Renata de Lima Silva

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  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, líder do Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênica Coletivo 22, membro do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Rituais, Brincadeiras e Vadiagens. É Doutora em Artes (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Unicamp, com projeto "Corpo Limiar e Encruzilhadas: Capoeira Angola e Sambas de Umbigada no processo de criação em Dança Brasileira Contemporânea". Realizou o Doutorado Sanduíche (Capes), na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa (Portugal). Também na Unicamp, defendeu a dissertação de mestrado "Mandinga da Rua: a construção do corpo cênico em dança brasileira contemporânea" (2004). Mesma universidade em que em 2001, conclui a graduação em Dança (bacharelado e licenciatura). É capoerista da Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô e diretora artística do Núcleo de Dança Coletivo 22. É professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata de Lima Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física.
rua Elis Regina
Cidade Universitária Z. Vaz
74001-970 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211141
Fax: (62) 35211185
URL da Homepage: www.fef.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA (Orientador: ANA MACARA).
Título: CORPO LIMIAR E ENCRUZILHADAS: CAPOEIRA ANGOLA E SAMBA DE UMBIGADAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: SARA PEREIRA LOPES.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: DANÇA; DANÇA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA; HIBRIDISMO CULTURAL; CULTURA POPULAR.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: MANDINGA DA RUA: A CONSTRUÇÃO DO CORPO CÊNICO A PARTIR DE ELEMENTOS DA CULTURA POPULAR URBANA,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: EUSÉBIO LOBO DA SILVA.
Palavras-chave: DANÇA; DANÇA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA; HIP HOP; CAPOEIRA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2001
Graduação em DANÇA.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: NO HIP HOP: A BUSCA DE UM CORPO POETICAMENTE CRITICO.
Orientador: EUSÉBIO LOBO DA SILVA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Formação Complementar


2007
Capoeira Angola (Mestre Plínio).
Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, CCAASS, Brasil.
2016 - 2016
BUMBA MEU BOI. (Carga horária: 9h).
Canto da Primavera, CDP, Brasil.
2012 - 2012
Dôcencia no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
DANÇA CONTEMMPORÂNEA. (Carga horária: 10h).
CENTRO EM MOVIMENTO, CEM, Portugal.
2009 - 2009
MOVIMENTO CONTEMPORÂNEO. (Carga horária: 60h).
CENTRO EM MOVIMENTO, CEM, Portugal.
2009 - 2009
BODY-MIND CENTERING E CONTACT-IMPROVISATION. (Carga horária: 20h).
CENTRO EM MOVIMENTO, CEM, Portugal.
2009 - 2009
Capoeira Angola (Mestre Manoel - RJ). (Carga horária: 4h).
INSTITUTO NZINGA DE CAPOEIRA ANGOLA, NZINGA, Brasil.
2009 - 2009
Capoeira Angola (Mestra Janja). (Carga horária: 4h).
INSTITUTO NZINGA DE CAPOEIRA ANGOLA, NZINGA, Brasil.
2009 - 2009
Danças de Nkises. (Carga horária: 3h).
Instituo Nzinga de Capoeira Angola, NZINGA, Brasil.
2009 - 2009
DANÇA CHÃO. (Carga horária: 10h).
FORUM DANÇA, FD, Portugal.
2009 - 2009
O CORPO EM FOCO. (Carga horária: 12h).
FORUM DANÇA, FD, Portugal.
2009 - 2009
MOVIMENTO "AS LINHAS". (Carga horária: 15h).
FORUM DANÇA, FD, Portugal.
2008 - 2008
Capoeira Angola (Mestra Janja). (Carga horária: 3h).
INSTITUTO NZINGA DE CAPOEIRA ANGOLA, NZINGA, Brasil.
2008 - 2008
Dança Pé no Chão (Tata Mutá Imê). (Carga horária: 4h).
INSTITUTO NZINGA DE CAPOEIRA ANGOLA, NZINGA, Brasil.
2008 - 2008
Dança Contemporânea (Jorge Garcia). (Carga horária: 3h).
Teatro de Dança, TD, Brasil.
2008 - 2008
DANÇA CONTEMPORÂNEA. (Carga horária: 3h).
Teatro de Dança, TD, Brasil.
2003 - 2003
Partitura de Movimento (Milton Andrade). (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDSC, Brasil.
1999 - 2001
Capoeira Angola (Mestre Jogo de Dentro). (Carga horária: 648h).
Semente do Jogo de Angola, SEMENTE, Brasil.
1996 - 1997
Danças Brasileiras (Toninho Macedo). (Carga horária: 320h).
Abaçai Cultura e Arte, ABAÇAI, Brasil.
1995 - 1997
Dança Negra Contemporânea (Carlinhos Batá). (Carga horária: 160h).
Sesc Pinheiros, SESC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física, .

Cargo ou função
PRESIDENTE DA COMISSÃO UFGINCLUI.
06/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física, .

Cargo ou função
CAMARA DE GRADUAÇÃO.
04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação Física, .

04/2010 - Atual
Ensino, Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CORPO, MOVIMENTO E MUSICALIDADE
FUNDAMENTOS EM DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS
ATELIÊ DE CRIAÇÃO I
ATELIÊ DE CRIAÇÃO II
ANTROPOLOGIA DO CORPO
04/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação Física, .

Atividade de extensão realizada
PROGRAMA CORPOPULAR INTERSECÇÕES CULTURAIS.
05/2017 - 09/2017
Direção e administração, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM PERFORMANCES CULTURAIS, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora.
03/2017 - 07/2017
Ensino, PERFORMANCES CULTURAIS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIO I
02/2015 - 07/2017
Direção e administração, Faculdade de Educação Física, .

Cargo ou função
COORDENADORA DO CURSO DE DANÇA.
02/2015 - 02/2017
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 3
Outras informações
Professora responsável pela disciplina de Dança e Cultura Brasileira.


CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA, CEAFI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFEESOR, Carga horária: 20


FUNDAÇÃO ORSA, FO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: EDUCADORA SOCIAL, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40


AÇÃO COMUNITÁRIA, AÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: EDUCADORA CULTURAL, Enquadramento Funcional: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
CORPO E CULTURA
2.
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E PERFORMANCES CULTURAIS
3.
FUNDAMENTOS TÉCNOS E POÉTICOS DO INTÉRPRETE
4.
ESTUDOS SOBRE A CAPOEIRA NA CONTEMPORANEIDADE
5.
Espaços, Materialidades e Teatralidades
6.
Estudos sobre a Capoeira na Contemporaneidade
7.
Estéticas e Poéticas das Artes da Cena


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
POÉTICAS POPULARES NAS ARTES DE CENA: EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO
Descrição: "Poéticas populares na dança com Educação e Criação" é uma proposta de investigação dos desdobramentos da disciplina de Fundamentos em Danças Populares Brasileiras no campo da educação e da criação. A disciplina, componente do projeto pedagógico do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás, embora se encontre em uma matriz curricular de professores é apenas um primeiro descortinar das manifestações expressivas tradicionais e dos conceitos de cultura e cultura popular. A aplicação deste conteúdo no campo da educação, seja no ensino formal ou não-formal acaba se diluindo em disciplinas voltadas para a prática de ensino. Os interesses de aprofundamento deste tema cultura popular na educação, em geral, tem sido contemplado junto ao grupo de estudo NuPICC - 22 e em projetos de iniciação científica. Deste modo, o presente projeto pretende formalizar a organização de estudos, discussões e vivências que visem a busca e o encontro de estratégias para propostas educacionais por meio de poéticas populares, entendo que o trabalho de criação é, também, parte importante do processo formativo do artista-educador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Renata de Lima Silva - Coordenador / Marlini de Lima Dornelles - Integrante / FALCÃO, JOSÉ - Integrante / JOANA ABREU - Integrante.
2017 - Atual
A dramaturgia do corpo na capoeira - um processo de criação histórico-cultural
Descrição: Estudo sobre a Capoeira Angola como performance cultural síntese de um processo de criação histórico-cultural, a partir da análise das interfaces entre conceitos que gravitam em torno dos processos de criação e da construção histórica dos fenômenos da cultura que atuam sobre as manifestações tradicionais expressivas. Neste contexto, as dramaturgias corporais da Capoeira Angola serão analisadas como um constructo da relação corpo e ancestralidade, tomando como principais sujeitos os mestres Pastinha, João Grande e João Pequeno e de alguns mestres da escola pastiniana, expoentes da Capoeira Angola na contemporaneidade. Problematização da noção de ?Escolarização da Malandragem? (SILVA, FALCÃO e MELO, s/d) como uma janela da compreensão do processo de transformação sociocultural e performática da capoeira na virada do Século XX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Entre dança e andanças: cultura popular brasileira e investigações cênicas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Elementos da cultura popular brasileira no processo de criação em Artes Cênicas
Descrição: Partindo da possibilidade e tendência de se pensar o corpo na arte a partir de um referencial técnico, formal e poético oriundo de matrizes da cultura popular brasileira, o projeto Corpo Limiar e Encruzilhadas, estuda manifestações populares de marcada influência africana como mola propulsora da criação e educação em dança, objetivando uma prática e teoria de uma a uma Dança Brasileira Contemporânea. Neste contexto, as manifestações populares são vistas como "encruzilhadas", por onde perpassam as noções de ancestralidade, presente e passado, tradição e criação. A encruzilhada é habitada e significada pelo "corpo limiar", discutido a partir do fenômeno da limiariedade apontado pelo antropólogo Victor Turnes. O estudo, observação e vivência do corpo limiar configura-se como uma possibilidade do pensar e fazer artístico. Partindo da possibilidade e tendência de se pensar o corpo na arte a partir de um referencial técnico, formal e poético oriundo de matrizes da cultura popular brasileira, o projeto Corpo Limiar e Encruzilhadas, estuda manifestações populares de marcada influência africana como mola propulsora da criação e educação em dança, objetivando uma prática e teoria de uma a uma Dança Brasileira Contemporânea. Neste contexto, as manifestações populares são vistas como "encruzilhadas", por onde perpassam as noções de ancestralidade, presente e passado, tradição e criação. A encruzilhada é habitada e significada pelo "corpo limiar", discutido a partir do fenômeno da limiariedade apontado pelo antropólogo Victor Turnes. O estudo, observação e vivência do corpo limiar configura-se como uma possibilidade do pensar e fazer artístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renata de Lima Silva - Coordenador / José Luiz Cerqueira Falcão - Integrante / Valéria Maria Chaves Figueireido - Integrante / Marlini de Lima Dornelles - Integrante / Juliana Alves Carneiro - Integrante / Carolina Dias Laranjeira - Integrante.
2010 - 2012
Passagem - processo de criação em Dança Brasileira Contemporânea a partir da reflexão sobre o Tempo e os Cortejos Brasileiros
Descrição: Processo de criação coreográfico a partir de uma reflexão sobre o tempo e alguns cortejos brasileiros, numa pesquisa de linguagem de dança na confluência entre a dança popular e a dança contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Núcleo Coreográfico do SESI
Descrição: Atuação como provocadora cênica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Corpopular - Intersecções culturais
Descrição: O programa Corpopular: Intersecções Culturais é um projeto coordenado pelo (Ve)lhaco ? Laboratório de História e Artes do Corpo da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado com o apoio do PROEXT - MEC/SESU, em parceria com diferentes grupos e organizações que fomentam a cultura, tendo como objetivo a promoção do fazer cultural por meio de práticas artísticas e vivências que valorizem e divulguem a cultura popular brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renata de Lima Silva - Coordenador / José Luiz Cerqueira Falcão - Integrante / Marlini de Lima Dornelles - Integrante / Vinicius Bolivar do Nascimento - Integrante / Shayenne Reis - Integrante / Lorena Fonte - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSTIÁRIA - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5
2012 - Atual
Projeto Águas de Menino
Descrição: Capoeira Angola no fundo de quintal. Educação comunitária e para as relações étnico-raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata de Lima Silva - Coordenador / José Luiz Cerqueira Falcão - Integrante / Marlini de Lima Dornelles - Integrante.
2001 - Atual
Núcleo Coletivo 22
Descrição: Companhia de artes de cena.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS DO NÚCLEO DE PESQUISA COLETIVO 22
2012 - Atual
Periódico: Ilinx


