Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone

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  • Última atualização do currículo em 28/11/2017


é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui mestrado (2004), bacharelado e licenciatura (2002) em História pela mesma instituição. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Adjunto de História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense, e professor Adjunto de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Social na UFF e no Mestrado Profissional em Ensino de História - Prof. História - UERJ. É consultor da Área de Ciências Humanas no Grupo Educacional MOPI. Atua na preparação de candidatos para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Colabora com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Foi professor e Diretor Adjunto do Colégio Pedro II - Unidade Escolar Humaitá II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, memória, crise do escravismo, campesinato e política, questão agrária e ensino de história. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone
Nome em citações bibliográficas
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Do cativeiro à reforma agrária: colonato, direitos e conflitos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Mario Grynszpan.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Colonato; Escravidão; Era Vargas; Reforma Agrária; Direitos; Conflitos Rurais.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2004
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Memória Camponesa: Identidades e conflitos em terras de café (1888-1987),Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Mario Grynszpan.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Campesinato e Politica; História Oral; Escravidão; Colonos; Memória e Identidades Sociais; Posseiros.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Memória.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.
1999 - 2008
Graduação em Direito.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sociogênese de direitos no mundo rural: Vargas e a legislação social.
Orientador: Fernanda Andrade Almeida.
1998 - 2001
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil VII
História Econômica do Brasil
História dos Conflitos Rurais no Brasil Republicano - Eletiva
08/2005 - 12/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Terra e Democracia no Brasil Republicano (Geo-História)
História Fluminense II
História Fluminense I
03/2005 - 07/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Fluminense II
Geo-História
História Fluminense I

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: colaborador através do estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Curso Cidadania e Memória no pós 1930, ministrado em parceria com o doutorando Luigi Bonafé

Atividades

09/2013 - 01/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Realidade Sócio-Econômica e Política do Brasil
Seminário XIV em História Econômico Social - Campesinato no Brasil pós-1930
04/2013 - 08/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Trabalho no Brasil República
História do Brasil III
11/2012 - 03/2013
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Memória no pós-1930
Política Externa do Brasil República
03/2012 - 11/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História dos Conflitos Rurais no Brasil Republicano - Eletiva
História Econômica Geral e do Brasil
08/2007 - 01/2008
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Cidadania e Memória no Brasil Republicano

Curso Clio, CLIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História

Atividades

06/2006 - 12/2015
Ensino, Curso Clio, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Geral

Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 40


Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20

Atividades

07/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Memória da FAETEC, .

02/2010 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História I
08/2009 - 01/2010
Extensão universitária , Vice Presidência Educacional da FAETEC, .

Atividade de extensão realizada
Cineclube Galinho de Quintino.
2/2009 - 07/2009
Extensão universitária , Vice Presidência Educacional da FAETEC, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Marxismo e Educação.
4/2008 - 07/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Vice Presidência Educacional da FAETEC, .

Linhas de pesquisa
História e Educação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História II - Brasil Republicano
História III - Ensino de História
03/2007 - 07/2007
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História I - Brasil Império
História III - Ensino de História
03/2007 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Acadêmico, .

Cargo ou função
Conselheiro.
08/2006 - 12/2006
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História I - Brasil Império
História II - Brasil Republicano
03/2006 - 07/2006
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Interdisciplinares do Rio de Janeiro II
História II - Brasil Republicano
Produção Cultural e Educação: Festas e Festividades
08/2005 - 12/2005
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História I - Brasil Império
História III - Ensino de História

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 3

Atividades

03/2011 - 07/2011
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Trabalho e Cultura de Direitos no Brasil Republicano, em parceria com o Prof. Dr. José Roberto Franco Reis (FIOCRUZ e PPGHIC)
08/2010 - 12/2010
Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Trabalho e cultura de Direitos no Brasil Republicano, em parceria com o prof. Dr. José Roberto Franco Reis (FIOCRUZ e PPGHIC)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsa Convênio FNDE/ PUC/ UERJ, Enquadramento Funcional: Professor Ensino a Distância - EAD


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante

Atividades

05/2008 - Atual
Ensino, Pós Lato Sensu em História da África e do Negro, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Formação do sistema mundo
03/2007 - Atual
Ensino, Pós Lato Sensu em Relações Internacionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oriente Médio - Conflitos e Perspectivas
9/2006 - 12/2006
Ensino, Pós Lato Sensu em Ensino de História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ditadura e Sociedade: pesquisa e ensino (Brasil, 1964-1985)

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Palestrante

Atividades

8/2009 - 12/2009
Ensino, História do Brasil: Sociedade, Política e Cultura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História do Brasil Império - O processo de Independência e o Primeiro Reinado
História do Brasil República - Brasil pós 90

Colégio Andrews, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da 3a série do Ensino Médio


Escola Parque, ESCOLA PARQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor da 3a série do Ensino Médio


Colégio Notre Dame - Ipanema, CND, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Área de História



