Ronaldo Coutinho de Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8739152382721002
  • Última atualização do currículo em 09/10/2017


Possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), graduação em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor ms-3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, criação musical brasileira, criação musical contemporânea, análise musical e música sinfônica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ronaldo Coutinho de Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues 443
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914137
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1996
Doutorado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dom Casmurro, uma ópera / A música no processo de teatralização do romance machadiano, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Eudinyr Fraga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: teatro música ópera romance literatura teatralizaç.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera / Especialidade: Literatura.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera / Especialidade: Dramatização de Um Romance.
1982 - 1987
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Aproveitamento das Formas Tradicionais em Linguagem Musical Contemporânea na Composição de um Concerto para Piano e Orquestra,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Saul Herz Morelenbaum.
Palavras-chave: música forma linguagem composição piano orquestra; análise musical; criação musical contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Interpretação Musical.
Setores de atividade: Outros; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outro.
1968 - 1976
Graduação em Composição.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1971 - 1973
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1966 - 1970
Graduação em Piano.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Arizona State University, ASU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profesor Visitante
Outras informações
Professor Visitante (Composição) da ASU (Arizona State University), a convite do pianista Caio Pagano e do compositor James de Mars, ambos professores da instituição, em janeiro do ano 2000.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS-3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - 06/2016
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição III
Instrumentação e Orquestração III
Criação Musical
08/2015 - 12/2015
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição IV
Criação Musical II
Instrumentação e Orquestração IV
02/2015 - 06/2015
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical I
Composição III
Instrumentação e Orquestração III
08/2014 - 12/2014
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição IV
Criação Musical II
Instrumentação e Orquestração IV
02/2014 - 06/2014
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical I
Composição III
Instrumentação e Orquestração III
08/2013 - 12/2013
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição II
Ciração Musical II
Criação Musical IV
Instrumentação e Orquestração II
Instrumentação e Orquestração IV
03/2013 - 06/2013
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição I
Criação Musical I
Criação Musical III
Instrumentação e Orquestração I
Instrumentação e Orquestração III
08/2012 - 12/2012
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical IV
Composição II
Composição IV
Instrumentação e Orquestração IV
03/2012 - 06/2012
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical III
Composição I
Composição III
Instrumentação e Orquestração III
08/2011 - 12/2011
Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição IV - Composição II - Instrumentação e Orquestração IV
Criação Musical II
03/2011 - 06/2011
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relações entre forma e linguagem no desenvolvimento da criação musical
03/2011 - 06/2011
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação e Orquestração III
Composição III
Criação Musical I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição II
Composição IV
Criação Musical IV
Instrumentação e Orquestração IV
03/2010 - 06/2010
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição I
Composição III
Criação Musical III
Instrumentação e Orquestração III
08/2009 - 12/2009
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação e Orquestração IV
Criação Musical II
Composição IV
Composição II
03/2009 - 06/2009
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical
03/2009 - 06/2009
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição I
Composição III
Criação Musical I
Instrumentação e Orquestração III
08/2008 - 12/2008
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orquestração e Instrumentação IV
Composição IV
Composição II
Criação Musical IV
03/2008 - 06/2008
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical
03/2008 - 06/2008
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição I
Composição III
Criação Musical III
Instrumentação e Orquestração III
08/2007 - 12/2007
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical II
Criação Musical IV
Criação Musical II
Composição II
03/2007 - 06/2007
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical
03/2007 - 06/2007
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical III
Criação Musical I
Composição I
08/2006 - 12/2006
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical IV
Criação Musical II
03/2006 - 06/2006
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical I
Criação Musical III
03/2006 - 06/2006
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical
08/2005 - 12/2005
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Estruturação Musicais IV
Linguagem e Estruturação Musicais II
Criação Musical II
Composição IV
03/2005 - 07/2005
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição III
Criação Musical I
Linguagem e Estruturação Musicais I
Linguagem e estruturação Musicais III
09/2004 - 12/2004
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e estruturação Musicais II

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto (ao final), Carga horária: 40
Outras informações
Até 1989 -- 20 horas A partir de 1990 - 40 horaas DE

Atividades

3/1996 - 12/1997
Ensino, Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Instrumentação e orquestração
3/1988 - 12/1991
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Composição Avançada
6/1974 - 12/1987
Ensino, Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Instrumentação e Orquestração
3/1985 - 11/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Setor Artístico Cultural.

Cargo ou função
Coordenador dos Panoramas da Música Brasileira Atual.
2/1986 - 6/1987
Direção e administração, Escola de Música, Diretor do Setor Artístico Cultural.

Cargo ou função
Diretor do Setor Artístico-Cultural.

Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretor da Sala Cecília Meireles, Carga horária: 20

Atividades

2/1995 - 3/2004
Direção e administração, Secretaria de Estado da Cultura, Funarj Sala Cecília Meireles.

Cargo ou função
Diretor da Sala Cecília Meireles.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante (adjunto), Carga horária: 40

Atividades

05/2003 - 09/2004
Ensino, Graduação em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição II (no Curso de Especialização em Música)
FEA-Música (Formas de Expressão Artística - Música)

Fundação Nacional de Arte, FUNARTE, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profissional Técnico Superior, Carga horária: 40

Atividades

4/1986 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.

Serviço realizado
Coordenador de Música Brasileira.
6/1985 - 11/1989
Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.

Serviço realizado
Coordenador das Bienais de Música Brasileira Contemporânea.
7/1986 - 10/1988
Direção e administração, Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.

Cargo ou função
Diretor Substituto do Instituto nacional de Música.
6/1985 - 12/1985
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.

Cargo ou função
Secretário Executivo da Comissão Carlos Gomes.

Jornal do Brasil, JORNAL DO BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1966 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Várias funções em 19 anos, Carga horária: 40

Atividades

5/1984 - 12/1984
Serviços técnicos especializados , Redação, Caderno B.

Serviço realizado
Editor Literário.
6/1975 - 3/1982
Direção e administração, Gerência de Relações Públicas, Departamento de Promoções.

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Promoções (área cultural de eventos).
2/1974 - 12/1981
Serviços técnicos especializados , Redação, Caderno B.

Serviço realizado
Crítico Musical.
6/1966 - 5/1975
Serviços técnicos especializados , Gerência de Relações Públicas, Departamento de Promoções.

Serviço realizado
Assessor de Relações Públicas.


