Lúcia Pompeu de Freitas Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9122224580647279
  • Última atualização do currículo em 01/09/2018


Mestre em Antropologia (2009) e Doutora em Música, História e Sociedade (2016) pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, França. Graduada em Letras (português-francês, 2001) e Música (2008), e Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professora universitária na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, lecionando disciplinas na área da Antropologia da Música, e realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, onde desenvolve projeto de etnografia multi-situada de práticas culturais e sonoras tradicionais da Folia de Reis na região de Lagoa Santa, Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Música (Antropologia da Música), atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia urbana, etnografia das práticas sonoras, patrimônio cultural imaterial, histórias cruzadas, globalização, processos de circulação e transmissão da cultura sonora em comunidades urbanas. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcia Pompeu de Freitas Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, Lúcia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo - de 501/502 ao fim
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34798300
URL da Homepage: http://www.musica.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2016
Doutorado em Música, História, Sociedade.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Título: Les modes d'écoute d'une poésie chantée: le maracatu de baque solto de la cultura popular à la scène musicale globalisée (Brésil-Europe), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Denis Laborde.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: antropologia da música; etnografia; música brasileira; world music; circulação musical.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2008 - 2009
Mestrado em Antropologia.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Título: La samba d'une forêt imaginaire: des fêtes du nord est du Brésil aux festivals de musiques du monde en Europe,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Denis Laborde.
Bolsista do(a): Programa de bolsas de alto nível da União Européia para a América Latina, ALBAN, Espanha.
Palavras-chave: world music; maracatu de baque solto; ciranda; etnografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2004 - 2006
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífanos na música de Hermeto Pascoal,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Carlos Vicente de Lima Palombini.
Palavras-chave: música popular brasileira; choro; banda de pífanos; maracatu; ritmos brasileiros; Hermeto Pascoal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Popular.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
2003 - 2008
Graduação em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 2001
Graduação em Letras - Português e Francês.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Escola de Música da UFMG, EMUFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação musical.


Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Formes musicales de la création transculturelle. (Carga horária: 30h).
Fondation Royaumont, R, França.
1997 - 1997
IV Workshop para Roteiristas do Mercosul. (Carga horária: 40h).
Motion Picture Association, MPA, Estados Unidos.
1991 - 1995
Musicalização e piano. (Carga horária: 500h).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

08/2018 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Diálogos entre etnomusicologia e educação musical
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação da Proposta do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Formulação da Proposta de Doutorado em Artes da UEMG.
01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

01/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação musical em contextos diversos
Estágio supervisionado
Percussão
Música e cultura

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda na Escola de Música da UFMG, Carga horária: 8
Outras informações
Realização de Estágio Pós-doutoral.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista PNPD CAPES, Enquadramento Funcional: Pós doutoranda na Escola de Música da UFMG, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsista PAD, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsista Extensão, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20

Atividades

04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

03/2018 - 06/2018
Ensino, Abi - Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Correntes musicológicas 2 - Estética e sociologia da música
03/2018 - 06/2018
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Música e cidade - cenas, redes e mundos da arte
03/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação transversal - saberes tradicionais
08/2017 - 11/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia das práticas musicais

Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Organizou e ministrou o seminário mensal doutoral Les mardis de la recherche-action, sobre pesquisa-participante e pesquisa-ação em música, para alunos de pós-graduação da EHESS.http://rechercheaction.wordpress.com/

Atividades

09/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centre Georg Simmel, .

08/2009 - 06/2011
Ensino, Antropologia da Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia das práticas musicais

Centre Marc Bloch - Berlin, CMB, Alemanha.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações
Participação em equipe de pesquisa em antropologia da música.

Atividades

2009 - 2011
Pesquisa e desenvolvimento , Centre Franco-Allemand de recherches en Sciences Sociales de Berlin, .


Cité de la Musique, CM, França.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Música Brasileira, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da disciplina Música Brasileira no projeto DEMOS (Dispositif d?Éducation Musicale à Vocation Sociale): formação em música brasileira para músicos de orquestra.

Atividades

11/2013 - 11/2014
Ensino, Projeto DEMOS (Dispositivo de Educação Musical com Vocação Social), Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação em Música Brasileira para músicos de orquestra

Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projeto, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenação Artística e Executiva do projeto Territórios de Invenção, administrando residências musicais junto aos conservatórios de música de Diamantina, Pouso Alegre, Montes Claros, Uberlândia e Ouro Preto e junto à Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, visando contribuir para compartilhar o conhecimento musical e etnomusicológico e dinamizar a cena cultural e musical no Estado de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora do ensino de percussão, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientação Pedagógica Formação Musical Infant, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto OfiCENAS, Carga horária: 20


Prefeitura municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização para adultos, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto Arena da Cultura

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização para adolescentes, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto Agente Jovem - Programa social para jovens

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de curadoria do projeto Música de Domingo da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Atividades

08/2005 - 07/2008
Ensino, Música, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Musicalização para adolescentes
Musicalização para adultos
Oficina de criação musical
Percussão

Grupo de choro Corta Jaca, CJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Musicista e pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

11/2002 - 11/2008
Direção e administração, Grupo de choro Corta Jaca, .

Cargo ou função
Coordenadora de projetos para lei de incentivo.

Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora do projeto Música na Escola, Carga horária: 20

Atividades

03/1997 - 12/1998
Ensino, Musicalização para professoras alfabetizadoras, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Criação Musical
Educação Musical


Linhas de pesquisa


1.
Etnomusicologia urbana

Objetivo: Estudo dos processos de produção cultural da música no contexto urbano contemporâneo, relacionando-os ao fenômeno da globalização..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: mundos da arte; antropologia da música; circulação musical; etnomusicologia.
2.
Etnopedagogias, patrimônio cultural imaterial e globalização

Objetivo: Estudo dos processos de transmissão cultural no contexto da globalização, patrimonialização de bens culturais imateriais como a música..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: antropologia da música; circulação musical; cultura popular; etnomusicologia; globalização.
3.
Etnografia de festivais de músicas do mundo
4.
Etnografia das práticas de criação e circulação da cultura e da música no contexto da globalização

Objetivo: Etnografia multi-situada da criação cultural e musical em festivais de músicas do mundo na Europa (Amsterdam, Berlim, Bruxelas, França, Espanha, Portugal) e no Brasil, visando compreender os efeitos da globalização sobre a cultura contemporânea, especialmente na área da música e das artes..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: etnografia; circulação musical; modos de escuta.
5.
Etnomusicologia, antropologia da música, processos de patrimonialização

Objetivo: Estudo e observação etnográfica dos processos culturais de criação e circulação musical, especialmente no espaço urbano..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Palavras-chave: antropologia da música; etnomusicologia; etnografia multi-situada.
6.
Processos de formação, mediação e recepção (Linha de Pesquisa no Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG)

Objetivo: Pesquisa e observação dos processos de formação, mediação e recepção de objetos culturais e artísticos na sociedade contemporânea, em especial no meio urbano..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: antropologia da música; apropriação musical; etnomusicologia; etnografia multi-situada.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Etnografia dos processos de transmissão dos saberes musicais e patrimonialização na folia de reis
Descrição: Existem folias de reis centenárias em Minas Gerais, práticas musicais, festivas e religiosas que foram declaradas patrimônio cultural imaterial em 2017 pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural. As folias são associações comunitárias do catolicismo popular, que se organizam em torno da música, da dança, da poesia e de dramatizações, e que circulam de casa em casa do período natalino até o dia de Reis. Apesar de tão antigas, e também muito numerosas em todo o estado, as folias são ainda pouco estudadas em seus detalhes, sobretudo nos aspectos sonoros e nos processos de transmissão geracional. A declaração como patrimônio suscita novas problemáticas: qual o impacto da patrimonialização sobre os grupos? Como preservar a cultura imaterial sem reificá-la? Embora compartilhem um legado comum, cada grupo tem sua autonomia e desenvolve características próprias, que demandam estudos situados. Esta pesquisa tem um duplo objetivo. Por um lado, visa fazer uma etnografia do grupo Folia de Reis de São Sebastião, do Palmital, em Lagoa Santa, investigando como as formas de transmissão musical entre gerações asseguram a resistência da prática há mais de um século. Por outro lado, pretende avaliar as relações das folias com o poder público: como os mestres e participantes das Folias entendem a categoria patrimônio imaterial, qual é o impacto desta nova categoria normativa sobre as práticas e como ela pode interferir na preservação da sua transmissão geracional. Além da etnografia e da análise do processo de patrimonialização, pretende-se também realizar uma pesquisa-ação colaborativa com os integrantes da Folia, propondo com eles intervenções em escolas da região, como forma de se pensar a pertinência da categoria patrimônio na vida local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2016
Das raízes às redes: músicas brasileiras na Europa e o elogio da diversidade
Descrição: Seguindo grupos musicais brasileiros em turnê pela Europa, o projeto propõe uma análise da construção de uma representação da diversidade étnica e cultural brasileiras no circuito dos festivais de World Music e nos museus etnográficos europeus. Duas questões orientam o estudo: Como os festivais e museus europeus se apropriam do elogio da mestiçagem? Qual o papel das músicas brasileiras na fabricação de um imaginário da diversidade na Europa do início do século XXI? Numa perspectiva de antropologia simétrica (Latour 1997), as experiências etnográficas focalizam, por um lado, a trajetória de cada grupo musical e o processo de adaptação à cena, da passagem de som ao concerto. Por outro lado, as observações e entrevistas revelam as mediações que constroem o mundo da arte (Becker 1988) chamado World Music, numa abordagem multi-situada (Marcus 1995) que entende a mundialização como um fenômeno contextual, que emerge concretamente a partir de negociações pontuais e localizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Denis Laborde - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2009 - 2013
Etnografia dos Festivais de Músicas do mundo na França e na Alemanha
Descrição: Ao longo das últimas décadas, o domínio das músicas do mundo foi dividido em dois campos considerados incompatíveis: a World Music e as Musiques du Monde, em francês e no plural, de acordo com Cherif Khaznadar, Presidente do Comitê Cultura da Comissão Nacional francesa para a UNESCO. Nesse contexto, o projeto teve por objetivo colher dados empíricos através de etnografias multi-situadas e analisar em situação as condições de produção dessas músicas, bem como suas limitações acústicas, a posição do público, a difusão do rótulo World Music. Este projeto franco-alemão constituiu um terreno de análise da criação musical e da inventividade no quadro dos processos de reconfiguração dos saberes tecnológicos, das práticas tradicionais e dos dispositivos de escuta trazidos pela globalização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (15) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Marta Amico - Integrante / Jouve-Villard, Laura. - Integrante / Denis Laborde - Coordenador / Talia Bachir - Integrante.
2006 - 2008
Pesquisa e documentação sobre o choro e gêneros afins em Minas Gerais
Descrição: Mapeamento de compositores, instrumentistas e partituras de choro e gêneros afins em cidades de Minas Gerais: Diamantina, Ouro Preto, Uberaba, Itabira, Betim, Belo Horizonte, São João Del Rey. Realização de um CD com o repertório recolhido e de um documentário sobre o choro em MG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífanos na música de Hermeto Pascoal
Descrição: Seguindo a trajetória musical de Hermeto Pascoal, os trios de forró, os regionais de choro e as bandas de pífanos foram relacionados de modo a entendê-los como formações instrumentais tradicionais no Brasil, pelas quais passaram gêneros musicais diversos. Ao moldar tantas experiências segundo uma intenção musical própria, a música desenvolvida por Hermeto permite questionar categorias musicais estabelecidas ? música popular, folclórica, erudita ? tanto por apresentar elementos de todas essas categorias como também por não se ater a nenhuma delas. O que Hermeto propõe é uma experiência musical integradora a partir de uma escuta ampla e irrestrita que realiza a mistura dentro do tacho de sons..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Carlos Palombini - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2001 - 2001
Examinando a Inter-relação entre Linguagem, Cognição e Cultura
Descrição: Revisitando a hipótese do Relativismo Lingüístico à luz das Ciências Cognitivas, foi realizado estudo das inter-relações entre linguagem, cognição e cultura como atividades situadas, processos dinâmicos inter-relacionados que observamos no domínio de existência dos seres vivos, sem o recurso a representações mentais e processos computacionais, sem o universalismo e o essencialismo com que em geral esses fenômenos são abordados. Nosso interesse foi discutir o desenvolvimento contemporâneo da Lingüística Antropológica a partir dos trabalhos de Boas, Sapir, Fodor, Whorf, Geertz e Maturana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Cristina Magro - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
1999 - 2000
Da trilha sonora ao sound design em curta-metragens de animação
Descrição: Investigação sobre os processos de composição de trilhas sonoras para o cinema de animação, desde os primeiros curta-metragens sonoros de Walt Disney até o sound design em animações contemporâneas, passando pelas pesquisas e experimentações de Mc Laren com o som sintético..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Heitor Capuzzo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
1997 - 1998
Pólos de Cidadania
Descrição: O projeto teve por objetivos: (1) Desenvolver em comunidades exluídas e em situação de risco social os conceitos de cidadania e de emancipação a partir da organização da população em Foruns de Educação, Associações Comunitárias, Redes Sociais Mistas e Oficinas de Cidadania; (2) Utilizar a metodologia de pesquisa-ação para a identificação de parâmetros culturais locais e condições mais efetivas de organização cidadã e emancipada da população, utilizando os marcos teóricos de Boaventura de Sousa Santos e Habermas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Menelick de Carvalho Neto - Coordenador / Miracy de Sousa Gustin - Integrante.Financiador(es): Prefeitura municipal de Belo Horizonte - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Coordenação artística e executiva do projeto Territórios de Invenção, da Fundação de Educação Artística
Descrição: Realização de residências musicais em Diamantina, Pouso Alegre, Montes Claros, Uberlândia, Ouro Preto, Belo Horizonte e outras cidades, visando compartilhar conhecimentos, dinamizar a cena musical e criar uma rede criativa e atuante na produção cultural e musical em Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (50) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Marcelo Chiaretti - Integrante / Kristoff Silva - Integrante / Berenice Menegale - Integrante.
2015 - 2015
Oficina de Choro no Projeto Choro Livre da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Centro Universitário de Belo Horizonte
Descrição: Oferta de Oficina de Choro no Festival Choro Livre, com patrocínio da prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Centro Universitário de Belo Horizonte, outubro de 2015,.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador.
2012 - 2012
Work in Progress WIP
Descrição: Pesquisadora contratada do Parc de la Villette/ Fondation de France (Paris) para a realização de etnografia crítica de espetáculos com o objetivo de avaliar o impacto da programação do dispositivo WIP (Work in Progress) e sua relevância na arte contemporânea na França.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (10) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Denis Laborde - Coordenador.
2004 - 2005
Assistente de coordenação do projeto Música de Domingo
Descrição: Promoção de espetáculos musicais de vanguarda, com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte e Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Fernando Rocha - Coordenador.
2003 - 2007
Coordenação de projetos - Grupo de Choro Corta-Jaca
Descrição: Grupo de choro voltado para a pesquisa sobre a evolução do gênero musical do choro no Brasil e especialmente em Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: MUSICultures
2018 - 2018
Periódico: RESONANCIAS (SANTIAGO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Indicada ao prêmio de melhores teses (Prix de thèse), Musée du Quai Branly - Paris.
2016
Indicada ao prêmio de melhores teses (Prix de Thèse), École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS.
2009
Selecionada pelo programa de bolsas de doutorado pleno no exterior, CAPES.
2007
Selecionada pelo Programa de Bolsas de Estudo de Alto Nível para a América Latina - ALBAN, União Européia.
2006
Projeto Corta Jaca e os Chorões selecionado pelo Programa Natura Musical, Natura Musical.
2005
Finalista do Festival Conexão - Grupo Cataventoré, Telemig Celular.
2000
Melhores trabalhos na área de Letras e Artes - I Semana do Conhecimento, Prograd - UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, Lúcia2016 CAMPOS, Lúcia. Entre la roda de choro brésilienne et l'atelier: les enjeux de la transmission musicale transculturelle. Cahiers d'Ethnomusicologie, v. 29, p. 127-138, 2016.

