Luiza de Nazare Mastop de Lima

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  • Última atualização do currículo em 28/11/2017


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Antropologia Social, pela Universidade Federal do Pará (2015) . Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotada no Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM), atuando no curso de Agronomia. Tem experiência na área de Etnologia indígena e Antropologia Rural, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão com povos indígenas e sociedades rurais no Território Sudeste do Pará, principalmente nos temas: conhecimentos tradicionais, identidade, identidade étnica, gênero e organizações sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiza de Nazare Mastop de Lima
Nome em citações bibliográficas
MASTOP-LIMA, L. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional.
Quadra Sete (Fl.31)
Nova Marabá
68507590 - Marabá, PA - Brasil - Caixa-postal: 222
Telefone: (94) 21017100
Fax: (94) 21017100
URL da Homepage: http://www.unifesspa.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Povos indígenas e agricultores familiares: a luta pela construção da identidade e da diversidade no Território Sudeste Paraense, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Jane Felipe Beltrão.
Coorientador: Denise Pahl Schaan.
Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
2000 - 2002
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O tempo antigo entre os Suruí/Aikewára: um estudo sobre mito e identidade étnica,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Jane Felipe Beltrão Carmen Izabel Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
1994 - 1999
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Atuação Profissional



Grupo de Apoio à Agricultura Familiar, GRAAL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada, Carga horária: 0


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Assistente I, lotada no Campus do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Marabá, da Universidade Federal do Pará, atuando junto ao Colegiado de Ciências Agrárias.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuando junto ao Campus Sul e Sudeste do Pará, em Marabá.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Professora Colaboradora junto ao Colegiado de Ciências Agrárias do Campus Sul e Sudeste do Pará da Universidade Federal do Pará, núcleo de Marabá, ministrando a disciplina Antropologia Rural.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Nenhum, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Antropologia Urbana/Diretório de Pesquisa 4.0 do CNPq dentro do projeto "Coleções etnográficas: testemunhos da educação, história e registro da diversidade na Amazônia," coordenado pela Dr.ª Jane Felipe Beltrão, recentemente aprovado pelo Programa Norte de PEsquisa e Pós-Graduação.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Professora Colaboradora junto ao Departamento de Metodologia da Universidade Federal do Pará, atuando no Campus Sul e Sudeste do Pará da UFPA, ministrando a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicadas às Ciências Sociais I e II.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Professora Colaboradora junto ao Departamento de Metodologia da Universidade Federal do Pará, atuando no Campus Sul e Sudeste do Pará da UFPA, ministrando as disciplinas Antropologia Cultural I e Introdução à Antropologia.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0
Outras informações
Bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro do Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF).

Atividades

10/2005 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Rural
Elementos de Ciências Sociais
Assossiativismo
10/2005 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Social e Parentesco
Etnologia Indígena da Amazônia
11/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Adminitração Acadêmica.

05/2004 - 10/2005
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Ciências Sociais
Associativismo
Antropologia Rural
05/2004 - 10/2005
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural I
Introdução à Antropologia
Organização Social e Parentesco
Etnologia Indígena da Amazônia
5/2004 - 10/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Educacional
03/2004 - 03/2004
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Rural
09/2002 - 10/2002
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
Antropologia Cultural I
07/2002 - 07/2002
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicadas às Ciências Sociais I e II
3/2000 - 2/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.

8/2000 - 4/2001
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
Estágio docente na Universidade Federal do Pará (UFPA) junto ao projeto "Entre o rio e a cidade: a orla ribeirinha Jurunas/Condor," monitorando bolsistas de iniciação científica, acompanhando a elaboração de relatórios de iniciação científica e resumos p.
1/1998 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitora no Projeto Extracurricular Temático/Grupo de Trabalho em Ciências Sociais - PET/GT/CS.
8/2000 - 9/2000
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia.

Estágio realizado
Estágio docente junto à disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicadas às Ciências Socais II, monitorando alunos e ministrando aulas, na Universidade Federal do Pará..
9/1997 - 3/2000
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Projeto Extracurricular Temático Grupo de Trabalho Em Ciências Sociais.

Estágio realizado
Estágio junto ao Pet/GT/CS sob orientação do Prof. Dr. Samuel Maria de Amorim e Sá..
1/1999 - 4/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitora da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa aplicadas às Ciências Sociais.
3/1998 - 6/1998
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Geociências, Centro de Geociências.