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical
Descrição: O projeto analisa as mutações de determinados padrões formais, no decorrer da História da Música, do período Barroco ao século 21. Atualmente, há uma preocupação primordial em contextualizar a música brasileira e o século 20, em relação ao objeto da pesquisa. O projeto é decorrente de outras abordagens do autor sobre o mesmo tema, desde sua Dissertação de Mestrado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2010
Texturas : Composição e Análise de um Quarteto de Cordas
Descrição: O principal objetivo deste projeto foi a composição de um quarteto de cordas, gênero fundamental na História da Música. A obra recebeu o título de Texturas e divide-se em quatro movimentos : Prólogo, Scherzo, Entreato e Finale.O projeto inclui ainda uma análise detalhada desta peça, um perfil do compositor (em relação à evolução de sua linguagem) e uma revisão crítica, reportando-se a outros quartetos de cordas, especialmente aqueles escritos por compositores brasileiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
As relações entre forma e linguagem no desenvolvimento histórico da criação musical
Descrição: O projeto focaliza as transformações dos padrões formais em relação ao desenvolvimento da linguagem musical. Várias estruturas formais foram abordadas, priorizando-se a evolução do Tema com Variações e da Forma Sonata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Orquestração.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Ópera.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Jornalismo.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Administração Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
PRÊMIO APCA - Melhor Obra Vocal - O Menino e a Liberdade, Associação Paulista de Críticos de Arte.
2006
PRÊMIO APCA - Melhor Obra Experimental - A tempestade, Associação Paulistas de Críticos de Arte.
2001
Troféu Carlos Gomes, Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo e Alice Carta Promoções.
1992
1º lugar no Concurso Nacional de Composição América 500 Anos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
1986
3º lugar no Concurso Internacional de Composição de Budapeste, Association of Hungarian Musicians.
1984
Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres, Ministério da Cultura da França.
1983
4º Prêmio no Concurso Nacional de Arranjos Corais, Funarte.
1982
Prêmio APCA - Autor da Melhor Obra Sinfônica, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
1981
Troféu Golfinho de Ouro, Governo do Estado do Rio de Janeiro.
1981
2º Prêmio no Concurso Vitale de Composição para Duo de Violino e Piano, Editora Irmãos Vitale.
1980
2º Prêmio no Concurso Nacional de Composição "Uma Canção de Natal", Funarte.
1980
2º Prêmio no Concurso Nacional de Composição para Coro Infantil, Funarte.
1977
1º Prêmio no Concurso Nacional de Composição para a II Bienal de Música Brasileira Contemporânea, FUNARTE e FUNTERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, R. C.2014MIRANDA, R. C.. Uma biografia singular para um compositor plural. Revista Brasileira (Rio de Janeiro. 1941), v. 81, p. 155-161, 2014.

2.
MIRANDA, R. C.2008MIRANDA, R. C.. Música e palavra : uma trajetória de quatro décadas. Poesia Sempre, v. 20, p. 197-206, 2008.

3.
MIRANDA, R. C.2006MIRANDA, R. C.. A obra de Krieger para o teclado : um belo retrato sonoro. Brasiliana (Rio de Janeiro), v. 23, p. 30-31, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
PALERMO, M. A. ; KUTNER, A. S. ; ZUCCOLO, R. M. ; MIRANDA, R. C. ; ANDRADE, M. . Tríptico do Tietê. In: Marco Antonio Palermo; Arnaldo Sérgio Kutner; Renato Mattos Zuccolo. (Org.). Águas do Alto Tietê. 627ed.São Paulo: Marco Antonio Palermo, 2015, v. 1, p. 127-150.

2.
MIRANDA, R. C.; VOLPE, M. A. ; Carvalho, Mário V. ; Gossett, P. ; NOGUEIRA, M. V. ; Nogueira, Ilza ; MOURA, E. ; Souza, Rodolfo Coelho ; Neto, Diósnio M. . Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Atualidade da Ópera. 883ed.Rio de Janeiro: Universidade Federal do RIo de Janeiro, 2012, v. 1, p. 95-109.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIRANDA, R. C.. Henrique Oswald e Alberto Nepomuceno - Coro Calíope. Diapason, São Paulo, p. 77 - 77, 01 mar. 2006.

2.
MIRANDA, R. C.. Sonidos de las Americas: Brasil / Nova York celebra a criação musical brasileira. VivaMúsica! (revista mensal), Rio de Janeiro, p. Pg.19, 01 jun. 1996.

3.
MIRANDA, R. C.. I Musici / Paisagens de sonho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.5, 21 out. 1994.

4.
MIRANDA, R. C.. Les Arts Florissants / espetáculo inesquecível. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.4, 12 set. 1994.

5.
MIRANDA, R. C.. Irresistível sedução sonora. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.4, 09 maio 1994.

6.
MIRANDA, R. C.. Filarmônica de São Petersburgo / A música em estado de graça. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.5, 09 abr. 1994.

7.
MIRANDA, R. C.. A dança do fauno etéreo / Michael Tilson revela o esplendor tímbrico da obra de Debussy. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 18 jan. 1994.

8.
MIRANDA, R. C.. Na capital inglesa, a programação mais intensa do cenário musical europeu. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. Pg.3, 29 nov. 1984.

9.
MIRANDA, R. C.. Léon Biriotti / As múltiplas faces de um músico do século XX. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.1, 17 nov. 1984.

10.
MIRANDA, R. C.. Um encontro com a beleza da forma suite. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 out. 1984.

11.
MIRANDA, R. C.. Festival de Aarhus, Dinamarca / Numa cidade milenar, a vanguarda musical do século XX. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 11 nov. 1983.

12.
MIRANDA, R. C.. O exato equilíbrio entre a tradição e a vanguarda. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 dez. 1981.

13.
MIRANDA, R. C.. A Bienal termina e propõe reflexões. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 03 nov. 1981.

14.
MIRANDA, R. C.. Tristão e Isolda / Luzes e sombras envolvem o melhor Wagner. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 18 ago. 1981.

15.
MIRANDA, R. C.. Uma exuberante integral de Prokofieff. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 fev. 1981.

16.
MIRANDA, R. C.. Um Brahms além do virtuosismo. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 jan. 1981.

17.
MIRANDA, R. C.. O exuberante e robusto piano de Bela Davidovich. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 out. 1980.

18.
MIRANDA, R. C.. Uma brasileira que o Brasil mal conhece. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 ago. 1980.

19.
MIRANDA, R. C.. Rostropovich chega para uma única récita em São Paulo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.9, 29 jul. 1980.

20.
MIRANDA, R. C.. Orquestra Gewandhaus de Leipzig / A vitalidade de um hábito secular. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.9, 29 abr. 1980.

21.
MIRANDA, R. C.. Sombras e luzes de Messiaen. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.9, 08 ago. 1979.

22.
MIRANDA, R. C.. A volta da ópera, entre glórias e crises. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.10, 27 dez. 1978.

23.
MIRANDA, R. C.. Brahms em suspense, Mahler com coragem. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 5, 21 jun. 1978.

24.
MIRANDA, R. C.. Insubstituível Esther. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.10, 22 mar. 1978.

25.
MIRANDA, R. C.. Alicia de Larrocha / Transfiguração ao piano. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 29 set. 1976.

26.
MIRANDA, R. C.. Vigor e Poesia no Piano de Yara Bernette. Jornal do brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. P.10, 17 set. 1976.

27.
MIRANDA, R. C.. Schubert e Bernstein em interpretações luminosas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 26 maio 1976.

28.
MIRANDA, R. C.. Cocarelli / Crescendo con Moto. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 17 maio 1976.

29.
MIRANDA, R. C.. O melhor Fauré com o Quatuor de France. Jornal do brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 4, 11 maio 1976.

30.
MIRANDA, R. C.. Klein e a Forma Sonata. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 07 maio 1976.

31.
MIRANDA, R. C.. O impulso poético de Moreira Lima. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.2, 21 abr. 1976.

32.
MIRANDA, R. C.. Aurora em primeira audição / Almeida Prado descreve à noite o amanhecer. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.1, 02 abr. 1976.

