Pedro de Moura Aragao

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0219242822995201
  • Última atualização do currículo em 11/05/2018


possui Bacharelado em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Doutor em musicologia pela UNIRIO, é professor Adjunto nível 4 da mesma instituição. Sua tese de doutorado, "O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o Choro" foi contemplada com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012 e com o Prêmio Silvio Romero 2011 (2a colocação). Desenvolve pesquisas na área de etnomusicologia, com ênfase na questão de arquivos de música popular urbana brasileira, tendo desenvolvido projetos de pesquisa em parceria com diversos instituições no Rio de Janeiro, como o Museu da Imagem e do Som e o Instituto Moreira Salles. Coordenador do projeto de extensão Escola Portátil de Música, referência do ensino do choro no Rio de Janeiro. Como bandolinista, tem grande atuação no mercado nacional, tendo atuado em shows e gravações com cantores como Roberto Silva, Cristina Buarque, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, além de ter atuado como solista e intérprete em concertos na França, Bélgica, Dinamarca e Colômbia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro de Moura Aragao
Nome em citações bibliográficas
ARAGAO, P. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Letras e Artes.
Av. Pasteur 436/ Departamento de Educação Musical
Urca
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e "O Choro", Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Martha Tupinambá de Ulhôa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Choro; Etnomusicologia.
2003 - 2005
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil: uma análise de sua trajetória na Escola Nacional de Música (1932-1947),Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Samuel Mello Araújo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros.
1996 - 2002
Graduação em Bacharelado em Regência.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações
História da Música Popular Brasileira I Prática de Conjunto


Instituto Jacob do Bandolim, IJB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Visitante



