Adalberto Belluomini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5310098347077365
  • Última atualização do currículo em 25/10/2017


Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo ITA, é pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. É professor do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP desde 1993 e professor dos cursos de MBA da FGV Management e Executivos do FGV-IDE. Trabalhou como executivo durante 12 anos nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico sempre em empresas de porte como Alpargatas, Abril, Heublein (atuais Diageo/Smirnoff e Campari), Equipamentos Villares e Moore Formulários (atual Donnelley). Foi Diretor Comercial da ARIES Representações e atuou no Governo do Estado de São Paulo por 4 anos como Diretor de Comunicações e Ouvidor, onde ajudou a formar a ARTESP - Agência Reguladora dos Transportes. É consultor pela ARIES Conhecimento & Negócios e FGV Projetos há mais de 25 anos, sempre coordenando e elaborando projetos nas áreas de marketing, pesquisa e planejamento estratégico para diversas empresas públicas e privadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adalberto Belluomini
Nome em citações bibliográficas
BELLUOMINI, A.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getulio Vargas - SP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Rua Itapeva, 474, 9º andar
Bela Vista
01332000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 37997750
Fax: (011) 32841789
URL da Homepage: www.eaesp.fgvsp.br


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Doutorado em Administração de Empresas.
Escola de Administração de São Paulo da FGV, FGV-EAESP, Brasil.
Título: Tema em desenvolvimento em Arte e Design,
Orientador: Tânia Modesto Veludo de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
Palavras-chave: Artes; Marketing; Design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Fabricação de produtos diversos.
1997 - 2001
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Atributos Semióticos e Comunicacionais da Hotelaria de Charme,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maria Lucia Santaella Braga, Dra..
Palavras-chave: Hotelaria de Charme; Charme; Turismo; Hospitalidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
1984 - 1986
Especialização em Especialização em Administração de Empresas - CEAG.
Escola de Administração de São Paulo da FGV, FGV-EAESP, Brasil.
Título: Sem monografia.
1974 - 1978
Graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Título: Controle de Qualidade em Autofalantes.
Orientador: Jeremias Chrispim.




Formação Complementar


1973 - 1973
Curso de Desenho Geométrico, Descritiva e Técnico. (Carga horária: 120h).
Curso Anglo-Latino, ANGLO, Brasil.
1971 - 1971
Desenho Animado. (Carga horária: 240h).
Escola Panamericana de Artes, PAN, Brasil.
1970 - 1970
Desenho Artístico Básico. (Carga horária: 128h).
Escola Panamericana de Artes, PAN, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Professor Extra-Carreira, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4


ARIES - The NOB Consulting, ARIES-NOB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 20
Outras informações
Empresa de treinamento e consultoria em Marketing, Planejamento Estratégico e Comunicação.


Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Marketing, Carga horária: 8
Outras informações
Fundação de apoio à FEA-USP.


Fundação Instituto de Administração, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Marketing, Carga horária: 8
Outras informações
Fundação de apoio à FEA-USP.


Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Parcial 20 h, Carga horária: 20
Outras informações
Unidade de Florianópolis - Curso de Administração Certificado pela FGV.


Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo, ARTESP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Servidor público convidado, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
Outras informações
Ocupou inicialmente o cargo de Coordenador de Comunicações da Comissão de Concessões, órgão da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo responsável pelo acompanhamento e fiscalização das Concessões Rodoviárias e antecessor da recém criada Agência. A partir de junho de 2002 foi nomeado para ocupar o cargo de Ouvidor da nova Agência Reguladora dos Transportes e com a incumbência, também, de implantar um avançado serviço de tele-atendimento 0800 aos usuários.


Moore Formulários do Brasil, MOORE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Executivo, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento Estratégico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como Gerente de Planejamento Estratégico, elaborou toda uma nova metodologia mais adequada à realidade da empresa no Brasil, que incluiu o treinamento de cerca de 90 executivos. Viajou aos Estados Unidos e Canadá para visita e treinamento em novas unidades de negócios, que estavam sendo desenvolvidas nestes países, com a finalidade de trazer inovações tecnológicas. Ainda nesta função, foi responsável pela coordenação de desenvolvimento de duas novas áreas de negócios.


ARIES Representações e Comércio Ltda., ARIES, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Participação Societária, Enquadramento Funcional: Diretor Comercial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa originária da família, atuou com enfoque na diversificação das linhas de produtos representadas, ampliando a linha têxtil para equipamentos de salvatagem e cilindros hidráulicos.


Equipamentos Villares, VILLARES, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Executivo, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi Gerente de Marketing da Divisão de equipamentos para petróleo, guindastes e motores marítimos. Responsável pela implementação da filosofia de marketing na empresa, além de desenvolver todo o ferramental de comunicação e merchandising destes produtos, tais como: feiras no Brasil e Argentina, propagandas institucionais, catálogos e folhetos, design de máquinas, relações públicas e assessoria de imprensa.