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Pensar a Prática (UFG)
2011 - Atual
Periódico: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: ARTES DA CENA
2017 - 2017
Periódico: Panambí - Revista de Investigaciones Artísticas


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2014
Agência de fomento: BOTICÁRIO NA DANÇA
2012 - 2012
Agência de fomento: FUNDAÇÀO NACIONAL DAS ARTES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.


Prêmios e títulos


2017
Fundo de Cultura do Estado de Goiás., Governo do Estado de Goiás.
2017
PRÊMIO MULHER COMBATIVA, DEPUTADA ISAURA LEMOS/ VEREADORA TATIANA LEMOS.
2016
Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Prefeitura de Goiânia.
2015
Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Prefeirtura Municipal de Goiânia.
2014
EDITAL PROEXT 2013, MEC SISU.
2012
PROCULTURA, FUNARTE.
2011
CORPOPULAR - Intersecções Culturais, PROEXT 2011 - MEC.
2011
KLAUSS VIANNA 2011, FUNARTE.
2011
EDITAL PROEXT 2011, MEC SISU.
2008
Prêmio Klauss Vianna 2008, Funarte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SILVA, RENATA DE LIMA2017 SILVA, RENATA DE LIMA; Rosa, E. M. . Performance Negra e a Dramaturgia de Corpo no Batuque. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 7, p. 249-273, 2017.

2.
2ABREU, J.2017ABREU, J. ; SILVA, R. L. . O vento que venta lá e o vento que venta cá: trocas e arejamentos entre o espaço de formação acadêmica do artista-educador e as vivências comunitárias das culturas populares. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 2, p. 35-46, 2017.

3.
4Jesus, R. F.2017Jesus, R. F. ; SILVA, RENATA DE LIMA . DANÇA-AÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM DANÇA E MITOLOGIA DOS ORIXÁS. ILINX REVISTA CIENTÍFICA DO LUME, v. 1, p. 46-53, 2017.

4.
3SILVA, RENATA DE LIMA2017SILVA, RENATA DE LIMA; Dornelles, M.L. . POR CIMA DO MAR EU VIM: PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CORPO EM TRAVESSIA. CADERNOS DO GIPE-CIT (UFBA), v. 1, p. 80-92, 2017.

5.
6Dornelles, M.L.2016Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. . Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações. ARTES DA CENA, v. 2, p. 69-82, 2016.

6.
5SILVA, RENATA2016SILVA, RENATA; FALCÃO, JOSÉ . Cultura Popular: Seus Contornos, Desdobramentos e Materializações. Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, p. 7-20, 2016.

7.
12Jesus, R. F.2016Jesus, R. F. ; SILVA, RENATA DE LIMA . ?DANÇAÇÃO DE HISTÓRIAS: CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM MOVIMENTO?. MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS, v. 1, p. 1-9, 2016.

8.
13SILVA, P. F.2016SILVA, P. F. ; SILVA, RENATA DE LIMA . ?JOGAR COM A DANÇA E DANÇAR COM A CAPOEIRA?. MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS, v. 1, p. 1-19, 2016.

9.
11ALMEIDA, F. S.2016ALMEIDA, F. S. ; FARIA, J.T. ; ABREU, L. F. ; SILVA, RENATA DE LIMA . ?CORPOPULAR NA ESCOLA: UM ENCONTRO ENTRE A DANÇA, O BRINCAR E A RUA?. MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS, v. 1, p. 1, 2016.

10.
8MIRANDA, MARIA FERNANDA C.2015MIRANDA, MARIA FERNANDA C. ; SILVA, RENATA DE LIMA . LINHAS PARA TECER POETNOGRAFIAS DANÇADAS. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Online), v. 12, p. 73-86, 2015.

11.
7SILVA, R. L.2015SILVA, R. L.; Falcão, J.L.C. . Identidades Negras em Movimento: Entre Passagens e Encruzilhadas. Repertório: Teatro & Dança (Online), v. 1, p. 1-23, 2015.

12.
15PAIVA, J. S.2015PAIVA, J. S. ; SILVA, P. F. ; SILVA, R. L. . NO BREAK DA MANDINGA. MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS DO NÚCLEO DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO CÊNICA COL, v. 1, p. 1-13, 2015.

13.
14DIAS, J. R.2015DIAS, J. R. ; SILVA, R. L. . ?ENTRE RAMOS? A EXPERIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO COREOGRÁFICO SOBRE FESTA E FÉ. MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS, v. 1, p. 1-12, 2015.

14.
16SOUSA, O. R. R.2015SOUSA, O. R. R. ; SILVA, R. L. . TRAJETÓRIAS DA DANÇA AFRO NA CIDADE DE GOIÂNIA. MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS, v. 1, p. 1-11, 2015.

15.
9SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2014SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. . Entre raízes, corpos e fé: poétnografias dançadas. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB), v. 5, p. 1-16, 2014.

16.
10SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2014SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. . Sobre passagens e corpopulares. ILINX - Revista do LUME, v. 5, p. 1-13, 2014.

17.
17SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2012SILVA, R. L.. A PONTÊNCIA ARTÍSTICA DO CORPO NA CAPOEIRA. ILINX REVISTA CIENTÍFICA DO LUME, v. 1, p. 1-16, 2012.

18.
18SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2012 SILVA, R. L.; Falcão, J.L.C. ; Gonçalves, Cleber Augusto . Discours sur la « traditionnalité » de la capoeira : l?influence et le rôle des capoeiristes. CULTURES KAIRÓS, v. 1, p. 1-15, 2012.

19.
19Dornelles, M.L.2012Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. ; ABRAO, E. . Passagem: vídeo, dança e cultura popular. Revista VIS (UnB), v. 11, p. 16-29, 2012.

20.
20SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2010SILVA, R. L.. Sambas de umbigada: considerações sobre jogo, performance, ritual e cultura. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 7, p. 20-35, 2010.

21.
21SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2008SILVA, R. L.. Preparação Corporal em Dança Brasileira Contemporânea. Art& (São Paulo. Online), v. 09, p. 1-8, 2008.

22.
22SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2006SILVA, R. L.; LOPES, S. P. ; SILVA, E. L. . PENSANDO A DANÇA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Cadernos de Pós-Graduação, v. 8, p. 165-173, 2006.

23.
23SILVA, R. L.;SILVA, RENATA DE LIMA;SILVA, RENATA2002SILVA, R. L.; SILVA, E. L. . QUE DANÇA É ESSA?. Cadernos de Pós-Graduação, v. 6, p. 165-170, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, RENATA DE LIMA. CORPO LIMIAR E ENCRUZILHADAS: PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA. 2. ed. GOIÂNIA: Editora UFG, 2016. v. 1. 168p .

2.
SILVA, R. L.; Falcão, J.L.C. (Org.) . CORPOPULAR: INTERSECÇÕES CULTURAIS. 1. ed. GOIÂNIA: PUC GOIÁS, 2013. v. 500. 196p .

3.
SILVA, R. L.. Corpo Limiar e Encruzilhadas - processo de criação em dança. 1. ed. GOIÂNIA: EDITORA UFG, 2012. v. 200. 176p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, RENATA DE LIMA; OLIVEIRA, L. F. . NZINGA NO CORPO QUE GINGA: TEATRO, DANÇA, CAPOEIRA E EDUCAÇÃO.. In: SANTINHO, G.D.S; BESSA-OLIVEIRA, A. M; CARVALHO, P. A.. (Org.). DIVERSIDADE E ARTES NA FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.CAMPO GRANDE: LIFE EDITORA, 2017, v. 1, p. 147-160.

