Gerson Henrique dos Santos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0407596573800004
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Possui graduação (2001) e mestrado (2003) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2009 concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: transferência de calor e massa em meios porosos, simulação termo-energética de edificações, simulação numérica e energia renovável. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gerson Henrique dos Santos
Nome em citações bibliográficas
Santos, G. H.;Santos, GH;Santos, Gerson Henrique dos;Dos Santos, G. H.;dos Santos, Gerson Henrique;DOSSANTOS, G.;Gerson H. dos Santos;DOS SANTOS, GERSON H.;HENRIQUE DOS SANTOS, GERSON;SANTOS, GERSON

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.
Av Monteiro Lobato, s/n - Km 04
Jardim Carvalho
84016210 - Ponta Grossa, PR - Brasil - Caixa-postal: 19011
Telefone: (42) 32357091


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: TRANSFERÊNCIA DE CALOR, AR E UMIDADE ATRAVÉS DE ELEMENTOS POROSOS DE EDIFICAÇÕES, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Paulo Cesar Philippi.
Palavras-chave: Transferência de calor, ar e umidade; Meio Poroso; Simulação Numérica; Crescimento de mofo.
2001 - 2003
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Transferência 3-D acoplada de calor e de umidade em solos sob edificações,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Nathan Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Transferência de calor e de umidade; Solos; Simulação higrotérmica de ambientes.
Grande área: Engenharias
1996 - 2001
Graduação em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 2, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

01/2008 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Climatização
Mecânica dos Fluidos
Refrigeração
Termodinâmica
Transferência de Calor
3/2002 - 12/2007
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica dos Fluidos
Sistemas Físicos Térmo-Fluidicos
Sistemas Térmicos
Transferência de Calor
9/1999 - 7/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, .

9/1998 - 7/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, .



Linhas de pesquisa


1.
Análise Higrotérmica e Energética de Ambientes

Objetivo: Desenvolver modelos matemáticos e algoritmos para simulação de transferência acoplada de calor e massa em meios porosos consolidados. Desenvolver modelos zonais aplicados a edificações para previsão de campos de temperatura e pressão. Desenvolver ferramentas computacionais para simulação higrotérmica e energética de ambientes. Simular detalhadamente a transferência de calor e de umidade em solos. Desenvolver bibliotecas e modelos específicos para sistemas de climatização de ambientes..
2.
Eficiência Energética em Sistemas Térmicos

