Maria Camila Bedin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4668247359310022
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Maria Camila Bedin possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e é membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol, certificado pelo CNPq-USP. É mestre em Letras, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e licenciada em Letras-Português, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Letras-Espanhol, pela Faculdade de Americana. Atualmente é professora titular das disciplinas de Língua Espanhola dos cursos de tecnologia em Logística, Produção Têxtil, Gestão Empresarial e Processos Químicos, nas Faculdades de Tecnologia de Americana e Campinas, além de ser pesquisadora em regime integral (DE). Atuou como coordenadora do Projeto de Espanhol no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Estado de São Paulo durante 5 anos. É professora visitante da Universidad Europea de Madrid (Espanha), no Departamento de Tradução e Línguas Aplicadas e membro do Groupe d?Étude et de Recherche en Espagnol de Spécialité, da Université de Montpellier 1 (França) e, também, do Grupo ELEPT - Ensino de Línguas na Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Brasília/CNPq. É autora do Livro-Texto das disciplinas de Língua Espanhola do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial (EaD), do Centro Paula Souza, no âmbito do Programa Univesp/TV Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Camila Bedin
Nome em citações bibliográficas
BEDIN, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Americana.
Rua Emílio de Menezes, s/nº
Vila Amorim
13469101 - Americana, SP - Brasil
Telefone: (19) 34065776
URL da Homepage: http://www.fatec.edu.br/html/fatecam/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Espanhol para fins específicos no ensino superior tecnológico e formação docente: articulações, rumos e possibilidades, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Isabel Gretel María Eres Fernández.
2006 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Aspectos Linguístico-Discursivos nas Canções de Chico Buarque de Hollanda,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Profa. Dra. Elisa Guimarães.
Palavras-chave: Texto, discurso, textualidade, música, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Graduação em Letras - Espanhol.
Faculdade de Americana, FAM, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Letras - Português.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Lendo a Música Popular Brasileira.
Orientador: Maria Inês Ghilardi Lucena.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Treinamento para aplicadores TOEFL ITP Assessment Series. (Carga horária: 2h).
Master Test - Certificação Internacional, MT-CI, Brasil.
2014 - 2014
El comp. cultural y el tratamiento del esteriotipo. (Carga horária: 2h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Didáctica del Español como LE. (Carga horária: 120h).
Nebrija Universidad, NEBRIJA, Espanha.
2012 - 2012
Extensão universitária em Metodologías para la Enseñanza de ELE. (Carga horária: 12h).
Universidad Tecnologica Nacional, UTN, Argentina.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Español (Lengua y Cultura). (Carga horária: 45h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2011 - 2011
Recursos didácticos para el aprendizaje de EFE. (Carga horária: 2h).
Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e Embajada de España, CPS; EE, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Formação de Gestores de Fatec. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Formación de Tutores del AVE a distancia. (Carga horária: 30h).
Instituto Cervantes de São Paulo, ICSP, Brasil.
2010 - 2010
Seminario para Examinadores del D.E.L.E.. (Carga horária: 6h).
Instituto Cervantes de São Paulo, ICSP, Brasil.
2010 - 2010
Seminario para Examinadores del D.E.L.E.- C1/A1-A2. (Carga horária: 4h).
Instituto Cervantes de São Paulo, ICSP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Profs. Mediadores do Prog. UNIVESP. (Carga horária: 48h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2009 - 2009
Las TIC: Aplicaciones de las Nuevas Tec. al aula. (Carga horária: 2h).
Instituto Cervantes de São Paulo, ICSP, Brasil.
2009 - 2009
Metodologias EaD com o uso da Paltaforma TIDIA-AE. (Carga horária: 72h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento de Avaliação de Redações. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Redação. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Língua Estrangeira, Língua Materna, Subjetividade. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Diploma Superior de Español como Lengua Extranjera.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2002 - 2002
Aquisição/Aprendizagem de Língua Estrangeira. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Sintaxe: Revendo Pontos da Gramática do Espanhol. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
LA ao Ensino-Aprendizagem do Espanhol como LE.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2001 - 2001
IV Encontro sobre Mídia, Educação e Leitura. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2001
Literatura e Canção. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
I Sem. sobre Leitura e Produção no Ensino Superior. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
Título e Resumo no Discurso Científico.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área de Espanhol das Fatecs, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Unidade de Ensino Superior (CESU)

Atividades

10/2008 - 07/2013
Direção e administração, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Espanhol das Fatecs.

Faculdade de Tecnologia de Americana, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Afastamento temporário de 12 aulas para desenvolvimento de Projeto de RJI vinculado ao Doutorado.

Atividades

04/2008 - Atual
Ensino, Produção Têxtil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I
04/2008 - Atual
Ensino, Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I e II
04/2008 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I e II

Faculdade de Tecnologia de Campinas, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Espanhol I e II, no Curso de Processos Químicos.

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Processos Químicos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I e II

Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, FATECJD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Afastamento temporário das aulas para desenvolvimento de Projeto de RJI vinculado ao Doutorado.

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol II

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidad Europea de Madrid, UEM, Espanha.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora convidada pelo Departamento de Tradução e Línguas Aplicadas para a confecção, aplicação e correção dos exames de proficiência em língua portuguesa.


Université Montpellier 1, UM1, França.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Professeure chercheure-Espagnol de Spécialité
Outras informações
El GERES, Grupo de Estudio e Investigación en Español de Especialidad, es una asociación conforme a la ley francesa de 1901 (registrada en el Boletín Oficial francés del 24/03/07, año 139 ? N° 12) cuyos objetivos son: ? contribuir al desarrollo de la enseñanza-aprendizaje del español, en el ámbito del sector de lenguas para especialistas de otras disciplinas, al favorecer los intercambios entre profesores o investigadores así como la difusión y el desarrollo de las investigaciones, especialmente en didáctica; − promover el reconocimiento científico de este campo y la valoración del estatus de sus actores, los profesores y profesores-investigadores; ? contribuir, en un sentido amplio, al desarrollo de la enseñanza-aprendizaje del español como lengua de acción social y profesional. Para ello, el GERES pretende ser un lugar de intercambio entre profesores o investigadores no solo de la universidad sino también de otros organismos franceses de enseñanza superior tales como las escuelas técnicas superiores o las escuelas superiores de ingeniería y de gestión, sin olvidar la formación continua. Como espacio abierto a todos los profesores de español de Europa y del mundo, el GERES se propone entablar contactos regulares con las asociaciones que, tanto en Francia como en el extranjero, agrupando a profesores de español u otras lenguas que compartan los mismos objetivos.