Heublein do Brasil (Smirnoff), HEUBLEIN, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Executivo, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciou em um plano de treinamento para Gerentes de Produtos, durante 6 meses, nas áreas de vendas e promoção no campo das marcas líderes Smirnoff, Old Eight, Drury's, Dreher etc. Assumiu a Gerência de Novos Negócios, responsável por toda a operação de lançamento no Brasil de uma linha de produtos inédita em nosso mercado, coordenando todas as atividades de marketing, desde as pesquisas, desenvolvimento de fornecedores, adequação do produto, aspectos jurídicos, embalagens, rótulos, até a campanha publicitária e de material de ponto-de-venda.


Nova Cultural, ABRIL, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Executivo, Enquadramento Funcional: Gerente de Grupo de Produtos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente de Produtos dos romances Julia, Sabrina e Bianca. Responsável pelo editorial, campanhas de distribuição, promoção e propaganda, além do desenvolvimento e lançamento da nova linha de Best Sellers.


São Paulo Alpargatas, ALPARGATAS, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1984
Vínculo: Executivo, Enquadramento Funcional: Gerente de Grupo de Produtos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciou como Trainee no setor industrial (confecções), passando à área de marketing como Gerente de Produto Jnr. de Lonas Decorativas Sempreviva. Após amplo sucesso no lançamento de nova coleção, embasada em uma estratégia de reposicionamento da marca, assumiu, já como Gerente de Produtos, todo o desenvolvimento de um leque de 14 novas opções de linhas de lonas. Foi promovido a Gerente de Grupo de Produtos, incluindo os encerados Locomotiva e as lonas sintéticas Lonil Locomotiva, sendo responsável direto por todas as atividades de marketing e planejamento estratégico de todas as linhas de produtos, desde participações em feiras e eventos, mostruários, catálogos, displays, propaganda e outras ferramentas.


Curso Anglo-Latino, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1980
Vínculo: Assistente de Ensino, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Iniciou nesse tradicional curso pré-vestibular como professor assistente de Geometria Descritiva e Desenho Técnico na unidade de São José dos Campos, SP. A partir de abril de 1986, passou a lecionar também na unidade sede, em São Paulo, as mesmas disciplinas, além de Desenho Geométrico e Matemática, substituindo o Prof. Carlos Marmo, que se aposentou no início de 1977.


Curso Intergraus, INTERGRAUS, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1985
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou nesse conceituado curso pré-vestibular como professor assistente de Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Matemática, preparando alunos para o ITA. Foi responsável pela elaboração de todas as apostilas e provas simuladas de Desenho.



Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Planejamento Estratégico.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Patria de Trabalhos de Conclusão de Curso - 1º lugar de orientação de TCC - FGV-EAESP, Patria Investimentos e FGV-EAESP.
2009
Homenagem como Professor entre os Melhores Avaliados do Curso de Graduação, Fundação Getulio Vargas.
2009
Homenagem como Professor entre os Melhores Avaliados do Curso de Pós-Graduação, Fundação Getulio Vargas.
2000
Professor Homenageado, EAESP-FGV - Formandos da Turma de 1999.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BELLUOMINI, A.. Hotelaria de Charme vem crescendo no Brasil. Revista Turismo em Números - SINDETUR/SP, São Paulo, p. 14 - 15, 01 set. 2004.

2.
BELLUOMINI, A.. A Comunicação Dirigida como Diferencial para as Agências de Turismo. Revista Turismo em Números - SINDETUR/SP, São Paulo, p. 17 - 18, 01 dez. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BELLUOMINI, A.; CAMPOS FILHO, A. C. . O Efeito do Design de Ações de Merchandising na Venda de Vinhos Finos no Varejo Especializado. In: 7º Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV, 2014, São Paulo, SP, Brasil. Anais do 7º. CLAV, 2014.

2.
MACHLINE, C. ; SERSON, F. M. ; BELLUOMINI, A. . A Consumer Satisfaction Research on Brazilian Health Plans. In: 24th POMS Annual Conference, 2013, Denver, CO.,USA. Anais do 24th POMS Annual Conference, 2013, 2013.

3.
MACHLINE, C. ; SERSON, F. M. ; BELLUOMINI, A. . Uma Pesquisa de Satisfação dos Clientes de Planos de Saúde. In: XVI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2013, São Paulo, SP. Anais do XVI SIMPOI, 2013, 2013.

4.
MACHLINE, C. ; SERSON, F. M. ; BELLUOMINI, A. . Bad customer service downgrades good quality of care. In: 23rd Annual POMS Conference - Socially Responsible Operations, 2012, Chicago. Anais do 23rd POMS, 2012 - Service Operations, 2012.