Objetivo: Propor e avaliar alternativas para melhoramento de desempenho termoenergético de sistemas térmicos (Refrigeradores, sistemas HVAC). Simular transferência radiativa com a presença de meio participante. Desenvolver técnicas experimentais. Simular comportamento de fluidos em sistemas térmicos (CFD). Como objetivos específicos em parceria com empresa citam-se: desenvolvimento de software de simulação; desenvolvimento de dispositivo calorimétrico e modelos de ciclo de refrigeração dentre outros..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Análise do Desempenho de Solos Insaturados como Trocadores de Calor em Sistemas de Climatização.
Descrição: Em continuação ao projeto CNPq Ref. 305508/2014-8 (Produtividade), este projeto analisará o desempenho do solo como trocador de calor, em sistemas de climatização para edificações. Atualmente, com o intuito de aumentar a eficiência energética de diversos setores, inclusive na esfera das edificações responsável por 45% do consumo total de eletricidade no Brasil, a utilização de sistemas de climatização passivos vem crescendo rapidamente. Neste contexto, o solo, devido a sua alta capacitância térmica, pode ser utilizado como um trocador de calor tanto para o resfriamento quanto para o aquecimento do ar, dependendo das condições internas do ambiente construído. Além das incertezas de projeto referente ao material, comprimento, espaçamento e diâmetro das tubulações, profundidade do solo, vazão de ar, etc, observa-se uma escassez de trabalhos que levem em consideração a análise do transporte de calor e massa acoplados no solo. Neste caso, dependendo do grau de saturação do solo em relação à umidade, as propriedades termofísicas podem variar largamente, podendo aumentar ou diminuir consequentemente, a eficiência da troca de calor. Deste modo, este projeto utilizará o modelo matemático desenvolvido no projeto anterior para a análise do transporte de calor, ar e umidade em meios porosos. Condições ideais de projetos e de umidade para alguns tipos de solos serão verificadas com o objetivo de aumentar a eficiência da troca de calor. Técnicas de controle também serão aplicadas para determinar a vazão de ar otimizada neste processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Transporte Higrotérmico em Elementos Porosos: Análise Termoenergética de Coberturas em Edificações.
Descrição: Em continuação ao projeto CNPq Ref. 309297/2011-7, o enfoque deste trabalho é direcionado ao comportamento termoenergético de coberturas em edificações. Nos últimos anos, com o intuito de aumentar a eficiência energética das edificações, a utilização de isolamentos em coberturas (principalmente os refletivos) vem crescendo rapidamente. Por outro lado, observa-se uma grande escassez de informações técnicas, tanto na literatura científica quanto pelos fabricantes destes isolantes, no que diz respeito aos seus desempenhos. Além disso, quando as coberturas são analisadas, a maioria das edificações possuem como telhado placas de fibrocimento ou cerâmica. Nestes elementos porosos ocorre um transporte adicional de calor latente devido ao fluxo de vapor água, pouco explorado na literatura. Adicionalmente ao fluxo de calor, o transporte de massa devido a condensação pode ocasionar o crescimento de mofo, alterando significativamente os valores da absortividade solar e emissividade, bem como a sua durabilidade. Deste modo, este projeto de pesquisa tem por objetivo a continuação do desenvolvimento de modelos físicos, a fim de testar tecnologias energeticamente eficientes para edificações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Desenvolvimento de uma Plataforma Computacional para Análise do Desempenho Higrotérmico de Coberturas em Edificações.
Descrição: A maioria dos códigos de simulação termoenergética em edificações possuem modelos simplificados no que diz respeito ao fluxo de calor através de coberturas, principalmente quando isolantes estão presentes. Além disso, o transporte acoplado de calor e massa é ignorado na maioria desses modelos. Este transporte de massa, além de possibilitar um fluxo adicional de calor (latente), pode ocasionar problemas de condensação e, consequentemente, deterioração e crescimento de mofo nas coberturas das edificações. Deste modo, propõe-se neste projeto, o desenvolvimento de uma plataforma computacional para a análise do transporte acoplado de calor e umidade em coberturas e o seu efeito (com e sem isolamento) no desempenho termoenergético de edificações. Após algumas validações que serão realizadas em parceria com o Laboratório de Sistemas Térmicos da PUCPR, os modelos desenvolvidos serão implementados no software Domus. Este software brasileiro contribuirá para consolidação da regulamentação da eficiência energética em edificações, proposta pelo Ministério de Minas e Energia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gerson Henrique dos Santos - Coordenador / MENDES, N - Integrante / Gabriel Dezordi Teixeira - Integrante / Carlos Henrique Dietrich - Integrante / Michel Nikolaus Stamoulis - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Modelagem e Simulação Higrotérmica em Sistemas Mecatrônicos
Descrição: A maioria dos códigos de simulação termoenergética possuem modelos simplificados no que diz respeito ao fluxo de calor e massa através de diversos componentes. O transporte de massa, além de possibilitar um fluxo adicional de calor (latente), pode ocasionar problemas de condensação e, consequentemente, deterioração e diminuição da vida útil destes materiais. Com o objetivo de contribuir na precisão da modelagem térmica em sistemas mecatrônicos, neste projeto é considerado o desenvolvimento de uma plataforma computacional para a análise do transporte acoplado de calor e massa no desempenho termoenergético destes equipamentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Análise da Transferência Acoplada de Calor, Ar e Umidade através de Elementos Porosos de Edificações
Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é desenvolver modelos, estudar, aperfeiçoar e avaliar a transferência combinada de transferência de calor, ar e umidade em elementos porosos, a fim de testar tecnologias energeticamente eficientes para edificações utilizando-se mecanismos de mudança de fase que ocorrem em elementos porosos de edificações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gerson Henrique dos Santos - Coordenador / Nathan Mendes - Integrante / Roberto Zanetti Freire - Integrante / Yuri Viveiros de Souza - Integrante / Murilo Teixeira Ribas - Integrante / Bruna Soares Rezende - Integrante.
2012 - 2013
Análise do Efeito das Pontes Térmicas para a Simulação Termo-Energética de Edificações.
Descrição: A maioria dos códigos de simulação termo-energética considera os fluxos de calor e massa de maneira unidimensional. No entanto, quando o efeito multidimensional é considerado, as pontes térmicas desempenham um papel importante no comportamento higrotérmico das edificações. Deste modo, propõe-se neste projeto uma análise do efeito desta região no comportamento higrotérmico das edificações. Fatores de correção para os fluxos de calor e massa serão propostos para o software Domus, a fim de aperfeiçoar o modelo matemático nele presente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Análise da Transferência Acoplada de Calor, Ar e Umidade através de Elementos Porosos de Edificações
Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é desenvolver modelos, estudar, aperfeiçoar e avaliar a transferência combinada de transferência de calor, ar e umidade em elementos porosos, a fim de testar tecnologias energeticamente eficientes para edificações utilizando-se mecanismos de mudança de fase que ocorrem em elementos porosos de edificações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gerson Henrique dos Santos - Coordenador / Eduardo Toso Milhoretto - Integrante / Maya de Assis Fernandes - Integrante.
2004 - 2006
Contribuição Brasileira ao Projeto Multinacional da International Energy Agency (IEA) em Simulações de Desempenho Energético e Higrotérmico de Edificações (Moist-Eng)
Descrição: Eficiência energética pode ser vista como uma inexplorada fonte de energia limpa de vastíssimo potencial. Em resposta a esse interesse é que se sugere a simulação higrotérmica e energética de edificações para estudo de alterações em termos de questões relevantes desde saúde e conforto até práticas de sustentabilidade, passando-se pela importante redução de consumo e demanda de energia. O constante crescimento da credibilidade em simulações baseadas em leis físicas e modelos matemáticos muito bem representativos e validados, tem facilitado o processo de transferência do conhecimento acadêmico ao mundo prático vivido no setor industrial. Desse modo, buscando atender às necessidades prementes do cenário brasileiro e mundial, como apresentado, é que se colocam os objetivos dessa proposta a fim de contribuir no desenvolvimento de um novo anexo da EXCO (Energy Conservation in Buildings and Community Systems) da IEA (International Energy Agency), o qual é intitulado "Whole building heat, air and moisture response (MOIST-ENG)". A contribuição brasileira trata-se do desenvolvimento de exercícios de validação entre modelos e validação experimental dos códigos brasileiros Umidus e Domus. Além disso, diversos exercícios deverão ser realizados para promover o estudo de estratégias que permitirão a obtenção de conforto e redução de consumo e demanda de energia, levando-se em conta a presença do transporte combinado de calor e de umidade. Além do mais, o projeto tornará viável a expansão do aparato experimental do Laboratório de Sistemas Térmicos (LST) da PUCPR para realização de ensaios de eficiência energética em condicionadores de ar, sendo necessária a criação de um novo ambiente climatizado de acordo com as normas ISO 5151, NBR 5858 e NBR 5882..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2008
Whole Building Heat, Air and Moisture Response (MOIST-ENG)
Descrição: A better knowledge of the whole building heat, air and moisture balance and its effects on indoor environment, on energy consumption for heating, cooling, air humidification and air drying and on the envelope's durability is needed. This was already clear at the time of the annexes 14, 24 and 32. The whole building heat, air and moisture balance has a direct impact on the microclimate that promotes mold growth, as was studied in annex 14. In annex 24, the indoor environment was handled as an input parameter, although measurements showed numerous effects of adventitious air flows and humidity storage on the indoor humidity conditions. Annex 32 repeatedly underlined the linkages between envelope and whole building HAM-performance. This annex has two main objectives: First, a detailed exploration of the complex physics involved in whole building heat, air and moisture response (HAM-response). That objective includes basic research, a further development of existing and new models, measurement of the moisture storage function of materials, measurement of the air permeance of envelope parts as build, mock up testing, field testing and validation by inter-comparison of models through common exercises and confrontation with measured data. That first objective should foster a basic understanding of transient moisture storage in different finishing materials and moisture exchange with the indoor air. For that purpose material storage properties will be measured. It should help develop numerical models and back experiments that link the heat and moisture storage and HAM-transfer in enclosures to the performance of the building and the HVAC system. Mock up and field measurements must prove the effectiveness of moisture storage under different weather conditions (cold, warm and dry, warm and humid and maritime). Second, an analysis of the effects of the whole building HAM-response on comfort, enclosure durability and energy consumption..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Expansão do aparato experimental do laboratório de Sistemas Térmicos da PUCPR para realização de testes e melhoramento da eficiência energética em sistemas de climatização.
Descrição: Construção de um calorímetro para testes em condicionadores de ar residenciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: JOURNAL OF POROUS MEDIA
2016 - Atual
Periódico: AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE)
2009 - Atual
Periódico: ENERGY AND BUILDINGS


