Marieta Marks Löw

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  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Professora substituta no curso de Arquivologia, no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (semestres 2018/1 e 2018/2). Bacharel em Arquivologia (2010) e Bacharel em História (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atuou de 2011 a 2018 como Consultora Associada na InnovaGestão Consultoria em Informação, em projetos de gestão documental e gestão da informação, e como instrutora em cursos de aperfeiçoamento. Em 2013 atuou como Diretora da Subsecretaria de Informação e Documentação da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Participou, como colaboradora do Conselho da Justiça Federal, do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário - Proname, no Conselho Nacional de Justiça. Atuou como servidora pública na Justiça Federal do Rio Grande do Sul de 1999 a 2011, com destaque para projetos na área de gestão de acervos documentais (2004-2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marieta Marks Löw
Nome em citações bibliográficas
LÖW, M. M.


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Título: O impacto do processo electrónico na gestão da informação judicial: o caso da justiça brasileira.,
Orientador: Cândida Fernanda Antunes Ribeiro.
2001 interrompida
Mestrado interrompido em 2003 em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Identidade e consciência na formação da classe operária no Rio Grande do Sul.,Orientador: Sílvia Regina Ferraz Petersen.
Ano de interrupção: 2003
Palavras-chave: identidade; movimento operario; consciência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Arquivologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Descrição arquivística em processo judicial eletrônico : estudo de caso em processos da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.
Orientador: Jorge Eduardo Enríquez Vivar.
1996 - 2000
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais. (Carga horária: 16h).
Associação dos Arquivistas Brasileiros, AAB, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvimento de Equipes 2011 - Grupo de Diretor. (Carga horária: 28h).
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Diretores 2011. (Carga horária: 15h).
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
2010 - 2011
Introdução ao Direito, Estrutura e Competência da. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, CEJ-CJF, Brasil.
2009 - 2009
Programa Formação de Líderes. (Carga horária: 16h).
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
2008 - 2008
Oficinas de Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 12h).
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa.
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
2004 - 2005
Programa de Desenvolvimento Competências Coletivas. (Carga horária: 225h).
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
2004 - 2004
Project Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h).
Processor Alfamídia Treinamento e Serviços em Informática, ALFAMÍDIA, Brasil.
2004 - 2004
Controle do Patrimônio na Administração Pública. (Carga horária: 12h).
Centro Latinoamerico de Capacitacion y Desarrollo de Empresas, CELACADE, Brasil.
2003 - 2003
Execução Orçamentária e Financeira via SIAFI. (Carga horária: 35h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2003 - 2003
Pregão e Contratos Administrativos. (Carga horária: 15h).
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
2002 - 2002
Licitações e Contratos Administrativos. (Carga horária: 16h).
Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor extensionista
Outras informações
Professor extensionistas no projeto: Institucionalização de Sistemas de Arquivos e Gestão Documental.

Atividades

03/2018 - 12/2018
Extensão universitária , Superintendência Regional do Rio Grande do Sul, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Institucionalização de Sistemas de Arquivos e Gestão Documental.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato por tempo determinado, para o semestre 2018/1, renovado para o semestre 2018/2, para o departamento de Ciência da informação, nas disciplinas obrigatórias e eletivas do curso de arquivologia.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - 12/2018
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Preservação de Documentos
Gestão Documental em Arquivos
Políticas e Legislação em Arquivos
Tópicos Especiais em Gestão Documental I
Trabalho de Conclusão de Curso de Arquivologia
03/2018 - 07/2018
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquivos Especializados - A
Gerenciamento de Documentos Arquivísticos Digitais
Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso de Arquivologia
Projetos e sistemas de arquivo

Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Sul, JFRS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 40

Atividades

03/2011 - 11/2011
Direção e administração, Núcleo de Documentação, .