Atividade realizada
Monitora da disciplina Metodologia Científica, ministrada pelo Prof. Dr. Samuel Sá no Curso de Especialização em Hidrogeologia Aplicada, do Centro de Geociências da UFPA..
6/1997 - 9/1997
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitora da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa aplicadas às Ciências Sociais II.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista DTI, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI


Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
PROINT Etnoconhecimento Suruí: a fauna no universo Aikewára - Projeto de pesquisa desenvolvido a partir do Campus Sul e Sudeste do Pará, da UFPA, núcleo de Marabá. Desenvolvido junto à comunidade indígena Suruí Aikewára, o projeto tem como objetivo geral
2.
Antropoloogia das Populações Amazônicas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Projeto Ações Afirmativas para a diversidade na universidade: inclusão social de povos indígenas e tradicionais
Descrição: O projeto é voltado para a pesquisa dos entraves e dificuldades enfrentadas por estudantes indígenas e quilombolas quanto à permanência na universidade. A partir disso, são propostas ações e atividades com diferentes sujeitos do ensino superior, dentro e fora da universidade, que possibilitem a superação dessas dificuldades e auxiliem os estudantes na trajetória acadêmica do início ao fim de seus cursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Coordenador / Francilene de Aguiar Parente - Integrante / Ana Paula de Souza Fernandes - Integrante / Austria Rodrigues Brito - Integrante / Gisela Macambira Villacorta - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Outra.
2008 - 2010
Programa de Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Populações Tradicionais (PAPIT) na Universidade Federal do Pará
Descrição: O Programa de Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Populações Tradicionais (PAPIT) desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir dos campi de Belém, Altamira e Marabá, com o objetivo de implementar ações que permitam: acesso, permanência e formação superior aos povos indígenas e populações tradicionais na Instituição, tendo por missão a formação em nível superior preferencialmente para Povos Indígenas e Populações Tradicionais na UFPA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Integrante / Jane Felipe Beltrão - Coordenador / Francilene de Aguiar Parente - Integrante / Almires Martins Machado - Integrante / César Augusto Martins de Souza - Integrante / Cristina Donza Cancela - Integrante / Flávio Leonel Abreu da Silveira - Integrante / Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo - Integrante / Hilton Pereira da Silva - Integrante / Raquel da Silva Lopes - Integrante / Rosani de Fátima Fernandes - Integrante / Salomão Haje - Integrante / William Domingues - Integrante / Zélia Amador de Deus - Integrante.
Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Manejo atual da agrobiodversidade Mebengokre-Kayapó (Pará): conhecer e proteger os conhecimentos tradicionais da agricultura indígena
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Integrante / Pascale de Robert - Integrante / Claudia Lopez - Coordenador / Lucivaldo Silva da Costa - Integrante / Anne-Elisabeth Laques - Integrante / Marília Ferreira - Integrante / Lúcia van Velthem - Integrante / Juan Gabriel Soler - Integrante.
Financiador(es): Bureau des ressources Génetiques - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Institut de Recherche pour le Développement - Auxílio financeiro / Museu Paraense Emílio Goeldi - Cooperação / Universidade Federal do Pará - Cooperação.
2005 - 2006
Biodiversité et gestion durable des ressources naturelles en Amazonie - Projeto financiado pelo Institut Français de la Biodiversité (IFB) e sob a coordenação do Institut de Recherche et Developpement (IRD)
Descrição: Projeto financiado pelo Institu Français de la Biodiversité (IFB), sob a coordenação do Institut de Recherche et Developpement (IRD). Realizado em cooperação com o Grupo de Apoio à Agricultura Familiar em Região de Fronteira (GRAAL)/Laboratório Socio-Agronômico do Tocantins (LASAT). Os estudos realizados a partir do projeto inserem-se na linha de pesquisa acerca das políticas públicas para a região Sudeste do Pará..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Integrante / Lívia Navegantes Alves - Integrante / Danielle Mitja - Coordenador / Pascale de Robert - Integrante.
Financiador(es): Institut Français de La Biodiversité - Cooperação.
2004 - 2005
PROINT Etnoconhecimento Suruí: a fauna no universo Aikewára. O projeto é desenvolvido a partir do Campus da UFPA em Marabá e tem como objetivo geral fazer um levantamento preliminar da fauna conhecida pelos índios Suruí Aikewára, expressa a partir de seus