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Prêmio Marcelino Champagnat do Mérito Acadêmico, PUC - PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HENRIQUE DOS SANTOS, GERSON2017HENRIQUE DOS SANTOS, GERSON; FOGIATTO, MARCELO ADRIANO ; Mendes, Nathan . Numerical analysis of thermal transmittance of hollow concrete blocks. Journal of Building Physics, v. 41, p. 174425911769852-24, 2017.

2.
Freire, Roberto Zanetti2017Freire, Roberto Zanetti ; Santos, Gerson Henrique dos ; Coelho, Leandro dos Santos . Hygrothermal Dynamic and Mould Growth Risk Predictions for Concrete Tiles by Using Least Squares Support Vector Machines. Energies, v. 10, p. 1093, 2017.

3.
Freire, Roberto Zanetti2016Freire, Roberto Zanetti ; Coelho, Leandro dos Santos ; Santos, Gerson Henrique dos ; MARIANI, VIVIANA COCCO . Predicting building's corners hygrothermal behavior by using a Fuzzy inference system combined with clustering and Kalman filter. International Communications in Heat and Mass Transfer, v. 71, p. 225-233, 2016.

4.
DOS SANTOS, GERSON H.2015DOS SANTOS, GERSON H.; Mendes, Nathan . Numerical analysis of hygrothermal performance of reflective insulated roof coatings. Applied Thermal Engineering, v. 81, p. 66-73, 2015.

5.
DOS SANTOS, GERSON H.2014DOS SANTOS, GERSON H.; Mendes, Nathan . Hygrothermal bridge effects on the performance of buildings. International Communications in Heat and Mass Transfer, v. 53, p. 133-138, 2014.

6.
DOS SANTOS, GERSON H.2013DOS SANTOS, GERSON H.; Mendes, Nathan . Numerical analysis of passive cooling using a porous sandy roof. Applied Thermal Engineering, v. 51, p. 25-31, 2013.

