Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0036287571083389
  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


Vencedor do Segundo Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Defendeu a tese A Invenção da Imagem Autoral de Chico Xavier: uma análise histórica sobre como o jovem desconhecido de Minas Gerais se transformou no médium espírita mais famoso do Brasil (1931-1938), no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestrado em Educação pela mesma instituição. Desde 2008 tornou-se docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou como parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nas edições de 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2014. Na edição de 2013 desempenhou a função de coordenador pedagógico adjunto. Atualmente integra os quadros do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da UERN, na condição de professor permanente. Dedica-se a investigações nos seguintes campos: História Cultural das Religiões e Religiosidades; História Cultural do Espiritismo; Ensino de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, A. V. C. S. da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Ciencias Humanas.
Campus Universitário
Costa e Silva
50670-901 - Mossoro, RN - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Hitória Social da UFC.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A INVENÇÃO DA IMAGEM AUTORAL DE CHICO XAVIER: uma análise histórica sobre como o jovem desconhecido de Minas Gerais se transformou no medium espírita mais famoso do Brasil (1931-1938), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Meize Regina de Lucena Lucas.
Coorientador: Francisco Régis Lopes Ramos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A (RE)INVENÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR: apropriações das narrativas históricas escolares pela prática pedagógica dos professores de História.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: José Batista Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 2002
Graduação em História.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Para Ler História Cultural com Roger Chartier. (Carga horária: 16h).
Instituto Ricardo Brennand, RB, Brasil.
2005 - 2005
História e Memória. (Carga horária: 20h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2003 - 2003
Diferentes Liguagens no Ensino de História. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2001 - 2001
Memória, História e Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1997 - 1997
Introdução à História Oral. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2009 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciencias Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Aprendendo novas temáticas e diferentes estratégias metodológicas nos livros didático de História: um enfoque nas relações étnico-raciais e na produção textual.
02/2009 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciencias Humanas, .

Serviço realizado
Membro colaborador da reformulação do Projeto em Especialização em História.
01/2009 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciencias Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Aprendendo novas temáticas nos livros didáticos de História: um enfoque nas relações étnico-raciais.
08/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciencias Humanas, .

Cargo ou função
Representante da FAFIC no Fórum das Licenciaturas.
08/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciencias Humanas, .

Cargo ou função
Membro da comissão interna da FAFIC na Estatuinte Universitária da UERN.
10/2008 - 04/2009
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História
Prática de Ensino de História II
Estágio Curricular Supervisionado II
02/2009 - 03/2009
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciencias Humanas, .

Serviço realizado
Elaboração das diretrizes para estágio curricular supervisionado do projeto pedagógico do curso de História.
02/2009 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciencias Humanas, .

Serviço realizado
Membro colaborador na reformulação do regulamento para o trabalho de conclusão de cuso da graduação em licenciatura plena em História.
02/2009 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciencias Humanas, .

Serviço realizado
Membro colaborador na reformulação do regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso em Licenciatura Plena em História.
02/2009 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciencias Humanas, .

Serviço realizado
Membor colaborador do Projeto de Especialização em História voltado à prefeitura de Mossoró.
02/2009 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciencias Humanas, .

Serviço realizado
Membro colaborador da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em História.
04/2008 - 09/2008
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de História I
Estágio Curricular Supervisionado I
Metodologia do Ensino de História
04/2008 - 09/2008
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Museologia
01/2008 - 03/2008
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Pesquisa Aplicada à História
Prática de Ensino de História II

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto das Disciplinas Prática de Ensino de História I, Prática de Ensino de História II, Prática de Ensino de Ciências Sociais I e Prática de Ensino de Ciências Sociais II.

Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Aluno Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

04/2005 - 04/2007
Ensino, Licenciatura Diversas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências Socias II
Prática de Ensino de Ciências Sociais I
Prática de Ensino de História II
Prática de Ensino de História I
03/2003 - 04/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .

Linhas de pesquisa
Ensino de História
07/2005 - 09/2005
Ensino, Especialização em saúde da família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Popular e Mobilização Comunitária
06/2005 - 09/2005
Ensino, Especialização em saúde da família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Popular e Mobilização Comunitária
06/2005 - 09/2005
Ensino, Especialização em saúde da família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Popular e Mobilização Comunitária
01/2001 - 02/2003
Extensão universitária , Centro de Educação, NUPEP.

Atividade de extensão realizada
Capacitações para Professores Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária nos Municípios de São Joaquim do Monte e Agrestina.
09/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
09/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
01/2001 - 08/2002
Extensão universitária , Centro de Educação, NUPEP.

Atividade de extensão realizada
Monitor Pedagógico do Programa Alfabetização Solidária.
09/1998 - 07/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Grupo de História da Saúde: Natureza e Sociedade.

Linhas de pesquisa
História da Saúde

Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, CPFREIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 120
Outras informações
Curso de Introdução ao pensamento de Paulo Freire

Atividades

02/2006 - 05/2006
Ensino, Introdução ao Pensamento de Paulo Freire, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Introdução ao Pensamento de Paulo Freire

Associação Educacional Boa Viagem, AEBV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 24

Atividades

02/2006 - 01/2008
Ensino, Gestão de Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
Metodologia de Pesquisa
02/2006 - 01/2008
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conflito e Negociação Empresarial
Ética Profissional e da Empresa

Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docência em Cursos de Especialização

Atividades

12/2006 - 12/2006
Ensino, Especialização em Literatura Brasileira e Inglesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa Científica

Faculdades da Escada, FAESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 12

Atividades

07/2007 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Diretoria Acadêmica, .

Serviço realizado
Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em História.
07/2007 - 01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Própria de Avaliação CPA.
08/2006 - 01/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas em Educação
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2006 - 01/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Política Educacional II
Gestão e Politica Educacional I
Metodologia de Ensino das Ciências Sociais
Estágio Supervisionado I
Metodologia Científica
07/2007 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Diretoria Acadêmica, .

