Gilfranco Lucena dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Leciona nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFRN-UFPB-UFPE (2011). Foi professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2009-2014), do Instituto Salesiano de Filosofia do Recife (2007-2008) e da Faculdade de Filosofia de Caruaru (2007-2008). Tem desenvolvido pesquisas no campo da fenomenologia e hermenêutica especialmente em torno do pensamento de Martin Heidegger e Edith Stein, e relações desse pensamento com a filosofia antiga, especialmente Platão e Aristóteles. Publicou o livro Tempo e História na Hermenêutica Bíblica (Loyola, 2009) e organizou o livro Edith Stein: A Pessoa Humana na Filosofia e nas Ciências Humanas (2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilfranco Lucena dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, G. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.
Universidade Federal da Paraíba - Campus I - Departamento de Filosofia
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167333


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: TEMPO ÉTICO E TEMPO HISTÓRICO: A reapropriação heideggeriana do kairós como Augenblick, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Jesus Vázquez Torres.
Palavras-chave: Heidegger; Aristóteles; Tempo ético; tempo histórico.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2004
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Hermenêutica e Historicidade: concepcao, método e tarefa de uma Filosofia Hermenêutica a partir de Martin Heidegger,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Jesus Vazquez Torres.
Palavras-chave: Hermenêutica; Heidegger.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
1998 - 2002
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A origem existencial do círculo hermenêutico.
Orientador: Jesus Vazquez Torres.




Formação Complementar


2011 - 2011
XIV Fábrica de Idéias. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Itinerário Vocacional. (Carga horária: 40h).
Instituto de Pastoral Vocacional, IPV, Brasil.
2006 - 2006
Organização e Planejamento do Serviço de Animação Vocacional. (Carga horária: 40h).
Instituto de Pastoral Vocacional, IPV, Brasil.
2005 - 2005
Teologia e Eclesiologia da Vocação. (Carga horária: 40h).
Instituto de Pastoral Vocacional, IPV, Brasil.
2005 - 2005
Antropologia da Vocação. (Carga horária: 40h).
Instituto de Pastoral Vocacional, IPV, Brasil.
2004 - 2004
XVIII Curso Ad Gentes. (Carga horária: 160h).
Centro Cultural Missionário, CCM, Brasil.
2003 - 2003
Internationaler Sommerkurs für deutsche Sprache und Landeskunde. (Carga horária: 65h).
Westfälische Wilhelms-Universität Münster, WW-UM, Alemanha.
2000 - 2000
O Conceito de Liberdade na Metafísica de Hegel. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
1999 - 1999
O Problema da Subjetividade em Husserl. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1998 - 1998
Nação, Nacionalismos e Sentimento Nacional. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em Concurso Público na Área de Estética.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Filosófica I
11/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Filosofia.
02/2018 - 06/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução do Pensamento Filosófico e Científico
05/2015 - 03/2018
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.

Atividade realizada
Coordenação do Subprojeto de Filosofia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPB.
11/2015 - 11/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Curso de Filosofia.
01/2017 - 06/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Filosófica II
Filosofia Geral Metafísica III
07/2016 - 11/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Filosófica I
Filosofia das Ciências
02/2016 - 06/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
História da Filosofia Contemporânea I
03/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Filosófica I
Introdução à Filosofia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no Curso de Filosofia do Centro de Formação de Professores da UFRB, tendo lecionado as disciplinas Metafísica, Filosofia no Brasil, Ética II, Filosofia da Ciência, Estética I e II, Educação e Estética

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Centro de Formação de Professores da UFRB; atualmente lecionando as disciplinas Teoria do Conhecimento I e História da Filosofia Medieval.

Atividades

11/2013 - 04/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética II
Filosofia na América Latina
História da Filosofia Contemporânea II
11/2012 - 11/2013
Direção e administração, Centro de Formação de Professores, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador.
06/2013 - 10/2013
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Educação
Filosofia na América Latina
Metafísica
08/2013 - 08/2013
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
9º Café Filosófico-Científico: Movimento Sina e Criação: Prelúdio.
11/2012 - 04/2013
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metafísica
Filosofia da Ciência
Filosofia na América Latina
Filosofia e Matemática
11/2012 - 11/2012
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
8º Café Filosófico-Científico: Inquietações sobre o Tempo.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética II
Filosofia no Brasil
Metafísica
08/2011 - 02/2012
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
Filosofia na América Latina
12/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
7º Café Filosófico-Científico: A Ética do Desejo.
09/2011 - 09/2011
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
6º Café Filosófico-Científico: Um Olhar Filosófico sobre a Obra de Clarice Linspector.
03/2010 - 09/2011
Direção e administração, Centro de Formação de Professores, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
06/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
5º Café Filosófico-Científico: Filosofia e Teologia: Uma Abordagem em Nicolau de Cusa.
04/2011 - 04/2011
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
4º Café Filosófico-Científico: Religião, Civilização e Cultura.
03/2011 - 03/2011
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
3º Café Filosófico-Científico: Ética e Linguagem em Wittgenstein.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
11/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
2º Café Filosófico-Científico.
09/2010 - 09/2010
Extensão universitária , Centro de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
1º Café Filosófico-Científico.
03/2010 - 04/2010
Ensino, Educação e Interdisciplinaridades, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação, Ciência e Interdisciplinaridade
03/2010 - 04/2010
Ensino, Educação e Interdisciplinaridades, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação, Cultura e Diversidades
01/2010 - 01/2010
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Matemática
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
Teoria do Conhecimento II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento I
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Filosofia Medieval

Instituto Salesiano de Filosofia, INSAF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no curso de graduação em Filosofia, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no Curso de Graduação em Filosofia, Carga horária: 8
Outras informações
Professor das disciplinas Ontologia e Filosofia da Linguagem ministradas no terceiro e sexto períodos do curso respectivamente

Atividades

02/2008 - 07/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia
08/2007 - 12/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Linguagem
Ontologia

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no curso de graduação em Filosofia, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no curso de graduação em Filosofia, Carga horária: 6
Outras informações
Professor das disciplinas Etica I e Fenomenologia

Atividades

02/2008 - 07/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ontologia Contemporânea
07/2007 - 12/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Etica
Fenomenologia

Instituto de Teologia de Caruaru, ITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação em Filosofia, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Filosofia Contemporânea II

Atividades

02/2007 - 07/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Contemporânea II

Faculdade Osman Lins, FACOL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação em Geografia, Carga horária: 8
Outras informações
Professor no Curso de Especialização em Geografia, lecionando a disciplina Psicologia da Aprendizagem.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Curso de Especialização latu sensu em psicopedagogia, lecionando a disciplina Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem no curso de Psicopedagogia

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação em Psicopedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem no Curso de Especialização latu sensu em psicopedagogia

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Prof. de Pós-grad. em Ensino da Matemática, Carga horária: 8
Outras informações
Prrofessor da disciplina Filosofia e Sociologia Aplicadas ao Ensino da Matemática

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pós-grad. em psicoped., Carga horária: 8
Outras informações
Professor no curso de pós-graduação em psicopedagogia

