Janaína de Aquino Ferraz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0088857026086833
  • Última atualização do currículo em 04/09/2017


Professora da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP da UnB. Doutora em Linguística pelo PPGL da UnB. Membro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED. Engajada com as novas tendências de ensino, tem larga experiência na modalidade de ensino presencial e a distância. Foi coordenadora da graduação em Letras Português EaD da UnB. Além das atividades de ensino é pesquisadora da área de Análise de Discurso Crítica e orienta alunos de graduação e de pós-graduação em projetos de pesquisa para o ensino de português como segunda língua, que aliem mídias digitais e imagens. Autora de artigos e de livros na área de Análise de Discurso Crítica com ênfase nos seguintes temas: multimodalidade, ensino de segunda língua, ideologia, identidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janaína de Aquino Ferraz
Nome em citações bibliográficas
FERRAZ, Janaína de Aquino

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Departamento de Lingüística, línguas clássicas e vernácula.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910-900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33072119
Fax: (61) 32733681
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Multimodalide e Ensino de Línguas: novas perspectivas discursivas, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Josenia Antunes Vieira.
Palavras-chave: análise do discurso crítica; identidade; ideologia; multimodalidade; semiótica discursiva.
2003 - 2005
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Formação Identitária do Brasileiro: Um Enfoque Multimodal,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Josenia Antunes Vieira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: análise do discurso crítica; discurso; identidade; ideologia; multimodalidade; semiótica discursiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação Superior; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1987 - 1994
Aperfeiçoamento em Inglês Básico.
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
Título: Curso de Inglês. Ano de finalização: 1994.
1999 - 2002
Graduação em Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Bolsista do(a): Unb, PIBIC, Brasil.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Militar de Brasília, CMB, Brasil.
1992 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Militar de Manaus, CMM, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em 1º Curso de Formação de Docentes da UnB. (Carga horária: 30h).
Unb, PIBIC, Brasil.
2001 - 2001
Novos Parâmetros no Ensino de Português do Brasil. (Carga horária: 60h).
Escola de Extenção da Unb, EE/UNB, Brasil.
2000 - 2000
Treinamento para professores. (Carga horária: 20h).
Planet Idiomas, PLANET, Brasil.
1999 - 1999
Técnicas Ativ Exerc Novas Idéias e Dicas no Ensino. (Carga horária: 60h).
Torre de Babel Idiomas, TBI, Brasil.
1998 - 1998
Treinamento para Professores. (Carga horária: 20h).
Wizard Idiomas, WI, Brasil.
1997 - 1997
English As a Second Language Course.
National American University, NAUS, Estados Unidos.
1996 - 1996
Curso de informática. (Carga horária: 40h).
Casa do Ceará, CASA DO CEARÁ, Brasil.
1996 - 1996
Treinamento Para Professores. (Carga horária: 20h).
Casa Americana, CA, Brasil.
1995 - 1996
Conversação Em Inglês.
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação: Fundamentos de Aquisição de Primeira e Segunda Língua; Projeto de Elaboração de Multimeios; Estágio Supervisionado 1 em PBSL Orientadora de monitoria: aluna Marise Fiuza

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como docente das seguintes disciplinas: Linguística Aplicada ao Ensino de PBSL Introdução ao Multimeios Problemas Interculturais Projeto de ELaboração de Multimeios Estágio Supervisionado 1 de LP Estágio Supervisionado 2 de LP Leitura e produção de textos

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No momento em fase de escritura da dissertação e realização do estágio docente, na disciplina Fundamentos de Aquisição de primeira e segunda língua

Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Aluna de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluna de Graduação, Carga horária: 0

Atividades

03/2006 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura 1
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura 2
Introdução ao Multimeios
Leitura e Produção de Textos
Lingüística Aplicada ao Ensino de PBSL
Problemas Interculturais
Projeto de curso: elaboração de multimeios
03/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Aquisição em Primeira e Segunda Língua
03/2004 - 07/2004
Estágios , Departamento de Lingüística, línguas clássicas e vernácula, .

Estágio realizado
Prática docente na disciplina Fundamentos de aquisição de 1ª e 2ª Língua.
08/2000 - 08/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Lingüística, línguas clássicas e vernácula, .

09/1998 - 09/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Lingüística, línguas clássicas e vernácula, .

Linhas de pesquisa
Fonologia

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor/Autor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como co-autor e supervisor da discplina Fundamentos de Linguística da graduação em Letras Português da UAB

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Regência do Ensino Fundamental
Competências Linguísticas e Midiáticas
Fundamentos de Lingüística

Centro de Educação a Distância - UnB, CEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora do curso de especialização do GDF, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou na orientação de 15 alunos da especialização para professores do Ensino Médio da SEDUC DF

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Tutora de educação à distância, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso de Redação Oficial do Minc, Carga horária: 8

Atividades

09/2005 - 07/2006
Ensino, Curso de redação Oficial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Redação Oficial

Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da Graduação, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Letras - Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Estágio Supervisionado em Língua Estrangeira
Fundamentos de Lingüística 1
Fundamentos de Lingüística 2
Processos de Leitura e Escrita
TCC- Elaboração de Projeto
TCC- Redação e Defesa

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-graduação, Carga horária: 8

Atividades

10/2007 - 12/2009
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica

Instituto de Ensino Superior de Samambaia, IESA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

03/2005 - 07/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ensino superior de Samambaia, .

