Swamy de Paula Lima Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4965245681713092
  • Última atualização do currículo em 18/06/2018


Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestre em Educação pela mesma Universidade (2004). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e vice-diretor do Centro de Educação da UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, juventude e poder local. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Swamy de Paula Lima Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, SWAMY PAULA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Fundamentação da Educação.
UFPB - Campus I - João Pessoa
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167447
URL da Homepage: http://www.ufpb.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estado, políticas públicas e juventude: avaliação de efeitos de um programa federal na esfera local, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Sandra Maria Zákia Lian de Sousa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Juventude; Políticas Públicas; Avaliação de programas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Educação e Desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Rosilda Arruda Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Poder local; Desenvolvimento Sustentável; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desenvolvimento Sustentável / Especialidade: Desenvolvimento Sustentável.
Setores de atividade: Outro; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1998 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental - séries iniciais

Atividades

01/2003 - 05/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
História e Geografia
Matemática
Língua Portuguesa

Secretaria de Educação de Olinda, SEDO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

Atividades

2/2002 - 2/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Portugês
Matemática
Ciências Naturais
Ciências Sociais
Artes

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia da Educação
Fundamentos da Administração da Educação
Fundamentos sócio-históricos da educação
Seminário sobre a Realidade Educacional Brasileira I
Seminário sobre a Realidade Educacional Brasileira II
Sociologia da Educação II
Sociologia de Educação I
2/2006 - 3/2008
Direção e administração, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Fundamentação da Educação.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
2/2006 - 3/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação - Campus I, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Centro do Centro de Educação da UFPB.
02/2006 - 10/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação - Campus I, Coordenação do Curso de Pedagogia.

Cargo ou função
Membro da Comissão do Projeto Político Pedagógico.
6/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Educação - Campus I, Departamento de Habilitações Pedagógicas.

Atividade de extensão realizada
Professor colaborador do projeto.
3/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação - Campus I, Assessoria de Extensão.

Cargo ou função
Participante da assessoria de extensão do Centro de Educação - UFPB.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto: Gestão da educação e qualidade de ensino no contexto da reforma do Estado, coordenado pela Prof.a. Dr.a. Janete M. Lins de Azevedo.

Atividades

11/2003 - 7/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia da Educação
Educação Popular
História da Educação no Brasil
Introdução à Educação
Sociologia da Educação Brasileira

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

8/2002 - 12/2002
Estágios , Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, .

Estágio realizado
Bolsista de apoio técnico na pesquisa "Pernambuco: 25 anos de política de educação básica".
8/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, .

Serviço realizado
Levantamento bibliográfico, elaboração de relatórios.

Faculdade Decisão, FADE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/2004 - 7/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Produção Científica