7.
Santos, G. H.2009Santos, G. H.; MENDES, N. . Combined Heat, Air and Moisture (HAM) Transfer Model for Porous Building Materials. Journal of Building Physics, v. 32, p. 203-220, 2009.

8.
Santos, G. H.2009 Santos, G. H.; Mendes, Nathan . Heat, air and moisture transfer through hollow porous blocks. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEAT AND MASS TRANSFER, v. 52, p. 2390-2398, 2009.

9.
dos Santos, Gerson Henrique2009 dos Santos, Gerson Henrique; Mendes, Nathan ; Philippi, Paulo Cesar . A building corner model for hygrothermal performance and mould growth risk analyses. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEAT AND MASS TRANSFER, v. 52, p. 4862-4872, 2009.

10.
Coelho, Leandro dos Santos2009 Coelho, Leandro dos Santos ; Freire, Roberto Zanetti ; Santos, G. H. ; Mendes, Nathan . Identification of temperature and moisture content fields using a combined neural network and clustering method approach?. INTERNATIONAL COMMUNICATIONS IN HEAT AND MASS TRANSFER, v. 36, p. 304-313, 2009.

11.
Santos, G. H.2006 Santos, G. H.; MENDES, N . Simultaneous heat and moisture transfer in soils combined with building simulation. ENERGY AND BUILDINGS, v. 38, n.4, p. 303-314, 2006.

12.
Santos, G. H.2005Santos, G. H.; Mendes, Nathan . Unsteady Combined Heat and Moisture Transfer in Unsaturated Porous Soils. Journal of Porous Media, v. 8, n.5, p. 493-510, 2005.

13.
Santos, G. H.2004 Santos, G. H.; MENDES, N . Analysis of numerical methods and simulation time step effects on the prediction of building thermal performance. APPLIED THERMAL ENGINEERING, v. 24, p. 1129-1142, 2004.

14.
Santos, Gerson Henrique dos2004Santos, Gerson Henrique dos; MENDES, N. . Multidimensional Effects of Ground Heat Transfer on the Dynamics of Building Thermal Performance.. ASHRAE Transactions, v. 110, n.2, p. 345-353, 2004.

15.
Santos, Gerson Henrique dos2003Santos, Gerson Henrique dos; MENDES, N. ; FREIRE, R. Z. . Análise de Sensibilidade e de Performance Higrotérmica de Solos Insaturados.. Revista de la Construcción (Santiago), v. 2, p. 50-56, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Análise da dinâmica higrotérmica de ambientes não-climatizados. In: Roberto Fendrich. (Org.). Tecnologias na Construção Civil e Matemática Aplicada. Curitiba: Champagnat, 2002, v. , p. 27-43.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARCELO TUSSET, ANGELO ; SANTOS, GERSON ; TUMOLIN ROCHA, RODRIGO ; JANZEN, FREDERIC CONRAD ; BALTHAZAR, JOSÉ MANOEL ; KOSSOSKI, ADRIANO . Sommerfeld Effect in a Cantilever Beam with Double Non-ideal Sources. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017. Procceedings of the 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering.

2.
SANTOS, GERSON; MARCELO TUSSET, ANGELO ; PEREIRA VASCONCELLOS, DOUGLAS ; DIEDRICH, CARLOS ; STAMOULIS, MICHEL NIKOLAOS . SELECTION OF THERMAL INSULATION APPLIED IN INDUSTRIAL SHED ROOF USING GENETIC ALGORITHM. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017. Procceedings of the 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering.

3.
SANTOS, GERSON; STAMOULIS, MICHEL NIKOLAOS ; PEREIRA VASCONCELLOS, DOUGLAS . CFD analysis of an Earth-Pipe-Air Heat Exchanger. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017. Procceedings of the 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering.

4.
FOGIATTO, M. A. ; Santos, G. H. ; MENDES, N . Thermal Transmittance Evaluation of Concrete Hollow Blocks. In: 12th International Conference on Heat Transfer, Fluid Mechanics and Thermodynamics., 2016, Málaga. Conference Proceedings of 12th International Conference on Heat Transfer, Fluid Mechanics and Thermodynamics, 2016. p. 1291-1296.

5.
FREIRE, R. Z. ; Santos, G. H. ; COELHO, L. S. ; MARIANI, V. C. ; CARVALHO, D. S. . The Use of RBF Neural Network to Predict Building?s Corners Hygrothermal Behavior.. In: 23 rd European Symposium on Artificial Neural Networks, Computational Intelligence and Machine Learning., 2015, Bruges. 23 rd European Symposium on Artificial Neural Networks, Computational Intelligence and Machine Learning., 2015.

6.
Santos, G. H.; MENDES, N. . ANALYSIS OF HYGROTHERMAL PERFORMANCE AND MOULD GROWTH ON CONCRETE TILES. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering ? COBEM 2015, 2015, Rio de Janeiro. Proceedings of the 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering ? COBEM 2015, 2015.

7.
Santos, G. H.; MENDES, N . Hygrothermal Performance of Reflective Roof Insulation. In: International Conference on Heat Transfer and Fluid Flow(HTFF'14), 2014, Praga. Proceedings of International Conference on Heat Transfer and Fluid Flow(HTFF'14), 2014.

