Camila Muchon de Melo

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  • Última atualização do currículo em 16/09/2014


Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio sanduíche no exterior durante o doutoramento na University of South Australia, sob a orientação do prof. PhD. Bernard Guerin. Com Pós-doutorado no Instituto Nacional sobre o Comportamento, Cognição e Ensino, na Universidade Federal de São Carlos, sob supervisão do prof. PhD. Júlio de Rose. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. É professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da UEL.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia da Psicologia e Fundamentos do Behaviorismo Radical, atualmente atua principalmente nos seguintes temas: Behaviorismo Radical, evolução da cultura, ciência, ética, tecnologia do comportamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Muchon de Melo
Nome em citações bibliográficas
Melo, C. M.;de Melo, C. M.;Melo, Camila Muchon de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.
Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445 Km 380
86051-990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001
Telefone: (43) 33714227
URL da Homepage: http://www.uel.br/ccb/pgac/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em University of South Australia (Orientador: Dr. Bernard Guerin).
Título: A concepção de Homem no Behaviorismo Radical e suas implicações para a tecnologia do comportamento, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Julio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: behaviorismo radical; seleção por conseqüências; ciência; ética; tecnologia comportamental; homem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Epistemologia da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Fundamentos do Behaviorismo Radical.
2002 - 2004
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A concepção de Homem no Behaviorismo Radical de Skinner: um compromisso com o 'bem' da cultura,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: José Antônio Damásio Abib.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: behviorismo radical; seleção por conseqüências; evolução do comportamento; planejamento cultural; homem; behaviorismo radical.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Epistemologia da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Fundamentos do Behaviorismo Radical.
1996 - 2000
Graduação em Licenciatura Bacharelado e Formação de Psicólogo.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
2009 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Epistemologia da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Fundamentos do Behaviorismo Radical.


Formação Complementar


2010 - 2010
Gestão do Comportamento em Organizações". (Carga horária: 3h).
9a Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar.
2009 - 2009
Comportamento humano, variação e seleção. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2008 - 2008
Comportamento e sensibilidade: vida, prazer e étic. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2008 - 2008
Políticas públicas contribuições da AC.. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2008 - 2008
Teoria do sujeito na Análise do Comportamento. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Subjetividade e Relações Comportamentais. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2006 - 2006
Análise do Comportamento e Análise da Cultura. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2005 - 2005
Comportamento e Sensibilidade. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2005 - 2005
Constituição do Behaviorismo e PossíveisObstáculos. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2004 - 2004
Comportamento Verbal e a Humanização do Homem. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2004 - 2004
Eventos Privados Interpretação Analítico Comp.. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2002 - 2002
Investigações Filosóficas Sobre o Behaviorismo. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2002 - 2002
Ansiedade e Depressão Conceitos Psicológicos.... (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2001 - 2001
Uma Interpretação Contextual de Eventos Privados. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2001 - 2001
Discutindo As Emoções e Os Transtornos de Ansiedad. (Carga horária: 6h).
Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento.
2001 - 2001
Reflexões Teórico Praticas da Análise do Terapeuta. (Carga horária: 6h).
Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento.
2000 - 2000
Problemas Clínicos e Sua Essência o Que Temos a Ap. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2000 - 2000
Terapia Por Contingências Proposta Behaviorista Ra. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
1998 - 1999
Estudo Sistematizado das Abordagens Teóricas Que F. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Comportamento Alimentar Caracterização Modelos Teó. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Personalidade Como Entendê-la Pela Abordagem Compo. (Carga horária: 4h).
Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento.
1998 - 1998
Acompanhamento Terapêutico Uma Proposta de Interve. (Carga horária: 2h).
Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento.
1998 - 1998
Marginalidade na Infância e na Adolescência Pesqui. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1997 - 1997
Estudando Skinner. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



University of South Australia, UNISA, Austrália.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2007 - 12/2007
Estágios , School of Psychology, .

Estágio realizado
Pesquisador visitante. Desenvolvimento de parte da pesquisa de doutorado com a supervisão de pesquisadores de outras instituições, destaque à supervisão realizada pelo professor PHD. Bernard Guerin..
08/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , School of Psychology, .

Atividade realizada
Participação, na condição de ouvinte, de 14 palestras ministradas pelo professor PHD. Bernard Guerin no curso de Análise do Comportamento Social..

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: estágio de Pós doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Além das atividades de pesquisa realizadas junto ao Laboratório de Estudos do Comportamento Humano - LECH, atualmente é orientadora de monografia. Ministrou a disciplina de História e Sistemas Psicológicos - Matriz Comportamental para a graduação em Psicologia e ministrou a disciplina de Fundamentos do Comportamentalismo Radical para o Programa de Pós Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado).

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de Capacitação Docente, da disciplina História da Psicologia e Sistemas Psicológicos III, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da UFSCar, sob supervisão do Prof. Dr. Julio Cesar Coelho de Rose.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de Capacitação Docente, da disciplina História da Psicologia e Sistemas Psicológicos III, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da UFSCar, sob supervisão do Prof. Dr. José Antônio Damásio Abib.

Atividades

02/2011 - 07/2011
Ensino, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Comportamentalismo Radical
03/2009 - 12/2009
Ensino, Graduação em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia e Sistemas Psicológicos III
3/2006 - 7/2006
Ensino, Graduação em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia e Sistemas Psicológicos III
3/2002 - 7/2002
Ensino, Graduação em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia e Sistemas Psicológicos III

Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento, CEPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica Comportamental, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade desenvolvida: psicóloga clínica comportamental.

Atividades

2/2001 - 2/2002
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
atendimento clínico psicológico comportamental.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Bolsista PIBIC- CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC - CNPQ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: estudante de graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Grupo de Estudos sobre os Fundamentos do Behaviorismo Radical.
02/2014 - Atual
Ensino, Análise do Comportamento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Epistemológicos do Behaviorismo
Tópicos Especiais em Análise do Comportamento - Práticas em Pesquisa
01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

12/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

04/2012 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade (Matriz-Comportamental)
07/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Profissional em Psicologia
03/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Curso - Estudando Skinner pela sua Obra - Parte II.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Análise do Comportamento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina ministrada ao Programa de Mestrado em Análise do Comportamento
Fundamentos Epistemológicos do Behaviorismo
Orientação de Estágio de Docência na Graduação
03/2012 - 12/2012
Ensino, Ciência do Esporte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento
8/2001 - 12/2001
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de pesquisa em psicologia
3/1999 - 4/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Atendimento clínico psicológico em postos de saúde da zona urbana.
11/1997 - 03/1999
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Projeto União: programa de inserção social da criança pobre e prevenção à delinqüência.