2.
Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. . A dança como uma possibilidade de vivência de um estado de liberdade. In: Ferraz, Wagner; Monzinni, Camila. (Org.). ESTUDOS DO CORPO - Encontros com Artes e Educação. 1ed.Porto Alegre: Indep, 2013, v. 1, p. 0-0.

3.
Falcão, J.L.C. ; SILVA, R. L. . VAMOS CHEGAR MINHA GENTE!. In: RENATA DE LIMA SILVA; RENATA DE LIMA SILVA. (Org.). CORPOPULAR - INTERSECÇÕES CULTURAIS. 1ed.GOIÂNIA: GOIAS, 2013, v. 500, p. 13-17.

4.
BENITE, A. M. C. ; SILVA, R. L. . GINGA MENINA: SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS SOCIAIS PARA A CAPOEIRAGEM. In: RENATA DE LIMA SILVA; JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO. (Org.). CORPOPULAR - INTERSECÇÕES CULTURAIS. 1ed.GOIÂNIA: PUC GOIÁS, 2013, v. 500, p. 95-101.

5.
SILVA, R. L.. PROJETO (A)MOSTRA. In: RENATA DE LIMA SILVA; JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO. (Org.). CORPOPULAR - INTERSECÇÕES CULTURAIS. 1ed.GOIÂNIA: GOIAS, 2013, v. 500, p. 115-116.

6.
SILVA, R. L.. ENFIM, UMA PASSAGEM. In: RENATA DE LIMA SILVA; JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO. (Org.). CORPOPULAR: INTERSECÇÕES CULTURAIS. 1ed.GOIÂNIA: GOIAS, 2013, v. 500, p. 176-177.

7.
SILVA, R. L.; Falcão, J.L.C. ; NORONHA, F. D. A. . Dai-me Licença Aê! Trajetórias híbridas da Capoeira Angola em Goiânia e São Paulo. CORPOPULAR - INTERSECÇÕES CULTURAIS. 1ed.GOIÂNIA: PUC GOIÁS, 2013, v. 500, p. 71-79.

8.
SILVA, R. L.; Andraus, Mariana Baruco Machado ; Santos, Inaicyra Falcão ; Côrtes, Gustavo . Encruzilhadas. In: Gustavo Côrtes - Inaicyra Falcão dos Santos - Mariana Baruco Machado Andraus. (Org.). RITUAIS E LINGUAGENS DA CENA: trajetórias e pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. 1ed.São Paulo: CRV, 2012, v. 250, p. 15-30.

9.
SILVA, R. L.. MANDINGA DA RUA A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO POETICAMENTE CRÍTICO. In: José Carlos Libâneo; Marilza Vanessa Rosa Suanno; Sandra Valéria Limonta (Org.). (Org.). DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: TEXTO E CONTEXTO EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. GOIÂNIA: CEPED PUBLICAÇÕES, 2011, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Falcão, J.L.C. ; SILVA, R. L. . O POPULAR. Capoeira, patrimônio mundial, Goiânia, p. 14 - 14, 24 mar. 2015.

2.
SILVA, R. L.. DANÇA NEGRA. OLONADÉ - A CENA NEGRA BRASILEIRA, RIO DE JANEIRO, p. 41 - 45, 03 jul. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. C. H. ; SILVA, RENATA . MARIA E EU ? O TECER DE UMA DRAMATURGIA CORPORAL. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS, 2018, CAMPINAS. ANAIS SIMPÓSIO REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS. CAMPINAS - SP: LUME TEATRO, 2018. v. 1. p. 1-12.

2.
DUARTE, B. L. ; SILVA, R. L. . DANÇAS POPULARES E EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO OLHAR DE UM ARTISTA-DOCENTE EM FORMAÇÃO. In: Jornada de Artes da UEMS 2018: para que serve o ensino das artes na escola?, 2018, CAMPO GRANDE. Anais da Jornada de Artes da UEMS 2018: para que serve o ensino das artes na escola?. CAMPO GRANDE: 978-85-5722-101-7, 2018. v. 1. p. 1-13.

3.
MIRANDA, MARIA FERNANDA C. ; SILVA, RENATA DE LIMA . DO CAMPO VIVIDO A CONSTRUÇÃO DA POETNOGRAFIA DANÇADA - MULHERES DE LINHAS : EXPERIÊNCIAS DE ENTRELAÇAMENTOS.. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2017, Uberlândia. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. UBERLÂNDIA: ABRACE, 2016. v. 1. p. 1-21.

4.
SILVA, RENATA DE LIMA; Falcão, J.L.C. . ÁGUAS DE MENINO: VIVACIDADE CULTURAL E JUSTIÇA COGNITIVA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL, 2017, CAMPO GRANDE. XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. CAMPO GRANDE: FAEB, 2017. v. 1. p. 217-228.

5.
Dornelles, M.L. ; SILVA, RENATA DE LIMA . Poéticas Populares: Experiência Pedagógica a partir de processo de criação em dança. In: XVII CONGRESSO NACIONAL DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL, 2017, CAMPO GRANDE. XVII CONGRESSO NACIONAL DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL. CAMPO GRANDE: FAEB, 2017. v. 1. p. 2651-2665.

6.
SA, A. L. M. ; SILVA, RENATA DE LIMA . O ensino da dança através do jongo. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. Natal: ANDA, 2017. p. 74-80.. In: V ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM DANÇA, 2017, NATAL -RN. ANAIS DO V ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM DANÇA. NATAL: ANDA, 2017. v. 1. p. 74-80.

7.
DIAS, J. R. ; SILVA, R. L. . ENTRE RAMOS: O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA A PARTIR DE ELEMENTOS DA COMEMORAÇÃO DA SEMANA SANTA NA CIDADE DE GOIÁS. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2016, Santa Maria. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA. SANTA MARIA: ANDA, 2016. v. 1. p. 1-7.

8.
SILVA, RENATA DE LIMA; ALMEIDA, F. S. ; ABREU, L. F. ; FARIA, J.T. . Corpopular na escola: o artista docente entre a Dança, o brincar e a rua. In: JART - JORNADA DE ARTES CÊNICAS, 2016, CAMPO GRANDE. ANAIS JART ATO 4°. CAMPO GRANDE: UEMS, 2016. v. 1. p. 78-94.

9.
SILVA, RENATA DE LIMA; Jesus, R. F. . O conto que se conta com o corpo cultura afro-brasileira E dança na escola.. In: JART - JORNADA DE ARTES CÊNICAS 4° ATO, 2016, CAMPO GRANDE. ANAIS DA JART 4° ATO. CAMPO GRANDE: UEMS, 2016. v. 1. p. 205-215.

10.
SILVA, RENATA DE LIMA; SILVA, P. F. ; PAIVA, J. S. . NO BREAK DA MANDINGA. In: COLÓQUIO AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS, 2016, SÃO PAULO. ANAIS DO COLÓQUIO AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS. SÃO PAULO: UNESP SÃO PAULO, 2015. v. 1. p. 82-92.

11.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. . O VÍDEO COMO PERFORMANCE: PROCESSO DE CRIAÇÃO DO VÍDEO-DANÇA ?PASSAGEM?. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS (ABRACE), 2014, BELO HORIZONTE. ANAIS - VIII ANAIS. ABRACE: ABRACE, 2014. v. 8. p. 1-5.

12.
Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. . CORPOPULAR: A ESCOLA ENTRE GIROS, PALMAS E SORRISOS. In: III CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2014, SALVADOR - BA. ANAIS DO III CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA. SALVADOR - BA: ANDA, 2014. v. 4. p. 1-12.

13.
SILVA, R. L.. MANDINGA DA RUA - A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO POETICAMENTE CRÍTICO. In: VI REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE, 2012, PORTO ALEGRE. Memória Abrace Digital. PORTO ALEGRE: ABRACE, 2012. v. 1. p. 00-00.

14.
SILVA, R. L.. MANDINGA DA RUA - A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO POETICAMENTE CRÍTICO. In: IV EDIPE, 2011, GOIÂNIA. ANAIS DO IV EDIPE. GOIÂNIA: CEPED, 2011.

15.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. . A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE VIVÊNCIA DE UM ?ESTADO DE LIBERDADE?. In: IV EDIPE, 2011, GOIÂNIA. ANAIS DO IV EDIPE. GOIÂNIA: CEPED, 2011.

16.
SILVA, R. L.. Os Saberes do Corpo. In: Congresso Luso-Afro-Brasiliero, 2011, Salvador. Anais do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2011.

17.
SILVA, R. L.. Corpo limiar e Encruzilhadas - a dança no contexto da cultura negra. In: VI Congresso da Abrace, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital. SÃO PAULO: ABRACE, 2010.

18.
SILVA, R. L.. Cultura Afro-brasileira e Dança Brasileira Contemporânea. In: XXV Simpósio Nacional de História - Anpuh, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História. Fotaleza: UFC, 2009.

19.
SILVA, R. L.. José Firmino da Silva. In: V Reunião Cientifica de Pós-Graduação em Artes da Abrace, 2009, São Paulo. Anais da V Reunião Cientifica de Pós-Graduação em Artes da Abrace, 2009.

20.
SILVA, R. L.. Corpo na Encruzilhada. In: V Congresso da Abrace, 2008, Belo Horizonte. V Congresso da Abrace, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. L.. DANÇA AFRO: POPULAR OU MODERNA?. In: X SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFG, 2010, Goiânia. Anais da X Semana Científica da Faculdade de Educação Física da UFG, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. L.. Matriz Africana Bantu na Dança Brasileira Contemporânea. In: XIII Congresso dos Paíes de Língua Portuguesa de Educação Física e Desporto, 2010, Maputo. Anais do XIII Congresso dos Países de Língua Portuguesa de Eduacação Física e Desporto, 2010.