2.
CAMPOS, Lúcia2012CAMPOS, Lúcia. Le samba d'une forêt imaginaire: Des fêtes du Nordeste brésilien aux festivals européens. Cahiers d'Ethnomusicologie, v. 25, p. 173-187, 2012.

3.
CAMPOS, Lúcia2011 CAMPOS, Lúcia. Sauvegarder une pratique musicale? Une ethnographie du samba de roda à la World Music Expo. Cahiers d'Ethnomusicologie, v. 24, p. 143-155, 2011.

4.
CAMPOS, Lúcia2010CAMPOS, Lúcia. Resenha do site Evia Digital Archive: Ethnographic Video for Instruction and Analysis. YEARBOOK FOR TRADITIONAL MUSIC, v. 42, p. 244-245, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, Lúcia; MENEGALE, B. (Org.) ; CHIARETTI, M. (Org.) ; SILVA, K. (Org.) . Territórios de Invenção: por uma formação musical expandida. 1. ed. Belo Horizonte: Fundação de Educação Artística, 2017.

2.
MOURA, J. A. ; CAMPOS, Lúcia ; CHAMONE, E. . Livro dos Instrumentos do Projeto Música na Escola. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Secretaria de Estado da Educação, Governo de Minas Gerais, 1997. v. 1. 61p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, Lúcia; MENEGALE, B. . Cuidar da criação - entrevista com Berenice Menegale. In: Lúcia Campos. (Org.). Territórios de invenção: por uma formação musical expandida. 1ed.Belo Horizonte: Fundação de Educação Artística, 2017, v. 1, p. 160-175.

2.
CAMPOS, Lúcia. From roots to networks : listening to a World called Brazil. In: Ulhoa, Azevedo &Trotta. (Org.). Made in Brazil: Studies in Popular Music. 1ed.London: Routledge, 2015, v. 1, p. 190-201.

