Fabiana Cristina da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) Mestra em Educação (2005) e doutora em Educação (2017) pela mesma instituição. É professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Atualmente desenvolve pesquisa referente a práticas de leitura e escrita em famílias de meios populares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Trajetórias familiares de sucesso escolar, história da leitura e da escrita, longevidade escolar nos meios populares e práticas e eventos de letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Cristina da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Cidade universitaria
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206580
URL da Homepage: www.ufrpe.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: FAMÍLIA E LEITURA: a construção de práticas leitoras em meios populares, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Andrea Tereza Brito Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Práticas e Eventos de Letramento; Longevidade escolar em meios populares.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Trajetórias escolares de famílias negras e de meios populares ( Pernambuco, 1950 - 1970),Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Ana Maria de Oliveira Galvão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da educação; Escolarização de famílias negras; Negro e educação; Meios populares; Longevidade escolar em meios populares.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
1998 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional de Pernambuco Colégio Anglo Líder, CEPE - CAL, Brasil.
1989 - 1992
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Normal Santo Agostinho, CNSA, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Literatura Infantil. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2004 - 2004
Brasil: O império como construção. (Carga horária: 32h).
Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, APEJE, Brasil.
2003 - 2003
Francês 1.
Associação de Cultura Franco Brasileira - Alliance Française, AF, Brasil.
2003 - 2003
História e Pós-Modernidade. (Carga horária: 10h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2002 - 2002
História Oral e Narrativas. (Carga horária: 10h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2002 - 2002
Atualização e Apresentação de Trabalho Científico. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2002 - 2002
História e Historigrafia de Pernambuco. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2001 - 2001
O Lúdico: Um caminho para educação.... (Carga horária: 42h).
Comissão de Capacitação de Educadores, CCED, Brasil.
2001 - 2001
Orientação Sexual: o educador como agente. (Carga horária: 42h).
Comissão de Capacitação de Educadores, CCED, Brasil.
2001 - 2001
Francês Básico 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2000 - 2000
Perspectivas teórico-metodológicas da pesq Educaci. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2000 - 2000
Aprendizagem da Matemática. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1996 - 1996
Informática. (Carga horária: 70h).
Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO II
PRÁTICA EDUCACIONAL - PESQUISA E EXTENSÃO IV
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro Suplente do Colegiado de Coordenação didática do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
08/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro(Suplente) da Comissão de Promoção para Classe Titular da Carreira.
11/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Licenciatura em Letras/SEDE.
06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação.
02/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de Avaliação de Progressão Docente CAPD.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO I
PRÁTICA EDUCACIONAL - PESQUISA E EXTENSÃO III
03/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
01/2014 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro(Suplente) da Comissão de Avaliação de Progressão Docente (CAPD).
03/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA EDUCACIONAL - PESQUISA E EXTENSÃO III
PRÁTICA EDUCACIONAL - PESQUISA E EXTENSÃO V
03/2015 - 06/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
03/2015 - 06/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA EDUCACIONAL - PESQUISA E EXTENSÃO III
PRÁTICA EDUCACIONAL - PESQUISA E EXTENSÃO IV
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
07/2014 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Resgate da História e da Memória do Depatarmento de Educação.
07/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção para monitoria na disciplina de didática.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
03/2014 - 07/2014
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
01/2014 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Organização, Coordenação e Sistematização do Seminário de Avaliação e Planejamento do Departamento de Educação - 2014.
12/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
12/2013 - 03/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
12/2013 - 03/2014
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Psicopedagogia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria de Pedagogia EAD -UAB, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Pedagogia da EAD - UAB, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco- Campus Petrolina

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pólo - PROGEPE

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Curso de pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora discente do PROGRAPE, Carga horária: 20
Outras informações
Realizo essa atividade nos horários da manhã fora de meu expediente como docente na unidade qiue é de 15 as 22horas

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de área de extensão- EDUCAÇÃO

Atividades

02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educãção; História da Educação; Literatura Infantil
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação; Metodologia Científica; Orientação monográfica; TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Ensino das Ciências; História da Educação; Metodologia Científica; Orientação Monográfica; TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação; Metodologia Científica
02/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio II; História da Educação; Metodologia Científica; Prática Pedagógica VI
04/2007 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIstória da Educação
Metodologia Científica
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIstória da Educação
08/2008 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2007 - 12/2009
Extensão universitária , Campus Petrolina, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão intitulado: Escola: espaço de construção da identida cidadã (tentaivas de implementação da Lei 10.639/03 nas escolas municipais de Petrolina.
05/2007 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Petrolina, .

Linhas de pesquisa
Educação e Linguagem
10/2009 - 10/2009
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
10/2009 - 10/2009
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
10/2008 - 10/2009
Extensão universitária , Campus Petrolina, .

Atividade de extensão realizada
ESCOLA CIDADÃ: formação de professores em História e cultura Afro-brasileira e Africana em Petrolina -PE.
10/2008 - 10/2009
Extensão universitária , Campus Petrolina, .

Atividade de extensão realizada
Produção de materiais didático-pedagógicos para o ensino história e cultura afro-brasileira e africana em Petrolina ? PE - Bolsista da PROEC/UPE - Michela Eloina.
10/2008 - 10/2009
Extensão universitária , Campus Petrolina, .

Atividade de extensão realizada
Cultura afro-brasileira: inserção da música nas escolas municipais de Petrolina ? PE..
10/2008 - 10/2009
Extensão universitária , Campus Petrolina, .

Atividade de extensão realizada
ESCOLA: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CIDADÃ (tentativas de implementação da Lei 10639 nas escolas municipais da cidade de Petrolina).
02/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades acadêmico-científico-culturais; História da Educação; Metodologia Científica; Pesquisa em Educação
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Básica
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação; Metodologia Científica
09/2008 - 09/2008
Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2008 - 08/2008
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
06/2008 - 06/2008
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do ensino superior
04/2007 - 06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
Metodologia do Estudo
05/2008 - 05/2008
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
06/2007 - 07/2007
Ensino, Especialização em História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
05/2007 - 06/2007
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e Sociedade

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, FCMPB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2005 - 07/2006
Serviços técnicos especializados , Curso de Medicina, .

Serviço realizado
Assesoria Pedagógica.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Educação

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação - Campus Recife.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE. Disciplinas Ministradas: 1. História Geral da Educação; 2. Introdução à Educação 3. História da Educação no Brasil

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações
Atividade desenvolvida e coordenada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL-UFPE) em que exerci a função de Professora Formadora do curso " Alfabetização de Jovens e Adultos em uma Perspectiva do Letramento"´que teve como público-alvo professores-alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado dos municípios de Olinda e Paulista em Pernambuco.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para integrar a equipe do I Curso de Especialização em Saúde da Família, elaborado e administrado pela coordenação do Curso Médico da UFPE

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Aluna Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista no projeto de Pesquisa sobre "Livros Escolares de Leitura: Caracterização e usos (Pernambuco, 1868-1950), com o subprojeto "Protocolos de Leitura: uma analise dos prefácios dos livros escolares de leitura (Pernambuco, 1968-1950), sob a orientação da professosra Ana Maria de Oliveira Galvão(UFPE).