5.
MACHLINE, C. ; SERSON, F. M. ; BELLUOMINI, A. . A boa avaliação de qualidade de serviços é prejudicada por má avaliação no atendimento - um estudo exploratório em um plano de saúde.. In: XV SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2012, São Paulo. Gerenciando Operações Internacionais, 2012.

6.
MACHLINE, C. ; SERSON, F. M. ; BELLUOMINI, A. . Analysis of Value and Scheduling in Healthcare. In: 22nd Annual POMS Conference - Operations Management The Enabling Link, 2011, Reno, NV. Anais do 22º. POMS, 2011, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BELLUOMINI, A.; PATAH, Rodrigo . Pesquisa e Inovação: novos paradigmas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BELLUOMINI, A.. Qualidade de produto e atendimento, tecnologia e inovação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GUMMESSON, E. ; BELLUOMINI, A. . Marketing de Relacionamento Total. Porto Alegre: Bookman do Brasil, 2010 (Revisão Técnica de Livro Traduzido).

2.
ROSENBLOOM, B. ; BELLUOMINI, A. . Canais de Marketing: Uma Visão Gerencial. São Paulo: Editora Atlas, 2002. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BELLUOMINI, A.. Assessoria para desenvolvimento e lançamento de nova linha de produtos alimentares para a CESCO. 2017.

2.
BELLUOMINI, A.; SOUZA, I.S. . Pesquisa de Satisfação do Cliente Imagem GeoSistemas / Esri. 2016.

3.
BELLUOMINI, A.; SOUZA, I.S. . Pesquisa de Satisfação do Cliente Imagem GeoSistemas / Esri. 2015.

4.
BELLUOMINI, A.; SOUZA, I.S. . Pesquisa de Satisfação do Cliente Imagem GeoSistemas / Esri. 2014.

5.
BELLUOMINI, A.; SOUZA, I.S. . Pesquisa de Satisfação do Cliente Imagem GeoSistemas / Esri. 2013.

6.
BELLUOMINI, A.; MACHLINE, C. . Pesquisa de Satisfação do Cliente Unimed Paulistana para a ANS. 2012.

7.
BELLUOMINI, A.; MACHLINE, C. . Implantação de pesquisa de satisfação do cliente Unimed Paulistana. 2011.

8.
AMARAL, J. B. ; BELLUOMINI, A. ; BRIZOTTI, N. . Redesenho de Processos Finalísticos do TCE-SC. 2010.

9.
AMARAL, J. B. ; BELLUOMINI, A. ; BRIZOTTI, N. . Adequação do Plano Estratégico do TJ-SC ao novo padrão do CNJ. 2009.

10.
AMARAL, J. B. ; BELLUOMINI, A. ; BRIZOTTI, N. . Adequação do Plano Estratégico do TRE-GO ao novo padrão do CNJ. 2009.

11.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da . Plano estratégico de marketing da FIPECAFI e assessoria na sua respectiva implantação. 2008.

12.
BELLUOMINI, A.; BARROS, Nelci ; COSTA, Plínio Setti da ; ANHELLO, Aldo . Plano Estratégico 2009 da Offlimits. 2008.

13.
BELLUOMINI, A.; BARROS, Nelci ; COSTA, Plínio Setti da . Estruturação da nova empresa SC Parcerias - Governo de SC. 2006.

14.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da . Elaboração de Plano de Marketing da Cavo - Grupo Camargo Corrêa. 2005.

15.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da . Pesquisa e Plano de Marketing 2005-2006 da Matec Engenharia. 2004.

16.
BELLUOMINI, A.; FAY, Andre . Pesquisa do mercado de vidros laminados para a Pilkington. 2003.

17.
BELLUOMINI, A.; FAY, Andre . Pesquisa de satisfação de pais do Colégio Humboldt. 2001.

18.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da ; FRANCESCHINI, A. . Pesquisa de Avaliação do Mercado de Palmitos para a Fundação Florestal - SP. 1999.

19.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da ; FRANCESCHINI, A. . Treinamento e Coaching para Cultura de Marketing - TELERJ Celular. 1998.

20.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da . Treinamento em metodologia de desenvolvimento de novos produtos para o SEBRAE-MG. 1998.

21.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da . Diagnóstico situacional de Marketing da TELECEARÁ fixa e celular. 1997.

