Isaías Francisco de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7439506521096432
  • Última atualização do currículo em 13/05/2018


Professor de Literaturas Anglófonas e de Língua Inglesa vinculado aos Programas de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS e de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus, Bahia). Mestrado e doutorado em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura e Bacharelado em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Coordenador de projetos de extensão, ensino e pesquisa nas áreas de Língua Inglesa, literaturas de língua inglesa e crítica cultural. Experiência nas áreas de Literatura e de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de língua inglesa e de literaturas anglófonas, com atuação, entre outros, nos seguintes temas: literaturas pós-coloniais caribenha e nigeriana, teorias e crítica da literatura e da cultura, poesia de Derek Walcott, ficção de João Ubaldo Ribeiro e de Chinua Achebe, dramaturgia de William Shakespeare, outrização produtiva, Caribe Estendido, Atlântico Negro, representações identitárias, subalternidade, alteridade, chulice na literatura, profissionalização do professor de inglês e metodologia do ensino de inglês. Ex-poeta. Encontre-me em: http://www.estesinversos.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isaías Francisco de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes - DLA.
Campus Soane Nazaré de Andrade km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna
Salobrinho
45662000 - Ilhéus, BA - Brasil
Telefone: (73) 36805088
URL da Homepage: http://www.uesc.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Omeros e Viva o povo brasileiro: outrização produtiva e identidades diaspóricas no caribe estendido, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Décio Torres Cruz.
Coorientador: Sílvia Maria Guerra Anastácio.
Palavras-chave: outrização produtiva; outrização; Chulice; Literatura Pós-Colonial; Caribe Estendido; poesia, versos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Omeros-Walcott: outrização produtiva - uma poética semi-utópica dos encontros culturais,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Décio Torres Cruz.
Palavras-chave: outrização produtiva, pós-colonial, literatura, De.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em Direito.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Trabalho de Conclusão de Curso não apresentado.
Ano de interrupção: 2015
1996 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1989 interrompida
Graduação interrompida em 1993 em Jornalismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: jornalismo.
Ano de interrupção: 1993
1986 - 1988
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Técnico da Fundação José Carvalho, CTFJC, Brasil.
Bolsista do(a): Colégio Técnico da Fundação José Carvalho, CTFJC, Brasil.
1981 - 1985
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Murilo Braga, CEMB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Editor Científico de Periódico Acadêmico, Carga horária: 5
Outras informações
Editor Científico da Revista Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas - periódico semestral da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) que publica artigos das grandes áreas de ciências humanas e sociais, inclusive aplicadas, letras e linguística. A revista é composta de três seções possíveis: artigos sobre o tema proposto, resenhas e traduções. Poderão ser publicados trabalhos de colaboradores nacionais e internacionais. ISSN: 1517-5081 Acesso ao portal da revista: http://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/index

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado - Mestrado, Carga horária: 5
Outras informações
Membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS Toda a minha produção acadêmica, pedagógica e poética pode ser acessada em:

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Programa de Mestrado Acadêmico, Carga horária: 10
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações Departamento de Letras e Artes - DLA LINHA A - LITERATURA E CULTURA: REPRESENTAÇÕES EM PERSPECTIVA Descrição: Reflexões sobre a linguagem em processo interacional, levando-se em conta as dimensões culturais, literárias e midiáticas. Objetivo: Analisar a linguagem, em suas representações culturais, a partir de diferentes suportes, considerando-a em sua dimensão de produtora de sentido e de identidades (de nação, gênero, classe ou etnia), com especial atenção às questões da hegemonia e da resistência.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Programa do Mestrado PROFLETRAS, Carga horária: 5
Outras informações
O PROFLETRAS - UESC é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O PROFLETRAS é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. É coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linhas de Pesquisa no Grupo de Pesquisa ELLE - Estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras (CNPq), do qual sou líder: * Crítica Cultural Comparada: literaturas baiana e anglófona caribenha * Ensino e Aprendizagem em Línguas Estrangeiras Acesso ao Grupo de Pesquisa ELLE:

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto de Extensão, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Extensão "Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa". O projeto visa a proporcionar aos estudantes de Letras ? Língua Inglesa ? da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e aos professores de inglês da Rede Pública de Ensino de Ilhéus/Itabuna e região oportunidades de reciclagem metodológica e formação/capacitação pedagógica continuada, através de oficinas periódicas, bem como a formação de grupos de estudo para o planejamento, discussão e reflexão sobre conteúdos, métodos e técnicas de ensino da Língua Inglesa. Busca-se o fortalecimento do ensino de inglês na região, através do aprimoramento das competências e da qualidade pedagógica dos professores e dos aspirantes a professores de língua inglesa na comunidade local/regional. Mais Informações sobre cada ação desse projeto estão disponíveis no URL: http://www.estesinversos.com Ações extensionistas de mais destaque: * Programa de cursos de inglês UESC English. De natureza continuada, está dividido em 6 níveis. São emitidos certificados parciais, por semestre, com um certificado de proficiência após o nível UE6. Mais informações podem ser obtidas em: https://sites.google.com/site/estesinversos/uesc-english ---- * Programa de cursos de alemão UESC Deutsch. De natureza continuada, está dividido em 6 níveis. São emitidos certificados parciais, por semestre, com um certificado de proficiência após o nível UD6. Mais informações podem ser obtidas em: https://sites.google.com/site/estesinversos/uesc-english ---- * Idea Factory: UESC English Language Teaching Convention - ação do Programa de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR/UESC, em que a língua inglesa é utilizada o tempo inteiro, o que torna o evento uma experiência de imersão linguística e profissional.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante de Disciplina, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Representante de disciplinas de Língua Inglesa e suas literaturas junto ao Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto -Disciplinas ministradas 2017.2, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas em 2017.2: * LTA043 - Literatura e Alteridade (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) Ementa: Estudo de obras literárias tanto da literatura universal, quanto nacional, em que a alteridade seja objeto de tematização e seus vários envolvimentos para a disseminação de uma cartografia geográfica e cultural de ver o mundo. ----------- * LTA402 - Literatura de Língua Inglesa I (Licenciatura em Letras) Ementa: Formação do mundo anglófono nas Américas. O imaginário inglês na África, nas Américas e na Ásia. Literatura de viagem e o tema da viagem nas literaturas. Aportes culturais de diversos grupos étnicos. Representação cultural e literária de diferentes etnias. Iluminismo e Romantismo. ----------- * LTA581 - Panorama das Literaturas Anglófonas (Licenciatura em Letras) Ementa: Reflexão sobre as expressões artísticas e culturais dos povos anglófonos, desde os registros da tradição oral até as contribuições de culturas e imaginários diversos na configuração das expressões artístico-literárias. Estudo, análise e discussão de textos de vários modos e gêneros literários, assim como de escritores representativos das literaturas de língua inglesa, a fim de interrelacioná-los com outras artes e discursos e de avaliar sua abrangência histórica. --------- Toda a minha produção acadêmica, pedagógica e poética pode ser acessada em: www.estesinversos.com

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto-Disciplinas ministradas 2017.1, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
* LTA094 - Literatura Inglesa (Licenciatura em Letras) Ementa: Estudo da literatura inglesa desde suas origens ? Idade Média ? até o período elisabetano, com ênfase na produção shakespeareana. Leitura, análise e debate de obras desse período, relacionando-as com os contextos históricos e culturais. Produção crítica literária. Disponível no site "Estesinversos" - https://sites.google.com/site/estesinversos/english-literature ---------- * LTA711 - Literatura e Ensino (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) Ementa: Concepções de literatura e ensino. Apreensão do literário: modelos redutores vs. crítico-criativos e suas repercussões na educação literária. O ensino da literatura no Ensino Fundamental. A literatura na construção de um sujeito agente de conhecimento. O professor de literatura no contexto sociocultural. Elaboração de projetos vinculados ao ensino da literatura no material didático e na prática docente. Disponível no site "Estesinversos": https://sites.google.com/site/estesinversos/literatura-e-ensino---profletras-uesc

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programa de Mestrado, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), em Rede Nacional - curso de pós-graduação stricto sensu vinculado ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB). O funcionamento se dá em parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, Bahia) e o sistema nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Informações detalhadas podem ser encontradas no seguinte link:

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto-Disciplinas ministradas 2016.2, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
* LTA043 - Literatura e Alteridade (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) Ementa: Estudo de obras literárias tanto da literatura universal, quanto nacional, em que a alteridade seja objeto de tematização e seus vários envolvimentos para a disseminação de uma cartografia geográfica e cultural de ver o mundo. Disponível no site "Estesinversos": https://sites.google.com/site/estesinversos/literatura-e-alteridade ----- * LTA581 - Panorama das Literaturas Anglófonas (Licenciatura em Letras) Ementa: Reflexão sobre as expressões artísticas e culturais dos povos anglófonos, desde os registros da tradição oral até as contribuições de culturas e imaginários diversos na configuração das expressões artístico-literárias. Estudo, análise e discussão de textos de vários modos e gêneros literários, assim como de escritores representativos das literaturas de língua inglesa, a fim de interrelacioná-los com outras artes e discursos e de avaliar sua abrangência histórica. Disponível no site "Estesinversos": https://sites.google.com/site/estesinversos/an-outline-of-anglophone-literature ------ * LTA614 - Trabalho de Conclusão de Curso II (Licenciatura em Letras) Disponível no site "Estesinversos": https://sites.google.com/site/estesinversos/tcc-ii-uesc

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Doutor Honoris Causa
Outras informações
Nomeação pela Portaria Reitoria UESC nº 186, de 25 de julho de 2016, para composição da Comissão Organizadora das Solenidades de Outorga de Títulos de Doutor Honoris Causa. ----- 15 de setembro de 2016 - Solenidade de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao escritor, poeta e cronista Cyro de Mattos (Cyro Pereira de Mattos), por sua distinção pelo saber e atuação em prol da Cultura, das Artes e das Letras, com repercussão local, nacional e internacional. ----- 23 de novembro de 2016 - Solenidade de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa à Sra. Ilza Rodrigues Pereira dos Santos ? Mãe Ilza Mukalê ? Mameto do Terreiro Matamba Tombenci Neto, na cidade de Ilhéus, por ser uma liderança da comunidade negra, com uma obra sociocultural expressiva e reconhecida.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto-Disciplinas ministradas 2016.1, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
* LTA442 - Língua Instrumental II (Parfor-UESC-Licenciatura em História) Ementa: Estudo dos aspectos psicolinguísticos que envolvem o processo de leitura; Aprender a utilização das estratégias de leitura, Reconhecer os grupos nominais e fazer inferências; Identificar os cognatos [...]. Em: https://sites.google.com/site/estesinversos/parfor/parfor-historia-ingles-instrumental -------- * LTA566 - Língua Inglesa III Ementa: Compreensão e produção oral e escrita nos diversos gêneros em situações sócio-discursivas do cotidiano em nível intermediário, conforme proposto pelo Quadro Comum Europeu de Referência para o nível B2. Compreensão e produção da maioria das situações encontradas nas regiões onde o Inglês é a língua da comunicação [...]. Em https://sites.google.com/site/estesinversos/lta566-ling-ing-iii/course-description ------- LTA614 - Trabalho de Conclusão de Curso II (Licenciatura em Letras) Ementa: Processo sistemático de pesquisa, orientação e elaboração de artigo científico ou de monografia em Estudos em Linguística, Estudos em Linguística Aplicada (Língua Portuguesa e/ou Língua Estrangeira ? Inglês/Espanhol) e Estudos literários (Língua Portuguesa e/ou Língua Estrangeira ? Inglês/Espanhol). Em https://sites.google.com/site/estesinversos/tcc-ii-uesc ------- LTA644 - Inglês para Negócios I Ementa: Estudo de gêneros discursivos em língua inglesa. Leitura e produção de texto técnicos na área de comunicação empresarial, diplomática, administrativa e jurídica. Em https://sites.google.com/site/estesinversos/business-english-i ------- LTA711 - Literatura e Ensino Ementa: Concepções de literatura e ensino. Apreensão do literário: modelos redutores vs. crítico-criativos e suas repercussões na educação literária. O ensino da literatura no Ensino Fundamental. A literatura na construção de um sujeito agente de conhecimento. O professor de literatura no contexto sociocultural [...]. Em https://sites.google.com/site/estesinversos/literatura-e-ensino---pr

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Departamento de Letras e Artes, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Departamento de Letras e Artes- DLA apresenta três opções de cursos aos alunos de Graduação, dois programas de Mestrado e cursos de especialização em diversas áreas de Letras, Linguística, Artes, Negociações Internacionais e Comunicação Social. Esta diversidade, tanto em termos de disciplinas oferecidas, quanto em termos de alternativas profissionais, garante a aquisição de conhecimentos variados e diferentes possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O currículo visa a atender um novo perfil do profissional e contemplar os novos nichos mercadológicos em que este pode se inserir. O curso de Letras (tradição na Instituição) data de 1961, o curso de Comunicação Social data de 1998 e o curso de Língua Estrangeiras Aplicadas ás Negociações Internacionais - LEA data de 2003. Os cursos oferecem, atualmente, 155 vagas anuais para formação de docentes em língua portuguesa, literatura e línguas estrangeiras Inglês, Francês e Espanhol; comunicólogos, com habilitação em rádio e TV, e negociadores internacionais com habilitação em Inglês, Francês e Espanhol. Informações completas em:

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto-Disciplinas ministradas 2015.1, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas em 2015.1: * LTA043 - Literatura e Alteridade (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) Ementa: Estudo de obras literárias tanto da literatura universal, quanto nacional, em que a alteridade seja objeto de tematização e seus vários envolvimentos para a disseminação de uma cartografia geográfica e cultural de ver o mundo. Ver programa em: https://sites.google.com/site/estesinversos/literatura-e-alteridade ----- * LTA402 - Literatura de Língua Inglesa I (Licenciatura em Letras) Ementa: Formação do mundo anglófono nas Américas. O imaginário inglês na África, nas Américas e na Ásia. Literatura de viagem e o tema da viagem nas literaturas. Aportes culturais de diversos grupos étnicos. Representação cultural e literária de diferentes etnias. Iluminismo e Romantismo. Ver programa em: https://sites.google.com/site/estesinversos/literature-in-english-i ----- Toda a minha produção acadêmica, pedagógica e poética pode ser acessada em:

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto-Disciplinas ministradas 2015.2, Carga horária: 13, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
* LTA441 - Língua Instrumental I (Parfor - UESC - Licenciatura em História) Ementa: Estudo dos aspectos psicolinguísticos que envolvem o processo de leitura; Aprender a utilização das estratégias de leitura, Reconhecer os grupos nominais e fazer inferências; Identificar os cognatos; Atentar para as palavras repetidas; Reconhecer radicais, prefixos e sufixos; Saber utilizar a ferramenta dicionário. ----- * LTA581 - Panorama das Literaturas Anglófonas (Licenciatura em Letras) Ementa: Reflexão sobre as expressões artísticas e culturais dos povos anglófonos, desde os registros da tradição oral até as contribuições de culturas e imaginários diversos na configuração das expressões artístico-literárias. Estudo, análise e discussão de textos de vários modos e gêneros literários, assim como de escritores representativos das literaturas de língua inglesa, a fim de interrelacioná-los com outras artes e discursos e de avaliar sua abrangência histórica. Em: https://sites.google.com/site/estesinversos/an-outline-of-anglophone-literature -----