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8


Fundação de Pesquisas, Estudos Sociais e Políticas Públicas, FUPESPP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Extensão ministrado: "Curso preparatório para o exame de proficiência em Língua Espanhola - D.E.L.E. (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

Atividades

02/2004 - 06/2006
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I, II, III, IV, V e VI
02/2004 - 06/2006
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I, II, III, IV, V e VI

Colégio Dom Barreto, CDB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8

Atividades

02/2002 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Instituto Educacional Imaculada, IEI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8

Atividades

02/2007 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Fisk School, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor horista

Atividades

02/1998 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português para estrangeiros
Língua Espanhola

Colégio Fundamentum, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da equipe de pesquisas de Robótica. Docente do curso preparatóriopara o exame de proficiência em Língua Espanhola - D.E.L.E. (Diploma de Español como Lengua Extranjera)/ Universidad de Salamanca, España.

Atividades

08/2007 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: Redação
Língua Espanhola

Colégio Integral, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

Atividades

02/2009 - 06/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Técnica de COmércio de Valinhos, ETCV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 10

Atividades

02/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola, Língua Portuguesa: Gramática e Redação

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação Stricto-Sensu, Carga horária: 20


Pink and Blue Freedom, PBF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor horista

Atividades

02/1998 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português: Gramática e Redação
Língua Espanhola