Linhas de pesquisa


1.
História e Educação
2.
Pesquisa - Projeto FAETEC 15 anos


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
REDE PROPRIETAS: PROPRIEDADE, INOVAÇAO E BEM COMUM
Descrição: O presente projeto consiste em uma proposta de estudo acerca da propriedade - enquanto instituição social - em algumas de suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens tecnológicos e culturais (propriedade intelectual e direito autoral. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, preten)de-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (agrária, urbana, creditícia e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico - cotejando-se experiências nacionais distintas em momentos históricos específicos - quanto diacrônico - atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-institucionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada "era do conhecimento", objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores. Para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. Como desdobramento deste projeto está sendo criada a REDE Proprietas, que abrigará os laboratórios e pesquisadores envolvidos em pesquisa sobre a dimensão histórica da propriedade, em suas múltipla dimensões...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O RURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: História, memória e representações nos espaços escolares.
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de História é o de refletir sobre as representações diante do mundo rural brasileiro produzidas e transmitidas nos espaços escolares. Tal proposta se justifica, dentre outros fatores, pela renovação do interesse histórico sobre o campo, evidenciada pelas novas pesquisas e diversas iniciativas em curso, decorrentes da visibilidade alcançada por algumas das permanências e transformações salientadas no rural contemporâneo. Serão privilegiadas as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental do mundo rural, ao investigar as formas de construção de conhecimentos históricos na Educação Básica por meio das abordagens pedagógicas, dos livros didáticos, dos paradidáticos, e das avaliações em seus distintos instrumentos e medidas educacionais. Destaque especial será atribuído ao tratamento da temática rural nos instrumentos de avaliação em larga escala, em função da capacidade de influenciar e induzir o currículo, a formação continuada e a consagração de determinados conhecimentos históricos. Desse modo, procura-se realçar em diferentes temporalidades os aspectos recorrentes, as visões preconcebidas, as interpretações recentes, os supostos e desdobramentos que conformam conhecimentos e práticas sobre o campo no Ensino de História no país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone - Coordenador / Pedro Balthazar - Integrante.
2008 - 2009
Laboratório de Estudos Marxismo e Educação
Descrição: Tendo como ponto de partida conflitos ideológicos engendrados a partir da proposição concreta de um currículo de formação de pedagogos que tivesse como eixo a formação de "consciência de classe", o grupo de pesquisadores envolvidos nesta proposição decidiu-se dedicar à investigação de natureza teórica sobre a possibilidade de formular uma concepção crítica radical da formação do professor da educação básica diante do marco educativo legal vigente no país. No âmbito da multifacetada tradição do marxismo, é possível perceber diferentes leituras, influenciadas pelo historicismo, pelo humanismo e pelo estruturalismo. A pesquisa busca identificar categorias próprias destas correntes e também suas influências na apropriação do marxismo no Brasil e entre educadores brasileiros contemporâneos, identificados com o marxismo. Estas análises podem resultar em diferentes compreensões sobre a relação entre educação escolarizada e classe social e, supostamente, em diferentes alternativas de resposta ao objetivo geral da pesquisa. Pode ainda elucidar os limites, de diferentes ordens, à proposição do currículo que motivou a pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2002
Assentamentos Rurais em perspectiva comparada
Descrição: O projeto integrado de pesquisa fez uma análise comparada de assentamentos rurais, tomando por base as dimensões econômica, social, histórica e ambiental. Foram estudados quatro assentamentos localizados em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro e que tiveram origens históricas distintas. A pesquisa envolveu atividades abrangentes e variados métodos quantitativos e qualitativos. Participaram do projeto pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e École des Hautes études en sciences sociales (EHESS)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone - Integrante / Mario Grynszpan - Coordenador / Afrânio Raul Garcia Jr - Integrante / Leonilde Servolo de Medeiros - Integrante / Sergio Leite - Integrante / Carla Bianca Vieira de Castro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6


Membro de corpo editorial


2004 - 2005
Periódico: Cantareira (UFF)


Revisor de periódico


2004 - 2004
Periódico: Cantareira (UFF)
2008 - Atual
Periódico: Mundos do Trabalho


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Aprovação em 1o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Superior - Universidade Federal Fluminense - História do Brasil República - 20h, UFF.
2011
Aprovação em 1o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Superior - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - História do Brasil, UERJ.
2010
Aprovação em 4o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Superior - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - História do Mundo Contemporâneo, UNIRIO.
2010
Aprovação em 1o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Superior - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - História Política e Econômica do século XX - 40hDE, UFRRJ.
2008
Aprovação em 6o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Superior - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - História do Brasil Contemporâneo, UNIRIO.
2006
Aprovação em 2o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação/ RJ, Secretaria de Estado de Educação/ RJ.
2005
Aprovação em 1o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério do Ensino Superior do Instituto Superior de Educação, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia/ RJ.
2004
Aprovação em 1o lugar na seleção para Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal Fluminense.
2004
Aprovação em 8a lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério do CEFET-RJ, CEFET-RJ.
2003
Bolsa Nota Dez, FAPERJ.
2003
Aprovação em 14o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Básica - Colégio Pedro II, Colégio Pedro II.
2003
Moção de Congratulação e Louvor, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2002
Aprovação em 3o lugar na seleção para o Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em História ? Universidade Federal Fluminense.
2002
Aprovação em 39o lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério da Educação Básica da FAETEC, FAETEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEZEMONE, Marcus2016 DEZEMONE, Marcus. A questão agrária, o governo Goulart e o golpe de 1964 meio século depois. Revista Brasileira de História (Impresso), v. 71, p. 131-154, 2016.

2.
DEZEMONE, MARCUS2015DEZEMONE, MARCUS. O colonato na região serrana fluminense: conflitos rurais, direitos e resistências cotidianas. Estudos Historicos (Rio de Janeiro), v. 28, p. 265-284, 2015.

3.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2014DEZEMONE, Marcus. 1964 e as batalhas de memória 50 anos depois. Revista Maracanan, v. 1, p. 56-67, 2014.

4.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2013DEZEMONE, Marcus. O tempo de Vargas e as lutas sociais no campo brasileiro. Revista Convergência Crítica, v. 2, p. 23-39, 2013.

