Murilo Pilon Pessatti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3685781921918723
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


MURILO PILON PESSATTI possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP/2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2002) e Especialização em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2009). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, mais especificamente em Microeletrônica, com ênfase em Projeto de Circuitos Integrados Analógicos, atuando principalmente nos seguintes temas: microeletrônica, Analog IPs, projeto de circuitos analógicos, circuitos integrados, power management, conversores de dados, sensores, RF transceivers e RFID. Atualmente é sócio e diretor presidente da empresa Chipus Microeletrônica S.A. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Murilo Pilon Pessatti
Nome em citações bibliográficas
PESSATTI, M. P.;PESSATTI, M.;PESSATTI, MURILO;PESSATTI, MURILO PILON;PESSATTI, M.P.

Endereço


Endereço Profissional
Chipus Microeletronica S.A., Chipus - Florianópolis.
Rua Emílio Blum, 131, Torre A, Salas 1006-1009
Centro
88020010 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 33652740
URL da Homepage: www.chipus.com.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Amplificador auto-zero contínuo integrado em tecnologia CMOS,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Carlos Alberto dos Reis Filho.
Bolsista do(a): Instituo de Pesquisas Eldorado, ELDORADO, Brasil.
Palavras-chave: amplificador auto-zero; circuito integrado; microeletrônica analógica; projeto de circuitos analógicos.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Industria Eletro-Eletrônica.
2007 - 2009
Especialização em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia. (Carga Horária: 375h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Processo para Auxílio no Gerenciamento de Projetos de Circuitos Integrados Baseado no RUP, PMBoK e no Modelo de Referência CMMI.
Orientador: Marcelo Hideki Yamaguti.
1995 - 2000
Graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Introductory course on Magnetic Random Access Memory. (Carga horária: 40h).
SPINtronique et TEchnologie des Composants, SPINTEC, França.
2009 - 2009
Empretec. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE/SC, Brasil.
2007 - 2007
Practical Approach to Delta-Sigma Design. (Carga horária: 40h).
Mead Microelectronics Inc., MEAD, Estados Unidos.
2001 - 2002
Especialização em Projeto de CIs Analógicos - PNM. (Carga horária: 1200h).
Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília, ELDORADO, Brasil.


Atuação Profissional



Chipus Microeletronica S.A., CHIPUS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CEO e Sócio, Carga horária: 40


Chipidea Microelectrónica S.A., CHIPIDEA, Portugal.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Projetista de Circuitos Integrados Analógicos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou no grupo de Power Management da Chipidea Microeletronics SA, em Lisboa-Portugal, como Projetista de Circuitos Integrados Analógicos, participando em 9 projetos desenvolvendo IPs analógicos para empresas multinacionais do setor de Consumer Electronics, tais como Samsung, Toshiba, Philips e Microsoft. Nesta última foi responsável pelo desenvolvimento de um IP analógico para um chip de processamento de vídeo do vídeo-game XBOX 360.


Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada, CEITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Líder de Projetos Analógicos, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Na estatal brasileira, atuou como Líder Técnico e Supervisor de Projetos do grupo de Projeto de Circuitos Integrados Analógicos, coordenando uma equipe de 13 projetistas de CIs Analógicos. Liderou e gerenciou o projeto de 2 chips para aplicações de rastreabilidade usando RFID (do inglês, Radio Frequency IDentification, ou Identificação via Rádio Freqüência), sendo um deles aplicado em um produto da CEITEC SA, o CTC11001, obedecendo a norma internacional ISO e que se encontra em ramp-up de produção.


Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia e Informação, FACTI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto de Circuitos integrados, Carga horária: 40


Instituto de Pesquisas Eldorado, ELDORADO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projeto de Circuitos Integrados


Pilon & Pessatti Arq. e Eng. LTDA, PP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projeto de Instalações Prediais



Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
Circuito Integrado de conversão analógico-digital isolado e alimentado em cápsula única
Descrição: Desenvolvimento de um circuito integrado dedicado contemplando circuitos de conversão de sinal analógico-digital, gerenciamento de energia (alimentação) e comunicação em cápsula única, utilizando transferencia de energia sem fio..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2014 - 2016
Sensor Magnético Integrado
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um circuito integrado (chip) contendo um sensor magnético integrado com tecnologia inovadora de junção de tunelamento magnética de melhor desempenho e menor custo para aplicações automotiva, industrial, médica e de eletrônica de consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2013 - 2015
IPs Analógicos para Aplicações Portáteis
Descrição: Esta projeto tem por objetivo implementar duas metas estratégicas no campo de pesquisa e desenvolvimento da Chipus, resultando no desenvolvimento de um conjunto de blocos de propriedade intelectual (IPs) analógicos para aplicações em aparelhos portáteis. O foco deste desenvolvimento é em IPs de Gerenciamento de Energia (do inglês Power Management) e Conversão de Dados (do inglês Data Converters)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2013
Circuitos Integrados Avançados para Sistemas de Comunicação Digital
Descrição: Este trabalho consiste no desenvolvimento de circuito integrados avançados para aplicação em dispositivos móveis de comunicação digital, tais como tablets e smartphones. Orientado pela demanda do mercado, delineou-se o objetivo de desenvolver um circuito integrado de gerenciamento de energia (em inglês Power Management Integrated Circuit ? PMIC). Neste contexto, foi projetado, fabricado e caracterizado circuito integrado de um carregador linear de bateria de Li-Ion com capacidade de 1.5A de corrente de carga, que inclui diversos blocos presentes em PMICs comerciais, tais como regulador linear de tensão, circuito de power-on reset (POR), referências de tensão e corrente, e lógica de controle. Também está em fase de finalização projeto de um circuito integrado de um conversor DC-DC do tipo abaixador de tensão, que juntamente com o carregador de bateria formam uma PMIC simplificada. A integração destes dois circuitos e outros blocos adicionais será objeto de um novo projeto de forma a completar uma PMIC de alto desempenho e eficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
ASIC de Baixo Consumo para Identificação via Rádio Freqüência
Descrição: Este projeto (Edital MCT/CNPq/CT-INFO nº 14/2007) teve como objetivo desenvolver um Plano de Viabilidade Técnica e Comercial (PVTC) com especificações de produto e recursos previstos necessários para o desenvolvimento de um ASIC de Baixo Consumo para Identificação via Rádio Freqüência operando na Faixa de UHF com capacidade de Ler, Gravar e Armazenar Histórico de Dados de um Sensor Genérico. O chip proposto contém duas partes funcionais: A primeira é uma interface RFID de longo alcance e a segunda, um circuito de data-logger permitindo o recolhimento de dados usando um sensor. Parte da inovação deste produto foi o fato de ter implementado um protocolo novo para baixar pelo intermedio da interface RFID e de um leitor, os dados recolhidos na memória do chip de maneira mais rápida e eficaz com relação a outros tipos de protocolos. O método desenvolvido e que tem pedido de patente depositado no INPI de número PI0900178-6 é totalmente dedicado a aplicações de leitura de histórico de dados de vários dispositivos que armazenam os dados e os transmitem para apenas um dispositivo interrogador, o que simplifica muito o bloco que implementa o protocolo quando implementado em circuitos integrados. A simplicidade do protocolo também e reduz o tempo de transferência de dados em relação aos protocolos genéricos mencionados anteriormente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Microeletrônica/Especialidade: Projeto de Circuitos Integrados Analógicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESSATTI, M. P.; FABBRO, P. A. D. ; HERVE, M. ; SOARES, J. . Design Flow Methodology for Configurable Digital Logic Design in Structured ASIC. In: WCAS 2018, 2018, Bento Gonçalvez. WCAS 2018, 2018.

2.
GAZZIRO, M. ; BRAGA, C.F.R. ; MOREIRA, D.A. ; CARVALHO, A.C.P.L.F. ; RODRIGUES, J.F. ; NAVARRO, J.S. ; ARDILA, J.C.M. ; MIONI, D.P. ; PESSATTI, M. ; FABBRO, P. ; FREEWIN, C. ; SADDOW, S.E. . Transmission of wireless neural signals through a 0.18µm CMOS low-power amplifier. In: 2015 37th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC), 2015, Milan. 2015 37th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC), 2015. p. 5094.