33.
MIRANDA, R. C.. A Música nos Estados Unidos / da escola primária à sala de concerto. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.8, 26 nov. 1975.

34.
MIRANDA, R. C.. A criativa simplicidade de Ashkenazy. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.2, 11 jun. 1975.

35.
MIRANDA, R. C.. Maurice Ravel / 100 Anos / Um mestre do Impressionismo entre a tradição e a vanguarda. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.1, 06 mar. 1975.

36.
MIRANDA, R. C.. Kagel: conceitos sem música. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. cad.B, p. Pg.2, 12 set. 1974.

37.
MIRANDA, R. C.. A genialidade de Bartók, com Karabtchevsky e a OSB. jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.2, 26 jun. 1974.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, R. C.. Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. In: I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - A Atualidade da Ópera, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I SImpósio de Musicologia da UFRJ - A atualidade da ópera. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, R. C.. Mobile. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MIRANDA, R. C.. Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MIRANDA, R. C.. Texturas para quarteto de cordas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Trajetória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MIRANDA, R. C.. Festspielmusik. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MIRANDA, R. C.. Concerto for four guitars and orchestra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MIRANDA, R. C.; HESSE, H. . Unterwegs. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Trajetória para soprano e conjunto de câmera. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MIRANDA, R. C.. Prólogo, Discurso e Reflexão para piano solo. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MIRANDA, R. C.. Três Momentos para Violoncelo Solo. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MIRANDA, R. C.. Imagens para clarineta e percussão. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MIRANDA, R. C.. Oriens III para trio de flautas. 1983. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MIRANDA, R. C.. recitativo, Variações e Fuga. 1981. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Canticum Itineris. 1979. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Trajetória (soprano e conjunto de câmera). 1977. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, R. C.. Episódio Sinfônico, 2016. (Partitura Musical/Orquestra).

2.
MIRANDA, R. C.. Suite Lírica, 2016. (Partitura Musical/Orquestra).

3.
MIRANDA, R. C.. Diálogos, 2016. (Partitura Musical/Outro).

4.
MIRANDA, R. C.; ANDRADE, M. . Tríptico do Tietê, 2015. (Partitura Musical/Outro).

5.
MIRANDA, R. C.. Variações Temporais (Beethoven Revisitado). São Paulo: Criadores do Brasil - OSESP, 2014. (Partitura Musical/Orquestra).

6.
MIRANDA, R. C.. Alumbramentos, 2014. (Partitura Musical/Outro).

7.
MIRANDA, R. C.. Réplicas, 2014. (Partitura Musical/Outro).

8.
MIRANDA, R. C.. Duas Danças Latino-Americanas, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

9.
MIRANDA, R. C.; Coli, Jorge ; Bomfin, Paulo . O Menino e a Liberdade, 2013. (Partitura Musical/Outro).

10.
MIRANDA, R. C.. Seis Fragmentos de um Inverno Solar, 2013. (Partitura Musical/Outro).

11.
MIRANDA, R. C.; Cavalcanti, Inês . Três Canções de Inês. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2012. (Partitura Musical/Canto).

12.
MIRANDA, R. C.. Moderato Cantabile. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2012. (Partitura Musical/Outro).

13.
MIRANDA, R. C.. Três Invenções para Duas Flautas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2012. (Partitura Musical/Outro).

14.
MIRANDA, R. C.. Jogos, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

15.
MIRANDA, R. C.. O Universo da Orquestra (obra didática sobre a formação orquestral). São Paulo: Criadores do Brasil - OSESP, 2011. (Partitura Musical/Orquestra).

16.
MIRANDA, R. C.. A Celebration of Joy, 2011. (Partitura Musical/Outro).

17.
MIRANDA, R. C.. Mobile. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2011. (Partitura Musical/Outro).

18.
MIRANDA, R. C.. Concerto para Violino e Orquestra. São Paulo: Editora Criadores do Brasil - OSESP, 2009. (Partitura Musical/Orquestra).

19.
MIRANDA, R. C.. Missa Brevis - o sagrado e o profano em celebração da Capela Real. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2008. (Partitura Musical/Orquestra).

20.
MIRANDA, R. C.. Concertino para Piano e Orquestra de Cordas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2006. (Partitura Musical/Orquestra).

21.
MIRANDA, R. C.. Texturas, 2006. (Partitura Musical/Outro).

22.
MIRANDA, R. C.. Celebrare - uma abertura festiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2005. (Partitura Musical/Orquestra).

23.
MIRANDA, R. C.. Concerto para Quatro Violões e Orquestra. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2004. (Partitura Musical/Orquestra).

24.
MIRANDA, R. C.. Horizontes. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2004. (Partitura Musical/Orquestra).

25.
MIRANDA, R. C.. Suite Nordestina. Corvallis - Oregon, USA: Earthsongs Music, 2003. (Partitura Musical/Coral).

26.
MIRANDA, R. C.. Appassionata. Columbus: editions Orphée, Inc., 2002. (Partitura Musical/Outro).

27.
MIRANDA, R. C.. Abá-Ubú. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2002. (Partitura Musical/Orquestra).

28.
MIRANDA, R. C.. Alternâncias. Nova Iorque: Ponteio Publishing Inc., 2000. (Partitura Musical/Outro).

29.
MIRANDA, R. C.. Suite Festiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2000. (Partitura Musical/Orquestra).

30.
MIRANDA, R. C.. Sinfonia 2000. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 1999. (Partitura Musical/Orquestra).

31.
MIRANDA, R. C.. Dom Casmuro, uma ópera / A música no processo de teatralização do romance machadiano 1997 (Tese de Doutorado).

32.
MIRANDA, R. C.; PESSOA, F. . Três Cânticos Breves. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1997. (Partitura Musical/Coral).

33.
MIRANDA, R. C.. Oriens III. São Paulo: Novas Metas, 1988. (Partitura Musical/Outro).

34.
MIRANDA, R. C.. O aproveitamento das formas tradicionais em linguagem musical contemporânea na composição de um concerto para piano e orquestra 1987 (Dissertação de Mestrado).

35.
MIRANDA, R. C.. Trois Moments pour Violoncelle Seul. Budapeste: Editio Musica Budapest, 1987. (Partitura Musical/Outro).

36.
MIRANDA, R. C.; PESSOA, F. . Liberdade. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 1986. (Partitura Musical/Coral).

37.
MIRANDA, R. C.. Lúdica I. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1984. (Partitura Musical/Outro).

38.
MIRANDA, R. C.; BANDEIRA, M. . Canto de Natal. Rio de janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1982. (Partitura Musical/Coral).

39.
MIRANDA, R. C.; BANDEIRA, M. . Belo Belo. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1982. (Partitura Musical/Coral).

40.
MIRANDA, R. C.. Recitativo, Variações e Fuga. São Paulo: Irmãos Vitale Editores, 1981. (Partitura Musical/Outro).

41.
MIRANDA, R. C.; SAROLDI, L. C. . Borba Gato. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1981. (Partitura Musical/Coral).

42.
MIRANDA, R. C.. Suite nº 3. São Paulo: Irmãos Vitale Editores, 1979. (Partitura Musical/Outro).

43.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Trajetória, 1977. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Villa-Lobos e os Choros'. 2009.

