Jorge Almeida de Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5546652961693009
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rondônia - UFRO. Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas. Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso. Experiência em estudos de INTERAÇÃO BIOSFERA ATMOSFERA com ênfase em ANALISE E MODELAGEM DE PROCESSOS ECOFISIOLÓGICOS. Desenvolvimento Regional - Suframa - Coordenação de Articulação Tecnológica - CGTEC, Análise e Coordenação de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID-Química no Sul do Amazonas. Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais-PPGCA, Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências e Humanidades-PPGCH. Professor de Química do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Almeida de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, J. A.;MENEZES, JORGE ALMEIDA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Agricultura Educação e Ambiente de Humaita.
Rua 29 de Agosto, 786
Espírito Santo
69800-000 - Humaita, AM - Brasil
Telefone: (067) 33732314
URL da Homepage: www.iaa.ufam.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Física Ambiental.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Estudo da Climatologia das Propriedades Ópticas de Aerossóis Atmosféricos em Floresta e Cerrado, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: José de Souza Nogueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Mestrado em Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Caracterização de Artefatos Cerâmicos de Terra Preta de Índio,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Genilson Pereira Santana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2007
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Utilizacao de corantes naturais no ensino de química.
1997 - 2001
Graduação em Bacharelado em Quimica.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas., UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades 2008/2 Ensino, Química, Nível: Graduação Disciplinas Ministradas Química Geral Química Orgânica


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Laboratório de Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Prédio Rua 29 de Agosto, 786. Centro.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ingressei na UFAM em 18/08/2008 através de Concurso Público para a carreira do Magistério Superior na área de Química.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino, Licenciatura em Biologia e Química, Nível: Graduação. Disciplinas ministradas Instrumentação para o Ensino de Biologia e Química II Química Geral

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar,, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino, Engenharia Ambiental e Agronômia, Nível: Graduação. Disciplinas Ministardas Química Geral Ensino, Licenciatura em Biologia e Química , Nível: Graduação. Disciplinas Ministradas Química Orgânica


Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Nível Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Analista Nível Superior e Professor de Química da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica.


Einstein Instituição de Ensino LTDA, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Química do Ensino Médio - Colégio Objetivo


Serviço Social da Indústria Sesi - RO, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Química do Ensino Médio do Serviço Sociall da Indústria - SESI


Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO/RO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química Nível 3, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Química do Ensino Médio Nível 3