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente de Comissão: Programa de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão de Elaboração e Implantação do Programa de Doutorado em Letras - Linguagens e Representações do Departamento de Letras e Artes - DLA - UESC

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto -Disciplinas ministradas 2014.2, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
* LTA094 - * Literatura Inglesa (Licenciatura em Letras) Ementa e program disponíveis no site "Estesinversos": https://sites.google.com/site/estesinversos/english-literature ----- * LTA442 - Língua Instrumental II (Parfor-UESC-Licenciatura em História) Ementa e programa disponíveis no site "Estesinversos": https://sites.google.com/site/estesinversos/parfor/parfor-historia-ingles-instrumental ----- * LTA711 - Literatura e Ensino (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) Ementa e program disponíveis no site "Estesinversos": https://sites.google.com/site/estesinversos/literatura-e-ensino---profletras-uesc

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas em 2012.2: * Prática de Pesquisa em Língua Inglesa (TCC) * Literatura de Língua Inglesa Disciplinas ministradas em 2013.1: * Prática de Pesquisa em Língua Inglesa (TCC) * Literatura de Língua Inglesa III Disciplinas ministradas em 2013.2: * Panorama das Literaturas Anglófonas * Metodologia do Ensino de Literatura de Língua Inglesa Disciplinas ministradas em 2014.1: * Prática de Pesquisa em Língua Inglesa (TCC) * Trabalho de Conclusão de Curso - PARFOR Disciplinas ministradas em 2014.2: * Literatura Inglesa * Literatura e Ensino - PROFLETRAS

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Convênio: Fulbright/Capes/UESC, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trata-se de ação vinculada ao Projeto de Extensão intitulado ?Dinamizando o estudo da Língua Inglesa?, do Departamento de Letras e Artes da UESC, sob a supervisão da Coordenação do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa / Projeto ?Língua Inglesa e seus Aspectos Culturais: a Recepção do Outro na Construção de si, do convênio FULBRIGHT ? BRASIL/CAPES com a UESC.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - Língua Inglesa e suas Literaturas
Outras informações
Trata-se do Curso de graduação "Língua Estrangeira Moderna/Inglês", do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. As disciplinas que lecionei ao longo dos 4 anos de duração do curso foram: Habilidades Integradas I Habilidades Integradas III Literatura de Língua Inglesa I Literatura de Língua Inglesa II Literatura de Língua Inglesa III Metodologia do Ensino de Literatura de Língua Inglesa Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Colegiado do Curso de Letras, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Informações sobre o Colegiado do Curso de Letras da UESC (corpo docente, matriz curricular, atividades etc) podem ser encontradas no seguinte URL: http://www.uesc.br

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão do PAC de Letras - UES, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaboração e implantação (com início em 2013.1) do novo Projeto Acadêmico-Curricular do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Denomina-se PAC o documento que explicita as concepções sócio-político-filosóficas e metodológicas de educação que orientarão a formação do aluno-docente, articulando o seu ser, o seu saber e o seu fazer. O PAC é organizado de modo a respeitar os princípios do reconhecimento das dimensões sócio-político-culturais, ética e técnica no exercício profissional; a compreensão das características e determinantes da realidade dos diferentes espaços educativos; a Incorporação da pesquisa como princípio cognitivo e formativo da ação pedagógica; o entendimento e articulação da realidade cotidiana com a cientificidade, a partir da perspectiva intra, multi e transdisciplinar; e a adoção do trabalho coletivo como base para a estruturação e condução da prática educacional docente. O PAC também traz, entre outras informações específicas, a carga horária, a descrição das habilitações, o elenco de disciplinas e seus pré-requisitos, a duração do curso e as regulamentações do estágio, do TCC e das AACC. Nessa revisão, as habilitações duplas do Curso de Letras da UESC são: (a) Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas e em Língua Inglesa e suas literaturas (b) Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas e em Língua Espanhola e suas literaturas O PAC de Letras da UESC foi impulsionado principalmente pela necessidade de atualização do currículo às demandas legais, culturais e sociais contemporâneas. Resolução CONSEPE nº 68/2012, publicada no Diário Oficial da Bahia em 16 de junho de 2012.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto de Iniciação Científic, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Outrização Produtiva: literatura pós-colonial, subalternidade e chulice Resumo: A partir do conceito de ?outrização produtiva?, delineado por Isaias Carvalho (2003), objetiva-se analisar e apresentar A small place, de Jamaica Kincaid (1988), e A casa dos Budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro (1999), como obras literárias pós-coloniais e promotoras de diálogos interculturais no chamado ?Caribe Estendido?, que compreende a costa sul dos Estados Unidos até o Recôncavo Baiano. Enquanto o termo ?outrização?, caracterizado por Gayatri Spivak (1985), implica a interdição, a desautorização, a inferiorização, a demonização, o silenciamento e a colonização do Outro, ?outrização produtiva? contrapõe-se à mera outrização, uma vez que propõe a releitura da memória silenciada no âmbito das relações de trocas simbólicas contemporâneas que ocorrem entre culturas/grupos diversos. O corpus literário será estudado também em termos de suas representações de subalternidade, sobretudo no que concerne à mulher negra, no caso de A small place, e de chulice, especificamente em A casa dos Budas ditosos. O campo teórico em que este projeto se insere é o dos Estudos Culturais Pós-Coloniais, como delimitados por Walter Mignolo (1996) e Georg Gugelberger (1997). Pretende-se, de igual modo, inserir a discussão do pós-colonial e do corpus literário no que Carvalho (2012) chama de ?a era da ironia?. Palavras-chave: Outrização Produtiva. Chulice. Subalternidade. Caribe Estendido. Bolsistas CNPq e FAPESB

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Presidente de Comissão: Recredenciamento, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A Renovação do Reconhecimento do Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) tem sua estruturação baseada na Resolução n° 51, de abril de 2010, do Conselho de Educação do Estado da Bahia ? CEE/BA. A motivação legal assenta-se na adesão do CEE-BA ao Sistema e-MEC, do Ministério da Educação, responsável pelo reconhecimento e pelo Cadastro da Educação Superior no Brasil ? Cadastro e-MEC. Constatou-se a necessidade de renovação do reconhecimento do Curso de Letras da UESC e das exigências dos ciclos avaliativos do Ministério da Educação, além da também necessária atualização dos dados do curso no Sistema e-MEC, para acesso público geral. Entretanto, foi clara a consciência dos docentes, dirigentes e discentes do Curso de Letras quanto à necessidade de repensar o curso, o que se refletiu no processo de elaboração e implantação do novo Projeto Acadêmico-Curricular do Curso. Dessa forma, as exigências legais se juntam às aspirações dos que compõem o Curso de Letras da UESC. Mais do que um percurso histórico e uma listagem de informações estanques, o documento protocolar de pedido de renovação do reconhecimento (que foi elaborado da forma mais colaborativa possível) é um relato de uma aprendizagem sobre a identidade de um curso que lida com as línguas, linguagens e literaturas, em nome da formação de professores-cidadãos condizente com as exigências regionais, nacionais e internacionais, no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão. Comissão de Elaboração Isaias Francisco de Carvalho Elaine Cristina Medeiros Frossard Membros Colaboradores Eduardo Lopes Piris Gessilene Silveira Kanthack Lenilza Teodoro dos Santos Mendes Lucia Regina Fonseca Netto Ludmila Scarano Coimbra Cesário Alvim Pereira Filho Cristiano Augusto da Silva Jutgla Marileide dos Santos de Oliveira Ilhéus, 2012

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2008.1 LTA183 Inglês I LTA286 Prática de Pesquisa em Língua Estrangeira/Inglês 2008.2 LTA056 Literatura de Língua Inglesa LTA204 Inglês VI 2009.1 LTA183 Inglês I LTA191 Inglês III 2009.2 LTA056 Literatura de Língua Inglesa 2010.1 LTA026 Língua Inglesa III 2010.2 LTA056 Literatura de Língua Inglesa LTA286 Prática de Pesquisa em Língua Estrangeira/Inglês 2011.1 LTA286 Prática de Pesquisa em Língua Estrangeira/Inglês LTA392 Língua Inglesa - Habilidades Integradas I (PARFOR) 2011.2 LTA056 Literatura de Língua Inglesa LTA394 Língua Inglesa - Habilidades Integradas III (PARFOR) 2012.1 LT286 Prática de Pesquisa em Língua Inglesa LTA402 Literatura de Língua Inglesa I (PARFOR) Informações sobre cada uma dessas disciplinas, bem como seus materiais didáticos, estão disponíveis no URL: http://www.estesinversos.com

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. de Projeto de Iniciação à Docência, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto de Iniciação à Docência: "O Uso da Internet no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa e de Literaturas de Língua Inglesa". Esse Projeto de iniciação à docência voltou-se para a monitoria do curso de Letras da UESC, em duas disciplinas de Língua Inglesa III, no primeiro semestre de 2010, e nas duas disciplinas de Literatura de Língua Inglesa, no segundo semestre de 2010. Como objetivo geral buscou-se o envolvimento de alunos-monitores de Letras em práticas pedagógicas presenciais e via internet no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e de literaturas de língua inglesa. Objetivou-se, portanto, além da consolidação de uma formação linguística básica consistente, a prática docente dos alunos do curso de Letras, incluindo a utilização de tecnologia computacional. Mais informações sobre esse projeto podem ser encontradas no seguinte URL: http://www.estesinversos.com

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2006.1 LTA003 Inglês Instrumental LTA199 Inglês V LTA275 Comunicação e Expressão em Inglês LTA322 Inglês Instrumental 2006.2 LTA056 Literatura de Língua Inglesa LTA204 Inglês VI LTA242 Inglês Instrumental LTA275 Comunicação e Expressão em Inglês 2007.1 LTA028 Língua Inglesa V LTA199 Inglês V LTA208 Inglês VII LTA286 Prática de Pesquisa em Língua Estrangeira/Inglês 2007.2 LTA025 Língua Inglesa II LTA056 Literatura De Lingua Inglesa LTA204 Inglês VI Outras informações podem ser obtidas no URL: http:www.estesinversos.com

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

04/2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Língua Inglesa
Literaturas de Língua Inglesa
Metodologia do Ensino de Literatura de Língua Inglesa
Panorama das Literaturas Anglófonas
Prática de Pesquisa em Língua Inglesa
Inglês para negócios

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto de Língua Inglesa e de Literaturas de Língua Inglesa.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Iniciação Científica: "O Processo de Criação como uma Aventura Cognitiva: Trabalhando com os Manuscritos de Elizabeth Bishop", financiado pelo PIBIC - CNPq durante o período de 01/08/2000 a 31/07/2001, sob a orientação da Profa. Dra. Sílvia Maria Guerra Anastácio, que era professora titular do Departamento de Letras Germânicas do Instituto de Letras da UFBA, a pesquisa foi desenvolvida. Objetivo Geral: Contribuir na construção de uma possível morfologia da criação, teorizando sobre questões ligadas à Crítica Genética e à Semiótica peirceana, bem como recuperar e organizar arquivos de criação da poeta americana, Elizabeth Bishop. Objetivos Específicos: Reunir, transcrever e sistematizar documentos de gênese relativos a poemas sobre o Brasil por Elizabeth Bishop; delinear uma perspectiva comparativa, que atente para aspectos culturais; analisar os dados coletados a partir de um viés genético e semiótico, buscando aprofundar, ao mesmo tempo, a questão cognitiva aplicada à dinâmica criadora.


Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor universitário, Enquadramento Funcional: professor universitário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Estágio Supervisionado Obrigatório de Língua Portuguesa. Professor do Curso de Especialização em Língua Inglesa. Disciplina: Métodos de Ensino em Língua Inglesa.

Atividades

10/2004 - 02/2006
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Literária
Literatura Brasileira II
Literatura Portuguesa II
Metodologia do ensino de língua inglesa
Literatura norte-americana II
Produção de texto
Trabalho de Conclusão de curso I
Trabalho de conclusão de curso II

Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2004
Vínculo: professor de idiomas, Enquadramento Funcional: Professor de idiomas, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de inglês para os níveis inicial, intermediário e avançado, inclusive Advanced Writing and Advanced Pronunciation and Phonetics. Professor de Língua Portuguesa para Estrangeiros. A Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) é um centro binacional de utilidade pública, cultural e educacional sem fins lucrativos, fundada em 01 de agosto de 1941 em Salvador, Bahia.

Atividades

8/1995 - 7/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
inglês
português

FISK - Curso de Inglês, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico e Administrativo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1989 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Crítica Cultural: literaturas brasileira e anglófona

Objetivo: Analisar obras de autores contemporâneos de língua inglesa e portuguesa que versem acerca de questões identitárias, negritude, revisões epistemológicas etc..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica Cultural.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Caribe Estendido; Identidades diaspóricas; Intercultural.
2.
Ensino-aprendizagem de língua inglesa e literaturas de língua inglesa

Objetivo: Investigar os processos instrucionais do ensino de inglês como língua estrangeira (LE) bem como os processos cognitivos de aprendizagem em inglês como LE..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Ensino de Língua Inglesa.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ensino de língua inglesa; metodologia; Graduação em Letras; Language Teacher, feedback.
3.
A internet como suporte para o ensino de língua inglesa e de literaturas de língua inglesa
4.
Outrização produtiva e literaturas anglófonas