3.
CAMPOS, Lúcia; SANDRONI, C . Da salvaguarda de uma prática musical. Uma etnografia do samba de roda na World Music Expo. In: SANDRONI (Org.) ; SALLES, S. G. (Org.).. (Org.). Patrimônio cultural em discussão: novos desafios teóricos metodológicos.. 1ed.Recife: UFPE, 2014, v. 1, p. 40-57.

4.
CAMPOS, Lúcia; RODA, Jessica . Quand la musique devient patrimoine: de la Liste Représentative à a scène de concert?. In: Antoine Gauthier. (Org.). Les Mesures de Soutien au Patrimoine Immatériel. 1ed.Québec: Conseil Québécois du Patrimoine Vivant, 2012, v. , p. 233-244.

5.
CAMPOS, Lúcia. Ouganda, Buganda, Baganda. Le paradoxe de la musique classique ougandaise. (no prelo). In: Denis Laborde, Talia Bachir. (Org.). Ethnographie du Festival de l'Imaginaire. 1ed.Paris: Harmattan, 2012, v. 1, p. 1-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Lúcia. O chão, o palco e o estúdio de gravação: um estudo sobre culturas populares em trânsito. In: 28 reunião brasileira de antropologia: desafios antropológicos contemporâneos, 2012, São Paulo. GT33 - Etnografia e culturas populares na Antropologia. Heterogeneidade e multiplicidade de tradições., 2012.

2.
CAMPOS, Lúcia. Siba e a Fuloresta: das festas da Mata Norte aos festivais de World Music na Europa. In: V ENABET, 2011, Belém. Anais V ENABET, 2011.

3.
CAMPOS, Lúcia. La samba d'une forêt imaginaire: des fêtes du Nord-est du Brésil aux festivals de musiques du monde en Europe. In: Ecole d'été franco-allemande de l'UFA 2010, 2010, Berlin. Musique, Immigration, diversité culturelle: les musiques du monde et l'idéal d'une société plurielle. Berlin: Centre Marc Bloch, 2010. p. 41-54.

4.
CAMPOS, Lúcia. Roda da memória: música, dança e poesia na ciranda pernambucana. In: 3a. Conferência Alban, 2009, Porto. 3a. Conferência Alban. Porto: Alban, 2009. p. 1-6.

5.
CAMPOS, Lúcia. O choro contemporâneo de Hermeto Pascoal. In: XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais da ANPPOM, 2005.

6.
CAMPOS, Lúcia. Da trilha sonora ao sound design. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre, RS. Anais da ANPPOM, 2003.

7.
CAMPOS, Lúcia. A Trilha sonora em curtas de animação. In: 53 Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais 53 Reunião Anual da SBPC, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Lúcia. As cenas musicais e as políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial em Pernambuco (Brasil). In: 11è Rencontre Internationale de Jeunes Chercheurs en patrimoine - Le spectacle du patrimoine, 2015, Campinas. Le spectacle du patrimoine, 2015.

2.
CAMPOS, Lúcia. Les CDs de 'culture populaire' et le développement d'une écoute 'world music' au Pernambuco. In: L'Atelier Journées Doctorales, 2014, Paris. Les trajectoires des supports musicaux dans l'espace et dans le temps: pour un esthétique musicale située, 2014.

3.
CAMPOS, Lúcia. L'ethnomusicologue dans la cité : enjeux scientifiques de la production et de la critique musicales. In: Journée d'études de la Société Française d'Ethnomusicologie, 2014, Paris. L'ethnomusicologie appliquée: pour qui? pourquoi?, 2014. v. 1.

4.
CAMPOS, Lúcia. A Festival or a Museum for maracatu de baque solto? The musician's perspective on promoting musical heritage.. In: AAA - Anthropological American Association Meeting, 2013, Chicago. 2013 AAA - Anthropological American Association Meeting, 2013.

5.
CAMPOS, Lúcia. Músicas brasileiras na Europa e o elogio da diversidade. In: Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança, Aveiro, 2013, Aveiro. Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança ? Aveiro. Aveiro: DECA UA INET, 2013. v. 1.

6.
CAMPOS, Lúcia. De la roda à la salle de cours? La transmission du choro en France. In: Journées doctorales d'Ethnomusicologie 2012, 2012, Paris. Journées doctorales d'Ethnomusicologie 2012, 2012. v. 1. p. 8.

7.
CAMPOS, Lúcia. Another samba: Northeastern Brazil musical traditions in European festivals.. In: British Forum for Ethnomusicology Annual Conference, 2010, Oxford. British Forum for Ethnomusicology Annual Conference, 2010.

8.
CAMPOS, Lúcia. Methodological Approaches of a Multi-Sited Ethnography: Following a Musical Tour.. In: National graduate conference for ethnomusicology, 2010, Londres. Doing ethnomusichology : implications and applications, 2010.

