Mônica de Menezes Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1451205578056450
  • Última atualização do currículo em 06/06/2018


Professora Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Letras pela UFBA (2011). Desenvolve investigações sobre literatura brasileira contemporânea, literatura infantil e juvenil, crítica da literatura infantil e juvenil, ensino de literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica de Menezes Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Mônica de Menezes

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras da UFBA.
Rua Barão de Jeremoabo
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836209
URL da Homepage: http://www.letras.ufba.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Por um lugar para a literatura infantil/juvenil nos estudos literários, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Eneida Leal Cunha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Estudos Culturais; Literatura Infantojuvenil Brasileira; Estudos Literários; Infância; Literatura Brasileira; Crítica da Literatura Infantojuvenil Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teorias e crítica da literatura e da cultura.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Arquivografias: Godofredo Filho e as suas Bahias,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Eneida Leal Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura Baiana; Crítica Biográfica; Estudos Culturais; Arquivo literário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teorias e crítica da literatura e da cultura.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientador: Elizabeth de Andrade Lima Hazin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2000
A reapropriação brasileira de Murilo Mendes.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
A criação lexical em Guimarães Rosa.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Docente Obrigatório, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Docência realizada em turma de Literatura Infantojuvenil nos semestre de 2008.1.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Docente Obrigatório, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Docência realizada em turma de Literatura infantojuvenil no semestre de 2008.2.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou o Curso de Produção de Textos do Projeto de Inclusão Social da UFBA, promovido pelo Centro de Estudos Afro-Orientais / CEAO da Universidade Federal da Bahia.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Docente Obrigatório, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
A atividade de Estágio Docente Obrigatório integra a creditação exigida pelo Curso Mestrado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras Lingüística da Universidade Federal da Bahia para os bolsistas. Docência concluída em turma de Literatura Brasileira X (Literatura Baiana) no semestre 2005.1.

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, Abi - Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura brasileira contemporânea
Literatura infanto-juvenil
11/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto de Letras da UFBA, .

Cargo ou função
Chefe do Setor de Literatura Brasileira.
08/2014 - Atual
Ensino, PROFLETRAS/UFBA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura do texto literário
Literatura infantil e juvenil
Literatura e ensino
07/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras da UFBA, .

Cargo ou função
Representante da área de Literatura Brasileira no Colegiado do Curso de Biblioteconomia.
04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras da UFBA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reforma das Disciplinas de Texto.
11/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras da UFBA, .

03/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A literatura brasileira e a construção da nacionalidade
Literatura brasileira contemporânea
Literatura infanto-juvenil
Pesquisa orientada
Trabalho de conclusão de curso
08/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura infanto-juvenil
Pesquisa orientada
03/2014 - 08/2014
Ensino, Abi - Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira e Construção da Nacionalidade
Literatura Infanto-juvenil
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A literatura brasileira e a construção da nacionalidade
Literatura infantojuvenil
Literatura brasileira V (Panorama da literatura brasileira)
Seminários interdisciplinares de pesquisa
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A literatura brasileira e a construção da nacionalidade
Literatura brasileira contemporânea
Literatura infantojuvenil
O cânone literário brasileiro
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A literatura brasileira e a construção da nacionalidade
Literatura brasileira V (Panorama da literatura brasileira)
Literatura infantojuvenil
Oficina de leitura e produção de textos
03/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A literatura brasileira e a construção da nacionalidade (2 turmas)
Literatura infantojuvenil
Oficina de leitura e produção de textos
03/2002 - 07/2003
Extensão universitária , Instituto de Letras da UFBA, .

Atividade de extensão realizada
Atividade Curricular em Comunidade - ACC LET 455 (Oficina de criação literária).

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Letras/Libras/Língua Estrangeira.
10/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Formação de Professores, .

Linhas de pesquisa
Literatura Infantojuvenil
04/2012 - Atual
Ensino, Letras - Libras/Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira I
Literatura Brasileira II
Literatura Brasileira III
Literatura Infantojuvenil
Oficina de Leitura e Produção de Textos
Literatura Brasileira Contemporânea

Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Metodologia do Trabalho Científico

Atividades

03/2006 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico

Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 36
Outras informações
Ministrou o Curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio - Implementação das Orientações Curriculares promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia através do Instituto Anísio Teixeira.


Colégio Teles Figueira Ltda, CTF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

