Claiton Marcio da Silva

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  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2010) e integra o programa de pós-graduação em História e o mestrado em Ciência e Tecnologia do Ambiente (UFFS). Possui graduação em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz, 2009), com estágio de doutorado (sanduíche) na University of Guelph, Ontario, Canadá. Possui Pós-Doutorado em Science, Technology and Society (STS) no Massachusets Institute of Technology (MIT), em Cambridge, Massachusets, Estados Unidos (2017). Foi bolsista de Pós-Doutorado no Rachel Carson Center for Environment and Society (LMU, Munique, Alemanha) entre 2017-2018.Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: História Ambiental, Revolução Verde e Modernização da Agricultura no Brasil e outros temas de História Contemporânea, como Guerra Fria e Relações Brasil/Estados Unidos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claiton Marcio da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.
Rua Fernando Machado
Centro
89800-000 - Chapeco, SC - Brasil
Telefone: (49) 33225266
URL da Homepage: http://www.uffs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
com período sanduíche em University of Guelph (Orientador: Stuart McCook).
Título: Agricultura e Cooperação Internacional: a atuação da American International Association for Economic and Social Development (AIA) e os programas de modernização no Brasil (1946-1961), Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Robert Wegner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modernização Agrícola; Relações Internacionais; Extensão Rural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2000 - 2002
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Saber, Sentir, Servir e Saúde: a construção do novo jovem rural em Clubes 4-S, SC (1970-1985),Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Cristina Scheibe Wolff.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Juventude Rural; Clubes 4-S; Extensão Rural.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.
1996 - 1999
Graduação em História.
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Título: As eleições de 1969 em Chapecó no contexto do regime militar.
Orientador: Monica Hass.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Rachel Carson Center for Environmental Studies, RCC, Alemanha.
Bolsista do(a): Rachel Carson Center for Environmental Studies, RCC, Alemanha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.


Formação Complementar


2011 - 2011
Nivelamento para as Oficinas Presenciais. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Fontes para a História do Regime Militar. (Carga horária: 21h).
Associação Cultural do Arquivo Nacional, ACAN, Brasil.
2011 - 2011
Gestão e Políticas Culturais. (Carga horária: 40h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Capacitação ENADE. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2005 - 2005
Inglês nível TOEFL. (Carga horária: 60h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
1996 - 1999
Inglês. (Carga horária: 400h).
Winner Escola de Idiomas, WINNER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Colegiado de História da UFFS Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFFS Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Ambiente da UFFS

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Mestrado em História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História Ambiental
08/2010 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Fronteira Sul
08/2012 - 09/2015
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, .

Cargo ou função
Diretor de Arte e Cultura.
06/2011 - 08/2012
Direção e administração, Campus Chapecó, .

Cargo ou função
Coordenador de Cultura.
09/2011 - 10/2011
Ensino, História Regional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História Ambiental e da Agricultura

Rachel Carson Center for Environmental Studies, RCC, Alemanha.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 40


Massachusets Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Pós-Doutorado (Visiting Professor)

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Program in Science, Technology and Society (STS), .


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Antropologia da Educação Metodologia da Pesquisa Educação Indígena Pratica de Ensino I O contrato de trabalho foi modificado em função da aprovação em concurso público para a mesma universidade.

Atividades

03/2004 - 03/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia
Investigação da Prática Pedagógica I
Pesquisa Educacional
Pesquisa em Educação
Projetos da Prática em Administração Escolar I

Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor dos cursos de História, Ciências Sociais, Normal Superior e Pedagogia

Atividades

03/2005 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação (Curso de Pedagogia)
Formação Histórica da Sociedade Brasileira (Curso de Ciências Sociais)
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História (Curso de Pedagogia)
História Medieval I (Curso de História)
Historia Medieval II (Curso de História)
Metodologia da Pesquisa (Curso de Pedagogia)
Prática de Ensino I (Estágio) (Curso de Pedagogia)
Sociologia da Educação (Curso de Pedagogia)
05/2007 - 07/2007
Direção e administração, Fundação Universidade Federal do Tocantins, .

Cargo ou função
Cargo administrativo (Coordenador do Curso de Pedagogia).
10/2006 - 10/2006
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
11/2005 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do Tocantins, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Ciências Sociais.

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Histõria, sem vínculo empregatício com a Unicentro


Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Curso de História (concentrado nos meses de janeiro e julho) Disciplinas ministradas: História do Brasil I História do Brasil III História Regional História Contemporânea

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Antropologia da Educação Metodologia da Pesquisa Educação Indígena

Atividades

10/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Pesquisa do Campus de Tocantinópolis.
3/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação
Educação Indígena
Metodologia da Pesquisa

Celer Faculdades, CELER, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Contrato (horista), Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: História Aplicada ao Turismo I História Aplicada ao Turismo II Sociologia Aplicada

Atividades

3/2002 - 3/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Aplicada ao Turismo I
História Aplicada ao Turismo
Sociologia Aplicada
5/2002 - 5/2002
Extensão universitária , Celer Faculdades, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Capacitação em Turismo.

Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista - Pibic, Carga horária: 20
Outras informações
Título: As eleições de 1969 em Chapecó no contexto do regime militar. Bolsa: Pibi/CNPq.

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio remunerado, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio no Departamento de Ciências Humanas e Sociais (Programa de Pesquisa de Opinião). Desenvolvimento de atividades junto ao CEOM.

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista - Pibic, Carga horária: 20
Outras informações
Título: Os Partidos Políticos e o Regime Militar em Chapecó: os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal em 1969. Bolsa Pibic/Unoesc.

Atividades

8/1996 - 8/1998
Estágios , Universidade do Oeste de Santa Catarina, .

Estágio realizado
Realização de diagnósticos político-administrativos (enquetes).
8/1996 - 8/1998
Estágios , Universidade do Oeste de Santa Catarina, .

Estágio realizado
Atividades no Centro de Organização da Memória do Oeste Catarinense - CEOM.


Linhas de pesquisa


1.
Science, Technology and Society


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O corredor da Soja no Cone Sul: uma história ambiental comparada

