Gustavo Bittencourt Figueiredo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2204147669620762
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Possui graduação em Ciencia da computacao pela Universidade Salvador(2000), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas(2003), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas(2009) e pós-doutorado pela University of California Davis(2016). Atualmente é Revisor de periódico da IEEE Communications Letters e Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:QoS, Redes Opticas, Redes OBS. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Gustavo Bittencourt Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIREDO, G. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de matemática.
Campus de Ondina, Av. Adhemar de Barros, S/N
Ondina
40170110 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836258
URL da Homepage: www.dcc.ufba.br/~gustavo


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2009
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Mecanismos de controle em redes de comutação de rajadas ópticas, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Nelson Luis Saldanha da Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: QoS; Redes Opticas; Redes OBS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2003
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Algoritmos de Roteamento com Interferência Mínima,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Nelson Luis Saldanha da Fonseca/José A Suruagy Monteiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: MPLS; QoS; Roteamento; LSPs.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1996 - 2000
Graduação em Ciencia da computacao.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
University of California Davis, UCDAVIS, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Telecomunicações.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 28



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Particionamento eficiente de funções virtuais em fronthaul óptico de Cloud/Fog-RAN para redes 5G (Edital CNPq - Edital CNPq - Bolsa Produtividade em Pesquisa N12/ 2017)
Descrição: Nesse projeto de pesquisa, propõe-se o estudo de técnicas de particionamento de funções além de otimização de protocolos e mecanismos de controle para que o suporte eficiente e necessário às Cloud/Fog-RANs seja alcançado, permitindo assim a implantação de uma rede de dados 5G capaz suportar as demandas de tráfego em redes móveis que surgirão nos próximos anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gustavo Bittencourt Figueiredo - Coordenador / Madson Araújo - Integrante / André Kazuo Horota - Integrante / Carlos Colman Meixner - Integrante / Massimo Tornatore - Integrante / Biswanath Mukherjee - Integrante / Alex Santos - Integrante / Bruno Silva - Integrante / Felipe Almeida - Integrante.
2017 - Atual
Arquiteturas de redes ópticas para suporte à implantação de H-CRAN em redes 5G.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Bittencourt Figueiredo - Coordenador / Nelson Luis Saldanha da Fonseca - Integrante / Juliana de Santi - Integrante / Madson Araújo - Integrante / André Kazuo Horota - Integrante / Ibirisol Fontes Ferreira - Integrante / Massimo Tornatore - Integrante / Biswanath Mukherjee - Integrante / Alex Santos - Integrante / Bruno Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
MOBISDN: Ferramentas de Redes Definidas por Software para Suporte a Mobilidade em Redes Mesh Sem Fio
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de ferramentas e técnicas que ajudem no controle da mobilidade dos usuários móveis em uma rede mesh sem fio definida por software com a garantia de manutenção de qualidade das aplicações já acomodadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Bittencourt Figueiredo - Coordenador / Ibirisol Fontes Ferreira - Integrante / Jhenifer Silva Santos - Integrante / Stefani Pires - Integrante.
2014 - Atual
OpenWiMesh: Provendo infraestrutura de comunicação sem fio como suporte à mobilidade em Smart Campi
Descrição: Este projeto visa estudar viabilidade de implantação de uma WMN no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia para ampliar o acesso a Internet dos seus usuários (alunos, professores e servidores), oferecer suporte a mobilidade de usuários móveis (usando Tablets e Smartphones) bem como oferecer QoS às aplicações educacionais que necessitam de uma infraestrutura de comunicação robusta e eficiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Bittencourt Figueiredo - Coordenador / Italo Valcy - Integrante / Ibirisol Fontes Ferreira - Integrante / Jhenifer Silva Santos - Integrante / Stefani Pires - Integrante.
2012 - 2014
Um Sistema de Computação Ubíqua Inteligente para Monitoramento e Gerenciamento de Atividades Físicas no Parque Tecnológico
Descrição: Desenvolvimento de um Sistema de Computação Ubíqua Inteligente para Monitoramento e Gerenciamento de Atividades Físicas no Parque Tecnológico com base em técnicas avançadas de engenharia de software. O sistema permite que usuários tenham as suas atividades físicas monitoradas de forma automática e apresentadas em diferentes painéis (displays) ao longo da área do parque tecnológico. Adicionalmente, com os dados coletados, o sistema deve montar uma rede social com os usuários e as suas informações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Sistemas em Redes de Qualidade para Aplicações Emergentes Geradoras de Grandes Volumes de Dados
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
CONFIANÇA NO FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS DINÂMICOS SOBRE REDES AD-HOC E GRADES COMPUTACIONAIS
Descrição: Sistemas distribuídos modernos, desenvolvidos sobre redes sem fio, móveis e grades computacionais, são essencialmente dinâmicos. Um dos maiores desafios na construção de sistemas computacionais confiáveis e eficazes é o dinamismo e a sua alta vulnerabilidade. Nesse projeto, pretende-se estudar e propor novas abstrações, modelos e algoritmos para o desenvolvimento de aplicações confiáveis, seguras e tolerantes a falhas sobre redes móveis ad-hoc, redes de sensores sem fio, e que se repousam em arquiteturas de grades computacionais. O principal intuito é o de desenvolver novas soluções para problemas fundamentais no desenvolvimento de sistemas distribuídos confiáveis, a saber: protocolos de consenso, detecção de falhas e eleição de líder. Além disso, pretende-se adaptar tais protocolos ao desenvolvimento de sistemas sobre os ambientes, e mais especificamente, serviços de disseminação de conteúdo sobre redes móveis ad-hoc e aplicações sobre grades computacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