Linhas de pesquisa


1.
Análise Comportamental da Cultura
2.
Fundamentos do Behaviorismo Radical
3.
Epistemologia da Psicologia
4.
Orientador de mestrado em Análise do Comportamento (Professora credenciada ao Programa de Pos-Graduação)


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
CONTROLE AVERSIVO: RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL E CONTROVÉRSIAS ATUAIS

Descrição: Apesar dos princípios básicos do controle aversivo representarem grande parte do domínio da análise do comportamento, seu estudo tem sido bastante negligenciado nas duas últimas décadas,especialmente nas áreas experimentais e aplicada. Apesar disso, o psicólogo continua a deparar-se com extensas demandas para que se posicione a respeito do uso do controle aversivo em diferentes situações práticas. São fontes dessas demandas, a população em geral, mas especialmente os profissionais de áreas afins como da educação, da saúde, do esporte e também as diferentes formas de mídia. Por outro lado entre os teóricos que continuam a debater sobre esse assunto há posições polêmicas em torno de vários temas, as quais tendem a desorientar quem atua no campo da prática. Frente a esse contexto, esta pesquisa pretende alcançar dois objetivos gerais: primeiro, reconstruir a história e analisar alguns dos problemas terminológicos e conceituais remanescentes da própria construção conceitual da análise do comportamento; segundo, explicitar e analisar algumas das principais polêmicas atuais desse campo. Entre eles, analisar ao menos três: a) distinção entre o domínio do controle aversivo e do positivo; b) reconstrução histórica e problemas remanescentes com a atual terminologia do controle aversivo; e, c) análise de algumas das posições de murray sidman (1989/1995) em relação a aspectos conceituais e de contra indicação do controle aversivo. Por tratar-se de estudo teórico-conceitual, a metodologia adotada será uma adaptação do método epistemológico-hermenêutico (Abib, 1996), que consiste, entre outros aspectos, em confrontar autores com posições antagônicas a respeito de um tema, tendo como base ou ponto de partida as posições de um autor principal. Espera-se contribuir para o fortalecimento teórico da análise do comportamento. Sobretudo, espera-se fornecer critérios mais bem fundamentados aos profissionais do campo da análise comportamental aplicada quanto às decisões que envolvem indic.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Maura Alves Nunes Gongora - Coordenador / ANTHONIA DE CAMPOS - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
Transferência de significado em relações de equivalência, oposição e comparação.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Naiene S Pimentel - Integrante / Julio de Rose - Coordenador / Renato Bortoloti - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - Atual
BEHAVIORISMO RADICAL E CULTURA: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E PROPOSIÇÕES EMPÍRICAS

Descrição: Na perspectiva behaviorista radical a cultura tem sido conceituada como um terceiro nível de variação e seleção, entretanto, essa afirmativa é pouco precisa. Grande parte dos estudos em análise comportamental da cultura apresenta análises consideradas moleculares . Ou seja, o foco da análise e da intervenção em cultura tem sido o comportamento de indivíduos em grupo. Análises e intervenções em contingências molares são raras exceções. Este projeto tem como um de seus objetivos analisar por meio de uma metodologia teórico/conceitual os aspectos da teoria behaviorista radical que permitem delimitar uma teoria da cultura, além de uma teoria do comportamento. A teoria behaviorista radical pressupõe que a cultura é um nível que emerge do nível individual, mas que não é redutível a ele? A cultura poderia ser entendida como uma teia inseparável de relações e não como o conjunto de comportamentos de muitos indivíduos? Ou seja, é algo que emerge das relações entre as práticas, é um todo entrelaçado? As agências de controle, bem como tipos de relações sociais são alguns dos sistemas que devem ser objeto da análise comportamental da cultura? Esses são questionamentos de ordem teórico-conceitual. Outro objetivo deste projeto é a análise de proposições empíricas para a investigação dos fenômenos sociais com o intuito de propor novos modelos empíricos para o estudo da cultura. Assim, o segundo objetivo contempla a formulação de um modelo empírico e/ou análogos de fenômenos sociais, que possibilitem ao analista do comportamento investigar os processos envolvidos em grupos sociais de forma sistemática. Palavras chave: Behaviorismo Radical, Análise do Comportamento, Cultura. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Coordenador / Maura Alves Nunes Gongora - Integrante / Julio de Rose - Integrante / RODRIGO MORENO KLEIN - Integrante / Marina S. L. B. de Castro - Integrante / Verônica Bender Haydu - Integrante / ELOISA SOBH AMBROSIO - Integrante / HOMERO ARTUR BELLONI SILVA - Integrante / JOSE ROBERTO RIBEIRO JUNIOR - Integrante / MARIANA CAROLINA BATISTA FERREIRA - Integrante / Vitor Miranda de Araujo - Integrante / Sarah Zuliani da Silva - Integrante.
2009 - 2011
O conceito de cultura no Behaviorismo Radical Skinneriano: Debates e controvérsias

Descrição: B. F. Skinner estabeleceu o comportamento como o objeto de estudo da ciência por ele proposta. O conceito de comportamento em sua teoria refere-se a um processo: é a relação entre o organismo e seu ambiente que o constitui. Ao assumir o comportamento como o objeto de estudo dessa ciência, Skinner estabelece o modelo de seleção pelas conseqüências como o modo causal que o relaciona à ocorrência de outros eventos, assim, o comportamento é investigado como o produto de interações entre contingências filogenéticas, ontogenéticas e culturais. Investigar o conceito de cultura nessa teoria necessita, portanto, analisá-lo de acordo com esses pressupostos. Sendo assim, a cultura é analisada como um terceiro nível de variação e seleção pelas conseqüências, portanto, o conceito de cultura deve contemplar a análise das unidades sujeita à seleção, das contingências seletivas e do valor de sobrevivência para esse nível. Utilizando-se dos métodos de análise estrutural de texto e epistemológico-hermenêutico, essa pesquisa tem o objetivo de analisar o conceito de cultura na teoria de Skinner e realizar um debate conceitual com os críticos e comentadores de sua obra. Pretende-se, portanto, analisar como o conceito de cultura é argumentado por Skinner e quais foram os avanços e os limites encontrados pela comunidade formada por analistas do comportamento para contemplar a análise dos fenômenos comportamentais no campo da cultura. O conceito skinneriano de cultura dá conta da explicação dos fenômenos comportamentais que são designados como culturais? Há a necessidade de que novos conceitos sejam aplicados ou que outras teorias auxiliem nessa análise? Deste modo, esta pesquisa pretende indicar as incongruências, esclarecimentos ou explicações sob esse prisma, onde aspectos da consistência interna da teoria skinneriana possam ser investigados quando o foco de análise é a cultura e suas idéias possam ser confrontadas com a análise realizada por seus críticos e comentadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Coordenador / Júlio César Coelho de Rose - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
2004 - 2008
A concepção de Homem no Behaviorismo Radical e suas implicações para a tecnologia do comportamento