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no Curso de Pós-grad. em Psicoped., Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no Curso de Pós-grad. em Psicoped., Carga horária: 8
Outras informações
Professor da Disciplina Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no Curso de Graduação em Direito, Carga horária: 4
Outras informações
Professor das disciplinas de Filosofia Geral e Hermeneutica Jurídica oferecidas no primeiro e terceiro período do curso respectivamente

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor no curso Pós-grad. em psicopedagog., Carga horária: 8
Outras informações
Curso com carga horária de 30h

Atividades

10/2008 - 11/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem
10/2008 - 11/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem
09/2008 - 10/2008
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
09/2008 - 10/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem
08/2008 - 08/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem
12/2007 - 01/2008
Ensino, Ensino de Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Sociologia Aplicadas ao Ensino da Matemática
08/2007 - 09/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem
06/2007 - 07/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem
02/2007 - 07/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral
Hermenêutica Jurídica
01/2007 - 01/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo, Linguagem, Leitura e Escrita
08/2006 - 09/2006
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento cognitivo, linguagem, leitura e escrita


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Problemas Fundamentais de Estética e Filosofia da Arte (II)
Descrição: O presente projeto de Pesquisa foi inaugurado em 2017 como fruto do trabalho desenvolvido na área de Estética e Filosofia da Arte junto aos alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba, bem como da Pesquisa em torno da Estética Fenomenológica e dos Conceitos Fundamentais de Filosofia da Arte na Filosofia Antiga no Grupo de Pesquisa Ontoepistemologia e Fenomenologia-Hermenêutica do CNPq. Emergiu fundamentalmente em atenção ao crescente interesse dos estudantes de graduação em desenvolver pesquisas ligadas ao problema da consideração filosófica da arte, da educação estética e da experiência estética. Por isso o projeto tem como escopo principal a orientação de problemas de pesquisa fundamentais no campo da estética e da filosofia da arte, com vistas a favorecer aos estudantes de graduação uma iniciação científica que forneça as bases para a pesquisa no curso de graduação e pós-graduação em filosofia. Nesta segunda fase do projeto (09/2018 a 09/2019), os planos de trabalho são estruturados com vistas a discutir e aprofundar as seguintes questões: 1) Como se constitui a correlação entre obra de arte e verdade? 2) Como a arte pode ser compreendida como um tipo de conhecimento de caráter intuitivo-expressivo? 3) De que modo o sentimento de saudade pode vir a ser despertado como experiência estética a partir do contato com a obra de arte enquanto objeto afetivo-relacional? 4) Como a relação possível entre Estética e Ética pode colaborar na edificação da solidariedade humana? Para o desenvolvimento de uma solução a respeito da correlação entre arte e verdade o plano de trabalho, que dará continuidade ao que já foi desenvolvido na primeira etapa da pesquisa, tomará como arcabouço teórico a concepção de M. Heidegger acerca da obra de arte como um "pôr-se em obra da verdade" (HEIDEGGER, 2000, p. 56). O problema da arte como como tipo de conhecimento de caráter intuitivo-expressivo será investigado na perspectiva do pensamento estético de Benedetto Croce, que entende a Estética como ciência da expressão (cf. CROCE, 2016). A questão a respeito da possibilidade do despertar da saudade como experiência estética face à obra de arte como "objeto afetivo-relacional" encerra a necessidade de um diálogo profícuo com a filosofia de M. Heidegger a respeito da sentimentalidade como "Stimmung" (cf. HEIDEGGER, 2015, p. 193ss.) e com os trabalhos de Hans Ulrich Gumbrecht, que, tomando como base aquele conceito heideggeriano, desenvolve-o em função da compreensão da experiência estética e do despertar da sentimentalidade através dela (cf. GUMBRECHT, 2014, p. 9ss.). Por fim, a investigação em torno da correlação entre Estética e Ética em vista da edificação da solidariedade humana será desenvolvida com base nos trabalhos de Richard Rorty, tomando para análise, especialmente a obra "Contingência, Ironia e Solidariedade" (RORTY, 1989)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gilfranco Lucena dos Santos - Coordenador / POLLYANNY DALLARA DANTAS OLIVEIRA - Integrante / LUCAS HENRIQUE BATISTA PEREIRA DOS SANTOS - Integrante / JULIANNA STEPHANE HOLANDA BEZERRA DE SOUSA - Integrante / JOELSON LUCENA VEIGA DA SILVA - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2017 - 2018
Problemas Fundamentais de Estética e Filosofia da Arte (I)
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa em Estética e Filosofia da Arte é fruto do trabalho docente desenvolvido nesses dois últimos anos no curso de Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba, e da pesquisa em torno da Estética Fenomenológica, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Ontologia e Fenomenologia Hermenêutica do CNPq. Mas emerge fundamentalmente em atenção ao crescente interesse dos estudantes de graduação em desenvolver pesquisas ligadas ao problema da consideração filosófica da arte e da educação estética. Por isso, ele tem como escopo principal a orientação de problemas de pesquisa fundamentais no campo da Estética e da Filosofia da Arte, com vistas a favorecer aos estudantes de graduação uma iniciação científica que forneça as bases para a pesquisa no curso de graduação e pós-graduação em filosofia. Neste Projeto procura-se abordar dois problemas fundamentais que estabelecerão o horizonte de investigação dos respectivos planos de trabalho: o conceito de poiesis, e a arte poética relacionada a ele; o papel do lúdico na educação estética..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gilfranco Lucena dos Santos - Coordenador / POLLYANNY DALLARA DANTAS OLIVEIRA - Integrante / LUCAS HENRIQUE BATISTA PEREIRA DOS SANTOS - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2014 - Atual
Fenomenologia do Valor Estético
Descrição: O Presente Projeto de Pesquisa tem em vista o desenvolvimento de uma Fenomenologia do Valor Estético. Para tanto investiga a seguinte questão de caráter geral: Como se constitui na consciência a apreensão do valor estético por meio da arte? Em particular, perguntar-se-á também a respeito do seguinte: Como a apreensão Valorativa estética de um determinado povo pode constituir um conjunto de características que determinam ou pelo menos delineiam os traços fundamentais para o desenvolvimento de uma Estética Regional? O objetivo fundamental da pesquisa é desenvolver uma fenomenologia do valor estético tomando como ponto de partida a experiência estética tanto no que respeita ao seu caráter de criação como de fruição. Mas, uma vez que o projeto tem uma intenção paralela em vista, qual seja, a do estabelecimento das condições fundamentais para a caracterização de uma estética regional, além de estabelecer fenomenologicamente como se constitui o valor para a consciência criativa e fruitiva da experiência estética, buscará também pensar como o valor estético pode articular características regionais que se tornam elementares e fundamentais para a constituição de uma estética regional. Para tanto será de fundamental importância e descrição a apropriação do método fenomenológico com vistas a tal tratamento e um estudo dos trabalhos realizados especialmente na Escola Fenomenológica de Göttingen, no início do século XX, tais como o de Moriz Geiger, Roman Ingarden, Edith Stein, dentre outros. Assim, a pesquisa possui um caráter duplo de uma Fenomenologia do Valor Estético em Geral e da caracterização de Traços Fundamentais de uma Estética Regional. A investigação terá como ponto de partida os trabalhos desenvolvidos por Edith Stein em torno do problema, especialmente seu trabalho Beiträge zur philosophischen Begrunndung der Psychologie und der Geisteswissenschaften..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gilfranco Lucena dos Santos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2011 - 2013
Interconexão entre Filosofia e Matemática no Pensamento de Platão e Aristóteles
Descrição: A pesquisa visa repensar a conexão interna entre filosofia e matemática a partir de uma confrontação com a filosofia de Platão e Aristóteles. Ela estabelece como hipótese de trabalho que a Matemática é colocada em conexão com a Filosofia em dois sentidos. No caso de Platão, a Matemática é colocada em uma relação intrínseca com a Filosofia, uma vez que Platão compreende a Matemática como meio e caminho (método) pelo qual o pensamento pode ser educado a adquirir uma atitude filosófica; por outro lado, Aristóteles procura caracterizar a estrutura ontológica dos elementos da Matemática, estabelecendo uma conexão mais extrínseca com a Filosofia. A caracterização desses dois modos de conexão entre Filosofia e Matemática é decisiva para a compreensão hodierna destes saberes. Verifica-se hoje uma tendência mais aristotélica no estabelecimento dessa relação. Ela se constitui de maneira extrínseca tanto na medida em que se pode pensar uma filosofia da matemática, como na medida em que se possa projetar uma filosofia da educação matemática. No primeiro caso ela é tornada seu objeto específico; no segundo caso é o processo de aquisição de seu conhecimento que é tornado objeto da filosofia. Assim nesta pesquisa são colocados os seguintes questionamentos: que implicações a visão platônica da função da matemática para a educação filosófica tem tanto para a educação filosófica como para a educação matemática? Como Aristóteles torna exterior a relação da Filosofia com a Matemática quando estabelece como meta de sua investigação a estrutura ontológica de seus elementos? Como compreender a matemática como método para o pensar antes mesmo de apreendê-la como ciência de objetos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gilfranco Lucena dos Santos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4
2010 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID (Sub-projeto 04 PIBID-UFRB - Licenciatura em Filosofia/ Ensino, Pesquisa e Extensão)
Descrição: A filosofia é um saber abrangente que abarca o conjunto de todos os problemas presentes em todas as ciências, inclusive aquelas naturais e formais. A filosofia aparece então no ensino médio com uma função de caráter interdisciplinar e transversal no trabalho de seus conteúdos no ensino médio; a pesquisa visa fundamentar a compreensão da filosofia e história da ciência como tema transversal no ensino da matemática, física e química no ensino médio e um veículo de caráter interdisciplinar que pode ampliar os conhecimentos desses componentes curriculares e favorecer aos alunos um melhor aprofundamento do conteúdo dos mesmos. Espera-se, a partir de uma experiência piloto a ser realizada em turmas do ensino médio da escola pública, em conjunto com professores de filosofia e professores de matemática, física e química, que se possa comprovar que através de uma visão contextual, histórica e filosófica, os alunos e os próprios professores possam adquirir uma maior habilidade e compreensão dessas ciências, além de conquistar uma maior facilidade no aprendizado dos conteúdos nela vistos e ainda uma visão crítica do processo de construção do conhecimento científico natural e formal. Para tanto a pesquisa deverá implementar uma experiência piloto de ensino da filosofia, em articulação com os conteúdos de matemática, física e química no ensino médio, que incorpore, no ensino de seus conteúdos, uma contextualização crítica dos mesmos através da filosofia e história da ciência. Objetivo Geral Verificar em que medida uma ampliação filosófica dos problemas de fundo dos conteúdos próprios da matemática, física e química no ensino médio, com base na filosofia e história da ciência, pode promover a compreensão e o aprendizado nesses componentes curriculares e favorecer aos alunos uma base mais sólida no estudo dessas ciências. Objetivos Específicos 1) Discutir teoricamente a filosofia e história da ciência como tema transversal fundamental no ensino de matemática, física e químic.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Gilfranco Lucena dos Santos - Coordenador / Leandro do Nascimento Diniz - Integrante / Simone Aparecida Fernandes - Integrante / Clarivaldo Santos de Sousa - Integrante / Fábio Josué Souza dos Santos - Integrante.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
2009 - 2010
A FUNÇÃO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA EM PLATÃO
Descrição: Tendo em vista que a matemática exercia um papel fundamental na educação filosófica, de acordo com os Diálogos de Platão, não propriamente como uma ciência de objetos, mas como método de condução da inteligência à contemplação das idéias fundamentais constituintes da realidade, importa nesta pesquisa explicitar esta função da matemática na filosofia platônica. Nossa hipótese de trabalho supõe que a matemática pensada e utilizada por Platão tinha em vista muito mais pensar os problemas fundamentais daquilo que estava em questão em seus projetos de investigação filosófica, que de algum modo, muitas vezes, estavam atrelados ao conhecimento matemático. Interessa-nos, pois, aqui, elucidar como era compreendida a matemática no filosofar de Platão, e que função este conhecimento desempenhava na educação filosófica que o mesmo propunha, com vistas a verificar sua atualidade na educação filosófica contemporânea e a repercussão desta compreensão no próprio aprendizado da matemática como caminho para o pensar filosófico e a compreensão apreensiva da realidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID (Sub-projeto 07 PIBID-UFPB - Licenciatura em Filosofia)
Descrição: O PIBID é um programa de iniciação à docência, financiado pela CAPES, que visa dar oportunidade ao estudante de licenciatura de desenvolver seus estudos aliado a uma aproximação mais efetiva com escolas do ensino médio onde irão futuramente desenvolver sua experiência docente. O papel do professor coordenador é orientar os estudantes no intuito de acompanhar aulas de filosofia na escola e desenvolver projetos de pesquisa diagnóstica a respeito da situação do ensino de filosofia na escola e projetos de intervenção que possam favorecer o desenvolvimento do estudante bolsista em formação, bem como colaborar com o professor supervisor na escola no intuito de incrementar suas ações pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Gilfranco Lucena dos Santos - Coordenador.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Griot - Revista de Filosofia do Centro de Formação de Professores da UFRB


