Nancy Rita Sento Sé de Assis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2877103405664599
  • Última atualização do currículo em 08/11/2016


possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Católica do Salvador (1986), Especialização em História do Brasil pela PUC-MG (1989), Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é Professora Adjunta do DCH-V - Departamento de Ciências Humanas, Campus V - da Universidade do Estado da Bahia, lecionando na Graduação (Licenciatura em História). Desenvolve pesquisa na área de História do Brasil, com ênfase em Bahia Império. Destaca, como seus principais focos de interesse, os temas: Honra, Relações de Poder, Cultura Política, Gênero, Violência e Criminalidade. Pauta seus estudos e reflexões na área da Análise do Discurso e da relação entre História, Discurso e Língua Portuguesa. Atualmente Realiza pesquisa sobre as discussões em torno da Pena de Açoites, nas câmaras e na imprensa do Império do Brasil da segunda metade do século XIX, com ênfase nas especificidades da região do recôncavo baiano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nancy Rita Sento Sé de Assis
Nome em citações bibliográficas
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus V.
Jardim Bahia, s/n
Centro
44570000 - Santo Antonio de Jesus, BA - Brasil
Telefone: (75) 36312855
Fax: (75) 36312855
URL da Homepage: http://www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Baianos do honrado império do Brasil - 1808-1889, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Profa Dra. Hebe Maria Mattos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: honra; virtude; civilização; modernidade; poder; ascensão social.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1996
Mestrado em História.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Questões de vida e morte na Bahia Republicana:valores e comportamentos socais das camadas subalternas soteropolitanas. 1890-1930.,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Profa Dra. Maria Inês Côrtes de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: violência; comportamento; valores; república; civilização; disciplinarização.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1989
Especialização em História do Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura Em História.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus V.

3/1988 - Atual
Ensino, Licenciatura Em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval
História do Brasil
História da Bahia
Pesquisa Histórica
Cultura popular


Linhas de pesquisa


1.
História da cultura política do Império do Brasil

Objetivo: Discutir as relações de poder político no Império do Brasil a partir da experiência do Recôncavo Baiano Problematizar a emergência da ideia de valorização do indivíduo no Império das precedências do berço e a fortuna Identificar a relação estabelecida entre honra pessoal e honra nacional no processo de construção de uma cultura política brasileira.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: elites; identidade; Império; masculinidade; Política; honra.
2.
Criminalidade, comportamentos e valores na Primeira República