2.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Marlos Nobre'. 2009.

3.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'De Piazzolla a Nino Rota'. 2009.

4.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Ricardo Tacuchian'. 2009.

5.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Vozes dos Séculos XX e XXI'. 2009.

6.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Concertos de Béla Bartók'. 2009.

7.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Debussy sinfônico'. 2009.

8.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Villa-Lobos e as Bachianas'. 2009.

9.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de George Crumb'. 2008.

10.
MIRANDA, R. C.. Programa na Ràdio USP 'O piano de Maurice Ravel'. 2008.

11.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Brasil sinfônico'. 2008.

12.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música orquestral de Debussy'. 2008.

13.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Quintetos de Mário Ficarelli'. 2008.

14.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Danças e Choros de Guarnieri e Villa-Lobos'. 2008.

15.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Serge Prokofieff'. 2008.

16.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Edino Krieger'. 2008.

17.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Almeida Prado'. 2008.

18.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Concertos Brasileiros'. 2008.

19.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Guerra Peixe'. 2008.

20.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Henrique de Curitiba'. 2008.

21.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Retratos de Radamés'. 2008.

22.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Quartetos de Henryk Gorécki'. 2008.

23.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Flautistas Brasileiros'. 2008.

24.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Alban Berg e Wolfgang Rihm'. 2008.

25.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Villa-Lobos sinfônico'. 2008.

26.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Klang der Welt / Brasilien'. 2008.

27.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Violino contemporâneo'. 2008.

28.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'O piano de Guerra Peixe'. 2008.

29.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP Danças latino-americanas. 2008.

30.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Duas faces de Arnold Schoenberg'. 2008.

31.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Toru Takemitsu'. 2008.

32.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Obras para violino e piano no século XX'. 2008.

33.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Obras de James McMillan e Flo Menezes'. 2008.

34.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Béla Bartók : Concertos para Piano e 2 Pianos'. 2008.

35.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Obras corais brasileiras contemporâneas'. 2008.

36.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Canções Brasileiras'. 2008.

37.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A música de Igor Stravinsky'. 2007.

38.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Béla Bartók : nacional e universal'. 2007.

39.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Camargo Guarnieri Revisitado'. 2007.

40.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Piano Brasileiro Contemporâneo'. 2007.

41.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'Vozes do Séuclo XX - música coral, brasileira e internacional'. 2007.

42.
MIRANDA, R. C.. Programa na Rádio USP 'A Sonata no Século XX'. 2007.


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
MIRANDA, R. C.. Réplicas. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
MIRANDA, R. C.. Variações Temporais (Beethoven Revisitado). 2014. Composição (estréia).

3.
MIRANDA, R. C.; Coli, Jorge ; Bomfin, Paulo . O Menino e a Liberdade. 2013. Composição (estréia).

4.
MIRANDA, R. C.. Duas Danças LatinoAmericanas. 2013. Composição (estréia).

5.
MIRANDA, R. C.. Seis Fragmentos de um Inverno Solar. 2013. Composição (estréia).

6.
MIRANDA, R. C.. Jogos. 2013. Composição (estréia).

7.
MIRANDA, R. C.; Cavalcanti, Inês . Três Canções de Inês. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
MIRANDA, R. C.. Suite Festiva (obra orquestral apresentada na reinauguração do Teatro Municipal de São Paulo em 2011). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
MIRANDA, R. C.. Suite Festiva (obra orquestral apresentada em concerto da OSUSP). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
MIRANDA, R. C.. Mobile. 2011. Composição (estréia).

11.
MIRANDA, R. C.. Concerto para Violino e Orquestra. 2010. Composição (estréia).

12.
MIRANDA, R. C.. Missa Brevis. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
MIRANDA, R. C.; MEIRELES, C. . Noite. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
MIRANDA, R. C.. Texturas. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
MIRANDA, R. C.. Suite Nordestina. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
MIRANDA, R. C.. Missa Brevis. 2008. Composição (estréia).

17.
MIRANDA, R. C.. Plenilúnio - paisagem sonora em três hai-kais. 2008. Composição (estréia).

18.
MIRANDA, R. C.; MORAES, V. . Soneto da Separação. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
MIRANDA, R. C.. Ave Maria. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
MIRANDA, R. C.. Regina Coeli. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
MIRANDA, R. C.. Texturas. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
MIRANDA, R. C.; PESSOA, F. . Três Cânticos Breves. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
MIRANDA, R. C.; BANDEIRA, M. . Santa Clara, Clareai. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
MIRANDA, R. C.. Texturas. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
MIRANDA, R. C.; SHAKESPEARE, W. . A Tempestade. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
MIRANDA, R. C.. Concertino para Piano e Orquestra de Cordas. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
MIRANDA, R. C.. Celebrare - uma abertura festiva. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
MIRANDA, R. C.. Festspielmusik. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
MIRANDA, R. C.; Vilaseca, G. . Cal Vima. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
MIRANDA, R. C.. Etius Melos. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
MIRANDA, R. C.. Frevo. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

32.
MIRANDA, R. C.. Concerto para Quatro Violões e Orquestra. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

33.
MIRANDA, R. C.; HESSE, H. . Unterwegs. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

34.
MIRANDA, R. C.; MEIRELES, C. . Desenho Leve. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

35.
MIRANDA, R. C.. Abá-Ubú. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

36.
MIRANDA, R. C.. Três Micro-Peças. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
MIRANDA, R. C.. Sinfonia 2000. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
MIRANDA, R. C.. Horizontes. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
MIRANDA, R. C.. Fronteiras. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

40.
MIRANDA, R. C.. Reflexos. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
MIRANDA, R. C.. Suite Festiva. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

42.
MIRANDA, R. C.. Alternâncias. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

43.
MIRANDA, R. C.; FERNANDEZ, O. L. ; ALVES, C. . Violeiro do Sertão. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

44.
MIRANDA, R. C.. Prólogo, Discurso e Reflexão. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

45.
MIRANDA, R. C.. Cantoria. 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

46.
MIRANDA, R. C.. Noneto. 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

47.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. ; ASSIS, M. . Dom Casmurro. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

48.
MIRANDA, R. C.. Variações Sérias. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

49.
MIRANDA, R. C.. Tango. 1991. Apresentação de Obra (para compositores).

50.
MIRANDA, R. C.. Suite Tropical. 1990. Apresentação de Obra (para compositores).

51.
MIRANDA, R. C.. Três Momentos para Violoncelo Solo. 1987. Apresentação de Obra (para compositores).

52.
MIRANDA, R. C.. Coração Concreto. 1987. Apresentação de Obra (para compositores).

53.
MIRANDA, R. C.. Imagens. 1986. Apresentação de Obra (para compositores).

54.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Três Canções Simples. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).

55.
MIRANDA, R. C.. Estrela Brilhante. 1984. Apresentação de Obra (para compositores).

56.
MIRANDA, R. C.. Lúdica I. 1984. Apresentação de Obra (para compositores).

57.
MIRANDA, R. C.. Oriens III. 1983. Apresentação de Obra (para compositores).

58.
MIRANDA, R. C.. Concerto para Piano e Orquestra. 1983. Apresentação de Obra (para compositores).

59.
MIRANDA, R. C.. Variações Sinfônicas. 1982. Apresentação de Obra (para compositores).

60.
MIRANDA, R. C.. Toccata. 1982. Apresentação de Obra (para compositores).

61.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Terras de Manirema. 1981. Apresentação de Obra (para compositores).

