Paulo Venancio Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8834685513728990
  • Última atualização do currículo em 05/04/2014


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte brasileira, crítica de arte, pintura e cultura brasileira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Venancio Filho
Nome em citações bibliográficas
VENANCIO FILHO, P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, Departamento de Integração Cultural.
Av. Brig. Trompowski, s/n - Prédio da Reitoria, 7andar, sala 716
Cidade Universitária
21941-590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 5981643
Fax: (21) 2809590
URL da Homepage: http://www.eba.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre alguns temas em Proust e Machado de Assis, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Heloisa Buarque de Holanda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modernismo; Cultura e Sociedade; História das Idéias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: História das Idéias.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1989 - 1992
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A crise da pessoalidade e o outro" modernismo: Cornélio Penna, Oswaldo Goeldi e Mário Peixoto,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Heloisa Buarque de Holanda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modernismo; Arte Brasileira; Cultura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1979 - 1983
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Crítica de Arte II, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução das Artes Visuais I
História da Arte I
01/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana da cidade do Rio de Janeiro.
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Presidente da Banca para progressão de Professor Associado.
05/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para revalidação de diplomas de pós-graduação na área de História da Arte e de Linguagens Visuais.
03/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .

Linhas de pesquisa
Linguagens Visuas
03/1996 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Teoria da Arte Moderna e Contemporânea I
História e Teoria da Arte Moderna e Contemporânea II
10/2009 - 10/2011
Direção e administração, Escola de Belas Artes - UFRJ, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Maria Antonia, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Curatorial do Instituto de Arte Contemporânea.
03/1996 - 12/2003
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, .

Cargo ou função
Representante da Área de Linguagens Visuais.
7/1998 - 7/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
12/1997 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro Titular da Congregação da Escola de Belas Artes representando os Professores Assistentes.


Linhas de pesquisa


1.
Linguagens Visuas

Objetivo: A linha de pesquisa de Linguagens Visuais é, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, aquela que objetiva a formação de artistas. Seu pressuposto é de que a arte contemporânea, por meio da pluralidade de suportes, se manifesta como uma poética resultante da relação entre teoria e prática, produzindo um conhecimento específico no campo do saber. A atuação da linha situa-se no compromisso com a contemporâneidade e a experimentação..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Arte Contemporânea; Arte Brasileira.


Outros Projetos


O Neoconcretismo e a Arte Contemporânea Brasileira: Presença e Transformação

Situação: Desativado; Natureza: Outra.

Integrantes: Paulo Venancio Filho - Coordenador.


Membro de corpo editorial


1998 - Atual
Periódico: Arte & Ensaio (UFRJ) (1516-1692)
1996 - 1997
Periódico: Gávea (Rio de Janeiro) (0103-1996)
1998 - Atual
Periódico: Revista Interfaces (UFRJ) (1516-0033)
2007 - Atual
Periódico: Intervenções (UFPB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Bolsa da Fundação Getty para participar do XXXIII Congresso do Comitê Internacional de Hiistória da Arte, Getty Foundation.
2004
Bolsa da Getty Foundation para participar do XXXI Congresso do Comitê Internacional de História da Arte, The Getty Foundation.
1999
Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros com Obras em Fase de Conclusão, Biblioteca Nacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VENANCIO FILHO, P.2007VENANCIO FILHO, P. . Goeldi: an Expressionist in the Tropics. Arte e Ensaio, v. 1, p. 186-197, 2007.

2.
VENANCIO FILHO, P.2000VENANCIO FILHO, P. . Picasso e a história. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 1, p. 58-61, 2000.

3.
VENANCIO FILHO, P.1998 VENANCIO FILHO, P. . Os sertões:atualidade e arcaísmo na reperesentação cultural de um conflito brasileiro. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. V, p. 73-91, 1998.

4.
VENANCIO FILHO, P.1998VENANCIO FILHO, P. . História, cultura periférica e a nova civilização da imagem. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 1, p. 93-97, 1998.

5.
VENANCIO FILHO, P.1993 VENANCIO FILHO, P. ; VENANCIO FILHO, P. . Goeldi: um expressionista nos trópicos. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 40, p. 117-124, 1993.

6.
VENANCIO FILHO, P.1993VENANCIO FILHO, P. . Derradeiros Aforismos. MAC Revista, v. 1, p. 4-9, 1993.

7.
VENANCIO FILHO, P.1990 VENANCIO FILHO, P. . O mundo é um moinho. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 27, p. 145-147, 1990.

8.
VENANCIO FILHO, P.1988VENANCIO FILHO, P. . Os Retratos dos Imperadores. Gavea (PUCRJ), v. 1, p. 2-11, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VENANCIO FILHO, P. . A Presença da Arte. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013. v. 1. 440p .

2.
VENANCIO FILHO, P. . Lore Koch. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013. v. 1. 255p .

3.
VENANCIO FILHO, P. ; DUARTE, P. S. ; CAVALCANTI, L. ; STROZENBERG, A. ; ARRUDA, C. . "Iole de Freitas: O desenho da fala". 1. ed. Rio de Janeiro: Suzy Muniz Produções, 2012. v. 1. 210p .

4.
VENANCIO FILHO, P. . Salas e Abismos. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2009. v. 1. 237p .

5.
VENANCIO FILHO, P. (Org.) ; Jacques Leenhardt (Org.) ; Xênia Benito (Org.) . Wfredo Lam: Gravuras. 1. ed. Rio de janeiro: Caixa Cultura, 2009. v. 1. 167p .

6.
VENANCIO FILHO, P. . Time & Place: Rio de Janeiro 1956-1964. 1. ed. Estocolmo: Moderna Museet, 2008. v. 1. 109p .

7.
VENANCIO FILHO, P. . Horizontes/Waltércio Caldas. 1. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gubenkian, 2008. v. 1. 150p .

8.
VENANCIO FILHO, P. (Org.) ; Ronaldo Brito (Org.) ; Yve-Alain Bois (Org.) . Carlos Zilio. 1. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. v. 1. 213p .