Objetivo: Identificar as motivações de crimes contra a vida no contexto das relações entre populações/segmentos subalternizados e entre estes e as chamadas elites letradas..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: civilização; comportamento; criminalidade; elites; transgressão.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Doutrina, Jurisprudência e Publicidade no Brasil: Estudo sobre a Pena de Açoites
Descrição: O conceito de jurisprudência foi definido como ?conhecimento de tudo o que é justo ou injusto? na arte ou ofício de fazer aplicar as leis. No século XIX, com o avançar do processo de codificação das leis dessas mesmas sociedades, a noção de jurisprudência é separada da noção de lei. Nesse processo, a jurisprudência passa a ser concebida como instrumento que ?define a margem de ação do juiz?, de acordo com a máxima: ?o juiz civil é o senhor da lei quando ela falou, ele é o árbitro das desavenças quando ela se cala.? Considerando essas noções de jurisprudência ? e a concepção de que, em ausência ou presença de leis, o exercício da jurisprudência também responde às expectativas de ?evolução? da sociedade por parte de indivíduos e grupos de indivíduos ?, este estudo analisa as ?questões de jurisprudência? relativas à aplicação da pena de açoites, publicadas e discutidas nos jornais da província da Bahia e nas principais revistas jurídicas da Corte, entre 1830 e 1891. Entre aquelas questões, são destacadas nesse estudo as que mais depunham contra a ?moralidade? da nação em construção, a exemplo da imposição de penas infamantes, como a pena de açoites, e a tolerância à infâmia. No enfrentamento de espinhosas querelas, os textos de jurisprudência também são capazes de revelar a personalidade dos seus autores ? autoridades jurídicas do mais alto escalão do Império do Brasil ?, bem como as referências morais e filosóficas nas quais basearam seus pronunciamentos. Nesse sentido, são igualmente reveladoras do ?pensamento? das elites baianas e do restante do Império do Brasil, quando se pronunciavam e/ou posicionavam com relação aos efeitos da ingerência do Estado Imperial, através do poder judiciário, sobre a ascendência moral dos senhores sobre seus escravos. Uma ascendência cada vez mais tênue e ameaçada de colapso, conforme demonstram vários estudos, e, por essa razão, elemento destacado nos discursos da época, através dos quais se questionava a ?utilidade? da aplicação da pena de açoites..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Tribunal da Relação da Bahia: Berço da Elite Política Nacional (1780-1860)
Descrição: Trata-se de uma proposta de estudo de uma das instituições mais importantes da estrutura do Império Português: o Tribunal da Relação da Bahia. Pouco conhecido, ao referido tribunal foram atribuídas inúmeras funções, no exercício das quais as autoridades jurídicas coloniais e imperiais garantiram para si consideráveis fatias de poder e prestígio. Apesar da obrigatória fidelidade ao Rei de Portugal, pactuada no momento em que eram nomeados, juízes e desembargadores muitas vezes estiveram no centro de vários conflitos que opuseram os interesses dos habitantes da colônia aos interesses da Metrópole. Num primeiro momento, o objetivo dessa pesquisa é identificar esses conflitos e discutir a atuação do Tribunal da Relação na resolução deles, nos últimos anos que antecederam a Programa de Bolsas de Iniciação Científica 2012 FIPP ? Formulário de Projeto de Pesquisa independência do Brasil. Após a Independência, a esfera de poder e influência do Tribunal da Relação só fez aumentar. De apenas dois tribunais ? Bahia e Rio Janeiro ?, entre 1822 e 1874, outros Tribunais da Relação seriam estabelecidos nas províncias do Brasil sem, contudo, jamais abarcar a totalidade delas. À geração coimbrã dos primeiros anos do oitocentos juntar-se-ia uma nova geração de bacharéis diplomados nas faculdades de direito de Olinda/Recife e São Paulo. Permanecia o pacto de fidelidade ao Monarca, mas, dessa vez, ao Imperador do Brasil. Estágio obrigatório para os que almejavam galgar os mais altos postos do Império do Brasil ? tanto mais cobiçados quanto mais próximos de Sua Alteza Real -, ser Desembargador do Tribunal da Relação era a ambição de dez entre dez bacharéis das mais destacadas famílias do Império. Afinal, a instituição era fundamental no contexto das composições de alianças políticas e do estabelecimento das regras dos jogos de poder, tanto no nível local quanto nos níveis provincial e nacional. Nesse sentido, interessa-nos analisar, num segundo momento, algumas t.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nancy Rita Sento Sé de Assis - Coordenador / Milenna Lemos Santana - Integrante / Lucas Gabriel Oliveira Pinho - Integrante / Tiago Soares da Silva e Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
2009 - 2011
Cultura Política e Ludicidade: Linguagens, Tradições, Transgressões e Relações de Poder. Bahia (1870-1980)