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Construindo um acervo compartilhado: coleção de partituras da Casa do Choro
Descrição: Trata-se de um projeto que reúne um coletivo de músicos de choro do Rio de Janeiro em torno de atividades de pesquisa e ensino do gênero. Responsáveis pela criação da Casa do Choro em 2015, tais músicos dedicam-se à criação de um arquivo compartilhado de partituras do gênero, reunindo acervos até então dispersos, tais como a coleção do Retiro da Velha Guarda (antigo reduto de chorões na década de 1970), e as coleções Hermínio Bello de Carvalho, Mauricio Carrilho, Milton Varela, dentre outros. Além de se constituir como um repositório coletivo, a pesquisa prevê a realização de estudos musicológicos sobre compositores de choro, bem como editoração, revisão e harmonização de partituras que são disponibilizadas no website www.casadochoro.com.br.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Acervos de Música Popular Urbana em Portugal e Brasil: construindo parcerias metodológicas a partir do campo (etno)musicológico
Descrição: O projeto tem como foco a construção de uma perspectiva dialógica entre acervos de música popular urbana no Brasil e em Portugal. Através de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pretende-se criar espaços de cooperação e intercâmbio científico que possibilitem o desenvolvimento de novas metodologias ligadas a acervos de música popular urbana. Meu trabalho como pesquisador na UNIRIO está ligado há alguns anos ao tema de acervos de música popular e como tal venho realizando pesquisas em acervos públicos e privados do Rio de Janeiro, em instituições como o Museu da Imagem e do Som e o Instituto Moreira Salles . A Universidade de Aveiro, por sua vez, é um dos mais importantes centros de referência em estudos de música popular da Europa, com um Centro de Estudos de Jazz e diversas coleções de discos 78 rpm. O foco principal da presente pesquisa é o estudo comparativo do acervo do pesquisador português José Moças - coleção recém adquirida pela Universidade de Aveiro, e que contém cerca de 6 mil discos 78 rpm, gravados em Portugal e no Brasil ? e outros acervos fonográficos brasileiros tais como o Acervo Humberto Francheschi. A pesquisa tem como base metodológica o campo epistemológico estabelecido por Gilroy (2001) a partir da definição de culturas estereofônicas nascidas no influxo do chamado ?Atlântico Negro?, bem como no pressuposto de uma ?ecologia dos saberes musicais? do Atlântico Sul, tais como apontadas por Sardo (2013). Para além de um mero trabalho de classificação musicológica, o projeto se apoia na ideia de que arquivos sonoros não se constituem como meros repositórios de gravações e gêneros musicais fixos, mas como ?campos? dialéticos (Cunha, 2005) que espelham uma complexa trama de identidades, ideologias, motivações políticas e circularidade cultural envolvendo práticas sonoras nascidas no influxo do Atlântico Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2017
Acervo Pixinguinha: estabelecimento de catálogo crítico de obras e arranjos
Descrição: Um dos mais importantes compositores do Brasil, Alfredo da Rocha Vianna Jr., o Pixinguinha, teve larga atuação como instrumentista, compositor e arranjador no período que vai de 1910 a 1960. Em que pese sua importância, sua obra - incluindo-se composições e arranjos - encontra-se ainda espalhada por diferentes acervos do Rio de Janeiro e do país. O projeto tem por objetivo o estabelecimento de um catálogo crítico de suas obras e arranjos, a partir de critérios musicológicos. Neste sentido, a pesquisa tem como "campo" acervos de partituras e gravações presentes em instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, tais como o Museu da Imagem e do Som, o Instituto Moreira Salles, o Instituto Casa do Choro, dentre outros. Para além do catálogo crítico, a pesquisa também tem por objetivo a preparação de materiais originais para a publicação, a partir de critérios musicológicos acurados. O resultado da pesquisa foi disponibilizado via internet no website www.pixinguinha.com.br.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Os primeiros sons do choro: análise de fonogramas de gravações realizadas na Casa Edison entre as décadas de 1900 a 1920
Descrição: O trabalho tem como objetivo a realização de análises de fonogramas gravados por conjuntos de choro na Casa Edison do Rio de Janeiro entre os anos de 1902 a 1920. As análises terão como foco principal o estudo e a identificação das fórmulas de acompanhamento utilizadas e a comparação com os gêneros atribuídos pelos próprios músicos ou pela gravadora às práticas musicais gravadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Edição Crítica das Obras Completas de Jacob do Bandolim
Descrição: O projeto é focado na edição crítica musicológica das obras completas de Jacob Pick Bittencourt, por alcunha Jacob do Bandolim. Amparado em amplo diálogo com a literatura no campo de estudos da música popular (Middleton, 1990, Frith, 1992), o projeto prevê as seguintes etapas: a) discussão sobre a questão das instâncias definidoras da noção de um "original" em música popular; b) pesquisa musicológica de partituras manuscritas focadas na obra de Jacob do Bandolim; c) pesquisa e transcrição de gravações originais do bandolinista; d) edição crítica de álbum, em formato melodia e cifra, contendo toda a obra do bandolinista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Alexandre Gonçalves Pinto e 'O Choro': uma abordagem etnomusicológica
Descrição: A pesquisa tem como foco a análise do livro 'O Choro', escrito em 1936 por Alexandre Gonçalves Pinto, documento chave para o entendimento do choro no início do século XX e uma das principais fontes de pesquisa de todos os pesquisadores do gênero. Contendo o "perfil de todos os chorões da velha guarda e grande parte dos chorões d'agora" o livro pode ser considerado como o primeiro relato de um 'insider' sobre uma música popular urbana no Brasil. A proposta da tese é de realizar uma releitura da obra a partir de uma perspectiva diferente da que foi adotada por pesquisadores como Tinhorão e Vasconcelos. Utilizando a etnomusicologia e a sociologia da música como referenciais teóricos a pesquisa mostra como o livro se constitui como uma trama narrativa com objetivos bem claros: descrever um grupo unido por uma identidade sonora, muito embora composta de pessoas de diferentes classes sociais; fornecer uma paisagem sonora do Rio de Janeiro; explicitar como a música era definidora de situações sociais, dentre muitas outras informações. A tese aborda ainda questões musicológicas como aspectos da transmissão musical, constituição de acervos, aprendizado musical entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Acervo Jacob do Bandolim no Museu da Imagem e do Som RJ - digitalização e catalogação de partituras manuscritas
Descrição: Contendo cerca de 5 mil partituras manuscritas, o Acervo Jacob do Bandolim, parte integrante do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, é uma das mais importantes coleções de música popular brasileira. Com partituras que remontam ao século XIX, a coleção contém manuscritos de alguns dos mais significativos nomes do choro, tais como Cândido Pereira da Silva, Pixinguinha, Antonio Maria Passos, Viriato, dentre outros. O projeto, realizado em parceria entre o Instituto Jacob do Bandolim e o Museu da Imagem e do Som, previu as seguintes etapas: 1) digitalização das partituras; 2) catalogação musicológica do acervo; 3) realização de estudos musicológicos sobre compositores de choro do século XIX e primeira metade do século XX. A equipe contou com técnicos especializados em digitalização de documentos e musicólogos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Tocando com Jacob: edição crítica de livro de partituras e play-along
Descrição: O projeto consiste na elaboração de edição crítica de livro de partituras contendo o material referente aos antológicos LPs "Chorinhos e Chorões" e "Primas e Bordões" lançados por Jacob do Bandolim nos anos de 1961 e 1962, respectivamente. Durante o projeto de digitalização das fitas de rolo do compositor em poder de sua família, uma equipe do Instituto Jacob do Bandolim por mim coordenada descobriu as gravações de base dos referidos LPs, com o legendário conjunto Época de Ouro. A partir desta descoberta surgiu a ideia de edição de um livro que contivesse não apenas as partituras das músicas dos dois LPs, como também as gravações de base em formato "play-along". O projeto contou com as seguintes fases: a) transcrição de partituras (melodia e harmonia) das gravações; b) elaboração de textos críticos sobre as gravações; c) recuperação do material sonoro; d) edição de livro e CD..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
Acervo Jacob do Bandolim no Museu da Imagem e do Som: digitalização de 122 fitas de rolo
Descrição: Um dos mais importantes instrumentistas e compositores brasileiros, Jacob Pick Bittencourt teve também destacada carreira como pesquisador da música popular brasileira. Após sua morte, em 1969, seu arquivo - contendo cerca de 5 mil partituras, centenas de discos 78 rpm e vasta documentação iconográfica - foi doado ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. O projeto teve como objetivo a digitalização e catalogação de 122 fitas de rolo do acervo, contendo centenas de horas de gravações que compreendem ensaios e saraus promovidos pelo instrumentista, gravações raras da música brasileira, entrevista, programas de rádio, entre outros. Realizado através de convênio entre o Instituto Jacob do Bandolim e o Museu da Imagem e do Som, o projeto foi por mim coordenado e contou com uma equipe interdisciplinar formada por técnicos de som, pesquisadores acadêmicos e músicos populares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2017
Escola Portátil de Música
Descrição: Projeto de ensino de música através do choro que reúne cerca de 1000 alunos de violão, cavaquinho, flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, piano, pandeiro, percussão, canto e coro, além de aulas teóricas. O projeto recebeu o Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - Atual
CONSTRUINDO SABERES PARA A PRÁTICA DE CONJUNTO DOS CURSOS DE MPB E LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIRIO
Descrição: Introdução e Objetivos A disciplina Prática de Conjunto se consolidou há alguns anos no Instituto Villa Lobos como um importante espaço de criação e estímulo à performance musical, à elaboração de arranjos musicais por parte dos alunos e como processo fundamental para a socialização do músico-estudante. Sendo obrigatória para alunos do curso de bacharelado em MPB e Licenciatura (que, entretanto, podem optar pela disciplina equivalente MDC, música de câmara), a Prática de Conjunto tem por objetivo geral propiciar a prática instrumental e/ou vocal em grupo, com base no repertório de música popular brasileira, de diferentes épocas, em sua diversidade de gêneros, formas e estilos. Como objetivos específicos, ela tem por meta propiciar a participação consciente, crítica e criativa na prática de música popular em grupo, sob a orientação do professor; oportunizar a prática dos principais gêneros de música popular brasileira através de seus repertórios mais representativos e finalmente oportunizar a inclusão de composições e arranjos de alunos dos cursos de ATI e ARJ e de integrantes do grupo, incentivando-os a dirigir seus trabalhos. O presente projeto de ensino tem como objetivo principal a elaboração e sistematização do material didático da disciplina, bem como o treinamento de monitores para atuação na disciplina PC I, voltada para todos os ingressantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em MPB. Entre os objetivos específicos encontram-se: 1) elaboração de apostilas didáticas voltadas para a Prática de Conjunto I, contendo partituras dos mais variados gêneros de música popular com contextualizações históricas, exemplos de modelos de acompanhamentos rítmico-harmônicos (popularmente conhecidos como ?levadas?), explicações sobre forma, instrumentação e arranjos destes diferentes gêneros musicais; 2) trabalho de catalogação, sistematização e digitalização dos arranjos já produzidos por professores e ex-alunos de PC do IVL para uso e disponibilidade deste material para futuros ingressantes; 3) trabalho de catalogação e disponibilização do material editado no mercado (songbooks, livros sobre arranjo, prática instrumental, etc) a ser adquirido brevemente pelo IVL para suporte bibiográfico da disciplina; e finalmente 4) trabalho de capacitação de monitores para atuarem como instrumentistas-auxiliares na disciplina PC I, auxiliando (com a orientação do professor da disciplina) os alunos ingressantes em aspectos práticos e interpretativos. 3) Justificativa Em que pese a importância da disciplina Prática de Conjunto no currículo de música do IVL, alguns desafios ainda se impõem no cotidiano acadêmico de professores e alunos. Dentre eles, o principal está relacionado à sistematização do material didático: como a Prática de Conjunto contempla diversas formações instrumentais e diferentes níveis de proficiência instrumental por parte dos alunos, faz-se necessário o acesso a amplo material didático. Parte deste material pode ser suprido através das publicações disponíveis no mercado (songbooks, etc.); outra parte fundamental, porém, é produzida pelos próprios professores e alunos a partir de demandas específicas de cada Prática de Conjunto proposta. Neste sentido, a sistematização deste material é de grande importância para a disciplina. De forma mais específica, verifica-se a falta de material didático adequado para uma parcela de estudantes que chega à universidade com lacunas na parte de execução musical (sejam como instrumentistas ou cantores). Neste sentido, o Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Música Popular Brasileira propôs recentemente que a Prática de Conjunto I se torne obrigatória para todos os alunos ingressantes, com o objetivo de se fazer uma avaliação das necessidades dos alunos que chegam à universidade e um mapeamento das demandas da disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Pedro de Moura Aragao - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Música Popular em Revista


