Lucimar Araujo Braga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8582701929104828
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Graduação Letras, Universidade Estadual de Londrina; Especialista Ensino de Línguas Estrangeiras, Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela UEPG. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atualmente ocupa o cargo de diretora adjunta do Setor de Humanas Letras e Artes. Cursando doutorado em Educação, pesquisa e orienta na área de currículo educacional e diversidades, formação de professores e língua espanhola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucimar Araujo Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, Lucimar Araujo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Ponta Grossa, colegiado de curso.
Praça Santos Andrade
Centro
84010919 - Ponta Grossa, PR - Brasil
Telefone: (42) 32203300
Ramal: 3372
Fax: (42) 3372
URL da Homepage: http://www.uepg.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Orientador: Ana Lucia Pereira Baccon.
Palavras-chave: currículo; formaçao professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: CRENÇAS E ATITUDES DE UMA PROFESSORA DE ESPANHOL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO PARANÁ E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Leticia Fraga.
Palavras-chave: Crenças e atitudes linguísticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2007
Mestrado em Master en ciencias de la educación.
Universidad del Norte de Paraguay, UNINORTE, Paraguai.
Título: A diversidade latino-americana como componente de materiais didáticos no ensino-aprendizagem da língua espanhola,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Aristides Escobar Argaña.
Palavras-chave: livro didático; antropologia cultural; formação de professores; ensino-aprendizagem; cultura latino-americana.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Especialização em Especialização em ensino de linguas estrangeiras. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: motivação pessoal: fator i9mprescindívels para o exito no processo ensino-aprendizagem.
Orientador: Graciete Tozetto Goes.
1997 - 2000
Graduação em Letras Português Espanhol.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: profesora auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2007 - Atual
Direção e administração, colegiado de curso, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/2002 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
prática I: leitura e produção de texto, Prática II: cultura oral
lingua espanhola, linguistica aplicada, literatura española e hispano-americana