5.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2012DEZEMONE, Marcus. Mundo Rural e Era Vargas: direitos, papel do campo e legislação social na historiografia recente. Revista Tempos Históricos, v. 16, p. 219-245, 2012.

6.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2010DEZEMONE, Marcus. Escravidão e Latifúndio: trajetórias e usos no Brasil. Encontros (Rio de Janeiro), v. Ano 8, p. 42-50, 2010.

7.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2009DEZEMONE, Marcus. Repressão e resistência: Ditadura Militar e lutas sociais no campo fluminense (1964-1985). Revista História & Luta de Classes, v. 8, p. 13-18, 2009.

8.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2009DEZEMONE, Marcus. O rural e a nação na república. Dialogus (Ribeirão Preto), v. 5, p. 271-291, 2009.

9.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2008DEZEMONE, Marcus. Urbano e Rural: notas para uma abordagem na escola. Salto para o Futuro, v. XVIII, p. 32-41, 2008.

10.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2008 DEZEMONE, Marcus. Legislação social e apropriação camponesa:Vargas e os movimentos rurais. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 21, p. 220-240, 2008.

11.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2008DEZEMONE, Marcus. Visões da Cidade: quando o rural salta aos olhos. Encontros (Rio de Janeiro), v. 10, p. 66-77, 2008.

12.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2008DEZEMONE, Marcus. De Cativos a Posseiros: Conflitos e Identidades em terras de café (1888-1971). Cantareira (UFF), v. 13, p. 1-23, 2008.

13.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2007DEZEMONE, Marcus. Impactos da Era Vargas no mundo rural: leis, direitos e memória. Perseu: História, Memória e Política, v. 1, p. 177-205, 2007.

14.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2002DEZEMONE, Marcus. Conflitos Rurais no Brasil: breve exame no século XX. Cantareira (UFF), www.historia.uff.br/cantareira, v. 1, p. 1-10, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, E. P. (Org.) ; ALMEIDA, J. R. (Org.) ; CABECEIRAS, M. R. V. (Org.) ; DEZEMONE, Marcus (Org.) . Universidade e escola formando professores de História. 1. ed. São Paulo: Letra e Voz, 2015. 228p .

Capítulos de livros publicados
1.
DEZEMONE, Marcus. Mobilização, redes sociais e soaciabilidade agonística nas manifestações de junho de 2013. In: ALMEIDA, Juniele; SCHITTINO, Renata; POGGI, Tatiana. (Org.). Política e Violência: desafios contemporâneos. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2016, v. , p. 51-66.

2.
DEZEMONE, Marcus. Memória e experiência social: possibilidades de abordagens em sala. In: ALVES, Gracilda; LAPSKY, Igor; CABRAL, Luciano.. (Org.). A História que ensinamos e o Ensino de História. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2015, v. 1, p. 62-79.

3.
DEZEMONE, Marcus. O general e a "menina" do INCRA: reforma agrária na transição democrática nos anos 1980. In: Graciela Bonassa Garcia; Vanderlei Vazelesk Ribeiro. (Org.). Vozes da Terra. Proprietários rurais, camponeses e burocratas na América Latina. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. , p. 177-192.

4.
DEZEMONE, Marcus. De colonos a posseiros: do reconhecimento à ilegitimação da propriedade. In: MOTTA, Márcia; SECRETO, María Verónica. (Org.). O Direito às avessas: por uma história social da propriedade. 1ed.Niterói e Guarapuava: Eduff e Unicentro, 2011, v. , p. 397-420.

5.
DEZEMONE, Marcus. A Era Vargas e o mundo rural brasileiro: memória, direitos e cultura política camponesa. In: MOTTA, Marcia; ZARTH, Paulo (Orgs.). (Org.). HIstória Social do Campesinato. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, v. 2, p. 73-98.

6.
GRYNSZPAN, Mario ; DEZEMONE, Marcus . As esquerdas e a descoberta do campo brasileiro: Ligas camponesas, comunistas e católicos (1950-1964). In: FERREIRA, Jorge; e AARÃO REIS, Daniel. (Org.). As Esquerdas no Brasil. Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). 1ed.Rio de Janeiro: Civilizaçao Brasileira, 2007, v. 2, p. 209-236.

7.
DEZEMONE, Marcus. Revoluções Camponesas no Século XX. In: TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos et alii (orgs.).. (Org.). O Século Sombrio. 1ºed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2004, v. , p. 71-101.

8.
DEZEMONE, Marcus. Conflitos Rurais no Brasil. In: TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos et alii (orgs.). (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX. 1ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2004, v. , p. 185-187.

9.
DEZEMONE, Marcus. Movimentos Camponeses. In: TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos et alii (orgs.). (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX. 1ed.Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2004, v. , p. 584-587.

10.
DEZEMONE, Marcus. Revoltas Camponesas na América Latina. In: TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos et alii (orgs.). (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX. 1ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2004, v. , p. 762-764.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DEZEMONE, Marcus. A questão agrária, o governo Goulart e o golpe de 1964. In: XVI Encontro Regional de HIstória - Anpuh Rio, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de HIstória - Anpuh Rio, 2014. v. 1.

2.
DEZEMONE, Marcus. Do Cativeiro à Reforma Agrária: conflitos numa fazenda de café (1872-1987). In: VIII Jornadas Interdisciplinarias Estudos Agrários, 2013, Buenos Aires - Argentina. VIII Jornadas Interdisciplinarias Estudos Agrários, 2013.

3.
DEZEMONE, Marcus. Apropriação da legislação social e ações políticas coletivas: Vargas e o mundo rural. In: XV Encontro Regional de HIstória da Anpuh - RJ, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da Anpuh - RJ, 2012.

