Erica Gomes Daniel Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6138190182020843
  • Última atualização do currículo em 22/11/2017


Doutora em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2012). Possui mestrado (UFRJ, 2006) em História na mesma instituição e graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, História dos Estados Unidos e História da América Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, década de 1940, propaganda comercial, pan-americanismo, Estados Unidos e História e imagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erica Gomes Daniel Monteiro
Nome em citações bibliográficas
Monteiro, Erica G. Daniel


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Quando a guerra é um negócio: A cooperação das empresas privadas norte-americanas nos projetos desenvolvidos pelo governo F. D. Roosevelt para a América Latina nos contexto da II Guerra Mundial, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Carlos Fico.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Estados Unidos; América Latina; OCIAA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História / Especialidade: História e Política.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Guerra como Slogan: visualizando o Advertising Project na propaganda comercial da revista Seleções do Reader's Digest 1942-1945,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Celeste Zenha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estados Unidos; Propaganda Comercial; Seleções do Reader's Digest.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Iconografia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 2002
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Nos Intervalos da Guerra: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil dos anos 40.
Orientador: Ana Maria Mauad.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
VIII Jornada Sobre NeuroEducação - Neurociências, Transtornos e Educação. (Carga horária: 15h).
Creative Ideias, CREATIVE IDEIAS, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa histórica para Livro Didático Pesquisa para montagem de exposição sobre Getúlio Vargas no Museu da República

Atividades

03/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, .


TV Educativa do Rio de Janeiro, TVE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Apoio Técnico Nivel 2, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato Temporário junto ao Centro de Documentação e Pesquisa. Trabalho com o acervo de imagens televisivas para os programas da emissora.

Atividades

11/2002 - 10/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Documentação e Pesquisa, .


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

08/1998 - 07/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, .



Linhas de pesquisa


1.
Brasil República
2.
História e Iconografia
3.
História Política
4.
Organização de Banco de Dados
5.
Pesquisa Imagética
6.
História e Iconografia
7.
História do Brasil República


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Iconografia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Monteiro, Erica G. Daniel2011 Monteiro, Erica G. Daniel. DIPLOMACIA HOLLYWOODIANA: ESTADO, INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA E AS RELAÇÕES INTERAMERICANAS DURANTE A II GUERRA MUNDIAL. História Social (UNICAMP), v. 20, p. 41-62, 2011.

2.
Monteiro, Erica G. Daniel2010Monteiro, Erica G. Daniel. OS ESTÚDIOS DE HOLLYWOOD SÃO CONVOCADOS PARA A GUERRA:A PARCERIA DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA HOLLYWODIANA COM O GOVERNO NORTE-AMERICANO DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.. Revista Ars Histórica, v. 1, p. s/p, 2010.

3.
Monteiro, Erica G. Daniel2010 Monteiro, Erica G. Daniel. A guerra como slogan: visualizando o advertising project na propaganda comercial da Revista Seleções do Reader´s Digest (1942-1945). Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 14, p. 154-173, 2010.

4.
Monteiro, Erica G. Daniel2003Monteiro, Erica G. Daniel. ?Nos intervalos da guerra: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil dos anos 40?. Revista da ESPM, v. 10, p. 44-55, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Monteiro, Erica G. Daniel. Quando a Guerra é um Negócio: F. D. Roosevelt, Iniciativa Privada e relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2014. v. 1. 341p .

Capítulos de livros publicados
1.
Monteiro, Erica G. Daniel. Financiadores da Boa Vizinhança: Estado, Iniciativa Privada e as Relações Interamericanas durante a II Guerra Mundial. In: Cecília Azevedo; Tatiana Poggi; Alexandre G. da Cruz Alves Jr.; Rodrigo Farias; Roberto Moll. (Org.). Visões da América - A História dos EUA discutida por pesquisadores brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 372-381.

2.
Monteiro, Erica G. Daniel. Imprensa, anunciantes e OCIAA no front de guerra (1942-1945). In: Júlia Bianchi Reis Insuela; Marina Maria de Lira Rocha; Matheus Serva Pereira; Natália de Santanna Guerellus; Pedro Krause Ribeiro; Robertha Pedroso Triches. (Org.). ESTUDOS DE IMPRENSA NO BRASIL: I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA DA UFF. 1ed.Niterói: PPGHISTÓRIA-UFF, 2012, v. 1, p. 294-307.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Monteiro, Erica G. Daniel. Financiadores da Boa Vizinhança: Estado, Iniciativa Privada e as Relações Interamericanas durante a II Guerra Mundial. In: I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em História dos Estados Unidos, 2013, Niterói/RJ. Anais do I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em História dos Estados Unidos. Niterói/RJ: PPGH-UFF, 2013. v. 1. p. 403-412.