SPACES-­4D:  Sistema PArticipativo de Gestão e Monitoramento de Cidades E Serviços Públicos usando rastreamento com câmeras 4D (Edital RNP/CTIC - Cidades Inteligentes - R$ 704.463,53)
Descrição: Várias cidades ao redor do mundo têm instalado sistemas de monitoramento de câmeras aplicadas para o acompanhamento de trânsito, combate à criminalidade, entre outros usos. Da mesma forma, a produção e distribuição de conteúdos multimídia gerados por usuários comuns aumentaram significativamente nos últimos anos como resultado da popularização de equipamentos portáteis com acesso à Internet e da facilidade de disponibilização destes conteúdos através das redes sociais. Este projeto busca integrar estes temas propondo a padronização de câmeras especiais de monitoramento, o desenvolvimento e aplicação de técnicas para rastreamento de pessoas ou objetos e o uso de informações provenientes de redes sociais para facilitar a gestão de cidades. As câmeras em questão serão plenópticas, que possuem microlentes que permitem capturar mais informações do ambiente que as câmeras comuns e podem ter seu foco corrigido pós-captura. No rastreamento de múltiplos alvos móveis serão utilizadas múltiplas câmeras de segurança, ligadas em uma rede mesh sem fio, onde os protocolos e infra-estrutura da rede serão definidos a partir das particularidades do algoritmo de rastreamento. No caso das redes sociais, buscam-se a aplicação de tecnologias e a infraestrutura Web para suportar a coleta de dados e o compartilhamento, armazenamento, processamento e visualização por usuários (cidadãos) comuns e/ou especialistas em gestão e planejamento de cidades. Em especial, podem ser obtidas informações sobre andamento de obras públicas e eficiência de transporte público. Um sistema integrado contendo essas soluções terá uma interface Web onde os gestores das cidades terão facilidades para escolher e trabalhar com informações de diferentes mídias e fontes...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gustavo Bittencourt Figueiredo - Coordenador / Cesar Augusto Viana Melo - Integrante / Yuzo Iano - Integrante / Celso Alberto Saibel Santos - Integrante / Cassio Vinicius Serafim Prazeres - Integrante / Roberto Willrich - Integrante / Jean-Marie Farines - Integrante / Arthur Rangel - Integrante / Gunnar Bedicks Junior - Integrante / Antonio Claudio Paschoarelli Veiga - Integrante / Luciano Rebouças Oliveira - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Avaliação de desempenho para redes híbridas WDM para suporte a aplicações em grade
Descrição: A computação em grade é um modelo que propõe o uso orquestrado de recursos computacionais de várias máquinas situadas em diferentes localizações para resolver problemas que exigem grande poder de computação. A principal característica compartilhada pelas aplicações executadas em grade é o grande volume de informações manipulado. As grades necessitam de uma infra-estrutura de comunicação robusta que seja adaptável às particularidades desse modelo. Devido à sua alta capacidade de transmissão, as redes ópticas baseadas na comutação puramente óptica e na multiplexação por comprimento de onda, têm sido amplamente apontadas na literatura como a tecnologia de transmissão mais adequada ao suporte a aplicações em grade. Entretanto, dentre os paradigmas de comutação utilizados em tais redes ópticas , não há um que seja plenamente capaz de atender as necessidades de todas as aplicação executadas em grade. Pelo contrario, os paradigmas de comutação das redes ópticas podem ser utilizados de forma complementar no atendimento às aplicações, constituindo assim uma rede híbrida, capaz de explorar as melhores características de cada um dos paradigmas em função dos requisitos da aplicação a ser suportada. Entretanto, para que a rede, e em última instancia, as aplicações em grade possam se beneficiar do uso otimizado de tal complementaridade, é preciso que novos mecanismos de controle da rede específicos para a rede híbrida sejam desenvolvidos e extensamente pesquisados. Assim, nesse projeto, pretende-se a construção de um simulador de eventos discretos da arquitetura sobreposta GOHS para avaliação de desempenho da mesma no suporte das aplicações em grade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Bittencourt Figueiredo - Coordenador / Michel Jackson de Souza - Integrante / Jefferson Rodrigues Moreira Barreto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2013
QUALVOL (Sistemas em Redes de Qualidade para Aplicaçõs Emergentes Geradoras de Grandes Volumes de Dados)
Descrição: Para se oferecer um sistema em redes que ofereça qualidade, em especial às transmissões de grandes volumes de dados, é necessário que esse possua diferentes propriedades, tais como disponibilidade, acessibilidade, escalabilidade, segurança, ubiquidade e robustez. O objetivo desse projeto, é avançar o estado da arte na capacitação da Internet como substrato de comunicação para os novos paradigmas de computação e de comunicação, que por sua vez, permitem aplicações com demandas crescentes por transferências de grandes volumes de dados. Almeja-se a consolidação de uma rede de pesquisa iniciada no projeto Sistemas Robustos: Modelos e Ferramentas (REBU) e que tinha como foco investigações no mesmo desafio desse projeto, bem como a continuidade da pesquisa desenvolvida de forma cooperativa por este grupo. Este projeto vai diretamente ao encontro dos desafios no. 6 "Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos", e no 2 "Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos" proposto no documento "Grandes Desafios para a Computação no Brasil: 2006-2016".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Modelagem, Dimensionamento e Análise de Desempenho da Rede de Chaveamento de Pacotes Ópticos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: IEEE Communications Letters