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Fenomenologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Hermenêutica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, G. L.2018SANTOS, G. L.. Raimundo Farias Brito e sua confrontação com Bergson: Confluências e Discrepâncias. Revista Ideação, v. 1, p. 46-56, 2018.

2.
SANTOS, G. L.2017SANTOS, G. L.. O Caráter Intermediário da Matemática e a Estrutura Ontológica de seus Elementos segundo Platão e Aristóteles. Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental, v. 19, p. 129-166-166, 2017.

3.
SANTOS, G. L.2017SANTOS, G. L.. Edith Stein e a Filosofia de Platão. REVISTA DE FILOSOFIA: AURORA, v. 29, p. 819-839-839, 2017.

4.
SANTOS, G. L.2017SANTOS, G. L.. Juvenal SAVIAN FILHO, Filosofia e Filosofias: existência e sentidos, Autêntica, São Paulo 2016, pp. 400, R$ 139,00. [ISBN 978-85-8217-897-3]. Aquinas - Revista Internazionale di Filosofia, v. LIX, p. 408-415, 2017.

5.
SANTOS, G. L.2016SANTOS, G. L.. O Esquema da Quantidade em Kant e suas relações com Aristóteles e Platão. Problemata, v. 7, p. 156-168, 2016.

6.
SANTOS, G. L.2014SANTOS, G. L.. A Temporaneidade do Espaço Arquitetônico na Filosofia Fenomenológica Existencial de Evaldo Coutinho. Revista Perspectiva Filosófica, v. 41, p. 116-127, 2014.