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Música Popular em Revista
2013 - 2014
Periódico: Música & Cultura (Salvador. Online)
2016 - Atual
Periódico: El Oído Pensante


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música, FUNARTE (Fundação Nacional de Artes).
2012
Menção Honrosa II SIMPOM (Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
2011
2o lugar Prêmio Silvio Romero 2011, IPHAN - MINC.
2006
2a menção honrosa do Concurso Sílveio Romero 2006, IPHAN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAGAO, P. M.2017ARAGAO, P. M.. Gravações mecânicas no Brasil e em Portugal (1900-1927): entre indústria fonográfica, soundscapes e registros etnográficos. PER MUSI (ONLINE), v. 36, p. 1-17, 2017.

2.
ARAGAO, P. M.2016ARAGAO, P. M.. Diálogos luso-brasileiros no Acervo José Moças da Universidade de Aveiro: um estudo exploratório das gravações mecânicas (1902-1927). Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 83-114, 2016.

3.
ARAGAO, P. M.2014ARAGAO, P. M.. Entre polcas, quadrilhas e sambas: processos de mudança musical no choro a partir de análises comparativas entre gravações fonográficas no século XX. Claves (João Pessoa. Online), v. 10, p. 61-80, 2014.

4.
ARAGAO, P. M.2013ARAGAO, P. M.. Signos sociais e musicais na música popular: em estudo de caso da belle époque carioca. Música & Cultura (Salvador. Online), v. 7, p. 88, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Leme, Beatriz Paes (Org.) ; ARAGAO, P. M. (Org.) ; Aragão, Paulo (Org.) ; Lopes, M. (Org.) . Pixinguinha - Outras Pautas. 1. ed. São Paulo: SESC/Instituto Moreira Salles/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2014. v. 1. 748p .

2.
Lopes, M. (Org.) ; Leme, Bia Paes (Org.) ; ARAGAO, P. M. (Org.) ; Aragão, Paulo (Org.) . O Carnaval de Pixinguinha. 1. ed. São Paulo: SESC/Instituto Moreira Salles/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2014. v. 1. 332p .

3.
ARAGAO, P. M.. O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e 'O Choro'. 1. ed. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2013. v. 1. 280p .

4.
Leme, Bia Paes (Org.) ; ARAGAO, P. M. (Org.) ; Aragão, Paulo (Org.) . Pixinguinha - Inéditas e Redescobertas. 1. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Moreira Salles, 2012. v. 01. 64p .

5.
Lopes, M. (Org.) ; PRATA, S. (Org.) ; ARAGAO, P. M. (Org.) . Caderno de Composições de Jacob do Bandolim. 1. ed. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 2011. v. 2. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAGAO, P. M.. Choro manuscript collections of the nineteenth and early twentieth centuries: written transmission of an. In: Martha Ulhôa; Claudia Azevedo; Felipe Trotta. (Org.). Made in Brazil. 1ed.New York: Roultledge, 2014, v. , p. 30-42.

2.
PAES, A. ; ARAGAO, P. M. ; Aragão, Paulo ; Leme, Beatriz Paes . O Acervo Pixinguinha no Instituto Moreira Salles. In: Leme, Bia Paes. (Org.). Pixinguinha na Pauta: 36 arranjos para o programa o Pessoal da Velha Guarda. São Paulo: Imprensa Oficial - IMESP, 2010, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAGAO, P. M.. ?A polca é como o samba: uma tradição brasileira? ? interações entre polca e samba nas décadas de 1930 a 1950. In: VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2013, João Pessoa. Anais do VI Encontro Nacional da ABET, 2013.