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jó Klanovicz em 17/05/2017.
Descrição: Este projeto visa a elaboração, a partir de documentação a ser coletada, de um estudo comparativo mais amplo de História Ambiental, aliando, também, História da Ciência e da Tecnologia, sobre monoculturas ?modernas?, principalmente soja (Glycine max) no Brasil, no Paraguai e na Argentina, levando em conta a própria conceituação da monocultura em termos de história ambiental (plantations), os processos de instalação de projetos agrícolas de grande escala, seus impactos socioculturais, ambientais as formas de apropriação e construção de discursos científicos e não científicos sobre elas, o papel da tecnologia na sociedade, os discursos de ?correção da natureza? e seus impactos socioambientais, as relações entre humanos e mundo natural, paisagem transformada e o uso de tecnologias de força bruta no processo de industrialização da natureza desde a segunda metade do século XX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Integrante / Jó Klanovicz - Coordenador / Marcos Gerhardt - Integrante / Adrian Gustavo Zarrili - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Science, Environment and Society
Descrição: The Cerrado covers 21% of the Brazilian territory, and the issue of its anthropic transformation is important in order to understand the developmental politics in South America since the 1950s. The submission of this book project to the Fellowship Program at the Rachel Carson Center (RCC) represents an opportunity to continue the development of research on topics such as environment and society, particularly in the Brazilian biome named Cerrado. As a professor and researcher at federal universities since 2003, the development of this research into the RCC Fellowship Program means to increase expertise while pushing towards the development of more studies on environment and society in graduate programs at our universities. It also represents the consolidation of international networks aimed at discussing the modernization of agriculture and its impacts on society and environment from a comparative perspective. In addition, the publication of this research in articles and books is fundamental to diffuse understanding about this important biodiversity hotspot and its connections to a globalized agriculture. I consider the intervention process on the Brazilian Cerrado, in this regard, as fundamental to a new understanding and a new contribution to environmental history through empirical research. It also represents an important theoretical contribution since, unlike the narrative of agronomists who feel they have "conquered the Cerrado", we can see, on a first reading, that the environment in question has shaped scientific research. In many ways, the cerrado transformation happened before the modern renovation of urban centers. The environment, previously considered as "obsolete", employed in a relatively short period major process of technification, and enabled the movement of knowledge and scientific institutions, as well as people, plants, animals, and their pathogens. In this sense, as the Cerrado is modified, measured, and standardized, it does not become merely a product of science and industry; but its characteristic fauna, flora, and human societies, which coexisted both in consensus and in conflict over a long period, have forced a number of changes and adaptations of the same science and industry: new seeds, special fertilizers, new production areas, new technologies, significant use of energy, and willingness of human groups that came from other regions of Brazil and the world to adapt to excess heat, humidity, dry air, the precariousness of urban structure, and long distances from major urban centers. The Cerrado, in this sense, cannot be considered only as a study of regional history coupled with an intense process of deforesting, but also as an important theme that serves as a comparison with the process of modern agricultural renovation in other biomes: an intense research process developed in the Cerrado was later used in other savannahs, especially in Paraguay, in the African continent, and in low soil fertility areas. Today, the Cerrado has global importance both for the survival of regional, national, and international populations by producing grains, medicinal products, or for its water resources..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Coordenador / Tiago João Benetti - Integrante / Saionara Frantz - Integrante / Gabriel Halvass - Integrante.Financiador(es): Rachel Carson Center for Environmental Studies - Bolsa.
2014 - Atual
Ciência e agricultura: o IRI Research Institute (IRI) e o Cerrado Brasileiro
Descrição: A proposta central desta pesquisa é a de analisar o processo de conquista das vastas áreas de terra de estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí, Rondônia e Oeste da Bahia, entre outros, ocupados por agricultores sulistas, que num curto espaço de tempo transformaram radicalmente a paisagem e a organização sociocultural desses espaços. A primeira metade do século XX já havia sido marcada pela colonização de grandes áreas do chamado ?sertão do Brasil?, como as do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. O contexto que envolveu a colonização das fronteiras agrícolas do Sul foi de amplas discussões acerca da necessidade de o Brasil ?conquistar o sertão? e de preencher os chamados ?vazios demográficos?. Tal tarefa era atribuída especialmente aos imigrantes italianos, alemães e poloneses e seus descendentes, em particular das antigas áreas coloniais sulinas. Na percepção das autoridades republicanas e de intelectuais, isso possibilitaria ?civilizar? os espaços do interior brasileiro, pelo aumento da população branca e pela qualificação do estatuto étnico da população, condição que melhoraria a imagem do Brasil na esfera internacional e colocaria o país no caminho da modernidade. Com base nas ideias positivistas e darwinistas sociais sugeria-se a necessidade de estabelecer a ordem necessária nas novas fronteiras agrícolas, com vistas ao sonhado progresso, ideia tão cara no início do período republicano e ao longo da primeira metade do século XX. Neste sentido, com o estabelecimento de pesquisas científicas que atestaram a ?vocação? do sertão para a agricultura, um alto número de migrantes deslocam-se desde a década de 1960 para as novas fronteiras. Para este estudo, no entanto, será selecionada a região do Centro-Norte brasileiro, abrangendo a parte oeste da Bahia, e sudeste do Tocantins..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Coordenador / Jaine Menoncin - Integrante / Handressa Rossi - Integrante / Melody Forcelini - Integrante / Luís Fernando Hanauer - Integrante / Celso Bergemeyer - Integrante.Financiador(es): Rockefeller Archive Center - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa / Universidade Estadual do Centro-Oeste - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 7
2013 - 2016
A húbris agronômica em meio aos projetos de agricultura moderna no Sul do Brasil
Descrição: agronômica em meio aos projetos de monoculturas ?modernas? no sul Brasil, especialmente as de soja e de frutas de clima temperado, que surgiram como símbolos da industrialização da natureza na região a partir da década de1960. Levantamentos anteriores de registros sobre agricultura de grande porte no sul do Brasil nos levam a crer que não é mais suficiente abordar a emergência das monoculturas modernas no país apenas sob a ótica estruturalista sociopolítica, mas também como espaço onde agricultura intensiva e extensiva se mesclam, onde há intensa manipulação ambiental, onde há experimentações agrícolas, onde há tensões entre conhecimentos técnicos e práticas tradicionais, onde há mesclas de economia, cultura e ciência, onde há múltiplas experiências que se dão na interface de humanos com o mundo natural. No contexto da modernização da agricultura, o Brasil primou pela opção da agricultura convencional de larga escala como elemento fundamental para orientar sua realidade econômica no campo. Ao passo em que essa opção marcou problemas profundos para a nação no que tange à distribuição de riqueza, por exemplo, sua presença tem sido a marca, também, de tensões, de projetos, de anseios que atingem não só parcela da população diretamente envolvida com a produção agrícola e suas formas e problemas, mas também a sociedade brasileira como um todo. A entrada em cena de produtos agrícolas oriundos de processos produtivos tecnificados e racionalizados com base no conhecimento agronômico só foi possível com o alargamento dos discursos de correção da natureza no país, conduzidos pelo reforço material, capitalista e simbólico de instituições de pesquisa agrícola, mas também do interesse de agricultores pela modernização de suas propriedades, pela visão modernista das cidades que buscavam, promoveram, acreditavam na reversão do tradicionalismo econômico baseado muitas vezes no extrativismo, para uma economia dita ?moderna?, ou seja, com máquinas, implementos agrícolas, shows rurais, regramento civil das paisagens e das plantas, valorização simbólica da tecnologia em praças públicas. As perspectivas de História Ambiental e História da Tecnologia, ou seja, uma história na qual o ?ambiente? é entendido como a síntese das dimensões natural e construída do mundo palpável?, torna-se importante na medida em que permite deslocar a interpretação das estruturas sociopolíticas da monocultura, já amplamente discutidas pela historiografia brasileira, para uma outra que interprete a monocultura sob a ótica dupla de um sistema biológico, mas também, de um sistema tecnológico e de reforço contínuo da crença na tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Integrante / Jó Klanovicz - Coordenador / Reinaldo Lohn - Integrante / Nilvania de Mello - Integrante / Vanderlei de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Migrantes sulistas e a relação com o ambiente no Centro-Norte do Brasil
Descrição: Subprojeto que aborda a relação dos migrantes sulistas com o ambiente na região do Tocantins..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Coordenador.
2005 - 2009
A ?Extensão? dos domínios da civilização: representações norte-americanas sobre o campo em empresas de Extensão Rural brasileiras ligadas à American International Association for Social Development (A.I.A.) (1948-1961)
Descrição: Este projeto analisou a atuação da American International Association for Economic and Social Development (AIA), fundada por Nelson Rockefeller em 1946, e sua atuação no Brasil. Esta agência teve reconhecida importância pela introdução sistemática dos serviços de extensão rural que, posteriormente, foram levados adiante pelo governo brasileiro. A pesquisa realizada resultou em tese de doutorado intitulada: "Agricultura e cooperação internacional: a atuação da American International Association for Economic and Social Development (AIA) e os programas de modernização no Brasil (1946-1961), defendida em 2009 na Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
Formação inicial e continuada de professores no Tocantins: melhoria da qualidade de ensino e de vida
Descrição: Desenvolvimento de atividades relacionadas à formação de um Centro de Documentação com o intuito de preservar a memória dos cursos de formação de professores realizados no Estado do Tocantins..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Integrante / Regina Célia Padovan - Coordenador / Alice Akemi Yamasaki - Integrante / Vanderlei Mendes de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2002 - 2003
Limites e possibilidades da educação indígena Apinayé no Tocantins: o papel da universidade
Descrição: O projeto inseriu as discussões sobre o processo de implantação do ensino público formal nas aldeias Apinayé no município de Tocantinópolis, questionando se este era um ensino "dos" índios ou "para" os índios. O principal resultado apontou para a necessidade de adaptação de técnicas de ensino e uma formação mais densa para os professores que atuavam na área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Coordenador / Joyce Romão Milhomem - Integrante / Suelene Oliveira da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Tocantins - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2015 - Atual
Terra e Arte
Descrição: Produção de oficinas e CD com crianças dos Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Música Autoral Chapecoense: os anos 90 em foco
Descrição: O projeto tem por objetivo debater a cena musical chapecoense na década de 1990 e a produção independente em uma época de mudança dos processos de registro/gravação. Também, convida os músicos para uma conversa e apresentação de canções próprias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Claiton Marcio da Silva - Coordenador / Herman Silvani - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science
2016 - 2016
Periódico: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO)
2012 - Atual
Periódico: Revista Santa Catarina em História
2012 - 2013
Periódico: History Research
2012 - Atual
Periódico: Revista Santa Catarina em História
2011 - Atual
Periódico: Cadernos do CEOM (UNOESC)


