Cristiane Ferreira Esch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9452139211353321
  • Última atualização do currículo em 11/12/2013


Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Psicóloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Instituto de Psicologia. Supervisora de estágio especializado na área clínica, em Gestalt-Terapia, e em Psicologia Hospitalar no Serviço de Psicologia Aplicada, preceptora do Curso de Especialização em Psicologia Clínico-Institucional - modalidade Residência - no Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Coordenadora do projeto de extensão "Começar de novo: assistência psicológica junto à Reabilitação Cardíaca do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUPE sob uma perspectiva gestáltica"; coordenadora do projeto de Estágio Interno Complementar "A psicologia no serviço de cirurgia cardíaca do HUPE: contribuindo para a formação teórico-prática em Psicologia Hospitalar do aluno do curso de graduação em psicologia da UERJ". Colaboradora do curso de formação em Gestalt-Terapia do Instituto Gestalt São Paulo. Professora da Escola Preparatória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Ferreira Esch
Nome em citações bibliográficas
ESCH, C. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia.
Rua São Francisco Xavier 524, 10and, sl 10033 bl E
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340234


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Psicologia Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Descortinando o passado para vislumbrar o porvir: da Gestalt-Terapia à Abordagem Gestáltica no Brasil - 40 anos de histórias,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ana Maria Jacó-Vilela.
Palavras-chave: História da Psicologia.
1997 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A qualidade das relações e suas implicações para o desenvolvimento saudável do ser-humano do ponto de vista da Gestalt-Terapia.
Orientador: Eleonora Torres Prestrelo.




Formação Complementar


2009 - 2009
I Seminário com Jean-Marie Robine (14 h). (Carga horária: 14h).
IGT-Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar.
2005 - 2008
Formação em Gestalt-Terapia (512 h). (Carga horária: 512h).
Instituto Gestalt de São Paulo.
2006 - 2006
Curso Intensivo de Arte Terapia Gestáltica (32 h). (Carga horária: 32h).
Instituto Gestalt de São Paulo.
2003 - 2005
Capacitação/Treinamento-Psicoterapia Infantil 312h. (Carga horária: 312h).
Dialógico.
2004 - 2004
Orientação Vocacional -Perspectiva Gestáltica 22 h. (Carga horária: 22h).
Lauane Baroncelli.
2003 - 2003
Extensão universitária em Psicodiagnóstico Infantil (76 h). (Carga horária: 76h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2000 - 2002
Extensão universitária em Psicologia Clínica: uma abordagem gestáltica 180 h. (Carga horária: 180h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação profissional de jan/04 a dez/08 no Programa Espaço Servidor-UERJ, projeto que oferece atendimento psiquiátrico e psicológico aos funcionários da instituição; Em 2009, vincula-se ao Instituto de Psicologia da UERJ e passa a atuar como supervisora de estágio especializado em Gestalt-Terapia, no Serviço de Psicologia Aplicada, do Instituto de Psicologia. No mesmo período, passa a atuar como preceptora do curso de especialização em psicologia clínico-institucional, modalidade residência hospitalar, na clínica especializada em cirurgia cardíaca, do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria na disciplina Gestalt-Terapia I ministrada pela prof. Eleonôra Torres Prestrelo, totalizando 480 horas de atividades.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ, no projeto intitulado "A constituição da psicologia no Brasil: católicos e médicos", sob a orientação da prof. Dra. Ana Maria Jacó-Vilela

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, na modalidade PIBIC/UERJ, participando do projeto de pesquisa intitulado "A constituição da psicologia como saber autônomo: o caso brasileiro", sob a coordenação da prof. Dra. Ana Maria Jacó-Vilela


Centro Educacional da Lagoa, CEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Orientadora Profissional
Outras informações
Realização de grupos de orientação profissional com alunos do 2 ano do Ensino Médio do Centro Educacional da Lagoa, nas unidades Norte Shopping, Maria Angélica, Barra da Tijuca e Ilha do Governador.


Hospital Gafrée Guinle, HOSPITAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Outras informações
Participação como psicóloga voluntária no Projeto ConvHIVendo, realizando atendimento psicológico em grupo a crianças e adolescentes portadores de HIV/AIDS.