7.
SANTOS, G. L.2014SANTOS, G. L.. Edith Stein e Martin Heidegger: Aspectos de uma Confrontação Metafísica. Revista Filosófica São Boaventura, v. 7, p. 29-39, 2014.

8.
SANTOS, G. L.2011 SANTOS, G. L.. Retórica e Justiça: Aprofundamento Aristotélico de Indicações Platônicas. Griot, v. 4, p. 84-95, 2011.

9.
SANTOS, G. L.2011SANTOS, G. L.. Motivação e Liberdade: a superação do determinismo psicofísico na investigação fenomenológica de Edith Stein. Kairós (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará), v. VIII, p. 216-234, 2011.

10.
SANTOS, G. L.2005SANTOS, G. L.. Comer do Pão dos Pobres: Um apelo a seguir em nosso tempo as pegadas do Profeta Elias. Círculo Católico de Pernambuco, v. 15, p. 41-42, 2005.

11.
SANTOS, G. L.2000SANTOS, G. L.. Edith Stein: Uma Filósofa no Século XX. Minerva - Informe Filosófico - Boletin Informativo do Departamento de Filosofia da UFPE, Recife, v. ano V, n.15, p. 02-02, 2000.

12.
SANTOS, G. L.2000SANTOS, G. L.. Tentativa de reconstituicao do âmbito desde onde importa explicitar a origem existencial do círculo hermenêutico. Cadernos de Filosofia, Recife, v. único, n.02, p. 51-61, 2000.

13.
SANTOS, G. L.2000SANTOS, G. L.; Medeiros, Tifo Figueirôa ; SANTANA, G. D. ; JORDAO, A. . A carmelita Elisabete da Trindade em várias perspectivas. Grande Sinal (Petrópolis), Petrópolis, v. ano 54, n.6, p. 677-695, 2000.

14.
SANTOS, G. L.1999SANTOS, G. L.. Filosofar: a arte urgente de repensar. Minerva - Informe Filosófico, Recife, v. ano IV, n.14, p. 05-05, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, G. L.. Tempo Ético e Tempo Histórico: a Apropriação heideggeriana do Kairós como Augenblick. 1. ed. Saarbrücken, Deutschland: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 208p .

2.
SANTOS, G. L.; FARIAS, M. R. (Org.) . Edith Stein: A Pessoa Humana na Filosofia e nas Ciências Humanas. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2014. v. 1. 301p .

3.
SANTOS, G. L.. Tempo e História na Hermenêutica Bíblica; Fundamentos Filosóficos e Aspectos Teológicos da Hermenêutica Bíblica em Carlos Mesters. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2009. v. 1. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, G. L.. Filosofia, Arte e Loucura como Metáfora. In: Iraquitan de Oliveira Caminha; Maria Gorette Bezerra de Lucena. (Org.). Estética e Existência: Filosofia e Loucura. 1ed.São Paulo: Liber Ars, 2018, v. 1, p. 171-188.

2.
MAHFOUD, M. ; SAVIAN FILHO, J. ; BELLO, A. A. ; BARREIRA, C. R. A. ; PIERRO, E. G. ; RUS, E. ; PUENTE, F. R. ; ALFIERI, F. ; SANTOS, G. L. ; DOWELL, J. A. M. ; ZAK, L. ; MASSIMI, M. ; KORELC, M. ; ZILES, U. ; GASPAR, Y. E. . Motivação e Liberdade em Edith Stein. In: Miguel Mahfoud; Juvenal Savian Filho. (Org.). Diálogos com Edith Stein: Filosofia, Psicologia, Educação. 1ed.São Paulo: Paulus, 2017, v. , p. 257-282.

3.
SANTOS, G. L.. A Verdade da Arte segundo Edith Stein. In: Adriano Correia; Luiz Rohden; Juvenal Savian; Carlos Tourinho. (Org.). Fenomenologia e Hermenêutica. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2017, v. , p. 244-253.

4.
COSTA, D. M. ; SOARES, E. L. R. ; MONTEIRO, Geovana da Paz ; SANTOS, G. L. ; VICENTE, J. J. N. B. ; ASSIS, Kleyson Rosário ; ZUNINO, P. E. A. ; RESENDE, R. H. . Tempo. Temor e Angústia: Repercussão Ética dos Sentimentos de Temor e Angústia segundo Aristóteles e Heidegger. In: Geovana da Paz Monteiro. (Org.). Discussões Filosóficas. 1ed.Cruz das Almas: EDUFRB, 2016, v. 1, p. 53-74.

5.
SANTOS, G. L.. Edith Stein e o Valor Estético. In: Marcelo Carvalho, André Medina Carone, Carlos Tourinho, Cecília Cintra Cavaleiro de Macedo e Juvenal Savian Filho. (Org.). Fenomenologia, Religião e Psicanálise. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 241-253.

6.
TRICARICO, C. F. ; SANTOS, G. L. ; SAVIAN FILHO, J. ; PARISE, M. C. I. ; KUSANO, M. B. . Anexo I. Glossário. Epoché. Intencionalidade. Noesis e Noema. Percepção. Sensação.. In: Francesco Alfieri, Clio Tricário, Juvenal Savian Filho. (Org.). Pessoa Humana e Singularidade em Edith Stein. 1ed.São Paulo: Perspectiva, 2014, v. , p. 117-149.

7.
SANTOS, G. L.. Liberdade Pessoal e Liberdade Alheia segundo Edith Stein. In: Gilfranco Lucena dos Santos e Moisés Rocha Farias. (Org.). Edith Stein: A Pessoa Humana na Filosofia e nas Ciências Humanas. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2014, v. 1, p. 33-46.

8.
SANTOS, G. L.. A Apropriação heideggeriana do Conceito de Instante sob a Inspiração de Kierkegaard. In: Acylene Maria Cabral Ferreira. (Org.). Verdade e Interpretação. 1ed.Salvador: Quarteto, 2013, v. , p. 99-120.

9.
CORREIA, W ; RICHT, A. ; MOREIRA, A. de J. ; CANDA, C. N. ; SANTOS, G. L. ; BARBOSA, I. de J. ; VICENTE, J. J. N. B. ; CAVALCANTI, J. D. B. ; SOUZA, K. P. ; DINIZ, L. N. ; LIMA, T. P. P. . Ensaio de superação do determinismo psicofísico na compreensão do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem. In: Wilson Correia. (Org.). Formando Professores: Caminhos da Formação Docente. 1ed.Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011, v. 1, p. 29-42.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. L.. A Apropriação Heideggeriana do Conceito de Instante sob a Inspiração de Kierkegaard. In: III Encontro de Fenomenologia e Hermenêutica: Verdade e Interpretação, 2013, Salvador. Verdade e Interpretação. Salvador: Quarteto, 2013. p. 99-120.

2.
SANTOS, G. L.. Filosofia e Ciência na Educação Básica: a importância e viabilidade do estudo da Filosofia da Ciência no Ensino Médio. In: II Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul: Educação e Interdisciplinaridades, 2009, Amargosa. II COPERSUL: ANAIS. Cruz das Almas: UFRB, 2009. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. L.. A Interpretação Heideggeriana da Concepção de Matemática em Aristóteles. In: XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia, 2013, Salvador. XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia Livro de Resumos. Salvador: Quarteto, 2013. p. 214-215.