Descrição: Na região sudeste do Pará a temática indígena, assim como a das sociedades camponesas, apresenta inúmeras demandas quanto à atuação de profissionais das Ciências Sociais. Há na região Sudeste do Pará cerca de 14 etnias indígenas assistidas pela administração regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), dentre as quais estão os Suruí Aikewára, grupo indígena junto ao qual o projeto será desenvolvido. Além da assistência da FUNAI, os povos indígenas da região também contam com sua própria organização em associações a partir das quais se mobilizam para lutar por seus direitos, seja pela associação de cada povo, seja pela associação formada pela reunião de vários povos, como é o caso da Associação dos Povos Indígenas do Tocantins (APITO), para citar um exemplo. A atuação profissional junto a essas comunidades requer conhecimento e respeito a suas especificidades. Tendo como eixo norteador o empreendimento de pesquisas junto ao grupo indígena Suruí Aikewára, o presente projeto apóia a discussão teórico-metodológica diferenciada para lidar com os povos indígenas, contribuindo para a qualificação dos profissionais a serem formados pelo curso. Das turmas que funcionam no CSSP, na de 2001 há pelo menos 12 alunos que optaram pela ênfase em Antropologia, sendo o projeto uma possibilidade de estágio para os que estiverem interessados em trabalhar junto a grupos indígenas, criando-se oportunidade para os alunos começarem a desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso. Além do que, as disciplinas da grade curricular com as quais o projeto está relacionado podem ser enriquecidas com discussão acerca da temática indígena, como veremos no item seguinte, o que possibilitará aos discentes que não declarem expressamente o interesse em trabalhar com essa temática, embasamento para atuar junto às sociedades indígenas de maneira diferenciada. O projeto apresenta como objetivo geral fazer um levantamento preliminar da fauna expressa em mitos, artefatos e rituais do grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Coordenador / Rita de Cássia DominguesLopes - Integrante / Jane Felipe Beltrão - Integrante / Maria Reginéia Reis de Brito - Integrante / Fabrizia Silva Rodrigues - Integrante / Luciene Neres Gomes - Integrante / José Soares de Sousa - Integrante / Luis Junior Costa Saraiva - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Conhecimentos tradicionais e científicos em via de mão dupla: cultura material, educação e identidade na e a partir da universidade
Descrição: O projeto tem por objetivo realizar extensão universitária com um povo indígena na região Sudeste do Pará, o povo indígena Akrãtikatêjê, a partir do treinamento de um bolsista. Pretende-se, a partir do método etnográfico, fazer um levantamento da cultura material Akrãtikatêjê, a fim produzir material de apoio didático para ser utilizado nas escolas indígenas das aldeias deste povo indígena, assim como em outras escolas indígenas e não-indígenas. O projeto prevê ainda uma exposição em lugar público de Marabá sobre a cultura material observada e descrita a partir do trabalho de campo. Além disso, pretende-se organizar um seminário na universidade onde se discuta a questão da educação escolar indígena e o papel da universidade e sua política de inclusão social e ações afirmativas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Coordenador / Rosani de Fátima Fernandes - Integrante / Austria Rodrigues Brito - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Bolsa.
2010 - 2011
Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade
Descrição: Curso de educação à distância a ser ofertado pela UFPA em 2010, com previsão de início para março ou abril. O curso ofertará 320 vagas para professores que atuam na rede pública de ensino, fundamental e médio. Ele será ofertado a partir de quatro campi da UFPA: Belém, Altamira, Cametá e Bragança, sendo 80 vagas por campus..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Coordenador / Jane Felipe Beltrão - Integrante / Francilene de Aguiar Parente - Integrante / Cristina Donza Cancela - Integrante / Flávio Leonel Abreu da Silveira - Integrante / Hilton Pereira da Silva - Integrante / Rosani de Fátima Fernandes - Integrante / Zélia Amador de Deus - Integrante / Assis da Costa Oliveira - Integrante / Estella Libardi de Souza - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
PROMOVER INOVAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS ASSENTAMENTOS DO SUDESTE DO PARÁ
Descrição: A agricultura familiar preenche um papel social e econômico de primeira importância na Amazônia. Todavia, a necessária preservação do ambiente amazônico, assim como o contexto pioneiro em que a região se encontra, torna o desenvolvimento sustentável um desafio muito grande para a Agricultura familiar regional. O caso dos assentamentos se torna mais estratégico ainda, devido à necessidade social de viabilizar os sistemas de produção agrícola susceptíveis de trazer sustentabilidade ao processo de reforma agrária. A região de Marabá constitui uma área de estudo privilegiada nesse âmbito, dado o grande numero de assentamentos, de ter na pecuária uma marca que a caracteriza e junto com ela, uma série de problemas quanto à sustentabilidade desta atividade. Em edital anterior, a equipe que ora apresenta esta proposta realizou pesquisa junto aos Projetos de Assentamento Belo Horizonte e Agroextrativista Praialta Piranheira visando conceber e construir, com a participação de agricultores, estudantes e técnicos, modelos de gestão sustentável da pecuária e recuperação de áreas degradadas no contexto da agricultura familiar da região de Marabá. A presente proposta visa dar continuidade ao apoio a ações-teste de inovações pelos agricultores, assim como promover o resgate de práticas sociais, a partir da troca de conhecimentos e experiências entre agricultores, técnicos, pesquisadores e estudantes em busca de melhorias nas práticas de criação de bovinos, que sejam compatíveis ao ecossistema Amazônico e às condições da agricultura familiar local. