Gustavo Lazzaro Rezende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3944444282783453
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (2000) e mestrado em Química Biológica (2002), ambos pela UFRJ. Doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz (2008) com um ano de doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia, Berkeley e Pós-Doutorado na Fiocruz (2010). É Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2010, alocado no LQFPP, CBB. Atualmente encontra-se na School of Life Sciences, University of Warwick, UK, atuando como Visiting Associate Professor, de novembro de 2018 até outubro de 2019. Estuda as relações hídricas de ovos de insetos através de abordagens de biologia do desenvolvimento, embriologia, genética, fisiologia e evolução. Alunos interessados (graduação e pós) podem entrar em contato pelo e-mail guslrezende@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Lazzaro Rezende
Nome em citações bibliográficas
REZENDE, GL;REZENDE, G. L.;REZENDE, GUSTAVO LAZZARO;Gustavo Lazzaro Rezende;REZENDE, GUSTAVO L.;LAZZARO REZENDE, GUSTAVO

Endereço


Endereço Profissional
University of Warwick, School of Life Sciences.
Gibbet Hill Campus
The University of Warwick
CV47AL - Coventry, - Inglaterra
Telefone: (00440) 2476574251
URL da Homepage: https://warwick.ac.uk/fac/sci/lifesci/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Biologia Celular e Molecular.
Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, IOC, Brasil.
com período sanduíche em University of California, Berkeley (Orientador: Mike Levine).
Título: Investigações sobre a aquisição de resistência à dessecação durante a embriogênese de Aedes aegypti e Anopheles gambiae, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Denise Valle.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aedes aegypti; Biologia do Desenvolvimento; embriogênese.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.
2000 - 2002
Mestrado em Química Biológica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Purificação e Caracterização de duas hexocinases não-citosólicas de raiz de milho (Zea mays L.),Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Antonio Galina Filho.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: zea mays L; bioenergetica; hexocinase; purificação; enzimologia.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Agricultura; Produção Vegetal.
1996 - 2000
Graduação em Ciencias Biológicas Modalidade Médica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Purificação e Caracterização Parcial de duas hexocinases mitocondriais de Raiz de Milho (Zea mays L.).
Orientador: Antonio Galina Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2010
Pós-Doutorado.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.


Formação Complementar


2006 - 2006
Molecular Mechanisms of Development. (Carga horária: 53h).
European Molecular Biology Organization, EMBO/EMBL, Alemanha.
2006 - 2006
Practical Course on Dev Biol of Animals and Plants. (Carga horária: 115h).
European Molecular Biology Organization, EMBO/EMBL, Alemanha.
2004 - 2004
Formação na Norma NIT-DICLA 083. (Carga horária: 24h).
Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, IOC, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento de Auditor Interno para NIT-DICLA 083. (Carga horária: 24h).
Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, IOC, Brasil.
2003 - 2003
Biol Mol Avançada da Interação Vetor/Parasito. (Carga horária: 40h).
Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Fiocruz, CPQAM, Brasil.


Atuação Profissional



University of Warwick, WARWICK, Inglaterra.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Associate Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências e Biotecnologia, Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista Fiocruz/FAPERJ, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante com Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2003 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oswaldo Cruz, .


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina Bioquímica I
Outras informações
Professor da disciplina Bioquímica I para alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, UFRJ.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Embrionário em Aedes aegypti
2.
Fisiologia, genética e evolução da embriogênese de insetos, com foco em tecidos extraembrionários e e relações hídricas dos ovos