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Elaboração, aplicação e análise de um teste de rendimento em espanhol: um estudo de caso nos cursos superiores de tecnologia da Fatec de Americana
Descrição: As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, desde 2008, vêm passando por um período de mudanças significativas não somente no tocante a uma nova organização do sistema acadêmico, mas também e, principalmente, num novo olhar no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas de línguas estrangeiras. Dentre essas mudanças, discutiu-se questões atinentes às ementas, bibliografias, aumento de carga-horária e uma nova abordagem de ensino, a comunicativa, a qual está em consonância ao Ensino de Línguas para Fins Específicos. Diante desse cenário de reestruturação, cabe aos profissionais da área (re)direcionarem algumas práticas desses processos para garantir que, de fato, eles estão sendo efetivos. Para tanto, em 2009, a equipe do Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras - Neple de Espanhol das Fatecs organizou um Teste1 de Classificação, aplicado (no referido ano em caráter piloto e no ano seguinte ? 2010 ? já oficialmente) a todos os ingressantes, cujo objetivo foi avaliar o nível de habilidade linguística do aluno. No entanto, para que se complete um ciclo nesse processo de ensino e aprendizagem do Espanhol nos Cursos Superiores de Tecnologia faz-se necessário, ademais, produzir um Teste de Rendimento, o qual tem como função primordial avaliar o nível de rendimento do aluno durante um curso, ou seja, constatar se os objetivos de ensino propostos no início do curso foram alcançados. Dessa forma, este projeto propõe-se a não somente elaborar o referido Teste, mas também realizar uma aplicação-piloto na Fatec de Americana, em especial aos alunos dos cursos de Logística, Gestão Empresarial e Produção Têxtil, uma vez que suas grades curriculares contemplam as disciplinas de Espanhol. Por fim, pretende-se analisar os dados coletados em ambos os Testes: o de Classificação, realizado no início e o de Rendimento, a ser aplicado ao término do mesmo, para, enfim traçar um contraponto entre os níveis linguísticos apresentados pelo aluno antes de iniciar o curso e ao final dele. Assim, não pretendemos extrair informações que levem a generalizações, mas sim obter uma visão de uma situação específica, que permitirá fazer algum tipo de intervenção nessa realidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Ensino de Línguas para Fins Específicos
Descrição: Projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol, certificado pelo CNPq-USP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Aspectos culturais no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças
Descrição: Pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol, certificado pelo CNPq-USP e à Universidade Estadual de Londrina e que tem entre seus objetivos: a) apresentar algumas concepções do termo cultura relevantes para o ensino de espanhol a crianças; b) observar e analisar se e como os aspectos culturais são propostos em materiais didáticos de espanhol destinados ao ensino de crianças dos primeiros anos do ensino fundamental; c) propor atividades didáticas que promovam a integração de língua e cultura no ensino e aprendizagem de espanhol como LE a crianças; d) propor abordagens metodológicas e/ou atividades didáticas cujo eixo central seja a arte e a cultura para o ensino de LE a crianças...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Camila Bedin - Coordenador / Isabel Gretel María Eres Fernández - Integrante / Simone Rinaldi - Integrante / Marília Rosseto Pelissari - Integrante / Amanda Niero Parra - Integrante / Adriana Quadros Matos - Integrante / Nayara Caroline Rodrigues - Integrante.
2011 - 2011
O Exame De Proficiência Em Língua Espanhola Das Fatecs: Elaboração, Processos E Resultados
Descrição: As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo estão passando por um período de mudanças significativas: a implantação de um sistema acadêmico unificado que visa transformar as FATECs em Centro Universitário. Dessa forma, se faz imprescindível a elaboração de um catálogo de disciplinas de graduação que unifique a diversidade que existe entre as disciplinas que possuem variações quanto às denominações, ementas e bibliografias. Diante desse quadro, todos os cursos das Fatecs estão em fase de reestruturação curricular. Concomitantemente a esse processo, o Centro de Educação Superior (CESU), Coordenado pelo Prof. Dr. Angelo Luiz Cortelazzo, Assessor para Assuntos de Educação Superior, deu início ao Projeto de Língua Espanhola e Inglesa com o objetivo de iniciar discussões com os profissionais da área sobre possibilidades de mudanças no ensino dessas duas línguas, uma vez que o mercado de trabalho exige profissionais qualificados e que dominem esses idiomas estrangeiros. Essas mudanças implicam não somente o aumento da carga-horária, mas também, uma nova perspectiva de ensino: da leitura e interpretação de textos para a comunicação oral. Em virtude de alguns questionamentos feitos por setores da comunidade, dentre os quais, quanto à pertinência na elaboração e aplicação de um Exame de Proficiência em língua estrangeira (no nosso caso o espanhol) para que pudéssemos avaliar o nível de conhecimento dos alunos com relação ao domínio de língua e, com isso, permitindo a sua inserção num semestre mais compatível com seu nível de conhecimento. E é sobre essa etapa de trabalho que versará este trabalho investigativo, uma vez que o panorama geral da língua espanhola, nesse momento, assumiu um caráter especial com relação à língua inglesa. Todo esse processo que envolve o Exame em sua totalidade, desde a elaboração, passando para as fases de aplicação e, consequentemente os resultados obtidos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Ensino de Espanhol a Distância: Uma Abordagem dentro do Projeto de Reestruturação Curricular da Disciplina de Língua Espanhola nas Fatecs
Descrição: As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo estão passando por um período de mudanças significativas: a implantação de um sistema acadêmico unificado que visa transformar as FATECs em Centro Universitário. Dessa forma, se faz imprescindível a elaboração de um catálogo de disciplinas de graduação que unifique a diversidade que existe entre as disciplinas que possuem variações quanto às denominações, ementas e bibliografias. Diante desse quadro, todos os cursos das Fatecs estão em fase de reestruturação curricular. Concomitantemente a esse processo, o Centro de Educação Superior (CESU), Coordenado pelo Prof. Dr. Angelo Luiz Cortelazzo, Assessor para Assuntos de Educação Superior, deu início ao Projeto de Língua Espanhola e Inglesa com o objetivo de iniciar discussões com os profissionais da área sobre possibilidades de mudanças no ensino dessas duas línguas, uma vez que o mercado de trabalho exige profissionais qualificados e que dominem esses idiomas estrangeiros. Essas mudanças implicam não somente o aumento da carga-horária, mas também, uma nova perspectiva de ensino: da leitura e interpretação de textos para a comunicação oral. Assim, nos propusemos a pensar sobre o papel de um curso de espanhol a distância que, atualmente, está sendo oferecido gratuitamente aos alunos e funcionários das Fatecs da Região Metropolitana de São Paulo e em algumas Unidades do interior, a partir de um convênio firmado entre o Instituto Cervantes, o Centro Paula Souza e a Univesp. Dessa forma, as Fatecs formarão profissionais que atenderão às expectativas dos setores públicos e privados que fazem parcerias com o Centro Paula Souza em virtude das atuais demandas do mercado de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
NEPLE (Núcleo de Ensino, Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras)
Descrição: Grupo de Pesquisa criado pelos professores de LEs das Fatecs, no nosso caso específico os docentes de Língua Espanhola, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, cujo objetivo é atender as necessidades e interesses desses profissionais e de seus alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Aspectos Linguístico-Discursivos nas Canções de Chico Buarque de Hollanda
Descrição: Constituem o corpus dessa dissertação as letras de músicas de Chico Buarque de Hollanda ? Roda-Viva (1967), Apesar de Você (1970), Quando o Carnaval Chegar e Bom Conselho, ambas de 1972 ? produzidas na época da ditadura militar no Brasil e consideradas um texto/discurso que traz muitos sentidos subjacentes, os quais serão revelados nas posteriores análises. Para tanto, seguimos uma seqüência esquemática de elaboração desta investigação, a fim de facilitar a leitura desses sentidos. Iniciamos apresentando ? de forma sucinta ? os caminhos percorridos pela Lingüística Textual desde seu surgimento, na década de 60 na Europa, até os dias de hoje, para chegarmos às noções de texto e discurso. Essas noções nos conduzem, primeiramente, à textualidade e seus sete fatores que emergem no campo lingüístico ? a coesão, a coerência, a intencionalidade, a aceitabilidade, a informatividade, a situacionalidade e a intertextualidade ? dos quais nos valeremos da intencionalidade, da aceitabilidade e da situacionalidade, especificamente. Na seqüência, recorremos à Análise do Discurso para desenvolver os conceitos de sujeito, ideologia, pressupostos, subentendidos e silêncios, que complementam nosso estudo. Ao final, nas análises lingüístico-discursivas, propusemos uma leitura possível ? dentre as muitas existentes ? das letras de músicas selecionadas, as quais revelam um sujeito inconformado com a situação política do Brasil mas que, apesar da censura, não deixa de dar o seu recado através de seu ?samba-duplex?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Camila Bedin - Integrante / Elisa Guimarães Pinto - Coordenador.
1998 - 1999
Lendo a Música Popular Brasileira
Descrição: Entre o dizer e o mostrar reside a diferença entre o que está explícito e o que está implícito no discurso. O estudo dos campos lexicais - principalmente os dominantes - de um texto aponta-nos um dos caminhos para chegarmos ao(s) sentido(s) possível(eis). Dos campos explícitos, aos sentidos implícitos. Iniciamos um trabalho de análise de letras de músicas cujo tema está ligado ao Brasil, objetivando obter um retrato do país (seriam Brasis?) dos anos 30 aos 90, revelado por compositores brasileiros. Examinamos letras de músicas de épocas diferentes dentre as quais: Fado Tropical, de Chico Buarque e Ruy Guerra (1973), Brazil com S, de Rita Lee e Roberto de Carvalho (1982), e Não Fosse o Cabral, de Raul Seixas (1983), Samba de Orly, de Toquinho, Chico Buarque e Vinicius de Moraes (1969), Apesar de Você, de Chico Buarque (1970), Back in Bahia, de Gilberto Gil (1972), Aquarela Brasileira, cujo compositor é desconhecido, País Tropical, de Jorge Ben Jor (1969), e Canta Brasil, de David Nasser e Alcir Pires Vermelho (1981). Partimos do estudo dos campos lexicais, que nos permitiu identificar as figuras e os temas subjacentes nos textos, examinamos suas inter-relações, para chegar à polifonia, ou seja, às vozes que retratam/cantam o Brasil. Os leitores/ouvintes desse tipo de texto, algumas vezes, impressionados pela beleza rítmica ou melódica, não percebem o conteúdo significativo. Entretanto, ao associar as palavras ao contexto situacional, percebem os efeitos de sentido que alguns dos conjuntos de palavras provocam. Os campos lexicais marcam a força de algumas palavras. Muito mais do que o que cada uma delas diz, os conjuntos que formam mostram novas relações de significação e novos sentidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Camila Bedin - Coordenador / Maria Inês Guilardi Lucena - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
CETEN - Comissão de Elaboração de Teste de Nivelamento - Espanhol
Descrição: A Comissão de Elaboração de Teste de Nivelamento (CETEN), responsável pela manutenção e aplicação semestral dos exames de entrada nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, as Fatecs, foi criada em 2009, como parte do Projeto de Língua Espanhola do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Seu principal objetivo é avaliar o conhecimento prévio dos alunos ingressantes, a fim de conceder dispensas da(s) disciplina(s) de espanhol, garantindo-lhes o direito de se submeter a um ?exame de proficiência? para aproveitamento de estudos, conforme está previsto no Regulamento de Graduação. O exame leva em consideração o conhecimento prévio do aluno, estudado nos ensinos fundamental e médio, além do conteúdo específico das ementas unificadas, que será desenvolvido ao longo dos seis semestres da disciplina nos cursos tecnológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Tecnológica Fatec Americana
2010 - 2011
Periódico: Portal de Notícias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Professora Homenageada do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Americana, Faculdade de Tecnologia de Americana.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, B.R.2012 COSTA, B.R. ; GIRARDI, D.R. ; PIÑEYRUA, D.G.F. ; BEDIN, M. C. ; BAZOLI, T. N. . La utilización de las informaciones del servicio de atención al consumidor en las estrategias de Marketing. Revista Iberoamericana de Ciencias Empresariales y economía, v. III, p. 75-86, 2012.