Atividades

07/2006 - 04/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação no Brasil
História Geral da Educação
Introdução à Educação
10/2006 - 03/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Professora Formadara.
08/2001 - 08/2002
Ensino, I Curso de Especialização em Saúde da Família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior em Saúde
Educação Popular em Saúde

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Convidado
Outras informações
De janeiro de 2007 a 2009 participei como FORMADORA da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica a convite do CEFIEL (Centro de Formação em Alfabetização e linguagem) da UNICAMP . Trata-se uma iniciativa da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, que tem como um dos principais objetivos garantir a formação continuada de qualidade aos docentes brasileiros da educação básica. Dentre as 20 universidades que integram a REDE, a UNICAMP, por meio do Instituto de Estudos da Linguagem ? IEL, e da criação do CEFIEL, é uma das responsáveis pelo desenvolvimento de ações na área de Alfabetização e Linguagem. A partir do ano de 2005, o MEC incluiu o programa Pró-Letramento nas ações a serem desenvolvidas pelo Centros de formação que atuam nas áreas de Alfabetização e Linguagem e Matemática. O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O Programa será realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. O Pró-Letramento funciona na modalidade a distância, com a utilização de material impresso e vídeos, além de contar com atividades presenciais, que serão acompanhadas por instrutores.



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Linguagem


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Políticas, públicas, gestão da educação básica e desenvolvimento local
Descrição: A pesquisa tem como objetivo principal Analisar as políticas públicas educacionais para a educação básica, implementadas por governos municipais do estado de Pernambuco, buscando compreender a relação dessas políticas com a efetiva qualidade da educação, que promove a emancipação do sujeito e o desenvolvimento local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabiana Cristina da Silva - Coordenador / Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral - Integrante / Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa - Integrante / Camila Alves Silva - Integrante / Alexsandro Oliveira da Silva - Integrante.
2013 - 2017
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM FAMÍLIAS COM PAIS DE BAIXA ESCOLARIZAÇÃO
Descrição: Pesquisa de doutorado, em andamento, que tem como objetivo principal analisar práticas de leitura e escrita em famílias com pais de baixa escolarização e a participação dos seus filhos e filhas na cultura escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
A construção de modos de participação nas culturas do escrito por novos letrados: Instâncias, objetos e sujeitos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
O CORPO DOCENTE DA UPE CAMPUS PETROLINA: perfil, formação e atuação nos últimos 10 anos
Descrição: A pesquisa tem como objetivo mapear a formação (inicial e continuada) e a área de atuação dos docentes que trabalharam no campus Petrolina de 1998 a 2008. Nos últimos anos, a UPE - Campus Petrolina, vem passando por várias transformações, uma delas se refere ao seu quadro docente, que a cada semestre vem ampliando-se. Com esse aumento de vagas, principalmente articulada com a implementação de novos cursos (fisioterapia e enfermagem), os concursos para professores docentes efetivos e a crescente contratação de temporários, tem demonstrado que, gradativamente, vem ocorrendo uma mudança no perfil dos docentes que atuam nesta unidade. Esses perfis diferenciados, acreditamos que poderá provocar mudanças tanto nos aspectos relacionados ao processo de ensino ? aprendizagem (melhoria da qualidade de ensino) quanto na produção de pesquisas acadêmicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiana Cristina da Silva - Coordenador / Maria Cecília dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de apoio da Universidade de Pernambuco - Bolsa.
2008 - 2008
Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE: 30 anos de uma história (1978-2008)
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que buscou reconstituir uma trajetória histórica do PPGE/UFPE. A pesquisa se debruçou sobre os passos iniciais de organização, estruturação e funcionamento inicial do Programa. Investigou os Planos Nacionais da Pós-graduação no Brasil. Fez um levantamento dos corpos discente e docente, abordando a procedência dos/as alunos/as, o quantitativo de homens e mulheres, a graduação anterior dos alunos/as ingressos, as bolsas de estudo e agências de financiamento fornecedoras das mesmas. Ainda, a pesquisa se debruçou sobre os/as alunos/as egressos e as pesquisas não concluídas. Sobre o corpo docente, além da formação, observou-se as orientações realizadas no Mestrado e no Doutorado, quem foram os/as coordenadores/as do Programa e as contribuições e colaborações exernas de docentes. A pesquisa abordou também as Linhas de Pesquisa oferecidas pelo PPGE/UPE nesses 30 anos. Por fim, a produção realizada nesse intervalo de tempo. Assim, os Temas de Pesquisa, os/as Autores/as e Obras mais lidos, os Níveis de Ensino e Períodos de Pesquisa também foram pesquisados...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
NOVOS LETRADOS: Estudos monográficos em Minas Gerais e em Pernambuco
Descrição: Trata-se de um programa de pesquisas - composto por oito estudos monográficos que visa compreender os processos de aproximação e participaçãonas culturas do escrito por indivíduos e grupos sociais tradicionalmente associados à oralidade, ao longo do século XX e na contemporaneidade em Minas Gerais e Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fabiana Cristina da Silva - Integrante / Ana Maria de Oliveira Galvão - Coordenador / Adlene Silva Arantes - Integrante / Maria Betãnia e Silva - Integrante / Maria José Francisco de Souza - Integrante / Juliana Ferreira de Melo - Integrante / Patrícia Cappucio de Rezende - Integrante / Daniela Perri Bandeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2010
O PAPEL DE FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES NA LONGEVIDADE ESCOLAR DOS FILHOS E NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA (PERNAMBUCO E PARAÍBA, 1940 -1980)
Descrição: Este estudo é um dos projetos da pesquisa integrada "NOVOS LETRADOS: estudos monográficos em Minas Gerais e Pernambuco. Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as formas de presença de famílias populares na longevidade escolar dos filhos e na construção ou não de práticas de leitura e escrita nos Estados de Pernambuco e Paraíba no período de 1940 a 1980. Estamos qualificando como Longevidade escolar as situações de acesso e permanência ao ensino superior no período estudado. De que forma essas famílias ao longo da escolarização de seus filhos transmitiram um conjunto de saberes, práticas e disposições que visavam presumidamente ou não a manutenção dos filhos na escola? Acreditamos também, que as formas, ou estratégias desenvolvidas pelas famílias para a manutenção progressiva de seus filhos no meio escolar teriam contribuído para a construção de práticas de leitura e/ou escrita. Sendo assim, esta pesquisa se propõe também a responder por meios de que práticas esses filhos realizaram sua inserção na leitura e na escrita.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiana Cristina da Silva - Coordenador / Clara Maria Miranda de Sousa - Integrante.Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Bolsa.Número de orientações: 1
2007 - 2009
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES: UMA ANÁLISE DA BIBLIOTECA PESSOAL DE UMA ?NOVA LEITORA?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiana Cristina da Silva - Coordenador / Clara Maria Miranda de Sousa - Integrante.Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina - Bolsa.
2003 - 2007
Entrando na Cultura Escrita: Percursos Individuais, Familiares e Sociais nos Séculos XIX e XX
Descrição: A participação como pesquisadora refere-se ao projeto de pesquisa intitulado: Entrando na Cultura Escrita: Percursos Individuais, Familiares e Sociais nos séculos XIX e XX. Nesse período o país era marcado pela difusão restrita do ler e do escrever. A pesquisa tem por objetivo apreender os diferentes modos pelos quais indivíduos, famílias e grupos sociais tradicionalmente associados ao mundo do oral realizaram, no período, sua inserção na cultura escrita. Desenvolve-se por meio de estudos de natureza monográfica que verticalizam em diferentes escalas (do indivíduo, da família e do grupo social) uma única problemática, organizada em torno do pressuposto - baseado em pesquisas realizadas no campo da História Cultural - de que modos de inserção não-escolares, o manuscrito e a oralidade são dimensões constitutivas da cultura escrita no Brasil. Os seis estudos monográficos que compõem o projeto estão organizados em três grupos, de acordo com a escala. O primeiro toma o indivíduo como objeto de análise e é composto de três estudos sobre as trajetórias de sujeitos de grupos pouco familiarizados com a cultura escrita, nascidos entre 1899 e 1915. O segundo grupo tem por escala de observação a família e organiza-se em torno de dois estudos, o primeiro sobre uma família do Sertão baiano, diferenciados pela conversão a ramos do protestantismo que envolvem diferentes relações com a escrita e o segundo sobre a relação de duas famílias negras e de meios populares com a escolarização contínua de seus filhos em meados do século XX em Pernambuco. O último conjunto de estudos toma o grupo social como escala e é composto por dois estudos sobre as práticas de letramento de negros, um na primeira metade do XIX, na Corte e no Recife e outro em instituições de recolhimento em Pernambuco, na segunda metade desse século..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Fabiana Cristina da Silva - Integrante / Ana Maria de Oliveira Galvão - Coordenador / Adlene Silva Arantes - Integrante / Sandra Batista de Araújo Silva - Integrante / Antônio Augusto Batista - Integrante / Jean Hébrard - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Institut Nacional de Recherche Pedagogique - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 5
2000 - 2003
Livros Escolares de Leitura: Caracterização e Usos (Pernambuco, 1968-1950)
Descrição: A participação como bolsista refere-se ao projeto de pesquisa intitulado: Livros Escolares de Leitura: Caracterização e Usos (Pernambuco, 1968-1950. Esta pesquisa foi realizada conjuntamente por equipes da UFPE e da UFMG, teve como objetivo descrever e caracterizar os livros de leitura produzidos no Brasil no período de 1868 a 1950. No caso pernambucano, buscamos identificar os principais gêneros e tipos de livros que circulavam na província no período imperial e, na medida do possível, realizamos uma discussão sobre seus autores e impressores. Analisamos também os diversos aspectos que compunham o circuito da circulação do livro escolar: as instâncias responsáveis pelo julgamento dos livros, os critérios que tornavam um livro bom ou mau , as estratégias utilizadas pelos autores e/ou impressores para que determinados livros fossem adotados nas escolas. Finalmente, buscamos alguns indícios de como os livros eram utilizados no cotidiano educacional e as relações existentes entre esses objetos e os saberes a ensinar, os métodos de ensino e os tempos escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fabiana Cristina da Silva - Integrante / Ana Maria de Oliveira Galvão - Coordenador / Adlene Silva Arantes - Integrante / Marta Regina da Costa Catanho - Integrante / Antônio Augusto Batista - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10


