Waldemir Rosa

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  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado também em antropologia social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor de Antropologia, sub-área Diáspora Africana na América Latina e Caribe, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Temas de pesquisa: antropologia urbana, relações raciais, relações de gênero (enfoque em masculinidades), políticas afro-reparatórias, epistemologias do Sul, antropologia da educação e das políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Waldemir Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, W.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História.
Alameda Rui Ferreira
Centro
85851400 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292194
URL da Homepage: http://cursos.unila.edu.br/institutos/ilaach


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Hip Hop Goianiense e o Antropólogo: experiência etnográfica e as margens da nação brasileira, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Giralda Seyferth.
Bolsista do(a): International Fellowships Program - Ford Foundation, IFP, Estados Unidos.
Palavras-chave: Identidade Nacional; Música Rap; Relações Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2004 - 2006
Mestrado em Antropologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Homem Preto do Gueto: um estudo sobre a masculinidade no Rap brasileiro,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rita Laura Segato.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Masculinidade; Rap; Hip Hop.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Relações de Gênero.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana / Especialidade: Estudos de Identidade.
2013 interrompida
Especialização interrompida em 2014 em MBA - Comunicação Eleitoral e Marketing Político. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2002 - 2003
Aperfeiçoamento em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: MST e EZLN: duas histórias uma luta?. Ano de finalização: 2003.
1998 - 2001
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: EZLN e MST: duas histórias uma mesma luta?.
Orientador: Dalva Maria B L Dias de Souza.


Pós-doutorado


2014 interrompida
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Antropologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Ações Afirmativas.
Ano de interrupção: 2015


Formação Complementar


2016 - 2016
Epistemologías críticas y metodologías poscoloniales. (Carga horária: 120h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2016 - 2016
Gestão de pessoas e liderança de equipes. (Carga horária: 32h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2004 - 2004
Em educação e relações étnico-raciais. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Relações Interpessoais. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Saúde - Goiás, SES - GO, Brasil.
1999 - 1999
Atendimento ao Público. (Carga horária: 10h).
Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, FUNDAHC, Brasil.
1996 - 1996
Arquivos Médicos - Administração e Organização de. (Carga horária: 15h).
Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, FUNDAHC, Brasil.
1996 - 1996
Excelência no Atendimento ao Público. (Carga horária: 8h).
Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, FUNDAHC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2017 - Atual
Direção e administração, Coordenação Curso Pós-graduação Lato Senso, .

Cargo ou função
Coordenação curso Pós-graduação Lato Senso Direitos Humanos na América Latina.
01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antroplogia
03/2018 - 07/2018
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Antropológicos I - Feminismo Negro e Crítica Epistêmica
08/2017 - 12/2017
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA
08/2017 - 12/2017
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DEBATES ANTROPOLÓGICOS CONTEMPORÂNEOS
08/2017 - 12/2017
Ensino, Direitos Humanos na América Latina, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Escravismo e Colonialismo: Povos originários e diáspora Africana no contexto da garantia de direitos da América Latina
10/2015 - 08/2017
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Chefia - Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias - DISSUTEC.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversiade Cultural e Interculturalidade
03/2017 - 07/2017
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Antropológicos II: Relações sociais de gênero e masculiniades
08/2016 - 12/2016
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Antropologia
08/2016 - 12/2016
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Debates Antropológicos Contemporâneros
07/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão em Educação para as Relações Étnico-Raciais, destinado aos professores da rede estadual de educação, visando a prática das Leis 10.639 e 11.645 no currículo escolar.
04/2015 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História, .

03/2016 - 07/2016
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
03/2016 - 07/2016
Ensino, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
08/2015 - 12/2015
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Debates Antropológicos Contêmporâneos
História da Antropologia
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Raça e Etnia
08/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina - II
04/2015 - 07/2015
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Afro-latino-americanos
04/2015 - 07/2015
Ensino, História - América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos de Cultura

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor Educação à Distância, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista do Projeto Passagem do Meio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de PIBIC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de PIBIC, Carga horária: 20

Atividades

08/2014 - 09/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, poder e relações raciais
08/2014 - 09/2014
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Ciêncais Florestais II - Cultura, Poder e Relações Raciais
02/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
02/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
02/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
07/2013 - 12/2013
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Minorias étnico-raciais, nação e política da diferença
07/2013 - 12/2013
Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia da saúde
07/2013 - 12/2013
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia da Saúde
04/2012 - 11/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matrizes Culturais da arte no Brasil

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, SEPPIR/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultoria técnica: elaboração do I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

Atividades

09/2012 - 04/2013
Outras atividades técnico-científicas , SEPPIR/PR, SEPPIR/PR.