Descrição: B. F. Skinner descreve e explica o comportamento humano por meio do modelo causal de seleção pelas conseqüências. Segundo esse modelo, o comportamento humano é o produto da interação entre três níveis de variação e seleção (filogênese, ontogênese e cultura). De acordo com essa explicação, as contingências culturais possibilitam a emergência e a manutenção de comportamentos que podem produzir conseqüências que fortaleçam uma cultura, são os comportamentos que participam como operantes constituintes de uma prática cultural. Defendemos que na teoria de Skinner o Homem deve ser conceituado no campo da cultura. O Homem é o produto dos três processos de variação e seleção, dentro disso, em função principalmente do terceiro nível é um Homem que pode também planejar novas variações que possam ter um papel sobre o fortalecimento da cultura e, sendo assim, deve planejar contingências para que o comportamento produza o bem da cultura. O planejamento cultural direcionado para a sobrevivência da cultura elucida questionamentos acerca da Tecnologia Comportamental proposta para viabilizar a inserção de novas práticas culturais. Esse estudo teve o objetivo de investigar se a concepção de Homem no Behaviorismo Radical de Skinner interpretada como um compromisso com o bem da cultura é consistente com a proposta desse autor de uma Tecnologia do Comportamento. Aspectos da ciência e da ética baseados na filosofia do Behaviorismo Radical foram investigados. Além disso, alguns exemplos de tecnologia do comportamento fundamentados nessa filosofia ilustraram nossa análise na defesa por uma tecnologia que produza conseqüências que possam fortalecer uma cultura. Utilizando-se dos métodos de análise de texto e epistemológico-hermenêutico, textos do autor previamente selecionados que fizeram referência aos conceitos de Homem, cultura, ciência, ética e tecnologia foram analisados para indicar as incongruências, esclarecimentos ou explicações entre a concepção de Homem e a Tecnologia Comporta.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1
2002 - 2004
A Concepção de Homem no Behaviorismo Radical de Skinner: um compromisso com o

Descrição: B.F. Skinner descreve e explica o comportamento humano por meio do modelo causal da seleção pelas conseqüências. Segundo esse modelo, o comportamento humano evolui através das interações entre três níveis de variação e seleção (filogênese, ontogênese e cultura). Três falhas são apontadas, pelo autor, no modelo da seleção pelas conseqüências. A concepção de Homem como planejador cultural, sugerida neste trabalho, permite a solução da terceira falha . Esse estudo teve como objetivo investigar a concepção de Homem no Behaviorismo Radical de Skinner, a partir de sua teoria sobre a evolução do comportamento, interpretada como um compromisso com o bem da cultura. Para tanto o trabalho percorreu três aspectos: 1 - A evolução do comportamento através das inter-relações entre contingências de sobrevivência e de reforço; 2 - A evolução das culturas através das inter-relações entre as contingências de reforço e as contingências culturais; 3 - A concepção de Homem no Behaviorismo Radical de Skinner em prol do bem da cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / José Antônio Damásio Abib - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
1999 - 2001
Os efeitos da fluoxetina e do alojamento individual sobre o comportamento exploratório de ratos testados no labirinto em cruz elevado

Descrição: Sub projeto: "Efeitos de modelos de depressão sobrepostos a imobilidade no teste do nado forçado e sobre o comportamento exploratório no teste do labirinto em cruz elevado".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Diogo Antônio Bloes Chagas - Integrante / Aline Pedrosa Fioravante - Integrante / Ari Bassi do Nascimento - Coordenador / Juliana Cristina Donadone - Integrante / Josiane Cecília Luzia - Integrante / Fábia Cristiane Galves Domingos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
1997 - 1998
Efeitos de agonistas serotonérgicos, beta-bloqueadores e dos antagonistas benzodiazepínicos sobre os déficits comportamentais induzidos pelo isolamento social e por choques inescapáveis

Descrição: Sub projeto: Os efeitos da densidade populacional sobre a ingestão de sacarose em ratos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Diogo Antônio Bloes Chagas - Integrante / Ari Bassi do Nascimento - Coordenador / Juliana Cristina Donadone - Integrante / Josiane Cecília Luzia - Integrante / Fábia Cristiane Galves Domingos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2012 - 2013
Desenvolvimento de comportamentos alternativos para adolescentes e adultos jovens com Transtorno de Ansiedade Social.

Descrição: Este projetos tem como objetivo desenvolver repertórios comportamentais que auxiliem os clientes a manejarem as dificuldades interpessoais relacionadas com o transtorno de andiedade social. Além de oferecer aos alunos colaboradores a oportunidade para atuação em prática clínica, conforme os fundamentos do behaviorismo radical, visando desenvolver estudos teóricos e práticos na área de transtornos de ansiedade social. As atividades a serem desenvolvidas iníciaram com a seleção e treinamento dos alunos colaboradores os quais farão recrutamento e seleção de clientela e posterior intervenção clínica. Serão formados três grupos de atendimento com clientes na faixa etária de 13 a 28 anos de ambos os sexos. Cada grupo será composto de aproximadamente 10 participantes cada, as sessões serão realizadas semanalmente com duração de até duas horas. Após cada atendimento os alunos receberão supervisões semanais. O programa de treinamento será composto por duas etapas. a primeira, chamada etapa preparatória, consite na preparação do cliente para o seu ingresso no grupo. Esse período compreende a realização de 2 a 4 sessões individuais. Os clientes serão avaliados pro meio de entrevistas psicológicas: esta fase será destinada para a modelagem de comportamentos na interação com o terapeuta, fortalecendo os comportamentos dessa interação e os sentimentos de aceitação de diferenças interpessoais, além de possibilitar o aprendizado de classes de resposta que irão compor um repertório comportamental mínimo para que a próxima etapa em grupo atinja os efeitos terapêuticos desejados. Já a segunda etapa refere-se a intervenção em grupo pelo fato de reproduzir condições naturais de interação social. Serão realizadas 16 sessões em grupo, sendo 12 sessões espaçadas semanalmente e 04 de acompanhamento ( duas realizadas quinzenalmente e duas com um intervalo de um mês) para verificar as mudanças comportamentais. Nesta fase os terapeutas arranjam contigências para que os clientes analisem funci.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Josiane Cecília Luzia - Coordenador.
1999 - 2000
Atendimento Clínico Psicológico em Postos de Saúde da Zona Urbana