4.
DEZEMONE, Marcus. O general e a ?menina? do INCRA: reforma agrária na transição democrática nos anos 1980.. In: I Encontro Sul Americano de Estudos Agrários, 2012, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Sul Americano de Estudos Agrários, 2011.

5.
DEZEMONE, Marcus. Reconhecimento e Ilegitimação da propriedade: de colonos a posseiros. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

6.
DEZEMONE, Marcus. Matrimônios Coletivos e 'Filhos Naturais': família escrava, cativos e senhores na crise do escravismo - sudeste cafeeiro, século XIX. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História, 2009.

7.
NEVES, Rosa Maria Corrêa das ; MALINA, André ; PINHEIRO, Nicolas Alexandria ; AZEVEDO, Angela Celeste Barreto ; DEZEMONE, Marcus . Perspectiva Crítica da Formação de Trabalhadores da Educação: contribuições a partir de uma instituição de ensino superior na cidade do Rio de Janeiro Brasil. In: VII Seminario da Redestrado; nuevas regulaciones en America Latina, 2008, Buenos Aires. vii seminario da redestrado; nuevas regulaciones en america latina,VII Seminario de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente.. Buenos Aires, 2008. v. i. p. 1-21.

8.
DEZEMONE, Marcus. Do Cativeiro à Reforma Agrária: trajetória de conflitos numa fazenda de café. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. RAM. Reunião de Antropologia do Mercosul. Porto Alegre: VII RAM, 2007.

9.
DEZEMONE, Marcus. Os impactos da Era Vargas no mundo rural: Direitos, Memória e Identidades. In: XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, Porto Alegre. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

10.
DEZEMONE, Marcus. Do Cativeiro à Reforma Agrária: memória, direitos e identidades em terras de Café (1888-1987). In: XII Encontro Regional da ANPUH, 2006, Niterói. Anais do XII Encontro Regional de História: Usos do Passado. Niterói: UFF/ Anpuh-Rio, 2006.

11.
DEZEMONE, Marcus. Curso ?Brasil: Cidadania e Memória no Tempo Presente 1945-2005?. In: XXIII Simpósio Nacional de História ANPUH, 2005, Londrina. Anais XXIII Simpósio Nacional de História ANPUH. Londrina: Anpuh, 2005.

12.
DEZEMONE, Marcus. ?Memória, Identidades e Direitos: Trajetória de conflitos numa fazenda cafeeira fluminense (1888-1987)?. In: XXIII Simpósio Nacional de História ANPUH., 2005, Londrina. Anais XXIII Simpósio Nacional de História ANPUH, 2005.

13.
DEZEMONE, Marcus. Curso ?Tempo Presente e Ensino de História: Brasil, 1945-2004?. In: V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2004, Rio de Janeiro. Anais do V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Rio de Janeiro: UERJ,, 2004. p. 92-93.

14.
DEZEMONE, Marcus. Memória Camponesa: Identidades e Conflitos em Terras de Café (1888-1987). In: XI Encontro Regional de História: Democracia e Conflito, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Regional de História: Democracia e Conflito. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DEZEMONE, Marcus. Mini-Curso Mundo Rural no Brasil Republicano: identidades e conflitos. In: XIII Encontro Regional de História - Anpuh-Rio, 2008, Seropédica. Anais do XIII Encontro Regional de História - Anpuh-Rio, 2008.

2.
DEZEMONE, Marcus. Vargas e o mundo rural: outra face da invenção do trabalhismo. In: XIII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2008, Seropédica. Livro de Resumo do XIII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2008.

3.
DEZEMONE, Marcus. Curso ?Ditadura Militar, Ensino de História e Tempo Presente 1964-1985?. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal - RN. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Natal: EDUFRN, 2007. v. 1.

4.
DEZEMONE, Marcus. Curso ?Cidadania e Memória no Brasil (1945-2004)?. In: XI Encontro Regional da ANPUH ? Associação Nacional de História ?Democracia e Conflito", 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do XI Encontro Regional da ANPUH ? Associação Nacional de História ?Democracia e Conflito". Rio de Janeiro, 2004. p. 20-20.

5.
DEZEMONE, Marcus. Mini-curso ?Tempo Presente e Ensino de História: Brasil, 1945-2004?. In: V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2004, Rio de Janeiro. Anais do V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Rio de Janeiro, 2004.

6.
DEZEMONE, Marcus. Revoluções Camponesas no século XX: Mobilização Política e Interpretações. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa - PB. Livro de Resumos do XXII Simpósio Nacional de História. João Pessoa: UFPB, 2003. v. 1. p. 202.

7.
DEZEMONE, Marcus. Mini-curso "Brasil: Tempo Presente (1945-2002)". In: X Encontro Regional da ANPUH, 2002, Rio de Janeiro. X Encontro Regional de História e Biografias - Caderno de Resumos, 2002. p. 17.

8.
DEZEMONE, Marcus. Trajetórias Sociais, Lutas Políticas e Construção da Memória nos Assentamentos Rurais do Rio de Janeiro. In: 11º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres, 2001, Niterói. 11º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres. Niterói: Eduff, 2001. v. I. p. 409.