9.
VENANCIO FILHO, P. . Soto: A Construção da Imaterialidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Centro Cultural banco do Brasil, 2005. v. 1. 167p .

10.
VENANCIO FILHO, P. . Iberê Camargo: Diante da Pintura. 1. ed. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2003. v. 1. 123p .

11.
VENANCIO FILHO, P. . Iberê Camargo. São Paulo: Silvia Roesler / Instituto Cultural The Axis, 2001.

12.
VENANCIO FILHO, P. . Primos entre entre si: temas em Proust e Machado de Assis. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

13.
VENANCIO FILHO, P. . Dacosta. 1. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 1999. v. 1. 110p .

14.
VENANCIO FILHO, P. . Marcel Duchamp. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. v. 1.

15.
VENANCIO FILHO, P. . Manual da Ciência Popular: Waltercio Caldas. 1. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1982. v. 1. 52p .

Capítulos de livros publicados
1.
VENANCIO FILHO, P. . Tempo de crise, crise do tempo. In: Fernando Pessoa; Ronaldo Barbosa. (Org.). Do abismo às montanhas. 1ed.Vila Velha, ES: Museu Vale, 2010, v. 1, p. 181-187.

2.
VENANCIO FILHO, P. . Paisagismo, Pintura e Natureza. In: Lauro Cavalcanti; Farès el-Dahdah. (Org.). Roberto Burle Marx: A permanência do instável. 1ed.Rio de Janeiro: Rocco, 2009, v. 1, p. 152-158.

3.
VENANCIO FILHO, P. . Situaciones Limite. In: Glória Ferreira. (Org.). Arte contemporáneo brasileño: documentos y críticas. 1ed.Santiago de Compostela: Dardo, 2009, v. 1, p. 98-100.

4.
VENANCIO FILHO, P. . Modernität in einer Tropischen Metropole am Meer. In: Tobia Bezzola. (Org.). Hot Spots. 1ed.Göttingen: Steidl, 2009, v. 1, p. 18-30.

5.
VENANCIO FILHO, P. . Rotina e aventura. In: Taisa Palhares. (Org.). Paulo Monteiro. 1ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2009, v. , p. 72-78.

6.
VENANCIO FILHO, P. . Pintura sussurro. Maria Leontina: pintura sussurro. 1ed.São aulo: Arauco Editora, 2008, v. 1, p. 22-26.

7.
Guy Brett ; Luciano Figueiredo ; VENANCIO FILHO, P. . Tropicália, its time and place. In: Guy Brett; Luciano Figueired. (Org.). Oiticica in London. 1ed.Londres: Tate Modern, 2007, v. 1, p. 29-32.

8.
VENANCIO FILHO, P. . Pequenas Frações. In: Luiza Mello. (Org.). Raul Mourão. 1ed.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007, v. 1, p. 73-75.

9.
VENANCIO FILHO, P. ; Saulo Pereira de Mello ; Walter Salles . Limite Today. In: Michael Korfmann. (Org.). Ten contemporary views on Mário Peixoto's Limite. Münster: MV Wissenschaft, 2006, v. 1, p. 105-110.

10.
VENANCIO FILHO, P. ; Lorenzo Mammì . Sentir Pintura. In: Tadeu Chiarelli. (Org.). Paulo Pasta. 1ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2006, v. 1, p. 23-25.

11.
FERREIRA, Gloria ; Rodrigo Naves ; Alberto Tassinari ; Lorenzo Mammì ; Lgia Canongia ; Ronaldo Brito ; Sonia Salzstein ; VENANCIO FILHO, P. . Situações-Limite. In: Glória Ferreira. (Org.). Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: Funarte, 2006, v. 1, p. 299-302.

12.
FERREIRA, Gloria ; VENANCIO FILHO, P. ; Rodrigo Naves ; Lorenzo Mammì ; Alberto Tassinari ; Lgia Canongia . História, cultura periférica e a nova civilização da imagem. In: Glória Ferreira. (Org.). Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: Funarte, 2006, v. 1, p. 429-434.

13.
VENANCIO FILHO, P. . Lugares. In: João Fernandes. (Org.). Fernanda Gomes. 1ed.Porto: Fundação Serralves, 2006, v. 1, p. 133-139.

14.
VENANCIO FILHO, P. ; Ronaldo Brito ; Roberto Conduru . Considerações sobre Lucio Costa. In: Ana Luiza Nobre, João Masao Kamita, Otávio Leonídio, Roberto Conduru. (Org.). Lucio Costa: Um modo de ser moderno. 1ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2004, v. 1, p. 255-258.

15.
VENANCIO FILHO, P. . Iberê Camargo: Uma trajetória através da pintura moderna e além. In: Sônia Salzstein. (Org.). Diálogos com Iberê Camargo. 1ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2003, v. 1, p. 127-132.

16.
Alberto Tassinari ; VENANCIO FILHO, P. . Aqui, ali, lá. In: Laura Vinci. (Org.). Laura Vinci. 1ed.São Paulo: Edusp, 2003, v. 1, p. 145-148.

17.
VENANCIO FILHO, P. ; Rodrigo Naves . O Corpo da Escultura. In: LorenzoMammì. (Org.). Sobrevôo-Overflight: Iole de Freitas. 1ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2002, v. 1, p. 49-52.

18.
VENANCIO FILHO, P. . Arte Brasileira Contemporânea: texturas, dicções, ficções, estratégias. In: Ricardo Basbaun. (Org.). Arte Brasileira Contemporânea: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Marca D'Água Livraria e Editora Ltda., 2001, v. , p. -.

19.
VENANCIO FILHO, P. . Rio de Janeiro 1950-1964. In: Iwona Blazwick. (Org.). Century City: Art and Culture in the Modern Metropolis. Londres: Tate Publishing, 2001, v. I, p. 178-195.

20.
VENANCIO FILHO, P. . Rio, cidade sensorial. In: Lauro Cavalcanti. (Org.). Quando o Brasil era Moderno. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001, v. , p. -.

