Thais Helena Chaves de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9337143918677200
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Dra. Thais Castro é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Concluiu o Doutorado em Informática na PUC-Rio (2011), durante o qual fez o programa Doutorado Sanduiche na University of Edinburgh (2009-2010). Seu foco de pesquisa é na elucidação de processos de design inclusivo e avaliação de artefatos computacionais interativos, utilizando técnicas de Inteligência Artificial aplicadas a Informática na Educação, Interação Humano-Computador e Interação Multimodal, com ênfase em Acessibilidade. Ela também é interessada em metodologias e técnicas para Aprendizagem de Programação. Tem coordenado e participado de vários projetos financiados pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas), CNPq e Capes. Além disso, atualmente é vice-coordenadora da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação, é vice-coordenadora da Comissão Especial em Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação, é revisora da RBIE e membro do comitê de programa dos eventos: SBSC, IHC, SBIE e FIE, dentre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Helena Chaves de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, T.;de Castro, Thais Helena Chaves;CASTRO, THAIS HELENA CHAVES DE;CASTRO, THAIS;CASTRO, THAÍS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.
Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000
Japiim
69060000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 33052019
URL da Homepage: http://www.icomp.ufam.edu.br/professores/thais


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Sistematização da Aprendizagem de Programação em Grupo, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Hugo Fuks.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: aprendizagem de programação; desenvolvimento de groupware; program comprehension.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
2009 - 2010
Doutorado em Research Visitor.
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
com período sanduíche em University of Edinburgh (Orientador: David Robertson).
Título: Sistematização da Aprendizagem de Programação em Grupo, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Hugo Fuks.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: conceptual schemes; representação de interações.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2003
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Uma Proposta para Gestão do Conhecimento em Programação,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Crediné Silva de Menezes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: gestão do conhecimento; desenvolvimento de software; ensino de programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Informática na Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
1995 - 2001
Graduação em Processamento de Dados.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Um Ambiente Multiagente para Apoio à Aprendizagem.
Orientador: Alberto Nogueira de Castro Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Seminário de Integração ao Contexto Organizacional. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Segurança de Sistemas Computacionais. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Introdução à Administração de Redes TCP/IP. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Gerência de Redes de Computadores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Novas Tecnologias em Banco de Dados - Atualização. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Sistemas Operacionais UNIX. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1992 - 1992
Ensino da Matemática e Desenho. (Carga horária: 12h).
Atual Editora, ATUAL, Brasil.


Atuação Profissional



University of Potsdam, UNI/Potsdam, Alemanha.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Ministração de aulas e aplicação de pesquisa em Informática na Educação.

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista (PIBIC), Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
O estágio no DCC tinha como atividades principais a administração da rede de computadores do departamento.

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia Educacional
03/2012 - Atual
Ensino, Informática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Inteligência Artificial
Interação Humano-Computador
Tópicos Especiais em Engenharia de Software e IHC
11/2006 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação
Engenharia de Software
11/2006 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação para Ciências Naturais
02/2006 - Atual
Direção e administração, Pro-Reitoria de Pesquisa, Departamento de Relações Interinstitucionais.

Cargo ou função
Diretora de Divisão.
09/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Computação, .

05/2006 - 09/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Construção do Conhecimento
Informática e Sociedade
08/2004 - 05/2006
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino.
08/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Final II
Introdução à Computação
03/2005 - 06/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Final
Construção do Conhecimento
Introdução à Computação
08/2004 - 11/2004
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inteligência Artificial na Educação
Linguagens Formais e Autômatos
03/2004 - 07/2004
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática na Educação
Construção do Conhecimento
Introdução à Computação
09/2003 - 12/2003
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Computação Numérica
09/2002 - 11/2002
Ensino, Informática na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Projeto Final
08/2002 - 11/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.

05/2002 - 09/2002
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Ciência dos Computadores
08/1996 - 08/1998
Estágios , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.

Estágio realizado
Projetos de instalação e configuração da rede interna de computadores.
03/1996 - 12/1996
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras.

Atividade de extensão realizada
Bolsista no Projeto Integração Universidade - 1o. e 2o. Graus para Melhoria do Ensino de Inglês.

Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora com Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

10/2003 - 05/2004
Outras atividades técnico-científicas , Escola Superior de Artes e Turismo, Escola Superior de Artes e Turismo.

Atividade realizada
Organização de artefatos digitais (CD-ROM) gerados pelos alunos.
08/2003 - 12/2003
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada ao Turismo

Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de atualização em Informática na Educação para multiplicadores dos NTEs, provomido pelo PROINFO/MEC

Atividades

06/2002 - 09/2002
Serviços técnicos especializados , Centro Tecnológico, Departamento de Informática.

Serviço realizado
Inserção e manutenção de curso à distância no ambiente educacional e-Proinfo.
06/2002 - 06/2002
Ensino, Informática na Educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Projetos de Aprendizagem

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: técnica em redes de computadores, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado na Coordenação de Ações Estratégicas-COAE-GTI, perfazendo um total de 480 horas de estágio supervisionado.

Atividades

02/1999 - 08/1999
Estágios , Cordenação de Ações Estratégicas, .

Estágio realizado
Manutenção da Rede de Computadores e Bancos de Dados.

Assembléia Legislativa do Estado, ALE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissionada, Carga horária: 40

Atividades

04/1997 - 05/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete de Deputado Estadual, .

Cargo ou função
Assessora de Bancada.
04/1997 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Gabinete de Deputado Estadual, .

Serviço realizado
Consultoria em Informática.

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Vice-Coordenadora, Enquadramento Funcional: Comissão Especial de Sistemas Colaborativos, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Comissão Especial de Informática na Educação, Carga horária: 2



Linhas de pesquisa


1.
Informática na Educação. Inteligência Artificial aplicada à Educação

Objetivo: Desenvolver e avaliar artefatos computacionais voltados ao ensino e à aprendizagem e explorar diferentes dimensões cognitivas dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Inteligência Artificial.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Colaborativos.
Palavras-chave: sistemas adaptativos; aprendizagem de programação; sistemas colaborativos; aprendizado mediado por agente; learning analytics.
2.
Acessibilidade

Objetivo: Proporcionar através de processos inclusivos, design e avaliação,artefatos computacionais adaptáveis, que atendam aos padrões de acessibilidade universal para pessoas com deficiência..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Inteligência Artificial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Palavras-chave: acessibilidade; design participativo; design centrado no ser humano.
3.
Interação Humano-Computador

Objetivo: Modelos e técnicas de interação entre pessoas para design e avaliação de artefatos computacionais interativos.
Palavras-chave: design inclusivo; design participativo; design universal; Avaliação da Interação; modelos de interação.


Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Multimodal Adaptive Approach to Support Schools
Descrição: Pesquisa em cooperação com a prof. Dra. Ing. Ulrike Lucke da Universidade de Potsdam como parte do programa CONNECT financiado pela Fundação Alexander Von-Humboldt, envolvendo 30 dias de visita de trabalho, para encontrar parcerias na áreas de aprendizagem inclusiva e acessibilidade conforme descrito no projeto, com vistas de consolidar novas parcerias e projetos de pesquisa entre as instituições UFAM e Universidade de Potsdam na Alemanha..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
CARECO - Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software
Descrição: O objetivo deste projeto entitulado CAReCo: Cooperação Acadêmica em Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software é investigar como sistemas de recomendação podem apoiar efetivamente as tarefas de manutenção de software e contornar as limitações mencionadas anteriormente. Este objetivo será alcançado através de cooperações entre especialistas com atuação destacada em cada uma das áreas relevantes e que fazem parte das instituições integrantes: PUC-Rio, UFAL, UFCG e UFAM. A equipe do projeto é formada por pesquisadores de Programas de Pós-graduação nestas quatro instituições, localizadas em três diferentes regiões do país: Sudeste, Nordeste e Norte. Além disso, cada um dos Programas possuem diferentes níveis de maturidade, tanto com relação aos seus cursos de Mestrado, como os de Doutorado. O coordenador geral é o Prof. Carlos José Pereira de Lucena (bolsista produtividade nível 1A do CNPq), que possui ampla experiência na coordenação de projetos multi-institucionais. Os coordenadores das três equipes de IES associadas são pesquisadores de excelente produtividade, com reconhecimento nacional e internacional em suas áreas de atuação bem como ampla experiência na condução de projetos. As contribuições técnicas esperadas do projeto CAReCo são: (i) sistemas de recomendação para auxiliar manutenção colaborativa de sistemas de software, (ii) métodos que apóiem avaliação da qualidade de uso de sistemas de recomendação, (iii) novos mecanismos de colaboração, integrados a ambientes de desenvolvimento, para agilizar atividades de manutenção de software, (iv) aplicação de técnicas avançadas de inteligência artificial e banco de dados para desenvolvimento de sistemas de recomendação que apoiem a manutenção colaborativa de software e (v) projeto e avaliação de sistemas de recomendação para apoio ao ensino e aprendizagem de manutenção de software. As contribuições acadêmicas esperadas deste projeto são: (i) fortalecimento da cooperação existente entre pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação emergentes da Computação: UFAL, UFCG e UFAM e pesquisadores de um Programa de Pós-Graduação mais maduro: PUC-Rio; (ii) fortalecimento destes Programas de Pós-Graduação emergentes; (iii) promoção do intercâmbio regional de pesquisa em diferentes áreas importantes da Ciência da Computação, a serem envolvidas no projeto, tais como: Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Inteligência Artificial, Bancos de Dados e Sistemas Colaborativos; (iv) atração de candidatos em potencial para concursos nas instituições de pesquisa e ensino dos Programas de Pós-Graduação emergentes envolvidos; (v) aumento da produtividade de todos os Programas envolvidos; (vi) construção de uma rede cooperativa de pesquisa para alavancar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento nas áreas citadas acima em regiões fora do eixo RJ-SP. Esta rede cooperativa deve promover uma maior interação e mobilização de pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação para a solução de novos desafios científico-tecnológicos. A histórica inserção internacional do Programa da PUC-Rio também contribuirá para o aumento da internacionalização dos outros Programas participantes do projeto CAReCo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Interfaces Adaptativas em Software Imersivo para Crianças com Dificuldades Típicas aos Transtornos do Espectro Autista
Descrição: Trata-se de uma investigação em software imersivo de realidade virtual, desenvolver ambientes virtuais dentro dessas plataformas de acordo com as necessidades de crianças com transtornos do espectro autístico relacionadas à sua socialização e desenvolvimento cognitivo levantadas através de entrevistas com pais, fonoaudiólogos e psicólogos e realizar testes para aprimoramento contínuo das interfaces desenvolvidas. Para isso, serão efetuados testes em software configuráveis, utilizando computadores e tablets com manipulação direta e alto poder de processamento, visando as possibilidades de colaboração em tempo real entre as crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Coordenador / Alberto Nogueira de Castro Júnior - Integrante / Hugo Fuks - Integrante / Inês Catão - Integrante.
2012 - 2014
Socialização Imersiva: um Ambiente para a Apoiar a Habilitação Social de Pessoas com Deficiências Múltiplas, com foco em TID
Descrição: Projeto de pesquisa voltado investigar e propor maneira de trabalhar a socialização de pessoas com transtornos do espectro autista através de sistemas computacionais imersivos e produtos assistivos necessários à interação. EDITAL N. 006/2012 - VIVER MELHOR/PRÓ-ASSISTIR - FAPEAM.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Coordenador / José Francisco de Magalhães Netto - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Júnior - Integrante / Elaine Harada de Oliveira - Integrante / Hugo Fuks - Integrante / Inês Catão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Integrando técnicas de mineração de dados e texto em groupware
Descrição: A compreensão e a formalização dos aspectos envolvidos na produção e recuperação de artefatos digitais requerem uma fundamentação teórico-metodológica e um conjunto de ferramentas para elicitação, organização e manuseio do conhecimento. Neste projeto, propõe-se a investigação e utilização de técnicas de mineração de dados e textos aplicadas a groupware. Edital MCT/CNPq/CT-Amazônia 2008 Proc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Júnior - Integrante / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Bruno Freitas Gadelha - Integrante / Marcos Spósito - Integrante / Hugo Fuks - Integrante / Altigran Soares da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2011
Ferramentas baseadas na Web para apoio ao trabalho colaborativo (ColabWeb)
Descrição: Uma investigação no estado da arte em ambientes colaborativos, evidenciando técnicas de formação e acompanhamento de grupos. Ao final do projeto pretende-se obter um conjunto de ferramentas computacionais para gerenciamento de grupos em ambientes virtuais colaborativos. Nesse contexto, as técnicas investigadas são as utilizadas em ambientes colaborativos e sistemas multiagente, do ponto de vista da Inteligência Artificial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Júnior - Coordenador / Elaine Harada de Oliveira - Integrante / Francisco Araújo de Almeida Neto - Integrante / Marcos Spósito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2005 - 2008
Trabalho, Tecnologia e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Coordenador.
2005 - 2005
Um Estudo Piloto sobre Aprendizagem de Programação
Descrição: Estudo com alunos da disciplina de Introdução à Computação para investigar o processo de aprendizagem de programação, utilizando o método clínico proposto por Piaget..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Coordenador.
2004 - 2004
Gestão do Conhecimento sobre Aprendizagem de Programação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Coordenador.
2002 - 2003
Avaliação de Cursos Introdutórios de Programação
Descrição: Este projeto surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e prossegue visando identificar os aspectos mais relevantes para facilitar o aprendizado de programação, através da elaboração e uso de um ambiente computacional que facilita a cooperação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Coordenador / Alberto Nogueira de Castro Júnior - Integrante / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Maria Cláudia Silva Boeres - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 7
2000 - 2002
AmCorA
Descrição: Ambiente Cooperativo de Aprendizagem (AmCorA) é uma iniciativa da UFES em conjunto com a UFAM e UNISINOS. O objetivo é consolidar um ambiente para suporte a comunidades virtuais de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Thais Helena Chaves de Castro - Integrante / José Francisco de Magalhães Netto - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Júnior - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação


Revisor de projeto de fomento


2011 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Informática na Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano-Computador. Modelos de Interação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Acessibilidade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Melhor Artigo do ICALT 2017, IEEE.
2013
Primeiro Melhor Artigo do X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, SBC.
1996
Honra ao Mérito pela atuação no Projeto Integração Universidade - 1o. e 2o. Graus para Melhoria do Ensino de Inglês, Universidade Federal do Amazonas / Pró-Reitoria para Extensão.
1993
3o. Lugar no I Concurso Estadual de Redação, Secretaria do Estado de Meio Ambiente.
1986
5o. Lugar na 1a. Olimpíada Mirim de Matemática, Universidade do Amazonas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, T.2009CASTRO, T.; FUKS, H. ; SPOSITO, M. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Análise de um Estudo de Caso para Aprendizagem de Programação em Grupo. IEEE-RITA, v. 4, p. 155-160, 2009.

2.
CASTRO, T.2009CASTRO, T.; FUKS, H. . Inspeção Semiótica do ColabWeb: Proposta de Adaptações para o Contexto da Aprendizagem de Programação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 17, p. 71-81, 2009.

3.
CASTRO, T.2005 CASTRO, T.; MENEZES, C. S. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; OLIVEIRA, R. S. C. ; BOERES, M. C. S. . Enhancing Programming Understanding through Conceptual Schemas in Introductory Courses. CLEI Electronic Journal, http://www.clei.cl/cleiej/volu, v. 9, p. 1-10, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, T.; SOUZA, M. F. C. (Org.) . ANAIS DO XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE 2018). 29. ed. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. 1982p .

2.
CASTRO, T.; VIVACQUA, A. S. (Org.) . Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 11. ed. Porto Alegre: SBC, 2014. v. 1. 182p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. ; CASTRO, T. . Orientações para Uso da Web e Produção de Conteúdos em EAD. In: Zeina Rebouças Corrêa Thomé. (Org.). Guia de Referência para Produção Gráfica de Material Didático em Educação a Distância. 1ed.: , 2007, v. 1, p. 49-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMAZONAS, M. ; VASCONCELOS, V. ; BRANDAO, A. ; KIENEM, G. ; CASTRO, THAIS ; GADELHA, BRUNO ; FUKS, H. . Collaborative Music Composition Based on Sonic Interaction Design. In: International Conference on Distributed, Ambient, and Pervasive Interactions (DAPI) / International Conference on Human Computer Interaction (HCII), 2018, Las Vegas. Distributed, Ambient and Pervasive Interactions: Understanding Humans. DAPI 2018. Cham: Springer, 2018. v. vol 10. p. 335-346.

2.
VASCONCELOS, VICTOR ; AMAZONAS, MAURO ; CASTRO, THAIS ; FREITAS, ROSIANE ; GADELHA, BRUNO . Watch or Immerse?. In: the 17th Brazilian Symposium, 2018, Belem. Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2018. New York: ACM Press, 2018. p. 1.

3.
RAPOSO, NATACSHA ; CASTRO, THAIS ; CASTRO, ALBERTO . Avaliação da Comunicabilidade da WABlind em Enciclopédias On-line. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Porto Alegre: SBC, 2018. p. 1153-1162.

4.
VIANA, LUCAS ; CASTRO, THAIS ; GADELHA, BRUNO . Em Busca de Perfis Cognitivos de Alunos em Blended Learning. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Porto Alegre: SBC, 2018. p. 1203-1213.

5.
RIBEIRO, MARCIO ; PAES, RODRIGO ; NETO, BALDOINO SANTOS ; PEREIRA, JACKSON LEITE ; CASTRO, THAIS ; GHEYI, ROHIT . 30 Days After Introducing Programming: Which of My Students Are Likely to Fail?. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Porto Alegre: SBC, 2018. p. 1283-1292.

6.
URTIGA, TELSON ; CASTRO, THAIS . Detecção de Bullying Escolar em Redes Sociais e suas Implicações na Educação de Adolescentes. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Porto Alegre: SBC, 2018. p. 1693-1703.

7.
Almeida, G. ; CRUZ, A. ; CASTRO, T. ; GADELHA, B. F. . Done: Uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa de programação utilizando técnicas do Coding Dojo. In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2017, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago, Chile, 2017. v. 13. p. 77-86.

8.
CASTRO JUNIOR, A. N. ; CASTRO, T. ; MENEZES, C. S. ; GADELHA, B. F. ; OLIVEIRA, E. H. ; NETTO, J. F. M. . Em Busca de um Framework Conceitual para Apoiar a Diversidade. In: DesafIE, 2017, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação-CSBC / Computação para Tod@s. Porto Alegre: SBC, 2017. p. 763-770.