2.
Monteiro, Erica G. Daniel. A cooperação das empresas privadas norte-americanas nos projetos desenvolvidos pelo governo Roosevelt para a América Latina no contexto da II Guerra Mundial. In: 5º Congresso Mundial da Associação Internacional de Estudos Americanos (IASA), 2011, Niterói, RJ. Anais do V Congresso Mundial da Associação Internacional de Estudos Americanos (IASA). Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Departamento de História, 2011. v. unico.

3.
Monteiro, Erica G. Daniel. ?Diplomacia Hollywoodiana: Estado, Indústria Cinematográfica e as Relações Interamericanas Durante a II Guerra Mundial?. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011. São Paulo: Anpuh, 2011.

4.
Monteiro, Erica G. Daniel. QUANDO A GUERRA É UM NEGÓCIO: POLÍTICA EXTERNA E INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DOS EUA DURANTE A II GUERRA MUNDIAL. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS. SISTEMAS DE PODER - PLURICULTURALIDADE - INTEGRAÇÃO, 2010, RIO DE JANEIRO. II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS. SISTEMAS DE PODER - PLURICULTURALIDADE - INTEGRAÇÃO. RIO DE JANEIRO: UERJ, IFCH, NUCLEAS, 2010. v. UNICO.

5.
Monteiro, Erica G. Daniel. Slogans da Guerra: a participação das empresas privadas norte-americanas e do OCIAA no. In: XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética., 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009. v. único.

6.
Monteiro, Erica G. Daniel. De Bons Vizinhos a Bons Aliados: Vizualizando a Política de Boa Vizinhança na Revista Seleções do Reader's Digest 1942-1945. In: Dialogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Diálogos e Aproximações, 2008. v. unico.

7.
Monteiro, Erica G. Daniel. A GUERRA COMO SLOGAN: VISUALIZANDO O ADVERTISING PROJECT NA PROPAGANDA COMERCIAL DA REVISTA SELEÇÕES DO READER´S DIGEST (1942-1945). In: XII Encontro Regional de História - Anpuh-Rio, 2006, Niterói. Usos do Passado.

8.
Monteiro, Erica G. Daniel. ?A Guerra Como Slogan: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil dos anos 40?.. In: VI Jornada de Pesquisadores da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. VI Jornada de Pesquisadores da UFRJ. v. unico.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Monteiro, Erica G. Daniel. Quando a Guerra é um Negócio: F. D. Roosevelt, Iniciativa Privada e relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói/RJ. XI Encontro Internacional da ANPHLAC - Programação e Caderno de Resumos. Niterói/RJ: Universidade Federal Fluminense, 2014. v. 1. p. 160-160.

2.
Monteiro, Erica G. Daniel. QUANDO A GUERRA É UM NEGÓCIO: POLÍTICA EXTERNA E INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DOS EUA DURANTE A II GUERRA MUNDIAL. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS. SISTEMAS DE PODER - PLURICULTURALIDADE - INTEGRAÇÃO, 2010, RIO DE JANEIRO. II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS. SISTEMAS DE PODER - PLURICULTURALIDADE - INTEGRAÇÃO. RIO DE JANEIRO: UERJ, IFCH, NUCLEAS, 2010. v. UNICO. p. 240.

3.
Monteiro, Erica G. Daniel. Slogans da Guerra: A participação das empresas privadas norte-americanas e do OCIAA no "Advertising Project" durante a Segunda Guerra Mundial. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Fortaleza, 2009. v. único. p. 59-59.

4.
Monteiro, Erica G. Daniel. De Bons Vizinhos a Bons Aliados: Vizualizando a Política de Boa Vizinhança da Revista Seleções do Reader's Digest 1942-1945. In: Dialogos e Aproximações: Seminário de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Dialogos e Aproximações, 2008. v. unico.

5.
Monteiro, Erica G. Daniel. A Guerra como Slogan: um estudo sobre as publicidades da revista Seleções do Reader's Digest (1942-1945). In: XI Encontro Regional de História, 2004, Rio de Janeiro. XI Encontro Regional de Historia, 2004. v. unico.

6.
Monteiro, Erica G. Daniel. ?Nos intervalos da guerra: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil?. In: X SIMPÓSIO REGIONAL DA ANPUH, 2002. História e Biografias, 2002. v. unico.