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Mapa da educação superior na Paraíba: análise do setor público e privado. Período: 2017 a 2020
Descrição: Coordenado pela Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz, o projeto aprovado pelo CNPQ, Chamada Universal MCTI/CNPq No. 01/2016, processo 424718/2016-2, encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior ? Mestrado Profissional (MPPGAV), contando com a participação de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de Valencia (Espanha). O projeto assume como objetivo geral a construção de um mapa com dados e informações sobre o perfil do ensino superior no Estado da Paraíba, que permita visualizar as formas de acesso a este nível de ensino, assim como o perfil do ingresso em cursos presenciais nos setores público e privado, de permanência do discente e das condições de trabalho do docente, buscando analisar as relações no campo institucional, a fim de ressaltar as condições e/ou contribuições do sistema de educação superior para o desenvolvimento local e educacional do Estado da Paraíba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Gestão democrática e qualidade da educação: possíveis relações entre a atuação do Conselho Escolar e os indicadores de qualidade educacional das escolas públicas no Brasil.
Descrição: O Conselho Escolar, órgão colegiado que conta com a participação de todos os segmentos que compõem a escola, tem se apresentado como um dos elementos centrais na construção da gestão democrática nas escolas de nosso país. A perspectiva democrática, amparada em diversos dispositivos legais, propõe que a gestão do bem público seja feita por todos aqueles que compõem a comunidade escolar e local. Neste sentido, o Conselho Escolar passaria a ser compreendido como uma estratégia de gestão participativa. O objetivo geral do projeto é investigar possíveis relações entre a atuação do Conselho Escolar e os indicadores de qualidade educacional das escolas públicas no Brasil. Seus objetivos específicos são do de: a) Fazer um levantamento sobre o perfil do conselheiro escolar no Brasil, através dos dados disponíveis no PDE ? Interativo; b) Investigar, a partir da análise de questionários, possíveis relações entre a atuação do conselho escolar e a melhoria da qualidade da educação, por meio da variação do IDEB c) Investigar, por meio de quatro estudos de caso, relações entre atuação dos conselhos escolares e variação dos indicadores de qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Coordenador / Francisco Herbert Vasconcelos - Integrante / Cefisa Maria Sabino Aguiar - Integrante / Walter Pinheiro Barbosa Júnior - Integrante / Maria Cecília Luiz - Integrante / Eden Ernesto Lemos - Integrante / José Roberto Ribeiro Júnior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Gestão, educação e qualidade: anáise das práticas de gestão escolar e possíveis relações com a qualidade educacional no município de João Pessoa
Descrição: A pesquisa tem como objeto central a análise de práticas de gestão escolar que tenham relação com a qualidade educacional, medida por meio do Índice de Educação Básica ? IDEB em escolas públicas do município de João Pessoa. São analisadas as cinco escolas com melhor IDEB no município de João Pessoa e as cinco escolas com maior variação do indicador nas suas últimas três edições. A intenção é compreender, em escolas com suposta trajetória de sucesso educacional, que elementos internos da gestão escolar podem contribuir para a melhoria desse indicador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Coordenador / Laylla Lima da Silva - Integrante.
2006 - 2007
O filme como recurso didático mediador interdisciplinar dos educadores-educandos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Integrante / Erenildo João Carlos - Coordenador / Evelyn Faheina - Integrante.
2005 - 2009
Pesquisa de Avaliação Processual do Programa ProJovem
Descrição: Trata-se de uma das dimensões que vêm apoiando a implementação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM, através de uma rede nacional formada pela UFPE, UFPA,UFPR, UFMG,UFBA,UNB e UFJF. A pesquisa de avaliação visa o desenvolvimento de estudos que possibilitem o conhecimento do perfil sócio cultural dos atores envolvidos na proposta (alunos, professores, especialistas e gestores), bem como os impactos de uma proposta inovadora em comunidades complexas. Divulgar os resultados obtidos durante e ao final do processo de formação em seminários de apresentação dos resultados do programa em termos da sua efetividade e da sua eficácia social. Tais resultados deverão se constituir em publicação específica do PROJOVEM, como forma de subsidiar a formulação de novas políticas públicas voltadas para a juventude. Os resultados poderão, durante o processo, ser compartilhados por meio de divulgação em revistas especializadas e por meio de apresentação em eventos científicos das áreas de educação, ciências humanas e sociais. Especificamente, os pesquisadores da UFPE estarão voltados para o desenvolvimento do processo avaliatório nas cidades de Recife, Fortaleza, João Pessoa e Natal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Integrante / Janete Maria Lins de Azevedo - Integrante / Ignez Pinto Navarro - Integrante / Márcia Ângela da Silva Aguiar - Coordenador / Alexandre Viana Araújo - Integrante / Olimpia Cabral Neta - Integrante / Maria Aparecida Queiroz - Integrante / Maria Glaucia Menezes Teixeira Albuquerque - Integrante / Isabel Maria Sabino de Farias - Integrante / Glaucia Miriam de Oliveira Souza - Integrante / Maria do Rozario Gomes da Mota Silva - Integrante.
2002 - 2002
Pernambuco: 25 anos de Política de Educação Básica
Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar a política de educação básica em Pernambuco no período de 1975 a 2001. Procurou estabelcer dois níveis de análise: um de catáter vertical, por governo, e outro de caráter horizontal, enfatizando as continuidades, descontinuidades e continuidades descontínuas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Integrante / Rogério Alves de Lima - Integrante / Lia Parente Costa - Integrante / Vera Regina Albuquerquer Canuto - Integrante / Maria das Graças Correa de Oliveira - Coordenador / Ridelson Carneiro e Silva - Integrante / Anabela de Quintal Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2001 - 2002
Descentralização e Poder Local
Descrição: O estudo objetivou estudar a repercussão do precesso de descentralização do ensino fundamental em três municípios pernambucanos; enfocando a questão do poder local na implementação das políticas públicas em educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Integrante / Janete Maria Lins de Azevedo - Coordenador / Rosilda Arruda Ferreira - Integrante / Maurício Carlos Rodriguez de Lima - Integrante / Francileny Fontes - Integrante / Bruna Tarcilia Ferraz - Integrante / Inalda Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1999 - 2001
Gestão da educação e qualidade do ensino no contexto da reforma do Estado brasileiro
Descrição: Pesquisa cujo objetivo fora de avaliar a repercussão da descentralização do ensino municipal em municípios pernambucanos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Integrante / Janete Maria Lins de Azevedo - Coordenador / Rosilda Arruda Ferreira - Integrante / Mauricio Carlos Rodruigues de Lima - Integrante / Fracileny Fontes - Integrante / Bruna Tarcília Ferraz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
História, Cultura e Patrimônio
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver ações educativas de diálogo intercultural, e ações na área da educação patrimonial, através da análise e estudo da temática da ?Cultura, Memória e Patrimônio?, o resgate da memória cultural, social e patrimonial, do espaço arquitetônico do Complexo Cultural da Igreja São Francisco/Convento Santo Antônio, e da Igreja Nossa Senhora da Guia (Lucena­PB) da arte Barroca paraibana, a partir do século XVI. A análise será elaborada, por meio da estética hermenêutica da arte, presentes na geometria e no místico­religioso, do espaço arquitetônico. A ênfase será dada ao patrimônio material e imaterial: memória, identidade e vínculo social que estão interligados na história com o imaginário simbólico de uma cosmovisão e cosmologia pertencentes a multiplicidade de cultura e etnias da arte Barroca. Tema atual de relevância sociopolítica, cuja, importância se apresenta no conjunto de manifestações interculturais indígenas e afro­brasileiras, que estão presentes no espaço arquitetônico das igrejas. Oferecendo contribuições para o resgate, valorização e conservação do espaço arquitetônico e cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Coordenador / Flávia Paloma Cabral Borba - Integrante / Vívia de Melo Silva - Integrante / Suelma Moraes - Integrante.
2017 - Atual
Brincando Capoeira: uma proposição pedagógico-didática para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica
Descrição: O projeto Brincando Capoeira trata-se de uma iniciativa do Grupo de Experimentação Criativa Universo Capoeira Angola (GECUCA), vinculado ao LEPEC/UFPB. Adota, portanto, um caráter interdisciplinar de ação tendo aulas de capoeira como foco investigativo para aplicação de princípios corporais advindos da dança e da própria capoeira em ambientes de educação básica formal e não-formal. Apresenta um arcabouço teórico diversificado, tocantes à filosofia, sociologia, antropologia, cosmologia, educação física e artes cênicas. Sua atuação enquanto extensão, visa atender a alunos desses ambiente educacionais, enquanto que as ações a serem propostas estão sendo investigadas com pesquisadores e estudantes implicados no laboratório em atividades continuadas na ação e reflexão dessas ações duas vezes na semana. Esse projeto acontece desde 2014, na ocasião submetido ao FLUEX/UFPB. A submissão no PROBEX tem o intuito de potencializar o auxílio de bolsa(s) para estudantes graduandos da UFPB. As atividades de extensão são oferecidas no coreto da Escola de educação física da Universidade Federal da Paraíba e para execução do PROBEX, contaremos com bolsista atuando entre maio e dezembro de 2017 na escola de educação básica da UFPB e na ONG Escola Viva Olho do Tempo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
Descrição: Para apoiar os sistemas de ensino no processo de implantação e fortalecimento do Conselho Escolar, a Secretaria de Educação Básica do MEC, criou em 2004 o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que realiza cursos de capacitação, presenciais e a distância, com o intuito de formar técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação, para que atuem como disseminadores das ações do Programa em seus respectivos sistemas de ensino. São objetivos gerais do curso de formação em conselho escolar: capacitar técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação, visando qualificá-los para o trabalho com a gestão democrática nas escolas e nos sistemas ou redes de ensino onde atuam, especialmente no que se refere à implantação e ao fortalecimento de Conselhos Escolares. São objetivos específicos do curso: fortalecer o Conselho Escolar; qualificar os técnicos das secretarias de educação de forma que estes se tornem multiplicadores desse conhecimento nas ações de formação continuada para Conselheiros Escolares; possibilitar aos técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação o acesso a conhecimentos sobre conselho escolar e rede de conselhos escolares; apoiar os Conselhos Escolares na construção coletiva de um projeto político-pedagógico no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade; estimular a integração entre Conselhos Escolares; promover a socialização de experiências bem sucedidas de Conselhos Escolares; incluir os técnicos das secretarias de educação na lógica dos espaços virtuais de aprendizagem; possibilitar aos técnicos das secretarias de educação reflexões sobre o Conselho Escolar nos municípios em que atuam, com o intuito de instigá-los a estudar as regulamentações que legitimam este colegiado e desenvolver ações efetivas de fortalecimento de conselhos escolares, com posturas críticas e criativas; elaborar um Plano Inicial (Fase 1) e um Plano de Ação (Fase 2) que estimulem a construção de propostas de resolução de problemas concretos, propiciando o desenvolvimento de ações como: diagnosticar, refletir e executar intervenções referentes a realidade do sistema de ensino; fortalecer as políticas de gestão democrática formuladas e implementadas pelos sistemas de ensino, contribuindo para efetivar o regime de colaboração, conforme determina o artigo 211 da Constituição Federal; contribuir para a efetivação da participação da comunidade escolar e local em Conselhos Escolares, conforme determina a LDB em seu artigo 14, colaborando para a melhoria da qualidade da educação básica ofertada nas escolas públicas. Com essa formação espera-se a ampliação dos conhecimentos, reflexões e ações dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação, no que se refere aos Conselhos Escolares e a gestão democrática nas escolas, qualificando-os para atuarem na formação direta de Conselheiros, sendo multiplicadores do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Construindo cidades sustentáveis
Descrição: O projeto visa desenvolver ações integradas de promoção de uma relação diferenciada entre educação e desenvolvimento local sustentável no município de João Pessoa, através de oficinas temáticas desenvolvidas na comunidade do Porto do Capim. O projeto conta com a participação de estudantes das áreas de arquitetura, geografia e pedagogia.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Coordenador / Jackeline Moreira - Integrante / Rebeca Aguiar - Integrante / Cristhiane Cavalcanti - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2006
Formação docente: um instrumento para a diversidade e a cidadania
Descrição: Projeto PROLICEN cujo objetivo é discutir/analisar as relações entre formação docente e cidadania. O projeto procura desenvolver pesquisas em escolas municipais de João Pessoa e na UFPB sobre a temática.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Integrante / Alásia Santos Ramos do Nascimento - Integrante / Sandra Alves da Silva Santiago - Coordenador / Francineide Passos - Integrante / Ana Lúcia de Souza - Integrante / Ivanilsa Maria de Souza França - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.