Membro de corpo editorial


2014 - 2014
Periódico: Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF)
2013 - 2014
Periódico: Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF)
2009 - 2009
Periódico: REVASF - Revista de Educação do Vale do São Francisco
2009 - 2009
Periódico: REVASF - Revista de Educação do Vale do São Francisco
2009 - 2009
Periódico: REVASF - Revista de Educação do Vale do São Francisco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Alfabetização e Letramento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Literatura Infantil.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Trabalho Premiado no VI EPEPE, FUNDAJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, Aurilia de brito2013LIMA, Aurilia de brito ; SILVA, F. C. . A importância da literatura infantil afro-brasileira e africana no ensino fundamental de SESC-Petrolina/PE. Diálogo das Letras, v. 02, p. 104-131-131, 2013.

2.
SILVA, M. B. E.2012SILVA, M. B. E. ; SILVA, F. C. ; SILVA, M. M. . 30 anos de uma história: a pós-graduação em educação da Universidade Federal de Pernambuco. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 11, p. 227-242, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, F. C.; BRITO, A. T. F. ; SOUSA, C. M. M. . A CONSTITUIÇÃO DA BIBLIOTECA PESSOAL DE UMA 'NOVA LEITORA ' ( 1960-1990). In: Mõnica Yumi Jinzeji ; Ana Maria de Oliveira Galvão ; Juliana Ferreira de Melo. (Org.). CULTURAS ORAIS, CULTURAS DO ESCRITO: INTERSECÇÕES. 1ed.Campinas: Mercado Letras, 2017, v. , p. 297-318.

2.
SILVA, F. C.. Escolarização de famílias negras: superando limites e barreiras.. Educação, Escolarização e Identidade Negra: 10 anos de pesquisa sobre relações raciais no PPGE/UFPE. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2010, v. , p. 197-236.

3.
SILVA, F. C.. História e Cultura afriacana e afro-brasileira: repercussão da Lei 10.639 nas escolas municipais da cidade de Petrolina - PE. In: Aguiar, Marcia Angela da S. (org.) [et all]. (Org.). Educação e diversidade: estudos e pesquisas. 1ed.Recife: Gráfica J. Luiz Vasconcelos, 2009, v. 2, p. 9-36.

4.
SILVA, F. C.; ARANTES, A. S. . Os Planos nacionais da Pós-Graduação no Brasil (1975 - 2005). In: Maria Betãnia e Silva; Andréa Carla Agnes e Silva Pinto; Margarete maria da Silva; Sandra Batista de A. Silva. (Org.). Programa de pós graduação em Educação da UFPE: 30 anos de uma história (1978-2008). Recife: Universitária da UFPE, 2008, v. , p. 21-25.

5.
SILVA, F. C.. Práticas de leitura e escrita em famílias negras de meios populares (Pernambuco, 1950-1970). In: GALVÃO, A.M.O.; SOUZA, M.J.F.; MELO, J. F.; RESENDE, P. C.. (Org.). História da Cultura Escrita: séculos XIX e XX. 1eded.Belo Horizonte: Autentica, 2007, v. , p. 205-238.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. C.; BRITO, A. T. F. . PRÁTICAS DE LEITURA EM FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES: um estudo de caso. In: IV FÓRUM IBERO-AMERICANO SOBRE LITERACOAS E APRENDIZAGEM, 2018, MADRI. IV FÓRUM IBERO-AMERICANO SOBRE LITERACOAS E APRENDIZAGEM, 2017.

2.
SILVA, F. C.; CABRAL, A. C. S. P. ; SILVA, A. O. . O que os professores pensam em relação aos programas definidos pela secretaria de educação e como estes influenciam no cotidiano escolar. In: IV CONEDU, 2017, JÕAO PESSOA. IV CONEDU, 2017.

3.
TAVARES, Maria Cristina ; SILVA, F. C. . FAMÍLIA E ESCOLA CRIANDO E RECRIANDO LAÇOS AFETIVOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VI EPEPE - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO-O Plano nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça socia, 2016, Juazeiro. VI EPEPE - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO- O Plano nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016.

