Adriana Alexandre de Araújo Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6303278692405830
  • Última atualização do currículo em 11/10/2016


Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduada em Pedagogia pela mesma instituição. No processo de formação da Graduação atuou como bolsista de Iniciação Científica (CNPq) na pesquisa "Ensino de Gramática nas séries iniciais: do currículo prescrito ao ensino efetivo". Integrou, na qualidade de formadora, o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Desempenhou a função de formadora do PROJOVEM- Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Recife. Atualmente é professora da Graduação nos cursos de Pedagogia e Letras e da Pós-graduação nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão e Coordenação Pedagógica e Linguística da Faculdade da Escada. Atua na coordenação pedagógica do Ensino Médio do Colégio Equipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e formação de professores. Em 2013 assumiu a Coordenação Institucional do PIBID, na Instituição de Ensino Superior FAESC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Alexandre de Araújo Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Equipe.
Rua Demóstenes de Olinda
Torre
50610050 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 34453255


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: USAR OU NÃO USAR OS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO? CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES AO ENSINAREM O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Palavras-chave: Educação; Alfabetização; Escrita Alfabética; Novos livros didáticos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1996 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Colégio Equipe, EQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedagoga do Ensino Médio, Carga horária: 30


Faculdades da Escada, FAESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28
Outras informações
Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Estágio Supervisionado; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa I; Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Avaliação da Aprendizagem; Nível: Especialização Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina Ministrada Desenvolvimento da Linguagem


Centro de Estudos em Educação e Linguagem - UFPE, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora


Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas, FAJOLCA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplina Ministrada Desenvolvimento da Linguagem; Nível: Pós-graduação


Secretaria de Educação, Esporte e Lazer - Prefeitura do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Formadora dos Educadores, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Programa de Inclusão de Jovens do Governo Federal em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.. Análise Lingüística na sala de aula das séries iniciais: como os professores estão desenvolvendo o ensino que ajudaria os aprendizes a se apropriarem da norma de prestígio.. In: XV EPENN, 2001, Maranhão. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, 2001.

2.
SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.; BIRUEL, A. M.S. ; MORAIS, A. G. . Ensino de Gramática nas séries iniciais. In: XIV EPENN, 1999, Bahia. Avaliação Institucional, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.; MORAIS, A. G. . O USO DOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE AFIRMAM OS PROFESSORES AO ENSINAREM O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. In: 18º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO, 2007.

2.
SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.; MORAIS, A. G. . O Ensino do Sistema de Escrita Alfabética: como os professores estão se apropriando das propostas contidas nos novos livros didáticos de Alfabetização. In: XVI EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Sergipe. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.; MORAIS, A. G. . O USO DOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE AFIRMAM OS PROFESSORES AO ENSINAREM O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
OLIVEIRA, E.R; BARBOSA, G. G.; SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO: JOGOS E BRINCADEIRAS PARA ENSINAR LÍNGUA ESPANHOLA. 2009. Faculdades da Escada.

2.
SILVA, Ilka Lima; MELO, Tamires R.; SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES. 2009. Faculdades da Escada.

3.
MEDEIROS, Ana Paula; PASSOS, M. J.; SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE NO CURSO NORMAL MÉDIO. 2008. Faculdades da Escada.

4.
BARBOSA, Conceição M.S; SILVA, K.V; SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.. CONCEPÇÃO AVALIATIVA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ESCADA. 2008. Faculdades da Escada.

5.
AGUIAR, Marta Lima; SANTOS, Maria Paz; SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DA ESCADA. 2008. Faculdades da Escada.

6.
BARROS, Ana Maria; ANDRADE, Ivanise Moreira; SANTOS, Maria Cristina; SANTOS, Adriana Alexandre de Araújo.. PLANEJAMENTO DIDÁTICO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. 2007. Faculdades da Escada.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORNADA PEDAGÓGICA FAESC.FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Encontro).

2.
Jornada Pedagógica FAESC.SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2009. (Encontro).

3.
VIII SEFIP- SEMANA FAESC.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: EM BUSCA DE UM MELHOR ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2009. (Encontro).

4.
VII SEFIP - SEMANA FAESC.FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2008. (Encontro).

5.
VII SEFIP- Semana FAESC.ATIVIDADES E JOGOS PARA ALFABETIZAR. 2008. (Oficina).

6.
18º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O USO DOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE AFIRMAM OS PROFESSORES AO ENSINAREM O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA?. 2007. (Encontro).

7.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.USO DOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES. 2007. (Seminário).

8.
V SEFIP- Semana FAESC de Integração Pedagógica.OS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES. 2006. (Encontro).

9.
II Congresso Internacional de Educação: Leitura e Escrita: novos desafios do ensino e da aprendizagem. II Congresso Internacional de Educação: Leitura e Escrita: novos desafios do ensino e da aprendizagem. 2003. (Congresso).

10.
XVI EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: COMO OS PROFESSORES ESTÃO SE APROPRIANDO DAS PROPOSTAS CONTIDAS NOS NOVOS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO?. 2003. (Encontro).

11.
Mnicurso: Perspectivas Teórico-metodológicas em Pesquisa Educacional.Perspectivas Teórico-metodológicas em Pesquisa Educacional. 2000. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gleice K. Silva, Lívia P. S. Bezerra e Rubervânia G. Silva. O olhar do pedagogo sobre sua atuação na empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

2.
Elsié D. G. Silva, Lucielma O. Silva e Maria Betânia S. Lima. O ensino da leitura: o que dizem os professores e como organizam suas práticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

3.
Maria J. da Silva, Marluce J. de Melo e Sheila Vanessa. A produção textual na escola: concepções e práticas dos professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

4.
Daillane Sampaio e Simone Cristina. O pedagogo no espaço não-escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

5.
Claudilene M. Silva e Juliana O. Silva. Alfabetização numa perspectiva do Letramento: o que afirmam e o que fazem os professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

6.
Elizabete F. Cordeiro e Maria de Lourdes Silva. A Leitura na escola: o que fazem os professores e o que lêem os alunos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

7.
Sandra Maria da Silva. O ensino da leitura: concepções e práticas dos professores do Ensino Fundamental / 4ªérie da cidade de Ribeirão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

8.
Joara Araújo Marques e Joquebede Fereira da S.Feitosa. O Ensino da Ortografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental: refletindo sobre algumas possibilidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.

9.
Conceição Lyra da T.Silva e Rosineide Evaristo da S. Sena. Alfabetização numa perspectiva do Letramento: concepções e práticas dos professores do município de Escada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada. Orientador: Adriana Alexandre de Araújo Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:21:20