2.
SILVA, R. L.. "Através": As Relações corpo e cultura popular na criação em dança contemporânea. In: II Seminário Internacional de Educação Estética, 2010, Campinas. Entrelugares do corpo e da arte. Campinas: laborarte, 2010.

3.
SILVA, R. L.. Preparação corporal em Dança Brasileira Contemporânea. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2008, Salvador. Primeiro Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2008.

4.
SILVA, R. L.. NO HIP HOP : A BUSCA DE UM CORPO POETICAMENTE CRITICO II. In: X CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP, 2001, CAMPINAS. CADERNO DE RESUMO, 2001. v. 10.

5.
SILVA, R. L.. NO HIP HOP: A BUSCA DE UM CORPO POETICAMENTE CRITICO. In: IX CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2000, UNICAMP. CADERNO DE RESUMOS, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. L.. A LUTA DA MULHER QUE LUTA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, R. L.; ABREU, L. A. ; Hartmann, L. . O TEATRO NARRATIVO E A NARRATIVA NA DANÇA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, RENATA; SALES, J. ; ALEXANDRE. M. A. . O corpo limiar e as encruzilhadas nos processo de criação em dança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, RENATA DE LIMA. Negras (an)danças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, RENATA DE LIMA; SA, A. L. M. . O ENSINO DA DANÇA ATRAVÉS DO JONGO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, RENATA DE LIMA. Danças e Andanças - Poéticas Populares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, RENATA DE LIMA; OLIVEIRA, V. D. E. ; SILVA, R. A. . 'DESMISTIFICAR O MITO'? - CAPOEIRA ANGOLA E SUAS MANDIGAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, RENATA DE LIMA; FARIA, J.T. ; ABREU, L. F. . PROJETO CORPOPULAR NA ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, F. S. ; FARIA, J.T. ; ABREU, L. F. ; SILVA, R. L. . CORPOPULAR NA ESCOLA: UM ENCONTRO ENTRE A DANÇA, O BRINCAR E A RUA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, RENATA DE LIMA. CAPOEIRA, CORPO E GENÊRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, RENATA DE LIMA; CORREIA, P. P ; Vieira, L. R. . Mesa: corporeidade, territorialidade e religiosidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MIRANDA, MARIA FERNANDA C. ; SILVA, RENATA DE LIMA . DO CAMPO VIVIDO A POETNOGRAFIAS DANÇADAS: MULHERES DE LINHAS - EXPERIÊNCIAS E ENTRELAÇAMENTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, RENATA DE LIMA; RATTS, A. ; JARDEL, J. . Mesa: A travessia na encruzilhada - corpo em diáspora e as danças negras na cena contemporânea / Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, R. L.; MOREIRA, R. ; SANTOS, C . MESA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DANCEBRASIL / FUNDO DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA, RENATA DE LIMA. INSTALAÇÃO CORPORAL, DANÇA E CULTURA NEGRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SILVA, RENATA DE LIMA. Oficina de Dança Afro-brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SILVA, RENATA DE LIMA. INSTALAÇÃO CORPORAL, CORPO E CULTURA NEGRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
VALIM, M. ; ABRAO, E. ; SILVA, RENATA DE LIMA . Éje. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. . CARTOGRAFIAS INVENTIVAS: ITINERÂNCIAS POÉTICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Jesus, R. F. ; SILVA, R. L. . O conto que se conta com o corpo cultura afro-brasileira e dança na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LOPES, G. ; Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. . Corpo que pula, ginga e dança: experiências de um projeto de extensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, RENATA DE LIMA. CORPOPULAR INTERSECÇÕES CULTURAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVA, RENATA DE LIMA. Jogo de Corpo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
SILVA, R. L.. Passagem: pesquisa ensino e extensão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. . Corpopular: a dança entre giros, palmas e sorrisos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SILVA, R. L.. Metodologia em Dança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SILVA, R. L.; Falcão, J.L.C. . Lançamento do livro Corpopular - Intersecções Culturais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. . O video como performance: processo de criação do video dança 'Passagem'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SILVA, R. L.. CORPOS NEGROS NO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SILVA, R. L.. capoeira angola: mith e magic. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SILVA, R. L.. A disciplina de Fundamentos em Danças Populares Brasileira no Curso de Dança UFG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SILVA, R. L.; ANDRADE, A. C. A. . BRINCADEIRA DE BOI: CULTURA POPULAR, DANÇA E EDUCAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA, R. L.; NGUNZTALA, T. . Capoeira angola: mito, tradição e invenção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SILVA, R. L.. A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE VIVÊNCIA DE UM ?ESTADO DE LIBERDADE?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SILVA, R. L.; PIZZARO, M. . PESQUISAS EM DANÇA NO CURSO DE DANÇA - LICENCIATURA UFG-FEF. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SILVA, R. L.. "Através": As Relações corpo e cultura popular na criação em dança contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
SILVA, R. L.; Falcão, J.L.C. . NAVIO NEGREIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
SILVA, R. L.. OS SABERES DE SEU FIRMINO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
SILVA, R. L.. O CORPO NA DANÇA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
SILVA, R. L.. CORPO NA ENCRUZILHADA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, RENATA DE LIMA. PARECER AD HOC: REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. VOL. 25. ANO 15. 2017.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, RENATA DE LIMA; FALCÃO, JOSÉ ; MIRANDA, E. M. ; MIRANDA, H. C. . VIVER CIÊNCIA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. L.. Instalação Corporal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, R. L.. Batuque paulista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, R. L.. A dança da cultura afro-brasileira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SILVA, RENATA DE LIMA; OLIVEIRA, L. F. ; Nascimento, V. B. ; OLIVEIRA, V. . LADAINHA. NÚCLEO COLETIVO 22. Projeto contemplado pelo FUNDO DE ARTE E CULTURA DO ESTADO DE GOIÁS, 2016.. 2018. Teatral.

2.
SILVA, RENATA DE LIMA; MIRANDA, MARIA FERNANDA C. ; BARRETO, T. . MULHERES DE LINHAS / PRÊMIO KLAUSS VIANNA 2015. 2017. Coreográfica.

3.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. ; Nascimento, V. B. ; Amaral, Diego . MORINGA /APRESENTADO NO II ENCONTRO MULHERES NEGRAS NA DANÇA - PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO A DANÇA DE SÃO PAULO. 2017. Coreográfica.

4.
SILVA, R. L.. FUNDO FALSO DA CAIXINHA DE SEGREGO. 2016. Coreográfica.

5.
SILVA, RENATA DE LIMA. JONGO. 2016. Performática.

6.
SILVA, R. L.. Apresentação: POR CIMA DO MAR EU VIM. 2016. Teatral.

7.
SILVA, RENATA DE LIMA; Nascimento, V. B. ; FONTE, L. ; Dornelles, M.L. ; Amaral, Diego . APRESENTAÇÃO: POR CIMA DO MAR EU VIM / Projeto de pesquisa: Entre dança e andanças: cultura popular brasileira e investigações cênicas.. 2016. Teatral.

8.
SILVA, R. L.; Carvalho, Noel ; Dornelles, M.L. ; Amaral, Diego ; FONTE, L. ; Nascimento, V. B. ; HONORATO, F. C. . TAMBOR DE CRIOULA: NÚCLEO COLETIVO 22. 2016. Performática.

9.
Dornelles, M.L. ; SILVA, R. L. ; FONTE, L. ; HONORATO, F. C. . APRESENTAÇÃO: ENTRE RAÍZES, CORPOS E FÉ. 2016. Coreográfica.

10.
SILVA, R. L.; Telles, N. . 58 indícios. 2016. Performática.

11.
SILVA, RENATA DE LIMA; Amaral, Diego . LABUTA / CENTRO CULTURAL DA UFG / GOIÂNIA-GO. 2016. Coreográfica.

12.
SILVA, R. L.. Paisagens Corporais. 2015. Diversas.

13.
SILVA, R. L.. POR CIMA DO MAR EU VIM / Goiânia / Lei de Incentivo a Cultura da cidade de Goiânia / Projeto de Pesquisa: Entre dança e andanças: cultura popular brasileira e investigações cênicas. 2015. Teatral.

14.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. ; OLIVEIRA, L. F. . Daquilo que sou feita. 2014. Performática.

15.
SILVA, R. L.; OLIVEIRA, L. F. ; Carvalho, Noel ; Amaral, Diego ; Nascimento, V. B. . De lá pra cá Nzinga vem gingar. 2014. Teatral.

16.
SILVA, R. L.; ABRAO, E. . RUBRO. 2014. Coreográfica.

17.
SILVA, R. L.. CAÇADA / Prêmio Funarte Klauss Vianna 2013. 2014. Coreográfica.

18.
SILVA, R. L.. CAÇADA / Prêmio Funarte Procultura 2010. 2013. Coreográfica.

19.
SILVA, R. L.; OLIVEIRA, L. F. ; Amaral, Diego ; Carvalho, Noel . De lá pra cá Nzinga vem gingar. 2013. Teatral.

20.
SILVA, R. L.; VALIM, M. . PASSAGEM. Edital Proext 2011. 2013. Audiovisual.

21.
SILVA, R. L.; Nascimento, V. B. . O DONO DO CORPO. 2012. Teatral.

22.
SILVA, R. L.; ABRAO, E. ; Dornelles, M.L. ; Witkowisk, Sacha . RUBRO. 2012. Coreográfica.

23.
SILVA, R. L.; Witkowisk, Sacha . RUBRO. 2012. Coreográfica.

24.
SILVA, R. L.; JOLY, E. . Capoeira Angola: Mito e Magia. 2012. Audiovisual.

25.
SILVA, R. L.. ATRAVÉS. 2012. Coreográfica.

26.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L. . Desejo... Mas não quero!. 2011. Coreográfica.