7.
Monteiro, Erica G. Daniel. ?O espelho da nação perfil das revistas ilustradas brasileiras (1930-1960)?. In: IX Simpósio Regional da ANPUH, 2000, Niterói. História Memória e Comemorações. Nterói: anpuh-rj. v. unico. p. 206-207.

Apresentações de Trabalho
1.
Monteiro, Erica G. Daniel. Em Tempos de Guerra Lucrar é Preciso: Iniciativa Privada e relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Monteiro, Erica G. Daniel. Uma Guerra para Roosevelt, um negócio para Disney. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Monteiro, Erica G. Daniel. Quando a Guerra é um Negócio: F. D. Roosevelt, Iniciativa Privada e relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Monteiro, Erica G. Daniel. Financiadores da Boa Vizinhança: Estado, Iniciativa Privada e as Relações Interamericanas durante a II Guerra Mundial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Monteiro, Erica G. Daniel. A cooperação das empresas privadas norte-americanas nos projetos desenvolvidos pelo governo Roosevelt para a América Latina no contexto da II Guerra Mundial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Monteiro, Erica G. Daniel. Diplomacia Hollywoodiana: Estado, Indústria Cinematográfica e as Relações Interamericanas Durante a II Guerra Mundial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Monteiro, Erica G. Daniel. QUANDO A GUERRA É UM NEGÓCIO: POLÍTICA EXTERNA E INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DOS EUA DURANTE A II GUERRA MUNDIAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Monteiro, Erica G. Daniel. IMPRENSA, ANUNCIANTES E OCIAA NO FRONT DE GUERRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Monteiro, Erica G. Daniel. Slogans da Guerra: A participação das empresas privadas norte-americanas e do OCIAA no "Advertising Project" durante a Segunda Guerra Mundial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Monteiro, Erica G. Daniel. De Bons Vizinhos a Bons Aliados: Vizualizando a Política de Boa Vizinhança na Revista Seleções do Reader's Digest 1942-1945. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Monteiro, Erica G. Daniel. A Guerra como Slogan: Vizualização do Advertising Project na Propaganda Comercial da Revista Seleções do Reader's Digest 1942-1945. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
Monteiro, Erica G. Daniel. A GUERRA COMO SLOGAN: VISUALIZANDO O ADVERTISING PROJECT NA PROPAGANDA COMERCIAL DA REVISTA SELEÇÕES DO READER´S DIGEST (1942-1945). 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
Monteiro, Erica G. Daniel. A Guerra como Slogan: Visualizando o Advertising Project na propaganda comercial do Revista Seleções do Reader's Digest nos anos 1940. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Monteiro, Erica G. Daniel. A Guerra Como Slogan: um estudo sobre as publicidades da revista Seleções do Reader's Digest (1942-1945). 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
Monteiro, Erica G. Daniel. A outra América: cultura política e influência cultural norte-americana no cotidiano brasileiro através das propagandas da revista Seleções do Reader's Digest dos anos 40. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Monteiro, Erica G. Daniel. Nos intervalos da guerra: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Monteiro, Erica G. Daniel. Imprensa e propaganda na mira da História: um estudo sobre os anuários de propaganda no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
Monteiro, Erica G. Daniel. Made in America: um estudo sobre a influência norte-americana na publicidade brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Monteiro, Erica G. Daniel. Parecerista ad hoc para a Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, referente ao processo para a Edição nº 24, vol. 9, nº 2 (mai./ago. 2017). 2017.

2.
Monteiro, Erica G. Daniel. Parecerista ad hoc do vol. 2, n. 1 de Faces da História ? Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História ? UNESP/Assis. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
Monteiro, Erica G. Daniel; Pimentel, Tarsila . A GUERRA COMO SLOGAN. 2006. (Vídeo Documentário).

2.
Monteiro, Erica G. Daniel; Pimentel, Tarsila . Made in USA. 2000. (Vídeo Documentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
Oliveira, Dennison de; Monteiro, Erica G. Daniel; Maske, Wilson; Ferrasz, Francisco C. A..; Piovezan, Adriane. Participação em banca de ALINE VANESSA LOCASTRE. "Seduções Impressas: a veiculação do paradigma estadunidense no Brasil em tempo de Segunda Guerra Mundial". 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História - Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Brasileiro de Estudos Estratégicos e Relações Internacionaiss.Financiadores da Boa Vizinhança: Estado, iniciativa privada e relações internacionais durante o New Deal. 2016. (Encontro).

