Rodrigo Ribeiro Barreto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5410125966012503
  • Última atualização do currículo em 12/06/2018


Professor adjunto na área de Humanidades e Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB: Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro). Formado em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2002). Mestre (2005) e Doutor (2009) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Pós-Com/UFBA. Integrou o Laboratório de Análise Fílmica da FACOM/UFBA durante 9 anos. No percurso de pós-graduação, investigou a análise de formatos audiovisuais, a construção de imagem no pop-rock, a delimitação do campo de produção do videoclipe e a autoria no videoclipe. Na prática de ensino, constam palestras, oficinas e disciplinas - em cursos de graduação e pós-graduação - sobre temas como videoclipes, crítica e análise cinematográfica, séries de TV, roteiros, metodologia de pesquisa e elaboração de projeto. Atuou como professor participante da Pós-graduação em Multimeios da UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado financiada pela FAPESP sobre a representação de masculinidades nos videoclipes. Co-criador e curador da mostra Possíveis Sexualidades (Salvador, 2008 -2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Ribeiro Barreto
Nome em citações bibliográficas
BARRETO, R. R.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Parceiros no Clipe: A Atuação e os Estilos Autorais de Diretores e Artistas Musicais no Campo do Videoclipe a Partir das Colaborações Mondino/Madonna e Gondry/Björk, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Crítica e interpretação; Análise contexto-textual; videoclipe; Jean Baptiste Mondino - Madonna; Michel Gondry - Björk; Música pop-rock.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2003 - 2005
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Fabricação do Ídolo Pop: a Análise Textual de Videoclipes e a Construção da Imagem de Madonna,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Análise Textual; Crítica e interpretação; videoclipe; Construção de Imagem; Madonna; Música pop-rock.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
1999 - 2002
Graduação em Comunicação Social -Jornalismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Madonna em Todos os seus Estados: Uma Proposta de Análise de Videoclipes.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Formação Complementar


2002 - 2002
Extensão universitária em Introdução ao Discurso Filosófico da Modernidade. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Tempo, Espaço e Cultural Studies. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Drama e Comunicação, Heranças e Contemporaneidade. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Curso Introdutório de Jornalismo On-Line. (Carga horária: 21h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em O Texto Acadêmico: Pesquisa, redação e Normalizaçã. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
Filmkurs - O Novo Cinema Alemão. (Carga horária: 20h).
Goethe-Institut Salvador Bahia, ICBA, Brasil.
1998 - 1998
Introdução à Metodologia de Produção Audiovisual.
Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.
1997 - 1997
III Oficina de Videoprodução. (Carga horária: 60h).
Instituto Cultural Brasil-Alemanha, ICBA, Brasil.
1997 - 1997
II Oficina de Roteiro para Televisão. (Carga horária: 24h).
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões da Bahia, SATED/BA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas, Sociais e suas Tecnologias.
10/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, .

Cargo ou função
Integrante da comissão científica avaliadora de trabalhos apresentados na II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Sul da Bahia, evento afiliado à Semana de Cultura, Ciência, Arte e Tecnologia da UFSB.
05/2016 - 09/2016
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0240 - Seminário Temático: Ideologia e Poder
05/2016 - 09/2016
Ensino, Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0018 - Língua, Território e Sociedade
05/2016 - 09/2016
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0210 - Educação, Gênero e Diversidade Sexual
06/2016 - 06/2016
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisa e Inovação, Diretoria de Pesquisa e Inovação.

Atividade realizada
Parecerista ad hoc na análise de Projetos e Planos de Trabalho propostos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIBIPCI) da Universidade Federal do Sul da Bahia - Edital 06/2016-DPCI/PROGEAC.
02/2016 - 05/2016
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0193 - Temas Contemporâneos sobre Diversidade Sexual
02/2016 - 05/2016
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0150 - Comunicação, Cultura e Diversidade
09/2015 - 12/2015
Ensino, Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0099 - Gênero, Sexualidade e Saúde
09/2015 - 12/2015
Ensino, Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0028 - Leitura, Escrita e Sociedade
09/2015 - 12/2015
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0038 - Tópicos Especiais em Culturas Contemporâneas
11/2015 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa.

Atividade realizada
Avaliador no Seminário dos Projetos do Programa de Apoio à Permanência Estudantil.
11/2015 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social, Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social.

Atividade realizada
Seminário dos projetos do Programa de Apoio à Permanência Estudantil.
10/2015 - 10/2015
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisa e Inovação, Diretoria de Pesquisa e Inovação.