9.
CAMPOS, Lúcia; CAPUZZO, H. . A Trilha sonora em curtas de animação. In: IX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2000. Anais da IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. v. 1. p. 425-425.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, Lúcia. O músico-etnógrafo: um inventor de patrimônios? Palestra na 11a. Conferência Internacional de Jovens Pesquisadores em Patrimônio, UNICAMP, Campinas, SP.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMPOS, Lúcia. O choro: uma música do mundo? Palestra no Festival Choro Livre, Belo Horizonte, MG.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, Lúcia. As cenas musicais e as políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial em Pernambuco, Brasil. Palestra na 11a. Conferência Internacional de Jovens Pesquisadores em Patrimônio, UNICAMP, Campinas, SP.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMPOS, Lúcia; ROGER, L. . Les trajectoires des supports musicaux dans l'espace et dans le temps: pour une esthétique musicale située (As trajetórias dos suportes musicais no espaço e no tempo: por uma estética musical situada). Palestra nas Jornadas Doutorais do Centro Georg Simmel, Écoles de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAMPOS, Lúcia. L'ethnomusicologue dans la cité : enjeux scientifiques de la production et de la critique musicales (O etnomusicólogo na cidade: questões científicas da produção e da crítica musicais). Palestra na Jornada de Estudos da Sociedade Francesa de Etnomusicologia, Paris, França.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAMPOS, Lúcia. World Music en perspective : une question de point d?écoute (Músicas do mundo em perspectiva: uma questão de ponto de escuta). Palestra na Universidade de Verão Franco-Alemã, Biarritz, França.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAMPOS, Lúcia. Músicas brasileiras na Europa e o elogio da diversidade. Comunicação no Post-In Progress, Universidade de Aveiro, Portugal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPOS, Lúcia. A Festival or a Museum for maracatu de baque solto? The musician?s perspective on promoting musical heritage.. Comunicação no congresso da American Anthropological Association, Chicago, EUA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMPOS, Lúcia. Le rôle des festivals dans la patrimonialisation musicale : des musées en mouvement ? (O papel dos festivais na patrimonialização musical: museus em movimento?). Palestra no Grupo de Trabalho sobre História do Patrimônio e dos Museus, Universidade Panthéon Sorbonne, Paris, França.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CAMPOS, Lúcia. De la roda à la salle de cours? La transmission du choro en France (Da roda à sala de aula? A transmissão do choro na França). Comunicação nas Jornadas Doutorais de Etnomusicologia da Universidade Sorbonne, Paris.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAMPOS, Lúcia. Quand la brincadeira devient musique. Le passage à la scène du maracatu de baque solto (Pernambouc, Brésil). (Quando a brincadeira se torna música. A passagem à cena do maracatu do baque solto, Pernambunco, Brasil). Comunicação no evento Regards croisés sur la musique et les performance studies, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris, França.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAMPOS, Lúcia. Another samba: Northeastern Brazil musical traditions in European festivals. Comunicação no Congresso do Forum Britânico de Etnomusicologia, Oxford, Inglaterra.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAMPOS, Lúcia. Apresentação do trabalho 'Les traditions musicales brésiliennes dans les festivals européens de musiques du monde' no Seminário Doutoral do CRAL - Centro de Pesquisas sobre as Artes e as Linguagesn, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris, França. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CAMPOS, Lúcia. Palestra: Une ville saturée de musiques: fêtes de rue au Pernambouc (Uma cidade saturada de música: as festas de rua em Pernambuco, Brasil), no evento 'Les Mardis de la Saturation', promovido pelo Centre de Documentation de la Musique Contemporaine, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CAMPOS, Lúcia; AMICO, M. . Ethnographie des soundchecks : la fabrication d?un son World Music (Etnografia da passagem de som: a fabricação de um som Músicas do Mundo). Comunicação no Colóquio Internacional Berlin (Creole) - Aubervilliers (Villes des Musiques du Monde) - Enquete sobre dois festivais de músicas do mundo. Centro Marc Bloch, Berlim, Alemanha.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CAMPOS, Lúcia. Palestra: Fuloresta do samba: des fêtes du Nord-est du Brésil aux festivals de musiques du monde en Europe (Fuloresta do Samba: das festas do Nordeste do Brasil aos festivais de músicas do mundo na Europa), no evento Criação musical, World Music e diversidade cultural, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris, França.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CAMPOS, Lúcia. Comunicação: Le choro, le forro et les bandes de fîfres dans l'oeuvre musicale d'Hermeto Pascoal (O choro, o forró e as bandas de pífanos na obra musical de Hermeto Pascoal. Seminário do Laboratório de Línguas e Civilizações de tradição Oral - LACITO, Universdade Sorbonne, Paris, França.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LABORDE, Denis. ; CAMPOS, Lúcia . Por uma ciência indisciplinada da música. Rio de Janeiro, RJ: Revista Brasileira de Música, 2015. (Tradução/Artigo).

2.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Coordenação geral, junto com Marcelo Chiaretti, da concepção e realização do CD 'Mina de Choro', do Grupo Corta Jaca, gravado no Estúdio Acari Records (RJ) com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, do Governo do Estado de Estado de Minas Gerais e patrocínio da Natura.. Belo Horizonte, MG: No Ato Cutural, 2007 (Gravação de CD).

3.
PAOLUCCI, A. ; MARTINS, A. ; MACEDO, E. ; PERDIGAO, J. ; CAMPOS, Lúcia ; CHIARETTI, M. ; CARRILHO, M. . Produção artística, junto com os integrantes do Grupo de Choro Corta Jaca e participação especial de Maurício Carrilho, do CD 'Mina de Choro', gravado no Estúdio Acari Records (RJ), com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, do Governo do Estado de Minas Gerais e patrocínio da Natura.. Belo Horizonte, MG: No Ato Cultural, 2007 (Gravação de CD).

4.
CAMPOS, Lúcia; RIBEIRO, L. ; RIBEIRO, M. . Concepção e realização do site do Grupo de Choro Corta Jaca.. Belo Horizonte, MG: Corta Jaca, 2006 (Homepage).

5.
CAMPOS, Lúcia. Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífanos na música de Hermeto Pascoal. Belo Horizonte, MG: Escola de Música da UFMG, 2006 (Dissertação de Mestrado).

6.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; MACEDO, E. ; MARTINS, A. ; PERDIGAO, J. ; PAOLUCCI, A. . Concepção e produção executiva do CD 'Corta-Jaca: choros, polcas e maxixes', gravado no Estúdio Acari Records (RJ) com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Telemig Celular.. Belo Horizonte, MG: Projeto Cultural Telemig Celular/Lei Estadual de Incentivo à Cultura, 2005 (Gravação de CD).

7.
ROCHA, F. ; CAMPOS, Lúcia ; TADEU, E. ; TANAKA, L. ; BELEM, A. ; FERNANDO, E. ; GALVÃO, G. ; OLIVEIRA, M. . Participação como percussionista no CD 'Villa-Lobos e os brinquedos de Roda', com o Grupo de Percussão da UFMG e Coral da Fundação Clóvis Salgado.. Belo Horizonte, MG: Escola de Música da UFMG, 2003 (Gravação de CD).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, Lúcia. Comissão Científica da 1ª Jornada de Estudos em Museologia - Patrimônio Imaterial nos Museus: desafios contemporâneos, promovido pelo Curso de Museologia da UFMG. 2018.

