Virgilio Schettino Faria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3125181026148347
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é engenheiro de equipamentos na PETROBRAS / REFINARIA GABRIEL PASSOS e professor assistente da Universidade FUMEC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Virgilio Schettino Faria
Nome em citações bibliográficas
FARIA, V. S.

Endereço


Endereço Profissional
PETROBRAS / REFINARIA GABRIEL PASSOS.
ROD. FERNÃO DIAS KM 427
PETROVALE
32530000 - Betim, MG - Brasil
Telefone: (31) 35294891


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2003
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Modelagem Exergética e Termoeconômica de Centrais de Cogeração Destinadas ao Setor Terciário da Economia com Estudos de Casos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Geraldo Augusto Campolina França.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cogeração; Termoeconomia; Termoelétrica; Combustíveis; Energia; Exergia.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Energia.
2007 - 2007
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 520h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise HAZOP para Explosão de Esfera de GLP em refinaria de petróleo.
Orientador: Andréia Maria Silveira.
2002 - 2005
Graduação em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1996 - 2001
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Equilíbrio de Pressões Estáticas.
Orientador: José Flávio Marques Fonseca.




Formação Complementar


2010 - 2010
Tecnologia de Selagem Mecânica para Equip Rotativo. (Carga horária: 40h).
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
2010 - 2010
Vibrações Mecânicas em Equipamentos Rotativos. (Carga horária: 40h).
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
2010 - 2010
Compressores Centrífugos. (Carga horária: 16h).
Texas A&M University System, TAMU, Estados Unidos.
2008 - 2008
Grandes Máquinas para o Processo de Refino. (Carga horária: 40h).
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
2006 - 2006
Dimensionamento de Bomba de Polpa de Minério. (Carga horária: 40h).
WEIR DO BRASIL LTDA, WEIR, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10
Outras informações
08/2010 - Atual Ensino, Nível: Graduação. Disciplinas ministradas - Geradores a Vapor; - Cogeração de Energia; - Máquinas Elétricas.


PETROBRAS / REFINARIA GABRIEL PASSOS, REGAP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENG. DE EQUIPAMENTOS PLENO, Carga horária: 40
Outras informações
- Projetos de tubulação e caldeiraria (vasos e tanques de armazenamento) para a gerência de transferência e estocagem (TE) da Refinaria Gabriel Passos (REGAP) da PETROBRAS; Acompanhamento dos equipamentos de medição de vazão, pressão e temperatura que afetam o faturamento da refinaria - Manutenção de Equipamentos Dinâmicos da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), como por exemplo, bombas, compressores, turbinas a vapor, compressores, ventiladores, etc. Análise de falhas de equipamentos rotativos. Acompanhamento de manutenção preventiva e preditiva desses equipamentos. Estudos para aumento de confiabilidade das máquinas. Especificação detalhada para compra de bombas, compressores e turbinas. Planejamento da manutenção de rotina e em parada de unidade.


Paul Wurth do Brasil Ltda, PWBR, Luxemburgo.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE PROJETOS JÚNIOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Acompanhamento do desenvolvimento do projeto e a elaboração de especificações técnicas de compra, análise e aprovação de desenhos e documentos técnicos - Coordenar a implantação de empreendimentos dentro dos parâmetros físicos e econômicos planejados (prazos x orçamento). - Coordenar e fiscalizar contratos de prestação de serviços. - Todas essas atividades ligadas ao Projeto de Dessulfuração de Gusa ? KR ? da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST)


CMM ENGENHARIA LTDA, CMM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Verificação de Projeto e Detalhamento de plantas e isométricos de Tubulação. Análise de flexibilidade para sistemas de tubulações. Especificação de bombas, compressores, vasos de pressão, trocadores de calor, válvulas, filtros de linha, juntas de expansão, e demais acessórios de tubulações, etc.


Voesti-Alpine do Brasil Equipamentos Industriais Ltda, VABEI*, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENG. SUPERVISOR DE PROJETOS MECÂNICOS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Especificação e negociação técnica para a aquisição de equipamentos mecânicos, tais como, (Ventiladores, Compressores, Filtro de Mangas, Juntas de Expansão, Dutos, Dampers, Válvulas, Secadores, Vasos de Pressão, Torres de Resfriamento, Bombas, etc.). Projeto, análise e especificação de tubulação para sistema de utilidades (ar comprimido, nitrogênio, argônio, oxigênio, vapor, etc.).


ECM S.A. PROJETOS INDUSTRIAIS, ECM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO MECÂNICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Análise de flexibilidade de tubulações de polpa de minério e de adutoras de água para os seguintes projetos: CVRD / BRUCUTU; VOTORANTIM / TRÊS MARIAS; SAMARCO / GERMANO. - Acompanhamento dos projetos de tubulação conceitual e básico para MINERAÇÃO TABOCA; PROJETO COBRE / CVRD.