Serviço realizado
Seleção de Quadro Docente para o Curso de Licenciatura Plena em História.
12/2006 - 12/2006
Ensino, Psicologia da Aprendizagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica


Linhas de pesquisa


1.
História da Saúde
2.
Ensino de História


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A FORÇA DOS LIVROS, O PODER DOS ROMANCES: a coleção André Luiz na obra mediúnica de Chico Xavier (1944-1968)
Descrição: Esta pesquisa aborda a História da consolidação de um gênero textual: o romance espírita psicografado. A atuação de Chico Xavier teve uma importância ímpar neste sentido. Seus livros ofereceram respostas aos argumentos de católicos, médicos e cientistas sociais. Ajudaram a redimensionar a produção editorial do seu segmento confessional. Ampliaram vertiginosamente a venda e o consumo de obras espíritas. Contribuíram com a popularização do espiritismo, promovendo uma ampliação dos adeptos e/ou a divulgação das ideias espíritas. Tomamos assim como pressuposto da investigação que o médium mineiro transformou este um lugar de produção discursiva crucial para as estratégias de enfrentamento dos espíritas a partir do final da década de 1930. Interessa-nos particularmente a coleção André Luiz, por esta, trazer, em seu bojo, narrativas com descrições de eventos cotidianos e contemporâneos sob a ótica do plano espiritual. A publicação dos seus livros, de 1944 a 1968 constituem o recorte cronológico da pesquisa. Buscamos assim compreender historicamente a criação da coleção André Luiz, enfocando aspectos das esferas da produção, recepção e circulação das obras. Partimos da hipótese de trabalho que o sucesso da coleção André Luiz possivelmente esteja na sua formula editorial. Seu formato era diferente das características apresentadas pelas obras de Kardec, estruturadas em grande medida a partir de perguntas e repostas. Os romances que compõe a coleção guardam uma unidade não apenas de ?estilo?. Trazem uma estrutura marcada por capítulos curtos, com narrativas secundárias concatenadas por uma trama maior que tece os fios para compor a narrativa principal. Inserem os leitores no universo desconhecido do cotidiano do plano espiritual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Estratégias argumentativas em narrativas históricas escolares: implicações do uso ou ausência dos materiais didáticos nas salas de aula
Descrição: A proposta de pesquisa centra-se nos usos das estratégias argumentativas por professores na produção das narrativas históricas escolares. Investigaremos a utilização dos recursos da oralidade no que tange às produções das narrativas históricas em prol da construção de discursos com teor argumentativo, bem como o uso da argumentação impulsionada pelo manuseio de materiais didáticos ou didatizados. Reconhecemos que a argumentação produzida na linearização dessas narrativas pode apresentar-se de acordo com a identidade social, cultural e política assumida por seus autores, no nosso caso, os professores. Diante disso, tentaremos estabelecer comparações entre as estratégias argumentativas utilizadas por professores de escolas públicas engajados em movimentos sociais com as estratégias argumentativas de demais professores que não possuam participação direta em tais movimentos. Reconhecendo a escola enquanto um espaço de construção de saber histórico específico, o saber histórico escolar, nossa pesquisa fará uso de observações de aulas de história, coleta dos materiais didáticos e didatizados utilizados nas aulas bem como das produções dos alunos, realização de entrevistas com os professores para compor um corpo material que subsidiará nossas análises..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha - Coordenador / Ana Gabriela de Souza Seal - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2010
Apropriações dos Livros Didáticos pela Prática Pedagógica dos Professores de História e de Geografia da Educação no Campo
Descrição: Esse projeto articula três campos de pesquisa da área educacional: o ensino de História, o ensino da Geografia e a educação do Campo. Assume-se assim o ensino de História e da Geografia como seu objeto de estudo. A partir também dos anos oitenta, entra no cenário educacional brasileiro o movimento nacional da Educação do Campo, este caracterizou-se pela busca da renovação da qualidade pedagógica e política da chamada educação rural. E aqui começa a delinear-se nosso objeto de estudo. O primeiro recorte a ser dado será o enfoque nos ensinos de História e de Geografia vivenciados nas escolas da educação do campo existentes nos assentamentos do MST em Mossoró. O olhar investigativo da pesquisa estará voltado para as apropriações dos Livros Didáticos de História e de Geografia pela Prática Pedagógica dos Professores da Educação no Campo. A pergunta que materializa nosso problema será: Quais apropriações das possibilidades didático-pedagógicas presentes nos livros didáticos de História e de Geografia são realizadas pela prática pedagógica dos professores das disciplinas em escolas da educação do campo? Acreditamos que a temática proposta neste projeto requer a opção por uma abordagem qualitativa. Estamos elegendo como sujeitos da investigação dez (10) professores, nos quais cinco são graduados na em História e cinco são graduados em Geografia. O campo da pesquisa compreende o ensino de História e de Geografia nos anos finais do ensino fundamental (do 6 o ao 9o ano) em escolas públicas vinculadas a três assentamentos do MST, localizados no município de Mossoró. Em nossa pesquisa a opção será pela utilização da análise documental, da entrevista e da observação como procedimentos de coletas de dados. Desta forma, esta investigação visa preencher algumas lacunas nas investigações das áreas do ensino de História, do ensino de Geografia e da educação do campo acerca dos seus usos na sala de aula.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha - Coordenador.
2009 - 2010
REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA RECÉM FORMADOS: um estudo de caso dos egressos da UERN
Descrição: Esse projeto articula dois campos de pesquisa. Primeiramente, assume-se o ensino de História como seu objeto de estudo, constituindo-se a temática de formação de professores no segundo campo de pesquisa à ser mobilizado. O recorte investigativo da pesquisa se dá sobre as representações e práticas pedagógicas dos professores recém formados em História. Buscamos compreender a construção dos saberes docentes e históricos escolares engendrados nos processos de profissionalização desses sujeitos, enfocando-se as contribuições da formação inicial. Estamos elegendo como sujeitos da investigação dez (10) professores graduados pelo curso de licenciatura plena em História da UERN/ Campos Mossoró nos últimos dois anos (2007.2/ 2008.2) e que estejam no exercício da docência da disciplina, atuando nos anos finais do ensino fundamental (do 6 o ao 9o ano) e/ou no ensino médio. Em nossa pesquisa a opção será pela utilização da entrevista e da observação como procedimentos de coletas de dados. Teremos dois momentos de entrevistas com os sujeitos. Uma entrevista inicial para identificar as representações dos professores sobre as contribuições formativas da graduação para o enfrentamento dos desafios vivenciados na fase inicial da sua profissionalização, bem como analisar as ressignificações das concepções sobre educação, História e ensino de História engendradas no exercício profissional dos sujeitos. E um segundo momento de entrevistas não estruturadas, articuladas as observações, visando colher dados da meta-cognição dos docentes acerca das experiências de referência adotadas para a implementação dos procedimentos vividos em sua prática pedagógica. Na investigação optamos pela observação na modalidade ?participante-como-observador?, na qual nossa atuação se limitará ao registro das informações em diário de campo. Desta forma, acreditamos poder contribuir com o preenchimento de lacunas nos campos de pesquisa em que a investigação se articula, produzindo inteligibilidade acerca das.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Uso do Livro Didático de História: apropriações pela prática pedagógica dos professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2003 - 2005
Apropriações das Narrativas Históricas Escolares pela Prática Pedagógica dos Professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 1999
Patologização dos Excluídos no Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Cadernos de Olinda