2.
SANTOS, G. L.. Temporalidade e Imprevisibilidade: Heidegger entre a concepção grega e a experiência cristã do tempo. In: I Encontro de Pesquisa em Filosofia, 2011, Porto Alegre. I Encontro de Pesquisa em Filosofia do PPGFIL da UFRGS, 2011.

3.
SANTOS, G. L.. Tempo, Espaço e Força em Sentido Absoluto: o caráter matemático e não-físico dessas entidades nos Principia de Newton. In: Encontro de São Lázaro - I Encontro dos Programas de Pós-Graduação, 2010, Salvador. Enconro de São Lázaro - Enconro dos Programas de Pós-Graduação - Livro de Resumos e Programação. Salvador: Quarteto, 2010. p. 147-147.

4.
SANTOS, G. L.. O Caráter Intermediário da Matemática e a Estrutura Ontológica de seus Elementos segundo Platão e Aristóteles. In: I Simpósio Internacional, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Comunicações). Rio de Janeiro, 2010. p. 6-6.

5.
SANTOS, G. L.. Filosofia e Ciência na Educação Básica: a importância e viabilidade do estudo da Filosofia da Ciência no Ensino Médio. In: II Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul: Educação e Interdisciplilnaridades, 2009, Amargosa. II Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul: Educação e Interdisciplinaridades Anais de Resusmos. Amargosa: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2009. v. único. p. 97-97.

6.
SANTOS, G. L.. A Temporaneidade do Espaço Arquitetônico na Filosofia Fenomenológica Existencial de Evaldo Coutinho. In: Colóquio Fenomenologia e Arte - Diálogo e Criatividade, 2009, Fortaleza. Colóquio Fenomenologia e Arte - Diálogo e Criatividade. Fortaleza: EDUECE, 2009. v. Único. p. 15-16.

7.
SANTOS, G. L.. O conceito de re-peticao (Wiederholung) na filosofia hermenêutica de Martin Heidegger. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador. XI Encontro Nacional de Filosofia da Anpof. Salvador: Associacao Nacional de Pós-Graduacao em Filosofia, 2004. v. único. p. 178-179.

8.
SANTOS, G. L.. A elaboração existencial do conceito de tempo e a historicidade da compreensão em "Ser e Tempo". In: X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2002, São Paulo. Anais do X Encontro de Filosofia da ANPOF, 2002.

9.
SANTOS, G. L.. A Origem Existencial do Círculo Hermenêutico. In: Congresso de Iniciação Científica, 2001, Recife. Anais do II Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE. Recife: UFPE, 2001. v. II.

10.
SANTOS, G. L.. A Origem Existencial doCírculo Hermenêutico. In: IX Congresso de Iniciação Científica, 2001, Recife. Anais do II Congresso de Ensino Pesqusa e Extensão da UFPE, 2001. v. II.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, G. L.. A Temporaneidade da Existência e o Despertar do Medo e da Angústia segundo Aristóteles e Heidegger. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, G. L.. Edith Stein e o Valor Estético. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, G. L.. A Interpretação Heideggeriana da Concepção de Matemática em Aristóteles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, G. L.. Liberdade Pessoal e Liberdade Alheia segundo Edith Stein. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, G. L.. Ensino de Filosofia: Reflexões e Desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS, G. L.. Angústia e Liberdade em Heidegger. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, G. L.. A Apropriação Heideggeriana do Conceito de Instante sob a Inspiração de Kierkegaard. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, G. L.. A Confrontação de Farias Brito com o Pensamento de H. Bergson: Confluências e Discrepâncias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, G. L.. Angústia e Abandono: Prenúncios da Liberdade à luz do Pensamento de M. Heidegger e E. Stein. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, G. L.. A Apropriação Heideggeriana do Conceito de Instante sob a Inspiração de Kierkegaard. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, G. L.. A Interpretação Heideggeriana da Concepção de Matemática em Aristóteles. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, G. L.. O Ser e o Bem no Esquema das Categorias de Aristóteles e a compreensão do Bem no Tempo como kairós. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS, G. L.. Motivação e Liberdade: a superação do determinismo psicofísico na investigação fenomenológica de Edith Stein. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, G. L.. Temporalidade e Imprevisibilidade: Heidegger entre a concepção grega e a experiência cristã do tempo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS, G. L.. Edith Stein e Martin Heidegger: aspectos de uma confrontação metafísica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, G. L.. O Caráter Intermediário da Matemática e a Estrutura Ontológica de seus Elementos segundo Platão e Aristóteles. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, G. L.. A Temporaneidade do Espaço Arquitetônico na Filosofia Fenomenológica Existencial de Evaldo Coutinho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, G. L.. Filosofia e Ciência na Educação Básica: a importância e viabilidade do estudo de Filosofia da Ciência no Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, G. L.. História e Natureza com base na Investigação Fenomenológica Heideggeriana do Conceito de Tempo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, G. L.. O Diálogo como critério de caráter normativo na Filosofia Hermenêutica a partir de Heidegger. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTOS, G. L.. Um caminho não-Metafísico para uma Questão Hermenêutica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, G. L.. O Vaticano II e o Carmelo nos dias atuais: através de documentos e estudos pós-conciliares 2001 (Aula em forma de Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, G. L.. Consultoria para a Revista Analecta vol. 5 n. 1. 2005.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, G. L.. Liberdade e Comunidade segundo Edith Stein e Martin Heidegger. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, G. L.. Filosofia e Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, G. L.. A Confrontação de Edith Stein com o Pensamento de Martin Heidegger. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, G. L.. As Investigações Fenomenológicas de Edith Stein: fundamentação da psicologia e das ciências do espírito. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, G. L.. Fenomenologia e Psicologia: elementos para o estabelecimento crítico de uma relação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, G. L.. Métodos de Pesquisa em Filosofia: Fenomenologia e Hermenêutica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTOS, G. L.. Ética e Fenomenologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TOSI, G.; RUIZ, C. M. M. B.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Amanda Cristina Pacífico. O Sentido do Estado de Exceção no Pensamento de Giorgio Agamben. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
AZEVEDO, E. A.; SANTOS, G. L.; SILVA, L.. Participação em banca de Alexandre Venâncio da Silva. O Problema do Conhecimento em Husserl: As Meditações Cartesianas como Modelo para a Filosofia Fenomenológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SENA, S. M. M.; AQUINO, T. A. M.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Bruno Lemos Hinrichsen. O Sentido da Transcendência na Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
AQUINO, T. A. M.; SENA, S. M. M.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Guilherme Ferreira Cezar. A Ontologia Política de Heidegger: Comunidade, Decisão e História. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
NASCIMENTO, M. A.; SANTOS, G. L.; SILVA, J. R.. Participação em banca de Alexandre Soares de Souza. Martin Heidegger: Leitura da Obra Sobre o Humanismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
CORDEIRO, R. C.; APOLINARIO, J. A. F.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Joseph Anderson Ponte Cavalcante Leite. O Niilismo Europeu Como Desmoronamento dos Valores Cosmologicos no Pensamento de Friedrich Nietzsche. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
CAMINHA, I. O.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Francisco de Assis B. dos Santos. O corpo como espelho do outro: interlocucoes entre Merleau-Ponty e Lacan. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
AZEVEDO, E. A.; SILVA, L.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Vinicius Laurindo dos Santos Pereira. Considerações sobre a Ética Animal a partir de Peter Singer. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
AZEVEDO, E. A.; SILVA, L.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Roger Moura dos Santos. A Via Simbólica na Fundamentação da Matese de Mário Ferreira dos Santos. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
SENA, S. M. M.; AQUINO, T. A. M.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Adriano Rodrigues Correia. A Ontologia da Práxis: O Fenômeno da Ação Humana no Pensamento do Primeiro Heidegger. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
SOARES, E. L. R.; SANTOS, G. L.; GALEFFI, D. A.. Participação em banca de Alexsandro da Silva Marques. Educação e Corpo em Nietzsche: Do Caminho do Criador. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