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Revista do Sinproeste
2011 - 2011
Periódico: Tempos Históricos (EDUNIOESTE)
2011 - 2011
Periódico: Tempos Históricos (EDUNIOESTE)
2003 - 2003
Periódico: Cadernos do CEOM (UNOESC)
2016 - 2016
Periódico: História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2018 SILVA, CLAITON MÁRCIO DA. Entre Fênix e Ceres: A grande aceleração e a fronteira agrícola no Cerrado. VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO), v. 34, p. 409-444, 2018.

2.
SILVA, C. M.2018SILVA, C. M.. Da ?luta pela terra? à ?luta pela Terra': Romarias, mudança climática e a apropriação simbólica da Guerra do Contestado (Santa Catarina, Brasil). REVISTA INCLUSIONES - REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES, v. 5, p. 202-213, 2018.

3.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2017SILVA, C. M.. Modernizar é preciso. Pensamento Social e mudança no mundo rural (1944-1954). Iberoamericana (Madrid), v. 1, p. 80, 2017.

4.
SILVA, CLAITON MARCIO DA2017SILVA, CLAITON MARCIO DA; HASS, MONICA . -O Oeste Catarinense não pode parar aqui-. Política, agroindústria e uma história do ideal de progresso em Chapecó (1950-1969). TEMPO E ARGUMENTO, v. 9, p. 338-374, 2017.

5.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2016SILVA, C. M.; MORETTO, S. P. . Apresentação: história da ciência e da tecnologia. FRONTEIRAS: REVISTA CATARINENSE DE HISTÓRIA, v. 1, p. 5-7, 2016.

6.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2015 SILVA, C. M.. Ciencia y saberes locales en la posguerra: la Asociación Internacional Americana para el Desarrollo Económico y Social (AIA) y los programas de modernización de la agricultura en Brasil (1945-1961). Asclepio (Madrid), v. 67, p. p082, 2015.

7.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2015SILVA, C. M.. A parte Oriental da Amazônia Legal e os sertões brasileiros: de um território 'desconhecido' para um espaço de grandes e 'modernos' projetos na região do Tocantins. EducAmazônia, v. XV, p. 73-86, 2015.

8.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2013 SILVA, C. M.. Nelson Rockefeller e a atuacao da American International Association for Economic and Social Development: debates sobre missao e imperialismo no Brasil, 1946-1961. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 20, p. 1695-1711, 2013.

9.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2013SILVA, C. M.. Nelson Rockefeller, a Associação Americana Internacional (AIA) e a ideologia da modernização em busca de novas fronteiras. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 1, p. 171-184, 2013.

10.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2012 SILVA, C. M.. De um Dust Bowl paulista à busca de fertilidade do solo no Cerrado: a trajetória do IRI Research Institute (IRI) e as pesquisas em ciências do solo no Brasil (1951-1963). Revista Brasileira de História da Ciência, v. 1, p. 146-155, 2012.

11.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2012SILVA, C. M.. A história cultural: um diálogo entre Alain Corbin e Norbert Elias. FêniX (UFU. Online), v. 9, p. 1-21, 2012.

12.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2011SILVA, C. M.. "Uma contribuição para o desenvolvimento de sua comunidade e sua pátria": juventude rural e Clubes 4-S durante a ditadura militar na região oeste de Santa Catarina (1970-1985). Cadernos do CEOM (UNOESC), v. 33, p. 37-66, 2011.

13.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2003SILVA, C. M.. Povo Desenvolvido é Povo Limpo: o controle do corpo do jovem rural através dos Clubes 4-S, SC (1970-1985).. Cadernos do CEOM (UNOESC), Chapecó - SC, v. 16, p. 191-211, 2003.

14.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2003SILVA, C. M.. A Influência norte-americana na modernização da agricultura catarinense: o caso dos clubes 4-S (1950-1980). Revista Essência, Xaxim (SC), v. 01, p. 27-38, 2003.

15.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2002SILVA, C. M.. Discurso sobre a juventude rural participante dos Clubes 4-S. Esboços (UFSC), Chapecó, v. 01, p. 90-95, 2002.

16.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2001SILVA, C. M.. Modernização da Agricultura e Difusão dos Clubes 4-S no Oeste Catarinense. Cadernos do CEOM (UNOESC), Chapecó, v. 14, p. 63-79, 2001.