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Ensino de História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Vencedor do Segundo Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural., GT Nacional de História Cultural da ANPUH..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, A. V. C. S. da2017CUNHA, A. V. C. S. da. O espiritismo nos livros didáticos de história: a diversidade religiosa em questão. RELIGARE: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA UFPB, v. v.14, p. 131-162, 2017.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da2011CUNHA, A. V. C. S. da. DIÁLOGOS COM O CAVALEIRO INEXISTENTE: O ENSINO DE HISTÓRIA ENQUANTO CAMPO DE PESQUISA. História & Ensino, v. v. 2, p. p. 219-p.234, 2011.

3.
CUNHA, A. V. C. S. da2006 CUNHA, A. V. C. S. da. As Narrativas Históricas Escolares e suas Matrizes de Referência. História & Ensino (UEL), v. 12, p. 1-214, 2006.

4.
CUNHA, A. V. C. S. da2006 CUNHA, A. V. C. S. da. O Professor de História como um Narrador Escolar? ou ?Os Múltiplos Usos da Oralidade na (Re)Invenção das Narrativas Históricas Escolares?. Práxis Educativa, v. Vol 1, p. 05-165, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CUNHA, A. V. C. S. da; SEAL, A. G. S. (Org.) . Temáticas em educação: conceitos e perspectivas em prol do ensino na educação básica. 1. ed. Mossoró-RN: EdUFERSA, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Movimento do Ensino de História no Pós-1980: uma análise à luz da teoria da transposição didática. In: CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da e SEAL, Ana Gabriela de Souza.. (Org.). Temáticas em educação: conceitos e perspectivas em prol do ensino na educação básica. 1ed.Mossoró-RN: EdUFERSA, 2016, v. , p. 80-97.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Reflexões de um Parecerista: experiências da análise de livros didáticos de História para o PNLD (2005-2010). In: Aline da Silva Medeiros; Kênia Sousa Rios; Meize Regina Lucena Lucas.. (Org.). Imaginário e Cultura. 01ed.Fortaleza: Núcleo de Documentação Cultural da UFC/ Instituto Frei Tito de Alencar, 2011, v. 09, p. 157-172.

3.
CUNHA, A. V. C. S. da; MORAES M. T. D. . História. Proposta Curricular: Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Camaragibe, PE: CCS Editora, 2009, v. , p. -.

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. Análises de Livros Didáticos de História na Formação Continuada de Professores: uma contribuição ao desenvolvimento profissional permanente. In: Margarida Maria Dias de Oliveira; Almir Félix Batista de Oliveira. (Org.). Livros Didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: EDFURN, 2009, v. , p. -.

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. Apropriações dos Livros Didáticos Pela Prática Pedagógica dos Professores de História e Geografia da Educação no Campo. In: Margarida Maria Dias de Oliveira; Almir Félix Batista de Oliveira. (Org.). Espaços da História, espaços de identidades: ensino, memória, patrimônio. Natal: EDUFRN, 2009, v. , p. -.

6.
CUNHA, A. V. C. S. da; SEAL, A. G. S. . Estratégias argumentativas em narrativas históricas escolares: implicações do uso ou ausência dos materiais didáticos nas salas de aula. In: Margarida Maria Dias de Oliveira; Almir Félix Batista de Oliveira. (Org.). Espaços da História, espaços de identidades: ensino, memória, patrimônio. Natal: EDUFRN, 2009, v. , p. -.

7.
CUNHA, A. V. C. S. da. Representações e práticas pedagógicas de professores de história recém formados: um estudo de caso dos egressos da UERN. In: Margarida Maria Dias de Oliveira; Almir Félix Batista de Oliveira. (Org.). Espaços da História, espaços de identidades: ensino, memória, patrimônio. Natal: EDUFRN, 2009, v. , p. -.

8.
SEAL, A. G. S. ; CUNHA, A. V. C. S. da . Livro Didático de História de 1ª a 4ª série e Atividades de Explicitação: um enfoque nas propostas em pares ou grupos. In: Margarida Maria Dias de Oliveira; Maria Inês Sucupira Stamatto. (Org.). O Livro Didático de HIstória: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007, v. , p. 05-206.