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Avaliação de genes envolvidos na resistência à dessecação dos ovos de insetos
Descrição: Projeto JCNE 2015 - FAPERJ. A casca dos ovos de insetos protege os embriões em desenvolvimento contra patógenos e variações ambientais, entre estas as quedas de umidade relativa que levam a desidratação dos ovos. Um dos mecanismos que insetos possuem para prevenir isso é o processo de aquisição de resistência dos ovos à dessecação (ROD) que ocorre durante a embriogênese inicial através da formação da cutícula serosa, uma matriz extracelular. Essa cutícula impermeabiliza o ovo e é sintetizada pelas células da serosa, uma membrana extra-embrionária de insetos. O besouro Tribolium castaneum, praga de grãos estocados, é um organismo modelo para o estudo da ROD e da formação da cutícula serosa. Para esse besouro existem diversas ferramentas genéticas, como o RNAi parental (pRNAi) que consiste na injeção de duplas-fitas de RNA de genes alvo em fêmeas adultas acarretando o silenciamento gênico em ovos postos. Nosso grupo já descreveu em T. castaneum, através de pRNAi para os genes Zerknüllt1 (zen1) e chitin synthase-1 (chs1), que a remoção da serosa e toda a sua cutícula, ou a remoção apenas da quitina da cutícula, afeta a ROD levando os ovos a óbito devido à perda de água. Agora é necessário compreender geneticamente como ocorre a formação da cutícula serosa, avaliando quais fatores de transcrição e enzimas estão envolvidos em sua síntese. Já descrevemos que a serosa de T. castaneum expressa quatro genes da família das elongases (Elovls) que codificam enzimas importantes para a síntese de ácidos graxos de cadeia muito longa. Pretendemos agora verificar se a serosa também expressa os genes grainyhead (grh) e Dopa decarboxylase (Ddc) que codificam, respectivamente, um fator de transcrição e uma enzima envolvida na produção de agentes esclerotizantes. Os genes de grh, Ddc e Elovls já foram envolvidos com a síntese e impermeabilização cuticular de diversos sistemas biológicos. Através de pRNAi vamos silenciar a expressão de grh e Ddc e das quatro Elovl e avaliar o efeito da ausência destes genes na formação da cutícula serosa e sua proteção contra a perda de água para o embrião em desenvolvimento. Também serão investigados quais genes são responsivos a Grainyhead e quais lipídios deixam de ser sintetizados após silenciamento das Elovl. Os resultados da presente proposta podem ajudar no desenvolvimento de novas estratégias de controle de insetos que sejam vetores de doenças ou pragas agrícolas e também em um maior entendimento de como os insetos, ao longo de sua evolução, conseguiram colonizar o ambiente terrestre com tanto sucesso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Lazzaro Rezende - Coordenador / Helena Carolina Martins Vargas - Integrante / Matheus Lessa Cardozo - Integrante / Lucas Xavier - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Avaliação fisiológica e genética da resistência a dessecação em embriões de mosquitos vetores e do besouro Tribolium castaneum, um organismo modelo
Descrição: Projeto APQ1 2014 da FAPERJ. Mosquitos transmitem doenças que constituem sérios problemas em Saúde Pública. Populações de mosquitos apresentam resistência aos inseticidas empregados, o que torna imperativo o estabelecimento de novos métodos de controle. Os embriões (dentro do ovo) dos mosquitos, potencial ponto de controle, é a etapa do ciclo de vida menos conhecida. Ovos de Aedes aegypti e Anopheles gambiae adquirem resistência à dessecação embrionária (RDE), importante para a capacidade vetorial destes mosquitos. A RDE ocorre devido à formação da cutícula serosa (CS), uma matriz extracelular secretada durante a embriogênese. Essa cutícula é sintetizada pela serosa, um tecido extra-embrionário comum na maioria dos insetos (com notável exceção na mosca Drosophila melanogaster). Estudamos a aquisição de RDE nos mosquitos Ae. aegypti, An. aquasalis e Culex quinquefaciatus. As três espécies produzem CS mas possuem diferentes níveis de RDE: alto nível em Ae. aegypti, médio em An. aquasalis e baixo em Cx. quinquefasciatus. O primeiro objetivo é entender a natureza dessas diferenças de resistência a ambienes secos. Serão avaliadas, nas três espécies: presença de quitina, lipídios e outros metabólitos, características físicas dos ovos e inibição da síntese de lipídios. O processo de RDE pode ser estudado por uma abordagem genética, mas é inviável em ovos de mosquitos, devido a ausência de mutantes e protocolos viáveis de silenciamento gênico por RNAi. Por outro lado, no besouro Tribolium castaneum, uma praga de grãos estocados e organismo modelo, o nosso grupo já descreveu que a remoção da CS através de RNAi afeta a RDE nesse inseto. O segundo objetivo é usar esse besouro para estudos genéticos sobre a formação da CS. Através de RNAi vamos interferir com a expressão dos genes elovl que codificam enzimas envolvidas na síntese de lipídios. Esta família gênica já foi associada em plantas, mamíferos e insetos adultos com a produção de cutículas protetoras e impermeabilizantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gustavo Lazzaro Rezende - Coordenador / Luana Cristina Farnesi Ferreira - Integrante / Helena Carolina Martins Vargas - Integrante / Matheus Lessa Cardozo - Integrante / LUCAS RODRIGUES XAVIER - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Estudo comparativo da embriogênese de diferentes culicídeos vetores, com ênfase no processo de aquisição de resistência à dessecação
Descrição: Mosquitos dos gêneros Aedes, Anopheles e Culex transmitem doenças como dengue, febre amarela, malária e filariose linfática, dentre outras, que até hoje constituem sérios problemas em Saúde Pública. Como exemplo, nos últimos anos a situação de dengue no estado Rio de Janeiro chegou a níveis alarmantes. Tais doenças transmitidas por mosquitos possuem um perfil complexo, e na grande maioria dos casos, o combate preferencialmente é feito contra o vetor. No entanto, populações de mosquitos, no Brasil e no resto do mundo vêm apresentando resistência aos inseticidas empregados no controle. O estágio de vida embrionário, potencial ponto de controle de mosquitos vetores, tem sido pouco estudado. Recentemente descrevemos o processo pelo qual os ovos de Aedes aegypti e Anopheles gambiae adquirem resistência à dessecação, fator este fundamental para a capacidade vetorial destes mosquitos. A aquisição de resistência à dessecação está temporalmente associada com a formação da cutícula serosa (CS), uma matriz extracelular que é secretada durante a embriogênese. Informações moleculares e comparativas sugerem que lipídios presentes na CS são uma classe de biomoléculas essencial para a aquisição dessa resistência à dessecação embrionária. No entanto, não existem dados que comprovem essa teoria. O presente trabalho pretende investigar comparativamente a embriogênese dos mosquitos Ae. aegypti, An. aquasalis e Culex quinquefasciatus, focando particularmente no processo de aquisição de resistência à dessecação, uma vez que já sabemos que existe diferença nesse processo entre estas diferentes espécies. Experimentos funcionais, através de silenciamento por RNAi serão realizados para confirmar definitivamente o papel da CS e de seus lipídios em conferir tal resistência. Além disso, uma abordagem de bioinformática será utilizada para identificar novas biomoléculas que compõem a CS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Lazzaro Rezende - Coordenador / Luana Cristina Farnesi Ferreira - Integrante / Helena Carolina Martins Vargas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / FAPERJ - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Identificação de moléculas e genes relacionados com a aquisição de resistência à dessecação embrionária do mosquito Aedes aegypti
Descrição: Em Ae. aegypti, a dinâmica e a natureza do processo fisiológico que coordena a aquisição de impermeabilidade durante o desenvolvimento embrionário são ainda pouco conhecidas. Este projeto pretende esclarecer questões pertinentes a este tema, com experimentos bioquímicos e moleculares para verificar na CS a presença de uma camada de cera (ou outro VLCFA), sua suposta enzima sintetizante AaKCS e com experimentos funcionais para confirmar o papel da CS na resistência à dessecação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Lazzaro Rezende - Coordenador / Luana Cristina Farnesi Ferreira - Integrante / Helena Carolina Martins Vargas - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Análise do processo de aquisição de resistência à dessecação embrionária no mosquito Aedes aegypti.
Descrição: Evidências circunstanciais apontam que a cutícula serosa é a responsável pela impermeabilização dos ovos de alguns mosquitos, dentre eles o Aedes aegypti. No entanto, faltam evidências funcionais para comprovar essa hipótese. Esse projeto pretende avançar nessa questão, identificando bioquimicamente as biomoléculas presentes na cutícula serosa e realizando experimentos funcionais através de RNAi. Apesar da técnica de RNAi atualmente estar disponível para o silenciamento de RNAs em mosquitos adultos, o mesmo não ocorre em embriões. Pretendemos estabelecer essa metodologia e experimentos fisiológicos comparativos serão realizados com mosquitos controle e silenciados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Lazzaro Rezende - Coordenador / Denise Valle - Integrante / Farnesi, Luana C - Integrante / Peixoto, Alexandre A - Integrante / Rafaela Vieira Bruno - Integrante / Rafael Dias Mesquita - Integrante / Renata Schama - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
1996 - Atual
Estudo do desenvolvimento e da reprodução de culicídeos com vistas à definição de alternativas de controle
Descrição: Estudos sobre o desenvolvimento embrionário e a reprodução de Culicídeos, sobre o efeito de reguladores do desenvolvimento; avaliação do papel da quitina e da Quitina-Sintase sobre o desenvolvimento de culicídeos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Lazzaro Rezende - Integrante / Denise Valle - Coordenador.Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: Journal of Vector Ecology
2009 - 2011
Periódico: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
2009 - 2014
Periódico: Insect Biochemistry and Molecular Biology
2009 - 2009
Periódico: Revista U.D.C.A Actualidad & Divulgación Científica
2010 - 2015
Periódico: Plos One
2013 - 2013
Periódico: BMC Developmental Biology (Online)
2013 - 2013
Periódico: Brazilian Journal of Plant Physiology
2013 - 2013
Periódico: Current Medicinal Chemistry
2013 - 2014
Periódico: Apidologie
2014 - 2016
Periódico: Journal of Insect Physiology
2017 - 2017
Periódico: PESTICIDE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY
2018 - 2018
Periódico: Fungal Biology