8.
Santos, G. H.; MENDES, N. . CORNER EFFECTS ON THE HYGROTHERMAL PERFORMANCE OF BUILDINGS. In: 13th International Conference of the International Building Performance Simulation Association, 2013, Chambéry. Proceedings of the 13th International Building Performance Simulation Association (IBPSA), 2013, 2013.

9.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Modeling Heat And Moisture Transfer Through Building Lower Thermal Bridges. In: 14° Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2012, 2012, Rio de Janeiro. 14° Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2012, 2012.

10.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Heat and Moisture Transfer through Porous Roofs. In: 21th International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. Proceedings of 21th International Congress of Mechanical Engineering, 2011.

11.
Santos, G. H.; MENDES, N. . BUILDING PASSIVE COOLING THROUGH UNSATURATED CAPACITIVE POROUS MEDIUM ON ROOF.. In: 12th International Conference of the International Building Performance Simulation Association., 2011, Sydney. Proceedings of the 12th International Building Performance Simulation Association (IBPSA), 2011.

12.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Effects of Envelope Corners on Building Thermal Performance. In: 19th Congress of Mechanical Engineering - COBEM, 2007, Brasília. Proceedings of 19th Congress of Mechanical Engineering, 2007.

13.
COELHO, L. S. ; FREIRE, R. Z. ; Santos, G. H. ; MENDES, N. . IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS DE TEMPERATURA E DE CONTEÚDO DE UMIDADE DE SOLOS USANDO REDES NEURAIS E MÉTODO DE AGRUPAMENTO DE DADOS. In: 11th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences - ENCIT 2006, 2006, Curitiba. Proceedings of the 11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2006, 2006.

14.
ABADIE, M. O. ; Santos, G. H. ; FREIRE, R. Z. ; MENDES, N. . HEATING AND COOLING POTENTIAL OF BURIED PIPES IN SOUTH BRAZIL. In: 11th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences - ENCIT 2006, 2006, Curitiba. Proceedings of the 11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2006, 2006.

15.
Santos, G. H.; MENDES, N. . MOISTURE EFFECTS OF UNSATURATED POROUS SOILS ON INDOOR AIR ENTHALPY. In: 9th IBPSA International Building Performance Simulation Association, 2005, Montreal. Proceedings of the 9th International Building Performance Simulation Association (IBPSA), 2005.

16.
MENDES, N. ; OLIVEIRA, R. C L F de ; Santos, G. H. . Energy Efficiency and Thermal Comfort Analysis Using the Powerdomus Hygrothermal Simulation Tool. In: 9th IBPSA International Building Performance Simulation Association, 2005, Montreal. Proceedings of the 9th International Building Performance Simulation Association (IBPSA), 2005.

17.
Santos, G. H.; MENDES, N. ; FREIRE, R. Z. . RAIN, SUN AND SHADING EFFECTS ON THE THERMODYNAMICS OF SOILS. In: 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto - MG, 2005.

18.
Santos, G. H.; MENDES, N. ; FREIRE, R. Z. . Ground Upper Surface Boundary Conditions for Building Hygrothermal Simulation. In: VIII Encontro Nacional Sobre Conforto no Ambiente Construído - ENCAC 2005, 2005, Maceio. Anais do VII ENCAC, 2005. v. 1. p. 21-31.

19.
Santos, G. H.; FREIRE, R. Z. ; MENDES, N. . MÉDIAS MENSAIS DE TEMPERATURA E CONTEÚDO DE UMIDADE PARA O SOLO EM 14 CIDADES BRASILEIRAS. In: III CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA - CONEM 2004, 2004, Belém-PA, 2004.

20.
Santos, G. H.; MENDES, N. ; PARISE, I. . COMPARAÇÃO ENTRE PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO PARA ANÁLISE DE COMPORTAMENTO TÉRMICO DE EDIFICAÇÕES. In: I Conferência Latinoamerinana de Construção Sustentável e 10° Encontro Brasileiro de Tecnologia do Ambiente Construído, 2004, São Paulo, 2004.

21.
SIERAKOWSKI, C. A. ; ARAÚJO, Humberto X ; OLIVEIRA, G. H. C ; MENDES, N. ; COELHO, L. S. ; MENDONÇA, K. C. ; Santos, G. H. . ASTECCA: Programa para Análise Térmica e de Estratégias de Controle para Condicionamento de Ambientes. In: MERCOFRIO, 2004, Curitiba. Anais do MERCOFRIO 2004 - Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, 2004.

22.
Santos, G. H.; MENDES, N. . COUPLED TRIDIMENSIONAL HEAT AND MOISTURE TRANSFER IN THE SOIL UNDER BUILDINGS. In: 10th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences - ENCIT 2004, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

23.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Analysis of Non-Steady State Effects of Ground heat Transfer on Building Thermal Performance. In: ASME-JSME 2003 - 6th Thermal Engineering Joint Conference, 2003, Hawaii, 2003.