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida em dois Projetos de Assentamento da região Sudeste do Pará, seguindo metodologias da pesquisa-ação e pesquisa participativa, estabelecendo diálogo entre os diferentes sujeitos nela envolvidos. Para que isso ocorra, é de fundamental importância a parceria estabelecida pelo projeto com instituições de pesquisa agropecuária, como a EMBRAPA, instituições que prestam assistência técnica aos dois Projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Integrante / Lívia Navegantes Alves - Integrante / Moysés Jefferson Ferreira Dias - Integrante / Laura Angélica Ferreira - Coordenador / René Poccard-Chapuis - Integrante / Célia Braga - Integrante / Rosana Maneschy - Integrante / Alzira Gabriela da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2017 - Atual
Monitoria Indígena
Descrição: O acesso ao ensino superior é uma das demandas dos povos indígenas, a partir de seus movimentos e organizações associativas, para a garantia de educação escolar diferenciada (LUCIANO, 2006). No Brasil, o acesso de indígenas às universidades públicas se dá pela implementação de políticas de ações afirmativas, em que são reservadas nas universidades públicas vagas em todos os cursos por ela ofertados para candidatos indígenas. Um dos desafios para o sucesso dessas políticas, no entanto, é a permanência e a conclusão dos cursos pelos discentes indígenas (LIMA e BARROSO-HOFMANN, 2004; LUCIANO, 2006; FERNANDES, 2011; MASTOP-LIMA, 2015). Na Unifesspa, o acesso ao ensino superior a candidatos indígenas é assegurado a partir da criação de duas vagas em cada curso da instituição, mediante um processo seletivo especial (PSE). Essa política começou quando a Unifesspa era ainda um dos campi da Universidade Federal do Pará, quando em 2008 membros dos movimentos indígenas solicitaram uma audiência com o então reitor da UFPA, solicitando o acesso ao ensino superior de candidatos indígenas. O PSE, no entanto, teve sua primeira oferta no ano de 2010 (FERNANDES, 2011; MASTOP-LIMA, 2015) e, após a criação da Unifesspa, em 2013, a política foi mantida. Ao longo dos anos, no entanto, tem-se observado mesmo tendo o acesso garantido, a evasão de discentes indígenas tem sido grande na Unifesspa. Possíveis causas dessa evasão são as dificuldades enfrentadas pelos discentes indígenas quanto a alguns aspectos de seu percurso formativo: dificuldade quanto ao entendimento do funcionamento burocrático da universidade, sobretudo quanto a prazos de matrícula, provas de segunda chamada, manuseio do sistema que gerencia a vida acadêmica e discentes e docentes; dificuldades quanto à produção textual; a cálculos; metodologia de pesquisa; inflexibilidade às especificidades de cada povo indígena, entre outros (MASTOP-LIMA, 2016). Esses aspectos relacionados ao ensino superior para povos indígenas revelam que o mesmo precisa ser pensado do início ao fim do processo de formação: acesso; permanência e conclusão dos cursos. Somente garantindo o direito à diferença em todo o processo formativo é que de fato poderemos dizer que estamos fazendo ações afirmativas na Unifesspa. Para tanto, faz-se necessário o esforço institucional para as políticas afirmativas aconteçam e o Programa de Monitoria Indígena apresenta-se como uma possibilidade de superar os desafios até o momento apresentados tanto para discentes indígenas, como para os demais membros da comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Coordenador / Eliane Pereira Machado Soares - Integrante / Austria Rodrigues Brito - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Bolsa.
2016 - Atual
Povos Indígenas e Diversidade cultural do Sudeste do Pará
Descrição: A partir da orientação de monitoria na disciplina Etnologia Indígena, o presente programa trata de conhecer, debater, analisar e valorizar, o ponto de vista dos nativos (GEERTZ, 1989), os povos indígenas no Brasil e na região Sudeste do Pará, acerca de suas lutas pela valorização de suas identidades étnicas, suas culturas, suas economias, suas políticas, suas formas de organização social, sua educação escolar indígena, suas terras e territórios, entre outros temas para eles relevantes. A análise de processos de construção de identidade étnica em contextos multiculturais, diversos, plurais, e quais os mecanismos que povos indígenas na região Sudeste do Pará e alhures têm criado para fazer valer seus direitos à diferença, como educação escolar indígena e atendimento de saúde diferenciado, serão aspectos discutidos a partir do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luiza de Nazare Mastop de Lima - Coordenador / Priscila Dias Pinto - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MASTOP-LIMA, L. N.2015 MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Identidade e território: saga, construção e situação de etnicidade entre agricultores familiares (PA Belo Horizonte ? Pará ? Brasil). Revista Tessituras, v. 3, p. 64-97, 2015.