9.
CUNHA, A. V. C. S. da. Respostas a Perguntas do Tipo "Por Quê": elementos descritivos e explicativos nas narrativas históricas escolares dos professores. In: Maria Auxiliadora Schimidt; Tânia Maria F. Braga Garcia. (Org.). Perspectivas de Investigação em Educação Histórica. 01ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2007, v. v. 1, p. 02-167.

10.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Os Conteúdos e as Competências Requeridos pelos Vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco. In: ARIAS NETO, José Miguel.. (Org.). Dez Anos de Pesquisa em Ensino de História. : , 2005, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA RECÉM FORMADOS: UM ESTUDO DE CASO DOS EGRESSOS. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DAS APROPRIAÇÕES PELA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES. In: XXV Símpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009.

3.
CUNHA, A. V. C. S. da. A Prática Pedagógica dos Professores de História: Apropriações das Narrativas Históricas Escolares. In: 18º Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação. Maceió: Q Gráfica, 2007.

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. A (RE) INVEÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006.

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. A(RE)INVENÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História., 2006, Belo Horizonte. ENPEH Novos Problemas e Novas Abordagens, 2006.

6.
CUNHA, A. V. C. S. da. .?Narrativas Históricas e Saber Histórico Escolar: apropriações pela prática pedagógica dos professores de História do ensino fundamental da rede pública municipal do Recife?. In: Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte-Nordeste., 2005, Belém. Anais do XVII Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte-Nordeste, 2005.

7.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Apropriações do Contrutivismo em Artigos e Relatos de Experiência do Ensino de História. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004.

8.
CUNHA, A. V. C. S. da. O Impacto do Construtivismo e do Novo Paradigma Historiográfico na Prática Pedagógica do Professor de História. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão. Anais Eletrônicos do XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003.

9.
CUNHA, A. V. C. S. da. A História para os Feras: Uma Análise dos Testes de História nos Vestibulares de Universidades Públicas de Pernambuco. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Anais Eletrônicos XXII Simpósio Nacional de História, 2003.

10.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Os Conteúdos e Competências Requeridos pelos Vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco. In: VI Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2003, Londrina. VI Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2003.

11.
CUNHA, A. V. C. S. da. Humanização, Inconclusão, Historicidade e Ética: A Perspectiva Antropológica de Paulo Freire, Stephen Jay Gould e Pedro Dalle Nogare.. In: IV Colóquio Internacional Paulo Freire, 2003, Recife. IV Colóquio Internacional Paulo Freire, 2003.

12.
CUNHA, A. V. C. S. da. Quando os Elefantes Não Ferem a Ética e as Galinhas Criam Dentes: Um Encontro entre Paulo Freire e stephen Jay Gould. In: I Seminário Brasileiro de Educação, 2002, Fortaleza. Anais do I Seminário Brasileiro de Educação. Fortaleza: Educare, 2002. p. 259-264.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Aprorpiações do Contrutivismo em artigos sobre o ensino de História. In: V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas, 2004, Rio de Janeiro. V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas, 2004.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. .?Explicações Históricas em Debate: Uma Análise das Perspectivas de Hempel, Marrou e Veyne?. In: V Encontro Nordestino de História, 2004, Recife. V Encontro Nordestino de História, 2004.

3.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Os Conteúdos e as Competências Requeridos pelos Vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco. In: I Mostra de História - UFPE, 2004, Recife. I Mostra de História - UFPE, 2004.

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. A História para os Feras: Uma análise dos Testes de História nos Vestibulares das Universidades Públicas de Pernambuco. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Caderno de Resumos do XXII Simpósio Nacional de História, 2003.

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. Humanização, Inconclusão, Historicidade e Ética: A Perspectiva Antropológica de Paulo Freire, Stephen Jay Gould e Pdro Dalle Nogare.. In: IV Colóquio Internacional Paulo Freire, 2003, Recife. IV Colóquio Internacional Paulo Freire, 2003.

6.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Os Conteúdos e as Competências requeridos pelos vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco. In: IV Seminário de História: A Razão Histórica, 2003, Recife. IV Seminário de História: A Razão Histórica, 2003.

7.
CUNHA, A. V. C. S. da. EJA e Arqueologia: Um Encontro Possível- Uma Experiência de Ensino da Arqueologia Histórica com a Turma de EJA-Médio. In: IV Encontro Estadual de História, 2002, Recife. Caderno de Resumos do IV Encontro Estadual de História, 2002. p. 15.

8.
CUNHA, A. V. C. S. da; ROCHA, J. ; CAVALCANTE, L. ; UCHOA, S. . EJA e Arqueologia: Um Encontro Possível- Um Contato da Arqueologia Histórica com a Turma de EJA-Médio da UFPE. In: V Encontro de Extensão da UFPE, 2002, Recife. Cadernos de Extensão, 2002.

9.
CUNHA, A. V. C. S. da; SILVA, A. M. S. ; CAVALCANTI, J. ; SILVA, J. V. ; SANTOS, S. M. S. . Seminário Livre em Educação Popular: Um Espaço Plural, Público e Gratuito.. In: V Encontro de Extensão da UFPE, 2002, Recife. Cadernos de Extensão, 2002.

10.
CUNHA, A. V. C. S. da. Quando os Elefantes Não Ferem a Ética e as Galinhas Criam Dentes: Um Encontro entre Paulo Freire e Stephen Jay Gould. In: IX Congresso de iniciação Científica da UFPE, 2001, Recife. Anais do IX Congresso de Iniciação Científica. Recife: Editora Universitária, 2001. p. 366.