Descrição: Estudo das manifestações lúdicas baianas, tendo como perspectiva a problematização da sua ?reconhecida? pluralidade e da natureza sincrética das suas tradições. Interessa-nos discutir como as manifestações culturais, surgidas em Salvador e no Recôncavo Baiano, foram recebidas e/ou compartilhadas pelos diferentes segmentos da sociedade. Inscrito no que consideramos uma média duração, O estudo abrange o período que vai dos últimos anos do Império aos anos 80 do século XX, quando o fenômeno da chamada ?Axé Music? parece se impor e, de certo modo, passar a ?identificar? o que se convencionou chamar de cultura baiana. Nosso principal objetivo é discutir os modos pelos quais os baianos se manifestavam nos momentos de lazer e ludicidade, em períodos distintos da sua história, destacando as suas principais motivações, intenções e, principalmente, a inserção de suas ?festas? e ?comemorações? no contexto da Cultura Política do Império e da República do Brasil. Quanto às intenções das manifestações festivas dos baianos, interessa-nos ainda saber de que modo as grandes e pequenas festas populares eram ?lidas? pelas autoridades locais, através dos decretos, concessões e repressões, amplamente documentados na imprensa e nos documentos oficiais de governos e autoridades jurídicas. Entre ?carnavais?, batuques e festas cívicas, pretendemos apreender as tensões entre populares e entre estes e as autoridades baianas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nancy Rita Sento Sé de Assis - Coordenador / Isaías Menezes Pereira - Integrante / Rafael Lima Silva Soares - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2009
Bahia setecentista: a Capitania e o Conselho Ultramarino Português
Descrição: Entre os acadêmicos e estudiosos baianos, pouca atenção tem sido dada, até então, ao riquísssimo conteúdo de um importante acervo, publicado em CD-Rom por iniciativa do Ministério d Cultura, da Fundação Clemente Mariani e do CNPq. Trata-se do conjunto de docuemntos da Bahia, cujos originais se encontram no Arquivo Ultarmarino, em Lisboa, e ao qual temos acesso desde 1998. Apesar de estar disponível nas bibliotecas de todas as faculdades de Ciências Humanas da Bahia, os rgistros e testemunhos do passado baiano, presentes nesse acervo, ainda não mereceram a devida atenção dos historiadores, muitos dos quais, supomos, igniram a sua existência. A iniciativa de trabalhar as potencialidades de abordagem histórica - mas também social e cultural - do referido acervo, decorre do reconhecimento da importância da capitania da Bahia no contexto da Administração e da Justiça do vasto Império Português. Embora concentre-se no século XVIII, a pesquisa estendr-se-á até o no de 1807 porque, além de ser o último ano constante da Coleção Castro e Almeida, é o ano imediatamente anterior ao da mudança da corte portuguesa para o Brasil e, sendo assim, acreditamos ser interessante entender o que, naqueles anos de crise na Europa e em Portugal, interessava ao Conselho Ultramarino saber sobre a colônia que o rei escolhera para fixar sua residência e governo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nancy Rita Sento Sé de Assis - Coordenador / Rosângela de Souza Santos - Integrante / Carmem Lúcia Santos de Jesus - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
1999 - 2000
Criminalidade urbana no Recôncavo Baiano
Descrição: Investiga as modalidades de crimes de violência interpessoal ocorridos no Recôncavo baiano na segunda metade do século XIX, julgados na comarca de Cachoeira, Bahia, visando identificar suas principais motivaçoes, bem como discuti-los no contexto do processo abolcionista baiano. São analisados processos crimes de homicídio e de tentativa de homicídio, notícias de jornais da época e relatórios policiais. Das primeiras fontes são extraídos dados quantificáveis, capazes de permitir a composição do perfil da população do Recôncavo, uma vez que são considerados não apenas os protagonistas dos crimes, mas também as testemunhas ouvidas nos rituais jurídicos e policiais do período. As últimas fontes subsidiam o exercício de apreensão do contexto social, cultural e político em que os crimes ocorreram, estabelecendo relação entre os atos criminosos e os discursos produzidos em torno dos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nancy Rita Sento Sé de Assis - Coordenador / Sílvia Marli Tavares Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica
2014 - Atual
Periódico: Universitas Humanas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Bahia Imperial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras/Especialidade: Arquétipos de Honra e Virtude na Sociedade Escravista.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Relações de Gênero Classe Raça e Cor na Modernidade Baiana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de2010ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Tribunas de honra, tribunais de justiça: opinião pública e a moralidade oitocentista. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, v. 2, p. 55-68, 2010.