2.
BEDIN, M. C.2009BEDIN, M. C.; RAMOS, S. T. M. ; TEIXEIRA, M. ; BEZERRA, I. A. G. . Questionário de Análise das Necessidades: um Instrumento de um Curso de Inglês para Fins Específicos (ESP). Academos (São Bernardo do Campo), v. V, p. 43-61, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RINALDI, S. ; BEDIN, M. C. . Enseñanza de Español a Niños. In: XXI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes, 2013, São Paulo. Actas del XX Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. Brasília - DF: Embajada de España en Brasil, Consejería de Educación - Ministerio de Educaión de España, 2013. v. XXI. p. 55-63.

2.
BEDIN, M. C.. Os dêiticos nas conversações telefônicas. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2004, Florianópolis. www.lle.cce.ufsc.br/congresso/trabalhos_lingua/Maria%20Camila%20Bedin.doc.

3.
BEDIN, M. C.. Lendo a Música Popular Brasileira. In: 13 Congresso de Leitura no Brasil, 2001, Campinas. 13 Anais do COLE, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEDIN, M. C.. Lendo a Música Popular Brasileira. In: X Mostra de Pós-Graduação: Língua e Literatura - A Pesquisa em Foco, 2006, São Paulo. X Mostra de Pós-Graduação: Língua e Literatura - A Pesquisa em Foco, 2006.

2.
BEDIN, M. C.. Lendo a Música Popular Brasileira. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2000, Campinas. V Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas - Resumos, 2000. p. 72-72.

3.
BEDIN, M. C.. Lendo a Música Popular Brasileira. In: Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, 1999, Campinas. Resumos do Encontro PIBIC de Iniciação Científica da PUC-Campinas, 1999. p. 38-38.

Artigos aceitos para publicação
1.
BEDIN, M. C.; FABBRO, D. D. . Avaliação da Produção Oral em LE no Ensino Superior Tecnológico: Uma Proposta para o PI. The Especialist (PUCSP), 2015.

2.
HIDALGO, A. ; FARRERO, M. I. ; MOREIRA, R. S. C. ; BEDIN, M. C. . Experiencias Transfronterizas de Educaión Superior, Ciencia y Cultura. Revista del Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSUR, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BEDIN, M. C.. Pesquisa Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BEDIN, M. C.. Produções acadêmicas: reflexões sobre seus aspectos linguístico-metodológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BEDIN, M. C.; VALLIM, M. A. G. . Ensino e Aprendizagem de de línguas para fins específicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RINALDI, S. ; BEDIN, M. C. . Enseñanza de Español a Niños. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BEDIN, M. C.; MOREIRA, R. S. C. ; FARRERO, M. I. ; CARVALHO, L. . O exame de Proficiência em Língua Espanhola das Fatecs: Elaboração, Processos e Resultados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BEDIN, M. C.; FABBRO, D. D. . Avaliação da Produção Oral em LE no Ensino Superior Tecnológico: Uma Proposta para o PI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BEDIN, M. C.. É preciso mesmo estudar espanhol?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BEDIN, M. C.. Por que estudar espanhol?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BEDIN, M. C.; TELLES, S. ; Martins, T. . A reestruturação curricular de língua estrangeira nos cursos das FATECs -novos caminhos em direção à comunicação oral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BEDIN, M. C.; ELIAS, N. ; CARVALHO, L. . Dados preliminares sobre o teste piloto de nivelamento (Espanhol) das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATECS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BEDIN, M. C.; RAMOS, S. T. M. ; MARTINS, T. H. B. . Ensino-aprendizagem de inglês on-line: a construção e reconstrução de um curso reflexões e experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BEDIN, M. C.. Portuñol: la lengua de salida de los brasileños. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BEDIN, M. C.. Lendo a música popular brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BEDIN, M. C.. Música Popular Brasileira: Múltiplos Olhares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BEDIN, M. C.. Os dêiticos nas conversações telefônicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BEDIN, M. C.; LUCENA, M. I. G. . Lendo a Música Popular Brasileira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BEDIN, M. C.; LUCENA, M. I. G. . Lendo a Música Popular Brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BEDIN, M. C.; LUCENA, M. I. G. . Lendo a Música Popular Brasileira. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BEDIN, M. C.; RAMOS, S. T. M. ; MARTINS, T. H. B. . English4Smart - Módulo I. Campinas, v.1. 150 p.: IBM, 2010 (Livro).

2.
BEDIN, M. C.; RAMOS, S. T. M. ; MARTINS, T. H. B. . English4Smart - Módulo III. Campinas, v.1. 150 p.: IBM, 2010 (Livro).

3.
BEDIN, M. C.; FÁVARO, S. M. S. ; VILLELA, J. L. . Espanhol I. São Paulo, v.1. 100.p.: UNIVESP, 2010 (Livro).

4.
BEDIN, M. C.; FÁVARO, S. M. S. ; VILLELA, J. L. . Espanhol II. São Paulo, v.1. 100.p.: UNIVESP, 2010 (Livro).

5.
BEDIN, M. C.; RAMOS, S. T. M. ; MARTINS, T. H. B. . English4Smart - Módulo II. Campinas, v.1. 150 p.: IBM, 2010 (Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BEDIN, M. C.; MOREIRA, R. S. C. ; CARVALHO, L. ; ELIAS, N. ; SANTOS, A. . Elaboração de Ementa Unificada de Língua Espanhola das Fatecs. 2009.