24.
Santos, G. H.; MENDES, N. . THE SOLUM PROGRAM FOR PREDICTING TEMPERATURE PROFILES IN SOILS : MATHEMATICAL MODELS AND BOUNDARY CONDITIONS ANALYSES. In: 8th IBPSA International Building Performance Simulation Association, 2003, Eindhoven. Proceedings of the 8th International Building Performance Simulation Association (IBPSA)., 2003. v. 3. p. 1171-1176.

25.
MENDES, N. ; OLIVEIRA, R. C L F de ; Santos, G. H. . Domus 2.0: A Whole-Building Hygrothermal Simulation Program. In: 8th IBPSA International Building Performance Simulation Association, 2003, Eindhoven. Proceedings of the 8th International Building Performance Simulation Association (IBPSA)., 2003. v. 2. p. 863-870.

26.
FREIRE, R. Z. ; Santos, G. H. ; MENDES, N. . SOFTWARE PARA SIMULAÇÃO TRIDIMENSIONAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR E UMIDADE EM SOLOS POROSOS. In: ViiI Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e III Conferência Latino-Americana sobre Conforto e Desempenho Energético de Edificações (COTEDI), 2003, Curitiba, 2003.

27.
Santos, G. H.; MENDES, N. ; FREIRE, R. Z. . DETERMINAÇÃO DE PERFIS DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA O SOLO TIPO ALUVIÃO-ARENOSO PARA AS CIDADES DE BELÉM E BRASÍLIA. In: ViiI Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e III Conferência Latino-Americana sobre Conforto e Desempenho Energético de Edificações (COTEDI), 2003, Curitiba, 2003.

28.
CELINSKI, F. ; Santos, G. H. ; MENDES, N. . ANÁLISE TÉRMICA DE UM AMBINTE ATRAVÉS DA DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL. In: ViiI Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e III Conferência Latino-Americana sobre Conforto e Desempenho Energético de Edificações (COTEDI), 2003, Curitiba, 2003.

29.
MENDES, N. ; OLIVEIRA, R. C L F de ; Santos, G. H. . DOMUS 2.0: UM SOFTWARE PARA SIMULAÇÕES HIGROTÉRMICAS DE EDIFICAÇÕES MULTIZONAS. In: ViiI Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e III Conferência Latino-Americana sobre Conforto e Desempenho Energético de Edificações (COTEDI), 2003, Curitiba, 2003.

30.
Santos, G. H.; FREIRE, R. Z. ; MENDES, N. . The SOLUM program for predicting temperature profiles in soils: usability aspects and sensitivity analyses of time step and grid refinement. In: Passive and Low Energy Architecture Conference - PLEA 2003, 2003, Santiago, 2003.

31.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Analysis of Numerical Methods and Simulation Time Step Effects on the Prediction of Building Thermal Performance. In: UK Heat Transfer Conference 2003, 2003, Oxford. Proceedings of the 8th UK National Heat Transfer Conference, 2003.

32.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Combined Heat and Mass Transfer throgh a Backfill Soil. In: COBEM 2003, 2003, São Paulo. Proceedings of the 17th International Congress of Mechanical Engineering, 2003.

33.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Análise de Efeitos do Transiente Térmico do Solo no Comportamento Térmico de Ambientes. In: II Congresso Nacional de Engenharia Mecânica -CONEM 2002, 2002, João Pessoa, 2002.

34.
Santos, G. H.; MENDES, N. . Análise do Método Numérico de Integração no Tempo. In: ENCIT 2002 - IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002, Caxambu - MG, 2002.

35.
MENDES, N. ; Santos, G. H. . Dynamic Analysis of Hygrothermal Behavior of Buildings. In: Building Simulation 2001, 2001, Rio de Janeiro. Seventh International IBPSA Conference, 2001. v. 1. p. 117-123.

36.
MENDES, N. ; OLIVEIRA, R. L. C. ; Santos, G. H. . Domus: A Brazilian PC Program for Building Simulation. In: Building Simulation 2001, 2001, Rio de Janeiro. Seventh International IBPSA Conference, 2001. v. 1. p. 83-89.

37.
MENDES, N. ; Santos, G. H. . Análise de Transiente Higrotérmico de Ambientes Não-Climatizados. In: VIII Encontro Nacional de Ciências Térmicas - ENCIT 2000, 2000, Porto Alegre, 2000.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MENDES, N. ; OLIVEIRA, R. C. L. F. ; Santos, G. H. . Domus. 2003.

