Jaqueline Engelmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0438382464677608
  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Foi bolsista da CAPES pelo período de dois anos (2000-2002) e do CNPq durante quatro anos (2002-2004). Atualmente é professora de Filosofia do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, onde leciona a disciplina de Filosofia no Ensino Médio e as disciplinas de Lógica Matemática e Epistemologia nos cursos de Licenciatura como Matemática, Física e Informática. É Professora Visitante em estágio pós-doutoral no Dipartimento di Studi Umanistici da Università del Salento (UniSalento) (Lecce, Itália), 2018-2019. Foi coordenadora de área do PIBID Matemática (Campus Natal Central) pelo período de 2 anos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Matemática, da Lógica e em Teoria do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: definição, construtivismo, logicismo e formalismo, conhecimento intuitivo e abstrato. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jaqueline Engelmann
Nome em citações bibliográficas
ENGELMANN, Jaqueline;ENGELMANN, J.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Avenida Sen. Salgado Filho, 1559
Tirol
59015000 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 40052684
URL da Homepage: http://www.ifrn.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Teoria da Definição: das definições reais às definições predicativas., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Oswaldo Chateaubriand Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: definicao; demonstracao; predicativismo; construtivismo; formalismo; logicismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros.
2000 - 2002
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Temas Kantianos no Anti-Logicismo de H.Poincaré,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Abel Lassalle Casanave.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: logicismo; construtivismo; intuicionismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros.
1995 - 1999
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Università del Salento, UNISALENTO, Itália.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Formação Complementar


2015 - 2015
Lógica e Análise Conceitual. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Università del Salento, UNISALENTO, Itália.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Téc e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua como professora do Ensino Médio lecionando a disciplina de Filosofia nos cursos de Informática, Turismo, Mecânica, Geologia, Mineração, Edificações, Controle Ambiental. Atua também no Ensino Superior, em diversos cursos técnicos e nas Licenciaturas em Física e Matemática, lecionando disciplinas como Introdução à Filosofia, Epistemologia da Ciência, Lógica e Fundamentos da Matemática e Metodologia da Pesquisa Científica.

Atividades

03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Natal, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Natal, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatrua em Física.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRN Campus Natal, .

02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
02/2018 - 07/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I
02/2018 - 07/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia III
10/2017 - 07/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Natal, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática.
02/2018 - 04/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Seminário de Filosofia. Ciência e Tecnologia
03/2014 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, .

Cargo ou função
Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais - PIBID IFRN.
02/2014 - 02/2018
Outras atividades técnico-científicas , DIAC, DIAC.

Atividade realizada
Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais - PIBID/CAPES.
08/2017 - 01/2018
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
08/2017 - 01/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
10/2017 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , IFRN Campus Natal, IFRN Campus Natal.

Atividade realizada
Membro da Comissão Científica do IV Congresso Internacional das Licenciaturas - COINTER 2017.
10/2009 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , DIAC, .

03/2017 - 08/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
03/2017 - 08/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
03/2017 - 08/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I e III
09/2016 - 03/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
09/2016 - 03/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia, Ciência e Tecnologia
09/2016 - 03/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia II
04/2016 - 08/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
04/2016 - 08/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
10/2015 - 03/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
Filosofia, Ciência e Tecnologia
10/2015 - 03/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
05/2015 - 09/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
05/2015 - 09/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
05/2015 - 09/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
10/2014 - 03/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
10/2014 - 03/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
05/2014 - 09/2014
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
05/2014 - 09/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
05/2014 - 09/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
10/2013 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
10/2013 - 04/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
10/2013 - 04/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
12/2012 - 03/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
04/2012 - 07/2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
04/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
04/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História das Ciências
08/2011 - 03/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
03/2011 - 03/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Ciência
08/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
03/2010 - 07/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
08/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
08/2009 - 12/2009
Ensino, Tecnologia em Redes de Computadores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
04/2009 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
04/2009 - 07/2009
Ensino, TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
04/2009 - 07/2009
Ensino, TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1 e 2 Graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona a disciplina de Filosofia em três turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio. Atua, também, como professora no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atuou em 2006 no Projeto Amora do CAp, ministrando aulas de Filosofia para a 5° e 6° série do Ensino Fundamental.

