Gerlane Romão Fonseca Perrier

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6088602931263440
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Doutoranda em Educação - Currículo (PUC-SP, 2015); Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005); Especialista em Educação a Distância: Tecnologias Educacionais (IFPR, 2016); Especialista em Gestão e Docência em Educação a Distância (UFSC, 2014); Especialista em Engenharia de Produção (UFPE ? 2000); Bacharel em Direito (UNIVERSO, 2010); Licenciada Plena em Matemática (UFPA, 1997); Tecnóloga em Processamento de Dados (UNAMA, 1996). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CODAI/UFRPE) desde 2000. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gerlane Romão Fonseca Perrier
Nome em citações bibliográficas
Perrier, Gerlane Romão F.;PERRIER, G. R. F.;PERRIER, G.R.F.;PERRIER, Gerlane Romão Fonseca

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas Codai, Área de Tecnologia.
Av. Dr. Francisco Correia, 643
Centro
54735000 - São Lourenço da Mata, PE - Brasil
Telefone: (81) 35250175
Fax: (81) 35251377
URL da Homepage: http://www.ufrpe.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Orientador: MARIA ELIZABETH BIANCONCINE T. M. P. DE ALMEIDA.
2004 - 2005
Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INFORMÁTICA. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Adilson Oliveira do Espírito Santo.
Palavras-chave: Formação de Professores; Prática de Ensino; INFORMÁTICA EDUCATIVA; Agropecuária - Estudo e ensino; Pedagogia de Projetos; Transdisciplinaridade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
2012 - 2014
Especialização em Gestão e Docência em EaD. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS DO AVEA MOODLE: DISCUTINDO O PAPEL DO TUTOR ENQUANTO AGENTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EAD.
Orientador: Ricardo Azambuja Silveira.
1999 - 2000
Especialização em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Direito.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Inclusão educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais: um direito fundamental essencial para o exercício dos demais direitos..
Orientador: Adonis Costa e Silva.
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação Matemática: Frações e Números Decimais.
Orientador: Isabel Cristina R. de Lucena.
1994 - 1996
Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: Rede Ponto a Ponto Baseada no Sistema Operacional Windows 95.
Orientador: Mauro Margalho Coutinho.




Formação Complementar


2014 - 2014
 A Formação On-line na Administração Pública. (Carga horária: 50h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Tutoria On-line em Organizações Públicas. (Carga horária: 50h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos em Gerência de Projetos 2013. (Carga horária: 60h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Pública. (Carga horária: 60h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2009 - 2009
Direito Humano à Alimentação Adequada. (Carga horária: 50h).
Ágere - Cooperação em Advocacy, ÁGERE, Brasil.
2008 - 2008
Moodle para Tutores. (Carga horária: 20h).
GFARIAS, GFARIAS, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação de Gestores em Educação a Distância. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Moodle para Professores Autores. (Carga horária: 60h).
GFARIAS, GFARIAS, Brasil.
2008 - 2008
Moodle para Administradores Técnicos. (Carga horária: 10h).
GFARIAS, GFARIAS, Brasil.
2000 - 2001
Formação Empreendedora na Educação Profissional. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docência da disciplina Metodologia em EAD na modalidade a distância nos cursos Técnico em Alimentos, Técnico em Açúcar e Álcool e Técnico em Administração. (total de 420 horas) - Parceria FNDE e NEaD/CODAI/UFRPE

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docência da disciplina Metodologia em EaD no Curso Técnico em Alimentos na modalidadem a distância (180 horas) - NEaD/CODAI/UFRPE.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Capacitadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Capacitação de tutores e professores formadores para a educação a distância (80 horas). NEaD/CODAI/UFRPE

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Coordenou o Processo Seletivo Simplificado para Tutores, relativo ao segundo semestre de 2011, para atuação no Curso Técnico em Alimentos na modalidade a distância. NEaD/CODAI/UFRPE

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista em Informática
Outras informações
Responsável pela manutenção e configuração do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, plataforma Moodle. NEaD/CODAI/UFRPE