2.
CASTRO, R. A.2009CASTRO, R. A. ; ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de . Exclusão cultural - A ausênca da cultura negra em Artes & Artistas. OPSIS (UFG), v. 9, p. 119-135, 2009.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de2007ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Amor de Baile: ensaio sobre o lugar da virtude no processo de civilização dos costumes. Revista Ártemis, v. 7, p. 36-47, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Baianos do honrado Império do Brasil: honra, virtude e poder no Recôncavo (1808-1889). 1. ed. Salvador: Eduneb, 2014. v. 1. 246p .

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. História: curso de apefeiçoamento para professores das séries finais do ensino fundamental. 1. ed. Salvador: Instituto Anísio Teixeira, 2011. v. 1. 106p .

Capítulos de livros publicados
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; XIMENES, C. F. L. . Tecendo histórias e formando professores: memórias, contos e encantos nas expressões socioculturais e históricas no cotidiano dos afro-brasileiros. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Márcea Andrade Sales. (Org.). Da Iniciação à Docência: ressignificando a prática docente. 1ªed.Salvador: Eduneb, 2016, v. 1, p. 155-165.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Língua portuguesa e poder judiciário no Brasil: o contributo da geração coimbrã para a construção da linguagem e cultura jurídicas do Império do Brasil. In: Ana Luísa Vilela; Elisa Nunes Esteves; Maria João Marçalo. (Org.). ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS: estudos de literatura e cultura lusófonas. 1ed.Évora: Centro de Estudos de Letras - CEL, 2012, v. , p. 93-105.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. História da Bahia, história do Brasil. In: Ana Maria Carvalho dos S. Oliveira; Isabel Cristina Ferreira dos Reis. (Org.). História regional e local: discussões e prárticas. Salvador: Quarteto, 2010, v. , p. 175-189.