4.
SILVA, F. C.; BRITO, A. T. F. . ORDEM MORAL E DOMÉSTICA EM PROL DA LONGEVIDADE ESCOLAR DE FILHOS DE FAMÍLIAS NEGRAS DE MEIOS POPULARES (PERNAMBUCO E PARAÍBA, 1940-1970). In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2016, Juazeiro - BA. ORDEM MORAL E DOMÉSTICA EM PROL DA LONGEVIDADE ESCOLAR DE FILHOS DE FAMÍLIAS NEGRAS DE MEIOS POPULARES (PERNAMBUCO E PARAÍBA, 1940-1970), 2016.

5.
TAVARES, Maria Cristina ; SILVA, F. C. . Infância e família : Diálogos entre educação e política. In: II Congresso Ncional de Educação, 2015, Campina Grande. II CONEDU, 2015.

6.
SILVA, F. C.. História oral e a construção de memórias familiares: limites e possibilidades. In: IX Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos e Conhecimento, 2008, São Leopoldo. IX Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos e Conhecimento. São Leopoldo: Oikos, 2008.

7.
SILVA, F. C.. Organização Familiar e Longevidade Escolar: redes de sustentabilidade formadas pelos irmãos mais velhos em famílias negras de meios populares na Paraíba (1940-1970).. In: VCongresso Brasleiro de História da Educação, 2008, Aracajú. VCongresso Brasleiro de História da Educação, 2008.

8.
SOUSA, C. M. M. ; SILVA, F. C. . Acervos Familiares: a constituição da biblioteca de uma "nova leitora" de meios populares. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

9.
SILVA, F. C.. O papel exercido por famílias negras e de meios populares na trajetória de escolarização dos filhos (Pernambuco, 1950-1970). In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambú. 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008.

10.
SILVA, F. C.. Escolarização de Famílias Negras e de Meios Populares (Pernambuco, 1950-1970). In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2007, Macéio/ Alagoas. 18º EPENN - Política de Ciência e tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.

11.
SILVA, M. M. ; SILVA, F. C. . Conferências Pedagógicas: Espaço de Discussão sobre a Instrução Pública? (Pernambuco, 1855 - 1979). In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste- EPENN, 2007, Macéio/ Alagoas. 18º EPENN - Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.

12.
SILVA, F. C.. O espaço educativo da cidade como fator de contribuição para a longevidade escolar de famílias de meios populares (Pernambuco, 1940-1960). In: I Colóquio Internacional de História: Brasil e Portugal, 2007, Recife. Brasil e Portugal: Nossa história ontem e hoje, 2007.

13.
SILVA, F. C.. Trajetórias de Longevidade Escolar em famílias Negras e de meios Populares (Pernambuco, 1950-1970). In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiás/Goiânia. IV Congresso Brasileiro de História da Educação- A Educação e seus Sujeitos na História, 2006.

14.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . Histórias de indivíduos e arquivos familiares: algumas reflexões teórico-metodológicas. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. Cd-rom/ Anais do III Comgresso Brasileiro de História da Educação - A educação escolar em perspectiva histórica, 2004.

15.
GALVÃO, A. M. O. ; ARANTES, A. S. ; SILVA, F. C. ; CATANHO, M. R. C. . Livros escolares de leitura brasileiro no século XIX.. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002, Porto Alegre. Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002.

16.
ARANTES, A. S. ; SILVA, F. C. . Do discipulo e do mestre ao aluno e professor: uma trajetória das concepções de professor e aluno ao longo do século XIX, em Pernambuco. In: IV Encontro Estadual de História - Vestígios e Imagens, 2002, Recife. Caderno de Resumos do IV Encontro Estadual de História - Vestígios e Imagens. Recife: Imprensa Universitária da UFRPE, 2002. p. 49-49.

17.
ARANTES, A. S. ; SILVA, F. C. . Do discípulo e do mestre ao aluno e profesor: uma trajetória das concepções de professor e aluno ao longo do século XIX em Pernambuco. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação - História e memória da educação brasileira, 2002, Natal. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal: Editora Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, 2002. v. 2.

18.
GALVÃO, A. M. O. ; ARANTES, A. S. ; CATANHO, M. R. C. ; SILVA, F. C. . Livros escolares no século XIX: subsídios para a compreensão do processo de institucionalização da escola em Pernambuco.. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste- Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania., 2001, São Luís. Anais do XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, desenvolvimento e cidadania. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. C.; BRITO, A. T. F. . A leitura na infância de uma família de meio populares: materiais e práticas. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA, 2017, Belo Horizonte. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. O. ; SILVA, F. C. . Autismo e educação: uma proposta de intervenção. In: III Colóquio docência e diversidade na educação básica: diferenças e desigualdade no cotidiano escolar, 2017, Salvador. Autismo e educação: uma proposta de intervenção, 2017.

2.
BRITO, R. A. ; SILVA, F. C. . A educação das relações étnico-raciais afro e afro-brasileira no currículo do curso de Pedagogia da UFRPE. In: Seminário UNIAFRO: igualdade racial no ambiente escolar, 2016, Recife. UNIAFRO: igualdade racial no ambiente escolar, 2016. p. 22-23.

3.
SOUSA, A. D. ; DUARTE, K. M. ; SILVA, F. C. . O relato de experiência da construção de duas obras literárias sobre identidade e preconceito e as possibilidades de trabalho em turmas de Educação Infantil no município de Patos - PB. In: Seminário UNIAFRO: igualdade racial no ambiente escolar, 2016, Recife. UNIAFRO: igualdade racial no ambiente escolar, 2016. p. 10-11.

4.
TAVARES, Maria Cristina ; SILVA, F. C. . O maracatu Almirante do Forte do bairro do Bongi em Recife-PE e apresentação social de educação significados e símbolos.. In: XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Recife. XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.

5.
SILVA, A. O. ; MIRANDA, C. P. O. ; SILVA, F. C. . 'Meu aluno autista'. Educação e autismo, uma proposta de intervenção em uma escola da rede municipal do Recife. In: XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Recife. XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.

6.
REIS, A. K. N. ; GAMA, M. C. C. ; SILVA, F. C. . 'Meu aluno autista': produção do material didático pedagógico para estudante autista. In: XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Recife. XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.

7.
SILVA, A. O. ; TAVARES, A. P. ; SILVA, C. A. ; COSTA, M. A. T. S. ; SILVA, F. C. ; CABRAL, A. C. S. P. . Projetos e programas escolares: o cotidiano escolar na rede municipal de Olinda-PE. In: XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Recife. XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.

8.
CABRAL, A. C. S. P. ; COSTA, M. A. T. S. ; SILVA, F. C. ; SILVA, C. A. ; SILVA, A. O. ; TAVARES, A. P. . As políticas públicas e a participação cidadã nos processos decisórios acerca da educação básica. In: XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Recife. XVI JEPEX Inovação tecnológica em Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.

9.
TAVARES, Maria Cristina ; SILVA, F. C. . Infância e família : Diálogos entre educação e política.. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. II CONEDU, 2015.

10.
SILVA, F. C.. O espaço educativo da cidade como fator de contribuição para a escolarização em famílias de meios populares. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. VIII Congresso Brasileiro de História de Educação, 2015.

11.
TAVARES, Maria Cristina ; SILVA, F. C. . Família e escola, criando e recriando laços afetivos. In: JEPEX - Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UnIversidade Federal Rural de Pernambuco, 2015, Recife. XV Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, 2015.