21.
VENANCIO FILHO, P. . A través del sermón; vía de la libertad. In: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. (Org.). Eztetyca del sueño. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2001, v. , p. -.

22.
VENANCIO FILHO, P. . Experiment/Experiência. In: Astrid Bowron. (Org.). Experiment/Experiência: Art in Brazil 1958-2000. 1ed.Oxford: Museum of Modern Art Oxford, 2001, v. 1, p. 24-25.

23.
Rosalind Krauss ; Yve-Alain Bois ; VENANCIO FILHO, P. ; Guy Brett ; Sonia Salzstein . The doing hand. In: M. Catherine de Zegher. (Org.). Inside the Visible: An Elliptical Traverse of 20th Century Art. 1ed.Boston: Instutute of Contemporary Art, 1996, v. 1, p. 441-444.

24.
VENANCIO FILHO, P. ; Ronaldo Brito . Lugar Nenhum: O meio de arte no Brasil. In: Paulo Sergio Duarte. (Org.). Arte Brasileira Contemporânea: cadernos de Texto 1. 1ed.Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980, v. 1, p. 23-25.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENANCIO FILHO, P. . Lectura Preparatoria. Arte y Parte, Espanha, p. 38 - 45, 01 nov. 2008.

2.
VENANCIO FILHO, P. . Anna Maria Maiolino. Arte Al Dia International, Nova Iorque, p. 30 - 34, 01 mar. 2006.

3.
VENANCIO FILHO, P. . Uma arte fundada na experiência do afeto brasileiro. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 4 - 4, 25 jan. 2006.

4.
VENANCIO FILHO, P. . O combate diário pela modernidade. Folha de S. Paulo, são Paulo, p. 20 - 20, 05 jul. 1999.

5.
VENANCIO FILHO, P. . O último pintor europeu. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 fev. 1997.

6.
VENANCIO FILHO, P. . Um esquecido. Folha de São Paulo, São Paulo, 01 jan. 1996.

7.
VENANCIO FILHO, P. . Surrealista nos trópicos. Folha de São Paulo, São Paulo, 04 set. 1995.

8.
VENANCIO FILHO, P. . A via-crúcis do nu. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 10 set. 1994.

9.
VENANCIO FILHO, P. . Tinta fresca. Isto é Dinheiro, p. 74 - 74, 04 jul. 1994.

10.
VENANCIO FILHO, P. . Modernidade erudita. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 15 jun. 1994.

11.
VENANCIO FILHO, P. . A prancheta do iluminista. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 18 maio 1994.

12.
VENANCIO FILHO, P. . Primitivo de prancheta. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 06 abr. 1994.

13.
VENANCIO FILHO, P. . Trovador dos destinos. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 30 mar. 1994.

14.
VENANCIO FILHO, P. . Do fetiche ao mito. Isto É, São Paulo, p. 32 - 32, 16 fev. 1994.

15.
VENANCIO FILHO, P. . Corpos em evidência. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 81 - 81, 02 fev. 1994.

16.
VENANCIO FILHO, P. . Nada de novo no front. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 12 jan. 1994.

17.
VENANCIO FILHO, P. . Horrores domados. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 75, 05 jan. 1994.

18.
VENANCIO FILHO, P. . Discípulos de última hora. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 75, 01 set. 1993.

19.
VENANCIO FILHO, P. . Sensualidade a flor da pele. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 79 - 79, 04 ago. 1993.

20.
VENANCIO FILHO, P. . Uma luz na escuridão. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 21 jul. 1993.

21.
VENANCIO FILHO, P. . Sentimental nacionalista. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 86 - 86, 23 jun. 1993.

22.
VENANCIO FILHO, P. . O Homem Sem Anos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 31 jul. 1987.

23.
VENANCIO FILHO, P. . Conto de fadas pós-moderno. Isto é Dinheiro, São Paulo, p. 74 - 74, 28 ago. 1985.

24.
VENANCIO FILHO, P. . Condutores de sensibilidade. Folha de S. Paulo, São Paulo, , v. 1, p. 9 - 9, 26 dez. 1982.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VENANCIO FILHO, P. . Storia, cultura periferica e la nuova civiltà dell'immagine. In: Sguardi Planetar/La Generazione delle Immagini IIi, 1996, Milão. Sguardi Planetari/La Generazione delle Immagini II. Milão: Comune di Milano, 1995. p. 45-63.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VENANCIO FILHO, P. . Questioning the Object: the 'Non-object'and Others. In: XXXIII Congress of International Comittee of the History of Art, 2012, Nuremberg. The Challenge of the Object. Nuremberg: Germanisches National Museum, 2012. v. 1. p. 219-219.

Apresentações de Trabalho
1.
VENANCIO FILHO, P. . Arte Cinética e a obra de Carlos Cruz-Diez. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VENANCIO FILHO, P. . Limite. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
VENANCIO FILHO, P. . Oswaldo Goeldi: Sombria Luz. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2012 (Textos de catálogo).

2.
VENANCIO FILHO, P. . Reiventing the Modern. Paris: Gagosian Gallery, 2012 (Texto de catálogo).

3.
VENANCIO FILHO, P. . Willys de Castro: Ativo e Provocativo. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2012 (Texto de catálogo).

4.
VENANCIO FILHO, P. . Tony Oursler: Tudo é luz. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2011 (Texto de catálogo).

5.
VENANCIO FILHO, P. . La recreación del libro. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2011 (Texto de catálogo).

6.
VENANCIO FILHO, P. . Sergio Camargo: Claro Enigma. São Paulo: IAC - Instituto de Arte Contemporânea, 2010 (Texto de catálogo).

7.
VENANCIO FILHO, P. . Wifredo Lam: o sonho dos trópicos. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2010 (Texto de catálogo).

8.
VENANCIO FILHO, P. . Georg Baselitz: Pintando com o sangue das amoras. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010 (Texto de catálogo).