Apresentações de Trabalho
1.
DEZEMONE, Marcus. Signifcando o trabalho na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DEZEMONE, Marcus. De Colonos a Posseiros: Ilegitimação da propriedade - Fazenda Santo Inácio - Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DEZEMONE, Marcus. Escravidão e Crise do Escravismo no Rio de Janeiro: historiografia recente e novas perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DEZEMONE, Marcus. Escravidão, trabalho e quilombos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DEZEMONE, Marcus. ?Festas e Festividades na Escola?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DEZEMONE, Marcus. ?Brasil: Cidadania e Memória no Tempo Presente 1945-2005?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DEZEMONE, Marcus. Mini-curso ?Tempo Presente e Ensino de História: Brasil, 1945-2004?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DEZEMONE, Marcus. Memória Camponesa: Identidades e Conflitos em Terras de Café (1888-1987). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DEZEMONE, Marcus. Mini-curso ?Cidadania e Memória no Brasil (1945-2004)?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DEZEMONE, Marcus. Mini-curso ?História Recente do Brasil (1979-2002)?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DEZEMONE, Marcus. História do Brasil do Tempo Presente: uma definição?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DEZEMONE, Marcus. História do Brasil no Tempo Presente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DEZEMONE, Marcus. Mini-curso "Brasil: Tempo Presente (1945-2002)". 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DEZEMONE, Marcus. Mini-Curso ?Ditadura: Sociedade e Memória (1964-1985)?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DEZEMONE, Marcus. Trajetórias Sociais, Lutas Políticas e Construção da Memória nos Assentamentos Rurais do Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DEZEMONE, Marcus. Lutas camponesas no século XX: um estudo comparativo.. Niterói: Curso (História) Universidade Federal Fluminense, 2001 (Trabalhos de conclusão de curso de graduação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DEZEMONE, Marcus. Comissão de Assessoramento Técnico Pedagógico da Coordenação Geral de Instrumentos e Medidas da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (CGIM, DAEB).. 2013.

2.
DEZEMONE, Marcus. Comissão de Assessoramento Técnico Pedagógico da Coordenação Geral de Instrumentos e Medidas da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (CGIM, DAEB).. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVIM, M. ; DEZEMONE, Marcus . Ausência de história e geografia no novo ensino médio gera apreensão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
DEZEMONE, Marcus. Crescimento desordenado malha limitada de transportes provocaram problemas que duram até hoje. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
DEZEMONE, Marcus. Programa Deles & Delas. CNT.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FRANCA, R. ; DEZEMONE, Marcus . Jogos: Rodrigues Alves recebe novas atrações e empreendimentos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
GALDO, R. ; DEZEMONE, Marcus . Na Zona Portuária, a noite do Rio ganha um novo ?baixo?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
DEZEMONE, Marcus. Pesquisa americana indica que o Rio recebeu 2 milhões de escravos africanos Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/pesquisa-americana-indica-que-rio-recebeu-2-milhoes-de-escravos-africanos-15784551#ixzz3Wg9geBTu © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou re. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
DEZEMONE, Marcus. Site de universidade dos EUA reúne registros de 35 mil viagens feitas por navios negreiros. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
DEZEMONE, Marcus. Especialistas se dividem sobre ?doutrinação? em prova do Enem. Ex-presidentes do Inep afirmam que governo não escolhe questões. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
DEZEMONE, Marcus. Historiadores analisam motivos para exumação de czar. Pedido foi feito pela Igreja Ortodoxa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
DEZEMONE, Marcus. Primeiro monumento da República no Rio, estátua de General Osório sofre com vandalismo Inaugurada em 1894, escultura de oito metros de altura, diante do Paço Imperial, está em péssimo estado de conservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
DEZEMONE, Marcus. Mostra no Rio homenageia diplomata brasileiro que burlou regras para auxiliar judeus a fugir do Holocausto .Embaixador Souza Dantas, o 'Oskar Schindler do Brasil', deu centenas de vistos irregulares para europeus na Segunda Guerra. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
DEZEMONE, Marcus. Principal programa para formação de professores deve sofrer cortes de 50% a 90% E-mail de coordenador a gestores informa que haverá redução drástica no Pibid, que tem 90 mil bolsistas no país. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
DEZEMONE, Marcus. A professora que luta para valorizar Zumbi em escola de União dos Palmares. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
DEZEMONE, Marcus. Retirada de calçamento de pé de moleque gera polêmica Pedras com quase 200 anos ficavam no caminho do VLT na Rua da Constituição Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/retirada-de-calcamento-de-pe-de-moleque-gera-polemica-17894974#ixzz3z2lltY84 © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, trans. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
DEZEMONE, Marcus; e outros . Operação Gringo: a união das ditaduras da América do Sul para vigiar opositores. 2014.

16.
DEZEMONE, Marcus. Garotinho e Pezão estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Rio, aponta Ibope. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
DEZEMONE, Marcus. Protestos políticos trouxeram menos mudanças que o esperado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
DEZEMONE, Marcus. Marina atrai descontentes com governo, dizem especialistas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

19.
DEZEMONE, Marcus. Memorial Getúlio Vargas, na Glória, comemora dez anos com seminários e exibições de filme. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

20.
DEZEMONE, Marcus. Documento inédito mostra visão de Jango sobre seu governo e ditadura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
DEZEMONE, Marcus. Sessenta anos depois, atentado da rua Tonelero ainda gera especulações. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

22.
DEZEMONE, Marcus. Operação Riocentro passou pelo alto comando, dizem historiadores. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

23.
DEZEMONE, Marcus. Especialistas afirmam que ataques de Dilma seguraram crescimento de Marina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

24.
DEZEMONE, Marcus. Especialistas afirmam que renúncias de deputados devem ser compreendidas como jogo político. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

25.
DEZEMONE, Marcus. De garoto-propaganda a perseguidos: os atletas e os extremos na ditadura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

26.
DEZEMONE, Marcus. Jeitinho Brasileiro. 2014.

27.
DEZEMONE, Marcus. Malhães e a busca pelo novo inimigo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

28.
DEZEMONE, Marcus. Operação Gringo: quando o PCB era a maior ameaça para o regime militar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