Projetos de extensão


2012 - Atual
Começar de novo: assistência psicológica junto à Reabilitação Cardíaca do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUPE sob uma perspectiva gestáltica:
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cristiane Ferreira Esch - Coordenador.
2012 - Atual
A Psicologia no Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUPE: contribuindo para a formação teórico-prática em Psicologia Hospital do aluno do curso de graduação em psicologia da UERJ
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cristiane Ferreira Esch - Coordenador.
2010 - 2010
A psicologia no Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUPE
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristiane Ferreira Esch - Coordenador.



Prêmios e títulos


2000
Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "O contexto sócio-histórico e a presença de conteúdo psicológico nas teses da facudade de Medicina do Rio de Janeiro, UERJ, 9ª Semana de Iniciação Científica.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESCH, C. F.2008 ESCH, C. F.. Vivências de uma psicoterapeuta: trilhando uma estrada sem fim. Revista Sampa GT, v. 4, p. 40-45, 2008.

2.
JACO-VILELA, A. M.2004JACO-VILELA, A. M. ; ESCH, C. F. ; GARRITANO, D. A. M. C. ; REZENDE, M. S. . Os estudos médicos no Brasil no século XIX: contribuições à Psicologia. Memorandum (Belo Horizonte), v. 7, p. 138-150, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
ESCH, C. F.; JACO-VILELA, A. M. . A regulamentação da profissão de psicólogo e os currículos de formação psi. In: JACÓ-VILELA, A. M.; CEREZZO, A. C.; RODRIGUES, H. B. C.. (Org.). Clio-Psyché Hoje - fazeres e dizeres psi na história do Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001, v. , p. 17-24.

2.
ESCH, C. F.; LIMA, S. C. C. ; REZENDE, M. S. . Therezinha Lins de Albuquerque. In: CAMPOS, R. H. F.. (Org.). Dicionário biográfico da psicologia brasileira - Pioneiros. Brasília: Imago, 2001, v. , p. 30-31.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, J. C. ; CORDOVA, M. S. ; ESCH, C. F. . Prosseguindo depois da perda: sobre a (re)construção do trabalho da psicologia na cirurgia cardíaca. In: XIII Fórum de Residência em Psicologia Clínico-Institucional, 2009, Rio de Janeiro. Praxis e Formação. As várias modalidades de intervenção do psicólogo, 2009.

2.
ESCH, C. F.. A arte de ser-terapeuta: quando a terapia re-cria a vida. In: VIII Congresso e XI Encontro Nacional de Gestalt-Terapia, 2007, Rio de Janeiro. VIII Congresso e XI Encontro Nacional de Gestalt-Terapia, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ESCH, C. F.; JACO-VILELA, A. M. . O lugar da Gestalt-Terapia na passagem de paradigmas: origens e desdobramentos da concepção de campo e da tônica na relação. In: III Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2010. v. 3. p. 19-20.

2.
ESCH, C. F.. O nascimento da Gestal-Terapia: da ênfase no indivíduo à importância do campo. In: IX Encontro Clio-Psyché - Gênero, Psicologia, História, 2010, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Clio-Psyché - Gênero, Psicologia, História. Rio de Janeiro, 2010. v. 9. p. 130-131.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRESTRELO, E. T. ; QUADROS, L. C. T. ; SOARES, L. L. M. ; GUERREIRO, C. F. ; VIANNA, K. de O. ; WELTE, P. C. ; MELO, R. C. D. ; ESCH, C. F. . 'O 'laboratório gestáltico: configurações e práticas contemporâneas' como uma prática transgressora, exercício de possibilidades''. In: IV Congresso de Gestalt-Terapia do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso de Gestalt-Terapia do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

2.
ESCH, C. F.. Origem e desdobramento da concepção de campo em Gestalt-Terapia: da teoria de Kurt Lewin às contribuições contemporâneas. In: XIII Encontro Nacional de Gestalt-Terapia e X Congresso da Abordagem Gestáltica, 2011, São Pedro, São Paulo. XIII Encontro Nacional de Gestalt-Terapia e X Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica, 2011. p. 121-122.