2.
BEDIN, M. C.; MOREIRA, R. S. C. ; FARRERO, M. I. . Projeto de Reestruturação do Ensino de Línguas Estrangeiras das Fatecs. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, M. M. S. ; BEDIN, M. C. . Aplicadora Certificada do TOEFL ITP - Assessment Series. 2015.

2.
MOREIRA, R. S. C. ; BEDIN, M. C. ; FARRERO, M. I. . CETEN - Comissão para Elaboração de Teste de Nivelamento (Língua Espanhola). 2009.

3.
BEDIN, M. C.; ELIAS, N. ; SANTOS, A. ; CARVALHO, L. ; MOREIRA, R. S. C. . Projeto Piloto do Teste de Nivelamento de Língua Espanhola (CETEN). 2009.

4.
BEDIN, M. C.; MOREIRA, R. S. C. ; ELIAS, N. ; SANTOS, A. ; CARVALHO, L. . Reestruturação do ensino de línguas estrangeiras (Espanhol) das FATECS. 2009.

5.
BEDIN, M. C.; MOREIRA, R. S. C. ; ELIAS, N. ; SANTOS, A. ; CARVALHO, L. . Teste de Nivelamento de Espanhol. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEDIN, M. C.; BRANCO, L. M. G. C. ; SAES, M. E. L. ; SILVA, S. L. . Estratégias de leitura no mundo empresarial. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FERRARINI, M. A. ; BEDIN, M. C. . Inglês para Fins Específicos e Gêneros Textuais para o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BEDIN, M. C.. Programa UNIVESP TV. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BEDIN, M. C.; SAES, M. E. L. ; SUCCI JUNIOR, O. . Ferramentas de Tradução: To Google or not to Google?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
BEDIN, M. C.; BEDIN, O. ; SPIGOLON, A. L. . Comunicação e Expressões: Algumas Considerações. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
MASSAMBANI, O. ; SALES, D. ; BEDIN, M. C. . Incubadora de Empresas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
BEDIN, M. C.; FABBRO, D. D. ; DELMONT FILHO, O. . A Internacionalização nos Cursos Superiores Tecnológicos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
BEDIN, M. C.. Programa UNIVESP TV. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEDIN, M. C.. Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
BEDIN, M. C.. Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
BEDIN, M. C.; TIBIRICA, C. ; FARRERO, M. I. ; TEIXEIRA, M. ; A, M.B. ; VALLIM, M. A. G. . Documento Síntese do III CBTecLE ? Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

4.
BEDIN, M. C.; FERNANDEZ, I. G. M. E. . Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI (Doutorado). 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
BEDIN, M. C.; FERNANDEZ, I. G. M. E. . Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI (Doutorado). 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
BEDIN, M. C.; FERNANDEZ, I. G. M. E. . Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI (Doutorado). 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
BEDIN, M. C.; CORTELAZZO, A. L. . Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI. 2013. (Relatório de pesquisa).

8.
BEDIN, M. C.; CORTELAZZO, A. L. . Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI. 2012. (Relatório de pesquisa).

9.
BEDIN, M. C.; CORTELAZZO, A. L. . Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI. 2011. (Relatório de pesquisa).

10.
BEDIN, M. C.; VILLELA, J. L. ; FÁVARO, S. M. S. . Espanhol I e II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Autoria de Conteúdo Didático).

11.
BEDIN, M. C.; RAMOS, S. T. M. ; MARTINS, T. H. B. . English4Smart. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Autoria de Conteúdo Didático).

12.
BEDIN, M. C.; CORTELAZZO, A. L. . Relatório de Regime de Jornada Integral - RJI. 2010. (Relatório de pesquisa).

13.
BEDIN, M. C.. Curso Preparatório para o Exame de Proficiência em Língua Espanhola - D.E.L.E. (Diploma de Español como Lengua Extranjera). 2005. .

14.
BEDIN, M. C.; LUCENA, M. I. G. . Relatório de Iniciação Científica (PUCC). 2000. (Relatório de pesquisa).

15.
BEDIN, M. C.; LUCENA, M. I. G. . Relatório de Iniciação Científica (PUCC). 1999. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CARRICO, A. ; BEDIN, M. C. . ?Paixão de Cristo?. 2005. Teatral.

2.
CARVALHO, F. ; BEDIN, M. C. ; NASCIMENTO, D. . ?O Bailado do Deus Morto?. 2005. Teatral.

3.
CARNEIRO, C. H. ; BEDIN, M. C. ; SOARES, M. ; GIUSTI, P. C. . ? Três vezes Três?. 2001. Teatral.

4.
CARNEIRO, C. H. ; BEDIN, M. C. . ?Atlântida?. 2000. Teatral.

5.
GOMES, D. ; BEDIN, M. C. . ?O Pagador de Promessas?. 1999. Teatral.

6.
LORCA, F. G. ; BEDIN, M. C. . ?A Casa de Bernarda Alba?. 1998. Teatral.

7.
LOSCHI, L. ; CAMARGO, L. C. ; BEDIN, M. C. . "Branca de Neve e os sete anões". 1990. Coreográfica.

8.
LOSCHI, L. ; BEDIN, M. C. . "Festival Integração". 1990. Coreográfica.

9.
VIOLARO, N. ; BEDIN, M. C. . "Festival de Danças Nilza Violaro". 1989. Coreográfica.

10.
SIQUEIRA, S. ; BEDIN, M. C. . "a menina e o pássaro encantado". 1988. Coreográfica.

11.
SIQUEIRA, S. ; BEDIN, M. C. . "Branca de Neve e os sete anões". 1987. Coreográfica.

12.
PISCIOTTA, G. R. M. ; SPADACCIA, E. J. ; BEDIN, M. C. . "Brincando de casinha". 1986. Coreográfica.

13.
SILVEIRA, I. T. ; BEDIN, M. C. . "Um acampamento cigano". 1986. Coreográfica.

14.
PISCIOTTA, G. R. M. ; SPADACCIA, E. J. ; BEDIN, M. C. . "Clara e o encanto da caixa dourada"". 1985. Coreográfica.

15.
PISCIOTTA, G. R. M. ; SPADACCIA, E. J. ; BEDIN, M. C. . "Feche os olhos e entre na estória". 1984. Coreográfica.

16.
PISCIOTTA, G. R. M. ; SPADACCIA, E. J. ; BEDIN, M. C. . "Uma volta ao mundo no Balão Mágico". 1983. Coreográfica.

17.
PISCIOTTA, G. R. M. ; SPADACCIA, E. J. ; BEDIN, M. C. . "O reino encantado das abelhas". 1982. Coreográfica.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FIGUEIREDO, J. E. R.; BALDUCCI, M. L. S.; BEDIN, M. C.. Participação em banca de Denis Monteiro da Rocha. Gestão Avançada Baseada em Técnicas Diferentes para Controle de Ítens para Manutenção. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Avançada de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