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Debates e reflexões sobre currículo educacional e diversidade
Descrição: A pesquisa continuada sobre currículo educacional e diversidade ocorrerá com a participação de professores formados e em formação do município de Ponta Grossa. Estas pesquisas nortearão a compreensão e os entendimentos, a luz dos estudos da Filosofia da Linguagem, de estudos sobre Currículo e Diversidade, entendida entre os temas transversais. Assim, a partir de reflexões sobre currículo entre os participantes e de propostas de pesquisas em escolas, centros educacionais, ONGs, etc., temos como objetivo fomentar discussões sobre agenciamento e possibilidades de emancipação dos sujeitos na educação. Para isso, pretendemos fazer inserções com os resultados das discussões realizadas com a pesquisa no formato de rodas de conversa, oficinas, palestras e colóquios. Com isso, acreditamos que nossos resultados apontarão para entendimentos subjetivos diversos sobre o currículo e diversidade e suas atribuições na formação dos sujeitos pela educação formal e não formal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador.
2016 - 2018
O currículo nas licenciaturas de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: uma reflexão sobre os olhares de professores e alunos
Descrição: Compreender a concepção, a organização e o desenvolvimento dos currículos nos cursos de Letras da UEPG e na área de línguas das escolas públicas de educação básica (ensino fundamental - séries finais e ensino médio), pertencentes ao NRE/PG/PR, com professores formadores da universidade, professores em serviço e professores em formação inicial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador / Lorena Scheiffer Rocha - Integrante.
2013 - Atual
Percepções sobre autonomia de professores em formação.
Descrição: A partir dessas identidades chamadas de híbridas é que se procurará estudar e compreender as identidades em tempos de globalização (HALL, 2006). E a partir desse hibridismo é que se buscará pesquisar o professor em formação, de um curso de Letras com a intenção de levantar dados que desvelem ou não seus entendimentos sobre a autonomia em sala de aula de línguas. Assim, essa proposta propõe uma pesquisa bibliográfica em que questione as possíveis percepções que professores em formação podem apresentar em relação à autonomia como articuladora no procedimento de interação para aprender e ensinar línguas. Nesse sentido, procurar-se-á investigar em literatura disponível, se o professor em formação demonstra interesse autonomamente para a utilização dessa estratégia (tandem) para o aprimoramento do conhecimento, no processo de ensinar e aprender línguas. Mas, será crível que os professores em formação apresentam estas características? Será que as salas de aulas estão atestadas de seres autônomos?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Integrante / braga l a - Coordenador.
2011 - 2013
CRENÇAS E ATITUDES DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS
Descrição: Trabalho para a obtenção do título de Mestre na UEPG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
CRENÇAS E SALA DE AULA: CONTEXTOS APROPRIADOS PARA REFLETIR ENSINO E APRENDIZAGEM?
Descrição: A língua espanhola está em crescente expansão no ensino básico e universitário do Brasil e de acordo com o que se tem de conhecimento registrado em literatura, exemplo: a oferta de artigos e livros voltados para a discussão sobre a língua espanhola ofertadas no Brasil (SEDYCIAS, 2005), (MORENO FERNÁNDEZ, 2005), (SALINAS, 2005), (CELADA & GONZÁLEZ, 2005), dentre outros, demonstram que estes estudos são resultados, entre outros fatores, dos acordos diplomáticos entre o Brasil e os países sul-americanos como, por exemplo, o Mercosul, da cooperação entre o Instituto Cervantes do Brasil e o compromisso em ofertar formação continuada de qualidade aos professores da língua espanhola. Além, é claro, da obrigatoriedade votada em esferas federais, da Lei 11.161/2005, popularmente chamada de "Lei do Espanhol", que torna obrigatório a oferta, por parte das escolas do ensino básico, do idioma espanhol no ensino médio e facultativo no ensino fundamental. Também é facultativa aos alunos a opção de cursar a disciplina. A partir da aprovação da Lei, os estados teriam prazo de cinco anos para tornar a oferta obrigatória. Diante dos fatos expostos e do fim do prazo estabelecido para a implantação da língua estrangeira espanhola no ensino básico, parece-nos justificável a realização de estudos que deixem transparente como a língua espanhola vem sendo trabalhada em escolas que já ofertavam a mesma na grade curricular. Sendo assim, fundamentados principalmente por estudos de Crenças (BARCELOS & ABRAHÃO, 2010); estudos sobre identidade de (BAUMAN, 2005) e (GRIGOLTTO, 2005); o desenvolvimento do ensino no espanhol no Brasil de (SEDYCIAS, 2005), além dos documentos oficiais como Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs, 2006) e Diretrizes Curriculares Estaduais (DCEs, 2008) realizar-se-á o trabalho com o propósito de contribuir para a área de formação de professores de Língua Espanhola, além de proporcionar reflexões a respeito da atuação do profissional em exercício da função..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador.
2008 - 2010
A produção de texto e a formação acadêmica: multiculturalismo, globalização e identidade.
Descrição: Esta pesquisa tem como propósito analisar, pela produção escrita de alunos regularmente matriculados no curso de Letras Português Espanhol, se durante o processo de sua formação acadêmica ocorrerá transformações em sua identidade frente aos novos conhecimentos a serem adquiridos sobre a cultura, costumes e língua estrangeira do outro. Como questões norteadoras serão observadas as possíveis interferências da globalização e do multiculturalismo na identidade do indivíduo aprendiz de uma língua estrangeira, em nosso caso, a Língua Espanhola. A hipótese a ser testada e sobre a qual o projeto propõe refletir é: (se) o ensino-aprendizagem da língua estrangeira espanhola interfere na identidade do aprendiz a partir do contato com a língua e a cultura do outro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Debates e reflexões sobre currículo educacional