Atividades

04/2008 - 03/2009
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
Tópicos para Vestibular 2008.
03/2007 - 03/2009
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
Educação Ambiental Vivenciada: uma experiência no nosso "quintal", o \morro Santana..
01/2007 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Membro da COMEN - Comissão de Ensino do Colégio de Aplicação da UFRGS.
03/2008 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora do Seminário de Verão do CAp.
08/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
04/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
Atuação como orientadora do Programa de Educação Continuada da professora Rafaela Knebel Crocco.
03/2008 - 10/2008
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
O mundo em sala de aula: temas contemporâneos e práticas docentes.
03/2008 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
12/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
Anos Rebeldes: uma abordagem sobre a ditadura civil e militar brasileira.
08/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
07/2007 - 12/2007
Estágios , Colégio de Aplicação, .

Estágio realizado
Atuou como orientadora do estágio curricular em Filosofia de Roberto Azambuja e Izabel Marks.
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
Atuação como orientadora do Programa de Educação Continuada da professora Fabiane Viegas Maia.
07/2007 - 10/2007
Estágios , Colégio de Aplicação, .

Estágio realizado
Atuou como orientadora do estágio curricular em Filosofia de José Leonardo Ruivo.
05/2007 - 09/2007
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
O mundo em sala de aula: temas contemporâneos e a construção de recursos de ensino.
03/2007 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Colégio Marista Santa Maria, SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como professora do Ensino Fundamental.



Linhas de pesquisa


1.
Epistemologia, Lógica e Linguagem

Objetivo: 1) Agregar e promover estudos, atividades de pesquisa e eventos em que se destaque temas relativos à origem, natureza e limites do conhecimento; 2)Oferecer elementos que possibilitem um olhar mais crítico sobre a natureza do conhecimento científico; 3) Oferecer elementos que fundamentem o debate acerca da possibilidade e racionalidade da crença religiosa, usando para isso as ferramentas da análise de conceitos e da lógica; 4) Fomentar a pesquisa, o estudo e o exercício do discurso argumentativo..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: análise; lógica; linguagem; epistemologia.
2.
Linguagens, Letramento e Ensino