3.
MATIAS, M. L. ; CUNHA, J. P. C. ; DAL FABBRO, P. A. ; MIONI, D. ; PRODANOV, W. ; PESSATTI, M. ; LEITE, B. ; MARIANO, A. . A comparison of high-efficiency UHF RFID rectifiers using internal voltage compensation and zero-threshold-voltage MOSFETs. In: 2014 IEEE 5th Latin American Symposium on Circuits and Systems (LASCAS), 2014, Santiago. 2014 IEEE 5th Latin American Symposium on Circuits and Systems, 2014. p. 1.

4.
CORTES, FERNANDO PAIXÃO ; SCHMIDT, RAFAEL ; COURCELLE, LAURENT ; PESSATTI, MURILO . Low-frequency passive RFID systems implementation in CMOS technology. In: the 24th symposium, 2011, João Pessoa. Proceedings of the 24th symposium on Integrated circuits and systems design - SBCCI '11, 2011. p. 1.

5.
MIONI, DANIEL PASTI ; PRODANOV, WILLIAM ; ABOIM, PEDRO MIGUEL LUIS ; DAL FABBRO, PAULO AUGUSTO ; PESSATTI, MURILO PILON . An ultra low power low voltage linear PMU for portable applications. In: 24th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (SBCCI), 2011, João Pessoa. An ultra low power low voltage linear PMU for portable applications, 2011. p. 29.

6.
PESSATTI, M. P.; REIS FILHO, C. A. . Continuous-time Auto-zero Amplifier Integrated in 0,6 CMOS Technology. In: International Technical Symposium on Packaging, Assembling and Testing & Exhibition, 2003, Campinas. Proceedings of International Technical Symposium on Packaging, Assembling and Testing & Exhibition 2003, 2003.

7.
DOS REIS FILHO, C.A. ; PESSATTI, M.P. ; CAJUEIRO, J.P.C. ; DAL FABBRO, P.A. . Elements for a monolithically integrated rotation imbalance detector. In: 2003 IEEE International Symposium on Industrial Electronics, 2003, Rio de Janeiro. 2003 IEEE International Symposium on Industrial Electronics ( Cat. No.03TH8692), 2003. p. 897.

8.
DOS REIS FILHO, C.A. ; PESSATTI, M.P. ; CAJUEIRO, J.P.C. . Analog triangular-to-sine converter using lateral-pnp transistors in analogue pCMOS process. In: 9th International Conference on Electronics, Circuits and Systems (ICECS 2002), 2002, Dubrovnik. 9th International Conference on Electronics, Circuits and Systems, 2002. p. 253.

9.
PESSATTI, M.P.; DOS REIS FILHO, C.A. . CMOS analog sine function generator using lateral-PNP bipolar transistors. In: Fourth IEEE International Caracas Conference on Devices, Circuits and Systems, 2002, Oranjestad. Proceedings of the Fourth IEEE International Caracas Conference on Devices, Circuits and Systems (Cat. No.02TH8611). p. C030.

10.
PESSATTI, M. P.; FABBRO, P. A. D. ; POMILIO, J. A. ; FINCO, S. . An Integrated Class-D Audio Power Amplifier Using Standard CMOS Technology. In: Brazilian Power Electronics Conference, 2001, Florianópolis. Proceedings of 6 COBEP, 2001.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PESSATTI, M. P.. Consultoria técnica especializada em chip de gestão de energia, integração e prototipação. 2010.

2.
PESSATTI, M. P.. Desenvolvimento e documentação de um Fluxo de Projeto de Circuitos Integrados Analógicos e de Sinais Mistos. 2009.

3.
PESSATTI, M. P.. Desenvolvimento do Planejamento das Necessidades e Atividades a serem desenvolvidas no projeto de um circuito integrado misto de radiofreqüência. 2009.

4.
PESSATTI, M. P.. Serviços de Projeto para Desenvolvimento de Blocos de Circuitos Integrados Analógicos e Integração Final de um chip de sinal misto para aplicações automotivas. 2008.

Produtos tecnológicos
1.
PESSATTI, M. P.; Daniel Pasti Mioni ; Pedro Luis Aboim . CM1011bg - Fonte de Corrente de 17.5nA / 90nA / com hab.. 2010.

2.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. . CM1012bg - Fonte de Corrente de 17.5nA / 90nA / sem hab.. 2010.