Cargo ou função
Diretora do Núcleo de Documentação: Gestor responsável pelas áreas de Memória Insitucional, Gestão de Acervo Documental, Gestão de Biblioteca e acervos informacionais..
06/2010 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escritório de Projetos Estratégicos, .

Cargo ou função
Lider do Projeto de Gestão do Conhecimento: Coordenar a implantação do Programa Estratégico de Gestão do Conhecimento..
03/2005 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD).
03/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Documentação, .

Serviço realizado
Elaboração de Quadro de Arranjo e Modelo de descrição arquivística da documentação judicial eletrônica conforme ISAD-G..
10/2009 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Documentação, .

Serviço realizado
Elaboração de Guia para descrição arquivística de processos e documentos judiciais em base de Dados WinIsis..
01/2009 - 06/2009
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Documentação, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de normas procedimentais para a avaliação documental e registro das infomações documentais oriundas das atividades de gestão documental..
01/2009 - 06/2009
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Documentação, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de manual de procedimentos para a preservação e pequenos reparos na documentação..
06/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Administrativa, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão para as comemorações dos 40 anos da Justiça Federal: planejamento e execução das atividades de aniversário da Instituição..
01/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Documentação, .

Serviço realizado
Desenvolvimento do Projeto-Piloto para implantação do Programa de Gestão Documental da Justiça Federal, realizado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região: desenvolver critérios para a avaliação e seleção da documentação permanente da JFRS..

Justica Federal de Primeiro Grau no Rio de Janeiro - Secão Judiciaria do RJ, JFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Sem Vínculo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretora da Subsecretaria de Informação e Documentação. Participação em Comitês e grupos de trabalho na área de gestão da informação e memória.

Atividades

12/2012 - 01/2014
Outras atividades técnico-científicas , Subsecretaria de Informação e Documentação, Subsecretaria de Informação e Documentação.

Atividade realizada
Diretora da Subsecretaria de Informação e Documentação.
01/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Subsecretaria de Informação e Documentação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.

Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador pelo Conselho da Justiça Federal
Outras informações
Atuação junto ao comitê de elaboração do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário - PRONAME, como colaboradora, pelo Conselho da Justiça Federal.

Atividades

03/2010 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê do PRONAME, .

Cargo ou função
Membro do Comite do Proname: elaborar políticas e instrumentos para o Programa Nacional de Gestão Documental do Poder Judiciário..

Conselho de Justiça Federal, CJF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante da Justiça Federal RJ (CJF)
Outras informações
Participação, em atividades técnicas e grupos de trabalho na área de Informação e Documentação, como colaboradora da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante da JFRS
Outras informações
Participação, em atividades técnicas, como colaboradora da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul.

Atividades

03/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Gestor do Siga-Doc, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Gestor.
10/2013 - 10/2013
Ensino, Treinamento no uso do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Classificação e Gestão Documental
08/2013 - 08/2013
Ensino, Treinamento no uso do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Classificação e Gestão Documental
01/2009 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Gestor do Programa JusQualitas, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Gestor do JusQualitas: Avaliar projetos e relatórios encaminhados para inclusão na base de boas práticas do CJF..
09/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Técnica Interdisciplinar de Gestão Documental, .

Cargo ou função
Membro do Cotiged: Revisão e atualização dos instrumentos de gestão documental e tabelas de temporalidade..
06/2007 - 09/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Técnica Interdisciplinar de Gestão Documental, .

Cargo ou função
Membro Cotiged: Revisão e consolidação das normas de gestão documental..

Innova Gestão Consultoria em Informação, INNOVA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2018
Vínculo: Consultora Associada, Enquadramento Funcional: Consultora Associada
Outras informações
Consultoria em projetos de gestão da informação e participação na organização e como docente em cursos e treinamentos na área, oferecidos pela empresa.

Atividades

10/2017 - 10/2017
Ensino, Curso incompany Gestão do documento eletrônico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Gestão de documentos eletrônicos
02/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Equipe de consultores, .