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Biologia do Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2017
Primeiro lugar pela apresentação do trabalho "Papel dos genes Dopa decarboxylase e Grainyhead na embriogênese de Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae)" do aluno de IC Lucas Rodrigues Xavier, Comissão Organizadora da VII Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV.
2016
Prêmio de melhor apresentação de Iniciação Cientifica pelo trabalho "Expressão do gene Dopa descarboxilase nas células da serosa de Tribolium castaneum" do aluno Lucas Rodrigues Xavier, VIII Congresso Fluminenese de Iniciação Científica e Tecnológica, UENF, UFF e IFF.
2015
Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2013
Professor Homenageado dos formandos em Ciências Biológicas da UENF da Turma 2012, Comissão de Formatura de Ciências Biológicas - Turma 2012, UENF..
2013
Selecionado entre os melhores pôsters pelo trabalho "The role of lipids in embryonic desiccation resistance of insects", apresentado por Helena Carolina Martins Vargas, VI International Symposium of Developmental Biology Organizing Committee.
2011
Menção Honrosa pelo trabalho "Avaliação da resistência à dessecação embrionária em diferentes culicídeos vetores", apresenatdo por Helena Carolina Martins Vargas, I Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro.
2006
Travel Award para participar do Simpósio "Logic of development: new strategies and concepts", Kobe, Japão, CDB Riken Symposium 2006, Riken Center for Developmental Biology, Kobe, Japan.
2005
Premiado entre os dez melhores trabalhos de Cursos de Doutorado da Fundação Oswaldo Cruz, em 2005, Fundação Oswlado Cruz.
1999
Menção Honrosa, Comissão Organizadora da I Semana de Biomedicina da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Farnesi, Luana C.2017 Farnesi, Luana C. ; VARGAS, HELENA C. M. ; VALLE, Denise ; REZENDE, GUSTAVO L. . Darker eggs of mosquitoes resist more to dry conditions: Melanin enhances serosal cuticle contribution in egg resistance to desiccation in Aedes, Anopheles and Culex vectors. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 11, p. e0006063, 2017.

2.
MARCELLINI, SYLVAIN2016MARCELLINI, SYLVAIN ; GONZÁLEZ, FAVIO ; SARRAZIN, ANDRES F. ; PABÓN-MORA, NATALIA ; BENÍTEZ, MARIANA ; PIÑEYRO-NELSON, ALMA ; REZENDE, GUSTAVO L. ; MALDONADO, ERNESTO ; SCHNEIDER, PATRICIA NEIVA ; GRIZANTE, MARIANA B. ; DA FONSECA, RODRIGO NUNES ; VERGARA-SILVA, FRANCISCO ; SUAZA-GAVIRIA, VANESSA ; ZUMAJO-CARDONA, CECILIA ; ZATTARA, EDUARDO E. ; CASASA, SOFIA ; SUÁREZ-BARON, HAROLD ; BROWN, FEDERICO D. . Evolutionary Developmental Biology (Evo-Devo) Research in Latin America. JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTION, v. 328, p. 5-40, 2016.

3.
Farnesi, Luana Cristina2015Farnesi, Luana Cristina ; MENNA-BARRETO, RUBEM FIGUEIREDO SADOK ; Martins, Ademir Jesus ; VALLE, Denise ; REZENDE, GUSTAVO LAZZARO . Physical features and chitin content of eggs from the mosquito vectors Aedes aegypti, Anopheles aquasalis and Culex quinquefasciatus: connection with distinct levels of resistance to desiccation. Journal of Insect Physiology, v. 83, p. 2-10, 2015.

4.
DE SÁ, LEONARDO FIGUEIRA REIS2014DE SÁ, LEONARDO FIGUEIRA REIS ; WERMELINGER, TIERRY TORRES ; RIBEIRO, ELANE DA SILVA ; GRAVINA, GERALDO DE AMARAL ; FERNANDES, KÁTIA VALEVSKI SALES ; XAVIER-FILHO, JOSÉ ; VENANCIO, THIAGO MOTTA ; REZENDE, GUSTAVO LAZZARO ; OLIVEIRA, ANTONIA ELENIR AMANCIO . Effects of Phaseolus vulgaris (Fabaceae) seed coat on the embryonic and larval development of the cowpea weevil Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Bruchidae). Journal of Insect Physiology, v. 60, p. 50-57, 2014.

5.
Vargas, H.C.M.2014 Vargas, H.C.M. ; Farnesi, L.C. ; MARTINS, A. J. ; VALLE, Denise ; REZENDE, G. L. . Serosal cuticle formation and distinct degrees of desiccation resistance in embryos of the mosquito vectors Aedes aegypti, Anopheles aquasalis and Culex quinquefasciatus. Journal of Insect Physiology, p. 54-60, 2014.

6.
FABRES, ARIANNE2014FABRES, ARIANNE ; CAMPOS MACEDO DA SILVA, JANAINA ; FERNANDES, KÁTIA V. S. ; XAVIER-FILHO, JOSÉ ; REZENDE, GUSTAVO LAZZARO ; OLIVEIRA, ANTONIA ELENIR AMANCIO . Comparative performance of the red flour beetle Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae) on different plant diets. Journal of Pest Science, v. 87, p. 495-506, 2014.

7.
JACOBS, C. G. C.2013 JACOBS, C. G. C. ; REZENDE, G. L. ; LAMERS, G. E. M. ; van der Zee, M. . The extraembryonic serosa protects the insect egg against desiccation. PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY B: BIOLOGICAL SCIENCES, v. 280, p. 20131082-20131082, 2013.

8.
Farnesi, Luana C.2012Farnesi, Luana C. ; Brito, José M. ; Linss, Jutta G. ; Pelajo-Machado, Marcelo ; VALLE, Denise ; REZENDE, GUSTAVO L. . Physiological and Morphological Aspects of Aedes aegypti Developing Larvae: Effects of the Chitin Synthesis Inhibitor Novaluron. Plos One, v. 7, p. e30363, 2012.

9.
Vital, Wagner OLIVEIRA2010Vital, Wagner OLIVEIRA ; REZENDE, GL ; Abreu, Leonardo ; Moraes, Jorge ; Lemos, Francisco J. A. ; Vaz Jr., Itabajara DA SILVA ; LOGULLO, Carlos . Germ band retraction as a landmark in glucose metabolism during Aedes aegypti embryogenesis. BMC Developmental Biology (Online), v. 10, p. 25, 2010.

10.
Farnesi, Luana Cristina2009Farnesi, Luana Cristina ; Martins, Ademir Jesus ; VALLE, Denise ; REZENDE, Gustavo Lazzaro ; REZENDE, GL . Embryonic development of Aedes aegypti (Diptera: Culicidae): influence of different constant temperatures. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 104, p. 124-126, 2009.

11.
Rezende, Gustavo L.2009 Rezende, Gustavo L.; Goltsev, Yury ; Vranizan, Karen ; Lanzaro, Greg ; VALLE, Denise ; Levine, Michael . Developmental and evolutionary basis for drought tolerance of the Anopheles gambiae embryo. Developmental Biology (Print), v. 330, p. 462-470, 2009.

12.
REZENDE, GL;REZENDE, G. L.;REZENDE, GUSTAVO LAZZARO;Gustavo Lazzaro Rezende;REZENDE, GUSTAVO L.;LAZZARO REZENDE, GUSTAVO2008REZENDE, GL; Martins, Ademir J ; Gentile, Carla ; Farnesi, Luana C ; Pelajo-Machado, Marcelo ; Peixoto, Alexandre A ; VALLE, Denise . Embryonic desiccation resistance in Aedes aegypti: presumptive role of the chitinized Serosal Cuticle. BMC DEVELOPMENTAL BIOLOGY, v. 8, p. 82, 2008.

13.
MORAES, J2007MORAES, J ; GALINA, A ; ALVARENGA, P ; REZENDE, G ; REZENDE, GL ; MASUDA, A ; DASILVAVAZJR, I ; LOGULLO, C . Glucose metabolism during embryogenesis of the hard tick Boophilus microplus?. Comparative Biochemistry and Physiology. A, Molecular & Integrative Physiology, v. 146, p. 528-533, 2007.