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A percepção objetual a partir da causalidade.
Descrição: Schopenhauer destaca o grande mérito da filosofia kantiana: a distinção entre fenômeno e coisa em si, mesmo que Kant não tenha alcançado que o fenômeno é o mundo como mera representação do sujeito, enquanto a coisa em si é o mundo como vontade. Contudo, há ainda um problema anterior na concepção fundamental da teoria do conhecimento kantiana, a saber, que o entendimento deve supor o uso de categorias (predicados) a priori. Schopenhauer reduz a condição suficiente para a percepção de objetos à causalidade. Tomando como ponto de partida as nossas intuições e a aplicação do entendimento, isto é, da lei da causalidade, e ainda das formas da intuição do espaço e do tempo, nosso intelecto converte uma mera sensação em representação (objeto). Em relação à primazia destinada à intuição, Schopenhauer se distancia de Kant pelo fato de que para este o entendimento não pertence à intuição e consiste em uma faculdade de conceitos - aqui Schopenhauer denuncia a confusão kantiana entre o intuitivo e o abstrato. Projeto desenvolvido sob orientação do Prof. Domenico Fazio Centro Interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e e la sua scuola.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Schopenhauer crítico de Kant: o papel da intuição na obtenção do conhecimento
Descrição: Os processos que conduzem à obtenção do conhecimento são descritos por Kant e Schopenhauer de forma primorosa. Schopenhauer concorda com Kant em alguns pontos mas se distancia dele, principalmente, na compreensão a respeito das intuições empíricas. A relação que Schopenhauer estabelece entre conhecimento intuitivo e abstrato, entre conhecimento empírico e racional, torna-o um filósofo inovador em relação às teorias do conhecimento até então existentes. Na Analítica Transcendental, Kant explicita as doze categorias, distribuídas em quatro títulos, para explicar como o entendimento opera através dos juízos. Schopenhauer, por sua vez, reduz a condição suficiente para percepção de objetos a apenas uma daquelas categorias, a da causalidade. Esta inovação será o foco de investigação desta pesquisa. A teoria do conhecimento de A. Schopenhauer constitui-se objeto de pesquisa de grande relevância, primeiro, por conservar parte da tradição metafísica e da teoria crítica kantiana e, depois, por discordar de ambas em aspectos cruciais que a tornam ? poderíamos afirmar ? precursora de determinados fundamentos da própria teoria psicanalítica. Mesmo com a importância mencionada, a teoria do conhecimento de Schopenhauer é ainda negligenciada pela maior parte de seus comentadores, que ordinariamente se detêm nos temas do pessimismo, da ética e da estética, sem maior aprofundamento na epistemologia que lhes serve de base..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jaqueline Engelmann - Coordenador / Itaiara Iza Simplício da Silva - Integrante.
2014 - 2018
O PIBID e a formação de professores no IFRN: uma análise sobre os impactos dessa política no Rio Grande do Norte.
Descrição: Nos últimos anos, o governo brasileiro vem implementando uma série de Reformas para a educação que objetivam combater o amplo conjunto de problemas relacionados aos diversos níveis de ensino do país. Dentre essas Reformas, a Formação Docente tem sido enfatizada, correspondendo, portanto, a uma das grandes metas a serem desenvolvidas. Nesse contexto, debatem-se diferentes Programas para a Formação dos Profissionais da educação, principalmente para a Educação Básica, calcadas em projetos políticos e perspectivas teóricas e metodológicas diversas. No que concerne aos referidos projetos políticos apontados pelas recentes Reformas do Estado merece destaque a regulamentação e operacionalização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. As oportunidades criadas por esse Programa vêm sendo implementadas em todo o território nacional, notadamente no que diz respeito ao incentivo para a formação inicial de professores. Dados do MEC demonstram que desde o ano de 2009, aproximadamente 10% dos estudantes de licenciatura brasileiros, vem tendo acesso a proposta desse Programa, no IFRN os estudantes de licenciatura beneficiados com o Programa apresentam maior indicador de permanência e êxito nos seus cursos por apresentar o maior índice de professores-leigos do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Jaqueline Engelmann - Integrante / Robson Santana Pacheco - Integrante / Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares - Coordenador / Silvia Regina Pereira de Mendonça - Integrante / Clarissa Souza de Andrade - Integrante / Althiere Frank Valadares Cabral - Integrante / Dayvyd Lavaniery Marques de Medeiros - Integrante.
2012 - 2014
PIBID Matemática
Descrição: O PIBID Matemática do Câmpus Natal Central conta, atualmente, com 35 bolsistas de iniciação à docência e 7 professores supervisores. Portanto, existem 7 escolas estaduais credenciadas ao projeto. Os objetivos do PIBID Matemática - CNAT são: Oportunizar aos futuros docentes exercer atividades de monitoria em sala de aula; assessorar os professores das escolas conveniadas na implantação de programas de ensino de Matemática; produzir material didático para o ensino da Matemática; oferecer suporte teórico-prático aos alunos da Educação Básica que apresentem problemas de repetência, evasão e desmotivação; proporcionar aos futuros docentes a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, compatíveis com a realidade da escola e, por fim, contribuir para a qualidade da formação docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Jaqueline Engelmann - Coordenador / Robson Santana Pacheco - Integrante / Edemerson Solano Batista de Morais - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2008 - 2009
Filosofia: Ensinar para Aprender
Descrição: Este projeto de pesquisa e ensino está sendo realizado com as turmas de 1° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir deste projeto pretende-se estabelecer conteúdo e metodologia de Filosofia ? pertinente para a série em questão ? que possa ser trabalhado de forma transdisciplinar. Sendo assim, a pergunta geradora desta investigação é a seguinte: ?Considerando as mais diversas áreas abarcadas pela Filosofia, é efetivo o seu ensino de forma transdisciplinar??. Ao final do projeto espera-se produzir e publicar material paradidático para o ensino de Filosofia no Ensino Médio..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Cidadania: uma proposta interdisciplinar
Descrição: No ano de 2007 foi desenvolvido o projeto de pesquisa e ensino "Cidadania: uma proposta interdisciplinar" com as turmas de 1° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo geral de tal projeto era a formulação, por parte dos alunos, de um novo conceito de cidadania que pudesse vir ao encontro da realidade familiar, escolar e social dos mesmos. Assim sendo, tomou-se como ponto de partida a análise de textos filosóficos e/ou literários que poderiam auxiliar para a formulação de novos conceitos e para a efetivação de ações que demonstrassem a real compreensão dos conceitos. Foi possível contar com a participação de professores das demais disciplinas curriculares, a fim de enriquecer o trabalho, visto que os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam para a questão do desenvolvimento da cidadania por meio do trabalho de todas as disciplinas do Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Cadernos do Aplicação (UFRGS)
2006 - Atual
Periódico: Krisis - Fórum de Filosofia Contemporânea
2002 - 2003
Periódico: Analógos (PUCRJ)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Dialektiké
2014 - Atual
Periódico: Princípios (UFRN. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Revista Ipseitas
2017 - Atual
Periódico: HOLOS (NATAL. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
1º Lugar EXPOTEC 2013 - Categoria DIAC, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ENGELMANN, Jaqueline2009ENGELMANN, Jaqueline. Resenha do livro "Ensino de Filosofia e Currículo". Trilhas Filosóficas (Online), v. II, p. 169, 2009.

