeira IV
Língua Estrangeira III
Língua Estrangeira II
Língua Estrangeira I

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 10

Atividades

6/2001 - 3/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês IV
Preparação para Proficiência em Inglês - SE
Inglês Elementar I
Inglês I
Língua Portuguesa Instrumental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

12/2001 - 5/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa e Inglês Instrumental

Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço, Carga horária: 20

Atividades

08/1999 - 08/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Nível Básico, Inglês Nível Intermediário e Inglês Nível Avançado


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Compreensão de Expressões Idiomáticas em Língua Adicional
Descrição: O objetivo principal di projeto é avaliar as expressões idiomáticas pelo viés cognitivo, ou seja, obter uma melhor compreensão dos fatores envolvidos na compreensão desse tipo de expressões por falantes de línguas adicionais. Na primeira parte, serão selecionados como sujeitos da pesquisa falantes de português como língua adicional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Baldo - Coordenador / CORTES, João L. P. - Integrante.
2011 - Atual
Inferência Lexical em Língua Estrangeira
Descrição: Analisar os processos de inferência lexical geradas durante a leitura em L2 por falantes de português como L1 a partir da teoria de Perfetti (1994, 1996, 2001), que prevê um modelo de leitura formado por duas categorias, a de processos e a de domínio. Os objetivos principais são:(1) verificar se os componentes ?processos lexicais?, da categoria processos, e ?conhecimento do significado das palavras?, da categoria domínio (Perfetti, 2001),possuem igual importância na geração da inferência lexical bem-sucedida; (2) avaliar se a importância de cada um dos componentes varia em função do nível de proficiência linguística na L2 dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Baldo - Coordenador.
2009 - 2010
Influência da Língua Materna na Leitura em L2
Descrição: Esse projeto, inserido no grupo de pesquisa Línguas em Contato, coordenado pela Profa. Dr. Isabella Mozzillo, objetiva verificar a utlização de estratégias lexicais inferenciais por leitores considerados proficientes na língua estrangeira, e, especificamente, em que extensão esses leitores utilizam seu conhecimento da língua materna no processo de inferência vocabular na L2,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) .
Integrantes: Alessandra Baldo - Coordenador / Sílvia Costa Kurtz dos Santos - Integrante / Douglas de Souza Batista - Integrante / Lenise Abreu de Souza - Integrante / Claudio Collares Alves - Integrante / Claudia Fiala dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - 2013
Inglês para a Comunidade do Anglo
Descrição: O projeto, vinculado ao Programa Vizinhança da UFPel, se insere na proposta de disponibilizar à comunidade do Campus Porto (Anglo) vivências com diferentes línguas estrangeiras através de cursos de extensão, iniciada pelas áreas de espanhol e de francês no ano de 2009.Os principais objetivos são: (i) favorecer uma relação de troca entre os saberes da comunidade do Anglo e os saberes da Universidade, entendendo-se que é de tal relação que surgem novos saberes e novas propostas de resolução de problemas; (ii) oferecer aos alunos da Escola Ferreira Viana um contato mais aprofundado com os aspectos sócio-culturais dos países que falam a língua inglesa, a fim de possibilitar uma valorização da cultura-alvo, como também uma comparação com e valorização da sua própria cultura; e (iii) possibilitar aos alunos ministrantes uma experiência de prática docente com base nas abordagens comunicativa/sociointerativa de ensino-aprendizagem de língua estrangeira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Baldo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Signotica (UFG)
2011 - Atual
Periódico: Linguagem em (Dis)curso (Impresso)
2010 - 2014
Periódico: LL Journal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BALDO, ALESSANDRA2017BALDO, ALESSANDRA; SILVA, TÁSSIA ÁVILA . FREQUÊNCIA DE PALAVRAS E PROCESSOS INFERENCIAIS: O QUE APRENDIZES DE UMA L2 PODEM DIZER SOBRE ISSO. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO), v. 17, p. 237-256, 2017.

2.
BALDO, Alessandra2017BALDO, Alessandra. Refletindo sobre causas para o descompasso entre a formação docente e as demandas do aluno de educação básica. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 276-286, 2017.

3.
BALDO, ALESSANDRA2015BALDO, ALESSANDRA. Frames cognitivos e interacionais na compreensão de expressões idiomáticas em L2: um estudo de caso. Signotica (UFG), v. 27, p. 325-350, 2015.

4.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2014BALDO, Alessandra. Resenha: Pesquisa em Vocabulário, uma contribuição única para o campo de estudos lexicais.. Letras de Hoje (Impresso), v. 49, p. 117-119, 2014.

5.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2014BALDO, Alessandra. TICs em curso de inglês para alunos de escolhas públicas: afugentando a evasão. Revista Intercâmbio, v. 28, p. 1-18, 2014.

6.
BALDO, ALESSANDRA2014BALDO, ALESSANDRA. COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2: EVIDÊNCIAS DE PROTOCOLOS VERBAIS. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 14, p. 375-390, 2014.

7.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2012BALDO, Alessandra. Plausibilidade de Traduções de Resumos Acadêmicos: contribuições da teoria de gênero de Bakhtin. Caderno de Letras (UFPEL), v. 1, p. 176-195, 2012.

8.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2011BALDO, Alessandra. Prática (?) de Estágio de Leitura em L2 via Gêneros Textuais. Cadernos de Letras da UFF, v. 1, p. 59-73, 2011.

9.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2011BALDO, Alessandra. Limitações dos Protocolos Verbais na Pesquisa sobre Inferência Lexical. Via Litterae, v. 3, p. 221-234, 2011.

10.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2011BALDO, Alessandra. Protocolos verbais como recurso metodológico:evidência de pesquisa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 10, p. 56-74, 2011.

11.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2010BALDO, Alessandra. Lexical Inferencing in L2. LL Journal, v. 5, p. 01-07, 2010.

12.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2010BALDO, Alessandra. Gêneros Textuais no Ensino da Leitura em LE: na teoria, em geral. Intertexto (Uberaba), v. 3, p. 91-108, 2010.

13.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2009BALDO, Alessandra. Recursos de inferência lexical em L2. Letras de Hoje (Online), v. 44, p. 60-69, 2009.

14.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2008BALDO, Alessandra. As categorias conhecimento e processos de Perfetti na leitura em língua materna: um experimento. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, p. 289-310, 2008.