Descrição: Atendimento clínico psicológico em Postos de Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Maria Rita Zoéga Soares de Azevedo - Integrante / Cynthia B Moura - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2
1997 - 1999
"Projeto União: Programa de Inserção Social da Criança Pobre e Prevenção a Delinquencia"

Descrição: Crianças que vivem em condições de pobreza e sofrem maus tratos tem maior probabilidade de desenvolver comportamentos delinquentes. O objetivo desse projeto foi oportunizar atendimento psicológico a crianças e adolescentes de um bairro pobre da cidade de Londrina-PR, no sentido de promover ações que favorecessem o enfrentamento das condições adversas as quais estavam expostas. A metodologia envolveu o atendimento a três grupos de sujeitos: 1) Crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos, em risco de delinquência; 2) mães que procuraram por apoio psicológico; 3) equipe técnica do projeto Piá. O local do desenvolvimento do programa foi em uma das unidades de um Programa Municipal de Apoio a Criança e ao Adolescente denominado Projeto Piá. Os atendimentos realizados em grupo proporcionaram aos adolescente a diminuição das condutas opositoras e o aumento de comportamentos de cooperação e de condutas pró-sociais as quais favoreceram a sua exclusão da condição de marginalização e delinquencia. A intervenção com o grupo de mães foi realizada no sentido de assisti-las em suas necessidades emocionais, gerando mudanças em suas práticas educativas com os filhos. A intervenção com o grupo de educadores favoreceu o desenvolvimento de habilidades de interação mais efetivas e menos coercitivas junto às crianças. O projeto proporcionou melhor discriminação por parte da população atendida dos eventos ambientais responsáveis por seus comportamentos, e produziu alterações comportamentais no sentido de uma inserção social mais adequada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Camila Muchon de Melo - Integrante / Simone Oliane - Integrante / Cynthia B Moura - Integrante / Margarette M Rocha - Coordenador / Clarice R C Ferreira - Integrante / Graziela B Rebouças - Integrante / Naiene S Pimentel - Integrante / Patrícia C Novaki - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso)


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Psicologia Ciência e Profissão
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento/REBAC
2011 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Fundamentos do Behaviorismo Radical.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Epistemologia da Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Título de Doutor em Filosofia, Universidade Federal de São Carlos.
2004
Título de mestre em Filosofia, Universidade Federal de São Carlos - UFScar.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Melo, C. M.2013 Melo, C. M. ; de Rose, J. C. C. . The concept of culture in Skinnerian Radical Behaviorism: Debates and controversies. European Journal of Behavior Analysis, v. 14, p. 321-328, 2013.

2.
Melo, Camila Muchon de2012 Melo, Camila Muchon de ; ROSE, Júlio César Coelho de . Sobrevivência das culturas em Skinner: um diálogo com o materialismo cultural de Harris. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 28, p. 119-128, 2012.

3.
PIMENTEL, Naiene S2012 PIMENTEL, Naiene S ; Bandini, Carmen Silvia Motta ; Melo, C. M. . Compreendendo o abandono do eu iniciador em B. F. Skinner a partir das críticas de G. Ryle ao mentalismo tradicional: questões teóricas e consequências práticas. Acta Comportamentalia, v. 20, p. 217-233, 2012.

4.
Angelo, H. V. B. R.2009Angelo, H. V. B. R. ; Melo, C. M. ; Martone, R. C. . O conhecimento e as práticas do analista do comportamento. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 05, p. 115-116, 2009.

5.
Melo, C. M.;de Melo, C. M.;Melo, Camila Muchon de2003Melo, C. M. ; GONGORA, Maura Alves Nunes . Libertando-se de controles aversivos do passado para entrar em cotato com contingências do presente. Interação (Curitiba) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1981-8068 Interação em Psicologia (Impresso)), Universidade Federal do Paraná, v. 07, n.01, p. 37-44, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
Melo, C. M. ; Dittrich, Alexandre ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap. 03 - O Modelo de seleção pelas consequências: O nível filogenético.. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 24-34.

2.
Melo, C. M. ; Dittrich, Alexandre ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap 04. O Modelo de Seleção Pelas Consequências: O nível ontogenético. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 35-44.

3.
Dittrich, Alexandre ; Melo, C. M. ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap 05. O Modelo de Seleção Pelas Consequências: O nível cultural. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 45-55.

4.
Dittrich, Alexandre ; Melo, C. M. ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap. 06. Algumas Reflexões sobre o Modelo de Seleção pelas Consequências. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 56-71.

5.
Melo, C. M. ; MOREIRA, M. B. . Cap 07. Análise Comportamental da Cultura Parte 1. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 72-94.

6.
Melo, C. M. ; Lé Sénéchal Machado, V. . Cap 08. Análise Comportamental da Cultura Parte 2. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 95-120.

7.
Melo, C. M. ; de Rose, J. C. C. . A verdade como efetividade na proposta científica de B. F. Skinner. Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC, 2013, v. 02, p. 17-23.

8.
Melo, C. M. ; Garcia, T. L. ; de Rose, J. C. C. ; Faleiros, P. B. . Cap. XII - Cultura e Liberdade. In: Maria Martha Costa Hübner; Márcio Borges Moreira.. (Org.). Temas Clássicos em Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, v. , p. 167-187.

9.
Melo, C. M. ; de Rose, Julio César Coelho . O conceito de cultura e de liberdade na teoria de B. F. Skinner: implicações do controle do comportamento humano no fortalecimento da cultura.. In: W. C. M. P. da Silva. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. Reflexões teórico-conceituais e implicações para pesquisa.. 1ed.Santo André, SP: Esetec, 2007, v. 20, p. 87-95.

10.
Melo, C. M. ; de Rose, Julio César Coelho . A tecnologia do comportamento na promoção do bem da cultura: uma análise conceitual de trechos da obra de B. F. Skinner.. In: Hélio José Guilhardi; Noreen Campbell de Aguirre. (Org.). Sobre o Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André: ESETec, 2006, v. 17, p. 41-50.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AFFONSO, A. L. V. ; Melo, C. M. . Estudo sobre as variáveis ligadas a saúde e bem estar na velhice.. In: IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas interfaces, 2013, Londrina/PR. Anais do IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas interfaces, 2013. v. 1. p. 94-94.

2.
Melo, C. M. . Behaviorismo radical e cultura: Aspectos teóricos e implicações para a área da saúde. In: III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses., 2012, Londrina/PR. Anais do III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses, 2012.