11.
CUNHA, A. V. C. S. da. A Patologização dos Excluídos: Medicina, Eugenia e Criminologia. In: VII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 1999, Recife. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. A Invenção da Imagem Autoral de Chico Xavier: jogos de sedução e convencimento na escrita de si em Palavras Minhas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Representações e Práticas Pedagógicas de Professores de História Recém Formados: um estudo de caso dos egressos da UERN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CUNHA, A. V. C. S. da. Representações e Práticas Pedagógicas de Professores de História Recém Formados: um estudo de casos dos egressos da UERN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. O Ensino de História e o uso de fontes em sala de aula: limites e possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. Livros Didáticos de História:uma análise das apropriações pela prática pedagógica dos professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CUNHA, A. V. C. S. da. "A (re)invenção do saber histórico escolar: apropriações das narrativas históricas pela prática pedagógica dos professores de História". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CUNHA, A. V. C. S. da. O Ensino de História como campo de pesquisa um enfoque nas análises sobre a práicas pedagógica dos professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CUNHA, A. V. C. S. da. A Construção da Identidade Potiguar no Livro Didático. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CUNHA, A. V. C. S. da. O Uso do Livro Didático de História na Sala de Aula: as apropriações das narrativas históricas em análise na prática docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CUNHA, A. V. C. S. da. Ensino da História: um diálogo entre diferentes saberes e espaços na formação de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CUNHA, A. V. C. S. da. Escolha dos livros didáticos de História: um relato de experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CUNHA, A. V. C. S. da. A Prática Pedagógica dos Professores de História: Apropriações das Narrativas Históricas Escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CUNHA, A. V. C. S. da. O Professor de História como um Narrador Escolar? ou ?Os Múltiplos Usos da Oralidade na (Re)Invenção das Narrativas Históricas Escolares?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CUNHA, A. V. C. S. da. Respostas a Perguntas do Tipo ?Por Quê?: Elementos Descritivos e Explicativos nas Narrativas Históricas Escolares dos Professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CUNHA, A. V. C. S. da. Ensino de História enquanto objeto de estudo: entre representações e práticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CUNHA, A. V. C. S. da. Ensino de História: saberes e práticas pedagógicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CUNHA, A. V. C. S. da. A(RE)INVENÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CUNHA, A. V. C. S. da. Critérios de Avaliação para os Livros Didáticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CUNHA, A. V. C. S. da. A (Re) Invenção do Saber Histórico Escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CUNHA, A. V. C. S. da. Currículo, Prática Pedagógica e Ensino de História: a Sala de Aula como Espaço de Construção de Saberes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
CUNHA, A. V. C. S. da. Os Conteúdos e Competências Requeridos pelos Vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Apropriações do Construtivismo em Artigos sobre o Ensino de História. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Apropriações do Construtivismo em Artigos sobre o ensino de História.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Explicações Históricas em Debate: Uma Análise das Perspectivas de Hempel, Marrou e Veyne. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
CUNHA, A. V. C. S. da. O Impacto do Construtivismo e do Novo Paradigma Historiográfico na Prática Pedagógica do Professor de História. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CUNHA, A. V. C. S. da. A História para os Feras: Uma análise dos testes de História nos Vestibulares de Universidades Públicas de Pernambuco. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Os Conteúdos e Competências Requeridos pelos Vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. ; VASCONCELOS JUNIOR, L. B. . Humanização, Inconclusão, Historicidade e Ética: a perspectiva antropológica de Paulo Freire, Stephen Jay Gould e Pedro Dalle Nogare. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Os Conteúdos e Competências Requeridos pelos Vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
CUNHA, A. V. C. S. da. Interdisciplinaridade em Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
CUNHA, A. V. C. S. da. Formação de Professores e Políticas Públicas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
CUNHA, A. V. C. S. da. Uma Experiência de Caracterização do Grupo-Classe. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
CUNHA, A. V. C. S. da. O Ensino Temático de História em Turma de EJA Médio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
CUNHA, A. V. C. S. da. Seminário Livre de Educação Popular: Um Espaço Plural, Público e Gratuito. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
CUNHA, A. V. C. S. da. EJA e Arqueologia: Um Encontro Possível. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
CUNHA, A. V. C. S. da. Quando os Elefantes não Ferem a Ética e as Galinhas Criam Dentes: Um Encontro entre Paulo Freire e Stephen Jay Gould. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
CUNHA, A. V. C. S. da. História da Saúde: Sociedade e Natureza. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
CUNHA, A. V. C. S. da. A Patologização dos Excluídos- Medicina, Eugênia e Criminologia nas Décadas de 1910 2 1920. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
CUNHA, A. V. C. S. da. Da Política Médica a Cidade Higiênica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 2014 (Autor).

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia do Livro Didático de História: PNLD 2014 2013 (Autor).

3.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia do Livro Didático de História: PNLD 2013 2012 (Autor).

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia de Livros Didáticos de História PNLD 2012 2011 (Autor).

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2011 2010 (Colaborador).

6.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia de Livros Didáticos de História: PNLD 2011 2010 (Autor).

7.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia de Livros Didáticos de História: PNLD 2010 2009 (Autor).

8.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia de Livros Didáticos de História: PNLD 2008 2007 (Autor).

9.
CUNHA, A. V. C. S. da. Guia do Livro Didático de História: PNLD 2007 2006 (Autor).

10.
CUNHA, A. V. C. S. da. Memorias de Teses de Medicina do Brasil (1841-1948). Recife: Editora Universitária, 2000 (Colaborador).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Proposta Curricular de História da Prefeitura de Camaraibe. 2009.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Construção da Proposta Curricular de Camaragibe. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Programa Nacional do Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos- PNLDEJA. 2010.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Programa Nacional do Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos- PNLDEJA. 2010.

3.
CUNHA, A. V. C. S. da. PNLD de História 2011. 2009.

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. Obras Complementares ao PNLD. 2009.

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. PNLD de História 2010. 2008.