2.
CAMPOS, Lúcia; LABORDE, Denis. ; ESTOILE, B. ; SANDRONI, C ; AMICO, M. . Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional La fabrique de la diversité en musique: Entre World Music et Patrimoine Culturel Immatériel (A fabricação da diversidade em música: entre World Music e Patrimônio Cultural Imaterial, promovido pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e Maison des Cultures du Monde, Paris, 9-10 de dezembro de 2014. 2014.

3.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; CAMARGO, F. ; GUILLEMANT, M. . Participação na elaboração de dossiê pedagógico 2010-2011 sobre o Grupo Tamanduá e o espetáculo La Relève du Choro! (Na levada do choro) no projeto Jeunesses Musicales de France, Ministério da Cultura da França. 2011.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, Lúcia. Haizebegi: festival du film sur les mondes de la musique. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; SILVA, K. . Territórios de Invenção : por uma formação musical expandida. 2017. (Editoração/Livro).

2.
CAMPOS, Lúcia. Oferta de Oficina de Choro no Festival Choro Livre, patrocínio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Centro Universitário de Belo Horizonte, outubro de 2015;. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Dossiê pedagógico ´La relève du choro´, preparado para a organização Jeunesses Musicales de France en Franche-Comté, França.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dossier pedagógico sobre o ensino do choro).

4.
CAMPOS, Lúcia. Ritmos brasileiros no pandeiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CAMPOS, Lúcia. Relatório de pesquisa 'Nosso choro, uai - chorinhos e chorões em Minas Gerais', Belo Horizonte, Secretaria de Estado da Cultura. 2006. (Relatório de pesquisa).

6.
CAMPOS, Lúcia. Ministrou atividade formativa sobre ?Pífano e percussão: prática instrumental e corporal?, carga horária de 10 horas/aula, no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, julho de 2005. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Pífanos e percussão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CAMPOS, Lúcia. Baque de maracatu mirim. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MAGRO, C. ; CAMPOS, Lúcia . Relatório de pesquisa 'Examinando a Inter-relação entre Linguagem, Cognição e Cultura: revisitando a hipótese do Relativismo Lingüístico à luz das Ciências Cognitivas', apresentado ao Programa de Bolsas de Aprimoramento Discente (PAD), Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte. 2001. (Relatório de pesquisa).

10.
CAMPOS, Lúcia; CAPUZZO, H. . Relatório de pesquisa 'A Trilha sonora em curtas de animação', Programa de Bolsas de Iniciação Científica-CNPq, Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, MG. 2000. (Relatório de pesquisa).

11.
CAMPOS, Lúcia. Capacitação para Educadores Infantis do Programa "Minas por Minas". 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CAMPOS, Lúcia; DIAS, M. T. F. ; GUSTIN, M. B. S. ; CARVALHO NETO, M. . Relatório de pesquisa de campo, Projeto Pólos Reprodutores de Cidadania - Direito achado na rua, Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, MG. 1997. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
CAMPOS, Lúcia. Participação como percussionista na apresentação Os sons da cidade, projeto Territórios de Invenção (promovido pela Fundação de Educação Artística e Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais). Igreja do Amparo, Diamantina, MG, 18.7.2016. 2016. Interpretação.

2.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Pixinguinha na Philharmonie de Paris. 2015. Interpretação.

3.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Paris Choro Ensemble à Radio France. 2014. Interpretação.

4.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Paris Choro Ensemble Festival Saint Cloud. 2014. Interpretação.

5.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Paris Choro Ensemble Festival Haizebegi. 2014. Interpretação.

6.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Concerto Demos choro. 2014. Interpretação.

7.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Choro brésilien no Festival Berlioz. 2014. Interpretação.

8.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Festival de choro de Paris. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Choro Project. 2010. Interpretação.

10.
CAMPOS, Lúcia. Turnê Jeunesses Musicales de France. 2010. Interpretação.

11.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; MACEDO, E. ; PAOLUCCI, A. ; PERDIGAO, J. ; MARTINS, A. . Turnê Corta Jaca Paris. 2009. Interpretação.

12.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Festival de choro de Paris. 2008. Interpretação.

13.
CAMPOS, Lúcia; CHAMONE, E. . Afrobrasil. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
CAMPOS, Lúcia. Composição do choro 'Sapoti', gravado no CD 'Mina de Choro' do Grupo de Choro Corta Jaca.. 2007. Composição (estréia).

15.
CAMPOS, Lúcia. Participação como percussionista no CD 'Mina de Choro' do Grupo de Choro Corta Jaca, gravado no Estúdio Acari (RJ) e lançado em Belo Horizonte, MG com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Natura.. 2007. Registro Fonográfico.

16.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Corta Jaca - Música de câmara no GLTA. 2007. Interpretação.

17.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Trilha sonora para o curta de animação Outras Notas, de Pedro Veneroso. 2006. Trilha Sonora.

18.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; PERDIGAO, J. ; PAOLUCCI, A. ; MARTINS, A. ; MACEDO, E. . Corta Jaca nos 80 anos do Conservatório UFMG. 2006. Interpretação.

19.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; MACEDO, E. ; PERDIGAO, J. ; MARTINS, A. ; PAOLUCCI, A. . Choros, polcas e maxixes no Museu Histórico Abílio Barreto. 2006. Interpretação.

20.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; MACEDO, E. ; MARTINS, A. ; PAOLUCCI, A. ; PERDIGAO, J. . Corta Jaca no Projeto Música Independente. 2006. Interpretação.

21.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. ; MACEDO, E. ; PAOLUCCI, A. ; PERDIGAO, J. ; MARTINS, A. . Show de lançamento do CD Corta Jaca. 2005. Interpretação.

22.
CAMPOS, Lúcia. Participação como percussionista no CD 'Corta Jaca - Choros, polcas e maxixes', gravado no Estúdio Acari Records (RJ) com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, do Governo do Estado de Minas Gerais e patrocínio da Telemig Celular. 2005. Registro Fonográfico.