03/2005 - 07/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Educação e Tecnologia
Sintaxe
03/2005 - 07/2006
Extensão universitária , Instituto de Ensino superior de Samambaia, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Atualização em Língua Portuguesa - CALP.

Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do Curso de Pós-graduação em Dentística, na disciplina Normas Técnicas de Monografia

Atividades

03/2005 - 06/2005
Ensino, Especilaização em Dentística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Normas Ténicas de Monografia

Embaixada da Guiana, EG, Guiana.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de português do corpo diplomático, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de português do corpo diplomático da Embaixada da Guiana

Atividades

07/2005 - 07/2006
Ensino, Curso de português língua estrangeira, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Português instrumental

Embaixada dos Estados Unidos da América, AMERICAN EMBASSY, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Language instructor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no ensino de português para o corpo diplomático, asim como organização de cursos e projetos voltados para o ensino do português para as famílias americanas residentes em Brasília.

Atividades

06/2002 - 01/2003
Ensino, Português para estrangeiros, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Português para estrangeiros

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora de Português, Carga horária: 8
Outras informações
Integrante da equipe de elaboração de itens para provas de português do SESC - ensino fundamental 1º nível

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 8
Outras informações
Integrante da equipe de professores responsáveis pela elaboração de itens para provas de português do SESC - ensino fundamental - 1º segmento

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaboradora de itens, Carga horária: 8

Atividades

07/2004 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNESCO, .

Cargo ou função
Consultora.

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Equipe de correção de provas do vestibular, Carga horária: 4

Atividades

11/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Serviço realizado
Correção de provas do vestibular de 2003.


Linhas de pesquisa


1.
Letramento
2.
Análise do Discurso
3.
Fonologia
4.
identidade
5.
análise do discurso


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Mídias digitais para o ensino de português como segunda língua: cenários atuais e novas perspectivas
Descrição: Projeto de Iniciação científica voltado à pesquisa sobre o ensino de português como segunda língua que envolva o uso de mídias digitais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Referencial Multimodal de Elaboração de Material Didático para o Ensino de Segunda Língua
Descrição: O projeto aqui apresentado refere-se à referencial de elaboração de material didático para o ensino segunda língua. Este referencial multimodal tem como cerne oferecer parametro para a produção de mídias e materiais didáticos de ensino de segunda língua. O referencial consistirá de um conjunto de parâmetros linguísticos e multimodais que guiam a lógica organizacional de materiais para o ensino de segunda língua. Isso possibilitará o reconhecimento da natureza de cada material. Com descrição pormenorizada (review) de materiais já desenvolvidos e outros que podem ser desenvolvidos de acordo com esses parâmetros, de maneira a possibilitar o acesso a diferentes alternativas da tecnologia para o ensino de línguas. Para ilustrar como o desenvolvimento de um referencial multimodal para o ensino de segunda língua pode contribuir para a integração dos trabalhos acadêmicos, cito hoje a grande dificuldade de consulta a materiais produzidos de acordo com as demandas específicas de cada público-alvo, em especial, naqueles destinados ao ensino de português como segunda língua para surdos, estrangeiros e indígenas. Sem um canal de divulgação e compartilhamento adequados, o acesso a esse material por parte de alunos de graduação em Letras, ou a comunidade externa de professores de línguas estrageiras restringe-se a pequenos grupos. Ressalto que na UnB, o ensino de língua materna e de segunda língua é de responsabilidade do Insituto de Letras. Assim, o referencial de elaboração multimodal poderá futuramente servir de base para o desenvolvimento de um banco de mídias, um espaço virtual de compartilhamento e download de diferentes tecnologias desenvolvidas para o ensino de línguas e que poderá contar com a colaboração de professores, pesquisadores, alunos de graduação e ós-graduação que tenham interesse na pesquisa sobre a elaboração de material didático para o ensino de línguas.O referencial contará com ferramentas de review que serão produzidas com base nos preceitos da Teoria da Multimodalidade. Vale lembrar que este referencial poderá ampliar a discussão e a orientação sobre como os métodos e as técnicas das TICS podem ser de fato inseridos pedagogicamente em ambiente escolar. O compartilhamento da produção das mídias será uma forma de se evitar o atraso funcional de um ensino obsoleto, distante da realidade que nos cerca. Entendo que a inserção das chamadas TICS no âmbito da pesquisa na UnB pode ser um diferencial na formação de futuros pesquisadores, capazes de lidar de forma crítica e reflexiva com tecnologias diversas em sua prática profissional, bem como despertar o interesse dos alunos na pesquisa por novos meios de elaboração de materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
A multimodalidade e o ensino de línguas: novas perspectivas discursivas
Descrição: Pesquisa de doutorado concluída.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
A formação identitária do brasileiro: um enfoque multimodal
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Práticas Socias de Letramento no contexto familiar e escolar
Descrição: Estudo das redes de letramento presentes em salas de aula de primeira a quartas séries em escolas públicas e particulares do Distrito Federal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Janaína de Aquino Ferraz - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1998 - 1999
A independência e a autonomia da aquisição da língua escrita da aquisição da língua oral
Descrição: Estudo fonológico de casos de alunos em processo de aquisição de lingua escrita, estudantes de escolas públicas do DF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Janaína de Aquino Ferraz - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Projeto Residência Artística
Descrição: Projeto de desenvolvimento de atividades na área de artes, em que se incentiva a autonomia e o protagonismo de profissionais em formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
I Encontro Nacional de Cineastas e Produtoras Negras
Descrição: Evento cadastrado no Decanato de Extensão da Universidade de Brasília como parte de atividades do Centro de Convivência Negra..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Janaína de Aquino Ferraz - Coordenador.
2005 - 2005
Curso de Atualização em Língua Portuguesa - CALP
Descrição: Projeto de extensão do curso de Letras do IESA, com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar o conhecimento da modalidade formal da Língua Portuguesa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaína de Aquino Ferraz - Coordenador.Financiador(es): Instituto de Ensino Superior de Samambaia - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Discursos Contemporâneos em Estudo
2014 - Atual
Periódico: Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista CEJ (Brasília)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Professora homenageada da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua, Universidade de Brasília.
2009
Professora Paraninfa da turma de Letras Português-Inglês, Faculdades Michelangelo.
2008
Professora homenageada do curso de Letras Português- Inglês, Faculdade Michelangelo.
2008
Professora homenageada da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua, Universidade de Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRAZ, Janaína de Aquino2016FERRAZ, Janaína de Aquino; ALMEIDA, C. C. L. . Ressemiotização de textos literários em livros didáticos de português brasileiro para estrangeiros: uma análise multimodal. Revlet- Revista Virtual de Letras, v. 8, p. 178-196, 2016.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino2016FERRAZ, Janaína de Aquino; CASTRO, G. P. . Ação docente na utilização de textos multimodais no ensino de português língua estrangeira: uma análise crítico-discursiva. Revista Letra Capital, v. 1, p. 141-162, 2016.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino2016FERRAZ, Janaína de Aquino; GALVAO, R. Q. . A cultura da convergência e as práticas discursivas em publicações oficiais da Câmara dos deputados do Brasil: um estudo multimodal diacrônico. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 11, p. 179-200, 2016.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino2013FERRAZ, Janaína de Aquino; CASTRO, G. P. . A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE PARA O DESENSOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Desempenho, v. 11, p. 12, 2013.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino2011FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira . Percursos e avanços do texto multimodal: novas perspectivas na contemporaneidade. Revista Discursos Contemporâneos em Estudo, v. 1, p. 9-23, 2011.