3.
ESCH, C. F.; LIMA, L. P. ; CORDOVA, M. S. ; CASTRO, L. ; ALVES, F. A. ; COUTINHO, J. . 'De peito aberto': grupo pré-operatório do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Pedro Ernesto. In: VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - 'As construções históricas e as especialidades na Psicologia Hospitalar, 2011, Curitiba. Anais do VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2011. p. 139-139.

4.
ALMEIDA, C. R. ; ESCH, C. F. . Que negócio é esse de operar? A abordagem gestáltica em grupo de acompanhamento psicológico a crianças em processo cirúrgico. In: VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - 'As construções históricas e as especialidades na Psicologia Hospitalar, 2011, Curitiba. Anais do VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2011. p. 140-140.

5.
CORDOVA, M. S. ; ESCH, C. F. . A psicologia hospitalar em sua interface com a Gestalt-Terapia: experiências de contato na cirurgia cardíaca. In: VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - 'As construções históricas e as especialidades na Psicologia Hospitalar, 2011, Curitiba. Anais do VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2011. p. 227-227.

6.
ESCH, C. F.; CORDOVA, M. S. ; CARDOSO, V. B. ; ALMEIDA, C. R. . Qualidade de vida em questão: contabilizando ganhos no programa de reabilitação cardíaca do HUPE. In: X Jornada de Psicologia em Cardiologia, 2010, Rio de Janeiro. Rev Bras Cardiol., 2010. v. 23. p. 94-94.

7.
CORDOVA, M. S. ; LIMA, L. P. ; SANTOS, R. P. ; CARDOSO, V. B. ; ALMEIDA, C. R. ; SIMOES, L. F. ; ESCH, C. F. . O trabalho com grupos de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: vivendo a experiência da multidisciplinariedade. In: X Jornada de Psicologia em Cardiologia, 2010, Rio de Janeiro. Rev Bras Cardiol., 2010. v. 23. p. 93-93.

8.
ESCH, C. F.; DOMINGUES, R. F. ; ESPÍRITO SANTO, A. A. do ; REZENDE, M. S. ; GARRITANO, D. A. M. C. . A temática psicológica nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro. In: 10ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2001, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 10ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2001. p. 617-617.

9.
ESCH, C. F.; CEREZZO, A. C. A. ; REZENDE, M. S. ; BITAR, A. P. M. ; GARRITANO, D. A. M. C. ; JACO-VILELA, A. M. ; SILVA, J. G. . Católicos e Médicos na história da psicologia no Brasil. In: II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001, Bahia. Anais do II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001.

10.
JACO-VILELA, A. M. ; ESCH, C. F. ; GARRITANO, D. A. M. C. ; PINHO, G. S. A. ; BARCELLOS, L. F. ; BITAR, A. P. M. . A constituição da psicologia no Brasil: católicos e médicos. In: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000.

11.
GARRITANO, D. A. M. C. ; ESCH, C. F. ; JACO-VILELA, A. M. . A teoria da degenerescência nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro no séc. XIX. In: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000.

12.
JACO-VILELA, A. M. ; CEREZZO, A. C. A. ; REZENDE, M. S. ; SILVA, J. G. ; BITAR, A. P. M. ; ESCH, C. F. ; GARRITANO, D. A. M. C. . O confronto entre dois discursos psicológicos: o saber médico e o saber legitimado pela instituição católica (1830-1930). In: XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2000. Resumos de Comunicação Científica na XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP, 2000. p. 201-201.

13.
ESCH, C. F.. O contexto sócio-histórico e a presença de conteúdo psicológico nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro. In: 9ª Semana de Iniciação Científica, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos dos Anais da 9ª Semana de Iniciação Científica, 2000. p. 582-582.

14.
JACO-VILELA, A. M. ; ESCH, C. F. ; ALMEIDA, A. C. ; JAMMEL, L. ; ALBRECHT, D. ; BITAR, A. P. M. ; BARCELLOS, L. ; SALOMÃO, G. . Organização de dados para a preservação da memória da psicologia no Brasil. In: 10º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999, São Paulo. Anais do 10ª Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999. p. 174-174.

15.
ESCH, C. F.; CASTRO, V. S. O. ; JACO-VILELA, A. M. . Constituição histórica do currículo do curso de psicologia. In: 8ªI Semana de Iniciação Científica, 1999, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 8ªI Semana de Iniciação Científica da UERJ, 1999. p. 493-493.