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Determinação da Variabilidade de Dióxido de Carbono (CO2) em área de Campo e Floresta na região sul do Amazonas
Descrição: A perturbação antrópica de qualquer sistema estável (solo + cobertura vegetal) tende a causar mais perdas do que ganhos de carbono, acarretando em redução da qualidade do solo ao longo do tempo (Baretta et al., 2005). Vários fatores incluindo temperatura, umidade, profundidade do solo, aeração e populações microbianas determinam a taxa de fluxo de CO2 para a superfície do solo (Silva et al., 2006). A atividade biológica do solo depende de fatores abióticos, como temperatura, água e nutrientes, e fatores bióticos como, principalmente, adição de carbono para sua atividade e desenvolvimento (Vezzani et al., 2003). Considerando-se que a maior intensidade de atividade biológica ocorre na camada superficial do solo, conclui-se que a sua exposição aos processos erosivos, com remoção de materiais devido ao uso e/ou manejos inadequados, irão acarretar em redução de sua qualidade (Habte, 1989). Neste contexto, o presente trabalho visa avaliar a liberação de dióxido de carbono (CO2) em área de floresta e campo. O experimento será conduzido na Fazenda Experimental do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá, localizada no município de Humaitá, AM, coordenadas geográficas (07º 30' 22" S e 63º 01' 15" W), com altitudes de 58 m, localizada na mesorregião do sul do estado do amazonas e microrregião do Madeira. Serão adotados doze pontos para a determinação do dióxido de (CO2) e serão realizadas duas campanhas de coletas, a primeira em agosto de 2017 e a segunda em março de 2018. As campanhas de coletas serão realizadas durante 12 horas no período diurno (5:00 às 17:00 h) e 12 horas no período noturno (17:00 às 05:00 h). A quantificação do CO2 será feita de acordo com Grisi (1978) em que o CO2 liberado por uma área de solo é absorvido por uma solução de KOH 0,5 N e pela dosagem por titulação com HCl 0,1 N. Será utilizado como indicador a fenolftaleína e/ou alaranjado de metila a 1% (Morita e Assumpção, 1972)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Análises de Séries Temporais de Profundidade Ótica de Aerossóis(AOD) sobre sítios Aeronet na região Amazônica
Descrição: Os aerossóis atmosféricos são de primordial importância para a biosfera, o clima e a saúde humana. Os aerossóis têm influência significativa sobre o forçamento de radiação da Terra, pois dispersam ou absorvem a radiação solar e terrestre (denominada como efeito direto) dependendo de suas características físicas e químicas (Charlson et al., 1992). Série temporal é uma sequência de observações ordenadas no tempo. Rio Branco, a capital urbana do estado do Acre, situada a 9° 59′ 30″ S e 67° 48′ 36″ W e 153 m acima do nível médio do mar. Com população de cerca de 402 057 mil habitantes. A cidade de Rio Branco está entre as cidades mais poluídas da região norte. No período de estação seca as principais fontes antropogênicas de poluição são a queima de combustíveis fósseis e queima de biomassa na região. Neste contexto, é imperativo adquirir as informações quantitativas sobre as tendências a longo prazo das cargas de aerossóis sobre a região amazônica especificamente em sítios AERONET onde há predominância de queima de biomassa, o que pode ser conseguido através da utilização de modelos de séries temporais. O trabalho atual sugere um modelo alocativo (modelo ARIMA) que utiliza as características dos dados reais de AOD(440nm) e prevê seus valores futuros sobre sítio de Rio Branco localizado na região amazônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Variações Sazonais de Propriedades Ópticas de Aerossóis e Identificação de Diferentes Tipos de Aerossóis Basedos em dados AERONET
Descrição: Os aerossóis são partículas minúsculas (micro e submicron) (sólidas ou líquidas) que estão suspensas na atmosfera (A.A & Igbafe, 2010). São feitos de mistura de diferentes substâncias, como poeira, fumaça, matéria orgânica, gases poluentes e partículas no ar. Neste estudo, a variabilidade sazonal de uma série temporal de AOD(440nm) de 2013-2016 de propriedades ópticas de aerossóis do sítio Manaus_Embrapa (Latitude 2.89053°S e Longitude 59.96978°W) será analisada e classificada utilizando critérios propostos por (Toledano, et al., 2007) com o objetivo de identificar os tipos de aerossóis dominantes e suas frequências. O estudo também empregará o modelo HYSPLIT para identificar as fontes de aerossóis que são transportadas nessa região. Para apresentar o ciclo mensal de concentração de aerossol para o sítio de Manaus_Embrapa, será utilizada valores