3.
Melo, C. M. ; de Rose, J. C. C. . The concept of culture in Skinnerian Radical Behaviorism: Debates and controversies. In: 6th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, 2012, Lisboa. Books of the 6th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, 2012. p. 8-8.

4.
FURLAN, D. ; AMBROSIO, E. ; LIMA, F. ; Melo, C. M. . As possíveis variáveis que originam e mantêm a anorexia nervosa no decorrer do desenvolvimento infantil. In: III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses., 2012, Londrina/PR. Anais do III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses., 2012. v. 1. p. 36-37.

5.
KLEIN, R. M. ; MARINO, T. S. ; MARQUES, T. R. S. ; Melo, C. M. . SEQUELAS NA INFÂNCIA: CONSEQUÊNCIAS SUBSEQUENTES DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR. In: III Congresso de Psicologia da UEL'A inserção da Psicologa na Saúde: Alcances, Limites e Impasses., 2012, Londrina. Anais do SEQUELAS NA INFÂNCIA: CONSEQUÊNCIAS SUBSEQUENTES DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR, 2012. p. 90-90.

6.
Melo, C. M. ; de Rose, Julio César Coelho . The concept of culture survival in B. F. Skinner's Theory: A dialogue with Marvin Harris's Cultural Materialism. In: 5th Conference of the European Association for Behavior Analysis., 2010, Rethymno, Creta, Grécia. Book of abstracts of 5th Conference of the European Association for Behavior Analysis., 2010. p. 40-40.

7.
Melo, C. M. ; de Rose, Julio César Coelho . KULA: CONJUNTO DE PRÁTICAS CULTURAIS COM VALOR DE SOBREVIVÊNCIA POSITIVO?. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba/PR. Anais da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

8.
Melo, C. M. . A cultura sob a perspectiva do Behaviorismo Radical de B. F. Skinner. In: 8ª Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar, 2009, São Carlos. Anais da 8ª Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar, 2009. p. 19-19.

9.
Melo, C. M. ; Castro, M. S. L. B. ; de Rose, Julio César Coelho . Ética e Planejamento Cultural: a atualidade da proposta de B. F. Skinner.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas-SP. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. 01. p. 07-08.

10.
Melo, C. M. ; de Rose, Julio César Coelho . A Ciência e a Ética baseadas no Filosofia do Behaviorismo Radical de B.F. SKinner.. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas- SP. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

11.
Melo, C. M. ; de Rose, Julio César Coelho . A verdade como efetividade na proposta científica de B. F. Skinner.. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas- SP. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

12.
Melo, C. M. ; de Rose, Julio César Coelho . A cultura e a liberdade na teoria de Skinner: controle do comportamento e fortalecimento da cultura. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC, 2006, Brasília - DF. Anais do XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC, 2006. p. 79-80.

13.
de Rose, Julio César Coelho ; Melo, C. M. ; Dittrich, Alexandre ; Bandini, Carmen Silvia Motta ; PIMENTEL, Naiene S . Estudos teóricos sobre tecnologia do comportamento em diversos contextos. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas - SP. Anais do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005. p. 155.

14.
Melo, C. M. ; ABIB, José Antônio Damásio . O Homem como planejador cultural: um compromisso com bem da cultura .. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis (ABPMC/ABA international), 2004, Campinas - Sp- Brasil. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis (ABPMC/ABA international), 2004. p. 33.

15.
Melo, C. M. ; GONGORA, Maura Alves Nunes . Contingências da história passada no controle do comportamento de sonhar, pensar e sentir no presente: um estudo de caso. In: II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e Saúde, 2001, Guarujá-SP. Avanços recentes em psicologia clínica da saúde, 2001. v. 2. p. 265.

16.
FIORAVANTE, Aline Pedrosa ; Melo, C. M. ; NASCIMENTO, Ari Bassi Do . Administração crônica de fluoxetina e handling previnem déficit de comportamentos exploratório e ambulatório induzido pela separação social?. In: X Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UEL- UEM- UEPG- UNIOSTE e I Encontro de Pesquisa da UEPG, 2001, Ponta Grossa-PR. Anais do X Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UEL- UEM- UEPG- UNIOSTE e I Encontro de Pesquisa da UEPG, 2001. p. 192-193.

17.
Melo, C. M. ; DONADONE, Juliana Cristina ; LUZIA, Josiane Cecília ; NASCIMENTO, Ari Bassi Do . Efeitos da sobreposição de dois modelos de depressão sobre os testes do nado forçado e do labirinto em cruz elevado. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UEL- UEM- UEPG- UNIOSTE, 2000, Londrina-PR. Anais do IX Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UEL- UEM- UEPG- UNIOSTE, 2000. v. 4. p. 359-360.

18.
DONADONE, Juliana Cristina ; Melo, C. M. ; NASCIMENTO, Ari Bassi Do . Separação social potencializa as alterações de confinamento de ratos nos braços abertos do labirinto? Efeitos da fluoxetina e do diazepam. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UEL- UEM- UEPG- UNIOSTE, 2000, Londrina-PR. Anais do IX Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UEL- UEM- UEPG- UNIOSTE, 2000. v. 4. p. 334-335.

19.
AZEVEDO, Maria Rita Zoéga Soares de ; Melo, C. M. ; ROMAGNOLI, Ariane Denise ; ZERI, Cleonice Pereira ; CHAGAS, Diogo Antônio Bloes ; TINI, Juliana Rodrigues ; ALVAREZ, Luciana Ferreira ; AFONSO, Patrícia Henriette B . Atendimento clínico em postos de saúde da zona urbana. In: III Jornada de Psicologia Internacional, 1999, Umuarama-PR. Anais da III Jornada de Psicologia Internacional, 1999. p. 38-38.

20.
Melo, C. M. ; ROMAGNOLI, Ariane Denise ; ZERI, Cleonice Pereira ; CHAGAS, Diogo Antônio Bloes ; TINI, Juliana Rodrigues ; AFONSO, Patrícia Henriette B ; ALVAREZ, Luciana Ferreira ; AZEVEDO, Maria Rita Zoéga Soares de . Atendimento clínico psicológico em postos de saúde da zona urbana. In: X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 1999, São Paulo-SP. A Psicologia Social Brasileira e o Contexto Latino-Americano, 1999. p. 17-17.

21.
Melo, C. M. ; DONADONE, Juliana Cristina ; NASCIMENTO, Ari Bassi Do . Os efeitos da densidade populacional sobre o peso e a ingestão de sacarose em ratos.. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UNIOESTE- UEM- UEL- UEPG, 1999, Cascavel-PR. Anais do VIII Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq- UNIOESTE- UEM- UEL- UEPG, 1999. v. 04. p. 261-261.