6.
FERRAZ, Janaína de Aquino2011FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira . Multimodalidade: contato entre diferentes semioses em livros didáticos. Papia (Brasília), v. 21, p. 135-150, 2011.

7.
FERRAZ, Janaína de Aquino2007FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira ; VILLAS BOAS, L. L. . A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO COM TEXTOS MULTIMODAIS NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), v. 10, p. 1-10, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino; VIEIRA, J. A. ; PAIVA, C. G. ; ANDRADE, E. C. Q. ; SILVA, F. C. O. . Discurso, Identidade e Gênero. 1. ed. Brasília: Movimento, 2015. v. 1. 448p .

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Marcia Elizabeth Bortone . Construindo Leituras e Escritas. 1. ed. Brasília: CEAD-FUB, 2010. v. 4. 42p .

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Ribeiro ; BRITO, S.A. . Aspectos gerais da redação oficial. 1. ed. Brasília: FUB-CEAD, 2010. v. 1. 63p .

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Ribeiro ; BRITO, S.A. . Análise e produção textual de outros gêneros administrativos. 1. ed. Brasília: CEAD-FUB, 2010. v. 1. 52p .

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira ; ROCHA, H. ; SILVA, F. C. O. . Olhares em Análise de Discurso Crítica. Brasília: CEPADIC, 2009. v. 1. 236p .

6.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira ; ROCHA, H. ; MAROUN, C. R. G. B. . Reflexões sobre a Língua Portuguesa: uma abordagem multimodal. 1. ed. Petrópólis: Vozes, 2007. v. 2000. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Um olhar multimodal sobre website de ensino de português para falantes de outras línguas. In: SÁ, Rubens Lacerda de; GUEDES, Sônia Margarida Ribeiro. (Org.). Português para falantes de outras línguas: materiais didáticos, formação de professores e ensino de gramática. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 10-30.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; CESARINO, F. N. . O português e o espanhol na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia: aspectos culturais, linguísticos e identitários de três nacionalidades em contato. In: ALVAREZ,Maria Luisa Ortiz; GONÇALVES, Luis. (Org.). O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 563-583.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Referencial Multimodal para o ensino de português como língua estrangeira: o desenvolvimento de mídias digitais. In: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz; GONÇALVES, Luis. (Org.). O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 499-522.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A formação identitária do brasileiro: um enfoque multimodal. In: Josenia Antunes Vieira; André Lúcio Bento. (Org.). Discurso Identidade e Gênero. 1ed.BRASÍLIA: Movimento, 2015, v. 1, p. 363-446.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Percursos e avanços da Licenciatura em Letras -Português EaD na UnB. In: Maria Lidia Bueno Fernandes. (Org.). Trajetórias das Licenciaturas UnB. 1ed.brasília: UnB, 2012, v. 1, p. 221-240.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A PALAVRA ESTRATÉGICA DO PROCURADOR-GERAL. Cooreio Braziliense, Brasília, p. 4 - 4, 04 ago. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
EUZEBIO, U. ; FERRAZ, Janaína de Aquino . INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL: reflexões sobre políticas públicas de ações afirmativas para estudantes indígenas. In: 3 Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, 2015, Manaus-AM. Educação, Interculturalidade e Ambiente na Pan-Amazônia e Caribe. Manaus-AM: UFAM, 2015. p. 1-10.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; CESARINO, F. N. ; EUZEBIO, U. . LÍNGUAS EM CONTATO NA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: ASPECTOS INTERCULTURAIS. In: 3 Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, 2015, Manaus -AM. Edicação, interculturalidade e ambiente na Pan- Amazônia e Caribe. Manaus-AM: UFAM, 2015. p. 1-11.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A importância da multimodalidade na formação do docente de português como segunda língua. In: II SIELP, 2011, Uberlândia-MG. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 1. p. 408-417.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Gêneros multimodais: novos caminhos discursivos. In: VIII Encontro Nacional de Linguagem Verbal e Não Verbal, 2008, São Paulo. Estudos do Discurso: diferentes perspectivas. São Paulo: Ideia, 2008. p. 1-14.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira . Perspectivas multimodais para o ensino de línguas. In: VII Congreso Latinoamericano de Estudios del Discurso, 2007, Bogotá. Horizontes de Sentido. Venezuela: Editorial Latina, 2007. v. 4. p. 68-79.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A importância da multimodalidade na formação do docente de português como segunda língua. In: II SIELP, 2011, Uberlândia-MG. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 1. p. 408-417.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A Multimodalidade Textual em Português Língua Estrangeira. In: 3º Simpósio de Língua e Literatura do UniCEUB - encontro de cultura luso-afro-brasileira, 2005, Brasília. 3º Simpósio de Língua e Literatura do UniCEUB - encontro de cultura luso-afro-brasileira. Brasília: Gráfica do Uniceub, 2005.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Multimodalidade e ensino. In: III simpósio de Língua e de Literatura do UniCEUB - Econtro de Cultura Luso-Afro-Brasileira, 2005, Brasília. III Simposio, 2005.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino. O texto multissemiótico no ensino de português como língua estrangeira. In: Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade, 2004, Uberlândia. O Texto Multissemiótico no Ensino de Português como Língua Estrangeira. Uberlândia: Imprensa Universitária/ Gráfica UFU, 2004.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A Multimodalidade Textual em Livros didáticos de PLE. In: VII ENIL e I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica, 2004, Brasília. VII ENIL e I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica. Brasília: Editora UnB, 2004.