Objetivo: Analisar obras literárias de língua inglesa pelo viés do conceito-atitude de "outrização produtiva".
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: outrização produtiva; outrização; pós-colonial.
5.
Ensino de língua portuguesa: letramento literário, oralidade e tendências metodológicas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O oceano de fronteiras invisíveis: literaturas em línguas inglesa e portuguesa e fluxos epistemológicos sul-sul
Descrição: A pesquisa propõe análises comparativas, no contexto ficcional e crítico-teórico sul-sul, de um corpus literário composto, entre outros, pelos caribenhos Derek Walcott, V. S. Naipaul e Jamaica Kincaid, pelos nigerianos Wole Soyinka, Chinua Achebe, Chimamanda Adichie e Helon Habila, pelos brasileiros João Ubaldo Ribeiro e Ana Maria Gonçalves e pelo angolano Pepetela. As representações de subalternidade, de negritude, de identidade pós-colonial e de novas epistemologias nessas obras e nesse contexto serão abordadas prioritariamente com base no conceito de outrização produtiva (CARVALHO, 2012), naquilo que sinalizam para a promoção de diálogos interculturais, no contexto do Caribe Estendido e do Atlântico Negro na Modernidade Oceânica, espaço complexo das construções da sociedade urbana, das mobilizações, das configurações culturais no contexto contemporâneo (MANN; PHAF- RHEINBERGER, 2014). Por seu turno, outrização produtiva funciona como contraponto à coisificação do outro e advoga a releitura de vozes silenciadas no âmbito das relações de trocas simbólicas contemporâneas. O escopo teórico mais amplo é o dos Estudos Culturais Pós-Coloniais, como delimitados por Carvalho (2003; 2009; 2012), Gilroy (2001), Gugelberger (1997) e por outras vozes dissonantes a noções hegemônicas de saber e de representação tais como Abdala Junior (2008) e Chauí (2005), não excluídos outros olhares ditos conservadores. A pesquisa também se insere no que Carvalho (2012) denomina estilística da ironia e está vinculada ao grupo de pesquisa Estudos em línguas e literaturas estrangeiras ELLE (CNPq). As instituições envolvidas no projeto são: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - proponente -, Universidade Federal da Bahia (UFBA; Instituto de Letras) e Universidade de Humboldt - HU - de Berlim, Alemanha (Instituto de Estudos Africanos e Asiáticos)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Décio Torres Cruz - Integrante / Inara de Oliveira Rodrigues - Integrante / Daiana Nascimento dos Santos - Integrante / Ineke Phaf-Rheinberger - Integrante / Samuel Leandro Oliveira de Mattos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Literaturas do Caribe Estendido e do Atlântico Negro: outrização produtiva e epistemologias do sul
Descrição: Entre diversas epistemologias do sul, o conceito de ?outrização produtiva? norteia a análise de obras literárias anglófonas e brasileiras, em abordagens crítico-teóricas pós-coloniais e promotoras de diálogos interculturais, no contexto das comunidades imaginadas do Caribe Estendido e do Atlântico Negro. Outrização produtiva é contraponto à invisibilização do outro e advoga a releitura de vozes antes silenciadas no âmbito das relações de trocas simbólicas contemporâneas. No corpus literário estão, entre outros: Achebe, Soyinka e Adichie, da Nigéria, Fanon, da Martinica, Jorge Amado e Ubaldo Ribeiro, do Brasil, Walcott, de Santa Lúcia, e Kincaid, de Antigua. Essas obras serão estudadas também em suas representações de subalternidade, sobretudo no que concerne à negritude. A pesquisa se insere nos Estudos Culturais Pós-Coloniais, como delimitados por Carvalho (2009; 2012), Gilroy (2001), Gugelberger (1997) e por outras vozes dissonantes a noções hegemônicas de saber e de representação, tais como Abdala Junior (2008) e Chauí (2005), não excluídos olhares ditos conservadores, tais como Bloom (2010) e Auerbach (1964). A proposta também implica o que Carvalho (2012) denomina ?estilística da ironia? e está associada ao projeto de pesquisa ?O oceano de fronteiras invisíveis: literaturas em línguas inglesa e portuguesa e fluxos epistemológicos sul-sul? (FAPESB) e ao grupo de pesquisa ?Estudos em línguas e literaturas estrangeiras ? ELLE? (CNPq).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Renato Gonçalves Peruzzo - Integrante / Ramon Cerqueira Santos - Integrante.
Número de orientações: 2
2014 - 2016
Literatura, História e Cultura: Encruzilhadas Epistemológicas
Descrição: Pretende-se desenvolver um aprofundamento teórico-crítico sobre as diferentes concepções dos estudos ligados às literaturas afro-brasileira, africanas de língua portuguesa e de língua inglesa. Integra-se em tal proposta investigativa a discussão sobre a própria nomenclatura dessas literaturas, que serão analisadas a partir de narrativas (especialmente contos e romances) publicadas da segunda metade do século XX até o presente, por autores brasileiros, angolanos, moçambicanos, guineenses, são-tomenses, cabo-verdianos e nigerianos. Trata-se de problematizar perspectivas epistemológicas nos embates entre literatura, história e cultura, abordando-se, entre outros, conceitos como pós-colonial e decolonial em relação às expressões literárias referidas, considerando-se a seguinte possibilidade analítica: definirem-se as literaturas africanas de língua portuguesa e inglesa como representativas desses atuais embates teórico-críticos; e reconhecerem-se as lacunas para a situação da literatura afro-brasileira nesses mesmos embates. A pesquisa será desenvolvida através do exame dos principais casos fundadores dos Estudos Culturais, do pensamento pós-colonial, passando por sua crítica atual (não homogênea e altamente polêmica), na esteira da perspectiva decolonial. Por meio desse percurso, visa-se ao desafio de, mapeando essas linhas reflexivas, apontar possibilidades de análise que aproximem o diálogo crítico entre as narrativas ficcionais dos países africanos de língua portuguesa, de língua inglesa e do Brasil. Desse modo, espera-se contribuir para a aproximação produtiva, no campo teórico e analítico, de concepções diferenciadas sobre o fenômeno literário, apresentando-se, por fim, um quadro atualizado dos principais autores/obras das literaturas selecionadas como corpus da investigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Integrante / Eduardo Lopes Piris - Integrante / Bárbara Albuquerque da Paixão - Integrante / Luana Caetano Thibes - Integrante / Tamíris Ramos de Castro - Integrante / Inara de Oliveira Rodrigues - Coordenador / Paulo Roberto Alves dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - 2016
Vozes do Caribe Estendido e do Atlântico Negro: confluências teórico-críticas
Descrição: As confluências de vozes literárias e crítico-teóricas que são propostas neste projeto são consignadas no conceito-atitude de ?outrização produtiva?, delineado por Isaias Carvalho (2003; 2012), que se presta à análise e à apresentação de obras literárias de autores(as) anglófonos(as) e brasileiros(as) nas margens sul-sul do Atlântico Negro (GILROY, 2001) e do Caribe Estendido (WALLERSTEIN, 1974). Destacam-se as abordagens crítico-teóricas pós-coloniais e decoloniais promotoras de diálogos interculturais produtivos, mesmo que conflitantes em sua dinâmica, na contemporaneidade. Quanto a outrização produtiva, enfatiza-se que, enquanto o termo ?outrização?, caracterizado por Gayatri Spivak (1985), implica a interdição, a desautorização, a inferiorização, a demonização, o silenciamento e a colonização do Outro, esse conceito-atitude serve de contraponto, uma vez que propõe a releitura da memória silenciada no âmbito das relações de trocas simbólicas contemporâneas que ocorrem entre culturas/grupos diversos, em nome de projetos coletivos e renovadores de poder, saber e ser. O corpus literário ? composto por textos dos caribenhos Derek Walcott e Jamaica Kincaid, do nigeriano Wole Soyinka e do brasileiro João Ubaldo Ribeiro ? será abordado também em termos de suas representações de subalternidade e de esforços de intervenção cultural, sobretudo no que concerne à negritude. O campo teórico em que este projeto se insere é o dos Estudos Culturais Pós-Coloniais, como delimitados por Walter Mignolo (1996) e Georg Gugelberger (1997), entre outros pensadores do campo. Pretende-se, portanto, aprofundar questões teórico-críticas sobre diversas correntes dos estudos acerca das literaturas anglófonas e brasileira. Esse aprofundamento não poderá carecer de questionamentos sobre a consistência das próprias classificações dessas literaturas produzidas a partir da segunda metade do século XX. A pesquisa examinará o histórico dos Estudos Culturais, com destaque para o pensamento pós-colonial e sua crítica atual pelo viés da teorização decolonial. Contudo, em que pese o eloquente distanciamento que teóricos do decolonial ? tais como Walter Mignolo e Immanuel Wallerstein, entre outros ? tentam manter em relação ao campo pós-colonial ? consolidado por intelectuais tais como Gayatri Spivak e Stuart Hall, entre outros ?, nesta pesquisa privilegiam-se seus pontos de convergência. Não são olvidadas suas diferenças, mas incluem-se ambos na perspectiva contemporânea de ressignificações, revisões e desrecalque de vozes reprimidas pelo colonialismo moderno e pelos neo-colonialismos contemporâneos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Laurenci Barros Esteves - Integrante / Danillo Mota Lima - Integrante / Bárbara Albuquerque da Paixão - Integrante / Luana Caetano Thibes - Integrante / Tamíris Ramos de Castro - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2
2013 - 2015
Literaturas de língua inglesa: outrização produtiva e outros olhares
Descrição: A partir do conceito de ?outrização produtiva?, delineado por Isaias Carvalho (2003; 2012), objetiva-se analisar e apresentar obras literárias e autores(as) de língua inglesa, com destaque para abordagens crítico-teóricas pós-coloniais e promotoras de diálogos interculturais na contemporaneidade, no contexto do Caribe Estendido, do Atlântico Negro, da Diáspora Africana e das literaturas anglófonas africanas em geral. Enquanto o termo ?outrização?, caracterizado por Gayatri Spivak (1985), implica a interdição, a desautorização, a inferiorização, a demonização, o silenciamento e a colonização do Outro, ?outrização produtiva? contrapõe-se à mera outrização, uma vez que propõe a releitura da memória silenciada no âmbito das relações de trocas simbólicas contemporâneas que ocorrem entre culturas/grupos diversos. O corpus literário será estudado também em termos de suas representações de subalternidade, sobretudo no que concerne à negritude. O campo teórico em que este projeto se insere é o dos Estudos Culturais Pós-Coloniais, como delimitados por Walter Mignolo (1996) e Georg Gugelberger (1997), mas são também incluídos outros olhares ditos mais conservadores, tais como Harold Bloom (2010) e Erich Auerbach (1964). Pretende-se, na medida do possível, inserir a discussão do pós-colonial e do corpus literário no que Carvalho (2012) chama de ?a era da ironia?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Bárbara Albuquerque da Paixão - Integrante / Luana Caetano Thibes - Integrante / Tamíris Ramos de Castro - Integrante / Renato Gonçalves Peruzzo - Integrante / Evelyn Santos Almeida - Integrante / Viviane Carvalho Lopes - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 7
2012 - 2013
Outrização Produtiva: literatura pós-colonial, subalternidade e chulice
Descrição: A partir do conceito de ?outrização produtiva?, delineado por Isaias Carvalho (2003), objetiva-se analisar e apresentar A small place, de Jamaica Kincaid (1988), e A casa dos Budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro (1999), como obras literárias pós-coloniais e promotoras de diálogos interculturais no chamado ?Caribe Estendido?, que compreende a costa sul dos Estados Unidos até o Recôncavo Baiano. Enquanto o termo ?outrização?, caracterizado por Gayatri Spivak (1985), implica a interdição, a desautorização, a inferiorização, a demonização, o silenciamento e a colonização do Outro, ?outrização produtiva? contrapõe-se à mera outrização, uma vez que propõe a releitura da memória silenciada no âmbito das relações de trocas simbólicas contemporâneas que ocorrem entre culturas/grupos diversos. O corpus literário será estudado também em termos de suas representações de subalternidade, sobretudo no que concerne à mulher negra, no caso de A small place, e de chulice, especificamente em A casa dos Budas ditosos. O campo teórico em que este projeto se insere é o dos Estudos Culturais Pós-Coloniais, como delimitados por Walter Mignolo (1996) e Georg Gugelberger (1997). Pretende-se, de igual modo, inserir a discussão do pós-colonial e do corpus literário no que Carvalho (2012) chama de ?a era da ironia?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Laurenci Barros Esteves - Integrante / Danillo Mota Lima - Integrante.
2008 - 2016
Estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras - ELLE
Descrição: Promover e divulgar a pesquisa científica em línguas e literaturas estrangeiras; incentivar a iniciação científica em estudos de línguas e literaturas estrangeiras na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; estudar comparativamente as produções literárias em línguas estrangeiras. [ver dados do Grupo de Pesquisa ELLE no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq].
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Joara Martin Bergsleithner - Integrante / Cláudia Paulino de Lanis - Integrante / Raquel da Silva Ortega - Integrante / Daiana Nascimento dos Santos - Integrante.
2002 - 2008
Literatura pós-colonial caribenha de língua inglesa
Descrição: O presente projeto, em parceria com o Departamento de Ciências Humanas da UNEB, visa a: a)investigar os novos rumos da literatura caribenha a fim de se delinear as diferentes vertentes literárias de língua inglesa da contemporaneidade; b) possibilitar a visualização de um panorama diversificado da produção literária caribenha em língua inglesa que, embora oriunda de países periféricos, tem ocupado o centro das atenções mundiais com a outorga do prêmio Nobel de literatura para dois escritores dessa região.Este projeto se justifica no momento em que as novas tendências das literaturas contemporâneas passam a ocupar lugar de destaque frente aos estudos canônicos. Atualmente, existe uma tendência no mundo ocidental de revisão da valoração dada ao cânone tradicional nos meios acadêmicos. Como essas tendências ainda não se consolidaram, faz-se necessário uma investigação do que atualmente está sendo produzido nos países periféricos de línguas inglesa para a atualização do conhecimento nessas áreas, uma vez que dois escritores da região caribenha ganharam o prêmio Nobel de Literatura, Derek Walcott em 1992 e V.S. Naipaul agora em 2001. Objetivos: Investigar a literatura pós-colonial caribenha a partir das obras de Derek Walcott e Jamaica Kincaid e como está sendo feito o estudo dessas obras nas universidades caribenhas e como está se processando a recepção dessas obras naquela região; Resultados esperados: Escrever e publicar ensaios sobre a literatura caribenha de língua inglesa e oferecer subsídios para a criação de novas disciplinas em Estudos Culturais e Identitários de Língua Inglesa para os cursos da UFBA e da UNEB (CONCLUÍDO).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Décio Torres Cruz - Integrante.
2000 - 2002
O processo de criação como uma aventura cognitiva: trabalhando com os manuscritos de Elizabeth Bishop
Descrição: Este projeto justifica-se por estar inserido na linha de pesquisa em crítica genética, que é uma disciplina jovem no campo das humanidades e da literatura em particular, e que por isso, precisa de contribuições para a sua consolidação e estruturação. Tem-se como objetivo de análise os manuscritos dos poemas brasileiros da poetisa norte-americana Elizabeth Bishop (1927-1979), a partir dos quais aborda-se a trajetória da sua criação, além de se pensar sobre a construção poética pela perspectiva da alteridade; o enfoque proposto se delineia pelo olhar que essa estrangeira, que residiu no Brasil por cerca de vinte anos, entre as décadas de 50 a 70, vai construindo a respeito da cultura e da gente brasileiras. Articulando fundamentos da crítica genética e da semiótica peirceana tem-se a metodologia do trabalho, uma vez que ambas as áreas fornecem subsídios teóricos e metodológicos para estruturar a pesquisa. Como resultados, espera-se a produção de textos analíticos que englobem questões de literatura e estudos de expressões identitárias, uma análise comparativa, que atende para aspectos culturais, em que a alteridade se traduz em imagens memoráveis. Finalmente, pretende-se um aprofundamento da questão cognitiva, aplicando-se, para tanto, as categorias da fenomenologia peirceana, no que concerne à dinâmica da criação poética...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Sílvia Maria Guerra Anastácio - Integrante.
1995 - 1999
Literatura Comparada e Estudos Culturais dos Povos Anglo-Germânicos
Descrição: O grupo desenvolveu uma pesquisa conjunta sob o tema "Pós-Modernismo Literário" . O resultado dessa pesquisa foi apresentado no I Seminário de Literaturas de Línguas Inglesa e Alemã realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 1999 na sala 8 do Instituto de Letras da UFBA, para uma platéia de 50 pessoas composta de alunos e professores do Instituto de Letras da UFBA. Para essa pesquisa, o grupo contou com a ajuda de um aluno da graduação através de bolsa de monitoria. Além dos diversos projetos individuais dos componentes do grupo, publicados em revistas acadêmicas e congressos, o grupo vem desenvolvendo um projeto conjunto intitulado "Novos rumos nas literaturas anglo-germânicas", que resultou na criação de novas disciplinas para o novo currículo de Letras a ser implantado no próximo semestre de 2005.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Décio Torres Cruz - Integrante / Jael Glauce da Fonseca - Integrante / Luciano Rodrigues Lima - Integrante / Noélia Borges de Araújo - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
?Língua alemã: encontros culturais e formação docente?
Descrição: O projeto do Programa de Assistente de Ensino de Língua Alemã deve ser executado no período de agosto de 2014 a maio de 2018, perfazendo os quatro anos previstos no Edital Capes 014/2014, em convênio com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - Deutcher Akademischer Austauschdiest - DAAD. A Universidade Estadual de Santa Cruz está apta a receber um Assistente de Ensino de Língua Alemã e merece ser contemplada, tendo em vista a importância do auxílio de tal profissional, tanto no âmbito linguístico, quanto cultural, social e histórico, considerando-se as distintas características de nossa Universidade e o perfil do futuro profissional de línguas estrangeiras que formamos. As diretrizes departamentais e institucionais em vigor preveem o investimento de esforços nas várias modalidades de internacionalização acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Martin Hansen - Integrante.
2014 - Atual
UESC English - Cursos de Inglês Iniciante, Intermediário e Avançado
Descrição: Aulas de Inglês. Ação do projeto de extensão ?Dinamizando o ensino da língua inglesa na UESC?, por meio do Convênio DAAD? Brasil/CAPES com a UESC, com o apoio do Departamento de Letras e Artes ? DLA e da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Cláudia Pungartnik - Integrante / Shalon Rocha Borges - Integrante / Renato Gonçalves Peruzzo - Integrante.
2011 - 2014
Língua Inglesa e Seus Aspectos Culturais: a Recepção do Outro na Construção de Si
Descrição: Projeto do Programa de Assistente de Língua Inglesa do Convênio CAPES - Fundação Fulbright - UESC, entre 2011 e 2014, com a vinda à UESC de dois English Teaching Assistants - ETA - por ano. Os objetivos principais são: ? Criar oportunidades aos nossos alunos de Licenciatura de língua inglesa, de contato com um profissional de línguas, falante nativo de língua inglesa; ? Oportunizar a troca de experiências metodológicas e práticas docentes, numa tentativa de reciclagem e desenvolvimento de novos processos de ensino e aprendizagem dos nossos futuros profissionais de língua inglesa; ? Promover o desenvolvimento das muitas competências envolvidas no ensino-aprendizagem de língua inglesa, como a competência comunicativa, a competência linguística, a competência gramatical e, principalmente a competência cultural; ? Promover o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas; ? Oferecer aos alunos de Letras/Inglês o conhecimento de conteúdos culturais, sociais e históricos da sociedade estadunidense; ? Articular o processo na qualidade do ensino de língua inglesa no âmbito acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Tatiany Pertel Sabaini Dalben - Integrante / Elida Paulina Ferreira - Integrante.

Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 5
2008 - Atual
Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC
Descrição: Visa a proporcionar aos estudantes de Letras da UESC ? Língua Inglesa ? e aos professores de inglês da Rede Pública de Ensino de Ilhéus/Itabuna e região oportunidades de reciclagem metodológica e formação/capacitação pedagógica continuada, através de oficinas periódicas, bem como a formação de grupos de estudo e um atendimento constante para o planejamento, discussão e reflexão sobre conteúdos, métodos e técnicas de ensino da Língua Inglesa. Busca-se o fortalecimento do ensino de inglês na região, através do aprimoramento das competências e da qualidade pedagógica dos professores e dos aspirantes a professores de língua inglesa na comunidade local/regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Angela van Erven Cabala - Integrante / Laura de Almeida - Integrante / Elaine Cristina Medeiros Frossard - Integrante / Jorge Onodera - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 48 / Número de orientações: 19


Outros Projetos


2014 - Atual
UESC English
Descrição: O programa de cursos de inglês UESC English tem natureza continuada e está dividido em 6 níveis. Os editais de inscrição são abertos semestralmente, com garantia de vagas para os participantes que tenham sido aprovados no semestre anterior. Serão emitidos certificados parciais, por semestre, com um certificado de proficiência/conclusão após o nível UE6. Mais informações podem ser obtidas no site do UESC English: https://sites.google.com/site/estesinversos/uesc-english.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Renato Gonçalves Peruzzo - Integrante / Evelyn Santos Almeida - Integrante / Yuri Andrei Batista Santos - Integrante.
2012 - 2014
Língua Inglesa e seus Aspectos Culturais: A recepção do outro e sua inserção em si
Descrição: Objetivos ? Criar oportunidades aos nossos alunos de Licenciatura de língua inglesa, de contato com um profissional de línguas, falante nativo de língua inglesa; ? Oportunizar a troca de experiências metodológicas e práticas docentes, numa tentativa de reciclagem e desenvolvimento de novos processos de ensino e aprendizagem dos nossos futuros profissionais de língua inglesa; ? Promover o desenvolvimento das muitas competências envolvidas no ensino-aprendizagem de língua inglesa, como a competência comunicativa, a competência linguística, a competência gramatical e, principalmente a competência cultural; ? Promover o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas; ? Oferecer aos alunos de Letras/Inglês o conhecimento de conteúdos culturais, sociais e históricos da sociedade estadunidense; ? Articular o processo na qualidade do ensino de língua inglesa no âmbito acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador / Tatiany Pertel Sabaini Dalben - Integrante / Giuseppe Céspedes - Integrante / Sarah Sanderson Doyle - Integrante / Loni Rae O'Grady - Integrante / Christina Moriah Smith - Integrante / Dimetri Duckrey - Integrante / Sondi Strachowsky - Integrante.
2012 - 2013
O uso da internet no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e de literaturas de língua inglesa
Descrição: PROJETO DE ENSINO. / RESUMO: Este Projeto de ensino é voltado para a prática de ensino dos cursos de Letras e LEA da UESC, em disciplinas de Língua Inglesa e de Literaturas de Língua Inglesa, no ano de 2013. Como objetivo geral, busca-se o envolvimento de alunos-bolsistas de Letras e LEA em práticas pedagógicas presenciais e via internet, no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e de literaturas de língua inglesa. Objetiva-se, portanto, além da consolidação de uma formação linguística básica consistente, a prática docente dos alunos do curso de Letras e LEA, incluindo a utilização de tecnologia computacional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador.
2010 - 2010
O uso da internet no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e de literaturas de língua inglesa
Descrição: PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA / RESUMO: Este Projeto de iniciação à docência é voltado para a monitoria do curso de Letras da UESC, nas duas disciplinas de Língua Inglesa III - LTA 026 (manhã e noite), no primeiro semestre de 2010, e nas duas disciplinas de Literatura de Língua Inglesa - LTA 056 (manhã e noite), no segundo semestre de 2010. Como objetivo geral busca-se o envolvimento de alunos-monitores de Letras em práticas pedagógicas presenciais e via internet no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e de literaturas de língua inglesa. Objetiva-se, portanto, além da consolidação de uma formação linguística básica consistente, a prática docente dos alunos do curso de Letras, incluindo a utilização de tecnologia computacional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Isaías Francisco de Carvalho - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Especiaria (UESC)


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2016
Agência de fomento: (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Especiaria (UESC)
2013 - 2013
Periódico: Especiaria (UESC)
2016 - Atual
Periódico: LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica Cultural.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Anglófonas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Literatura Pós Colonial Caribenha de Língua Inglesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Língua Inglesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Produção de Texto.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Nome da Turma de Graduados em Letras - UESC 2015.1, Curso de Letras - Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.
2015
Patrono da Turma PARFOR - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2015, Universidade Estadual de Santa Cruz.
2015
Nome da Turma de Letras - UESC 2015, Universidade Estadual de Santa Cruz.
2004
Concurso Público para Professor Assistente - 2o. lugar, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
1999
Concurso de Poemas do Trem da Cultura, Trem da Cultura, Informativo Cultural da Cidade de Mococa-SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE2018CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE; NOVAES, JOÃO VALCI DOS SANTOS ; RODRIGUES, ROSILMA SILVA . PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. Fólio - Revista de Letras, v. 9, p. 253-275, 2018.

2.
CARVALHO, I. F.2017CARVALHO, I. F.; TIGRE, M. P. . A poética do outro em Niketche: figuras de alteridade na literatura moçambicana. MOARA, v. 2, p. 267, 2017.

3.
ALBUQUERQUE PAIXÃO, BÁRBARA2017ALBUQUERQUE PAIXÃO, BÁRBARA ; ROSA, ROBERTO SÁVIO ; DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO . DAS (DES)VANTAGENS DA MIMESE. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, v. 8, p. 57-71, 2017.

4.
PAIXAO, B. A.2016PAIXAO, B. A. ; CARVALHO, I. F. . Perspectivas da (des)construção do fabuloso fruto de ouro na trilogia do cacau adoniana: bárbaros ou civilizados?. Folio (Online): revista de letras, v. 8, p. 71-95, 2016.

5.
THIBES, L. C.2016THIBES, L. C. ; CARVALHO, I. F. . Mímica versus experiência em Adichie e Kincaid: o império na perspectiva do colonizado. Folio (Online): revista de letras, v. 8, p. 199-2014, 2016.

6.
ESTEVES, L. B.2016ESTEVES, L. B. ; CARVALHO, I. F. . A small place, de Jamaica Kincaid: o despertar da voz de Antígua. Folio (Online): revista de letras, v. 8, p. 179-198, 2016.

7.
SANTOS, C. R.2016SANTOS, C. R. ; ROCHA, M. M. ; CARVALHO, I. F. . Casa-grande & senzala: a escrita literária do sociólogo que disseminou um mito nos anos 1930. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 25, p. 29-42, 2016.

8.
THIBES, L. C.2015THIBES, L. C. ; CARVALHO, I. F. . A mulher negra em Americanah: níveis de subalternidade nos EUA do século XXI. Litterata - Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões, v. 3, p. 103-116, 2015.

9.
CARVALHO, I. F.2014 CARVALHO, I. F.. A memória fantasmática dos Arauaques e Caribes: línguas e violências herdadas em 'Omeros'. Revista Língua & Literatura (Online), v. 16, p. 65-82, 2014.

10.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2013CARVALHO, I. F.. Escrituras criativas: Freud e Walcott. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 19, p. 45-56, 2013.

11.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2013CARVALHO, I. F.. A LUTA PELO DIREITO NAS INTERSEÇÕES DO LITERÁRIO COM O JURÍDICO. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFPR, v. 57, p. 269-282, 2013.

12.
CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE2013 CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE; BRIGLIA, TCHARLY MAGALHÃES . O texto dramático shakespeariano na aula de língua inglesa do ensino médio. Calidoscopio (Online), v. 11, p. 306-319, 2013.

13.
CARVALHO, I. F.2013CARVALHO, I. F.; EUSTAQUIO, A. M. G. ; ANDRADE, C. F. . O gênero canção e a competência comunicativa em língua inglesa. Nonada : letras em revista, v. 2, p. 1-11, 2013.

14.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2011CARVALHO, I. F.. Profissionalização e capacitação do professor de inglês: reflexões e ações extensionistas no âmbito da Universidade Estadual de Santa Cruz.. Focando a extensão, v. 1, p. 51-58, 2011.

15.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2010CARVALHO, I. F.. Subalternidade e a 'alminha brasileira'. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 11, p. 125-132, 2010.

16.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2010CARVALHO, I. F.. Notas sobre a profissionalização e a capacitação do professor de inglês. Língua & Educação, v. 2, p. 1-9, 2010.

17.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2009CARVALHO, I. F.; CRUZ, D. T. . Ladrões de imagens nos encontros culturais em 'Omeros'. Revista Querubim, v. 05, p. 74-80, 2009.

18.
CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE2004CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE. CRUZ, Décio Torres (2003). O pop: literatura, mídia e outras artes. Salvador: Editora Quarteto. 252 p.. Revista da ANPOLL (Impresso), v. 1, p. 370-372, 2004.

19.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2003CARVALHO, I. F.. Prefácio à Tradução Brasileira de Omeros: uma ?Outrização? Positiva. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v. 1, p. 1, 2003.

20.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO2002CARVALHO, I. F.; ANASTÁCIO, S. M. G. . A Síndrome da Cadela Rosada. Revista Lactitud, internet, v. II, n.No. 2, p. 1-6, 2002.

21.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO1999CARVALHO, I. F.. The Effective Language Teacher. New Routes in ELT, v. 8, p. 12-18, 1999.

22.
CARVALHO, I. F.;CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO DE;CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO DE;DE CARVALHO, Isaias Francisco;DE CARVALHO, ISAIAS FRANCISCO FRANCISCO;DE CARVALHO, ISAÍAS FRANCISCO1998CARVALHO, I. F.. Iracema: a Suspensão do Outro em Alencar. Cadernos do Expogeo, Salvador, v. 9, p. 83-90, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, I. F.. (in)versos. 000. ed. Salvador: produção independente, 1999. 90p .

2.
CARVALHO, I. F.. Estes. 00. ed. Salvador: produção independente, 1997. 90p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARVALHO, I. F.; CRUZ, D. T. . Inglês Instrumental para Informática: english online. New Routes, São Paulo, p. 27 - 27, 01 jan. 2014.

2.
CARVALHO, I. F.. Revista da ANPOLL. Revista da ANPOLL, São Paulo, , v. 1, p. 369 - 372, 20 abr. 2004.

3.
CARVALHO, I. F.. A democracia da estética pop. A tarde, Salvador, , v. 01, p. 10 - 11, 10 jan. 2004.

4.
CARVALHO, I. F.. The Effective Language Teacher. New Routes, São Paulo, , v. 8, 29 nov. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, I. F.. Confluências teórico-crítico-literárias em vozes do Caribe Estendido e do Atlântico Negro. In: XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS DE ASIA Y ÁFRICA, 2016, Santiago. Anais do XV Congreso Internacional ALADAA, 2016. p. 1-15.

2.
THIBES, L. C. ; CARVALHO, I. F. . A mulher negra e o engajamento social em ?Meridian? e ?Americanah?. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Anais do VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2014. p. 192-198.

3.
SOUZA, N. S. ; CARVALHO, I. F. . Literatura e sociedade em 'O mundo se despedaça', de Chinua Achebe. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Anais do VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2014. p. 268-274.

4.
QUEIROZ, S. R. ; CARVALHO, I. F. . Literatura e ensino de língua inglesa: a tragédia ?Hamlet? no ensino médio. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Anais do VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2014. p. 296-303.

5.
CASTRO, T. R. ; CARVALHO, I. F. . Maya Angelou e Frantz Fanon: da outrização ao revide. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Anais do VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2014. p. 304-309.

6.
QUINTO, V. C. S. ; CARVALHO, I. F. . A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados pelos próprios professores de inglês. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Anais do VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2014. p. 331-341.

7.
LIMA, D. M. ; CARVALHO, I. F. . Outrização produtiva em ?A casa dos budas ditosos'. In: V SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras - UESC, 2013, Ilhéus. Anais do V SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2013. p. 35-44.

8.
ARAUJO, S. M. ; CARVALHO, I. F. . A literatura como suporte para o ensino de língua inglesa: aspectos sociais e culturais. In: V SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras - UESC, 2013, Ilhéus. Anais do V SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2013. p. 186-197.

9.
CARVALHO, I. F.. Estrangeiro: Caetano Veloso como intelectual diaspórico. In: III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino - UESC, 2010, Ilhéus. III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2010.

