Aline Coelho da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4633063479804845
  • Última atualização do currículo em 24/07/2018


é professora adjunta do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação; desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área das literaturas em língua espanhola; é doutora em Letras/ Estudos da Literatura (2007) pela UFRGS (Área de Concentração: Literatura Comparada), Mestre em Linguística e Letras (Área de Concentração: Teoria da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Integra o Grupo de Pesquisa "Literatura e Kabbalah", coordenado pelo Prof. Dr. Charles Kiefer e o Grupo de Pesquisa "Ícaro", coordenado pelo Prof. Dr. João Luis Ourique, junto à UFPel. Hoje desenvolve junto a alunos de graduação e pós-graduação da UFPel o projeto de Pesquisa Borges e Kabbalah. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Coelho da Silva
Nome em citações bibliográficas
COELHO DA SILVA, Aline

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Letras.
Av. Gomes Carneiro, 01
Porto
96100000 - Pelotas, RS - Brasil
URL da Homepage: www.ufpel.edu.br/letras


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A contística de Carmen Martín Gaite como alternativa ao discurso franquista, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Márcia Hoppe Navarro.
Palavras-chave: Literatura comparada; Gênero; Literatura Espanhola.
2000 - 2002
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O herói neo-realista em Mudança,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maria Luíza Rítzel Remédios.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da Literatura; Sociologia da Literatura; O herói problemático; Literatura Portuguesa; Neo-realismo; Vergílio Ferreira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literatura Hispânica Literatura Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Sociologia da Literatura.
1996 - 1999
Graduação em Letras - Licenciatura em Espanhol.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2017 - 2017
Pelas nervuras da cultura: a cultura no espaço do discurso. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de actualización de profesores de español. (Carga horária: 20h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2014 - 2014
Literatura e Kabbalah. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
hISTORIA Y COMPARATISMO LITERARIOS EN EL CONTINENT. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora da Área de Espanhol, de 21 de agosto de 2008 a 2011; Coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Letras 2010/2012; Colaborada eventual do Curso de Educação do Campo (modalidade a distância) como orientadora de Trabalhos de Conclusão; Desenvolve projetos na área de literaturas de língua espanhola; Ministra disciplinas no Curso de Especialização em Letras

Atividades

07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do NDE do curso de Bacharelado Letras Tradução Espanhol/Português.
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Finanças do CLC (Designada pela Port.nº25/CLC/2018).
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso Letras Licenciatura - Espanhol EAD (Designada pela port.nº804/REITORIA/2018).
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica da área de Espanhol no programa Idiomas sem fronteiras (designada pela port.nº2152/2017).
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Participação em Colegiado - Membro colegiado Letras - Português e Espanhol - Portaria: 1779.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão das Licenciaturas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão das Licenctiaturas como titular pelo Curso de Letras - Português e Espanhol.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Chefe da Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação..
04/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão especial de Seleção de Projetos de Ensino.
02/2011 - 11/2012
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
07/2009 - 12/2010
Direção e administração, Faculdade de Letras - Departamento de Letras Estrangeiras, .

Cargo ou função
Sub-Chefe de Departamento.
11/2009 - 11/2010
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão em Letras - CPEL.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 12

Atividades

02/2002 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Hispânica
Literatura Hispânica II, III
Literatura Hispânica IV
08/2002 - 07/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Membro do CIAP, Enquadramento Funcional: Avaliador do CIAP, Carga horária: 4
Outras informações
Membro avaliador do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CIAP) da URI-FW

Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas na Graduação: Literatura Espanhola, Literatura Hispano-americana, Teoria da Literatura e Língua Espanhola. Disciplinas ministradas no Pós-Graduação (nível Especialização e Aperfeiçoamento): Literatura Comparada (Curso "Literatura e Cultura"), Estudos Literários e Culturais da Língua Espanhola e Morfossintaxe da Língua Espanhola (Curso "Especialização em Ensino de Língua Espanhola").

Atividades

03/2006 - 08/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro Adhoc.
01/2006 - 08/2007
Ensino, Especialização em Literatura e Cultura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura Comparada
2/2002 - 08/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Literatura Espanhola

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Outras informações
Trata-se de participação no Grupo de Pesquisa Literatura & Kabbalah coordenado pelo Prof. Dr. Charles Kiefer, junto ao PPGL da PUCRS.

Atividades

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Letras, .