12.
TORRES, J. V.; SENA, S. M. M.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Elmer Xavier Costa Júnior. O Olhar Heideggeriano ao processo de objetificação a partir da analítica existencial e sua consumação na era da técnica moderna. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
AQUINO, T. A. M.; SANTOS, G. L.; OLIVEIRA, E. A. M.. Participação em banca de José Paulo Maldonado de Souza. O Solipsismo de Evaldo Coutinho. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
FERREIRA, A. M. C.; DREHER, L.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Adriano Augusto Costa Ferreira dos Santos. A Transcendência da Presença na Decisão. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

15.
SAVIAN FILHO, J.; SANTOS, G. L.; BELLO, A. A.. Participação em banca de Maria Cecília Isatto Parise. As Colorações da Alma na Análise da Pessoa Humana em Edith Stein. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo.

16.
SOARES, M. C.; SANTOS, G. L.; SOUZA, M. C.. Participação em banca de Moisés Rocha Farias. A Empatia como Condição de Possibilidade para o Agir Ético. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Ceará.

Teses de doutorado
1.
COSTA, M. R. N.; AZEVEDO, E. A.; SANTOS, G. L.; MEIRINHOS, J. F. P.; NUNES, C. P.. Participação em banca de Nalfran Modesto Benvinda. Alasdair MacIntyre e Tomás de Aquino: a questão da "Ética das Virtudes" e sua interpretação pelo pensamento Cristão. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FERREIRA, A. M. C.; FOGEL, G.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Denise Magalhães da Costa. O nexo ontológico entre corporeidade e si-mesmo em Heidegger. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CAMINHA, I. O.; OLIVEIRA, E. A. M.; SANTOS, G. L.; OLIVEIRA, H. A.; SOUZA, G. G. M.. Participação em banca de William Lopes de Souza. Merleau-Ponty e a Linguagem: a literatura existencial como antessala da filosofia. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
AZEVEDO, E. A.; TOSI, G.; FONTES, N. M.; SANTOS, G. L.; NOGUEIRA, M. S. M.. Participação em banca de Tiago Penna. A Poética de Aristóteles: Conceito e Racionalidade. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
CAMINHA, I. O.; SANTOS, G. L.; PERSCH, S.; SILVA, C. A. F.; NOBREGA, T. P.. Participação em banca de Francisco Almeida de Lucena. Merleau-Ponty e a Experiência Estética do Mundo. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
NASCIMENTO, M. A.; Ribeiro, C. V; CAMINHA, I. O.; CORDEIRO, R. C.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Eliana Henriques Moreira. A Desconstrução Estética e o Lugar da Arte a partir do Pensamento de Martin Heidegger: da Vivência à Existência, da Formação à Bewahrung. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
FERREIRA, A. M. C.; TORRES, J. V.; Ribeiro, C. V; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Laurênio Leite Sombra. Temporalidade, acontecimento-apropriador, quadratura: o nexo ontológico entre tempo e espaço em M. Heidegger. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

8.
TORRES, J. V.; EFKEN, K.; SANTOS, G. L.; NASCIMENTO, M. A.; BONACCINI, J. A.; SENA, S. M. M.. Participação em banca de Marcela Barbosa Leite. A Hermenêutica Heideggeriana da Facticidade como Radicalidade da Historicidade da Vida em Dilthey. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
AZEVEDO, E. A.; SANTOS, G. L.; SILVA, L.. Participação em banca de Antônio Fábio Caral da Silva. Do Antropocentrismo ao Biocentrismo: uma passagem possível. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
AZEVEDO, E. A.; SILVA, L.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Ana Monique Moura. A dissonânica da razão: Uma interpretação sobre Kant, o sublime e a música. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
AZEVEDO, E. A.; CAVALCANTE FILHO, F. A. V.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Tiago Penna. A Poética de Aristóteles: Conceito e Racionalidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
TORRES, J. V.; SANTOS, G. L.; SENA, S. M. M.. Participação em banca de Marcela Barbosa Leite. Da Hermenêutica Diltheyana da Historicidade da Vida à Constituição Ontológica do Dasein como Temporalidade Originária: Aproximação e Limites. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
CAMINHA, I. O.; ANDRADE, A. C.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Tiago de Jesus Souza. A Pintura de Paul Cézanne como expressão de presença. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
AZEVEDO, E. A.; SANTOS, G. L.; SILVA, L.. Participação em banca de Sérgio Ricardo de A. Virgínio Filho. Direito Natural, Política e Liberdade em John Locke. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
AQUINO, T. A. M.; SENA, S. M. M.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Guilherme Ferreira Cezar. A Ontologia Política de Heidegger: História, Decisão e Comunidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
VIEIRA, A. R.; AZEVEDO, E. A.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de ROGER MOURA DOS SANTOS. A Via simbolica na fundamentacao da Matese de Mario Ferreira dos Santos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
CORDEIRO, R. C.; CAMINHA, I. O.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de JOSEPH ANDERSON PONTE CAVALCANTE LEITE. O Niilismo Europeu Como Desmoronamento dos Valores Cosmologicos no Pensamento de Friedrich Nietzsche. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
CAMINHA, I. O.; PEQUENO, M. P.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de FRANCISCO DE ASSIS B. DOS SANTOS. O corpo como espelho do outro: interlocuções entre Merleau-Ponty e Lacan. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
AZEVEDO, E. A.; DURMAIER, A. T.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de ALEXANDRE VENÂNCIO DA SILVA. O problema do conhecimento em Edmund Husserl. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
FERREIRA, A. M. C.; Ribeiro, C. V; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Adriano Augusto Costa Ferreira dos Santos. A Transcendência da Presença na Decisão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

9.
SOARES, E. L. R.; SANTOS, G. L.; GALEFFI, D. A.. Participação em banca de Alexsandro da Silva Marques. Corpo e Educação em Nietzsche: ou de como tornar-se criador de si. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