8/2002 - 2/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação


Linhas de pesquisa


1.
Documentos da Memória Cultural
2.
Literatura Infantojuvenil


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais
Descrição: Trata-se de uma investigação sobre formas e sentidos da emergência de potências transnacionais como o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) em suas articulações com um conjunto de outras nações no âmbito do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul da América Latina), OCX (Organização para Cooperação de Xangai), SADC (Southern African Development Community) e IBAS (Fórum de diálogo Índia-Brasil-África do Sul), a partir da perspectiva de três grupos de pesquisa situados no campo linguístico-literário, a saber: Linguagem e Crítica Cultural (filiado ao Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia), Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Criação Literária e o Núcleo de Estudos da Crítica e da Cultura Contemporânea, ambos filiados ao Programa de Literatura e Cultura, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Mobilizando teorias e métodos multidisciplinares derivados dos encontros e trocas epistemológicas entre o campo linguístico-literário e as ciências humanas, ao longo do século XX, e nesse início de milênio, os pesquisadores docentes e discentes, além dos consultores linguísticos para as línguas russa, chinês e hindi, buscam atingir os seguintes objetivos: identificar o acúmulo cultural engendrado e posto em movimento por essas potências, ao longo do alto modernismo, como condição de resistência ao nazifascismo e de retorno, em diferença, na formulação contemporânea de blocos multipolares de poder comercial, político e estético; levantar e avaliar a produção simbólica concernente a esse processo de globalização emergente; estudar as experiências institucionais no âmbito do MERCOSUL, por exemplo, e prospectar linhas gerais de possibilidades no âmbito dos BRICS; constituir um acervo cultural e científico visando à qualificação de uma pauta política para o campo linguístico-literário e sua noção de política pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mônica de Menezes Santos - Integrante / Rachel Esteves Lima - Integrante / Antonia Torreão Herrera - Integrante / Osmar Moreira Santos - Coordenador / Evelina Hoisel - Integrante / Lígia Telles - Integrante / Edil Silva Costa - Integrante / Paulo César Garcia - Integrante / Roberto Henrique Seidel - Integrante / Jailma dos Santos Pedreira Moreira - Integrante / Maria Anória de Jesus Oliveira - Integrante / Ana Lígia Leite Aguiar - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
Cartografias da infância: lugares e não lugares da literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneos
Descrição: O Projeto pretende investigar os modos de ler a literatura destinada à infância e à juventude nos estudos literários brasileiros contemporâneos, a partir da análise de artigos e ensaios publicados, nos últimos cinco anos, em revistas de Associações de Estudos Literários e de Faculdades de Letras do Brasil, objetivando avaliar quais são os principais objetos estudados nas instituições pesquisadas, bem como que perspectivas teórico-críticas são ativadas para a sua leitura, de modo a delinear que espaços a literatura infantil e juvenil tem ocupado no âmbito dos estudos literários acadêmicos e, ainda, aferir de que maneira a susceptibilidade deste gênero às interferências externas ? sobretudo por conta do seu vínculo estreito com a pedagogia e com o mercado e por ser essa uma literatura destinada a um público específico e considerado menos preparado ? o colocou e tem ainda o colocado em situação de desprestígio nestes ambientes de construção de conhecimento. Como um dos resultados finais do trabalho, pretende-se constituir um banco de dados, em forma de catálogo, que constituirá material de pesquisa sobre o tema, o qual será disponibilizado a outros estudiosos, via rede mundial de computadores, com o propósito de contribuir para o fortalecimento do estudo crítico da literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros e também para a construção de uma cartografia sobre os conceitos de infância e adolescência que se elaboram e reelaboram desde a modernidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mônica de Menezes Santos - Coordenador / Tainá Amado Basílio dos Santos - Integrante / Leticia Oliveira Zumaêta - Integrante / Yasmin Meneses Silva Lima - Integrante / Rute Martins Fernandes - Integrante / Henrique Magalhães dos Santos - Integrante / Fabrícia Santos - Integrante / Aline Cesar de Carvalho - Integrante / Yasmin Queiróz S. Sanches - Integrante / Arly Cristina Bastos Silva - Integrante / Luíza Carvalho S. Brandão - Integrante / Bruno José Loureiro - Integrante / Igor Queroz - Integrante / Jamilly Starling Santos - Integrante / Lívia Viana - Integrante / Rafael Mires Araujo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 12
2011 - Atual
Posturas da crítica literária contemporânea
Descrição: O projeto é desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos da Crítica e tem como objetivo a construção de perfis dos principais críticos literários em atividade no Brasil, tomando como base os princípios da crítica biográfica, tais como definidos por Eneida Maria de Souza, e a noção de posture , desenvolvida pelo teórico suíço Jérôme Meizoz. Dessa perspectiva, serão analisados não apenas os modos de publicização da imagem de si construídas pelos críticos estudados, mas também os discursos de caráter biográfico produzidos por seus discípulos e intérpretes, buscando relacionar essas visões acerca do lugar ocupado pelos críticos em análise com a obra de sua autoria. A pesquisa pretende também dar continuidade à realização de entrevistas (filmadas) com críticos literários reconhecidos na cena cultural brasileira, para divulgação na página do Observatório da Crítica (www.observatoriodacritica.com.br), assim como ao levantamento de textos metacríticos (entrevistas de críticos, resenhas de obras e artigos sobre a crítica, polêmicas, resumos de dissertações e teses que focalizam o tema, etc.) publicados em jornais e revistas, para divulgação nesse site, de modo a se garantir a construção de uma memória das discussões ocorridas nesse campo, nos últimos 30 anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Mônica de Menezes Santos - Integrante / Rachel Esteves Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
1998 - 2010
Reconfigurações identitárias
Descrição: O Grupo reúne linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Federal da Bahia, majoritariamente originários da área de Letras (Literatura Comparada), que têm em comum o interesse pela crítica cultural e o foco nas questões identitárias emergentes das vivências contemporâneas, no contexto da globalização econômica e cultural. O grupo teve origem em projeto interinstitucional (Projeto PRONEX/FINEP - Identidades: reconfigurações de cultura e política, sediado no Centro de Estudos de Migrações Internacionais-CEMI/IFCH/UNICAMP, que integrou pesquisadores brasileiros (UNICAMP, UFBA,UFF, USP), e estrangeiros (Univ.Coimbra-Portugal e New Hampshire Univ. e CUNY-EUA) das áreas de antropologia, sociologia, ciências políticas, letras e artes. Atualmente o grupo integra o Projeto Resgates da Memória Cultural: acervos, imagens, identidades, sediado no Instituto de Letras da UFBA, que tem o apoio do CNPq. A interlocução entre diferenciados - mas confluentes - objetos de investigação que integram o Grupo põe em relevo questões como diversidade étnica e hibridismo cultural, identidade nacional e transnacionalidade, história colonial e crítica pós-colonial, tradição literária e cultura popular ou massiva. Essa articulação de vocações e interesses de investigação vem tendo repercussão direta ou imediata, no plano institucional, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA - na sua produção acadêmica, nos cursos/disciplinas oferecidos, nas dissertações ou teses derivadas, nos subprojetos desenvolvidos com a participação de estudantes de Graduação; de indireta, na participação de integrantes do grupo em instâncias nacionais do debate acadêmico na área, como a atual participação na diretoria da ABECAN ou a anterior participação na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Lingüística-ANPOLL e na diretoria da ABRALIC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mônica de Menezes Santos - Integrante / Eneida Leal Cunha - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 18


Outros Projetos


2015 - Atual
Projeto de Monitoria para Literatura infanto-juvenil
Descrição: O presente projeto de monitoria, entendida como atividade discente com o propósito de auxiliar o professor, objetiva constituir a monitoria para o componente curricular LETC37 ? LITERATURA INFANTO-JUVENIL. O monitor, ao realizar o trabalho relativo a esse componente, defrontar-se-á com os desafios da atuação como facilitador dos processos de leitura crítica de textos destinados ao público infanto-juvenil e de discussão de estratégias de ensino que debatam a problemática da leitura. Além disso, o trabalho com a disciplina leva o docente, e, portanto, o monitor, a refletir sobre a suposta especificidade da literatura infanto-juvenil, sua importância na formação do/a leitor/a, e, ainda, sobre como o viés pedagógico que marcou o gênero originariamente direcionou e continua em alguma medida direcionando, na contemporaneidade, não apenas a produção das obras e a elaboração de cânones destinados à infância e à juventude, mas também os tipos de abordagens a serem ativados quando da sua leitura. Desse modo, este projeto de monitoria busca contribuir tanto para a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem-avaliação, quanto para o desenvolvimento do interesse pela pesquisa e das atividades acadêmicas por parte dos alunos de graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mônica de Menezes Santos - Coordenador / Leticia Oliveira Zumaêta - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Hyperion
2015 - 2016
Periódico: Revista O Eixo e a Roda
2013 - Atual
Periódico: Ingá: Revista de Estudos Linguísticos e Literários da UFRB
2012 - Atual
Periódico: Revista Inventário
2011 - 2011
Periódico: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA
2007 - 2008
Periódico: Quinto Império: revista de cultura e literaturas de língua portuguesa


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Ações Afirmativas


Revisor de periódico


2015 - 2016
Periódico: O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teorias e crítica da literatura e da cultura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura infanto-juvenil.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Aprovada em 1º lugar no Concurso para Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
2010
Prêmio Destaque SEPESQ 2010, atribuído, pela comissão avaliadora do VI SEPESQ, à comunicação Do lugar da literatura infantojuvenil nos estudos literários, Instituto de Letras da UFBA.
2010
Aprovada em 1º lugar no Concurso para Professor Substituto de Literatura Brasileira, Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.
2009
Menção Honrosa atribuída, pela comissão avaliadora do V SEPESQ, ao trabalho Da invenção da infância e da literatura infantojuvenil, Instituto de Letras da UFBA.
2009
Menção Honrosa atribuída, pela comissão julgadora do Prêmio Banco Capital de Arte e Cultura, ao livro Estranhamentos (poesia), Banco Capital.
2006
Distinção na aprovação da dissertação de mestrado Arquivografias: Godofredo Filho e as suas Bahias, Universidade Federal da Bahia.
2005
Melhor trabalho de Pós-Graduação atribuído, pela comissão avaliadora do SEPESQ 2005, à comunicação Cidade: o mais desmesurado texto humano, Instituto de Letras da UFBA.
2000
Melhor trabalho da área de Línguistica Letras e Artes, atribuído pela comissão avaliadora do Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, ao trabalho Paradoxos imagísticos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Mônica de Menezes2009SANTOS, Mônica de Menezes. Por uma literatura para leitores menores. Verbo 21: Cultura e Literatura, v. 10, p. 3-9, 2009.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes2007SANTOS, Mônica de Menezes. O homem arquivado. Verbo 21: Cultura e Literatura, v. 12, p. 1-4, 2007.