2.
FIGUEIREDO, J. E. R.; BALDUCCI, M. L. S.; BEDIN, M. C.. Participação em banca de Ricardo Luiz Severnini. O Uso do Indicador de Eficiência Global do Equipamento para Aumentar a Produtividade e Tomadas de Decisões. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Avançada de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

3.
MARCUSSO, N. T.; BALDUCCI, M. L. S.; BEDIN, M. C.. Participação em banca de Tatiana Oliveira. O Papel da Inteligência Coletiva e Crowdsourcing na Produção do Conhecimento - Como Utilizar a Inteligência Coletiva e o Crowdsourcing para Geração de Valor nas Organizações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Avançada de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

4.
MARCUSSO, N. T.; BALDUCCI, M. L. S.; BEDIN, M. C.. Participação em banca de Joclenes Emilio Diehl. A Importância e o Impacto da Gestão de TI no Processo de Fusão: Estudo de Caso Itaú/Unibanco. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Avançada de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

5.
MARCUSSO, N. T.; BALDUCCI, M. L. S.; BEDIN, M. C.. Participação em banca de Marcelo Furlan. A Espiral do Conhecimento Criado nas Mìdias Sociais - Como Utilizar as Mídias Sociais no Compartilhamento do Conhecimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Avançada de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEDRO, N. A. R.; BEDIN, M. C.; BONK, F. A.. Participação em banca de Daiana dos Santos Coelho.Alternativas para uso de resíduos sólidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

2.
PEDRO, N. A. R.; BEDIN, M. C.; MORAES, R. R.. Participação em banca de Marlon Eduardo Duarte.Eficiência do atual tratamento de água na eliminação de metais pesados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

3.
DUARTE, J.C.; SANTICIOLLI, F. M.; BEDIN, M. C.. Participação em banca de Felipe Ramos Mendes.Produção de Hidromel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

4.
PEDRO, N. A. R.; BEDIN, M. C.; SANTICIOLLI, F. M.. Participação em banca de Guilherme Menezes Cerveira.Geração de água ultrapura nas indústrias de semicondutores e microeletrônicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

5.
FABBRO, D. D.; BEDIN, M. C.; SILVA, V. M.. Participação em banca de Matheus Babugia Baldon.Qualificação profissional e mercado de trabalho: uma discussão sobre motivações, crenças e abordagens no ensino de inglês. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais)) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

6.
BEDIN, M. C.; BALDUCCI, M. L. S.; VIVIANE, R.. Participação em banca de Guilherme Pinheiro Ranal.Tecnologia da Informação Aplicada à Logística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

7.
BEDIN, M. C.; VIVIANE, R.; PREZOTTO, M. A.. Participação em banca de William Machado.A Distribuição Física de Produtos no E-Commerce. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

8.
BEDIN, M. C.; ROSSETTO, R. P. L.. Participação em banca de Patrícia Pupo Guimarães.A importância do modal rodoviário no transporte de carga entre Brasil e Argentina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de tecnologia de Indaiatuba.

9.
BEDIN, M. C.; BERTAGNOLI, E.T.. Participação em banca de Samira Nascimento Antunes.Metodologia Seis Sigma e a operação CROSS DOCKING. 2011 - Faculdade de tecnologia de Indaiatuba.

10.
BEDIN, M. C.; COSTA, B.R.; DIAS, M. C.. Participação em banca de Ana Paula Vital.Análise da Responsabilidade Social como Fator Motivador para a escolha de Determinado Produto/Serviço pelos Compradores Americanenses. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais)) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

11.
BEDIN, M. C.; COSTA, B.R.; DIAS, M. C.. Participação em banca de Silvana Kethlin Pimentel.A Influência da Sustentabilidade Ambiental na Decisão de Compra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais)) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

12.
BEDIN, M. C.; COSTA, B.R.; DIAS, M. C.. Participação em banca de Adriana da Silva Parra.Marketing de Relacionamento Impulsionando as Empresas de Pequeno Porte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais)) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

13.
BEDIN, M. C.; CARVALHO, L.; NÓBREGA, R.. Participação em banca de Kátia Cardoso.O Espaço do Espanhol na Área de Comércio Exterior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de tecnologia de Indaiatuba.

14.
BEDIN, M. C.; COSTA, B.R.; DIAS, M. C.. Participação em banca de Bruna Alexandra Marzocchi frezzarin.O Uso da Rede Social Twitter nas Empresas para Obtenção de Dados Estratégicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais)) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

15.
BEDIN, M. C.; SAES, M. E. L.; HAYASHI, M. T.. Participação em banca de Renan Kanasiro Basilio.Informática na Educação Especial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BEDIN, M. C.; CARVALHO, L.; LIMA, F. B.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2017.

2.
BEDIN, M. C.; HERRERA, E. C.; CASTALDO, I. C.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2017.

3.
BEDIN, M. C.; FARRERO, M. I.; SERRA, D.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2015.

4.
FABBRO, D. D.; SAES, M. E. L.; BRANCO, L. M. G. C.; BEDIN, M. C.; CHINA, A. P. Z.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Inglesa. 2015. Faculdade de Tecnologia de São Carlos.

5.
BEDIN, M. C.; MOREIRA, R. S. C.; LIMA, F. B.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

6.
MOREIRA, R. S. C.; SOLER, C.; BEDIN, M. C.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

7.
BEDIN, M. C.; BARBOSA, M.S.P.R.A; MUSSIO, S.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2012. Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

8.
BEDIN, M. C.; LOPEZ-GUERRERO, A. R. S.; FARRERO, M. I.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2012. Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá.

9.
BEDIN, M. C.; FARRERO, M. I.; MOREIRA, R. S. C.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2012. Faculdade de Tecnologia de Jundiaí.

10.
LOPEZ-GUERRERO, A. R. S.; SANDES, E. I. A.; BEDIN, M. C.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2011. Faculdade de Tecnologia de São Sebastião.

11.
BEDIN, M. C.; FARRERO, M. I.; LOPEZ-GUERRERO, A. R. S.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2011. Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista.

