Aline Cristina de Oliveira Abbonizio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8028737001593805
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2007) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, atuando, principalmente, com os seguintes temas: inovação educacional, educação escolar indígena, história e cultura indígena e educação do campo. É uma das líderes do grupo de pesquisa Ceunir - Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Cristina de Oliveira Abbonizio
Nome em citações bibliográficas
ABBONIZIO, A.;ABBONIZIO, ALINE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino.
BR465 Km 7
23890-000
05508040 - Seropédica, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26814867
URL da Homepage: http://r1.ufrrj.br/wp/ie/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Elie George Guimaraes Ghanem Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação escolar indígena; inovação educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Orientações da parceria entre poder público e organizações sociais no MOVA-SP (1989-1992) (2001-2004),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Celso de Rui Beisiegel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
1997 - 2002
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Maria Inez Machado Borges Pinto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, .

09/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Agricultura no Brasil Colõnia
Estágio curricular supervisionado obrigatório 1, 2, 3 e 4
História aplicada à educação básica do campo
História da Educação Popular e EJA
Narrativas Historiográficas 1 e 2
Povos Indígenas e Movimentos Indígenas no Brasil 1 e 2

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

02/2014 - 04/2014
Ensino, Master em Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Currículos

Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 25
Outras informações
Observatório da Educação: Constituição de ?banco de fontes? de profissionais da educação básica e especialistas em diversas áreas ligadas à educação para subsidiar o trabalho de jornalistas na produção de reportagens sobre educação.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisa para composição de banco de dados acerca da produção discente (teses e dissertações) sobre educação não-escolar de pessoas jovens e adultas, em programas de pós graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador
Outras informações
Cursos de formação de professores das redes públicas que atuam na escolarização básica de pessoas jovens e adultas; realização de seminários, conferências e oficinas a respeito da utilização da coleção de livros didáticos "Viver e Aprender".

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora de Políticas Públicas Nacionais para Educação de Jovens e Adultos: Programa Alfabetização Solidária e Programa Recomeço - Coordenação Maria Clara Di Pierro. Levantamento de dados de financiamento e atendimento dos programas federais de EJA supracitados.


Faculdade Sumaré, FACULDADE SUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

03/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação

Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comu, PROJOVEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 10
Outras informações
Formação pedagógica dos educadores do Projovem - Osasco, com equipe coordenada pelo Prof. Elie Ghanem da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.


Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30
Outras informações
Projeto MOVA-Brasil Petrobras: Coordenação pedagógica e formação de educadores de 86 salas de alfabetização de pessoas jovens e adultas nos municípios de Campinas, Cubatão, Mairiporã, Guarujá, Santos, São José dos Campos, São Sebastião e Ubatuba.


Conselho de Defesa do Patrim. Hist. Arqui. Art. e Turismo de São Paulo, CONDEPHAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 25
Outras informações
Pesquisa e levantamento de dados referentes à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, levantamentos bibliográficos, fichamento de livros, formação de banco de dados e elaboração de artigo para subsidiar processo de tombamento.


Centro de Educação e Organização Popular, CEOP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 10
Outras informações
Programa MOVA-SP (Movimento da Alfabetização de Jovens e Adultos) viabilizado pelo convênio entre o CEOP e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 13
Outras informações
Professora alfabetizadora e do primeiro segmento do ensino fundamental de pessoas jovens e adultas, Comunidade São Remo, São Paulo. Parceria com o projeto Avizinhar, CECAE/USP.