15.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2008BALDO, Alessandra. Processos de leitura do leitor proficiente. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 9, p. 191-203, 2008.

16.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2008BALDO, Alessandra. Comprehension processes of proficient Portuguese readers. LL Journal, v. 3, p. 01-09, 2008.

17.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2007BALDO, Alessandra. Resenha: discurso e cultura na aula de língua. Letras & Letras, v. 23, p. 213-216, 2007.

18.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2007BALDO, Alessandra. Processos de compreensão leitora na língua materna. Investigacoes (UFPE), v. 20, p. 99-112, 2007.

19.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2007BALDO, Alessandra. O papel da categoria conhecimento nos processos de compreensão leitora. Signum. Estudos de Linguagem, v. 10, p. 27-44, 2007.

20.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2005 BALDO, Alessandra. A percepção de gêneros textuais/discursivos pelo professor de língua materna. Revista de Letras (Curitiba), v. 67, p. 123-142, 2005.

21.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2004BALDO, Alessandra. Gêneros discursivos ou tipologias textuais?. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, Porto Alegre, v. 2, n.2, p. 1-17, 2004.

22.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2004 BALDO, Alessandra. Processamento pragmático da informação textual: aplicação de duas abordagens teóricas a um texto. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, Santa Catarina, v. 4, n.2, p. 371-386, 2004.

23.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2002 BALDO, Alessandra. Comprehension skills in reading tasks. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL), Maceió, v. 28/29, p. 15-28, 2002.

24.
BALDO, Alessandra;BALDO, ALESSANDRA2000BALDO, Alessandra. O conhecimento prévio e a interação leitor-texto. Signos (Lajeado), Lajeado, v. 21, p. 113-130, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BALDO, Alessandra; GIACOMELLI, K. (Org.) . Intersecções: língua, literatura e identidade.. 1. ed. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2014. v. 100. 281p .

Capítulos de livros publicados
1.
BALDO, ALESSANDRA; WITTKE, C.I ; MORETTO, M. . O trabalho com a escrita por meio do modelo didático de gênero. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Sequências didáticas no ensino de línguas: experiências, reflexões e propostas. 1ed.Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 210-225.

2.
BALDO, Alessandra. Inferência e o papel do contexto: as expressões idiomáticas em português L2. In: Amanda Eloísa Scherer, Caciane Souza de Medeiros, Simone De Mello de Oliveira. (Org.). Linguística de nosso tempo: teorias e práticas. 1ed.Santa Maria: Editora FGV, 2018, v. 1, p. 131-142.

3.
BALDO, Alessandra. Transferência L1/L2 versus nível de proficiência na L2. In: Ana Lourdes da Rosa Nieves Fernández; Isabella Mozzillo; Maria Nilse Schneider; Uruguay Cortazzo. (Org.). Línguas em contato: onde estão as fronteiras?. 1ed.Pelotas: Editora da UFPel, 2015, v. 1, p. 17-34.

4.
BALDO, Alessandra; Souza, Arlézia . Competência leitora de pré-vestibulandos: um estudo de caso. In: Baldo, A; Giacomelli, K.. (Org.). Competência leitora de pré-vestibulandos: um estudo de caso. 1ed.Pelotas: Editora da UFPel, 2014, v. 1, p. 133-146.

5.
SOUZA, Márica Duarte ; BALDO, ALESSANDRA . O texto do sujeito surdo: a noção de coerência revisitada. In: Baldo, A; Giacomelli, K.. (Org.). Intersecções: língua, literatura e identidade. 1ed.Pelotas: Editora da UFPel, 2014, v. 1, p. 147-170.

6.
BALDO, Alessandra; ALVES, C. C. . Compreensão de vocabulário em língua estrangeira: contexto versus recorrência a L1. In: Baldo, A.; Giacomelli, K.. (Org.). Compreensão de vocabulário em língua estrangeira: contexto versus recorrência a L1. 1ed.Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2014, v. 1, p. 182-.

7.
BALDO, Alessandra. Estágios de Língua Estrangeira versus Políticas Nacionais de Ensino. In: Paulo José Germany Gaiger;Maria das Graças Gonçalves Pinto;Sandro de Castro Pitano. (Org.). Currículo e Projeto Pedagógico, Estágio e Formação Continuada: olhares e reflexões.. 01ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010, v. 01, p. 51-62.

8.
BALDO, Alessandra; Souza, Arlézia . Relações inferenciais e intertextuais na produção escrita de pré-universitários. In: Valquíria C. M. Borba; Maria Leônia Garcia da Costa Carvalho; Geralda de Oliveira Santos LIma. (Org.). Contribuições para a pesquisa em linguística nas diferentes áreas: partilhando reflexões e resultados. Maceió: EDUFAL, 2009, v. 01, p. 37-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BALDO, Alessandra. Imagens mentais na descrição de expressões idiomáticas na L2: questionando a noção de consistência. In: V Conferência Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2016, Belo Horizonte. Anais da V Conferência Internacional sobre Metáfora na Lnguagem e no Pensamento, 2016. v. 1. p. 40-56.

2.
BALDO, Alessandra. Expressões idiomáticas: o papel do background sociocultural. In: II SILLPRO - Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, 2014, Caxias do Sul. Anais do II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2014. v. 1. p. 147-157.

3.
BALDO, Alessandra; SILVEIRA, G. U. D. ; SILVA, T. A. . Curso de Língua Inglesa para Crianças Socioeconomicamente Desfavorecidas: um estudo de caso.. In: 30º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013, Rio Grande. Anais do 30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Rio Grande, 2013. v. 1. p. 1-7.

4.
BALDO, Alessandra. Atividades em livros didáticos de línguas: exclusão da realidade escolar como regra?. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. ANAIS DO SILEL. Uberlândia: Editora da UFU, 2013. v. 2. p. 1-12.

5.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Há vários e muito poucos...(in)adequações de exemplares de gêneros em material didático de inglês. In: VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas. Anais do VII SENALE. Pelotas: EDUCAT, 2012. v. 1. p. 1-12.

6.
WITTKE, C.I ; BALDO, Alessandra . O papel do gênero textual no ensino de língua na prática de leitura e produção textual. In: VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2011, Natal, RN. Anais do VI SIGET. Natal, RN: Disponível em http://www.cchla.ufrn.br/visiget/pgs/pt/anais/Artigos/Cleide%20Inês%20Wittke%20(UFPel), 2011. p. 1-16.