2.
ENGELMANN, Jaqueline2007ENGELMANN, Jaqueline. Filosofia e Demonstrações Matemáticas. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 20, p. 51-65, 2007.

3.
ENGELMANN, Jaqueline2006ENGELMANN, Jaqueline. Definir, Analisar, Explicar: formas de compreensão. Fórum Krisis, v. 1, p. 35, 2006.

4.
ENGELMANN, Jaqueline2004ENGELMANN, Jaqueline. Uma recepção da teoria kantiana dos conceitos. Abstracta (Niterói), v. 1, p. 52-67, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ENGELMANN, Jaqueline. Jogos Matemáticos. Experiências no PIBID.. 1. ed. Natal: IFRN Editora, 2015. v. 1. 150p .

2.
ENGELMANN, J.. Jogos Matemáticos. Experiências no PIBID.. 1. ed. Natal: Editora IFRN, 2014. 158p .

3.
ENGELMANN, Jaqueline; PECORARO, Rossano (Org.) . Filosofia Contemporânea. Niilismo, Política, Estética. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio/Editora Loyola, 2008. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
ENGELMANN, J.. Apenas a causalidade explica como conhecemos?. In: Vilmar Debona; Diana Chao Decock. (Org.). Apenas a causalidade explica como conhecemos?. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 32-41.

2.
ENGELMANN, Jaqueline. Intuição e Lógica na Controvérsia entre Poincaré e Russell. In: DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. (Org.). Rumos da Epistemologia. 1ed.Florianópolis: UFSC-NEL, 2002, v. 6, p. 43-50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ENGELMANN, J.. O uso das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem: experiências a partir do PIBID.. In: XVII Jornada Nacional de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID, 2014, Santa Maria. Anais da XVII Jornada Nacional de Educação, 2014. v. 1.

2.
ENGELMANN, J.. O despertar do pensamento através da linguagem filosófica. In: II Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación, 2013, Montevidéo. 2do. Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. Montevidéo, 2013. v. v.5.

3.
ENGELMANN, Jaqueline. A Matemática do Origami. In: III Escola de Inverno de Educação Matemática e I Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria. Anais do Evento da III Escola de Inverno de Educação Matemática, 2012.

4.
ENGELMANN, Jaqueline. O que e como definimos?. In: SAF - Semana dos Alunos de Filosofia, 2004, Rio de Janeiro. AnaLógos, 2003. v. IV. p. 86-96.

5.
ENGELMANN, Jaqueline. O predicativismo de H. Poincaré. In: SAF - Semana dos Alunos de Filosofia, 2003, Rio de Janeiro. AnaLógos, 2003. v. II. p. 78-86.

6.
ENGELMANN, Jaqueline. Temas kantianos na crítica de Poincaré a Russell. In: Intuição, Conceito, Idéia, 2002, Santa Maria. Intuição, Conceito, Idéia, 2002. p. 63-69.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ENGELMANN, Jaqueline. O Predicativismo de H. Poincaré. In: X Encontro Nacional de Filosofia (ANPOF), 2002, São Paulo. Anpof - X Encontro Nacional de Filosofia, 2002. p. 154-154.

2.
ENGELMANN, Jaqueline. A idéia de progresso histórico na Filosofia da História de Hegel. In: XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998, Santa Maria. XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998.