2.
ARAGAO, P. M.. O Carteiro e a Cultura Popular na Belle Époque: Alexandre Gonçalves Pinto e 'O Choro'. In: II SImpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música - O contexto brasileiro e a pesquisa em música, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música - O contexto brasileiro e a pesquisa em música. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012. v. 2.

3.
ARAGAO, P. M.. Alexandre Gonçalves PInto e o livro O Choro: aspectos exploratórios para uma releitura a partir da dimensão do popular. In: IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008, Maceió. Anais do IV ENABET - Maceió, 2008.

4.
ARAGAO, P. M.. Acervos de Música e Comunidades urbanas: novas perspectivas de inter-relação. In: V Congresso Internacional IASPM- LA, 2004, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso Internacional IASPM-LA, 2004.

5.
ARAGAO, P. M.. ?O acervo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na Escola de Música da UFRJ: uma apreciação histórico-etnográfica?.. In: II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2004, Salvador. Anais do II Encontro Nacional da ABET, 2004, 2004.

6.
ARAGAO, P. M.. Continuidade e Mudança nas práticas musicais do Choro. In: IV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. IV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAGAO, P. M.. ?Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e o mapeamento musical brasileiro?.. In: XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAGAO, P. M.. Jacob do Bandolim and the history of Brazilian Choro - Palestra realizada na Georgetown University - Washington DC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAGAO, P. M.. 'Vem cá, mulata': maxixes brasileiros gravados em Portugal no início do século XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARAGAO, P. M.. O carteiro e o poeta: construções de ideologias musicais brasileiras a partir da língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ARAGAO, P. M.. A etnomusicologia na correspondência de Mário de Andrade e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARAGAO, P. M.. Entre arquivos sonoros, performance e pesquisa em música popular: cenários entrelaçados no Rio de Janeiro contemporâneo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAGAO, P. M.. O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o Choro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ARAGAO, P. M.; CORTES, A. ; ZAGURY, S. . A contribuição técnico musical do choro para a formação do música brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ARAGAO, P. M.. O universo das partituras da Coleção Jacob do Bandolim. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ARAGAO, P. M.. 'A Polca é como o samba: uma tradição brasileira' - interações entre polca e samba nas décadas de 1930 a 1950. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARAGAO, P. M.. O Baú do Animal: acervos manuscritos de choro nas primeiras décadas do século XX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAGAO, P. M.. Gravações Folclóricas no Rio Grande do Sul na década de 1940. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ARAGAO, P. M.. Alexandre Gonçalves Pinto e os primeiros memorialistas da MPB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARAGAO, P. M.. Aspectos de continuidade e mudança no choro: o caso da quadrilha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARAGAO, P. M.. ?Luiz Heitor e o folclore musical brasileiro: uma introdução ao debate?.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAGAO, P. M.. O Instituto Jacob do Bandolim e o legado de Jacob no século XXI. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
ULHOA, M. T. ; ARAGAO, P. M. ; CABRAL, R. M. . Caderno de Programação e Resumos III Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música PPGM UNIRIO 2014 (Programação e Caderno de Resumos).

3.
ARAGAO, P. M.; PAES, A. . Tocando com Jacob. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 2006. (Partitura Musical/Outro).

4.
ARAGAO, P. M.. ?Banda do Corpo de Bombeiros e Banda da Casa Edison?. Biscoito Fino, 2001 (Suplemento da Coleção Memórias Musicais, coletânea de 15 Cds sobre a música popular brasileira).

5.
ARAGAO, P. M.. ?Metais e Bandas?. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2001 (Suplemento da Coleção Memórias Musicais).

6.
ARAGAO, P. M.. Pixinguinha Vol. 2. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2001 (Suplemento da Coleção Memórias Musicais).

7.
ARAGAO, P. M.. Pixinguinha Vol. 3. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2001 (Suplemento da Coleção Memórias Musicais).

8.
ARAGAO, P. M.. ?Registros de Flauta nas Gravações da Casa Edison?:. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2001 (Suplemento da Coleção Memórias Musicais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAGAO, P. M.. Consultoria para Museu da Imagem e do Som RJ - Elaboração de Dossiê sobre Bandolim para o Novo Museu da Imagem e do Som. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAGAO, P. M.; Aragão, Paulo ; Lopes, M. ; MALTA, P. P. . Vibrações - o som de Jacob de Bandolim - documentário realizado para a Rádio Batuta. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAGAO, P. M.. Professor de Bandolim no I Encontro de Choro de Campinas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ARAGAO, P. M.. Workshop de Choro na Universidade de Aveiro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ARAGAO, P. M.. Oficina de Bandolim no VII Encontro de Choro da UNICAMP. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARAGAO, P. M.; Alvim, Rui ; Valdeos, S. ; Kumamoto, N. . Workshop de Choro na Universidad Peruana de Ciências Aplicadas - Lima/Peru. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Nielsen, T. ; Kaufmanas, P. ; Proveta, N. . Masterclass de Choro no Danske Musikkonservatorium. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Luciana Rabello . Masterclass de Choro noConservatório de Malmo (Suécia). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; CORREA, A. ; Kaufmanas, P. ; Luciana Rabello ; Nielsen, T. ; Proveta, N. . Masterclass de Choro no Syddansk Musikkonservatorium. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ARAGAO, P. M.. Semana Seu Geraldo LEME (SP) - Professor do curso de Bandolim. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. . Master Class de Choro. 2009. .

10.
ARAGAO, P. M.. Digitalização das Partituras Manuscritas do Acervo Jacob do Bandolim. 2009. (Manutenção de obra artística/Conservação).

11.
ARAGAO, P. M.; PRATA, S. . Projeto de Restauração das Fitas de Rolo da Coleção Jacob do Bandolim. 2005. (Manutenção de obra artística/Restauração).


Produção artística/cultural
Música
1.
BARCELOS, L. ; LOPES, M. ; ARAGAO, P. M. ; Lopes, M. . Concerto do quarteto Bandolinata no Dia do Choro (23 de abril) na Praça Tiradentes - RJ. 2018. Interpretação.

2.
ARAGAO, P. M.; PAMPILLO, R. ; CASTRO, V. . Concerto de Música Latino Americana Congresso CEISAL Salamanca - Espanha. 2016. Interpretação.