Atividade realizada
Elaboração de documento oficial.

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço
Outras informações
Consultoria técnica: elaboração para a publicação de documento síntese do Encontro AFRO XXI.

Atividades

07/2012 - 08/2012
Outras atividades técnico-científicas , PNUD, PNUD.

Atividade realizada
Redator de Relatório Final.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30
Outras informações
Consultoria técnica científica ? Acompanhamento da execução das politicas públicas de igualdade racial do governo federal e redação do capítulo de Igualdade Racial do periódico Políticas Públicas: Acompanhamento e Análise.

Atividades

03/2007 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Estudos Sociais - DISOC, Diretoria de Estudos Sociais - DISOC.

Atividade realizada
Consultoria técnica científica.

Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia, IESA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 8

Atividades

08/2006 - 03/2009
Ensino, Letras português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
03/2006 - 03/2009
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Sociologia da Educação
03/2006 - 03/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
03/2006 - 03/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
Sociologia Aplicada à Adminstração

Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultror, Carga horária: 8
Outras informações
A pesquisa resultou na publicação do livro: LOPES, Maria Auxiliadora & BRAGA, Maria L. de S. (Coord). Acesso e Permanência da População Negra no Ensino Superior. Brasília: MEC/Secad / UNESCO, 2007. 350p.


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Pesquisador Junior, Enquadramento Funcional: Consultor - Modalidade Produto, Carga horária: 20
Outras informações
A pesquisa resultou na publicação do livro: CASTRO, Mary G. & ABRAMOVAY, Mirian. (Coord). Relações Raciais na Escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: UNESCO, INEP, Observatório de Violência nas Escolas, 2006. 370p.

Atividades

06/2004 - 08/2005
Outras atividades técnico-científicas , UNESCO, UNESCO.

Atividade realizada
Pesquisador Junior.

Fundação de Apoio a Pesquisa - FUNAPE, FUNAPE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Estabelecimento Educacional/científico - Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás - HC/UFG



Linhas de pesquisa


1.
Políticas Afro-reparatórias
2.
Antropologia das populações afro-latino-americanas
3.
Narrativas Nacionais
4.
Raça, Nação e Estado
5.
Antropologia das populações afro-latino-americanas
6.
Narrativas nacionais
7.
Políticas afro-reparatórias
8.
Raça, nação e Estado
9.
Afro-uruguaios