14.
Rezende, G.L.2006Rezende, G.L.; Logullo, C. ; MEYER, L. ; Machado, L.B. ; Oliveira-Carvalho, A.L. ; Zingali, R.B. ; CIFUENTES, D. ; Galina, A. . Partial purification of tightly bound mitochondrial hexokinase from maize (Zea mays L.) root membranes. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 39, p. 1159-1169, 2006.

15.
Weissmuller, G.2003Weissmuller, G. ; Moraes, M.B. ; Costa, L.T. ; Teixeira, L.S.P. ; Batista, E.J.O. ; Moncores, M.C. ; REZENDE, GL ; Bastos, G.G. ; Poian, A.T. ; VALLE, Denise . Multiple Applications of Atomic Force Microscopy in Biology. Acta Microscópica - Interamerican Committee of Societies for Electron Microscopy, Brasil, v. 12, n.n.Suppl. A, p. 29-33, 2003.

16.
da-SILVA, Wagner Seixas2001da-SILVA, Wagner Seixas ; REZENDE, GL ; GALINA, Antonio . Subcellular distribution and kinetic properties of cytosolic and non-cytosolic hexokinases in maize seedling roots: implications for hexose phosphorylation. JOURNAL OF EXPERIMENTAL BOTANY (ONLINE), Inglaterra, v. 52, n.359, p. 1191-1201, 2001.

17.
GALINA, Antonio1999GALINA, Antonio ; LOGULLO, Carlos ; FERNANDES DE SOUZA, EDMILSON ; LAZZARO REZENDE, GUSTAVO ; SEIXAS DA SILVA, WAGNER . Sugar phosphorylation modulates ADP inhibition of maize mitochondrial hexokinase. Physiologia Plantarum, v. 105, p. 17-23, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
REZENDE, GUSTAVO L.; Vargas, Helena Carolina Martins ; Moussian, Bernard ; Cohen, Ephraim . Composite Eggshell Matrices: Chorionic Layers and Sub-chorionic Cuticular Envelopes. In: Ephraim Cohen; Bernard Moussian. (Org.). Extracellular Composite Matrices in Arthropods. 01ed.Bern: Springer International Publishing, 2016, v. 01, p. 325-366.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REZENDE, GL. Cutícula protetora dos insetos em estudo. O Diário, Campos dos Goytacazes, p. 9 - 9, 21 jul. 2013.

2.
Rezende, Gustavo L; O mosquito da dengue e sua fortaleza em forma de ovo. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, , v. 199, p. 8 - 11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, GUSTAVO L.. Serosal cuticle formation and its waterproofing function during insect embryogenesis. In: 2016 International Congress of Entomology, 2016, Orlando, Florida. 2016 International Congress of Entomology, 2016.

2.
REZENDE, GL; Moncores, M.C. ; Martins-Júnior, A.J. ; Peixoto, A.A. ; MACHADO-PELAJO, M. ; Weissmuller, G. ; VALLE, Denise . Understanding mosquito embryogenesis from the outside: the processes of darkening, stiffening and impermeabilization in Aedes aegypti eggs. In: CDB Symposium 2006: Logic of development: news strategies and concepts, 2006, Kobe, Japão. CDB Symposium 2006. Kobe: Rinken. v. Unico.

3.
REZENDE, GL; Moncores, M.C. ; Martins-Júnior, A.J. ; Peixoto, A.A. ; MACHADO-PELAJO, M. ; Weissmuller, G. ; VALLE, Denise . Understanding mosquito embryogenesis from the outside: the processes of darkening, stiffening and impermeabilization in Aedes aegypti eggs. In: EMBO Course: Molecular Mechanisms of Development, 2006, Barcelona, Espanha. EMBO Course: Molecular Mechanisms of Development. Barcelona: Cell Biology Promotion. v. único.

4.
MORAES, Jorge L. C. ; GALINA, Antonio ; Alvarenga, P. ; REZENDE, GL ; MASUDA, Aoi ; VAZ JR, I. S. ; LOGULLO, Carlos . GLUCOSE METABOLISM DURING EMBRYOGENSIS OF THE HARD TICK BOOPHILUS. In: XIV Congreso de Bioenergética y Biomembranas de la Sociedad Mexicana de Bioquímica A.C., 2005, Oaxaca. Memorias del XIV Congreso de Bioenergética y Biomembranas, 2005. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, GL; Farnesi, Luana C ; Vargas, H.C.M. ; Martins, Ademir Jesus ; Menna-Barreto, R ; VALLE, Denise . Evolution of desiccation resistance in eggs of mosquito vectors are related to eggshell attributes. In: Inaugural 2015 Meeting of the Pan American Society for for Evolutionary Developmental Biology, 2015, Berkeley. Program of the Inaugural 2015 Meeting of the Pan American Society for for Evolutionary Developmental Biology, 2015.

2.
Vargas, H.C.M. ; REZENDE, G. L. . Are lipids relevant for egg resistance to desiccation in insects?. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - IUBMB Meeting, 2015, Foz do Iguaçú. Resumos do Congresso da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2015.

3.
Farnesi, Luana C. ; Menna-Barreto, R ; VALLE, Denise ; REZENDE, G. L. . Características físicas e conteúdo de quitina em ovos de mosquitos vetores Aedes aegypti, Anopheles aquasalis e Culex quinquefasciatus: relações com os diferentes níveis de resistência à dessecação. In: III Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro, 2015, Rio de Janeiro. Resumos do III Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro, 2015.

4.
SA, L. F. R. ; BAPTISTA, K. E. V. ; REZENDE, GL ; OLIVEIRA, A. E. A. . Efeito do tegumento de Phaseolus vulgaris sobre o desenvolvimento embrionário e larval de Callosobruchus maculatus. In: IV Simpósio de Entomologia da UFV, 2013, Viçosa. Caderno de Resumos do IV Simpósio de Entomologia da UFV, 2013.

5.
MACEDO, J. ; FABRES, A. ; REZENDE, GL ; OLIVEIRA, A. E. A. . Desenvolvimento e sobrevivência do besouro Tribolium castaneum em diferentes farinhas provenientes de semente de trigo. In: IV Simpósio de Entomologia da UFV, 2013, Viçosa. Caderno de Resumos do IV Simpósio de Entomologia da UFV, 2013.

6.
FABRES, A. ; MACEDO, J. ; REZENDE, GL ; OLIVEIRA, A. E. A. . Sementes como fonte de compostos químicos com potencial para o controle do besouro Tribolium castaneum. In: IV Simpósio de Entomologia da UFV, 2013, Viçosa. Caderno de Resumos do IV Simpósio de Entomologia da UFV, 2013.

7.
MENEZES, T. ; REZENDE, GL . Papel do gene grainyhead na formação e função da serosa durante a embriogênese do besouro Tribolium castaneum. In: V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - Confict, 2013, Campos dos Goytacazes. Resumos do V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - Confict, 2013.

8.
Vargas, H.C.M. ; REZENDE, GL . The role of lipids in embryonic desiccation resistance of insects. In: VI International Symposium of Developmental Biology, 2013, Paraty. Abstracts of the VI International Symposium of Developmental Biology, 2013.