3.
Kumamoto, N. ; ARAGAO, P. M. ; Alvim, Rui ; Valdeos, S. . Los Cuatro - Casa do Choro. 2016. Interpretação.

4.
ARAGAO, P. M.. Furiosa Portátil. 2016. Interpretação.

5.
Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. ; ARAGAO, P. M. ; BUARQUE, C. ; LEITE, G. . Cristina Buarque e Terno Carioca. 2016. Interpretação.

6.
Conceição, M. ; CARRILHO, M. ; Proveta, N. ; CARRASQUEIRA, A. C. ; ARAGAO, P. M. ; Paes, P. . Concerto de abertura da VI Semana Seu Geraldo - LEME, SP. 2016. Interpretação.

7.
CARRASQUEIRA, A. C. ; Lopes, M. ; CARRILHO, M. ; Aragão, Paulo ; ARAGAO, P. M. ; Alvim, Rui . Concerto de encerramento da VI Semana Seu Geraldo. 2016. Interpretação.

8.
LEITE, G. ; Alcofra, L. F. ; ARAGAO, P. M. ; Paes, P. ; Alvim, Rui . Furiosa Portátil na Casa do Choro. 2016. Interpretação.

9.
ARAGAO, P. M.; MARQUES, M. . Concerto de Choro no I Encontro de Música Popular na Universidade UFRGS. 2015. Interpretação.

10.
Proveta, N. ; CARRILHO, M. ; Aragão, Paulo ; ARAGAO, P. M. ; Conceição, M. ; CARRASQUEIRA, A. C. . Mônica Salmaso e Professores do I Encontro de Choro de Campinas. 2015. Interpretação.

11.
Conceição, M. ; CARRILHO, M. ; Proveta, N. ; Aragão, Paulo ; ARAGAO, P. M. . Show 'Mulheres no Choro'. 2015. Interpretação.

12.
ARAGAO, P. M.; Aragão, Paulo ; Leme, Beatriz Paes . Show O Carnaval de Pixinguinha - Choro na Gamboa. 2015. Interpretação.

13.
ARAGAO, P. M.; Aragão, Paulo . Gravação da faixa 'Noturna' no CD Corpo de Baile de Mônica Salmaso. 2015. Registro Fonográfico.

14.
ARAGAO, P. M.; BASTOS, C. . Regência do Concerto Furiosa Portátil e Cristóvão Bastos no BNDES. 2015. Interpretação.

15.
ARAGAO, P. M.. Regência da Furiosa Portátil no VI Festival Nacional de Choro - Instituto Casa do Choro. 2015. Interpretação.

16.
ARAGAO, P. M.. Pixinguinha na Pauta - Theatro da Paz Belém - Regência de Concerto no XXVIII Festival Internacional de Música de Belém do Pará. 2015. Interpretação.

17.
Kumamoto, N. ; ARAGAO, P. M. ; Alvim, Rui ; Valdeos, S. . Apresentação grupo Los Cuatro na Série Unirio Musical. 2014. Interpretação.

18.
Kumamoto, N. ; ARAGAO, P. M. ; Valdeos, S. ; Alvim, Rui . Apresentação grupo Los Cuatro na Sala Baden Powell. 2014. Interpretação.

19.
ARAGAO, P. M.. Outras pautas - Pixinguinha em concerto. 2014. Interpretação.

20.
Conceição, M. ; CARRILHO, M. ; Proveta, N. ; Aragão, Paulo ; ARAGAO, P. M. ; Paes, P. . O Baú do Animal. 2014. Interpretação.

21.
Verani, M. H. ; CARRILHO, M. ; Aragão, Paulo ; Proveta, N. ; ARAGAO, P. M. ; Paes, P. . Choro contemporâneo e suas referências. 2014. Interpretação.

22.
Leme, Bia Paes ; Conceição, M. ; CARRILHO, M. ; Proveta, N. ; Aragão, Paulo ; ARAGAO, P. M. ; Alvim, Rui . 'Eterno Pixinguinha' - Concerto de Lançamento do livro 'Pixinguinha Outras Pautas' na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 2014. Interpretação.

23.
ARAGAO, P. M.; Alvim, Rui ; Valdeos, S. ; Kumamoto, N. . Apresentação Grupo Los Cuatro no Festival 'Sonamos Latinoamerica' Lima - Peru. 2014. Interpretação.

24.
Verani, M. H. ; ARAGAO, P. M. ; Alcofra, L. F. . Ernesto Nazareth - 150 anos de música popular brasileiro - TERNO CARIOCA. 2013. Interpretação.

25.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Confidências - Uma homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth. 2013. Interpretação.

26.
Kumamoto, N. ; ARAGAO, P. M. ; Alvim, Rui ; Valdeos, S. . Simplesmente Inédito - Sotaques (Grupo Los Cuatro). 2013. Interpretação.

27.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; CORREA, A. ; Kaufmanas, P. ; Nielsen, T. ; Proveta, N. . Concerto de Choro em Skovhuset (Copenhagen, Dinamarca). 2012. Interpretação.

28.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; CORREA, A. ; Kaufmanas, P. ; Nielsen, T. ; Proveta, N. . Concerto de Choro no Danske Musikkonservatorium (Conservatório Musical Dinamarquês). 2012. Interpretação.

29.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; CORREA, A. ; Kaufmanas, P. ; Nielsen, T. ; Proveta, N. . Concerto de Choro no Museerne Tonder. 2012. Interpretação.

30.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; CORREA, A. ; Kaufmanas, P. ; Nielsen, T. ; Proveta, N. . Concerto de Choro na cidade de Maribo (Dinamarca). 2012. Interpretação.

31.
ARAGAO, P. M.; Lopes, M. ; AMORIM, P. . Concerto - Violão Tenor - Série FINEP instrumental. 2012. Interpretação.

32.
ARAGAO, P. M.; Alvim, Rui ; Kumamoto, N. ; Valdeos, S. . Concerto Los Cuatro no CCBB. 2012. Interpretação.

33.
ARAGAO, P. M.; Alvim, Rui ; Kumamoto, N. ; Valdeos, S. . Concerto Los Cuatro. 2012. Interpretação.

34.
ARAGAO, P. M.; Verani, M. H. ; Alcofra, L. F. . Terno Carioca no Projeto Sabadinho Bom - João Pessoa _ PB. 2012. Interpretação.