3.
SANTOS, Mônica de Menezes2005SANTOS, Mônica de Menezes. As metamorfoses de Kafka. Verbo 21: Cultura e Literatura, v. 04, p. 4, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Estranhamentos. 512. ed. Salvador: P55, 2011. v. 1. 48p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Notas sobre a inespecificiddade da literatura infantojuvenil. In: AZEVEDO, Luciene; PEREIRA, Antonio Marcos. (Org.). Palavras da crítica contemporânea. 1ed.Salvador: paraLeLo 13S, 2017, v. 1, p. 89-107.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes. Arquivografias: Godofredo Filho e as suas Bahias. In: Aleilton Fonseca. (Org.). O olhar de Castro Alves: ensaios críticos de literatura baiana. 1ed.Salvador: Academia de Letras da Bahia, 2008, v. , p. 438-4446.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, H. M. ; SANTOS, J. M. S. . A princesa sabichona: performações de gênero na literatura infantil. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente. Anais do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e juvenil. Presidente Prudente: Ninfa Brisa - Assessoria em Educação LTDA, 2017. v. 1. p. 1232-1245.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes; MIRES, R. . Noções de infância e gênero nas tiras de Mafalda. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente. Anais do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e juvenil. Presidente Prudente: Ninfa Brisa - Assessoria em Educação LTDA, 2017. v. 1. p. 2719-2727.

3.
MIRES, R. ; SANTOS, Mônica de Menezes . Mônica vs Mafalda. In: XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, Salvador. XI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015. v. v. 1.

4.
CARVALHO, A. C. ; SANTOS, Mônica de Menezes . O LADO NEGRO DA HISTÓRIA: A REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA NO BRASIL. In: II Simpósio Internacional de Baianidade; II Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras, 2015, Salvador. Anais [do] II Simpósio Internacional de Baianidade e do II Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras. Salvador: UNB, 2015. v. 1. p. 78-87.

5.
SANTOS, Mônica de Menezes. Releituras de Lobato. In: II Simpósio Internacional de Baianidade; II Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras, 2015, Salvador. Anais [do] II Simpósio Internacional de Baianidade : II Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras. Salvador: UNEB, 2015. v. 1. p. 88-98.

6.
SANTOS, Mônica de Menezes. A parte que [não] falta na Universidade. In: V Encontro Nacional de Literatura Infanto-juvenil e Ensino, 2014, Campina Grande. Anais Enlije V (2014). Campina Grande: Editora Realize, 2014. v. 1.

7.
SANTOS, Mônica de Menezes. A cidade museu: Godofredo Filho e o projeto conservacionista do modernismo brasileiro. In: I I ENECULT - ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA., 2006, Salvador. : I ENECULT - ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA.. Salvador: ENECULT, 2006. v. 02. p. 1-14.

8.
SANTOS, Mônica de Menezes. As Bahias de Godofredo Filho. In: I ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2005, Salvador. I ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2005. v. 1. p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Entre os muros de Hogwarts ou por que ler Harry Potter?. In: ENICECULT - Encontro Internacional de Culturas, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017, Santo Amaro da Purificação. Caderno de resumos do ENICECULT - Encontro Internacional de Culturas, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo. Santo Amaro da Purificação: Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2017. v. 1. p. 544-546.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Entre os muros de Hogwarts ou por que ler Harry Potter?. In: ENICECULT - I Encontro Internacional de Culturas, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017, Santo Amaro da Purificação. Anais do ENICECULT - I Encontro Internacional de Culturas, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo. Santo Amaro da Purificação: EDitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2017. v. 1. p. 332-332.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes. Entre presenças e ausências: a literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneos. In: 7 Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, 2016, Florianópolis. VII SLIJ II SELIPRAM Linguagens poéticas pelas frestas do contemporâneo Seminário de Literatura Infantil e Juvenil Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. Florianópolis: UFSC; UNISUL, 2016. v. 1. p. 156-156.

3.
SANTOS, Mônica de Menezes. Anna Akhmátova, uma voz da Rússia. In: I Seminário BRICS: Cartografias culturais e suas perturbações político-econômicas, 2016, Salvador. Caderno de resumos e programação [do] I Seminário BRICS: Cartografias culturais e suas perturbações político-econômicas. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2016. v. 1. p. 37-37.

4.
SANTOS, Mônica de Menezes. Releituras de Lobato. In: II SINBAIANIDADE - Simpósio Internacional de Baianidade / II CILLA Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades, 2015, Salvador. CADERNO DE RESUMOS DO II SINBAIANIDADE (SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BAIANIDADE) E DO II CILLAA (CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILIDADES). Salvador: EDUNEB, 2015. v. 2.

5.
SANTOS, Mônica de Menezes. Narrar para (não) morrer: autobiografia e autoficção em 'Vermelho Amargo', de Bartolomeu Campos de Queirós. In: Seminário de estudos sobre o espaço biográfico: desafios da bioficção, 2013, Salvador. Seminário de estudos sobre o espaço biográfico: desafios da bioficção. Salvador: EDUFBA, 2013. v. 1. p. 149-150.

6.
SANTOS, Mônica de Menezes. Literatura infantil e juvenil: modos de usar. In: Seminário de Estudos do Discurso, 2012, Salvador. SEDIS UFBA 2012. Salvador: EDUFBA, 2012. v. 1. p. 48-48.

7.
SANTOS, Mônica de Menezes. Do lugar da literatura infantojuvenil nos estudos literários. In: SEPESQ - Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras, 2010, Salvador. SEPESQ - Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras 2010. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2010.

8.
SANTOS, Mônica de Menezes. Da invenção da infância e da literatura infantojuvenil. In: V Sepesq - Tecendo Novos Rumos, 2009, Salvador. V SEPESQ - Semínário Estudantil de Pesquisa em Letras. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009. v. 1. p. 82-83.

9.
SANTOS, Mônica de Menezes. De rios e desertos: uma leitura de "A Dama do Velho Chico", de Carlos Barbosa. In: Curso Castro Alves 2008 - III Colóquio de Literatura Baiana, 2008, Salvador. Curso Castro Alves 2008 - III Colóquio de Literatura Baiana. Salvador: Academia de Letras da Bahia. p. 34-34.

10.
SANTOS, Mônica de Menezes. Outra margem modernista. In: Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras - SEPESQ, 2007, Salvador. Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras, 2000.

11.
SANTOS, Mônica de Menezes. Cidade, o mais desmesurado texto humano. In: II Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA, 2005, Salvador. II Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2005. v. 1. p. 20-21.

12.
SANTOS, Mônica de Menezes.  Arquivo Godofredo Filho: um novo lugar para o estudo da literatura e da cultura. In: Travessias, 2004, Porto Alegre. Travessias: IX Congresso Internacional da Abralic, 2004. v. 1. p. 294-294.

13.
SANTOS, Mônica de Menezes. A cidade arquivada. In: Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA, 2004, Salvador. Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA. Salvador: Editora da Univesidade Federal da Bahia, 2004. v. 1. p. 44-44.