12.
BEDIN, M. C.; FÁVARO, S. M. S.; MINAES, I.P.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2011. Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto.

13.
BEDIN, M. C.; CARVALHO, L.; BARBOSA, M.S.P.R.A. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2011. Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista.

14.
BEDIN, M. C.; FERREIRAS, A. C. G.; FONSECA, E.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2010. Faculdade de Tecnologia de Franca.

15.
BEDIN, M. C.; FERREIRAS, A. C. G.; LOPEZ-GUERRERO, A. R. S.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2010. Faculdade de Tecnologia de Barueri.

16.
FERREIRAS, A. C. G.; FONSECA, E.; BEDIN, M. C.. Concurso público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2010. Faculdade de tecnologia do Ipiranga.

17.
BEDIN, M. C.; LOPEZ-GUERRERO, A. R. S.; SANDES, E. I. A.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2010. Faculdade de Tecnologia de Barueri.

18.
BEDIN, M. C.; HERRERA, E. C.; FONSECA, E.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2009. Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

19.
BEDIN, M. C.; A, M.B.; F.M.. Concurso Público de Provas e Títulos - Língua Espanhola. 2008. Faculdade de Tecnologia de Americana.

Outras participações
1.
BEDIN, M. C.. Comissão Científica do IX CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2018. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

2.
BEDIN, M. C.. Comissão Científica do III CBTecLE ? Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2016. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

3.
BEDIN, M. C.; FABBRO, D. D.; DIAS, M. C.. VI FatecLog. 2015. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.

4.
BALDUCCI, M. L. S.; PREZOTTO, M. A.; BEDIN, M. C.. "Levantamento de dados necessários para funcionamento de um Centro de Distribuição de Pneus na RMC. 2014. Faculdade de Tecnologia de Americana.

5.
BALDUCCI, M. L. S.; PREZOTTO, M. A.; BEDIN, M. C.. Recebimento e armazenagem de vidros da cadeia de suprimentos automotivos. 2014. Faculdade de Tecnologia de Americana.

6.
BALDUCCI, M. L. S.; PREZOTTO, M. A.; BEDIN, M. C.. Armazenagem e distribuição de cascos de bebidas. 2014. Faculdade de Tecnologia de Americana.

7.
BALDUCCI, M. L. S.; PREZOTTO, M. A.; BEDIN, M. C.. Transporte de vidros automotivos. 2014. Faculdade de Tecnologia de Americana.

8.
BALDUCCI, M. L. S.; PREZOTTO, M. A.; BEDIN, M. C.. Implantação de Warehouse Coca-Cola Sumaré. 2014. Faculdade de Tecnologia de Americana.

9.
BALDUCCI, M. L. S.; PREZOTTO, M. A.; BEDIN, M. C.. A identificação dos equipamentos envolvidos no processo de expedição da Chery. 2014. Faculdade de Tecnologia de Americana.

10.
BEDIN, M. C.. Vocal de los Tribunales de los Diplomas de Español como Lengua Extranjera (D.E.L.E.). 2013. Instituto Cervantes de São Paulo.

11.
BEDIN, M. C.; BARONI, A. K. C.. A busca de acurácia para o controle de estoque. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

12.
BEDIN, M. C.; BARONI, A. K. C.. Transporte aéreo de cargas. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

13.
BEDIN, M. C.; PEZZO, A. P.. A importância das embalagens tecnológicas na Logística. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

14.
BEDIN, M. C.; VIVIANE, R.. Transporte de cargas especiais - rastreamento de produtos perigosos no modal rodoviário. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

15.
BEDIN, M. C.; VIVIANE, R.. Soja à granel: de Sorriso a Vila Conde. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

16.
BEDIN, M. C.; VIVIANE, R.. Armazenagem Hugo. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

17.
BEDIN, M. C.; FERREIRA, V.. Embalagem de agrotóxico. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

18.
BEDIN, M. C.; FERREIRA, V.. Armazenagem fracionada de centro de distribuição de bebidas. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

19.
BEDIN, M. C.; FERREIRA, V.. Distribuição de produto de telecomunicação (celular e tablet). 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

20.
BEDIN, M. C.; FERREIRA, V.. Embalagens. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

21.
BEDIN, M. C.; SIQUEIRA, D.. Metodologia 6-Sigma. 2013. Faculdade de Tecnologia de Americana.

22.
BEDIN, M. C.. Vocal de los Tribunales de los Diplomas de Español como Lengua Extranjera (D.E.L.E.). 2012. Instituto Cervantes de São Paulo.

23.
BEDIN, M. C.; FABBRO, D. D.. Rastreadores: Modal Rodoviário. 2012. Faculdade de Tecnologia de Americana.

24.
BEDIN, M. C.; FABBRO, D. D.. Tecnologia Sensorial no Modal Dutoviário. 2012. Faculdade de Tecnologia de Americana.

25.
BEDIN, M. C.. Vocal de los Tribunales de los Diplomas de Español como Lengua Extranjera (D.E.L.E.). 2011. Instituto Cervantes de São Paulo.

26.
BEDIN, M. C.. Vocal de los Tribunales de los Diplomas de Español como Lengua Extranjera (D.E.L.E.). 2010. Instituto Cervantes de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Professores de Espanhol da Educação Profissional e Tecnológica.Mitos e desafios para o ensino de espanhol para fins específicos: (res)significando práticas. 2018. (Encontro).

2.
FateLog. 2018. (Congresso).

3.
II Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico - SPAP. 2018. (Outra).

4.
X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Ensino de espanhol para fins específicos: algumas reflexões. 2018. (Congresso).

5.
Ensino de língua estrangeira sem tradução. 2017. (Oficina).

6.
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico.Pesquisa Básica. 2017. (Outra).

7.
IV Semana de Tecnologia da Fatec Campinas.Produções Acadêmicas: reflexões sobre seus aspectos linguístico-metodológicos. 2017. (Outra).

8.
Simpósio Ensino de Espanhol nos Institutos Federais.Professores de espanhol em contextos tecnológicos: da formação real à ideal. 2017. (Simpósio).

9.
II Colóquio de Pesquisa.Ensino de Línguas para Fins Específicos em contextos tecnológicos: um caso também específico?. 2016. (Outra).

10.
XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.Professores e contextos de Espanhol para Fins Específicos no Ensino Superior Tecnológico: um caso também específico e direcionador da formação docente?. 2016. (Encontro).