de AOD em todos os comprimentos de onda espectrais (340 - 1020 nm) para cobrir o espectro solar. Subsequentemente, os dados mensais de AOD(440), α(440 870) e água precipitável (AP) serão analisados para revelar a variabilidade temporal das propriedades do aerossol sob condições húmidas e secas. O padrão de distribuição de frequência global e sazonal das propriedades ópticas de aerossol será identificado pela análise espectral de AOD(440nm) bem como por α(440-870) tal como utilizado por (Toledano, et al., 2007). Os padrões de distribuição de frequência de AP revelarão a quantidade de conteúdo de água na coluna atmosférica durante o padrão de distribuição das propriedades do aerossol. As propriedades ópticas acima serão quantitativamente identificadas de acordo com as parcelas de dispersão do expoente angstrom α(440-870nm) contra AOD(440nm) e serão utilizadas para classificação com base nos critérios propostos por (Toledano, et al., 2007). Os padrões de distribuição de diferentes aerossóis sobre o sítio de Manaus_Embrapa para os dados globais e sazonais serão determinados. Este critério será aplicado para determinar os tipos de aerossóis para diferentes meses ao longo do ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Alexsandro Beleza - Integrante / Pedro Henrique da Silva de Aguiar - Integrante / Amazonino Soares Júnior - Integrante.
2016 - Atual
ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE AEROSSÓIS E SUAS RELAÇÕES COM PARÂMETROS METEOROLÓGICOS SOBRE SÍTIOS AERONET NA REGIÃO AMAZÔNICA
Descrição: As características da profundidade óptica de aerossóis (AOD) e expoente Angstrom (EA) serão analisados, como uma avaliação de potenciais fatores de contribuição para entendimento da variabilidade climática nos sítios localizados em Manaus (AM,Brasil) e Rio Branco (AC,Brasil). Serão utilizados dados de AOD de nível 1.5, disponibilizados em uma série de dados de 2010 a 2014, em cada sítio. Serão ainda utilizados dados meteorológicos para avaliar a relação entre as condições meteorológicas, aerossóis atmosféricos e dinâmica da variabilidade desses dados na série analisada. O modelo HYSPLIT (The Hybrid Single Particle Lagrangian Integrated Trajectory) e Análise de Cluster (AC) será utilizado para avaliar o curso de massas de ar especificas e avaliar padrões de circulação. Senso assim este projeto tem como objetivo principal analisar parâmetros físicos como AOD (Profundidade Óptica de Aerossóis) e Expoente Ångström (EA) visando a caracterização de aerossóis atmosféricos em sítios localizados na região amazônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Romário Martins Pereira - Integrante.
2009 - Atual
Potencialidades e susceptibilidades ambientais da meso-região Sul do Amazonas: clima, hidrologia e biogeoquímica numa fronteira de expansão agropecuária e hotspot de biodiversidade
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
pH DO SOLO EM ESCOLA DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM ? INCENTIVANDO O ENSINO DE QUÍMICA
Descrição: O projeto visa potencializar o ensino de Química no sul do Amazonas focando em ações interdisciplinares que possam incentivar tanto docentes como discentes envolvidos no projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Milton cesar costa campos - Integrante.
2014 - Atual
Ensino de Geogebra com o Software Geogebra
Descrição: O projeto visa disponibilizar uma ferramenta inovadora voltada para potencializar o ensino de matemática no sul do Amazonas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Integrante / Evanizio Marinho de Menezes Júnior - Coordenador.
2014 - Atual
pH do solo em escolas do município de Humaitá ? Incentivando o ensino de química.
Descrição: O tema ?solos? é interdisciplinar, tendo em vista que engloba várias áreas do conhecimento. Dessa forma, o conteúdo de aprendizagem ?pH? permite que os aprendizes percebam as relações existentes em um mesmo assunto apresentado sob diferentes aspectos. A atividade acarreta curiosidade e interesse por ser uma atividade diferenciada, bem como incentiva a participação ativa dos alunos. Por meio desse trabalho prático, os estudantes serão estimulados a desenvolver trabalho em equipe, liderança, fortalecer as relações interpessoais, a organização, a observação crítica dos fenômenos e a relação entre as diversas áreas do conhecimento, percebendo assim que o conhecimento pode ser apresentado de maneira não fragmentada, ou seja, que as diversas áreas do conhecimento podem se complementar.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Milton cesar costa campos - Integrante.
2014 - Atual
Determinaçaõ do pH do Município de Humaitá nas Escolas Públicas