Atividade realizada
Colóquio Científico e Tecnológico: Panorama e perspectivas da pesquisa no Sul da Bahia.
05/2015 - 09/2015
Ensino, Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0018 ? Língua, Território e Sociedade
05/2015 - 09/2015
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0038 ? Tópicos Especiais em Culturas Contemporâneas
05/2015 - 09/2015
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0073 ? Tópicos Especiais em Estudos Culturais
05/2015 - 05/2015
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa.

Atividade realizada
Semana de Acolhimento ? Recepção ?Calourosa? da UFSB.
02/2015 - 05/2015
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0069 ? Diálogos Interdisciplinares
02/2015 - 05/2015
Ensino, Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0028 - Leitura, Escrita e Sociedade
02/2015 - 05/2015
Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0022 - Videoclipe com Expressão Artística
04/2015 - 04/2015
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisa e Inovação, Diretoria de Pesquisa e Inovação.

Atividade realizada
I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.
12/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA.

Atividade realizada
I Seminário de Avaliação e Planejamento Acadêmico da UFSB.
09/2014 - 12/2014
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0007 - Fórum Interdisciplinar Experiência do Sensível
09/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ISC0018 ? Língua, Território e Sociedade
09/2014 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do II Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor participante responsável, Carga horária: 3
Outras informações
Professor responsável pela disciplina DE626 - A - Seminários Avançados II - Representações genérico-sexuais no audiovisual: dicotomias, fronteiras e ressignificações do feminino e do masculino. Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Multimeios. Carga horária total de 45h.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor participante, Carga horária: 4
Outras informações
Professor participante colaborador na disciplina CS-4011-A - Teoria do CInema, parte da grade obrigatória do curso de graduação em Comunicação Social - Midialogia. Carga horária total de 60h (15 semanas)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Participante, Enquadramento Funcional: Professor Participante, Carga horária: 3
Outras informações
MInistrou a disciplina de pós-graduação DE626 - Seminários Avançados II: O videoclipe no audiovisual - Abordagem Compreensiva. No pós-doutorado, cadastrado na categoria "Professor Participante" na Pós-graduação em Multimeios.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaboração em disciplina, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Como atividade relativa ao pós-doutorado, colaboração como docente na disciplina de graduação "Teoria do Cinema" (CS-401-A) do curso de Comunicação Social - Midialogia sob a supervisão do Prof. Dr. Marcius Freire.

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CS-401-A - Teoria do Cinema
03/2013 - 07/2013
Ensino, Multimeios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
DE626 - A - Seminários Avançados II - Representações Genérico-Sexuais: Dicotomias, Fronteiras e Ressignificações do Feminino e do Masculino
02/2012 - 07/2012
Ensino, Multimeios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
DE626 - Seminários Avançados - O Videoclipe no Audiovisual: Abordagem Compreensiva
09/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CS-401-A - Teoria do Cinema

Serviço Nacional de Aprendizagem (SP), SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1
Outras informações
Professor da pós-graduação em Roteiro Audiovisual do Senac Lapa Scipião (SP), sendo responsável pela disciplina Narrativa Televisiva

Atividades

02/2011 - 08/2011
Ensino, Pós-graduação de Roteiro Audiovisual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Narrativa Televisiva

Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas na pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Contemporâneo: Elaboração de TCC e Metodologia

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Contemporâneo: Metodologia I e Metodologia II

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Vínculo livre, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas no Curso de Especialização em Roteiros para Tevê e Vídeo: Roteiros Especiais (Videoclipes) e Seriados

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas no Curso de Especialização em Roteiros para Tevê e Vídeo: Roteiros Especiais (Videoclipes) e Seriados

Atividades

07/2008 - 07/2008
Ensino, Pós-graduação/Especialização Lato Sensu em Jornalismo Contemporâneo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia
04/2008 - 04/2008
Ensino, Pós-graduação/Especialização Lato Sensu em Jornalismo Contemporâneo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elaboração de TCC
11/2007 - 11/2007
Ensino, Pós-graduação/Especialização Lato Sensu em Jornalismo Contemporâneo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia I
10/2007 - 10/2007
Ensino, Pós-graduação/Especialização Lato Sensu em Jornalismo Contemporâneo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia II
05/2007 - 05/2007
Ensino, Especialização em Roteiros para Tevê e Vídeo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seriados
10/2006 - 10/2006
Ensino, Especialização em Roteiros para Tevê e Vídeo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Videoclipes
01/2006 - 01/2006
Ensino, Especialização em Roteiros para Tevê e Vídeo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seriados
10/2005 - 10/2005
Ensino, Especialização em Roteiros para Tevê e Vídeo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Videoclipes