Linhas de pesquisa


1.
Teorias, História e Crítica da Leitura e da Literatura


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Borges e Kabbalah: temática e teoria narrativa
Descrição: O escritor argentino, Jorge Luis Borges, é um dos grandes nomes da literatura latino-americana e universal do século XX, tendo dedicado sua obra a contos, a textos ensaísticos e à lírica. Dono de uma construção narrativa peculiar, parece se valer da mística judaica em vários aspectos de sua obra, seja em sua temática ou em sua teoria da narrativa. Trataremos neste projeto de dois temas inesgotáveis por essência, a Kabbalah e a obra de Jorge Luis Borges. Dois caminhos, um derivado de outro, cuja fortuna crítica é abrangente ao extremo. Optaremos por uma perspectiva da teoria da narrativa em Borges e visitaremos o conceito de Kabbalah na academia, em textos da literatura mística e seu entendimento para o escritor argentino, revelando sua singular compreensão em textos ensaísticos e ficcionais e em sua relação com G. Scholem, que levou o tema da Sabedoria Sagrada à academia, e com seus demais críticos. Poucos são os estudos acadêmicos que integram literatura e Kabbalah, dos quais se destacam o supracitado G. Scholem e Harold Bloom e ainda Sosnovisky, Walter Benjamin e Charles Kiefer. Nesta esteira, nos propomos a fazer uma coleta da fortuna crítica ligada aos dois vieses. A Borges interessa pensar esta mística como hermêutica, como um modo de decifrar a difícil criptografia desta linguagem investigada pelos cabalistas, cujo principal objetivo é a leitura da Torá, o livro sagrado judaico. A Torá se inscreve na tradição como um livro sagrado, cuja escrita está cifrada em níveis diversos de entendimento, narrativas com histórias de fieis, linguagem alegórica, exposição de leis que geraram os dogmas judaico-rabínicos e, por fim, seu caráter secreto, ao qual se dedicam os cabalistas. Esta revelação do Criador ao homem através da escritura reitera a relação entre divindade e linguagem, é ?um mundo de nomes divinos que se abrem de acordo com uma lei que lhes é própria. Os elementos da linguagem divina aparecem como as letras das Escrituras Sagradas. Letras e nomes não são apenas meios convencionais de comunicação. São muito mais? (SHOLEM, 2012. p. 48). Assim, o princípio do nome de Deus, o da Torá como um organismo e o princípio do significado infinito da palavra divina são, segundo o teórico, os princípios fundamentais da Kabbalah que, então, será basicamente uma técnica de leitura do texto sagrado da qual se apropria Borges em sua própria construção literária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.
2017 - Atual
O espanhol em contato nas fronteiras sul-americanas
Descrição: Os objetivo central desta pesquisa é fazer um levantamento das Políticas Linguísticas de ensino de línguas que estão sendo planejadas e implementadas em zonas de fronteira do Brasil com países sulamericanos hispano-falantes e, de forma subsidiária, elucidar o lugar outorgado ao elemento cultural dentro destas políticas. Entre as metas que se delineiam para esta investigação está o próprio desdobramento da temática das línguas em contato, visando à construção de uma ?cartografia geopolítica-linguística-cultural?, de acordo com os seguintes interesses: (1) descrever questões linguísticas e culturais em zonas de fronteira onde o espanhol e o português se encontram em contato, as Políticas Linguísticas estabelecidas para o ensino de línguas e seus possíveis reflexos sobre o ensino do espanhol no Brasil (e sobre o ensino do português no país fronteiriço). (2) descrever questões linguísticas e culturais das faixas de fronteira (internas a cada país hispano falante que faz fronteira com o Brasil, assim como do Brasil) onde o espanhol se encontra em contato com outras línguas ameríndias, destacando as Políticas Linguísticas referentes ao ensino de línguas estabelecidas para estes espaços de grandes hibridismos linguísticos-culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador / Ana Lúcia Cavalheiro Recuero - Integrante.
2015 - 2017
A relação do sujeito com o meio-ambiente no romance total: Cem anos de solidão