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Best Student Paper Award - ISCC 2018, IEEE Communication Society.
2008
Menção honrosa do artigo "Montagem de rajadas com suavização de tráfego em redes ópticas em rajadas", SBRC.
2004
1o colocado no XI concurso de Tesis de Maestria - Arequipa - Peru, CLEI - UNESCO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRAMACHO, S. L. D. L.2018GRAMACHO, S. L. D. L. ; CAMARGOS, L. J. ; FIGUEIREDO, G. B. . A game theoretical approach to model the channel selection dynamics in non-coordinated IEEE 802.11 networks. WIRELESS NETWORKS, p. 1-21, 2018.

2.
VALCY, I.2017VALCY, I. ; FIGUEIREDO, G. B. . Improving QoS and QoE through seamless handoff in Software-Defined IEEE 802.11 Mesh Networks. IEEE COMMUNICATIONS LETTERS, v. 1, p. 1-4, 2017.

3.
HOROTA, A. K.2016HOROTA, A. K. ; REIS, L. C. M. ; FIGUEIREDO, G. B. ; FONSECA, N. L. S. . Algoritmo de Roteamento e Atribuição de Espectro com caminho mais fragmentado primeiro em Redes Ópticas Elásticas. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 6-12, 2016.

4.
WANG, X.2016WANG, X. ; WANG, L. ; CAVDAR, C. ; TORNATORE, M. ; FIGUEIREDO, G. B. ; CHUNG, H. S. ; LEE, H. H. ; PARK, S. ; MUKHERJEE, B. . Handover Reduction in Virtualized Cloud Radio Access Networks Using an Optical Fronthaul. Journal of Optical Communications and Networking (Print), v. 8, p. B124-B134, 2016.

5.
MELO, C. A. V.2016MELO, C. A. V. ; OLIVEIRA, J. ; FIGUEIREDO, G. B. . Em direção a um Sistema de Video Sob Demanda: Construindo Malhas P2P Utéis. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 1-6, 2016.

6.
FIGUEIREDO, G. B.2015FIGUEIREDO, G. B.; MELO, C. A. V. ; FONSECA, N. L. S. . On Traffic Scaling Transformation at Ingress Optical Burst Switches. Photonic Network Communications, v. 1, p. 1, 2015.

7.
FIGUEIREDO, G. B.2013FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. . Channel reusability for burst scheduling in OBS networks. Photonic Network Communications, p. 1-12, 2013.

8.
FIGUEIREDO, G. B.2012FIGUEIREDO, G. B.; XAVIER, E. C. ; FONSECA, N. L. S. . Optimal algorithms for the batch scheduling problem in OBS networks. Computer Networks (1999), v. 56, p. 3274-3286, 2012.

9.
FIGUEIREDO, G. B.2009FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MELO, C. A. V. ; SALVADOR, M. R. . Uso da montagem de rajadas em redes de comutação óptica de pacotes e o impacto no tráfego Internet Passante. Cadernos CPQD tecnologia, v. 5, p. 83-92, 2009.

10.
FIGUEIREDO, G. B.2006 FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MONTEIRO, J. A. S. . A Minimum Interference Routing Algorithm with Reduced Computational. Computer Networks, v. 50, p. 1710-1732, 2006.

11.
FIGUEIREDO, G. B.2001FIGUEIREDO, G. B.; FIGUEIREDO, M. E. B. ; BATISTA, D. M. . Estudo de QoS IP sobre redes ATM. News Generation, 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REGIS, G. ; FONSECA, K. ; FIGUEIREDO, G. B. ; MONTI, P. ; WOSINSKA, L. ; SANTI, J. . Differentiated Restoration based Multipath Re-provisioning for Disaster Recovery in EONs. In: IEEE International Conference On Communications (IEEE ICC), 2018, Kansas City. IEEE ICC, 2018. v. 1. p. 1-6.

2.
SANTOS, A. ; HOROTA, A. K. ; ZHONG, Z. ; SANTI, J. ; FIGUEIREDO, G. B. ; TORNATORE, M. ; MUKHERJEE, B. . An Online Strategy for Service Degradation with Proportional QoS in Elastic Optical Networks. In: IEEE International Conference on Communications (IEEE ICC), 2018, Kansas City. IEEE ICC, 2018. v. 1. p. 1-6.