6.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A Multimodalidade Textual em Livros Didáticos de Português para Estrangeiros. In: International Conference on Critical Discourse Analysis, 2004, Valencia. Anais do International Conference on Critical Discourse Analysis, 2004. v. 01. p. 34-35.

7.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Práticas sociais de letramento de alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. In: II Congreso e V Coloquio da Asociasion Latinoamericana de EStudios del Discurso, 2003, Puebla. Práticas sociais de letramento de alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, 2003.

8.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Práticas sociais de letramento no contexto familiar e escolar. In: 7º Congresso de iniciação científica da Universidade de Brasília, 2001, Brasília. Práticas sociais de letramento no contexto familiar e escolar. Brasília: Editora UnB, 2001. v. Vol 1. p. 388-388.

9.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Práticas Sociais de Letramento no contexto familiar e escolar. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Práticas Sociais de Letramento no contexto familiar e escolar. Salvador: Editora UFBA, 2001. v. vol 1.

10.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A independência e a autonomia da aquisição da língua escrita da aquisição da língua oral. In: 5º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 1999, Brasília. A independência e a autonomia da aquisição da língua escrita da aquisição da língua oral. Brasília: Editora UnB, 1999. v. Vol 1. p. 388-388.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira . Multimodalidade: contato entre diferentes semioses em livro didático de PBSL. Papia (Brasília), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino; RIBEIRO-AYA, O. M. ; IVO, E. A. O. . QUEM É O PROFESSOR NO ENSINO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA? REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NUMA SALA DE AULA SEM PAREDES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Linguagens, Mídias e Interatividade na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A multimodalidade na sala de aula de PBSL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Texto, imagem e cultura na sala de aula de PLE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Introdução ao Latim (Vol. I): textos para alunos de Letras EaD. Brasília, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
FAIRCLOUGH, Norman ; FERRAZ, Janaína de Aquino ; Vieira . Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora UnB, 2001. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Consultor Pedagógico - área de Língua Portuguesa. 2008.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Consultor Pedagógico - área de Língua Portuguesa. 2007.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Consultor Pedagógico- área de Língua Portuguesa. 2006.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Consultor Pedagógico - área de Língua Portuguesa. 2006.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino. COnsultor Pedagógico - área de Português como Segunda Língua. 2006.

6.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Elaboração de itens para provas de português fundamental. 2005.

Produtos tecnológicos
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Metodologia e prática do Ensino de Língua Estrangeira. 2009.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino. TCC- Elaboração de Projeto de pesquisa. 2008.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Processos de Leitura e Escrita. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino; ROCHA, H. ; BENTO, A. L. . Gramática Visual: proposta de análise de textos verbais e não verbais. 2015.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; SILVA, F. C. O. . Curso de Atualização em Língua Portuguesa - CALP. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERRAZ, J. A. ; FERRAZ, Janaína de Aquino . A Linguagem Escrita no ambiente virtual de aprendizagem. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Língua Portuguesa e Redação Oficial - ''de olho na língua (gem): O português Brasileiro e (Novo) Acordo Ortográfico''. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Ribeiro . Oficina de Produção de Textos: competências linguísticas e midiáticas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina EAD).

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Elaboração de Conteúdo de Referência para Material Didático de EAD. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina EAD).

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Estágio Supervsionado em Regência do Ensino Fundamental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina EAD).

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Curso de Português Avançado. 2009. .

6.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2009. .

7.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Português Avançado. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Português).