Cargo ou função
Consultora Associada em gestão da informação.
11/2014 - 11/2014
Ensino, Descrição Arquivística utilizando o Ica-Atom, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Descrição Arquivística
11/2013 - 11/2013
Ensino, Gestão documental aplicada ao sistema de justiça, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Gestão Documental e a Recomendação 37/11-CNJ

Tribunal Regional Federal da 2ª Região, TRF/2ª Região, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: da JFRJ
Outras informações
Comissão constituída pela Portaria nº 803/PRES, de 12/11/2002, alterada pelas portarias TRF2-PTP-2013/00183, de 18/03/2013, e TRF2-PTP-2013/00369, de 15/03/2013.

Atividades

03/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Impl. e Des. do Programa de Memória Institucional da JF-2ªR, .

Cargo ou função
Representante da JFRJ.

Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF4, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador da JFRS
Outras informações
Participação em Comissões e grupos de trabalho.

Atividades

01/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria de Documentação, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração da Instrução Normativa IN-40-D-02 do TRF4 que estabelece normas e procedimentos para a gestão de processos e documentos institucionais da Justiça Federal da 4ª Região..

Tel-Aviv University, U.TEL-AVIV, Israel.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro (especifique) Aluno, Enquadramento Funcional: Participante do Projeto Apollonia 1998
Outras informações
Expedição arqueológica de 12 a 31/07/1998.



Projetos de pesquisa


1996 - Atual
Projeto Apollonia
Descrição: Projeto Apollonia - projeto de pesquisas históricas e escavações arqueológicas no sítio de Apollonia (Israel) desenvolvido pelo Núcleo de História Antiga da UFRGS em parceria com a Tel Aviv University e o MAE-USP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marieta Marks Löw - Integrante / Francisco Marshall - Coordenador / Raquel Machado Rech - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Institucionalização de Sistemas de Arquivos e Gestão Documental: ações junto à Superintendência Regional do INCRA
Descrição: O projeto aborda questões relacionadas à gestão arquivística de documentos, nas temáticas de diagnóstico e projeto de arquivo, políticas arquivísticas, sistemas de arquivos e gestão documental; com desdobramentos pertinentes ao ensino e à pesquisa em Arquivologia. Em termos gerais visa apoiar a implantação de políticas arquivísticas destinadas a institucionalização de um sistema de arquivos e gestão documental na Superintendência Regional do Incra em Porto Alegre. Em termos específicos propõe-se: a) colaborar com o processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nas questões relacionadas à gestão arquivística de documentos; b) aprimorar práticas pedagógicas em conteúdos relacionados à gestão arquivística de documentos, classificação arquivística, projetos e sistemas de arquivos, e políticas arquivísticas; c) acompanhar o desenvolvimento de atividades de estágio obrigatório e não obrigatório; d) estimular a realização de práticas de pesquisa nas temáticas que tangenciam o projeto, situando a realização de projetos de pesquisa na atividade de Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso (ITCC) e de sua execução no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marieta Marks Löw - Integrante / Rita de Cassia Portela da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Organização de Arquivos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: História do Direito.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LÖW, M. M.2012 LÖW, M. M.. Da automatização à virtualização: a criação do processo eletrônico no Brasil.. Scire (Zaragoza), v. 18, p. 143-146, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LÖW, M. M.. A justiça na web: estudo sobre a gestão da informação em processos judiciais electrónicos no Brasil.. In: XII Congreso ISKO-España y II Congreso ISKO España-Portugal, 2015, Murcia. Organización del conocimiento: sistemas de información abiertos. Actas del XII Congreso ISKO España y II Congreso ISKO España y Portugal, 19 y 20 de noviembre.. Murcia, 2015. p. 173-186.