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor - Tirocínio Docente
Outras informações
Disciplina "Temas Especiais em Televisão - Analisando Seriados Norte-Americanos", tirocínio docente acompanhado pela Professora Doutora Maria Carmem Jacob de Souza no primeiro semestre de 2006.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Colaboração na disciplina "Temas em Teorias Contemporâneas da Comunicação e da Cultura", optativa do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, tendo ministrado aulas sobre a questão da autoria nos videoclipes e nos seriados televisivos estadunidenses.

Atividades

03/2006 - 07/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Especiais em Televisão - Analisando Seriados Norte-Americanos
08/2005 - 12/2005
Ensino, Comunicação e Cultura Contemporânea, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Temas em Teorias Contemporâneas da Comunicação e da Cultura


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Entrecruzamentos identitários: questões de fé, religiosidade e sexualidades da população LGBTI de Porto Seguro
Descrição: O projeto de pesquisa busca analisar os perfis socioculturais de pessoas, cujas identidades fundamentam-se, de modo destacado, em um duplo pertencimento, religioso e sexualmente minoritário. O embasamento da investigação em trabalhos dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Sexualidades e LGBTI1, Sociologia e Antropologia da Religião estará acompanhado pela análise de representações audiovisuais contemporâneas sobre as interseções identitárias abordadas. A elaboração de um produto comunicacional (blog) servirá de base para a divulgação dos resultados de pesquisa e para o fomento de uma comunidade de trocas e debates sobre os vínculos, tensões e negociações entre religiões e sexualidades, com possibilidades. Essa eventual participação ? voluntária e eticamente conduzida ? envolve e incentiva a autorreflexão/auto-representação de interessadas/os..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Ribeiro Barreto - Coordenador / Letícia Santos Pereira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Contracampo (UFF)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Contracampo
2016 - Atual
Periódico: Revista de Audiovisual Sala 206
2015 - Atual
Periódico: Revista Habitus
2015 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Feministas
2015 - Atual
Periódico: Contemporanea (Salvador. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARRETO, R. R.2015BARRETO, R. R.. Desviante enquadrado: o retrato da normalização precoce da masculinidade em Pelo malo. Imagofagia, v. 1, p. 11, 2015.

2.
BARRETO, R. R.2013BARRETO, R. R.. Parceria Videoclípica: Annie Lennox & Sophie Müller. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, v. III, p. 8, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARRETO, R. R.; SOUZA, M. C. J. (Org.) . Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2014.

2.
BARRETO, R. R.; PAIVA, C. C. S. (Org.) ; ARAUJO, J. J. (Org.) . Cultura audiovisual: transformações estéticas, autorais e representacionais em multimeios. 1. ed. Campinas: UNICAMP/Instituto de Artes, 2013. 538p .

3.
BARRETO, R. R.; PAIVA, C. C. S. (Org.) ; ARAUJO, J. J. (Org.) . Processos criativos em multimeios: tendências contemporâneas no audiovisual e na fotografia. 1. ed. Campinas: UNICAMP/Instituto de Artes, 2012. 338p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARRETO, R. R.. Caminhos Homoafetivos. In: Natalia Christofoletti Barrenha. (Org.). Histórias Extraordinárias - Cinema Argentino Contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Amigos da Bíblia, 2016, v. , p. 74-79.

2.
BARRETO, R. R.. Germain Revisitado. In: Lúcia Romano. (Org.). Maria que Virou Jonas, ou a Força da Imaginação - Caderno Livre Nóz. 1ed.São Paulo: Cia Livre da Cooperativa Paulista de Teatro, 2015, v. 4, p. 38-42.

3.
BARRETO, R. R.. A construção social da autoria nos videoclipes. In: Rodrigo Ribeiro Barreto; Maria Carmem Jacob de Souza. (Org.). Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 0-0.

4.
BARRETO, R. R.. Mulheres-sujeito e homens-objeto nos videoclipes: a erotização masculina como forma de afirmação feminina e questionamento da heteronormatividade. In: Rodrigo Ribeiro Barreto; Carla Conceição da Silva Paiva; Juliano José de Araújo. (Org.). Cultura audiovisual: transformações estéticas, autorais e representacionais em multimeios. 1ed.Campinas: UNICAMP/Instituto de Artes, 2013, v. 1, p. 173-188.