Descrição: Instigados pelas questões ambientais e sua representação nas literaturas latino-americanas, buscamos com este estudo investigar, através da "ecocrítica", conceitos como mundo natural, habitação da terra e urbanização em sua representação na obra de arte literária. Para tal, conceitos trazidos da geografia humanista poderão dar suporte à análise do texto literário no viés a que nos propomos, pois permitirão o estudo do sujeito e sua relação com o espaço, desde outra perspectiva. A topofilia e a topofobia (Tuan,1980) ? a aversão e pertencimento ao lugar, assim como o topocídio ? aniquilação do lugar, são observados na relação entre homem e natureza desde a narrativa dos conquistadores que se ?encantaram? com o paraíso encontrado e dão início à exploração do ambiente latino-americano até a possível reconciliação do homem com o seu ambiente proposta pelo conceito de topo-reabilitação, em uma utopia possível de reconstrução..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.
2008 - Atual
Pós-Salazarismo e Pós-Franquismo na narrativa feminina: memória, cultura e identidade na formação da nação democrática
Descrição: A linha de pesquisa ?Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História? se centra na ?Problematização e discussão das interações entre a literatura, a cultura e a história, objetivando estudar formações identitárias, catástrofes, ideologias, suas relações com o contexto histórico-cultual, suas representações em textos literários e não-literários, bem como suas articulações em/entre sistemas literários?. Nesta perspectiva, aqui se propõe a estudar a identidade cultural no discurso narrativo das literaturas lusófonas e hispânicas, conforme diferentes modelos de construção do sujeito e da nação. Assim abarcando investigações que atentem para questões trazidas ao cenário literário pelos estudos pós-coloniais, rediscutindo as narrativas oficiais e autorizando novas vozes neste enunciado. Aliando-se a isso, este projeto de pesquisa pretende investigar o período pós-salazarista e pós-franquista na literatura escrita por mulheres, reivindicando seu espaço na memória, na identidade e na formação da nação democrática pós-75, centrando-se no estudo das narrativas de Mafalda Ivo Cruz, de Maria Velho da Costa, de Teolinda Gersão, de Lídia Jorge, de Carmen Martín Gaite, de Almudena Grandes e de Carmen Laforet..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.
2006 - 2007
O conto espanhol como alternativa ao discurso franquista: o discurso de Carmen Martín Gaite
Descrição: O projeto ? o conto espanhol como alternativa ao discurso franquista: o discurso de Carme Matín Gaite? tem por objetivo examinar a contística da escritora espanhola em questão como alternativa à hegemonia, franquista. Fundamentado na crítica Feminista, pretende revelar a escritura da nação através da voz feminina, historicamente silenciada, sobretudo em tal sistema coercivo..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Bolsa.
2005 - 2007
Silenciados por deus
Descrição: A partir da desocupação das colônias portuguesas na África, descombrimo-nos extremamente carentes de um estudo aprofundado destas culturas, até então silenciadas pela condição sócio-político-cultural imposta por Portugal. A literatura angolana, aqui estudada através da obra de Pepetela, concentra o mítico e o político em uma tradição cultural baseada da oralidade. Estudar esta cultura e sua expressão literária é o objetivo deste projeto que busca deslumbrar este espaço de formação de uma identidade secularmente abafada..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Curso de Língua Espanhola
Descrição: Espanhol para a comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.
2017 - Atual
Curso de Línguas - Coordenação Projeto
Descrição: Cursos básicos de alemão, espanhol, francês e inglês como língua estrangeira, assim como LIBRAS, ofertados à comunidade de Pelotas e região, com abrangência de 1000 alunos atendidos anualmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Curso de Línguas - Orientadora - coordenadora de ação
Descrição: Orientação e supervisão de alunos ministrantes dos Cursos de Espanhol Básico no projeto Curso de Línguas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.
2015 - 2016
Espanhol Básico I, II, III, IV e Conversação
Descrição: Cursos básicos de Espanhol como língua estrangeira oferecidos à comunidade de Pelotas e região, atendendo cerca de 150 alunos anualmente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - 2018
LITERATURA ARGENTINA ENTRE BOEDO Y FLORIDA
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2018 - 2018
Borges e a Kabbalah - Preliminares