8.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina EAD).

9.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Marcia Elizabeth Bortone . Oficina de Produção Textual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FERRAZ, Janaína de Aquino. TCC- Elaboração de Projeto de Pesquisa. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina EAD).

11.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Processos de Leitura e Escrita. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina EAD).

12.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Curso de Atualização em Língua Portuguesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Inglês Instrumental. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para curso de línguas).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Multimodalidade textual. 2010 (Vídeo-aulas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino; VIEIRA, V. C.. Participação em banca de Thaiza de Carvalho dos Santos. Movimentos Sociais em Rede: uma aproximação das ações sociodiscursivas do "Movimento Brasil Livre". 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; SILVA, F. C. O.. Participação em banca de Rodrigo dos Santos Camilo. Análise discursiva da representação social da presidenta da República e sua relação dialética com a mídia digital Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Adriana Demite Stephani. Atividades de leitura literária no ensino médio de Brasília: um estudo em perspectiva dialógica. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Jeane Antonio Pedrozo. Representação do povo brasileiros em livros de português como segunda língua. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Carolina Alvim Ferreira. Mudanças Sociais e mudanças discursivas: processos de recontextualização da literatura clariceana no ciberespaço. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Rodrigo Albuquerque Pereira. Polidez Brasileira: a apropriação de estratégias de modalização de atos impositivos por falantes de espanhol. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; SOARES, N. M. M.. Participação em banca de Neiva Maria Machado. Discurso Verde: Reposicionamento discursivo das marcas. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
GOMES, D. M.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Luísa Barbosa de Lima. Problemas linguísticos em disléxicos: identificção e superação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino; CORREA, V. R.. Participação em banca de Alexandre Andrade Lopes. Os efeitos de sentido na transcrição e retextualização em gênero textual religioso multimodal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; ROCHA, H.. Participação em banca de Helena Ferreira Pimenta. A viagem de Chihiro: uma análise das práticas discursivas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino; CORREA, V. R.. Participação em banca de Lygia do Socorro Athayde dos Santos. Entrevista televisiva de estrelas: degravação, retextualização. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino; CORREA, V. R.. Participação em banca de Nelson Nascimento da Rocha. O pronome se como índice de indeterminação do sujeito no português do Brasil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Elaine de Sousa Silva Vogado. O Ensino de Inglês para alunos com deficiência au. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio) - Universidade de Brasília.

6.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Klélia Lúcia Ramos Rodrigues. A contribuição da música enquanto recurso facilitador na aquisição da língua estrangeira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio) - Universidade de Brasília.

7.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Lenice Cândida Fernandes Pereira. Dificuldades no Ensino da Língua Inglesa no Contexto do Ensino Médio Público do DF: Estudo de Caso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Suárez, J P; FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Maria José de Almeida Andrade.As ambiguidades do português do Brasil causadas pela polissemia e estrutura das palavras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Suárez, J P. Participação em banca de Ndja Raquel Gonçalves Teodoro Lemes.O predomínio da função conativa/apelativa na propaganda comercial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Suárez, J P. Participação em banca de Patrícia Alves Medeiros e Carvalho.A norma culta e uma abordagem crítica do livro preconceito linguistico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Suárez, J P. Participação em banca de Zani Silva de Moraes Borges.Um estudo de uma variedade sem prestígio: a estigmatização da língua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

5.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Suárez, J P. Participação em banca de Susiane de Albuquerque Teixeira.As dificuldades dos alunos brasileiros causadas pela proximidade entre o português e o espanhol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

6.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Graziella Batista Santos.Afetividade: elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

7.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Ivanilde dos Santos.Análise do vocabulário como recurso de compreensão textual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

8.
FERRAZ, Janaína de Aquino; GOMES, P. V. N.. Participação em banca de Rita de Cássia de Assis Souza.A utilização de textos jornalísticos no ensino de Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

9.
FERRAZ, Janaína de Aquino; GOMES, P. V. N.. Participação em banca de Josemar Salviano da Silva.A Língua Inglesa no comércio brasiliense: ocorrência de estrangeirismo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

10.
FERRAZ, Janaína de Aquino; GOMES, P. V. N.. Participação em banca de Priscila Campos de Souza Silva.Análise Semântica das Formas Nominais em Bulas de Medicamentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

11.
FERRAZ, Janaína de Aquino; GOMES, P. V. N.. Participação em banca de Jairo Pereira Martins.O uso da onomatopéia nas histórias em quadrinhos com enfoque nas criações de Maurício de Souza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

12.
FERRAZ, Janaína de Aquino; GOMES, P. V. N.. Participação em banca de Camilla Cardoso Crivelaro.Neologismos na mídia on line. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

13.
FERRAZ, Janaína de Aquino; GOMES, P. V. N.. Participação em banca de Jacyane Araújo da Silva.Análise das atividades propostas pelo PNLD 2006 com a utilização do dicionário na 4ª série do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

14.
FERRAZ, Janaína de Aquino; GOMES, P. V. N.. Participação em banca de Veraluce Corado Gomes.Reflexos da oralidade em textos dissertativos de alunos do 2 ano do Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo.

15.
Silveira; FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Iracema Villas Boas Silveira.Fala e escrita: conflitos no ambiente escolar?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília.

16.
Carvalho; FERRAZ, Janaína de Aquino. Participação em banca de Renata Cláudia S. Laviola de Carvalho.Linguagem e persuasão: o poder da mídia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília.

