Filipe Iorio da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5353310384182761
  • Última atualização do currículo em 02/04/2016


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor formador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciência (LIMC - UFRJ). Além de atuar ministrando cursos de graduação, trabalha com projetos de formação continuada a distância pelo MEC (Pró-Letramento, Gestar II, PAR-MA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias no ensino de matemática, ensino com ênfase em conteúdo transmídia, ensino da matemática, educação, ensino a distância, plataforma moddle, sistemas dinâmicos, teoria das folheações e topologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Filipe Iorio da Silva
Nome em citações bibliográficas
Iório, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística.
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25877460
Ramal: 28
URL da Homepage: http://www.ime.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre Folheações do Tipo Morse em 3-Variedades, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Bruno Cesar Azevedo Scardua.
Palavras-chave: Teoria de Folheações; Topologia de 3-variedades.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Teoria das Folheações.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Topologia Algébrica.
2000 - 2001
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre o Posto de 3-variedades.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Bruno Cesar Azevedo Scárdua.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teoria de Folheações; Topologia de 3-variedades.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Teoria das Folheações.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Topologia Algébrica.
1997 - 2000
Graduação em Licenciatura Em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Triângulo de Pascal e suas propriedades.
Orientador: Márcia Rosana Cerioli.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

05/2003 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise I, II
Cálculo Diferencial e Integral I, II e III
Cálculo I, II, III e IV
Equações Diferenciais Ordinárias
Equações Diferenciais Parciais
Topologia A
8/2001 - 12/2002
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear III
Análise Vetorial IX
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Cálculo II

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciência, LIMC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
Faço parte da equipe de Professores Formadores dos Cursos de Pró-Letramento, Gestar e PAR (Cursos de Formação Continuada de Professores do MEC), nos Estados de MG, MA, PR, CE e RJ.


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteúdista, Carga horária: 20


Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Adjunto da Instituição.


Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Avaliação Escolar para o Ensino Médio, parceria entre o Governo do Estado de Tocantins e a Fundação Cesgranrio.



Projetos de extensão


2012 - Atual
Nova EJA
Descrição: Coordenação Acadêmica do projeto Nova EJA da SEEDUC/RJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Filipe Iorio da Silva - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
Formação Continuada
Descrição: Produção de material técnico para o curso de Formação Continuada da SEEDUC/RJ tendo como referência o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Filipe Iorio da Silva - Coordenador / Agnaldo Esquincalha - Integrante.

Número de produções C, T & A: 8


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Ensino da Metmática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: EDUAÇÃO MATEMÁTICA.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Sistemas Dinâmicos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Teoria das Folheações.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Topologia das Variedades.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Magna Cum Laudi, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica

Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 2 - 1o Ano do Ensino Médio. 2015.

2.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 3 - 1o Ano do Ensino Médio. 2015.

3.
MUNIZ, I. ; Iório, F. ; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 4 - 1o Ano do Ensino Médio. 2015.

4.
MARINHO, F. C. V. ; Iório, F. . Programa SESI Matemática - Módulo 5 - 2o Ano do Ensino Médio. 2015.

5.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 6 - 2o Ano do Ensino Médio. 2015.

6.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. ; MUNIZ, I. . Programa SESI Matemática - Módulo 7 - 2o Ano do Ensino Médio. 2015.

7.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. ; MUNIZ, I. . Programa SESI Matemática - Módulo 8 - 2o Ano do Ensino Médio. 2015.

8.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 9 - 3o Ano do Ensino Médio. 2015.

9.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 10 - 3o Ano do Ensino Médio. 2015.

10.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 11 - 3o Ano do Ensino Médio. 2015.

11.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 12 - 3o Ano do Ensino Médio. 2015.

12.
Iório, F.; MARINHO, F. C. V. . Programa SESI Matemática - Módulo 1 - 1o Ano do Ensino Médio. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
Iório, F.. Formação Continuada - Nova EJA - Módulo 1. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
Iório, F.. Formação Continuada - 9o Ano do Ensino Fundamental - 1o Bimestre. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
Iório, F.. Formação Continuada - 9o Ano do Ensino Fundamental - 2o Bimestre. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
Iório, F.. Formação Continuada - 3a Série do Ensino Médio - 3o Bimestre. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
Iório, F.. Formação Continuada - 3a Série do Ensino Médio - 4o Bimestre. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
Iório, F.. Formação Continuada - 1a Série do Ensino Médio - 3o Bimestre. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
Iório, F.. Formação Continuada - 1a Série do Ensino Médio - 4o Bimestre. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
Iório, F.. Formação Continuada - 9o Ano do Ensino Fundamental - 3o Bimestre. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

9.
Iório, F.. Formação Continuada - 9o Ano do Ensino Fundamental - 4o Bimestre. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Iório, F.. Participação em banca de Renata Reis. A Avaliação de uma experiência didática no Ensino da Geometria. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio.