Descrição: Preliminares para o estudo da obra de Jorge Luis Borges a partir da perspectiva cabalística como teoria da narrativa (Bloom).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Coordenador.
2017 - 2017
Atividades lúdicas no ensino de língua espanhola como língua estrangeira
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
O efeito como fim, guias da composição
Descrição: Projeto de ensino - palestra aos alunos de literaturas de língua espanhola e demais interessados, sobre o conto e sua composição..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2017
Literatura e Kabbalah
Descrição: Como repercussões esperadas do grupo estão a promoção da reflexão sobre as relações que se possam estabelecer entre Literatura e kaballah, auxiliando, assim, na constituição de um novo campo de estudos na Academia Brasileira. Nesse sentido, visamos o fomento da pesquisa acadêmica local em torno da temática; Intensificar práticas de interdisciplinaridade na instituição, envolvendo um corpo de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, tais como filosofia, pedagogia, psicologia, ciências sociais, historia, comunicação social, entre outras; promover o debate em torno da kabbalah a partir da publicação de obras, ensaios, organização de colóquios, seminários, congressos e encontros; promover intercâmbios interinstitucionais, como o propósito de estabelecer redes de colaboração com centros de pesquisa, insitutos culturais e universidades brasileiras e internacionais; captar recursos junto aos órgãos de fomento à pesquisa estaduais, nacionais e internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Aline Coelho da Silva - Integrante / Charles Kiefer - Coordenador / Maria Alice Timm de Souza - Integrante / Maurício Ferreira Chemello - Integrante / Pâmela Marconato - Integrante.
2014 - 2014
Panorama da Literatura Ocidental Medieval
Descrição: Congregar saberes de diversificadas áreas do conhecimento com a finalidade de possibilitar aos discentes um panorama da Literatura Medieval Ocidental..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Ecocrítica e a literatura latino-americana
Descrição: Grupo de estudos com alunos de graduação e pós-graduação sobre as leituras básicas da proposta teórica da Ecocrítica, como metologia de análise da literatura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - Atual
Ícaro
Descrição: O grupo de pesquisa ÍCARO tem por objetivo refletir sobre a formação cultural a partir das experiências regionais e de sua relação com outras culturas e das aproximações/afastamentos existentes no pensar questões como identidade-identificação, igualdade e diferença. As questões principais a serem desenvolvidas através de atividades de pesquisa e extensão podem ser percebidas por meio das iniciais das palavras que compõem o nome do grupo: Interdisciplinaridade (perspectiva fundamental de trabalho em Literatura Comparada), Crítica ao Autoritarismo (evidenciada pela abordagem da Teoria Crítica da Sociedade), Regionalidade e Oralidade (conceitos relevantes para reflexão acerca do sentido expressivo da formação cultural). As repercussões dessas atividades poderão ser percebidas através da implantação de projetos voltados para a necessidade crescente de pesquisa na área dos estudos literários. As atividades do grupo englobam a atuação de pesquisadores de outras instituições de ensino que se identificam com as propostas discutidas, caracterizando-se como um grupo interinstitucional. O Grupo de Pesquisa ÍCARO teve suas atividades vinculadas a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas, UFMS/CPTL) no período de 2007 (ano de sua criação) até o ano de 2010 (quando foi vinculado a Universidade Federal de Pelotas/UFPel). Desde a sua criação, os pesquisadores e estudantes ligados ao Grupo de Pesquisa participaram de eventos (como organizadores e/ou palestrantes/comunicadores) regionais, nacionais e internacionais. Também houve a orientação/defesa de dissertações de mestrado nesse período. Além de suas atividades regulares, o Grupo de Pesquisa ÍCARO une esforços com outros grupos de pesquisa (GRPesq Literatura e Autoritarismo e GRPesq Formação Cultural, Hermenêutica e Educação) visando qualificar os trabalhos desenvolvidos e colaborar com a produção da pesquisa no âmbito dos Estudos Literários..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Anacleta
2006 - 2007
Periódico: Revista Língua e Literatura