35.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Conceição, M. ; Alvim, Rui ; Proveta, N. ; Aragão, Paulo . Choro Project - Mauricio Carrilho All Star Ensemble. 2011. Interpretação.

36.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto Terno Carioca no Teatro Municipal de Niterói. 2010. Interpretação.

37.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto do Terno Carioca no Festival Internacional Rio Folle Journée. 2010. Interpretação.

38.
ARAGAO, P. M.. Concerto Orquestra Pixinguinha na Pauta. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto Terno Carioca em Buenaventura. 2010. Interpretação.

40.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto do Terno Carioca em Sán Andrés (Caribe Colombiano). 2010. Interpretação.

41.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto Terno Carioca em Bogotá. 2010. Interpretação.

42.
ARAGAO, P. M.; Kumamoto, N. ; Alvim, Rui ; Valdeos, S. . Concerto Quarteto Criollo. 2010. Interpretação.

43.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Kumamoto, N. ; Conceição, M. ; Rabelo, A. ; Paes, P. ; Proveta, N. . Concerto Choro Carioca-Música do Brasil em Belo Horizonte (MG). 2010. Interpretação.

44.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Kumamoto, N. ; Paes, P. ; Proveta, N. ; Rabelo, A. ; Conceição, M. . Concerto Choro Carioca Música do Brasil em Piracicaba (SP). 2010. Interpretação.

45.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Conceição, M. ; Paes, P. ; Proveta, N. ; Rabelo, A. . Concerto Choro Carioca Música do Brasil. 2010. Interpretação.

46.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Conceição, M. ; Kumamoto, N. ; Paes, P. ; Proveta, N. ; Rabelo, A. . Concerto Choro Carioca Música do Brasil no Teatro Municipal de Niterói. 2010. Interpretação.

47.
ARAGAO, P. M.. Concerto para Bandolim e Orquestra de Luiz Otávio Braga. 2010. Interpretação.

48.
ARAGAO, P. M.; Braga, Luiz Otávio . Concerto para Bandolim e Orquestra de Luiz Otávio Braga. 2010. Interpretação.

49.
ARAGAO, P. M.. Concerto Orquestra Pixinguinha na Pauta no Auditório Ibirapuera (SP). 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

50.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Nielsen, T. ; Kaufmanas, P. . Concerto Duo Carrilho Aragão e Tresafinado. 2009. Interpretação.

51.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. . Concerto Duo Carrilho-Aragão. 2009. Interpretação.

52.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. . Concerto Duo Carrilho-Aragão. 2009. Interpretação.

53.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. . Concerto Duo Carrilho-Aragão. 2009. Interpretação.

54.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Calazans, T. . Concerto Duo Carrilho Aragão e Teca Calazans. 2009. Interpretação.

55.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. . Concerto Duo Carrilho Aragão. 2009. Interpretação.

56.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto Terno Carioca. 2009. Interpretação.

57.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto Terno Carioca. 2009. Interpretação.

58.
ARAGAO, P. M.; CARRILHO, M. ; Alvim, Rui ; Conceição, M. ; Calazans, T. ; Kumamoto, N. ; Rabelo, A. ; Aragão, Paulo . Concerto Teca Calazans. 2009. Interpretação.

59.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; Verani, M. H. . Concerto Terno Carioca. 2009. Interpretação.

60.
ARAGAO, P. M.. Concerto do Rancho Flor do Sereno no 47o Festival Villa Lobos. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

61.
ARAGAO, P. M.; Alcofra, L. F. ; PRATA, S. . Concerto Terno Carioca. 2008. Interpretação.

62.
ARAGAO, P. M.. Arranjador convidado da série de shows Para Sempre Noel de João Máximo. 2007. Arranjo.

63.
ARAGAO, P. M.. Arranjador convidado da série de Cds Choro Carioca Música do Brasil. 2006. Arranjo.

64.
ARAGAO, P. M.. Arranjo musical para o CD Timoneiro de Hermínio Bello de Carvalho. 2005. Arranjo.

65.
ARAGAO, P. M.. Orquestra Flor do Sereno. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

66.
ARAGAO, P. M.. Participação Artística no CD "Cadernos de Choro da Escola Portátil de Música". 2004. Interpretação.

67.
ARAGAO, P. M.. Participação Artística no Cd "Dois Bicudos". 2004. Interpretação.

68.
ARAGAO, P. M.. Recital da Série "Princípios do Choro". 2003. Interpretação.

69.
ARAGAO, P. M.. Recital "Ao Jacob, seus bandolins. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
ARAGAO, P. M.. Ao Jacob, seus bandolins. 2003 (Produção Musical de Cd).

2.
ARAGAO, P. M.. Joaquim Callado - o pai dos chorões. 2002 (Participação Musical em CD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KORMAN, C.; ARAGAO, P. M.; ASSIS, A. C.. Participação em banca de Luísa Camargo Mitre de Oliveira. O piano no choro: práticas musicais e idiomáticas a partir de gravações dos pianistas Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
KOFES, M. S.; ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Caio Telles Brandão Treistman. A ATUAÇÃO DE MOZART BRANDÃO COMO ARRANJADOR NO CEARÁ E RIO DE JANEIRO: ACERVOS E DEBATES POUCO EXPLRADOS RELATIVOS À INDÚSTRIA FONOGRÁFICA DAS DÉCADAS DE 1940 e 1950. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ARAGAO, P. M.; FIAMINGHI, L. H.; PAIVA, R. G.. Participação em banca de Eduardo Vidilli. PANDEIRO BRASILEIRO: TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS E ESTILÍSTICAS CONDUZIDAS POR JORGINHO DO PANDEIRO E MARCOS SUZANO. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
ARAGAO, P. M.; PESTANA, R.; RIBEIRO, J. C.. Participação em banca de António Alberto Ventura. Processos de tradicionalização em Penha Garcia: práticas, protagonistas e contextos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Musicologia) - Universidade de Aveiro.