2.
KICH, T. J. F. ; LÖW, M. M. . Memória: um novo olhar sobre os arquivos do Judiciário. In: IV Seminário em Ciência da Informação - CI: ambientes e práticas na contemporaneidadeaaa, 2011, Londrina. Anais do IV Seminário em Ciência da Informação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LÖW, M. M.. A justiça na web: estudo sobre a gestão da informação em processos judiciais electrónicos no Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LÖW, M. M.. O arquivista: desafios e responsabilidades na gestão da informação judicial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LÖW, M. M.. De la automatización a la virtualización: la creación del processo electrónico en el sistema judicial brasilleño.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KICH, T. J. F. ; LÖW, M. M. . Memória: um novo olhar sobre os arquivos do Judiciário.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LÖW, M. M.. Gestão Documental e Memória na Justiça Federal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LÖW, M. M.. Os Arquivos Judiciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LÖW, M. M.. Como e porquê preservar as fontes Judiciais: o caso da JFRS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LÖW, M. M.. Direito e Memória: os fundamentos jurídicos para os prazos de guarda e a destinação em autos judiciais findos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LÖW, M. M.. Apollonia: a cidade fortificada e as cruzadas medievais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
LÖW, M. M.. História Oral: perspectivas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LÖW, M. M.. O estudo da arte rupestre dos sítios arqueológicos do Município de Coxim-MS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LÖW, M. M.. O estudo da arte rupestre dos sítios arqueológicos do Município de Coxim-MS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LÖW, M. M.; KICH, T. J. F. . Gestão de documentos eletrônicos. 2017. .

2.
LÖW, M. M.; KICH, T. J. F. . Gestão e Conservação de Documentos Digitais. 2017. .

3.
LÖW, M. M.; KICH, T. J. F. . Gestão e Conservação de Documentos Digitais. 2017. .

4.
LÖW, M. M.; KICH, T. J. F. . Gestão e Conservação de Documentos Digitais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - curso).

5.
LÖW, M. M.. Descrição Arquivística com o uso do ICA-AtoM. 2014. .

6.
DE SORDI, N. D. ; LÖW, M. M. . Curso de Gestão Documental aplicada ao Sistema de Justiça - Subsídios para a implantação da Recomendação nº 37/2011 do CNJ. 2013. .

7.
LÖW, M. M.. Treinamento no uso do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade. 2013. .

8.
LÖW, M. M.. Treinamento no uso do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade. 2013. .

9.
LÖW, M. M.. Capacitação em Gestão Documental. 2013. .

10.
LÖW, M. M.; KICH, T. J. F. . Oficina Descrição Arquivística com o uso do Ica-Atom. 2013. .

11.
LÖW, M. M.; DE SORDI, N. D. . Curso de Gestão Documental aplicada ao Sistema de Justiça. 2013. .

12.
LÖW, M. M.. Treinamento no uso do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade ? PCTT. 2013. .

13.
LÖW, M. M.. Modelo de Quadro de Arranjo para a documentação da JFRS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Gestão Arquivística).

14.
LÖW, M. M.. Modelo de descrição arquivística para a documentação do fundo JFRS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Gestão Arquivística).

15.
LÖW, M. M.. Guia para a preservação de processos judiciais e documentos do Arquivo Permanente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Gestão Arquivística).

16.
PEREIRA, Fernanda Cheiran ; LÖW, M. M. . Guia de Uso do Banco de Dados WINISIS para Descrição Documental. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Gestão Arquivística).

17.
LÖW, M. M.. Guia de Orientações para a Gestão Documental. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Gestão Arquivística).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário. 2013. (Congresso).

2.
Conferencia Inaugural do II Encontro dos Profissionais da Informação da Justiça Federal. 2013. (Encontro).

3.
Curso de Descrição Arquivística. 2013. (Oficina).

4.
II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática. A adoção do processo judicial eletrônico e o impacto para o acesso, uso e preservação dos acervos judiciais. 2013. (Congresso).