3.
ENGELMANN, Jaqueline. Genealogia, saúde mental e loucura. In: IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997, Santa Maria. IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
ENGELMANN, J.. Apenas a causalidade explica como conhecemos?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, I. I. S. ; ENGELMANN, J. . A compreensão de Kant a respeito do processo de aquisição do conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ENGELMANN, J.; CAMARA NETO, C. S. ; MORAIS, E. S. B. ; TAVARES, A. M. B. N. . PIBID IFRN: história, concepções e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ENGELMANN, J.. Filosofia no Ensino Médio: para quê?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ENGELMANN, J.. A Linguagem Filosófica como meio de Aperfeiçoamento do Pensamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ENGELMANN, J.. Tecnologia, Pensamento e Linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ENGELMANN, J.. Implicações Filosóficas sobre NTIC's. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ENGELMANN, Jaqueline. O despertar do pensamento através da linguagem filosófica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ENGELMANN, Jaqueline. A Matemática do Origami. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ENGELMANN, Jaqueline. Noções Obscuras e Conhecimento Universal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ENGELMANN, Jaqueline. Lógica e Ontologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ENGELMANN, Jaqueline. Educação para a Cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ENGELMANN, Jaqueline. Ética e Desenvolvimento Moral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ENGELMANN, Jaqueline. Definições reais: aspectos metodológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ENGELMANN, Jaqueline. Analisar, definir, explicar: formas de compreensão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ENGELMANN, Jaqueline. O que e como definimos?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ENGELMANN, Jaqueline. A crise dos fundamentos desde um ponto de vista construtivo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ENGELMANN, Jaqueline. O predicativismo de H. Poincaré. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ENGELMANN, Jaqueline. O predicatismo de H. Poincaré. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ENGELMANN, Jaqueline. Temas kantianos na crítica de Poincaré a Russell. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ENGELMANN, Jaqueline. A controvérsia entre Poincaré e Russell. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
ENGELMANN, Jaqueline. A idéia de progresso histórico na Filosofia da História de Hegel. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ENGELMANN, Jaqueline. Genealogia, saúde mental e loucura. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ENGELMANN, J.; PERUZZI, A. . Definizione. Rio de Janeiro; São Paulo: PUC-Rio; Loyola, 2018. (Tradução/Livro).

2.
ENGELMANN, Jaqueline. A demarcação entre ciência e não-ciência. Rio de Janeiro: Editora Vozes e PUC-Rio, 2008. (Tradução/Artigo).

3.
ENGELMANN, Jaqueline. O método científico: problemas, soluções e verdade. Rio de Janeiro: Editora Vozes e PUC-Rio, 2008. (Tradução/Artigo).

4.
ENGELMANN, Jaqueline. Teoria da Definição. Das definições Reais às definições Predicativas 2006 (Tese de Doutorado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ENGELMANN, Jaqueline. Parecer sobre artigo para a revista Trilhas Filosóficas ISSN 1982-7490. 2009.

2.
ENGELMANN, Jaqueline. Parecer sobre livro submetido às Edições UERN. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ENGELMANN, Jaqueline. História da Ciência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ENGELMANN, Jaqueline. PIBID Matemática. 2012; Tema: Detalhamento das atividades realizadas no PIBID Matemática IFRN/CNAT. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ENGELMANN, J.. A fundamentação filosófica da lógica: de Aristóteles a Frege'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ENGELMANN, J.; ANDRADE, C. S. . PIBID IFRN 2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
ENGELMANN, Jaqueline. Tópicos para Vestibular 2008. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CASTROGIOVANNI, A. C. ; ENGELMANN, Jaqueline ; ROSSI, D. ; SUERTEGARAY, Maíra Rossato ; MACHADO, Vanderlei ; DORFMANN, Adriana . O mundo em sala de aula: temas contemporâneos e práticas docentes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ENGELMANN, Jaqueline; ROSSI, D. ; FRIZZO, Taís . Educação Ambiental Vivenciada: uma experiência no nosso "quintal", o Morro Santana. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CASTRO, N. A. P. ; ENGELMANN, Jaqueline ; ROSSI, D. . Anos Rebeldes: uma abordagem sobre a ditadura civil e militar brasileira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ENGELMANN, Jaqueline; CASTRO, N. A. P. ; MANSUR, Danusa Lopes . Repositório Virtual de Propostas Alternativas para Séries Iniciais - Repensando o UNIALFAS IV. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CASTROGIOVANNI, A. C. ; ENGELMANN, Jaqueline ; CASTRO, N. A. P. ; SUERTEGARAY, Maíra Rossato ; ROSSI, D. . O mundo em sala de aula: temas contemporâneos e a construção de recursos de ensino. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ENGELMANN, Jaqueline; CASTROGIOVANNI, A. C. ; DUTRA, I. M. ; Souza, Glaucia Regina Raposo de ; ESTRAZULAS, Mônica Baptista Pereira ; BRAGA, Reginaldo Gil ; GARCIA, R. ; CRUZ, Simone Dias ; MENGUE, Sotero Sorrate . Cadernos do Aplicação. 2007. (Editoração/Periódico).