2.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
MENDES, N. ; OLIVEIRA, R. C. L. F. ; Santos, G. H. . Domus. 2003.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 05270-5, data de registro: 01/07/2003, título: "Domus" .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, T. A.; LINO, F. A. M.; ISMAIL, K. A. R.; Santos, G. H.. Participação em banca de Felipe Mercês Biglia. Análise Numérico-Experimental da Minimização da Formação de Gelo Poroso em Placas Planas. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Santos, G. H.; Moura, L. M.; CHHAY, N. M.; MENDES, N.. Participação em banca de Suelen Thereza Gasparin. A Hybrid Method for Computing Heat Transfer through Multilayered Building Envelopes. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
Santos, G. H.. Participação em banca de Divaní da Silva Carvalho. Análise de Método Prescritivo para Certificação Energética de Edificações de Grande Porte. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Teses de doutorado
1.
Santos, G. H.; BERGER, J. M. R.; OCH, S. H.; MENDES, N.; Moura, L. M.. Participação em banca de Luciano Ayres de Mello. Advanced Modeling of Heat, Air and Moisture (HAM) through Porous Building Elements.. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
Santos, G. H.; BERGER, J. M. R.; MENDES, N.; Moura, L. M.. Participação em banca de Luciano Ayres de Meloo. Modeling Heat and Mass Transfer through Insulated Structures.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
ALVES, T. A.; BEHAINNE, J. J. R.; Santos, G. H.. Participação em banca de Victor Camilo Levartoski Maschietto. Investigação Experimental e Análise Numérica da Transferência de Calor através de Convecção Forçada de um Dissipador de Calor Aletado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ALVES, T. A.; LIMA, L. E. M.; Santos, G. H.. Participação em banca de Felipe Mercês Biglia. Análise Numérico-Experimental do Uso de Tratamentos Superficiais na Minimização da Formação de Gelo Poroso em Placas Planas.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
Santos, G. H.; BEHAINNE, J. J. R.; LIMA, L. E. M.. Participação em banca de Bruno Alves Figueroa Turini. AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR SUSPENSÃO-PAREDE EM REGIME DE LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE MONITORADO PELO MÉTODO DA FREQUÊNCIA CENTRAL GAUSSIANA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
Santos, G. H.; Moura, L. M.; MENDES, N.. Participação em banca de Leandro Reichembach Pizzatto.. Empirical Modeling by Experimental Evaluation of a Reverse Split Air Conditioning System with Variable Speed Compressor for Building Energy Analysis.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santos, G. H.; ZAMMAR, G.; TABCHIRANI, T. L.. Participação em banca de CARLOS HENRIQUE DIEDRICH.ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE COBERTURAS EM RESIDÊNCIAS DE INTERESSE SOCIAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Santos, G. H.; GOMEZ, R. F. T.. Participação em banca de Gedley Kunan Stremel.Avaliação Experimental do Desempenho Térmico de Termossifões com Nanofluido como Fluido de Trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
Santos, G. H.; AGUIAR, D. J. M.. Participação em banca de Cássio Cunha Pacheco Brandhuber.Construção e Avaliação de Um Sistema Recuperador de Calor por Fluxo de Ar na Solidificação do Alumínio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
Santos, G. H.. Participação em banca de Luis Vitório Gulineli Fachini.Análise da Eficiência de Conversão de Energia Térmica em Energia Elétrica por meio do Efeito Seebeck do Módulo de Peltier.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
Santos, G. H.. Participação em banca de Luis Fernado Costa Aranha Sebrian Moratto.Simulação de Curvas de Rendimento do Motor de Combustão Interna do Ciclo Otto.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
Santos, G. H.. Participação em banca de Guilherme Morodin Assis.Procedimento para Identificação do Regime de Escoamento das Bolhas Dispersas em uma Mistura Gás-Líquido Escoando em Tubos Verticais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
Santos, G. H.. Participação em banca de Yuri Marques Muzzi Boechat.Análise Exergética de uma Planta de Cogeração a Vapor Operada com Diferentes Combustíveis.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
Santos, G. H.. Participação em banca de Murilo Augusto Barbur.Validação Numérica do descritor Invariante do Resfriamento Conjugado por convecção forçada-condução de Aquecedores 3D Protuberantes em canais.. 2014 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
Santos, G. H.. Participação em banca de Yuri Moss Horodecki.Comparação do Desempenho de um Motor de Combustão Interna Normalmente Aspirado Movido a Gasolina e Turbocomprimido Operando com Etanol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
Santos, G. H.. Participação em banca de Victor Camilo Levartoski Maschietto.Modelagem Das Curvas de Rendimento de Turbinas Aeronálticas Turbofan e Turbojato.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Santos, G. H.; ROCHA, A. D.; HAMINIUK, C. W. I.. Comissão julgadora do concurso público para o provimento de cargo de professor do magistério superior.. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Santos, G. H.; ALVES, T. A.; BEHAINNE, J. J. R.. Comissão julgadora do concurso público para o provimento de cargo de professor do magistério superior.. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
Santos, G. H.; BOCON, F. T.; OLIVEIRA, J. S.; LENZI, M. K.; ALEGRE, J. A. A. V.. Comissão julgadora do concurso público para o provimento de cargo de professor assistente.. 2012. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24 th ABCM International Congress of Mechanical Engineering. SELECTION OF THERMAL INSULATION APPLIED IN INDUSTRIAL SHED ROOF USING GENETIC ALGORITHM. 2017. (Congresso).

2.
BRAGFOST - Brazilian and German Frontiers of Science and Technology.Methods for Energy Efficiency Optimization in Buildings. 2017. (Simpósio).

3.
12th International Conference on Heat Transfer, Fluid Mechanics and Thermodynamics. Thermal Transmittance Evaluation of Concrete Hollow Blocks. 2016. (Congresso).