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Vila nova, vila viva. In: Nancy Rita Sento Sé de Assis; Walter Fraga Filho; Wilson Roberto de Mattos; Charles d'Almeida Santana. (Org.). Uma luz na noite do Brasil: 50 anos de história da Refinaria Landulfo Alves. Salvador: Solisluna Design e Editora, 2000, v. , p. 126-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Ensino Fundamental: a pesquisa histórica como prática pedagógica. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH/BA, 2013, Ilhéus - BA. Anais do VI Encontro Estadual de História - ANPUH/BA, 2013. v. 1.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Documentos históricos em língua portuguesa: exercícios de leitura, interpretação e tradução. In: XXVI Simpósio Nacional de História: ANPUH 50 anos, 2011, São Paulo. XXVI Anpuh Nacional. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1. p. 1-10.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Língua portuguesa e poder judiciário no Brasil: o contributo da geração coimbrã para a construção da linguagem e cultura jurídicas do Império do Brasil. In: II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2010, Évora. Língua Portuguesa: Ultrapassar Fronteiras, Juntar Culturas, 2010. v. 1. p. 84-103.

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Tribunas de Honra, tribunais de justiça. Discursos e práticas da ética e da moralidade oitocentista. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009. v. 1. p. 1-8.

5.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Parlamento togado: relações entre poder político e magistratura nas trajetórias políticas da elite imperial baiana. In: IV Encontro Estadual de História - ANPUHBA, 2008, Vitória da Conquista-Ba. Hisória: sujeitos, saberes e práticas, 2008. p. 1-10.

6.
FERNANDES, Maria de Carmem Rodrigues ; ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de . A queima das palhas dos presépios. In: Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje, 2007, Recife. Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje, 2007. v. I. p. 01-10.

7.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Honra, publicidade e estratégias de distinção. Bahia, século XIX. In: Seminário: Cultura, Memória e Sociedade, 2006, Santo Antônio de Jesus. Cultura, Memória e Sociedade. Salvador-Ba: Eduneb, 2006. p. 6-207.

8.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Honras e virtudes cativas: pensando dignidades e distinções no universo dos indivíduos sem liberdade. In: XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2005, Londrina - PR. XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH: História: Guerra e Paz. Londrina: Editora Mídia, 2005. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Criminalidade urbana no Recôncavo Baiano - 1850/1888. In: IV Jornada Científca da UNEB, 2013, Salvador-Ba. IV Jornada Científica da UNEB, 2013. p. 57-57.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Ensino Fundamental: a pesquisa histórica como prática pedagógica. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH/BA, 2013, Ilhéus - BA. Caderno de Resumos do VI Encontro Estadual de História - ANPUH/BA, 2013. v. 1.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Língua portuguesa e poder judiciário no Brasil: o contributo da geração coimbrã para a construção da linguagem e cultura jurídicas do império do Brasil. In: II Simpósio Mundial de Estudos de língua portuguesa, 2009, Évora. II Simpósio Mundial de Estudos de língua portuguesa, 2009. v. 2. p. 487-487.

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. A oralidade dos testemunhos oitocentistas: perspectiva de resgate e apreensão de experiências afro-brasileiras. In: VI Encontro de História Oral do Nordeste, 2007, Ilhéus-Ba. VI Encontro de História Oral do Nordeste, 2007.

5.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Império de magistrados:cultura política, poder e cidadanis na Bahia oitocentista. In: XXIV Simpósio Nacional de História: História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo-RS. XXIV Simpósio Nacional de História. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo-RS: Oikos, 2007. v. 01. p. 496-496.

6.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Categorias de gênero e criminalização: um olhar sobre o lugar do legal e do legítimo (séc. XIX e XX). In: II Simpósio Feirense sobre estudos de gênero: educação e cultura sexual., 2005, Feira de Santana. II Simpósio feirense sobre estudos de gênero: educação e cultura sexual, 2005.

7.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. A virtude feminia nos espaços da modernidade. In: II Encontro estadual de história, 2004, Feira de Santana. II Encontro Estadual de História - "Historiador, 'a que será que se destina?': dilemas e perspectivas na construção do conhecimento histórico"., 2004.

8.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Honra: uma questão de Jurisprudência?. In: XXII Simpósio nacional de História, 2003, João Pessoa-Pb. XXII Simpósio Nacional de História: História, acontecimento e narrativa, 2003. v. 1. p. 5-320.

Artigos aceitos para publicação
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Tribunas de honra, tribunais de justiça. Opinião pública e a moralidade oitocentista. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. A vivência da pesquisa: trilhando os caminhos da história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Uma modernização particular:Salvador, a cidade por seus historiadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. História da Bahia, História do Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Língua portuguesa e poder judiciário no Brasil: o contributo da geração coimbrã para a construção da linguagem e cultura jurídicas do império do Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Tribunas de honra, tribunais de justiça. Discursos e práticas da ética e da moralidade oitocentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Tribunas de honra, tribunais de justiça: discursos e práticas da ética e da moralidade oitocentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Baianos do Império do Brasil: honra, virtude e poder no Recôncavo (1808-1889). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, A. ; ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de . Luzes sobre a história das pequenas cidades do interior. Salvador-Bahia, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Curso de Capacitação de Professores do Ensino Fundamental e Médio. 2010.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Curso de Capacitação de Professores do Ensino Fundamental e Médio. 2009.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Santos, Rosângela de Souza ; JESUS, C. L. S. . Bahia setecentista: a capitania e o Conselho Ultramarino Português. Resultados parciais. 2008. (Relatório de pesquisa).