3.
REGIS, G. ; FONSECA, K. ; FIGUEIREDO, G. B. ; SANTI, J. . Adoção de restauração com degradação diferenciada em redes EONs para a recuperação de desastres. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2018, Campos do Jordão. SBRC, 2018. v. 1. p. 1-14.

4.
RIVAS, M. ; RODRIGUES, H. ; ALMEIDA, F. ; FIGUEIREDO, G. B. ; TININI, R. I. ; BATISTA, D. M. . An Elastic Optical Network-based Architecture for the 5G Fronthaul. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2018, Campos do Jordão. SBRC, 2018. v. 1. p. 1-14.

5.
SANTOS, A. ; SANTI, J. ; FIGUEIREDO, G. B. . Uma estratégia online para degradação de serviço com QoS proporcional em Redes Ópticas Elásticas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2018, Campos do Jordão. SBRC, 2018. v. 1. p. 1-14.

6.
TININI, R. I. ; FIGUEIREDO, G. B. ; BATISTA, D. M. . Energy-Efficient VPON Formation and Wavelength Dimensioning in Cloud-Fog RAN over TWDM-PON. In: IEEE Symposium on Computers and Communications, 2018, Natal. IEEE ISCC, 2018. v. 1. p. 1-6.

7.
BATISTA, E. P. B. ; FIGUEIREDO, G. B. ; PEIXOTO, M. ; SERRANO, M. ; Prazeres, C. V. S. . Load Balancing in the Fog of Things Platforms Through Software-Defined Networking. In: IEEE International Conference on Computer and Information Technology, 2018, Halifax, CA. The 18th IEEE International Conference on Computer and Information Technology, 2018. v. 1. p. 1-5.

8.
BATISTA, E. P. B. ; ANDRADE, L. ; COSTA, R. ; ANDRADE, A. ; FIGUEIREDO, G. B. ; Prazeres, C. V. S. . Characterization and Modeling of IoT Data Traffic in the Fog of Things Paradigm. In: IEEE NCA 2018, 2018, Cambridge. IEEE International Symposium on Network Computing and Applications, 2018. v. 1. p. 1-5.

9.
LOURENCO, R. B. R. ; FIGUEIREDO, G. B. ; TORNATORE, M. ; MUKHERJEE, B. . Post-Disaster Data Evacuation from Isolated Data Centers through LEO Satellite Networks. In: IEEE International Conference on Communications (IEEE ICC), 2017, Paris. IEEE ICC, 2017. v. 1. p. 1-5.

10.
ARAUJO, M. ; SANTOS, A. ; SANTOS, T. ; PIRES, S. ; PEIXOTO, M. ; RIOS, R. ; FIGUEIREDO, G. B. . Alocação dinâmica de largura de banda com predição dos próximos GRANT em redes Long-Reach PON. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2017, Belém. SBRC, 2017. v. 1. p. 1-14.

11.
VALCY, I. ; FIGUEIREDO, G. B. . Mobilidade transparente em redes mesh sem fio definidas por software. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2017, Belém. SBRC, 2017. v. 1. p. 1-14.

12.
SILVA, B. ; ARAUJO, M. ; FERREIRA, I. F. ; FIGUEIREDO, G. B. . Multi-Controllers Architecture with Adaptive Monitoring in WMN SDN. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2017, Belém. SBRC, 2017. v. 1. p. 1-14.

13.
TININI, R. I. ; REIS, L. C. M. ; BATISTA, D. M. ; FIGUEIREDO, G. B. ; TORNATORE, M. ; MUKHERJEE, B. . Optimal Placement of Virtualized BBU Processing in Hybrid Cloud-Fog RAN over TWDM-PON. In: IEEE Global Communications Conference, 2017, Singapura. IEEE GLOBECOM, 2017. v. 1. p. 1-6.

14.
LISBOA, F. ; FONSECA, K. ; VIEIRA, L. C. ; MONTI, P. ; SANTI, J. ; FIGUEIREDO, G. B. . Restoration Based on Bandwidth Degradation and Service Restoration Delay for Optical Cloud Networks. In: IEEE Global Communications Conference, 2017, Singapura. IEEE GLOBECOM, 2017. v. 1. p. 1-6.

15.
FIGUEIREDO, G. B.; WANG, X. ; MEIXNER, C. C. ; TORNATORE, M. ; MUKHERJEE, B. . Load Balancing and Latency Reduction in Multi-User CoMP over TWDM-VPONs. In: IEEE International Conference on Communications (IEEE ICC), 2016, Kuala Lampur. IEEE ICC, 2016. v. 1. p. 1-6.

16.
CANATO, R. L. C. ; FIGUEIREDO, G. B. ; SANTI, J. ; FONSECA, N. L. S. . Comutação de Mensagens Ópticas - OMS Um Novo Paradigma para Redes Ópticas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2016, Salvador. SBRC, 2016. v. 1. p. 1-14.