5.
BARRETO, R. R.. Representações Seminais de Homens-objeto do Cinema ao Videoclipe. In: Gustavo Souza; Laura Cánepa, Maurício de Bragança; Rodrigo Carreiro. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual - Imaginários Invisíveis. 1ed.São Paulo: , 2012, v. 1, p. 197-211.

6.
BARRETO, R. R.. Poder em jogo: dicotomias sexuais e objetificação masculina no videoclipe Alejandro (Steven Klein/Lady Gaga, 2010). In: Rodrigo Ribeiro Barreto; Carla Conceição da Silva Paiva; Juliano José de Araújo. (Org.). Processos criativos em multimeios: tendências contemporâneas no audiovisual e na fotografia. 1ed.Campinas: UNICAMP/Instituto de Artes, 2012, v. , p. 273-290.

7.
BARRETO, R. R.. Do contexto produtivo às obras: autoria, campo e estilos dos videoclipes. In: José Francisco Serafim. (Org.). Autor e autoria no cinema e na televisão. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2009, v. , p. 155-182.

8.
BARRETO, R. R.. O valor estético dos videoclipes para canções de filme: marcas autorais como diferencial expressivo. In: Esther Hamburguer; Gustavo Souza; Leandro Mendonça; Tunico Amancio. (Org.). Estudos de Cinema Socine IX. 1ed.São Paulo: Annablume, 2008, v. IX, p. 333-340.

9.
BARRETO, R. R.. A percepção dos diretores de videoclipes com autores: do contexto específico de produção à interseção com o cinema. In: Rubens Machado Jr.; Rosana Lima Soares; Luciana Corrêa de Araújo. (Org.). Estudos de Cinema Socine VIII. 1ed.São Paulo: Annablume, 2007, v. VIII, p. 57-65.

10.
BARRETO, R. R.. Onde Tudo Começa: Terra Nostra e O Clone - Uma Experiência de Análise. In: Maria Carmem Jacob de Souza. (Org.). Analisando telenovelas. Rio de Janeiro: e-papers, 2004, v. , p. 87-107.

11.
BARRETO, R. R.. Consideração sobre a Dimensão Musical dos Videoclipes: A Contribuição de Simon Frith. Textos em Comunicação e Cultura Contemporãnea. Salvador: EDUFBA, 2004, v. 4, p. 151-166.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARRETO, R. R.. Estrela da parada. A Parada - Publicação do Grupo Gay da Bahia, Salvador, p. 3 - 3, 01 jun. 2002.

2.
BARRETO, R. R.. Muito para contar. Homo Sapiens - Jornal do Grupo Gay da Bahia, Salvador, p. 6 - 6, 01 mar. 2002.

3.
BARRETO, R. R.. Transformismo à prova do tempo. Homo Sapiens - Jornal do Grupo Gay da Bahia, Salvador, p. 6 - 6, 01 jan. 2002.

4.
BARRETO, R. R.. Diálogos Libertinos têm sucesso absoluto. Homo Sapiens - Jornal do Grupo Gay da Bahia, Salvador, p. 3 - 3, 01 nov. 2001.

5.
BARRETO, R. R.. A importância de ser honesto. Homo Sapiens - Jornal do Grupo Gay da Bahia, Salvador, p. 5 - 5, 01 nov. 2001.

6.
BARRETO, R. R.. Administrando a Diversidade. Homo Sapiens - Jornal do Grupo Gay da Bahia, Salvador, p. 6 - 7, 01 set. 2001.

7.
BARRETO, R. R.. De olho no público GLS. Homo Sapiens - Jornal do Grupo Gay da Bahia, Salvador, p. 6 - 6, 01 jun. 2001.

8.
BARRETO, R. R.. Em plena ebulição. Capitu.

9.
BARRETO, R. R.. Mito esvaziado. Capitu.

10.
BARRETO, R. R.. O amor de sempre em diferentes versões. Capitu.

11.
BARRETO, R. R.. Em louvor do Bárbaro do Ritmo. Capitu.

12.
BARRETO, R. R.. O outro lado da moeda. Capitu.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO, R. R.. As Alternativas da Masculinidade em Videoclipes de Robbie Williams. In: VI Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero, 2012, Salvador. Anais do Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, 2012. v. 1.