10.
CARVALHO, I. F.. O narrador pós-colonial. In: I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras, 2009, Ilhéus. Anais do I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2009. v. 1. p. 1-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAIXAO, B. A. ; CARVALHO, I. F. . Perspectivas do herói em Otelo, o mouro de Veneza: o trágico clássico e o trágico moderno. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Ensino e Pesquisa no Curso de Letras, 2014.

2.
CASTRO, T. R. ; CARVALHO, I. F. . Maya Angelou e Frantz Fanon: da outrização ao revide. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Ensino e Pesquisa no Curso de Letras, 2014.

3.
QUEIROZ, S. R. ; CARVALHO, I. F. . Literatura e ensino de língua inglesa: a tragédia Hamlet no ensino médio. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Ensino e Pesquisa no Curso de Letras, 2014.

4.
SILVA, A. O. ; CARVALHO, I. F. . Marcas do imperialismo colonial inglês em ?O fardo do homem branco?, de Kipling. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Ensino e Pesquisa no Curso de Letras, 2014.

5.
THIBES, L. C. ; CARVALHO, I. F. . O complexo de inferioridade do negro pós-colonial em Meridian. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Ensino e Pesquisa no Curso de Letras, 2014.

6.
SOUZA, N. S. ; CARVALHO, I. F. . Literatura e sociedade em 'O mundo se despedaça', de Chinua Achebe. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Ensino e Pesquisa no Curso de Letras.

7.
QUINTO, V. C. S. ; CARVALHO, I. F. . A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados pelos próprios professores de Inglês. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Ensino e Pesquisa no Curso de Letras, 2014.

8.
SANTOS, F. O. ; CARVALHO, I. F. . A importância da inserção da Língua Inglesa em Escolas Públicas a partir do segundo ano da Educação Fundamental I. In: VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras, 2014, Ilhéus. Caderno de Resumos do VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2014. p. 42-42.

9.
CARVALHO, I. F.. Complexo de Caliban versus outrização produtiva: do revide ao convite. In: XIII Congresso Internacional ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2013, Campina Grande. Tema Principal XIII ABRALIC: Internacionalização do Regional, 2013.

10.
ESTEVES, L. B. ; CARVALHO, I. F. . Jamaica Kincaid: o desrecalque da voz de Antígua. In: V SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras - UESC, 2013, Ilhéus. V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras: ensino e pesquisa em Letras, 2013.

11.
ANJOS, L. H. S. ; CARVALHO, I. F. . Ensino de língua inglesa e a educação especial: desafios para ensinar inglês em LIBRAS. In: V SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras - UESC, 2013, Ilhéus. V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras: ensino e pesquisa em Letras, 2013.

12.
CARVALHO, I. F.. A poética pós-colonial na 'era da ironia'. In: IV SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras - UESC, 2012, Ilhéus. IV SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras: ensino e pesquisa em Letras. Ilhéus: UESC, 2012.

13.
ANASTÁCIO, S. M. G. ; CARVALHO, I. F. . O processo de criação como uma aventura cognitiva: trabalhando com os manuscritos de Elizabeth Bishop. In: XX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2001, Salvador, 2001.

14.
CARVALHO, I. F.; ANASTÁCIO, S. M. G. . Olhar de uma Poeta Americana sobre o 'Jeca' Brasileiro. In: 53a. Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53a. Reunião Anual da SBPC - Resumos, 2001.

15.
ANASTÁCIO, S. M. G. ; CARVALHO, I. F. . A Síndrome da Cadela Rosada. In: IX Seminário Nacional Mulher & Literatura, 2001, Belo Horizonte, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, I. F.. Confluências teórico-crítico-literárias em vozes do Caribe Estendido e do Atlântico Negro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAIXAO, B. A. ; CARVALHO, I. F. . Barbárie e civilização na trilogia do cacau, de Adonias Filho: vingança, violência e morte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
THIBES, L. C. ; CARVALHO, I. F. . A mulher negra e o engajamento social em 'Meridian' e 'Americanah'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PAIXAO, B. A. ; CARVALHO, I. F. . A traição e a suspeita como égide trágica: a personagem Emília como instrumento da reviravolta em 'Otelo, o mouro de Veneza'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARVALHO, I. F.. Complexo de Caliban versus outrização produtiva: do revide ao convite. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CARVALHO, I. F.; LIMA, D. C. . Teacher and learner autonomy: EFL teacher education in its broader sense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARVALHO, I. F.; BRIGLIA, T. M. . Clássicos: por que ler isso?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CARVALHO, I. F.; CRUZ, D. T. . Outrização Produtiva e o Chulo na Poética Pós-Colonial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CARVALHO, I. F.. Paixão e luta pelo direito: Shylock, um caso jurídico concreto na literatura inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, I. F.. O cânone grosseiro: outrização produtiva, literatura e chulice. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, I. F.. Literatura e chulice: o cânone grosseiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, I. F.; CABALA, A. E. . Projeto de Extensão Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARVALHO, I. F.; CRUZ, D. T. . O narrador pós-colonial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, I. F.. A sala de aula portátil: a internet e o ensino de língua inglesa na UESC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, I. F.. ?Estrangeiro: Caetano Veloso como intelectual diaspórico?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO, I. F.. ?Viva a alminha brasileira! Aquela que se formou nas relações entre a casa-grande e a senzala?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO, I. F.. ?Refresing Methodological Issues?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CARVALHO, I. F.. Professionalism in EFL teaching: a personal account. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CARVALHO, I. F.. Omeros-Walcott: outrização produtiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, I. F.; BRAGA, T. M. P. . Portfólio Institucional da Editus. Ilhéus: Editus, 2017. (Tradução/Outra).

2.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O. . Organização Revista Fólio v.8, n.1, jan./jun. 2016. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016 (Organização de volume de periódico acadêmico).

3.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O. ; MITIDIERI, A. L. ; PIRES, E. L. . Organização do volume 16 n. 27 da Revista Especiaria ? Cadernos de Ciências Humanas. Ilhéus: Editus, 2016 (Organização de volume de periódico acadêmico).

4.
CARVALHO, I. F.; ROSA, R. S. ; PINHEIRO, J. S. ; MOSCHETTI, M. . Especiaria - Caderno de Ciências Humanas (v. 16, n. 28). Ilhéus: Editus, 2016 (Editor Científico de Periódico Acadêmico).

5.
CARVALHO, I. F.. Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. Ilhéus, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
CARVALHO, I. F.. Apresentação da narrativa ficcional 'O verde dos teus olhos'. Itabuna, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
CARVALHO, I. F.; ROSA, R. S. ; RODRIGUES, I. O. ; PIRES, E. L. ; MITIDIERI, A. L. . Especiaria - Caderno de Ciências Humanas (v. 15, n. 27). Ilhéus: Editus, 2015 (Editor de Periódico Acadêmico).

8.
CARVALHO, I. F.; PATRICIO, C. P. L. . Anais do VI SEPEXLE - Seminário de Pequisa e Extensão em Letras. Ilhéus 2014 (Organização de Anais).

9.
CARVALHO, I. F.. O mausoléu escatológico. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014 (Conto).

10.
CARVALHO, I. F.; DOYLE, S. S. ; PIRES, E. L. ; NASCIMENTO, D. M. . Reported speech in the construction of the ethos: discursive-argumentative analysis of The country of carnival, by Jorge Amado. São Paulo: Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 2013. (Tradução/Artigo).

11.
CARVALHO, I. F.. Nameless 2003 (letra de música).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARVALHO, I. F.. Coordenador Adjunto - avaliação de obras didáticas PNLD 2017 - componente curricular língua estrangeira moderna (inglês). 2016.

Processos ou técnicas
1.
CARVALHO, I. F.. Anglophone Literature Teaching Methodology. 2013.

2.
CARVALHO, I. F.. An Outline of Anglophone Literatures. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, I. F.; PIRES, E. L. ; NETTO, L. R. F. ; SILVEIRA, M. J. ; PEREIRA FILHO, C. A. ; JUTGLA, C. S. ; KANTHACK, G. S. ; FROSSARD, E. C. M. ; COIMBRA, L. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; ANDRADE NETA, N. F. ; OLIVEIRA, S. C. . Projeto Acadêmico-Curricular do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, I. F.. UESCenglishQUEST. 2009; Tema: Esse blog faz parte do projeto de extensão Dinamizando o ensino da língua inglesa na UESC.. (Blog).

2.
CARVALHO, I. F.. Estesinversos. 2009; Tema: Produção poética e acadêmica do professor de literaturas anglófonas, Isaias Carvalho. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MODESTO, L. M. B. S. ; CARVALHO, I. F. ; OLIVEIRA, R. C. ; GUZZI FILHO, N. J. ; CRAVEIRO, P. C. C. ; LEMOS, A. A. ; SILVA, C. C. ; et al. . Comissão de Trabalho do Plano de Aquisição de TI da UESC. 2017. (Membro de Comissão de Trabalho Institucional UESC).

2.
CARVALHO, I. F.. Cursos de Letras e Tradutor e Intérprete. 2017. (Parecer sobre cursos de graduação).

3.
CARVALHO, I. F.. Business English. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).

4.
CARVALHO, I. F.. For English professors, teachers, instructors, tutors.... 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).

5.
CARVALHO, I. F.. UESC English. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).

6.
CARVALHO, I. F.. English Literature. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).

7.
CARVALHO, I. F.. Literatura e Ensino - PROFLETRAS/UESC. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).

8.
CARVALHO, I. F.. Literatura e alteridade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).

9.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, T. S. ; MOTA, N. A. ; LIMA, D. M. ; SIMOES, T. C. ; THIBES, L. C. ; AMPARO, J. C. . Grapiúba - o jornal dos alunos de Letras da UESC - 4ª edição. 2014. (Revisão geral do Boletim Informativo "Grapiúba").

10.
CARVALHO, I. F.. An Outline of Anglophone Literatures. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

11.
CARVALHO, I. F.. Metodologia do Ensino de Literatura de Língua Inglesa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Página na Internet).

12.
CARVALHO, I. F.; NASCIMENTO, Gabriel ; FREIRE, R. C. ; SANTOS, T. S. . Grapiúba - o jornal dos alunos de Letras da UESC - 3ª edição. 2013. (Revisão geral do Boletim Informativo "Grapiúba").

13.
CARVALHO, I. F.; CABALA, A. E. ; ONODERA, J. . Mathematics and English for Academic Purposes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CARVALHO, I. F.. Fuligem Poética. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

15.
NASCIMENTO, Gabriel ; FREIRE, R. C. ; COSTA, J. J. ; SANTOS, T. S. ; SILVA, F. C. ; CARVALHO, I. F. . Grapiúba - o jornal dos alunos de Letras da UESC - 1ª edição. 2012. (Revisão geral do Boletim Informativo "Grapiúba").

16.
CARVALHO, I. F.; NASCIMENTO, Gabriel ; SANTOS, T. S. . Grapiúba - o jornal dos alunos de Letras da UESC - 2ª edição. 2012. (Revisão geral do Boletim Informativo "Grapiúba").

17.
CARVALHO, I. F.. Fulbright-Capes/UESC. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

18.
CARVALHO, I. F.. O Artigo Científico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).

19.
CARVALHO, I. F.; OLIVEIRA, M. S. ; PIRES, E. L. ; REHEM, R. A. ; NETTO, L. R. F. ; COIMBRA, L. S. ; TEIXEIRA, S. M. C. . Relatório de Renovação do Reconhecimento do Curso de Letras da UESC. 2011. (Reconhecimento de Curso de Graduação).

20.
CARVALHO, I. F.. Fichamentos Diplomáticos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

21.
CARVALHO, I. F.. Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

22.
CARVALHO, I. F.. Fuligem Poética. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

23.
CARVALHO, I. F.. UESC English III. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Página na Internet).

24.
CARVALHO, I. F.. Estesinversos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

25.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, B. R. . UESCenglishQUEST. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog).

26.
CARVALHO, I. F.. English with Isaias Carvalho. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Página na Internet).

27.
CARVALHO, I. F.. Anglophone Literature [Literatura de Língua Inglesa]. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Página na Internet).

28.
CARVALHO, I. F.. Línguas, literaturas: representação identitária e poder. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CARVALHO, I. F.. Plagiarizing Robert Frost. 2013 (Coletânea de poemas em língua inglesa).

2.
CARVALHO, I. F.. Doses Poéticas. 2013 (Produção poética).

3.
CARVALHO, I. F.; CARVALHO, C. M. S. M. . Fuligem Poética. 2010 (Blog de poesia).

4.
CARVALHO, I. F.. Estesinversos. 2009 (Site acadêmico-literário).

5.
CARVALHO, I. F.. Nameless. 2001 (letra de música).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PINHO, A. M.; RODRIGUES, I. O.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Luana Caetano Thibes. As mulheres de Chimamanda: representações de raça, etnia e gênero. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
CARVALHO, I. F.; SOUZA, E. M. F.; CAMPOS, L. S.. Participação em banca de Cleide da Luz Andrade. A vivência de estudantes surdos no espaço da educação formal: perscrutando algumas necessidades. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTOS, P. R. A.. Participação em banca de Rita Aparecida Pereira de Lima Santos. A leitura literária na escola da zona rural: pela emancipação de crianças e jovens do campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; QUEIROZ, A. O.. Participação em banca de Giselle Ponce Leones. A dimensão narrativa das cantigas de capoeira: representações de luta, resistência e afirmação da cultura afro-brasileira na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, P. R. A.; MOTA, M. S.. Participação em banca de Bárbara Albuquerque da Paixão. Barbárie e civilização na trilogia do cacau adoniana: vingança, violência e morte. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
CARVALHO, I. F.; ANDRADE NETA, N. F.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Luciana Oliveira do Nascimento. O letramento literário, o poema e as TIC: uma proposta de intervenção didática para o nono ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; CHAVES, R. C. N.. Participação em banca de Maiane Pires Tigre Rocha. Identidades difratadas e as múltiplas fronteiras da exclusão em "Ponciá Vicêncio" e "O alegre canto da perdiz". 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTOS, J. R. R.. Participação em banca de Rosilma Silva Rodrigues. Em busca de novos caminhos para o letramento literário no Ensino Fundamental II. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; NIEDERAUER, S. H.. Participação em banca de Nair Martinha da Silva. Contos de Mia Couto no Ensino Fundamental: resistência cultural e inclusão. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTANA, S. S.. Participação em banca de Rita de Cássia Cunha Lemos de Souza. No dia de São Lourenço, de Goretti Pina: cenas e cenários de identidades em (per)curso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; COSTA, E. S.. Participação em banca de Daianne Luzia da Hora Barauna. A manifestação cultural ?Rancho do bicho caçador?: cultura popular e inclusão social na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

12.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTOS, J. R. R.. Participação em banca de Luana Brasil Bruno Ramos. Didatização dos gêneros orais no ensino de português. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

13.
BEATO, Z. M. P.; ESQUEDA, M. D.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Claudia Pungartnik. A relação teoria e prática na formação do tradutor em universidades brasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

14.
CARVALHO, I. F.; CAMPOS, L. S.; OLIVEIRA, F. J. R.. Participação em banca de Rose Márcia Costa Sampaio. Estratégias de leitura no livro didático de português: a proficiência leitora no Fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

15.
CAMPOS, L. S.; LIMA, D. C.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Daniela Azevedo Mangabeira. Anglicismos: instrumento de renovação lexical da língua portuguesa. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