11.
XIVe Rencontre Internationale du GERES.Español con Fines Específicos en la Educación Superior Tecnológica: algunas consideraciones. 2016. (Encontro).

12.
I Colóquio de Pesquisa e Iniciação Científica.A Formação de Professores de Espanhol para Fins Específicos que atuam no Ensino Superior Tecnológico: um caso também específico?. 2015. (Simpósio).

13.
LinFE e TDICs: conhecendo potencialidades. 2015. (Oficina).

14.
LinFE - III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. 2015. (Congresso).

15.
II Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas. 2014. (Congresso).

16.
ANTCONC: um software gratuito para análise de corpus - a freeware corpus analysis tool. 2013. (Oficina).

17.
II Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira (II SEMAPLE). 2013. (Seminário).

18.
I Jornada de Ensino e Aquisição de Línguas: 50 anos de abordagem Retrospectiva analítica de Anthony a Almeida Filho. 2013.. 2013. (Congresso).

19.
IX Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2013. (Encontro).

20.
XVIII Jornada de Intercâmbio de Pesquisa - FE USP. 2013. (Outra).

21.
I Jornada de Pesquisa e Tecnologia.O Exame de Proficiência em Língua Espanhola das Fatecs: Elaboração, Processos e Resultados. 2012. (Outra).

22.
I Jornada de Pesquisa e Tecnologia.Ensino de Espanhol a Distância: Uma Abordagem dentro do Projeto de Reestruturação Curricular da Disciplina de Língua Espanhola nas Fatecs. 2012. (Outra).

23.
LinFE - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. Avaliação da Produção Oral em LE no Ensino Superior Tecnológico: Uma Proposta para o PI. 2012. (Congresso).

24.
XVII Jornada de Intercâmbio de Pesquisa - FE USP. 2012. (Outra).

25.
Financiamento da Pesquisa no Brasil. 2011. (Outra).

26.
III Simposio Internacional de Lengua Española. 2010. (Simpósio).

27.
17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. 2009. (Congresso).

28.
3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza - FETEPS.A tecnologia da informática aplicada ao desenvolvimento de uma nova forma poética: o infopoema. 2009. (Outra).

29.
3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza - FETEPS.Sapato de conforto recomendado para pessoas diabéticas e com problemas de circulação. 2009. (Outra).

30.
3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza - FETEPS.Forma correta de usar a cola na montagem de calçados. 2009. (Outra).

31.
3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza - FETEPS.O mito da caverna de Platão e suas aplicações filosóficas nos contextos empresariais e políticos. 2009. (Outra).

32.
3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza - FETEPS.Estruturação da região dos canos para calçado feminino. 2009. (Outra).

33.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério. 2006. (Encontro).

34.
I Congresso Internacional Todas as Letras - Língua e Literatura. 2001. (Congresso).

35.
Mistério da Criação, por Lygia Fagundes Telles. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEDIN, M. C.; A, M.B. ; TEIXEIRA, M. ; RIBEIRO, M. M. S. ; VACCARI, D. . IV Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2018. (Congresso).

2.
TEIXEIRA, M. ; FARRERO, M. I. ; VACCARI, D. ; OLIVEIRA, M. F. ; BEDIN, M. C. ; BARBOSA, M.S.P.R.A ; MOREIRA, R. S. C. ; CERIGIOLI, M. . III CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2016. (Congresso).

3.
MACIEL, A. S. ; NAGATA, A. A. ; SILVA, A. C. B. ; CRUZ, D. C. A. ; MORAES, D. U. ; BEDIN, M. C. ; DOURADO, N. V. ; SANTOS, P. S. ; RAMOS, R. C. A. N. ; BARREDA, S. V. M. . IX Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2013. (Outro).

4.
RAMOS, R. C. G. ; FISCHER, C. R. ; RAMOS, S. T. M. ; BEDIN, M. C. ; MOREIRA, R. S. C. ; FARRERO, M. I. . LINFE - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Especíificos. 2012. (Congresso).

5.
BEDIN, M. C.. I Jornada de Pesquisa e Tecnologia. 2012. (Outro).

6.
BEDIN, M. C.. Semana Nacional de Tecnologia. 2012. (Outro).

7.
BEDIN, M. C.; FIGUEIREDO, J. E. R. . II Mostra Científica de Logística. 2012. (Outro).

8.
BEDIN, M. C.; CORTELAZZO, A. L. ; CALVIÑO, X. M. G. ; JÓDAR, E. L. A. ; FARRERO, M. I. ; MOREIRA, R. S. C. . Curso de Actualización para Profesores de Español de las Fatecs. 2012. (Outro).

9.
BEDIN, M. C.; SAES, M. E. L. ; SILVA, S. L. ; VIVACQUA, M. V. G. . II Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Tecnológica. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrick Paganini. A Importância da Comunicação no Processo de Desenvolvimento de Softwares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Maria Camila Bedin.

2.
José Armando Mancilla Trigo. O Impacto do Mau Uso da Tecnologia e da Internet na Sociedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Maria Camila Bedin.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BEDIN, M. C.. Pesquisa Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BEDIN, M. C.. Produções acadêmicas: reflexões sobre seus aspectos linguístico-metodológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEDIN, M. C.; BRANCO, L. M. G. C. ; SAES, M. E. L. ; SILVA, S. L. . Estratégias de leitura no mundo empresarial. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar em Concurso Público para Docentes na Faculdade de Tecnologia de Americana.
Aprovada em 2º lugar em Concurso Público para Docentes na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.
Aprovada em 2º lugar em Concurso Público para Docentes na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí.
Atuou como tutora do curso AVE (Aula Virtual de Español), no Instituto Cervantes de São Paulo durante 2 anos.
Participou da equipe de elaboração do Teste de Nivelamento de Língua Espanhola do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, o qual tem caráter institucional e, portanto, aplicado em todas as suas Faculdades de Tecnologia, as Fatecs.
Membro do Neple de Espanhol (Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em LE)
Membro do NELTEC da Fatec Americana (Núcleo de Estudos e Ensino de Línguas)
Membro da Congregação da Faculdade de Tecnologia de Americana (biênio 2014-2016)
Membro da Congregação da Faculdade de Tecnologia de Campinas (2014-2019)
Membro da Comissão de Internacionalização da Faculdade de Tecnologia de Americana. 
Membro da Comissão de Implantação da Faculdade de Tecnologia de Campinas
Membro da Comissão Específica de Concurso Público da Faculdade de Tecnologia de Campinas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 1:32:21