Descrição: O projeto de extensão sobre o currículo educacional ocorrerá com a participação de professores formados, egressos e acadêmicos (futuros professores) do município de Ponta Grossa. Estas ações extensionistas nortearão a compreensão e os entendimentos de possíveis leituras, á luz dos estudos da nova pragmática e da teoria crítica educacional sobre o funcionamento do currículo educacional em plenitude e como agente de emancipação dos sujeitos na educação. Com isso, acreditamos que nossos resultados apontarão para entendimentos subjetivos diversos do que venha a ser currículo educacional e sua atribuição na formação dos sujeitos pela educação formal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador.
2010 - 2011
Nucleo de estudos e formação de professores em educação para a paz e convivências NEP
Descrição: Projeto que visa proporcionar entendimento dos temas da não violência nas escolas do municipio de Ponta Grossa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Integrante / Nei Alberto Sales Filho - Coordenador.
2010 - 2011
Nucleo de assessoria pedagógica NAP
Descrição: Projeto que dá assessoria pedagógica (formação continuada) para professores e acadêmicos da área de límnguas estrangeiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Integrante / Aparecida de Jesus Ferreira - Coordenador.
2009 - 2010
Extensão nas escolas.
Descrição: Projeto que atende escolas´públicas de Ponta Grossa que não tem Lingua Espanhola na grade curricular com alunos voluntários..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
GECE - GRUPO DE ESTUDOS EM CURRÍCULO EDUCACIONAL
Descrição: O GECE é desenvolvido em parceria com o projeto de pesquisa: O currículo nas licenciaturas de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: uma reflexão sobre os olhares de professores e alunos e é parte do projeto de extensão: Debates e reflexões sobre currículo educacional, todos protocolados e em desenvolvimento na Universidade Estadual de Ponta Grossa dentro do Programa de Extensão: Laboratório de Estudos do Texto (LET). O grupo se reúne para discutir a teoria e a prática do currículo educacional, da formação de professores, a nova pragmática e documentos oficias para a educação, a partir de literatura pertinente à área (livros e artigos científicos). A sistemática de funcionamento dos encontros para os debates e reflexões parte de textos realizados (escritos) pelos participantes após a leitura do livro ou artigo selecionado. Além disso, fazemos intervenções no formato de extensão, em instituições que estejam dispostas a participarem de debates e reflexões acerca da temática: currículo educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador / Lorena Scheiffer Rocha - Integrante / Amanda Betin Guimarães - Integrante / Ana Carolina Dal Col - Integrante / Brenda S. de Araujo Antunes - Integrante / Clara do Pardo Patricio - Integrante / Daniele Tondini - Integrante / Erick R. Teixeira de Almeida - Integrante / Igor A. Barreto - Integrante / Isabela Mendes - Integrante / Kelly Cristina Braz - Integrante / Luiz Felipe S. de Almeida - Integrante / Marise Bronoski - Integrante / Rosa Eliana dos Santos - Integrante / Sabrina Moreira - Integrante.
2014 - Atual
Língua Espanhola e profissionalização: questões de identidade e autonomia
Descrição: Curso de 4 horas de duração oferecido à comunidade acad~emica e professores da rede estadual de educação do Núcleuo Regional de Ponta Grossa em parceria com o NAP-UEPG..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador.
2014 - Atual
Os (des)caminhos para as Línguas estrangeiras Modernas
Descrição: O curso tem como base o movimento contínuo de aperfeiçoamento de formação dos professores no espaço escolar, fortalecendo a articulação entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Assim, é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/SETI, Secretaria Estadual de Educação/SEED e as Instituições de Ensino Superior/IES públicas do estado do Paraná. Nesse sentido, o PDE assume os seguintes pressupostos: a) reconhecimento dos professores como produtores de conhecimento sobre o processo ensino-aprendizagem; b) organização de um programa de formação continuada atento às reais necessidades de enfrentamento de problemas ainda presentes nas escolas de Educação Básica; c) superação do modelo de formação continuada concebido de forma homogênea e descontínua; d) organização de um programa de formação continuada integrado com as instituições de ensino superior; e) criação de condições efetivas, no interior da escola, para o debate e promoção de espaços para a construção coletiva do saber. Conceituamos como Formação Continuada, no âmbito desse Programa, o movimento permanente e sistemático de aperfeiçoamento dos professores da rede de ensino estadual, em estreita relação com as IES, com o objetivo de instituir uma dinâmica permanente de reflexão, discussão e construção do conhecimento sobre a realidade escolar. Nesse processo, o professor é um sujeito que aprende e ensina na relação com o mundo e na relação com outros homens, portanto, num processo de Formação Continuada construído socialmente. Objetiva-se que essa formação provoque efeitos tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tais como: redimensionamento das práticas educativas, reflexão sobre os currículos das Licenciaturas e sua avaliação e demais discussões pertinentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - Atual
Os (des)caminhos para as linguas estrangeiras modernas
Descrição: Curso de extensão oferecido aos professores PDE/2014 na área de Línguas Estrangeiras Modernas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Coordenador.
2014 - Atual
Introdução aos estudos sobre identidade do universitário: questões de autonomia.
Descrição: A partir dessas identidades chamadas de híbridas é que se procurará estudar e compreender as identidades em tempos de globalização (HALL, 2006). E a partir desse hibridismo é que se buscará pesquisar o professor em formação, de um curso de Letras com a intenção de levantar dados que desvelem ou não seus entendimentos sobre a autonomia em sala de aula de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Lucimar Araujo Braga - Integrante / braga l a - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREIRE, L. I. F.2017FREIRE, L. I. F. ; PEREIRA, A. L. ; BRAGA, Lucimar Araujo ; LARA, I. C. . Formação e atuação de docentes nas disciplinas de prática de ensino em cursos de formação de professores das ciências exatas e naturais. Enseñanza de las ciencias, v. extra, p. 5217-5224, 2017.