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
educação escolar indígena
2.
história e cultura indígena nas escolas


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS:Uma revisão dos caminhos da Educação Popular e da Educação para os Direitos Humanos
Descrição: Aprofundar e atualizar o debate sobre a Educação Não Escolar de Adultos, em particular sobre as temáticas, Educação Popular e Direitos Humanos, voltadas à formação política e cidadã e para o atendimento das necessidades de natureza econômica, social, cultural e ambiental dos seres humanos. -Da continuidade aos estudos realizados no período anterior sobre a evolução das práticas educativas nas temáticas: Educação Popular e Direitos Humanos; - Faz estudos comparativos entre as práticas atuais e as práticas anteriores baseadas em entrevistas com atores sociais e na análise das mudanças dos contextos históricos que as definiram. - Produz estudos de casos sobre práticas atuais em Educação não Escolar de Jovens e Adultos nas temáticas Educação Popular e Direitos Humanos, a partir do relatório produzido pela pesquisa ora em andamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Educação Escolar Indígena, Participação Docente e Avaliação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Educação Escolar Indígena: Inovação, Participação Docente e Avaliação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Educação não escolar de adultos: um balanço da produção de conhecimentos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Inovação educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação escolar indígena.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABBONIZIO, A.;ABBONIZIO, ALINE2016 ABBONIZIO, A.; SOUZA, A. ; RAMOS, E. L. . A afirmação quilombola no Quilombo Santa Rita do Bracuí. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 14, p. 393-413, 2016.

2.
ABBONIZIO, ALINE2016 ABBONIZIO, ALINE; GHANEM, ELIE . Educação escolar indígena e projetos comunitários de futuro. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 887-901, 2016.

3.
ABBONIZIO, A.;ABBONIZIO, ALINE2015ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B. . A Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ e a Pedagogia da Alternância. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA), v. 9, p. 73-89, 2015.

4.
ABBONIZIO, A.;ABBONIZIO, ALINE2015ABBONIZIO, A.. Educação Escolar Indígena e melhorias de condições de vida. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA), v. 8, p. 131-150, 2015.

5.
ABBONIZIO, A.;ABBONIZIO, ALINE2014 ABBONIZIO, A.; Ghanem, E . A escola indígena e as aspirações de futuro das comunidades. Tellus (UCDB), v. 1, p. 147-161, 2014.

6.
ABBONIZIO, A.;ABBONIZIO, ALINE2009 ABBONIZIO, A.. Educação não-escolar de pessoas adultas: ideias e iniciativas de melhorias de comunidades. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 5, p. 1-22, 2009.

7.
BARRETO, V.2003BARRETO, V. ; ABBONIZIO, A. . Uma trajetória em Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização e Cidadania (São Paulo), v. 16, p. 63-73, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
ABBONIZIO, ALINE; XIMENES, S. B. . Direito à educação e diversidade do público da EJA: em busca da universalidade. In: Mariângela Graciano; Rosário S. Genta Lugli. (Org.). Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos. 1ed.São Paulo: Alameda, 2017, v. , p. 61-84.

2.
HADDAD, S. ; ABBONIZIO, A. ; Nascimento, E. P. ; VICTOR, K. . Programa de Educação de Jovens e Adultos - Fundamental Regular com Educação Profissional - do município de Guarulhos. In: Sérgio Haddad. (Org.). Novos Caminhos em educação de Jovens e Adultos ? EJA. 1ed.São Paulo: Global, 2007, v. 1, p. 165-187.

3.
HADDAD, S. ; ABBONIZIO, A. . Programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos do município de São Paulo (2001 - 2004). In: Sérgio Haddad. (Org.). Novos Caminhos em educação de Jovens e Adultos - EJA. 1ed.São Paulo: Global, 2007, v. 1, p. 147-164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABBONIZIO, A.. Juventude, Escolarização e Poder Local. In: II Semana de Educação - Faculdade de Educação da USP, 2004, São Paulo. II Semana da Educação. São Paulo, 2004.

2.
ABBONIZIO, A.. O cinema na cidade de São Paulo dno início do Século XX. In: 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP/CNPq, 2000, São Paulo. 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP/CNPq. São Paulo, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
ABBONIZIO, A.. Historicidade indígena na História do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ABBONIZIO, A.; SOUZA, A. ; RAMOS, E. L. . Afirmação quilombola no Quilombo Santa Rita do Bracuí. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ABBONIZIO, A.. Educação não-escolar de adultos: idéias e iniciativas de melhorias de condições de vida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ABBONIZIO, A.. Juventude, escolarização e poder local. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Ghanem, E ; ABBONIZIO, A. ; ROMERO, N. M. ; CORDEIRO, M. S. . Reformadores e docentes: a mudança educacional presa entre duas lógicas. São Paulo: Centro de Referencias em Educação Integral. Bogotá: Convenio Andrés Bello; Magisterio Nacional, 2014. (Tradução/Livro).