17.
ZHONG, Z. ; LI, J. ; HUA, N. ; FIGUEIREDO, G. B. ; LI, Y. ; ZHENG, X. ; MUKHERJEE, B. . On QoS-Assured Degraded Provisioning in Service Differentiated Multi-Layer Elastic Optical Networks. In: IEEE Global Communications Conference, 2016, Washington, DC, USA. IEEE GLOBECOM, 2016. v. 1. p. 1-6.

18.
MEIXNER, C. C. ; FIGUEIREDO, G. B. ; FIORANI, M. ; TORNATORE, M. ; MUKHERJEE, B. . Resilient Cloud Network Mapping with Virtualized BBU Placement for Cloud-RAN. In: IEEE International Conference on Advanced Networks and Telecommuncations Systems, 2016, Bangalore - India. IEEE ANTS 2016, 2016. v. 1. p. 1-3.

19.
MELO, C. A. V. ; FIGUEIREDO, G. B. ; OLIVEIRA, J. . Towards Peer-assisted Video on Demand System: Building Helpful Overlays. In: IEEE Latin-American Conference on Communications, 2015, Arequipa - Peru. Proceedings of the IEEE LATINCOM, 2015. v. 1. p. 1-5.

20.
HOROTA, A. K. ; REIS, L. C. M. ; FIGUEIREDO, G. B. ; FONSECA, N. L. S. . Routing and Spectrum Assignment Algorithm with Most Fragmented Path First in Elastic Optical Networks. In: IEEE Latin-American Conference on Communications, 2015, Arequipa - Peru. IEEE LATINCOM, 2015. v. 1. p. 1-5.

21.
BRAGA, D. ; FIGUEIREDO, G. B. ; SAMPAIO, L. N. . Um Algoritmo de Alocação de Largura de Banda para Tráfegos Elásticos em Redes de Circuito Dinâmico. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. SBRC 2014, 2014. v. 1. p. 1-14.

22.
HOROTA, A. K. ; FIGUEIREDO, G. B. ; FONSECA, N. L. S. . Algoritmo de Roteamento e Atribuição de Espectro com Minimização de Fragmentação em Redes Ópticas Elásticas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. SBRC 2014, 2014. v. 1. p. 1-14.

23.
VALCY, I. ; GRAMACHO, S. L. D. L. ; FERREIRA, I. F. ; SAMPAIO, L. N. ; FIGUEIREDO, G. B. . OpenWiMesh: um Framework para Redes Mesh sem Fio Definidas por Software. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. SBRC 2014, 2014. v. 1. p. 1-14.

24.
SANTI, J. ; FONSECA, N. L. S. ; FIGUEIREDO, G. B. . Algorithm for Traffic Grooming of Batches of Deadline-Driven Requests. In: IEEE International Conference on Communications, 2013, Budapeste, Hungria. IEEE International Conference on Communications, 2013. v. 1. p. 1-5.

25.
MELO, L. P. ; FIGUEIREDO, M. B. ; FIGUEIREDO, G. B. ; FRANCO, T. . Seleção de paradigmas em redes ópticas híbridas integradas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2013, Brasília - Brasil. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2013. v. 1. p. 1-14.

26.
GRAMACHO, S. L. D. L. ; ARAUJO, M. ; FIGUEIREDO, G. B. . Dinâmica de seleção de melhores canais em redes IEEE 802.11 com modelo de interferência CCA/SINR. In: III Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA) - SBRC, 2013, Brasília. Anais do III Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA), 2013. v. 1. p. 1-12.

27.
VALE, T. F. ; Almeida, E. S. ; FIGUEIREDO, G. B. ; MEIRA, S. R. L. . A Study on Service Identification Methods for Software Product Lines. In: 2nd International Workshop on Services, Clouds and Alternative Design Strategies for Variant-Rich Software Systems (SCArVeS), co-located with 16th International Software Product Line Conference (SPLC), 2012, Salvador. 2nd International Workshop on Services, Clouds and Alternative Design Strategies for Variant-Rich Software Systems (SCArVeS), 2012. v. II.

28.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. . Algorithm with linear computational complexity for batch scheduling in OBS networks. In: IEEE International Conference on Communications, 2011, Kyoto, Japão. IEEE International Conference on Communications, 2011. v. 1. p. 1-6.

29.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. . Um algoritmo ótimo e linear para o problema de escalonamento em lote em redes OBS. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2010, Gramado-RS. SBRC 2010. Gramado: SBRC, 2010. v. 1. p. 1-14.

30.
FIGUEIREDO, G. B.; XAVIER, E. C. ; FONSECA, N. L. S. . Um algoritmo ótimo para escalonamento de canais em redes OBS. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2009, Recife-PE. SBRC, 2009. v. 1. p. 1-5.

31.
FIGUEIREDO, G. B.; XAVIER, E. C. ; FONSECA, N. L. S. . An optimal batch scheduling algorithm for OBS networks. In: Global Communications Conference, 2009, Honolulu - Hawai. GLOBECOM. v. 1. p. 1-1.