9.
VENANCIO FILHO, P. . Voluminous. Nova Iorque: Latincollector, 2009 (Textos de catálogos).

10.
VENANCIO FILHO, P. . O Círculo Pictórico. Rio de Janeiro: Galeria Anita Schwartz, 2008 (Textos de catálogos).

11.
VENANCIO FILHO, P. . Fala, não "Parla". Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2008 (Textos de catálogos).

12.
VENANCIO FILHO, P. . Novo tempo, nova temporalidade. Rio de Janeiro: Centro Cultural banco do Brasil, 2008 (Textos de catálogos).

13.
VENANCIO FILHO, P. . Fernanda Gomes. O Porto: Museu Serralves, 2006 (Textos de catálogos).

14.
Zalinda Cartaxo ; VENANCIO FILHO, P. . Complexa Distensão. Rio De Janeiro, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

15.
VENANCIO FILHO, P. . Cildo Meireles: Casos de sacos. Rio de Janeiro: Artviva, 2005 (Textos de catálogos).

16.
VENANCIO FILHO, P. . Duchamp. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

17.
VENANCIO FILHO, P. . Brassaï. Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
VENANCIO FILHO, P. . Rachel Whiteread. Rio de Janeiro: Artviva, 2004 (Textos de catálogos).

19.
Vilma Arêas ; VENANCIO FILHO, P. . Morte das Casas: Nuno Ramos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2004 (Textos de catálogos).

20.
VENANCIO FILHO, P. . Antonio Manuel: Espaço Ativo. Belo Horizonte: Manuel Macedo Galeria de Arte, 2004 (Textos de catálogos).

21.
VENANCIO FILHO, P. . Carlos Zilio: Trabalhos sobre Papel. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 2004 (Textos de catálogos).

22.
VENANCIO FILHO, P. . Carlito Carvalhosa. São Paulo: Galeria Raquel Arnaud, 2004 (Textos de catálogos).

23.
VENANCIO FILHO, P. . Nelson Felix. São Paulo: Marilia Razuk Galeria de Arte, 2004 (Textos de catálogos).

24.
VENANCIO FILHO, P. . Daniel Feingold: Pintura. Rio de Janeiro: UERJ, 2003 (Textos de catálogos).

25.
VENANCIO FILHO, P. . A Unidade do Pensamento de Meyer Schapiro. São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

26.
VENANCIO FILHO, P. ; Lgia Canongia . Waltercio Caldas: 1985-2000. Rio de Janeiro: Centro Cultural banco do Brasil, 2001 (Textos de catálogos).

27.
VENANCIO FILHO, P. . Die Geschichte des Staubes. Bonn: Dumont, 2000 (Textos de catálogos).

28.
VENANCIO FILHO, P. . Convicção e Pintura. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 2000 (Textos de catálogos).

29.
VENANCIO FILHO, P. . The history of dust. Nova Ioruqe: Baumgartner Gallery, 1999 (Textos de catálogos).

30.
VENANCIO FILHO, P. . The Doing Hand. Cambridge: The MIT Press, 1997 (Textos de catálogos).

31.
VENANCIO FILHO, P. . Iole de Freitas. Rio de Janeiro: Artviva, 1997 (Textos de catálogos).

32.
VENANCIO FILHO, P. . Raymundo Colares: Trajetórias. Rio de Janeiro: Centro Cultural Light, 1997 (Textos de catálogos).

33.
Sonia Salzstein ; VENANCIO FILHO, P. . A transparência misteriosa da explicação. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1997 (Textos de catálogos).

34.
VENANCIO FILHO, P. . Around us, inside us. Boras: Boras Konstmuseum, 1997 (Textos de catálogos).

35.
VENANCIO FILHO, P. . Antonio Carlos Jobim. Rio de Janeiro, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

36.
VENANCIO FILHO, P. . America bride of the sun. Bruxelas: Imschoot,books, 1992 (Textos de catálogos).

37.
VENANCIO FILHO, P. ; Guy Brett . Transcontinental. Bimingham: Ikon Gallery, 1990 (Textos de catálogos).

38.
VENANCIO FILHO, P. ; Guy Brett . Tunga/Cildo Meireles. Kortrijk: Kanaal Art Foundation, 1989 (Textos de catálogos).

39.
VENANCIO FILHO, P. . A Modernização Abstracionista. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988 (Textos de catálogos).

40.
VENANCIO FILHO, P. . A Imagem Emudecida. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. (Tradução/Artigo).

41.
VENANCIO FILHO, P. . O homem da neve. São Paulo: Folha de São Paulo, 1987. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VENANCIO FILHO, P. . The Kyoto Prize Comitee/Inamori Foundantion. 2009.

2.
VENANCIO FILHO, P. . The Kyoto Prize Comitee/Inamori Foundation. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
VENANCIO FILHO, P. . Parecer EDUSP. 2008.

2.
VENANCIO FILHO, P. . 'Brazilian Art under Dictatorship' - Duke University Press. 2006.

3.
VENANCIO FILHO, P. . Estudos Históricos - Fundação Getulio Vargas. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Marta Rodrigues. "Lima Barreto, Leitor de Balzac: As ilusões perdidas de Luciano e Isaías Caminha". 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Louise Dantas Dias Xavier. "Sem título, técnica mista, dimensões variáveis". 2012.