2.
BRAGA, Lucimar Araujo2014 BRAGA, Lucimar Araujo. CRENÇAS E ATITUDES SOBRE ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS ?ALGUMAS PONDERAÇÕES. GAVAGAI, v. 01, p. 055-065, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Mons, J. S. E. ; BRAGA, Lucimar Araujo . Pratica de ensino V. 1. ed. Ponta Grossa: Nutead, 2011. v. 1. 51p .

2.
BRAGA, Lucimar Araujo; Matta, E. R. D. ; Mons, J. S. E. . Prática de ensino VI: elaboração da unidade didática. 1. ed. Ponta Grossa: Nutead, 2011. v. 1. 65p .

3.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. . Conversación en lengua española. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2010. v. 300. 45p .

4.
BRAGA, Lucimar Araujo. língua espanhola - ensino e estudo I. ponta grossa: bicen, 2008. v. 400. 78p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. Em Busca de Uma Formação Sem Sacralização. In: Djane Antonucci Correa. (Org.). Saberes integrados: sociedade e universidade. 1ed.Ponta Grossa: Container Edições; Edições Muitas Vozes, 2018, v. 1, p. 01-157.

2.
BRAGA, Lucimar Araujo; PEREIRA, A. L. ; ROCHA, L. S. . Formação de professores: teoria e prática em questão. In: Ana Lucia Pereira; Fábio Antonio Gabriel; Leila Inês Follmann Freire; Thamiris Christine Mendes. (Org.). Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões: práticas e saberes. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2017, v. 1, p. 01-412.

3.
SKEIKA, T. ; PEREIRA, A. L. ; BRAGA, Lucimar Araujo ; GABRIEL, F. A. . Questiono, logo conheço! uma análise das representações sociais de licenciandos sobre o significado de filosofia. In: Ana Lucia Pereira; Fábio Antonio Gabriel; Célia Finck Brandt. (Org.). Fundamentos epistemológicos da educação. 1ed.Rio de Janeiro: Luminária Academia, 2017, v. 1, p. 01-293.

4.
BRAGA, Lucimar Araujo; FONSECA, M. R. S. T. . A pratica de língua estrangeira e sua importância no processo de construção da identidade e da cidadania. In: Graciete Tozetto Goes; Olinda Chamma. (Org.). Arquitetura da prática: interação do saber-fazer nas licenciaturas. 1ed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012, v. 1, p. 9-201.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. Formação de professores de línguas: algumas crenças e atitudes relacionadas à sala de aula.. In: V Encontro Internacional de Letras: literatura e linguística: linguagens do século XXI, 2013, Foz do Iguaçu. V Encontro Internacional de Letras: literatura e linguística: linguagens do século XXI. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2013.

2.
BRAGA, Lucimar Araujo. : XI Seminário nacional de literatura, história e memória e II Congresso internacional de pesquisa em letras no contexto latino-americano. In: XI Seminário nacional de literatura, história e memória e II Congresso internacional de pesquisa em letras no contexto latino-americano, 2013, Cascavel. XI Seminário nacional de literatura, história e memória e II Congresso internacional de pesquisa em letras no contexto latino-americano. CASCAVEL: UNIOESTE, 2013.

3.
BRAGA, Lucimar Araujo. Ensino-Aprendizagem de língua espanhola: algumas crenças e atitudes linguísticas.. In: II SEMINÁRIO DE BILINGUISMO, DISCURSO E POLÍTICA LINGUÍSTICA E I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LINGUAGENS, 2011, Dourados. II SEMINÁRIO DE BILINGUISMO, DISCURSO E POLÍTICA LINGUÍSTICA E I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LINGUAGENS, 2011.

4.
BRAGA, Lucimar Araujo. Crenças de um professor de espanhol sobre o processo ensino-aprendizagem da língua espanhola.. In: Evento: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada Temática: Linguística Aplicada e Sociedade., 2011, Rio de Janeiro. Evento: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada Temática: Linguística Aplicada e Sociedade., 2011.

5.
BRAGA, Lucimar Araujo. Caminhos possíveis: extensão, crenças e atitudes unidndo pesquisa, ensino e extensão.. In: XI Congreso Iberoamericano de extensión universitaria., 2011, Santa Fe (AR). XI Congreso Iberoamericano de extensión universitaria., 2011.

6.
BRAGA, Lucimar Araujo. Identidade e crenças do aprendiz de lingua espanhola. In: II congresso internacionnal de educação, 2010, Ponta Grossa. II congresso internacionnal de educação, 2010.

7.
BRAGA, Lucimar Araujo. A identidade do aprendiz universitário brasileiro de língua espanhola e a multiculturalidade. In: V Ciel, 2009, Ponta Grossa. V Ciel Estudos da linguagem e formação docento: desafios contemporaneos. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

8.
BRAGA, Lucimar Araujo. Ensino a distânia na formação de professores.. In: VI congresso internacional de educação. Educação e tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009, São Leopoldo. Anais do VI congresso internacional de educação. Educação e tecnologia: sujeitos (des) conectados?. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

9.
BRAGA, Lucimar Araujo. O livro didático, a identidade do aprendiz brasileiro de língua espanhola e a multiculturalidade. In: V congresso brasileiro de hispanistas e I congresso internacional da ABH, 2008, belo horizonte. anais do V congresso brasileiro de hispanistas e I congresso internacional da ABH. Belo horizonte: fale/ufmg, 2008.

10.
BRAGA, Lucimar Araujo. A questão do gênero no livro didático de lingua espanhola. In: XVIII Seminario do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007.

11.
BRAGA, Lucimar Araujo. Ensino de espanhol, língua estrangeira e livro didático.. In: IV CIEL, 2006, Ponta Grossa. IV Ciel- ciclo de estduso em linguagem. Ponta grossa, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. O papel do grupo de estudo na formação inicial e continuada de professores.. In: 11º. CONEX, 2013, Ponta Grossa. 11º. CONEX. Ponta Grossa: uepg, 2013.

2.
BRAGA, Lucimar Araujo. A ETNIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA E 5O. ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2007, PONTA GROSSA. A ETNIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
L A, B. ; BRAGA, Lucimar Araujo . As crenças de professores formado e em formação ? questões relacionadas á sala de aula.. In: XXI CELLIP, 2013, Paranaguá. XXI CELLIP. Paranaguá: Fafipar, 2013.