12.
SILVA, F. C.. História Oral e a construção de memórias familiares: limites e possibilidades. In: IX Encontro Nacional de História Oral, 2008, São Leopoldo. IX Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos e Conhecimento. São Leopoldo: Oikos, 2008. p. 68-68.

13.
SILVA, F. C.. ORGANIZAÇÃO FAMILIAR E LONGEVIDADE ESCOLAR: REDES DE SUSTENTABILIDADE FORMADAS PELOS IRMÃOS MAIS VELHOS EM FAMÍLIAS NEGRAS DE MEIOS POPULARES NA PARAÍBA (1940-1970).. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

14.
SOUSA, C. M. M. ; SILVA, F. C. . Acervos Familiares: a constituição da biblioteca de uma "nova leitora" de meios populares. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

15.
SILVA, F. C.. O papel exercido por famílias negras e de meios populares na trajetória de escolarização dos filhos (Pernambuco, 1950-1970). In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambú. 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008.

16.
SILVA, F. C.. Escolarização de Famílias Negras e de Meios Populares (Pernambuco, 1950-1970).. In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2007, Maceio. 18º EPENN - Política de Ciência e tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação.. Maceio, 2007.

17.
SILVA, F. C.. Trajetórias de longevidade escolar em famílias negras e de meios populares (Pernambuco, 1950-1970). In: V Semana de História da Universidade Rural de Pernambuco, 2007, Recife. V Semana de História da Universidade Rural de Pernambuco- História e interdisciplinariedade: da teoria a prática. Recife, 2007.

18.
SILVA, M. M. ; SILVA, F. C. . Conferências Pedagógicas: Espaço de Discussão sobre a Instrução Pública? (Pernambuco, 1855 - 1979). In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste- EPENN, 2007, Maceió. 18º EPENN - Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação. Maceió, 2007.

19.
SILVA, F. C.. O espaço educativo da cidade como fator de contribuição para a longevidade escolar de famílias de meios populares (Pernambuco, 1940-1960). In: I Coloquio internacional de História Brasil e Portugal, 2007, Recife. Brasil e Portugal: Nossa história ontem e hoje, 2007.

20.
SILVA, F. C.. Trajetórias de Longevidade Escolar em famílias Negras e de meios Populares (Pernambuco, 1950-1970).. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiâna. IV Congresso Brasileiro de História da Educação- A Educação e seus Sujeitos na História. Goiâna: Vieira, 2006. p. 271-272.

21.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . Trajetórias Escolares de Famílias Negras em Pernambuco (1950-1970). In: Memória e História - V Encontro Nordestino de História/ V Encontro Estadual de História - ANPUH, 2004, Recife. Memória e História. REcife: Universitária da UFRPE, 2004. p. 52-52.

22.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . Trajetórias Escolares de famílias negras em Pernambuco ( 1950-1970). In: XXIV Encontro nacional dos Estudantes de História - História, Exclusão e Divida Social, 2004, Recife. Anais do XXIV ENEH. Recife: Editora da UFRPE, 2004. p. 94-95.

23.
SILVA, F. C.. Um estudo sobre trajetórias escolares de famílias negras em Pernambuco (1950-1970). In: V Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2004, Évora. Anais do V Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Igreja, estado Sociedade Civil, 2004. p. 103-103.

24.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . Trajetórias Escolares de Famílias Negras em Pernambuco (1950-1970). In: V Semana de Estudos Históricos do CERES, 2004, Caico. Anais da V Semana de Estudos Históricos do CERES- História e Memória: Outros diálogos, 2004.

25.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . Histórias de indivíduos e arquivos familiares: algumas reflexões teórico-metodológicas. In: IIII Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação Escolar em Perspectiva Histórica, 2004, Curitiba. Anais do IIII Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação Escolar em Perspectiva Histórica. Curitiba: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2004. p. 12-12.

26.
SILVA, F. C.. Um Estudo sobre trajetórias escolares de famílias negras em Pernambuco (1950-1970). In: IV Seminário de História - A Razão Histórica, 2003, Recife. Anais do IV Seminário de História - A Razão Histórica. Recife: FASA Gráfica, 2003. p. 18-18.

27.
SILVA, F. C.. Livros escolares: uma análise dos protocolos de leitura do século XIX. In: I Simpósio de Materiais Didáticos - Do Giz ao Cd-Rom, 2002, Recife. I simpósio de materiais didáticos - do giz ao cd-room, 2002. p. 44-44.

28.
SILVA, F. C.; ARANTES, A. S. . Do discípulo e do mestre ao aluno e profesor: uma trajetória das concepções de professor e aluno ao longo do século XIX em Pernambuco. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação: História e memória da educação brasileira, 2002, Natal. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação: História e memória da educação brasileira. Natal: NAC, 2002. p. 45-46.

29.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . X Congresso de Iniciação Científica da UFPE. In: X Congresso de Iniciação Científica da UFPE - X CONIC, 2002, Recife. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFPE - CONIC, 2002.

30.
SILVA, F. C.. Concepções de livros de leitura: uma análise dos protocolos de leitura dos livros escolares (Pernambuco, 1868 - 1950). In: III Seminário de História - História e Cidade, 2002, Recife. III Seminário de História - História e Cidade. Recife: FASA Gráfica, 2002. p. 22-22.

31.
SILVA, F. C.; ARANTES, A. S. ; CATANHO, M. R. C. ; GALVÃO, A. M. O. . Livros escolares de leitura: caracterização e usos (pernambuco 1868 - 1950). In: Simpósio Nacional de Educação - Educação: novos caminhos em um novo milênio., 2001, Natal. Anais do Simpósio Nacional de Educação - Educação: novos caminhos em um novo milênio. Jõao Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2001. p. 123-123.

32.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . Concepções de leitura escolar: uma análise dos prefácios dos livros escolares de leitura (1868-1950). In: 53a. Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais/Resumos-53a. Reunião Anual da SBPC, 2001.

33.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. . Uma análise dos protocolos de leitura dos livros escolares de leitura do século XIX. In: IX Congresso de Iniciação Científica da UFPE - CONIC, 2001, Recife. Anais do IX Congresso de Iniciação Científica - IX CONIC. Recife: Universitária da UFPE, 2001. v. 1. p. 455-455.

34.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. ; CATANHO, M. R. C. . Livros escolares de leitura: caracterização e usos (Pernambuco-1868-1950). In: VIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE - CONIC, 2000, Recife. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE - VIII CONIC. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000. v. 2. p. 391-391.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, M. B. E. ; SILVA, F. C. ; SILVA, M. M. . Trinta Anos de uma História: a pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Maria Cristina ; SILVA, F. C. . Construindo conhecimento sobre a cultura popular e sua relação com a educação familiar nos meios populares: uma revisão bibliográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, A. O. ; SILVA, F. C. . Autismo e educação uma proposta de intervenção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, F. C.; BRITO, A. T. F. . PRÁTICAS DE LEITURA EM FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES: UM ESTUDO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, F. C.; BRITO, A. T. F. . Práticas de letramento familiar: alguns indícios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, A. O. ; COSTA, M. A. T. S. ; SILVA, F. C. ; CABRAL, A. C. S. P. . Projetos e programas escolares: o cotidiano escolar na rede municipal de Olinda-PE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
TAVARES, Maria Cristina ; SILVA, F. C. . FAMÍLIA E ESCOLA CRIANDO E RECRIANDO LAÇOS AFETIVOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, F. C.. Trajetórias de longevidade escolar em famílias negras e de meios populares (Pernambuco, 1950-1970). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, F. C.. Escolarização de Famílias Negras e de Meios Populares (Pernambuco, 1950-1970).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. M. ; SILVA, F. C. . Conferências Pedagógicas: Espaço de Discussão sobre a Instrução Pública? (Pernambuco, 1855 - 1979).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, F. C.. Trajetórias de Longevidade Escolar em famílias Negras e de meios Populares (Pernambuco, 1950-1970). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, F. C.; SILVA, S. P. . História da Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, F. C.; SILVA, S. P. . História da Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GALVÃO, A. M. O. ; SILVA, F. C. . Histórias de indivíduos e arquivos familiares: algumas reflexões teórico-metodológicas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, F. C.. III Simpósio de Iniciação à Docência. 2014.