Descrição: Os ácidos são um grupo de substâncias sobre a qual as pessoas aprendem com base na reatividade química. A maioria dessas substâncias está envolvida em reações específicas chamadas de reações ácido-base. A maioria das reações ácido-base ocorre na água. Devido a esta propriedade, e ao fato da água ser uma substância tão comum e importante, é geralmente conveniente utilizá-la como uma substância que divide ácidos de bases. Portanto, água reage como uma base para ácidos e como um ácido para bases. As bases podem ser classificadas de forma similar, como fracas ou fortes e também são capazes de realizar reações ácido-base. A escala de pH é utilizada para medir a acidez das soluções. As soluções mais comuns geralmente apresentam valores de pH entre 0 e 14, porém uma compreensão das características aparentemente contra intuitivas requer uma compreensão mais profunda da química envolvida. Baseado na importância das medidas de pH e nos conceitos envolvidos, a atividade propõe determinar o pH do município de Humaitá, localizado na região sul do Amazonas, nas escolas estaduais do município de Humaitá, como sendo uma atividade diretamente relacionada ao ensino dos conceitos da química dos ácidos e das bases. Tal atividade contemplará cada escola estadual do município com um kit contendo 6 copinhos plásticos, 1 frasco contendo solução de indicador azul de bromotimol, 1 frasco contendo solução de indicador púrpura de metacresol, tabela colorimétrica de pH, 1 folha de instruções para que sejam efetuadas as medidas de pH das fontes naturais selecionadas. A escola sede contemplada no projeto será a escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho. Todas as demais escolas que integrarão o projeto farão um cadastro específico de participação no desenvolvimento do projeto junto à escola sede contemplada no projeto e receberão um kit para participar da atividade proposta. Cada escola cadastrada determinará especificamente o pH de uma fonte natural selecionada. As medidas de pH realizadas pelas escolas do município serão inseridas em um bancos de dados desenvolvidos pelos alunos participantes do projeto. Portanto, o projeto visa mostrar conceitos importantes sobre a química dos ácidos e das bases relacionados ao tema proposto nas escolas do munícipio, mediada pelo uso de ações práticas inseridas no contexto educacional de química, sendo que tal intervenção visa especificamente inserir cada discente em uma ação didática contextualizada e interdisciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Evanizio Marinho de Menezes Júnior - Integrante.
2014 - Atual
Práticas de Ensino de Pré-Cálculo nos Anos Finais do Ensino Médio em Escolas Públicas em Humaitá - AM
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Integrante / Evanizio Marinho de Menezes Júnior - Coordenador.
2013 - 2013
Conhecendo os Povos Indígenas do Rio Madeira
Descrição: O projeto visa especificamente desenvolver um banco de dados de imagens relacionada a cultura material dos povos indígenas do Vale do Rio Madeira.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Jordeanes araujo - Integrante.
2013 - Atual
Ensino de Trigonometria com o uso do Software Geogebra
Descrição: O projeto contempla um conjunto de ações que visam fortalecer o ensino de matemática no município de Humaitá..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Evanizio Marinho de Menezes Júnior - Integrante.
2013 - Atual
Determinação do pH do Município de Humaitá nas Escolas Públicas
Descrição: O projeto contempla um conjunto de ações que visam fortalecer o ensino de química no município de Humaitá..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Evanizio Marinho de Menezes Júnior - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas. - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Ensino de Funções com o Auxílio do Software Grafmatica
Descrição: O projeto contempla um conjunto de ações que visam fortalecer o ensino de matemática no município de Humaitá..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador / Evanizio Marinho de Menezes Júnior - Integrante.
2012 - 2012
Desenvolvimentos de vídeos aulas de química para o ensino médio em escolas publicas do município de Humaitá
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Experimentos de química na UFAM, para o ensino médio nas Escolas de Humaitá
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador.
2012 - Atual
Programa de incentivo à Docência - PIBID
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Jorge Almeida de Menezes - Coordenador.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Scientia Amazonia
2013 - Atual
Periódico: Scientia Amazonia