2.
BELTRÃO, J. F.2015BELTRÃO, J. F. ; LOPES, R. C. ; CUNHA, M. J. S. ; MASTOP-LIMA, L. N. ; DOMINGUES, W. C. L. ; TOME, T. P. F. . Vida e morte entre povos indígenas. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 9, p. 206-238, 2015.

3.
ALVES, Lívia Navegantes2015ALVES, Lívia Navegantes ; MASTOP-LIMA, L. N. ; COSTA, A. P. D. . Políticas públicas e pordutos locais: a não inserção do açaí (Euterpe Oleracea Mart.) na alimentação escolar no estuário amazônico. Fragmentos de Cultura (Online), v. 25, p. 287-296, 2015.

4.
MASTOP-LIMA, L. N.2015MASTOP-LIMA, L. N.. De ?fraquinhos? a Aikewára: construção de identidade e resistência de um povo tupi na Amazônia. Revista Tellus - UCDB, v. 15, p. 19-47, 2015.

5.
MASTOP-LIMA, L. N.2015MASTOP-LIMA, L. N.. ETNODESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS ENTRE POVOS INDÍGENAS E AGRICULTORES FAMILIARES NO TERRITÓRIO SUDESTE PARAENSE. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 9, p. 10-38, 2015.

6.
ALVES, Lívia Navegantes2009ALVES, Lívia Navegantes ; MASTOP-LIMA, L. N. . Da microrregião de Marabá ao Território Sudeste do Pará: exercícios de leitura da dinâmica agrária regional. Humanitas. Cadernos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, v. 23, p. 65-77, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BELTRÃO, J. F. (Org.) ; MASTOP-LIMA, L. N. (Org.) . Diversidade, Educação e Direitos: etnologia. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2009.

2.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Nos tempos antigos: a ciência dos mitos indígenas. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2009.

3.
FERNANDES, R. F. (Org.) ; MASTOP-LIMA, L. N. (Org.) ; BELTRÃO, J. F. (Org.) . Mejokukrej: conhecendo os artefatos Kyikatêjê. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2009.

4.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. (Org.) . Os animais nos mitos Aikewára. , 2009.

5.
BELTRÃO, J. F. (Org.) ; MASTOP-LIMA, L. N. (Org.) . Matemáticas. No Plural!. Belém: Editiora da Universidade Federal do Pará, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MASTOP-LIMA, L. N.. "Território sudeste do Pará: migrações e identidades na construção de um território plural na atualidade. In: Cristina Donza Cancela; Rafael Chambouleyron. (Org.). Migrações na Amazônia. Belém: Açaí/Centro de Memória da Amazônia/PPGA, 2010, v. 2, p. 95-105.

2.
MASTOP-LIMA, L. N.. Etnomatemática Aikewára: diálogos interculturais. In: Beltrão, Jane Felipe; Mastop-Lima, Luiza de Nazaré. (Org.). Matemáticas. No plural!. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2009, v. , p. -.

3.
MASTOP-LIMA, L. N.. Quem conta um ponto não aumenta um ponto, aprende a ser quem é: narrativas míticas e históricas na sociedade indígena Suruí Aikewára. In: BELTRÃO, J. F.; HENRIQUE, M. C.. (Org.). Antropologia e Educação: história, narrativas e direitos. 1ed.Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2007, v. 20, p. 31-38.

4.
MASTOP-LIMA, L. N.; COSTA, M. S. ; FLORENCIO, S. R. . Refletindo Sobre o Lugar de Gênero entre Profissionais de ATES que atuam no Sul e Sudeste do Pará. In: MONTEIRO, Dion Márcio Carvaló; MONTEIRO, Maurilio de Abreu. (Org.). Desafios na Amazônia: uma nova Assistência Técnica e Extensão Rural. Belém: , 2006, v. , p. 220-231.

5.
MASTOP-LIMA, L. N.. Experiências de Educação entre os Suruí Aikewára. In: Jane Felipe Beltão. (Org.). Educação Indígena para quem?. Belém: EdUFPA, 2005, v. 43, p. 11-19.

6.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Saber popular ou a experiência de saber: isso não se aprende na escola!. In: Edilza Fontes. (Org.). Contando a História do Pará. 1ed.Belém: E.Motions, 2003, v. III, p. 87-109.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MASTOP-LIMA, L. N.. "Toda faca em matula é pouca": reflexões sobre reprodução social no Projeto de Assentamento Belo Horizonte. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Olinda. Programa e Resumos da XXIV Reunião Brasileira de Antropologia: /nação e Cidadania. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004. p. 244-245.

2.
MASTOP-LIMA, L. N.. Narrativas Aikewára: aprendendo a significar a vida com os mais velhos. In: VIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE), 2003, São Luís. Anais da Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE). São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2003. p. 164-164.

3.
MASTOP-LIMA, L. N.. "Criadores de gado" versus "agricultores mesmo": reflexões sobre identidade camponesa. In: XI Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), 2003, Aracaju. XI Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste - Programa & Resumos. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2003. p. 74-75.

4.
BELTRÃO, J. F. ; MOREIRA, H. L. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . De vítimas a indiciados, um processo de ponta-cabeça: Suruí Aikewára versus Divino Eterno - Laudo Antropológico. In: V Reunião de Antropólogos do Mercosul (RAM), 2003, Florianópolis. Antropologia em Perspectivas - Programas e resumos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. p. 121-121.

Artigos aceitos para publicação
1.
MASTOP-LIMA, L. N.. Etnodesenvolvimento, educação e diversidade: experiências entre povos indígenas e agricultores familiares no Território Sudeste Paraense. Espaço Ameríndio (UFRGS), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MASTOP-LIMA, L. N.. Etnodesenvolvimento para quem?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, M. S. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. ; FERREIRA, L. A. . O curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo: proposta pedagógica, desafios e limites da formação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MASTOP-LIMA, L. N.. Saberes de experiÊncia entre os Suruí Aikewára. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MASTOP-LIMA, L. N.. Saúde entre os Suruí Aikewára: algumas considerações antropológicas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. ; MOREIRA, H. L. F. . De vítimas a indiciados, um processo de ponta-cabeça: Suruí Aikewára versus Divino Eterno - Laudo Antropológico. Belém: Universidade Federal do Pará, 2003 (Laudo Antropológico).