Companhia Brasileira de Projetos Industriais, COBRAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO MECÂNICO JÚNIOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Projeto e Cálculo de Flexibilidade da Tubulação de Vapor da Coqueria até a Central Termoelétrica da Açominas; - Cálculo de Flexibilidade do Duto de Despoeiramento da Companhia Paulista de Ferro-Ligas (CVRD) em Santa Rita do Jacutinga; - Cálculo da Temperatura do Processo de Despoeiramento da Companhia Paulista de Ferro-Ligas (CVRD) em Santa Rita do Jacutinga; - Dimensionamento do sistema de bombeamento do Dry Pitt do Alto-Forno da Açominas; - Dimensionamento do sistema de exaustão do refeitório da laminação da Açominas; dentre outras atividades dentro da Açominas. - Projeto do Sistema de Carregamento de Piche no Setor de Carboquímicos da Açominas, incluindo tubulações de vapor, piche, nitrogênio, etc. - Projeto do Sistema de Coleta de Condensados da Tubulação de COG da Aciaria, incluindo o projeto do Vaso de Pressão de coleta.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Analise de viabilidade de produção de Biogás através de resíduos de laticínios em especial o Soro do Leite
Descrição: O projeto de pesquisa pretende avaliar a potencialidade do soro de leite, resíduo em Laticínio e propriedades rurais, como gerador de biogás através de sua fermentação em biodigestores de carga continua. A partir de analises químicas desde o resíduo produzido ate o produto final oriundo da biodigestão, pretende-se definir o por analise qualitativa os melhores métodos de obtenção do biogás e seu ponto calorifico ideal e o potencial fertilizante do produto oriundo ao final da biodigestão dos resíduos aplicados. Baseando-se nesta análise ter-se-á condições de mensurar o poder energético gerado e, por conseguinte alternativas de produção de energia térmica ou elétrica para suprir as necessidades energéticas de um Laticínio independente do seu porte de produção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Virgilio Schettino Faria - Coordenador / Haroldo da Costa Santos Júnior - Integrante / Caroline Ferreira de Souza Mattos - Integrante.
2015 - 2016
Aplicação da Metodologia Termoeconômica para a determinação dos custos de produção de energia elétrica e de vapor em uma usina de Etanol
Descrição: No projeto de pesquisa será feito um estudo comparativo para aplicação da metodologia termoeconômica para determinar os custos de produção de energia elétrica e térmica de uma central de cogeração de energia instalada em uma usina produtora de etanol para comparar estes custos com os valores praticados pelas concessionárias de energia elétrica. Pretende-se, então, com este trabalho, a partir da determinação de tais custos acima relacionados, criar um procedimento de operação otimizada dessa central, ou seja, quando o custo de produção de energia elétrica do sistema for maior que o seu, ela opera auto-produzindo e quando o seu custo de produção de energia for maior que o do sistema ela compra energia...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Virgilio Schettino Faria - Coordenador / Luiz Otavio Araujo Ferreira Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2014 - 2015
Redução de perdas energéticas de uma central de cogeração de energia instalada em uma usina de etanol, baseado em análise exergética
Descrição: Neste trabalho foi apresentada uma modelagem termodinâmica, através da análise energética e exergética de uma central de cogeração de energia instalada em uma usina de açúcar e etanol para verificar o desempenho de cada equipamento, bem como a eficiência global do sistema. A partir dos resultados apresentados, através da análise da segunda lei da termodinâmica é possível identificar os equipamentos onde ocorrem as maiores irreversibilidades. E por final é proposto uma melhoria no sistema para que minimizem essas perdas de energia fazendo com que o sistema opere da forma mais eficiente possível.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Virgilio Schettino Faria - Coordenador / Luiz Otavio Araujo Ferreira Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Aproveitamento da Energia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANCA, G. A. C. ; FARIA, V. S. ; FARIA, V. S. . A Case Study of Exergy Modeling and Thermoeconomics of Cogeneration Plants Aiming the Tertiary Sector. In: 12th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2008, Belo Horizonte. Modelagem exergética e termoeconômica de centrais de cogeração destinadas ao setor terciário da economia com estudos de casos, 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Márcio; FARIA, V. S.. Participação em banca de Márcio Lopes de Resende.Melhoria na Gestão de Resíduos Sólidos do Aeroporto Tancredo Neves. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.

2.
Daniel; FARIA, V. S.. Participação em banca de Daniel Ribas dos Santos.Manutenção Industrial: Análise de Falha em Motor Elétrico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
39th Turbomachinery Symposium. 2010. (Simpósio).

2.
23 Congresso Brasileiro de Manutenção. 2008. (Congresso).

3.
International Workshop World Class Maintenance "The Best Practices". 2008. (Outra).



Outras informações relevantes


1) Membro do GAMSET ? Grupo de Análise e Modelagem de Sistemas Térmicos ? UFMG 
- Área                  Consultoria em Projetos Térmicos     
- Cargo                 Consultor Assistente
- Atividades       Elaboração de modelos computacionais para simulação de   compressores alternativos e análise de esforços; e, simulação de novos compressores para o estudo da viabilidade técnica.

2) Acompanhamento de Balanceamento Dinâmico de Conjunto Rotativo à Alta Rotação em Câmara à Vácuo na empresa MAN TURBO (Oberhausen - Alemanha - 2010)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:42:35