16.
LIMA, D. C.; CAMPOS, L. S.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Simone Silva Nogueira. A variação linguística e suas implicações nas produções textuais dos alunos. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

17.
RIBEIRO, M. D. A.; BORBA, V. C. M.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Cássia Goretti Oliveira Varjão. O suporte digital para a construção de sequências argumentativas: uma estratégia de ensino para alunos do 9° ano. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

18.
CARVALHO, I. F.; CAMPOS, L. S.; RODRIGUES, I. O.. Participação em banca de Vânia Pereira da Silva. Gêneros orais formais: abordagem teórico-prática do livro didático de português. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

19.
CARVALHO, I. F.; CAMPOS, L. S.; ARGOLLO, R. V. A. S.. Participação em banca de Tatiana Falcão Rodrigues Cardoso. Rádio-escola e ensino de língua portuguesa: uma abordagem com gêneros orais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

20.
RIBEIRO, M. D. A.; SILVA, J. A. A.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Bougleux Bomjardim da Silva Carmo. A sistematização dos conectores contra-argumentativos na concepção do material didático. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

21.
RODRIGUES, I. O.; SANTOS, P. R. A.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Rosana Ramos Chaves. O ?clássico? no ensino fundamental: a história contada pelas bibliotecas de Itabuna. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

22.
CARVALHO, I. F.; SIQUEIRA, D. S. P.; MENDES, E.; ANJOS, F. A.. Participação em banca de Flávius Almeida dos Anjos. Pra que estudar inglês se não vou para os Estados Unidos?: um estudo sobre atitudes do aluno da escola pública em relação à aprendizagem do inglês como LE. 2013. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, P. R. A.; RODRIGUES, I. O.. Participação em banca de Sandra Cristina Oliveira Figueirêdo. O texto literário como estímulo afetivo e significativo na formação do leitor. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTOS, P. R. A.. Participação em banca de Sâmia Correia dos Santos. O literário dinamizado nas interfaces da performance no fundamental II. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTOS, P. R. A.. Participação em banca de Giselle Ponce Leones. A dimensão narrativa das cantigas de capoeira: representações de luta, resistência e afirmação da cultura afro-brasileira na escola. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, P. R. A.; RODRIGUES, I. O.. Participação em banca de Rita Aparecida Pereira de Lima Santos. A leitura literária na escola da zona rural: pela emancipação do aluno do campo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
CARVALHO, I. F.; ARAGAO, R. C.; FERREIRA, E. P.. Participação em banca de Lucas Flávio Souza Nunes. Textos Multimodais no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa: limites e potencialidades na difusão de ideias inovadoras. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
CARVALHO, I. F.; GONCALVES, C. C.; SANTOS, P. R. A.. Participação em banca de Fernando Reis de Sena. A cidade do romance, o romance da cidade... cartografias urbanas em "Fiel", de Jessé Andarilho. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTOS, P. R. A.. Participação em banca de Maiane Pires Tigre Rocha. Romances afro-brasileiro e moçambicano: identidades fraturadas e as múltiplas fronteiras da exclusão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SIEGA, P. R.. Participação em banca de Daianne Luzia da Hora Barauna. A manifestação cultural "Rancho Bicho Caçador": cultura popular e inclusão social na escola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; SANTOS, P. R. A.. Participação em banca de Nair Martinha da Silva. Contos de Mia Couto no Ensino Fundamental: resistência cultural e inclusão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
CARVALHO, I. F.; RODRIGUES, I. O.; PIRES, E. L.. Participação em banca de Luana Brasil Bruno Ramos. Didatização dos gêneros textuais orais nas aulas de língua portuguesa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
CARVALHO, I. F.; PIRES, E. L.; RODRIGUES, I. O.. Participação em banca de Rosilma Silva Rodrigues. Em busca de novos caminhos para o letramento literário no Ensino Fundamental II. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

12.
CARVALHO, I. F.; BECK, M.; GONCALVES, C. C.. Participação em banca de Doroteia Carneiro dos Santos. Fim: uma cartografia afetiva da memória. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

13.
RIBEIRO, M. D. A.; CARVALHO, I. F.; BEATO, Z. M. P.. Participação em banca de Jacyara Nô dos Santos. Competência intercultural: interface do livro didático de língua inglesa do ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

14.
RODRIGUES, I. O.; SANTOS, D. N.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Rita de Cássia Cunha Lemos de Souza. No dia de São Lourenço, de Goretti Pina: cenas e cenários de identidades em (per)curso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

15.
ARAGAO, R. C.; CARVALHO, I. F.; BEATO, Z. M. P.. Participação em banca de Michele Macedo dos Santos. Sistemas de aprendizagem de língua inglesa com foco na utilização e produção colaborativa de objetos digitais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

16.
ANDRADE NETA, N. F.; CARVALHO, I. F.; KANTHACK, G. S.. Participação em banca de Vânia Pereira da Silva. Gêneros orais no livro didático de português: intervenções teórico-práticas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

17.
ROCHA, M. M.; ANDRADE NETA, N. F.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Tatiana Falcão Rodrigues Cardoso. Rádio-escola: tecnologia na construção de textos orais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

18.
OLIVEIRA, R. S.; RODRIGUES, I. O.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Eliana Aparecida da Silva Caliari. Literatura infantojuvenil e a formação do leitor: as sequências didáticas como caminho para o letramento literário. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

19.
BARROS, L. F. P.; RODRIGUES, I. O.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Rosana Ramos Chaves. Leitura dos clássicos no Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

20.
CARVALHO, I. F.; LIMA, D. C.; CAMPOS, L. S.. Participação em banca de Simone Silva Nogueira. Variação linguística e ensino de língua portuguesa: uma análise das condições de produção. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

21.
CAMPOS, L. S.; LIMA, D. C.; CARVALHO, I. F.. Participação em banca de Daniela Azevedo Mangabeira. Anglicismos: instrumentos de renovação lexical da língua portuguesa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, I. F.; COIMBRA, L. S.. Participação em banca de Rayane Sousa Seara. Maitena e Mafalda: a cultura hispânica a partir da leitura de tiras cômicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática de Espanhol) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, I. F.; SIEGA, P. R.. Participação em banca de Clarissa Damasceno Melo.Da literatura ao cinema, o Sertão literário em Vidas Secas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
FROSSARD, E. C. M.; CARVALHO, I. F.; SILVA, H. C. M. C.. Participação em banca de Helen Cristina Macedo Carvalho Silva.Literatura inglesa, letramento e o ensino de inglês. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Estrangeira Moderna - Inglês (PARFOR)) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
CARVALHO, I. F.; DALBEN, T. P. S.; MOREIRA, A. A.. Participação em banca de Emelin Frances Silva Lisboa.O tráfico de drogas como economia global. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
CARVALHO, I. F.; ROSA, P. A.; DALBEN, T. P. S.. Participação em banca de Matheus Souza Santos.A importância da língua inglesa para a atividade profissional dos egressos do curso LEA/UESC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas - LEA) - Universidade Estadual de Santa Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, I. F.; CRUZ, D. T.; CRUZ, G. F.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Assistente - Edital 004/2012. 2012. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
CARVALHO, I. F.; ROSA, P. A.; LEAL, J. L.. Concurso Público para Admissão de Professor Auxiliar - Edital 009/2012. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

3.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, A. P.; CAPUA, S.. Concurso Público para Admissão de Professor Auxiliar - Edital UNEB no. 035/2008. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

4.
CARVALHO, I. F.; CAETITE, C. G.; SILVA, M. A. S. L.. Concurso Público para Docente de Nível Superior - Classe Auxiliar - Edital UESB no. 077/2009. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Outras participações
1.
CARVALHO, I. F.; CAMPOS, L. S.; CRUZ, D. T.. Banca Examinadora - Promoção na Carreira do Magistério Superior. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
CARVALHO, I. F.; FIGUEIREDO, A. M. L.; OLIVEIRA, M. P.; ALMEIDA, G. A.; ALENCAR JUNIOR, J. M.; ALENCAR, A. C. B.. Desenho Infantil e Fundamental - Concurso de Redação e Desenho Lápis na Mão - "Cidade leitora, um sonho possível". 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
CARVALHO, I. F.. I Simpósio de Ensino, Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação e 20º Seminário de Iniciação Científica. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, G. F. L.. "Escola Cidadã" e "Mãos da Esperança" - Concurso de Redação e Desenho Lápis na Mão - "Cidade Leitora, um Sonho Possível". 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
CARVALHO, I. F.; FROSSARD, E. C. M.; ALMEIDA, L.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa/Seleção de Mestrado. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
CARVALHO, I. F.; ALMEIDA, L.; FROSSARD, E. C. M.. Banca de seleção para Mestrado - Exame de Língua Inglesa. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
CARVALHO, I. F.; CABALA, A. E.; ALMEIDA, L.. Exame de Língua Estrangeira/Inglês - Mestrado em Letras. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
CARVALHO, I. F.; COIMBRA, L. S.; ANDRADE NETA, N. F.. Revalidação de diploma obtido no estrangeiro. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
CARVALHO, I. F.. Exame de Proficiência de Língua Inglesa - Mestrado - PPGEM/UESC. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
CARVALHO, I. F.. 18º Seminário de Iniciação Científica da UESC. 2012. Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
CARVALHO, I. F.; BEATO, Z.. Seleção para o Programa de Mestrado em Linguagens e Representações da UESC. 2010. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Colóquio Internacional Filosofia e Ficção. Outrização produtiva linguística em "Tenda dos milagres": um pouco mais da boca esporrenta e suja. 2017. (Congresso).

2.
IV Colóquio Nacional de Prática Pedagógica e Estágio.Ensino de Literaturas de Língua Inglesa e Tecnologias Cibernéticas. 2017. (Seminário).

3.
IX SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Literaturas, Corpos, Espaços de Representação. 2017. (Seminário).

4.
Language Week 2k17. 2017. (Encontro).

5.
Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida.Linguagens, Culturas, Pós-Críticas. 2017. (Seminário).

6.
1º Congresso de Línguas e Literaturas Inglesas e Espanholas - COLLIE. The unteachable syllabus: poetry and creative writing. 2016. (Congresso).

7.
1º Congresso de Línguas e Literaturas Inglesas e Espanholas - COLLIE. When things fall apart: reading the other?. 2016. (Congresso).

8.
Aula Aberta do Kàwé.Representações literárias dos Ibos nigerianos em O mundo se despedaça, de Chinua Achebe. 2016. (Outra).

9.
III Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras.Apresentação de linhas de pesquisa. 2016. (Seminário).

10.
Literaturas africanas pós-coloniais na escola: leituras para conhecer e (en)cantar.Literaturas africanas pós-coloniais na escola: leituras para conhecer e (en)cantar. 2016. (Oficina).

11.
Semana Kirimurê 2015 - Retorno às Comunidades.Mesa com escritores. 2016. (Outra).

12.
VIII SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Fronteiras (in)visíveis: outras vozes e epistemologias em literaturas anglófonas. 2016. (Seminário).

13.
VIII SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Parecerista do Comitê Científico. 2016. (Seminário).

14.
XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS DE ASIA Y ÁFRICA. Confluências teórico-crítico-literárias em vozes do Caribe Estendido e do Atlântico Negro. 2016. (Congresso).

15.
21º Seminário de Iniciação Científica: integridade da produção e na socialização do conhecimento.Avaliador de trabalhos apresentados em comunicações orais. 2015. (Seminário).

16.
Calourada Acadêmica de Letras 2015.Apresentação dos professores assistentes de ensino de língua inglesa da Fulbright para o curso UESC English. 2015. (Outra).

17.
Colóquio Internacional Centenário de Adonias Filho: Literatura, Cultura, História e Memória. 2015. (Seminário).

18.
Colóquio Internacional Centenário de Adonias Filho: Literatura, Cultura, História e Memória.A linguagem como corpo vivo: Luanda Beira Bahia: uma leitura semiótica. 2015. (Seminário).

19.
Curso Seriado Literatura e Ensino.Minicurso: Alteridades e revisões metodológicas na pesquisa e no ensino de literaturas. 2015. (Outra).

20.
Einführung zu Deutschland - Panorama histórico, cultural e educacional da Alemanha. 2015. (Outra).

21.
II Encontro Estudantil de Estágio em Língua Estrangeira.Música, ludicidade e competência comunicativa no ensino de LE. 2015. (Encontro).

22.
III Bienal do Livro de Itabaiana - Sergipe. Painel da Literatura Sul-Baiana para além de Jorge Amado: Mercado Editorial e Escritores Contemporâneos. 2015. (Feira).

23.
I Roda de Conversa - Grapiunidades: literatura ontem e hoje. 2015. (Encontro).

24.
Semana Kirimurê 2015 - Retorno às Comunidades.João Ubaldo Ribeiro, Chulice e algo mais. 2015. (Outra).

25.
VII SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Membro do Comitê Científico. 2015. (Seminário).

26.
VII SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Formação de professores. 2015. (Seminário).

27.
14th BRAZ-TESOL International Conference. 2014. (Outra).

28.
20º Seminário de Iniciação Científica da UESC - Produção e transferência de conhecimento: diferentes olhares.Avaliador de trabalhos apresentados em comunicações orais. 2014. (Seminário).

29.
Cuba para além da mídia. 2014. (Outra).

30.
III SES - Simpósio de Estágio Supervisionado do Curso de Letras.Literature in the English class: teaching the unteachable. 2014. (Simpósio).

31.
II Semana de Letras/Inglês: reflexões sobre a formação do docente de línguas estrangeiras.Formação docente em língua inglesa: língua-literatura-cultura. 2014. (Seminário).

32.
Selecting the Right Word: Close Reading for Writing. 2014. (Oficina).

33.
Series of Lectures and Round Tables on EFL Teaching and Learning: 8th Edition. The teaching of literature in EFL context. 2014. (Congresso).

34.
Series of Lectures and Round Tables on EFL Teaching and Learning: 8th Edition. Current issues on English Teaching and Learning. 2014. (Congresso).

35.
Variação Linguística e Música Afro-Americana no Ensino de Língua Inglesa. 2014. (Oficina).

36.
V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Coordenação da Sessão "Formação docente em línguas estrangeiras na interface língua-cultura". 2014. (Congresso).

37.
V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Agência linguístico-cultural nos programas de formação docente em línguas estrangeiras. 2014. (Congresso).

38.
V CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2014. (Congresso).

39.
VII SEPEX ? Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia.Língua, Literatura e Atuação Docente. 2014. (Seminário).

40.
VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Ciberextensão universitária eo ensino de língua inglesa. 2014. (Seminário).

41.
VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Identidade e Resistência na Literatura. 2014. (Seminário).

42.
VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Membro do Comitê Técnico-Científico. 2014. (Outra).

43.
19º Seminário de Iniciação Científica - Ética e Pesquisa.Avaliador de comunicações orais. 2013. (Seminário).

44.
Colóquio Internacional de Pesquisa e Extensão Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2013. (Outra).

45.
Curso Básico de Excel. 2013. (Outra).

46.
Fulbright Language Week 2013.The Benefits of Learning a Foreign Language and How to Become Fluent. 2013. (Encontro).

47.
Fulbright Language Week 2013. 2013. (Encontro).

48.
Idea Factory: UESC English Teaching Convention 2013. 2013. (Encontro).

49.
II Bienal do Livro em Itabaiana-SE.Professor-convidado. 2013. (Outra).

50.
Reunião de Coordenadores do Programa de Assistentes de Ensino de Língua Inglesa CAPES/Fulbright.Interculturalidade e o ensino de língua inglesa. 2013. (Outra).