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; SILVA, J. M. C. ; SANTOS, W. B. . Gênero, classe, raça, cor e criminalidade: Análise de dados (séculos XIX e XX). 2007. (Relatório de pesquisa).

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Perspectivas historiográficas do fenômeno social da criminalidade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; FARIAS, S. O.; SANTOS, C. J. F.. Participação em banca de Indira Silva Souza. História, memória e identidade: os ciganos no interior da Bahia na segunda metade do século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; SEVERS, S. M. S. S.; CIDREIRA, R. P.. Participação em banca de Marcos Ferreira Gonçalves. "Roupa de ver Deus": cotidiano e vestimenta em Salvador (1958-1968). 2012. Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; OLIVEIRA, C. F. R. M.; SOUSA, I. C. J.. Participação em banca de Glaybson Guedes Barboza da Silva. Homens com sonhos de riquezas inexauríveis: virilidade, ambição e violência nas minas de diamantes dos Lençóis (1850-1870). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; BRETAS, M.; VIEIRA FILHO, R. R.. Participação em banca de Wanderson Bispo de Souza. Nos labirintos da criminalidade: práticas de homicídiso no cotidiano dos grupos subalternizados em Salvador (1940-1960). 2010. Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Silva, Antônio Amâncio; Guerreiro, Paulo de Assis Almeida. Participação em banca de Leandro Santos Bulhões de Jesus. Cinema de Viajantes: Estado Novo, imperialismo e as imagens dos Diários de Bordo da Expedição Disney". 2009. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Silva, Antônio Amâncio; Guerreiro, Paulo de Assis Almeida. Participação em banca de Rute Andrade Castro. Que venha a modernidade! Salvador da Bahia entre écrans, redes e picaretas: uma análise de Artes & Artistas. 2009. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; KUSTNER, R. C.; SOUZA, R. C. A.. Participação em banca de José Amândio Barbosa Júnior. A produção de fogos de artifício no município de Santo Antônio de Jesus-Ba: uma análise de sua contribuição para o desenvolvimento local.. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; KUSTNER, R. C.; RAMOS, A. R. N.. Participação em banca de Hanilton Ribeiro de Souza. O povo e o poder - A partilha do poder local e o desenvolvimento de Castro Alves-Ba. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; SILVA, S. B. M. E.; VASCONCELOS, P. A.. Participação em banca de Luís Cláudio Requião da Silva. Os meios de hospedagem em Salvador: distribuição espacial ao longo de sua história.. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, M. F. M.; CESAR, A. L.; OLIVEIRA FILHO, J. F.; ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; MATOS, W. R.. Participação em banca de Derneval Andrade Ferreira. Vozes em diálogo na lietratura angolana: Mayombe, de Pepetela, e Noites de Vigília, de Boaventura Cardoso. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, C. C. E.; MARTINS, W. S.; SOUZA, G. E. S.; BELLINI, L.; ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Participação em banca de Israel Silva dos Santos. D. Romualdo Antônio de Seixas e a Reforma da Igreja Católica na Bahia (1828-1860). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Bahia.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; BRETAS, M.; SOIHET, R.; ENGEL, M. G.; MATTOS, H.. Participação em banca de Maria Aparecida Prazeres Sanches. Escolhas conjugais, relações matrimoniais sexo-afetivas em Salvador, 1889/1950. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
BELLINI, L.; COSTA, A. A. A.; SARDENBERG, C. M. B.; SOIHET, R.; ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Participação em banca de Andréa da Rocha Rodrigues. Honra e sexualidade infanto-juvenil na cidade do Salvador, 1940-1970. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; BORGES, E. J. S.; GUERRA FILHO, S. A. D.. Participação em banca de Danielle MAchado Cavalcante. Cartas para Luis Paulino: relatos e trajetória da família Pinto da França (1807-1824). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; FARIAS, S. O.; SANTOS, C. J. F.. Participação em banca de Indira Silva Souza. Povos tradicionais ciganos no interior da Bahia na segunda emtade do século XX. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; NASCIMENTO, R. C.; SILVA, P. S.. Participação em banca de Alcides de Jesus Lima. Luz e força em Itaberaba: modernização urbana no interior da Bahia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; DIAS, A. B.; SANCHES, M. A. P.. Participação em banca de Josinete Lima Oliveira de Jesus. Sedução e defloramento: uma condição feminina em Jacobina nos anos 30. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Hisória da Bahia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
DIAS, A. B.; ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; ALVES, A. D. R.. Participação em banca de Cristiane Lima Santos. Os (des)caminhos da honra sexual: entre seduzidas e sedutores. Feira de Santana, 1940-1960. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Hisória da Bahia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; FONSECA, R. N. S.; OLIVEIRA, A. M. C. S.. Participação em banca de Alex Andrade Costa. Ordem e desordem no interior baiano: ideais de civilização em Santo Antônio de Jesus 1890-1920. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; COELHO, Eurelino. Participação em banca de Renilton Gomes Silva. Cultura popular e processo eleitoral em Miguel Calmon, 1962-1992. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; REGINALDO, Lucilene. Participação em banca de Amélia Marraux. Zona Portuária: cultura e trabalho. Salvador (1930-1970). 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; REGINALDO, Lucilene. Participação em banca de Maria Aparecida Prazeres Sanches. Emprego doméstico:práticas e realções de trabalho envolvendo empregadas domésticas e patroas (1900-1940). 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; SOUZA, E. A. O.; LUNA, C. M. A.. Participação em banca de Ricardo da Silva Assis.Veja: quando a capa fala. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; NUNES NETO, F. A.; VASCONCELOS, P. S. D.. Participação em banca de Vladmeir França Alves.O papel da televisão na produção e reprodução das práticas racistas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; OLIVEIRA, A. M. C. S.; FARIAS, S. O.. Participação em banca de Valdinêlma da Silva Santana.As influênciias da Congreção Mariana na política e na sociedade da cidade de Santo Antonio de Jesus entre 1938 e 1960. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; OLIVEIRA, A. M. C. S.; ENCARNACAO, E.. Participação em banca de Rosãngela de Souza Santos.O cotidiano antecedente à Revolta dos Alfaiates: Transgressões descritas no 'vai e vem' das correspondências luso-brasilerias (1780-1798).. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Araújo, Ana Rita M. Participação em banca de Lucas Ramos Falcão.Toca da Onça nas representações carnavalescas: malandros do morro e estrela do mar (1950-1991). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; SANTOS, D. L.. Participação em banca de Maria de Fátima de Souza Mendes.Experiência e religiosidade: memória da repressão em Cruz das Almas, 1950-1960. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Araújo, Ana Rita M. Participação em banca de Givanildo Ribeiro Braz.Ressignificações no festejar: as transformações históricas da festa de Nossa Senhora da Conceição de Laje. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; SANTOS, D. L.. Participação em banca de Juliana Salomão dos Santos.Identidade social das mulheres rezadeiras cruzalmenses: uma análise das práticas de cura através da fé. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; ENCARNACAO, E.; SANTOS, D. L.. Participação em banca de Antonio tadeu Santos Barbosa.Criminalidade, escravidão e justiça no termo do curralinho (1870-1890). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Araújo, Ana Rita M; SANTOS, D. L.. Participação em banca de Patrícia dos Santos Santana.História e historiografia: a economia no recôncavo baiano na segunda metade do século XIX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; SANTOS, D. L.. Participação em banca de Ione Santos de Jesus.Itinerários de indivíduos e famílias negras: residentes na paróquia de São Miguel em busca da liberdade. (1872. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; ALVES, A. D. R.; ARAUJO, L. A. S.. Concurso Público Docente da UNEB. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; FRAGA FILHO, W.; SEVERS, S. M. S. S.. Seleção Pública para Professor Visitante - Cargo de Adjunto. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. A perspectiva de gênero redimensionando a disciplina histórica. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