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Diáspora africana na América do Sul: Estado, identidades políticas e as formações nacionais ? um estudo comparativo entre Brasil, Uruguai e Colômbia (segunda e terceira fases)
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva estudar a forma como os Estados nacionais da América do Sul incorporam a retórica da raça na constituição de legislações e polícias afro-reparatórias e como está incorporação incide sobre os processos de constituição das identidades políticas dos grupos negros e afro-latino-americanos e se tais grupos se utilizam do Estado para inscrever sua contras-narrativas no discurso oficial se contraponto a metáfora englobante e unificadora das nações. A primeira fase do projeto dedicou ao estudo de caso do Brasil e a segunda e terceira fases respectivamente o caso do Uruguai e Colômbia. Esses ?outros? da nação são constituídos como resultantes de formas de subjetivação a partir de interações através de fronteiras históricas interiores, fornecidas primeiramente pelo colonialismo e posteriormente pela formação do Estado nacional. Assim as suas contras-narrativas rasuram as suas fronteiras totalizantes forçando um colapso de sua uniformidade, homogeneidade e horizontalidade que revela a ambivalência e o quanto vacilante é a nação. Buscamos dar ênfase a problematização na pesquisa em três aspectos principais: 1) a relação entre identidades polícias e o Estado; 2) a relação entre Estado e nação enquanto narrativa; e c) observar a existência, ou não, de uma dissonância entre a narrativa da nação e o discurso oficial do Estado no que se refere as políticas afro-reparatórias. Aqui o Estado é compreendido como um elemento importante no processo de constituição das identidades políticas dos grupos minoritários por meio do financiamento, via alocação de recursos públicos, de suas contras-narrativas que fraturam a narrativa da nação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Waldemir Rosa - Coordenador / Sábatha Fernandes - Integrante / SKARLLETT ANDRESSA OTTO LEITE - Integrante / SILVIA THAIS CORREA CEZAR GONSALVES ROSA - Integrante.
2015 - 2016
Diáspora africana na América do Sul: Estado, identidades políticas e as formações nacionais ? o caso das políticas afro-reparatórias no Brasil
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva estudar a forma como o Estado brasileiro incorporam a retórica da raça na constituição de legislações e polícias afro-reparatórias e como está incorporação incide sobre os processos de constituição das identidades políticas dos grupos negros e afro-brasileiros. Ele é a primeira fase de um projeto mais amplo de duração de aproximadamente seis anos que preconiza a realização de um estudo comparativo entre Brasil, Uruguai e Colômbia no que diz respeito a forma como os Estados sul-americanos operam a retórica da raça na garantia de direitos e como os grupos, sujeitos de direitos em tais políticas, se utilizam do Estado para inscrever suas contra narrativas no discurso oficial se contraponto a metáfora englobante e unificadora das nações. Esses ?outros? da nação brasileira são constituídos como resultantes de formas de subjetivação a partir de interações através de fronteiras históricas interiores, fornecidas primeiramente pelo colonialismo e posteriormente pela formação do Estado nacional. Assim as suas contra narrativas rasuram as suas fronteiras totalizantes forçando um colapso de sua uniformidade, homogeneidade e horizontalidade que revela a ambivalência e o quanto vacilante é a nação. Buscamos dar ênfase a problematização na pesquisa em três aspectos principais: 1) a relação entre identidades polícias e o Estado; 2) a relação entre Estado e nação enquanto narrativa; e c) observar a existência, ou não, de uma dissonância entre a narrativa da nação e o discurso oficial do Estado no que se refere as políticas afro-reparatórias. Aqui o Estado é compreendido como um elemento importante no processo de constituição das identidades políticas dos grupos minoritários por meio do financiamento, via alocação de recursos públicos, de suas contra narrativas que fraturam a narrativa da nação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Waldemir Rosa - Coordenador / Thales Ramos da Silva - Integrante / Sábatha Fernandes - Integrante.Número de orientações: 1
2007 - 2008
Acompanhamento da execução das políticas públicas de igualdade racial do governo federal
Descrição: Atividade refere-se ao acompanhamento da execução das políticas públicas de promoção da igualdade racial do governo federal. As atividades desenvolvidas fora: monitoramento de políticas públicas, acompanhamento de reunião de conselhos, análise de programas e projetos de promoção da igualdade racial, produção e análise de dados quantitativos e qualitativos e redação do capítulo de igualdade racial do boletim Políticas Sociais Acompanhamento e Análise.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Significado do acesso e da permanência da população negro no ensino superior