2.
BARRETO, R. R.. Parceiros no clipe: uma análise contexto-textual da autoria de Björk e Michel Gondry em Human Behaviour. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. Anais do Congresso Brasileiro da Comunicação, 2007.

3.
BARRETO, R. R.. A Abordagem da Autoria nos Videoclipes: Elucidação Teórico-conceitual e Perspectiva Analítica. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO, R. R.. Corpos de homens no cinema: o olhar não esquivo de Um Estranho no Lago. In: XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2015, Campinas. Anais Digitais - XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) ? Cinemas em Redes, 2015.

2.
BARRETO, R. R.. Nudez, Sexo Anal e Afeto: Novas Perspectivas da Intimidade Gay na Ficção Seriada Contemporânea. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. Anais II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.

3.
BARRETO, R. R.. Masculinidades videoclípicas: ?raça?, gênero musical e erotização. In: XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2014, Fortaleza. Anais Digitais - XVIII Encontro da SOCINE - O Novíssimo Cinema Latino-americano, 2014.

4.
BARRETO, R. R.. Representações do masculino em clipes e filmes sob influência pornô. In: XVII Encontro da SOCINE, 2013, Florianópolis. Anais Digitais - XVII Encontro da SOCINE - A Sobrevivência das Imagens, 2013.

5.
BARRETO, R. R.. Promíscuo e desviante: o masculino nos clipes Relax e Filthy/Gorgeous. In: XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2012, São Paulo. Anais Digitais - XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) ? Imaginários Invisíveis, 2012.

6.
BARRETO, R. R.. Representações seminais de homens-objeto do cinema ao videoclipe. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2011, Rio de Janeiro. Anais - XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) ? Imaginários Invisíveis, 2011.

7.
BARRETO, R. R.. Fazendo por si mesmas: parceria e estilos autorais de diretoras e cantoras no campo do videoclipe. In: 13º Encontro Socine, 2009, São Paulo. Anais - 13º Encontro Socine, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO, R. R.. A percepção dos diretores de videoclipes como autores: do contexto específico de produção à interseção com o cinema. In: X Encontro Socine, 2006, Ouro Preto. Resumos do X Encontro Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2006.

2.
BARRETO, R. R.. Da Crítica Jornalística ao Texto Acadêmico sobre Cinema - Uma metodologia de Análise Fílmica em construção. In: XXI Seminário de Pesquisa Estudantil, 2003, Salvador. III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação XXI Seminário de Pesquisa Estudantil. Salvador: EDUFBA, 2003.

3.
BARRETO, R. R.. Madonna em Todos os seus Estados: Uma Proposta de Análise de Videoclipes. In: IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2003, Salvador. IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Salvador: Edufba, 2003.

4.
BARRETO, R. R.. Análise de Resenhas Jornalísticas sobre Cinema. In: XX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação XX Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: EDUFBA, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRETO, R. R.. Metodologia de análise da poética do audiovisual: o caso dos videoclipes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARRETO, R. R.. Corpos de homens no cinema: o olhar não esquivo de Um Estranho no Lago. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARRETO, R. R.. Masculinidades Videoclípicas: 'Raça', Gênero Musical e Erotização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARRETO, R. R.. Representações do masculino em clipes e filmes sob influência pornô. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARRETO, R. R.. Mulheres-sujeito e Homens-objeto nos Videoclipes: A Erotização Masculina como Forma de Afirmação Feminina e Questionamento da Heteronormatividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARRETO, R. R.. As Alternativas da Masculinidade em Videoclipe de Robbie Williams. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARRETO, R. R.. Promíscuo e Desviante: O Masculino nos clipes Relax e Filthy/Gorgeous. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARRETO, R. R.. A erotização masculina nos videoclipes como forma de afirmação feminina e questionamento da heteronormatividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARRETO, R. R.. Contribuições da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu para examinar os campos de produtos midiáticos contemporâneos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BARRETO, R. R.. Representações Seminais de Homens-objeto do Cinema ao VIdeoclipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARRETO, R. R.. Poder em jogo: dicotomias sexuais e objetificação masculina no videoclipe Alejandro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARRETO, R. R.. Autoria no Videoclipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARRETO, R. R.. Autoria no Videoclipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BARRETO, R. R.. Fazendo por si mesmas: parceira e estilos autorais de diretoras e cantoras no campo do videoclipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARRETO, R. R.. Dos videoclipes a Evita: a interseção entre personae e personagens na trajetória audiovisual de Madonna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARRETO, R. R.. Parceiros no clipe: uma análise contexto-textual da autoria de Björk e Michel Gondry em Human Behaviour. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BARRETO, R. R.; TEIXEIRA, A. R. M. A. ; SOARES, T. ; BRITO, Y. C. F. . Mesa - Videoclipe e interfaces na cultura contemporânea: linguagem, criação, circulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BARRETO, R. R.; SERAFIM, J. F. ; SOUZA, M. C. J. ; FREIRE, M. . Mesa - Autor e Autoria no Cinema e na Televisão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BARRETO, R. R.. O cinema de Tom Tykwer: Obra de um autor?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BARRETO, R. R.. A Abordagem da Autoria nos Videoclipes: Elucidação Teórico-conceitual e Perspectiva Analítica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BARRETO, R. R.. A percepção dos diretores de videoclipes como autores: do contexto específico de produção à interseção com o cinema. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARRETO, R. R.; SOUZA, M. C. J. . Apresentação. Salvador, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BARRETO, R. R.; PAIVA, C. C. S. ; ARAUJO, J. J. . Apresentação. Campinas, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
BARRETO, R. R.; PAIVA, C. C. S. ; ARAUJO, J. J. . Introdução. Campinas, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTANA, O. ; MOTT, L. ; CERQUEIRA, M. ; BARRETO, R. R. ; SILVA, R. . Alafia - Jornal do Povo do Candomblé. 2001.