27.
SILVA, R. L.. Chegança. 2011. Coreográfica.

28.
Laranjeira, Carolina Dias ; SILVA, R. L. ; Trigo, C. . CORDÕES. 2011. Coreográfica.

29.
SILVA, R. L.; Amaral, Diego . Moringa. 2011. Coreográfica.

30.
SILVA, R. L.; Nascimento, V. B. . O DONO DO CORPO. 2011. Teatral.

31.
SILVA, R. L.; Nascimento, V. B. . cortejo. 2011. Coreográfica.

32.
SILVA, R. L.. ATRAVÉS. 2010. Coreográfica.

33.
SILVA, R. L.. BAIÔ. 2007. Coreográfica.

34.
SILVA, R. L.. DE FOLHAS, AGUAS E PEDRAS. 2005. Coreográfica.

35.
LUIS CARLOS NEM ; SILVA, R. L. . QUANDO AS PERNAS FAZEM MISERÊ. 2005. Teatral.

36.
MACHADO, REGINA ; SILVA, R. L. . SABENÇAS: A INFLUÊNCIA AFRICANA DA CULTURA BRASILEIRA. 2004. Teatral.

37.
VICCARI, IVELY ; PRONSATO, LAURA ; SILVA, R. L. . O DESVIO DA SERPENTE. 2003. Coreográfica.

38.
SILVA, R. L.; VICCARI, IVELY . EM QUALQUER LUGAR. 2001. Coreográfica.

Música
1.
Amaral, Diego ; SILVA, R. L. ; Nascimento, V. B. ; Carvalho, Noel . Loa Virada. 2012. Interpretação.

Artes Visuais
1.
MIRANDA, MARIA FERNANDA C. ; SILVA, R. L. ; BARRETO, T. . MULHERES DE LINHAS - PROJETO CONTEMPLADO COM O PRÊMIO KLAUSS VIANNA 2015. 2017. Vídeo.

2.
Dornelles, M.L. ; ABRAO, E. ; SILVA, R. L. ; OLIVEIRA, L. F. ; Nascimento, V. B. ; HONORATO, F. C. ; Amaral, Diego ; VERAS, A. . ELAS FLORECEM / Lei Municipal de Incentiva a Cultura da Cidade de Goiânia 2015. 2016. Vídeo.

3.
ABRAO, E. ; SILVA, R. L. ; VALIM, M. . Èjé - PROEXT 2013. 2015. Vídeo.

4.
SILVA, R. L.; GOMES, J. . GINGA MENINA - PROEXT 2013. 2015. Vídeo.

5.
SILVA, RENATA DE LIMA; JOLY, E. . CAPOEIRA ANGOLA: MITO E MAGIA / PROEXT 2011. 2013. Vídeo.

6.
SILVA, R. L.; VALIM, M. . PASSAGEM / PROEXT 2011. 2013. Vídeo.

Demais trabalhos
1.
SILVA, RENATA DE LIMA. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃ DO PROFESSOR DE DANÇA. 2016 (Mediação de mesa de dabate) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TELLES, N.L.; Caon, P.; SILVA, RENATA DE LIMA. Participação em banca de Massuel dos Reis Bernardi. A Corporeidade dx Normalista em Formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
CORREIA, P. P; SILVA, R. L.; RIBEIRO, L. G.; BONETTI, M. C. F.. Participação em banca de MICHAEL SILVA. "POR INSTANTES DE FELICIDADE": CORPOS EM PERFORMANCE NA QUASAR. CIA. DE DANÇA DE GOIÂNIA. 2017. 2017. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CORREIA, P. P; SILVA, R. L.; OLIVEIRA, L. D.; HENNING, C. E.. Participação em banca de JOSÉ CARLOS LIMA COSTA. ESPETÁCULO BR TRANS - MICROPOLÍTICAS, CARTOGRAFIAS E PERFORMANCES QUEERS. 2017. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SILVA, R. L.; NASCIMENTO, W. F; OLIVEIRA, L. D.; CORREIA, P. P. Participação em banca de MARCOS VINÍCIUS BUIATI REZENDE. AFRO-RIZOMAS: CORPO, NOÇÃO E PESSOA E IDENTIDADE NO CANDOMBLÉ. 2016. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

5.
Rios, S.; SILVA, R. L.. Participação em banca de CLEBER DE SOUSA CARVALHO. TRADIÇÕES EM MOVIMENTO NO TERNO VERDE E PRETO. 2016. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SCHROEDER, J.L.; SILVA, R. L.; COLLA, A. C.. Participação em banca de MARIA FERNANDA COSTA MIRANDA. MULHERES DE LINHA: VOZ E MOVIMENTO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA. 2016. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Rios, S.; Real, M. C.; Veloso, J.G.; SILVA, R. L.. Participação em banca de ELOISA MARQUES ROSA. A Suça da Natividade: Festa, batuque e ancestralidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

8.
SILVA, R. L.; VELOSO, J. G.; CURI, A. S.. Participação em banca de TAINÁ DIAS DE MORAES BARRETO. Ausências: criação de dança a partir de um olhar para as mulheres de dois grupos de cavalo marinho da zona da mata norte de Pernambuco. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

9.
ALMEIDA, D. M. F.; SILVA, A. M.; SILVA, R. L.. Participação em banca de Rosirene Campelo dos Santos. O processo Ritual nas festas da comunidade kalunga de Teresina de Goiás. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília.

10.
MONTEIRO, M.F.M; SILVA, R. L.; KATZ, H. T.. Participação em banca de FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAS. O fazer saber das danças afro: investigando matrizes negras em movimento. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ARTES) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
SILVA, R. L.. Participação em banca de ROGERIO LOPES DA SILVA PAULINO. O ATOR E O FOLIÃO NO JOGO DAS MÁSCARAS DA FOLIA DE REIS. 2011. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
SILVA, R. L.; LOPES, S. P.. Participação em banca de Valeska Ribeiro Alvim. A dramaturgia na dança contemporânea brasileira: as experiências de colaboração entre a coreógrafa e dramaturga nos trabalhos de Vera Sala e Lia Rodrigues. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO, R. C.; Oliveira, E. D.; SILVA, RENATA DE LIMA; Santos, Inaicyra Falcão. Participação em banca de ÃNGELA MARIA RIBEIRO. O JEITO QUE O CORPO DÁ - A CAPOEIRA E A DIMENSÃO CORPORIFICADA DO CONHECIMENTO. 2018. Tese (Doutorado em DOUTORADO MULTI-INSTITUCIONAL E MULTI-DISCIPLINAR EM DIFUSÃO DO CONHECIMENT) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LOGAREZZI, A. J. M.; GONÇALVES Jr. L.; LIMA, L. A. N.; SILVA, RENATA DE LIMA. Participação em banca de MAÍRA MILLER FERRARI. NA SEMENTE JÁ EXISTE O BAOBÁ: CAPOEIRA, EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL. 2018. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
TELLES, N.L.; SILVA, R. L.; SILVA, A.F.; COELHO, J.L.L.; MARTINS, L.M.. Participação em banca de JARBAS SIQUEIRA RAMOS. NOTAS SOBRE O CORPO ENCRUZILHADA: ENTRE O RITUAL E A CENA. 2017. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, R. L.; Oliveira, E. D.; Barreto, P.C.S.; Oliveira, M. R. N.. Participação em banca de SARA ABREU DA MATA MACHADO. BAOBÁ NA ENCRUZILHADA: ANCESTRALIDADE, CAPOEIRA ANGOLA E PERMACULTURA. 2016. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE DOUTORADO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SILVA, R. L.; Hartmann, L.; VELOSO, J. G.; BORRALHO, T.; Silva, S. M.. Participação em banca de TÂNIA CRISTINA COSTA RIBEIRO. É UMA DANÇA PORTUGUESA, COM CERTEZA? UM ESTUDO SOBRE FORMAS DE PERTENCIMENTOS, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E INFLUÊNCIAS DA DANÇA PORTUGUESA. 2016. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES) - Universidade de Brasília.

6.
SILVA, R. L.; VELOSO, J. G.; Silva, S. M.. Participação em banca de MARLINI DORNELLES DE LIMA. ENTRE RAÍZES, CORPOS E FÉ: TRAJETÓRIA DE UMA PROCESSO DE CRIAÇÃO EM BUSCA DE UMA POÉTICA DA ALTERIDADE. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

7.
Hartmann, L.; Silva, S. M.; SILVA, R. L.; Brochada, I.C.; Alves, T. A.. Participação em banca de JONAS SALES LIMA. A CORPOREIDADE NEGRA EM CENA - APRENDIZAGEM NO DIÁLOGO ENTRE TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, RENATA DE LIMA; ICLE, G.; Hartmann, L.; VELOSO, J. G.. Participação em banca de JOANA ABREU PEREIRA DE OLIVEIRA. MODOS DE FAZER, CÍRCULOS DE APRENDER - A PARTILHA DE CONHECIMENTO NAS PERFORMANCES TRADICIONAIS COMO REFERENCIA NA FORMAÇÃO DE ARTISTAS-DOCENTES DAS ARTES DA CENA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, R. L.; AMOROSO, D.. Participação em banca de ANA VALÉRIA RAMOS VICENTE. ERRÂNCIA PASSISTA. 2017.