2.
BRAGA, Lucimar Araujo; FRAGA, L. . Crenças na formação de professores.. In: VII CIEL, 2013, Ponta Grossa. VII CIEL. Ponta Grossa: uepg, 2013.

3.
BRAGA, Lucimar Araujo. Política linguística e ensino espanhol língua estrangeira na educação regular brasileira: algumas crenças.. In: CIEL 2011 ? CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM Temática: Configurações contemporâneas da (des)construção das subjetividades e das identidades., 2011, Ponta Grossa. CIEL 2011 ? CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM Temática: Configurações contemporâneas da (des)construção das subjetividades e das identidades., 2011.

4.
BRAGA, Lucimar Araujo. A identidade e as crenças do aprendiz da língua espanhola. In: XIX CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel: Editora da Unioeste, 2009.

5.
BRAGA, Lucimar Araujo. O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOLA. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUISTICA - LINGUAGEM E CULTURA: INTERSECÇÕES, 2006, UBERLANDIA. ANAIS DO XI SIMPÓSIO NACIONAL E I INERNACIONAL DE LETRAS E LINGUSITICA, 2006.

6.
BRAGA, Lucimar Araujo. Reflexões possíveis em manuais didáticos de língua estrangeiran espanhola. In: IV CIEL, 2006, Ponta Grossa. IV ciel ciclo de estduos em linguagem. Ponta Grossa, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRAGA, Lucimar Araujo; BARRETO, I. A. ; PATRICIO, C. P. . Currículo educacional e diversidades, alguns olhares via extensão. Revista de Extensión Universitaria +E, 2018.

2.
BRAGA, Lucimar Araujo; PEREIRA, A. L. . Currículo Educacional: algumas ponderações de professores. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, Lucimar Araujo; SILVA, Karoline Pedroso ; HASS, W. G. . Currículo: possibilidades de estudos com gêneros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRAGA, Lucimar Araujo; PEREIRA, A. L. . CURRÍCULO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MENDES, T. C. ; PEREIRA, A. L. ; BAGIO, V. A. ; BRAGA, Lucimar Araujo . IMAGEM DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BRAGA, Lucimar Araujo; CORREA, D. A. . AUTONOMIA DE PROFESSORES FORMADOS E EM FORMAÇÃO: PONDERAÇÕES INICIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRAGA, Lucimar Araujo; COUTO, L. P. . Políticas públicas para o ensino de LEM-Espanhol na Matriz Curricular do estado do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BRAGA, Lucimar Araujo. Ponderações e possíveis ações sobre identidade e autonomia de professores formados e em formação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAGA, Lucimar Araujo. Formação de professores: uma proposta de estudo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAGA, Lucimar Araujo. Introdução aos estudos sobre identidade do universitário: questões de autonomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRAGA, Lucimar Araujo. CRENÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE ESTUDOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAGA, Lucimar Araujo. As crenças de professores formados e em formação - questões relacionadas à sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRAGA, Lucimar Araujo. Creças na formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRAGA, Lucimar Araujo. O papel do grupo de estudos na formação inicial e continuada de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRAGA, Lucimar Araujo; CORREA, D. A. ; FRAGA, L. ; CANTERI, T. H. ; GOIOTO, S. M. . O papel dos estudos sobre crenças na formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRAGA, Lucimar Araujo. Currículo escolar: questões de identidad e poder. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRAGA, Lucimar Araujo. Asprofessores formados e em formação - questões relacionadas à sala de aula crenças de. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRAGA, Lucimar Araujo. Formação de professores de línguas: algumas crenças e aitudes relacionadas à sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRAGA, Lucimar Araujo. Políticas linguísticas e crenças no trabalho com língua espanhola: reflexões (in)possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CORREA, D. A. ; COUTO, L. P. ; BRAGA, Lucimar Araujo ; FRAGA, L. ; RAUPP, E. S. . Laboratório de estudos do texto: práticas de linguagem em condições diversas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
BRAGA, Lucimar Araujo. Crenças de um professor de espanhol sobre o processo ensino-aprendizagem da língua espanhola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BRAGA, Lucimar Araujo. Caminhos possíveis: extensão, crenças e atitudes unindo pesquisa, ensino e extensão.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. . Identidade e crenças do aprendiz de lingua espanhola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. . Ensinando e aprendendo a ensinar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. ; Zapora ; Paiva ; SILVEIRA, E. C. . Curso de extensão em espanhol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. ; Amâncio ; Moreno . O ensino de língua espanhola no cursinho comunitário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. ; Martines ; Nascimento . Língua espanhola um passo importante para o futuro acadêmico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. ; Pigato ; Melo . Espanhol e Inglês - ensino sem fronteiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BRAGA, Lucimar Araujo. ?A IDENTIDADE E AS CRENÇAS DO APRENDIZ DA LÍNGUA ESPANHOLA?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BRAGA, Lucimar Araujo. ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BRAGA, Lucimar Araujo. A identidade do aprendiz universitário brasileiro de língua espnahola e a multiculturalidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
BRAGA, Lucimar Araujo. O livro didático, a identidade do aprendiz brasileiro de língua espanhola e a multiculturalidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BRAGA, Lucimar Araujo. A linguagem no livro didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BRAGA, Lucimar Araujo. O livro didático e o ensino da língua estrangeira espanhola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. Letramento crítico no ensino de línguas. 2014. .