22.
OLIANE, Simone ; CASTILHO, Ana Alice Freitas de ; ROMAGNOLI, Ariane Denise ; Melo, C. M. ; PHILLIP, Caroline . Sexualidade, uso e abuso de drogas em adolescentes de uma escola pública. In: VI Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 1998, Maringá-Pr. VI Anais da XI Reunião Especial da SBPC, 1998. p. 465-465.

23.
MOURA, Cynthia B ; ROCHA, Margarette M ; OLIANE, Simone ; SILVA, Renata M ; Melo, C. M. ; FERREIRA, Clarice R C ; BOUNASSAR, Danielle B ; REBOUÇAS, Graziela B ; SILVA, Luciana G C ; NEGRÃO, Luciana A P ; PIMENTEL, Naiene S ; NOVAKI, Patrícia C ; AFONSO, Patrícia Henriette B ; BERNADINI, Priscile ; GUILHERME, Rosimary L ; VICENTINI, Silvia C . Programa de inserção social da criança pobre e prevenção à delinqüência. In: VII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC, 1998, Campinas-SP. Anais do VII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC, 1998.

24.
Melo, C. M. ; CHAGAS, Diogo Antônio Bloes ; DOMINGOS, Fábia Cristiane Galves ; NASCIMENTO, Ari Bassi Do . Efeitos do clordiazepóxido e da buspirona sobre o comportamento exploratório de ratos sepa.. In: VII Encontro Anual de Iniciação Científica, CNPq- UNIOESTE- UEM- UEL- UEPG, 1998, Maringá-PR. Anais do VII Encontro Anual de Iniciação Científica, CNPq- UNIOESTE- UEM- UEL- UEPG, 1998.

25.
Melo, C. M. ; CASTILHO, Ana Alice Freitas de ; MARCIDELI, Carolina A ; ZERI, Cleonice Pereira ; ROCHA, Eduardo V ; NASCIMENTO, Ari Bassi Do . Efeitos do álcool e diazepam sobre a discriminação de contingências de extinção e punição.. In: III Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, 1997, Londrina-PR. Anais do III Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, 1997. p. 30.

Artigos aceitos para publicação
1.
LORENA, A. B. ; BLANCO, M. B. ; Melo, C. M. . O conceito de educação em B. F. Skinner: considerações preliminares. Olhar (UFSCar), 2014.

2.
POMPERMAIER, H. M. ; PIMENTEL, Naiene S ; Melo, C. M. . Diferentes abordagens dos fenômenos subjetivos na obra de B. F. Skinner. Interação em Psicologia (Online), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
Melo, C. M. . Behaviorismo Radical e Materialismo Cultural: Um debate entre dois autores.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ARAUJO, V. M. ; HAYDU, V. B. ; Melo, C. M. . UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO COMO PRÁTICA CULTURAL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Melo, C. M. . Epistemologia e investigação conceitual em Análise do Comportamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Melo, C. M. . O conceito de sobrevivência das culturas e suas implicações para uma ética skinneriana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Melo, C. M. . Cultura e sustentabilidade: as ações humanas no convívio social.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CALDAS, R. A. ; Melo, Camila Muchon de ; SAMPAIO, A. A. S. . Análise do Comportamental da Cultura: Interfaces da Biologia Evolutiva, Psicologia Social e Antropologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Melo, C. M. ; PIMENTEL, Naiene S ; SILVEIRA, M. V. . Suscetibilidades às consequências: o que mais temos a saber acerca dos reforçadores primários?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
de Melo, C. M. . Comportamento e Cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
Melo, C. M. ; de Mello, Érik Luca. ; Arantes, Ana Karina. ; Leugi, Guillherme Bergo. . "Eventos regionais em análise do comportamento". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Melo, C. M. ; Souto, M. S. L. B . Filosofia Moral e Planejamento Cultural na obra de B. F. Skinner. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Melo, C. M. . "O conceito de liberdade: práticas culturais, tecnologia da educação e suas implicações para o fortalecimento da cultura". 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
Melo, C. M. ; ROSE, Júlio César Coelho de . "A tecnologia comportamental na promoção do bem da cultura: uma análise conceitual de trechos da obra de B. F. Skinner". 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
Melo, C. M. . Filosofia do Behaviorismo Radical . 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Melo, C. M. . O modelo de seleção pelas connseqüências e suas implicações para uma filosofia moral em B. F. Skinner . 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Melo, C. M. . Cultura e ética no Behaviorismo Radical de Skinner . 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Melo, C. M. . O conceito de Homem no Behaviorismo Radical . 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Melo, C. M. . Behaviorismo Radical, Ética e Cultura . 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Melo, C. M. . Brinque hospital: a inserção do lúdico como facilitador na integração da criança ao hospital . 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
Melo, C. M. ; TINI, Juliana Rodrigues . Interação como facilitador no ambiente de trabalho . 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Melo, C. M. ; GONGORA, Maura Alves Nunes . Caso clínico de adulto . 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, C. E. ; LAURENTI, C. ; Melo, C. M. . Discutindo a dimensão ético-política da atuação do analista do comportamento. 2014 (Debatedor de Simpósio).

2.
Bandini, Carmen Silvia Motta ; PIMENTEL, Naiene S ; Teixeira, J. F. ; Melo, C. M. . Diálogo entre Behaviorismo Radical e Filosofia Analítica: O abandono da noção de mente e o papel do comportamento verbal na construção do homem 2009 (Debatedor de Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Melo, C. M. . Membro da Comissão Científica do III Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC) da Universidade Estadual de Londrina. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
Melo, C. M. . Acta Comportamentalia. 2014.

2.
Melo, C. M. . Acta Comportamentalia. 2014.

3.
Melo, C. M. . Revista Brasileira de Análise do Comportamento. 2013.

4.
Melo, C. M. . Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2013.

5.
Melo, C. M. . Acta Comportamentalia. 2013.

6.
Melo, C. M. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. 2013.

7.
Melo, C. M. . Acta Comportamentalia. 2012.

8.
Melo, C. M. . Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva - RBTCC. 2012.

9.
de Melo, C. M. . Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2012.