9.
CASTRO, THAIS; CASTRO, ALBERTO ; LIMA, DAVID ; BJORN, PERNILLE . Model Playground for Autistic Children: Teaching Social Skills through Tangible Collaboration. In: 2017 IEEE 17th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2017, Timisoara. 2017 IEEE 17th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2017. p. 441-445.

10.
DANTAS, A. ; NUNES, F. B. ; CASTRO, T. ; ANDRADE, A. ; LIMA, D. . Avaliação de Ambientes Educacionais: Análise do Estado da Arte em Sistemas Colaborativos e Tridimensionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, 2017, Recife. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. Porto Alegre: SBC, 2017. v. 28. p. 102-112.

11.
FERREIRA, R. S. ; COLARES, K. T. S. ; CASTRO, T. . AutismTesting: Uma Ferramenta Móvel no Auxílio ao Pré-Diagnóstico do Autismo. In: Congreso Internacional de Informática Educativa, 2017, Fortaleza. Actas TISE 2017. Santiago, Chile: Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas, 2017. v. 13. p. 178-187.

12.
CASTRO, T.; LUCKE, U. . Socialization of People with Autism Through Social Networks. In: International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction, 2016, Toronto. Universal Access in Human-Computer Interaction: Users and Context Diversity (Part III). Heidelberg: Springer International Publishing, 2016. v. 9. p. 193-202.

13.
LIMA, I. ; CASTRO, T. ; DANTAS, A. ; SIQUEIRA, M. P. . Processo de Design Colaborativo de Artefatos Tangíveis para Crianças. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2016, Porto Alegre. Anais do XXXVI do CSBC: Computação e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 1408-1422.

14.
LUCKE, U. ; CASTRO, T. . The Process of Inclusive Design. In: IEEE 16th International Conference on Advanced Learning Technologies, 2016, Austin. IEEE 16th International Conference on Advanced Learning Technologies. Danvers, MA, USA: IEEE Computer Society Conference Publishing Services (CPS), 2016. p. 446-447.

15.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; CASTRO, L. ; SOARES, M. ; GADELHA, B. F. . A Two-Level Problem Solving Practicing Approach using a Location Based App. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 540-548.

16.
CASTRO, T.; FERREIRA, N. . Vitula Assistiva: Tecnologia Assistiva no Ensino de Violino para Crianças com Autismo. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016) - V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), 2016, Uberlândia. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016). Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 876-885.

17.
LIMA, D. ; Pereira, R. C. ; SIQUEIRA, M. P. ; CASTRO, T. ; SOUZA, L. J. ; FREITAS, J. A. . MusicApp um aplicativo para apoio às crianças autistas nas aulas de musicalização. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação / AppsEdu. Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 333-339.

18.
SOUZA, S. ; CASTRO, T. . Investigação em programação com Scratch para crianças: uma revisão sistemática da literatura. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação / Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação. Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1078-1086.

19.
DANTAS, A. ; GUIMARÃES, VIRNA ; LIMA, D. ; ARDAIA, M. ; BARRETO, W. ; CASTRO, T. . Interaction Evaluation Using the Mac-g in Sloodle. In: Proceedings of the 6th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2015), 2015, Sankt Agustin. Proceedings of the 6th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2015), 2015. v. 67. p. 160-170.

20.
DANTAS, A. ; AZEVEDO, M. ; R. NETO, A. ; CASTRO, T. . Um Estudo de Caso do Sloodle um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem em 3 dimensões. In: CIAED-Congresso Internacional Abed de Ensino à Distância, 2014, Curitiba. 20o. Congresso Internacional Abed de Ensino à Distância. São Paulo: ABED, 2014. v. 1. p. 1-10.

21.
DANTAS, A. ; LIMA, D. ; CASTRO, T. . Avaliação de Comunicabilidade em Ambientes Colaborativos Tridimensionais: Estudo de Caso no Sloodle. In: SBSC- Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2014, Curitiba. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Porto Alegre: SBC, 2014. v. 1. p. 85-93.

22.
RAPOSO, NATACSHA ; RIOS, HÉLIO ; LIMA, DAVID ; GADELHA, BRUNO ; CASTRO, THAIS . An application of mobility aids for the visually impaired. In: the 13th International Conference, 2014, Melbourne. Proceedings of the 13th International Conference on Mobile and Ubiquitous Multimedia - MUM '14, 2014. p. 180-189.

23.
SALGADO, N. ; CASTRO, T. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Aprendizagem Colaborativa de Programação com Scratch e OpenSimulator. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2013, Manaus. Anais do X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 104-111.

24.
LIMA, D. ; CASTRO, T. . Music Spectrum: a Music Immersion Virtual Environment for Children with Autism. In: DSAI: Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, 2012, Região Douro. Procedia Computer Science: Proceedings of the 4th Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion. Amsterdam: Elsevier, 2012. v. 14. p. 111-118.

25.
LIMA, D. ; CASTRO, T. . Music Spectrum: um Sistema Colaborativo de Imersão Musical para Crianças com Autismo. In: Simpósio Brasileiro de SIstemas Colaborativos, 2012, São Paulo. Collaborative Systems (SBSC), 2012 Brazilian Symposium on. São Paulo: IEEE, 2012. v. 1. p. 53-58.

26.
SALGADO, N. ; CASTRO, T. . An Approach to Support Algorithms Learning using Virtual Worlds. In: Simpósio Brasileiro de SIstemas Colaborativos, 2012, São Paulo. Collaborative Systems (SBSC), 2012 Brazilian Symposium on. São Paulo: IEEE, 2012. v. 1. p. 16-19.

27.
SOUZA, F. R. M. ; COSTA, E. A. B. ; CASTRO, T. . WorldTour: Software para Suporte no Ensino de Crianças Autistas. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 23o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012). Porto Alegre: SBC, 2012. v. 1.

28.
LIMA, D. ; CASTRO, T. . Music Spectrum: A Music Immersion Virtual Environment for Children with Autism. In: International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Infoexclusion (DSAI 2012), 2012, Porto. Proceedings of the 3rd International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2012), 2012. v. 14. p. 111-118.