16.
ESCH, C. F.; JAMMEL, L. ; JACO-VILELA, A. M. . Constituição da prática profissional em psicologia: uma breve história do currículo de formação psi. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999, Campinas. Resumos de Comunicação Científica na XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999. p. 195-195.

Apresentações de Trabalho
1.
ESCH, C. F.. Conhecendo e refletindo sobre os diversos fatores presentes na escolha da profissão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ESCH, C. F.. Acompanhamento do binômio paciente-família no CTI cardíaco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ESCH, C. F.. Reabilitação Cardíaca - um painel sobre as atividades realizadas e os resultados obtidos pelo ambulatório de RC do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, A. P. R. ; SILVA, A. C. C. ; GAMA, L. C. ; OLIVEIRA, D. R. ; OLIVEIRA, F. B. ; ESCH, C. F. . Psicologia e Reablitação Cardiovascular: um encontro repleto de possibilidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ESCH, C. F.; PEREIRA, A. P. R. ; OLIVEIRA, D. R. ; CARLOS, I. M. S. C. ; SILVA, A. C. C. ; GAMA, L. C. . Psicologia e Cirurgia Cardíaca: uma parceria necessária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ESCH, C. F.. Tempo e Vida: configurações nas instituições hospitalares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PRESTRELO, E. T. ; QUADROS, L. C. T. ; ESCH, C. F. ; SOARES, L. L. M. ; GUERREIRO, C. F. ; VIANNA, K. de O. ; WELTE, P. C. ; MELO, R. C. D. . 'O 'laboratório gestáltico: configurações e práticas contemporâneas' como uma prática transgressora, exercício de possibilidades...'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ESCH, C. F.. Atenção e Cuidado em Saúde: o trabalho do gestalt-terapeuta com pacientes cardiopatas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ESCH, C. F.. Vivenciando a Gestalt-Terapia em hospitais: a atenção ao paciente cardiopata e seus familiares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ESCH, C. F.. (Re) conhecendo mitos, crenças e estereótipos no processo de escolha da profissão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ESCH, C. F.. Um estudo sobre a concepção de campo na Gestalt-Terapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALMEIDA, C. R. ; ESCH, C. F. . A abordagem gestáltica no acompanhamento psicológico à crianças em processo cirúrgico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ESCH, C. F.. Abordagem gestáltica e psicologia hospitalar: experiências com o aqui-e-agora no serviço de cirurgia cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ESCH, C. F.. O trabalho da Psicologia em Cirurgia Cardíaca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CORDOVA, M. S. ; LIMA, L. P. ; SANTOS, R. P. ; CARDOSO, V. B. ; ALMEIDA, C. R. ; SIMOES, L. F. ; ESCH, C. F. . O trabalho com grupos de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: vivendo a experiência da multidisciplinariedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ESCH, C. F.; CORDOVA, M. S. ; CARDOSO, V. B. ; ALMEIDA, C. R. . Qualidade de vida em questão: contabilizando ganhos no programa de reabilitação cardíaca do HUPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ESCH, C. F.. Pensando a escolha profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ESCH, C. F.. A arte de ser-terapeuta: quando a terapia re-cria a vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SILVA, J. G. ; BITAR, A. P. M. ; JACO-VILELA, A. M. ; ESCH, C. F. ; CEREZZO, A. C. A. ; GARRITANO, D. A. M. C. ; REZENDE, M. S. . Católicos e Médicos na História da Psicologia no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ESCH, C. F.. A temática psicológica nas teses da faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ESCH, C. F.. O discurso do corpo: contribuições da Medicina à constituição da psicologia no Brasil (1830-1930). 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
JACO-VILELA, A. M. ; ESCH, C. F. ; GARRITANO, D. A. M. C. ; PINHO, G. S. A. ; BARCELLOS, L. F. ; BITAR, A. P. M. . A constituição da Psicologia no Brasil: católicos e médicos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
GARRITANO, D. A. M. C. ; ESCH, C. F. ; JACO-VILELA, A. M. . A teoria da degenerescência nas teses da faculdade de Medicina do Rio de Janeiro no século XIX. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
JACO-VILELA, A. M. ; CEREZZO, A. C. A. ; REZENDE, M. S. ; SILVA, J. G. ; BITAR, A. P. M. ; ESCH, C. F. ; GARRITANO, D. A. M. C. . O confronto entre dois discursos psicológicos: o saber médico e o saber legitimado pela instituição católica (1830/1930). 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ESCH, C. F.. O contexto sócio-histórico e a presença de conteúdo psicológico nas teses da faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ESCH, C. F.; JACO-VILELA, A. M. . A regulamentação da profissão de psicólogo e os currículos de formação psi. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ESCH, C. F.. Organização de dados para preservação da memória da Psicologia no Brasil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
ESCH, C. F.; JAMMEL, L. ; JACO-VILELA, A. M. . Constituição da prática profissional em psicologia: uma breve história do currículo de formação psi. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
ESCH, C. F.. Constituição histórica do currículo do curso de psicologia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ESCH, C. F.. 50 Congresso Científico do HUPE. 1 Congresso de Ex-Residentes do HUPE. 2012.