Outros Projetos


2007 - 2008
Modernidade, juventude, risco e reconhecimento: uma análise das estratégias sócio-culturais do ProJovem
Descrição: Este Projeto tem por objetivo analisar/avaliar as ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - ProJovem no município de João Pessoa, dado maior ênfase a um aspecto do referido Programa: sua proposta de inserção participativa do jovem na comunidade, no município..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Integrante / Maríllia Freire de Mendonça - Integrante / Jean Carlo de Carvalho Costa - Coordenador / Carmem Moizinho - Integrante / Maíra Lewtchuk Espindola - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
2006 - 2007
Juventude e Educação em perspectiva: o caso do Projovem em João Pessoa
Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do PROLICEN/UFPB..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Coordenador / Maríllia Freire de Mendonça - Integrante / Jean Carlo de Carvalho Costa - Integrante / Elisângela Batista - Integrante / Carmem Moizinho - Integrante / Cláudia Farias - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Formação e integração no debate sobre educação e desenvolvimento sustentável
Descrição: Projeto PROLICEN com o objetivo de estudar, pesquisar e analisar as relações entre educação e desenvolvimento sustentável no município de João Pessoa. O mesmo objetiva construir oficinas pedagógicas sobre desenvolvimento sustentável junto à escolas públicas municipais.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Swamy de Paula Lima Soares - Coordenador / Girleine de Melo Andrade - Integrante / Cláudia Prazim da SIlva - Integrante / Maríllia Freire de Mendonça - Integrante / Alásia Santos Ramos do Nascimento - Integrante / Sandra Santiago - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2013
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Infância e Juventude.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio Iniciação à Docência, Universidade Federal da Paraíba - Pró-Reitoria de Graduação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, Jean Carlo de Carvalho2015COSTA, Jean Carlo de Carvalho ; SOARES, SWAMY PAULA . Educação e pobreza: teoria da justiça como equidade e a política do reconhecimento. Educação (PUCRS. Impresso), v. 48, p. 124, 2015.

2.
SOARES, SWAMY PAULA2015SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C. . Abordagens Metodológicas na Avaliação de Políticas: O Programa de Educação Tutorial na UFPB. Revista Tópicos Educacionais, v. 21, p. 245, 2015.

3.
SOARES, SWAMY PAULA2014SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar: estratégia de gestão democrática. SALTO PARA O FUTURO, v. Ano XXI, p. 3, 2014.

4.
COSTA, Jean Carlo de Carvalho2010COSTA, Jean Carlo de Carvalho ; SOARES, SWAMY PAULA . Desigualdade Social, vulnerabilidade e Reconhecimento: uma introdução à contribuição da teoria social pós-crítica. Política & Trabalho (UFPB. Impresso), v. I, p. 235-252, 2010.

5.
SOARES, SWAMY PAULA2006SOARES, SWAMY PAULA; NASCIMENTO, Alásia Santos Ramos Do . Educação, ética e sustentabilidade. Conceitos (João Pessoa), v. I, p. 51-55, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VASCONCELOS, F. H. (Org.) ; SOARES, SWAMY PAULA (Org.) ; SILVA, T. E. V. (Org.) . Conselho Escolar: gestão e formação. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 1. 371p .

2.
VASCONCELOS, F. H. (Org.) ; SOARES, SWAMY PAULA (Org.) ; MARTINS, C. A. (Org.) ; AGUIAR, C. M. S. (Org.) . Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. 1. ed. Fortaleza: Editora UFC, 2013. 370p .

3.
LUCENA, R. F. (Org.) ; SOARES, SWAMY PAULA (Org.) ; CARLOS, E. J. (Org.) . Temas contemporâneos em educação. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MOREIRA, H. A. L. ; SOARES, SWAMY PAULA . Formação para Conselheiros Escolares no Distrito Federal: pesquisa de satisfação. In: Francisco Herbert Vasconcelos; Francisco José dos Santos. (Org.). Conselho Escolar: articulação, formação e inclusão. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 141-162.