29.
CASTRO, T.; FUKS, H. ; D. Robertson ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Identifying the Need to Intervene: Analysis and Representation of Interaction Patterns for Group Programming Learning. In: CRIWG 2011, 2011, Paraty. Proceedings of CRIWG 2011, 2011. v. 1. p. 158-174.

30.
CASTRO, T.; FUKS, H. . Sistematização da Aprendizagem de Programação em Grupo. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE'11), 2011, Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2011. v. 1. p. 1763-1773.

31.
CASTRO, T.; FUKS, H. ; SPOSITO, M. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . The Analysis of a Case Study for Group Programming Learning. In: 8th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2008, Santander, Espanha. The Proceedings of the 8th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. USA: IEEE Computer Society, 2008. v. 1. p. 850-854.

32.
CASTRO, T.; FUKS, H. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Programming in Groups: a Progression Learning Scheme from the Individual to the Group. In: Frontiers in Education, 2008, Saratoga Springs, NY, USA. 38th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. NY: IEEE, 2008. v. 1. p. xx-xx.

33.
CASTRO, T.; FUKS, H. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Detecting Code Evolution in Programming Learning. In: 19th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence, 2008, Salvador, Bahia. Lecture Notes in Computer Science / Lecture Notes in Artificial Intelligence, 2008. v. 5249. p. 145-156.

34.
FARIAS, M. R. F. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; CASTRO, T. ; THOME, Z. R. . Inclusão Social e Digital através da Formação para o Trabalho. In: XIII Workshop de Informática na Escola, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXVII Congresso da SBC / XIII Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: SBC, 2007. v. 1. p. 190-198.

35.
SANTOS, L. N. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; CASTRO, T. . Alteração no Modelo de Grupos do Moodle para Apoiar a Colaboração. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informátiva na Educação, 2007, São Paulo. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2007. v. 1. p. 24-35.

36.
CASTRO, T.; FUKS, H. ; SPOSITO, M. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Integração de Ferramentas para Acompanhamento da Aprendizagem de Programação. In: Workshop de Ferramentas de Apoio à Programação e Algoritmos, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação / Workshop de Ferramentas de Apoio à Programação e Algoritmos, 2007. v. 2.

37.
Almeida N., F. A. ; CASTRO, T. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Utilizando o Método Clínico Piagetiano para Acompanhar a Aprendizagem de Programação. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasília: Gráfica e Editora Positiva Ltda, 2006. v. 17. p. 184-193.

38.
Pio, J. L. S. ; CASTRO, T. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . A Robótica Móvel como Instrumento de Aprendizagem de Computação. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasília: Gráfica e Editora Positiva Ltda, 2006. v. 17. p. 197-206.

39.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. ; BOERES, M. C. S. ; OLIVEIRA, R. S. C. . Melhorando o Entendimento de Programação usando Esquemas Conceituais em Cursos Introdutórios. In: Congreso Iberoamericano de Educación Superior en Computación, 2004, Arequipa. Anais de la XXX Conferencia Latinomericana de Informatica, 2004. p. 1068-1079.

40.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. . Aprende - um Ambiente Cooperativo de Apoio à Aprendizagem de Programação. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. Diversidade e Integração: desafios para a telemática na educação. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2004. p. 71-79.

41.
CASTRO, T.; MENEZES, C. S. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; CURY, D. . Gestão de Conhecimento Aplicada a Equipes de Programação. In: Workshop de Gerência do Conhecimento, 2003, Fortaleza. Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2003.

42.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. ; CURY, D. . Um Framework para Aperfeiçoamento Cooperativo em Equipes de Produção de Artefatos Digitais. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação / V Workshop Ambientes de Aprendizagem Baseados em Agentes, 2003, Rio de Janeiro. Inclusão digital como instrumento de inclusão social, 2003.

43.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. ; CURY, D. . Arquitetura SAAP - Um Ambiente de Apoio à Aprendizagem de Programação. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação / VIII Workshop de Informática na Escola, 2002, Florianópolis. Convergências Tecnológicas: Redesenhando as Fronteiras da Ciência e da Educação - VIII Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: SBC, 2002. v. 5. p. 267-276.

44.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. ; BOERES, M. C. S. ; RAUBER, M. C. P. V. . Utilizando Programação Funcional em Disciplinas Introdutórias de Computação. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação / X Workshop sobre Educação em Computação, 2002, Florianópolis. Convergências Tecnológicas: Redesenhando as Fronteiras da Ciência e da Educação / Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC, 2002. v. 4. p. 157-168.

45.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. . Elementos de um Ambiente Multiagente com Intermediação para Suporte à Aprendizagem. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2000, Maceió. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem, 2000. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GADELHA, BRUNO ; CASTRO, T. ; RODRIGUES, R. F. ; CARDOSO, E. ; FUKS, H. . Colaboração e Interação em Contextos Não Convencionais: aplicações e instalações artísticas e de entretenimento. In: Fórum de Integração e Discussão sobre Interação Humano-Computador e Sistemas Colaborativos (FID IHC-SC), 2018, Belém. Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: SBC, 2018.

2.
FERREIRA, R. S. ; CASTRO, T. ; SENA JR, M. P. ; LIMA, D. . Um Olhar sobre o Processo de Design e Avaliação do VINI sob a Perspectiva do Processo de Design Inclusivo. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018, Belém. Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: SBC, 2018.

3.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; LIMA, D. . Um Modelo de Playground para Estimular a Interação Social de Crianças Autistas. In: Simpósio Brasileiros sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2016, São Paulo. Cidades Inteligentes, 2016. v. 1. p. 1-4.

4.
CASTRO, T.; FUKS, H. ; SANTOS, L. N. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Fleshing out Clues on Group Programming Learning. In: 11th International Conference on Enterprise Information Systems, 2009, Milão. 11th International Conference on Enterprise Information Systems, 2009. p. 68-73.

5.
ANGELIM, A. ; CASTRO, T. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Autoria de Perfil para a Arquitetura SAAP. In: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2002, São Leopoldo. Metodologias, tecnologias e aprendizagem dentro do cenário de Informática na Educação, 2002.

6.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. . Representando Padrões em Um Ambiente de Apoio à Aprendizagem de Programação. In: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2002, São Leopoldo. Metodologias, tecnologias e aprendizagem dentro do cenário de Informática na Educação, 2002.