2.
BRAGA, Lucimar Araujo. Introdução aos estudos sobre identidade do universitário: questões de autonomia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRAGA, Lucimar Araujo; CORREA, D. A. . Conversando sobre pragmática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
Chama ; BRAGA, Lucimar Araujo . COPELIC. 2010 (Comissão Permanente das licenciaturas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. Participação em banca de Ieda Nolasco Belém Bankersen. Análise constrativa portguês/espanhol: estudo auditivo das sequencias au, av, a no espanhol falado por brsileiros. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em ensino de linguas estrangeiras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COUTO, L. P.; ALTHAUS, M. T. M.; BRAGA, Lucimar Araujo. Participação em banca de Simone Terezinha Antunes.A afetividade no processo de ensino/aprendizagem de espanhol: reflexões de uma pibidiana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
LEGROSKI, M. C.; SANTOS, S. L.; BRAGA, Lucimar Araujo. Participação em banca de Ericiane Marilisa de Ramos.O humor sob o enfoque da Teoria da relevância: a interpretação das tirinhas de Carlos Ruas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
Mons, J. S. E.; BRAGA, Lucimar Araujo; FOLTRAN, E. P.. Participação em banca de Giovana Mathias.Formação continuada X programa de desenvolvimento educacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
BRAGA, Lucimar Araujo; FRAGA, L.; KONDO, R. H.. Participação em banca de Simone Aparecida Jacumasso.Políticas linguísticas e educacionais em Alta Floresta D'Oeste-RO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
CARLOS, V. G.; BRAGA, Lucimar Araujo; Ferreira. Participação em banca de Fernanda Cristina da Silva.Língua e preconceito: o ensino de esapnhol nas escolas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

6.
CARLOS, V. G.; BRAGA, Lucimar Araujo; COUTO, L. P.. Participação em banca de Cristiane de Lima.Crenças e atitudes de professores de língua espanhola em início de carreira no PSS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
CARLOS, V. G.; BRAGA, Lucimar Araujo; SANTOS, D. H.. Participação em banca de Evelin de Oliveira Vaz.Educação a distância: um estudo sobre a elaboração do material de língua espanhola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G.; COUTO, L. P.. Participação em banca de Evelise dos Santos Nascimento.A língua espanhola e os desafios do preconceito linguístico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

9.
BRAGA, Lucimar Araujo; SANTOS, D. H.; CARLOS, V. G.. Participação em banca de Marcia Shüller.O ensino da língua espanhola com fins específicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

10.
CORREA, D. A.; FRAGA, L.; BRAGA, Lucimar Araujo. Participação em banca de Bianca de Campos.Crenças de professores de inglês em formação sobre variedades de língua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

11.
FRAGA, L.; BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G.. Participação em banca de Lilian Cristina do Amaral Martinês.Uma reflexão sobre as crenças e atitudes linguísticas na fronteira entre Ponta Porã/Brasil e Pedro Juán Cavallero/Paraguay. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

12.
FREITAS, M. A.; BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G.. Participação em banca de Luciana da Rocha Pereira.Reflexões sobre a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

13.
CARLOS, V. G.; BRAGA, Lucimar Araujo; FRAGA, L.. Participação em banca de Mayara Batista.Como identificar falsos amigos? Um estudo sobre alunos iniciantes de Espanhol -LE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

14.
SANSAO, C. M.; BRAGA, Lucimar Araujo. Participação em banca de Cintia maria Sansão.Jornal na Educação: pesuisa e ensino no processo do letramento.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

15.
FORNAZARI, N. F.; BRAGA, Lucimar Araujo. Participação em banca de Noa Francielle Fornazari.Ler e escrver: um pressuposto de intertextualidade propectiva. A teoria e o ensino do texto.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

16.
FRAGA, L.; BRAGA, Lucimar Araujo; CORREA, D. A.. Participação em banca de Simone Borges.Crenças que alunos de letras português/inglês manifestam em realçao ao ensino da língua inglesa.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

17.
BRAGA, Lucimar Araujo; FRAGA, L.. Participação em banca de ana maria correa girorto.? A interlíngua português/espanhol de estudantes universitários concluintes: a pronúncia de ?j? e ?r. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. Concurso Público - UTFPR - Telêmaco Borba. 2013. Fundação de Apoio à Educ., Pesq. e Desenvol.Cient. e Tec. da UTFPR.