51.
V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2013. (Seminário).

52.
V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras - Comitê Científico. 2013. (Seminário).

53.
V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Minicurso: "Diálogos entre as literaturas africanas de língua portuguesa". 2013. (Seminário).

54.
V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Representações em foco. 2013. (Seminário).

55.
V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Implementações legislativas e TICs. 2013. (Seminário).

56.
XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA - XIII ABRALIC. COMPLEXO DE CALIBAN VERSUS OUTRIZAÇÃO PRODUTIVA: DO REVIDE AO CONVITE. 2013. (Congresso).

57.
XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA - XIII ABRALIC. 2013. (Congresso).

58.
XVII EBEL - Encontro Baiano dos Estudantes de Letras.Derek Walcott e João Ubaldo Ribeiro no Caribe Estendido. 2013. (Encontro).

59.
Yess Talent Show - Pop Idols.Membro do júri do Yess Talent Show - Pop Idols. 2013. (Outra).

60.
6º Ciclo de Palestras sobre Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa na Contemporaneidade: rompendo barreiras e vencendo desafios.Teacher and learner autonomy: EFL teacher education in tis broader sense. 2012. (Outra).

61.
Colóquio Internacional 100 Anos de Jorge Amado: História, Literatura e Cultura. 2012. (Outra).

62.
Colóquio Internacional 100 Anos de Jorge Amado: História, Literatura e Cultura.A boca esporrenta e suja em "Tenda dos milagres": outrização produtiva linguística em Amado. 2012. (Outra).

63.
Idea Factory: UESC English Teaching Convention. 2012. (Outra).

64.
Twist and Shout: American Music & Dance. 2012. (Outra).

65.
I encontro nacional de produção científica do grupo de pesquisa institucional em direitos humanos e fundamentais.Paixão e luta pelo direito: Shylock, um caso jurídico concreto na literatura inglesa. 2010. (Encontro).

66.
III SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.O cânone grosseiro: outrização produtiva, literatura e chulice. 2010. (Seminário).

67.
I Colóquio França-Brasil: heranças, trânsitos e perspectivas. 2009. (Seminário).

68.
I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras. O narrador pós-colonial. 2009. (Congresso).

69.
II Seminário de Extensão da UESC. 2009. (Seminário).

70.
II Seminário de Português como Língua Estrangeira da UESC: diálogos interculturais.Literatura e chulice: o cânone grosseiro. 2009. (Seminário).

71.
II Seminário de Português como Língua Estrangeira da UESC: diálogos interculturais.Coordenaçaõ de comunicações. 2009. (Seminário).

72.
XXII Seminário Nacional de Inglês Instrumental e X Seminário Nacional de Línguas Instrumentais.A sala de aula portátil: a internet e o ensino de língua inglesa na UESC. 2009. (Seminário).

73.
III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Lingüística, Discurso e Identidade.III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Lingüística, Discurso e Identidade. 2008. (Seminário).

74.
III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Lingüística, Discurso e Identidade.?Estrangeiro: Caetano Veloso como intelectual diaspórico?. 2008. (Seminário).

75.
I Seminário de Português como Língua Estrangeira da UESC.?Viva a alminha brasileira! Aquela que se formou nas relações entre a casa-grande e a senzala?. 2008. (Seminário).

76.
23rd BRAZTESOL Bahia Convention.How to make students communicate in Enlgish since class one. 2007. (Oficina).

77.
32nd CSA Annual Conference. 32nd CSA Annual Conference. 2007. (Congresso).

78.
III SELE - UESC.Línguas, Literaturas: representação identitária e poder. 2007. (Seminário).

79.
53ª Reunião Anual da SBPC. 2001. (Congresso).

80.
Speaking of Conversation....Curso e oficina de conversação para professores de inglês. 2001. (Oficina).

81.
39th Seminar for EFL Teachers.Oficina para professores de inglês. 1999. (Oficina).

82.
III Semana Acadêmica das Letras e IV Selufba. 1999. (Seminário).

83.
I Seminário de Literaturas de Línguas Inglesa e Alemã. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, I. F.; OLIVEIRA, M. P. ; ALEIXO, J. . YASC Brazil 2017 - Service Program. 2017. (Outro).

2.
CARVALHO, I. F.. Sessão de apresentação da série World English (National Geographic Learning). 2017. (Outro).

3.
CARVALHO, I. F.; OLIVEIRA, M. P. ; EDERSHEIM, K. ; ALEIXO, J. . YASC Brazil 2016 - Service Program. 2016. (Outro).

4.
ALMEIDA, L. ; CARVALHO, I. F. . Ações Relacionando o Ensino de Língua Estrangeira e a Educação Ambiental. 2015. (Outro).

5.
HANSEN, M. ; CARVALHO, I. F. ; SANTOS, Y. A. B. ; BORGES, S. R. . Einführung zu Deutschland - Panorama histórico, cultural e educacional da Alemanha. 2015. (Outro).

6.
CARVALHO, I. F.; SMITH, C. M. ; DUCKREY, D. ; SANTOS, L. A. B. ; BORGES, S. R. . Let's talk Carnival. 2014. (Outro).

7.
CARVALHO, I. F.; PATRICIO, C. P. L. ; ONODERA, J. ; SANTOS, G. S. ; SARMIENTO, J. F. ; ALMEIDA, L. ; MOTA, N. A. ; PERUZZO, R. G. . VI SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2014. (Outro).

8.
CARVALHO, I. F.; DUCKREY, D. ; SMITH, C. M. ; PERUZZO, R. G. ; ALMEIDA, E. S. ; SANTOS, L. A. B. ; BORGES, S. R. ; SANTOS, Y. A. B. . Let's talk money: are all Americans rich?. 2014. (Outro).

9.
CARVALHO, I. F.; DUCKREY, D. ; SMITH, C. M. ; PERUZZO, R. G. ; SANTOS, L. A. B. ; BORGES, S. R. ; SANTOS, Y. A. B. ; ALMEIDA, E. S. . Let's talk food: get your grub on. 2014. (Outro).

10.
CARVALHO, I. F.; MOURA, T. G. Z. ; OLIVEIRA, M. R. ; PUJOL, L. I. . Cuba para além da mídia. 2014. (Outro).

11.
ALMEIDA, L. ; CARVALHO, I. F. . Propostas para desenvolver a educação ambiental no ensino de LE. 2014. (Outro).

12.
CARVALHO, I. F.; DUCKREY, D. ; SMITH, C. M. . Let's talk sports. 2014. (Outro).

13.
PUNGARTNIK, C. ; CARVALHO, I. F. . Curso de Inglês Instrumental. 2014. (Outro).

14.
CARVALHO, I. F.; TAVARES, G. P. ; ALMEIDA, E. S. ; PERUZZO, R. G. ; SANTOS, Y. A. B. . Idea Factory: UESC English Language Teaching Convention. 2014. (Outro).

15.
CARVALHO, I. F.; WITT, M. . Selecting the "Right Word": Close Reading for Writing. 2014. (Outro).

16.
CARVALHO, I. F.; SANTOS, G. F. L. . Concurso de Redação e Desenho Lápis na Mão - "Cidade leitora, um sonho possível". 2014. (Concurso).

17.
CARVALHO, I. F.; SMITH, C. M. ; DUCKREY, D. ; BUNGARD, Tucker. ; PERUZZO, R. G. ; ALMEIDA, E. S. ; SANTOS, Y. A. B. . UESC English - Cursos de Inglês Iniciante, Intermediário e Avançado. 2014. (Outro).

18.
ONODERA, J. ; FROSSARD, E. C. M. ; BORGES, S. R. ; CARVALHO, I. F. . Língua Inglesa para Árbitros de Triathlon: Rio 16. 2014. (Outro).

19.
ALMEIDA, L. ; CARVALHO, I. F. . Proposta de integração entre a variação linguística BEV e a Lei 10.639/03. 2013. (Outro).

20.
CARVALHO, I. F.; ONODERA, J. ; CABALA, A. E. ; NETTO, L. R. F. ; FROSSARD, E. C. M. ; ALMEIDA, L. . Idea Factory: UESC English Language Teaching Convention 2013. 2013. (Outro).

21.
CARVALHO, I. F.; O'Grady, L. R. ; DOYLE, S. S. . Fulbright Language Week 2013. 2013. (Outro).

22.
ALMEIDA, L. ; CARVALHO, I. F. . Variação Linguística - Lei 10.639/03 e o ensino da língua inglesa. 2013. (Outro).

23.
PIRES, E. L. ; CARVALHO, I. F. . IV SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2012. (Outro).

24.
CARVALHO, I. F.; PUNGARTNIK, C. ; SANTOS, B. R. ; CARVALHO, M. B. . Oficinas de Inglês Preparatório para o TOEFL - Convênio Ciências sem Fronteiras. 2012. (Outro).

25.
CARVALHO, I. F.; DALBEN, T. P. S. ; STACHOWSKI, Alessandra ; CÉSPEDES, Giuseppe . Any Excuse to Party: Celebrating in the USA & Brazil. 2012. (Outro).

26.
ALMEIDA, L. ; CARVALHO, I. F. . Relações entre a Lei 10.639/2003 - Inserção da Cultura Africana e o Ensino de Língua Inglesa. 2012. (Outro).

27.
STACHOWSKI, Alessandra ; CÉSPEDES, Giuseppe ; CARVALHO, I. F. ; DALBEN, T. P. S. . Twist and Shout: American Music & Dance. 2012. (Outro).

28.
FREITAS, C. S. C. ; ALMEIDA, L. ; CARVALHO, I. F. . Produção de Material Didático em Línguas Inglesa e Espanhola: com o jogo também se aprende. 2012. (Outro).

29.
FROSSARD, E. C. M. ; CARVALHO, I. F. . Língua Inglesa em Contexto. 2012. (Outro).

30.
STACHOWSKI, Alessandra ; CÉSPEDES, Giuseppe ; CARVALHO, I. F. ; DALBEN, T. P. S. . Workshop on creative writing. 2012. (Outro).

31.
STACHOWSKI, Alessandra ; CÉSPEDES, Giuseppe ; CARVALHO, I. F. ; DALBEN, T. P. S. . What's cooking? Regional foods in the US and Brazil. 2012. (Outro).

32.
ALMEIDA, L. ; FREITAS, C. S. C. ; CARVALHO, I. F. . Oficina de produção de material didático em línguas inglesa e espanhola: com o jogo também se aprende. 2012. (Outro).

33.
CÉSPEDES, Giuseppe ; STACHOWSKI, Alessandra ; CARVALHO, I. F. ; DALBEN, T. P. S. . Workshop on creative writing - Fulbright. 2012. (Outro).

34.
CARVALHO, I. F.; CÉSPEDES, Giuseppe ; STACHOWSKI, Alessandra ; DALBEN, T. P. S. . Oficinas de inglês iniciante, intermediário e avançado - Fulbright. 2012. (Outro).

35.
STACHOWSKI, Alessandra ; CÉSPEDES, Giuseppe ; CARVALHO, I. F. ; DALBEN, T. P. S. . What's cooking? Regional foods in the US and Brazil. 2012. (Outro).

36.
CARVALHO, I. F.; CRUZ, D. T. ; LIMA, D. C. ; OLIVEIRA, A. A. P. ; ROSA, P. A. . Idea Factory: UESC English Language Teaching Convention. 2012. (Outro).

37.
CARVALHO, I. F.; STACHOWSKI, Alessandra ; CÉSPEDES, Giuseppe ; CABALA, A. E. ; ONODERA, J. . Mathematics and English for Academic Purposes. 2012. (Outro).

38.
CARVALHO, I. F.; SILVA, A. V. ; OLIVEIRA, M. S. . Memorial e práticas de extensão - formação na universidade. 2011. (Outro).

39.
ALMEIDA, L. ; CARVALHO, I. F. . Ações Possíveis para Trabalhar a Consciência Negra na Língua Inglesa - Relação com a Sociolinguística. 2011. (Outro).

40.
CARVALHO, I. F.; DALBEN, T. P. S. . Oficinas de Inglês Básico, Intermediário e Avançado - Convênio Fulbright-Brasil/Capes/UESC. 2011. (Outro).

41.
FROSSARD, E. C. M. ; CARVALHO, I. F. . Desvendando os segredos da língua inglesa: oficinas preparatórias para Vestibular/ENEM. 2011. (Outro).

42.
DALBEN, T. P. S. ; CARVALHO, I. F. . Language Education in the United States and Brazil: how can we learn from one another?. 2011. (Outro).

43.
CARVALHO, I. F.; SOUZA, C. F. ; OLIVEIRA, R. S. ; OLIVEIRA, H. M. D. ; SANTOS, T. F. ; MARQUES, R. M. ; ARRUDA, I. M. C. . Oficinas de língua inglesa para crianças de 6 a 12 anos do Centro Social Cri?Art. 2010. (Outro).

44.
TOSTA, Antonio Luciano ; CARVALHO, I. F. . ?A construção identitária do brasileiro como latino nos EUA: considerações sobre antropológicas sobre imigração, literatura e cinema?. 2008. (Outro).

45.
CARVALHO, I. F.; CRUZ, D. T. ; VIANA, H. A. . Forum of English Teachers at UESC: comunicações e relatos de experiências na área de ensino de língua inglesa. 2008. (Outro).