7.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. ; CURY, D. . Um Ambiente para Apoio à Aprendizagem de Programação. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2001, Vitória. Educação à Distância Mediada por Computador, 2001. v. 1. p. 605-608.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, FELIPE RODRIGUES MONTEIRO ; CASTRO, THAIS HELENA CHAVES DE . WorldTour: Towards an Adaptive Software to Support Children with Autism in Tour Planning. In: 2012 IEEE 36th Annual Computer Software and Applications Conference COMPSAC 2012, 2012, Izmir. 2012 IEEE 36th Annual Computer Software and Applications Conference, 2012. p. 368-368.

2.
CASTRO JUNIOR, A. N. ; CASTRO, T. ; RODRIGUES, R. F. ; MEDEIROS, V. C. ; BARATA, C. A. C. ; GADELHA, B. F. . Construção de ambientes telemáticos para apoio a educação - uma investigação em múltiplas perspectivas. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação / Workshop Web-services educacionais, 2003, Rio de Janeiro. Inclusão digital com instrumento de inclusão social, 2003.

3.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. . Ambiente Cooperativo Baseado em Agentes para Suporte à Educação à Distância. In: II Mostra Técnico-Científica da Universidade do Amazonas, 2000, Manaus. II Mostra Técnico-Científica da Universidade do Amazonas. Manaus: Universidade do Amazonas, 2000. p. 47.

4.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. . Assistente para Esclarecimento de Dúvidas sobre LINUX. In: II Mostra Técnico-Científica da Universidade do Amazonas, 2000, Manaus. II Mostra Técnico-Científica da Universidade do Amazonas. Manaus: Universidade do Amazonas, 2000. p. 48.

5.
CASTRO, T.; NETTO, J. F. M. . Aumentando a Disponibilidade e Confiabilidade dos Meios de Armazenamento Secundário Através de Técnicas de RAID. In: IX Mostra de Projetos de Iniciação Científica da Universidade do Amazonas, 1999, Manaus. IX Mostra de Projetos de Iniciação Científica. Manaus: Universidade do Amazonas, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, T.. Tecnologia Assistiva para Informática no Uso de Mídias Digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CASTRO, T.. Ideias Criativas no Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CASTRO, T.. Inclusive Learning ? Towards a Comprehensive Computing Approach. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. . CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE SOFTWARE DE APOIO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N. ; MENEZES, C. S. ; CURY, D. . Arquitetura SAAP: Sistema de Apoio à Aprendizagem de Programação. Fortaleza: UFC, 2003 (Revisão publicada em livro).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Pereira, R. C. ; SIQUEIRA, M. P. ; LIMA, D. ; CASTRO, T. . MusicApp. 2016.

Produtos tecnológicos
1.
LIMA, I. ; CASTRO, T. . Tangible Tangram. 2016.

2.
SIQUEIRA, M. P. ; LIMA, D. ; CASTRO, T. . Music Boxes. 2016.

3.
LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. ; CASTRO, T. . Sound Boxes. 2015.

4.
LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. ; VIDAL, J. ; CASTRO, T. . Model Playground. 2014.

Processos ou técnicas
1.
CASTRO, T.; LIMA, D. ; LUCKE, U. . Processo de Design Inclusivo. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. ; CASTRO, T. . Jornal da Amazônia | Projeto Autismo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CASTRO, T.; LIMA, D. . Softwares para crianças autistas. 2013.

3.
CASTRO, T.; LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. . Projeto voltado para crianças autistas será lançado na Universidade UFAM. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, N. ; CASTRO, T. . Método para Ensino de Violino para Crianças com Necessidades Especiais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

2.
VIVACQUA, A. S. ; CASTRO, THAIS . Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2014. (Editoração/Anais).

3.
CASTRO, T.; LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. . Play Park Terapêutico. 2014. (Maquete).

4.
CASTRO, T.. Um Parque de Diversões Simulado para Auxiliar na Inclusão de Crianças Autistas. 2014. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
CASTRO, T.. Donkey Doodle. 2012. Interpretação.

2.
CASTRO, T.. Theme from 'Whiches' Dance'. 2012. Interpretação.

3.
CASTRO, T.. Waltz. 2011. Interpretação.

4.
CASTRO, T.. Canção. 2011. Interpretação.

5.
CASTRO, T.. The Two Grenadiers. 2011. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NETTO, J. F. M.; LUCENA, V.; Pio, J. L. S.; CASTRO, T.. Participação em banca de Thais Oliveira Almeida. Laboratório Virtual de Apoio à Robótica Educacional Baseado em Sistemas Multiagente. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
CASTRO JUNIOR, A. N.; NETTO, J. F. M.; CASTRO, T.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Janaína Mayara Pinto do Nascimento. Estratégia para Evolução de Ontologia: Um Estudo de Caso na Biodiversidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N.; OLIVEIRA, E. H.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Isomar Lima da Silva. Processo de Design para um Objeto de Aprendizagem Tangível. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
Conte, T.; CASTRO, T.; BARBOSA, S. D. J.. Participação em banca de Williamson Alison Freitas Silva. UDRT-AD: Uma Técnica para Projeto de Diagramas visando a Usabilidade em Aplicações Interativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
NETTO, J. F. M.; OLIVEIRA, E. H.; CASTRO, T.; GEROSA, M. A.. Participação em banca de Dhanielly Paulina Rodrigues de Lima. Um Sistema Multiagente de Identificação e Caracterização de Relações Sociais de Alunos em Um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.; GADELHA, B. F.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Natacsha Ordones Raposo. Elementos Estruturantes para o Projeto de Interfaces Multimodais. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Osvaldo Tavares Viana Júnior. Um Ambiente para Apoiar a Tradução de Histórias em Mundos Virtuais. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Nilmara da Silva Salgado. Uma Abordagem Visual para Aprendizagem Colaborativa de Programação. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
CONTE, T. U.; SOUZA, G. S.; PRIKLADNICKI, R.; CASTRO, T.. Participação em banca de Jacilane de Holanda Rabelo. PABC-Pattern: Uma Estratégia para Codificar Lições Aprendidas em Organizações de Software. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N.; FUKS, H.; GADELHA, BRUNO. Participação em banca de David Washington Freitas Lima. MusicSpectrum: Imersão Musical para Crianças com TEA. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

11.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Rallyson dos Santos Ferreira. Um Esquema de Sincronismo para Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

12.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Viviane Gomes da Silva. Um Esquema de Anotação Semântica para Mapas Conceituais. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

13.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.; MENEZES, C. S.. Participação em banca de Viviane Gomes da Silva. Um Esquema de Anotação Semântica para Mapas Conceituais. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

14.
MENEZES, C. S.; TAVARES, O. L.; CASTRO, T.. Participação em banca de Carlos Alexandre Siqueira da Silva. Um assistente inteligente para apoiar reuniões on-line. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

15.
LEVY, D. P. C.; CASTRO, T.. Participação em banca de Jonas da Silva Gomes Júnior. A complexidade e o capital social no perfil da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) no Twitter. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas.