Concurso público
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. concurso público para professsor não titular. 2007. Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e IX Ciclo de Estudos em Linguagem. Currículo e formação de professores: primeiras considerações. 2017. (Congresso).

2.
XVII EnPLEE - Encontro.Apontamentos sobre currículo e formação de professores. 2017. (Encontro).

3.
I ENCONTRO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE (ENDIS).A AUTONOMIA DE PROFESSORES FORMADOS E EM FORMAÇÃO: PONDERAÇÕES INICIAIS. 2016. (Encontro).

4.
I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e VIII Ciclo de Estudos em Linguagem. Ponderações e possíveis ações sobre identidade e autonomia de professores formados e em formação. 2015. (Congresso).

5.
XI CBLA- Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada do Brasil. Formação de professores: uma proposta de estudo. 2015. (Congresso).

6.
11º. CONEX. O papel do grupo de estudo na formação inicial e continuada de professores.. 2013. (Congresso).

7.
CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem. Crenças na formação de professores.. 2013. (Congresso).

8.
Seminário do centro de estudos linguísticos e literários do Paraná.As crenças de professores formado e em formação ? questões relacionadas á sala de aula.. 2013. (Seminário).

9.
V Encontro Internacional de Letras: literatura e linguística: linguagens do século XXI.Formação de professores de línguas: algumas crenças e atitudes relacionadas à sala de aula.. 2013. (Encontro).

10.
XI Seminário nacional de literatura, história e memória e II Congresso internacional de pesquisa em letras no contexto latino-americano.Currículo escolar: questões de identidade e poder.. 2013. (Seminário).

11.
Fórum das licenciatura da UEPG.Disciplinas articuladoras e seus desdobramentos nos cursos de Licenciatura da UEPG. 2010. (Encontro).

12.
Forum das licenciaturas da UEPG. 2009. (Encontro).

13.
A identidade da Escola Brasileira e o papel do Professor. 2008. (Encontro).

14.
Avaliação dos cursos de graduação no contexto do SINAES. 2008. (Encontro).

15.
Forum das dlicenciaturas da UEPG.Relato de expeirencia. 2008. (Encontro).

16.
Semana Pedagógica. 2008. (Oficina).

17.
V congresso brasileiro de hispanistas/ I congresso internacional da ABH. O livro didático, a identidade do aprendiz brasileiro de língua espanhola e a multiculturalidade. 2008. (Congresso).

18.
XVI EPLE.O ensino a distância: compromisso e colaboração. 2008. (Encontro).

19.
XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUISTICA - LINGUAGEM E CULTURA: INTERSECÇÕES. O livri didático e o ensino de língua estrangeira espanhola. 2006. (Congresso).

20.
XV EAIC.O discurso pedagógico e seu funcionamento na sala de aula. 2006. (Encontro).

21.
XVII Seminario do CELLIP.O sujeito nos estudos sobre a linguagem. 2005. (Seminário).

22.
XVII Seminario do CELLIP.O sujeito nos estudos sobre a linguagem. 2005. (Seminário).

23.
II CIEL.MINICURSO: AMÉRICA LATINA EM FOCO. 2004. (Oficina).

24.
XVI CELLIP.APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO -PROJETO: O LÚDICO NA SALA DE AULA. NO XVI CELLIP DE LONDRINA. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. I Colóquio sobre currículo educacional: desdobramentos. 2017. (Outro).

2.
BRAGA, Lucimar Araujo. ?II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e IX Ciclo de Estudos em Linguagem?. 2017. (Outro).

3.
BRAGA, Lucimar Araujo. XVII EnPLEE ? Encontro de professores de língua espanhola no estado do Paraná. 2017. (Outro).

4.
BRAGA, Lucimar Araujo. O sujeito acadêmico na universidade do século XXI: ciclo de debates e IV encontro do LET. 2017. (Outro).

5.
BRAGA, Lucimar Araujo; COUTO, L. P. ; FREITAS, M. A. . Formação continuada em língua espanhola: em busca de outros saberes. 2016. (Congresso).

6.
BRAGA, Lucimar Araujo; JAMOUSSI, T. . II Encontro PIBID/Inglês, I encontro PIBID/Espanhol. 2014. (Outro).

7.
BRAGA, Lucimar Araujo. Coordenador de sessão de trabalhos. 2014. (Outro).

8.
BRAGA, Lucimar Araujo. CIEL -Ciclo de Esrudos em Linguagem. 2013. (Congresso).

9.
BRAGA, Lucimar Araujo; CARLOS, V. G. ; TRISTONI, R. . Linguagem e identidade no contexto latino-americano.. 2013. (Outro).

10.
BRAGA, Lucimar Araujo. Encontro de Área PDE. 2010. (Outro).

11.
BRAGA, Lucimar Araujo. Fórum de Licenciaturas da UEPG. 2010. (Outro).

12.
BRAGA, Lucimar Araujo. invitación a la cultura hispánica III. 2008. (Festival).

13.
BRAGA, Lucimar Araujo. XVI EPLE- Encontro de Professores de Língua Estarngeira- Ensino de língua estrangeira e transdisciplinaridade. 2008. (Congresso).