3.
MARTINS, G. G.; SILVA, RENATA DE LIMA; ARAUJO, R. C.; Santos, Inaicyra Falcão; Oliveira, E. D.. Participação em banca de ANGELA AQUINO RIBEIRO. UM TRAJETO ENTRE O TEATRO E A CAPOEIRA ANGOLA NA (DES)CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS CORPORIFICADAS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

4.
MONTEIRO, M.F.M; SILVA, R. L.; MANZINI, Y. D.. Participação em banca de FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAS. O CORPO DA DANÇA NEGRA CONTEMPORÂNEA: DIÁSPORA E PLURALIDADES CÊNICAS ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
VELOSO, J. G.; SILVA, R. L.; Silva, S. M.. Participação em banca de MARLINI DORNELES DE LIMA. Entre Raízes, corpo e fé. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

6.
SILVA, R. L.. Participação em banca de TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO. PROCESSOS COREOGRÁFICOS NA DANÇA POPULAR um estudo sobre os modos de criar e compor coreografia na dança portuguesa do Maranhão. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
REINATO. E, J.; SILVA, RENATA DE LIMA. Participação em banca de LUCAS MONTEIRO DOS SANTOS. A performance do Moshipt. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, RENATA DE LIMA; Hartmann, L.; Dornelles, M.L.. Participação em banca de Vanusa Nogueira Neves. Poetnografia: entre a narrativas de mulheres kalungas e a contação de histórias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Rios, S.; SILVA, R. L.; GARCIA, A. F.. Participação em banca de CLEBER DE SOUSA CARVALHO. TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO TERNO DE CONGO VERDE E PRETO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SILVA, R. L.; Real, M. C.; Rios, S.. Participação em banca de Eloiza Marques Rosa. Suça de Natividade: performance, dança e cultura popular. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, R. L.. Participação em banca de TAINÁ DIAS DE MORAES BARRETO. A moça o pau e a gamela: uma investigação em dança a partir das questões de gênero no cavalo marinho. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

6.
RATTS, A. J. P.; SILVA, R. L.; SOUZA, M. L. R.. Participação em banca de Alessandra Barreiro da Silva. Trajetórias, Identificações e Corporeidades na Capoeira Angola de "Pastinha" em Goiânia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal de Goiás.

7.
ALMEIDA, D. M. F.; SILVA, A. M.; SILVA, R. L.. Participação em banca de Rosirene Campelo dos Santos. A dança e seus significados na comunidade Quilombola/Kalunga. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, RENATA DE LIMA; Dornelles, M.L.; Guimarães, Al.. Participação em banca de JANAINA GOMES MACHADO.POÉTICAS DA LIBERDADE: DANÇA E CAPOEIRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DANÇA) - Instituto federal de Goiás.

2.
NUNES, A. S.; SILVA, RENATA DE LIMA. Participação em banca de ISADORA DE SOUZA CRUNIVENL.MANIFESTAÇÕES TEATRAIS DOS RITUAIS XAMÂNICOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, R. L.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.; ABREU, J.. Participação em banca de VALMIR SERGIO DE OLIVEIRA FILHO.POR UM TEATRO NEGRO DE ANIMAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás.

4.
NUNES, A. S.; Weber, R.; SILVA, R. L.. Participação em banca de CONRADO OLIVEIRA CONCEIÃO.VESTINDO MITOS EM CENA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, R. L.; ABRAO, E.; ALMEIDA, F. S.. Participação em banca de Simone Bezerra de Oliveira.Dança na Escola: Estratégia de aproximação na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L.; ALMEIDA, F. S.. Participação em banca de HOSANA VITORINI FLORES.SABERES EM DANÇA E A MATRIZ CURRÍCULAR ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SILVA, R. L.; PIZZARO, M.; BEARLZ, E. B.. Participação em banca de DEBORAH NATHALIA CARVALHO DO VALLE.O MÉTODO PILATES COMO POSSIBILIDADE DE PREPARAÇÃO CORPRAL PARA BAILARINOS - UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA DANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

8.
SILVA, R. L.. Participação em banca de ANA CAROLINA WENCESLAU.CALIGRAFIA: MEMÓRIAS EM VERSOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BARRETO, T.; ALMEIDA, F. S.; SILVA, R. L.. Participação em banca de PATRÍCIA FERREIRA DA SILVA.QUEBRA A CABAÇA, ESPALHA A SEMENTE: JOGAR COM A DANÇA E DANÇAR COM A CAPOEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DANÇA) - Universidade Federal de Goiás.

10.
SILVA, R. L.; OLIVEIRA, L. D.; ABREU, J.. Participação em banca de RAFAELA FRANCISCA DE JESUS.DANÇA-AÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM DANÇA E MITOLOGIA DOS ORIXÁS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

11.
SILVA, R. L.; ALMEIDA, F. S.; ABRAO, E.. Participação em banca de JÉSSICA TAVARES DE FARIA.BRINCADEIRA DE RUA: UMA ABORDAGEM LÚDICA DE ENSINO DO BREAKING NA ESCOLA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

12.
SILVA, R. L.; Dornelles, M.L.; PIZZARO, M.. Participação em banca de JÉSSICA DIAS RIBEIRO.ENTRE RAMOS: O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA A PARTIR DE ELEMENTOS DA COMEMORAÇÃO DA SEMANA SANTA NA CIDADE DE GOIÁS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

13.
SILVA, R. L.; Figueireido, V.; PIZZARO, M.. Participação em banca de OLGA RAÍSSA RODRIGUES DE SOUSA.DANÇA AFRO BRASILERA: SEU PERCUSSO E REPERCUSSÃO NA CIDADE DE GOIÂNIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

14.
ABRAO, E.; PIZZARO, M.; SILVA, R. L.. Participação em banca de NATHÁLIA BERNADES SOARES.PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VIDEODANÇA: UMA POÉTICA DE ATRAVESSAMENTO DO TEMPO NO CORPO ÂMBULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

15.
SILVA, R. L.; PIZZARO, M.; Falcão, J.L.C.. Participação em banca de ANA CAROLINA ARANTES.O CORPO EM TRANSE: A PERFORMANCE RITUAL DA UMBANDA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

16.
SILVA, R. L.; Nicolino, A.; David, N.. Participação em banca de ADORACINO VAZ DE JESUS.Sexualidade na escola: Quais as perspectivas docentes para orientação sexual homoafetiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Federal de Goiás.

17.
SILVA, R. L.. Participação em banca de Vinicius Bolivar do Nascimento.O Dono do Corpo - o processo de composição cênica a partir de elementos da umbanda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

18.
SILVA, R. L.; Ferreira, Maria Zita; Machado, M.A.M.P. Participação em banca de Maria da Gomes dos Santos.Da capoeira, do samba de roda e das danças dos orixás a uma proposta de intervenção em arte educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em artes cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

19.
Falcão, J.L.C.; Gonçalves, Cleber Augusto; SILVA, R. L.. Participação em banca de Fábio Silva Neves.UM estudo etnográfico sobre a capoeira na irlanda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Federal de Goiás.

20.
SILVA, R. L.; Figueireido, V.M.C.; Ávila, Regiane. Participação em banca de Luna Teixeira de Araújo.A influência Mídiatica e o Ensino da Dança na Escola: Um diálogo com os estudantes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Federal de Goiás.

21.
Dornelles, M.L.; SILVA, R. L.; Ávila, Regiane. Participação em banca de Kayara Castilho Pimenta.As contribuição da dança do ventre e do folclore árabe no ensino da cultura corporal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Cerbino. Ana Beatriz Fernandes; PIRES, G. M. R.; SILVA, R. L.. História da Dança - Danças Brasileira. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
SILVA, R. L.; Figueireido, V.M.C.; Mundim, A. C. da R.. Fundamentos Modernos e Contemporâneos da Dança. 2011. Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, R. L.. Técnico Administrativo - Música. 2011. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
SILVA, RENATA DE LIMA. JURADA DO QUESITO HARMONIA - CARNAVAL DE SÃO PAULO. 2018. LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SP.

2.
SILVA, R. L.. BOLSAS DE ESTUDO DE MESTRADO PARA GRUPOS SUB-REPRESENTADOS NA CIÊNCIA NO BRASIL. 2017. FUNDO NEWTON.

3.
SILVA, R. L.. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. Universidade Federal de Goiás.

4.
SILVA, R. L.; Lunas, S.; FERRAZ, W.; ALMEIDA, H.. Comissão Jugadora do Edital "O Boticário na Dança". 2014. O Boticário Franchising.

5.
SILVA, R. L.; Lunas, S.; FERRAZ, W.; ALMEIDA, H.. Comissão Jugadora do Edital "O Boticário na Dança". 2013. O Boticário Franchising.

6.
SILVA, R. L.. Seleção do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança. 2012. Fundação Nacional de Artes.

7.
SILVA, R. L.. MAPA CULTURAL PAUSLITA. 2009. SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA.

8.
SILVA, R. L.. AVALIAÇÃO DE PROJETO PARA OCUPAÇÃO DO TEATRO DA FUNDAÇÃO CASSIANO RICARDO. 2009. FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO.

9.
SILVA, R. L.. MAPA CULTURAL. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA DO PPGIPC.A PERFORMANCE COMO PESQUISA. 2018. (Encontro).

2.
II ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA DO PPGIPC.RODA DE CONVERSA SOBRE CULTURA POPULAR. 2018. (Encontro).

3.
Diálogos ausentes: o negro na dança.Corpo Limiar e Encruzilhadas. 2017. (Encontro).

4.
O IAIÁ, VEM JOGAR.Oficina de capoeira angola; bate papo sobre a mulher na capoeira. 2017. (Encontro).

5.
Quebra Cabaça, espalha a semente: encontro de afro-brasilidades.Cultura negra: perspectivas e desafios. 2017. (Encontro).

6.
XII CHAMADA DE MULHER.OFICINA DE CAPOEIRA ANGOLA - JOGO DE CORPO. 2017. (Encontro).

7.
XXVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASILA. Mesa redonda: Caminhos Rompidos: Pensamento descolonial no ensino da Arte / Conferência: ÁGUAS DE MENINO: VIVACIDADE CULTURAL E JUSTIÇA COGNITIVA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL. 2017. (Congresso).