Teses de doutorado
1.
CASTRO JUNIOR, A. N.; FERNEDA, E.; CRUZ, F. W.; SANTOS, J. L. C.; CASTRO, T.. Participação em banca de Andréa Correa Flores Albuquerque. Um Framework Conceitual para Integrar Conhecimento Tácito Científico. 2016. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
FUKS, H.; BARBOSA, S. D. J.; SOUZA, C. S.; CASTRO, T.; PRATES, R. O.. Participação em banca de Débora Mendonça Cardador Corrêa da Costa. Um Olhar Crítico Sobre o Projeto de Interfaces Tangíveis Baseado na Engenharia Semiótica. 2014. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
CASTRO JUNIOR, A. N.; MENEZES, C. S.; CASTRO, T.; NETTO, J. F. M.; VICARI, R. M.; PAREDES, H.. Participação em banca de Leonardo Nascimento Santos. Um Arcabouço para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Flexíveis e Especificáveis. 2013. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Qualificações de Doutorado
1.
NETTO, J. F. M.; MENEZES, C. S.; CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.. Participação em banca de Vitor Bremgartner da Frota. Arcabouço baseado em Agentes e Ontologia de Modelo Aberto de Aluno para Adaptação de Recursos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
CASTRO JUNIOR, A. N.; SANTOS, J. L. C.; CASTRO, T.; FERNEDA, E.. Participação em banca de Andréa Correa Flores Albuquerque. Um Modelo de Elicitação de Conhecimento para as Próximas Gerações da Web. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Qualificações de Mestrado
1.
CONTE, T. U.; CASTRO, T.. Participação em banca de Williamson Alison Freitas Silva. Uma Proposta para Integrar as Tecnologias de IHC dentro do Processo de Engenharia de Software. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
NETTO, J. F. M.; OLIVEIRA, E. H.; CASTRO, T.. Participação em banca de Dhanielly Paulina Rodrigues de Lima. Sistema Multiagente para Caracterizar as Relações Sociais de Alunos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N.. Participação em banca de Nilmara da Silva Salgado. Uma Abordagem para Apoio à Aprendizagem de Lógica de Programação em Cursos de Graduação utilizando Mundos Virtuais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.. Participação em banca de Natacsha Ordones Raposo. Tecnologias Assistivas em Dispositivos Móveis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N.. Participação em banca de Lucilene Maciel Coelho Prado. Um Guideline para Movimentos de Crianças com Autismo em Jogos Lúdicos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, THAIS. Participação em banca de Osvaldo Tavares Viana Júnior. Teatro Virtual: Criação de História para Crianças com TEA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
CASTRO, THAIS; CASTRO JUNIOR, A. N.. Participação em banca de David Washington Freitas Lima. Musicalização em Ambientes de Realidade Virtual como Mecanismo de Desenvolver Habilidades de Interação Social em Crianças com Transtornos do Espectro Autista. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, THAIS. Participação em banca de Rallyson dos Santos Ferreira. Técnica de Sincronismo Automático para Viabilização de Ambientes Virtuais de Ensino Offline. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
CONTE, T. U.; CASTRO, THAIS; A. Silva. Participação em banca de Priscila Silva Fernandes. WE-QT: Uma Técnica Automatizada de Perguntas e Respostas para Inspeção da Usabilidade em Aplicações de Web. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
CONTE, T. U.; CASTRO, THAIS. Participação em banca de Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos. WEB DUE: Uma Técnica de Inspeção de Usabilidade em Aplicações Web Guiada por Zonas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO JUNIOR, A. N.; CASTRO, T.; RODRIGUES, R. F.. Participação em banca de Francisco Araújo de Almeida Neto.Configuração de um Ambiente Cooperativo para o Mood. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
CASTRO, T.; CASTRO JUNIOR, A. N.; NETTO, J. F. M.. Participação em banca de Adriana Feitosa.Um Tutor Inteligente para o Ensino de Xadrez. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processamento de Dados) - Universidade do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Pio, J. L. S.; Conte, T.; CASTRO, T.. Professor da Área de Engenharia de Software. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

2.
BARRETO, R. S.; CARVALHO, M. G.; LUCENA, V.; CASTRO, T.. Tecnologista Pleno. 2013. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brazilian-German Frontiers of Science and Technology (BRAGFOST) Symposium 2015.Inclusive Learning ? Towards a Comprehensive Computing Approach. 2015. (Simpósio).

2.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). MusicSpectrum - um App Musical para Crianças Autistas. 2014. (Feira).

3.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Um Parque de Diversões Simulado para Auxiliar na Inclusão de Crianças Autistas. 2014. (Feira).

4.
X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.Organizadora Geral. 2013. (Simpósio).

5.
XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).

6.
XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2001. (Simpósio).

7.
VI Semana de Informática.VI Semana de Informática. 2000. (Outra).

8.
XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2000. (Simpósio).

9.
V Semana de Informática.V Semana de Informática. 1999. (Outra).

10.
XVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores.XVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 1999. (Simpósio).

11.
I Seminário Internacional de Engenharia de Software - Avaliação e Melhoria da Qualidade dos Processos de Software.I Seminário Internacional de Engenharia de Software - Avaliação e Melhoria da Qualidade dos Processos de Software. 1998. (Seminário).

12.
XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1998. (Congresso).

13.
IV Semana de Informática.IV Semana de Informática. 1997. (Outra).

14.
XV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores.XV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 1997. (Simpósio).