9.
SA, L. F. R. ; WERMELINGER, T. T. ; REZENDE, GL ; RIBEIRO, E. S. ; XAVIER-FILHO, J. ; FERNANDES, K. V. S. ; OLIVEIRA, A. E. A. . Morphological and Biochemical changes in Callosobruchus maculatus larvae during Phaseolus vulgaris seed coat penetration. In: XLI Annual Meeting of SBBq, 2012, Foz do Iguaçu. XLI Annual Meeting of SBBq, 2012.

10.
SA, L. F. R. ; REZENDE, GL ; WERMELINGER, T. T. ; RIBEIRO, E. S. ; OLIVEIRA, A. E. A. . Efeito do tegumento de Phaseolus vulgaris sobre o desenvolvimento embrionário e larval do inseto Callosobruchus maculatus. In: XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012, Campos dos Goytacazes. Resumos da XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012.

11.
FABRES, A. ; REZENDE, GL ; OLIVEIRA, A. E. A. . Sementes como fonte de compostos químicos com potencial para o controle do besouro Tribolium castaneum. In: XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012, Campos dos Goytacazes. Resumos da XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012.

12.
MENEZES, T. ; REZENDE, GL . Papel do gene grainyhead na formação e função da serosa durante a embriogênese do besouro Tribolium castaneum. In: IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - Confict, 2012, Campos dos Goytacazes. Resumos do IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - Confict, 2012.

13.
LIMA, J. C. S. ; REZENDE, GL . Investigação da importância dos lipídios na resistência à dessecação dos ovos de Tribolium castaneum. In: IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - Confict, 2012, Campos dos Goytacazes. Resumos do IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - Confict, 2012.

14.
JACOBS, C. C. G. ; REZENDE, GL ; van der Zee, M. . The function of the serosa in Tribolium castaneum. In: Fifth Annual Arthropod Genomics Symposium, 2011, Kansas City. Poster Abstracts of the Fifth Annual Arthropod Genomics Symposium, 2011.

15.
FABRES, A. ; REZENDE, GL ; FONSECA, R. N. ; LOGULLO, Carlos . Role of Glycogen Synthase Kinase 3beta during embryogenesis of the flour beetle Tribolium castaneum. In: V International Symposium on Developmental Biology, 2011, Ribeirão Preto. Poster Abstracts of the V International Symposium on Developmental Biology, 2011.

16.
Farnesi, Luana C ; Brito, José M. ; VALLE, Denise ; REZENDE, GL . Aspectos bioquímicos e fisiológicos do desenvolvimento de larvas de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae): efeitos do inibidor da síntese de quitina Novaluron. In: I Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro - EntomoRio, 2011, Rio de Janeiro. Resumos do I Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro - EntomoRio, 2011.

17.
REZENDE, GL; GOLTSEV, Y. ; LEVINE, M. ; VALLE, Denise . Physiology and genes related with embryonic desiccation resistance in mosquitoes: The role of serosa and the serosal cuticle. In: Sixth International Symposium on Molecular Insect Science, 2011, Amsterdam, Hollanda. Programme booklet of the Sixth International Symposium on Molecular Insect Science, 2011.

18.
Vital W ; REZENDE, GL ; LEMOS, F. J. A. ; LOGULLO, Carlos . GSK-3 and PEPCK gene transcription during Aedes aegypti embryo development. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) - X Conferência da IUBMB, 2008, Águas de Lindóia, SP. Resumos da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2008.

19.
Rezende, G.L.; GOLTSEV, Y. ; LEVINE, M. ; VALLE, Denise . Physiological and molecular mechanisms for embryonic desiccation resistance in mosquitoes: the role of serosa. In: 4th International Meeting of the Latin American Society of Developmental Biology, 2008, Buenos Aires. Programme of the 4th International Meeting of the Latin American Society of Developmental Biology, 2008.

20.
Moncores, M.C. ; REZENDE, GL ; VALLE, Denise ; BISCH, Paulo M. ; Weissmuller, G. . Stiffening and Darkening of Aedes aegypti Eggshells during Embryogenesis. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) - X Conferência da IUBMB, 2007, Salvador, BA. Resumos da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2007.

21.
Vital W ; Moraes, M.B. ; REZENDE, GL ; LEMOS, FJ ; LOGULLO, Carlos . Glucose metabolism during Aedes aegypti embryo development. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2006, Águas de Lindóia. Resumos da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2006.

22.
Farnesi, L.C. ; REZENDE, GL ; VALLE, Denise . Influência da temperatura sobre o desenvolvimento embrionário de Aedes aegypti ( Diptera: Culicidae). In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Resumos do XXI Congresso Brasileiro de Entomlogia, 2006.

23.
Farnesi, Luana C ; REZENDE, GL ; VALLE, Denise . Influência da temperatura sobre o desenvolvimento embrionário de Aedes aegypti ( Diptera: Culicidae). In: XXI Congresso Brasileiro de Entomlogia, 2006, Recife. Resumos do XXI Congresso Brasileiro de Entomlogia, 2006.

24.
REZENDE, GL; Martins-Júnior, A.J. ; Farnesi, L.C. ; Gentile, C. ; Linss, J.B. ; Peixoto, A.A. ; VALLE, Denise . Profile of Chitin Synthase gene expression during Aedes aegypti embryonic development. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 2005, Aguas de Lindóia. Resumos da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 2005, 2005.

25.
Moncores, M.C. ; REZENDE, GL ; VALLE, Denise ; Weissmuller, G. . Characterization of hardening of Aedes aegypti eggshells during embryogenesis. In: Vth Ibero American Congress of Biophysics, 2003, Rio de Janeiro. Vth Ibero American Congress of Biophysics, 2003.

26.
Moncores, M.C. ; REZENDE, GL ; VALLE, Denise ; Weissmuller, G. . Characterization of hardening of Aedes aegypti eggshells during embryogenesis. In: Second Latin American Symposium on Scanning Probe Microscopy (II LASPM), 2003, Búzios. Second Latin American Symposium on Scanning Probe Microscopy (II LASPM), 2003.

27.
MORAES, Jorge L. C. ; REZENDE, GL ; GALINA, Antonio ; OLIVEIRA, Pedro L. ; MASUDA, Hatisaburo ; VALLE, Denise ; MASUDA, Aoi ; VAZ JR, I. S. ; LOGULLO, Carlos . Energetic metabolism during Boophilus microplus embryogenesis.. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 2001, Caxambú, MG. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 2001.

28.
REZENDE, GL; LOGULLO, Carlos ; GALINA, Antonio . Partial purification of non-cytosolic hexokinases from maize (Zea mays L.) roots.. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 2000, Caxambú, MG. XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 2000.

29.
LEITE, Fernanda S ; REZENDE, GL ; GALINA, Antonio ; BISCH, Paulo M. . Metabolic Control Analysis applied to the initial steps of the pentose phosphate pathway.. In: XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 1999, Caxambú, MG. XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 1999.

30.
REZENDE, GL; LOGULLO, Carlos ; GALINA, Antonio . Partial purification of mitochondrial hexokinases from maize (Zea mays L.) roots.. In: XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 1999, Caxambú, MG. XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 1999.