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PALÁCIOS, RAFAEL DA SILVA2018PALÁCIOS, RAFAEL DA SILVA ; SALLO, FERNANDO DA SILVA ; MARQUES, JOÃO BASSO ; SANTOS, A. C. A. ; MENEZES, J. A. ; BIUDES, M. S. ; NOGUEIRA, JOSÉ DE SOUZA . VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA PROFUNDIDADE ÓTICA DE AEROSSÓIS EM REGIÕES DE CERRADO E PANTANAL NA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL. NATIVA, v. 6, p. 56, 2018.

2.
COSTA, R. O.2018COSTA, R. O. ; PALACIOS, R. S. ; SANTOS, A. C. A. ; SALLO, F. S. ; SALLO, K. F. A. P. ; NOGUEIRA, J. S. ; MENEZES, J. A. . VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA PROFUNDIDADE ÓTICA DE AEROSSÓIS ATMOSFÉRICOS SOBRE A AMAZÔNIA. RCA. REVISTA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS (UNILASALLE), v. 12, p. 7-21, 2018.

3.
MENEZES, JORGE ALMEIDA DE2018MENEZES, JORGE ALMEIDA DE; PALÁCIOS, RAFAEL DA SILVA ; MENEZES JÚNIOR, EVANÍZIO MARINHO ; SOARES JÚNIOR, AMAZONINO ; NOGUEIRA, JOSÉ DE SOUZA . CARACTERIZAÇÃO ESPECTRAL DE PROPRIEDADES ÓPTICAS DE AEROSSÓIS EM REGIÃO DE FLORESTA TROPICAL. NATIVA, v. 6, p. 451, 2018.

4.
MENEZES, J. A.2018MENEZES, J. A.; PALACIOS, R. S. ; MENEZES JÚNIOR, E. M ; NOGUEIRA, J. S. . CLIMATOLOGIA DA PROFUNDIDADE ÓTICA E DEPENDÊNCIA ESPECTRAL DE AEROSSÓIS EM REGIÕES DE FLORESTA E CERRADO NO BRASIL. Revista Brasileira de Climatologia, v. 23, p. 152-171, 2018.

5.
PALÁCIOS, RAFAEL DA SILVA2016 PALÁCIOS, RAFAEL DA SILVA ; SALLO, FERNANDO DA SILVA ; MARQUES, JOÃO BASSO ; MENEZES, JORGE ALMEIDA DE ; NOGUEIRA, JOSÉ DE SOUZA . VARIABILIDADE DA PROFUNDIDADE ÓTICA DE AEROSSÓIS ATMOSFÉRICOS SOBRE O PANTANAL BRASILEIRO (DEPTH OPTICAL VARIABILITY OF ATMOSPHERIC AEROSOLS ON THE BRAZILIAN PANTANAL). Revista Brasileira de Climatologia, v. 18, p. 27-37, 2016.

6.
TORRES FILHO, J. S.2014 TORRES FILHO, J. S. ; MARTINS, J. G. ; FABIANO, M. ; CUNHA, J. M. ; MENEZES, J. A. . Analise da Composição Prévia das Precipitações Pluviométricas na Cidade de Humaitá/AM. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XII, p. 113-126, 2014.

7.
MENEZES, J. A.;MENEZES, JORGE ALMEIDA DE2014MENEZES, J. A.; MENEZES JÚNIOR, E. M ; FULAN, J. A. ; CUNHA, J. M. ; MARTINS, J. G. ; BENTES, B. P. . Determinação do pH do Município de Humaitá nas Escolas. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XII, p. 165-176, 2014.

8.
MENEZES, J. A.;MENEZES, JORGE ALMEIDA DE2013 MENEZES, J. A.; DESOUZA, W. B. ; Santana, G. P. . Caracterização de óxidos de ferro presentes em fragmentos cerâmicos de Terra Preta de Índio. Scientia Amazonia, v. 2, p. 4-10-10, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, J. A.; Santana, G. P. . Estudo físico-químico de pigmento e cerâmicas indígenas da região Amazônica. In: IX Jornada de Iniciação científica da Universidade do Amazonas, 2000, Manaus. IX Jornada de Iniciação científica da Universidade do Amazonas, 2000. v. unico. p. 67-67.

2.
MENEZES, J. A.; Santana, G. P. . Estudo de cerâmica de grupos indígenas do Estado do Amazonas. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999, Goiânia. XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999. v. unico.

3.
MENEZES, J. A.; Santos, F. A. M. . Estudo físico-quimico de pigmentos de pigmento e cerâmicas indigenas da região Amazônica. In: VIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade do Amazonas, 1999, Manaus. VIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade do Amazonas, 1999. v. unico. p. 87-87.

Artigos aceitos para publicação
1.
QUERINO, C. A. S. ; MENEZES, J. A. ; QUERINO, J. K. . Análise prévia sobre o destino dos combustíveis lubrificantes utilizados nas Oficinas de Humaitá-AM. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 2014.