22.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da . Implantação de metodologia para desenvolvimento de novos produtos no SEBRAE-RS. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
BELLUOMINI, A.; COSTA, Plínio Setti da ; FAY, Andre . Pesquisa de análise comparativa de preços. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
BELLUOMINI, A.. PEC em Gestão de Produtos - módulo de Pesquisa de Mercado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BELLUOMINI, A.. Pós-Graduação em Gestão de Negócios - Módulo de Gestão de Marketing ? T1/2015. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BELLUOMINI, A.. Pós-Graduação em Administração de Empresas para Engenheiros ? módulo de Administração de Vendas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BELLUOMINI, A.. PEC em Gestão de Marketing - módulos de Pesquisa de Mercado e Segmentação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BELLUOMINI, A.; SARAIVA JNR., F. . Master em Varejo - módulo de Comunicação Integrada. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BELLUOMINI, A.. Pós-Graduação em Gestão de Negócios - Módulo de Gestão de Marketing ? T1/2014. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BELLUOMINI, A.. PEC em Gestão de Negócios para Executivos de Vendas. 2016. .

8.
BELLUOMINI, A.. Master em Varejo - módulo de Comunicação Integrada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
BELLUOMINI, A.. Pós-Graduação em Gestão de Negócios - Módulo de Gestão de Marketing ? T1/2013. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
BELLUOMINI, A.. PEC em Administração de Marketing - Módulo de Estratégia de Marketing. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BELLUOMINI, A.. Pós Graduação em Gestão de Negócios - Aurora/Lopes/Riachuelo - Módulo de Gestão de Preços. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BELLUOMINI, A.. EMBA ? Executive Master of Business Administration - Módulo de Marketing e Vendas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
BELLUOMINI, A.. Atributos Semióticos e Comunicacionais da Hotelaria de Charme. 2002. (Dissertação de Mestrado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, Nelci; BELLUOMINI, A.; BOEHS, G. E.. Participação em banca de Willian Romar Degenhardt.Identificação das falhas de um processo produtivo para alcançar um incremento de produtividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

2.
BELLUOMINI, A.; SERSON, F. M.. Participação em banca de Artur Kiyoshi Iida.ENROLLADOS: Abertura de um resturante Fast Food Mexicano no bairro da Bela Vista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV.

3.
BELLUOMINI, A.; SERSON, F. M.. Participação em banca de Camila Pinton Marchi.Análise da evolução das estratégias de marketing de empresas de varejo voltadas para baixa renda no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV.

4.
BELLUOMINI, A.; SERSON, F. M.. Participação em banca de Candice Lúcia Chris Aché Montangerand.Plano de consultoria de Branding para a marca IGUALA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV.

5.
BELLUOMINI, A.; SERSON, F. M.. Participação em banca de Caroline Narchi Portich.Projeto de consultoria para a varejista de moda feminina CHECKMATE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV.

6.
BELLUOMINI, A.; SERSON, F. M.. Participação em banca de Catarina Paiva Lamas Lambranho.O impacto da Falsificação no Mercado de Luxo e na Sociedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra sobre Hotelaria de Charme no CPF-SESC-SP.Hotelaria de Charme como Fator de Diferenciação: Conceitos e Panorama atual. 2017. (Oficina).

2.
Congresso Universitário de Estratégia e Gestão. Casos de Inovação. 2009. (Congresso).

3.
Encontro do Luxury Marketing Council - LMC.Fusão de marcas: casos de Luxo. 2009. (Encontro).

4.
Workshop de Planejamento Estratégico.Planejamento Estratégico no Ramo Imobiliário. 2009. (Oficina).

5.
Aula Magna do Curso de Turismo da UNISUL.A Hotelaria de Charme. 2004. (Outra).

6.
3º. CBCR - Congresso Brasileiro de Concessões de Rodovias. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anna Giulia Carmo Buscatti. AGB Pack Indústria de Embalagens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.

2.
Luise Santacruz. Definição de um modelo de mensuração do impacto de Feiras do Setor de Máquinas e Equipamentos para a empresa XYZ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.

3.
Marcelo Rubio Azevedo. Estudo dos fatores de produto que são decisivos para o consumo da moda relacionada ao movimento Punk na cidade de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.

4.
Mônica Fernandes Quintiliano. Marketing Político: a visão de profissionais especializados em criar candidatos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.

5.
Fernando Borg Ferreira. Gestão do Luxo: as Estratégias de uma Agência de Turismo de Luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.

6.
Daniel Schur Faiwichow. Agência de Ecoturismo no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.

7.
Raquel Martins Morgado Pacheco. Hábitos do consumidor brasileiro contemporâneo de produtos de luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.

8.
Caroline Rodrigues Sartorio. Estratégia de marcas no mercado B2B: a marca como aliada na diferenciação dos produtos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de São Paulo da FGV. Orientador: Adalberto Belluomini.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BELLUOMINI, A.; PATAH, Rodrigo . Pesquisa e Inovação: novos paradigmas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 11:57:11