31.
REZENDE, GL; GALINA, Antonio ; LOGULLO, Carlos . Partial purification of a mitochondrial hexokinase from maize (Zea mays L.) roots.. In: XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 1998, Caxambú, MG.. XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, GL. Embriologia: como uma única célula dá origem a um organismo inteiro?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REZENDE, GL. Embriologia: como uma única célula dá origem a um organismo inteiro?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REZENDE, GL. Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (EvoDevo). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
REZENDE, GUSTAVO L.; Farnesi, Luana C ; VARGAS, HELENA C. M. ; SOUTA, J. F. ; XAVIER, L. R. ; SANTOS, C. M. ; JACOBS, C. C. G. ; Martins, Ademir J ; ROELOFS, D. ; VALLE, Denise . Desiccation resistance in insect eggs: What we know from a springtail, a dragonfly, a beetle and three mosquito genera. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
REZENDE, GL. Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (EvoDevo). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
REZENDE, GL. Biologia do Desenvolvimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
REZENDE, GL; Farnesi, L.C. ; Vargas, H.C.M. ; Martins, Ademir J ; VALLE, Denise . Distinct levels of desiccation resistance in eggs of Aedes, Anopheles and Culex mosquitoes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
REZENDE, GL. Genética da resistência à dessecação em ovos de insetos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
REZENDE, GUSTAVO L.; Farnesi, Luana C ; Vargas, Helena Carolina Martins ; JACOBS, C. C. G. ; van der Zee, M. ; VALLE, Denise . Serosal cuticle formation and its waterproofing function during insect embryogenesis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
REZENDE, GUSTAVO LAZZARO. Aplicações da Microscopia nas Biociências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
REZENDE, GL. Evo-Devo da resistência à dessecação em embriões de mosquitos brasileiros vetores de doenças.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
REZENDE, GUSTAVO LAZZARO. Biologia do Desenvolvimento e Entomologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
REZENDE, G. L.. Genética da resistência à dessecação em embriões de insetos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
REZENDE, GL. Resistência à dessecação em embriões de insetos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
REZENDE, GL. A importância das membranas extraembrionárias de insetos: o papel da serosa na resistência à dessecação em mosquitos e besouros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
REZENDE, GL. The importance of insect extraembryonic membranes: the role of serosa in desiccation resistance of vector mosquitoes and the beetle Tribolium castaneum. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Vargas, H.C.M. ; VALLE, Denise ; REZENDE, GL ; Farnesi, L.C. . Avaliação da resistência à dessecação embrionária em diferentes culicídeos vetores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
REZENDE, GL. Presence and formation of serosal cuticle in Tribolium castaneum. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
GOLTSEV, Y. ; REZENDE, G ; REZENDE, GL ; VALLE, Denise ; LANZARO, G. ; LEVINE, M. . Structure and evolution of gene network involved in specification and function of extraembryonic membranes in insects. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REZENDE, GL. Estudo associa a cor da casca do ovo do Aedes aegypti com sua sobrevivência em locais secos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
REZENDE, GUSTAVO L.; Farnesi, Luana C ; Vargas, H.C.M. ; VALLE, Denise . Ovos do Aedes aegypit sobrevivem mais por causa da melanina. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
REZENDE, GL; Vargas, H.C.M. . Uenf e Fiocruz realizam pesquisa sobre a resistencia de ovos do Aedes aegypti. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
REZENDE, GL. Ovos do mosquito da dengue podem durar um ano. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
REZENDE, GL. Fiocruz descobre maior resistência dos ovos do mosquito da dengue. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
REZENDE, GL. Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (EvoDevo). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REZENDE, GL; Lazzarini, KRG; Bitondi, MMG. Participação em banca de Claudinéia Pereira Costa. Bursicona e seu papel no contexto da metamorfose em Apis mellifera. 2012. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade de São Paulo.

2.
Rezende, G.L.; REZENDE, GL. Participação em banca de Mariana Pinto Louza. Perfil lipídico de microdomínios de membrana durante o desenvolvimento de Xenopus laevis. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Rezende, Gustavo L; REZENDE, GL. Participação em banca de Evenilton Pessoa Costa. Caracterização de uma pirofosfatase inorgânica solúvel em embriões do carrapato bovino Rhipicephalus microplus. 2009. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Teses de doutorado
1.
REZENDE, GL. Participação em banca de Thaís Pacheco Soares. Produção de proteína recombinante mutante de Ricinus communis: (mrRic c 1) para o desenvolvimento de imunoterapia alérgeno-específica. 2018. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
REZENDE, GL. Participação em banca de Bruno Tinoco Nunes. Estudo funcional da via PI3K/AKT em Aedes aegypti. 2018. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Genetica)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
REZENDE, GL. Participação em banca de Priscila Viana Medeiros Loredo. Avaliação do efeito da seleção de populações de campo de Aedes aegypti Linnaeus (1762) com o inseticida organofosforado malathion. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.

4.
REZENDE, GL. Participação em banca de Brunna Xavier Martins. Interações TGF-β1 - Bombas Iônicas no Processo de Metástase em Melanoma. 2017. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
FACANHA, A. R.; SANTOS, C. P.; REZENDE, GL; CRUZ, Z. M. A.. Participação em banca de Amanda Azevedo Bertolazi. Melanina fúngica atua na sinalização de adaptações pré-simbióticas para a interação planta-fungo ectomicorrízico. 2016. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
REZENDE, G. L.. Participação em banca de Danilo de Carvalho Leandro. Aspectos da transmissão viral transovariana em Aedes aegypti (Diptera:Culicidae) e suas implicações na biologia reprodutiva e transmissão da dengue. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
REZENDE, G. L.. Participação em banca de Arianne Fabres de Jesus. Sementes como fonte de compostos químicos com potencial para o controle do besouro Tribolium castaneum. 2014. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
REZENDE, GL. Participação em banca de Paula Santos de Souza Ferreira. Cutícula Embrionária de Rhodnius prolixus (Hemiptera: Reduvidae): caractreização proteômica, formação embrionária e relevância fisiológica. 2013. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
REZENDE, GL. Participação em banca de João Cláudio Damasceno de Sá. Ação da fosfatidilserina no mecanismo evasivo de Toxoplasma gondii a macrófagos ativados. 2013. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
REZENDE, GL. Participação em banca de Michelle Prioli Miranda Soares. Genes cuticulares diferencialmente expressos durante eventos da metamorfose de Apis mellifera. 2012. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade de São Paulo.

11.
REZENDE, GL. Participação em banca de Analiz de Oliveira Gaio. Estudo da microbiota intestinal de Aedes aegypti e sua contribuição para a digestão de sangue. 2011. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
REZENDE, GL; CODECO, C. T.; GUARNERI, A. A.. Participação em banca de Tamara Nunes de Lima Câmara. Análise dos ritmos biológicos de espécies vetoras do vírus dengue - Aedes aegypti e Aedes albopictus (Diptera:Culicidae) em condições de laboratório. 2011. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.