14.
BRAGA, Lucimar Araujo. XVIII CELLIP Centro de estudos linguisticos e literário do paraná. 2007. (Congresso).

15.
BRAGA, Lucimar Araujo. intertextualidade e antropologia - a visão de pesquisadores russos em comunidade brasileiras e africanistas. 2007. (Outro).

16.
BRAGA, Lucimar Araujo. IV CIEL CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM. 2006. (Congresso).

17.
BRAGA, Lucimar Araujo. III CIEL- Ciclo de eventos em linguística. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gercélia R Krokosz. A leitura sob a avalaição na prova Brasil nas séries iniciais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

2.
Rosa Eliana dos Santos. Formação continuada de professores de Letras: um estudo bibliográfico. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

3.
Camyla Aparecida Mello Ferreira Hildrebrant. o teatro como facilitador no ensino e aprendizagem de língua espanhola. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

4.
Scheila Stadler. Educação no campo e o currículo em atuação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

5.
Clara do Prado Patricio. Feminismo, educação e documentos oficiais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Tiago Rodrigues Fernandes. CURRICULO EDUCACIONAL: A SEXUALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUAS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

2.
Alifer Rafael Nascimento Leal. A subversão das bichas afeminadas e a pedagogia queer diante do currículo e das práticas curriculares heteronormativas na educação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

3.
André Pereira Justiniano. Currículo e diversidades na educação báaica. Início: 2018 - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

4.
Karoline Pedroso da Silva. O CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO E SUAS POSSIBILIDADES NA ESCOLA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Alisson Ribeiro de Mello. A escola e o currículo como fator de inclusão LGBT. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Wellison Gabriel Hass. Currículo e diversidades na educação. Início: 2018 - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Emely Andrieli Gonçalves Sloniak. TÍTULO DO SUBPROJETO Cultura e sexualidade na escola: o currículo em questão. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erick Roberto Teixeira Almeida. A DIVERSIDADE PELO OLHAR DO PROFESSOR HOMOSEXUAL EM ATUAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

2.
Igor Antonio Barreto. CURRÍCULO, DIVERSIDADES DE GÊNERO E SEXO: A HISTÓRIA DOS CURRICULOS DE LETRAS DA UEPG (1925/2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

3.
Lorena Scheiffer Rocha. SER PROFESSOR: DOM OU PROFISSÃO? UMA ANÁLISE DAS CRENÇAS DOS ACADÊMICOS/AS DE LETRAS ESPANHOL DA UEPG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

4.
Marise Bronoski. A INFLUÊNCIA NEOLIBERAL NOS CURRÍCULOS BRASILEIROS: LDB 9394/1996 E LEI 13.415/2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

5.
Carla Rosiane Eleutério dos Santos. Crenças de uma professora em escritores da liberdade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

6.
Victor Ricardo Romero Masgo. AFRICANISMOS IBERO-AMERICANAS: QUESTÕES RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LE/E. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

7.
Caroline Maria Sanchez Starke. Crenças e atitudes de aprendizes de E/LE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

8.
Jéssica Bertolina Amâncio. Percepções de uma professora de língua espanhola no processo de formação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

9.
Edina Aparecida da Silva. Espanhol em foco: crenças e percepções de professora e alunos da UEPG acerca da oralidade na L.E.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

10.
Caroline de Jesus Florão Paz. Possíveis crenças de leitura no ensino superior, implicações do processo de ensino-aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

11.
Louana Cristina Severino. Crenças relacionadas ao ensino e aprendizagem de E/LE de alunos de um curso de licenciatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

12.
Annye Zampronio Hilgenberg. A língua estrangeira sob a ótica da educação de jovens e adultos - algumas perspectivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

13.
Élda Cristina Silveira. Algumas crenças relacionadas ao ensino de língua espanhola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

14.
Fabiane Cristina de Andrade e Silva. O ensino/aprendizagem da Língua Espanhola no Ensino Médio.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

15.
Luciane Gomes da Silva. A representação indígena no lvro didático de línguas estrangeira espanhola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.

16.
Ana Maria Correia Giroto. ? A interlíngua português/espanhol de estudantes universitários concluintes: a pronúncia de ?j? e ?r. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Lucimar Araujo Braga.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. Introdução aos estudos sobre identidade do universitário: questões de autonomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BRAGA, Lucimar Araujo. Letramento crítico no ensino de línguas. 2014. .

2.
BRAGA, Lucimar Araujo. Introdução aos estudos sobre identidade do universitário: questões de autonomia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRAGA, Lucimar Araujo; CORREA, D. A. . Conversando sobre pragmática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Coordenação de àrea - Língua Espanhola no curso de extensão Línguas Estrangeiras para a Comunidade, promovido pelo DELIM no período de agosto a dezembro de 2009 com 60 horas de participação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:53:08