17.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2001SILVA, C. M.. Saber, Servir, Sentir e Saúde: Questões sobre identidade(s) nos clubes 4-S. Alcance (UNIVALI) (Cessou em 2007), Itajaí, v. 6, p. 91-95, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, C. M.. De agricultor a farmer: Nelson Rockefeller e a modernização da agricultura no Brasil. 1. ed. Curitiba/Guarapuava: UFPR/Unicentro, 2015. v. 1. 200p .

2.
SILVA, C. M.. Dos braços do povo à espada dos militares: os anos de chumbo na Fronteira Sul (1964-1970). 1. ed. Florianópolis: Pandion, 2014. v. 1. 190p .

3.
SILVA, C. M.; OLIVEIRA, J. R. ; SCHUH, M. B. . Cordilheira Alta: pelos caminhos da memória. Chapecó: Estampa, 2003. v. 1. 186p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, C. M.; MORETTO, S. P. ; BRANDT, M. . Uma história ambiental de Chapecó. In: CARBONERA, Mirian; ONGHERO, André; SALINI, Ademir; RENK, Arlene. (Org.). Chapecó 100 anos: histórias plurais. 1ed.Chapecó: Argos, 2017, v. 1, p. 35-50.

2.
SILVA, C. M.; MORETTO, S. P. ; FORNECK, E. . História Ambiental no ensino de Ciências Sociais no oeste catarinense: possibilidades e desafios. In: Douglas Orestes Franzen, Jenerton Arlan Schütz e Leandro Mayer. (Org.). Ensino de Ciências Humanas e Sociais: temas transversais, reflexões e práticas pedagógicas. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 138-161.

3.
SILVA, C. M.; MUNDSTOCK, M. ; BRANDT, M. . Uma História Ambiental da Fronteira Sul: campos, florestas e agrossistemas. In: José Carlos Radin; Delmir Valentini; Paulo Zarth. (Org.). História da Fronteira sul. 1ed.Porto Alegre: Letra e Vida, 2015, v. 1, p. 271-297.

4.
KLANOVICZ, J. ; SILVA, C. M. ; COELHO, G. C. . Da Revolução Verde à Agroecologia. In: S. R. P. Lopes. (Org.). Semeando Saberes: subsídios teórico-práticos para sustentabilidade no meio rural.. 1ed.Guarapuava: Aprehendere, 2015, v. 1, p. 16-23.

5.
SILVA, C. M.. Os outros são o atraso: populações rurais e modernização agrícola em Minas Gerais (1950-1960). In: Sandro Dutra e Silva; Dominichi Miranda de Sá; Magali Romero de Sá. (Org.). Vastos Sertões: História e Natureza na Ciência e na Literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2015, v. 1, p. 111-126.

6.
SILVA, C. M.; RADIN, J. C. . A longa marcha do 'desmatamento civilizador' rumo ao Cerrado: uma história da migração sulista e suas relações com o ambiente. In: Delmir José Valentini; Valmir Francisco Muraro. (Org.). Colonização, conflitos e convivências nas fronteiras do Brasil, da Argentina e do Paraguai. 1ed.Porto Alegre; Chapecó: Letra e Vida; UFFS, 2015, v. , p. 271-291.

7.
SILVA, C. M.. Juventude rural e modernização da agricultura: tensões entre extensão rural e movimentos sociais na região Oeste de Santa Catarina (1970-1985). In: Paulo Zarth. (Org.). História do campesinato na Fronteira Sul. 1ed.Porto Alegre: Letra & Vida, 2012, v. , p. 195-208.

8.
OLIVEIRA, J. R. ; SILVA, C. M. . ?Em débito com o passado?: história, memória e experiências de ensino utilizando recursos histórico-culturais. In: Saul Eduardo Seiguer Milder; Josiane Roza de Oliveira. (Org.). Patrimônio Cultural: experiências plurais. Santa Maria (RS): Palotti, 2008, v. , p. 135-160.

9.
SILVA, C. M.. Os Conflitos Políticos Evidenciados na Cassação do Prefeito Municipal de Chapecó em 1969. In: Monica Hass. (Org.). Partidos, Eleições e voto: o comportamento político-eleitoral em Santa Catarina.. 1ed.Chapecó - SC: Argos, 2003, v. , p. 81-143.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. M.. O problema rural brasileiro em perspectiva: modernização da agricultura e o pensamento social brasileiro (1936-1954). In: 1 Jornada de Pós-Graduação da Fiocruz, 2011, Rio De Janeiro. Anais da 1 Jornada de Pós-Graduação da Fiocruz, 2011.

2.
SILVA, C. M.. Ciência e nação: Nelson Rockefeller, o Ibec Research Institute (IRI) e os caminhos da ocupação do Cerrado brasileiro (1946-1980). In: Encontro da Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Encontro da Associação Nacional de História. São Paulo, 2011.

3.
SILVA, C. M.. Ciência, agricultura e nação: o Ibec Research Institute (IRI) e a "conquista" do cerrado brasileiro (1946-1980). In: Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2010, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2010.

4.
SILVA, C. M.. Projeto Cultura em Ação: debates e apontamentos. In: III Seminário de Educação e Gênero e II Seminário de Infância, 2006, Tocantinópolis. Anais do III Seminário de Educação e Gênero e II Seminário de Infância. Tocantinópolis: CEDOC - Centro de Documentação, 2006.

5.
SILVA, C. M.. Os outros são o atraso: textos e imagens da extensão rural brasileira (1946-1961). In: III Simpósio Nacional de História Cultural - história e subjetividade: do texto à imagem, 2006, Florianópolis. Anais do [recurso eletrônico]/III Simpósio Nacional de História Cultural. Florianópolis: Clickdata multimídia, 2006. p. 921-929.

6.
SILVA, C. M.. Representações e práticas sociais: um olhar sobre a Extensão Rural no Brasil (1946-1961). In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos, 2006, Florianópolis. Anais do [recurso eletrônico]/Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006.

7.
SILVA, C. M.. Extensão rural e estratégias de mudança sócio-cultural: uma leitura a partir das resistências cotidianas. In: VII Congresso de ALASRU, 2006, Quito - Equador. Anais do VII Congresso de ALASRU, 2006.

8.
SILVA, C. M.. Olhares Modernos sobre o Campo: ciência, tecnologia e mudança cultural nos trabalhos de Extensão Rural entre 1948 e 1962. In: 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte - MG. Anais do 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Belo Horizonte: Night Visioon, 2005. v. Cd. p. sp-sp.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. M.. Identidade dos grupos de pesquisa do Campus de Tocantinópolis: avanços e perspectivas. In: I Simpósio de Educação e Cultura, 2003, Tocantinópolis. Anais do [recurso eletrônico]/I Simpósio de Educação e Cultura. Tocantinópolis - TO: CEDOC - Centro de Documentação, 2003.

2.
SILVA, C. M.. Limites e possibilidades da Educação Indígena Apinayé em Tocantinópolis. In: I Simpósio de Educação e Cultura, 2003, Tocantinópolis. Anais do I Simpósio de Educação e Cultura, 2003.