2.
Simpósio Internacional O Brasil na Segunda Guerra.Em Tempos de Guerra Lucrar é Preciso: Iniciativa Privada e relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. 2015. (Simpósio).

3.
XI Encontro Internacional da ANPHLAC.Quando a Guerra é um Negócio: F. D. Roosevelt, Iniciativa Privada e relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. 2014. (Encontro).

4.
Fórum Olhares Cruzados.Debate sobre a pesquisa "O desenvolvimento começa no lar: as mulheres e a economia doméstica no Brasil 1945-1975, apresentado por Shawn Moura. 2013. (Outra).

5.
I Encontro de Graduandos e Pós-graduandos em História dos Estados Unidos.Relações Interamericanas e Segunda Guerra Mundial. 2013. (Encontro).

6.
I Encontro de Graduandos e Pós-graduandos em História dos Estados Unidos.Financiadores da Boa Vizinhança: Estado, Iniciativa Privada e as Relações Interamericanas durante a II Guerra Mundial. 2013. (Encontro).

7.
5º Congresso Mundial da Associação Internacional de Estudos Americanos (IASA). A cooperação das empresas privadas norte-americanas nos projetos desenvolvidos pelo governo Roosevelt para a América Latina no contexto da II Guerra Mundial. 2011. (Congresso).

8.
XXVI Simpósio Nacional de História - Anpuh 50 anos.Diplomacia Hollywoodiana: Estado, Indústria Cinematográfica e as Relações Interamericanas Durante a II Guerra Mundial. 2011. (Simpósio).

9.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS. QUANDO A GUERRA É UM NEGÓCIO: POLÍTICA EXTERNA E INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DOS EUA DURANTE A II GUERRA MUNDIAL. 2010. (Congresso).

10.
I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA: ESTUDOS DE IMPRENSA NO BRASIL.IMPRENSA, ANUNCIANTES E OCIAA NO FRONT DE GUERRA. 2010. (Seminário).

11.
XXV Simpósio Nacional de História.Slogans da Guerra: A participação das empresas privadas norte-americanas e do OCIAA no "Advertising Project" durante a Segunda Guerra Mundial. 2009. (Simpósio).

12.
Diálogo & Aproximações.De Bons Vizinhos a Bons Aliados: Vizualizando a Política de Boa Vizinhança da Revista Seleções do Reader's Digest 1942-1945. 2008. (Seminário).

13.
V Simpósio de História - Nação, Identidade e Território.A Guerra como Slogan: Vizualização do Advertising Project na Propaganda Comercial da Revista Seleções do Reader's Digest 1942-1945. 2008. (Simpósio).

14.
A GUERRA COMO SLOGAN: VISUALIZANDO O ADVERTISING PROJECT NA PROPAGANDA COMERCIAL DA REVISTA SELEÇÕES DO READER´S DIGEST (1942-1945).XII Encontro Regional de História da Anpuh. 2006. (Encontro).

15.
?A Guerra Como Slogan: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil dos anos 40?.VI Jornada de Pesquisadores da UFRJ. 2005. (Outra).

16.
XI Encontro Regional de História.A Guerra Como Slogan: um estudo sobre as publicidades da revista Seleções do Reader's Digest (1942-1945). 2004. (Encontro).

17.
Seminário História e Imprensa.A outra América: cultura política e influência cultural norte-americana no cotidiano brasileiro através das propagandas da revista Seleções do Reader's Digest dos anos 40. 2003. (Seminário).

18.
XXII Simpósio Nacional de História ? ANPUH. 2003. (Seminário).

19.
?Nos intervalos da guerra: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil?.X SIMPÓSIO REGIONAL DA ANPUH. 2002. (Simpósio).

20.
12º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense.Nos intervalos da guerra: pan-americanismo e propaganda comercial no Brasil. 2002. (Seminário).

21.
?Made in USA - A influência norte-americana na publicidade brasileira?.XXI Simpósio Nacional de História - ANPUH. 2001. (Simpósio).

22.
11º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense.Imprensa e propaganda na mira da História: um estudo sobre os anuários de propaganda no Brasil. 2001. (Seminário).

23.
10º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense.Made in America: um estudo sobre a influência norte-americana na publicidade brasileira. 2000. (Seminário).

24.
Colóquio Internacional de Estudos Medievais e Ibéricos: O Ocidente Tardo-Medievo e a Gênese da Modernidade. 2000. (Outra).

25.
9º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia."O espelho da Nação: fotografia e cultura política na imprensa ilustrada brasileira (1930-1960). 1999. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:32:48