7.
AGUIAR, Michele D. A. ; BALDO, Alessandra . Implicações das crenças de alunos e professores no ensino e aprendizagem da leitura em L1 e L2. In: I Simpósio Internacional de Aquisição da Linguagem, 2011, Porto Alegre. Anais do I Simpósio Internacional de Aquisição da Linguagem. PUCRS: EDIPUCRS, 2011. v. 01. p. 1-1.

8.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Tradução de resumos acadêmicos: análise via preceitos bakhtinianos. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011. v. 01. p. 1-12.

9.
BALDO, Alessandra. Pesquisa qualitativa na área de inferência lexical: avaliação da metodologia. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011. v. 01. p. 1-12.

10.
BALDO, Alessandra. Aquisição lexical em língua estrangeira: foco nas estratégias do leitor proficiente. In: I Simpósio Internacional de Aquisição da Linguagem, 2011, Porto Alegre. Anais do I Simpósio Internacional de Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: EDDIPUCRS, 2011. v. 1. p. 1-13.

11.
BALDO, Alessandra. Interação pela Linguagem e Construção do Intertexto. In: Congresso Internacional de LIngugagem e Interação II, 2010, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. São Leoplodo: Casa Leiria, 2010. v. 01. p. 01-09.

12.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Perspectivas discursivas, textuais e de gêneros na prática de professores de lingua em formação. In: I Seminário Internacional do Texto, Enunciação e Discurso, 2010, Porto Alegre. Anais do I SITED. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. v. 01. p. 18-24.

13.
BALDO, Alessandra. Summary Practice in EFL teaching. In: 13th APIRS Annual Convention - One English, Many Aporaches, needs and realities., 2008, Porto Alegre. Proceeeding of the 13th APIRS' Annual Convention. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 01. p. 37-47.

14.
BALDO, Alessandra. Conhecimento do Gênero Resenha e Compreensão Leitora em L2. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão. Anais ... SIGET. Tubarão: Biblioteca Universitária da Unisul, 2007. v. 01. p. 491-501.

15.
BALDO, Alessandra. Relações entre Memória e Nível de Compreensão Leitora. In: 16º Congresso Nacional de Leitura, 2007, Campinas. Anais do 16º Congresso Nacional de Leitura, 2007. v. 01. p. 01-07.

16.
BALDO, Alessandra. O Conhecimento de Gêneros Textuais/Discursivos do Professor é Suficiente para Possibilitar o Aprendizado do Aluno?. In: 3º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria. Anais ... SIGET. Porto Alegre: Disc Press, 2005. v. 01. p. 01-12.

17.
BALDO, Alessandra. Dois enfoques teóricos de leitura. In: II Encontro Nacional de Ensino de Línguas, 2003, Caxias do Sul. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras. Caxias do Sul: Educs, 2003. v. 01. p. 01-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BALDO, ALESSANDRA; SOUZA, M. L. ; MELLO, Ian G. . Inferindo significados no aprendizado de português como L2: falantes de inglês. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Editora da UFPel, 2017. v. 1. p. 1-4.

2.
BALDO, ALESSANDRA; OLIVEIRA, Gisele D. . Inferindo significados no aprendizado de português como L2: falantes de espanhol. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Editora da UFPel, 2017. v. 1. p. 1-4.

3.
BALDO, Alessandra; MELLO, I. G. . Padrão de imagens mentais na compreensão de expressões idiomáticas em L2. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2016, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2016. p. 1-4.

4.
BALDO, Alessandra; CATUCI, N. N. . Definindo tipos de contexto em tarefas de inferência lexical. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Editora da UFPel, 2016. v. 1. p. 1-4.

5.
BALDO, Alessandra. Interação pela Linguagem e Frames Semânticos: ilustração via expressões idiomáticas. In: 3 Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo. Anais do 3 congresso internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 247-250.

6.
BALDO, Alessandra; MELLO, I. G. . Fraseologismos em língua estrangeira: ilustração dos processos de compreensão. In: XXV Congresso de Iniciação Científica - Universidade de Pelotas, 2015, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica - Universidade de Pelotas, 2015.

7.
BALDO, Alessandra; SOUZA, L. S. . O impacto da classe gramatical no sucesso da inferência lexical em leitura em L2. In: XXV Congresso de Iniciação Científica - Universidade Federal de Pelotas, 2015, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica - Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.

8.
BALDO, Alessandra; FERREIRA, V. O. ; SOUZA, L. S. . Cognatos e falsos cognatos: papel da inferência lexical em língua estraneira. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2014. p. 01-04.

9.
BALDO, Alessandra; SOUZA, L. S. . Uso do contexto como estratégia de inferência lexical. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica - Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica - Universidade Federal de Pelotas, 2014. v. 1. p. 1-4.

10.
COSTA, C. R. ; BALDO, Alessandra . Inferência de palavras cognatas, de baixa e de alta frequência por aprendizes de espanhol como L2.. In: XV Encontro de Pós-Graduação, 2013, Pelotas. Anais do XV Encontro de Pós-Graduação da UFPel, 2013. v. 1. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BALDO, Alessandra; MACHADO, P. C. . Relações Metafóricas na Inferência de Expressões Idiomáticas em Português como L2. In: 6 Simpósio Nacional de Línguística e Ensino de Língua Portuguesa, 2017, Rio Grande. Caderno de Resumos do 6 Simpósio Nacional de Línguística e Ensino de Língua Portuguesa. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. p. 119-119.

2.
BALDO, Alessandra. Inferência e o Papel do Contexto: as expressões idiomáticas em português L2. In: XII Encontro do CELSUL, 2016, Santa Maria. Caderno de Resumos - XII Encontro do CELSUL. Santa Maria: pe.com Editora Experimental, 2016. v. 1. p. 148-148.

3.
BALDO, Alessandra. Formação Docente e Demandas do Aluno Básico: desencontros e desafios. In: VIIISENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2016, Pelotas. Caderno de Resumos do VIIISENALE. Pelotas: Editora da UCPel, 2016. v. 1. p. 83-84.

4.
BALDO, ALESSANDRA. Interação pela Linguagem e Frames Semânticos: ilustração via expressões idiomáticas. In: 3 Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo. Caderno de Resumos, 2015. v. 1. p. 122-123.