3.
SILVA, C. M.. Reflexões sobre identidade(s) nos Clubes 4-S. In: XXI Encontro Nacional de Professores Universitário de História - ANPUH, 2001, Niterói - RJ. Livro de Resumos do XXI Encontro Nacional de História "História no Novo MIlênio: entre o Individual e o Coletivo"., 2001. v. 01.

4.
SILVA, C. M.. O processo político-eleitoral de 1969 em Chapecó no contexto do regime militar. In: V Seminário Integrado de Iniciação Científica, 1999, Joaçaba. Anais do V Seminário Integrado de Iniciação Científica. Joaçaba: UNOESC, 1999. v. Único. p. 251-251.

5.
SILVA, C. M.. Os partidos políticos e o regime militar em Chapecó: os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal em 1969. In: Seminário Integrado de Iniciação Científica, 1998, Blumenau - SC. Anais do IV Seminário Integrado de Iniciação Científica. Blumenau: Editora da FURB, 1998. v. Único. p. 306-306.

6.
SILVA, C. M.. Os Partidos Políticos e o Regime Militar em Chapecó: os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal em 1969. In: Seminário Interno de Iniciação Científica, 1998, Chapecó. Anais de Iniciação Científica. Chapecó: Grifos, 1998. v. Único. p. 134-134.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, C. M.. Pushing and expandian agricultural frontiers westward: the work of Nelson and David Rockefellers' Ibec Research Institute in the making of the Brazilian Green Revolution. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, C. M.. Science, Environment, and Society: Transformations on Brazilian Biome Cerrado (1950?1990). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, C. M.. Recursos hídricos e projetos de desenvolvimento no Cerrado brasileiro (1889-1943). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, C. M.. O Cerrado e o pensamento liberal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, C. M.. A ditadura militar no oeste de Santa Catarina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, C. M.. A longa marcha do 'desmatamento civilizador': migrantes sulistas no Tocantins. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, C. M.. Migrantes sulistas e a relação com o ambiente no estados do Tocantins. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, C. M.. O IRI Research Institute e a transformação dos biomas: o cultivo de café das velhas fazendas paulistas ao Cerrado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SILVA, C. M.. ?El avance de la ciencia y la tecnología sobre las barreras de la lengua, la raza y las tradiciones'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SILVA, C. M.. O IRI Research Institute e o cultivo de café nas velhas fazendas paulistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SILVA, C. M.. História Ambiental, entre oralidade, natureza, agricultura e desastres. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SILVA, C. M.. Ciência e agricultura: a pesquisa em ciências do solo no Brasil (1946-1961). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SILVA, C. M.. 'Modernizar é preciso': o rural no Pensamento Social Brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, C. M.. Da 'luta pela terra' à 'luta pela Terra': questões ambientais e a Romaria da Terra e da Água (2011). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SILVA, C. M.. Ciência e natureza: pesquisa científica no Brasil e a conquista e a 'conquista' dos Campos Cerrados (1946-1961). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SILVA, C. M.. Brazilian farmers in a changing world: the experience of Nelson Rockefeller´s American International Association in Brazil (1946-1968). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, C. M.. Ciência e Nação: Nelson Rockefeller, o Ibec Research Institute (IRI) e os caminhos da ocupação do cerrado brasileiro (1946-1980). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SILVA, C. M.. O problema rural brasileiro em perspectiva: aproximações e distanciamentos entre o discurso da extensão rural e autores do pensamento social brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SILVA, C. M.. Fontes para o estudo da História Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SILVA, C. M.; KLANOVICZ, L. ; KLANOVICZ, J. ; SEDREZ, L. . Mesa de encerramento do Simpósio Internacional História Ambiental e Desastres. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SILVA, C. M.. Projetos de modernização na agricultura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SILVA, C. M.. Ciência, agricultura e nação: o IBEC Research Institute (IRI) e a "conquista do cerrado" brasileiro (1946-1970). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, C. M.. "Um novo Dust Bowl"? o Ibec Research Institute (IRI) e as pesquisas em ciências do solo no Brasil (1946-1963). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, C. M.. História, Memória e Patrimônio Indígena: reflexões e experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SILVA, C. M.. Agriculture and International Cooperation: Nelson Rockefeller and the work of AIA in Brazil (1946-1961). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SILVA, C. M.. O processo de implantação do curso de Ciências Sociais em Tocantinópolis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SILVA, C. M.. A tropicália. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SILVA, C. M.. Eastern Legal Amazonia and the Brazilian Backlands: from ?unknown? to ?modern? territory. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SILVA, C. M.. Representações e práticas sociais: um olhar sobre a Extensão Rural no Brasil (1946-1961). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, C. M.; SILVA, M. J. S. ; MOREIRA, E. H. . Cinema em ação: experiências da linguagem cinematográfica em educação.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SILVA, C. M.. Os outros são o atraso: textos e imagens da extensão rural brasileira (1946-1961). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA, C. M.. Olhares modernos sobre o campo: ciência, tecnologia e mudança cultural nos trabalhos de Exensão Rural entre 1948 e 1962.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA, C. M.; SOUZA, S. T. ; PINHO, M. J. . Fontes de Pesquisa que possibilitam a leitura de um processo civilizador: apontamentos sobre o caso do oeste catarinense. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, C. M.. A Extensão Rural, o processo e a constituição do "novo" campo brasileiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SILVA, C. M.; GONCALVES FILHO, F. ; MILHOMEM, J. R. ; SILVA, S. O. . Limites e Possibilidades da Educação Indígena no Tocantins: o papel da universidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SILVA, C. M.. Reflexões sobre identidade(s) nos Clubes 4-S. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SILVA, C. M.. Saber, Sentir, Servir e Saúde: o processo de disciplinarização dos jovens rurais nos Clubes 4-S em Chapecó, SC (1973-1985). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SILVA, C. M.. A Construção da Disciplina nos Clubes 4-S de Chapecó. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SILVA, C. M.; OLIVEIRA, J. R. . Aspectos Culturais e Sócio Econômicos da Cidade de Chapecó. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SILVA, C. M.. As eleições de 1969 em Chapecó no contexto do regime militar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SILVA, C. M.. Os Injustiçados (?): discurso e política na chapecó dos anos 60. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SILVA, C. M.. Os partidos políticos e o regime militar em Chapecó: os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal em 1969. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SILVA, C. M.. O processo político eleitoral de 1969 no contexto do regime militar. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, C. M.. Prefácio. Kindle, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SILVA, C. M.; MORETTO, S. P. . Dossiê História das Ciências e Tecnologias. Florianópolis, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
SILVA, C. M.; MORETTO, S. P. . Entrevista Stuart McCook, 2016. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MCCOOK, S. ; SILVA, C. M. . Entrevista Stuart McCook. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, C. M.. Centro de Referência em Direitos Humanos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SILVA, C. M.; RADIN, J. C. . Juventude e êxodo rural. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, C. M.; MORETTO, S. P. . Dossiê História das Ciências e das Tecnologias, Vol. 27. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
SILVA, C. M.. Intelectuais, políticos e artistas e o aumento da influência norte-americana sobre o Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, C. M.. Agricultura e Cooperação Internacional: a atuação da American International Association for Economic and Social Development e os projetos de Modernização no Brasil (1946-1961). 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
SILVA, C. M.; LOPES, F. R. . Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Sociais. 2006. (Elaboração de Projeto).