5.
FERREIRA, C.; ARAGAO, P. M.; AZEVEDO, M. C. C.. Participação em banca de Lucas de Campos Ramos. O violão de cordas e as habilidades de acompanhamento no choro. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

6.
ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.; COSTA, R.. Participação em banca de Daniel Daumas Borges. JOAQUIM NAEGELE: MÚSICA E MILITÂNCIA POLÍTICA DE UM MESTRE DE BANDA. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ULHOA, M. T.; CARRASQUEIRA, A. C.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Pedro Paes de Carvalho. AO ILUSTRADO PÚBLICO, O SAXOFONE: INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO INSTRUMENTO NO BRASIL IMPERIAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.; SA, P.. Participação em banca de José Robinson Enciso Valencia. O Bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
MEIRELLES, R.; RAMALHO, C.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Jamerson Farias Ribeiro. O cavaco rítmico-harmônico na música de Waldiro Frederico Tramontano (Canhoto): a construção estilística de um 'cavaco-centro' no choro. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
MEIRELLES, R.; TABORDA, M.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Ana Cristina Werneck. O Violino na música urbana carioca 1850-1950. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
ARAGAO, P. M.; DOURADO, R.; FERREIRA, C.. Participação em banca de Felipe Ferreira de Paula Pessoa. Cuidado Violão! As transformações no acompanhamento dos violões nos conjuntos de choro. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

12.
SALGADO, J. A.; ARAUJO, S.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Charles-Antoine Guillemette. Dinâmicas de Improvisão e Relações de Poder nas Rodas de Choro do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ARAUJO, S.; COHEN, S.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Guilherme Ayres Sá. Dos ensaios aos desfiles: um estudo de caso na bateria da escola de samba mirim Herdeiros da Vila. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
ARAUJO, S.; SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Anna Paes de Carvalho. Almirante e O pessoal da velha guarda: memória, história e identidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
ULHOA, M. T.; ROMERO, A.; LOBO, R.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Daniela Spielmann. Os bailes de gafieira: repertórios em movimento. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
TONI, F.; ARAGAO, P. M.; LACERDA, M. B.; WEIZBORT, L.; FRAGELLI, P.. Participação em banca de Enrique Vivarelli Menezes. Mário de Andrade e a síncope do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

3.
BUSCACIO, C.; NUNES, J.; ARAGAO, P. M.; SARDO, S.; RIBEIRO, J. C.. Participação em banca de Flavia Duarte Lanna. Um Conto, um Canto, um Encanto ? a História, o Mapa, a Música em Belo Horizonte (1897-1950).. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Musicologia) - Universidade de Aveiro.

4.
ARAGAO, P. M.; RIBEIRO, J. C.; PESTANA, R.; SARDO, S.; MARTINEZ, S.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Patricia Paula Lima. Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Musicologia) - Universidade de Aveiro.

5.
Braga, Luiz Otávio; ULHOA, M. T.; COHEN, S.; MATTOS, C. N.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Marcílio Marques Lopes. O dito e o não dito: a palavra cantada no gesto instrumental de Jacob do Bandolim. 2016. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VETROMILLA, C.; ARAGAO, P. M.; BARRENECHEA, L.; SILVEIRA, R.; MIRANDA, R.. Participação em banca de Maria Teresa Madeira. Carolina Cardoso de Menezes, a Pianeira. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.; NUNES, P. G.; DAVILA, R. C.. Participação em banca de Larena Franco de Araújo. A Trajetória de Dante Santoro (1904-1969) no Choro e sua obra para Flauta. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
SANDRONI, C.; MERHY, S. A.; TROTTA, F.; MATTOS, C.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Climério de Oliveira Santos. Forró pé de serra e forró eletrônico: além da bipolarização. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
Pinto, Marco Túlio; ARAGAO, P. M.; CAMARA, F. A.; SIMOES, N.; Figueiredo, Afonso C. S.. Participação em banca de Antonio Carlos Siqueira. Choro e violão na composição musical de Guinga. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.; MARCHI, L.. Participação em banca de Clarissa Figueiró Ferreira. MÚSICA ALÉM DE PRODUTO: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS E MUSICAIS NA MÚSICA INDEPENDENTE ATUAL DO RIO GRANDE DO SUL. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M.; REQUIAO, L.. Participação em banca de Clara Sandroni. Práticas de ensino de canto popular urbano. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ARAGAO, P. M.; SALGADO, J. A.; BITTER, D.. Participação em banca de Julio Erthal. Trabalho com música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ARAUJO, S.; TROTTA, F.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Climério de Oliveira Santos. Forró: para além da bipolarização eletrônico/pé de serra. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Braga, Luiz Otávio; ARAGAO, P. M.; BARRENECHEA, S.. Participação em banca de Larena Franco de Araújo. A trajetório de Dante Santoro (1904-1969) no choro e sua obra para flauta. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
ROCHA, I. A.; ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Marcela da Silva Velon. Elizeth Cardoso e o canto popular urbano brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.; VETROMILLA, C.. Participação em banca de José Robinson Enciso Valencia. O Bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Pinto, Marco Túlio; CAMBRIA, V.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Pedro Paes de Carvalho. AO ILUSTRADO PÚBLICO, O SAXOFONE: INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO INSTRUMENTO NO BRASIL IMPERIAL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ULHOA, M. T.; COSTA, R.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Daniel Daumas Borges. JOAQUIM NAEGELE: MÚSICA E MILITÂNCIA POLÍTICA DE UM MESTRE DE BANDA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Braga, Luiz Otávio; FREIRE, V.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Luciano Augusto Camara da Silva. As composições 'Di meno' de Guinga e 'Cepa Andaluza' de Paco de Lucia: análise de fatores condicionantes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ARAGAO, P. M.; ARAUJO, S.; TABORDA, M.. Participação em banca de Ana Cristina Solon Werneck. Irany Pinto e Fafá Lemos: o violino na música popular urbana do Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORTES, A.; CARNEIRO, J.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Alberto Americano Fairbanks.A CANÇÃO AUTORAL CARIOCA AO MEU ENTORNO: MINHA RELAÇÃO COM ELA, AMOSTRAS E DEBATE SOBRE SEU POSICIONAMENTO ARTÍSTICO E RELAÇÃO COM O PÚBLICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
GNATTALI, R.; CARNEIRO, J.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Leandro Cunha.Arranjos de Obras de compositores violonistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
GNATTALI, R.; ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Raquel Villardi.O Choro de Waldir. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ULHOA, M. T.; GNATTALI, R.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de Marcos Tannuri.Arranjei-te cavaquinho: um instrumento a ser (re)conhecido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
GNATTALI, R.; ARAGAO, P. M.; DOMINGUES, L. E.. Participação em banca de João Bouhid.RADAMÉS GNATTALI: UMA ABORDAGEM DE TÉCNICAS DE ARRANJO DO MAESTRO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TRALDI, C.; MAIA, G.; ARAGAO, P. M.. Concurso Público para Professor de Música Popular Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 2014. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
MATTOS, F.; RIBEIRO, H. L.; ARAGAO, P. M.. Concurso Público para Professor de Improvisação e Prática de Conjunto UFRGS. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SANDRONI, C.; SALGADO, J. A.; ARAGAO, P. M.. Concurso para Professor de Etnomusicologia UNIRIO. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
DIAS, C. C.; KOFES, M. S.; PENTEADO, W. R.; WALDECK, G.; ARAGAO, P. M.. Concurso Silvio Romero - IPHAN - MINC. 2013. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