2.
FULAN, J. A. ; PIRES, J. C. ; SANTOS, D. A. ; MENEZES, J. A. . Considerações sobre a utilização de jogos pedagógicos no ensino de Botânica em uma escola pública no interior do Amazonas. Scientia Amazonia, 2014.

3.
FULAN, J. A. ; SILVA, J. ; REZ, R. B. ; MENEZES, J. A. . Uso de réplicas no ensino de Paleontologia em uma escola pública de Humaitá, AM. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 2014.

4.
MENEZES, J. A.; MENEZES JÚNIOR, E. M ; FULAN, J. A.. . Determinação do pH do Município de Humaitá nas Escolas. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, J. A.. Programa de Incentivo à Docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, A. A.; TARTARI, R.; MENEZES, J. A.. Participação em banca de Andre Luiz Alamino. Estudo da composicao gravimetrica de residuos solidos no sul do Amazonas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia da Conservação) - Universidade Federal do Amazonas..

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUERINO, C. A. S.; MENEZES, J. A.; QUERINO, J. K.. Participação em banca de Letícia de Azevedo Passos.Destino dos Combustíveis Lubrificantes Utilizados nas Oficinas de Humaitá-AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas..

2.
MENEZES, J. A.; COELHO, E. G; MENEZES JÚNIOR, E. M; SILVA, Viviane Vidal da. Participação em banca de Gabriele de Souza Brasil.Estagios Supervisionados de Ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
MENEZES, J. A.; COELHO, E. G; MERLOTTI, F.. Participação em banca de Julyanne do Carmo Pires.A vivência nos Estágios Supervisionados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
MENEZES, J. A.; COELHO, E. G; SILVA, Viviane Vidal da. Participação em banca de Valeno Almeida de Oliveira.A Vivencia nos Estágios Supervisionados de Ensino de Biologia e Química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
SILVA, Viviane Vidal da; MENEZES, J. A.; COELHO, E. G. Participação em banca de Adriana de Moraes Cabral.Os EstágiosSupervisionados de Biologia e Química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
FULAN, J. A.; MENEZES, J. A.; ANJOS, M. R.. Participação em banca de Paula Rayanny Mendonça Leite.A vivência nos Estágios Supervisionados de Ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
COELHO, E. G; FULAN, J. A.; MENEZES, J. A.. Participação em banca de Maria Karina Mendonça de Moraes.Os EstágiosSupervisionados de Biologia e Química nas Escolas Públicas de Humaitá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
MENEZES, J. A.; SILVA, Viviane Vidal da; ALVARENGA, E.. Participação em banca de Genivania S. O. Martins.Experiências Vivenciadas nos Estágios Supervisionados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
MENEZES, J. A.; FULAN, J. A.; ALVARENGA, E.. Participação em banca de Ellen C. B. de Lima.Vivenciando o ambiente escolar por meio dos estágios supervisonados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
MENEZES, J. A.; FULAN, J. A.; SILVA, Viviane Vidal da. Participação em banca de Robson N. de Souza.A Prática de Regência através do Estágio Supaervisionado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

11.
MENEZES, J. A.; FULAN, J. A.; ALVARENGA, E.. Participação em banca de Zilda M. Figueiredo.Estágio Supervisionado nas Escolas Básicas de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

12.
MENEZES, J. A.; QUERINO, C. A. S.; QUERINO, J. K.. Participação em banca de Paulo André da Silva Martins.Verificação da Turbidez Atmosférica em Humaitá - AM no Período de 2008 a 2012 usando como Indicador o Índice de Claridade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas.

13.
MENEZES, J. A.; FULAN, J. A.; ALVARENGA, E.. Participação em banca de Ungarelle F. Alecrim.Estágio Supervisionado: Uma Oportunidade de Vivenciar a Realidade do Processo Educacional e a Prática de Ensino em Ciências, Biologia e Química em Escolas Públicas do Município de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

14.
MENEZES, J. A.; COELHO, E. G; SOARES, J. M.. Participação em banca de Leomar de Oliveira Torres.Formando professores de licenciatura plena:Biologia e Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

15.
MENEZES, J. A.; SOARES, J. M.; SILVA, Viviane Vidal da. Participação em banca de Gilberto de Souza Marinho.Vivenciando o Ambiente Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