14.
SANTOS, Mônica de Menezes. A cidade arquivada: representações da cidade de Salvador no Acervo de Godofredo Filho. In: VII Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2004, Feira de Santana. Demandas da Representação. Feira de Santana, 2004.

15.
SANTOS, Mônica de Menezes. A concepção de patrimônio histórico subjacente ao arquivo Godofredo Filho. In: II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação / XX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação / XX Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: Pró-Reitoria de Pesquisa E pÓS-Graduação, 2002. v. XX. p. 234-234.

16.
SANTOS, Mônica de Menezes. Lamento da perdição de enone, um outro canto cruel? Um olhar sobre o processo poético de Godofredo Filho. In: Anos 30: Cultura e Política - Jorge Amado, setenta anos de literatura, 2001, Salvador. Anos 30: Cultura e Política - Jorge Amado, setenta anos de literatura. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. v. 1. p. 15-15.

17.
SANTOS, Mônica de Menezes; BRASIL, Marta Maria da Silva . A pesquisa em arquivos como labirinto. In: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000, Brasília. 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Brasília: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. v. 52. p. 34-34.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Harry Potter: um fenômeno da contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, Mônica de Menezes. O ensino de literatura infantil e juvenil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, Mônica de Menezes. Entre presenças e ausências: a literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, Mônica de Menezes. A pesquisa em literatura infantil e juvenil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, Mônica de Menezes. Anna Akhmátova: uma voz da Rússia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, Mônica de Menezes. Ensino de Literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, Mônica de Menezes. Releituras de Lobato. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Mônica de Menezes. Por uma literatura para leitores 'menores'.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, Mônica de Menezes. Literatura infantil e juvenil: modos de usar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, Mônica de Menezes. A parte que [não] falta na Universidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, Mônica de Menezes. O golpe kafkiano ou por uma literatura para leitores ?menores?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, Mônica de Menezes. Literatura e ensino: sentidos e deslocamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, Mônica de Menezes. Cartografia da literatura infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, Mônica de Menezes. Narrar para (não) morrer: autobiografia e autoficção em 'Vermelho Amargo', de Bartolomeu Campos de Queirós. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SANTOS, Mônica de Menezes. Literatura infantil e juvenil: modos de usar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, Mônica de Menezes. Da escrita como cuidado de si. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, Mônica de Menezes. Narrativas Contemporâneas em Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, Mônica de Menezes. Existe uma língua literária?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, Mônica de Menezes. Uma leitura de 'A bola e o Goleiro', de Jorge Amado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, Mônica de Menezes. A polêmica e o valor do 'Chá das Cinco com o Vampiro'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SANTOS, Mônica de Menezes. Modos de ler a literatura infantil/juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANTOS, Mônica de Menezes. "O ritual no jardim": local de trabalho para leitores "menores". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTOS, Mônica de Menezes. Do lugar da literatura infanto-juvenil nos estudos literários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, Mônica de Menezes. Confissão e ficção na literatura contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SANTOS, Mônica de Menezes. Intimidade e confissão na literatura feminina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SANTOS, Mônica de Menezes. Da invenção da infância e da literatura infantojuvenil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTOS, Mônica de Menezes. Da escrita como cuidado de si. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SANTOS, Mônica de Menezes. De rio e desertos: uma leitura de "A dama do Velho Chico", de Carlos Barbosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTOS, Mônica de Menezes. Por uma literatura menor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SANTOS, Mônica de Menezes. Policom: A invenção da criança na mídia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SANTOS, Mônica de Menezes. Arquivografias: Godofredo Filho e as suas Bahias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SANTOS, Mônica de Menezes. A cidade museu: Godofredo Filho e o projeto conservacionista do modernismo brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SANTOS, Mônica de Menezes.  A Cidade arquivada: representações da cidade de Salvador no arquivo Godofredo Filho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SANTOS, Mônica de Menezes.  Cidade, o mais desmesurado texto humano. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANTOS, Mônica de Menezes. As Bahias de Godofredo Filho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SANTOS, Mônica de Menezes. A cidade arquivada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SANTOS, Mônica de Menezes. A concepção de patrimônio histórico subjacente no Arquivo Godofredo Filho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SANTOS, Mônica de Menezes. Lamento da perdição de Enone, um outro canto cruel: um olhar sobre o processo poético de Godofredo Filho. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SANTOS, Mônica de Menezes. A morte na literatura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SANTOS, Mônica de Menezes. Paradoxos imagísticos: luz e sombra na poesia de Godofredo Filho. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
BRASIL, Marta Maria da Silva ; HAZIN, Elizabeth de Andrade Lima ; SANTOS, Mônica de Menezes . A pesquisa em arquivo como labirinto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
SANTOS, Mônica de Menezes. A pesquisa nos Cursos de Letras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
SANTOS, Mônica de Menezes; HAZIN, Elizabeth de Andrade Lima ; OLIVEIRA, Tânia Borges Nolasco de ; FERREIRA, Maria Auxiliadora de Jesus . Viajens e diálogos: a poesia em galego de Godofredo Filho. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SANTOS, Mônica de Menezes. Das múltiplas faces de um homem entrevistas em seu arquivo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Pelo direito ao gozo. Salvador, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes. Monumentos em ruínas. Guaratinguetá; Salvador, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
NUNES, L. ; SANTOS, Mônica de Menezes . Aquela mesma paisagem. Salvador, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Corpo de Pareceristas da Revista de Estudos Linguísticos e Literários da UFBA.. 2017.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, S. L. ; SILVA, S. B. B. ; SILVA, A. L. S. ; SANTOS, Alvanita Almeida. . Regimento Interno do Programa de Mestrado Profissional em Letras. 2016.

3.
SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, Suzane Lima. ; SANTOS, J. H. F. ; SANTOS, Alvanita Almeida. ; SOUZA, A. S. ; CARRASCOSA, D. ; LIMA, Rachel Esteves ; SOUZA, L. M. N. ; SOUZA, C. D. P. . Comissão de Reforma Curricular do PPgLitCult. 2016.

4.
SANTOS, Alvanita Almeida. ; SANTOS, Mônica de Menezes ; SILVA, S. B. B. ; COSTA, Suzane Lima. ; SANTOS, J. H. F. ; PEREIRA, J. N. . Proposta para inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência no PROFLETRAS como Política de Ações Afirmativas. 2016.

5.
SANTOS, Mônica de Menezes; FONSECA, J. G. ; CABRAL, J. L. . Comissão para Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório. 2016.

6.
SANTOS, Mônica de Menezes. Corpo de Pareceristas de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira. 2016.

7.
SANTOS, Mônica de Menezes. Comissão Científica do XII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XII ENECULT. 2016.

8.
SANTOS, Mônica de Menezes. Comissão científica da Revista Hyperion, no. 8. 2016.

9.
SANTOS, Mônica de Menezes. Monitoria em literatura infanto-juvenil. 2015.

10.
SANTOS, Mônica de Menezes. Corpo de Pareceristas de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira. 2015.

11.
SANTOS, Mônica de Menezes. Cartografias da infância: lugares e não lugares da literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneos. 2014.

12.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, G. . Subprojeto de Letras/Português do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) (ID PIBID 2013 - UFRB). 2013.