2.
SANTOS, R. F. ; SOARES, SWAMY PAULA . Conselhos Escolares: limites e possibilidades da política estatal da educação. In: Francisco Herbert Vasconcelos; Francisco José dos Santos. (Org.). Conselho Escolar: articulação, formação e inclusão. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 259-276.

3.
LIMA, R. C. S. ; SOARES, SWAMY PAULA . O perfil do conselheiro e sua formação no caminho para a gestão democrática no município de Seropédica. In: Francisco Herbert Vasconcelos; Francisco José dos Santos. (Org.). Conselho Escolar: articulação, formação e inclusão. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 177-192.

4.
SOARES, SWAMY PAULA; GOMES, R. M. ; SANTOS, L. A. S. . Cultura, diferença e alteridade: diálogos entre a Teoria da Ação Comunicativa e a do Reconheciment. In: Maria Cecília Luiz; Renata Maria Moschen Nascente. (Org.). Conselho Escolar e Diversidade: por uma escola mais democrática. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2014, v. I, p. 41-58.

5.
SOARES, SWAMY PAULA. Apresentação. In: VASCONCELOS, F. H.; SOARES, S. P. L.; SILVA, T. E. V.. (Org.). Conselho Escolar: gestão e formação. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. 1, p. 21-29.

6.
SOARES, SWAMY PAULA. Algumas considerações sobre participação juvenil e conselho escolar. In: Lucília Augusta Lino de Paula; Lia Maria Teixeira de Oliveira. (Org.). Conselho Escolar: formação e participação. 1ed.Rio de Janeiro: Outras Letras, 2014, v. , p. 145-160.

7.
SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar e Políticas Públicas: problematizando conceitos e intercessões. In: VASCONCELOS, F.H; SOARES, S. P. L.; AMORIM, C.X.; AGUIAR, M.C.S.. (Org.). Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2013, v. , p. 55-76.

8.
SOARES, SWAMY PAULA. Perspectivas de avaliação do ProJovem: um estudo de caso. In: LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Cristina Machado. (Org.). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 113-134.

9.
SOARES, SWAMY PAULA. Relações entre escola e desenvolvimento sustentável: caminhos de (des)construção. In: Luiz Pereira de Lima Júnior. (Org.). Olhares inusitados: sexualidade, meio ambiente e educação. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009, v. , p. 87-106.

10.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação e emancipação social: reflexões sobre o pensamento de Boaventura de Sousa Santos. In: LUCENA, Ricardo de Figueiredo; SOARES, Swamy de Paula Lima; CARLOS, Erenildo João. (Org.). Temas contemporâneos em educação. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009, v. , p. 175-194.

11.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação, Desenvolvimento Sustentável e Escola do Campo. In: MarciaAngela da Silva Aguiar; Ahyas Siss; Iolanda de Oliveira; Janete Maria L. de Azevedo; Márcia Soares deAlvarenga; Petronilha Beatriz G. e Silva; Rachel de Oliveira. (Org.). Educação e diversidade: estudos e pesquisas. 1ed.Recife: Gráfica J. LuizVasconcelos Ed.,, 2009, v. II, p. 299-321.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORBA, F. P. C. ; SOARES, SWAMY PAULA . A Educação Tutorial na UFPB: o Programa de Educação Tutorial e o Programa de Tutoria de Apoio as Disciplinas Básicas. In: III Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação Superior, 2015, João Pessoa. Anais - CONEDU, 2015.

2.
SOARES, SWAMY PAULA. Avaliação de efeitos político/institucionais do ProJovem em João Pessoa. In: 36 Reunião Nacional da ANPED, 2013, Goiania. Anais - 36 Reunião Nacional da ANPED, 2013.

3.
SOARES, SWAMY PAULA. Políticas públicas para a juventude: avaliação de efeitos de um programa federal na esfera local. In: 37 Reunião Anual da ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia. Anais - 37 Reunião Anual da ANPOCS, 2013.

4.
SOARES, SWAMY PAULA. Juventude e diversidade: considerações sobre o perfil dos participantes do Projovem. In: 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e o 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Anais - 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e o 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011.

5.
SOARES, SWAMY PAULA. Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Diálogos na construção de um modelo de avaliação. In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais - 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

6.
SOARES, SWAMY PAULA. Programa Nacional de Inclusão de Jovens: diálogos na construção de um modelo de avaliação. In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

7.
SOARES, SWAMY PAULA. A EDUCAÇÃO DE JOVENS NO GOVERNO LULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJOVEM NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA. In: 33 Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Anais 33 Reunião Anual da ANPED, 2010.

8.
COSTA, Jean Carlo de Carvalho ; SOARES, SWAMY PAULA . Reconhecimento, redistribuição e participação: o ProJovem e a teoria social pós-crítica. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais - XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

9.
SOARES, SWAMY PAULA; MOREIRA, Jackeline ; AGUIAR, Rebeca ; CAVALCANTI, C. . Construindo cidades sustentáveis: relações e debates entre escola e desenvolvimento local. In: XIX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Anais - XIX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009.

10.
SOARES, SWAMY PAULA. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. In: I Conferência Internacional de Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Anais - I Conferência Internacional de Sociologia da Educação, 2008.

11.
SOARES, SWAMY PAULA. Currículo, formação e identidade: avaliação das inovações do ProJovem no município de João Pessoa. In: 31 Reunião anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2008, Caxambu. Anais - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2008.

12.
SOARES, SWAMY PAULA. Teoria do reconhecimento e desenvolvimento sustentável: possíveis diálogos entre Taylor e Zaoual. In: IV Encontro da ANPPAS - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2008, Brasília. Anais - IV Encontro da ANPPAS - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2008.

13.
ANDRADE, Girleine de Melo ; MENDONÇA, Maríllia Freire de ; SILVA, Cláudia Prazim da ; SOARES, SWAMY PAULA . Educação, ética e sustentabilidade: reflexões sobre o PROLICEN/UFPB no município de João Pessoa. In: X Encontro de Iniciação à Docência - IX Encontro de Extensão, 2007, João Pessoa. Anais - X Encontro de Iniciação à Docência - IX Encontro de Extensão, 2007.