29.
DEZEMONE, Marcus. Dilma Rousseff reelecta presidenta de Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

30.
DEZEMONE, Marcus. Medicina ainda é curso de perfil elitista no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

31.
DEZEMONE, Marcus. Chávez não aproveitou alta de 500% do petróleo para diversificar economia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

32.
DEZEMONE, Marcus. Comércio entre EUA e Venezuela não deve mudar, dizem analistas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

33.
DEZEMONE, Marcus. Brasil em poucas palavras. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

34.
DEZEMONE, Marcus; DUARTE, Ronaldo Goulart (UERJ) ; PINHEIRO, Nicolas Alexandria (UNESA/ UERJ) . Programa Salto para o Futuro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
DEZEMONE, Marcus. História Global do Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DEZEMONE, Marcus. Painel de Especialistas - agosto de 2011. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrumentos de avaliação educacional).

3.
DEZEMONE, Marcus. Oficina de Interpretação de Escala do ENEM. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
DEZEMONE, Marcus. Trabalho e Trabalhadores na História do Brasil I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DEZEMONE, Marcus. Trabalho e Trabalhadores na História do Brasil II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
DEZEMONE, Marcus; e outros . Marxismo e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
DEZEMONE, Marcus. O surgimento do marxismo e seu contexto histórico - Parte I - Módulo 1. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
DEZEMONE, Marcus; e outros . Uma pedagogia marxista na atualidade é possível? Módulo 6. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
DEZEMONE, Marcus. Apostila de História da 3a série do Ensino Médio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DEZEMONE, Marcus; PEREIRA, Wagner Pinheiro; BARROS, José D'Assunção. Participação em banca de Mônica da Costa Santana. Neonazismo no ciberespaço do Brasi e da Argentina - análise comparada dos sítios Valhalla88 e Ciudad Libre Opinión (1997 - 2009). 2014. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
DEZEMONE, Marcus; SILVA, Francisco Carlos Teixeira; PEREIRA, Wagner Pinheiro. Participação em banca de Leonardo Montanholi dos Santos. "Ajude a esmagar o eixo!": uma Análise Comparada da Campanha dos Bônus de Guerra no Brasil e nos Estados Unidos da América (1941 - 1945). 2014. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
DEZEMONE, Marcus; FICO, Carlos; ROLLEMBERG, Denise. Participação em banca de Raphael Oliveira Da Silva. Otimismo em tempos de repressão: a publicidade inspirada na propaganda do Governo Médici. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
DEZEMONE, Marcus; GRINBERG, Lucia; ROLLEMBERG, Denise. Participação em banca de José Valdenir Rabelo Filho. A "Princesinha do Norte" em tempos de autoritarismo: Legitimidade, consenso e consentimentos (Sobral-CE 1964-1979). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
DEZEMONE, Marcus; MACHADO, M.M; MOTTA, Marcia. Participação em banca de Luís Emílio Gomes. Entre Déspotas e Heróis: Conflitos pela terra em Campos dos Goytacazes e suas visões na hitoriografia (1674-1752). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

6.
Cristina Fonseca; Luiz Antônio Teixeira; DEZEMONE, Marcus. Participação em banca de Nicole Régine Garcia. Prorural: uma Política Previdenciária para o Campo no Governo Medici (1969-1973). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) do CPqRR-FIOCRUZ) - Fundação Oswaldo Cruz.

7.
REIS, José Roberto Franco; ALVES, Gracilda; DEZEMONE, Marcus. Participação em banca de Hugo Souza Campos. Ressoam nos meus ouvidos as vossas palavras: O Estado Novo entre propagandas, cartas e fotografias (1938-1943). 2010. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
DEZEMONE, Marcus; NEVES, Rosa Maria Corrêa das; CAVALCANTE, Rita Laura Avelin; MOREIRA, Sebastião Rogério Góis. Participação em banca de Antônio Carlos de Jesus Fuzatto. Socialização no sistema prisional convencional e alternativo em Minas Gerais: estudo com encarcerados. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Sociedade) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Teses de doutorado
1.
PEREIRA, Wagner Pinheiro; ALVES, Gracilda; DEZEMONE, Marcus; OLIVEIRA, Carlo.; BARROS, José D'Assunção; CARVALHO, Bruno. Participação em banca de Christiano Britto Monteiro dos Santos. Medal of Honor e Call of Duty: uma comparação entre missões do videogame e eventos históricos. 2014. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DEZEMONE, Marcus; PINHEIRO, Nicolas Alexandria; NEVES, Rosa Maria Corrêa das. Participação em banca de Tânia Maria Soares Gofferman.Infância e Narrativas Etnográficas em análise: esboço antropológico a partir das representações sociais sobre a escola de alunos do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DEZEMONE, Marcus; e outros. Oficina de Capacitação e Elaboração de itens para Ciências Humanas. 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

2.
DEZEMONE, Marcus; e outros. IX Oficina descentralizada do INEP. 2014. Universidade Federal Fluminense.

3.
DEZEMONE, Marcus. Banca de Correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
DEZEMONE, Marcus; e outros. VII Oficina descentralizada do INEP. 2013. Universidade Federal Fluminense.

5.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para o Magistério - História - Prefeitura Municipal de Paraty. 2012. Centro de Produção da UERJ.

6.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para os cargos de Nível Fundamental - Conhecimentos Gerais - Prefeitura Municipal de Paraty. 2012. Centro de Produção da UERJ.

7.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para os cargos de Nível Médio - Conhecimentos Gerais - Prefeitura Municipal de Paraty. 2012. Centro de Produção da UERJ.