32.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MELO, C. A. V. . Montagem de Rajadas com Suavização de Tráfego em Redes de Comutação de Rajadas Ópticas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2008, Rio de Janeiro. XXVI SBRC, 2008.

33.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. . Escalonamento de Canais em Redes OBS usando Informações Topológicas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2008, Rio de Janeiro. XXVI SBRC, 2008.

34.
FIGUEIREDO, G. B.; MELO, C. A. V. ; FONSECA, N. L. S. . Identification of the Cut-off Scale of OBS Ingress Traffic'. In: IEEE GLOBECOM, 2008, New Orleans. IEEE Global Communications Conference. v. 1. p. 1-5.

35.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. . The Least Reusable Channel Burst Scheduling Discipline. In: IEEE GLOBECOM, 2008, New Orleans. IEEE Global Communications Conference. v. 1. p. 1-5.

36.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MELO, C. A. V. ; SALVADOR, M. R. . Transformação de Tráfego em Redes Ópticas em Rajadas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC, 2007, Belém. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2007.

37.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MELO, C. A. V. ; SALVADOR, M. R. . On the Transformation of Multifractal Traffic at Ingress Optical Burst Switches. In: IEEE Interantional Conference on Communications, 2006, Istanbul. IEEE Interantional Conference on Communications, 2006.

38.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MELO, C. A. V. ; SALVADOR, M. R. . O Impacto do Algoritmo de Montagem de Rajadas Baseado em Janelas de O Impacto do Algoritmo de Montagem de Rajadas Baseado em Janelas de Tempo no Tráfego Multifractal. In: SBrT, 2005, Campinas. Anais do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2005.

39.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MONTEIRO, J. A. S. . A Minimum Interference Routing Algorithm. In: IEEE International Conference on Communications, 2004, Paris. IEEE International Conference on Communications, 2004. p. 1942-1947.

40.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MONTEIRO, J. A. S. . A Minimum Interference Routing Algorithm. In: Conferência LatinoAmericana de Informática, 2004, Arequipa. Conferencia Latinoamericana de Informática, 2004. v. 1. p. 401-421.

41.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MONTEIRO, J. A. S. . Um Algoritmo para Roteamento com Interferência Mínima. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC, 2003, Natal - RN. Anais do XXI SBRC, 2003. v. 2. p. 507-518.

42.
FIGUEIREDO, G. B.; MONTEIRO, J. A. S. ; FONSECA, N. L. S. ; ROCHA, A. A. A. . Dynamic sizing of label switching paths in MPLS Networks. In: IEEE International Telecommunications Symposium, 2002, Natal - RN. IEEE International Telecommunications Symposium, 2002. p. 593-598.

43.
FIGUEIREDO, G. B.. Dimensionamento dinâmico de LSPs em redes MPLS. In: Workshop on Quality of Service and Mobility, 2002, Angra dos Reis - RJ. in Proceedings of the Workshop on Quality of Service and Mobility, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GRAMACHO, S. L. D. L. ; Prazeres, C. V. S. ; FIGUEIREDO, G. B. . An Ad-Hoc Web of Things Service Bus. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2013, Salvador. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2013. v. 1. p. 1-4.

2.
FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S. ; MELO, C. A. V. ; SALVADOR, M. R. . Traffic Scaling Transformation in Optical Burst Switching Networks. In: III Workshop TIDIA, 2006, São Paulo. Proceedings of III Workshop TIDIA, 2006. p. 57-59.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. IEEE Latin-American Communications (LATINCOM).. 2016.

2.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPERFORMANCE). 2016.

3.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de comitê de programa. Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA). 2016.

4.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). 2016.

5.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) - Salão de Ferramentas. 2016.

6.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) - Minicursos. 2016.

7.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. IEEE Latin-American Communications (LATINCOM).. 2015.

8.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPERFORMANCE). 2015.

9.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de comitê de programa. Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA). 2015.

10.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). 2015.

11.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) - Salão de Ferramentas. 2015.

12.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) - Minicursos. 2015.

13.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. IEEE Latin-American Communications (LATINCOM).. 2014.

14.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de comitê de programa. Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA). 2014.

15.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). 2014.

16.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) - Salão de Ferramentas. 2014.

17.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPERFORMANCE). 2014.

18.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. IEEE Latin-American Communications (LATINCOM).. 2013.

19.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPERFORMANCE). 2013.

20.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de comitê de programa. Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA). 2013.

21.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). 2013.

22.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) - Salão de Ferramentas. 2013.

23.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. IEEE Latin-American Communications (LATINCOM).. 2012.

24.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPERFORMANCE). 2012.

25.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de comitê de programa. Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA). 2012.

26.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) - Salão de Ferramentas. 2012.

27.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de comitê de programa. Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (WRA). 2011.

28.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPERFORMANCE). 2011.