2.
FERREIRA, J. ; BARRETO, R. R. . Assessoria do vereador Juca Ferreira. 2000.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALHANI, J. ; BARRETO, R. R. . O pop é pop para quem? A relação entre a música pop e a comunidade LGBT vai muito além do gosto. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SAMPAIO, M. ; BARRETO, R. R. . Uma linguagem que se renova. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARRETO, R. R.. Videoclipes - 360 graus. 2012. .

2.
BARRETO, R. R.. Seriados. 2008. .

3.
BARRETO, R. R.. Os Videoclipes sob Diferentes Ângulos: A linguagem dos videoclipes. 2006. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BARRETO, R. R.; FALCAO, L. ; MONTE, E. ; PROTASIO, J. ; SCHNEIDER, G. ; ALMEIDA, G. . Claque - Aplausos ou Tomates. 2001 (Website sobre arte e entretenimento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SOUZA, M. C. J.; BARRETO, R. R.; ROSSINI, M. S.; GOMES, W. Participação em banca de Tatiana Güenaga Aneas. Estilo e Autoria em Filmes Publicitários: uma proposta metodológica a partir da análise de "Cachorro-peixe" e "Últimos Desejos da Kombi", da AlmaBBDO e Volkswagen do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, M. C. J.; BARRETO, R. R.; GOMES, W. Participação em banca de Tatiana Güenaga Aneas. A Publicidade Audiovisual Brasileira no Festival de Cannes: contextos produtivos, trajetórias e escolhas poéticas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHNEIDER, G.; BARRETO, R. R.; GUERRA, J.. Participação em banca de Pedro de Santana Rocha.O Modo de Endereçamento e Cobertura de Cultura Pop no site Papelpop. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
GOMES, W; BARRETO, R. R.. Participação em banca de Tatiana Guenaga Aneas.O Comercial de Terror: um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social -Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

3.
GOMES, W; BARRETO, R. R.. Participação em banca de João de Deus.A Arquitetura da Terra Média. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social -Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

4.
BARRETO, R. R.; SOUZA, M. C. J.; JANOTTI JUNIOR, J.. Participação em banca de Juliana Borges Kopp.Análise da representação feminina em Sex and the City. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social -Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUSMAO, M. C. S.; BARRETO, R. R.; PITOMBO, M.. Pesquisa em Cinema e Audiovisual (Metodologia da Pesquisa em Cinema e Audiovisual/Elaboração de Projetos; Projeto Experimental em Cinema e Audiovisual; Gestão Pública e Políticas Culturais; Mídia, Linguagem e Poder). 2015. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.A comunidade LGBT e o Islamismo: uma análise texto-contextual do documentário A Jihad for Love. 2016. (Outra).

2.
68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.Homofobia e sexismo: um registro fotográfico de frases e pichações em banheiros de escolas públicas municipais de Porto Seguro. 2016. (Outra).