13.
SANTOS, Mônica de Menezes. A segunda sombra, de Carlos Barbosa. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, J. ; ESPINHEIRA FILHO, R. ; FRAGA, M. . Programa Aprovado. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, H. M. ; ZUMAETA, L. O. ; CARVALHO, A. C. ; LOUREIRO, B. J. ; SANTOS, F. ; QUEROZ, I. ; SANTOS, J. S. ; VIANA, L. ; MIRES, R. ; SANCHES, Y. Q. S. ; LIMA, Y. M. S. ; AMADO, Tainá Basílio dos Santos. . Cartografias da infância. 2016; Tema: Projeto de pesquisa na área de Literatura Infantil e Juvenil, vinculado ao Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Um olhar sobre a literatura infantojuvenil brasileira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, Mônica de Menezes. Oficina na 9ª Bienal do Livro da Bahia: A poesia nossa de cada dia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, Mônica de Menezes. Literatura infantojuvenil: por uma literatura menor. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, Mônica de Menezes. Seminário Orlando Gomes e o Direito do Trabalho. 2008. (Transcrição das fitas, consolidação e revisão dos textos).

5.
SANTOS, Mônica de Menezes. Os ogros na literatura infantil. 2007. .

6.
SANTOS, Mônica de Menezes. Curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio-Implementação da Orientações Curriculares. 2006. .

7.
SANTOS, Mônica de Menezes. Arrumando as palavras. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, Mônica de Menezes. Relatório Semestral de Atividades. 2004. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Poesia. 2005. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Uma poeta relutante. 2005 (Poesia).

2.
SANTOS, Mônica de Menezes. Concerto Lírico a Quinze Vozes. 2004 (Coletânea Poetica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; BELTRAO, L. M. F.; COSTA, S. L.. Participação em banca de Cacilda Maria Ribeiro de Santana. Nossa história conta: relatos autobiográficos em práticas de ensino-aprendizagem na EJA. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, Alvanita Almeida.; SILVA, A. B.. Participação em banca de Lúcia Raquel Rocha Rangel. A hora e a vez do cordel na sala de aula de EJA. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, S. L.; FARIA, Anna Amélia de.. Participação em banca de Joelma Francisca de Souza. O pagode, a escola e as minhas aulas de língua portuguesa: memórias de uma professora em formação. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia.

4.
SANTOS, Mônica de Menezes; SILVA, S. B. B.; VOVIO, C. L.. Participação em banca de Andréia Vieira de Jesus. Biblioteca na escola: repensando ambientes de leitura. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

5.
SANTOS, Mônica de Menezes; ASSUMPCAO, S.; PEREIRA, M. R. A.. Participação em banca de Shirlene Ferreira da Silva. Leitura e escrita: práticas significativas para a vida. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

6.
SANTOS, Mônica de Menezes; MUNIZ, M. R.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Joseli do Reis Querinoli do Reis Querino. Escritas em dialogia: produção de textos dentro/fora da escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

7.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, Alvanita Almeida.; OLIVEIRA, L. A.. Participação em banca de Mércia Silva Abreua Silva Abreu. Experiências de leitura vivenciadas por alunos de uma escola pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

8.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; BELTRAO, L. M. F.. Participação em banca de Fabrícia dos Santos. A literatura infantojuvenil na Bahia: rumos e perspectivas contemporâneas. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

9.
BARROS, A.; LORDELO, L.; SANTOS, Mônica de Menezes. Participação em banca de Adriana Santos de Jesus. Significados sobre a doença e a hospitalização na infância contidos em livros para crianças. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFBA.

Teses de doutorado
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; YUNES, E.; SANTANNA, C.; FRANÇA, Denise França; CAJAIBA, L. C.. Participação em banca de Paula Alice Baptista Borges. Isso é infantil?: Perspectivas, expectativas e tabus transmidiáticos a partir de "Miúda e o guarda-chuva". 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; CARRASCOSA, D.; CAJAIBA, L. C.; SANTANNA, C.. Participação em banca de Paula Alice Baptista Borges. Isso é infantil?: Perspectivas, expectativas e tabus transmidiáticos em "Miúda e o guarda-chuva". 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

2.
VIEIRA., N. R. F.; SANTOS, Mônica de Menezes; SOUZA, F. S.. Participação em banca de Ruth Ceccon Barreiros. Literatura Infanto Juvenil de temática afrobrasileira: encantos e desecantos na formação leitora. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, Suzane Lima.; BELTRAO, L. M. F.. Participação em banca de Cacilda Maria Ribeiro de Santana. A escrita de si: a autobiografia como proposta didática para as turmas de EJA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, Alvanita Almeida.; SILVA, A. B.. Participação em banca de Lúcia Raquel Rocha Rangel. A hora e a vez do cordel na sala de aula de EJA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

3.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; SANTOS, Alvanita Almeida.. Participação em banca de Sylvelany Regina de Jesus Luz. Ciranda da leitura: uma proposta para o desenvolvimento do letramento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

4.
SANTOS, Mônica de Menezes; SILVA, S. B. B.; ASSIS, J. A.. Participação em banca de Aline Moreira de Araújo. Ler com prazer: os jogos de leitura na formação de estudantes do 6º ano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, Alvanita Almeida.; EVANGELISTA NETO, J.. Participação em banca de Arly Cristina Bastos Silvalva. Eu, autor(a): a construção da autoria através da recriação de contos de fadas. 2016.

6.
SANTOS, Mônica de Menezes; ASSUMPCAO, S.; PEREIRA, M. R. A.. Participação em banca de Shirlene Ferreira da Silva. Leitura e escrita: práticas significativas para a vida. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

7.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, Alvanita Almeida.; OLIVEIRA, L. A.. Participação em banca de Mércia Silva Abreu. Experiências de leitura vivenciadas por alunos de uma escola pública. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

8.
SANTOS, Mônica de Menezes; MUNIZ, M. R.; LIMA, N. M.. Participação em banca de Joseli do Reis Querino. Escrita em dialogia: produção de textos fora/dentro da escola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

9.
SILVA, S. B. B.; SANTOS, Mônica de Menezes; VOVIO, C. L.. Participação em banca de Andréia Vieira de Jesus. A biblioteca na escola: repensando os espaços de leitura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

10.
BARROS, A.; SANTOS, Mônica de Menezes; LORDELO, L.. Participação em banca de Adriana Santos de Jesus. Os significados sobre a doença e a hospitalização na infância contidos em livros de literatura para crianças. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; GIVIGI, A. C. N.; FONSECA, S. C.. Participação em banca de Camila do Nascimento Carmo.Partir, quebrar âncoras: cartografias de poemas e o devir-mulher-es na escrita de si de Kátia Borges. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes; CORDEIRO, T.; CORDEIRO, K. O. S.. Participação em banca de Judite Araújo dos Santos.O lugar da literatura infantil na classe multisseriada: um olhar acerca do processo de mediação do autor/contador com o leitor/ouvinte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

3.
SANTOS, Mônica de Menezes; CORDEIRO, T.; FONSECA, S. C.. Participação em banca de Anastácia Amorin Santana.Refletindo sobre o papel da literatura juvenil na formação leitora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
SANTOS, Mônica de Menezes; BELTRAO, L. M. F.; BARROS, A.; SANTOS, A. K. A.. Participação em banca de Ivone Silva de Jesus.Literatura infantil e estigma: possibilidades de reflexão sobre o corpo "diferente". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; SANTOS, F.. Participação em banca de Tainá Amado Basílio dos Santos Basílio dos Santos.Entre literatura infantil e juvenil e Harry Potter: uma convocação ao leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

6.
SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, Suzane Lima.; SANTOS, J. W. F.. Participação em banca de Rafael Mires de Araújo.Mafalda e sua mãe: representatividade e conflito entre duas gerações femininas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Artes) - Universidade Federal da Bahia.