2.
SILVA, F. C.. III Simpósio de Iniciação à Docência. 2014.

3.
SILVA, F. C.. III Simpósio de Iniciação à Docência. 2014.

4.
SILVA, F. C.. Relatório Parcial de Bolsas do PIBIC e PIC.. 2013.

5.
SILVA, F. C.; GALVÃO, A. M. O. ; ARANTES, A. S. ; HEBRARD, J. ; SILVA, S. B. A. ; BATISTA, A. A. . Relatório de Pesquisa. 2003.

6.
SILVA, F. C.; -ORIENTADORA, A. M. O. G. . Relatório Parcial de Pesquisa. 2002.

7.
SILVA, F. C.; -ORIENTADORA, A. M. O. G. . Relatório Final de Pesquisa. 2002.

8.
SILVA, F. C.; -ORIENTADORA, A. M. O. G. . Relatório Parcial de Pesquisa. 2001.

9.
SILVA, F. C.; -ORIENTADORA, A. M. O. G. . Relatório Final de Pesquisa. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, F. C.. Alfabetização e Letramento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Ana Maria Cerqueira dos Santos. Configuração da prática no Ensino do História em Escola de Juazeiro - BA: A questão dos recursos didáticos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em História) - Universidade de Pernambuco.

2.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Rogéria Guimarães Alves Bernardes. A utilização do canto gregoriano no ambiente de trabalho da justiça federal de Juazeiro/BA: agente de promoção de melhoria da qualidade de vida no trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

3.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Nilo Leonardo Damasceno Brito. Qualidade de vida no trabalho-observação sobre o ambiente bancário. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

4.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Damiana Plínio dos Santos. O Papel do Gestor Administrativo como Líder: Um Estudo de Caso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

5.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Fernanda Almeida Paes Landim Elpídio. Uma Nova Visão do Profissional de Recursos Humanos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

6.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Fabiana Cristina da Silva. A Gestão Escolar: Uma Intervenção no Processo das Relações Afetivas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento da Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco.

7.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Roberta da Costa Souza Nascimento. A Gestão Social e Inclusão Social. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento em Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco.

8.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Alessandra Alves Patrício. A Gestão Escolar e a Relação Entre a Prática Pedagógica e o Nível de Aprendizagem em Língua Portuguesa do 6º ao 9º Ano de uma Escola Pública de Petrolina. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento da Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco.

9.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Maria Célia Amorim Ribeiro. Gestão Escolar e Disciplina: Entrelaçando Discurso e Prática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento em Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco.

10.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Maria de Fátima Barboza Ribeiro. Uma Abordagem a Postura Profissional do Educador nas Séries Iniciais da Escola de Potágoras na Cidade de Petrolina no Ano de 2008. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, F. C.; CABRAL, A. C. S. P.; SANTOS, P. A. S. C.. Participação em banca de Maria Carolina Marques dos Santos.Saberes revelados pelas crianças do 3º ano do ensino fundamental sobre os usos e funções da leitura e da escrita e a relação destes com a prática da professora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Ana Flávia A. M. da Cruz e Mayara Cristine de M. M. Lima." A ludicidade, criatividade e sensibilidade na rotina de um grupo de crianças de 5 anos.". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Yonara Félix da Silva.A colaboração da Ludicidade no Ensino de Língua Inglesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua inglesa e suas literaturas) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina.

4.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Aíra Quésia da Silva Gama.O professor de língua inglesa e o desafio de ensinar uma segunda língua aos alunos das primeiras séries do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua inglesa e suas literaturas) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina.

5.
SILVA, F. C.. Participação em banca de Lívia Modesto Orge.A Revista Nova Escola e a Produção Jornalística. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SILVA, F. C.; Almeida, Moisés. Participação em banca de Lorene Rose Ribeiro dos Santos.A influência do currículo no ensino de história. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade de Pernambuco.

7.
SILVA, F. C.; Almeida, Moisés. Participação em banca de Ivana Priscila Gomes da Silva.A utilização dos recursos didáticos nas escolas públicas estaduais de Petrolina (PE). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, F. C.. Concurso Público para docente do Instituto Federal de Brasília. 2010. Instituto Federal de Brasília.

2.
SILVA, F. C.. 1º Secretária da Seleção simplificada para professor temporário- Pedagogia - subárea ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2008. Universidade de Pernambuco.

3.
SILVA, F. C.. 2ª Secretária da Seleção simplificada para professor temporário- Pedagogia - subárea METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. 2008. Universidade de Pernambuco.

4.
SILVA, F. C.. 1ªSecretária da Seleção simplificada para professor temporário- Pedagogia - subárea DIDÁTICA. 2008. Universidade de Pernambuco.

5.
SILVA, F. C.. 2ª Secretária da Seleção simplificada para professor temporário- Pedagogia - subárea ESTÁGIO. 2008. Universidade de Pernambuco.

6.
SILVA, F. C.. 1ª Secretária da Seleção simplificada para professor temporário- Pedagogia - subárea HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2008. Universidade de Pernambuco.

7.
SILVA, F. C.. 1º Secretária da Seleção simplificada para professor temporário- Pedagogia - subárea PLANEJAMENTO. 2008. Universidade de Pernambuco.

8.
SILVA, F. C.. Concurso para professor efetivo na área de Didática. 2008. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
SILVA, F. C.. Laboratório de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SILVA, F. C.. Laboratório de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX. 2016.

3.
SILVA, F. C.; FALCAO, T. P. R.; ALMEIDA, J. R.. Avaliadora da apresentação do Relatório Final intitulado. 2016.

4.
SILVA, F. C.; VALOIS, M. S.; ALMEIDA, J. R.. Avaliadora da apresentação do relatório final intitulado " Pensamento computacional durante o desenvolvimento de jogos digitais por alunos do ensino médio - O contexto Brasileiro". 2016.

5.
SILVA, F. C.; PACHECO, R. A.; ALMEIDA, J. R.. Avaliadora da apresentação do relatório final intitulado " Desenvolvimento de jogos digitais de matemática por alunos do ensino médio - comparando discursos no contexto da América Latina. 2016.

6.
SILVA, F. C.. Avaliadora do relatório final da versão escrita do PIBIC 2015-2016 e PIC 2015-2016. 2016.

7.
SILVA, F. C.. Comissão de Análise de mudança de classe. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

8.
SILVA, F. C.. Comissão de análise de mudança de classe - UNEB. 2009. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina.Construindo conhecimento sobre a cultura popular e sua relação com a educação familiar nos meios populares: uma revisão bibliográfica. 2017. (Seminário).

