Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8878908287463923
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB). Possui doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal - Canadá (2009), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pela UFBA (2002). Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica e Laboratório de Análise de Televisão do POSCOM/UFBA. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: análise fílmica, ficção seriada e televisão, cinemas asiáticos e narrativas audiovisuais. Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2011 e 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ludmila Moreira Macedo de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, L. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).
Rua do Imperador, 09
Centro
44200000 - Santo Amaro, BA - Brasil
Telefone: (75) 32416649
URL da Homepage: https://ufrb.edu.br/cecult/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Estudos cinematográficos.
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Título: The ambivalent identity of Wong Kar-wai's cinema, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Tonglin Lu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinemas asiáticos; Narratologia; Estudos Sociais; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2002 - 2004
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Poética dos Anjos Caídos: Um Estudo sobre o Cinema de Wong Kar-wai,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Palavras-chave: Crítica; Cinema; Metodologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Crítica da Crítica: uma análise das críticas jornalísticas de cinema.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Módulo, MÓDULO, Brasil.
1987 - 1994
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Inei, INEI, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Cinema.


Formação Complementar


2001 - 2001
Extensão universitária em Estudos Culturais Norte Americanos e Canadenses.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Cultura Cyberpunk. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em O Texto Acadêmico - Técnicas de Pesquisa. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta do CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas

Atividades

11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), .

05/2017 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de leitura e produção de textos acadêmicos
05/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), .

Atividade de extensão realizada
Oficina de Língua Portuguesa: Fala e Escrita.
12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), .

Cargo ou função
Integrante da comissão para elaboração do Plano Pedagógico do curso de Design Digital.
05/2016 - 08/2016
Ensino, Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEA II - Linguagens e Expressões Artísticas II

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora Credenciada ao POSCOM
Outras informações
Disciplinas ministradas na Pós-Graduação: COM 524 - Temas Especiais em Comunicação e Culturas Contemporâneas (2014.2)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora PNPD, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Possibilidades de análise de estilo e autoria na passagem do cinema para a ficção seriada

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PDJ, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa: Aplicações e limites do conceito de melodrama no cinema asiático

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do módulo ?Teorias do Cinema I? no curso de especialização em análise de cinema e TV, oferecido pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom ? UFBA).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina ministrada no curso de Graduação em Comunicação: Linguagens da Comunicação Disciplina ministrada no Bacharelado Interdisciplinar do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências(IHAC): Teoria das Imagens

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino, Comunicação e Cultura Contemporânea, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Temas em teorias da análise de produtos e linguagens da cultura mediática
2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .

2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .

2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação, Faculdade de Comunicação.

Atividade realizada
Editora da Contemporânea - Revista de Comunicação e Cultura.
07/2014 - 12/2014
Ensino, Comunicação e Cultura Contemporânea, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Especiais e Comunicação e Culturas Contemporâneas
2010 - 2010
Ensino, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens da Comunicação
2010 - 2010
Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria das Imagens

Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de graduação em Cinema e Vídeo: História do cinema e do vídeo, Gêneros do cinema e do vídeo

Atividades

2010 - 2010
Ensino, Comunicação Social - Cinema e Vídeo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Cinematográfica
Teoria e História do Cinema

Empresa Editora a Tarde, A TARDE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Jornalista, crítica de cinema e editora



Linhas de pesquisa


1.
Laboratório de Análise de Teleficção
2.
Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA

Objetivo: Exame, elaboração e/ou a aplicação de metodologias para a análise de configurações expressivas (obras, produtos, linguagens) da cultura e da comunicação mediáticas e para a análise da interpretação de tais configurações expressivas pela recepção..
3.
Gênero, Cultura, Subjetividade e Estudos Feministas