Descrição: A atividade prevê a realização de estudos de casos em doze universidades públicas brasileiras no que refere-se às experiência de ações afirmativas, tanto de acesso quanto permanência, para a população negra no ensino superior. Instituições pesquisadas: Universidade Federal da Bahia ? UFBA; Universidade Estadual da Bahia ? UNEB; Universidade Federal de Alagoas ? UFAL; Universidade Estadual de Goiás ? UEG; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ? UEMS; Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG; Universidade Estadual de Campinas ? Unicamp; Universidade de São Paulo ? USP; Universidade Federal Fluminense ? UFF; Universidade Estadual do Rio de Janeiro ? UERJ; Universidade Federal do Paraná ? UFPR; e a Universidade Estadual de Londrina ? UEL..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Proficiência Escolar e a Questão Racial
Descrição: O estudo qualitativo realizado em escolas públicas e privadas de cinco capitais brasileiras (São Paulo?SP, Salvador?BA, Belém?PA, Porto Alegre?RS e Brasília?DF) por meio de observação e descrição da rotina escolar e entrevistas, a existência, ou não, práticas discriminatórias e sua importância nos resultados dos estudantes obtidos nos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Unila ao seu alcance
Descrição: O projeto Unila ao Seu Alcance iniciou em 2016 com o objetivo de divulgar a Unila nas turmas de terceiro ano do ensino médio das escolas públicas estaduais de Foz do Iguaçu. Neste ano, os objetivos se mantém os mesmos, isto é, a divulgação da Unila e da universidade como um todo, as formas de ingresso no Ensino Superior (SISU, SISUTEC, PROUNI e FIES) e a Lei de Cotas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Waldemir Rosa - Coordenador / Lorena Rodrigues Tavares de Freitas - Integrante / Anaxsuell Fernando da Silva - Integrante / Marcos de Jesus Oliveira - Integrante / Rafael Franca Palmeira - Integrante / Cristiane Garcia Pires - Integrante / MICHELE DE OLIVEIRA JIMENEZ - Integrante / BRUNA OTANI RIBEIRO - Integrante / ADRIANA MARTINS DE FARIAS - Integrante / BRUNA MACEDO DE OLIVEIRA - Integrante / LARISSA FOSTINONE LOCOSELLI - Integrante / LEONARDO PONTES FERREIRA - Integrante / LUCIANO DUTRA MIGUEL - Integrante / ROGERIO MOTTA MOREIRA - Integrante / ROMINA CELSA CELONA - Integrante / WENDER SILVEIRA FREITAS - Integrante.
2016 - 2016
Extensão e Comunidade: a Unila ao seu alcance
Descrição: O Unila ao seu alcance pretende apresentar a UNILA e trabalhar questões sobre o acesso ao ensino superior, por meio do ENEM. O público-alvo prioritário são estudantes de escolas públicas, pois o objetivo da ação é fortalecer as políticas de inclusão social e incremento dos níveis educacionais da população, conforme as metas do Plano Estadual de Educação do Paraná. O projeto será realizado em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e os colégio estaduais da cidade de Foz do Iguaçu. Como houve a ampliação da demanda da comunidade por ações educativas de preparação para o ENEM, esse projeto incrementa as ações na área, contribuindo para o enraizamento da Unila na comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Waldemir Rosa - Coordenador / Angela Maria de Souza - Integrante / Cristiane Garcia Pires - Integrante / MICHELE DE OLIVEIRA JIMENEZ - Integrante / JANAINA PASTORELO SOARES PEREIRA - Integrante.
2016 - 2016
Mapeamento social da região de fronteira trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
Descrição: Atualmente, diversos autores têm discutido a pluralidade de atores e a questão territorial latino-americana na contemporaneidade. A emergência dos que são considerados novos atores sociais e a relativização do conceito de fronteiras são trabalhados a partir dos vieses da multiculturalidade, nova cidadania e da relação da sociedade com os avanços tecnológicos, sobretudo nos transportes e comunicação. Tais avanços indicam que passamos por um período de reconfiguração das questões sócio-territoriais, as quais são repensadas a partir de novos paradigmas. Na busca pelo diálogo com os atores que operam na sociedade, é necessário compreender quem são e como se constituem os mesmos, bem como abordar questões relacionadas à cidadania, movimentos sociais e sociedade civil, conceitos interligados à discussão sobre democracia. A proposta de mapeamento dos atores sociais da região da fronteira trinacional e de suas interações com/no espaço geográfico segue uma linha que é, ao mesmo tempo, dialógica, reflexiva e prática. Através da mesma, busca-se o desenvolvimento de mecanismos e a construção de pontes entre universidade e comunidade, conforme os princípios e diretrizes sobre nos quais se baseia a política de extensão universitária da UNILA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Waldemir Rosa - Coordenador / Rafael Franca Palmeira - Integrante / Cristiane Garcia Pires - Integrante / MARCUS VINICIUS MAELLO - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Epistemologias do Sul