10.
ENGELMANN, Jaqueline. Cidadania: uma proposta interdisciplinar. 2007. (Relatório de pesquisa).

11.
PECORARO, Rossano ; ENGELMANN, Jaqueline ; HADDOCK-LOBO, Rafael . Atas do II Fórum de Filosofia Contemporânea - Krisis. 2006. (Editoração/Anais).

12.
PECORARO, Rossano ; ENGELMANN, Jaqueline ; HADDOCK-LOBO, Rafael . Krisis - II Fórum de Filosofia Contemporânea (caderno de resumos). 2005. (Editoração/Outra).

13.
ENGELMANN, Jaqueline; HADDOCK-LOBO, Rafael . AnaLógos - Anais da III SAF - Semana dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia PUC-Rio. 2003. (Editoração/Outra).

14.
PECORARO, Rossano ; ENGELMANN, Jaqueline ; HADDOCK-LOBO, Rafael . Krisis - I Fórum de Filosofia Contemporânea (caderno de resumos). 2003. (Editoração/Outra).

15.
ENGELMANN, Jaqueline; HADDOCK-LOBO, Rafael ; CHEVITARESE, L. ; RAMME, N. . AnaLógos - Anais da II SAF - Semana dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia PUC-Rio. 2002. (Editoração/Anais).

Demais trabalhos
1.
ENGELMANN, Jaqueline. Analisar, definir, explicar: formas de compreensão. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
ENGELMANN, Jaqueline. Membro da Comissão Organizadora do KRISIS - II Fórum de Filosofia Contemporânea. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

3.
ENGELMANN, Jaqueline. O que e como definimos?. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

4.
ENGELMANN, Jaqueline. A crise dos fundamentos desde um ponto de vista construtivista. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

5.
ENGELMANN, Jaqueline. Membro da Comissão Editorial do AnaLógos - Anais da III SAF (Semana dos Alunos da Filosofia). 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

6.
ENGELMANN, Jaqueline. Membro da Comissão Organizadora do KRISIS - II Fórum de Filosofia Contemporânea. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

7.
ENGELMANN, Jaqueline. O predicativismo de H. Poincaré. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

8.
ENGELMANN, Jaqueline. O predicativismo de H. Poincaré. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

9.
ENGELMANN, Jaqueline. Membro da Comissão Editorial do AnaLógos - Anais da II SAF (Semana dos Alunos da Filosofia). 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

10.
ENGELMANN, Jaqueline. Membro da Comissão Organizadora da III SAF - Semana dos Alunos de Filosofia. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

11.
ENGELMANN, Jaqueline. Temas kantianos na crítica de Poincaré a Russell. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

12.
ENGELMANN, Jaqueline. A controvérsia entre Poincaré e Russell. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

13.
ENGELMANN, Jaqueline. Membro da Comissão Organizadora do IV Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .

14.
ENGELMANN, Jaqueline. A idéia de progresso histórico na Filosofia da História de Hegel. 1998 (Demais trabalhos relevantes) .