46.
CARVALHO, I. F.. Refreshing Methodological Issues. 2008. (Outro).

47.
VIANA, H. A. ; CARVALHO, I. F. . Weaving the 44 sounds of English. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Renato Gonçalves Peruzzo. Sociedade monocromática, identidades coloridas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Jadlla Cruz do Amparo. Ensino de literaturas anglófonas via tecnologias cibernéticas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

3.
Sâmia Correia dos Santos. Por uma pedagogia do oral: desvelando a concepção de língua(gem) falada nos livro didático e na formação docente. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

4.
Sandra Cristina Oliveira Figueirêdo. O texto literário como estímulo afetivo e significativo na formação do leitor. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Antônio Marinho dos Santos Neto. Bolsista do Programa Idiomas sem Fronteiras na UESC. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

2.
Daniel Pereira Passos. Bolsista do Programa Idiomas sem Fronteiras na UESC. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Bruno Bulhões Gomes. Monitoria em projeto de extensão de línguas estrangeiras: UESC English e UESC Deutsch. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luana Brasil Bruno Ramos. Didatização dos gêneros orais no ensino de português. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

2.
Rosilma Silva Rodrigues. Em busca de novos caminhos para o letramento literário no Ensino Fundamental II. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

3.
Bárbara Albuquerque da Paixão. Barbárie e civilização na trilogia do cacau adoniana: vingança, violência e morte. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

4.
Luana Caetano Thibes. As mulheres de Chimamanda: representações de raça, gênero e etnia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

5.
Tatiana Falcão Rodrigues Cardoso. Rádio-escola e ensino de língua portuguesa: uma abordagem com gêneros orais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

6.
Rose Márcia Costa Sampaio. Estratégias de leitura no livro didático de português: a proficiência leitora no Fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

7.
Vânia Pereira da Silva. Gêneros orais formais: abordagem teórico-prática do livro didático de português. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victor Leandro Aranha Pereira. Ainda a questão do cânone? Análise de poemas em homenagem a Shakespeare. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

2.
Renato Gonçalves Peruzzo. (In)Visibilidades identitárias em Tenda dos milagres e Omeros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

3.
Marcela Nascimento de Jesus. Representações identitárias oo negro em Americanah, de Chimamanda Adichie. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

4.
Evelyn Santos Almeida. Quando os condenados da terra conquistam mundos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

5.
Bárbara Albuquerque da Paixão. Barbárie e civilização na trilogia do cacau, de Adonias Filho: vingança, violência e morte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

6.
Alaiane de Oliveira Silva. Marcas do imperialismo colonial em ?O fardo do homem branco?, de Kipling. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

7.
Allan Cabral Sousa. A tecnologia cibernética no ensino de língua inglesa: uma proposta com a utilização do Skype. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

8.
Luana Caetano Thibes. A negra em Americanah: níveis de subalternidade nos EUA do século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

9.
Rafaela Andrade dos Santos. Hamlet e Heathcliff: o humano moderno em. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

10.
Narjara Ferreira dos Santos Campos. A importância da literatura de língua inglesa no ensino de inglês. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Estrangeira Moderna - Inglês (PARFOR)) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

11.
Fabrizia Oliveira dos Santos. Pela inserção do inglês no ensino público a partir do segundo ano do Fundamental I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Estrangeira Moderna - Inglês (PARFOR)) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

12.
Bianca Magalhães Wolff. Marcas identitárias em the trials of brother jero, de wole Soyinka. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

13.
Camilla Nobre Santana. A correlação entre o black english e a construção de identidade na obra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

14.
Louise Ludmila Araújo Chagas. A correlação entre o black english e a construção de identidade na obra The bluest eyes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

15.
Louise Henrique Santana dos Anjos. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS PARA ENSINAR INGLÊS EM LIBRAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

16.
Maiane de Oliveira Leite. Aquisição de língua estrangeira na terceira idade: desenvolvimento linguístico e realização pessoal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

17.
Caline Fonseca de Andrade. O gênero canção e a competência comunicativa em língua inglesa: análise de livros didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

18.
Ana Márcia Góes Eustáquio. O gênero canção e a competência comunicativa em língua inglesa: análise de livros didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

19.
Luana Castelo Branco Alves. O grito dos oprimidos: uma análise da subalternidade em "A small place", de Jamaica Kincaid. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

20.
Laurenci Barros Esteves. O grito dos oprimidos: uma análise da subalternidade em A small place, de Jamaica Kincaid. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

21.
Ellen Caroline Oliveira LIma. O papel do professor de Língua Inglesa em face das dificuldades no uso das TICs como suporte pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

22.
Nivana Ferreira da Silva. O papel do professor de Língua Inglesa em face das dificuldades no uso das TICs como suporte pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

23.
Sérgio Machado de Araújo. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS AVALIATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

24.
Lucas Cascelli da Silva. A ADAPTAÇÃO DO SENTIDO NA TRADUÇÃO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: INFLUÊNCIA DA IMAGEM EM BATMAN ? A PIADA MORTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

25.
Larissa Souza de Jesus. A presença do black english nas letras de jazz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

26.
José Antônio de Jesus Júnior. A presença do black english nas letras de jazz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

27.
Irenilson Patrício dos Santos. Livro didático de língua estrangeira na escola pública: ruptura ou manutenção de velhas práticas?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

28.
Tereza Raquel Araújo da Paz. Livro didático de língua estrangeira na escola pública: ruptura ou manutenção de velhas práticas?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

29.
Jocélia Maria de Jesus. Ensino de língua inglesa no ensino médio: o trabalho com as estratégias de leitura com vista à preparação do aluno para as provas de inglês do ENEM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

30.
Nailton José da Silva. Ensino de língua inglesa no ensino médio: o trabalho com as estratégias de leitura com vista à preparação do aluno para as provas de inglês do ENEM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

31.
Ivan Carlos Marques. Os narradores de ?O gato preto?: a fantasia e a hesitação na construção da diegese do conto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

32.
Heloísa Souza de Matos. A proficiência em lìngua inglesa com o uso da AGT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

33.
Givanildo Modesto Sertório de Souza. O preconceito e a deterioração das relações humanas, presentes em Frankenstein. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

34.
Deyse Cunha de Souza. O gato preto?, de Allan Poe, na perspectiva do transtorno de personalidade borderline. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

35.
Genivaldo Nascimento Silva. A prática esportiva como apoio pedagógico no ensino da língua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

36.
Cristiano Santos de Barros. Edgar Allan Poe dentro de um sonho: a poesia como fuga da realidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

37.
Nicolle Santana Santos. A relevância de iniciar o estudo de uma língua estrangeira nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

38.
Matheus Souza Santos. A importância da língua inglesa para a atividade profissional dos egressos do curso LEA/UESC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

39.
Michele Macedo dos Santos. A informática como recurso facilitador do processo de ensino/aprendizagem de inglês. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

40.
Eudes Dias Barbosa. A infoeducação como recurso virtual na prática de ensino de inglês: breve análise. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

41.
Jefferson Pereira de França. Reflexões acerca da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem de inglês como LE no ensino fundamental II em escolas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

42.
Liliana Santos Rocha Massena. Reflexões acerca da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem de inglês como LE no ensino fundamental II em escolas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

43.
Miame Chan Souza Santos. Proposta curricular de ensino/aprendizagem de fonética da língua inglesa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

44.
Rafaele Almeida Soares. Proposta curricular de ensino/aprendizagem de fonética da língua inglesa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

45.
Roselma Vieira Cajazeira. Reflexão sobre a prática de pesquisa e formação continuada de professores de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

46.
Tcharly Magalhães Briglia. Literatura estrangeira no ensino médio: o texto dramático no ensino de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

47.
Adriana Vitorino dos Santos. A adoção do livro didático no ensino da língua inglesa como segunda língua na escola pública: reflexões sobre interdisciplinaridade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

48.
Maristela Almeida Carvalho. Educação a distância: trajetória e importância para a democratização do ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

49.
Márcia Ribeiro Monteiro. Emily Dickinson: uma visão poética panteísta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

50.
Flaviane Maria Machado Ferreira. O ensino de língua inglesa como língua ?estranha?: a práxis na escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

51.
Tatiane Santos Silva de Oliveira. O ensino de língua inglesa como língua ?estranha?: a práxis na escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

52.
Ivanildo Bispo dos Santos Júnior. Considerações sobre as propriedades e inconsistências dos sistemas de tradução virtual gratuitos para tradutores iniciantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

53.
Brenda Alves Santos. O papel do professor na conscientização dos alunos sobre a importância e a necessidade de se aprender a língua inglesa num mundo globalizado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

54.
Telma Silvério Barreto Santana. O papel do professor na conscientização dos alunos sobre a importância e a necessidade de se aprender a língua inglesa num mundo globalizado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

55.
Ana Vitória Vieira Quinto. Um olhar para a realidade da práxis do ensino de Língua Inglesa versus PCN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

56.
Maurício Santos Silva. As novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao ensino de língua inglesa e suas vantagens na prática pedagógica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

57.
Suellen Thomaz de Aquino Martins Santana. A brief review of literature on the issue of working memory capacity and L2 oral production in SLA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

58.
Keila Goiabeira Sousa. A tecnologia a serviço do ensino e da aprendizagem de LE: um levantamento do estado da arte do uso de tecnologias na rede estadual de ensino de Ilhéus-Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

59.
Guilherme da Silva Caspar. O uso de histórias em quadrinhos no ensino de língua inglesa no ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

Iniciação científica
1.
Ramon Cerqueira Santos. Comunidades imaginadas e epistemologias do sul: territórios de literaturas e culturas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

2.
Renato Gonçalves Peruzzo. Jorge Amado e Derek Walcott: processos de (in)visibilizações identitárias. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

3.
Evelyn Santos Almeida. Escritores-Intelectuais negros e suas vozes no cenário internacional: Frantz Fanon, Chinua Achebe e Derek Walcott. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

4.
Renato Gonçalves Peruzzo. Jorge Amado e Derek Walcott: o cânone literário grosseiro na era da ironia. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

5.
Viviane Carvalho Lopes. Wole Soyinka e a literatura pós-colonial anglófona: língua, poder e emancipação no caso nigeriano. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

6.
Bárbara Albuquerque da Paixão. A tragédia de Otelo, o mouro de Veneza: ascensão e decadência do humano. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

7.
Danillo Mota Lima. Outrização Produtiva e Chulice em João Ubaldo Ribeiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

8.
Ana Carolina Pereira Novaes. A língua inglesa aplicada à internacionalização de empresas: um plano prático para a iniciação do aluno LEA em seu campo de trabalho. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

9.
Luana Caetano Thibes. Literaturas de língua inglesa: outrização produtiva e outros olhares. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

10.
Tamíris Ramos de Castro. Outrização Produtiva e Subalternidade em I know why the caged bird sings, de Maya Angelou. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

11.
Laurenci Barros Esteves. Outrização Produtiva, Subalternidade e Literatura Pós-Colonial Caribenha. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

Orientações de outra natureza
1.
Kristina Omelchenko. Ensino de línguas alemã e russa. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

2.
Cristine Formato. Língua alemã: encontros culturais e formação docente. 2016. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

3.
Bárbara de Carvalho Barbosa. Monitoria em projeto de extensão de línguas estrangeiras: UESC English e UESC Deutsch. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

4.
Flávia de Eça Almeida Pinto. Monitoria em projeto de extensão de línguas estrangeiras: UESC English e UESC Deutsch. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

5.
Rebeca Santos Rangel. Monitoria em projeto de extensão de línguas estrangeiras: UESC English e UESC Deutsch. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

6.
Roberta Maria de Santana Pisani. Monitoria em projeto de extensão de línguas estrangeiras: UESC English e UESC Deutsch. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

7.
Daniel Pereira Passos. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

8.
Daniel Vitor Jesus Santos. Monitoria de ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

9.
Danilo Augusto Queiroz da Silva. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

10.
Frederico Ramonne de Jesus Goes. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

11.
Jadson Lima Jesus da Silva. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

12.
Lázaro Sousa Varjão. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

13.
Nancy Hernandez. Sparking Cross Cultural Debate. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

14.
Valdívio Cabral Almeida Junior. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

15.
Therezinha Maria Pina Braga. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

16.
Yuri Andrei Batista dos Santos. Ensino de língua inglesa - UESC English. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

17.
Martin Hansen. Língua alemã: encontros culturais e formação docente. 2015. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

18.
Sacha Costa Primo Pereira. Recursos Cibernéticos no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa e de Literaturas de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

19.
Hévila Angelim de Oliveira. Recursos Cibernéticos no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa e de Literaturas de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

20.
Shalon Rocha Borges. Recursos Cibernéticos no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa e de Literaturas de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

21.
Evelyn Santos Almeida. Pesquisas e práticas de ensino de língua inglesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

22.
Matheus Souza Santos. Office hours: teacher training sessions. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

23.
Luis Alberto Barbosa dos Santos. Suporte e monitoria ao programa de ensino de língua Inglesa do convênio Fulbright/Capes/Uesc. 2014. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

24.
Yuri Andrei Batista Santos. Pesquisas e práticas metodológicas de ensino de língua inglesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

25.
Christina Moriah Smith. Fulbright English Teaching Assistant Program. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

26.
Dimetri Duckrey. Fulbright English Teaching Assistant Program. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

27.
Tucker Bungard. Fulbright English Teaching Assistant Program. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

28.
Thales Alberto da Silva Santos. Atividades de extensão do projeto. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

29.
Sílvio Vieira Santos Júnior. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE VIVÊNCIA LINGUÍSTICA. 2013. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

30.
Eric Adan Miranda da Silva. A internet no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e de literaturas de língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

31.
Shalon Rocha Borges. Monitoria de acompanhamento acadêmico e cultural das Assistentes de Ensino de Língua Inglesa do Convênio Fulbright/Capes/Uesc. 2013. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

32.
Loni Rae O'Grady. Fulbright ETA Program. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

33.
Sarah Sanderson Doyle. Fulbright ETA Program. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

34.
Alessandra Stachowski. Fulbright English Teaching Assistant Program. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

35.
Giuseppe Céspedes. Fulbright English Teaching Assistant. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

36.
Amalia Zeidman. English Teaching Assistant Program: Fulbright. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

37.
Carolyn E. Wright. English Teaching Assistant Program: Fulbright. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras com Habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

38.
Cintia Ferreira de Souza. Oficinas de língua inglesa para crianças de 6 a 12 anos do Centro Social Cri?Art. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

39.
Raquel Santos de Oliveira. Oficinas de língua inglesa para crianças de 6 a 12 anos do Centro Social Cri?Art. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

40.
Hellen Maria Duarte Oliveira. Oficinas de língua inglesa para crianças de 6 a 12 anos do Centro Social Cri?Art. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

41.
Tássia Ferreira Santos. Oficinas de língua inglesa para crianças de 6 a 12 anos do Centro Social Cri?Art. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

42.
Renata Moreira Marques. Oficinas de língua inglesa para crianças de 6 a 12 anos do Centro Social Cri?Art. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

43.
Ydiara Machado Cruz Arruda. Oficinas de língua inglesa para crianças de 6 a 12 anos do Centro Social Cri?Art. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

44.
Matheus da Silva Almeida Xavier. Manutenção e ampliação dos serviços e materiais em língua inglesa disponibilizados em blogs e sites. 2009. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.

45.
Raísa Oliveira Fernandes. Manutenção e ampliação dos serviços e materiais em língua inglesa disponibilizados em blogs e sites. 2009. Orientação de outra natureza. (Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Isaías Francisco de Carvalho.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
CARVALHO, I. F.. Anglophone Literature Teaching Methodology. 2013.

2.
CARVALHO, I. F.. An Outline of Anglophone Literatures. 2013.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, I. F.; LIMA, D. C. . Teacher and learner autonomy: EFL teacher education in its broader sense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CARVALHO, I. F.. An Outline of Anglophone Literatures. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

2.
CARVALHO, I. F.. Fuligem Poética. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

3.
CARVALHO, I. F.. Fulbright-Capes/UESC. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

4.
CARVALHO, I. F.. Fichamentos Diplomáticos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

5.
CARVALHO, I. F.. Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Homepage na Internet).

6.
CARVALHO, I. F.. UESC English. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PáginanaInternet).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, I. F.; ONODERA, J. ; CABALA, A. E. ; NETTO, L. R. F. ; FROSSARD, E. C. M. ; ALMEIDA, L. . Idea Factory: UESC English Language Teaching Convention 2013. 2013. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, I. F.. UESCenglishQUEST. 2009; Tema: Esse blog faz parte do projeto de extensão Dinamizando o ensino da língua inglesa na UESC.. (Blog).

2.
CARVALHO, I. F.. Estesinversos. 2009; Tema: Produção poética e acadêmica do professor de literaturas anglófonas, Isaias Carvalho. (Site).



Outras informações relevantes


Meu nome foi dado à turma de formandos 2015 do curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).



Minha produção poética na íntegra e minha produção acadêmica, dentre outros materiais e recursos, podem ser encontradas em meu sítio na internet:
"Estesinversos" - http://www.estesinversos.com

****



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:36:10