8.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para os cargos de Nível Superior - Conhecimentos Gerais - Prefeitura Municipal de Paraty. 2012.

9.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para os cargos de Nível Fundamental Incompleto - Conhecimentos Gerais - Prefeitura Municipal de Paraty. 2012. Centro de Produção da UERJ.

10.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para o Magistério - História - Prefeitura Municipal de Campos. 2012. Centro de Produção da UERJ.

11.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para o Magistério - História - Prefeitura Municipal de Itaguaí. 2011. Centro de Produção da UERJ.

12.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para os cargos de Nível Fundamental - Conhecimentos Gerais - Prefeitura Municipal de Itaguaí. 2011. Centro de Produção da UERJ.

13.
DEZEMONE, Marcus. Concurso Público para os cargos de Nível Médio - Conhecimentos Gerais - Prefeitura Municipal de Itaguaí. 2011. Centro de Produção da UERJ.

14.
DEZEMONE, Marcus. Banca de História do Banco Nacional de Itens - ENCCEJA. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

15.
DEZEMONE, Marcus; e outros. Banca de História do Banco Nacional de Itens - BNI - INEP - Evento de Elaboração e Revisão - junho. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

16.
DEZEMONE, Marcus. Banca de História do Banco Nacional de Itens - BNI - INEP - Evento de Revisão - junho. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

17.
DEZEMONE, Marcus. Banca de História do Banco Nacional de Itens - BNI - INEP - Leitura Técnica - agosto. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

18.
DEZEMONE, Marcus; e outros. Banca de História do Banco Nacional de Itens - BNI - INEP - 1o Evento de Elaboração - abril. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

19.
DEZEMONE, Marcus; e outros. Banca de História do Banco Nacional de Itens - BNI - INEP - Evento de Revisão - setembro. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

20.
DEZEMONE, Marcus; e outros. Banca de História do Banco Nacional de Itens - BNI - INEP - 3o Evento de Elaboração - dezembro. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

21.
BARATA, Bruno; VIZEU, Leonardo; DEZEMONE, Marcus. Concurso de Monografias 120 Anos de República - ALERJ. 2009. Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
DEZEMONE, Marcus. Concurso de Seleção aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
DEZEMONE, Marcus. Concurso de Seleção aos cursos de graduação da Universidade Severino Sombra. 2013. Econrio.

3.
DEZEMONE, Marcus. Concurso de Seleção aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
DEZEMONE, Marcus; e outros. Banca de História do Processo Seletivo destinado ao Cadastramento de Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. 2010. Colégio Pedro II.

5.
DEZEMONE, Marcus; BONAFÈ, Luigi. Banca de Elaboração do SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. 2009. Fundação Cesgranrio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Encontro Regional de História.A Questão Agrária na Amazônia e o Golpe de 1964. 2014. (Encontro).

2.
IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade.Democracia e Autoritarismo: Novos/Velhos Caminhos da Política. 2014. (Seminário).

3.
IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade.Além dos limites do tempo: a ditadura de 1964 sob perspectiva. 2014. (Seminário).

4.
V Semana de História - "1964: 50 anos depois"..O Governo Goulart, a questão agrária e o Golpe de 1964. 2014. (Encontro).

5.
XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas.História Rural no Brasil: saberes e práticas científicas. 2014. (Encontro).

6.
XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas.A questão agrária, o governo Goulart e o golpe de 1964. 2014. (Encontro).

7.
Estudos Estratégicos de Questões da Atualidade - ECEME Escola de Comando e Estado-Maior da AeronáuticaE.O Governo Goulart e a crise de 1964. 2013. (Outra).

8.
Formação Continuada do Projeto Nova EJA - SEEDUC-RJ.Memória e Experiência social: possibilidades de abordagens em sala. 2013. (Encontro).

9.
I Encontro Discente de Estudos Contemporâneos.Mesa redonda Ditaduras no Cone Sul. 2013. (Encontro).

10.
Seminário Internacional Ação Política e Violência na Contemporaneidade.Manifestações, violência e ação coletiva. 2013. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Rafael Henrique Silva Barros. O golpe de 1922 no Maranhão, a Reação Republicana e as revoltas militares na imprensa. (título provisório). Início: 2017. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Eveline Almeida de Souza. Sertão, campo e lavoura: o território nacional no pensamento de Henrique Beaurepaire Rohan (1840-1880) - (título provisório). Início: 2017. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Raphael Oliveira Silva. Da opinião pública à propaganda: A AERP entre o consenso e o consentimento no Governo Médici. Início: 2017. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Karla Rodrigues da Costa. Água Santa: do não lugar ao lugar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

2.
Marcelo Ferro. Os impactos do Novo Enem na prática docente do professor de História do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

3.
Pedro Henrique Barbosa Balthazar. A 'cubanização' do Brasil na imprensa fluminense e a crise do governo Goulart (1961-1964). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

4.
Alessa Passos Francisco. Um preto de alma branca: escrita de si, redes de sociabilidade e mobilidade na trajetória do Marechal João Baptista de Mattos nas primeiras décadas do século XX. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

5.
Aurelio Fernandes. As concepções de Ensino de HIstória e a Consciência Histórica: um estudo com alunos do 3a ano do Ensino Médio Regular.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eric Santos Lima. A trajetória do desenvolvimento da previdência para o trabalhador rural no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

2.
Pedro Henrique Barbosa Balthazar. Sindicalização rural no Governo de João Goulart (1961 - 1964) e a sua representação nos jornais cariocas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

3.
Luciene Christina Garrido Gallego. Sociedade Rural brasileira: a centralidade do meio agrícola nos debates nacionais e a atuação desta entidade nos anos do governo Goulart (1961-64). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

4.
Marcus Vinicius Pereira Santos. Mundo rural no Estado Novo nas páginas do jornal A Manhã (1937-1945). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

5.
Rosane Barros. Os campos de concentração no Estado Novo - o caso do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

6.
Alessa Passos Francisco. Marechal João Baptista de Mattos: Histórias e Memórias sobre a vida de um negro descendente de escravos no Rio de Janeiro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.