15.
I Feira de Cursos da Universidade do Amazonas.I Feira de Cursos da Universidade do Amazonas. 1996. (Encontro).

16.
III Semana de Informática.III Semana de Informática. 1996. (Outra).

17.
I Feira e Congresso de Informática, Telecomunicações e Eletro-Eletrônico do Amazonas. I Feira e Congresso de Informática, Telecomunicações e Eletro-Eletrônico do Amazonas. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, T.; Conte, T. . X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2013. (Congresso).

2.
Conte, T. ; CASTRO, T. . XII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas COmputacionais. 2013. (Congresso).

3.
CASTRO JUNIOR, A. N. ; CASTRO, T. ; RODRIGUES, R. F. ; OLIVEIRA, E. H. . Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Lima Florêncio Viana. Adaptando atividades em ambientes virtuais de aprendizagem baseado nas características dos usuários. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Giselly de Moura Maciel. Uma Abordagem Metodológica e Tecnológico para Inclusão de Alunos Surdos em Química para o Ensino Médio. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Ketlen Yumi. Um Modelo para Intepretação Semântica em Tradução Automática de Libras para Português. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Natalielli Galdino. Uso das TDIC no Ensino de Ciências: a Ciência Cidadã aliada à Aprendizagem baseada em Projetos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rallyson dos Santos Ferreira. um modelo adaptável para projetos de interação de artefatos computacionais baseados em princípios do design universal. Início: 2018. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
David Lima. Um Meta-Método para Avaliação de Artefatos Projetados para Crianças com Necessidades Especiais. Início: 2013. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Isomar Lima. Processo de Design para um Objeto de Aprendizagem Tangível. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

2.
Felipe Alves. O ENSINO DE BIOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DE CTS NO PANORAMA DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

3.
Adriana Dorotheu Dantas. Uma Proposta de Extensão do Método de Avaliação da Comunicabilidade Groupware (MACg) para Sistemas 3D. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

4.
Nilmara da Silva Salgado. Uma Abordagem para Apoio à Aprendizagem de Programação em Cursos Introdutórios de Programação usando Mundos Virtuais. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

5.
David Washington Freitas Lima. MusicSpectrum: Imersão Musical para Crianças com TEA. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

6.
Francisco Araújo de Almeida Neto. Ambiente de Acompanhamento da Aprendizagem de Programação. 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Thais Helena Chaves de Castro.

7.
Odette Mestrinho Passos. ECA: Espaço Cooperativo de Aprendizagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Coorientador: Thais Helena Chaves de Castro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cláudio de O. Peixoto. A Informática Educativa e as Invasões em Manaus. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

2.
Lydiane Cristina de L. Brito. Ler é Saber, Escrever é Crescer. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

3.
Moacir Pereira de Souza. Física nas Olimpíadas. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

4.
Raimundo José P. Barbosa. A Descoberta das Ciências Naturais através da Informática. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

5.
Sheila Menezes dos Santos. A Utilização da Tecnologia na Escola para a Prevenção das Drogas. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

6.
Jorgelane Otaviano Portela. Galeria em PowerPoint no Ensino de Artes. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cybelle Pereira da Silva. Identificação e Desenvolvimento de novas Funcionalidades para o APRENDE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

2.
Josivaldo Martins Silva. Uma Proposta de Aquisição de Conhecimento para Aprendizagem de Programação - um Estudo de Caso com Alunos de Ensino Profissionalizante. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

3.
Joseane da Silva Falcão. Avaliação de Empresas conforme Padrões do Modelo CMM - um Estudo de Caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

Iniciação científica
1.
Camila Reis Martins. Apropriação do Método CSCE no Design dos Mapas Mentais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

2.
Saymon da Silva Souza. Investigação em Programação com Scratch para Crianças. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

3.
Marcos Paulo Siqueira. Identificação de Elementos de Interface Necessários à Socialização de Crianças com Necessidades Especiais através de Atividades de Musicalização utilizando o Computador. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

4.
Ludymila Lobo de Aguiar Gomes. Identificação de Entidades Nomeadas em Mensagens Textuais de Redes Sociais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

5.
Jade Caroline Silva Rodrigues. "Investigação em Elementos Necessários à Estruturação de Calendários Funcionais e Sociais como forma de Reabilitação Social. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

6.
Ludymila Lobo de Aguiar Gomes. Desenvolvimento de Interfaces Adaptáveis para o ColabWeb: análise do caso para pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

7.
Jade Caroline Silva Rodrigues. Avaliação da Adequabilidade da Interface do ColabWeb por Portadores de Transtornos Invasivos de Desenvolvimento: estudos de caso utilizando o MAC. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.

8.
Gellys Souza da Silva. Estratégias de Refactoring para Programação Funcional. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Thais Helena Chaves de Castro.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Pereira, R. C. ; SIQUEIRA, M. P. ; LIMA, D. ; CASTRO, T. . MusicApp. 2016.


Produto tecnológico
1.
LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. ; VIDAL, J. ; CASTRO, T. . Model Playground. 2014.

2.
LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. ; CASTRO, T. . Sound Boxes. 2015.

3.
LIMA, I. ; CASTRO, T. . Tangible Tangram. 2016.

4.
SIQUEIRA, M. P. ; LIMA, D. ; CASTRO, T. . Music Boxes. 2016.


Processos ou técnicas
1.
CASTRO, T.; LIMA, D. ; LUCKE, U. . Processo de Design Inclusivo. 2016.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, T.. Inclusive Learning ? Towards a Comprehensive Computing Approach. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
Pereira, R. C. ; SIQUEIRA, M. P. ; LIMA, D. ; CASTRO, T. . MusicApp. 2016.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FERREIRA, N. ; CASTRO, T. . Método para Ensino de Violino para Crianças com Necessidades Especiais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, T.; LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. . Projeto voltado para crianças autistas será lançado na Universidade UFAM. 2012.

2.
CASTRO, T.; LIMA, D. . Softwares para crianças autistas. 2013.

3.
LIMA, D. ; SIQUEIRA, M. P. ; CASTRO, T. . Jornal da Amazônia | Projeto Autismo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, T.; Conte, T. . X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2013. (Congresso).

2.
Conte, T. ; CASTRO, T. . XII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas COmputacionais. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:37:52