Qualificações de Doutorado
1.
REZENDE, GL. Participação em banca de Rajesh Kumar Gazara. Expansion and diversification of the gibberellin receptor Gibberellin Insensitive Dwarf1 (GID1) in land plants. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
REZENDE, GL. Participação em banca de Júlia Ribeiro Soares. Study of the antifungal activity of the plant defensin ApDef1 from Adenanthera pavonina seeds against Saccharomyces cerevisiae. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
REZENDE, GL. Participação em banca de Arianne Fabres de Jesus. Papel de uma Glicogênio Sintase Quinase 3beta durante o desenvolvimento embrionário do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
REZENDE, GL. Participação em banca de Alice Helena dos Reis Ribeiro. Os campos morfogenéticos e os eixos embrionários de vertebrados: Participação de microdomínios de membrana ricos em colesterol e a via de sinalização Wnt/b-catenina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
REZENDE, GL. Participação em banca de Marcio Ribeiro Fontenele. A atuação da via de Dpp/BMP maternal na formação do eixo dorso-ventral embrionário de Drosophila melanogaster". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
FERNANDES, KÁTIA V. S.; OLIVEIRA, ANTONIA ELENIR AMANCIO; REZENDE, GL. Participação em banca de Maria Aparecida Aride Bertonceli. Potenciais moléculas bioativas com potencial bioinseticida de sementes de Clitoria fairchildiana. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
REZENDE, GL. Participação em banca de Luciana dos Santos Dias. Avaliação da alimentação artificial com a perspectiva de utilizar esta metodologia para substituir a alimentação in vivo na manutenção de colônias de culicídeos vetores em laboratório. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REZENDE, GL. Participação em banca de Marissol Santos Miranda de Amorim.Proteínas transportadoras de lipídeos de plantas: atividades biológicas e aplicações biotecnológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
GUIMARAES, A. G.; FERNANDEZ, J. H.; REZENDE, GL. Participação em banca de Rita de Kássia Xavier Pereira.Cultivo de células-tronco mesenquimais em matriz tridimensional de colágeno: análise de expressão gênica de metaloproteinases por PCR quantitativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
REZENDE, G. L.. Participação em banca de Gisela Garcia Cabral Galaxe de Almeida.Cultivo de Células-Tronco mesenquimais em matriz tridimensional de colágeno: análise de expressão gênica por PCR quantitativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
REZENDE, GL; VIDAL, N. M.; RIOS, A. F. L.. Participação em banca de Thamiris Menezes de Souza.Análise temporal da formação da cutícula serosa e da expressão do gene grainyhead na embriogênese inicial do besouro Tribolium castaneum (Herbst, 1797). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
REZENDE, GL. Participação em banca de Isabela Alves Manhães.Revisor da monografia "Evolução da força de mordida em morcegos filostomídeos". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
ABREU, L.; REZENDE, GL; LOGULLO, Carlos; Mury, FB. Participação em banca de Bárbara Pitta Della Noce.Estudo da morte celular nas células embrionárias de Rhipicephalus microplus (BME26): Exposição a radiação ultravioleta e alterações morfológicas a partir da inibição da via PI3K/AKT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
REZENDE, GL. Participação em banca de Daniel Bellieny Rabelo.Caracterização Bioquímica dos ovos do insetos Callosobruchus maculatus nos primeiros dias após a oviposição. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
REZENDE, GL. Participação em banca de Rodrigo Dutra Nunes.Alimentação glicídica em Aedes aegypti e Aedes albopictus no Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Genética) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
REZENDE, GL; da Silva, E.R.; Herzog, M.M.. Participação em banca de Thiago Affonso Belinato.Efeito de Triflumuron - um inibidor da síntese de quitina - sobre o desenvolvimento de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARAZZOLLE, M. F.; Ocaña, K. A. C. S.; REZENDE, GUSTAVO L.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos da Carreira de Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva, UFRPE/Sedes, matéria de Fitossanidade. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
GRATIVOL, C.; REZENDE, GL; BERBERT-MOLINA, M. A.. Banca do processo de seleção de entrada no doutorado - Programa de Pós Graduação em Biociências e Biotecnologia. 2017. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
REZENDE, GUSTAVO LAZZARO. Banca de defesa de projeto de doutorado intitulado "Isolados bacterianos comuns a Aedes aegypti e às plantas aquáticas Salvinia auriculata e Pistia stratiotes: tolerância ao estresse oxidativo como mecanismo chave para o sucesso na colonização destes hospedeiros?" da aluna Nathália Duarte da Silva. 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
REZENDE, GL; VENANCIO, T. M.; FERNANDEZ, J. H.; FERNANDES, KÁTIA VALEVSKI SALES. Banca de defesa de projeto de doutorado intitulado "Effects of endogenous gibberelin on the Glycine max transcriptome during germination" do aluno Rajesh Kumar Gazara. 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
REZENDE, GL; GRATIVOL, C.; GAGLIANONE, M. C.; SILVA, J. R.. Banca de defesa de projeto de doutorado intitulado "Impermeabilidade dos ovos do besouro Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae): investigações sobre o tempo de formação da cutícula serosa e o papel dos lipídios em sua composição" da aluna Helena Carolina Martins Vargas. 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de doutorado intitulado "Mecanismos evasivos de Toxoplasma gondii em macrofágos ativados: mapeamento genético de fatores de virulência e ubiquitinação de proteínas após infecção" do aluno Gabriel Rabello de Abreu Cabral.. 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
REZENDE, GL; GRATIVOL, C.; MACHADO, O. L. T.. Banca de defesa de projeto de mestrado intitulado "Expressão do gene Grainyhead e sua participação na formação da cutícula serosa durante a embriogênese do besouro Tribolium castaneum" do aluno Matheus Lessa Cardozo. 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
REZENDE, G. L.. Comissão de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, CBB. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
REZENDE, G. L.. Banca de defesa de projeto de tese de doutorado intitulada "Estudo da diversidade microbiana do intetino médio de Aedes aegypti e análise preliminar de sua influência sobre a expressão gênica nesta região do sistema digestivo" da candidata Juliani Salvini Ramada. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
REZENDE, GUSTAVO LAZZARO. Banca de defesa de porjeto de doutorado intitulada "Análise proteômica e estudo de incorporação de heme em bactérias do intestino médio do mosquito Aedes aegypti resistentes ao estresse oxidativo" da aluna Sâmella da Hora Machado. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
REZENDE, GUSTAVO LAZZARO. Banca de defesa de porjeto de mestrado intitulada "Modulação das H+ATPases por Fe e Fe-sideróforos na simbiose ectomicorrízica Pisolithus tinctorius - Eucalyptus urograndis" do aluno Frederico Firme Figueira. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
REZENDE, G. L.. Banca de defesa de projeto de tese de doutorado, intitulada "Estudo da Transição Materno Zigótica em Artrópodes: Zelda e sua função sobre as redes regulatórias gênicas em embriões de Tribolium castaneum. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
REZENDE, G. L.. Comissão de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, CBB. 2014. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
REZENDE, G. L.. Banca de defesa de projeto de tese de doutorado, intitulada "Clonagem molecular e caracterização estrutural e funcional de protease do tipo metacaspase/caspase-símile de sementes de Glycine max. 2014. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de dissertação de mestrado, intitulada "Purificação da proteína transportadora de lipídeo de feijão-de-corda recombinante: análise de sua atividade inibitória contra alfa-amilases e o estudo da correlação da atividade inibitória com suas diferentes regiões estruturais" da aluna Flávia Camila Vieira da Silva.. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
REZENDE, G. L.. Comissão de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, CBB. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
REZENDE, G. L.. Comitê Interno de seleção e avaliação da XIII Mostra de Pós-Graduação da UENF. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de dissertação de mestrado, intitulada "Avaliação de modelo experimental de insuficiência cardíaca congestiva induzida por epinefrina em coelhos (Oryctolagus cuniculus)" da aluna Flávia Lopes Barretto. 2012. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de dissertação de mestrado, intitulada "Evolução de genes que conferem resistência a múltiplas drogas em fungos" da aluna Cristiani Miranda David Gossani.. 2012. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de dissertação de mestrado, intitulada "Mutações em resíduos de Ric c1 e Ric c3, principais alérgenos de mamona visando a redução a alergenicidade", da aluna Thaís Pacheco Soares.. 2012.