14.
SOUZA, Cláudia F. B. ; MOIZINHO, C. ; MENDONÇA, Maríllia Freire de ; BATISTA, E. ; SOARES, SWAMY PAULA ; COSTA, Jean Carlo de Carvalho . Educação e juventude em perspectiva: o caso do PROJOVEM em João Pessoa. In: X Encontro de Iniciação à Docência - IX Encontro de Extensão, 2007, João Pessoa. Anais - X Encontro de Iniciação à Docência - IX Encontro de Extensão, 2007.

15.
SOARES, SWAMY PAULA; COSTA, Jean Carlo de Carvalho . JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO PROJOVEM EM JOÃO PESSOA. In: XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais - XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste, 2007.

16.
NAVARRO, I. P. ; SOARES, SWAMY PAULA . EMANCIPAÇÃO, JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO PROJOVEM. In: 30 Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2007, Caxambu. Anais - 30 Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2007.

17.
SOARES, SWAMY PAULA; NASCIMENTO, Alásia Santos Ramos Do . Educação como Direito: uma abordagem ética e cidadã. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005.

18.
ANDRADE, L. F. C. ; SOARES, SWAMY PAULA . Educação, desenvolvimento e currículo: 50 anos da Carta de Salvação do Nordeste. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais - II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005.

19.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação e Desenvolvimento Sustentável: análise da ação do poder local em Vicência ? PE.. In: XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005, Belém. Anais XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005.

20.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação e Desenvolvimento Sustentável: análise do projeto "Escolas rurais: construindo o desenvolvimento local sustentável" em Vicência ? PE.. In: II Encontro Naciona da ANPPAS, 2004, Indaiatuba. Anais II Encontro Naciona da ANPPAS, 2004.

21.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação, poder local e desenvolvimento sustentável. In: Desafios da Pesquisa em Educação ? 2º. Encontro de Pesquisa em Educação da Paraíba- 3º Encontro Estadual da Anpae/PB - 3º Seminário de Formação Docente., 2004, João Pessoa. Anais - Desafios da Pesquisa em Educação ? 2º. Encontro de Pesquisa em Educação da Paraíba- 3º Encontro Estadual da Anpae/PB - 3º Seminário de Formação Docente., 2004.

22.
SOARES, SWAMY PAULA; FERREIRA, Rosilda Arruda . Educação e Desenvolvimento Sustentável: análise de um estudo de caso no município de Vicência - PE. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. Anais XVI EPENN, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, SWAMY PAULA. Avaliação de efeitos político/institucionais do ProJovem em João Pessoa. In: 36 Reunião Nacional da ANPED, 2013, Goiania. Anais - 36 Reunião Nacional da ANPED, 2013.

2.
SOARES, SWAMY PAULA. Políticas públicas para a juventude: avaliação de efeitos de um programa federal na esfera local. In: 37 Reunião Anual da ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia. Anais - 37 Reunião Anual da ANPOCS, 2013.

3.
SOARES, SWAMY PAULA. PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS: DIÁLOGOS NA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais - 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

4.
SOARES, SWAMY PAULA. Juventude e diversidade: considerações sobre o perfil dos participantes do Projovem. In: 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e o 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Anais - 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e o 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011.

5.
SOARES, SWAMY PAULA. A EDUCAÇÃO DE JOVENS NO GOVERNO LULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJOVEM NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA. In: 33 Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Anais 33 Reunião Anual da ANPED, 2010. p. 221-221.

6.
SOARES, SWAMY PAULA; COSTA, Jean Carlo de Carvalho ; SOUZA, Cláudia F. B. ; MOIZINHO, C. ; MENDONÇA, Maríllia Freire de ; BATISTA, E. . Juventude e Educação em perspectiva: o caso do PROJOVEM em João Pessoa. In: XIII Congresso Brasilieiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais - XIII Congresso Brasilieiro de Sociologia, 2007.

7.
SOARES, SWAMY PAULA. Políticas Públicas em Educação para a Juventude: O caso do ProJovem em João Pessoa. In: II Simpoósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2006, Porto Alegre. Anais - II Simpoósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2006.

8.
SOARES, SWAMY PAULA; NASCIMENTO, Alásia Santos Ramos Do . Educação como Direito: uma abordagem ética e cidadã. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais - II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005.

9.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação e Desenvolvimento Sustentável: análise da ação do poder local em Vicência ? PE.. In: XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005, Belém. Anais - XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005.

10.
ANDRADE, L. F. C. ; SOARES, SWAMY PAULA . Educação, desenvolvimento e currículo: 50 anos da Carta de Salvação do Nordeste. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais - II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Impasses, tendências e perspectivas, 2005.

11.
SOARES, SWAMY PAULA; FERREIRA, Rosilda Arruda . Educação e Desenvolvimento Sustentável: análise de um estudo de caso no município de Vicência - PE. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. Anais EPENN, 2003.

12.
SOARES, SWAMY PAULA; FERREIRA, Rosilda Arruda . Política educacional e poder local: Análise do projeto Escolas rurais construindo o desenvolvimento local sustentável, em Vicência.. In: IX Congresso de Iniciação Científica - CONIC, 2001, Recife. Anais IX Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 2001. v. II. p. 365-365.

13.
SOARES, SWAMY PAULA; FERREIRA, Rosilda Arruda . Inovações na gestão municipal de educação: o município de Camaragibe. In: VIII Congresso de Iniciação Científica - CONIC, 2000, Recife. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária - UFPE, 2000. v. II. p. 400-400.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, SWAMY PAULA. Projeto Escola sem Partido em debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, SWAMY PAULA. Novas Diretrizes Curriculares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOARES, SWAMY PAULA. Formação e reflexão docente: contribuições dos Fundamentos da Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOARES, SWAMY PAULA. Raízes do Conselho Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOARES, SWAMY PAULA. JUVENTUDE E DIVERSIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DOS PARTICIPANTES DO PROJOVEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOARES, SWAMY PAULA. A EDUCAÇÃO DE JOVENS NO GOVERNO LULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJOVEM NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOARES, SWAMY PAULA. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES, SWAMY PAULA. Currículo, formação e identidade: avaliação das inovações do ProJovem no município de João Pessoa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOARES, SWAMY PAULA. Teoria do reconhecimento e desenvolvimento sustentável: possíveis diálogos entre Taylor e Zaoual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar e a relação com o Projeto Político Pedagógico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SOARES, SWAMY PAULA. Juventude e Educação em perspectiva: o caso do Projovem em João Pessoa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOARES, SWAMY PAULA; COSTA, Jean Carlo de Carvalho . Juventude, educação e políticas públicas: o caso do ProJovem em João Pessoam. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOARES, SWAMY PAULA. EMANCIPAÇÃO, JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO PROJOVEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOARES, SWAMY PAULA. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação, poder local e desenvolvimento sustentável. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOARES, SWAMY PAULA. O educador gestor: o local e o global. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SOARES, SWAMY PAULA. Salário Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOARES, SWAMY PAULA. Consultor PASEM. 2014.