2.
Di PIERRO, M. C. ; ABBONIZIO, A. . Agenda for the future six years later - ICAE Report. Montevideo: International Council for Adults Education, 2003 (Livro).

3.
Di PIERRO, M. C. ; ABBONIZIO, A. . Seis anos de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2003 (Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ABBONIZIO, A.. Parecer sobre artigo da Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. 2018.

2.
ABBONIZIO, ALINE. Parecer sobre artigo para Revista Currículo sem Fronteiras. 2017.

3.
ABBONIZIO, ALINE. Avaliadora Ad Hoc de plano de trabalho Edital Procce nº 007/2017, Programa Institucional de Bolsas de Extensão - Pibex da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2017.

4.
ABBONIZIO, ALINE. Parecer para a Revista Olh@res v. 5, n. 2. 2017.

5.
ABBONIZIO, A.. Parecer sobre artigo da Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. 2017.

6.
ABBONIZIO, A.. Parecer sobre artigo para Revista Olh@res v. 4, n.1. 2016.

7.
ABBONIZIO, A.. Parecer sobre artigo para Revista Olh@res v. 4, n.1. 2016.

8.
ABBONIZIO, A.. Parecer sobre artigo para Revista Olh@res v. 4, n.1. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUINTO, A. C. ; ABBONIZIO, A. . Pesquisa da FE mostra como escola indígena intervém na sua comunidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
QUINTO, A. C. ; ABBONIZIO, A. . Formas indígenas de ensinar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ABBONIZIO, A.; AVANCINI, M. . Lições indígenas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ABBONIZIO, A.; ALVES, A. . Método educacional indígena não se separa dos interesses comunitários. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABBONIZIO, A.. Módulo 4: Diversidade e Cidadania. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão social).

2.
ABBONIZIO, A.. Missão de estudo Procad USP/UNIR. 2011. (Doutorado sanduíche).

3.
ABBONIZIO, A.; Ghanem, E . Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - PAE. 2010. (Estágio).

4.
ABBONIZIO, A.; MATEUZZI, M. . Programa de formação de professors-pesquisadores Tiriyó e Kaxuyana. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ABBONIZIO, A.. Formação de professores(as) de EJA do município de Santos-SP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ABBONIZIO, A.; HADDAD, S. . Programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos do Município de São Paulo (2001/2004). 2007. (Relatório de pesquisa).

7.
HADDAD, S. ; ABBONIZIO, A. ; Nascimento, E. P. ; VICTOR, K. . Programa de Educação de Jovens e Adultos - Fundamental Regular com Educação Profissional - do Município de Guarulhos. 2007. (Relatório de pesquisa).