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de Tutores presenciais e a distância. Parceria FNDE e NEaD/CODAI/UFRPE.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docência da disciplina Informática Aplicada no Curso Técnico em Alimentos na modalidade a distância, com Carga Horária Total de 240 horas - NEaD/CODAI/UFRPE.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Capacitadora, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Capacitação de tutores (8 horas) - NEaD/CODAI/UFRPE

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação
Outras informações
Coordenou o Processo Seletivo Simplificado para Tutores, relativo ao primeiro semestre de 2011, para atuação no Curso Técnico em Alimentos na modalidade a distância. NEaD/CODAI/UFRPE

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docência da disciplina Metodologia em EAD no Curso Técnico em Alimentos na Modalidade a distância (240 horas) - NEaD/CODAI/UFRPE.

Atividades

07/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA EM EAD
03/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas Codai, .

08/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Administração
01/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Agropecuária
6/2000 - Atual
Direção e administração, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas Codai, Profissionalizante.

Cargo ou função
Coordenadora do CNCT.
09/2011 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas Codai, Profissionalizante.

Cargo ou função
Comissão de divulgação de seleção dos cursos técnicos na modalidade em EAD 2012.1.
2/2000 - 2/2007
Direção e administração, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas Codai, Área de Tecnologia.

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Informática.
2004 - 2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas Codai, .

Cargo ou função
SUPLENTE DE CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO.
1/2000 - 2/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática
1/2002 - 1/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas Codai, Cultura Geral.

Cargo ou função
Conselheira.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: LOTAÇÃO PROVISÓRIA, Enquadramento Funcional: Profa ensino básico, técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotada provisoriamente na Secretaria de Educação Superior - SESu.


UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADO DE IMPERATRIZ - MA, UNEDI-CEFET-MA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: LOTAÇÃO PROVISÓRIA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
LOTADA PROVISORIAMENTE PARA LECIONAR NOS CURSOS TÉCNICO DE: INFORMÁTICA : SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS, ENGENHARIA DE SOFTWARE, REDE DE COMPUTADORES EDIFICAÇÕES : INFORMÁTICA BÁSICA

Atividades

01/2003 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
REDE DE COMPUTADORES
ENGENHARIA DE SOFTWARE
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS
01/2003 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
INFORMÁTICA BÁSICA


Linhas de pesquisa


1.
INFORMÁTICA EDUCATIVA

Objetivo: O objetivo é desenvolver pesquisas que apresentem contribuições relevantes na aplicabilidade do computador no ambiente educacional, através do desenvolvimento de práticas computacionais que estimulem formas alternativas de ensino voltadas para a familiarização do computador como instrumento pedagógico..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Setores de atividade: Educação; Informática.
Palavras-chave: Computador; APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; Ensino Aprendizagem; Informática Aplicada; Informática Básica; Modelagem.
2.
NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO

Objetivo: Discutir os aspectos ligados ao processo ensino-aprendizagem com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação tecnológica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino Aprendizagem; APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; Educação Tecnológica; Transdisciplinaridade; Formação de Professores; NOVAS TECNOLOGIAS.
3.
FORMAÇÃO DOCENTE

Objetivo: Produzir conhecimentos sobre formação de professores, de modo a contribuir para o avanço das teorias e práticas concernentes a esta problemática, em resposta aos permanentes desafios apresentados nos contextos educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Média de Formação Geral.
Palavras-chave: Formação de Professores; Formação Docente.


Outros Projetos


2003 - Atual
IMPLEMENTAÇÃO E EXPANSÃO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO DO CODAI/UFRPE - CURSO TÉCNICO EM GEOMÁTICA
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
2002 - 2002
IMPLEMENTAÇÃO E EXPANSÃO DE CURSOS DO CODAI/UFRPE
Descrição: IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL E MARKETING NO 1° SEMESTRE DE 2003..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Cur


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Professora Homenageada do Curso Técnico em Alimentos na modalidade EAD, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, LINA MARIA2017GONÇALVES, LINA MARIA ; PERRIER, Gerlane Romão Fonseca ; ALMEIDA, MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE . Relatos de práticas docentes: o discurso do sujeito coletivo desvelando suas contribuições. Educação (PUCRS. Impresso), v. 40, p. 263-273, 2017.