2.
SOARES, SWAMY PAULA. Consultor CAPES. 2013.

3.
SOARES, SWAMY PAULA. Consultor SEB/MEC. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
SOARES, SWAMY PAULA. Revista Educação Temática Digital. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, SWAMY PAULA; OLIVEIRA, D. L. . Câmara Debate - Mudanças no Ensino Médio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOARES, SWAMY PAULA; LUCK, H. ; TUTTMAN, M. . O Pedagógico na Gestão Escolar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, SWAMY PAULA. História Cultura e Patrimônio. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
SOARES, SWAMY PAULA; LUIZ, M. C. ; AGUIAR, C. M. S. ; VASCONCELOS, F. H. ; LEMOS, E. E. ; BARBOSA JUNIOR, W. P. . Coleção Conselhos Escolares - Gestão Democrática e a Análise de Avaliações em Larga Escala. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
SOARES, SWAMY PAULA; BARBOSA JUNIOR, W. P. ; LUIZ, M. C. ; AGUIAR, C. M. S. ; LEMOS, E. E. ; VASCONCELOS, F. H. . Coleção Conselhos Escolares - Conselho Escolar e as Possibilidades de Diálogo e Convivência: o desafia da violência na escola. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
SOARES, SWAMY PAULA. Gestão democrática e qualidade da educação: possíveis relações entre a atuação do Conselho Escolar e os indicadores de qualidade educacional das escolas públicas no Brasil.. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
SOARES, SWAMY PAULA; BARBOSA JUNIOR, W. P. ; LUIZ, M. C. ; AGUIAR, C. M. S. ; LEMOS, E. E. ; VASCONCELOS, F. H. . Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
SOARES, SWAMY PAULA; VASCONCELOS, F. H. ; LUIZ, M. C. ; BARBOSA JUNIOR, W. P. ; LEMOS, E. E. ; AGUIAR, C. M. S. . Coleção Conselhos Escolares - Conselho Escolar: Fortalecendo Redes para Gestão Democrática. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
SOARES, SWAMY PAULA; BARBOSA JUNIOR, W. P. ; LUIZ, M. C. ; DANTAS, E. S. ; VASCONCELOS, F. H. ; AGUIAR, C. M. S. . Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
SOARES, SWAMY PAULA; LUIZ, M. C. ; AGUIAR, C. M. S. ; LEMOS, E. E. ; BARBOSA JUNIOR, W. P. ; VASCONCELOS, F. H. . Coleção Conselhos Escolares: Conselho Escolar e Gestão Democrática, contribuições de uma formação para a cidadania. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

9.
SOARES, SWAMY PAULA; BARBOSA JUNIOR, W. P. ; LUIZ, M. C. ; AGUIAR, C. M. S. ; VASCONCELOS, F. H. ; LEMOS, E. E. . Coleção Conselhos Escolares - Conselho Escolar: formação e participação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
SOARES, SWAMY PAULA. Gestão, Educação e Qualidade: análise das práticas de gestão escolar e suas possíveis relações com a qualidade educacional no município de João Pessoa - Relatório Final. 2014. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, J. M. C.; ARAGAO, W. H.; SILVA, S. B.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de José Romário Araújo da Silva. Diversidade Quilombola e o direito à educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Prgrama de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
ARAGAO, W. H.; RODRIGUES, J. M. C.; DANTAS, E. S.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Grazielli Martins Pereira de Sousa. A EAD como instrumento de inclusão social: uma análise crítica sobre o processo de insitucionalização da EAD no curso de Pedagogia do Centro de Educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Prgrama de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SOARES, SWAMY PAULA; BRANCO, U. V. C.; SANTOS, A. L. F.. Participação em banca de Geórgia Dantas Macedo. A eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para permanência dos ingressantes do Sistema de Cotas na UFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
SOARES, SWAMY PAULA; SILVA, R. F. C. E.; SOUSA JUNIOR, L.. Participação em banca de Flávia Paloma Cabral Borba. Políticas de Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SOARES, SWAMY PAULA; PONTES, A. P. F. S.; DINIZ, A. V. S.. Participação em banca de Vilanni Cavalcanti Dias Correia. A Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a Avaliação das repercussões na Gestão da Administração Central do IFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SOARES, SWAMY PAULA; BRANCO, U. V. C.; FERREIRA, A. S.. Participação em banca de Maria de Fátima Dantas Carneiro Souto. A Política Pública de Transformação do Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica: uma Reconfiguração Identitária do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
SOARES, SWAMY PAULA; ARAUJO, A. V.; VIEIRA, M. G.. Participação em banca de Vicente Paulo Ramalho. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e os indicadores de avaliação referente à biblioteca universitária: criando um modelo de avaliação para o sistemoteca na UFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SILVA, R. F. C. E.; SOARES, SWAMY PAULA; HENRIQUES, P. T. C.. Participação em banca de Patrícia Nogueira de Carvalho Pinto. Internacionalização da educação superior: um estudo sobre o programa ciência sem fronteiras no IFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SOARES, SWAMY PAULA; ARAGAO, W. H.; LIMA, M. F.; CORREIA, M. I. M.. Participação em banca de Germano Alves de Araújo. Gestão por Processos no Setor de Transporte da UFPB: adequação às metas institucionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
SOARES, SWAMY PAULA; DINIZ, A. V. S.; MACHADO, A. M. B.. Participação em banca de Eliene Estevão Almeid. GESTÃO EDUCACIONAL E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: uma análise das práticas de gestão da assistência estudantil no Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
FERREIRA, A. S.; BRANCO, U. V. C.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Maria de Fátima Dantas Carneiro Souto. A Política Pública de Transformação do Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica: uma Reconfiguração Identitária do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
BERNADO, E. S.; SOARES, SWAMY PAULA; MENEZES, J. S. S.; PAULA, L. A. L.. Participação em banca de Amanda Moreira Borde da Costa Marques. Conselhos Escolares em duas escolas públicas de tempo integral do Município de Itaboraí/RJ: a participação em discussão. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
SANTOS, A. L. F.; SOARES, SWAMY PAULA; BOTLER, A.. Participação em banca de Simone Andrade Nóbrega. Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para Educação: mudanças no trabalho docente e valorização profissional na rede estadual de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
DINIZ, A. V. S.; SOARES, SWAMY PAULA; ARAGAO, W. H.. Participação em banca de Soraya Fernandes Campos. Cultura organizacional e a gestão do conhecimento no CCHSA/UFPB: uma análise sob a perspectiva teórica da criação do conhecimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.