5.
LOPES, F. R. ; LOCATELLI, C. ; SILVA, C. M. . Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2006. (Elaboração de Projeto).

6.
SILVA, C. M.; PADOVAN, R. C. ; YAMASAKI, A. A. . Organização de Centro de Documentação - CEDOC. 2004. (Organização).

7.
SILVA, C. M.. Limites e Possibilidades da Educação Indígena Apinayé no Tocantins: o papel da Universidade. 2003. (Relatório de pesquisa).

8.
SILVA, C. M.. "Saber, Sentir, Servir, Saúde: o processo de contrução do novo jovem rural em clubes 4-S em Santa Catarina (1970-1985). 2002. (Relatório de pesquisa).

9.
SILVA, C. M.. O processo político eleitoral de 1969 em Chapecó no contexto do regime militar. 1998. (Relatório de pesquisa).

10.
SILVA, C. M.. Os Partidos Políticos e o Regime Militar em Chapecó: os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal em 1969. 1997. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
MOREIRA, E. H. ; RISCAROLLI, E. ; SILVA, C. M. . Ponto de Cultura: No Bico da Cultura. 2006 (Projeto de Cultura e Extensão) .

2.
SILVA, C. M.. Mister Magoo Band. 2003 (Gravação de CD) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KLANOVICZ, J.; SILVA, C. M.; ANDRADE, R. P.. Participação em banca de Melody Forcelini. "Colossal, complexa e imprescindível: Tecnologia de Força Bruta e a Hidrelétrica de Itá/SC. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
ARENDT, S. M. F.; RODRIGUES, R. R.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Gustavo Henrique de Siqueira. Os donos do Celeiro do Progresso: redes sociais e política (Chapecó, 1956-1977). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
HORST, L. V. M.; SILVA, C. M.; KLANOVICZ, J.; KLANOVICZ, L.. Participação em banca de Luciane Vanessa Mendes Horst. A educação ambiental e sua contribuição para o desenvolvimento comunitário. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
KLANOVICZ, J.; SILVA, C. M.; KLANOVICZ, L.. Participação em banca de Caroline Becher. O desabrochar das flores: o protagonismo das agricultoras de Jesuíno Marcondes, Prudentópolis/PR. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
KLUG, J.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Elisandra Forneck. Formar um novo sujeito: educação técnica e cooperativa na Cooperalfa (1977-1996). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, E. S. D.; KLUG, J.; SILVA, C. M.; NODARI, E.. Participação em banca de Eveli Souza D'Ávila de Oliveira. Combate à malária em Santa Catarina: políticas públicas, impactos ambientais e memória. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
BRANDT, M.; PERTILE, N.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Joseane de Lima. Análise do processo de formação e implementação da Cooperativa Central Oeste Catarinense Ltda, na região Oeste de Santa Catarina: 1960-1974. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
SOUZA, V.; SILVA, A. F. C.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Tiago Bonfim. ENTRE A MEDICINA E A ANTROPOLOGIA: A ATUAÇÃO DE ARTHUR LOBO DA SILVA COMO MÉDICO DO EXERCITO BRASILEIRO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SECULO XX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
SILVA, CLAITON MARCIO DA; MORETTO, S. P.; NODARI, E.; BRANDT, M.. Participação em banca de Gil Karlos Ferri. História Ambiental entre os rios Canoas e Pelotas: flora, fauna e velhos costumes em Celso Ramos, SC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

4.
SILVA, CLAITON MARCIO DA; TORRES, M. G.; KLANOVICZ, L.. Participação em banca de Carla Aparecida Rigo. Brizolismo e o Grupo dos Onze Companheiros na Região de Chapecó, SC (1961-1969). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
ARENDT, S. M. F.; RODRIGUES, R. R.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Gustavo Henrique de Siqueira. Redes Políticas e poder político-empresarial em Chapecó (1956-1977). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
SILVA, C. M.; KLANOVICZ, L.. Participação em banca de Tarcila Kuhn Alves de Paula. Os fumicultores na agricultura familiar de Palmeira/PR: uma visão sobre o trabalho infantil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
SILVA, C. M.; KLANOVICZ, L.. Participação em banca de Caroline Becher. A participação das mulheres na agricultura familiar: o ser agricultora para mulheres de Jesuíno Marcondes, Prudentópolis -PR. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
SILVA, C. M.; KLANOVICZ, L.; KLANOVICZ, J.. Participação em banca de Monique Gärtner. A colonização suábia em uma perspectiva de história ambiental no município de Guarapuava/PR. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOREIRA, E. H.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Itelma Belarmino de Oliveira. O currículo no ensino fundamental e a Lei n. 10.693/2003. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
PADOVAN, R. C.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Andréia Martins da Silva. História e memória: o centro de formação de professores primários de Tocantinópolis na oralidade dos alunos-professores. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão) - Universidade Federal do Tocantins.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALENTINI, D. J.; SANTANA, C. M. C.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Keli Benacio da Silva.O ensino de História nos anos iniciais: possibilidades de produção material didático abordando a História Regional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
SA, D. M.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Daniela Sobierai.O antincomunismo católico e suas representações no jornal Correio Riograndense no ano de 1945. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
SA, D. M.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Guilherme Henrique Piaz Paslauski.1963: O Governo Goulart pela Folha de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

4.
LINO, J. T.; SILVA, CLAITON MARCIO DA; VALENTINI, D. J.. Participação em banca de Tiago João Benetti.O culto a São João Maria na região de Xanxerê-SC e a sacralização de elementos naturais ligados ao Monge do Contestado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

5.
CORREIA, B.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Viviane de Mello Alvez.O grande massacre de porcos: análise da suposta peste suína africana na região de Chapecó. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

6.
SILVA, C. M.; VALENTINI, D. J.. Participação em banca de Ana Claudia Hoffman Pontel.Do camponês ao agricultor: o campesinato do Oeste Catarinense e a modernização da agricultura durante a ditadura militar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

7.
TORRES, M. G.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Jessyca Alessio Previdi.Discurso sobre as mulheres nos crimes de sedução da comarca de Chapecó (1965-1987). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

8.
CORREIA, B.; SILVA, CLAITON MARCIO DA. Participação em banca de Ana Claudia Hoffmann Pontel.Do camponês ao agricultor: o campesinato do Oeste Catarinense e a modernização da agricultura durante a Ditadura Militar. 2015 - Universidade Federal da Fronteira Sul.