2.
Iório, F.. Participação em banca de Francisco Walter de Lima Gomes. A Importância do Icms para a Promoção da Cidadania - Um estudo com os alunos do Ensino Médio da Escola Pádua Fleury. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio.

3.
Iório, F.. Participação em banca de Juracy Pereira dos Santos Soares. Geometria espacial: Amostras da Vida Cotidiana. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio.

4.
Iório, F.. Participação em banca de Cleber Vany do Carmo Gomes da Silva. A Vista Ou A Prazo? Uma Experiência no Ensino da Matemática Financeira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio.

5.
Iório, F.. Participação em banca de Gibrair Barbosa da Silva. O Uso da Máquina Calculadora: Uma Nova Possibilidade Metodológica em Matemática Financeira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio.

6.
Iório, F.. Participação em banca de Euclides Ferreira da Silva. O Reflexo dos Pressupostos do Enem no Currículo da Escola Básica no Estado do Tocantins. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio.

7.
Iório, F.. Participação em banca de Rosilene Costa da Silva. O Ensino de Geometria: Relação entre o Saber Escolar e o Cotidiano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REGO, D.; Iório, F.. Participação em banca de Priscilla do Nascimento Ferreira.Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Augusto Motta.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Iório, F.. Professor Assistente. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
Silva, G. Clayton; Guimaraes, Luis Carlos; Iório, F.. A potência de um Ponto em Relação a um Círculo: uma Ferramenta de Construção em Quaquer Geometria. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Workshop on Robustness and Partial Hyperbolicity. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Anália Penha Lustosa de Sousa. Avaliação de uma Experiência no Ensino de Função Afim com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito em Lagoa do Tocantins. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

2.
Cândido Cabral. APLICAÇÃO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU E SUAS REFERÊNCIAS NO DIA-A-DIA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

3.
Carlos Antonio da Silva Matos. Uma investigação sobre o estudo das funções polinomiais do 1º grau.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

4.
CARMELO LOPES DIAS. NOVOS CAMINHOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DAS FUNÇÕES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

5.
Claudia Alves Lima. Novos caminhos didáticos no ensino da matemática: a avaliação de uma experiência no ensino de funções exponenciais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

6.
ELISANGELA FERREIRA DOS SANTOS. FUNÇÃO AFIM INTERDISCIPLINAR COM A FÍSICA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

7.
Elízia Pinheiro. Novos caminhos didáticos no ensino da Matemática: a avaliação de uma experiência no ensino de Geometria Plana. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

8.
Guiomar Nogueira Lopes. Matemática Financeira. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

9.
ILZA MÁRCIA ARAÚJO DE SOUSA. NOVOS CAMINHOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FUNÇÕES - FUNÇÃO AFIM. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

10.
Ivaneis Costa Marinho. Funções Exponenciais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

11.
Jore Carlos Alves Batista. Uma investigação sobre o estudo da Função Afim. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

12.
MARIA JOSÉ JORGE. NOVOS CAMINHOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: A APRENDIZAGEM EM FOCO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

13.
Maria Lucia Porto de Alencar. NOVOS CAMINHOS DIDÁTICOS DA MATEMÁTICA. A AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

14.
Marluce de Fátima Tavares Reis. A avaliação de uma experiência no Ensino de funções Afim. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

15.
Nádia Ferreira Silva. Uma Investigação sobre o Estudo das Funções. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

16.
Nilo Sardinha. Aprendendo por meio da análise dos erros de nossos alunos : uma investigação sobre o estudo das funções. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

17.
ROGÉRIO ARAÚJO FERNANDES. O Uso o Software de Geometria Dinâmica, Régua e Compasso, no Ensino de Números Complexos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

18.
SANDRA UEHARA BORGES. A INFLUÊNCIA SÓCIO-ECONÔMICA NO DESEMPENHO ENEM/2008 DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO JOSÉ/PALMAS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

19.
Sóstenes Cavalcante de Mendonça. APRENDENDO POR MEIO DA ANÁLISE DOS ERROS DE NOSSOS ALUNOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE AVALIAÇÕES FORMATIVAS REALIZADAS EM ESCOLAS DO ESTADO DE TOCANTINS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Escolar - Ensino Médio) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deborah Martins Dos Santos Rangel. O Ensino da Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

2.
Flávio Rianelli Lopes. O Origami como Ferramenta no Ensino da Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

3.
Rodrigo Ribeiro das Dores. Uma Aplicação da Álgebra de Boole na Construção de Circuitos Elétricos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

4.
Karin Suzana de Lima de Deus Santos. A Geometria através das Mãos: Uma Abordagem do Ensino da Geometria para Alunos do Ensino Fundamental com Deficiência Visual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Filipe Iorio da Silva.

5.
Daniela Ferreira Dias Alvez. Uma Introdução a Teoria dos Grafos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Filipe Iorio da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:02:25