8.
XXVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASILA. Mesa redonda: Caminhos Rompidos: Pensamento descolonial no ensino da Arte / Conferência: ÁGUAS DE MENINO: VIVACIDADE CULTURAL E JUSTIÇA COGNITIVA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL. 2017. (Congresso).

9.
IV CONGRESSO DA ANDA. CORPOPULAR NA ESCOLA. 2016. (Congresso).

10.
IX ABRACE. DO CAMPO VIVIA A POETNOGRAFIAS DANÇADAS: MULHERES DE LINHAS - EXPERIÊNCIAS E INTERLAÇAMENTOS. 2016. (Congresso).

11.
Jornada de Artes Cênicas.O processo de criação e suas implicações político-pedagógicas. 2016. (Encontro).

12.
VI CHAMADA DE MULHER.Relações de gênero e capoeira. 2016. (Encontro).

13.
XV SEMINÁRIO DRAMA, PERFOMRANCES E SUAS ANTROPOLOGIAS - PERFORMANCES CULTURAIS, INTERVOCALIDADES, DIÁLOGOS E DIFERENÇA.AVALIAÇÃO DO TRABALHO: MODOS DE FAZER, CÍRCULOS DE APRENDER: A PARTILHA DE CONHECIMENTOS NAS PERFORMANCES TRADICIONAIS COMO REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM TEATRO. 2016. (Seminário).

14.
XV SEMINÁRIO DRAMA, PERFOMRANCES E SUAS ANTROPOLOGIAS - PERFORMANCES CULTURAIS, INTERVOCALIDADES, DIÁLOGOS E DIFERENÇA.AVALIAÇÂO DO TRABALHO. 2016. (Seminário).

15.
XV SEMINÁRIO DRAMA, PERFOMRANCES E SUAS ANTROPOLOGIAS - PERFORMANCES CULTURAIS, INTERVOCALIDADES, DIÁLOGOS E DIFERENÇA.AVALIAÇÃO DO TRABALHO: ENTRE BANDEIROLAS E SANTOS: TERRITÓRIOS PROFANOS E MEMÓRIAS SAGRADAS. 2016. (Seminário).

16.
CHAMADA DE MULHER.CAPOEIRA ANGOLA. 2015. (Encontro).

17.
Colóquio Internacional Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas. No Break da Mandinga. 2015. (Congresso).

18.
ENCONTROS DE DANÇA. 2015. (Encontro).

19.
FESTIVAL LATINIDADES.DANÇA E CULTURA NEGRA. 2015. (Encontro).

20.
SEMINÁRIO COMUNICAÇÃO PÚBLICA E CIDADANIA.COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ. 2015. (Seminário).

21.
VII FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSO DE DANÇA. 2015. (Encontro).

22.
1° INTERARTE.Reflexos da Diáspora Africana da Cultura e Arte Popular Brasileira. 2014. (Encontro).

23.
1° INTERARTE.Corpo, Movimento e Cultura Afro-brasileira. 2014. (Encontro).

24.
Chamada de mulher.Ginga Menina. 2014. (Encontro).

25.
III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA DANÇA. Corpopular: a dança entre giros, palmas e sorrisos. 2014. (Congresso).

26.
Semana África-Religião e Ciência em África. 2014. (Seminário).

27.
7ème colloque international d?ethnoscénologie.capoeira angola: mito e magia. 2013. (Outra).

28.
Latinidades 2013 - Festival da Mulher Afro Latino Caribenha.Gênero e Capoeira: corpo, voz e tradição. 2013. (Outra).

29.
Seminário - Corpo Negro: entre saberes, poderes e ancestralidadesdes.Mediação da mesa Dança Afro: uma dança moderna brasileira. 2013. (Seminário).

30.
Escola Latino -americana de Mímica e Teatro Físico do Ponto de Cultura Vila das Artes.Jogo de corpo: proparação corporal e processo de criação a partir de elmentos da cultura popular brasileira. 2012. (Oficina).

31.
FESTIVAL DE DANÇAS POÉTICAS NEGRAS.DANÇA AFRO: UMA DANÇA MODERNA BRASILEIRA. 2012. (Outra).

32.
II Simpósio Nacional da Musicologia e IV Encontro de Musicologia Histórica.Loa Virada. 2012. (Simpósio).

33.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL. CAPOEIRA ANGOLA E CANDOMBLÉ: APROXIMAÇÕES. 2012. (Congresso).

34.
VII CONGRESSO DA ABRACE. O DONO DO CORPO - A COMPOSIÇÃO CÊNICA A PARTIR DE ELEMENTOS DO RITUAL DA UMBANDA. 2012. (Congresso).

35.
Comissão Local da XII Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã.Comissão Local da XII Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2011. (Outra).

36.
Congresso Luso-Afro-Brasiliero. Os Saberes do Corpo. 2011. (Congresso).

37.
Iê Viva a Zumbi.corpopular - um jeito brasileiro de se dançar. 2011. (Oficina).

38.
IV EDIPE.GT ARTES E MÚSICA. 2011. (Encontro).

39.
IV EDIPE.MANDINGA DA RUA - A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO POETICAMENTE CRÍTICO. 2011. (Encontro).

40.
TRADIÇÃO E TREINAMENTO DO ATOR.A CAPOEIRA ANGOLA E OS SAMBAS DE UMBIGADA NO PROCESO DE CRIAÇÃO. 2011. (Oficina).

41.
VIII SEMINÁRIO DO ENSINO DA ARTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS.ENSINAR E CONSTRUIR ARTE. 2011. (Seminário).

42.
VI Reunião Cientifica da Abrace. MANDINGA DA RUA: A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO POETICAMENTE CRÍTICO. 2011. (Congresso).

43.
Ciclo de debates: Educação Física e trabalho pedagógico.Metodologia para o trabalho pedagógico na Dança. 2010. (Seminário).

44.
CONFAEB.Indivíduos, coletivos, comunidades, redes (parecerista). 2010. (Seminário).

45.
Festival de dança do triângulo - O corpo negro e suas identidades.A dança no contexto da cultura negra. 2010. (Outra).

46.
II Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do Corpo e da Arte".Atráves: as relações corpo e cultura popular na criação em dança contemporânea. 2010. (Seminário).

47.
I SEGDANÇA.Danças Brasileiras e Populares na Universidade Hoje: Qual é o seu Lugar?. 2010. (Seminário).

48.
Olonadé - a cena negra brasileira.Corpo Limiar e Encruzilhadas. 2010. (Seminário).

49.
Seminário Geral de Graduação: Interdisciplinariedade e práxis. 2010. (Seminário).

50.
V Congresso da Abrace. Corpo Limiar e Encruzilhadas - da dança no contexto da cultura negra. 2010. (Congresso).

51.
XIII Congresso dos Paíes de Língua Portuguesa de Educação Física e Desporto. Matriz Africana Bantu na Dança Brasileira Contemporânea. 2010. (Congresso).

52.
X SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFG. DANÇA AFRO: POPULAR OU MODERNA?. 2010. (Congresso).

53.
V REUNIAÇÃO CIENTÍFICA DA ABRACE.Os saberes de Seu Firmino. 2009. (Encontro).

54.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE DANÇA NEGRA.---------------------------. 2008. (Encontro).

55.
REUNIÃO CIENTIFICA DE PESQUISADORES EM DANÇA.PREPARAÇÃO CORPORAL EM DANÇA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2008. (Encontro).

56.
MOSTRA DE ARTES DO SESC.DANÇA CONTEMPORÂNEA E CULTURA URBANA. 2007. (Outra).

57.
CONGRESSO ABRACE. 2003. (Congresso).

58.
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARTES.ALAFIA. 2001. (Encontro).

59.
X CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. NO HIP HOP: A BUSCA DE UM CORPO POETICAMENTE CRITICO II. 2001. (Congresso).

60.
IX CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. NA HIP HOP: A BUSCA DE UM CORPO POETICAMENTE CRITICO. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, RENATA DE LIMA; Hartmann, L. . ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA DO PPGIPC. 2018. (Outro).

2.
SILVA, RENATA; OLIVEIRA, L. F. ; Dornelles, M.L. ; SANTOS, F. C. H. ; Nascimento, V. B. ; Jesus, R. F. ; BARRETO, C. . IV MOSTRA COLETIVO 22. 2018. (Outro).

3.
SILVA, R. L.. SEMINÁRIO DE PERFORMANCES CULTURAIS: INTERLOCUÇÕES. 2017. (Outro).

4.
SILVA, R. L.; TAMASO, I. ; OLIVEIRA, L. D. ; SUAREZ, M. A. ; WICHERS, C. A. M. . Mesa: Performance do Horror - Questões de Antropologia e Direitos Humanos. 2017. (Outro).

5.
SILVA, RENATA DE LIMA; Dornelles, M.L. ; SANTOS, R. G. ; Figueireido, V.M.C. ; ALMEIDA, F. S. . III SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA EM DANÇA:. 2017. (Outro).

6.
SILVA, R. L.; REIS, A. . II SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA EM DANÇA. 2016. (Outro).

7.
SILVA, R. L.; OLIVEIRA, L. F. ; Dornelles, M.L. . III MOSTRA COLETIVO 22. 2016. (Outro).

8.
SILVA, R. L.. XI SEMANA CIENTÍFICA DA FEFD - UFG (CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE). 2016. (Outro).

9.
SANTOS, R. G. ; SILVA, R. L. . IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA. 2016. (Congresso).

10.
MONTEIRO, M.F.M ; SILVA, R. L. . Coordenação do Grupo de Trabalho Corpo e Capoeira, no Colóquio Afro-contemporâneo nas Artes Cênicas. 2015. (Congresso).