3.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; BRETAS, M.. "Entre tia Ciata e o 'Proibidão'" - reflexões sobre a inserção do samba e do funk na cidade do Rio de Janeiro.. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

4.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Araújo, Ana Rita M; Magalhães, Felipe S.. Seleção para Professor Substituto de Europa/História Medieval e Moderna. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

5.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; VICENTE. Seleção Pública para Professor substituto de História Antiga e Medieval. 1998. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Regional da ANPUH - Bahia.Contra a pena de açoites: discursos de honra, poder e masculinidade no Brasil oitocentista. 2014. (Encontro).

2.
vi Encontro Esatdual de História.Ensiono fundamental: a pesquisa histórica como prática pedagógica. 2012. (Encontro).

3.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur.Leitutra e Produção Textual-Discursiva: Estratégias e Processos de Construção de Sentidos. 2011. (Simpósio).

4.
II Simpósio de História Regional e Local.Uma modernização particular:Salvador, a cidade por seus historiadores. 2011. (Simpósio).

5.
XXVI Simpósio Nacional de História: ANPUH 50 anos.Documentos históricos em língua portuguesa: exercícios de leitura, interpretação e tradução. 2011. (Simpósio).

6.
II Congresso Internacional: Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las Disicplinas Del Conocimiento Mirando al Futuro de América Latina y el Caribe. Pesquisa e Ensino de Língua Materna: diglossia e identidade linguística e cultural.. 2010. (Congresso).

7.
II Congresso Internacional: Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las Disicplinas Del Conocimiento Mirando al Futuro de América Latina y el Caribe. Documentos históricos em língua materna: leitura ou tradução?. 2010. (Congresso).

8.
IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Campus V/UNEB.Leituras de documentos históricos. Séculos XIX e XX. 2010. (Seminário).

9.
V Encontro Estadual de História da Anpuh-Ba: História e memórias: lugares, fronteiras, fazeres e políticas.Contra a pena de morte, os açoites e os abusos senhoriais: juristas e legisladores no império da escravidão. 2010. (Encontro).

10.
II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Língua Portuguesa e poder judiciário no Brasil: o contributo da geração coimbrã para a construção da língua portuguesa. 2009. (Simpósio).

11.
I Simpósio de História Regional e Local.História da Bahia, História do Brasil. 2009. (Simpósio).

12.
XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.Tribunas de honra, tribunais de justiça: discursos e práticas da ética e da moralidade oitocentista. 2009. (Simpósio).

13.
II Santo Antônio Negro: ações afirmativas, humanidades e saúde.Honras e virtudes cativas. 2008. (Seminário).

14.
IV Encontro Estadual de História - ANPUH-Ba.Parlamento Togado: relações entre poder político e magistratura nas trajetórias políticas da elite imperial baiana. 2008. (Encontro).

15.
VI Encontro de História Oral do Nordeste.A oralidade dos testemunhos oitocentistas: perspectiva de resgate e apreensão de experiências afro-brasileiras. 2007. (Encontro).

16.
XI Jornada de Iniciação Científica da UNEB. 2007. (Outra).

17.
XXIV Simpósio Nacional de História: História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Império de magistrados: cultura política, poder e cidadania na Bahia oitocentista.. 2007. (Simpósio).

18.
Seminário de Pesquisa do Mestrado Interdisciplinar: "Cultura, Memória e Sociedade.Honra, Publicidade e estratégia de distinção - Bahia, século XIX. 2006. (Seminário).

19.
Seminário de Pesquisadores do Campus V - Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE).Implicações de classe, gênero e raça na criminalidade soteropolitana. Séculos XIX e XX. 2006. (Seminário).

20.
X Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Criminalidade urbana. séculos XIX e XX. 2006. (Outra).

21.
II Simpósio Feirense sobre estudos de gênero: educação e cultura sexual..Categorias de gênero e criminalização: um olhar sobre o lugar do legal e do legítimo (séc. XIX e XX). 2005. (Simpósio).

22.
II Encontro estadual de história.A virtude feminina nos espaços da modernidade. 2004. (Encontro).

23.
XXII Simpósio nacional de História.Comunicação: Honra. Uma questão de jurisprudência?. 2003. (Simpósio).

24.
Seminário de Pesquisa na UNEB.Honra e criminalidade: uma crítica ao modelo de interpretação sistêmica.. 2000. (Seminário).

25.
Seminário de socialização das experiências universitárias - DCH V/UNEB.Criminalidade no Recôncavo Baiano: as Comarcas de Cachoeira e Santo Amaro no século XIX. 2000. (Seminário).

26.
IV Jornada Científca da UNEB.Criminalidade urbana no Recôncavo Baiano - 1850/1888. 1999. (Seminário).

27.
II Seminário de Pesquisa e Extensão : Inserção Social e Desenvolvimento regional.Querstões de vida e morte na Bahia republicana. 1997. (Seminário).

28.
I Semana de História(s) da Bahia - Produção, teoria, transdisciplinaridade e questões afins.O papel da mulher na comunidade cigana. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de; Magalhães, Felipe S. . I Seminário de Pesquisa do Mestrado Multidisciplinar - Campus V:. 2006. (Outro).

2.
ASSIS, Nancy Rita Sento Sé de. Seminário de Pesquisa do Núcleo de Pesqusia e Extensão do DCH-V. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
César Costa Ramos. História de um capoeira no Pelourinho, Salvador-Ba. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda de Souza Lima. Entre o público e o privado: relações de gênero nos processos de desquite e divórcio no município de Itaberaba (1950-19580). 2014. Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

2.
Maria de Carmem Fernandes. Jatimane: um espaço de memória e manifestações culturais. 2009. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

3.
Rute Andrade Castro. "Que venha a modernidade!". Salvador da Bahia entre écrans, redes e picaretas: uma análise de "Artes & Artistas".. 2009. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniel Cézar Santos. Em busca da fronteira da loucura: loucos e sociedade elisiomedradense (1970 ao início do séc. XXI). 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Regional) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