3.
Grupo de Pesquisa Análise de Teleficção - A-Tevê.Metodologia de análise da poética do audiovisual: o caso dos videoclipes. 2016. (Outra).

4.
II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Sul da Bahia.Representação de sobreposições identitárias entre religiosidades, gêneros e sexualidades. 2015. (Outra).

5.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Coordenação do Simpósio Serialização televisiva contemporânea e representações genérico-sexuais. 2015. (Simpósio).

6.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero II.Avaliação de resumos expandidos para simpósio. 2015. (Seminário).

7.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero II.Nudez, Sexo Anal e Afeto: Novas Perspectivas da Intimidade Gay na Ficção Seriada Contemporânea. 2015. (Simpósio).

8.
XIX Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Corpos de homens no cinema: o olhar não esquivo de Um Estranho no Lago. 2015. (Encontro).

9.
XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE.Masculinidades Videoclípicas: "Raça", Gênero Musical e Erotização. 2014. (Encontro).

10.
1ª Colóquio Internacional Filosofia & Corpo. 2013. (Outra).

11.
6ª Mostra Possíveis Sexualidades.Representações de gênero e orientações sexuais manifestas no videoclipes. 2013. (Oficina).

12.
Descolonizando o gênero: teorias de gênero ao sul do globo no século XXI - Raewyn Connel. 2013. (Outra).

13.
IV Jornada de Estudos Cinema e Fotografia.De olho nos rapazes: uma análise da representação da juventude masculina na obra de Bruce Weber. 2013. (Outra).

14.
XVII Encontro SOCINE - A Sobrevivência das Imagens.Representações do masculino em clipes e filmes sob influência pornô. 2013. (Encontro).

15.
Geração Bit - Núcleo de Formação em Videoclipe.O Videoclipe no Audiovisual. 2012. (Oficina).

16.
Grupo de Pesquisa Análise da Teleficção - A-Tevê.Contribuições da perspectiva teórica de Bourdieu para examinar campos de produtos midiáticos contemporâneos. 2012. (Outra).

17.
III Jornada de Estudos de CInema e de Fotografia.A erotização masculina nos videoclipes como forma de afirmação feminina e questionamento da heteronormatividade. 2012. (Outra).

18.
Interdisciplinary Queer Studies in a Global Frame - Queering Paradigms 4. 2012. (Congresso).

19.
Queering Paradigms 4. Mulheres-sujeito e homens-objeto nos videoclipes: a erotização masculina como forma de afirmação feminina e questionamento da heteronormatividade. 2012. (Congresso).

20.
VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. As Alternativas da Masculinidade em Videoclipe de Robbie Williams. 2012. (Congresso).

21.
XVI Encontro SOCINE.Promíscuo e Desviante: O Masculino nos clipes Relax e Filthy/Gorgeous. 2012. (Encontro).

22.
4ª Mostra Possíveis Sexualidades.Painel Queer Lisboa - Sessão Comentada. 2011. (Outra).

23.
4ª Mostra Possíveis Sexualidades.Produção e distribuição de filme com temática LGBT. 2011. (Outra).

24.
4ª Mostra Possíveis Sexualidades.Produção de filmes curta-metragem LGBT. 2011. (Outra).

25.
II Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia.Poder em jogo: dicotomias sexuais e objetificação masculina no videoclipe Alejandro. 2011. (Outra).

26.
XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE.Representações Seminais de Homens-objeto do Cinema ao VIdeoclipe. 2011. (Encontro).

27.
3ª Mostra Possíveis Sexualidades.Cultura Queer. 2010. (Outra).

28.
Geração Bit - Oficina de Videoclipes.A Autoria no Videoclipe. 2009. (Oficina).

29.
Pós-Com UFBA."Autoria no Videoclipe" em disciplina ministrada pelo Prof. Dr. José Francisco Serafim. 2009. (Outra).

30.
XIII Encontro Socine.Fazendo por si mesmas: parceria e estilos autorais de diretoras e cantoras no campo do videoclipe. 2009. (Encontro).

31.
Mostra Possíveis Sexualidades.Por que cinema gay? - Alternativas além do rótulo. 2008. (Outra).

32.
Oficina de Capacitação para Roteirista.Seriados. 2008. (Oficina).

33.
XII Encontro Internacional SOCINE.Dos videoclipes a Evita: a interseção entre personae e personagens na trajetória audiovisual de Madonna. 2008. (Encontro).