9.
LUCENA, J. M.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Rose Mary Duarte Cardoso.Um estudo sobre o livro didátio de Língua Portuguesa adotado pela rede municipal de Tocantinópolis: avanços e retrocessos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

10.
PADOVAN, R. C.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Fabíola Honorato Dias.Ensino Médio: interferência no processo de autorização do Colégio Darcy Marinho - 1984. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

11.
SILVA, C. M.. Participação em banca de Marcos Antônio de Sousa Aguiar.Educação, saúde e controle social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

12.
SILVA, C. M.; EDVIGES, F.. Participação em banca de Raimundo Alves Garcêz.A educação escolar indígena Apinayé de São José: uma proposta diferenciada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

13.
SILVA, C. M.; PADOVAN, R. C.. Participação em banca de Andréia Martins da Silva.A Identidade dos Alunos-Professores Formados no Centro de Formação de Professores Primários de Tocantinópolis - CFPP (1981 a 991). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Universidade Federal do Tocantins.

14.
SILVA, C. M.. Participação em banca de Andrea Melo Souza.A Educação de Jovens e Adultos e as Contribuições de Paulo Freire. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Universidade Federal do Tocantins.

15.
SILVA, C. M.; SOUZA, S. T.. Participação em banca de Edinar Ramos dos Santos.A Leitura e o Processo de Alfabetização: alunos do ensino fundamental de Tocantinópolis - TO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Universidade Federal do Tocantins.

16.
SILVA, C. M.; OLIVERIA, H. L. P.; SCHEIBE, C.. Participação em banca de Adriano Larentes da Silva.Morro da Penitenciária: uma experiência de luta pela terra. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, CLAITON MARCIO DA; MYSKIW, A. M.; CRUZ, L. L.; SILVA, E. N.. História da Medicina. 2016. Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
SILVA, C. M.. Concurso público para professor efetivo em Saúde Pública. 2013. Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
SILVA, C. M.; LOPES, F. R.. Concurso simplificado para professor substituto - Leitura e Prática de Produção de Texto. 2007. Universidade Federal do Tocantins.

4.
SILVA, C. M.; GALDINO, L.. Concurso Público para Professor Assistente - Antropologia Rural e Urbana. 2006. Universidade Federal do Tocantins.

5.
SILVA, C. M.; DA COSTA, Janaína Alexandra Capistrano. Participação em banca de concurso simplificado para professor substituto - Pesquisa Educacional. 2006. Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Ciência e Ambiente na Fronteira Sul do Brasil: do local ao global durante a longa Revolução Verde (1950-1990). 2016. (Simpósio).

2.
I Seminário sobre Hidrelétricas da Bacia do Rio Uruguai: Impactos sociais, econômicos e ambientais. 2015. (Seminário).

3.
I Seminário sobre Hidrelétricas da Bacia do Rio Uruguai: Impactos sociais, econômicos e ambientais. 2015. (Seminário).

4.
Simpósio Nacional de História.O IRI Research Institute (IRI) e a conquista do cerrado. 2015. (Simpósio).

5.
2. Encontro de Extensão e Cultura da UFFS. 2014. (Encontro).

6.
Encontro da Sociedade Brasileira de História das Ciências.A atuação do IRI Research Institute no Brasil. 2014. (Encontro).

7.
Simpósio da Sociedade Latino-americana e Caribenha de História Ambiental.O IRI Research Insitute (IRI) e a pesquisa em café no Brasil. 2014. (Simpósio).

8.
Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.O IRI Research Institute (IRI): política e economia. 2014. (Simpósio).

9.
Life Sciences, Agriculture and Environment.Science and nation building: the IRI Research Institute (IRI) and the Brazilian Cerrado. 2013. (Outra).

10.
Encontro da Sociedade Brasileira de História das Ciências.A conquista do cerrado. 2012. (Encontro).

11.
Simpósio Cem Anos do Contestado.Da luta pela terra à luta pela Terra: a Romaria da Terra e as questões ambientais. 2012. (Simpósio).

12.
Histórias, cinema e educação.O nome da rosa. 2011. (Outra).

13.
Quality versus quantity: competing visions of food, farming & rural life.Brazilian farmers in a changing world: the experience of Nelson Rockefeller´s American International Association in Brazil (1946-1968). 2011. (Encontro).

14.
Simpósio Internacional História Ambiental e Desastres.História Ambiental e Desastres. 2011. (Simpósio).

15.
XXVI Simpósio Nacional de História.Ciência e Nação: Nelson Rockefeller, o Ibec Research Institute (IRI) e os caminhos da ocupação do cerrado brasileiro (1946-1980). 2011. (Simpósio).

16.
Encontro da Sociedade Brasileira de História das Ciências.Das fazendas paulistas ao cerrado: a atuação do IRI Research Institute (IRI) no Brasil. 2010. (Encontro).

17.
Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Ciência, agricultura e nação: o Ibec Research Institute (IRI) e a. 2010. (Simpósio).

18.
Semana Acadêmica do Curso de História."Relações entre Brasil e Estados Unidos durante a guerra fria". 2009. (Outra).

19.
Rural Roundtable."Agriculture and International Cooperation: Nelson Rockefeller and the work of AIA in Brazil (1946-1961)". 2008. (Seminário).

20.
III Seminário de Educação e Gênero e II Seminário sobre Infância. 2006. (Seminário).

21.
Seminário Fazendo Gênero 7.Representações e práticas sociais: um olhar sobre a Extensão Rural no Brasil (1946-1961). 2006. (Seminário).

22.
11 Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia.Ciência e tecnologia para a mudança social: a. Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR) nos anos 1950?.. 2005. (Seminário).

23.
II Ciclo de estudos do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central. 2004. (Encontro).

24.
III Seminário Fontes Históricas. Patrimônio da Sociedade: memória, história e preservação.Fontes de pesquisa que possibilitam a litura de um processo civilizador: apontamentos sbre o caso do oeste catarinense. 2004. (Seminário).

25.
I Seminário de Educação e Cultura.Palestra: "A Extensão Rural e o processo de constituição do 'novo' campo brasileiro".. 2004. (Seminário).

26.
I Seminário Povos Indígenas. Desafios e perspectivas. 2003. (Seminário).

27.
I Simpósio de Educação e Cultura:.Coordenação da mesa "Educação Indígena". 2003. (Simpósio).

28.
I Simpósio de Educação e Cultura: Universidade e Diversidade. 2003. (Simpósio).

29.
Encontro Nacional de História (ANPUH). 2001. (Encontro).

30.
XXI Simpósio Nacional de História.Formas e estratégias de inclusão e exclusão social no oeste catarinense: reflexões sobre identidade(s) nos Clubes 4-S. 2001. (Simpósio).

31.
VIII Encontro Estadual de História.Saber, Sentir, Servir e Saúde: o processo de disciplinarização dos jovens rurais nos clubes 4-S em Chapecó, SC (1973-1985). 2000. (Encontro).

32.
XX Encontro Nacional de Estudantes de História. 2000. (Encontro).

33.
I Intercâmbio Cursos de História UFSC/UNOESC Chapecó.As eleições de 1969 em Chapecó no contexto do regime militar. 1999. (Outra).

34.
II Semana Psi - Psicologia: as faces do cotidiano.Os Injustiçados (?): discurso e política na Chapecó dos anos 60. 1999. (Outra).

35.
Simpósio Nacional de História (ANPUH). 1999. (Encontro).

36.
V Seminário de Iniciação Científica.As eleições municipais de 1969 em Chapecó no contexto do regime militar. 1999. (Seminário).