6.
CUNHA, A. V. C. S. da. PNLD de História 2008. 2006.

7.
CUNHA, A. V. C. S. da. PNLD de História 2007. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Análises de Livros Didáticos de História: múltiplos olhares para um complexo artefato cultural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Análises de Livros Didáticos de História: múltiplos olhares para um complexo artefato cultural. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CUNHA, A. V. C. S. da. Formação Continuada de História. 2007. .

4.
CUNHA, A. V. C. S. da; SEAL, A. G. S. ; BATISTA NETO, J. . Livros Didáticos de História: Uma Análise com Enfoque nas Propostas de Produção Textual. 2007. .

5.
CUNHA, A. V. C. S. da; BATISTA NETO, J. . Formação para pesquisa em Ensino de História: um enfoque na análise da prática pedagógica. 2007. .

6.
CUNHA, A. V. C. S. da. Formação em Professores Alfabetizadores com referencial no Pensamento de Paulo Freire. 2006. .

7.
CUNHA, A. V. C. S. da. Livros Didáticos de História: Uma Análise com Enfoque nas Propostas de Produção Textual. 2006. .

8.
CUNHA, A. V. C. S. da. Modelos de Análise da Prática Pedagógica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CUNHA, A. V. C. S. da. Introdução ao Estudo do Pensamento Freireano. 2006. .

10.
CUNHA, A. V. C. S. da. Renovação do Ensino de História:Modelos de Análise da Prática Pedagógica. 2006. .

11.
CUNHA, A. V. C. S. da. Novas Linguagens no Ensino de História. 2005. .

12.
CUNHA, A. V. C. S. da. Diferentes Abordagens no Ensino de História. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de Maria Evaneide de Oliveira. O Livro Didático:Um estudo sobre a escolha do livro didático na área de História nas escolas da zona rural e urbana no Município de Baraúnas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de Maria Ivaneide de Oliveira. O Livro Didático: um estudo sobre a escolha do livro didático na área de História nas escolas da zona rural e urbana no município de Baraúna- RN. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de José Jadson Arnaud Amâncio. Cangaço no Currículo Escolar: um estudo em quatro escolas municipais de Mossoró-RN. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Região Nordeste) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de Wamberto da Silva Barbosa.Responsabilidade Social e Cidadania: Um Estudo na Fundação Altino Ventura- FAV.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Negócios) - Associação Educacional Boa Viagem.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de Diógenes Fáber Marinho de Souza e Juliana Maria de Santana.A Responsabilidade Social nas Organizações Privadas: um estudo de caso na Microsiga Software. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Negócios) - Associação Educacional Boa Viagem.

3.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de Maria de Lurdez de Oliveira e Sandra Cristina Barros dos San.Planejamento Didático: Saber Imprescindível na Formação dos Professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada.

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de Gleidson Agra da Silva, Klenio da Silva Vanderley..Curso Normal Médio: Crise na Formação de Professores das Séries Iniciais da Educação Básica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada.

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. Participação em banca de Danilo Agra de Oliveira, ìtalo Agra de O. Silva e Marí Costa.Escola Pública em Questão:Uma análise das concepções de Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semí-Árido para a Disciplina de História. 2015. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. XV Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. Seleção para Professor Temporário do Departamento de História da UERN. 2009.

2.
CUNHA, A. V. C. S. da; SILVA, T. A. A.; SILVA, M. P. C.. Banca de Seleção de Professores para a Implantação do Curso de Licenciatura em História da FAESC. 2007. Faculdades da Escada.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: Religião, Saúde e Terapias Integrativas. A INVENÇÃO DA IMAGEM AUTORAL DE CHICO XAVIER: A ESCRITA DE SI NO TEXTO PREFACIAL DE CARTAS DE UMA MORTA.. 2016. (Congresso).

2.
2º Simpósio Sudeste da ABHR - Gênero e Religião: Violência, Fundamentalismo e Pólitica.Apresentação Oral. 2015. (Simpósio).

3.
I Semana de Humanidades FAFIC-UERN - Ciência, Modernidade e Identidade: diálogos entre saberes.O Ensino de História na Formação de Professores: reflexões a partir de experiências plurais. 2010. (Encontro).

4.
IV Encontro Estadual de História: identidades na História.Livros Didáticos de História: múltiplas abordagens para um complexo artefato cultural. 2010. (Encontro).

5.
Seminário de Avaliação de Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Seminário).

6.
XII Fórum do Cangaço: entre o saber histórico e o conhecimento escolar.O Cangaço e a construção da identidade regional e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem. 2010. (Outra).

7.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Representações e Práticas Pedagógicas de Profesores de História Recém Formados: um estudo de caso dos egressos da UERN. 2010. (Encontro).

8.
XV ENDIPE - Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: políticas e práticas educacionais.Representações e Práticas Pedagógicas de Professores de História Recém Formados: um estudo de casos dos egressos da UERN. 2010. (Encontro).

9.
I Encontro de Pesquisa de Assú.Ensino de História e uso de fontes em sala de aula. 2009. (Encontro).

10.
I Semana de Ensino de História.A Formação Inicial do Professor-Historiador: Dilemas e Perspectivas. 2009. (Encontro).

11.
I Simpósio Nacional sobre Materiais Didáticos e Literários para a Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Simpósio).

12.
I Símposio Nacional sobre Material Didático e Literário para a Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Simpósio).

13.
XV Semana de História - O Ensino de História na Atualidade: Formação, Práticas e Saberes.A Formação do Historiador-Professor:da Formação Acadêmica ao Fazer Pedagógico. 2009. (Encontro).

14.
XXV Simpósio Nacional de História.Livros Didáticos de História:uma análise das apropriações pela prática pedagógica dos professores. 2009. (Simpósio).

15.
Colóquio Interno de Estudos Históricos.Ensino de História. 2008. (Seminário).

16.
Colóquio Interno de Estudos Históricos.Colóquio Interno de Estudos Históricos. 2008. (Encontro).

17.
Encontro Regional da ANPUH-PE.Os (Des)Caminhos do Ensino de História na UERN: o que esperar do encontro entre dinossauros sem títulos e jovens pragmáticos sem grandes sonhos?. 2008. (Encontro).