4.
13th International Conference of the International Building Performance Simulation Association. CORNER EFFECTS ON THE HYGROTHERMAL PERFORMANCE OF BUILDINGS. 2013. (Congresso).

5.
VII IEA (International Energy Agency). Annex 41 Meeting.. 2007. (Encontro).

6.
11° Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2006. IDENTIFICATION OF THERMAL AND HUMIDITY CONTENT PROFILES IN SOILS USING NEURAL NETWORKS AND DATA CLUSTERING METHOD. 2006. (Congresso).

7.
18th International Congress of Mechanical Engineering - Cobem 2005. RAIN, SUN AND SHADING EFFECTS ON THE THERMODYNAMICS OF SOILS. 2005. (Congresso).

8.
10° Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2004. COUPLED TRIDIMENSIONAL HEAT AND MOISTURE TRANSFER IN THE SOIL UNDER BUILDINGS. 2004. (Congresso).

9.
I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável - claCS04 e 10° Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ENTAC04.Comparação entre Programas de Simulação para Análise de Comportamento Térmico de Edificações. 2004. (Encontro).

10.
IV Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul - Mercofrio 2004. ASTECCA: PROGRAMA PARA ANÁLISE TÉRMICA E DE ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PARA CONDICIONAMENTO DE AMBIENTES. 2004. (Congresso).

11.
VII Encontro Nacional Sobre Conforto no ambiente Construído - ENCAC e III Conferência Latino-Americana Sobre Conforto e Desempenho Energético de Edificações - COTEDI.DETERMINAÇÃO DE PERFIS DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA O SOLO TIPO ALUVIÃO-ARENOSO PARA AS CIDADES DE BELÉM E BRASÍLIA. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Henrique Roberto de Herdani Brino.. Avaliação do Desempenho Termo-Energético de Autoclaves de Esterilização.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Douglas Pereira Vasconcellos.. Análise do Desempenho Térmico de um Trocador de calor Solo-Ar.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Adriano Kossoski. THERMAL CONTROL OF SHAPE MEMORY ALLOY FOR ACTUATION IN THE SOMMERFELD EFFECT OF A NON-IDEAL SYSTEM.. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Gerson Henrique dos Santos.

2.
Michel Nikolaus Stamoulis. ALGORITMO GENÉTICO APLICADO À SELEÇÃO MULTICRITÉRIOS DE ISOLANTES TÉRMICOS EM EDIFICAÇÕES. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

3.
Marcelo Adriano Fogiatto. MODELAGEM DE UM SISTEMA DE POTÊNCIA OPERADO COM GASEIFICADOR DE LEITO FLUIDIZADO CIRCULANTE E MOTOR DE CICLO OTTO. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gerson Henrique dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carlos Henrique Dietrich. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE COBERTURAS EM RESIDÊNCIAS DE INTERESSE SOCIAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

2.
FELIPE GABRIEL BERNARDI. ANÁLISE DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR MULTIDIMENSIONAL EM SOLO E FUNDAÇÃO SOB EDIFICAÇÃO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

3.
GUILHERME ALEX DE CRISTO TABORDA. ANÁLISE NUMÉRICA DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR CONVECTIVO FORÇADO INTERNO EM EDIFICAÇÕES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

4.
FERNANDA FERNANDES MUCHINSKI. ETIQUETAGEM DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO BLOCO DA BIBLIOTECA DA UTFPR-PG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

5.
Arthur Henrique Gomes Rossi. Obtenção dos Coeficientes Convectivos Internos em Áticos através da Dinâmica dos Fluidos Computacional.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

6.
Marcelo Adriano Fogiatto. Transmitância Térmica de Blocos de Concreto e Cerâmica Utilizados na Construção Civil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

7.
Rafael Martins de Oliveira. Análise de Pontes Térmicas em Edificações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

8.
Roberto Zanetti Freire. Solum - Software para Cálculo de Transferência de Calor e Umidade em Fundações. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

9.
Ricardo Daniel Wiens. Simulação Hidráulica do Common Rail System. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

Iniciação científica
1.
Carlos Henrique Diedrich. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE COBERTURAS EM EDIFICAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

2.
Gabriel Dezordi Teixeira. Verificação do comportamento térmico de isolantes refletivos em coberturas de edificações.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

3.
Murilo Teixeira Ribas. Desenvolvimento de modelos de pontes térmicas em edificações.. 2014. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

4.
Yuri Viveiros de Souza. Análise do desempenho térmico de isolantes em coberturas de edificações. 2014. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

5.
Eduardo Toso Milhoretto. Elaboração de uma base de dados das propriedades higrotérmicas de materias de edificações.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ELETROBRAS. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

6.
Maya de Assis Fernandes. Análise do método de simulação para a certificação da eficiência energética de edificações.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ELETROBRAS. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.

7.
Gustavo Carneiro Leão de Camargo. Validação do Modelo Higrotérmico para a Simulação Termo-Energética de Simulações. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ELETROBRAS. Orientador: Gerson Henrique dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:50:43