7.
SANTOS, Mônica de Menezes; LARANJEIRA, A. E. S.; SOUZA, A. S.. Participação em banca de Sarah Ferreira Gueraa.O horror e a cidade: vivências e terrores urbanos na pós-modernidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Língua Estrangeira Moderna Ou Clássica) - Universidade Federal da Bahia.

8.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; SANTOS, F.. Participação em banca de Letícia Oliveira Zumaêta.Representação feminina em contos de fadas: uma análise de personagens de três historias infantis e suas adaptações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

9.
SANTOS, Mônica de Menezes; BARROS, A.; BELTRAO, L. M. F.. Participação em banca de Lívia Silva Viana.O retrato da deficiência visual na literatura infanto-juvenil no mercado editorial brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

10.
CORDEIRO, T.; SANTOS, Mônica de Menezes; FONSECA, S. C.. Participação em banca de Luciene Conceição dos Santos.A narrativa sertaneja: memórias, identidades e culturas na prosa de Antônio Torres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

11.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, J. W. F.; SANTOS, F.. Participação em banca de Yasmin Meneses Silva Lima.A adaptação de Peter Pan para o público infantojuvenil brasileiro: uma simplificação do texto original?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

12.
SANTOS, Mônica de Menezes; RIBEIRO, G. S.; VASCONCELLOS, L. C.. Participação em banca de Tatiana de Almeida Santos.Noites acendidas, dias apagados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Letras da UFBA.

13.
VIEIRA., N. R. F.; SANTOS, Mônica de Menezes; ASSUMPCAO, S.. Participação em banca de Isadora de Oliveira Cal.Era uma vez um rótulo: problematizando o rótulo etário da literatura infantojuvenil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

14.
SANTOS, Mônica de Menezes; NEVES, J.; ASSUMPCAO, S.. Participação em banca de Hilnai Cantuária Borges.Os contos de fadas na concepção de algumas professoras da Cidade de Salvador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFBA.

15.
SANTOS, Mônica de Menezes; ROSSONI, Igor.; CORREIA, Maria das Graças M.. Participação em banca de Marcos Alexandre Sena da Silva.O amor em Chico Buarque: uma intertextualidade entre Leite derramado e textos musicais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

16.
VIEIRA., N. R. F.; SANTOS, Mônica de Menezes; VASCONCELOS, L.. Participação em banca de Fabrícia dos Santos.Gláucia Lemos e a ressignificação da infância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

17.
LIMA, Rachel Esteves; SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, Júlia Morena Silva da.. Participação em banca de Paula Oliveira Campos Augusto.A crítica musical de Pedro Alexandre Sanches. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

18.
SOUZA, L. M. N.; SANTOS, Mônica de Menezes; HERRERA, A. T.. Participação em banca de Patrícia Mendes.Livro de Poesia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar - Artes) - Universidade Federal da Bahia.

19.
SANTOS, Mônica de Menezes; FARIA, Anna Amélia de.; COSTA, Suzane Lima.. Participação em banca de Flávio do Rosário / Fabrício Siqueira / Fábio Vieira.Feira de Caxixis: tradição e invenção em Nazaré das Farinhas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

20.
SANTOS, Mônica de Menezes; COSTA, Suzane Lima.; FARIA, Anna Amélia de.. Participação em banca de Karina de Arary Muricy.Grafite via Salvador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

21.
SANTOS, Mônica de Menezes; ROSSONI, Igor.; Jacobina, Ronaldo Ribeiro. Participação em banca de Rafael Boaventura Almeida.Contrastes entre fadas: análises de contos de eras passadas e presentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BISPO, A. V.; SANTOS, Mônica de Menezes; EVANGELISTA NETO, J.. Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior / Literatura Brasileira. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Outras participações
1.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; MAGALHAES, C. A.. Banca Avaliadora de Projeto de Dissertação de Mestrado. 2016. Instituto de Letras da UFBA.

2.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; CESAR, A.. Banca Avaliadora de Projeto de Dissertação de Mestrado. 2016.

3.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; OLIVEIRA, S. A.. Banca Avaliadora de Projeto de Dissertação de Mestrado. 2016.

4.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.; OLIVEIRA, S. A.. Banca Avaliadora de Projeto de Dissertação de Mestrado. 2016.

5.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, Alvanita Almeida.; LARANJEIRA, A. E. S.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado da Área de Literatura Brasileira. 2015. Instituto de Letras da UFBA.

6.
SANTOS, Mônica de Menezes; PEREIRA, A. M.; SANTOS, J. H. F.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado da Área de Literatura Brasileira. 2015. Instituto de Letras da UFBA.

7.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, Alvanita Almeida.; RIBEIRO, G. S.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado da Área de Literatura Brasileira. 2015. Instituto de Letras da UFBA.

8.
SANTOS, F. M. A.; SANTOS, Mônica de Menezes; BISPO, A. V.; ROCHA, E. F.; BARBOSA, F. M.. Comissão de Planejamento de Eventos do Programa Viver sem Limites do Curso de Licenciatura em Letras/Libras/Língua Estrangeira do Centro de Formação de Professores. 2014. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

9.
SANTOS, Mônica de Menezes; AGUIAR, Ana Lígia Leite; GUERREIRO, S. S.. Banca de Avaliação para Dispensa de Componente Curricular. 2014. Universidade Federal da Bahia.

10.
LARANJEIRA, A. E. S.; SANTOS, Mônica de Menezes; ROSSONI, Igor.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado da Área de Teoria da Literatura. 2014.

11.
SANTOS, Alvanita Almeida.; SANTOS, Mônica de Menezes; AGUIAR, Ana Lígia Leite. Banca Avaliadora de Projeto de Dissertação de Mestrado. 2014. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA.

12.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, G.; CORDEIRO, T.. Comissão Relatora do processo de redistribuição da servidora docente Sandra Carneiro de Oliveira. 2013.

13.
SANTOS, Mônica de Menezes; BISPO, A. V.; CORDEIRO, T.. Comissão Relatora de avaliação de Projeto de Pesquisa. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

14.
SANTOS, Mônica de Menezes; BRITO, D.; BASTOS, T.. Comissão Relatora de avaliação de progressão funcional horizontal. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

15.
SANTOS, G.; SANTOS, Mônica de Menezes; BISPO, A. V.. Comissão Relatora de avaliação de progressão funcional horizontal. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

16.
SANTOS, G.; SANTOS, Mônica de Menezes; OLIVEIRA, G. C.; PINHEIRO, R. S.. Comissão para proceder ao levantamento das necessidades de equipação do Curso de Licenciatura em Letras/Libras/Língua Estrangeira. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

17.
SANTOS, Mônica de Menezes; SANTOS, F. M. A.; SANTOS, G.. Comissão Relatora de avaliação de Projeto de Ensino. 2012. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

18.
SANTOS, Mônica de Menezes; MATOS, Edilente Dias.; SANTOS, Alvanita Almeida.. Banca Examinadora dos Projetos de Pesquisa da Linha Documentos da Memória Cultural do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA. 2011. Universidade Federal da Bahia.