15.
ENGELMANN, Jaqueline. Genealogia, saúde mental e loucura. 1997 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Marcio Chaves-Tannús; Carlos Gustavo Gonzalez; ENGELMANN, Jaqueline. Participação em banca de Fábio Baltazar do Nascimento Júnior. A Ciência da Lógica e a consistência de Hegel. Considerações sobre Hegel e o princípio de não-contradição.. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Qualificações de Mestrado
1.
ENGELMANN, Jaqueline; TAVARES, A. M. B. N.. Participação em banca de Cybelle Dutra da Silva. Políticas Públicas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: desafios do sistema educacional de Pernambuco.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ENGELMANN, J.; NASCIMENTO, J. M.; MEDEIROS, L. A.. Participação em banca de Isabel Beatriz de Medeiros Costa.O Estudo de Equações no Ensino Fundamental: uma análise de livros didáticos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
ENGELMANN, J.; MORAES, D.; SANGUINETTI, F.. Participação em banca de Gabriela Duarte de Jesus Silveira.Locke e Leibniz: um diálogo acerca da origem das ideias.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ENGELMANN, Jaqueline; MORAES, D.; DURANTE, D.. Participação em banca de Helena Pimenta Gurgel.Conhecimento Intuitivo e Abstrato em Schopenhauer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ENGELMANN, Jaqueline; SOARES, J. H. S.; NASCIMENTO, J. M.. Participação em banca de Itaiara Iza Simplício da Silva.O infinito sob as perspectivas da Filosofia, da Física e da Matemática. 2017.

5.
ENGELMANN, Jaqueline; CARVALHO NETO, E. R. G.; MEDEIROS, F. B.. Participação em banca de Wallace Camargo Ferreira.A Matemática ensinada através de sua história. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Marcio Chaves-Tannús; Ricardo Pereira Tassinari; ENGELMANN, Jaqueline. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar 1 da Carreira de Magistério Superior. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
ENGELMANN, Jaqueline. III SEDOC - III Seminário de Docência e Contemporaneidade. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
ENGELMANN, Jaqueline. Seleção para Professor Substituto de Filosofia. 2009. Colégio de Aplicação - UFRGS.

3.
ENGELMANN, Jaqueline; CASTRO, N. A. P.; MACHADO, Vanderlei. Seleção para Professor Substituto de Sociologia. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ENGELMANN, Jaqueline; CASTROGIOVANNI, A. C.; ROSSI, D.. Seleção para Professor Substituto de Sociologia. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Internacional das Licenciaturas COINTER - PDVL 2017. A compreensão de Kant a respeito do processo de aquisição do conhecimento. 2017. (Congresso).

2.
IV Workshop de Filosofia e Ensino (WFE).Filosofia no Ensino Médio: para quê?. 2017. (Seminário).

3.
VIII Colóquio Internacional Schopenhauer - a filosofia e o filosofar.Apenas a causalidade explica como conhecemos?. 2017. (Outra).

4.
I ENDOFILOS.A Linguagem Filosófica como meio de Aperfeiçoamento do Pensamento. 2016. (Encontro).

5.
I Seminário Institucional PIBID IFRN. 2015. (Seminário).

6.
Decálogo - 25 anos: Homenagem a Krzysztof Kieslowski.Há fé na ciência?. 2014. (Outra).

7.
Seminários de Lógica e Filosofia Formal.Tecnologia, Pensamento e Linguagem. 2014. (Seminário).

8.
XVII Jornada Nacional de Educação / IV Seminário Interdisciplinar PIBID.O uso das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem: experiências a partir do PIBID. 2014. (Seminário).

9.
2º Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. O despertar do pensamento através da linguagem filosófica. 2013. (Congresso).

10.
3ª EIEMAT - Escola de Inverno de Educação Matemática.A Matemática do Origami. 2012. (Encontro).

11.
ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.Noções obscuras e conhecimento universal. 2008. (Encontro).

12.
Encontro Internacional de Educação.Educação para a cidadania. 2007. (Encontro).

13.
PAAP - Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico. 2007. (Encontro).

14.
Modalidades - X Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais.Modalidades. 2006. (Outra).

15.
Krisis - I Fórum de Filosofia Contemporânea.Moderação de Mesa Redonda intitulada. 2003. (Outra).

16.
VII Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais. 2003. (Outra).

17.
VI Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais. 2002. (Outra).

18.
X Encontro Nacional de Filosofia (ANPOF).O Predicativismo de H. Poincaré. 2002. (Encontro).

19.
A Questão do Gosto II: Juízo de Gosto e Interpretação. 2001. (Seminário).

20.
Segundo Simpósio Internacional Principia.Intuição e Lógica na Controvérsia entre Poincaré e Russell. 2001. (Simpósio).