8.
ABBONIZIO, A.; Ghanem, E . Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - PAE. 2006. (estágio).

9.
PINTO, M. I. M. B. ; ABBONIZIO, A. . Crônicas urbanas em São Paulo: literatura e cinema.. 2002. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABBONIZIO, ALINE; SANTOS, R. B.; OLIVEIRA, M. M.. Participação em banca de Jane Maria Rosa Nunes. Causas e consequências da desvinculação entre educação do campo na agricultura familiar: um estudo de caso dos alunos do ensino médio da Escola Nova República. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
ABBONIZIO, ALINE; SANTOS, R. B.; OLIVEIRA, M. M.. Participação em banca de Sebastiana Ferreira Bezerra. Políticas públicas para educação do campo: desafios e perspectivas para a Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
ABBONIZIO, A.; MONTEIRO, A. J. J.; KAUSS, V. L. T.. Participação em banca de Norielm de Jesus Martins. Educação escolar indígena Guarani no Estado do Rio de Janeiro: tensões e desafios na conquista de direitos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; SALLES, M.. Participação em banca de Handson Rubem Martins. Caracterização do curso técnico em agropecuária no modalidade PROEJA Indígena quanto aos anseios de educação profissional da comunidade Ticuna de Umariaçu I, Tabatinga, AM. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
ABBONIZIO, A.; RUSSO, K.; VALENTIN, D. F. D.. Participação em banca de Edson Araújo Diniz. Trajetória de estudantes universitários indígenas no estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ABBONIZIO, A.; RUSSO, K.; AMOROSO, M. H. B.. Participação em banca de Michelle Santos de Oliveira. No entrelaçar de becos, lutas e sala de aula: a experiência da EJA-Manguinhos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; SALLES, M.. Participação em banca de Anilda Carmen da Silva Jardim. Valorização dos saberes de estudantes do Programa de Jovens e Adultos - Proeja. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ABBONIZIO, A.; Ghanem, E; ARRUTI, J. M.. Participação em banca de Mauro Soares Cordeiro. Política educacional e conquista de direitos: a educação escolar pública em comunidades quilombolas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ABBONIZIO, ALINE; MONTEIRO, A. J. J.; OLIVEIRA, L. F.. Participação em banca de Marize Vieira de Oliveira. Educação escolar indígena no Estado do Rio de Janeiro: acesso e permanência do povo Guarani nas escolas diferenciadas. O que pensam os alunos?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
ABBONIZIO, ALINE; MONTEIRO, A. J. J.; SANTOS, R. B.. Participação em banca de Mônica de Cássia Araújo Vieira. Formação de professores indígenas na perspectiva da educação do campo e interface na agricultura familiar na Amazônia paraense. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; CARVALHO, I. S. H.. Participação em banca de Sebastiana Ferreira Bezerra. Políticas públicas para educação do campo: desafios e perspectivas para a Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; CARVALHO, I. S. H.. Participação em banca de Jane Maria Rosa Nunes. Causas e consequências da desvinculação entre educação do campo e agricultura familar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
ABBONIZIO, A.; RODRIGUES, A. C. A.; SANTOS, R. B.. Participação em banca de Ana Maria Barreto Rodrigues. Minerador de texto como ferramenta motivadora para produção textual: uma proposta de ensino em uma turma de Agronomia do IFPA - Campus Conceição do Araguaia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
ABBONIZIO, A.; CAMPOS, M.; SANTOS, R. B.. Participação em banca de Tainara de Souza Parreira. Entre livros e lutas; quilombos e culturas: a educação do campo pela valorização da cultura quilombola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
ABBONIZIO, A.; MONTEIRO, A. J. J.; CAMPOS, M.. Participação em banca de Fernanda Amigo Pinto da Silva. Apropriação e manejo da Tekoa Sapukai pelo povo Guarani M´bya. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; COSTA, A. A. F.. Participação em banca de Carlos Alberto de Oliveira Dias. Educação de jovens e adultos - "Educar para emancipar": Estudos sobre a gestão de um projeto em assentamentos rurais do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
ABBONIZIO, A.; Ghanem, E; TESTA, A. Q.. Participação em banca de Janaína Aline dos Santos e Souza. Educação escolar indígena: a prática docente dos Guarani Mbya. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

10.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; PINTO, B. C. T.. Participação em banca de Manoel Raimundo Barreira Dias. Educação do Campo e formação profissional: perspectiva de formação das comunidades rurais do município de Porto Grande no Estado do Amapá. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; PINTO, B. C. T.. Participação em banca de Anilda Carmen da Silva Jardim. Valorização dos saberes de estudantes do Programa de Jovens e Adultos - PROEJA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