18.
II Colóquio Interno de Estudos Históricos.II Colóquio Interno de Estudos Históricos. 2008. (Encontro).

19.
III Colóquio Interno de Estudos Históricos.III Colóquio Interno de Estudos Históricos. 2008. (Encontro).

20.
III Encontro Estadual de História: História e Ética.Ensino de História: Saberes e práticas pedagógicas. 2008. (Encontro).

21.
IV Colóquio Interno de Estudos Históricos.IV Colóquio Interno de Estudos Históricos. 2008. (Encontro).

22.
VII Semana de Estudos Históricos do CERES - História, cultura, patrimônio.História e Educação. 2008. (Encontro).

23.
18º Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte e Nordeste.A Prática Pedagógica dos Professores de História: Apropriações das Narrativas Históricas Escolares. 2007. (Encontro).

24.
I Encontro Regional em História Social e Cultural.Ensino de História e Linguagens: Saberes e Práticas Pedagógicas. 2007. (Encontro).

25.
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.O Professor de História como um Narrador Escolar? ou ?Os Múltiplos Usos da Oralidade na (Re)Invenção das Narrativas Históricas Escolares?. 2007. (Encontro).

26.
V Semana acadêmica de História da UFRPE.O lecionar e o fazer História: construindo novas linguagens através da arte. 2007. (Encontro).

27.
V Semana de História da UFRPE.O Lecionar e o Fazer História: construíndo novas linguagens através da arte. 2007. (Encontro).

28.
Curso História e Memória. 2006. (Outra).

29.
III Seminário História, Memória e Patrimônio de Olinda - História: interfaces entre a produção acadêmcia e o ensino.A utilização do Livro Didático de História. 2006. (Seminário).

30.
III Seminário Interno de Planejamento do NEHAD.Seminário Interno de Planejamento do NEHAD. 2006. (Seminário).

31.
II Seminário Interno de Planejamento do NEHAD.Seminário Interno de Planejamento do NEHAD. 2006. (Seminário).

32.
IV Jornada Pedagógica FAESC.O Movimento de Renovação do Ensino de História. 2006. (Outra).

33.
IV Seminário Interno de Planejamento do NEHAD.Seminário Interno de Planejamento do NEHAD. 2006. (Seminário).

34.
Seminário Interno de Planejamento do NEHAD.Seminário Interno de Planejamento do NEHAD. 2006. (Seminário).

35.
VI Encontro Estadual de História.Ensino de História: saberes e práticas pedagógicas. 2006. (Encontro).

36.
VI Encontro Estadual de História.História é vida: um relato de experiência com História por eixos temáticos. 2006. (Encontro).

37.
VI Encontro Estadual de História.Ensino de História enquanto objeto de estudo: entre representações e práticas. 2006. (Encontro).

38.
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História..VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História: Novos Problemas e Novas Abordagens. 2006. (Encontro).

39.
VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica: Perspectivas de Investigação Histórica.Respostas a Perguntas do Tipo ?Por Quê?: Elementos Descritivos e Explicativos nas Narrativas Históricas Escolares dos Professores. 2006. (Outra).

40.
II Seminário Interno de Planejamento do Núcleo de Estudos Históricos, Arqueológicos e de Documentação (NEHAD)..II Seminário Interno de Planejamento do Núcleo de Estudos Históricos, Arqueológicos e de Documentação (NEHAD).. 2005. (Seminário).

41.
I Seminário Interno de Planejamento do Núcleo de Estudos Históricos, Arqueológicos e de Documentação (NEHAD) da UFRN.I Seminário Interno de Planejamento do Núcleo de Estudos Históricos, Arqueológicos e de Documentação (NEHAD).. 2005. (Seminário).

42.
Reunião Regional da SBPC.Currículo, prática pedagógica e ensino de História: a sala de aula como espaço de construção de saberes. 2005. (Outra).

43.
V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural. A utopia freireana no contexto universitário: anotações sobre as contradições e desafios do Núcleo de Educação Popular (NEPE) da Universidade Federal do Amazonas. 2005. (Congresso).

44.
V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural. Anotações sobre cultura e educação popular. 2005. (Congresso).

45.
V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural. A emancipação como constituinte, a educação popular como instituinte: rumo aos inéditos-viáveis na superação das situações-limite. 2005. (Congresso).

46.
I mostra de História.I Mostra de História. 2004. (Outra).

47.
- V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas.V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas. 2004. (Encontro).

48.
V Encontro Nordestino de História.V Encontro Nordestino de História. 2004. (Encontro).

49.
XII ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Apropriações do Construtivismo em Artigos sobre o Ensino de História. 2004. (Encontro).

50.
IV Colóquio Internacional Paulo Freire.Humanização, Inconclusão, Historicidade e Ética: A perspectiva antropológica de Paulo Freire, Stephen Jay Gould e Pedro Dalle Nogare. 2003. (Outra).

51.
VI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História.Os Conteúdos e Competências Requeridos pelos Vestibulares de História das Universidades Públicas Federais de Pernambuco. 2003. (Encontro).

52.
XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.O Impacto do Construtivismo e do Novo Paradigma Historiográfico na Prática Pedagógica do Professor de História. 2003. (Encontro).

53.
XXII Simpósio Nacional de História.A História para os Feras: Uma Análise dos Testes de História nos Vestibulares das Universidades Públicas de Pernambuco. 2003. (Simpósio).

54.
III Congresso da Graduação da UFPE. O Ensino Temático de História em Turma de EJA Médio. 2002. (Congresso).

55.
III Congresso de Graduação da UFPE. Uma Experiência de Caracterização do Grupo-Classe. 2002. (Congresso).

56.
III Encontro de Extensão da UFPE.EJA e Arqueologia: Um Encontro Possível. 2002. (Encontro).

57.
III Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos: ler a vida, escrever a história, por uma sociedade justa e humana.Formação de Professores e Políticas Públicas. 2002. (Encontro).