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2005 - 2007
Periódico: Revista Língua e Literatura
2016 - 2016
Periódico: Letras de Hoje


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatuta Hispânica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1999
Diploma Superior de Español, Universidad de Salamanca - Ministerio de Educación y Cultura del Reino de España.
1997
Menção Honrosa na I Jornada de Iniciação Científica da PUCRS, PUCRS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO DA SILVA, Aline2016COELHO DA SILVA, Aline. O Kothel como palimpsesto. LETRÔNICA, v. 9, p. 382-390-390, 2016.

2.
COELHO DA SILVA, Aline2007COELHO DA SILVA, Aline. El ajedrez como arquitetura nos contos de Borges. Anais do Seminário Nacional de Estudos Literários e Seminário de Estudos Literários da Região Sul, v. I, p. 133-137, 2007.

3.
COELHO DA SILVA, Aline2006COELHO DA SILVA, Aline. Da exclusão do espaço e do alcance do discurso: o ensaio de Carmen Martín Gaite. Revista Língua & Literatura, v. 8, p. 49-67, 2006.

4.
COELHO DA SILVA, Aline2005COELHO DA SILVA, Aline. Franquismo e democratização no discurso de Carmen Martín Gaite. Revista Língua & Literatura, Frederico Westphalen, v. 6 e 7, p. 183-189, 2005.

5.
COELHO DA SILVA, Aline2002COELHO DA SILVA, Aline. A representação da história em Mudança de Vergílio Ferreira. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS, v. 8, p. 71-73, 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COELHO DA SILVA, Aline. John Wilkins, autor de as palavras e as coisas. In: II Seminário Internacional Michel Foucault, 2016, Pelotas. II Seminário Internacional Michel Foucault. Pelotas: NEPFIL online, 2016.

2.
COELHO DA SILVA, Aline. Literatura e história: a complementaridade dos contos "Deutsches requien" e "El milagro secreto", de Jorge Luis Borges. In: V Seminário Internacional de História da Literatura, 2003, Porto Alegre. V Seminário Internacional de História da Literatura - Anais, 2003.

3.
COELHO DA SILVA, Aline. O realismo social em 'A família de Pascual Duarte', de Camilo José Cela. In: XX Seminário de Crítica Literária, 2002, Porto Alegre. a ser publicado, 2002.

4.
COELHO DA SILVA, Aline. O figurativo e o temático no conto Boa Viagem, Sr. Presidente, de Gabriel García Márquez. In: Jornada Internacional de Narratologia, 2000, Porto Alegre. Anais da I Jornada Internacional de Narratologia, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO DA SILVA, Aline. Vergílio Ferreira no contexto neo-realista. In: XVIII Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2001, Santa Maria. Resumos de Comunicações: XVIII Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa - Literatura Portuguesa e Pós-Colonialismo: produção, recepção e cultura. Santa Maria: Palotti, 2001. p. 43-44.

2.
COELHO DA SILVA, Aline. A representação da História em Mudança, de Vergílio Ferreira. In: Colóquio Internacional de Lusitanistas, 2001, Porto Alegre. Resumo de comunicações, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
COELHO DA SILVA, Aline. DA EXCLUSÃO DO ESPAÇO E DO ALCANCE DO DISCURSO: O ENSAIO DE CARMEN MARTÍN GAITE. Revista Língua & Literatura, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO DA SILVA, Aline. O sonho em Borges. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COELHO DA SILVA, Aline; VIEIRA, P. S. . Homem e natureza: Gênesis e Cem anos de solidão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COELHO DA SILVA, Aline. ECOCRÍTICA E A LITERATURA LATINO-AMERICANA: homem e natureza em Cien años de soledad. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COELHO DA SILVA, Aline; CHEMELLO, M. F. . O foco e a fé na narrativa de Jorge Luis Borges. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COELHO DA SILVA, Aline. Portugal e Espanha: um passeio pelo bosque das narrativas contemporâneas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COELHO DA SILVA, Aline. Alguns filhos de Malinche. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
COELHO DA SILVA, Aline. O portunhol na literatura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COELHO DA SILVA, Aline. Pós-Salazarismo e Pós-Franquismo na narrativa escrita por mulheres. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOROSINO, J. T. ; COELHO DA SILVA, Aline . La escavación de Augusto Roa Bastos e Edgardo Rodríguez Juliá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
COELHO DA SILVA, Aline. O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COELHO DA SILVA, Aline. As vidas desperdiçadas no livro de Milene. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COELHO DA SILVA, Aline . Na democracia e no autoritarismo, o estranho é viver. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COELHO DA SILVA, Aline. A literatura na ditadura de Franco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
COELHO DA SILVA, Aline. Ficção Hispânica: vozes em conflito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COELHO DA SILVA, Aline. Os efeitos do amor em "El túnel", de Ernesto Sábato. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COELHO DA SILVA, Aline. Mesa Redonda: Intertextualidade: História e intertexto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
COELHO DA SILVA, Aline. El ajedrez como artquitetura nos contos de Borges. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COELHO DA SILVA, Aline. John Wilkins, autor de as palavras e as coisas.. Pelotas: Dissertatio Filosofia, 2016 (Revisão Lingüística).

2.
COELHO DA SILVA, Aline. O kotel como palimpsesto, o verbo e a fé na narrativa em ?Milagre secreto?. Porto Alegre: Letrônica, 2016 (Revisão Lingüística).