23.
CAMPOS, Lúcia. Adaptação da música "Constância" para grupo de percussão. 2004. Arranjo.

24.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Apresentação do show "Cataventoré convida Décio Ramos e Paulo Santos (UAKTI)" no Festival Conexão Telemig Celular de Música 2004 - Novos Movimentos da Música Mineira. 2004. Interpretação.

25.
ROCHA, F. ; TANAKA, L. ; TADEU, E. ; CAMPOS, Lúcia ; Grupo de Percussão da Ufmg . Apresentação do repertório do CD. 2004. Interpretação.

26.
CAMPOS, Lúcia. Participação como percussionista no CD 'Cataventoré', gravado pelo Grupo Cataventoré.. 2004. Registro Fonográfico.

27.
ROCHA, F. ; BRAGA, T. ; CAMPOS, Lúcia ; CHAMONE, E. ; FERNANDO, E. ; GALVÃO, G. ; OLIVEIRA, M. ; PONZO, J. ; RIBAS, G. ; SANTOS, B. . Apresentação do Grupo de Percussão da UFMG na série "Viva Música". 2003. Interpretação.

28.
ROCHA, F. ; CAMPOS, Lúcia ; BELEM, A. ; OLIVEIRA, M. ; CHAMONE, E. ; FERNANDO, E. . Encontro com a Música Contemporânea Brasileira do Grupo de Percussão da UFMG. 2003. Interpretação.

29.
CAMPOS, Lúcia. Percussão para o show "Vindeiro" (composições de Dudu Nicácio interpretadas por Leopoldina). 2002. Interpretação.

Artes Visuais
1.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Concepção e realização do documentário 'Na levada do choro', com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e da Natura. O DVD foi apresentado na TV Minas e no Festival de Músicas do Mundo em Paris, França.. 2008. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NAVEDA, L.; CAMPOS, Lúcia; PALOMBINI, C.; LOPES, H.. Participação em banca de Michel Antônio Brasil Teixeira. Geração Boom Bap: sampling e produção musical de rap em Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
LOPES, H.; BARROS, J. M. P. M.; FERNANDINO, J.; BERNARDES, R. K.; CAMPOS, Lúcia. Participação em banca de Renata Júlia Cicarini. Sentidos da Perspectiva Interartes nos Musicais do Projeto Cariúnas: entre concepções, experiências e aprendizagens dos integrantes do Coral Juvenil. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
CAMPOS, Lúcia. Participação em banca de Kelly Elaine de Oliveira. Espiritismo e música na Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz: uma aproximação etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
FEICHAS, H.; CAMPOS, Lúcia; LOPES, H.. Participação em banca de Ana Carolina Borges Umbelino. A influência da banda de música da Sociedade Musical Santa Cecília na formação de músicos na cidade de Sabará - MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SANTIAGO, P. F.; LOPES, H.; FEICHAS, H.; CAMPOS, Lúcia; FERNANDINO, J.. Participação em banca de Consuelo Paulino Bylaardt. Modos de escuta dos jovens alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
LOUREIRO, M.; CAMPOS, Lúcia. Participação em banca de Aluizio Barbosa de Oliveira Neto. Rumo à Sala de Estudos Aumentada: metodologia e ferramentas para suporte computacional na construção da performance. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Glaura Lucas; CAMPOS, Lúcia. Participação em banca de Leonardo Pires Rosse. Música, movimento e rivalidade entre camponeses no Alto Jequitinhonha (MG). 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
TOSTA, S. P.; CAMPOS, Lúcia. Participação em banca de Thais Nogueira Gil. Aprendizagens do maracatu de baque virado em Paris: uma etnografia sobre os grupos franceses Tamaracá e Pernambucongo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
LOPES, H.; PALOMBINI, C.; NAVEDA, L.; CAMPOS, Lúcia. Participação em banca de Michel Antônio Brasil Teixeira. Michel Antônio Brasil Teixeira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NAVEDA, L.; CAMPOS, Lúcia; LOPES, H.. Participação em banca de Lívia Oliveira Itaborahy.Identificação dos traços de influência da música e da dança nos processos de sinalização de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Congresso Mundial da União Internacional de Antropologia e Ciências Etnológicasss. Apresentação oral do trabalho: Negociações de som na World Music: das festas locais à elaboração de uma categoria musical. 2018. (Congresso).

2.
18º Congresso Mundial da União Internacional de Antropologia e Ciências Etnológicasss. Painel OP 133. Musical encounters: from ethnographies to entangled histories. 2018. (Congresso).

3.
50º Festival de Inverno da UFMG.Jornada de Estudos. 2018. (Outra).

4.
Atividade Complementar da Escola de Música da UFMG.Conferência: Ecos do Brasil na Europa: circulação musical e imaginários da globalização. 2018. (Outra).

5.
II Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL.Apresentação oral do trabalho: Transmissão dos saberes musicais e patrimonialização na Folia de Reis (Minas Gerais, Brasil). 2018. (Simpósio).

6.
Intangible Heritage? Workshop with authors (Musique, patrimoine immatériel? Journée d'Études avec les auteur-e-s.Conferência sobre : Transmissão musical e patrimonialização na folia de reis (Minas Gerais, Brasil). 2018. (Seminário).

7.
I SEMINÁRIO NEPPAMCs: PATRIMÔNIO E MEDIAÇÃO CULTURAL.MESA-REDONDA 1: Povos Indígenas, Comunidades Negras e Mediação Cultural. 2018. (Seminário).

8.
Jornadas de Etnomusicologia.Músicas Urbanas. 2017. (Encontro).

9.
Rodas de Pensar.Etnografia dos processos de transmissão dos saberes musicais e patrimonialização na folia de reis. 2017. (Encontro).

10.
Rodas para pensar - encontros para conhecer o trabalho com música.O Brasil nas redes de World Music: etnografias da mundialização musical. 2017. (Encontro).