3.
PORTINARI, D. B.; VENANCIO FILHO, P.; Otavio Leonídio Ribeiro. Participação em banca de Natália Teixeira Oliveira Quinderá. "Projeto e Acaso:do objeto único ao multiplicado. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
VENANCIO FILHO, P.; SCOVINO, Felipe; FATORELLI, Maria Luiza. Participação em banca de Cristiane Carneiro da Cunha Geraldelli. "Sublime-se: um de cada vez". 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Mariana Conde Moraes Arcuri. Contos de Joaquim Cardozo: Uma análise interpretativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
VENANCIO FILHO, P.; Machado, Milton. Participação em banca de Hugo Maria de Mendonça Houayek. "Pintura como ato de fronteira-o confronto entre pintura e o mundo". 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Alvaro Martins de Seixas Neto. "Sobre o Vago: Indefinições na Produção Artística Contemporânea". 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Luz, Ângela Ancora da; VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Humberto Farias de Carvalho. Uma Metodologia para a Conservação e Restauro de Arte Contemporânea. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Machado, Milton; VENANCIO FILHO, P.; Vinhosa, Luciano. Participação em banca de Mauro Trindade Nogueira da Silva. A critica de artes visuais nos anos 90. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
Murad, Carlos; VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Leonanrdo Ventane Pinto de Carvalho. O olhar movimento no projeto fotográfico de Jeff Wall. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
VENANCIO FILHO, P.; Zilio, Carlos. Participação em banca de Manuel Fiaschi. A beleza na arte contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
VENANCIO FILHO, P.; Zilio, Carlos. Participação em banca de Pedro Meyer Barreto. A permanência da pintura: desejo, erotismo e outras possibilidades. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Hillton Esteves de Berredo. Sobre a Abstração na Historiografia da Arquitetura Moderna. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Angelo Venosa. Elogio da opacidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Joana Vasconcellos Prudente. O búfalo e o olhar avesso da imagem: Clarisse Lispector e Pablo Picasso. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

16.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Paula Scamparini Ferreira. Legitimação e mediação da arte: Projeções no conremporâneo. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Nicholas Martins da Silveira. Transdiciplinariedade e troca como possibilidade de resistência. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Antonio José de Sena Batista. Os Irmãos Roberto: Por uma arquitetura constituída de padronização e singularidade. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

19.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Isabel Cristina Veloso Tavares. Waltércio Caldas-Máquinas de Pensar-Um projeto para o olhar. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Claudia Barbosa Vieira Tavares. Fotografia e Ficção. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Felipe do Nascimento Barbosa. A Experiência da Arte Pública. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Eliane Mattozo de Mattos. A Poética do Invisível na Obra de Waltércio Caldas. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Clarissa Campello Ramos. Vinte e cinco dias, quinze horas e trinta e nove minutos. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Roberto Moreira Rodrigues. A festa, de Ivan Ângelo: a ficção da diferença na década de 70. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Adriana de Alencar Heemann. O Desenho e o Percurso do Desejo. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Helena Maria Barroso Trindade. Campo Minado. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Marcos Lopes de Abreu. Reflexos e Reflexões em Pintura. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Fabiana Generoso Izaga. A arquitetura dos M. M. Roberto. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Suzana Queiroga de Carvalho e Souza. Tropeços e paradoxos - pintura proposta de extensão de suas possibilidades no mundo contemporâneo. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Martha Telles Machado da Silva. Cildo Meireles: uma poética do desvio. 2002. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

31.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de João Wesley de Souza. Um desejo para Trindade - Latitude circunstancial de um trabalho. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Fabiana Eboli Correa dos Santos. Extravios para uso interno. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Ricardo Maurício Gonzaga. O Pêndulo do Sentido: Distâncias Indiciais e Oscilações Alegóricas. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Alexandre Emerick Neves. A figura por aqui: o diferencial do autor no Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

35.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Patrícia Leal Azevedo Corrêa. A escultura de José Resende. 2000. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

36.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Monica Mansur. Olhos nos olhos. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Fernando Nolasco Sylvestre. A afinação da arte de ler João Antonio. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Rosana Pereira de Freitas. Topoi Tunga. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Luis Carlos Parente de Andrade. Suite Adigital. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

40.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Maria Beatriz da Rocha Lagôa. Mira Schendel: um ensaio sobre as monotipias. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

41.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Wellington Cesário. Origens da Escultura Moderna no Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

42.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Suzi Coralli Moreira. Pintura como campo de intenções. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

43.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Carlos Eduardo Dias Borges. Autor, título, dimensões. Para não ser um Duchampburger. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Cyriaco Lopes Pereira Júnior. Diário de Bordo: uma trajetória no campo da arte. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Tatiana Correia Ribeiro. A angústia da solidão: do centro à periferia. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Maria Cristina Gomes Negrão. Os Anos 60: Antonio Dias, uma poética entre o bem e o mal. 1998. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Inês de Araújo. "Riscos e Desvios: Linhas de Ficção". 2012.

2.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Clarissa Campello Ramos. "Não sei lidar com palavras: uma tese sobre pintura". 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Luz, Ângela Ancora da; HERKENHOFF, Paulo; VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Ludmila Vargas Almendra. "Poéticas desenhantes na arte contemporânea brasileira". 2011. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Rodrigo Naves; Ricardo Nascimento Fabrini; Izilda Cristina Johanson; VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Taisa Helena Pascale Palhares. Modernidade, tradição e caráter nacional na obra de Alberto da Veiga Guignard". 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

5.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Nelson Ricardo Ferreira da Costa. "Movimentos Imprecisos: estratégias para elaboração de uma tese de artista". 2011.

6.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Julie de Araújo Pires. "Inscrições Contemporâneas: a plavra-imagem no projeto da visualidade pós-moderna". 2010. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
VENANCIO FILHO, P.; Luz, Ângela Ancora da. Participação em banca de Alexandre Emerick Neves. "Arte do Espaço e do Tempo: O fluxo temporal como elemento constitutivo da obra de arte contemporânea". 2010. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
FERREIRA, Gloria; VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de CezarTadeu Bartholomeu. Incompletude, Fotografia. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
VENANCIO FILHO, P.; FERREIRA, Gloria. Participação em banca de Rosana Pereira de Freitas. Ainda Barrocos - Barroco e a arte contempoânea. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
VENANCIO FILHO, P.; FERREIRA, Gloria. Participação em banca de Viviane Furtado Matesco. O corpo como questão na arte contemporânea. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Lívia Flores Lopes. Como fazer cinema sem filme. 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de José Wenceslau Caminha Aguiar Júnior. O homem, sua vontade holoscópica e seus naói. 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Mariela Brazon Hernandez. O diálogo entre a obra de Jesús Soto e o conhecimento científico. 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Felipe Scovino Gomes Lima. Táticas, posições e invenções;dispositivos para um circuito da ironia na arte contemporânea brasileira. 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Felipe Scovino Gomes Lima. Táticas, posições e invenções; dispositivos para um circuito da ironia na arte contemporânea brasileira. 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Simone Michelin. Domínio Público. 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Regina Célia de Paula. O Não habitável como poética do espaço. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Marcelo Gustavo Lima de Campos. Brasilidades contemporâneas. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Ítalo Bruno Alves. Investigação sobre o Objeto Lápis e a Relação Arte-Universidade. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Maria Beatriz da Rocha Lagoa. Forma transitiva - poética de Paul Klee e Mira Schendel. 2005. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Guilherme da Silva Bueno. Henry-Russel Hitchcock e o Conceito de "Estilo Internacional". 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Ricardo Tamm Lessa de Sá. Incidência Pública Anônima. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Zalinda Elisa Carneiro Cartaxo. Pintura em distensão. 2004. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Luzinete Menezes Pinto. Um ver e um desver no "olhar" (Dinâmica crmática das poesias de Wallace Stevens e João cabral). 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