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
2016 - Atual
Periódico: Epistemologias do Sul
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS FEMINISTAS
2015 - 2015
Periódico: REVISTA IDEAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Políticas Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, W.2014ROSA, W.. Break dance: dança, cultura e identidade cultural nas metrópoles brasileiras. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 1, p. 26, 2014.

2.
ROSA, W.2009 ROSA, W.. Sexo e cor: categorias de controle social e reprodução das desigualdades socioeconômicas no Brasil. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso), v. 17, p. 889-899, 2009.

3.
JACCOUD, L. B.2009JACCOUD, L. B. ; SILVA, A. ; LUIZ, C. ; ROSA, W. . Entre o Racismo e a Desigualdade: da Constituição à Promoção de uma Política de Igualdade Racial (1988-2008). Políticas Sociais (IPEA), v. 3, p. 258-328, 2009.

4.
ROSA, W.2006ROSA, W.. 'Rapensando' o Brasil ou como o rap pode ajudar-nos a compreender o Brasil: o caso do rapper MV Bill. Revista Palmares (Brasília), v. 1, p. 15-20, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Pinheiro, Luana ; FONTOURA, M. O. ; Querino, Ana Carolina ; BONETTI, A. ; ROSA, W. . Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça - 3ª Edição. 1. ed. Brasília: Ipea / SPM / Unifem, 2009. v. 1. 36p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, W.. Políticas afro-reparatórias na educação brasileira: estado, identidades políticas e o debate da diferença racial na atualidade. In: SILVA, Fabiane Ferreira da; BONETTI, Alinne de Lima (orgs). (Org.). Gênero, interseccionalidades e feminismos: desafios contemporâneos para a Educação. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. , p. 33-46.

2.
ROSA, W.. Sexo e cor/raça como categorias de controle social: uma abordagem sobre desigualdades socioeconômicas a partir dos dados do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça - Terceira Edição. In: Bonetti, Alinne; Abreu, Maria Aparecida. (Org.). Faces da Desigualdade de Gênero e Raça no Brasil. 1ed.Brasília: Ipea, 2011, v. 1, p. 111-127.

3.
ROSA, W.; SILVA, A. ; LUIZ, C. ; JACCOUD, L. B. . Entre o Racismo e a Desigualdade: da Constituição à Promoção de uma Política de Igualdade Racial (1988-2008). In: Luciana Jaccoud. (Org.). A construção da uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. 1ed.Brasília: Ipea, 2009, v. 1, p. 19-92.

4.
SILVA, J. ; JACCOUD, L. B. ; ROSA, W. ; SOARES, S. . A Promoção da Igualdade Racial no Primeiro Semestre de 2007 e os Programas de Ação Afirmativa nas Universidades Públicas. In: Luciana Jaccoud. (Org.). A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. 1ed.Brasília: Ipea, 2009, v. 1, p. 171-204.

5.
SILVA, J. ; JACCOUD, L. B. ; SOARES, S. ; ROSA, W. . A Promoção da Igualdade Racial em 2007 e as Políticas Universalistas. In: Luciana Jaccoud. (Org.). A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. 1ed.Brasília: Ipea, 2009, v. 1, p. 205-233.

6.
SILVA, A. ; SILVA, J. ; ROSA, W. . Juventude negra e educação superior. In: Jorge Abrahão de Castr;, Luseni Maria C. de Aquino; Carla Coelho de Andrade. (Org.). Juventude e políticas sociais no Brasil. 1ed.Brasília: IPEA, 2009, v. 1, p. 261-290.

7.
ROSA, W.; Pinheiro, Luana ; JACCOUD, L. B. ; SILVA, J. . A Promoção da Igualdade Racial em 2006 e o Programa de Combate ao Racismo Institucional. In: Luciana Jaccoud. (Org.). A constituição de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. 1ed.Brasília: Ipea, 2009, v. 1, p. 147-170.

8.
ROSA, W.. Significados da Permanência da População Negra no Ensino Superior: o caso da Universidade Estadual de Goiás. In: Maria Auxiliadora Lopes; Maria Lúcia de Santana Braga. (Org.). Acesso e Permanência da População Negra no Ensino Superior. 1ed.Brasília: SECAD / MEC - UNESCO, 2007, v. , p. 143-160.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, W.. Observando uma masculinidade subalterna: homens negros em uma democracia racial. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero VII - Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis. Anais Fazendo Gênero VII. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006. v. 1. p. 1-7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, W.. O Rap Brasileiro: interculturalidade das experiências musicais nas Américas. In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2006, Salvador. Programação Geral e Cadernos de Resumos. Salvador: Editora da UNEB, 2006. v. 01. p. 157-157.

2.
ROSA, W.. Mais um Preto Chamado Bill: notas sobre representação social de uma identidade brasileira nas música de um rapper carioca. In: I Simpósio Internacional de História: cultura e identidade, 2003, Goiânia - Go. Anais do I Seminário Internacional de História: cultura e identidade, 2003.

3.
ROSA, W.; BORGES, Pedro Célio Alves . Reflexos do Passado: projeções dos discursos políticos em Goiânia. In: IX Seminário de Iniciação Científica da UFG, 2001, Goiânia. Cadernos de Resumos do IX Seminário de Iniciação Científica da Ufg, 2001.