2.
MASTOP-LIMA, L. N.. O tempo antigo entre os Suruí/Aikewára: um estudo sobre mito e identidade étnica. Belém: Mestrado em Antropologia, 2002 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIVA, Gilmar Matta da ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Mitos e histórias Aikewára: conhecendo a tradição das narrativas orais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-ROM).

2.
SIVA, Gilmar Matta da ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Mitos e histórias Aikewára: conhecendo a tradição das narrativas orais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro).

3.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade - Módulo III. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo de módulo).

4.
MASTOP-LIMA, L. N.. Amazônica Revista de Antropologia. 2011. (Editoração/Periódico).

5.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. ; ALEIXO, Marih Torres ; SOUZA, E. L. ; DANTAS, O. M. S. ; SILVA, A. B. C. ; FERNANDES, E. A. ; RUFFEIL, M. B. ; BOUTH, M. ; ROCHA, M. ; PAIVA, A. ; FERREIRA, C. . Brincando a sério com imagens. 2011. (Fascículo de módulo para educação a distância).

6.
ELIASQUEVICI, M. K. ; SIROTHEAU, S. ; CANCELA, C. D. ; SOUZA, E. L. ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade - Módulo I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo de módulo).

7.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Brincando a sério com imagens - Módulo II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo de módulo).

8.
MASTOP-LIMA, L. N.. Amazônica Revista de Antropologia. 2010. (Editoração/Periódico).

9.
ELIASQUEVICI, M. K. ; SIROTHEAU, S. ; CANCELA, C. D. ; SOUZA, E. L. ; FERNANDES, R. F. ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade - Módulo I. 2010. (Fascículo de módulo para educação a distância).

10.
FERNANDES, R. F. ; Oliveira, A. da C. ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Guia de Atividades do Módulo I. 2010. (Guia de Atividades).

11.
Oliveira, A. da C. ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Guia Didático do Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade. 2010. (Guia Didático).

12.
MASTOP-LIMA, L. N.. Narrativas e Identidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. ; CARDOSO, Wladirson . Antropologia social da(s) diferença(s). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
MASTOP-LIMA, L. N.. Rapport de séjour. 2009. (Relatório de Estágio).

15.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Os animais nos mitos Aikewára. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

16.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Mejokukrei: conhecendo os artefatos Kyikatejê. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

17.
VEIGA, Iran ; MASTOP-LIMA, L. N. ; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz . Metodologia de Pesquisa e Ação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Construção Social da Memória. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
MASTOP-LIMA, L. N.. (Re)pesando a dinâmica agrária da região sudeste do Pará: estudos de localidade. 2004. (Relatório de pesquisa).

20.
MASTOP-LIMA, L. N.. Dançar para ser Aikewára. 2003. (Palestra).

21.
MASTOP-LIMA, L. N.. Política Indigenista e Discurso Político: A Integração dos Ticuna à Sociedade Nacional Brasileira. 1998. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BELTRÃO, J. F.; MASTOP-LIMA, L. N.; LARAIA, R. B.; SILVEIRA, F. L. A.. Participação em banca de Gilmar Matta da Silva. Sapurahái de Karuára: mitos, instrumentos musicais e canto entre os Suruí Aikewára. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
BELTRÃO, J. F.; OLIVEIRA, J. E.; BELTRÃO, J. F.; COELHO, M. C.; MASTOP-LIMA, L. N.; CANCELA, C. D.; MARIN, R. E. A.. Participação em banca de Francilene de Aguiar Parente. "Eles são indígenas e nós também": pertenças e identidades étnicas entre Xypaia e Kuruaya em Altamira/PA. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal do Pará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MASTOP-LIMA, L. N.. Participação em banca de Dionah Rodrigues Borges. Extensão agroflorestal e soberania alimentar: um estudo da Terra Indígena Mamoadate. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

2.
MASTOP-LIMA, L. N.. Participação em banca de Marcos Antônio Santos Góes. A participação social dos Manchineri no manejo comunitário de quelônios na terra indígena Mamoadate-Acre. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

3.
MASTOP-LIMA, L. N.; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz; VEIGA JÚNIOR, Iran Pereira. Participação em banca de Inaê Rocha Pereira. Sindicalismo em Roraima. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará.

4.
MASTOP-LIMA, L. N.; ROCHA, Carla Giovana Souza; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz. Participação em banca de Lionésia Esbell. O processo de implantação da piscicultura na Comunidade Indígena Truaru, município de Boa Vista-RR. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará.

5.
ABE, Marlene Naoyo; MASTOP-LIMA, L. N.; SILVA, Maristela Marques da. Participação em banca de Alexandre Sales. A importância da mandioca em três sistemas de produção do PA Quitauaú, município de Cantá-RR. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará.