62.
MIRANDA, R. C.. Recitativo, Variações e Fuga. 1981. Apresentação de Obra (para compositores).

63.
MIRANDA, R. C.. Prólogo, Discurso e Reflexão. 1980. Apresentação de Obra (para compositores).

64.
MIRANDA, R. C.; BANDEIRA, M. . Belo Belo. 1979. Apresentação de Obra (para compositores).

65.
MIRANDA, R. C.. Suite nº 3. 1979. Apresentação de Obra (para compositores).

66.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Trajetória. 1977. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
MIRANDA, R. C.. Mobile (quarteto de saxofones para a XIX Bienal). 2011.

2.
MIRANDA, R. C.. A Celebration of Joy (para o Coral da Cultura Inglesa). 2011.

3.
MIRANDA, R. C.; Cavalcanti, Inês . Três Canções de Inês. 2010.

4.
MIRANDA, R. C.. Alumbramentos. 2009.

5.
MIRANDA, R. C.. Concerto para Violino e Orquestra. 2009.

6.
MIRANDA, R. C.; BANDEIRA, M. . Santa Clara, Clareai. 2007.

7.
MIRANDA, R. C.; Mello, T. . Cantiga quase de roda. 2007.

8.
MIRANDA, R. C.. Missa Brevis. 2007.

9.
MIRANDA, R. C.; SHAKESPEARE, W. . A Tempestade. 2006.

10.
MIRANDA, R. C.. Texturas. 2006.

11.
MIRANDA, R. C.. Etius Melos. 2005.

12.
MIRANDA, R. C.. Celebrare - uma abertura festiva. 2005.

13.
MIRANDA, R. C.. Concerto para quatro violões e orquestra. 2004.

14.
MIRANDA, R. C.. Frevo. 2004.

15.
MIRANDA, R. C.; HESSE, H. . Unterwegs. 2003.

16.
MIRANDA, R. C.; MEIRELES, C. . Desenho leve. 2003.

17.
MIRANDA, R. C.. Festspielmusik. 2003.

18.
MIRANDA, R. C.. Variações Asórovarc. 2002.

19.
MIRANDA, R. C.. Três Micro Peças. 2001.

20.
MIRANDA, R. C.. O Universo da orquestra. 2001.

21.
MIRANDA, R. C.. Sinfonia 2000. 1999.

22.
MIRANDA, R. C.. Fronteiras. 1999.

23.
MIRANDA, R. C.. Reflexos. 1998.

24.
MIRANDA, R. C.. Alternâncias. 1997.

25.
MIRANDA, R. C.; PESSOA, F. . Três Cânticos Breves. 1997.

26.
MIRANDA, R. C.; FERNANDEZ, O. L. ; ALVES, C. . Violeiro do Sertão (revisitando Oscar Lorenzo Fernandez). 1997.

27.
MIRANDA, R. C.. Suite Festiva. 1997.

28.
MIRANDA, R. C.. Ave Maria. 1994.

29.
MIRANDA, R. C.. Regina Coeli. 1994.

30.
MIRANDA, R. C.. Cantoria (para violoncelo e orquestra de cordas). 1994.

31.
MIRANDA, R. C.. Tango. 1993.

32.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. ; ASSIS, M. . Dom Casmurro. 1992.

33.
MIRANDA, R. C.. Horizontes. 1992.

34.
MIRANDA, R. C.; MEDEIROS, A. . Variações Sérias (sobre um tema de Anacleto de Medeiros). 1991.

35.
MIRANDA, R. C.. Suite Tropical. 1990.

36.
MIRANDA, R. C.. Três Momentos para violoncelo Solo. 1986.

37.
MIRANDA, R. C.. Concertino para Piano e Orquestra de Cordas. 1986.

38.
MIRANDA, R. C.; PESSOA, F. . Liberdade. 1986.

39.
MIRANDA, R. C.. Fantasia. 1984.

40.
MIRANDA, R. C.. Estrela Brilhante. 1984.

41.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Três Canções Simples. 1984.

42.
MIRANDA, R. C.. Appassionata. 1984.

43.
MIRANDA, R. C.. Concerto para Piano e Orquestra. 1983.

44.
MIRANDA, R. C.. Suite Nordestina. 1983.

45.
MIRANDA, R. C.. Aleluia. 1983.

46.
MIRANDA, R. C.. Lúdica I. 1983.

47.
MIRANDA, R. C.. Imagens. 1982.

48.
MIRANDA, R. C.. Toccata. 1982.

49.
MIRANDA, R. C.. Recitativo, Variações e Fuga. 1980.

50.
MIRANDA, R. C.; BANDEIRA, M. . Canto de Natal. 1980.

51.
MIRANDA, R. C.. Prólogo, Discurso e Reflexão. 1980.

52.
MIRANDA, R. C.; SAROLDI, L. C. . Borba Gato. 1979.

53.
MIRANDA, R. C.; MEIRELES, C. . Noite. 1978.

54.
MIRANDA, R. C.; BANDEIRA, M. . Belo Belo. 1978.

55.
MIRANDA, R. C.. Oriens III. 1977.

56.
MIRANDA, R. C.; CODÁ, O. . Trajetória. 1977.

57.
MIRANDA, R. C.. Suite nº 3. 1973.

58.
MIRANDA, R. C.; ANDRADE, C. D. . Segredo. 1973.

59.
MIRANDA, R. C.; MORAES, V. . Soneto da Separação. 1969.

60.
MIRANDA, R. C.; MEIRELES, C. . Retrato. 1969.

61.
MIRANDA, R. C.; MARIANI, W. . Cantares. 1969.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, A. L. C.; Pascoal, Maria Lúcia; MIRANDA, R. C.. Participação em banca de Denise Mayumi Ogata. Análise musical e processos harmônicos em Concert à quatre, de Olivier Messiaen. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

2.
MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; Sergl, M.J.. Participação em banca de Mariana Ferraz Simões Hammerer. Análise Interpretativa de cinco obras corais sacras do compositor Ernani Aguiar. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

3.
MIRANDA, R. C.; MOREIRA, A. L. C.; Gubernikoff, C.. Participação em banca de Ronaldo Alves Penteado. O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
MIRANDA, R. C.; Marun, Nahim; Picchi, A. G.. Participação em banca de Eder Pessoa Giareta. As peculiaridades na escrita pianística de Ronaldo Miranda: sugestões interpretativas e técnico-musicais. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
MIRANDA, R. C.; Antunes de Oliveira, G.; Oliveira, F.; Cunha, E. M.. Participação em banca de Laura Moraes Umbelino. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para Dois Pianos e Percussão : uma abordagem interpretativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MIRANDA, R. C.; Costa, R.L.M.; Rezende, M.B.. Participação em banca de Potiguara Curione Meneses. Processos composicionais, usos e concepções de elementos da cultura brasileira em três peças do final do século XX : uma abordagem analítico-comparativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