19.
SANTOS, Mônica de Menezes; VIEIRA., N. R. F.. Comissão de Seleção do Premio Hera de Publicação / Categoria dissertação. 2011. Fundação Pedro Calmon.

20.
SANTOS, Mônica de Menezes; PADILHA, Denisson; VILARINHO, Carlos; RIOS, Márcia; FERREIRA, Ana Débora. Comissão de Seleção do Fundo de Cultura - Edital de Apoio à Criação Literária. 2010. Fundação Pedro Calmon.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de Literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária.Entre presenças e ausências: a literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneossências: a literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneos. 2016. (Seminário).

2.
Congresso UFBA 70 anos. Imagens de São Petersburgo na literatura. 2016. (Congresso).

3.
FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira.?Exílios interiores: conversa com as autoras Ana Martins Marques e Ângela Vilma". 2016. (Outra).

4.
FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira.?O mar, um mapa, a audácia: conversa com Ana Maria Machado". 2016. (Outra).

5.
I Seminário BRICS: Cartografias cultu- rais e suas perturbações político-econômicas.Anna Akhmátova: uma voz da Rússia. 2016. (Seminário).

6.
IV Encontro de Leitura e Escrita do Geling: Invenção e ousadia no legado de Edgard Santos.Conversa com Escritores. 2016. (Encontro).

7.
Jornadas Acadêmicas do grupo PET-Letras.Ensino de Literatura. 2016. (Outra).

8.
II SINBAIANIDADE - Simpósio Internacional de Baianidade II CILLAA - Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades.Releituras de Lobato. 2015. (Simpósio).

9.
Colóquio Literatura, Leitura e Ensino.Formação do leitor e letramentos literários. 2014. (Outra).

10.
I Festa Literária Internacional da Chapada Diamantina - FLICH.Literatura, infância e subjetividade. 2014. (Outra).

11.
SEPESQ - Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras.Literatura e ensino: sentidos e deslocamentos. 2014. (Seminário).

12.
V Encontro Nacional de Literatura Infanto-juvenil e Ensino.A parte que [não] falta na Universidade. 2014. (Encontro).

13.
I Festival de Ilustração e Literatura da Bahia.O livro infantil. 2013. (Outra).

14.
I Festival de Ilustração e Literatura da Bahia.Cartografia da literatura infantil. 2013. (Outra).

15.
Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico: desafios da bioficção.Narrar para (não) morrer: autobiografia e autoficção em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. 2013. (Seminário).

16.
Fórum Internacional 20 de Novembro.Da escrita como cuidado de si. 2012. (Outra).

17.
II Reconcitec - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovavação e e Cultura no Recôncavo.Narrativas Contemporâneas em Língua Portuguesa. 2012. (Outra).

18.
II Reconcitec - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovavação e e Cultura no Recôncavo.Narrativas Contemporâneas em Língua Portuguesa. 2012. (Outra).

19.
Mesa Literária do Colégio Estadual Pedro Calmon.José de Alencar e as invenções do Brasil. 2012. (Encontro).

20.
Momentos de Leitura.Uma leitura de "A bola e o Goleiro", de Jorge Amado. 2012. (Outra).

21.
Outras linguagens, Outros gêneros, Outros modos de ler.Literatura infantil e juvenil: modos de usar. 2012. (Seminário).

22.
Projeto Leituras Públicas.Depoimento sobre a minha poesia. 2012. (Outra).

23.
Projeto Leituras Públicas.Leituras Públicas. 2012. (Outra).

24.
Reunião Acadêmica do PET-Letras UFBA.Oficinas de Leitura e Produção de Textos: modos de fazer. 2011. (Outra).

25.
Seminário Novas Letras.A polêmica e o valor do chá das cinco com o vampiro. 2011. (Encontro).

26.
VI Colóquio de Literatura Baiana. O ritual no jardim: local de trabalho para leitores "menores". 2011. (Congresso).

27.
VI Colóquio de Literatura Baiana. Leitura e questões literárias. 2011. (Congresso).

28.
X Bienal do Livro da Bahia.A infância é o meu mundo. 2011. (Outra).

29.
Nas margens das Letras VI - Sertões em Correnteza: espaços imaginários. 2010. (Encontro).

30.
VI SEPESQ - Seminário de pesquisa em Letras.Do lugar da literatura infanto-juvenil nos estudos literários. 2010. (Seminário).

31.
VI Sepesq - Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras.Literatura infantojuvenil. 2010. (Seminário).

32.
I Encontro Literário da UEFS: Releituras contemporâneas.Confissão e ficcção na literatura contemporânea. 2009. (Encontro).

33.
Seminário Novas Letras.O pano azul sobre a cadeira: intimidade e confissão na literatura escrita por mulheres. 2009. (Seminário).

34.
V Sepesq - Tecendo Novos Rumos.Da invenção da infância e da literatura infantojuvenil. 2009. (Seminário).

35.
III Colóquio de Literatura Baiana. De rio e desertos: uma leitura de A dama do Velho Chico, de Carlos Barbosa. 2008. (Congresso).

36.
I Seminário de literatura infanto-juvenil do Instituto de Letras da UFBA.Por uma literatura menor. 2008. (Seminário).

37.
PoliCom: Congresso de comunicação social e políticas culturais. A invenção da criança na mídia. 2008. (Congresso).

38.
Seminário Mulher e Literatura.Da escrita como cuidado de si. 2008. (Seminário).

39.
I Encontro de Crítica Cultural (Estudos sobre Homoafetividade). 2007. (Encontro).

40.
I Encontro de Crítica Cultural [Estudos de Homoafetividade]. 2007. (Encontro).

41.
II Colóquio de Literatura Baiana.Arquivografias: Godofredo Filho e as suas Bahias. 2007. (Encontro).

42.
Jornada Literária do SESC.Os ogros na literatura infantil. 2007. (Outra).

43.
II ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A cidade museu: Godofredo Filho e o projeto conservacionista do modernismo brasileiro. 2006. (Encontro).

44.
I ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.As Bahias de Godofredo Filho. 2005. (Encontro).

45.
II Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA.Cidade, o mais desmesurado texto humano. 2005. (Seminário).

46.
VII Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. Representações da cidade de Salvador no arquivo Godofredo Filho. 2005. (Congresso).

47.
I SEPESQ - Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA.A cidade arquivada. 2004. (Seminário).

48.
Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA.A cidade arquivada. 2004. (Seminário).

49.
Travessias. Arquivo Godofredo Filho: um novo lugar para o estudo da literatura e da cultura. 2004. (Congresso).

50.
XX Seminário Estudantil de Pesquisa.A concepção de Patrimônio histórico subjacente ao arquivo Godofredo Filho. 2002. (Seminário).

51.
A morte na literatura.A morte na literatura. 2001. (Seminário).

52.
Anos 30: Cultura e Política - Jorge Amado, setenta anos de literatura.Lamento da perdição de Enone, um outro canto cruel? Um olhar sobre o processo poético de Godofredo Filho. 2001. (Seminário).

53.
52ª Reunião Anual da SBPC. A pesquisa em arquivos como labirinto. 2000. (Congresso).

54.
A pesquisa nos Cursos de Letras.A pesquisa nos Cursos de Letras. 2000. (Outra).

55.
VII Congresso ABRALIC. VII Congresso ABRALIC. 2000. (Congresso).

56.
XIX Seminário Estudantil de Pesquisa.Paradoxos imagísticos: luz e sombra na poesia de Godofredo Filho. 2000. (Seminário).