2.
IV Fórum Ibero-Americano Sobre Literacias e Aprendizagem. PRÁTICAS DE LEITURA EM FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES: um estudo de caso. 2017. (Congresso).

3.
VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA. 2017. (Congresso).

4.
XXIII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE - EPENN. 2016. (Encontro).

5.
II Congresso Nacional de Educação. Infância e Família : Diálogos entre Educação e Política. 2015. (Congresso).

6.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. 2015. (Congresso).

7.
CineCoruja da UFRPE.Debate sobre o filme "Quanto vale ou é por quilo". 2014. (Outra).

8.
Projeto de Extensão Cinecoruja PRAE/UFRPE.Exibição do filme:. 2014. (Outra).

9.
VI Seminário de Estudos em educação e linguagem. 2014. (Seminário).

10.
Colóquio em História e Teorias da Educação "O Estatuto da Educação" pelo Professor Dr. Ferdinand Röhr. 2013. (Encontro).

11.
I Jornada Filosofias e Subjetividade. 2013. (Encontro).

12.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Frronteiras da História da Educação no Brasil. 2013. (Congresso).

13.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Encontro).

14.
IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "Histórias, Sociedade e Educação no Brasil": Histórias da Educação Brasileira : Experiências e Peculiaridades. 2012. (Seminário).

15.
Palestra "A Formação do Educador nos Cursos de Licenciaturas" pelo Professor Dr. Junot Comélio Mattos. 2012. (Encontro).

16.
I Conferência de graduação da UPE. 2010. (Simpósio).

17.
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. 2009. (Encontro).

18.
9º Semana Universitária da UPE-Campus Petrolina. 2009. (Encontro).

19.
31º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação. 2008. (Congresso).

20.
II Congresso de Educação do vale do são Francisco. Alfabetizar na perpectiva do Letramento?. 2008. (Congresso).

21.
I SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UNEB: Formação Continuada- Políticas de Leitura e Escrita.Políticas de formação continuada: a experiência do Pró-Letramento no Estado do Pará. 2008. (Outra).

22.
Libertar através da educação pra quê?O desafio do povo negro pós-libertação..Dia 13 de maio, dia da libertação dos escravos. 2008. (Seminário).

23.
18ªEncontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Escolarização de famílias negras e de meios populares (Pernambuco, 1950-1970). 2007. (Congresso).

24.
I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco- Metodologias da Pesquisa Científica.Por uma metodologia da pesquisa em sintonia com o contexto do semi-árido. 2007. (Encontro).

25.
I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco- Metodologias da Pesquisa Científica.Experiências Teórico-Metodológicas da Pesquisa quantitativa. 2007. (Encontro).

26.
I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco- Metodologias da Pesquisa Científica.Grupo de traballho - História e Memória. 2007. (Encontro).

27.
I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco- Metodologias da Pesquisa Científica.História Oral e a construção de memórias familiares. 2007. (Encontro).

28.
Centro de Educação: Memórias e Histórias (1975-2005) - Aniversário dos 30 anos do Centro de Educação da UFPE. 2006. (Outra).

29.
III Seminário de História, Memória e Patrimônio de Olinda: História - interfaces entre a produção acadêmica e o ensino.Trajetórias de longevidade escolar em famílias negras e de meios populares (Pernambuco, 1950-1970). 2006. (Seminário).

30.
II Seminário de História, Memória e Patrimônio de Olinda: História - interfaces entre a produção acadêmica e o ensino.NEPHEPE: Memórias da educação de Pernambuco. 2006. (Seminário).

31.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação: A educação e seus sujeitos na história. Trajetórias de longevidade escolar em famílias negras e de meios populares (Pernambuco, 1950-1970). 2006. (Congresso).

32.
A Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos.. 2005. (Outra).

33.
III Congresso Brasileiro de História da Educação. |Histórias de indivíduos e arquivos familiares:algumas reflexões teórico-metodológicas. 2004. (Congresso).

34.
III Fórum Mundial de Educação. Trajetórias escolares de famílias negras em Pernambuco (1950-1970). 2004. (Congresso).

35.
I Mostra de História da UFPE- Perspectivas e produção do conhecimento.Um estudo sobre trajetórias escolares de famílias negras em Pernambuco (1950-1970). 2004. (Outra).

36.
I seminário sobre ações afirmativas do NEPHEPE. 2004. (Seminário).

37.
Memórias da Educação em Pernambuco (1870-1980). 2004. (Outra).

38.
V Encontro Estadual de História- ANPUH - Memória e História. 2004. (Encontro).

39.
. 55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Congresso).

40.
IV Seminário de História - a razão histórica.IV Seminário de História - a razão histórica. 2003. (Seminário).

41.
. X Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2002. (Congresso).

42.
. II Congresso Brasileiro de História da Educação. 2002. (Congresso).

43.
. 54º Reunião Anual da SBPC. 2002. (Congresso).

44.
.III Seminário de História - História e Cidade. 2002. (Seminário).

45.
.I Seminário de história da educação da UFPE: 70 anos do manifesto dos pioneiros da escola nova e a participação de Pernambuco na renovação da educação brasileira.. 2002. (Seminário).

46.
.I Seminário livre da instrução primária ao ensino normal: o início do magistério feminino em Pernambuco. 2002. (Seminário).

47.
.I Simpósio de Materiais Didáticos da UFPE. 2002. (Simpósio).

48.
.IV Encontro Estadual de História - Vesígios e Imagens. 2002. (Encontro).

49.
VIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. X Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2002. (Congresso).

50.
. III Colóquio Internacional Paulo Freire. 2001. (Congresso).

51.
. IX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2001. (Congresso).

52.
.I Simpósio dos Grupos de Pesquisa da UFPE. 2001. (Simpósio).

53.
.Fórum Estadual de Entidade de Pedagogia. 2001. (Outra).

54.
.V Jornada de Iniciação Científica. 2001. (Outra).

55.
53a. Reunião Anual da SBPC. 53 Reunião Anual da SBPC. 2001. (Congresso).

56.
IX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. VIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2001. (Congresso).

57.
Simpósio Nacional de Educação.Simpósio Nacional de Educação. 2001. (Simpósio).

58.
XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. 2001. (Congresso).

59.
. VIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2000. (Congresso).

60.
. I Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, F. C.. III Encontro de Iniciação Científica do Departamento de Educação da UFRPE. 2016. (Outro).

2.
SILVA, F. C.. IV Encontro de Iniciação Científica da UFRPE. 2016. (Outro).

3.
SILVA, F. C.. II Encontro de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).

4.
SILVA, F. C.. Apresentação de Relatórios Parciais PIBIC e PIC 2014 e 2015. 2015. (Outro).

5.
SILVA, F. C.. XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Congresso).

6.
SILVA, F. C.. 9º Semana Universitária da UPE-Campus Petrolina. 2009. (Outro).

7.
SILVA, F. C.; RIBEIRO, M. ; SANTOS, C. B. ; CAVALCANTI, G. ; FERREIRA, R. D. . II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco. 2008. (Congresso).