7.
Fabrício Eduardo Gomes. Jornal do Brasil e Correio da Manhã: uma leitura da imprensa carioca na conjuntura da crise de 1964. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DEZEMONE, Marcus;DEZEMONE, MARCUS2012DEZEMONE, Marcus. Mundo Rural e Era Vargas: direitos, papel do campo e legislação social na historiografia recente. Revista Tempos Históricos, v. 16, p. 219-245, 2012.


Livros e capítulos
1.
ANDRADE, E. P. (Org.) ; ALMEIDA, J. R. (Org.) ; CABECEIRAS, M. R. V. (Org.) ; DEZEMONE, Marcus (Org.) . Universidade e escola formando professores de História. 1. ed. São Paulo: Letra e Voz, 2015. 228p .

1.
DEZEMONE, Marcus. Memória e experiência social: possibilidades de abordagens em sala. In: ALVES, Gracilda; LAPSKY, Igor; CABRAL, Luciano.. (Org.). A História que ensinamos e o Ensino de História. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2015, v. 1, p. 62-79.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DEZEMONE, Marcus. Garotinho e Pezão estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Rio, aponta Ibope. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
DEZEMONE, Marcus. Protestos políticos trouxeram menos mudanças que o esperado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
DEZEMONE, Marcus. Marina atrai descontentes com governo, dizem especialistas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
DEZEMONE, Marcus. Memorial Getúlio Vargas, na Glória, comemora dez anos com seminários e exibições de filme. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
DEZEMONE, Marcus. Brasil em poucas palavras. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
DEZEMONE, Marcus. Sessenta anos depois, atentado da rua Tonelero ainda gera especulações. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
DEZEMONE, Marcus. Operação Riocentro passou pelo alto comando, dizem historiadores. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
DEZEMONE, Marcus. Medicina ainda é curso de perfil elitista no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
DEZEMONE, Marcus. Especialistas afirmam que ataques de Dilma seguraram crescimento de Marina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
DEZEMONE, Marcus. Especialistas afirmam que renúncias de deputados devem ser compreendidas como jogo político. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
DEZEMONE, Marcus. Chávez não aproveitou alta de 500% do petróleo para diversificar economia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
DEZEMONE, Marcus. Comércio entre EUA e Venezuela não deve mudar, dizem analistas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
DEZEMONE, Marcus. De garoto-propaganda a perseguidos: os atletas e os extremos na ditadura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
DEZEMONE, Marcus. Jeitinho Brasileiro. 2014.

15.
DEZEMONE, Marcus. Malhães e a busca pelo novo inimigo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
DEZEMONE, Marcus. Pesquisa americana indica que o Rio recebeu 2 milhões de escravos africanos Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/pesquisa-americana-indica-que-rio-recebeu-2-milhoes-de-escravos-africanos-15784551#ixzz3Wg9geBTu © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou re. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
DEZEMONE, Marcus. Site de universidade dos EUA reúne registros de 35 mil viagens feitas por navios negreiros. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
DEZEMONE, Marcus. Dilma Rousseff reelecta presidenta de Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

19.
DEZEMONE, Marcus. Especialistas se dividem sobre ?doutrinação? em prova do Enem. Ex-presidentes do Inep afirmam que governo não escolhe questões. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

20.
DEZEMONE, Marcus. Historiadores analisam motivos para exumação de czar. Pedido foi feito pela Igreja Ortodoxa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

21.
DEZEMONE, Marcus. Primeiro monumento da República no Rio, estátua de General Osório sofre com vandalismo Inaugurada em 1894, escultura de oito metros de altura, diante do Paço Imperial, está em péssimo estado de conservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

22.
DEZEMONE, Marcus. Mostra no Rio homenageia diplomata brasileiro que burlou regras para auxiliar judeus a fugir do Holocausto .Embaixador Souza Dantas, o 'Oskar Schindler do Brasil', deu centenas de vistos irregulares para europeus na Segunda Guerra. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

23.
DEZEMONE, Marcus. Principal programa para formação de professores deve sofrer cortes de 50% a 90% E-mail de coordenador a gestores informa que haverá redução drástica no Pibid, que tem 90 mil bolsistas no país. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

24.
DEZEMONE, Marcus. A professora que luta para valorizar Zumbi em escola de União dos Palmares. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

25.
FRANCA, R. ; DEZEMONE, Marcus . Jogos: Rodrigues Alves recebe novas atrações e empreendimentos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

26.
GALDO, R. ; DEZEMONE, Marcus . Na Zona Portuária, a noite do Rio ganha um novo ?baixo?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

27.
ALVIM, M. ; DEZEMONE, Marcus . Ausência de história e geografia no novo ensino médio gera apreensão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

28.
DEZEMONE, Marcus. Crescimento desordenado malha limitada de transportes provocaram problemas que duram até hoje. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

29.
DEZEMONE, Marcus. Retirada de calçamento de pé de moleque gera polêmica Pedras com quase 200 anos ficavam no caminho do VLT na Rua da Constituição Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/retirada-de-calcamento-de-pe-de-moleque-gera-polemica-17894974#ixzz3z2lltY84 © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, trans. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




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