25.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Luiz Camillo Dolabella Portella Osório de Almeida. A Forma como Lugar: Uma Leitura da Arte Contemporânea. 1998. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

26.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Nívia Maria Bittencourt da Silva. A Vassoura da Bruxa: A Ciência da Cura da Arte de Lygias Clark. 1998. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Martha Telles Machado da Silva. Richard Serra e Robert Smithson: a arte pública em uma abordagem norte-americana. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Amália Giacomini. O fim da arte para Danto. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Márcia Cordeiro de Barros. Introdução à Discussão do Problema da Crítica de Arte. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Maria das Graças m. de Mendonça. Ética e Cultura na Obra de Hélio Oiticica. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Beatriz Peixoto. Fayga Ostrower - Década de 50. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Carla Terra. Parque Lage: Uma Tentativa de Reconstituição de seu Paisagismo. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Carmem Maia de Paiva. Cildo Meireles e o Avesso das Coisas. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Celina Mattar. Franz Krajcberg. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Denise Castro. Dionísio del Santo e a Serigrafia. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
VENANCIO FILHO, P.. Participação em banca de Luciane Siqueira. Flávio Shiró. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte e Arquitetura n) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VENANCIO FILHO, P.. Professor Adjunto. 2012. Escola de Belas Artes/UFRJ.

2.
João Leite; Ana Luiza Nobre; VENANCIO FILHO, P.. Concurso público de Professor Adjunto- ESDI. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Pedro Hussak; Luiz Guilherme Vergara; Martha d'Ângelo; VENANCIO FILHO, P.. Concurso público de Professor Adjunto DE - Instituto de Arte e Comunicação Social/UFF. 2010. Universidade Federal Fluminense.

4.
VENANCIO FILHO, P.; Kamita, João Masao; Oliveira, Luis Sérgio de; Turazzi, Maria Inês; Fernandes, Cybele Vidal Neto. Concurso Público de Professor Adjunto 20H - Escola de Belas Artes/UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Maria Lucia Bastos Kern; SILVA, M. C. B. R.; SIQUEIRA, V. B.; LOPES, A. S.; VENANCIO FILHO, P.. Banca Julgadora de Concurso Público para Professor Adjunto 40H DE, do Departamento de História e Teoria da Arte, EBA-UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Murad, Carlos; Lima, Evelyn Furquim Werneck; Rabetti, Maria de Lourdes; Freitas, Nanci de; VENANCIO FILHO, P.. Banca Julgadora de Concurso Público para Professor Adjunto 40H DE do Departamento de Artes Utilitárias da EBA/UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Murad, Carlos; Guimarães, Celso Pereira; VENANCIO FILHO, P.; Amorim, Arivaldo Leão; Monat, André Soares. Comissão Julgadora de Concurso Público para Professor Adjunto 40H DE do Departamento de Comunicação Visual da EBA/UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
VENANCIO FILHO, P.. Processo seletivo público - disciplina História da Arte Brasileira II. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de Seleção para os Cursos de Mestrado e Doutorado. 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ.

2.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de Qualificação de Doutorado. 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ.

3.
VENANCIO FILHO, P.. Parecerista no Processo Seletivo do Programa de Incentivo à Produção Científica. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de Qualificação de Doutorado. 2012.

5.
VENANCIO FILHO, P.. Membro da Comissão de Avaliação de Projetos PIBIC/UEMG/CNPq. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
VENANCIO FILHO, P.. Comissão de Seleção de projetos para apoio à Pesquisa e Criação Artística na Área de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música. 2011. Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro.

7.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de Qualificação de Doutorado. 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ.

8.
Machado, Milton; Vinhosa, Luciano; VENANCIO FILHO, P.. Banca Examinadora de seleção ao curso de mestrado do PPGAV da EBA/UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
VENANCIO FILHO, P.; Machado, Milton; Zilio, Carlos. Banca de Qualificação de Mestrado da Linha de Linguagens Visuais do PPGAV/EBA-UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de Seleção para concurso de Doutorado e Mestrado em Artes Visuais PPGAV/EBA/UFRJ. 2007. Escola de Belas Artes.

11.
Anjos, Moacyr dos; VENANCIO FILHO, P.. Banca de Seleção do Projeto Trajetórias da Fundação Joaquim Nabuco. 2007. Fundação Joaquim Nabuco.

12.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de Seleção para o Concurso de Mestrado em Artes Visuais PPGAV/EBA/UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de Seleção para o Concurso de Doutorado em Artes Visuais do PPGAV/EBA/UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de seleção para professor substituto na área de Teoria da Arte. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
VENANCIO FILHO, P.; Mesquita, Ivo. 3a. Mostra do Programa de Exposições, Centro Cultural São Paulo. 2004. Centro Cultural São Paulo.

16.
VENANCIO FILHO, P.. Processo de seleção para o curso de Mestrado e Doutorado em Artes Visuais / EBA-UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
VENANCIO FILHO, P.. Exame de qualificação dos alunos do curso de Mestrado em Artes Visuais - Linha de pesquisa: Experimentações da Arte Contemporânea. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
VENANCIO FILHO, P.. Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo. 2001. Centro Cultural São Paulo.