11.
Projeto Territórios de Invenção."Os sons da cidade". 2016. (Seminário).

12.
International Conference of Young Heritage Researchers. Mega-events, Heritage and Tourism. 2015. (Congresso).

13.
Le spectacle du patrimoine. As cenas musicais e as políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial em Pernambuco. 2015. (Congresso).

14.
Haizebegi: festival du film sur les mondes de la musique.Apresentação e debate sobre o documentário Na levada do choro. 2014. (Outra).

15.
Les états généraux des musiques du monde.Musiques brésiliennes et l'éloge de la diversité en Europe. 2013. (Simpósio).

16.
Porto Musical. Pesquisa de Campo. 2013. (Feira).

17.
Conference of the British Forum for Ethnomusicology. Another samba: Northeastern Brazil musical traditions in European festivals. 2010. (Congresso).

18.
Les mardis de la saturation.Une ville saturée de musiques: fêtes de rue au Pernambouc. 2010. (Simpósio).

19.
Séminaire doctoral du Cral - Centre de recherches sur les arts et les langages.Les traditions musicales brésiliennes dans les festivals européens de musiques du monde. 2010. (Seminário).

20.
Womex - World Music Expo. Trabalho de campo. 2010. (Feira).

21.
Création Musicale, World Music et diversité culturelle.Fuloresta do samba: des fêtes du Nord-est du Brésil aux festivals de musiques du monde en Europe. 2009. (Seminário).

22.
Tribune de la musique.Le choro à Minas Gerais. 2009. (Seminário).

23.
"25 ans de Sociologie de la Musique en France". 2008. (Congresso).

24.
Composer, imaginer, innover. La création musicale en contexte global.. 2008. (Encontro).

25.
XV Congresso da ANPPOM. O choro contemporâneo de Hermeto Pascoal. 2005. (Congresso).

26.
6º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.Banda de Pífanos Cataventoré. 2003. (Encontro).

27.
6º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.Villa-Lobos e os brinquedos de roda. 2003. (Encontro).

28.
XIV Congresso da ANPPOM. Da trilha sonora ao sound design. 2003. (Congresso).

29.
53 Reunião Anual da SBPC. A Trilha sonora em curtas de animação. 2001. (Congresso).

30.
I Festival de Percussão de Belo Horizonte.Pandeiro popular brasileiro. 2001. (Oficina).

31.
8º Festival Internacional de Animação do Brasil - ANIMA MUNDI (Workshop "Música e Animação", por Normand Roger). 2000. (Oficina).

32.
Encontro Internacional de Etnomusicologia. 2000. (Encontro).

33.
IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. A Trilha sonora em curtas de animação. 2000. (Congresso).

34.
Fórum de Debates do Encontro Mundial de Artes Cênicas, promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais. 1998. (Encontro).

35.
I Festival de Workshops Forum Instrumental, Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. 1998. (Oficina).

36.
I Seminário de Educação Musical para os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais. 1998. (Seminário).

37.
Colóquio Internacional Narrativas da Modernidade. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, Lúcia; MENEGALE, B. ; BIZZOTTO, P. ; MAFRA, F. . Projeto Territórios de Invenção - residências musicais em Minas Gerais. 2016. (Festival).

2.
CAMPOS, Lúcia. OfiCENAS: a arte e o ofício de ser músico na Fundação de Educação Artística. 2015. (Outro).

3.
CAMPOS, Lúcia; AMICO, M. ; Mafra, M . Colóquio Internacional: a fabricação da diversidade na música - entre a world music e o patrimônio cultural imaterial na Maison des Cultures du Monde (Paris) com o apoio do Centre Georg Simmel, da EHESS e do Institut de Rercherche sur les Musiques du Monde. 2014. (Congresso).

4.
CAMPOS, Lúcia; AMICO, M. . Jornada de estudos e de debates "Faire Orchestre, Faire Société" no Conservatoire d'Aubervilliers, promovida pelo Festival Ville des Musiques du Monde e pelo Institut de Rercherche sur les Musiques du Monde. 2013. (Congresso).

5.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Mesa redonda: Le choro: une musique du monde? Contextes de pratique, modes de transmission promovido pelo Festival de Choro de Paris, realizado na Maison du Brésil (Paris). 2012. (Festival).

6.
CAMPOS, Lúcia; CHAMONE, E. ; Jouve-Villard, Laura. . Mesas redondas: "Conversations Musicales" durante o Festival Villes des Musiques du Monde (Aubervilliers). 2010. (Festival).

7.
CAMPOS, Lúcia; ROCHA, F. . Festival Internacional de Música de Belo Horizonte (Tema: Percusão: um convite à diversidade) na Fundação de Educação Artística e no Palácio das Artes, com o apoio da Prefeitura Municial de Belo Horizonte (Fundo de Cultura). 2004. (Festival).

8.
CAMPOS, Lúcia; ROCHA, F. . Projeto Música de Domingo Série de concertos no Teatro Francisco Nunes (Prefeitura de Belo Horizonte). 2003. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Felipe Saldanha. A cultura Tilelê: estética congadeira na música popular em Belo Horizonte. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Clésio Francisco. O ensino-aprendizagem na banda de música. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Matthias Koole. Etnografia de processos criativos na música contemporânea: colaboração, notação, oralidade. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Davi Henrique. Processos musicalizadores no carnaval de Belo Horizonte. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Glaydson Benevenutto. A música como ferramenta de transformação social do indivíduo na contemporaneidade. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Alice Valle. Etnografia da roda de choro. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Ricardo Passos. Contribuição dos sistemas mnemônicos para o ensino-aprendizagem da rítmica brasileira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Dossiê pedagógico ´La relève du choro´, preparado para a organização Jeunesses Musicales de France en Franche-Comté, França.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dossier pedagógico sobre o ensino do choro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, Lúcia; MENEGALE, B. ; BIZZOTTO, P. ; MAFRA, F. . Projeto Territórios de Invenção - residências musicais em Minas Gerais. 2016. (Festival).


Artes Visuais
1.
CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M. . Concepção e realização do documentário 'Na levada do choro', com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e da Natura. O DVD foi apresentado na TV Minas e no Festival de Músicas do Mundo em Paris, França.. 2008. Filme.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:37:12