16.
MENEZES, J. A.; SOARES, J. M.; SILVA, Viviane Vidal da. Participação em banca de Vanessa Canolego.A importância do estágio supervisionado para a formação acadêmica de um aluno de licenciatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

17.
MENEZES, J. A.; SOARES, J. M.; SILVA, Viviane Vidal da. Participação em banca de Elian Carvalho Souza.A realidade de ensino no município de Humaitá,Amazonas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

18.
MENEZES, J. A.; SILVA, Viviane Vidal da; COSTA, R. D. S.. Participação em banca de Laura Almeida Ferreira.Estágio Supervisionado de Ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

19.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A... Participação em banca de Alcyone Conceição V de Aluquerque.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas..

20.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Claudiana Oliveira Reateque.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

21.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Delcenir Alves da Silva.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

22.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Edilany dos Passos Morais.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

23.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Eliane Merklein.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

24.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Hudson Roberto Lobo.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

25.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de João Braga de Moura.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

26.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Joseni Oliveira Maciel..Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

27.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Nadiara Soares Valente.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

28.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Raimunda Laborda dos Santos.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

29.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Robson Nunes de Souza.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

30.
MENEZES, J. A.; COSTA, R. D. S; FULAN, J. A.. Participação em banca de Valdimar Nascimento da Silva.Trabalho de Conclusão de Curso. (Portaria n.o 011/2011 publicada UFAM em 06/04/2011). 2011. Universidade Federal do Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MENEZES, J. A.; Santana, G. P.. Participação em Banca de Seleção Concurso Docente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Rondônia. 2013. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

2.
MENEZES, J. A.; PIO, M. C. S.. Participação em Banca de Seleção Concurso Público Técnico em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Rondônia. 2013. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

3.
MENEZES, J. A.; ALECRIM, A. M; MERLOTTI, F.. Seleção de Professor Substituto. 2012. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL:DA TEORIA A PRATICA T. Determinação do pH doMunicípio de Humaitá nas Escolas. 2013. (Congresso).

2.
Desenvolvimento Profissional:Formação Continuada dos Professores do Ensino de Graduação. 2012. (Encontro).

3.
I simpósio de ciência do solo da amazônia ocidental. 2012. (Simpósio).

4.
Seminário Integrado dos Fundos Setoriais - Brasilia. 2008. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
José Alberto do Nascimento Pinho. Estudo de propriedades de aerossol sobre a região amazônica usando dados AERONET. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Alexsandro Beleza. Variações Sazonais de Propriedades Ópticas de Aerossóis e Identificação de Diferentes Tipos de Aerossóis Baseados em dados AERONET. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Amazonino Soares Junior. Análises de Séries Temporais de Profundidade Ótica de Aerossóis(AOD) sobre sítios Aeronet na região Amazônica. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

3.
Pedro Henrique da Silva de Aguiar. Determinação da Variabilidade de Dióxido de Carbono (CO2) em área de Campo e Floresta na região sul do Amazonas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

4.
Amazonino Soares Junior. CARACTERIZAÇÃO ESPECTRAL DE PROPRIEDADES ÓPTICAS DE AEROSSÓIS EM REGIÃO DE FLORESTA. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jorge Almeida de Menezes. Estágios Supervisionados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.. Orientador: Jorge Almeida de Menezes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MENEZES, J. A.;MENEZES, JORGE ALMEIDA DE2014MENEZES, J. A.; MENEZES JÚNIOR, E. M ; FULAN, J. A. ; CUNHA, J. M. ; MARTINS, J. G. ; BENTES, B. P. . Determinação do pH do Município de Humaitá nas Escolas. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XII, p. 165-176, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
QUERINO, C. A. S. ; MENEZES, J. A. ; QUERINO, J. K. . Análise prévia sobre o destino dos combustíveis lubrificantes utilizados nas Oficinas de Humaitá-AM. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 2014.

2.
MENEZES, J. A.; MENEZES JÚNIOR, E. M ; FULAN, J. A.. . Determinação do pH do Município de Humaitá nas Escolas. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, J. A.. Programa de Incentivo à Docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 16:11:52