2.
ESCH, C. F.. X Encontro Clio-Psyché. 2012.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DONATI, Taís Devens; ALBERTI, S.; ESCH, C. F.; ALENCAR, P. P. de. Participação em banca de Taís Devens Donati. Medicina e Psicanálise: o analista na clínica hospitalar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Clínico-Institucional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CASTRO, A. B. R. de; CASTILHO, G.; ESCH, C. F.; FERREIRA, C. I.. Participação em banca de Ana Beatriz Raimundo de Castro. É preciso tempo: reflexões sobre o luto e a urgência subjetiva no hospital geral. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Clínico-Institucional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BASTOS, C. P. da S.; ROCHA, M. L.; ESCH, C. F.. Participação em banca de Déborah Thiers de Carvalho.O TDA/H - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a medicalização da queixa escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
GUGGENHEIM, E. S.; ESCH, C. F.; SANTOS, V. S.. Participação em banca de Liliam Ferreira da Silva.Morte iminente - processo de luto no contexto hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
UZIEL, A. P.; ESCH, C. F.; ROGRIGUES, H. E.. Participação em banca de Aline Ferreira Amorim.O despertar da identidade homossexual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
UZIEL, A. P.; BARROS, R. M. M.; ESCH, C. F.. Participação em banca de Dejany Ferreira dos Santos.Amor entre as grades: mulheres que se relacionam com homens privados da liberdade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
PRESTRELO, E. T.; QUADROS, L. C. T.; ESCH, C. F.. Participação em banca de Daniela Macri da Costa Rodrigues.A psicologia e a atenção primária à saúde: qual o papel da psicologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
RIBEIRO, M. C. C.; ESCH, C. F.; SOUZA, G. S.. Participação em banca de José Jorge de Moraes Vieira da Cunha.Grupo de crescimento como modalidade de atendimento no serviço de psicologia aplicada da UERJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
PRESTRELO, E. T.; QUADROS, L. C. T.; ESCH, C. F.. Participação em banca de Marta Maria de Almeida Olivieri.Os desafios da maternidade na contemporaneidade e suas implicações na relação mãe-filho - um estudo inspirado na abordagem gestáltica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
ARENDT, R. J. J.; ESCH, C. F.; RODRIGUES, H. B. C.. Participação em banca de Fabiana Castro Rosa.As possibilidades de cuidado e o papel do psicólogo na reabilitação do deficiente visual no Instituto Benjamim Constant. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
PRESTRELO, E. T.; QUADROS, L. C. T.; ESCH, C. F.. Participação em banca de Mauro Santos Villas Bôas.Imagem corporal - um olhar gestáltico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Mostra de Estágios da UERJ.Conhecendo e refletindo sobre os diversos fatores presentes na escolha da profissão. 2013. (Oficina).

2.
II Simpósio do Laboratório Gestáltico.Tempo e Vida: configurações nas instituições hospitalares. 2012. (Simpósio).

3.
Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas.Atenção e Cuidado em Saúde: o trabalho do gestalt-terapeuta com pacientes cardiopatas. 2012. (Oficina).