7.
Meirinhos, E.; MIRANDA, R. C.; Aguiar, W.; Dias, A.. Participação em banca de Márlou Peruzzolo Vieira. Appassionata para violão de Ronaldo Miranda : o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

8.
MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; Santos, Jane B. O.. Participação em banca de John Kennedy Pereira de Castro. Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza : uma abordagem analítico-interpretativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

9.
MIRANDA, R. C.; COSTA, R.; Marun, Nahim. Participação em banca de Ederson José Urias Fernandes da Silva. Três Sonatas Contemporâneas Brasileiras para piano : estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victorio. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

10.
MIRANDA, R. C.; LACERDA, Marcos Branda; HERR, Martha. Participação em banca de Michele Botelho da Silva Salgado. Canções de Amor de Cláudio Santoro : análise e contextualização da obra. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

11.
RAMOS, M. A. S.; Cortez, C. Z.; MIRANDA, R. C.. Participação em banca de Andréia Anhezini da Silva. A relação poesia e música nas obras corais de Osvaldo Lacerda sobre poemas de Carlos Drummond de Andrade : uma abordagem analítico-interpretativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

12.
Toni, F. C.; MIRANDA, R. C.; Castagna, P. A.. Participação em banca de Klaus Wernet. Camargo Guarnieri : memórias e reflexões sobre a música no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

13.
MIRANDA, R. C.; WISNICK, J. M.; CAVALIERE, A. O.. Participação em banca de Daria Iarovaia. Alfred Schnittke e a Síntese dos Tempos. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.

14.
MIRANDA, R. C.; Gloeden, E.; Bartoloni, G.. Participação em banca de Victor Castellano. Guitare pour orchestre de Frank Martin : uma análise a partir do original para violão. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

15.
MIRANDA, R. C.; Caznok, Yara B.; Costa, R.L.M.. Participação em banca de Cláudio Horácio Vitale. Dez peças para quinteto de sopros de György Ligeti : a gradação como uma ferramenta para a construção do discurso musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

16.
MIRANDA, R. C.; SETTI, K.; FICARELLI, M.. Participação em banca de Paulo Eduardo de Mello Rydlewski. Uma abordagem do processo composicional de Mário Ficarelli a partir da análise de. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

17.
Gandelman, S.; MIRANDA, R. C.; Gubernikoff, C.. Participação em banca de Marcelo Greenhalgh Thys. A prática do piano a quatro mãos : problemas, soluções e sua aplicação a peças de Almeida Prado e Ronaldo Miranda. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

18.
MIRANDA, R. C.; RAYMUNDO, H. E.; FREIRE, V. B.. Participação em banca de Gesiane Leone Castro. Diálogo crítico entre italianismo e brasilidade na obra vocal de Francisco Mignone : considerações sobre a ópera. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
MIRANDA, R. C.; TACUCHIAN, R.; Serrão, R.. Participação em banca de Randolf Miguel. A Estilização do Folclore na Composição de Guerra Peixe. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

20.
MIRANDA, R. C.; RIPPER, J. G.; NOGUEIRA, M. V.. Participação em banca de Armando Lôbo de Azevêdo Mello Neto. A estética de feira em "Petrushka", de Igor Stravinsky. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
MIRANDA, R. C.; REZENDE, M.; VELOSO, R. C.. Participação em banca de Mario Jacinto Ferraro Junior. Noite ou um manifesto ao desejo - cenas musicais em um ato. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
ZAMPRONHA, E. S.; MIRANDA, R. C.; RESENDE, M. B.; FICARELLI, M.. Participação em banca de Edson Sekeff Zampronha. Princípios de Organização Sonora na Música Estruturalista da Atualidade. 1991. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
RAMOS, M. A. S.; MIRANDA, R. C.; Fonterrada, M.; Vilela, Ivan; NASCIMENTO, H. G.. Participação em banca de Carlos Roberto Ferreira de Menezes Junior. Os elementos composicionais do Clube da Esquina como alimentadores de processos criativos de arranjos vocais de cancções populares brasileiras. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

2.
MIRANDA, R. C.; Barrenechea, L.S.; Silveira, R.X.; Vetromilla, C.D.; Aragão, P.M.. Participação em banca de Maria Teresa Madeira. Carolina Cardoso de Menezes, a pianeira. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MIRANDA, R. C.; Pascoal, Maria Lúcia; ZANI NETO, A.; GUIMARAES, M. A. B.; Miguel, Fabio. Participação em banca de Maria Cecília de Oliveira. O despertar para uma nova vocalidade. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
TACUCHIAN, R.; Aquino, J.L.; MIRANDA, R. C.. Participação em banca de Alexandre Rachid José Pedro Jr.. A Interação Arte de Registrar-Orquestração na Elaboração de um Concerto para Órgão e Orquestra. 2012. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Gloeden, E.; Cascapera, Sergio; Rodrigues, L.; MIRANDA, R. C.; Bartoloni, G.. Participação em banca de Marcelo Fernandes Pereira. A contribuição de Camargo Guarnieri para o repertório violonístico brasileiro. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

6.
MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; BORTZ, Graziela; AFONSO, Luís Antônio Eugênio; Rodrigues, L.. Participação em banca de Fábio Cury. Choro para fagote e orquestra de câmara : aspectos da obra de Camargo Guarnieri. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

7.
RAMOS, M. A. S.; MIRANDA, R. C.; Sergl, M.J.; BERG, S.M.P.C.; FIGUEIREDO, S. L. F.. Participação em banca de Marli Batista Ávila. A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos : uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

8.
TACUCHIAN, R.; MIRANDA, R. C.; Sampaio, L. P.; NOGUEIRA, M. V.; LUCAS, M.V.. Participação em banca de Claudio Dauelsberg. Concerto nº 2 para Piano e Orquestra de Claudio Santoro : Análise dos três movimentos, contexto histórico e seu processo de edição. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música Brasileira) - Universidade do rio de Janeiro.

9.
MIRANDA, R. C.; TACUCHIAN, R.; Sampaio, L. P.; LUCAS, M.V.; NOGUEIRA, M. V.. Participação em banca de Claudio Dauelsberg. Concerto nº 2 para Piano e Orquestra, de Claudio Santoro : análise dos três movimentos, contexto histórico e seu processo de edição. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música Brasileira) - Universidade do rio de Janeiro.