6.
ABE, Marlene Naoyo; MASTOP-LIMA, L. N.; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz. Participação em banca de Álvaro Cândido da Silva. O associativismo como instrumento de negociação dos agricultores familiares: a experiência da ARCOPAM. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará.

7.
MASTOP-LIMA, L. N.; ABE, Marlene Naoyo; VEIGA, Iran. Participação em banca de Lucielma Oliveira. Identidade e interação entre agricultores familiares e feirantes da Feira do Produtor de Boa Vista, Roraima. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará.

8.
ABE, Marlene Naoyo; MASTOP-LIMA, L. N.; KATO, Maria Do Socorro Andrade. Participação em banca de Rosana Maria Passos da Silva. A participação das famílias na implantação do projeto de piscicultura em tanques-rede no lago Cajubim Grande, Município de Porto Velho, Rondônia. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MASTOP-LIMA, L. N.; MELO, A. H.; RODRIGUES, D. M.. Participação em banca de Alyssandra Lima de Aquino.O ponto de vista dos agricultores familiares do PA Alegria quanto à diversificação de produção em seus lotes: tomada de decisão e projeto de futuro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
ARAUJO, C.; MELO, A. H.; MASTOP-LIMA, L. N.. Participação em banca de Mariana Gomes de Oliveira.Manejo Floresta Comunitário da Andiroba (carapa guianensis, Aublet): integrando o conhecimento tradicional à pesquisa-ação no Sudeste do Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará.

3.
FERREIRA, L. A.; POCCARD-CHAPUIS, R.; MASTOP-LIMA, L. N.. Participação em banca de Glaucia de Sousa Moreno.A pecuária e seu modelo de produção comumente difundido entre os agricultores familiares da região Sudeste do Pará: o caso de Palmares II-Parauapebas-Pará-Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará.

4.
ARAUJO, C.; MASTOP-LIMA, L. N.; ASSIS, W. S.. Participação em banca de Rosária Jerulina Francisco.Estudo de caso: a importância do babaçu (Atallea speciosa Mart. PALMAE) na Vila Santa Rita, Brejo Grande do Araguaia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará.

5.
MASTOP-LIMA, L. N.. Participação em banca de Luciana Apinages Pistorello.Ritual de cura na Renovação Carismática Católica: etnografando o grupo de oração Dádiva em Marabá-PA 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

6.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F.; HENRIQUE, M. C.. Participação em banca de Claudemir Teodoro do Couto Monteiro.Ser índio e viver na cidade: contextos da realidade indígena em Belém do Pará. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MASTOP-LIMA, L. N.; COSTA, R. C. P.; ANJOS, E. R.; SOARES, E. P. M.; COSTA, L. S.; SEVERO, A. A. C.; FERNANDES, Ana Paula; FERNANDES, R. F.; LUIZ, J. M.; BRITO, A. R.; MORENO, G. S.. Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas. 2016. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Conferência Local indígena?CONNEI.O Siste-ma Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: Regime de Cola-boração, Participação e Autonomia dos Povos Indígenas. 2017. (Seminário).

2.
IV Semana Pan-Amazônica. Alteridade, diferença cultural e resistência epistêmica nas Amazônias. 2017. (Congresso).

3.
Seminário Educação Superior, Etnodesenvolvimento e Ações Afirmativas em Soura/Pará.Etnodesenvolvimento para quem?. 2016. (Seminário).

4.
Antropologia em Foco III.Etnodesenvolvimento e Educação: experiências entre povos indígenas e agricultores familiares no Território Sudeste Paraense. 2013. (Encontro).

5.
XV Encontro de Ciências Sociais Norte/Nordeste (CISO).Identidade e paisagem: saga e construção entre agricultores familiares (PA Belo Horizonte - PA). 2012. (Encontro).

6.
34º ENCONTROANUAL DA ANPOCS.Povos indígenas, narrativas e possibilidades de diálogo frente ao ?humanismo? etnocêntrico. 2010. (Encontro).

7.
Journée d?Étude « Espace social, patrimoine et alimentation ». 2009. (Outra).

8.
Séminaire « Anthropologie des sexes en Europe ». 2009. (Seminário).

9.
Séminaire « Images et Politiques de l?Autochtonie : territoires et mouvements ». 2009. (Seminário).

10.
Conferência internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação. O curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo: proposta pedagógica, desafios e limites da formação. 2008. (Congresso).

11.
I Jornada de Divulgação da Produção Científica do Curso de Letras.Reflexões sobre a temática da educação indígena na região sul e sudeste do Pará. 2007. (Outra).

12.
XII Encontro de Ciências Sociais (CISO).XII Encontro de Ciências Sociais (CISO). 2005. (Encontro).

13.
Reunião Regional da SBPC no Pará.Vivendo e Aprendendo: é possível uma educação diferenciada no contexto urbano?. 2004. (Oficina).

14.
Reunião Regional da SBPC no Pará.Reunião Regional da SBPC no Pará. 2004. (Outra).

15.
XXIV Reunião de Antropologia.XXIV Reunião de Antropologia. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASTOP-LIMA, L. N.. 27ª Reunião de Antropologia. 2010. (Outro).