10.
Melo, C. M. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2012.

11.
Melo, C. M. . Perspectiva em Análise do Comportamento. 2012.

12.
Melo, C. M. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. 2011.

13.
Melo, C. M. . Psicologia Teoria e Pesquisa. 2011.

14.
Melo, C. M. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. 2011.

15.
Melo, C. M. . Acta Comportamentalia. 2011.

16.
Melo, C. M. . Acta Comportamentalia. 2011.

17.
Melo, C. M. . Revista Brasileira de Análise do Comportamento - REBAC. 2010.

18.
Melo, C. M. . Revista Psicologia Ciência e Profissão. 2010.

19.
Melo, C. M. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. 2009.

20.
Melo, C. M. . Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
Melo, C. M. . Grupo de Estudos sobre os Fundamentos do Behaviorismo Radical. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Melo, C. M. . Estudando B. F. Skinner pelo sua obra parte II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Melo, Camila Muchon de ; GONGORA, Maura Alves Nunes ; NETTO, E. F. C. . Estudando B. F. Skinner pela sua obra.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HAYDU, V. B. ; Melo, C. M. . Princípios de Análise do Comportamento: Aplicações e o Desenvolvimento de Tecnologias Comportamentais.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
de Melo, C. M. . II Congresso de psicologia e Análise do Comportamento: Novos rumos para pesquisa e intervenção (CPAC); VI EPAC; II (EBEPAC- 3a O). 2012. (Membro da Comissão Científica).

6.
de Melo, C. M. . II Congresso de psicologia e Análise do Comportamento: Novos rumos para pesquisa e intervenção (CPAC); VI EPAC; II (EBEPAC- 3a O). 2012. (Debatedor de Poste de sessão - Estudos empíricos e teórico/conceituais em Análise do compt. do).

7.
Melo, C. M. . II Congresso de psicologia e Análise do Comportamento: Novos rumos para pesquisa e intervenção (CPAC); VI EPAC; II (EBEPAC- 3a O). 2012. (Debatedor de Poster de sessão - Epistemologia da Psicologia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, M. J. L.; Melo, Camila Muchon de; FACCI, M. G. D.. Participação em banca de Valéria Cristina Sanzovo. Estudos sobre relação entre educação e a evolução da cultura na perspectiva do Comportamentalismo Radical. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
Melo, C. M.; CARRARA, K.; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. Participação em banca de Vivian Bonani da Silva. Reforçadores arbitrários e naturais, de curto prazo e de longo prazo: Uma análise conceitual sobre procedimentos de transferência de controle.. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Melo, C. M.; Fornazari da SILVA, S. A. F.; DIAS, A. L.. Participação em banca de Cassiana Stersa Versova. Inclusão: Análise do conteúdo do relato verbal de professores.. 2013. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
de Rose, J. C. C.; Melo, C. M.; BAIONI, J. E. M.. Participação em banca de Guilherme Bergo Leugi. A perspectiva de uma antropologia behaviorista: cultura, variação, seleção e transmissão. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
de Rose, Julio César Coelho; Andery, Maria Amália Pie Abib; Teixeira, J. F.; Melo, C. M.. Participação em banca de Marina Souto Lopes Bezerra de Castro. O conflito ético em B. F. Skinner. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
Julio César Coelho; Melo, C. M.; CARRARA, K.; FERRAZ NETO, B. P. A.; VANDENBERGHE, L.. Participação em banca de Marina Souto Lopes Bezerra de Castro. O naturalismo ético no behaviorismo radical de B. F. Skinner.. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
Melo, C. M.; VASCONCELOS, L. A.; TODOROV, J. C.; MULHOLLAND, T. M.; Martone, R. C.. Participação em banca de Ana Rita Coutinho Xavier Naves. A mídia e as leis nas mudanças da família brasileira: Uma análise comportamental da evolução de práticas culturais.. 2013. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

3.
Pessoti, I.; de Rose, J. C. C.; de Melo, C. M.; SOUZA, D. G.; Verdu, A. C. M. A.. Participação em banca de Julia Zanetti Rocca. O conceito de símbolo em Sidman e Skinner- Uma análise epistemológica.. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
HAYDU, V. B.; COSTA, C. E.; Melo, C. M.. Participação em banca de Julio César de Camargo. Sobrevivência das Culturas em Skinner e Desenvolvimento Sustentável: uma microcultura experimental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
GALLO, A. E.; Melo, C. M.; GONGORA, Maura Alves Nunes. Participação em banca de Leandro Herkert Fazzano. Análise das contingências envolvidas na homofobia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
RIBEIRO, M. J. L.; FACCI, M. G. D.; Melo, C. M.. Participação em banca de Valéria Cristina Sanzovo. Estudos sobre relação entre Educação e a evolução da cultura na perspectiva do Comportamentalismo Radical. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
CARRARA, K.; de Melo, C. M.; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. Participação em banca de Vivian Bonani de Souza.. Reforçadores arbitrários e naturais, de curto prazo e de longo prazo: Uma análise conceitual sobre procedimentos de transferência de controle.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
Melo, C. M.; Fornazari da SILVA, S. A. F.; DIAS, A. L.. Participação em banca de Cassiana Stersa Versova. Inclusão: Análise do conteúdo do relato verbal de professores.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
de Rose, Julio César Coelho; Andery, Maria Amália Pie Abib; Melo, C. M.. Participação em banca de Guilherme Bergo Leugi. "A perspectiva de uma antropologia behaviorista: cultura, variação, seleção e transmissão". 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC) da Universidade Estadual de Londrina. Behaviorismo Radical e Materialismo Cultural: Um debate entre dois autores.. 2014. (Congresso).

2.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Análise do Comportamental da Cultura: Interfaces da Biologia Evolutiva, Psicologia Social e Antropologia. 2013. (Congresso).

3.
II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento(CPAC); VI EPAC; IIEBEPAC - 3a Onda.. Debatedora de Poster. 2012. (Congresso).

4.
III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses.. "Behaviorismo Radical e Cultura:Aspectos teóricos e implicações para a área da saúde". 2012. (Congresso).

5.
Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina.Epistemologia e investigação conceitual em Análise do Comportamento. 2012. (Outra).

6.
10ª Jornada de Análise do Comportameto. "Eventos Regionais em Análise do Comportamento". 2011. (Congresso).

7.
II Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre o Comportamento, Cognição e Ensino.. 2011. (Simpósio).

8.
5th Conference of the European Association for Behavior Analysis.. 2010. (Congresso).

9.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2010. (Congresso).

10.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC. 2009. (Congresso).

11.
8ª Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2009. (Congresso).

12.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2008. (Congresso).

13.
XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia da ANPEPP. 2008. (Simpósio).

14.
7a Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2008. (Encontro).

15.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC. 2006. (Congresso).

16.
V Jornada de Análise do Comportamento. 2006. (Congresso).

17.
XI Simpósio de pesquisa e intercâmbio científico da ANPEPP, formação: ensino e pesquisa na pós graduação em Psicologia.. 2006. (Simpósio).