17.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Guedes. Participação em banca de Dyanna Guedes.Aprender e ensinar com gêneros discursivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Alves; Ribeiro. Seleção de Tutores Presenciais do Curso de Letras EaD Edital 45/2012. 2012. Universidade de Brasília.

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Alves; Ribeiro. Seleção de Secretário(a) temporário(a) do Curso de Letras EaD edital 14/2012. 2012. Universidade de Brasília.

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Ribeiro; Alves. Edital de Seleção para tutores a distância do Curso de Letras EaD/UnB. 2012. Universidade de Brasília.

4.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Alves. Seleção de tutores do curso de Letras UAB-UnB. 2010. Universidade Aberta do Brasil.

Outras participações
1.
CHACON, T.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Edital de Seleção de Mestrado e Doutorado para residentes no exterior. 2016. Universidade de Brasília.

2.
SOARES, N. M. M.; FERRAZ, J. A.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Comissão Examinadora da Defesa de Tese de Doutorado. 2013. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Encontro de Políticas Públicas para o Pan-Amazônia e Caribe.LÍNGUAS EM CONTATO NA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: Aspectos interculturais. 2015. (Encontro).

2.
FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS DO CENTRO-OESTE.FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS DO CENTRO-OESTE. 2014. (Outra).

3.
Inclusão e Apoio Pedagógico: Estratégias Didáticas de Sucesso No No Sistema Colégio Militar do Colégio Militar do Brasil.Inclusão e Apoio Pedagógico: Estratégias Didáticas de Sucesso No No Sistema Colégio Militar do Colégio Militar do Brasil. 2014. (Outra).

4.
15 anos do Curso de Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua.Encontro de professores formados no Curso de PBSL: relato de experiências dos ex-alunos. 2013. (Encontro).

5.
Curso de Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2015 - Curso.Curso de Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2015 - Curso. 2013. (Outra).

6.
II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação. Linguagens, Mídias e Interatividade na Educação. 2013. (Congresso).

7.
OFICINA DE PRODUÇÃO MULTIMODAL: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS.OFICINA DE PRODUÇÃO MULTIMODAL: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS. 2013. (Outra).

8.
X Congresso ALED - Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. QUEM É O PROFESSOR NO ENSINO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA? REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NUMA SALA DE AULA SEM PAREDES. 2013. (Congresso).

9.
Curso de Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2012 - Curso.Curso de Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2012 - Curso. 2012. (Outra).

10.
Décimoquinto congreso internacional de humanidades, palabra y cultura en américa latina: herencias y desafios. Quien es el maestro en la ensñanza universitaria a diancia? reflexiones. 2012. (Congresso).

11.
Décimoquinto congreso internacional de humanidades, palabra y cultura en américa latina: herencias y desafios. el coordenador del curso de postgrado a distancia: la presencia que articula. 2012. (Congresso).

12.
Jornada Acadêmica do curso de Letras.tecnologias digitais para composição de significados na contemporaneidade.. 2012. (Outra).

13.
TRAJETÓRIAS DO CURSO DE LETRAS NOS CAMINHOS CAMINHOS DA EAD: I SEMINÁRIO - EVENTO.TRAJETÓRIAS DO CURSO DE LETRAS NOS CAMINHOS CAMINHOS DA EAD: I SEMINÁRIO - EVENTO. 2012. (Outra).

14.
II SIELP.A importância da multimodalidade na formação do docente de português como segunda língua. 2011. (Simpósio).

15.
III Colóquio ALED Brasil.Multimodalidade e Segunda Língua em Ambientes Online. 2010. (Outra).

16.
IX CONSIPLE. A multimodalidade na sala de aula de PBSL. 2010. (Congresso).

17.
Semana de Letras da UniDF.O Ensino de Língua Portuguesa para Surdos. 2010. (Seminário).

18.
V Encontro Presencial de Reflexão Pedagógica.A Elaboração de Disciplinas e Guias no Ambiente Virtual. 2010. (Encontro).

19.
O discurso pela perspectiva sistêmico-funcional: os significados além da oração". 2009. (Oficina).

20.
Oficina do Projeto: Referenciais Curriculares Nacionais de Graduação.Bases Curriculares da Licenciatura em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua. 2009. (Oficina).

21.
Semana Acadêmica de Letras e Pedagogia.Acordo Ortográfico. 2009. (Seminário).

22.
II Colóquio da ALED Regional no Brasil. O lugar da multimodalidade nos estudos discursivos. 2008. (Congresso).

23.
II Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino.PERCURSOS E AVA NÇOS DO TEX TO M ULTI MODAL : novas perspectivas para o ensino de línguas. 2008. (Simpósio).

24.
VIII Encontro Nacional de Linguagem Verbal e Não Verbal.Gêneros Multimodais: novos caminhos discursivos. 2008. (Encontro).

25.
VII Congreso Latinoamericano de Estudios del Discurso. Perspectivas multimodais para o ensino de línguas. 2007. (Congresso).

26.
VII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Texto, imagem e cultura em sala de aula de PLE: a multimodalidade em questão. 2007. (Congresso).

27.
III simpósio de Língua e de Literatura do UniCEUB - Econtro de Cultura Luso-Afro-Brasileira.A Multimodalidade Textual: um Enfoque Discursivo. 2005. (Simpósio).

28.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. A Multimodalide Textual: um Enfoque Discursivo. 2005. (Congresso).

29.
I Encontro de Letras da Faculdade Cenecista de Brasília.A Multimodalidade em livros didáticos de Português para Estrangeiros. 2004. (Encontro).