2.
PERRIER, G. R. F.2017PERRIER, G. R. F.; GONCALVES, L. M. ; ALMEIDA, M. E. B. . Narrativa digital e o desenvolvimento do pensamento computacional. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. Extr., p. A13-040, 2017.

3.
PERRIER, G. R. F.2015PERRIER, G. R. F.; SILVEIRA, R. A. . O TUTOR E A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, v. 2, p. 76-88, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
PERRIER, G. R. F.; GONCALVES, L. M. . Design do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. In: Roseli Zen Cerny; Edla Maria Faust Ramos; Elizandro Maurício Brick; Alexandre dos Santos Oliveira; Mônica Renneberg da Silva. (Org.). Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1ed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017, v. , p. 505-530.

2.
PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; Silveira, Ricardo Azambuja . Feedbacks in Asynchronous Activities in Virtual Learning Environments: A Case Study. In: Mauro Caporuscio; Fernando De la Prieta; Tania Di Mascio; Rosella Gennari; Javier GutiérrezRodríguez; Ricardo Azambuja Silveira; Pierpaolo Vittorini. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.Berlin: Springer International Publishing, 2016, v. 478, p. 151-159.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PERRIER, G. R. F.; SILVEIRA, R. A. . O TUTOR E A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista de Educação a Distância - EmRede, http://www.aunirede.org.br/rev, p. 76 - 88.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERRIER, G.R.F.. INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E NO CURRÍCULO: A EXPERIÊNCIA DE CINGAPURA. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015. p. 220-231.

2.
PERRIER, G.R.F.. USO DA ABORDAGEM DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015. p. 298-313.

3.
PERRIER, G. R. F.; SILVEIRA, R. A. . A importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. In: ESUD 2014 - XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2014, Florianópolis. Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática, 2014. p. 1546-1558.

4.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INFORMÁTICA APLICADA. In: V EPAEM - ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007, BELÉM. ANAIS DO V ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007. p. 438-447.

5.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2007, CANOAS. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. CANOAS, 2007.

6.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: NOVAS POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEMAT, 2006, RECIFE. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEMAT. Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula, 2006.

7.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA APLICADA. In: IV EPAEM - ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2006, BELÉM. IV EPAEM - ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Educação Matemática: Formação de Professores e Inclusão Social, 2006.

8.
Perrier, Gerlane Romão F.; Coroa, Renata ; Silva, Francisco Hermes Santos da . A informática e a formação interdisciplinar do Professor. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2005, CANOAS. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2005.

9.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . INFORMÁTICA EDUCATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO AGROTÉCNICO. In: VII CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - VII CNNECIM, 2004, BELÉM. ANAIS DO VII CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - VII CNNECIM. CONHECIMENTO COMPLEXO E MULTICULTURALIDADE.. BELÉM: CEJUP, 2004. p. 333-340.

Apresentações de Trabalho
1.
PERRIER, G. R. F.; SILVEIRA, R. A. . A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS DO AVEA MOODLE: DISCUTINDO O PAPEL DO TUTOR ENQUANTO AGENTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INFORMÁTICA APLICADA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PERRIER, G. R. F.; SANTO, A. O. E. . INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . Educação Matemática e a Informática Aplicada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: NOVAS POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
Perrier, Gerlane Romão F.. INFORMÁTICA APLICADA À AGROPECUÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Perrier, Gerlane Romão F.; Coroa, Renata ; SANTO, A. O. E. . A INFORMÁTICA E A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PROFESSOR. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Perrier, Gerlane Romão F.; SANTO, A. O. E. . INFORMÁTICA EDUCATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO AGROTÉCNICO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PERRIER, G. R. F.. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - CODAI/UFRPE. 2011.

2.
Perrier, Gerlane Romão F.. Ambiente Virtual de Aprendizagem CODAI/UFRPE. 2010.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Perrier, Gerlane Romão F.. Capacitação de Tutores para atuação em EAD. 2011. .