10.
MIRANDA, R. C.; FICARELLI, M.; Ricciardi, R.; CORREA, S. V.; LUCAS, M.. Participação em banca de Marcos Cãmara de castro. O original evidente em Fructuoso Vianna : as canções. 2007. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERRAZ, S.; COSTA, R.; MIRANDA, R. C.. Participação em banca de Hanon Guy Lima Rossi.Análise de obras de Béla Bartók com ênfase em processos contrapontísticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

2.
IGAYARA, S. C.; MIRANDA, R. C.; Campos, Francisco. Participação em banca de Raphael Augusto Pinto.A composição vocal a partir da análise técnica e do repertório de canções brasileiras (Cláudio Santoro, Ronaldo Miranda e Edmundo Villani-Cortes). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

3.
RAMOS, M. A. S.; Santos, Jane B. O.; MIRANDA, R. C.. Participação em banca de Walter Pellici Rodrigues.Processos de desenvolvimento do ouvido harmônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
MIRANDA, R. C.; VIDEIRA, M. R.; ZANGHERI, G. A.. Participação em banca de Manoel Augusto Oliveira Sanchez.Quartetos nº 1 e nº 2 de César Guerra-Peixe : do dodecafonismo ao nacionalismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

5.
MIRANDA, R. C.; FERRAZ, S.; COSTA, R.. Participação em banca de Edson José Sant'Anna.A Improvisação como Ferramenta para a Composição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

6.
MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; Gloeden, E.. Participação em banca de Denis Massao Ito.Aspectos Musicais das Marchas Rítmicas do Método Jacques Dalcroze. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

7.
MIRANDA, R. C.; SETTI, K.; Gloeden, E.. Participação em banca de Marcos Paulo da Silva Lozano.Propostas Didáticas para Piano na Composição Brasileira Contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

8.
MIRANDA, R. C.; Gloeden, E.; Souza, Rodolfo Coelho. Participação em banca de Marcos Luís Duarte.La Valse de Maurice Ravel : contextualização e estrutura formal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

9.
MIRANDA, R. C.; MOREIRA, A. L. C.; BARROS, D. P.. Participação em banca de Denise Mayumi Ogata.Choros nº 7 de Heitor Villa-Lobos : análise musical e aspectos composicionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

10.
MIRANDA, R. C.; Gloeden, E.; Aquino, J.L.. Participação em banca de Diego Scarpino Pacioni.Oitava Sinfonia de Dmitri Shostakovich - uma visão analítica do primeiro movimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

11.
RAMOS, M. A. S.; Aquino, J.L.; MIRANDA, R. C.. Participação em banca de Isaac Terceros Montaño.A Criação Musical da Bolívia na Época Contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Regência) - Universidade de São Paulo.

12.
MIRANDA, R. C.; IGAYARA, S. C.; Fernandes, Angelo. Participação em banca de Daniel Reginato.Escrita moderna e contemporânea para coro juvenil : os Concursos do Jornal do Brasil como estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

13.
MIRANDA, R. C.; SALLES, Pedro Paulo; VIEIRA, Denis. Participação em banca de Renato Antônio da Silva.O Choro e seus Chorões (origem e desenvolvimento). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

14.
Gloeden, E.; MIRANDA, R. C.; Aquino, J.L.. Participação em banca de João Aris Valle Koutoumdjian.Elaboração da transcrição para violão da Sonata II Bwv 1003 em lá menor para violino solo de J.S. Bach e descrição de seu processo de criação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

15.
MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; COSTA, R.. Participação em banca de Potiguara Curione Menezes.Reflexões - Análise e Contextualização da Obra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

16.
MIRANDA, R. C.; ESCOBAR, A.; FICARELLI, M.. Participação em banca de Vitor Kisil Miskalo.Experiência Composicional dentro do Coral-Escola Comunicantus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MIRANDA, R. C.; Jardim, G.; KERR, D. M.; Fonterrada, M.; Moura, P.. Concurso para Professor Doutor em Repertório Coral. 2015. Universidade de São Paulo.

2.
Pascoal, Maria Lúcia; Santiago, Diana; MIRANDA, R. C.. Concurso Público para Professor Assistente de Literatura e Estruturação Musical - UFBA. 2011. Universidade Federal da Bahia.

3.
MIRANDA, R. C.; Rezende, M.B.; NOGUEIRA, M. V.; Costa, R.L.M.; Dudeque, N.E.. Concurso para Professor Doutor de Harmonia, Contraponto e Análise. 2008. Universidade de São Paulo.

4.
MIRANDA, R. C.; PEREIRA, M.. Concurso para Professor Assistente de Composição da Escola de Música da UFRJ. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
MIRANDA, R. C.; RIPPER, J. G.; LANNA, O.. Concurso Tinta Fresca. 2015. Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

2.
MIRANDA, R. C.; Casoy, S.; Fischer, H; Esteve, B.; Sampaio, J. L.. XV Prêmio Carlos Gomes. 2012. Algol Editora.

3.
MIRANDA, R. C.; VELOSO, R. C.; Menezes, Florivaldo; Gomes, W.. Comissão de Seleção para a XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2013). 2012. Fundação Nacional de Arte.

4.
MIRANDA, R. C.; Casoy, S.. XIV Prêmio Carlos Gomes. 2011. Algol Editora.

5.
MIRANDA, R. C.; PRADO, J. A. A.; Casoy, S.. XIII Prêmio Carlos Gomes. 2010. Algol Editora.

6.
MIRANDA, R. C.; PRADO, J. A. A.; Casoy, S.. XII Prêmio Carlos Gomes. 2009. Algol Editora.

7.
MIRANDA, R. C.; Morozowicz, N.; CAESAR, R.; LEITE, V. D.; Chueke, Isaac; Vasconcelos, Eric. Comissão de Seleção da XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2009. Fundação Nacional de Arte.

8.
MIRANDA, R. C.; Gomes, W.; OLIVEIRA, F.; Morozowicz, N.; Rodrigues, L.; CAESAR, R.; Mannis, J.A.. Comissão de seleção da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2007. Fundação Nacional de Arte.

9.
MIRANDA, R. C.; MADEIRA, M. T.; MARQUES, E.; PROENCA, M.. 12º Concurso de Piano "Prof.. Abrão Calil Neto". 2005. Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba.

10.
MIRANDA, R. C.; MAHLE, E.; BOTELHO, J.; JUSTI, L. C.. Banca Julgadora do XVI Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba. 2003.

11.
MIRANDA, R. C.; KRIEGER, E.; RESENDE, M. B.; DUARTE, R.; AGUIAR, E.. Comissão de Seleção e Programação da XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003.

12.
MIRANDA, R. C.; REZENDE, M.; KRIEGER, E.. Banca de Seleção do Curso de Especialização em Música do Instituto de Artes da UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
MIRANDA, R. C.; PRADO, J. A. A.; ESCOBAR, A.. I Concurso Nacional de Composição Gilberto Mendes. 2002. Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.

14.
MIRANDA, R. C.; PAIVA, L. C. P.; CALDI, E.. II Concurso Nacional Maria Teresa Madeira - Piano e Música de Câmera. 2001. Centro de Cultura Musical de Campos.

15.
MIRANDA, R. C.; LOUREIRO, M.. Bolsa Virtuose - área musical. 2001. Ministério da Cultura.

16.
MIRANDA, R. C.; HUE, J.; NONNO, I.; TACUCHIAN, R.; DUARTE, R.. Concurso Nacional de Canto Amália Conde. 2001. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

17.
MIRANDA, R. C.; REZENDE, M.; DUARTE, R.. III Premio Guerra Peixe de Composição. 2001. Escola de Música Villa Lobos.

18.
MIRANDA, R. C.; MORELENBAUM, H.; DUARTE, R.; TIBIRICA, R.; CESAR, E.. I Concurso Nacional para Jovens Regentes de Orquestra Eleazar de Carvalho. 2001. Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-Música.

19.
MIRANDA, R. C.; MORELENBAUM, H.; MICCOLIS, I.; STAERKE, R.. Concurso de Canto Francisco Mignone. 2000. Centro Cultural Francisco Mignone.