3.
COELHO DA SILVA, Aline. Revista Língua & Literatura. Frederico Westphalen: URI, 2005 (Revisão Lingüística).

4.
COELHO DA SILVA, Aline; GUIMARÃES, J. ; As Muralhas de Jericó. Porto Alegre: L&PM, 2001 (Revisão).

5.
COELHO DA SILVA, Aline; REMÉDIOS, M. L. R. ; Os despertar de Eva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000 (Revisão).


Demais tipos de produção técnica
1.
COELHO DA SILVA, Aline. Leitura Fílmica e Produção Textual em Língua Espanhola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COELHO DA SILVA, Aline. Don Quijote: una lectura posible en la escuela. 2008. .

3.
COELHO DA SILVA, Aline. HOJE TEM CLÁSSICO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
COELHO DA SILVA, Aline. ESPANHOL BÁSICO II. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
COELHO DA SILVA, Aline. ESPANHOL BÁSICO I. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COELHO DA SILVA, Aline; SPAREMBERGER, A.. Participação em banca de Otávio Botelho Rosa. História, memória, experiência e testemunho em Wendy Guerra. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
COELHO DA SILVA, Aline. Participação em banca de Cristiane Toni. O rompimento em Isabel Allende e Ana Maria Machado: as mulheres tecem seu próprio discurso. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COELHO DA SILVA, Aline. Participação em banca de Marion da Silva Pons Munsberg. Terra, corpo e voz em falas poéticas: escritoras africanas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
COELHO DA SILVA, Aline. Participação em banca de Marisel Valerio Porto. A metaficção historiográfica em Mia Couto: uma proposta desconstrucionista.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura Comparada) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
COELHO DA SILVA, Aline. Concurso Público para Docente - Ensino de Espanhol. 2008. Universidade Federal do Pampa.

2.
COELHO DA SILVA, Aline. Concurso Docente - Professor Assistente - UFPel - Língua Espanhola e Lingüística Aplicada ao Ensino de Espanhol. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

Concurso público
1.
COELHO DA SILVA, Aline. Banca de Concurso Público para Professor substituto para a área de Linguística e Letras (Port. 9/2018). 2018. Universidade Federal de Pelotas.

2.
COELHO DA SILVA, Aline. Banca de Seleção de Professor Substituto na Área de Língua Espanhola. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

3.
COELHO DA SILVA, Aline. Concurso Professor Assistente UAB/UFPEL Língua Espanhola. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

4.
COELHO DA SILVA, Aline. Banca de Concurso Público para Professor Assistente (Magistério Superior) de Língua Espanhola e LA ao Ensino de LE. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

5.
COELHO DA SILVA, Aline. SELEÇÃO DOCENTE DA URI-FW. 2006. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Outras participações
1.
COELHO DA SILVA, Aline. Banca de qualificação para Mestrado "Experiência e Trauma em Wendy Guerra". 2017. Universidade Federal de Pelotas.

2.
COELHO DA SILVA, Aline. BANCA DO XII SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2006. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

3.
COELHO DA SILVA, Aline. Elaboração, aplicação e avaliação da PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA. 2006. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

4.
COELHO DA SILVA, Aline. VII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILASALLE. 2004. Universidade La Salle - Canoas.

5.
COELHO DA SILVA, Aline. Avaliadora - X SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, VIII SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, IV SEMINÁRIO DE REDE DE ESTUDO E PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E II MOSTRA DE EXTENSÃO "Ciência e Tecnologias em Defesa da Vida". 2004. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES ISF. 2018. (Encontro).

2.
II Seminário Internacional Michel Foucalt.John Wilkins, autor de as palavras e as coisas. 2016. (Seminário).

3.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. A fé como estratégia na narrativa de Jorge Luis Borges. 2016. (Congresso).

4.
Curso Introdutório Literatura & Kabbalah: Prof. Dr. Charles Kiefer. 2015. (Outra).

5.
II SEMEL - Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas.Gênese e Cem anos de solidão: a relação entre o homem e a natureza em uma abordagem ecocrítca. 2015. (Seminário).

6.
I Seminário Literatura, Imaginário e Cultura.O foco narrativo e a fé como elemento fantástico em Jorge Luis Borges. 2015. (Seminário).

7.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. ECOCRÍTICA E A LITERATURA LATINO-AMERICANA: homem e natureza em Cien años de soledad. 2014. (Congresso).