15.
DINIZ, A. V. S.; BARBOSA, Maria da Salete; SOARES, SWAMY PAULA; LIMA, M. F.. Participação em banca de Anna Paola Sivini Lins e Silva. A democratização como fator de aprendizagem organizacional: um estudo no IFPB - Campus João Pessoa. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.

16.
GUSSI, A. F.; SOARES, SWAMY PAULA; CARVALHO, .. A. M. P.. Participação em banca de Cefisa Maria Sabino Aguiar. Entre Estado e Sociedade Civil: avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza (CE). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação de P. Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, Janete Maria Lins de; SOARES, SWAMY PAULA; ANDRADE, E. F.; SOUZA JUNIOR, M.. Participação em banca de Rosângela Cely Branco Lindoso. Efeitos da política educacional de Pernambuco no trabalho docente: as contradições advindas de processos de regulação e responsabilização. 2017. Tese (Doutorado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
RODRIGUES, J. M. C.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Ana Maria Mendes Barreiro Nunes. As relações entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil: um olhar sobre a formação continuada para a educação infantil no município de João Pessoa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Prgrama de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SOARES, SWAMY PAULA; BRANCO, U. V. C.; OLIVEIRA, B. M. J. F.. Participação em banca de Waleska Christina de Castro Gondim Nascimento. A produção acadêmica da 1a turma do MPPGAV: aplicabilidade no cotidiano dos servidores capacitados na UFPB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
RODRIGUES, J. M. C.; ARAGAO, W. H.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Aureliana da Silva Tavares. Resgatando em breves passos a história dos deficientes no Brasil e na Paraíba: por onde anda a inclusão?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Prgrama de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
ARAGAO, W. H.; SILVA, R. F. C. E.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Maria Alexandrina Willat. Avaliação de cursos de graduação na Universidade Federal da Paraíba como instrumento para melhoria do ensino. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
ARAGAO, W. H.; RODRIGUES, J. M. C.; DANTAS, E. S.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Grazielli Martins Pereira de Sousa. A EAD como instrumento de inclusão social: uma análise sobre o processo de institucionalização da EAD no curso de Pedagogia no Centro de Educação da UFPB. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Prgrama de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
ARAGAO, W. H.; RODRIGUES, J. M. C.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Alexandre de Oliveira Ferreira. Formação inicial de professores e a ideologia: um campo de disputas e manutenção da ordem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Prgrama de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
RODRIGUES, J. M. C.; ARAGAO, W. H.; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de José Romário da Silva. Diversidade Quilombola no Plano Estadual da Educação da Paraíba. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Prgrama de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SOARES, SWAMY PAULA; SILVA, R. F. C. E.; MARTINS, I. M. L.. Participação em banca de Flávia Paloma Cabral Borba. Políticas de Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SOARES, SWAMY PAULA; VIEIRA, M. G.; SILVA, R. F. C. E.. Participação em banca de Vicente Paulo Ramalho. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e os indicadores de avaliação referente à biblioteca universitária: criando um modelo de avaliação para o sistemoteca na UFPB. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
SOARES, SWAMY PAULA; DINIZ, A. V. S.; PONTES, A. P. F. S.. Participação em banca de Vilanni Cavalcanti Dias Correia. A criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a avaliação das repercussões na gestão da administração central do IFPB. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
MACHADO, A. M. B.; SOARES, SWAMY PAULA; DINIZ, A. V. S.. Participação em banca de Eliene Estevão de Almeida. Assistência Estudantil como fator de inclusão: o caso do IFPB. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
DINIZ, A. V. S.; SOARES, SWAMY PAULA; OLIVEIRA, Maria das Graças Correa de. Participação em banca de Anna Paola Sivini Lins e Silva. A democratização como fator de aprendizagem organizacional: um estudo no IFPB - Campus João Pessoa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, SWAMY PAULA; ARAGAO, W. H.; BORBA, F. P. C.. Participação em banca de Joana Dark Andrade de Sousa. A política de planos de educação no Brasil: uma análise dos contextos históricos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de João Fábio Davi Xavier. O papel do dirigente municipal de educação na gestão democrática e os conselhos escolares. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de Romildo Rodrigues da Silva Regis. A dimensão da gestão educacional e o conselho escolar: aproximações e tendências. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; ARAGAO, W. H.. Participação em banca de José Fabiano de Araújo Oliveira. Uma análise do Programa Bolsa Família para a eficácia da educação no município de Santo André - PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de Elba Coutinho da Silva Firmino. Cultura organizacional na gestão pública. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de Ana Maria Souza. Educação, Letramento e Direitos Humanos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de Maria Geane Ferreira. Políticas públicas e alfabetização: na busca pela garantia dos direitos humanos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de Cristóvão Gomes da Silva. Políticas Públicas educacionais: limites e possibilidades. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de Ana Paula Augusta da Silva Fernandes. Escola e alfabetização. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
SOARES, SWAMY PAULA; BORBA, F. P. C.; NASCIMENTO, P. H.. Participação em banca de Alice Maria André Dias. Psicopedagogos institucionais e suas contribuições na gestão educacional. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
FRANCA, M. H. O.; SOARES, SWAMY PAULA; SILVA, V. M.. Participação em banca de Veridiana Xavier Dantas. PDE escola: contribuições para gestão escolar no sistema municipal de ensino de Santa Rita/PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
FRANCA, M. H. O.; SOARES, SWAMY PAULA; SILVA, V. M.. Participação em banca de Sandra da Silva Menezes. Uma análise crítica frente ao uso do recurso do PDDE na escola. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRADIME) - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DINIZ, A. V. S.; BARBOSA, Maria da Salete; SOARES, SWAMY PAULA. Participação em banca de Benedita Cezaria Pereira Fernandes.Família na escola: uma análise das razões para o (não) envolvimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SILVA, L. T. G.; SOARES, SWAMY PAULA; BRITO, L. M. F.. Participação em banca de Eduarda Rossane Pereira de Lima.Políticas Públicas e Juventude brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SOARES, SWAMY PAULA; NASCIMENTO, Alásia Santos Ramos Do; PRESTES, E.. Participação em banca de Alexandra C. de Souza e Kelly Ionara A. Santana.Motivação e aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma experiência com o ProJovem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
SOARES, SWAMY PAULA; COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Participação em banca de Romualdo Gonzaga Bezerra.A escola e a exclusão/inclusão social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAUJO, A. V.; SOARES, SWAMY PAULA; MARTINS, M. F. A.. Concurso para Professor Adjunto na área de Educação de Jovens e Adultos e Educação no Campo. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SOARES, SWAMY PAULA; BARBOSA, Maria da Salete. Concurso para Professor Substituto - área de Habilitações Pedagógicas. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

3.
SOARES, SWAMY PAULA; COSTA, Jean Carlo de Carvalho; BORGES, Maria Creuza. Concurso para Professor Substituto. 2006. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. O enraizamento como categoria de análise na pesquisa em política educacional. 2018. (Congresso).