2.
MASTOP-LIMA, L. N.. Mostra de Vídeo na VI Reunião Regional de Antropólogos do Norte e Nordeste. 1999. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gilmar Matta da Silva. Sapurahái de Karuára: mitos, instrumentos musicais e canto entre os Suruí Aikewára. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suzi Barbosa de Sousa. Assistência técnica no Projeto de Assentamento Sao Francisco (Pará: diagnóstico e percepção dos agricultores. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

2.
Manoel Delvo Bizerra dos Santos. Experimentando a "banana do projeto": um estudo sobre o processo de domínio de inovações tecnológicas por agricultores do Projeto de Assentamento São Francisco-Pará. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

3.
Lionésia Esbell. O processo de implantação da piscicultura na Comunidade Indígena Truaru, município de Boa Vista-RR. 2006. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

4.
Lucielma Oliveira. Identidade e interação entre agricultores familiares e feirantes da Feira do Produtor de Boa Vista, Roraima. 2006. 24 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Extensão Rural para o Des. Sustentável) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliana Gonçalves de Oliveira. Manejo do fogo em áreas de produção familiar rural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

2.
Joziane Ferreira da Silva. PRONAF Mulher em Marabá: cenários de mediação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

3.
Francisca Eliane de Aguiar Bezerra. O PRONAF A e sua relação com a diversificação produtiva de lote agrícola no PA Grande Vitória-Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

4.
Regina Rodrigues da Costa. A IMPORTÂNCIA DAS HORTALIÇAS NO HÁBITO ALIMENTAR DAS FAMÍLIAS ASSENTADAS DO ASSENTAMENTO SERAFIM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

5.
Luciene Neres Gomes. Avifauna Suruí Aikewára: usos diversos e marca de identidade étnica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

6.
Luís Ferreira dos Santos. A lógica de utilização da floresta em assentamento rural no Sudeste do Pará: o caso de Palmares II. 2005. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

7.
Margareth Noleto Camargo. Quando a associação tem uma presidente: reflexões sobre gênero no Projeto de Assentamento Belo Horizonte. 2004. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

Iniciação científica
1.
Luciene Neres Gomes. Avifauna Suruí: confecção de artefatos e demais usos. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

2.
Fabrizia Silva Rodrigues. A fauna no mundo mítico Suruí Aikewára. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.

3.
Maria Reginéia Reis de Brito. Dançando e aprendendo: artefatos nos rituais Suruí Aikewára. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luiza de Nazare Mastop de Lima.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALVES, Lívia Navegantes2009ALVES, Lívia Navegantes ; MASTOP-LIMA, L. N. . Da microrregião de Marabá ao Território Sudeste do Pará: exercícios de leitura da dinâmica agrária regional. Humanitas. Cadernos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, v. 23, p. 65-77, 2009.

2.
MASTOP-LIMA, L. N.2015 MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Identidade e território: saga, construção e situação de etnicidade entre agricultores familiares (PA Belo Horizonte ? Pará ? Brasil). Revista Tessituras, v. 3, p. 64-97, 2015.

3.
BELTRÃO, J. F.2015BELTRÃO, J. F. ; LOPES, R. C. ; CUNHA, M. J. S. ; MASTOP-LIMA, L. N. ; DOMINGUES, W. C. L. ; TOME, T. P. F. . Vida e morte entre povos indígenas. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 9, p. 206-238, 2015.

4.
ALVES, Lívia Navegantes2015ALVES, Lívia Navegantes ; MASTOP-LIMA, L. N. ; COSTA, A. P. D. . Políticas públicas e pordutos locais: a não inserção do açaí (Euterpe Oleracea Mart.) na alimentação escolar no estuário amazônico. Fragmentos de Cultura (Online), v. 25, p. 287-296, 2015.

5.
MASTOP-LIMA, L. N.2015MASTOP-LIMA, L. N.. De ?fraquinhos? a Aikewára: construção de identidade e resistência de um povo tupi na Amazônia. Revista Tellus - UCDB, v. 15, p. 19-47, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
MASTOP-LIMA, L. N.. Etnodesenvolvimento para quem?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Os animais nos mitos Aikewára. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
MASTOP-LIMA, L. N.; BELTRÃO, J. F. . Mejokukrei: conhecendo os artefatos Kyikatejê. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

3.
ELIASQUEVICI, M. K. ; SIROTHEAU, S. ; CANCELA, C. D. ; SOUZA, E. L. ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade - Módulo I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo de módulo).

4.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Brincando a sério com imagens - Módulo II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo de módulo).

5.
SIVA, Gilmar Matta da ; BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Mitos e histórias Aikewára: conhecendo a tradição das narrativas orais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-ROM).

6.
BELTRÃO, J. F. ; MASTOP-LIMA, L. N. . Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade - Módulo III. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo de módulo).



Outras informações relevantes


Represente discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)/UFPA junto à Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)/UFPA, no período de setembro de 2010 a agosto de 2011.



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