57.
XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa.Das múltiplas faces de um homem entrevistas em seu arquivo. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Rachel Esteves ; COSTA, Suzane Lima. ; SANTOS, Mônica de Menezes ; MUNIZ, M. R. ; SANTOS, Alvanita Almeida. ; PEREIRA, A. M. ; SOUZA, A. S. ; ASSUMPCAO, S. . I Colóquio de Literatura, Leitura e Ensino. 2014. (Outro).

2.
LIMA, Rachel Esteves ; COSTA, Suzane Lima. ; SANTOS, Mônica de Menezes ; MUNIZ, M. R. ; SANTOS, Alvanita Almeida. ; PEREIRA, A. M. ; SOUZA, A. S. ; ASSUMPCAO, S. . I Colóquio de Literatura, Leitura e Ensino. 2014. (Outro).

3.
SANTOS, Mônica de Menezes; SILVA, T. P. . A subalternidade fala: estudos de representações de gênero e de etnias em narrativas modernas e contemporâneas em língua portuguesa. 2012. (Outro).

4.
SANTOS, Mônica de Menezes; CERQUEIRA, L. C. ; BARROS, E. L. L. . Minicurso A baianidade no cinema. 2011. (Outro).

5.
FRANÇA, Denise França ; FARIA, Anna Amélia de. ; COSTA, Suzane Lima. ; COSTA, Júlia Morena Silva da. ; PEREIRA, Fernanda Mota ; SANTOS, Mônica de Menezes . I Seminário do Grupo de Estudos em Narrativas Contemporâneas das Américas. 2011. (Outro).

6.
SANTOS, Mônica de Menezes. I Seminário de literatura infanto-juvenil do Instituto de Letras da UFBA. 2008. (Outro).

7.
HAZIN, Elizabeth de Andrade Lima ; SANTOS, Mônica de Menezes . IV Encontro de Jovens Cientístas e VI Encontro Nacional dos Grupos PET. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rita de Cássia Rocha Bastos Gomes. Oralidade e escritura no centro da roda: entre gêneros orais do Rio São Francisco e a tessitura escrita de narrativas afro-brasileiras: leituras possíveis. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Fernanda Evelyne Silva Cardoso Oliveira. É nossa vez: ajuste de contas e de contos em perspectivas identitárias. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Yasmin Meneses Silva Lima. DUAS VIAGENS AO TEXTO DE STADEN: análise da obra do autor alemão e da adaptação lobatiana. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Fabrícia dos Santos de Jesus. A literatura infantil brasileira, do boom à contemporaneidade: um exercício historiográfico e crítico. Início: 2015. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Rafael Mires de Araújo. Leituras a contrapelo da Coleção Antiprincesas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra para meninas e meninos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Yasmin Queiroz Santos Sanches. Leituras a contrapelo da literatura infantil e juvenil: O abraço, de Lígia Bojunda, e Não conte para a mamãe, de Toni Maguire e o abuso sexual na infância. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Juan Messias Souza Santos. Pensar fora da caixa: questões de gênero e de sexualidade na literatura infantil e juvenil publicada no Brasil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas. (Orientador).

4.
Henrique Magalhães dos Santos. O que há em Hogwarts?: leituras a contrapelo da série Harry Potter. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Yasmin Queiroz Santos Sanches. Monitoria em literatura infanto-juvenill. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahiaiversidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Arly Cristina Bastos Silva. Eu, autor(a): a construção da autoria através da recriação de contos de fadas. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

2.
Cacilda Maria Ribeiro de Santana. Nossa história conta: relatos autobiográficos em práticas de ensino-aprendizagem na EJA. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS/UFBA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ivone Silva de Jesus. Literatura infantil e estigma: possibilidades de reflexão sobre o corpo "diferente". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

2.
Tainá Amado Basílio dos Santos. Entre literatura infantil e juvenil e Harry Potter: uma convocação ao leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

3.
Rafael Mires de Araújo. Mafalda e sua mãe: representatividade e conflito entre duas gerações femininas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Artes) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

4.
Monique Caetano Jagersbacher. Tessituras míticas: a representação da deusa tríplice em O oceano no fim do caminho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

5.
Yasmin Meneses Silva Lima. A adaptação de Peter Pan para o público infantojuvenil brasileiro: uma simplificação do texto original?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

Iniciação científica
1.
Henrique Magalhães dos Santos. Modos de ler a literatura infantil e juvenil nas revistas Interfaces (UFRJ), Literatura e sociedade (USP), Cerrados (UNB), Língua, literatura e ensino (UNICAMPI), Revista paLavra (PUC-RJ). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

2.
Henrique Magalhães dos Santos. Leituras da literatura infantil e juvenil nas revistas literatura infantil e juvenil nas revistas Boitatá (UEL), Tabuleiro das Letras (UNEB). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

3.
Tainá Amado Basílio dos Santos. Modos de ler a literatura infantil e juvenil nas revistas Miscelânea (UNESP), Alétria (UFMG), Scripta (PUC-Minas Gerais), Signótica (UFG), Leia Escola (UFCG). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

4.
Tainá Amado Basílio dos Santos. Leituras da literatura infantil e juvenil nas revistas Estudos de Literatura Brasileira (UNB) e o Letras de hoje (PUC-RS). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

5.
Aline Cesar Carvalho. Modos de ler a literatura infantil e juvenil nas revistas Semear (PUC- RJ), Cadernos de linguagem e sociedade (UNB), Fragmenta (UFPR), Revista Fragmentos (UFSC), Boletim de pesquisa NELIC (UFSC). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

6.
Rute Martins Fernandes. Leituras da literatura infantil e juvenil nas revistas Palimpsesto (UERJ) e Odisseia (UFRN). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Língua Estrangeira Moderna Ou Clássica) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

7.
Camila do Nascimento Carmo. Sou mulher e escrevo: da escrita como cuidado de si. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Yasmin Queiroz Santos Sanches. Monitoria em literatura infanto-juvenill. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahiaiversidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

2.
Yasmin Queiróz S. Sanches. Monitoria em Literatura infantojuvenil. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

3.
Letícia Oliveira Zumaêta. Monitoria em Literatura infantojuvenil. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

4.
Daiane Pereira Ferreira. A RESTRITA CONCEPÇÃO DE LEITURA SUBJACENTE EM A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE LER. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

5.
Odilane Santana Santos. Uma leitura a contrapelo de Xangó, o trovão, de Reginaldo Prandi. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

6.
Fabrícia dos Santos. De mãos dadas com Chapeuzinho Vermelho: algumas considerações sobre o conceito de infância no Ocidente. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Instituto de Letras da UFBA. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

7.
Maria Joanna Guerra. A representação do negro em "Histórias da Tia Nastácia", de Monteiro Lobato. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Instituto de Letras da UFBA. Orientador: Mônica de Menezes Santos.

8.
Cátia Soares. Notas sobre o conceito de infância: entre ficção e realidade. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Instituto de Letras da UFBA. Orientador: Mônica de Menezes Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Mônica de Menezes. Do lugar da literatura infanto-juvenil nos estudos literários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, Mônica de Menezes. Da escrita como cuidado de si. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, Mônica de Menezes. Cartografia da literatura infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, Mônica de Menezes. Narrar para (não) morrer: autobiografia e autoficção em 'Vermelho Amargo', de Bartolomeu Campos de Queirós. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:50:27