10.
SANTOS, G. L.; MATTHIAS, U. A.; SOARES, M. C.. Participação em banca de Moisés Rocha Farias. Uma Ética a partir da Empatia em Edith Stein. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Estadual do Ceará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ribeiro, C. V; COSTA, D. M.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de João Tosta Mello Neto. A Historicidade do Dasein no Pensamento de Martin Heidegger. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, M. A. O.; SANTOS, G. L.; PERSCH, S.. Participação em banca de Cláudio Pereira de Lima.O Conceito de Loucura em Erasmo de Rotterdam. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SANTOS, G. L.; PEQUENO, M. P.; PERSCH, S.. Participação em banca de Rozil da Silva Gomes.O Belo Artístico em Hegel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
COSTA, D. M.; SANTOS, G. L.; SOARES, E. L. R.. Participação em banca de Joseane Queiroz dos Santos.O Espaço e a Espacialidade da Presença. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
SANTOS, G. L.; COSTA, D. M.; SOARES, E. L. R.. Participação em banca de Ione da Silva Sampaio.Corpo e Sexualidade na Fenomenologia de Merleau-Ponty. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

5.
SANTOS, G. L.; COSTA, D. M.; MONTEIRO, Geovana da Paz. Participação em banca de Cristiane sousa Santos.O Lugar da Angústia na Filosofia de Heidegger. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

6.
SANTOS, G. L.; MONTEIRO, Geovana da Paz; Oliveira, A. P. M.. Participação em banca de Mirian dos Santos.A Noção de Liberdade em Bergson. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

7.
COSTA, D. M.; SANTOS, G. L.; MONTEIRO, Geovana da Paz. Participação em banca de Júlio Santos Carvalho Neto.A questão da impessoalidade na obra Ser e Tempo de Martin Heidegger. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

8.
COSTA, D. M.; SANTOS, G. L.; MONTEIRO, Geovana da Paz. Participação em banca de Carlos Souza Lopes.Literatura em Sartre: Generosidade e Liberdade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

9.
SANTOS, G. L.; COSTA, D. M.; VICENTE, J. J. N. B.. Participação em banca de Paulo Henrique Souza Santos.Os Fundamentos da Aritmética e da Geometria segundo Aristóteles à Luz das Interpretações de Heidegger. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

10.
MONTEIRO, Geovana da Paz; SANTOS, G. L.; Oliveira, A. P. M.. Participação em banca de Elizabete dos Santos Figueiredo.Moral e Religião em Bergson. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

11.
ROSEIRA, N. A. F.; SANTOS, G. L.; MIRANDA, A. M.. Participação em banca de Delane Santos de Macedo.Indução e Dedução: Possíveis Relações com as Competências Matemáticas para a Cidadania. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

12.
BARROS, R. C. S.; SANTOS, G. L.; MONTEIRO, Geovana da Paz. Participação em banca de Carla Vanessa Brito de Oliveira.A Metafísica de Hegel e o Conceito de Pensamento: o pensar enquanto forma e as diversas formas do pensar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

13.
SOARES, E. L. R.; RESENDE, R. H.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Rita Rezende Muniz.Paulo Freire - Construção do Conhecimento: Diálogo e Conscientização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

14.
SANTOS, G. L.; DUTRA, Glênon; MONTEIRO, Geovana da Paz. Participação em banca de Rafael Nunes Cordeiro.Ensino de Física e Filosofia da Ciência: Elementos para aliar ao ensino de Física problemas e conceitos da História e Filosofia da Ciência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

15.
OLIVEIRA, D. F. S.; SANTOS, G. L.; Oliveira, A. P. M.. Participação em banca de Maria Nilza dos Santos Souza e Sandra de Jesus Barreto.História, Identidade Cultural e Social na Visão de Gilberto Freire. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
SANTOS, G. L.; OLIVEIRA, D. F. S.; Oliveira, A. P. M.. Participação em banca de Antonielito Rodrigues de Souza.Imagem do Sertão na Obra de Bule Bule. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
SANTOS, G. L.; Oliveira, A. P. M.; OLIVEIRA, D. F. S.. Participação em banca de Elisabete A. do Vale et al..Participação da Mulher na Política de Santo Antônio de Jesus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
SILVA, D. R.; SANTOS, G. L.; SANTIAGO, Ana Rita. Participação em banca de Jussara Santos da Silva.Formação do Gestor Escolar: Olhares sobre a Literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

19.
FERNANDES, Simone Aparecida; DUTRA, Glênon; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Antonio Marcos de Jesus.Astronomia do Sistema Solar na Visão de Estudantes do Ensino Médio do Município de São Miguel das Matas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MONTEIRO, Geovana da Paz; SANTOS, G. L.. Professor Adjunto. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
SANTOS, M. S.; MONTEIRO, Geovana da Paz; SANTOS, G. L.. Professor Substituto. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

3.
SANTOS, G. L.; AQUINO, T. A. M.; OLIVEIRA, E. A. M.. Filosofia da Linguagem. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
SANTOS, G. L.; OLIVEIRA, E. A. M.; Oliveira, A. P. M.. Filosofia Política. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Encontro Nacional da ANPOF.Edith Stein e o Valor Estético. 2014. (Encontro).

2.
II Seminário sobre o Ensino de Filosofia.Ensino de Filosofia: Reflexões e Desafios. 2013. (Seminário).

3.
II Simpósio Internacional Edith Stein.Liberdade Pessoal e Liberdade Alheia segundo Edith Stein. 2013. (Simpósio).

4.
I Seminário sobre o Ensino de Filosofia. 2013. (Seminário).

5.
XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia. A Interpretação Heideggeriana da Concepção de Matemática em Aristóteles. 2013. (Congresso).

6.
II Colóquio Brasileiro de Estudos Fenomenológicos: Edith Stein e a Fenomenologia.Angústia e Abandono: Prenúncios da Liberdade à luz do Pensamento de M. Heidegger e E. Stein. 2012. (Encontro).

7.
III Encontro de Fenomenologia e Hermenêutica: Verdade e Interpretação.A Apropriação Heideggeriana do Conceito de Instante sob a Inspiração de Kierkegaard. 2012. (Encontro).

8.
II Seminário Baiano do PIBID/IAT. 2012. (Seminário).

9.
I Seminário de Integração: Epistemologia e Fenomenologia. 2011. (Seminário).

10.
I Simpósio Filosófico Internacional Edith Stein.Motivação e Liberdade: a superação do determinismo psicofísico na investigação fenomenológica de Edith Stein. 2011. (Simpósio).

11.
IV Seminário Sartre.O Ser e o Bem no Esquema das Categorias de Aristóteles e a compreensão do Bem no Tempo como kairós. 2011. (Seminário).

12.
I Simpósio Internacional "As Doutrinas Não-Escritas de Platão".O Caráter Intermediário da Matemática e a Estrutura Ontológica de seus Elementos segundo Platão e Aristóteles. 2010. (Simpósio).

13.
VI Simpósio de Filosofia/ Colóquio Filosófico em Edith Stein.Edith Stein e Martin Heidegger: aspectos de uma confrontação metafísica. 2010. (Simpósio).

14.
Colóquio Fenomenologia e Arte: Diálogo e Criatividade.A Temporaneidade do Espaço Arquitetônico na Filosofia Fenomenológica Existencial de Evaldo Coutinho. 2009. (Outra).

15.
II Congresso de pesquisadores do recôncavo Sul: Educação e Interdisciplinaridades. Filosofia e Ciência na Educação Básica: a importância e viabilidade do estudo da Filosofia da Ciência no Ensino Médio. 2009. (Congresso).

16.
II Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia/ IV Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Fenomenologia. História e Natureza com base na Investigação Fenomenológica Heideggeriana do Conceito de Tempo. 2009. (Congresso).