8.
Semana Acadêmica de Letras.Palestra: Portugal e Espanha: um passeio pelo bosque das narrativas contemporâneas, com Profa. Dr. Aline Coelho da Silva (UFPel) e Profa. Dr. Raquel Trentin (UFSM). 2013. (Outra).

9.
X Seminário Internacional de História da Literatura.Del mito en una descubierta que no hubo: Malinche. 2013. (Seminário).

10.
Curso Livre com a Profª. Drª Inocencia Mata: A literatura africana e a crítica pós-colonial. 2009. (Outra).

11.
X Jornada de Estudos Culturais e Literaturas Lusófonas.O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge. 2009. (Outra).

12.
XXVI Seminário Brasileiro de Crítica Literária. 2008. (Seminário).

13.
CURSO LIVRE: NARRATIVA: QUESTÕES TEÓRICAS E APLICADAS. 2007. (Outra).

14.
II Seminário Nacional de História da Literatura.Franquismo e democratização no discurso de Carmen Martín Gaite. 2005. (Seminário).

15.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA. 2005. (Seminário).

16.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA.Franquismo e democratização no discurso de Carmen Martín Gaite. 2005. (Seminário).

17.
CURSO DE EXTENSÃO "Espanhol Básico I".Curso de Extensão "Espanhol Básico I". 2004. (Outra).

18.
SEFIC - Salão e Feira de Iniciação Científica.-. 2004. (Outra).

19.
V Seminário Internacional de História da Literatura.V Seminário Internacional de História da Literatura. Participação como comunicadora.. 2003. (Seminário).

20.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA.A complementaridade dos contos Deutsches requien e El milagro secreto, de Jorge Luis Borges. 2003. (Seminário).

21.
XX Seminário de Crítica Literária.Participação como comunicadora, 'O realismo social na obra de José Cela'. 2002. (Seminário).

22.
Colóquio Internacional de Lusitanistas.Participação como comunicadora,'Literatura e História em Vergílio Ferreira'.. 2001. (Outra).

23.
CURSO ANÁLISE DE DISCURSO LITERÁRIO: CONTO E CRÔNICA. 2001. (Outra).

24.
I ENCONTRO SOBRE ESPAÇO E LINGUAGEM: MODERNIDADE E MODERNISMO NO BRASIL. 2001. (Encontro).

25.
JORNADA DE ESTUDOS - NOVAS LEITURAS DA LITERTURA PORTUGUESA. 2001. (Outra).

26.
JORNADA NACIONAL JOSUÉ GUIMARÃES 80 ANOS E EXPOSIÇÃO JOSUÉ GUIMARÃES: UM HOMEM DE SEU TEMPO. 2001. (Outra).

27.
Poemas no ônibus.Concurso de poemas de ônibus de Gravataí. 2001. (Outra).

28.
XXVIII Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa.Participação como comunicadora, 'O neo-realismo de Vergílio Ferreira'. 2001. (Encontro).

29.
Jornada Internacional de Narratologia.Participação como comunicadora, 'O figurativo e o temático em Boa Viagem Sr. Presidente, de Gabriel García Márquez'.. 2000. (Outra).

30.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL "SETE SEMANAS COM JORGE LUIS BORGES". 2000. (Seminário).

31.
XVIII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE CRÍTICA LITERÁRIA, XVII SEMINÁRIO DE CRÍTICA DO RIO GRANDE DO SUL E I JORNADA INTERNACIONAL DE NARRATOLOGIA.O FIGURATIVO E O TEMÁTICO NO CONTO BOA VIAGEM, SR. PRESIDENTE, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. 2000. (Seminário).

32.
XVII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE CRÍTICA LITERÁRIA, XVII SEMINÁRIO DE CRÍTICA DO RIO GRANDE DO SUL E I JORNADA INTERNACIONAL DE NARRATOLOGIA. 2000. (Seminário).

33.
IV ENCONTRO NACIONAL DE ACERVOS LITERÁRIOS BRASILEIROS.ORGANIZAÇÃO DO ACERVO LITERÁRIO DE JOSUÉ GUIMARÃES / ALJOG. 1999. (Encontro).

34.
I JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.A VIDA LITERÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL 1870-1930. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO DA SILVA, Aline. Encontro de Professores de Espanhol: mesa-redonda sobre as políticas públicas de ensino de espanhol no Brasil. 2009. (Outro).