30.
II Encontro Brasiliense de Estudantes de Letras.A Multimodalidade Textual em PLE. 2004. (Encontro).

31.
I Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso: Sujeito, Memória e Identidade.O Texto Multissemiótico no Livro Didático de PLE. 2004. (Seminário).

32.
I Simpósio Internacional de Análise de discurso Crítica.A Multimodaliade em PLE. 2004. (Simpósio).

33.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Lingüística.A Multimodade Textual em Livros Didáticos de Português Lingua Estrangeira. 2004. (Seminário).

34.
VII Encontro Nacional de Interação em ´Linguagem Verbal e Não- Verbal.A Multimodalidade Textual em PLE. 2004. (Encontro).

35.
II Congresso e V Coloquio da Asociacion Lationoamericana de Estudios del discurso. II Congresso e V Coloquio da Asociacion Lationoamericana de Estudios del discurso. 2003. (Congresso).

36.
53ª Reunião anual da SBPC. Práticas sociais de letramento no contexto familiar e escolar. 2001. (Congresso).

37.
7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. 2001. (Congresso).

38.
Curso.Curso Aperfeiçoamento de docentes para o ensino de português como segunda língua. 2001. (Outra).

39.
Mesa redonda.Mesa redonda Redes de letramentos: uma prática social. 2001. (Outra).

40.
Brasil:500 anos de descobertas literárias. 2000. (Simpósio).

41.
Leituras brasileiras: itinerários no pensamento social e na literatura. 2000. (Seminário).

42.
V Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal. 2000. (Encontro).

43.
5º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. A autonomia da aquisição da língua escrita da aquisição da língua oral. 1999. (Congresso).

44.
IV ENIL. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Mostra de Cursos Semana de Extensão UnB. 2010. (Exposição).

2.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira ; Silva, Denise H. G. . III ENIL. 2001. (Congresso).

3.
FERRAZ, Janaína de Aquino; Vieira . II SIPLE. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gizele Santos de Araújo. Análise multimodal de ambiente virtual de aprendizagem de língua portuguesa. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Eduardo Brasil Braga. Hello, Kit: um estudo sobre a cultura surda em materiais didáticos de escola bilíngue português escrito-libras do DF. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Larisse Lázaro Santos Pinheiro. A Multimodalidade no Livro didático de espanhol. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Católica de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Roberto Rodrigues Filho. Mídias digitais no ensino de Português escrito para Surdos. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eduardo Brasil Braga. Hello, Kit: um olhar cultural, identitário e multimodal sobre a produção de materiais didáticos na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBLPE), no Distrito Federal. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

2.
GLAUBER RODRIGUES DE QUEIROZ. Multimodalidade em MD de PLE. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

3.
Rosane Queiroz Galvão. Do logocentrismo a Multimodalidade: analise de midia politico institucional da Camara dos Deputados. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

4.
Camila Cynara Lima de Almeida. A inserção de textos literários em LDs de PLE. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, . Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

5.
Fernando Fidelix Nunes. O uso de recursos semióticos em videoclipes: novas perspectivas para a Análise de Discurso Crítica. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

6.
ÁLVARO GOMES DE LIMA RIBEIRO. REPENSANDO PARÂMETROS LINGUÍSTICOS PARA A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS EM ESCOLAS DO DF. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Soares Duhau. A Intertextualidade nas Capas de Playboy. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

2.
Ana Letícia Barreto. Ideologia e Poder no ciberespaço: uma análise multimodal do discurso da Polícia Militar do DF em seu sítio corporativo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

3.
Angélica Galvão Ribeiro. A construção identitária de Lula por meio da multimodalidade: uma análise das transformações na imagem de Lula em sua trajetória política. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

4.
Celso Alexandre Ramos de Souza. A perspectiva discursiva e multimodal das cartilhas educativas da Polícia Militar do DF. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

5.
Geovani de Souza Carvalho. Galinho de Brasília: análise discursiva da abordagem do Correio Braziliense. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

6.
João Roberto Eliseu Filho. Cinema, História e Religião: aspectos discursivos de Faroeste Caboclo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

7.
Patrícia Maria Jacob Pereira. "Who's bad?" A construção identitária do ídolo Michael Jackson em três diferentes gêneros discursivos da atualidade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

8.
Ariane Emílio Kloth. Análise semiótica e polifônica de discurso jurídico decisório no caso "teste de honestidade". 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

9.
Josi dos Santos. O discurso da mídia impressa e a formação de identidade: uma abordagem semiótica. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

10.
Lene Regina de Oliveira Pontes Neto. Estudo semiótico do discurso publicitário: um olhar crítico sobre as campanhas de escola particular do DF. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

11.
Carlos Alberto Santos da Silva. Renúncia de Antônio Carlos Magalhães: aspectos ideológicos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

12.
Carlos Alberto Santos da Silva. Renúncia de Antônio Carlos Magalhães: aspectos ideológicos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

13.
Karla Mancilha Borges Onofre. A narrativa construída no gênero diário: um estudo comparativo dos diários pessoais offline X online. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

14.
Estela Magda Frechiani. A prática da linguagem escrita em ambientes virtuais: os Blogs. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

15.
Maria das Graças Araújo e Silva. Lula: um retrato da mídia impressa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

16.
Antônio Luiz Ferreira da Veiga. O emprego da multimodalidade em outdoors. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

17.
Eliana Brant Rocha de Faria. Aspectos ideológicos do discurso da mídia impressa na formação identitária da senadora Heloisa Helena. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