18.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC. 2005. (Congresso).

19.
III Jornada de Análise do Comportamento. 2004. (Congresso).

20.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis (ABPMC/ABA). 2004. (Congresso).

21.
I Jornada de Análise do Comportamento. 2002. (Congresso).

22.
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC. 2002. (Congresso).

23.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC. 2000. (Congresso).

24.
I Ciclo de Estudos sobre Atualizações no Behaviorismo Radical. 2000. (Simpósio).

25.
IV Mostra de Painéis em Psicologia Organizacional e do Traba. 2000. (Simpósio).

26.
Psicoterapia Comportamental: IV Encontro para Discussão de Casos Clínicos. 2000. (Encontro).

27.
Juntos em busca de uma comunicação eficaz e ação integradora. 2000. (Outra).

28.
VIII Seminário Anual de Iniciação Científica CNPq- UNIOESTE- UEM- UEL- UEPG. 1999. (Seminário).

29.
Aspectos psicossociais e legais da saúde do trabalhador. 1999. (Seminário).

30.
I Congresso Paranaense de Psiconeuroendocrinoimunologia. 1998. (Congresso).

31.
I Ciclo de cinema e psicologia: uma abordagem psicossocial. 1998. (Congresso).

32.
Efeito das interações familiares e escolares no desenvolvimento da auto-estima e auto-confiança da criança: repercussões na vida adulta. 1998. (Seminário).

33.
IV Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e I Simpósio de Psicologia da UEL. 1998. (Simpósio).

34.
I Encontro Interno de Psicobiologia. 1998. (Encontro).

35.
II Semana de Psicologia: Os Horizontes de uma Profissão. 1997. (Congresso).

36.
XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. 1997. (Congresso).

37.
XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. 1997. (Outra).

38.
II Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Melo, C. M. . VI SIMPÓSIO ANUAL DE ÉTICA DA UEL A ORIENTAÇÃO DEONTOLÓGICA SOBRE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO: UMA INTERAÇÃO ENTRE O CÓDIGO DE ÉTICA E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA.. 2013. (Congresso).

2.
Melo, C. M. . Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (Vice-Coordenadora). 2012. (Congresso).

3.
Melo, C. M. . I Encontro de Fundamentos do Behaviorismo Radical . 2004. (Congresso).

4.
Melo, C. M. . I Ciclo de Estudos sobre a Prática Clínica do Analista do Comportamento. 2001. (Congresso).

5.
Melo, C. M. . Projeto conheça a UEL. 1999. (Outro).

6.
Melo, C. M. . Projeto conheça a UEL. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcelle Teixeira Bertini. Tecnologia do Ensino na promoção da compreensão de leitura (temática). Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

2.
Carla Morello Hayashi. Promoção de práticas culturais de sustentabilidade (temática). Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

3.
Vitor Miranda de Araujo. RESPONSABILIDADE: UMA ANÁLISE BEHAVIORISTA RADICAL.. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Sarah Zuliani da Silva. Análise conceitual e empírica dos valores na terapia de fundamentação behaviorista radical. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

5.
Poliane Oliveira Quintão. A metáfora na obra de B. F. Skinner. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Luciano Carneiro.. Efeitos de regras instruídas e ensinadas em um jogo educativo sobre comportamento de prevenção e combate de produtos de risco para criadouros do vetor Aedes aegypti: um estudo experimental.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Co-orientador).

Iniciação científica
1.
Eloisa Sobh Ambrosio. O papel da cultura na produção do autoconhecimento: Uma análise conceitual behaviorista radical.. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Mariana Carolina Batista Ferreira. PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROFESSOR: A RELEVÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Jose Roberto Ribeiro Junior. O papel da arte na sobrevivência da cultura: Uma análise conceitual behaviorista radical. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cassiano Gaiani de Santis. Filogênese e Cultura: Interações no Behaviorismo Radical. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Camila Muchon de Melo.

2.
Lucas Tadeu Garcia. A Liberdade no Behaviorismo Radical (co-orientador). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Camila Muchon de Melo.

Iniciação científica
1.
Homero Artur Belloni Silva. A ciência enquanto prática cultural a partir do Behaviorismo Radical e da obra de Thomas Kuhn. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Muchon de Melo.

2.
Eloisa Sobh Ambrosio. A importância da ideia de Liberdade nas culturas: uma análise conceitual behaviorista radical.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Camila Muchon de Melo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Melo, C. M. ; Dittrich, Alexandre ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap. 03 - O Modelo de seleção pelas consequências: O nível filogenético.. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 24-34.

2.
Melo, C. M. ; Dittrich, Alexandre ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap 04. O Modelo de Seleção Pelas Consequências: O nível ontogenético. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 35-44.

3.
Dittrich, Alexandre ; Melo, C. M. ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap 05. O Modelo de Seleção Pelas Consequências: O nível cultural. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 45-55.

4.
Dittrich, Alexandre ; Melo, C. M. ; MOREIRA, M. B. ; Martone, R. C. . Cap. 06. Algumas Reflexões sobre o Modelo de Seleção pelas Consequências. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 56-71.

5.
Melo, C. M. ; MOREIRA, M. B. . Cap 07. Análise Comportamental da Cultura Parte 1. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 72-94.

6.
Melo, C. M. ; Lé Sénéchal Machado, V. . Cap 08. Análise Comportamental da Cultura Parte 2. In: Márcio Borges Moreira. (Org.). Comportamento e Práticas Culturais. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2013, v. , p. 95-120.


Apresentações de Trabalho
1.
Melo, C. M. . Cultura e sustentabilidade: as ações humanas no convívio social.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Melo, Camila Muchon de ; GONGORA, Maura Alves Nunes ; NETTO, E. F. C. . Estudando B. F. Skinner pela sua obra.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Melo, C. M. . Estudando B. F. Skinner pelo sua obra parte II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Melo, C. M. . Grupo de Estudos sobre os Fundamentos do Behaviorismo Radical. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público:
1. Primeiro lugar para a vaga de Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Área: Fundamentos do Behaviorismo Radical (2011).
2. Segundo lugar para a vaga de Professor Doutor do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Área: Psicologia Geral e Processos Básicos (Divulgado no site da UEL em 09/12/2010: http://www.uel.br/prorh/selecao/concdoc/193_2010/aprovados_360_2010.pdf).
3. Segundo lugar para a vaga de Professor Doutor do departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) no conjunto das disciplinas: Análise do Comportamento Experimental I - Processos Básicos, Análise do Comportamento Experimental II - Processos Complexos no Ser Humano e Psicofarmacologia. (Aprovação em 14 de maio de 2009).




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