5.
II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática. 2013. (Congresso).

6.
II Encontro dos Profissionais da Informação da Justiça Federal. 2013. (Encontro).

7.
II Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário. 2013. (Seminário).

8.
Informação e comunicação em Plataformas Digitais Summer Doctoral Consortium.O impacto do Processo electrónico na gestão da informação judicial: o caso da justiça brasileira. 2013. (Encontro).

9.
I Simpósio Nacional sobre Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos - (SINGPAD). 2013. (Simpósio).

10.
IV Encontro de Memoriais do Ministério Público. 2013. (Encontro).

11.
Oficina Normas de Descrição Arquivística. 2012. (Oficina).

12.
(R) Evolução da Informação Pública - preservar, certificar e acessibilizar. 2011. (Seminário).

13.
A Medicina na Era da Informação. 2011. (Outra).

14.
Bancos e Arquivos de Imagens: Princípios de Gestão da Informação. 2011. (Oficina).

15.
II Colóquio Luso-Brasileiro.Critêrios têcnicos arquivîsticos de classificação de acervo com òptica no Poder Judiciário. 2011. (Outra).

16.
IV Seminário em Ciência da Informação - CI: ambientes e práticas na contemporaneidadeaaa.MEMÓRIA: um novo olhar sobre os arquivos do Judiciário. 2011. (Seminário).

17.
VI Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública. 2011. (Congresso).

18.
VI Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública. Gestão Documental e Memória na Justiça Federal. 2011. (Congresso).

19.
Gestão Documental e Pesquisa Histórica nos acervos da Justiça do Trabalho.Como e porquê preservar as fontes Judiciais: o caso da JFRS. 2010. (Seminário).

20.
I Seminário Euro-Americano de Justiça Administrativa. 2010. (Seminário).

21.
I Workshop Euro-Americano de Justiça Administrativa. 2010. (Oficina).

22.
I Workshop Euro-Americano de Justiça Administrativa.Comunicação Científica, Gestão Documental e Arquivística no Poder Judiciário. 2010. (Oficina).

23.
V Reunião de Arquivos Judiciais do Brasil / IV Congresso Nacional de Arquivologia. Direito e Memória: os fundamentos jurídicos para os prazos de guarda e a destinação em autos judiciais findos.. 2010. (Congresso).

24.
Gestão de Documentos Eletrônicos na Administração Pública. 2009. (Outra).

25.
Gestão de Documentos Eletrônicos na Administração Pública. 2009. (Outra).

26.
Seminário virtual: Cinema e Direito - Jornalismo e Direito. 2009. (Seminário).

27.
Elaboração de Códigos de Classificação de Assuntos para Arquivos. 2008. (Outra).

28.
Projeto InterPARES: a preservação do documento digital. 2008. (Outra).

29.
Autoria Coletiva na Internet. 2007. (Encontro).

30.
História e Multidisciplinariedade: Territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).

31.
Implantação de Centros de Documentação. 2007. (Oficina).

32.
Oficina de História Oral. 2007. (Oficina).

33.
Políticas de Gestão de Acervos: Integrar Sistemas. 2007. (Encontro).

34.
Workshop sobre Requisitos de Sistemas de Documentos e Processos Eletrônicos - MoReq-JUS. 2007. (Oficina).

35.
II Congresso Nacional de Arquivologia. 2006. (Congresso).

36.
Oficina de Gestão Documental da Justiça Federal. 2006. (Oficina).

37.
Plano Museológico: Implantação, gestão e organização de Museus. 2006. (Oficina).

38.
Seminário Resgate da Memória da Justiça Federal - 40 anos da Lei n. 5010/66. 2006. (Seminário).

39.
Gestão de Autos Findos. 2005. (Oficina).

40.
Planejamento e Organização de Centros de Documentação e Informação. 2005. (Outra).

41.
Seminário avaliação de documentos a serviço da administração. 2005. (Seminário).

42.
Arquivo, Estado e Sociedade: A ação estratégica do CONARQ. 2004. (Seminário).

43.
Intérpretes do Brasil. 2004. (Seminário).

44.
IV Encontro Estadual de História - Ser Historiador Hoje. 2002. (Encontro).

45.
Apollonia: Exposição Fotográfica, de artefatos e ciclo de palestras.. 2000. (Seminário).

46.
Apollonia: Exposição Fotográfica, de artefatos e ciclo de palestras..Apollonia: a cidade fortificada e as cruzadas medievais. 2000. (Seminário).