58.
Seminário Livre em Educação Popular.Interdisciplinariedade em Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Seminário).

59.
V Encontro de Extensão.Seminário Livre em Educação Popular: Um Espaço Plural, Público e Gratuito. 2002. (Encontro).

60.
IX Conic. Quando os Elefantes Não Ferem a Ética e as Galinhas Criam Dentes: Um Encontro entre Paulo Freire e Stephen Jay Gould. 2001. (Congresso).

61.
Vivendo o Campus 2000.História da Saúde: Sociedade e Natureza. 2000. (Outra).

62.
VII Conic. A Patologização dos Excluídos- Medicina, Eugenia e Criminologia nas Décadas de 1910 a 1920. 1999. (Congresso).

63.
Vivendo o Campus 99.História da Saúde: Sociedade e Natureza. 1999. (Outra).

64.
I Encontro da Extensão.Da Política Médica à Cidade Higiênica. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, A. V. C. S. da. XII Fórum do Cangaço: entre o saber históricoe o conhecimento escolar. 2010. (Congresso).

2.
CUNHA, A. V. C. S. da. I Semana de Ensino de História da UERN. 2009. (Congresso).

3.
CUNHA, A. V. C. S. da; Gatti Júnior, Décio . A graduação em História: percurso histórico e apontamentosm de pesquisa. 2008. (Outro).

4.
CUNHA, A. V. C. S. da. III Encontro Estadual de História: História e Ética. 2008. (Congresso).

5.
CUNHA, A. V. C. S. da. I Encontro Pernambucano de Ensino de História. 2007. (Congresso).

6.
CUNHA, A. V. C. S. da. I Seminário Livre de Educação Popular. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jucilainy Alves de Oliveira. A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) NA SALA DE AULA: AS APROPRIAÇÕES DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Humanas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
AMAURI MORAIS DE ALBUQUERQUE JÚNIOR. REPRESENTAÇÕES MÚTUAS ENTRE EVANGÉLICOS E ESPÍRITAS EM PERIÓDICOS RELIGIOSOS NA DÉCADA DE 1930. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Humanas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Flávio Luan Freire Lemos. O Romancista Chamado Bezerra de Menezes: representações do Espiritismo como religião na obra O Evangelho do Futuro (1890-1911). Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Poliana Emanuela da Costa. O Ensino de Filosofia nas Escolas de Nível Médio em Mossoró-RN. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

2.
Poliana Emanuela da Costa. Filosofia: Ensino e Currículo nas Escolas de Nível Médio em Mossoró-RN. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Najara Thayany Bezerra de Lima. História de professor: o ensino de História na década de 1970 em Mossoró. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

2.
Yáscara Sibelly de Souza Campos. Livro didático de História. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

3.
Amauri Morais de Albuquerque Júnior. O Abrigo dos Estranhos: a casa de saúde São Camilo de Lelis e a institucionalização da Loucura em Mossoró (1969-1987). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

4.
Fabrícia Maria Lucas Lima. Livros Didáticos de História: uma análise das representações dos povos indígenas no pós-PNLD (2007- 2008). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

5.
Ticiana Oliveira de Sales. A representação da economia na construção da identidade potiguar no livro didático. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

6.
Graciane Alves, Kélia da Costa, Maria Ozório. Uma faca de dois gumes: o uso das relações didáticas e a presença do anacronismo na prática pedagógica dos professores de História. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

7.
Diógenes Fáber Marinho. A Responsabilidade Social nas Organizações: um estudo de caso na Microsiga Software. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Negócios) - Associação Educacional Boa Viagem. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

8.
Maria de Lurdez de Oliveira e Sandra Cristina Barros dos San. Planejamento Didático: Saber Imprescindível na Formação dos Professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

Iniciação científica
1.
Jefferson Alberto de Souza. Arquitetura e esperança: a representação de uma cidade ideal no livro nosso lar de Chico Xavier (1944). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

2.
Fernanda Grasiane Bezerra Costa. OS ESPÍRITOS DIALOGAM: AS INTERLOCUÇÕES SOBRE RELIGIÃO, CIÊNCIA E SOCIEDADE NA OBRA ?NOSSO LAR?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

3.
Adriel Jonathas Fernandes Siqueira. A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ACERCA DO PERSONAGEM ESPIRITUAL ANDRÉ LUIZ NA OBRA NOSSO LAR (1944). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

4.
Francisco Gildevan Holanda do Carmo. Representações Docentes Sobre o Ensino de História no Campo: O Que Dizem os Professores Acerca das Suas Vivências Pedagógicas nas Comunidades Rurais de Mossoró?. 2010. Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

5.
Ítala Raiane Trajano Alves. Formação de professores de História: o aprender cotidiano de alunos recém formados na UERN. 2010. Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

6.
Gislayne Cinara da Silva. Estratégias argumentativas em narrativas históricas escolares: implicações do uso ou ausência dos materiais didáticos nas salas de aula. 2010. Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

7.
Francisco Ramon de Matos Maciel. Repertório dos Saberes Históricos Escolares de Professores Recém Formados: Um Estudo dos egressos da UERN. 2010. Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

8.
Yáscara Sibelly de Souza Campos. Livros didáticos de História: uma análise das apropriações pela prática pedagógica dos professores. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do RN. Orientador: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha.



Outras informações relevantes


Contou com apoio financeiro do CNPQ para iniciação científica na graduação em História e da CAPES para a realização do curso de mestrado em Educação.
Obteve aprovação em segundo lugar no concurso para disciplina de Metodologia do Ensino de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho.
Obteve aprovação em Primeiro lugar no concurso para disciplina de Metodologia do Ensino de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 20:36:43