2.
Perrier, Gerlane Romão F.. Capacitação de Docentes para atuar na Modalidade EAD. 2011. .

3.
Perrier, Gerlane Romão F.. INFORMÁTICA APLICADA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

4.
Perrier, Gerlane Romão F.. METODOLOGIA EM EAD. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

5.
Perrier, Gerlane Romão F.. INFORMÁTICA EDUCATIVA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Perrier, Gerlane Romão F.. ENGENHARIA DE SOFTWARE. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

7.
Perrier, Gerlane Romão F.. REDE DE COMPUTADORES. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

8.
Perrier, Gerlane Romão F.. Informática Básica - Editores de Texto : Word X StarWriter. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Perrier, Gerlane Romão F.. Informática Básica para Técnicos em Agropecuária. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Perrier, Gerlane Romão F.. Informática Básica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Perrier, Gerlane Romão F.. Introdução à Informática para Técnicos em Agropecuária. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Perrier, Gerlane Romão F.; MELO, L. J. V.; BARROS, A. L. S.. Concurso para Professor do Ensino Básico Técnico Tecnológico - Eixo Tecnológico Informática. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Concurso público
1.
Perrier, Gerlane Romão F.. Processo Seletivo Simplificado para Tutores na Modalidade EAD. 2011. Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESUD 2014 ? XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINOAPRENDIZAGEM. 2014. (Congresso).

2.
Seminário "O CONTROLE SOCIAL NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI". 2014. (Seminário).

3.
III Congresso Internacional de Direito Público "Internacionalização do Direito e o Diálogo das Fontes". 2009. (Congresso).

4.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2007. (Congresso).

5.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. 2007. (Congresso).

6.
NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2007. (Seminário).

7.
V EPAEM - ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INFORMÁTICA APLICADA. 2007. (Encontro).

8.
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS DA UFPA: TRAJETÓRIA, PRODUÇÃO E PERSPECTIVAS - SAPPECIM.Informática aplicada à agropecuária:uma experiência de informática educativa. 2006. (Simpósio).

9.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Materiais Manipulativos (Material Concreto): Construindo uma proposta pedagógica por meio do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE. 2006. (Simpósio).

10.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEMAT.Aprendizagem Significativa da Geometria Analítica e Vetores. 2006. (Simpósio).

11.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEMAT.Educação Matemática e a Informática: novas possibilidades para uma aprendizagem significativa. 2006. (Simpósio).

12.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. A informática e a formação interdisciplinar do professor. 2005. (Congresso).

13.
VII CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - VII CNNECIM. Informática Educativa: uma experiência no Ensino Agrotécnico. 2004. (Congresso).

14.
III Encontro Nacional dos Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais e Reunião Ordinária do Fórum de Gestores de Ensino.Consultora Técnica em Informática. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M.E.B. ; SILVA, M. G. M. ; PERRIER, G.R.F. . IV Seminário Web Currículo e o XII Encontro de Pesquisadores. 2015. (Congresso).

2.
PERRIER, G.R.F.; CORREIA, P. P. A. . Seminário "O CONTROLE SOCIAL NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI". 2014. (Congresso).

3.
PERRIER, G.R.F.; CORREIA, P. P. A. . Seminário "O CONTROLE SOCIAL NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI". 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
DIOGO DE ALMEIDA MOREIRA. INFORMÁTICA BÁSICA APLICADA À PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA: USO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO CONTROLE DO PROCESSO PRODUTIVO. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Gerlane Romão Fonseca Perrier.

2.
LEANDRO OLIVEIRA. INFORMÁTICA BÁSICA APLICADA À PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA: USO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO CONTROLE DO PROCESSO PRODUTIVO. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Gerlane Romão Fonseca Perrier.

3.
Adalberto José da Silva. Gerenciamento da Pecuária Bovina com o Auxílio da Informática. 2000. 2 f. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Gerlane Romão Fonseca Perrier.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PERRIER, G. R. F.; GONCALVES, L. M. . Design do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. In: Roseli Zen Cerny; Edla Maria Faust Ramos; Elizandro Maurício Brick; Alexandre dos Santos Oliveira; Mônica Renneberg da Silva. (Org.). Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1ed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017, v. , p. 505-530.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:40:04