5.
BALDO, ALESSANDRA. Imagens mentais na descrição de expressões idiomáticas na L2: questionando a noção de consistência. In: V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2015. v. 1. p. 53-54.

6.
BALDO, Alessandra. Projeto de letramento de inglês como L2 para crianças carentes: relato de caso. In: XI Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2014, Chapeco. Caderno de Resumos do XI CELSUL. Chapecó, SC: Editora da UFFS, 2014. v. 1. p. 129-129.

7.
BALDO, Alessandra. Elaboração de tiras em quadrinho em aulas de inglês para crianças: contribuição da linguagem humorística. In: II Simpósio Nacional sobre Linguagem Humorística: focalizando quadrinhos, 2014, Vitória. Caderno de Resumos e Programação. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. v. 1. p. 25-25.

8.
BALDO, Alessandra. Atividades em livros didáticos de línguas: exclusão da realidade escolar como regra?. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Anais do XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013.

9.
BALDO, Alessandra. Expressões idiomáticas em língua adicional: inferindo significados. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo. p. 238-238.

10.
BALDO, Alessandra. TICS em curso de inglês para alunos de escola pública: afugentando a evasão. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2013. p. 246-246.

11.
BALDO, ALESSANDRA. Projeto de extensão Vizinhança aplicado ao ensino de inglês: conquistas e desafios. In: IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília. Livro de Resumos do IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Brasília: http://pgla.unb.br/ivclafpl/, 2013. v. 1. p. 238-239.

12.
BALDO, Alessandra; ALMEIDA, M. D.. . Práticas de leitura em sala de aula: o papel das crenças de professores e alunos. In: IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília. Livro de Resumos do IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2013. v. 1. p. 129-139.

13.
BALDO, Alessandra. The research article abstract: counter-examples from Brazilian History Journal. In: Genre 2012: rethinking genre 20 years later, 2012, Ottawa. Abstracts of the International Conference on Genre, 2012. v. 1. p. 102-103.

14.
COSTA, C. R. ; BALDO, Alessandra . Teorias de ensino-aprendizagem e aquisição de L2: entre o Marco Comum Europeu e os PCNs. In: XIV Encontro de Pós-Graduação da UFPel, 2012, Pelotas. Anais do XIV Encontro de Pós-Graduação da UFPel. Pelotas: EDUPel, 2012. v. 1.

15.
BALDO, Alessandra; CORTES, João L. P. . Compreensão de expressões idiomáticas em contexto restrito e em contexto amplo. In: Simpósio Internacional de Ensino de Português como Língua Adicional, 2012, Porto Alegre. Livro de Resumos do 1 Simpósio Internacional de Ensino de Português como Língua Adicional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. v. 1. p. 30-31.

16.
WITTKE, C.I ; BALDO, Alessandra . O papel do gênero textual no ensino de língua na prática de leitura e produção textual. In: VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2011, Natal, RN. Caderno de Programação e Resumos do VI SIGET. Natal, RN: Disponível em CD-ROM, 2011. v. 01. p. 159-159.

17.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Caracterizaçao do gênero resumo acadêmico: contra-exemplos da área de história. In: VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de Resumos e Programação do VI SIGET, 2011. v. 01. p. 149-149.

18.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Tradução de resumos acadêmicos: análise via preceitos bakhtinianos. In: XX Seminário do Centro de Estudos LInguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos do XX Seminário do CELLIP, 2011. v. 01. p. 144-144.

19.
BALDO, Alessandra. Pesquisa qualitativa na área de inferência lexical: avaliação da metodologia. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Cadernos de Programação e Resumos do XX CELIIP, 2011. v. 01. p. 143-143.

20.
BALDO, Alessandra; AGUIAR, Michele D. A. . Implicações das crenças de alunos e professores no ensino e aprendizagem da leitura em L1 e L2. In: I Simpósio Internacional de Aquisição da Linguagem, 2011, Porto Alegre. Cadernos de Resumos do I SIAL. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. v. 1. p. 138-139.

21.
BALDO, Alessandra. Aquisição lexical em língua estrangeira: foco nas estratégias do leitor proficiente. In: I Simpósio Internacional de Aquisição da Linguagem, 2011, Porto Alegre. Cadernos de Resumos do I SIAL. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. v. 1.

22.
BALDO, Alessandra; Souza, Arlézia . Relações Inferenciais e Intertextuais em Produções Escritas de Pré-Universitários. In: Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. Progrmação e Resumos dos Trabalhos do VI SENALE. Pelotas: Edtiora da Universidade Católica, 2010. v. 01. p. 84-84.

23.
BALDO, Alessandra. Relação entre Significado Lexical e Significado de Domínio em Inferência em Leitura: um estudo de caso. In: II Seminário Nacional sobre Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, 2010, Rio Grande. Programação e Resumos dos Trabalhos - II SENALLP, 2010. v. 01. p. 63-63.

24.
WITTKE, C.I ; BALDO, Alessandra . Efeito Discursivo do Gênero Textual no Ensino de Língua. In: Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso, 2010, Porto Alegre. Caderno de Resumos - SITED, 2010. v. 01. p. 12-12.

25.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Perspectivas Discursivas, Textuais e de Gêneros na Prática de Professores de Língua em Formação. In: Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso, 2010, Porto Alegre. Caderno de Resumo - SITED, 2010. v. 01. p. 08-08.

26.
WITTKE, C.I ; BALDO, Alessandra . Efeito discursivo do gênero textual no ensino de língua. In: I Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso, 2010, Porto Alegre. Caderno de Resumos do I SITED, 2010. v. 01.

27.
ALVES, C. C. ; BALDO, Alessandra . Uso do Contexto e da Língua Materna na Aquisição Lexical em L2. In: II Seminário de Metodologia de Línguas e Literaturas, 2009, Pelotas. Caderno de Resumos do II SMELL. Pelotas: Editora Universitária - UFPel, 2009. v. 01. p. 09-09.

28.
SOUZA, Márica Duarte ; BALDO, Alessandra . Fatores de Coerência na Escrita de Surdos. In: II Seminário de Metodologia de Línguas e Literaturas, 2009, Pelotas. Caderno de Resumos do II SMELL. Pelotas: Editora Universitária - UFPel, 2009. v. 01. p. 12-12.