18.
Marlúcia Fernandes da Silva. Revisão do discurso político: um recorte ideológico. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Ribeiro de Olivera. Os Jogos no Ensino de Língua Inglesa na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

2.
Lauane Lins Ferraz. Os Mitos do Bilingüismo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

3.
Carla Cristina Ramalho de Farias e Souza. Educação Bilíngüe Atual: uma visão da LA sobre a aquisição bilíngüe na infância. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

4.
Denize Canedo da Cruz. A Literatura como Instrumento de Revelação da Hipocrisia Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

5.
Jaildo Venturim. A Análise do Discurso em o Homem Feito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

6.
Adriana Tavares de Sousa. Estratégias Discursivas presentes no Gênero Primeira Página: um estudo sobre a influência da mídia impressa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

7.
Vidiane Casimiro da Silva. A influência dos estrangeirismos na mídia brasileira impressa: um estudo sobre a evolução da Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

8.
Rodrigo Melo Cardoso. O ensino da gramática normativa e seu papel no preconceito lingüístico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

9.
Tatiane Borges. O Processo de Estigmatização de Uma Variedade Lingüística por Influência da Mídia Televisiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

10.
Rozana Carla Gonçalves da Costa. Ensino de Língua Portuguesa no Nível Fundamental: da proposta dos PCN à realidade escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

11.
Angélica Galvão Ribeiro. O ensino da Língua Portuguesa para o aluno surdo no contexto do ensino fundamental: a importância da abordage crítica do docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

12.
Diogo de Carvalho Baldacci. A leitura da Graduação e a Graduação da Leitura: análise da ocorrência das práticas de leitura textual realizadas no DF, por pessoas graduadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

13.
Sabrina Karolina Coelho. Formação de Leitores no Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

14.
Aryane Coelho de Sena. Ensino de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries: um estudo sobre a distância entre a proposta dos PCN e a tradição da gramática normativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

15.
Mariana Noleto Siqueira. A interferência da oralidade na escrita: análise de produções escritas de alunos da 5ª série do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

16.
Elisângela Costa Amaro. O uso da concordância verbal na mídia escrita aliado ao preconceito lingüístico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

17.
Helder Gomes Rodrigues. A Tendência proclítica do pronome no português brasileiro na língua escrita. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

18.
Kátia Ribeiro Ernesto. A formação lexical do português do Brasil: a influência do tupi. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

19.
Edna Moreira Nunes de Barros. A Morte e A Morte de Quincas Berro D?água: análise da construção narrativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

20.
Walkyria Gabarão. A Transição entre o Romantismo e o Realismo em Inocência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

21.
Daniela Alves de Lima Paiva. Gramática normativa e dialeto caipira: um estudo sobre a validade lingüística de outras normas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Faculdade Michelangelo. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

Iniciação científica
1.
Camila Varela. Mídias digitais no ensino de Português escrito para indígenas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

2.
Lucas Correia. Mídias digitais no ensino de Português escrito para estrangeiros. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

3.
Carolina Ferreira Alvim. Redes sociais no ensino de português como segunda língua: parâmetros multimodais de elaboração. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª) - Universidade de Brasília, Unb. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

4.
Guilherme dos Reis Rodrigues. A elaboração de mídias para o ensino de português como segunda língua: blogs e sites nas práticas de sala de aula. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª) - Universidade de Brasília, Unb. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Fernandes. Monitoria de Estágio Supervisionado em PBSL 1. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras PBSL) - Unb. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

2.
Carolina Rodrigues. Monitoria de Estágio Supervisionado em PBSL 2. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras PBSL) - Unb. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

3.
Lília Campos. Monitoria em Projeto de Elaboração de Multimeios. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras PBSL) - Unb. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

4.
Marise Fiuza. Monitoria de Fundamentos de Aquisição de primeira e segunda língua. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª) - Universidade de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

5.
Carolina Mikaella Bardella. Monitoria de Fundamentos de Aquisição de 1ª e 2ª Língua. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª) - Universidade de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.

6.
Christiane da Silva Dias. Monitoria em Linguística Aplicada em Português do Brasil em Segunda Língua. 2007. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras Portugês do Brasil Como 2ª) - Universidade de Brasília. Orientador: Janaína de Aquino Ferraz.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino2016FERRAZ, Janaína de Aquino; ALMEIDA, C. C. L. . Ressemiotização de textos literários em livros didáticos de português brasileiro para estrangeiros: uma análise multimodal. Revlet- Revista Virtual de Letras, v. 8, p. 178-196, 2016.


Livros e capítulos
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. Percursos e avanços da Licenciatura em Letras -Português EaD na UnB. In: Maria Lidia Bueno Fernandes. (Org.). Trajetórias das Licenciaturas UnB. 1ed.brasília: UnB, 2012, v. 1, p. 221-240.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A PALAVRA ESTRATÉGICA DO PROCURADOR-GERAL. Cooreio Braziliense, Brasília, p. 4 - 4, 04 ago. 2012.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERRAZ, J. A. ; FERRAZ, Janaína de Aquino . A Linguagem Escrita no ambiente virtual de aprendizagem. 2015.



Outras informações relevantes


Membro do colegiado do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas
Coordenadora do Curso de Letras EaD/UnB
Membro do colegiado de graduação do Instituto de Letras - IL
Membro do Conselho do Instituto de Letras - IL
Diretora de Formação Continuada do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília DEX-UnB



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 3:48:25