17.
III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia/ III Seminário Estudantil de Pesquisa/ III Seminário de Pós-Graduação.Métodos de Pesquisa em Filosofia: Fenomenologia e Hermenêutica. 2009. (Seminário).

18.
V Semana Teológico-Filosófica do ITEC.O Lugar da alteridade nos Direitos Humanos. 2007. (Outra).

19.
I Congresso sobre Integração Educacional nos Países do Mercosul. Desenvolvimento Cognitivo e Pedagogia: um ponto de vista interdisciplinar. 2006. (Congresso).

20.
IV Semana Teológgico-Filosófica.Técnica e Filosofia dos Valores. 2006. (Outra).

21.
XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.O conceito de re-petição (Wiederholung) na filosofia hermenêutica de Martin Heidegger. 2004. (Encontro).

22.
I Encontro Interinstitucional de Filosofia - UFPE/UFPB.Um caminho não-Metafísico para uma Questão Hermenêutica. 2003. (Encontro).

23.
III Semana de Ética e Alteridade.O Diálogo como critério de caráter normativo na Filosofia Hermenêutica a partir de Heidegger. 2003. (Seminário).

24.
X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF.A elaboração existencial do conceito de tempo e a historicidade da compreensão em "Ser e Tempo". 2002. (Encontro).

25.
Congresso Mariológico-Mariano. Valor da Religiosidade Popular Mariana. 2001. (Congresso).

26.
IX Congresso de Iniciação Científica. A Origem Existencial do Círculo Hermenêutico. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, G. L.. Congresso Mariano-Mariológico. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CAIO LÍVIO SULPINO DANTAS. O Conceito de Mundo da Vida na Crise das Ciências Européias de Husserl. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
POLYANNI DALLARA DANTAS OLIVEIRA. O LOGOS DA OBRA DE ARTE COMO LINGUAGEM INSTAURADORA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
JOELSON LUCENA VEIGA DA SILVA. A Saudade como Experiência Estética despertada pela Obra de Arte. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
JULIANNA STEPHANE HOLANDA BEZERRA DE SOUSA. A Arte como intuição e expressão em Benedetto Croce. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

4.
LUCAS HENRIQUE BATISTA PEREIRA DOS SANTOS. A relação entre ética e estética na construção da solidariedade em Rorty. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jeane F. da Silva, Maria F. da Silva e Zeneide F. Gonçalves. DEFICIÊNCIA MENTAL EDUCÁVEL (DME):CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA .. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

2.
Laudenice M. de Santana Cunha e Telma L. Cardial da Silva. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ÂMBITO ESCOLAR. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

3.
Josefa M. de Medeiros Silva e Luzinete S. da Silva Gomes. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APREDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

4.
Josefa M. de Medeiros Silva e Ivanise Ramos da Silva. A FAMÍLIA E O COMPROTAMENTO AGRESSIVO DA CRIANÇA NA ESCOLA PÚBLICA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

5.
Maria José da Silva e Maria Nascimento da Silva. A LEITURA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

6.
Maria D. F. de Melo,Maria E. F. de Melo e Zuleide A. de Melo. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITURA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

7.
Giselma V. G. Marinho,Maria de L. O. Irmã e Gisélia V. Gomes. A EVOLUÇÃO DA ESCRITA INFANTIL SEGUNDO A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA:REPERCUSSÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

8.
Sandra da Silva Cruz. SEMIÓTICA E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM:UMA PERSPECTIVA DESAFIADORA PARA A EDUCAÇÃO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

9.
Eliane S. de Melo, Marta B. Travassos e Nilsa Ramos da Silva. INCENTIVO Á LEITURA:LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SÉRIES INICIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

10.
A. M. S. de A. Albuquerque, J. J. de M. Borba, V. G. Aragão. A NECESSIDADE DE UM DOMÍNIO DA LEITURA PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

11.
Maria das G. R. Barbosa, Mirian de S. Freitas e L. F. Silva. O INCENTIVO Á LEITURA E Á ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

12.
Quétsia Rosane da Silva Santos. DESPERTANDO COMPETÊNCIAS COM AFETIVIDADE. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

13.
Iaura Luzia de Barros Lima. O PAPEL DA AFETIVIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

14.
A. L. de S. Marques, L. J. da Conceição e R. A. dos Santos. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

15.
A. P. de S. Barbosa, B. P. de S. Nery e Maria José da Silva. COMO PRODUZIR TEXTOS EM SALA DE AULA DA AUFABETIZAÇÃO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rozil da Silva Gomes. O Belo Artístico em Hegel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

2.
Ione da Silva Sampaio. Corpo e Sexualidade na Fenomenologia de Merleau-Ponty. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

3.
Marcos Antônio Oliveira. Linguagem e Ética no Tractatus Logico-Philosophicus e na Conferência sobre Ética de Wittgenstein. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

4.
Odair da Silva Guimarães. A Estrutura Ontológica dos Elementos Matemáticos segundo Aristóteles. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

5.
Paulo Henrique Souza Santos. Os Fundamentos da Aritmética e da Geometria segundo Aristóteles à Luz das Interpretações de Heidegger. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

6.
Rafael Nunes Cordeiro. Ensino de Física e Filosofia da Ciência: Elementos para aliar ao ensino de Física problemas e conceitos da História e Filosofia da Ciência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

7.
Danilo Ferreira da Silva. O Conceito de Temporalidade na Obra "Ser e Tempo" de Martin Heidegger. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Instituto de Teologia de Caruaru. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

8.
João Paulo Barbosa Manso. A Concepção de Liberdade no Existencialismo Sartreano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Instituto de Teologia de Caruaru. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

9.
Pedro Ferreira Sobrinho. A Liberdade assegurada a partir do "Contrato Social" em Rousseau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Instituto de Teologia de Caruaru. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

10.
Silvânio Arlindo da Silva. A importância do conceito de Amizade na Ética Aristotélica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Instituto de Teologia de Caruaru. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

Iniciação científica
1.
POLYANNI DALLARA DANTAS OLIVEIRA. A ESSÊNCIA DO POÉTICO NA RELAÇÃO ENTRE ARTE E LINGUAGEM. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

2.
LUCAS HENRIQUE BATISTA PEREIRA DOS SANTOS. O IMPULSO LÚDICO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

3.
Odair da Silva Guimarães. A Estrutura Ontológica dos Elementos Matemáticos segundo Aristóteles. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.

4.
Paulo Henrique Souza Santos. Os Fundamentos da Aritmética e da Geometria segundo Aristóteles à Luz das Interpretações de Heidegger. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilfranco Lucena dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, G. L.. A Apropriação Heideggeriana do Conceito de Instante sob a Inspiração de Kierkegaard. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, G. L.. A Interpretação Heideggeriana da Concepção de Matemática em Aristóteles. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, G. L.. A Interpretação Heideggeriana da Concepção de Matemática em Aristóteles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, G. L.. Liberdade Pessoal e Liberdade Alheia segundo Edith Stein. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, G. L.. Ensino de Filosofia: Reflexões e Desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS, G. L.. Angústia e Liberdade em Heidegger. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, G. L.. Liberdade e Comunidade segundo Edith Stein e Martin Heidegger. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, G. L.. Filosofia e Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, G. L.. A Confrontação de Edith Stein com o Pensamento de Martin Heidegger. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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