4.
VI Encontro Fluminense de Gestalt-Terapia.Vivenciando a Gestalt-Terapia em hospitais: a atenção ao paciente cardiopata e seus familiares. 2012. (Oficina).

5.
X Encontro Clio-Psyché.Arquivos e Memórias. 2012. (Encontro).

6.
XVI Fórum de Residência em Psicologia Clínico-Institucional.Particularidades do trabalho da psicologia face à iminência de uma intervenção cirúrgica: o caso da cirurgia cardíaca. 2012. (Outra).

7.
VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. "De peito aberto": grupo pré-operatório do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2011. (Congresso).

8.
VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Que negócio é esse de operar? a abordagem gestáltica em grupo de acompanhamento psicológico a crianças em processo cirúrgico. 2011. (Congresso).

9.
VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. A psicologia hospitalar em sua interface com a Gestalt-Terapia: experiências de contato na cirurgia cardíaca. 2011. (Congresso).

10.
VII Mostra de Estágios da UERJ.(Re) conhecendo mitos, crenças e estereótipos no processo de escolha da profissão. 2011. (Oficina).

11.
XIII Encontro Nacional de Gestalt-Terapia e X Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica. Origem e desdobramento da concepção de campo em Gestalt-Terapia: da teoria de Kurt Lewin às contribuições contemporâneas. 2011. (Congresso).

12.
XV Fórum da Residência em Psicologia Clínico-Institucional.Abordagem gestáltica e psicologia hospitalar: experiências com o aqui-e-agora no Serviço de Cirurgia Cardíaca. 2011. (Outra).

13.
XV Fórum da Residência em Psicologia Clínico-Institucional.A abordagem gestáltica no Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUPE. 2011. (Outra).

14.
III Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social.O lugar da Gestalt-Terapia na passagem de paradigmas: origens e desdobramentos da concepção de campo e da tônica na relação. 2010. (Seminário).

15.
IX Encontro Clio-Psyché Gênero, Psicologia, História.Percursos históricos: gestaltismo, gestal-terapia, fenomenologia e abordagem rogeriana. 2010. (Encontro).

16.
IX Encontro Clio-Psyché - Gênero, Psicologia, História.O nascimento da Gestalt-Terapia: da ênfase no indivíduo à importância do campo. 2010. (Encontro).

17.
IX Encontro Clio-Psyché - Gênero, Psicologia, História.Percursos históricos: gestaltismo, Gestalt-Terapia, fenomenologia e abordagem rogeriana. 2010. (Encontro).

18.
VII Semana de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.O trabalho da Psicologia em Cirurgia Cardíaca. 2010. (Outra).

19.
XIV Fórum de Residência em Psicologia Clínico-Institucional.Psicologia e cirurgia cardíaca: um diálogo possível?. 2010. (Outra).

20.
X Jornada SOCERJ de Psicologia em Cardiologia.Qualidade de vida em questão: contabilizando ganhos no programa de reabilitação cardíaca do HUPE. 2010. (Outra).

21.
X Jornada SOCERJ de Psicologia em Cardiologia.O trabalho com grupos de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: vivendo a experiência da multidisciplinariedade. 2010. (Outra).

22.
I Simpósio do Laboratório Gestáltico.Ser um Gestalt terapeuta: eis a questão. 2009. (Simpósio).

23.
V Mostra de Estágios da UERJ.Pensando a escolha profissional. 2009. (Oficina).

24.
XIII Fórum de Residência em Psicologia Clínico-Institucional.A Psicologia no Serviço de Cirurgia Cardíaca: limites e possibilidades. 2009. (Outra).

25.
Dia da Orientação Profissional - Prevest IBB e InterAção Jr..O desafio da escolha da profissão. 2008. (Oficina).

26.
I Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. 2007. (Congresso).

27.
XI Encontro e VIII Congresso Nacional de Gestalt-Terapia. A arte de ser-terapeuta: quando a terapia re-cria a vida. 2007. (Congresso).

28.
II Congresso Latino de Gestalt: hermenêutica experimental do contato - empiria e teoria. 2004. (Congresso).

29.
X Semana de Iniciação Científica.A temática psicológica nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

30.
1 Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.O discurso do corpo: contribuições da medicina à constituição da psicologia no Brasil. 2000. (Encontro).