4.
ROSA, W.; BORGES, Pedro Célio Alves . Partidos Políticos e suas Áreas de Influência na Espacialidade Goianiense. In: VIII Seminário de Iniciação Científica na UFG, 2000, Goiânia. Caderno de Resumos do VIII Seminário de Iniciação Científica na Ufg, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, W.. Educação das Relações Étnico-Raciais: por uma cultura participativa de tolerância e de garantia de direitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, W.. O desafio das ações afirmativas na pós-graduação - acesso e políticas de permanência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSA, W.. A questão étnico-racial e a educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROSA, W.. Cultura afro e indigena e o Sistema de Cotas na Educação Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROSA, W.. Ações Afirmativas no Ensino Superior Brasileiro: identidades políticas e o discurso do Estado sobre a diferença racial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROSA, W.. Alguns apontamentos sobre as políticas afro-reparatórias na educação brasileira: Estados, identidades políticas e o lugar da diferença racial na atualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROSA, W.. Vozes da Nação: o Hip Hop brasileiro como campo artístico intelectual e a (re)organização da cultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSA, W.. Rap e as Representações de Gênero. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROSA, W.. Homem Preto do Gueto: as representações de gênero no rap brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROSA, W.. Mestiçagem e Identidade Negra: alguns apontamentos teóricos sobre racismo e nação no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROSA, W.. O Negro na Teoria Social no Brasil: algumas indicações teóricas e posicionamento político. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROSA, W.. Rap enquanto Discurso Pós-colonial: experiência contra moderna no Atlântico Negro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ROSA, W.. A Pós-colonialidade como Possibilidade Teórica nos Estudos da Diáspora Negra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ROSA, W.. A Identidade Nacional Brasileira: da cordialidade à colonialidade do poder. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ROSA, W.. O Rap Brasileiro: interculturalidade das experiências musicais nas Américas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROSA, W.. Oficina: Memória e Identidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ROSA, W.. Gênero, Sexualidade e Raça. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROSA, W.. Perspectivas e Posturas Acadêmicas do Ponto de Vista dos(as) estudantes negros(as). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROSA, W.. Mais um Preto Chamado Bill: notas sobre representação social de uma identidade brasileira nas músicas de um rapper carioca. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
ROSA, W.. Modernidade e Tradição no Discurso Político Eleitoral Goiano: indicações sobre o Centro-Oeste. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ROSA, W.; BORGES, Pedro Célio Alves . Reflexos do Passado: projeções dos discursos políticos eleitorais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
ROSA, W.; BORGES, Pedro Célio Alves . Partidos Políticos e suas Áreas de Influências na Espacialidade Goianiense. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROSA, W.. Parecer da ação de exentsão 'Sexualidade e saúde reprodutiva nas escolas do município de Santa Terezinha de Itaiupu'. 2016.

2.
ROSA, W.. Parecer da Ação de Extensão 'Melhoramento na renda do produtor rutual e desenvolvimento da capacidades no manejo e produção de mel'. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, W.; CANABARRO, R. P. ; NUNES, A. P. . Desafios comtermporâneos para a educação: gênero e relações étnico-raciais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, W.; FREITAS, L. R. T. de ; SILVA, A. F. da ; Souza, Angela M. ; CANABARRO, R. P. ; Schneider, E. C. . Genero e Diversidade na Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROSA, W.. Curso de Direitos Humanos na América Latina. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROSA, W.; Souza, Angela M. . Curso de Direitos Humanos na América Latina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROSA, W.; Souza, Angela M. . Curso de Extensão em Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2016. .

5.
ROSA, W.. Nini-curso: pré-banca do artigo 'literatura: contação de história com ênfase na cultura afro-brasileira'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ROSA, W.. V Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ROSA, W.. Curso de aperfeiçoamente em educação para as relações étnico-raciais. 2015. .

8.
ROSA, W.. Perspectivas e posturas acadêmicas do ponto de vista dos(as) estudantes negros(as). 2004. (Aula Ministrada).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROSA, W.; SILVA, J. O.; GUARIZA, N. M.. Participação em banca de THAIS RODRIGUES DOS SANTOS. CONSTELAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS PRÁTICAS DA UMBANDA NO TERREIRO MÃE OXUM E PAI OGUM. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
Souza, Angela M.; ROSA, W.; SOUZA, S. A. de. Participação em banca de Ailton Machado da Cruz. História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
RABELO, F. C. E.; ROSA, W.; SANTOS, C. P.. Participação em banca de Danilo Correia da Silva Santana. Cultura popular e revolta: uma leitura crítica da atualidade de Octavio Ianni. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Sociais - UFG.