29.
FIGUEIREDO, G. B.. Membro de Comitê de Programa. IEEE Latin-American Communications (LATINCOM).. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FIGUEIREDO, G. B.; MIYAZAWA, F. K.; FONSECA, N. L. S.. Participação em banca de Pedro Mesquita Moura. Roteamento e Alocação de Espectro em Redes Ópticas Elásticas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MELO, C. A. V.; FEITOSA, E. L.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de MAIARA DE SOUZA COELHO. ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO DE FLUXO DE VÍDEO BASEADA EM FATORES DE QoE. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
MELO, C. A. V.; CRISTO, M. A. P.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Jhonathan Araújo Oliveira. Disponibilidade de Conteúdo em Sistemas CDN Assistidos por Redes P2P. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
SAMPAIO, P. N. M.; CARNEIRO, G. F.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Ramon dos Reis Fontes. Autoria de Cenários Open Flow Utilizando Visual Network Description (Versão SDN). 2013. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador.

5.
GREVE, F. G. P.; MIRANDA, J. G. V.; ARANTES, L.; ASSIS, T. A.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Alex Novaes de Santana. Caracterização de uma Jornada Máxima em Redes Dinâmicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mecatrônica) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
FONSECA, N. L. S.; SILVEIRA, R. M.; USBERTI, F. L.; FIGUEIREDO, G. B.; Madeira, E. R. M.. Participação em banca de Helder May Nunes da Silva Oliveira. Proteção em Redes Ópticas Elásticas com Multiplexação Espacial. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ASSIS, K. D. R.; ALMEIDA JR, R. C.; ESQUERRE, V. F. R.; MELLO, D. A. A.; SANTOS FILHO, J. V.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Alex Ferreira dos Santos. Algoritmos para alocação de espectro em redes ópticas elásticas. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia.

3.
BATISTA, D. M.; GUBITOSO, M. D.; ZORZO, S. D.; GUARDIA, H. C.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Rafael Perazzo Barbosa Mota. Mecanismos para e melhoria de desempenho de sistemas RFID passivos. 2015. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo.

4.
ZIVIANI, A.; FIGUEIREDO, G. B.; GARCIA, I. C.; MIYAZAWA, F. K.; FONSECA, N. L. S.. Participação em banca de Daniel Macêdo Batista. Escalonadores de Tarefas Dependentes para Grades Robustos às Incertezas das Informações de Entrada.. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
GREVE, F. G. P.; Prazeres, C. V. S.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Jauberth Welly AbiJaude. Identificação e Localização de Objetos na Internet das coisas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
ASSIS, K. D. R.; ALMEIDA JR, R. C.; ESQUERRE, V. F. R.; SEGATTO, M. E. V.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Alex Ferreira dos Santos. Algoritmos para Roteamento e Alocação de Espectro em Redes Ópticas Elásticas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia.

3.
BARRETO, P. A. S. M.; GIOZZA, William Ferreira; FIGUEIREDO, G. B.; ALCHIERI, E. A. P.. Participação em banca de Paulo José de Souza Júnior. PROVISÃO DE RECURSOS E PROTEÇÃO PARA REQUISIÇÕES COM ALTAS DEMANDAS DE BANDA EM REDES ÓPTICAS WDM. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília.

4.
BATISTA, D. M.; LEJBMAN, . A. G. V.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Rafael Perazzo Barbosa Mota. Mecanismos para Garantia de Qualidade de serviço para a Internet das Coisas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo.

5.
Madeira, E. R. M.; MIYAZAWA, F. K.; FIGUEIREDO, G. B.; FONSECA, N. L. S.. Participação em banca de Juliana De Santi. Agregação dinâmica de tráfego com duração conhecida em redes WDM em malha. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciência da Computação - UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEIRO, J. A. S.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Rogério Lázaro Andrade França Júnior.Estratégias de uso do MULTICAST IP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Salvador.

2.
FIGUEIREDO, G. B.; Martins, Joberto Sérgio Barbosa; MONTEIRO, J. A. S.. Participação em banca de Ticiane Leal spínola.Redes de Sensores sem Fio e a Agricultura de Precisão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Salvador.

3.
MONTEIRO, J. A. S.; FIGUEIREDO, G. B.. Participação em banca de Raimundo José Silva dos Santos.As redes industriais sob a ótica da tecnologia da informação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Salvador.

4.
FIGUEIREDO, G. B.; GIOZZA, William Ferreira; Soares, A. C. B.. Participação em banca de José Carneiro Maranhão Neto.Ferramenta para avaliação de desempenho de redes ópticas com comutação de rajada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Salvador.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
27º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).Um algoritmo ótimo para escalonamento de canais em redes OBS. 2009. (Simpósio).

2.
26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).Escalonamento de Canais em Redes OBS usando Informações Topológicas. 2008. (Simpósio).

3.
26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).Montagem de Rajadas com Suavização de Tráfego em Redes de Comutação de Rajadas Ópticas. 2008. (Simpósio).

4.
25º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).Transformação de Tráfego em Redes Ópticas em Rajadas. 2007. (Simpósio).

5.
V Semana Universitária UNIFACS.Engenharia de Tráfego em Redes de Comutação de Rajadas Ópticas. 2006. (Seminário).

6.
Conferência LatinoAmericana de Informática. A Minimum Interference Routing Algorithm. 2004. (Congresso).

7.
21 Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).Um algoritmo para roteamento com interferência mínima. 2003. (Simpósio).