29.
BALDO, Alessandra. Avaliação em Compreensão Leitora. In: 1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura, 2007, Pelotas. Caderno de Resumos do 1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2007. v. 01. p. 12-12.

30.
BALDO, Alessandra. Conhecimento do Gênero Resenha e Compreensão Leitora em L2. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão. Programação e Resumos do 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Tubarão: Biblioteca Universitária da UNISUL, 2007. p. 110-110.

31.
BALDO, Alessandra. Relações entre Memória e Nível de Compreensão Leitora. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Resumo - Caderno de Atividades do 16º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. v. 01. p. 182-182.

32.
BALDO, Alessandra. Reading in an L1 and in an L2: evidence from verbal protocols. In: 8th International Congress of ISAPL, 2007, Porto Alegre. 8th International Congress of ISAPL - Abstracts, 2007. v. 01. p. 105-105.

33.
BALDO, Alessandra. Leitura crítica em língua estrangeira: da teoria à prática. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas. V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Resumos. Pelotas: EDUCAT, 2007. v. 01. p. 54-54.

34.
BALDO, Alessandra. Working with summaries in the EFL classroom. In: 13th APIRS Annual Convention, 2007, Porto Alegre. Caderno de Resumos - 13th APIRS Annual Convention, 2007. v. 01. p. 30-30.

35.
BALDO, Alessandra. Transferência das Habilidades de Leitura na Aquisição da Leitura em L2. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos do 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. v. 01. p. 176.

36.
BALDO, Alessandra. A Lembrança de Informações Textuais como Traço Diferenciador entre Leitores Mais e Menos Proficientes em Língua Materna e Língua Estrangeira. In: 7º Encontro do CELSUL, 2006, Pelotas. Programação e Resumos do 7º Encontro do CELSUL. Pelotas, RS: Editora da UCPEL, 2006. v. 01. p. 126-126.

37.
BALDO, Alessandra. O conhecimento de gêneros textuais/discursivos do professor é suficiente para possibilitar o aprendizado do aluno?. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria, RS. Anais do III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2005. v. 1. p. 52-53.

38.
BALDO, Alessandra. Reading strategies: why is it so difficult to tell them appart?. In: VII Convenção das Associações dos Professores de Inglês dos Estados do Sul, 2003, Florianópolis. Caderno de Resumos da VII Convenção das Associações dos Professores de Inglês dos Estados do Sul. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003. v. 01. p. 44-44.

39.
BALDO, Alessandra. Abordagens Pragmáticas à Distribuição da Informação em Enunciados. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erechim. Anais do I Congresso Internacional das Linguagens. Erechim: Editora da URI, 2002. v. 1. p. 132-132.

Apresentações de Trabalho
1.
BALDO, Alessandra; DIAS, G. O. ; SANTOS, M. L. ; MACHADO, P. C. . Relação entre compreensão de expressões idiomáticas em português como L2 e similaridade de forma entre expressões na L1 e na L2.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BALDO, Alessandra; MACHADO, P. C. . Relações Metafóricas na Inferência de Expressões Idiomáticas em Português como L2. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BALDO, Alessandra. Inferência e o papel do contexto: as expressões idiomáticas em português L2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BALDO, Alessandra. Imagens mentais na descrição de expressões idiomáticas na L2: questionando a noção de consistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BALDO, Alessandra. Formação docente e demandas do aluno de educação básica: desencontros e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BALDO, ALESSANDRA. Imagens mentais na descrição de expressões idiomáticas na L2: questionando a noção de consistência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BALDO, ALESSANDRA. Analogias na L1 e L2 na aquisição dos vocábulos em L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BALDO, ALESSANDRA. Interação pela Linguagem e Frames Semânticos: ilustração via expressões idiomáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BALDO, Alessandra. Expressões idiomáticas: o papel do background sociocultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BALDO, Alessandra. Projeto de letramento de inglês como L2 para crianças carentes: relato de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BALDO, Alessandra. Elaboração de tiras em quadrinhos em aulas de inglês para crianças: contribuição da linguagem humorística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I ; FREITAS, L. F. R. . Experiências de Integração entre Universidade e Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DUARTE, M. ; BALDO, Alessandra . Práticas de Leitura em Sala de Aula: o papel das crenças dos professores e alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BALDO, Alessandra. Atividades em livros didáticos de línguas: exclusão da realidade escolar como regra?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BALDO, Alessandra. Expressões idiomáticas em língua adicional: inferindo significados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Baldo, A. ; BALDO, Alessandra . TICS e o ensino de inglês em escolas públicas: afugentando a evasão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BALDO, Alessandra. Elaboração de Frames Cognitivos e Interacionais na Compreensão de Expressões Idiomáticas em L2: um estudo de caso.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BALDO, Alessandra. The Research Article Abstract and the IMRD Model: counter-examples from Brazilian History Journal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Há vários e muito poucos...(In)adequação de exemplares de gênero em livros didáticos para um curso de inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BALDO, Alessandra. Literacy Development in Reading in an L2: Focusing on Vocabulary Acquisition. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CORTES, João L. P. ; BALDO, Alessandra . Compreensão de expressões idiomáticas em contexto restrito e amplo: o que aprendizes de português como LA têm a dizer sobre isso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
BALDO, Alessandra; KURTZ- DOS-SANTOS, Sílvia C. . Transferência da L1 para a L2 versus nível de proficiência na L2. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Caracterização do gênero resumo acadêmico: (contra)-exemplos da área de história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BALDO, Alessandra. Pesquisa qualitativa na área de inferência lexical: avaliação da metodologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Tradução de resumos acadêmicos: análise via preceitos bakhtinianos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
AGUIAR, Michele D. A. ; BALDO, Alessandra . Implicações das crenças de alunos e professores no ensino e aprendizagem de leitura em L1 e L2. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BALDO, Alessandra. Aquisição lexical em língua estrangeira: foco nas estratégias inferenciais do leitor proficiente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
WITTKE, C.I ; BALDO, Alessandra . O papel do gênero textual no ensino de língua na prática de leitura e produção textual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BALDO, Alessandra; Souza, Arlézia . Relações Inferenciais e Intertextuais em Produções Escritas de Pré-Universitários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BALDO, Alessandra. Relação entre significado lexical e conhecimento de domínio em inferência em leitura: uma análise de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BALDO, Alessandra. Interação pela Linguagem e Construção do Intertexto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BALDO, Alessandra; Wittke, C.I. . Perspectivas discursivas, textuais e de gêneros na prática de professores de língua em formação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Efeito discursivo do gênero textual no ensino de língua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BALDO, Alessandra; SOUZA, Márica Duarte . Fatores de coerência na escrita de surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Perspectivas Textuais, Discursivas e de gêneros na prática de professores de língua em formação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BALDO, Alessandra; ALVES, C. C. . Uso do Contexto e da Língua Materna na Aquisição Lexical em L2. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
BALDO, Alessandra. Comprehension processes of Proficient portuguese readers. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BALDO, Alessandra. Avaliação em compreensão leitora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BALDO, Alessandra. Conhecimento de gênero textual resenha e compreensão leitora em L2. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
BALDO, Alessandra. Leitura crítica em língua estrangeira: da teoria à prática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
BALDO, Alessandra. Reading in an L1 and in an L2: evidence from verbal protocols. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
BALDO, Alessandra. Relações entre memória e nível de compreensão leitora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
BALDO, Alessandra. Working with summaries in the EFL classroom. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
BALDO, Alessandra. Transferência de habilidades na aquisição da leitura na L2. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
BALDO, Alessandra. A lembrança de informações textuais como traço diferenciados entre leitores mais e menos proficientes em L1 e L2. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
BALDO, Alessandra. O conhecimento de gêneros textuais do professor é suficiente para possibilitar o aprendizado do aluno?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
BALDO, Alessandra. Reading strategies: why is it so difficult to tell them apart?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
BALDO, Alessandra. Abordagens pragmáticas à distribuição da informação em enunciados. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BALDO, Alessandra; GIACOMELLI, K. ; MARQUES, E. M. . Intersecções, sempre. Pelotas, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BALDO, Alessandra. A linguagem no centro dos sistemas que constituem o ser humano. Pelotas, RS: Editora e Gráfica Universitária - Universidade Federal de Pelotas, 2012. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
BALDO, Alessandra. Inglês para a Comunidade do Anglo. 2010. (Projeto de Extensão).