31.
52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.A constituição da psicologia no Brasil: católicos e médicos. 2000. (Outra).

32.
9ª Semana de Iniciação Científica.O contexto sócio-histórico e a presença de conteúdo psicológico nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro. 2000. (Outra).

33.
XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia.O confronto entre dois discursos psicológicos: o saber médico e o saber legitimado pela instituição católica (1830/1930). 2000. (Outra).

34.
II Encontro Clio-Psyché - fazeres e dizeres psi na história do Brasil.A regulamentação da profissão de psicólogo e os currículos de formação psi. 1999. (Encontro).

35.
VIII Semana de Iniciação Científica.Constituição histórica do currículo do curso de Psicologia. 1999. (Outra).

36.
X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Organização de dados para a preservação da memória da psicologia no Brasil. 1999. (Encontro).

37.
XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Constituição da prática profissional em Psicologia: uma breve história do currículo de formação psi. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESCH, C. F.. X Encontro Clio-Psyché. 2012. (Congresso).

2.
ESCH, C. F.; CUNHA, V. L. . III Feira de Profissões do CEL. 2008. (Outro).

3.
SALOMÃO, A. ; ESCH, C. F. . II Feira de Profissões do CEL. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nelcimar Menezes da Rocha. A humanização nas instituições de saúde: a importância do cuidado na lógica da humanização. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Bruno Rodrigues Bezerra. A psicose sob o olhar gestáltico: os primeiros passos em busca de uma compreensão. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Fabiene Barros de Oliveira. Uma análise reflexiva do luto enquanto processo em pacientes cardiopatas. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Luiza de Carvalho Gama. O encontro entre a Psicologia e a Cardiologia: aspectos psicológicos a serem considerados nas diferentes etapas do processo de cirurgia cardíaca. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariana Silveira Córdova. A psicologia hospitalar em sua interface com a Gestalt-Terapia: experiências de contato na cirurgia cardíaca. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Clínico-Institucional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosiane Seixas Plácido da Rosa. O fenômeno da resiliência: vivências no hospital sob o enfoque da Gestalt-Terapia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

2.
Letícia Losito Monteiro. Os contatos psicóticos: formas possíveis no campo da Gestalt-Terapia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

3.
Juliana Bazeth Durce de Oliveira. A relação do médico com a morte: influências da formação e prática profissional no cuidado ao paciente fora de possibilidades terapêuticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

4.
Taissa Barreto Daltro. A relação dialógica terapeuta-cliente sob a perspectiva gestáltica: o processo na terapia individual e de grupo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

5.
Celita Almeida Rosário. Que negócio é esse de operar? o acompanhamento psicológico à crianças em processo cirúrgico como figura e a visão da Gestalt-Terapia como fundo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

6.
Helen Magalhães da Silva. Humanização e Integralidade no Contexto Hospitalar: o que o psicólogo tem a ver com isso?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

7.
Juliana Castro de Vasconcelos. A psicologia no hospital - reflexões acerca da importância e contribuição do psicólogo no contexto hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

8.
Juliana de Assis Alves. Construindo uma ação com um grupo de mães adolescentes: o relato de uma experiência de estágio sob a ótica da Gestalt-Terapia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Clea Candido da Silva; Fabiene Barros de Oliveira. Começar de Novo: assistência psicológica junto à reabilitação cardíaca do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Pedro Ernesto sob uma perspectiva gestáltica. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Extensão - UERJ. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

2.
Luiza de Carvalho Gama; Danielle Rosa de Oliveira; Ingrid Ma. Psicologia e Cirurgia Cardíaca: treinamento em Psicologia Hospitalar. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA/UERJ. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

3.
Carolina Guerreiro; Davi Chaves; Rachel Pereira; Rosiane da. O aluno de Psicologia em ação: a prática em psicologia hospitalar no serviço de cirurgia cardíaca do Hospital Universitário Pedro Ernesto sob uma perspectiva gestáltica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.

4.
Fabiene de Oliveira; Aline de Souza; Ingrid de Paulo. Começar de novo: assistência psicológica junto à reabilitação cardiaca do Hospital Universitário Pedro Ernesto sob uma perspectiva gestáltica. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristiane Ferreira Esch.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:26:55