Denise Pires de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3343201327906485
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), Especialização em Gestão Cultural (EAD/SENAC RJ) e Mestrado em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ). Atualmente é ativo permanente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação (Magistério) e Arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Pires de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, D. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.
Largo São Francisco de Paula
Centro
20051070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 997059580


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: PRODUÇÃO E RECEPÇÃO AUDIOVISUAL EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: leituras de jovens do RAP da Saúde sobre um vídeo educativo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: LUIZ AUGUSTO COIMBRA DE REZENDE FILHO.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em Gestão Cultural. (Carga Horária: 360h).
SENAC, S_FORN, Brasil.
Título: Cineclube Cinesol: produzindo debates solares.
Orientador: Caio Gonçalves Dias.
1998 - 2003
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Ingrid Sarti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018
Tablado.
Tablado, TAB, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Teatro com montagem. (Carga horária: 30h).
Hamilton Vaz Pereira e Ernesto Neco, HP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Artes Cênicas em Extensão. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2017 - 2017
Performance Art/Life. (Carga horária: 30h).
Performance Art/Life, PAH, Brasil.
2017 - 2017
INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA. (Carga horária: 30h).
WORKSHOP SERGIO PENNA, WSP, Brasil.
2017 - 2017
Análise através da ação e escrita do ator. (Carga horária: 36h).
Instituto do Ator, IA, Brasil.
2017 - 2017
Teatro. (Carga horária: 20h).
Tablado, TAB, Brasil.
2015 - 2015
Workshop de performance "Arte ao vivo". (Carga horária: 64h).
ESCOLA DE ARTES VISUAIS PARQUE LAGE, EAV PARQUE LAGE, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Interpretação para TV e Cinema. (Carga horária: 80h).
Tempo Glauber, TG, Brasil.
2007 - 2007
Curso de interpretação para TV e Cinema. (Carga horária: 128h).
Artcênicas, ATC, Brasil.
2006 - 2006
Workshop Interpretação para TV e Cinema. (Carga horária: 44h).
Artcênicas, ATC, Brasil.
1998 - 2003
TEATRO. (Carga horária: 2504h).
ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENNA, FAETEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ativo Permanente, Carga horária: 40
Outras informações
Cargo:Técnico em Assuntos Educacionais.


HENNY DE MENDONÇA GAMA, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Exercício de magistério como Docente I na Educação Básica (EnsIno Médio) ministrando aulas de História e Sociologia para turmas de Educação de Jovens e Alunos - EJA - na cidade de São Gonçalo dentro da rede estadual de ensino da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: leitura de vídeos de Educação Médica
Descrição: O projeto "Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: leitura de vídeos de Educação Médica" tem como objetivos descrever e analisar a recepção audiovisuais em espaços formais de educação em ciências e saúde considerando simultaneamente o produto audiovisual, o contexto de exibição e o espectador para compreender os processos de produção e sentido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Denise Pires de Andrade - Integrante / Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
"Ouvindo Imagens: produção e recepção audiovisual em uma proposta de Educação Inclusiva"
Descrição: O projeto de Extensão " Ouvindo Imagens: produção e recepção audiovisual em uma proposta de Educação Inclusiva", tem como objetivo atuar no processo de inclusão do aluno surdo em turmas de escola regular por meio da realização de oficinas de produção audiovisual que integrem alunos surdos e ouvintes de ensino médio e fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2006 - 2006
Periódico: Saúde e Educação para a Cidadania


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, D. P.. O ATOR E A ESTÉTICA DE RESISTÊNCIA: ARENA E OFICINA TRAZEM STANISLAVSKI PARA O BRASIL. In: XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio História & Parcerias, 2018, Niterói - RJ. Anais do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio História & Parcerias, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, D. P.. Produção e recepção audiovisual por jovens moradores da comunidade da Rocinha-RJ. In: I Congresso Internacional de Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do I Congresso Internacional de Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, D. P.. Produção e recepção audiovisual de jovens moradores da Rocinha RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, D. P.. Curso de Teatro 'Outrar'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ANDRADE, D. P.; BARBOSA, V. . Emparedadas. 2017. Performática.

2.
ANDRADE, D. P.. Mostra Morfus de Performance. 2015. Performática.

3.
ANDRADE, D. P.. Baile da Ofélia. 2015. Operística.

4.
ANDRADE, D. P.. 'A Moça de flor no peito ou a moça de peito em flor'. 2014. Performática.

5.
ANDRADE, D. P.. 'Loucura sim, mas tem seu método'. 2014. Teatral.

6.
ÉLIDA CÂNDIDO ; ANDRADE, D. P. . Ruminanças E Romarias Natalinas. 2008. Teatral.

7.
Cássio Pires ; ANDRADE, D. P. . Mais Um. 2008. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ÉLIDA CÂNDIDO ; ANDRADE, D. P. . Auto de Natal ?Ruminânças e Romarias Natalinas? no Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB. 2009 (Teatro).

2.
Cássio Pires ; ANDRADE, D. P. . 'Mais Um'. 2008 (Teatro).

3.
ÉLIDA CÂNDIDO ; ANDRADE, D. P. . Auto de Natal ?Ruminânças e Romarias Natalinas? Programa Especial de Natal da TVE ? Programa Sérgio Brito. 2008 (Programa de TV).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio Histórias & Parcerias.O ATOR E A ESTÉTICA DE RESISTÊNCIA: ARENA E OFICINA TRAZEM STANISLAVSKI PARA O BRASIL. 2018. (Encontro).

2.
10° SEMINÁRIO ANGEL VIANNA - ANGEL E O CORPO FILÓSOFO.Emparedadas. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, a 13ª edição Women?s Worlds Congress,.Processo criativo da performnace "De peito em flor". 2017. (Seminário).

4.
I Congresso Internacional de Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas. Produção Audiovisual de jovens moradores da Rocinha. 2016. (Congresso).

5.
13 Congresso Paulista de Saúde Pública. 2013. (Congresso).

6.
XXIV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - XIV JORNADA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL."Evasão e permanência em um curso de tradição: percepções estudantis sobre processo de evasão na Universidade Pública". 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, D. P.. Ecos de Laurinda. 2016. (Festival).

2.
ANDRADE, D. P.. Mostra Morfus de Performances. 2015. (Festival).

3.
ANDRADE, D. P.. Baile da Ofélia. 2014. (Festival).

4.
SILVA FILHO, J. F. ; STRUCHINER, M. ; SILVA, A. J. R. ; ANDRADE, D. P. . Simpósio Texto Didático e Formação Universitária. 2006. (Congresso).

5.
SILVA FILHO, J. F. ; PREVIATO, J. O. ; ANDRADE, D. P. . Seminário de Pós - Graduação Profissão e Ciência na Saúde. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Alinne Mendes. Ouvindo imagens: produção e recepção audiovisual em uma proposta de Educação Inclusiva.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Alinne Mendes. ?Estudo de Endereçamento de um vídeo em uma disciplina do Curso de Fonoaudiologia?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Denise Pires de Andrade.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:13:18