37.
IV Seminário Integrado de Iniciação Científica.Os partidos políticos e o regime militar em Chapecó: os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal em 1969. 1998. (Seminário).

38.
XIX Congresso Nacional de Estudantes de História. 1998. (Encontro).

39.
Simpósio Nacional de História (ANPUH). 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. M.; MORETTO, S. P. ; VOJZNIAK, F. . Encontro da Seção Estadual da ANPUH. 2016. (Congresso).

2.
SILVA, C. M.. Casa de Chão Batido. 2012. (Exposição).

3.
SILVA, C. M.; KLANOVICZ, J. ; KLANOVICZ, L. . Workshop História Ambiental e Desastres. 2012. (Outro).

4.
SILVA, C. M.. Interações. 2012. (Exposição).

5.
KLANOVICZ, J. ; KLANOVICZ, L. ; SILVA, C. M. . Simpósio Internacional História Ambiental e Desastres. 2011. (Outro).

6.
SILVA, C. M.. João Cândido e a Revolta da Chibata. 2011. (Exposição).

7.
SILVA, C. M.; RISCAROLLI, E. ; BRAGA, L. . II Simpósio de Educação, Cultura & Meio Ambiente. 2006. (Congresso).

8.
SILVA, C. M.; LOPES, F. R. ; LUCENA, J. M. ; MOREIRA, E. H. ; PADOVAN, R. C. ; YAMASAKI, A. A. ; SOUZA, S. T. . I Simpósio de Educação e Cultura. 2003. (Congresso).

9.
SILVA, C. M.. Terzo Mangiare (3. Festa Italiana). 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luiz Fernando Perondi Hanauer. Introdução do Milho Híbrido na Região Oeste do Estado de Santa Catarina: Chapecó e a Produção Agroindustrial. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).

2.
Jeferson Kappes. Fronteiras da Soja: Biopoder e Declínio da Diversidade Biocultural no Oeste Catarinense. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).

3.
Tiago João Benetti. O culto a São João Maria e a sacralização de elementos naturais ligados ao Monge do Contestado. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Celso Bergmaier. Extensão Rural enquanto processo de formação e emancipação do indivíduo. Início: 2014. Tese (Doutorado em Economia) - Universidad Nacional de La Matanza. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Canabarro. Análise dos prostíbulos no Oeste Catarinense na década de 1970. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).

2.
Olda Gobbi. A relação entre as populações caboclas e a história ambiental do Oeste Catarinense no século XX. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).

3.
Matheus Petter. Cooperativa Familiar no Oeste Catarinense. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gil Karlos Ferri. Paisagem e velhos costumes entre os rios Canoas e Pelotas: uma história ambiental do município de Celso Ramos, SC. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul, . Orientador: Claiton Marcio da Silva.

2.
Handressa Louiani Rossi. A Embrapa no Oeste Catarinense: implicações do programa de melhoramento genético de suínos (1975-1985). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

3.
Jaine Menoncin. De milho (Zea Mays L.) à Agrocel: o papel do milho híbrido Agroceres na modernização da agricultura no Brasil (!945-1960). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, . Orientador: Claiton Marcio da Silva.

4.
Carla Rigo. Da conciliação trabalhista à resistência Brizolista: política, violência e o surgimento da influência de Leonel de Moura Brizola em Chapecó, Santa Catarina (1950-1965). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Lubenow. Trajetória científica do entomólogo Fritz Plaumann. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

2.
Elisandra Forneck. Educação Cooperativa e Orientação Técnica na Trajetória da Cooperalfa: História, Memória e Desafios. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

3.
Bruna Cristina Pompermayer Gugel. Rock e juventude: a música como movimento jovem em Chapecó. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

4.
Natanaél Feijó. Oeste de Santa Catarina, colonização e definições de fronteiras geográficas e culturais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

5.
Ana Lice Araújo Pereira. Violência na escola. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional e Psicopedagógica) - Faculdades Integradas de Patos. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Fernando Perondi Hanauer. A inobservância dos Direitos Humanos na Cidade de Chapecó: análise de depoimentos judiciais de presos políticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

2.
Tailor Elias Giombelli. Uma guerra, duas vozes: uma análise dos jornais"Deutscher Morgen" e "O Globo Expedicionário" durante a Segunda Guerra Mundial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

3.
Handressa Louanne Rossi. A atuação da EMBRAPA e a questão do melhoramento genético de suínos (1975-1985). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

4.
Jaine Menoncin. A indústria de milho híbrido no Brasil: o caso das sementes Agroceres (1945-1960). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

5.
Melody Forcelini. Migrantes Sulistas e a relação com o ambiente no estado do Tocantins. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

6.
Keyle Karoline Pereira da Silva. O resgate da história do Salambisco na região de Tocantinópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

7.
Célia Maria Coelho Nogueira. Agente escolar de saúde (AES): uma análise das atividades desenvolvidas em escolas públicas de Tocantinópolis numa perspectiva sócio-histórico e cultural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

8.
Noelma Nunes da Rocha. Fatos históricos em sala de aula: uma história da Guerrilha do Araguaia em Porto Franco - MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

9.
Walderice Santos Silva. Leitura de Mundo Versus a Leitura da Palavra: concepções e prática pedagógica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

10.
Fabiane Pereira da Silva. Alfabetizar com textos: a utilização do texto como unidade de ensino no processo de alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

11.
Maria Geane Cirqueira Costa. Incluindo Sujeitos Através da Leitura: uma experiência de leitura na Escola Estadual Pio XII. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

Iniciação científica
1.
Jaine Menoncin. Ciência e agricultura: a atuação do IRI Research Institute no Brasil (1946-1961). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

2.
Melody Forcelini. Migrantes sulistas e a relação com o ambiente no Centro-Norte do Brasil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Claiton Marcio da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Jéferson César Smolark dos Santos. Levantamento de dados relativos ao cultivo e produção de erva-mate (Ilex Paraguariensis) na região do Cantuquiriguaçú: abordagem sócio-ambiental. 2010. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Ministério da Educação. Orientador: Claiton Marcio da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, C. M.;SILVA, CLAITON MARCIO DA;SILVA, CLAITON MÁRCIO DA2015SILVA, C. M.. A parte Oriental da Amazônia Legal e os sertões brasileiros: de um território 'desconhecido' para um espaço de grandes e 'modernos' projetos na região do Tocantins. EducAmazônia, v. XV, p. 73-86, 2015.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, C. M.. Intelectuais, políticos e artistas e o aumento da influência norte-americana sobre o Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Realização de atividades de Pesquisa no Rockefeller Archive Center (Tarrytown, Nova Iorque, Estados Unidos).

Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Ciências Sociais da UFT.

Tese de Doutorado indicada ao prêmio ANPUH/UNESP de melhor tese (2010)

Tese de Doutorado indicada ao prêmio CAPES de melhor tese (2010)

Membro do GT para viabilização de Mestrado em História da UFFS (2011-2012)

Presidente do GT para viabilização de Mestrado em História da UFFS (2012);



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