20.
MIRANDA, R. C.. Prêmio Nacional da Música. 1994. Fundação Nacional de Arte.

21.
MIRANDA, R. C.; POLLEI, P.; TRUE, N.. Concurso Nacional de Piano de Goiânia - seletivo ao Gina Bachauer Internactional Competition. 1993. Universidade Federal de Goiás.

22.
MIRANDA, R. C.; TRINDADE, I.; PENHA, M.; LOPES, F.; MASTROGIOVANI, A.. Concurso Nacional de Piano Centenário F. Essenfelder. 1990. Banco Nacional de Desenvolvimento Social.

23.
MIRANDA, R. C.; SZRVINSK, C.. I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos. 1990. Escola de Música Villa Lobos.

24.
MIRANDA, R. C.. III Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. 1988. Museu Villa Lobos.

25.
MIRANDA, R. C.. II Concurso Nacional Jovens Intérpretes da Música Brasileira. 1986. Fundação Nacional de Arte.

26.
MIRANDA, R. C.. 10º Concurso de Corais do Rio de Janeiro. 1986. Jornal do Brasil.

27.
MIRANDA, R. C.. Prêmio Eldorado de Música. 1985. Sociedade de Cultura Artística.

28.
MIRANDA, R. C.. Bolsa da Fullbright - Comitê de Seleção. 1975. Comissão Fullbright.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Festival de Música Contemporânea Brasileira.compositor homenageado ao lado de Paulo Costa Lima. 2016. (Outra).

2.
XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea.apresentação da obra Réplicas, para clarineta e fagote. 2015. (Outra).

3.
XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Apresentação da obra Jogos, para violoncelo e orquestra. 2013. (Outra).

4.
XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Mobile - para quarteto de saxofones (composição musical). 2011. (Outra).

5.
I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. 2010. (Simpósio).

6.
Villa-Lobos e o Piano : Cencepções e Abordagem crítica.Mesa-redonda. 2009. (Outra).

7.
XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Texturas - quarteto de cordas - obra musical. 2009. (Outra).

8.
Painel da Música Coral Brasileira.Música Coral Brasileira, de Villa-Lobos aos nossos dias. 2007. (Simpósio).

9.
XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Festspielmusik 9para dois pianos e percussão). 2007. (Outra).

10.
XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea.XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2005. (Outra).

11.
Amazônia Deslendada (Entzaubertes Amazonien).Amazônia Deslendada (Entzaubertes Amazonien). 2003. (Outra).

12.
XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea.XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003. (Outra).

13.
4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos de Belo Horizonte.4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos de Belo Horizonte. 2002. (Outra).

14.
Brasil 500 Anos / Festival de Música Brasileira : Do cravo à Música Eletrônica.Brasil 500 Anos / Festival de Música Brasileira : Do Cravo à Música Eletrônica.. 2000. (Outra).

15.
16º festival de Música de Londrina.16º Festival de Música de Londrina. 1996. (Outra).

16.
Sonidos de las Americas / Brasil.Sonidos de las Americas / Brasil - festival de música brasileira, realizado em Nova Iorque, com concertos, work-shops, etc.. 1996. (Outra).

17.
I Reunião Interamericana sobre Cooperação Solidária para o Desenvolvimento Musical.. I Reunião Interamericana sobre Cooperação Solidária para o Desenvolvimento Musical.. 1994. (Congresso).

18.
VIII Oficina de Música de Curitiba.VIII Oficina de Música de Curitiba. 1990. (Oficina).

19.
Encontro de Compositores de Música Contemporânea : Brasil / França.Encontro de Compositores de Música Contemporânea : Brasil / França. 1989. (Encontro).

20.
II Encontro Anual da ANPPOM.II Encopntro Anual da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 1989. (Encontro).

21.
Simpósio de Música Latino-Americana Contemporânea.Simpósio de Música Latino-americana Contemporânea - XX Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1989. (Simpósio).

22.
Budapest Spring Festival.Budapest Spring Festival - festival de música de vários estilos, com real importância para a música contemporânea. 1987. (Outra).

23.
V Oficina de Criação Musical.V Oficina de Criação Musical. 1986. (Oficina).

24.
World Music Days. World Music Days - festival anual da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. 1986. (Congresso).

25.
Conversazione - Mesa-redonda com o compositor Michael Tippet.Conversazione - mesa-redonda com o compositor Michael Tippet. 1985. (Outra).

26.
World Music Days. World Music Days - Festival anual da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. 1983. (Congresso).

27.
Curso Internacional de Férias.Curso Internacional de Férias - Pro-Arte -Teresópolis. 1981. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, R. C.; Jardim, G. ; Corigliano, John ; REZENDE, M. ; RIPPER, J. G. ; Menezes, Florivaldo ; Câmara, Marcos . Encontros com John Corigliano. 2007. (Outro).

2.
MIRANDA, R. C.; KRIEGER, E. . VIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 1989. (Festival).

3.
MIRANDA, R. C.; KRIEGER, E. . VII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 1987. (Festival).

4.
Tippet, Michael ; MIRANDA, R. C. ; Bosísio, Paulo . Conversazione - mesa redonda com o compositor inglês Michael Tippet. 1985. (Outro).

5.
MIRANDA, R. C.; KRIEGER, E. . VI Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 1985. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Potiguara Curione Menezes. Processos composicionais, usos e concepções da cultura brasileira em três peças do final do século XX : uma abordagem analítico-comparativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

2.
Michele Botelho da Silva Salgado. Cações de Amor de Cláudio Santoro : análise e contextualização da obra. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

3.
Cláudio Horácio Vitale. Dez peças para quinteto de sopros de György Ligeti : a gradação como uma ferramenta para a construção do discurso musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Paulo da Silva Lozano. Propostas Diáticas para Piano na Composição Brasileira Contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

2.
Marcos Luís Duarte. La Valse de Maurice Ravel : contextualização e estrutura formal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

3.
Denis Massao Ito. Aspectos musicais das Marchas Rítmicas do Método Jacques Dalcroze. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

4.
Diego Scarpino Pacioni. Oitava Sinfonia de Dmitri Shostakovich - uma visão analítica do primeiro movimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

5.
Anselmo Mancini do Nascimento. Uma experiência composicional com a linguagem coral para vozes iguais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

6.
Potiguara Curione Menezes. Reflexões - análise e contextualização da obra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.

Iniciação científica
1.
João Aris Valle Kouyoumdjan. Transcrição da Sonata Bwv 1003 para Violino Solo de J.S.Bach para violão através da versão para cravo Bwv 964. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda.



Outras informações relevantes


DETALHES TÉCNICOS - A música é uma arte temporal e não espacial. O mais importante, em uma composição musical, em qualquer catálogo no mundo inteiro, é a sua duração e não o seu número de páginas. O ítem duração não consta dos tópicos do Cnpq para "Partitura Musical" e para "Composição".

Por outro lado, na música instrumental, é absurdo o preenchimento do ítem IDIOMA. A música é uma linguagem universal: uma partitura de um brasileiro pode ser lida por um russo, um chinês, um americano ou um francês. Deveria ao menos haver a opção "SEM TEXTO". Assim sendo, na minha produção de composição musical instrumental, preferi escolher, no ítem IDIOMA, a rubrica OUTROS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 4:11:13