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Possibilidades de análise de estilo e autoria na passagem do cinema para a ficção seriada
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar questões de estilo e marcas autorais no trabalho de alguns diretores/autores que transitam entre o cinema e a ficção seriada televisiva. Nos últimos anos, vem ocorrendo um movimento - oposto ao que se via algumas décadas atrás - de cada vez mais autores já reconhecidos por seu trabalho no cinema aderindo à televisão. Se, antes, um diretor desconhecido, em início de carreira, costumeiramente usava a televisão apenas como plataforma de trabalho para aceder à arte considerada maior do cinema, agora o inverso está acontecendo. Cineastas como David Fincher, Guillermo del Toro, Steven Soderbergh, Neil Jordan, David Lynch, M. Night Shyamalan, Woody Allen e os irmãos Washowsky são apenas alguns exemplos deste fenômeno, visto que novos casos são anunciados na imprensa com frequência. Curiosamente, estes autores alegam que estão fazendo a passagem do cinema para a televisão como forma de angariar ou manter o controle criativo e estético sobre suas obras, o que antes era impensável. A pesquisa tem como objetivo se deter justamente sobre a possibilidade de análise de marcas autorais nas obras de alguns destes diretores. Quais são as implicações estéticas, narrativas e poéticas deste movimento de "redescoberta" da televisão por parte de autores estabelecidos no campo do cinema? O que significa falar de autoria no contexto da ficção seriada televisiva contemporânea? Partiremos inicialmente de uma breve revisão do conceito de autoria em sua origem nos estudos literários, para depois associa-la aos produtos e linguagens audiovisuais, como o cinema e, finalmente, a televisão. Trabalhamos com a hipótese de que a noção de autoria nas séries de ficção televisivas possui duas dimensões inter-relacionadas: em sua dimensão contextual, ela atua como uma construção dentro do campo de produção responsável por estabelecer um lugar de fala aos autores e indicadores de qualidade aos produtos; em sua dimensão textual, ela atua como marcas estilísticas impressas tanto na mise en scène quanto na estrutura narrativa das séries, responsável por transforma-las em obras coesas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O cinema musical na América Latina: ficção, documentário e novos formatos
Descrição: Percebendo, por meio de pesquisas preliminares, por um lado a baixa oferta de produção de conhecimento acerca do cinema musical na América Latina e, por outro, flagrando a importância estratégica desse gênero cinematográfico em um momento histórico do cinema latino-americano, e a sua permanência como peça estratégica no contexto hollywoodiano desde o início do cinema sonoro até os nosso dias, este projeto almeja construir uma rede de pesquisa interdisciplinar, interinstitucional e internacional, gestada e gerida no Estado da Bahia, para realizar uma cartografia analítica do cinema musical nos países latino-americanos, visando a uma sistematização de saberes sobre o fenômeno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Aplicações e limites do conceito de melodrama no cinema asiático
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo específico realizar uma investigação a respeito da utilização do gênero melodramático no contexto dos cinemas de língua asiáticas. Para tanto, partimos da hipótese de que tanto no Oriente quanto no Ocidente o que chamamos de melodrama apresenta dilemas morais frutos de conflitos ideológicos entre os personagens, mas acredita-se que a natureza desses dilemas, seus valores, os modos como são construídos e representados varie enormemente de cultura para cultura. As regras de funcionamento do melodrama no contexto da cultura oriental têm manifestações distintas de seus correspondentes ocidentais, e um dos objetivos desta pesquisa é justamente o de observar estas diferenças. Tal investigação pode ser considerada importante tanto para a área de estudo do cinema asiático quanto para os estudos do melodrama..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - Integrante / Wilson da Silva Gomes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2005 - 2009
A poética do cinema de Wong Kar-wai
Descrição: Procurando aplicar uma metodologia de análise fílmica desenvolvida durante o mestrado na linha de pesquisa de Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática, destinada à análise interna de filmes com base em suas estratégias de produção de encanto, busca-se compreender a obra de um autor específico, a saber, o chinês Wong Kar-wai. Considerando a hipótese de que o diretor possui uma obra consolidada em características específicas, como temas tratados, uma peculiar economia narrativa, além de traços estéticos e musicais, pretende-se versar sobre o estilo desenvolvido por este autor, no sentido de identificar um programa específico de produção de efeitos e analisar seu funcionamento através dos materiais fílmicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - Coordenador / Tonglin Lu - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