12.
ABBONIZIO, A.; RUSSO, K.; AMOROSO, M. H. B.. Participação em banca de Michele. No entrelaçar de becos, lutas e a sala de aula: a experiência da EJA-Manguinhos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
ABBONIZIO, A.; RUSSO, K.; VALENTIN, D. F. D.. Participação em banca de Edson Araújo Diniz. Trajetórias de estudantes universitários indígenas no Estado do Rio de Janeiro: desafios do duplo pertencimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
ABBONIZIO, A.; MONTEIRO, A. J. J.; KAUSS, V. L. T.. Participação em banca de Norielem de Jesus Martins. Interculturalidade e escolarização Mbyá Guarani no Estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

15.
ABBONIZIO, A.; MONTEIRO, A. J. J.; KAUSS, V. L. T.. Participação em banca de Maria Conceição da Silva. A trajetória educacional Guarani Mbyá da Aldeia Sapukay-Angra dos Reis/Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABBONIZIO, A.; MONTEIRO, A. J. J.; NASCIMENTO, A. P.. Participação em banca de Tailine da Silva Cano.Educação Escolar Indígena: refletindo sobre luta, autonomia e resistência das comunidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
ABBONIZIO, ALINE; COSTA, A. A. F.; PAIVA, F. V.. Participação em banca de Rafaela Cruz de Moura.O papel da educação de jovens e adultos no processo de ressocialização da mulher no sistema prisional feminino: o que diz a educadora?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
ABBONIZIO, A.; COSTA, A. A. F.; SANTOS, R. B.. Participação em banca de Tainara Loren Moura Avelino da Silva.Quem são as mulheres que estão na educação de jovens e adultos? Possíveis retratos e perspectivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABBONIZIO, A.; SANTOS, R. B.; PESSANHA, A. S. S.; SANTOS, R.; SENRA, A. O.. História, cultura política e educação do campo. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Antropologia, fronteira e desenvolvimento. 2011. (Outra).

2.
Encontro Cultural da Fronteira Brasil Bolívia. 2011. (Encontro).

3.
Mitologia dos povos indígenas do noroeste do Amazonas. 2011. (Outra).

4.
O direito universal à educação: silêncio, perigos e possibilidades. 2010. (Outra).

5.
II Seminário da Pesquisa Educação não-escolar de adultos: um balanço da produção de conhecimentos.Educação não-escolar de adultos: idéias e iniciativas de melhorias de condições de vida. 2009. (Seminário).

6.
I Seminário latino-americano de povos indígenas e direitos humanos. 2009. (Seminário).

7.
IV Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Comunicação de experiências. 2006. (Seminário).

8.
VI Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Coordenação de Seção de Comunicação de Experiências. 2006. (Seminário).

9.
II Semana de Educação - Faculdade de Educação da USP.Juventude, Escolarização e Poder Local. 2004. (Outra).

10.
VI ENEJA - Encontrao Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Encontro).

11.
III Encontro Nacional dos MOVA. 2003. (Encontro).

12.
II ENEJA - Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Encontro).

13.
8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP/CNPq.O cinema na cidade de São Paulo no início do sculo XX. 2000. (Simpósio).

14.
Alfabetismo e dversidade cltural: implicações para as práticas educativas de jovens e adultos. 2000. (Outra).

15.
II Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos. 2000. (Seminário).

16.
O que há por trás das Letras?. 2000. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mônica de Cássia Araújo Vieira. Formação de professores indígenas na interface da agricultura familiar paraense. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Maria Virlândia de Moura Luz. A organização do tempo pedagógico em uma escola de tempo integral: desafios e perspectivas para além da sala de aula no IFPA, campus Juazeiro do Norte, CE. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mauriceia Pimenta Tani. O conhecimento ancestral do caiçara sobre as plantas e a mudança a partir do progresso imposto.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Maria Áurea de Azevedo Barros. Garantia do direito à educação escolar quilombola no Brasil. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Aline Braida de Bulhões Lara. Ciranda de Tarituba. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tailine da Silva Cano. Educação Escolar Indígena: refletindo sobre luta, autonomia e resistência. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Aline Cristina de Oliveira Abbonizio.



Outras informações relevantes


Líder do Grupo de Pesquisa Ceunir - Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional, em conjunto com prof. Elie George Guimarães Ghanem Júnir, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2572793783274947



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:41:57