Demais trabalhos
1.
BALDO, Alessandra. A percepção de gêneros textuais/discursivos pelo professor de língua materna. 2004 (Apresentação de estudo na 2ª área de especialidade do Doutorado) .

2.
BALDO, Alessandra; PEREIRA, V. W. ; CASTRO, J. S. . Pesquisa: Avaliação de Escores de Compreensão Leitora em Alunos de Ensino Médio. 2003 (Integrante de projeto de pesquisa) .

3.
BALDO, Alessandra. Integração entre Conhecimento Prévio e Conhecimento Novo em Textos. 2003 (Exposição de trabalho na Semana Acadêmica de Letras da PUCRS) .

4.
BALDO, Alessandra; MACHADO, Rejane Flores ; MARQUARDT, Lia Lourdes ; BARBISAN, Leci Borges ; LUZ, Ana Luíza Leal da . Pesquisa: Continuidade temática em textos argumentativos. 1998 (Integrante de projeto de pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BALDO, Alessandra; CUNHA, A. P. A.; SOBRAL, A. U.. Participação em banca de Francine de Oliveira Gomes. Crenças de alunos e professores de língua inglesa quanto à correção de erros em sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORTES, João L. P.; OLIVEIRA, F. M.; BALDO, Alessandra. Participação em banca de Aline Behling Duarte. A inferência da língua materna e a aquisição do present perfect: um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BALDO, Alessandra; CORTES, João L. P.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Camila da Rosa da Costa. Cognatos, vocábulos de baixa e de alta frequência em espanhol: como os aprendizes inferem seus significados?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
BALDO, Alessandra; FREITAS, L. F. R.. Participação em banca de Caroline Schwarzbold. Desenvolver a competência leitora: desafio ao professor de ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
BALDO, Alessandra; DRESCH, Márcia. Participação em banca de Samanta Angélica Splinder. Caracterização do texto a partir da macroestrutura ou superestrutura narrativa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
BALDO, Alessandra; AMARAL, Luís Isaias Centeno do. Participação em banca de Cristiane Teixeira de Oliveira. As implicaturas dos atos de fala no fazer pedagógico - um estudo sobre a construção de valores na sala de aula de LE.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
BALDO, Alessandra; CARDOSO, Paula Eick. Participação em banca de Tatiane da Silva Christ. Análise Quantitativa e Qualitativa sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem de duas Turmas da 3ª série do Ensino Fundamental de duas Instituições Educacionais do Município de Pelotas.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
BALDO, Alessandra; BORGES, Paulo RIcardo Silveira. Participação em banca de Rita Perez Germano. O efeito dos textos publicitários em alunos de sexta série do ensino fundamental: os atos de fala no processo ensino-aprendizagem.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
BALDO, Alessandra; SASSI, Maria Pia Mendoza. Participação em banca de Renata de Azevedo Ribeiro. Produção textual em ambientes virtuais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALDO, Alessandra; RODRIGUES, R. R.; VOLCATO, J. C. M.. Participação em banca de Mabel Nunes Zonta.Estratégias de legendagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Tradução Inglês - Português) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BALDO, ALESSANDRA; ALVES, S. M. L.; PERES, L. M. V.. Participação em banca de Natali Silveira Rocha.Uma análise dos processos de atenção envolvidos na prática de revisão textual: um ensaio inicial à luz dos estudos da psicologia cognitiva e da linguística textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Redação e Revisão de Textos) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BALDO, Alessandra; ALVES, U. K.; OLIVEIRA, L. S.. Banca de Seleção para Professor Titular de Língua Inglesa. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

2.
BALDO, Alessandra; FARIAS, Letícia S.; SOUTO, C.D.K.. Banca de seleção para professor titular de língua inglesa. 2010. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Concurso público
1.
BALDO, Alessandra; AMARAL, Luís Isaias Centeno do; ALVES, S. M. L.. Banca para professor substituto de língua portuguesa. 2016.