4.
Braz, C. A.; Ratts, A. J. P.; ROSA, W.. Participação em banca de Bruno dos Santos Hammes. No Feirão do Chope: um estudo antropológico sobre intersecções entre marcadores sociais da diferença em um bar na região periferizada de Goiânia. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Ciências Sociais - UFG.

Qualificações de Mestrado
1.
Souza, Angela M.; PEREIRA, D. A.; ROSA, W.. Participação em banca de KARINA SCHIAVINI. MAWONAJ FAMM: A UNILA COMO ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE E EMPODERAMENTO DE MULHERES HAITIANAS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
Souza, Angela M.; STAEVIE, P. M.; ROSA, W.. Participação em banca de ODIVALDO COSTA FERREIRA. A reescrita de narrativas de uma Amazonia inventada como proposta de intervencao pedagogica no ensino das series iniciais da comunidade quilombola de Abacatal no Estado do Para.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
Souza, Angela M.; VIEIRA, M. E.; ROSA, W.. Participação em banca de AILTON MACHADO DA CRUZ. Historia e Cultura Afro-Brasileira: uma analise da implementacao lei 10.639/03 no Colegio Cataratas do Iguacu.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BONETTI, A.; Rosa, S dos S.; ROSA, W.. Participação em banca de Cristiane Barbosa Soares. A relação entra raça e educação nos cadernos de pesquisa (FCC): mapeamento de um campo de pesquisa brasileiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ciências) - Universidade Federal do Pampa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KASHINDI J. B. K.; ROSA, W.. Participação em banca de EZEQUIEL NASCIMENTO SANTOS.IMPRENSA NEGRA: UM PROJETO DE EMANCIPAÇÃO DA RAÇA: O PÓS-EMANCIPAÇÃO NAS PÁGINAS DO GETULINO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
Souza, Angela M.; OLIVEIRA, M. de J.; FREITAS, L. R. T. de; ROSA, W.. Participação em banca de Jade Alcantara Lobo.RACISMO E PATRIARCADO COMO SISTEMA INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DAS RELAÇÕES BRASIL-HAITI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
SILVA, A. F. da; FONSECA, A. P. A; ROSA, W.. Participação em banca de Caroline Gatti Sobreiro de Medeiros.Antropologia das ausências: Gestação, Maternidade e violação dos direitos de mulheres privadas de liberdade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
MOASSAB, A da S.; LESSA, G, da S. m.; ROSA, W.. Participação em banca de Mauricio dos Antos.Espaços Sagrados: uma etnofotografia do candomblé da tríplice-fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
Souza, Angela M.; SOUZA, S. A. de; ROSA, W.. Participação em banca de Janaina de Jesus Lopes Santana.IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03: O Movimento hip hop como forma de ampliação do debate étnico - racial na educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
SILVA, A. F. da; ROSA, W.. Participação em banca de KAUANA MARIA SANTOS NEVES.Artesanato Mbyá-Guaraní: Percepções etnográficas de uma artesã na comunidade Mbyá-Guaraní de Yriapú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
ROSA, W.; Souza, Angela M.. Participação em banca de Ronaldo Silva.Estéticas afro-americanas: o movimento Hip Hop no contexto da política internaciona. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
ROSA, W.; Schneider, E. C.; Darling, V. I.; Fernández, P. D.. Participação em banca de Valentina Paz Barscur Molina.Queremos todo el paraíso: La experiencia de despatriarcalización en Bolivia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

9.
DIAS, L. O.; ROSA, W.. Participação em banca de Deyvid Santos Morais.Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil de partida da UFG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Habilitação em Políticas Públic) - Faculdade de Ciências Sociais - UFG.

10.
Oliveira, D. D; ROSA, W.; Guedes, P.. Participação em banca de Rárea Géssica Porto Araújo.Racismo Institucional - reflexão sobre a mortalidade da juventude negra no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências Sociais - UFG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BORGES, Pedro Célio Alves; BERNARDES, G. D.; MARTINS, L. S.; ROSA, W.. Concurso público para provimento de vaga do quadro de pessoal efetivos de docentes da Universidade do Estado do Amapá. 2014. Universidade do Estado do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas Criticas. Coordenação da Mesa: Interculturalidade epistêmica e perspectiva s decoloniais na América Latina. 2016. (Congresso).