5.
ARAGAO, P. M.; ULHOA, M. T.; MERHY, S. A.. Concurso para Professor Substituto de Etnomusicologia. 2012. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
SALGADO, J. A.; ARAUJO, S.; ARAGAO, P. M.. Concurso para Professor Substituto de Etnomusicologia UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Braga, Luiz Otávio; GNATTALI, R.; ARAGAO, P. M.. Concurso para professor de Violão Popular (substituto). 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAGAO, P. M.; SARDO, S. ; PESTANA, R. . Congresso Música e Lusofonia em Acervos 78 rpm - Comissão Organizadora. 2016. (Congresso).

2.
ARAGAO, P. M.. III Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música - UNIRIO - Presidente da Comissão Organizadora. 2014. (Congresso).

3.
ARAGAO, P. M.. Série Unirio Musical 2014. 2014. (Concerto).

4.
ARAUJO, S. ; ARAGAO, P. M. ; COHEN, S. . Simpósio Ernesto Nazareth 150 anos. 2013. (Congresso).

5.
ARAGAO, P. M.; Pinto, Marco Túlio . Série UNIRIO MUSICAL - Música Popular Brasileira. 2012. (Concerto).

6.
ARAGAO, P. M.; Pinto, Marco Túlio . Série UNIRIO MUSICAL - Música Popular Brasileira. 2011. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Eduardo Vidili. A trajetória artística de Russo do Pandeiro. Início: 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Luiz Flávio Tournillon Alcofra. Arranjos de Aníbal Augusto Sardinha para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Início: 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Clarissa Figueiró. Por que a música gaúcha "não sobe"?: um estudo etnomusicológico sobre Identidade Gaúcha e Indústria Cultural. Início: 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Joana Martins Saraiva. Sobre habaneras, tangos e milongas: ressonâncias e ressignificação de gêneros nas cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Caio Brandão Treistman. A ATUAÇÃO DE MOZART BRANDÃO COMO ARRANJADOR NO CEARÁ E RIO DE JANEIRO: ACERVOS E DEBATES POUCO EXPLORADOS RELATIVOS AOS MEIOS FONOGRÁFICOS DAS DÉCADAS DE 1940 E 1950. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

2.
JOSÉ ROBINSON ENCISO VALENCIA. O Bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Pedro de Moura Aragao.

3.
Pedro Paes de Carvalho. AO ILUSTRADO PÚBLICO, O SAXOFONE: INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO INSTRUMENTO NO BRASIL IMPERIAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Pedro de Moura Aragao.

4.
Daniel Daumas Borges. JOAQUIM NAEGELE: MÚSICA E MILITÂNCIA POLÍTICA DE UM MESTRE DE BANDA. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Pedro de Moura Aragao.

5.
Anna Paes de Carvalho. Almirante e O pessoal da velha guarda: memória, história e identidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, . Coorientador: Pedro de Moura Aragao.

6.
Iuri Lana Bittar. Fixando uma gramática: Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Coorientador: Pedro de Moura Aragao.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Tannuri. Arranjei-te cavaquinho: um instrumento a ser (re)conhecido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

2.
Raquel Villardi. O Choro de Waldir. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

3.
Gianpaolo Di Lofiego. A GUITARRA ELÉTRICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO): UM ESTUDO DE CASO SOBRE O GUITARRISTA NA UNIVERSIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

4.
Tauan Pim Fonseca. ?ORQUESTRANDO O VIOLÃO? : ARRANJANDO O REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO PARA OUTROS INSTRUMENTOS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

5.
Gustavo Pereira da Silva. Djavan: um compositor brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

6.
Alice Passos. Compositor: este ilustre desconhecido - um foco em Paulo César Pinheiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

7.
Carlos Eduardo Gisi. Histórias por trás das canções. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

8.
Simone Franco Valle. Aspectos da profissionalização do cantor de música popular brasileira: um estudo de caso sobre a formação e prática de três cantoras populares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

9.
Pedro Monteiro. O Aprendizado informal do cavaquinho, um estudo de caso: Marcio Wanderley. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

10.
Tomaz Miranda. Cante um samba na universidade: José de Assis Valente, o mulato da Carmen. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

11.
Luiz Afonso da Silva Souza. LEI 11.769/2008: ANÁLISE E OPERACIONALIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

12.
Rafael Gryner. Choro uma moderna tradição. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.

13.
Sabrina L. de Moraes. Arruma meu Coreto: processos de aprendizagem na roda de choro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro de Moura Aragao.



Outras informações relevantes


Diretor do Instituto Jacob do Bandolim (atividade não remunerada)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 14:17:44