47.
Iniciação Científica em Relatos.História Oral: perspectivas. 1999. (Outra).

48.
Repensando a História do Brasil. 1999. (Seminário).

49.
Arqueologia do Mediterrâneo Antigo: Prolemas e interpretações. 1998. (Outra).

50.
Interpretação de condutas sociais pré-históricas: arte rupestre e artefatos líticos. 1998. (Outra).

51.
X Salão de Iniciação Científica.Projeto Apollonia ? em busca da cidade helenístico-romana.. 1998. (Outra).

52.
Ciclo Internacional de Conferências: Israel e Oriente Antigo. 1997. (Outra).

53.
IX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. O estudo da arte rupestre dos sítios arqueológicos do Município de Coxim-MS. 1997. (Congresso).

54.
IX Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira. 1997. (Encontro).

55.
IX Salão de Iniciação Científica.O estudo da arte rupestre dos sítios arqueológicos do município de Coxim - MS. 1997. (Outra).

56.
IX Salão de Iniciação Científica.O estudo da arte rupestre dos sítios arqueológicos do Município de Coxim-MS. 1997. (Outra).

57.
Oficina de Arqueologia Urbana. 1997. (Oficina).

58.
Prática de Laboratório em Arqueologia Histórica. 1997. (Oficina).

59.
II Simpósio Internacional de História Antiga e Medieval do Cone Sul. 1996. (Simpósio).

60.
Projeto Integrado de Valorização dos Sítios Arqueológicos Missioneiros do Brasil - III Mutirão Missões. 1996. (Oficina).

61.
Tecnologia Lítica: a interpretação dos artefatos de pedra. 1996. (Outra).

62.
Tecnologia Lítica: elementos para análise e representação gráfica de industrias líticas pré-históricas. 1996. (Outra).

63.
Teoria e Prática na análise e interpretação de artefatos cerâmicos. 1996. (Outra).

64.
VIII Simpósio de História Antiga. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LÖW, M. M.. Dos Ofícios de Clio: memória e patrimônio. 2007. (Outro).

2.
LÖW, M. M.. Teoria e Prática na Análise e Interpretação de Artefatos Cerâmicos. 1996. (Outro).

3.
LÖW, M. M.. Tecnologia Lítica: A interpretação dos artefatos de pedra. 1996. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Karina Uberti Moreira. Políticas Públicas para Preservação do Patrimônio Arquivístico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marieta Marks Löw.

2.
Leonardo Ferreira de Avila. A Informação e as Práticas Arquivísticas em Documentos Judiciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marieta Marks Löw.

3.
Ronaldo Milanez de Oliveira. Fronteiras da Informação: o Caso Family Search e a coleta dos registros civis nos arquivos brasileiros pela sociedade genealógica de Utah. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marieta Marks Löw.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LÖW, M. M.. Os Arquivos Judiciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LÖW, M. M.; KICH, T. J. F. . Gestão de documentos eletrônicos. 2017. .

2.
DE SORDI, N. D. ; LÖW, M. M. . Curso de Gestão Documental aplicada ao Sistema de Justiça - Subsídios para a implantação da Recomendação nº 37/2011 do CNJ. 2013. .

3.
LÖW, M. M.. Descrição Arquivística com o uso do ICA-AtoM. 2014. .

4.
LÖW, M. M.. Treinamento no uso do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade ? PCTT. 2013. .




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