3.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM1111bg - Regulador de Tensão Linear de Ultra-Baixo Consumo. 2010.

4.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM1112ae - Regulador de Tensão Linear de Alta Tensão (< 30V). 2010.

5.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM1211bg - Fonte de Referência de Tensão / 750mV / 500nA. 2010.

6.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. . CM1212bg - Fonte de Referência de Tensão / 750mV / sem hab.. 2010.

7.
PESSATTI, M. P.; Daniel Pasti Mioni ; Pedro Luis Aboim . CM1213eh - Fonte de Referência de Tensão / 750mV / 400nA. 2010.

8.
PESSATTI, M. P.; Daniel Pasti Mioni . CM1311bg - Unidade de Gerenciamento de Energia (PMU). 2010.

9.
PESSATTI, M. P.; Pedro Luis Aboim . CM1412ae - Power-on Reset / Limiar=3.0V / Histerese=0.1V. 2010.

10.
Antonio Giacomelli ; PESSATTI, M. P. . CM1511ae - Fonte de Referência Tensão (1.2V) / Corrente (0.6uA). 2010.

11.
William Prodanov ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM2011bg - Conversor Analógico-Digital / 10-bits / 240kSPS. 2010.

12.
William Prodanov ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM2012bg - Conversor Analógico-Digital / 8-bits / 50kSPS. 2010.

13.
PESSATTI, M. P.; Daniel Pasti Mioni . CM2111bg - Conversor Analógico-Digital / 8-bits / 50SPS / 850nA. 2010.

14.
William Prodanov ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM3011bg - Conversor Digital-Analógico / 10-bits / 2MSPS. 2010.

15.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. . CM4011bg - Oscilador / 100kHz / Ultra-baixo consumo / 2nA/KHz. 2010.

16.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM4012bg - Oscilador / 4MHz / Ultra-baixo consumo / 1uA. 2010.

17.
Daniel Pasti Mioni ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM4013ae - Oscilador / 12MHz / Baixo consumo. 2010.

18.
PESSATTI, M. P.. CM6111ae - Driver de 30V / 20mA c/ proteção de sobre-corrente. 2010.

19.
William Prodanov ; PESSATTI, M. P. ; Pedro Luis Aboim . CM2013ae - Conversor Analógico-Digital / 10-bits / 50kSPS. 2010.

20.
FABBRO, P. A. D. ; PESSATTI, M. P. . Dispositivo de recepção único de sinais de TV e rádio digital - Patente PI0903801-9. 2009.

21.
PESSATTI, M. P.. CM1013eh - Fonte de Corrente de 12.0nA / Consumo < 50nA. 2009.

22.
PESSATTI, M. P.; Laurent Courcelle ; Fernando Paixao ; Leonardo Souza ; Rafael Soares ; Rafael Laufer ; Roberto Silveiraa ; Josias Mainardi ; Egas Neto ; Rodrigo Llorente ; Melissa Vetromille ; Janaina Costa ; Cristiano Santos ; Roberto Pacheco . CTC11001 - Chip para Rastreabilidade Animal via Rádio Freqüência - RFID - operando em 134,2 KHz. 2008.

23.
PESSATTI, M. P.; Laurent Courcelle ; Rafael Laufer ; Rejane Goldestein ; Roberto Silveiraa . Chip de Baixo Consumo para Identificação via Rádio Freqüência Operando na Faixa de UHF, com Capacidade de Ler, Gravar e Armazenar Historico de Dados de um Sensor Generico - Patente PI0900178-6. 2008.

24.
PESSATTI, M. P.; Laurent Courcelle ; Rafael Soares ; Leonardo Souza . Chip para Identificação via Rádio Freqüência - RFID IC Class 1 Gen2 - operando em 915MHz. 2007.

Processos ou técnicas
1.
PESSATTI, M. P.. Processo para Auxílio no Gerenciamento de Projetos de Circuitos Integrados Baseado no RUP, PMBoK e no Modelo de Referência CMMI. 2009.