19.
VENANCIO FILHO, P.. X Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2000. Universidade Federal Fluminense.

20.
VENANCIO FILHO, P.. 9o. Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 1999. Universidade Federal Fluminense.

21.
VENANCIO FILHO, P.. Prêmio Philips de Arte para Jovens Talentos. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de seleção para professor substituto na área de Desenho Industrial. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
VENANCIO FILHO, P.. Banca de seleção de professor substituto para a área de História e Teoria da Arte. 1996. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
Iole de Freitas; Eduardo Sued; Sonia Salzstein; VENANCIO FILHO, P.. XI Salão Nacional de Artes Plásticas. 1990. Fundação Nacional de Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXX International Congress of the Latin American Studies Association. Tropicália as model. 2012. (Congresso).

2.
XXXIII Congress of International Comittee of the History of Art. Questioning the Object: the "Non-object"and Others. 2012. (Congresso).

3.
Sempre as Quintas.Lygia Pape. 2012. (Encontro).

4.
Estética, produção e crítica de arte - Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte /UFF.Tempo de crise, crise do tempo. 2011. (Seminário).

5.
Interlocuções.Estética, Produção e Crítica de Arte. 2011. (Seminário).

6.
XXIX International Congress of the Latin American Studies Association. Tropicália como modelo. 2010. (Congresso).

7.
Seminários Internacionais Museu Vale 2010.Tempo de crise, crise do tempo. 2010. (Seminário).

8.
I seminário do Museu D. João VI e I Encontro de História da Arte-EBA/UFRJ.Entre projeções e exposições, moldando olhares. 2010. (Seminário).

9.
Sub-objects and studiowork: From Eva Hesse to Anna Maria Maiolino.Hesse and Maiolino: A tentative approach. 2010. (Simpósio).

10.
Circuitos e Estratégias da Arte na Contemporaneidade."O papel da crítica e da curadoria: desafios e rumos. 2010. (Simpósio).

11.
Sobre Historicidade e Arte Contemporânea.Lygia Clark: Escultura e Corpo. 2010. (Simpósio).

12.
63rd. Annual Meeting Society of Architectural Historians.Marcel Gautherot and the (visual) construction of Brasília. 2010. (Encontro).

13.
Gordon Matta-Clark: Desfazer o espaço.Gordon Matta-Clark: uma introdução. 2010. (Outra).

14.
A arte de colecionar arte.Artes plásticas na cultura brasileira. 2010. (Outra).

15.
Marginais-Heróis:50 anos do Manifesto Neoconcreto.Do conceito ao movimento. 2009. (Seminário).

16.
Horizontes , exposição de Waltércio Caldas na Fundação Gulbenkian.Waltércio Caldas e sua geração de artistas. 2008. (Outra).

17.
Transnational Correspondence, Tate Modern. Goeldi: um expressionista nos trópicos. 2007. (Congresso).

18.
Concretismo and Neoconcretismo: Fifty Years Later, MFA Houston.Dacosta e Volpi: margens do construtivismo. 2007. (Simpósio).

19.
Colóquio Utopias Geométricas e Construtivas, FAU-USP/FAPESP.Utopias Geométricas e Construtivas. 2007. (Simpósio).

20.
Hélio Oiticica: The Body of Colour Symposium, Tate Modern.Tropicália. 2007. (Simpósio).

21.
Curating Contemporary Art, Royal College of Art.Chelpa Ferro. 2007. (Encontro).

22.
Ciclo de Palestras História da Arte Brasileira no Acervo da Pinacoteca do Estado.Volpi. 2005. (Seminário).

23.
Colloque Brésil Dynamiques de Création - École d'art d'Avignon.Art Contenporaine Brésiliene. 2005. (Simpósio).

24.
V Bienal do Mercosul - Simpósio Internacional " A Arte Contemporânea: posições e direções em perspectiva".Arte brasileira e conjuntura expositiva global. 2005. (Simpósio).

25.
XXXI Congresso do Comitê Internacional de História da Arte, Montreal. Sensorial City: Art in Rio de Janeiro's 50s.. 2004. (Congresso).

26.
XI Encontro do Programa de Pós-Graduação, EBA-UFRJ.Paisagem: Reflexões, Contextualizações. 2004. (Encontro).

27.
Global and the Local: The Condition of Art Practice Now - Tate Modern/Londres.Brazilian contemporary art. 2001. (Seminário).

28.
Seminário nas Fronteiras do Contemporâneo/ECO-UFRJ.Arte contemporânea brasileira. 2000. (Seminário).

29.
Seminário Avançado do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.Arte contemporânea brasileira. 2000. (Seminário).

30.
Projeto Conversa com o Artista - Escola de Artes Visuais/Parque Laje.Conversa com Cildo Meireles. 2000. (Encontro).

31.
Seminário Internacional Estudo da Pintura Portuguesa: Oficina de Gregório Lopes/Museu de Arte Antiga, Lisboa.O Tríptico de Gregório Lopes no Museu D. João VI da EBA/UFRJ. 1999. (Seminário).

32.
Seminário Internacional Implantação de Centros e Museus de Ciência/UFRJ.O Museu D. João VI da EBA/UFRJ. 1999. (Seminário).

33.
Seminário de Produção Cultural da UFF.Arte contemporânea brasileira. 1999. (Seminário).

34.
Canudos: 100 Anos.Sertão e civilização: as missões do litoral ao interior. 1997. (Seminário).

35.
La Generazione delle Immagini II - Progetto Giovani/Comune di Milano.Storia, cultura periferica e la nuova civiltà dell'immagine. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VENANCIO FILHO, P. . Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil. 2014. (Exposição).