21.
IX Encontro Nacional de Filosofia. 2000. (Encontro).

22.
III Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais. 1999. (Outra).

23.
III Seminário de Filosofia Hermenêutica. 1999. (Seminário).

24.
Primeiro Simpósio Internacional Principia. 1999. (Simpósio).

25.
Seminário Internacional: A Questão do Gosto. 1999. (Seminário).

26.
Extensão Universitária - Filosofia e História das Ciências: I Encontro do Conesul. 1998. (Outra).

27.
II Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais. 1998. (Outra).

28.
Racionalismo-Empirismo-Ceticismo: a importância do ceticismo no pensamento filosófico moderno. 1998. (Seminário).

29.
I Colóquio Internacional sobre o Ensino de Filosofia. 1997. (Outra).

30.
II Seminário de Filosofia Hermenêutica. 1997. (Seminário).

31.
I Seminário de Filosofia Hermenêutica. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENGELMANN, Jaqueline; PACHECO, R. S. ; TAVARES, A. M. B. N. ; CAMARA NETO, C. S. ; ANDRADE, C. S. . I Seminário Institucional PIBID IFRN - Contribuições do PIBID para as Licenciaturas do IFRN. 2015. (Outro).

2.
ENGELMANN, Jaqueline. EXPOTEC - Exposição de Ciências e Tecnologia do IFRN. 2013. (Exposição).

3.
ENGELMANN, Jaqueline; HADDOCK-LOBO, Rafael ; PECORARO, Rossano . Krisis - II Fórum de Filosofia Contemporânea. 2005. (Outro).

4.
ENGELMANN, Jaqueline; PECORARO, Rossano ; HADDOCK-LOBO, Rafael . Krisis - I Fórum de Filosofia Contemporânea. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabel Beatriz de Medeiros Costa. O Estudo de Equações no Ensino Fundamental: uma análise de livros didáticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Jaqueline Engelmann.

2.
Itaiara Iza Simplicio da Silva. O infinito sob perspectivas: filosófica, física e matemática.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Jaqueline Engelmann.

3.
Marcos Antônio da Silva Júnior. A origem da aritmética: adição dos números naturais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Jaqueline Engelmann.

4.
João Marcelo de Oliveira. Da lógica aristotélica à lógica fregeana: instrumento e fundamento.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Jaqueline Engelmann.

5.
Wallace Camargo Ferreira. O ensino da Matemática através de sua história. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Jaqueline Engelmann.

Iniciação científica
1.
Itaiara Iza Simplício da Silva. A compreensão de Kant a respeito do processo de aquisição do conhecimento. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Jaqueline Engelmann.

Orientações de outra natureza
1.
Rafaela Knebel Crocco. Ensino de Filosofia. 2008. Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação - UFRGS. Orientador: Jaqueline Engelmann.

2.
Fabiane Viegas Maia. Ensino de Filosofia. 2007. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Colégio de Aplicação - UFRGS. Orientador: Jaqueline Engelmann.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ENGELMANN, J.. Jogos Matemáticos. Experiências no PIBID.. 1. ed. Natal: Editora IFRN, 2014. 158p .


Apresentações de Trabalho
1.
ENGELMANN, Jaqueline. O despertar do pensamento através da linguagem filosófica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ENGELMANN, Jaqueline. História da Ciência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENGELMANN, Jaqueline. EXPOTEC - Exposição de Ciências e Tecnologia do IFRN. 2013. (Exposição).



Outras informações relevantes


Membro ordinário da ALFA - Asociación Latinoamericana de Filosofía Analítica.

Aprovada em primeiro lugar no concurso público para Professor de Filosofia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva. Resultado publicado no Diário Oficial da União em 27 de julho de 2006. Empossada no quadro efetivo no dia 03 de agosto de 2006, nomeada pela Portaria n°1945 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Redistibuída para o IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, conforme Portaria n°281 publicada em 25 de março de 2009 no Diário Oficial da União.

Agosto a Dezembro de 2001: 1° selecionada para a bolsa sanduíche UFSM / PUC-Rio pelo PROCAD (Programa de Cooperação Acadêmica) da CAPES, em fase de conclusão da dissertação de mestrado, então sob co-orientação do Prof. PhD Oswaldo Chateaubriand Filho.

Março de 1998 a Fevereiro de 1999: representante titular do Diretório Central dos Estudantes da UFSM junto ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM).

Novembro de 1997 a Março de 1998: representante suplente do Diretório Central dos Estudantes da UFSM junto ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM).
(16/10/2005)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 22:29:47