2.
BALDO, Alessandra; OLIVEIRA, F. M.; MARQUES, E. M.. Banca para professor substituto de língua inglesa. 2016.

3.
BALDO, Alessandra; MACHADO, R. J.; CORTES, João L. P.. Banca para professor substituto de língua portuguesa e português para estrangeiros. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

4.
BALDO, Alessandra; OLIVEIRA, L. S.; LONGARAY, E. A.. Banca de Seleção para Professor Assistente de Língua Inglesa. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
BALDO, Alessandra; FERNANDES, Guido Gilberto; SANTOS, S. C. K.. Processo seletivo para professor substituto em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

6.
BALDO, Alessandra; FERNANDES, Guido Gilberto; SANTOS, Silvia Costa Kurtz dos. Processo seletivo para professor substituto em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

7.
BALDO, Alessandra; NUNES, Elton Luiz Vergara; DUARTE, Nóris Eunice Wiener Pureza. Banca De Seleção para Professor Formador e Tutor de Língua Portuguesa para o Projeto Pro-Licenciatura - Curso de Matemática a Distância. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

8.
BALDO, Alessandra; SILVA, Elaine Nogueira da; SANTOS, Silvia Costa Kurtz dos. Processo seletivo para professor substituto em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. 2007. Universidade do Pampa.

Outras participações
1.
GIACOMELLI, K.; Bopp da Silva, T.; BALDO, Alessandra. Comissão de avaliação para ingresso no curso de Especialização em Letras. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

2.
BALDO, Alessandra; MOZZILLO, Isabella; OURIQUE, J. L. P. XIV Encontro de Pesquisadores de Pós-graduação (Revisor). 2012. Universidade Federal de Pelotas.

3.
BALDO, Alessandra; CORTES, João L. P.. Comissão de Avaliação para ingresso no Curso de Especialização em Língua Estrangeira. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

4.
BALDO, Alessandra; FREITAS, L. F. R.; OURIQUE, J. L. P. Comissão de Avaliação para ingresso no Curso de Especialização em Letras. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

5.
BALDO, Alessandra; FREITAS, L. F. R.; WITTKE, C.I; MACHADO, R. J.. Comissão de Avaliação para ingresso no PIBID. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

6.
BALDO, Alessandra. XVIII Congresso de Iniciação Científica - UFPel. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

7.
BALDO, Alessandra; DUARTE, Nóris Eunice Pureza Duarte; ALCÂNTARA, Cíntia da Costa; MOZZILLO, Isabella. Comissão de Avaliação para ingresso no Curso de Especialização em Letras. 2007. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Seminário Nacional de Linguagem e Ensino.Demandas do aluno de edução básica: desencontros e desafios. 2016. (Seminário).

2.
XII Centro de Estudos Linguísticos do Sul.Inferência e expressões idiomáticas em L2: o papel do contexto. 2016. (Simpósio).

3.
III Congresso Internacional sobre Linguagem e Interação. Interação pela Linguagem e Frames Semânticos: ilustração via expressões idiomáticas. 2015. (Congresso).

4.
V Congresso Internacional na Linguagem e no Pensamento. Imagens mentais na descrição de expressões idiomáticas: revisitando a noção de consistência. 2015. (Congresso).

5.
II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturias.Inferência lexical em L2: o papel do background sociocultural. 2014. (Seminário).

6.
XI Centro de Estudos Linguísticos do Sul.Projeto de letramento de inglês como L2 para crianças carentes: relato de caso. 2014. (Outra).

7.
19º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada e 5º Seminário Internacional de Linguística.Expressões idiomáticas em língua adicional: inferindo significados. 2013. (Seminário).

8.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguasuas. Práticas de leitura em sala de aula: o papel das crenças de professores e alunos. 2013. (Congresso).

9.
1º SINEPLA - Simpósio Internacional de Ensino de Português como Língua Adicional.Compreensão de expressões idiomáticas em contexto restrito e em contexto amplo. 2012. (Simpósio).

10.
English Teaching and learning: new literacies.Literacy Development in Reading. 2012. (Outra).

11.
Genre 2012: Rethinking Genre 20 Years Later. The research article abstract: counter-examples from Brazilian History Journal. 2012. (Congresso).

12.
I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem.Aquisição lexical em língua estrangeira: foco nas estratégias inferenciais do leitor proficiente. 2011. (Seminário).

13.
Línguas em contato: onde estão as fronteiras?.Transferência da L1 para a L2 versus nível de proficiênciia na L2. 2011. (Seminário).

14.
XX Seminário do Centro de Estudos LInguísticos e Literários do Paraná.Pesquisa qualitativa na área de inferência lexical: avaliação da metodologia. 2011. (Seminário).

15.
Congresso Internacional de LIngugagem e Interação II. Interação da Linguagem e Construção do Intertexto. 2010. (Congresso).

16.
II Seminário Nacional sobre Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.Relação entre significado lexical e conhecimento de domínio em inferência em leitura: uma análise de caso. 2010. (Seminário).

17.
Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso.Efeito Discursivo do Gênero Textual no Ensino de Língua. 2010. (Seminário).

18.
Seminário Nacional de Linguagem e Ensino.Relações Inferenciais e Intertextuais em Produções Escritas de Pré-Universitários. 2010. (Seminário).

19.
II Seminário de Metodologia de Línguas e Literaturas.Uso do Contexto e da Língua Materna na Aquisição Lexical em L2. 2009. (Seminário).

20.
13th International Graduate Students´Conference - Phd. Program on Luso-Brazilian and Hispanic Languages. Comprehension Processes of Proficient Portuguese Readers. 2008. (Congresso).

21.
16º Congresso de Leitura do Brasil. Relações entre Memória e Nível de Compreensão Leitora. 2007. (Congresso).

22.
1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura.Avaliação em Compreensão Leitora. 2007. (Seminário).

23.
4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Conhecimento do Gênero Textual Resenha e Compreensão Leitora em L2. 2007. (Simpósio).

24.
8th International Congress of ISAPL. Reading in an L1and in an L2: evidence from verbal protocols. 2007. (Congresso).

25.
Convenção da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul.Working with summaries in the EFL classroom. 2007. (Outra).

26.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Leitura crítica em língua estrangeira: da teoria à prática. 2007. (Seminário).

27.
7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem.Transferência das habilidades de leitura na aquisição da leitura em L2. 2006. (Encontro).

28.
3º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O conhecimento de gêneros textuais do professor é suficiente para possibilitar o aprendizado do aluno?. 2005. (Simpósio).