8.
20 Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). 2002. (Simpósio).

9.
VIII Semana de Informática da UFBa. 2000. (Seminário).

10.
17 Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). 1999. (Simpósio).

11.
VII Semana de Informática da UFBa. 1998. (Seminário).

12.
VI Semana de Informática da UFBa. 1996. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tatiana de Oliveira Santos. Alocação de recursos em redes PON de nova geração. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Bruno Ramos e Silva. Particionamento ótimo de função em frontal H-CRAN. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
CARLOS FERNANDO SILVA FERNANDES DE ABREU NETO. Alocação de regeneradores virtualidades em redes ópticas translucidas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Hedertone Almeida. Redes sem fio definidas por software. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

5.
Ibirisol Fontes Ferreira. Redes de acesso definidas por software. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

6.
Jhenifer Silva dos Santos. Distribuição de conteúdo multimídia em redes em malha sem fio (provisório). Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alex Silva Santos. Degradação de serviços em redes ópticas elásticas com divisão espacial. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
ERNANDO PASSOS BATISTA JUNIOR. Alocação de recursos em redes IoT virtualizadas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

3.
Madson Araujo. Novas arquiteturas ópticas para fronthaul H-CRAN. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Andre Kazuo Horota. Alocação de recursos em redes ópticas definidas por software. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

5.
Rodrigo Izidoro Tinini. Dimensionamento de redes ópticas elásticas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Marchesoti Franco. A brute-force algorithm to evaluate the performance of VCRAN intra-VPON handover minimization. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, . Coorientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

2.
ERNANDO PASSOS BATISTA JUNIOR. Balanceamento de carga de IoT definida por software. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Coorientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

3.
Alex Silva Santos. Degradação de serviço com QoS proporcional em redes ópticas elásticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

4.
Madson Araújo. Redução de atraso através de predição de tráfego em redes PON de longo alcance. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

5.
Italo Valcy da Silva Brito. Suporte a mobilidade em redes mesh definidas por software. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

6.
Andre Kazuo Horota. Algoritmo de Roteamento e alocação de espectro ciente de fragmentação para redes ópticas elásticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

7.
Robson Canato. Comutação de Mensagens em Redes Ópticas um Novo Paradigma de Comutação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

8.
Diêgo Braga Monteiro de Moura. Um Algoritmo de Alocação de Largura de Banda para Tráfegos Elásticos em Redes de Circuito Dinâmico. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

9.
Sérgio Luis Dias Lima Gramacho. Minimização de interferência em redes locais sem fio não coordenadas: Dinâmicas de competição e cooperação. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Madson Araújo. Estratégias de replicação de controladores em redes mesh definidas por software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

2.
Bruno Ramos. Gerenciamento em redes definidas por software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

3.
Erika Ferreira Santos. Escalonamento em Lote com QoS proporcional em redes WDM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

4.
Rafael de Oliveira Bittencourt. Controladores OpenFlow SDN ? Uma Análise Comparativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

5.
Diego Andrade Costa. SOLUÇÃO THIN CLIENT PARA INFRAESTRUTURA DE EMPRESAS: UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DESTA TECNOLOGIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

6.
Jefferson Rodrigues Moreira Barreto. Sobre o impacto do compartilhamento de recursos em grades computacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

7.
Larissa de Carvalho Martins Reis. JET-Release: Um Protocolo de Sinalização para Redes OBS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

8.
Rogério de Carvalho Bastos. Algoritmo de Escalonamento de Recurso em Redes Ópticas Híbridas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

9.
Ibirisol Fontes Ferreira. Roteamento multicaminho em redes MESH sem fio para suporte a aplicações VoIP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

10.
Gabriela Souza e Milena Kelly de Santana Lima. REDES ÓPTICAS LIGHTRING E OPTICAL BURST SWITCHING: TECNOLOGIAS MODELOS E ESTUDO DA QUALIDADE DE SERVIÇO.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencia da computacao) - Universidade Salvador. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

11.
Leonardo Gesteira. Análise comparativa do algoritmo de seleção de requisições das redes Lightring. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencia da computacao) - Universidade Salvador. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

Iniciação científica
1.
Erika Ferreira Santos. Escalonamento em lote de canais com QoS proporcional. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

2.
Ibirisol Fontes Ferreira. Roteamento multicaminho em redes MESH sem fio para suporte a aplicações VoIP. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

3.
Larissa de Carvalho Martins Reis. Jet-Release: Um Protocolo de Sinalização para Redes OBS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

4.
Rogério de Carvalho Bastos. Algoritmo de Escalonamento de Recurso em Redes Ópticas Híbridas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

5.
Rogério de Carvalho Bastos. Escalonamento de canais em redes OBS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

6.
Michel Jackson de Souza. O impacto de multi-escalonamento nas aplicações em grade. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.

7.
Larissa Reis. Mecanismos de controle em redes ópticas para suporte a aplicações em grade e em nuvem. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 14:08:07