2.
III Fórum das ações afirmativas - região sul: desafios e perspectivas.O desafio das ações afirmativas na pós-graduação - acesso e políticas de permanência. 2016. (Outra).

3.
II Fórum das Ações Afirmativas da Região Sul.As Políticas de Ações Afirmativas na UNILA. 2015. (Outra).

4.
III Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação,.Políticas afro-reparatórias na educação brasileira: Estado, identidades políticas e o debate sobre a diferença racial na atualidade. 2015. (Seminário).

5.
II Simpósio Internacional: Museus, Memória e Ativismo.Debatedor do GT 04 - Museus, Diversidade Sexual e Étnica. 2014. (Simpósio).

6.
Jornada Agosto com Gosto de Liberdade.Cultura, identidade e resistência: o Hip Hop como campo de lutas sociais. 2014. (Outra).

7.
Reunião de Antropologia o Mercosul. Vozes da Nação: o Hip Hop brasileiro como campo artístico intelectual e a (re)organização da cultura. 2011. (Congresso).

8.
X Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASA). O Negro na teoria social no Brasil: algumas indicações teóricas e posicionamento político. 2010. (Congresso).

9.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. O Rap Brasileiro: interculturalidade das experiências musicais nas Américas. 2006. (Congresso).

10.
Seminário Multiculturalismo e Ações Afirmativas: raça, gênero e homossexualidade. 2004. (Seminário).

11.
I Simpósio Internacional de História: cultura e identidade.Mais um Preto Chamado Bill: notas sobre a representação social de uma identidade nacional brasileira na música de um rapper carioca. 2003. (Simpósio).

12.
Seminário Estudos Raciais e Ações Afirmativas. 2002. (Seminário).

13.
A Criminalização do Racismo e as Leis Antirracismo no Brasil. 2001. (Seminário).

14.
Seminário sobre Exclusão Social e Racial na Região Metropolita de Goiânia. 2001. (Seminário).

15.
I Ciclo de Estudos da Cultura Árabe. 2000. (Outra).

16.
I Semana de Filosofia Política. 1999. (Seminário).

17.
I Seminário de Ciências Sociais em Debate. 1999. (Seminário).

18.
I Seminário Estadual de Sociologia no Ensino Médio. 1999. (Seminário).

19.
VII Semana de Ciências Sociais. 1999. (Seminário).

20.
III Semana Interdiciplinar de Debate sobre Concepções de Estado: Pensadores Políticos Clássicos. 1998. (Seminário).

21.
II Semana Interdiciplinar de Debates sobre Concepções de Estado: Concepções e Formação do Estado Brasileiro. 1998. (Seminário).

22.
II Seminário de Geografia em Debate. 1998. (Seminário).

23.
VI Semana de Ciências Sociais. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, W.. 1º Fórum Unila-Comunidade: combate à dengue e doenças relacionadas. 2017. (Outro).

2.
ROSA, W.. III Fórum da Ações Afirmativas - Região Sul: desafios e perspectivas. 2016. (Outro).

3.
ROSA, W.. Colóquio: O papel da extensão na implementação de políticas públicas. 2016. (Outro).

4.
ROSA, W.; Souza, Angela M. . VI Semana da Conciência Negra. 2016. (Outro).

5.
ROSA, W.. I Congresso Epistemologias do Sul: Perspectivas Criticas. 2016. (Concurso).

6.
ROSA, W.. IV Seminário de Extensão Universitária - SEUNI. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Lopez Turcatti. O teatro como Laboratório Social: reflexões e experimentos cênicos como estratégia política para redução da violência. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
SKARLLETT ANDRESSA OTTO LEITE. Movimentos sociais e a luta política pela identidade: o caso dos afro-uruguaios. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
SILVIA THAIS CORREA CEZAR GONSALVES ROSA. O papel do Estado nas transformações nas narrativas da nação no Uruguai: as afro-reparações. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sábatha Fernandes. Acesso da população negra ao ensino superior: universidades federais antes e depois da Lei de Cotas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Waldemir Rosa.

Iniciação científica
1.
Thales Ramos da Silva. O Estado contra a Nação: a retórica da raça no Brasil no contexto das políticas afro-reparatórias. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Waldemir Rosa.



Inovação



Projetos de pesquisa



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