11.
SILVA, R. L.. II MOSTRA DE DANÇA COLETIVO 22. 2015. (Outro).

12.
SILVA, R. L.; Nunes, Alexandre . II ENCONTROS ARCANOS - TEATRO E MAGIA: FRONTEIRAS DA CRIAÇÃO. 2015. (Outro).

13.
SILVA, R. L.; GOMES, J. ; Dornelles, M.L. . Ginga Menina 2014. 2014. (Outro).

14.
SILVA, R. L.. I SEMINÁRIO DE ENSINO E DANÇA. 2014. (Outro).

15.
SILVA, R. L.; ABRAO, E. ; PIZZARO, M. ; REIS, A. . SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA EM DANÇA. 2014. (Outro).

16.
SILVA, R. L.. Cóloquio de Dança. 2013. (Outro).

17.
SILVA, R. L.; GOMES, J. . Ginga Menina 2013. 2013. (Outro).

18.
SILVA, R. L.. 20 ANOS ANGOLEIRO SIM SINHÔ. 2013. (Outro).

19.
SILVA, R. L.. GINGA MENINA. 2012. (Outro).

20.
SILVA, R. L.; MONTEIRO, M.F.M . IRMANDADE NEGRA EM MOVIMENTO. 2012. (Outro).

21.
SILVA, R. L.. DAI-ME LICENÇA AÊ. 2012. (Outro).

22.
SILVA, R. L.. FUGA - 4. 2011. (Festival).

23.
SILVA, R. L.; Laranjeira, Carolina Dias . DANÇA E BRINCADEIRA DE CAVALO MARINHO. 2010. (Outro).

24.
CCAASS ; SILVA, R. L. . ENCONTRO INTERNO DE CAPOEIRA ANGOLA ANGOLEIRO SIM SINHÔ. 2009. (Outro).

25.
CCAASS ; SILVA, R. L. . ENCONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA ANGOLA. 2008. (Outro).

26.
SILVA, R. L.. SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA UNICAMP. 2001. (Outro).

27.
SILVA, R. L.. SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA UNICAMP. 2000. (Outro).

28.
SILVA, R. L.. SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA DA UNICAMP. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
RAFAELA FRANCISCO DE JESUS. A PERFORMANCE NEGRA DE VICTORIA SANTA CRUZ. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
VANUSIA NOGUEIRA NEVES. A PERFORMANCE DE MULHERES KALUNGAS: CONTADORAS DE HISTÓRIAS QUILOMBOLAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
FLÁVIA CRISTINA HONORATO DOS SANTOS. AS RESSÔNANCIA DA MUSICALIDADE NO CORPO DO INTÉRPRETE-CRIADOR. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Helder de Miranda. A CORPORIEDADE DA VOZ NA PERFORMANCE RITUALÍSTICA NA CAPOEIRA ANGOLA E NA UMBANBA. Início: 2018. Tese (Doutorado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
RODRIGO GRABOSKI FRATTI. CORPO, ARTE E FORMAÇÃO CRÍTICA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AS EXPERIÊNCIA PERFORMÁTICAS DO COLETIVO CORPOENCENA 2011 ? 2017. Início: 2018. Tese (Doutorado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Elderson de Melo Miranda. Início: 2017. Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BRUNO LINHARES DUARTE. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ARTISTA DOCENTE EM FORMAÇÃO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DANÇA) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
EDCÉLIA MARTINS DE OLIVEIRA. Culturas na escola: O ensino da cultura de matrizes africanas nas aulas de Educação Física. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
ANA LUÍZA DA SILVA ANDRADE. VIVACIDADE CULTURAL E JUSTIÇA COGNITIVA NO PROJETO ÁGUAS DE MENINO. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em DANÇA) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
ITALO PAZ DOS SANTOS E SILVA. Músicas para dançar: A Cultura Popular na Educação Básica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em DANÇA) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA LICENCIATURAS. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ELOISA MARQUES ROSA. A SUÇA DE NATIVIDADE: FESTA, BATUQUE E ANCESTRALIDADE. 2015. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Renata de Lima Silva.

2.
ALESSANDRA BARREIRO DA SILVA. ?EU SOU ANGOLEIRO, ANGOLEIRO EU SEI QUE EU SOU?: IDENTIFICAÇÕES E TRAJETÓRIAS NA CAPOEIRA ANGOLA EM GOIÂNIA. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Coorientador: Renata de Lima Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GLEYDE LOPES. AFRO X: MITOLOGIA DOS ORIXAS E DANÇAS URBANASPROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

2.
JANAINA GOMES MACHADO. PÓETICAS DA LIBERDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DANÇA) - Instituto federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

3.
VALMIR SÉRGIO DE OLIVEIRA FILHO. TEATRO NEGRO DE ANIMAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

4.
PATRÍCIA FERREIRA SILVA. QUEBRA CABAÇA, ESPALHA A SEMENSTE - JOGAR COM A DANÇA E DANÇAR COM A CAPOEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

5.
RAFAELA FRANCISCO DE JESUS. DANÇA-AÇÃO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM DANÇA E MITOLOGIA DOS ORIXÁS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

6.
JÉSSICA RIBEIRO DIAS. ENTRE RAMOS: O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA A PARTIR DE ELEMENTOS DA COMEMORAÇÃO DA SEMANA SANTA NA CIDADE DE GOIÁS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

7.
OLGA RAISSA R. DE SOUSA. DANÇA AFRO-BRASILEIRA: SEU PROCESSO E REPERCUSSÃO NA CIDADE DE GOIÂNIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

8.
ANA CAROLINA ARANTES. O CORPO EM TRANSE: A PERFORMANCE RITUAL DA UMBANDA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

9.
ARYANNA BARBOSA DE CARVALHO. O DISCURSO DO CORPO E A GESTUALIDADE NA CAPOEIRA ANGOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

10.
Vinicius Bolivar do Nascimento. O Dono do Corpo - o processo de composição cênica a partir de elementos da umbanda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

11.
Maria da Gomes dos Santos. Da capoeira, do samba de roda e das danças dos orixás a uma proposta de intervenção em arte educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

Iniciação científica
1.
BRUNO LINHARES DUARTE. Danças populares e Educação Básica: uma reflexão a partir do olhar de uma artista-docente em formação.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA LICENCIATURAS. Orientador: Renata de Lima Silva.

2.
IAGO COELHO DE ARAÚJO. Corpo e Mito: por um dramaturgia corporal a partir da mitologia dos orixás.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata de Lima Silva.

3.
MAXIMO FARIA DOS REIS. Suça: o vivido, o dito e o escrito. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata de Lima Silva.

4.
PATRÍCIA FERREIRA DA SILVA. Jogar com a Dança e Dançar com a Capoeira. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata de Lima Silva.

5.
JÉSSICA TAVARES DE FARIA. Corpopular - a dança de rua na escola. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA LICENCIATURAS. Orientador: Renata de Lima Silva.

6.
ANDREZA LUCENA MINERVINO. O ENSINO DA DANÇA ATRAVÉS DO JONGO. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA LICENCIATURAS. Orientador: Renata de Lima Silva.

7.
VALMIR SERGIO DE OLIVEIRA FILHO. BONECAS NEGRAS: DANÇA, CULTURA POPULAR E TEATRO DE ANIMAÇÃO. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata de Lima Silva.

8.
PATRÍCIA FERREIRA DA SILVA. No Break da Mandinga. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata de Lima Silva.

9.
Johnathans Silva Paiva. Na ginga do break: dança de rua, capoeira, consciência negra e educação.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA LICENCIATURAS. Orientador: Renata de Lima Silva.

10.
GLEYDE LOPES DE SOUZA. CORPO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO PROGRAMA CORPOPULAR INTERSECÇÕES CULTURAIS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

11.
ANA CAROLINA ARANTES. BRINCADEIRA DE BOI: CULTURA POPULAR, DANÇA E EDUCAÇÃO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em DANÇA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

12.
ARYANNA CARVALHO. A cultura popular na cidade de Goiânia. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA. Orientador: Renata de Lima Silva.

13.
Aryanna de Carvalho. A capoeira angola na cidade de Goiânia. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

Orientações de outra natureza
1.
KATIANE SANTOS COSTA. Projeto Águas de Meninos - capoeira angola no fundo de quintal. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Renata de Lima Silva.

2.
ANA CAROLINA WENCESLAU. MONITORIA NA DISCIPLINA ATELIÊ I. 2016. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

3.
JULIANA OLIVEIRA FERREIRA. MONITORIA NA DISCIPLINA ATELIÊ II. 2016. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Renata de Lima Silva.

4.
GLEYDE LOPES DE SOUZA. Corpopular: a escola entre giros, palmas e sorrisos. 2015. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Orientador: Renata de Lima Silva.

5.
KATIANE SANTOS COSTA. CAPOEIRA ANGOLA PARA CRIANÇAS. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Renata de Lima Silva.

6.
LETÍCIA FONSECA. CORPOPULAR NA ESCOLA. 2015. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Renata de Lima Silva.

7.
LUCAS SILVA. CORPOPULAR, ENTRE GIROS, PALMAS E SORRISOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Renata de Lima Silva.

8.
Daniely Pereira da Silva Oliveira. Irmandades Negras em Movimento. 2012. Orientação de outra natureza. (DANÇA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata de Lima Silva.

9.
Vinicius Bolivar do Nascimento. O DONO DO CORPO. 2012. Orientação de outra natureza. (artes cênicas) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Orientador: Renata de Lima Silva.

10.
SHAYENNE RESENDE REIS. ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO DO PROGRAMA CORPOPULAR - INTERSECÇÕES CULTURAIS. 2012. Orientação de outra natureza. (ARTES VISUAIS) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Orientador: Renata de Lima Silva.

11.
GIULYANE GUIMARÃES NOGUEIRA GOMES. GIULYANE GUMARÃES NOGUEIRA GOMES. 2012. Orientação de outra natureza. (DANÇA) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Orientador: Renata de Lima Silva.



Outras informações relevantes


É capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô É diretora do Núcleo de Dança Coletivo 22, de pesquisa e performance artística.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:38:41