2.
Renilton Gomes Silva. Cultura popular e processo eleitoral em Miguel calmon, 1962-1992. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria e Metodologia da História) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cézar Costa Ramos. Nego Fua, o "Galo do MAciel" e os valentões do Pelourinho: conflitos e relações de poder no centro histórico de Salvador (1964-1984). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

2.
Lucas Gabriel Oliveira Pinho. "Este inferno de amar": divórcio e concubinato no interior da Bahia oitcentista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

3.
Tiago Soares da Silva e Silva. O povo na guerra da independência do Brasil na Bahia (1822-1823). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

4.
Monique Rebouças Rodrigues. Modesto(?): família e memória em uma fazenda de Mutuípe (1960-1990). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

5.
Catarina Valéria Lima Cavalcante. Hilda Jitolu: a mãe preta do Ilê Aiyê. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

6.
Isaías Menezes Pereira. "Eu não sou besta pra tirar onda de herói": uma abordagem micro-histórica da juventude brasileira nos anos de chumbo (1967-1989). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

7.
Gracilene Eufigênia dos Santos Coelho. Mães escravas de ventre livre: experiências entre a escravidão e liberdade dos ingênuos da freguesia de Santo Antonio de Jesus-ba, 1781-1888. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

8.
Rosane Santos Silva. Cajazeira: memórias de muheres migrantes sobre um viver urbano (1960-1980). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

9.
Ana Cecília de Araújo de Jesus. "Prato de ouro escarro de sangue": experiências de vida familiar, trabalho e cotidiano dos escravos e libertos em Cachoeira-ba, séculos XIX e XX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

10.
Rafael Lima Silva Soares. As escolas de samba da cidade de Salvador (1960-1970). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

11.
Alan Cordeiro Peixoto. Os batistas em Feira de Santana: 1962-1971 (História da Igreja Batista de Sobradinho). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

12.
Rosângela Almeida. Cotidiano e emancipação feminina em Santo Antônio de Jesus-Ba. 1920-1950. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

13.
Michelle Caroline Santos Oliveira. 1591. Primeira Visitação às partes brasílicas: estudo do caso de Fernão Cabral de Ataíde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

14.
Antônio da Conceição Nascimento. Cemitério Nossa Senhora da Piedade: espaço dos mortos e dos sentimentos dos vivos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

15.
José Marcelo Conceição Silva. Implantação do Presídio no bairro da Mata Escura, Salvador-Ba (1945-1967). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

16.
Irene Dóres Nascimento Britto. Teatro valenciano: representações teatrais nas terras do Rio Una. 1984-1996. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

17.
Gilson Souza de Jesus. No caminho da "ordem" e do "progresso": o discurso jornalístico sobre o candomblé e outras práticas negras em Salvador (1889-1939). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

18.
Wanderson Bispo de Souza. Criminalidade no Beiru: identidade, cotidiano e sociabilidade num bairro de Salvador-Ba (1980-1990). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

19.
Sandra Cordeiro Oliveira. Ordem e desordem da paixão: a prostituição feminina em Salvador (1912-1916). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

20.
Joseane do Espírito Santo. O MEB e os movimentos populares de caráter reivindicatórios. Amargosa-Ba, 1980-1990. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

21.
Franco de Oliveira Souza. A abordagem iconográfica do negro no livro didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

22.
Josemary Rodrigues dos Santos. Matando Evas e Liliths: gênero, crimes passionais e sua repercussão na imprensa baiana (1960-1975). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

Iniciação científica
1.
Tiago Soares da Silva e Silva.. O Povo na Guerra de Independência do Brasil na Bahia. (1822-1823). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

2.
LUCAS GABRIEL OLIVEIRA PINHO. ESTE INFERNO DE AMAR: DIVÓRCIO E CONCUBINATO NO INTERIOR DA BAHIA OITOCENTISTA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

3.
Rosângela de Souza Santos. Capitania da Bahia e Conselho Ultramarino português:"vai e vem" de notícias do cotidiano colonial do Brasil.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

4.
Carmem Lúcia Santos de Jesus. A representação do feminino nas relações de comunicação do século XVIII: uma análise das correspondências do Arquivo Ultramarino Português entre a Bahia e Portugal. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

5.
José Marcelo Conceição Silva. A construção da penitenciária Lemos de Brito. Salvador-Ba (1945-1955). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

6.
Wanderson Bispo de Souza. Criminalidade no Beiru (1980-1990). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em História) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.

7.
Sílvia Marli Tavares Santos. Criminalidade no Recôncavo Baiano, século XIX. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Nancy Rita Sento Sé de Assis.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:28:21