2.
I Seminário de Fortalecimento dos Conselhos de Escola de Vitória.Qualificando a nossa prática de conselheiro escolar. 2009. (Seminário).

3.
XIII Congresso Brasilieiro de Sociologia. Juventude e educação em perspectiva: o caso do ProJovem em João Pessoa. 2007. (Congresso).

4.
XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste.JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO PROJOVEM EM JOÃO PESSOA. 2007. (Encontro).

5.
I Seminário Educação e Sociedade: atualidades do pensamento de Florestan Fernandes. 2005. (Seminário).

6.
Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil.Trabalho infantil e desenvolvimento escolar - MESA REDONDA. 2003. (Encontro).

7.
VI Encontro de Ciências Sociais.Educação e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local. 2003. (Encontro).

8.
XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).

9.
Fórum de Licenciaturas e Pedagogia. 2001. (Encontro).

10.
II FONEPE - Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia. 2001. (Outra).

11.
IX Congresso de Iniciação Científica - CONIC.Política Educacional e Poder Local: análise do projeto "Escolas rurais: construindo o desenvolvimento local sustentável" em Vicência. 2001. (Encontro).

12.
IX CONIC - Congresso de Iniciação Científica - UFPE. Política Educacional e Poder Local: análise do projeto "Escolas rurais: construindo o desenvolvimento local sustentável" em Vicência. 2001. (Congresso).

13.
XV EPENN - Encontro de Pesquisadores em Educação do Norte Nordeste. 2001. (Encontro).

14.
XV EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Política educacional e poder local: Análise do projeto Escolas rurais construindo o desenvolvimento local sustentável, em Vicência.. 2001. (Encontro).

15.
XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2001. (Encontro).

16.
VIII CONIC - Congresso de Iniciação Científica - UFPE. Inovações na gestão municipal da educação: o município de Camaragibe. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, SWAMY PAULA. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação. 2017. (Outro).

2.
SOARES, SWAMY PAULA. 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada - CIEC e o 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - EISBEC - 2017. 2017. (Outro).

3.
SOARES, SWAMY PAULA. I SICPED: Seminário de Interconexões de Conhecimentos e Práticas Educacionais (SICPED). 2017. (Outro).

4.
SOARES, SWAMY PAULA. II Colóquio Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área dos Fundamentos da Educação ? CREPEAFE. 2017. (Outro).

5.
SOARES, SWAMY PAULA. Educação e Sociedade: o legado de Émile Durkheim cem anos após sua morte (1917-2017). 2017. (Outro).

6.
SOARES, SWAMY PAULA. I Semana Pedagógica do Curso de Pedagogia. 2016. (Outro).

7.
SOARES, SWAMY PAULA. I Colóquio Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área dos Fundamentos da Educação ? CREPEAFE. 2016. (Outro).

8.
SOARES, SWAMY PAULA. VI Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2014. (Outro).

9.
SOARES, SWAMY PAULA. V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2013. (Outro).

10.
SOARES, SWAMY PAULA. IV Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2012. (Outro).

11.
SOARES, SWAMY PAULA. III Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2011. (Outro).

12.
SOARES, SWAMY PAULA. II Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2010. (Outro).

13.
SOARES, SWAMY PAULA. I Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2009. (Outro).

14.
SOARES, SWAMY PAULA. I Seminário Juventude e Políticas Públicas: tendências contemporâneas. 2007. (Outro).

15.
SOARES, SWAMY PAULA. I Seminário Educação e Sociedade: atualidades do pensamento de Florestan Fernandes. 2005. (Outro).

16.
SOARES, SWAMY PAULA. II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas. 2005. (Outro).

17.
SOARES, SWAMY PAULA. XXI Simpósio Brasileiro / III Congresso Luso-brasileiro de Política e Administração da Educação. 2003. (Congresso).

18.
SOARES, SWAMY PAULA. Fórum Estadual de Entidades de Pedagogia. 2001. (Outro).

19.
SOARES, SWAMY PAULA. XXI ENEPE - Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vicente Paulo Ramalho. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e os indicadores de avaliação referente à biblioteca universitária: criando um modelo de avaliação para o sistemoteca na UFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.

2.
Flávia Paloma Cabral Borba. Políticas de Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba. 2017. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.

3.
Maria de Fátima Dantas Carneiro Souto. A Política Pública de Transformação do Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica: uma Reconfiguração Identitária do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.

4.
Vilanni Cavalcanti Dias Correia. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a avaliação das repercussões na Gestão da Administração Central do IFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.

5.
Geórgia Dantas Macedo. A eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para permanência dos ingressantes do Sistema de Cotas na UFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e A. da Educ Superi) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Élida Marisa Morais Santos. O Lugar do curso normal médio na formação do Professor em Pernambuco. 2002. 47 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Planejamento Educacional) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucicleide Silva. A educação ambiental e a formação de professores em João Pessoa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.

2.
Romualdo Gonzaga Bezerra.. A escola e a exclusão/inclusão social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Swamy de Paula Lima Soares.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, SWAMY PAULA. Projeto Escola sem Partido em debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, SWAMY PAULA. Novas Diretrizes Curriculares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOARES, SWAMY PAULA. Formação e reflexão docente: contribuições dos Fundamentos da Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, SWAMY PAULA; LUCK, H. ; TUTTMAN, M. . O Pedagógico na Gestão Escolar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOARES, SWAMY PAULA; OLIVEIRA, D. L. . Câmara Debate - Mudanças no Ensino Médio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, SWAMY PAULA. IV Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:37:36