2.
VENANCIO FILHO, P. . 30 x Bienal. 2013. (Exposição).

3.
VENANCIO FILHO, P. . Sergio Camargo: Percurso Escultórico. 2012. (Exposição).

4.
VENANCIO FILHO, P. . Oswaldo Goeldi: Sombria Luz. 2012. (Exposição).

5.
VENANCIO FILHO, P. . Oswaldo Goeldi: Cena Urbana. 2011. (Exposição).

6.
VENANCIO FILHO, P. ; Jacques Leenhardt . Wifredo Lam: Gravuras. 2010. (Exposição).

7.
VENANCIO FILHO, P. . Otavio Schipper:. 2010. (Exposição).

8.
VENANCIO FILHO, P. . Sergio Camargo: Claro Enigma. 2010. (Exposição).

9.
VENANCIO FILHO, P. . Tony Oursler: Projetor. 2010. (Exposição).

10.
VENANCIO FILHO, P. . David Batchelor: Chromophilia. 2010. (Exposição).

11.
VENANCIO FILHO, P. . Georg Baselitz: Pinturas Recentes. 2010. (Exposição).

12.
VENANCIO FILHO, P. . Nova Arte Nova. 2009. (Exposição).

13.
VENANCIO FILHO, P. . Hot Spots. 2009. (Exposição).

14.
VENANCIO FILHO, P. . Time & Place: Rio de Janeiro 1956-1964. 2008. (Exposição).

15.
VENANCIO FILHO, P. . Anna Maria Maiolino: Entre Muitos. 2008. (Exposição).

16.
VENANCIO FILHO, P. ; Guy Brett . Fatos:Antonio Manuel. 2007. (Exposição).

17.
VENANCIO FILHO, P. . Cildo Meireles: Casos de Sacos. 2005. (Exposição).

18.
VENANCIO FILHO, P. ; Guy Brett . Soto: A Construção da Imaterialidade. 2005. (Exposição).

19.
VENANCIO FILHO, P. . Rachel Whiteread. 2004. (Exposição).

20.
VENANCIO FILHO, P. . Iberê Camargo: Diante da Pintura. 2003. (Exposição).

21.
VENANCIO FILHO, P. . Century City: Art and Culture in the Modern Metropolis. 2001. (Exposição).

22.
VENANCIO FILHO, P. . Carlos Zilio. 2000. (Exposição).

23.
VENANCIO FILHO, P. . O corpo da escultura: A obra de Iole de Freitas 1972-1997. 1997. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Alonso. "A forma abstrata contaminada". Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Helio Antunes Branco. "Arte contemporânea como evocação a maus comportamentos e busca desesperada da felicidade". Início: 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Álvaro Martins de Seixas Neto. "Penumbra da Pintura Abstrata". Início: 2011. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Daniela Hochmann Labra. "Mercado de arte global e a arte contemporânea brasileira 1990-2010". Início: 2010. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Fernanda Pequeno da Silva. "Intermitências do Informe na arte brasileira recente". Início: 2009. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria UFRJ. (Orientador).

5.
Ana Mannarino. "A palavra e a visualidade na arte brasileira a partir das poéticas de Mira Schendel e Waltércio Caldas". Início: 2009. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Pedro Meyer Barreto. "A Pintura como Camuflagem". Início: 2009. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Alonso Pinto. "A pintura abstrata e suas contaminações". 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

2.
Louise Dantas Dias Xavier. "Sem título, técnica mista, dimensões variáveis". 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

3.
Cristiane Carneiro da Cunha Geraldelli. "Sublime-se: Um de cada vez". 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

4.
Alvaro Martins de Seixas Neto. "Sobre Vago". 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

5.
Manuel Fiaschi. "A Beleza na Arte Contemporânea". 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

6.
Xênia Bergman. "Confrontos na Arte Contemporânea". 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

7.
Angelo Venosa. "Escultura em questão". 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

8.
Nicholas Martins da Silveira. "Transdiciplinariedade e troca como possibilidade de resistência". 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

9.
Felipe do Nascimento Barbosa. "A Experiência da Arte Pública". 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

10.
Marcos Lopes de Abreu. "Reflexos e Reflexões em Pintura". 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Venancio Filho.

11.
Fabiana Generoso Izaga. "A Arquitetura dos M.M. Roberto". 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

12.
Fabiana Eboli Correa dos Santos. "Extravios para uso interno". 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

13.
Rosana Pereira de Freitas. "Topoi Tunga". 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

14.
Luis Carlos Parente de Andrade. "Suíte Adigital". 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

15.
Maria Beatriz da Rocha Lagôa. "Mira Schendel: Um ensaio sobre as monotipias". 2000. Dissertação (Mestrado em Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

16.
Cyriaco Lopes Pereira Junior. "Diário de bordo: uma trajetória no campo da arte". 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

17.
Maria Cristina Gomes Negrão. "Os anos 60: Antonio Dias, uma poética entre o bem e o mal". 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

Tese de doutorado
1.
Pedro Meyer Barreto. "Pintura como Camuflagem". 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA/UFRJ, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

2.
Nelson Ricardo Ferreira da Costa. "Movimentos Imprecisos: estratégias para elaboração de uma tese de artista". 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

3.
Clarissa Campello Ramos. "Não sei lidar com palavras: uma tese sobre pintura". 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

4.
Alexandre Emerick Neves. "Arte do Espaço e do Tempo: O fluxo temporal como elemento constitutivo da obra de arte contemporânea". 2010. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.

5.
Roosivelt Max Sampaio Pinheiro. "Nett: desejo na rede". 2009. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

6.
Rosana Pereira de Freitas. "Ainda Barrocos: Barroco e a arte contemporânea". 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

7.
Viviane Matesco. "Corpo na Arte Contemporânea". 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

8.
Felipe Scovino. "Ironia e Arte Contemporânea". 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

9.
Simone Michelin. "Domínio Público". 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

10.
Wenceslau Caminha do Aguiar. "O Desejo Holoscópico". 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

11.
Ricardo Tamm Lessa de Sá. "Incidência pública anônima". 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Venancio Filho.

12.
Zalinda Elisa Carneiro Cartaxo. "Pintura em distensão". 2004. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Venancio Filho.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
VENANCIO FILHO, P. . Lore Koch. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013. v. 1. 255p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/04/2014 às 20:52:28