29.
II Encontro Nacional de Ensino de Línguas.Dois enfoques teóricos de leitura de leitura. 2003. (Encontro).

30.
VII Convenção das Associações dos Professores de Inglês dos Estados do Sul.Reading strategies: why is it so difficult to tell them appart?. 2003. (Outra).

31.
I congresso Internacional das Linguagens. Abordagens pragmáticas à distribuição da informação em enunciados. 2002. (Congresso).

32.
IV SINELE - Seminário Internacional do Ensino de Língua Estrangeira. 2002. (Seminário).

33.
Convenção dos Professores de Inglês - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 2001. (Outra).

34.
I Conferência de Polissemia e Indeterminação Semântica. 2001. (Outra).

35.
Seminário Nacional de Centros Universitários e Seminário Internacional sobre Sistemas de Ensino Superior. 2000. (Seminário).

36.
V ENAL - Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem. 2000. (Encontro).

37.
Convenção dos Professores de Inglês. 1999. (Outra).

38.
III Círculo de Estudos Lingüísticos e IV Seminário Internacional de Lingüística. 1999. (Outra).

39.
II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 1999. (Seminário).

40.
V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 1998. (Congresso).

41.
IV Seminário Nacional sobre Aquisição da Linguagem. 1997. (Seminário).

42.
Seminário do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 1995. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ian Gil de Mello. Compreensão de expressões idiomáticas em Língua Adicional. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

2.
Marília Lima Silva. Compreeensão de Expressões Idiomáticas em Língua Adicional. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tássia Avila Silva. Frequência de palavras e inferência lexical na L2. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

2.
Camila Rosa da Costa. Aquisição de vocabulário por falantes de espanhol como L2. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

3.
Michele Duarte Almeida. As crenças de alunos e professores e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de leitura em L1 e L2. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

4.
Claudio Collares Alves. Inferência Lexical em Língua Estrangeira. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

5.
Arlézia de Souza. Intertextualidade e inferência em leitura: análise de produções escritas de pré-universitários. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

6.
Márcia Vile Duarte. Fatores de coerência em produções textuais de sujeitos surdos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Rato Vieira. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

2.
Cínthia da Silva Geisler. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

3.
Daniele Cardoso Jackson. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

4.
Fernanda Nogueira Bernardes. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

5.
Ana Paula Rego da Rocha. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

6.
Claúdia Raquel Lutz. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

7.
Vanessa Martinelli Oro. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

8.
Michel Eichholz Abelaria. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

9.
Gabriela Lamas Soca Bernardi. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

10.
Alessandra Belletti Figueira. Relatório de Estágio Conclusão Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

11.
Daniel Andrioli Rash. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

12.
Gisele Medina Nunes. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

13.
Gonçalo Piolti Cholant. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

14.
Karina Ávila Pereira. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

15.
Lauro Iglesias Quadrado. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

16.
Luíza Venzke Bortoli. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

17.
Marina Farias Martins. Relatório de Estágio Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

18.
Sonaira Cristina Pinto Zanini. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

19.
Feliciano Vieira Franco. Relatório de Estágio de Conclusão de Curso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

Iniciação científica
1.
Gisele Dias Oliveira. Compreensão de expressões idiomáticas em Língua Adicional. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

2.
Priscila Costa Machado. Compreensão de expressões idiomáticas em Língua Adicional. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

3.
Vitoria Tassara da Silva. Inferência Lexical em Língua Estrangeira. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Tradução Inglês - Português) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alessandra Baldo.

4.
Ian Gil de Melo. Compreensão de Expressões Idiomáticas em Língua Adicional. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Baldo.

5.
Laura Silva Souza. Inferência Lexical em Língua Estrangeira. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Tradução Inglês - Português) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Alessandra Baldo.

6.
Vitória Tassara da Silva. Processos de inferência lexical em L2. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alessandra Baldo.

7.
Ian Gil de Mello. Compreensão de Expressões Idiomáticas em Língua Adicional. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Baldo.

8.
Priscila Wendt. Inferência lexical em língua estrangeira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

9.
Vitória Ferreira Osorio. Inferência lexical em língua estrangeira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Baldo.

10.
Laura Silva Souza. Inferência lexical em língua estrangeira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alessandra Baldo.

11.
Paola Basílio Oliveira. Compreensão de Expressões Idiomáticas em Língua Adicional. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

12.
Soléia Ambros Chagas. Inferência lexical em língua estrangeira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

13.
Thais Telles Barbieri. Inferência lexical em língua estrangeira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

14.
Priscila Wendt. Inferência lexical em língua estrangeira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

15.
Matheus Velasques Trindade. Influência da L1 na Leitura em Língua Estrangeira. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.

Orientações de outra natureza
1.
Graciele Urrutiá Dias Silveira. Curso de Extensão - Inglês para o Anglo. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Baldo.

2.
Tássia Ávila Silva. Curso de Extensão - Inglês para a Comunidade do Anglo. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Baldo.

3.
Tássia Ávila Silva. Projeto de Extensão - Inglês para Comunidade do Anglo. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Baldo.

4.
Graciele Urrutia Dias. Projeto de Extensão - Inglês para a Comunidade do Anglo. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras - Inglês/Português) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Baldo.

5.
Priscila Martins Moreno. Projeto de Extensão - Inglês para a Comunidade do Anglo. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Alessandra Baldo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BALDO, ALESSANDRA2017BALDO, ALESSANDRA; SILVA, TÁSSIA ÁVILA . FREQUÊNCIA DE PALAVRAS E PROCESSOS INFERENCIAIS: O QUE APRENDIZES DE UMA L2 PODEM DIZER SOBRE ISSO. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO), v. 17, p. 237-256, 2017.

2.
BALDO, Alessandra2017BALDO, Alessandra. Refletindo sobre causas para o descompasso entre a formação docente e as demandas do aluno de educação básica. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 276-286, 2017.


Livros e capítulos
1.
BALDO, ALESSANDRA; WITTKE, C.I ; MORETTO, M. . O trabalho com a escrita por meio do modelo didático de gênero. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Sequências didáticas no ensino de línguas: experiências, reflexões e propostas. 1ed.Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 210-225.


Apresentações de Trabalho
1.
BALDO, Alessandra; WITTKE, C.I . Há vários e muito poucos...(In)adequação de exemplares de gênero em livros didáticos para um curso de inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BALDO, Alessandra. Literacy Development in Reading in an L2: Focusing on Vocabulary Acquisition. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 9:10:51