34.
II Multicom no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mesa: Videoclipe e interfaces na cultura contemporânea - Comunicação apresentada Desafio compartilhado: Uma retomada histórico-contextual da autoria nos videoclipes. 2007. (Congresso).

35.
XI Encontro SOCINE.O valor estético dos videoclipes para canções de filme: marcas autorais como diferencial expressivo. 2007. (Encontro).

36.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Parceiros no clipe: uma análise contexto-textual da autoria de Björk e Michel Gondry em Human Behaviour. 2007. (Congresso).

37.
Seminário Film AB Cinema Alemão Contemporâneo.O cinema de Tom Tkywer: Obra de um Autor?. 2006. (Seminário).

38.
TV Viva ? I Encontro de TVs Públicas, Universitárias e Comunitárias.Oficina de Videoclipes. 2006. (Encontro).

39.
X Encontro Socine.A percepção dos diretores de videoclipes como autores: do contexto específico de produção à interseção com o cinema. 2006. (Encontro).

40.
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Abordagem da Autoria nos Videoclipes: Elucidação Teórico-conceitual e Perspectiva Analítica. 2006. (Congresso).

41.
COMPÓS 2003 - 12 Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2003. (Encontro).

42.
I Seminário Internacional de Estudos Mediáticos Bahia Québec. 2003. (Seminário).

43.
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.Madonna em Todos os seus Estados: Uma Proposta de Análise de Videoclipes. 2003. (Seminário).

44.
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.Madonna em Todos os seus Estados: Uma Proposta de Análise de Videoclipes. 2003. (Seminário).

45.
Metodologias de Análise de Telenovela.Onde Tudo Começa: O Clone e Terra Nostra - Uma Experiência de Análise. 2003. (Seminário).

46.
XX Seminário Estudantil de Pesquisa.Análise de Resenhas Jornalísticas sobre Cinema. 2002. (Seminário).

47.
XXV Congresso Brasileiro da Ciências da Comunicação. 2002. (Congresso).

48.
I Seminário de Pesquisa de Media e Cultura. 2001. (Seminário).

49.
Mídia e Violência. 2001. (Outra).

50.
II Semana de Comunicação da FACOM. 2000. (Outra).

51.
I Semana de Cinema GLS. 2000. (Outra).

52.
I Semana de Comunicação da Facom. 1999. (Outra).

53.
Jornalismo de Mercado ou Morte do Jornalismo; Jornalismo Baiano Qvo Vadis?. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, J. ; SOARES, F. ; BARRETO, R. R. ; FREITAS, A. S. . Mostra Curta Tudo da 7ª Edição do Arraial Cine Fest. 2015. (Festival).

2.
BARRETO, R. R.; NAREZI, G. ; FREITAS, A. S. . Organização da Mostra Ciência e Meio Ambiente em Imagens. 2015. (Outro).

3.
BARRETO, R. R.; NAREZI, G. ; WELLE, J. . Curadoria da Mostra Ciência e Meio Ambiente em Imagens. 2015. (Outro).

4.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F . 7ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2014. (Festival).

5.
BARRETO, R. R.. 6ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2013. (Festival).

6.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F . 6ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2013. (Festival).

7.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F . 5ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2012. (Festival).

8.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F. . 4ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2011. (Festival).

9.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F . 3ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2010. (Festival).

10.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F . Curadoria da 2ª Mostra Possíveis Sexualidades. 2009. (Festival).

11.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F . Curadoria da Mostra Possíveis Sexualidades. 2008. (Festival).

12.
BARRETO, R. R.; BEZERRA, F. . Organização Mesas de Discussão da Mostra Possíveis Sexualidades. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Letícia Santos Pereira. Sexualidades e religiosidade em Porto Seguro: perfis de identidades sobrepostas de indivíduos LGBTI. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Borges Kopp. Análise da representação feminina em Sex and the City. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social -Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Rodrigo Ribeiro Barreto.

Iniciação científica
1.
Letícia Santos Pereira. Análise de representações audiovisuais de identidades culturais na interseção entre religiosidade e sexualidade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo Ribeiro Barreto.

Orientações de outra natureza
1.
Thawan Dias Santana Tannes. Sexismo e Homofobia: um registro fotográfico de frases e grafites. 2015. Orientação de outra natureza. (Interdisciplinar em Artes) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Rodrigo Ribeiro Barreto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:50:07