2.
COELHO DA SILVA, Aline. I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS LITERÁRIOS E I SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA REGIÃO SUL "NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS". 2007. (Outro).

3.
COELHO DA SILVA, Aline. JORNADA NACIONAL JOSUÉ GUIMARÃES 80 ANOS. 2001. (Outro).

4.
COELHO DA SILVA, Aline. Josué Guimarães: um homem de seu tempo. 2001. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andréia Mineto. A identidade cultural e a construção do discurso na nação judaica em "O êxodo" e "A guerra no Bom Fim". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

2.
Cristiane Toni. O rompimento de Allende e Colassanti: as mulheres tecem seu próprio discurso. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

3.
Lisane da Silva Pertile. A simbologia da dor na obra de Frida Khalo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

4.
Sandra Nilce Carini Cenci. História, fantástido e intertextualidade no conto "Casa tomada". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

5.
Carlos Cristiano Cervenski. A relação amorosa e suas frustrações em "Dom Casmurro" e "O primo Basílio": um estudo comparado. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

6.
Pablo Omar Loza. Alegoria do samba no carnaval da América. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

7.
Silvia Sefanello Casarin. A continuação do mito de Jesus Cristo em sua desconstrução na literatura: "El evangelio según Marcos". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucimara de Castro Bueno. A escrita como libertação em Nebulosidade Variável, de Carmen Martín Gaite. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

2.
Darleni Frohlich. A frustração de Édipo em sua luta contra.... 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Aline Coelho da Silva.

3.
Adriana Figueiredo dos Santos. De la historia y de la literatura: la metaficción en "El Lapiz de carpintero de M. Rivas". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

4.
Ana Paula Grison. Lo femenino en las obras de García Lorca: "Yerma y La casa de Bernarda Alba". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

5.
Missael Alberto Cossio Orihuela. Justicia y paz: nueva utopía quijotiana en cien años de soledad. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

6.
Taize Winkelmann Teixeira. Del otro y de otras realidades. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

7.
Ane Patrícia Viana José de Mira. O realismo na obra La familia de Pascual Duarte de Camilo José Cela. 2003. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

8.
Marisa Guterres dos Santos. La generación del 1898: la representacipon de 'problema de España'. 2003. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

Iniciação científica
1.
Raphaela Palombo. Bolsista Probec. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

2.
Lisiane Beskow Bottermund. Bolsista Probec. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

3.
Patricia Conceição Bologna Soto Vieira. A relação do sujeito com o meio-ambiente no romance total: Cem anos de solidão. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

4.
Thais Ramm Knuth. A relação do sujeito com o meio-ambiente no romance total: Cem anos de solidão. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Lais Silva Garcia. Estágio de regência. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

2.
Jessé Carvalho Lebkuchen. Cursos de Línguas. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

3.
Márcia dos Santos Soares da Rocha. Cursos de Línguas. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

4.
Isabela Brito Oliveira. Estágio. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

5.
Priscila Costa Machado. Estágio. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

6.
Jessica Vilela Acosta. Estágio. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

7.
Patricia Conceição Bologna Soto Vieira. Estágio. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

8.
Laís Silva Garcia. GÊNERO E NACIONALIDADE EM SALA DE AULA: AS DESVANTAGENS DE SER INVISÍVEL. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

9.
Bruna Aires Pinto. Literatura e História em. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

10.
Jéssica Porciuncula Iung da Silva. Projeto de Extensão. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

11.
Isabela Brito Oliveira. Projeto de Extensão. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

12.
Priscila Costa Machado. Projeto de Extensão. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

13.
Jéssica Porciuncula Iung da Silva. Estágio. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

14.
Elizangila Gonçalves Caetano. Projeto de Extensão. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

15.
Patricia Conceição Bologna Soto Vieira. Estágio. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

16.
Edgardo Piriz Milano. Estágio. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

17.
Edgardo Piriz Milano. Projeto de Extensão. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.

18.
Deliane Leivas Tavares. Estágio. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Aline Coelho da Silva.



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público (1º lugar), magistério superior, Professor Adjunto: UFTM, Disciplina: Literaturas em Língua Espanhola. Publicado no Diário Oficial da União em 26 de março de 2008.
Aprovação em Concurso Público(1º lugar), magistério superior, Professor Adjunto: UFPel, Disciplina: Língua e Literaturas em Língua Espanhola. Publicado no Diário Oficial da União em Julho de 2008.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 6:15:48