20.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de dissertação de mestrado, intitulada "Metabolismo energético em ovos em diapausa do mosquito Aedes aegypti", do aluno Renato Martins da Silva. 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

21.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de dissertação de mestrado, intitulada "Influência de tegumentos naturais de sementes sobre o desenvolvimento de larvas do inseto Callosobruchus maculatus", do aluno Leonardo Figueira Reis de Sá. 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

22.
REZENDE, GL. Banca de defesa de projeto de dissertação de mestrado, intitulada "RNAi em Rhodnius prolixus: aspectos fisiológicos da genômica funcional".. 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

23.
Rezende, G.L.; REZENDE, GL. Processo de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular 20010B. 2010. Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V International Symposium on Developmental Biology.The importance of insect extraembryonic membranes: the role of serosa in desiccation resistance of vector mosquitoes and the beetle Tribolium castaneum.. 2011. (Simpósio).

2.
XIV Encontro Grupo Arthromint.Embriogênese de artrópodes: padronização dos eixos do embrião e possibilidades de controle de vetores. 2010. (Encontro).

3.
The Biannual Regional Tribolium Meeting.Presence and formation of serosal cuticle in Tribolium castaneum. 2009. (Encontro).

4.
CDB Symposium 2006: Logic of development: new strategies and concepts. 2006. (Seminário).

5.
EMBO Practical Course on Development and Evolution of Animals and Plants.The role of serosa during mosquito embryogenesis. 2006. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Helena Carolina Martins Vargas. Investigações sobre o papel da casca para a impermeabilidade dos ovos de insetos, usando o besouro Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae) como modelo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Josiana Gomes de Andrade. Início: 2018. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafaela Azevedo Silva. Cooriento o TCC intitulado "Criação de abelhas como fonte de renda no município de São Fidélis, RJ: aspectos históricos, econômicos e socioambientais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância (UENF/CEDERJ)) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Cínthia Melo dos Santos. Relações hídricas em ovos do besouro Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Lucas Rodrigues Xavier. Expressão do gene de dopa decarboxylase nas células da serosa de Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae). Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Matheus Lessa Cardozo. Padrões de expressão de diferentes isoformas do gene grainyhead em ovos do besouro Tribolium castaneum. 2017. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

2.
Helena Carolina Martins Vargas. Caracterização da expressão de genes elovl na serosa de Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae). 2015. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

3.
Leonardo Figueira Reis de Sá. Efeito do Tegumento de Phaseolus vulgaris (Fabaceae) Sobre o Desenvolvimento Embrionário e Larval de Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae). 2013. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

4.
Luana Cristina Farnesi Ferreira. Avaliação do efeito de Novaluron, um inibidor da síntese de quitina, na formação de larvas de Aedes aegypti. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

Tese de doutorado
1.
Luana Cristina Farnesi. Culicídeos vetores: diferenças e semelhanças fisiológicas e estruturais relacionadas ao processo de resistência dos ovos à dessecação. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

2.
Arianne Fabres de Jesus. Sementes como fonte de compostos químicos com potencial para o controle do besouro Tribolium castaneum. 2014. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Renata Schama. Abordagem bioinformática para auxílio no desenvolvimento de novas metodologias de controle de mosquitos vetores. 2009. Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Gustavo Lazzaro Rezende.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luana Cristina Farnesi Ferreira. Influência da temperatura sobre o desenvolvimento embrionário de aedes aegypti (linnaeus, 1762): limite máximo de temperatura e impermeabilização dos ovos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz / CIEE. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thamiris Menezes de Souza. Análise temporal da formação da cutícula serosa e da expressão do gene grainyhead na embriogênese inicial do besouro Tribolium castaneum (Herbst, 1797). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

2.
Luana Cristina Farnesi Ferreira. Influência da temperatura sobre o desenvolvimento embrionário de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fiocruz / CIEE. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

Iniciação científica
1.
Helena Carolina Martins Vargas. Avaliação da resistência à dessecação embrionária em diferentes culicídeos vetores. 2012. Iniciação Científica - Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

2.
Jean Carlos dos Santos Lima. Investigação da importância dos lipídios na resistência à dessecação dos ovos de Tribolium castaneum. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.

3.
Flávia Campos Barcelos. Caracterização e localização celular das hexoquinases citosólicas e não-citosólicas de raiz de milho (Zea mays L.). 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Lazzaro Rezende.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARCELLINI, SYLVAIN2016MARCELLINI, SYLVAIN ; GONZÁLEZ, FAVIO ; SARRAZIN, ANDRES F. ; PABÓN-MORA, NATALIA ; BENÍTEZ, MARIANA ; PIÑEYRO-NELSON, ALMA ; REZENDE, GUSTAVO L. ; MALDONADO, ERNESTO ; SCHNEIDER, PATRICIA NEIVA ; GRIZANTE, MARIANA B. ; DA FONSECA, RODRIGO NUNES ; VERGARA-SILVA, FRANCISCO ; SUAZA-GAVIRIA, VANESSA ; ZUMAJO-CARDONA, CECILIA ; ZATTARA, EDUARDO E. ; CASASA, SOFIA ; SUÁREZ-BARON, HAROLD ; BROWN, FEDERICO D. . Evolutionary Developmental Biology (Evo-Devo) Research in Latin America. JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTION, v. 328, p. 5-40, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, GUSTAVO LAZZARO. Biologia do Desenvolvimento e Entomologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REZENDE, GUSTAVO LAZZARO. Aplicações da Microscopia nas Biociências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REZENDE, GL. Biologia do Desenvolvimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
REZENDE, GL. Embriologia: como uma única célula dá origem a um organismo inteiro?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
REZENDE, GL. Embriologia: como uma única célula dá origem a um organismo inteiro?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
REZENDE, GL. Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (EvoDevo). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REZENDE, GUSTAVO L.; Farnesi, Luana C ; Vargas, H.C.M. ; VALLE, Denise . Ovos do Aedes aegypit sobrevivem mais por causa da melanina. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
REZENDE, GL. Ovos do mosquito da dengue podem durar um ano. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
REZENDE, GL. Fiocruz descobre maior resistência dos ovos do mosquito da dengue. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
REZENDE, GL. Estudo associa a cor da casca do ovo do Aedes aegypti com sua sobrevivência em locais secos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
REZENDE, GL; Vargas, H.C.M. . Uenf e Fiocruz realizam pesquisa sobre a resistencia de ovos do Aedes aegypti. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Nos artigos de Fabres et al. 2014 e de Sá et al. 2014 a última autoria e a autoria de correspondência é dividida entre Rezende, GL e Oliveira, AEA.

O artigo de Jacobs et al 2013 recebeu um comentário na Nature, feito pelo jornalista científico Ed Yong (DOI:10.1038/nature.2013.13217, link: http://www.nature.com/news/waterproof-eggs-let-insects-conquer-dry-land-1.13217).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/01/2019 às 22:38:34