8.
SILVA, F. C.. O Fenômeno da criação artístico-literária e literatura infantil. 2007. (Outro).

9.
SILVA, F. C.. I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco. 2007. (Outro).

10.
SILVA, F. C.; ARANTES, A. S. ; GALVÃO, A. M. O. ; CATANHO, M. R. C. ; SILVA, S. B. A. ; BATISTA, N. M. C. C. ; SILVA, M. M. ; SILVA, A. C. A. E. ; SILVA, S. P. ; SILVA, M. B. E. . Centro de Educação: História e memórias (1975-2005). 2006. (Exposição).

11.
SILVA, F. C.. 1ª Oficina de Avaliação da Aprendizagem. 2006. (Outro).

12.
SILVA, F. C.. II Fórum Científico da FCMPB. 2005. (Outro).

13.
SILVA, F. C.; ARANTES, A. S. ; GALVÃO, A. M. O. ; SILVA, A. C. A. E. ; SILVA, M. B. E. ; CATANHO, M. R. C. ; BATISTA, N. M. C. C. ; SILVA, S. B. A. ; SILVA, S. P. . Mémorias da Educação em Pernambuco (1870-1980). 2004. (Exposição).

14.
SILVA, F. C.; ARANTES, A. S. ; GALVÃO, A. M. O. ; SILVA, A. C. A. E. ; SILVA, M. B. E. ; CATANHO, M. R. C. ; BATISTA, N. M. C. C. ; SILVA, S. B. A. ; SILVA, S. P. . I Seminário sobre Ações Afirmativas do NEPHEPE: Políticas de Ações Afirmativas - Cotas no Ensino Superior. 2004. (Outro).

15.
SILVA, F. C.; ARANTES, A. S. ; GALVÃO, A. M. O. ; SILVA, A. C. A. E. ; SILVA, M. B. E. ; CATANHO, M. R. C. ; BATISTA, N. M. C. C. ; SILVA, S. P. . Seminário 70 anos do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova e a participação de Pernambuco na renovação da educação brasileira. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARCELO HENRQUE DOS SANTOS SILVA. UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
ANA KAROLINA NERI REIS e CÁSSIA PRISCILA OLIVEIRA DE MIRANDA. PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO EM MOVIMENTOS SOCIAIS: um estudo no espaço cultural Grupo Bongar. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renata Alves de Brito. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AFRO E AFRO-BRASILEIRA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRPE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Políticas de Igualdade Racial no Ambiente escolar) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

2.
Adriana Duarte de Sousa; Katia Macedo Duarte. O RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE DUAS OBRAS LITERÁRIAS SOBRE IDENTIDADE E PRECONCEITO E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em UNIAFRO: Políticas de Igualdade Racial no Ambiente escolar) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

3.
Kerlany Crystyna Pereira de Carvalho. Recrutamento e Seleção de Pessoas: critérios e tendências no SESI em Petrolina-PE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

4.
Andrea Galvão Rodrigues. A influência da motivação no trabalho de um grupo da loja Insinuante do River Shopping Petrolina - PE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

5.
Helenilda de Amorim Gomes. Gestão escolar & Leitura e escrita nas turmas multisseriadas: como quebrar paradigmas?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento da Gestão) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

6.
Sônia Maria Gomes da Silva Lima. A gestão escolar e o sistema de avaliação na escola municipal José Esmerindo Ribeiro em Petrolina-PE.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento da Gestão) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

7.
Hossana Maurício da Silva Carvalho. Indisciplina escolar: a voz dos alunos e o papel da gestão na escola municipal Mãe Vitória Petrolina ? PE. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento da Gestão) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

8.
Maria Izam dos Santos Paulino. Política educacional e realidade escolar: gestão escolar numa abordagem democrática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento em Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

9.
Maria Socorro de Assis Lima. Formação continuada de gestores em Petrolina com foco na qualidade - 2006 a 2008.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento da Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

10.
Severina Borba Ramos. Concepções de ensino -aprendizagem da língua inglesa do ensino médio de uma escola pública de petrolina. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua inglesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Cristina Tavares. A cultura popular e sua influência na educação de familiares dos meios populares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

2.
Maria Rafaela A. de Souza. O uso da tecnologia no processo de alfabetização: a mesa educacional do Sistema Positivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

3.
Denise Alves dos Santos ; Valquíria Paulino da Costa e Silva. O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: um estudo sobre a atuação de duas professoras do 5º ano da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes ? PE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

4.
Rayana Maria Lopes Melo. Análise do modelo educacional na obra literária:"Tróia o romance de uma guerra" de Cláudio moreno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

5.
Clara Maria Miranda de Sousa. BIBLIOTECAS EM FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES: A CONSTITUIÇÃO DO ACERVO PESSOAL DE UMA ?NOVA LEITORA?.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

6.
Maria Betania. Trajetória de formação de uma professora universitária (Petrolina, 1950-2008). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

7.
Márcia Regina Martins da Silva. Alfabetização X Letramento: da descoberta dos códigos alfabéticos á leitura da vida social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

8.
Maria Helena Ferreira de Souza. A relação família e escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

9.
Edlene Araújo dos Santos. O uso da literatura infantil em sala de aula: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

10.
Edja Cruz de Lima. O lúdico na formação intelectual, motora e social, das crianças entre 2 a 3 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

11.
Ana Paula Cajuqi Amorim. Família e escola: práticas familiares de acompanhamento escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

12.
Luciana Alves Silva Soares. Projeto político Pedagógico e contextualização do ensino em uma escola do movimento sem terra: Santa Maria da Boa Vista - PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

13.
Margarete Maria da Silva. A atuação do professorado na 1ª Conferência Pedagógica (Pernambuco, 1870, 1880). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

14.
Heraldo Alves Fernandes. Estágio supervisionado de regência IV: dificuldades enfrentadas pelos alunos do 8º período do curso de licenciatura em ciências biológicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

Iniciação científica
1.
Michele Regina da Silva. Memória Escolar dos Licenciandos em biologia. 2014. Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Gestão Estudantil da UFRPE. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

2.
Maria Cecília dos Santos. O CORPO DOCENTE DA UPE CAMPUS PETROLINA: perfil, formação e atuação nos últimos 10 anos.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, PFAUPE- Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

3.
Julianna de Souza Lacerda Silva.. Métodos de Ensino nas Escolas Primárias Pernambucanas do Século XIX: uma análise de livros escolares de leitura.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco, Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

4.
Clara Maria Miranda de Sousa. Práticas de leitura e escrita em famílias de meios populares: analise da biblioteca particular de uma. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco, Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Terezinha da Silva Santos. Cultura Afro-Brasileira: inserção da música nas escolas municipais de Petrolina - PE. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco, PRO REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

2.
Michella Eloina de Sá Torres. Produção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana em Petrolina-PE. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco, PRO REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

3.
Ana Paula Mendes Porto. ESCOLA CIDADÃ: formação de professores em história e cultura afro-brasileira e africana em Petrolina ? PE. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco, Bolsa de Incentivo Acadêmico da Fundação de amparo á ciência e tecnologia. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.

4.
Eslany Vanessa da Silva Teotônio. ESCOLA: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CIDADÃ- Tentativas de implementação da Lei 10.639 nas escolas municipais da cidade de Petrolina. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, Bolsa de Incentivo Acadêmico da Fundação de amparo á ciência e tecnologia. Orientador: Fabiana Cristina da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:46:57