Trabalhos técnicos


Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Laurent Courcelle ; Rafael Laufer ; Rejane Goldestein ; Roberto Silveiraa . CHIP DE BAIXO CONSUMO PARA IDENTIFICACAO VIA RADIO FREQUENCIA OPERANDO NA FAIXA DE UHF COM CAPACIDADE DE LER GRAVAR E ARMAZENAR HISTORICO DE DADOS DE UM SENSOR GENERICO. 2009, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0900178, título: "CHIP DE BAIXO CONSUMO PARA IDENTIFICACAO VIA RADIO FREQUENCIA OPERANDO NA FAIXA DE UHF COM CAPACIDADE DE LER GRAVAR E ARMAZENAR HISTORICO DE DADOS DE UM SENSOR GENERICO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 08/01/2009Instituição(ões) financiadora(s): CNPq.

2.
 FABBRO, P. A. D. . DISPOSITIVO DE RECEPCAO UNICO DE SINAIS DE TV E RADIO DIGITAL. 2009, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0903801, título: "DISPOSITIVO DE RECEPCAO UNICO DE SINAIS DE TV E RADIO DIGITAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 18/09/2009Instituição(ões) financiadora(s): CNPq.

3.
 PESSATTI, M. P.. DISPOSITIVO MICROCONTROLADOR BASEADO EM MICROPROCESSADOR DE 8 BITS. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI1100790, título: "DISPOSITIVO MICROCONTROLADOR BASEADO EM MICROPROCESSADOR DE 8 BITS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 03/01/2011

4.
 FABBRO, P. A. D. ; MIONI, D. P. ; PRODANOV, W. ; PESSATTI, M. P. . DISPOSITIVOS E SISTEMA LINEAR SW GERENCIAMENTO DE ENERGIA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS, APRESENTANDO BAIXÍSSIMO CONSUMO DE POTÊNCIA E OPERANDO A UMA BAIXA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI1104686, título: "DISPOSITIVOS E SISTEMA LINEAR SW GERENCIAMENTO DE ENERGIA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS, APRESENTANDO BAIXÍSSIMO CONSUMO DE POTÊNCIA E OPERANDO A UMA BAIXA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/08/2011; Concessão: 29/11/2016.

5.
 SISTEMA E DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA IMPLANTE DENTÁRIO. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201601743, título: "SISTEMA E DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA IMPLANTE DENTÁRIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 27/07/2016


Marca registrada
1.
 PESSATTI, M. P.. Chipus. 2012, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 4139860, título: "Chipus" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PESSATTI, M. P.. Participação em banca de Rodrigo Casanova dos Santos Wrege. ISFETs: Teoria, modelagem e chip para caracterização. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PESSATTI, M. P.. Participação em banca de Hayasaka, Henrique Mamoru. Sensor de Temperatura CMOS Integrado. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2018 - ISSCC. 2018. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PESSATTI, M. P.. ChipCon - 2017. 2017. (Outro).



Inovação



Patente
1.
 SISTEMA E DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA IMPLANTE DENTÁRIO. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201601743, título: "SISTEMA E DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA IMPLANTE DENTÁRIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 27/07/2016

2.
 FABBRO, P. A. D. ; MIONI, D. P. ; PRODANOV, W. ; PESSATTI, M. P. . DISPOSITIVOS E SISTEMA LINEAR SW GERENCIAMENTO DE ENERGIA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS, APRESENTANDO BAIXÍSSIMO CONSUMO DE POTÊNCIA E OPERANDO A UMA BAIXA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI1104686, título: "DISPOSITIVOS E SISTEMA LINEAR SW GERENCIAMENTO DE ENERGIA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS, APRESENTANDO BAIXÍSSIMO CONSUMO DE POTÊNCIA E OPERANDO A UMA BAIXA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/08/2011; Concessão: 29/11/2016.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


Experiência em Microeletrônica ( em 11 / 2018 ):

1- Mestrado na Unicamp (De 07/2000 à 11/2002)......................2,00 anos
2- Instituto de Pesquisas Eldorado (De 05/2002 à 03/2003)......0,33 anos 
3- Chipidea Microeletrônica (De 12/2003 à 12/2005).................2,00 anos
4- CEITEC S/A (De 01/2006 à 06/2008).....................................2,50 anos
5- FACTI / CTI (De 07/2008 à 10/2008)......................................0,33 anos
6- Chipus Microeletrônica (De 11/2008 à 11/2018)...................10,00 anos

TOTAL......................................................................................16,86 anos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/01/2019 às 22:46:28