1998 - 2002
Análise metodológica das críticas jornalísticas de cinema
Descrição: O projeto de pesquisa se destinou a estudar e dar consistência teórica ao procedimento de análise fílmica. Desta forma, tomou-se como base: 1) O exame de procedimentos comuns atualmente praticados por jornalistas norte americanos e brasileiros. 2) A formulação de um esboço de um procedimento metodológico de análise capaz de dizer, pelo menos, o que deve ser pressuposto na interpretação de um filme, com que perspectivas o filme deve ser interpretado e quais os elementos materiais devem recair sob a análise, levando-se em conta: a) a especificidade da linguagem cinematográfica; b) a integração dos modelos de abordagem do filme, a saber, a integração entre a abordagem pré-textual (que examina o mundo fora do filme através do exame do filme como parte expressiva desse mundo), a abordagem contextual (examina a relação entre o filme e o mundo fora do filme), abordagem textual/contextual (analisa filmes singulares em sua relação com classes de filmes) e abordagem textual (descrição e análise de filmes singulares no seu funcionamento interno); c) a integração dos aspectos materiais de análise, a saber, dos elementos técnicos da composição, além dos seus elementos "de linguagem", estéticos (conjuntos de estratégias voltadas para a produção dos efeitos de sensação), poéticos (conjunto das estratégias voltadas para produção de efeitos emocionais no espectador), semióticos (conjunto das estratégias voltadas para a produção de sentido)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - Integrante / Wilson da Silva Gomes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Cinefilinhos - cineclube infantil do CECULT
Descrição: O Projeto de Extensão "Cinefilinhos" tem como objetivo central estimular a prática de apreciação cinematográfica entre o público infantil em idade escolar na cidade de Santo Amaro. O cinema é uma das linguagens artísticas mais fortemente presentes em nosso cotidiano - de fato, tamanha é sua importância que o cinema brasileiro já foi incluso nos currículos escolares obrigatórios. Entretanto, enquanto espectadores, não aprendemos a decifrar a linguagem artística do cinema em todas as suas potencialidades. Juntando-se a isso o fato de que a oferta de filmes artisticamente relevantes encontra-se reduzida, especialmente fora dos grandes centros urbanos, percebe-se a importância de se incentivar a apreciação atenta e cuidadosa do cinema desde a infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Laboratório de Análise do Audiovisual
Descrição: O Projeto de Extensão "Laboratório de Análise do Audiovisual" tem como objetivo central se debruçar sobre as diversas possibilidades de análise de obras audiovisuais de ficção, principalmente do cinema e da televisão. Para tanto, o projeto prevê a realização de uma série de ações de extensão, como palestras, cursos e workshops, com o intuito de introduzir os alunos à prática sistemática da análise e interpretação destas obras, ressaltando as especificidades plásticas, narrativas e poéticas da linguagem audiovisual, assim como aspectos importantes dos processos de produção, criação e recepção dessas obras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - Coordenador.
2017 - Atual
Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Escrita
Descrição: A "Oficina de Língua Portuguesa: leitura e escrita" responde a uma carência, diagnosticada por vários docentes da UFRB, de compreensão e uso das estruturas básicas da Língua Portuguesa por parte dos discentes. Nesse sentido, busca-se, mesmo em curto prazo de tempo, diminuir a distância entre o conhecimento da Língua Portuguesa e a sua prática na escrita e na leitura. O projeto abrange alunos da Graduação do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), bem como se abre para a comunidade do Recôncavo baiano, tendo preferência por estudantes que estiverem matriculados no Ensino Médio. Por ter um caráter de oficina, o projeto se fundamenta metodologicamente nas necessidades específicas de cada aluno. Outro procedimento é o trabalho em pequenos grupos, focando na demanda da sua Graduação e na sua necessidade particular..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Contemporanea (Salvador. Impresso)


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Contemporanea (Salvador. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Cinema.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES., CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, L. M. M.2018CARVALHO, L. M. M.. A exibição fílmica do virtuosismo instrumental no documentário musical Nelson Freire. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO, v. 01, p. 165-180, 2018.

2.
CARVALHO, L. M. M.2008 CARVALHO, L. M. M.. Repensando o melodrama no contexto asiático: um estudo sobre a série televisiva sul-coreana Dae Jang Geum. Contemporanea (UFBA. Online), v. 6, p. 11, 2008.

3.
CARVALHO, L. M. M.2008 CARVALHO, L. M. M.. Memories of sound and light: musical discourse in the films of Wong Kar-wai. Journal of Chinese Cinemas, v. 2, p. 197-210, 2008.

4.
CARVALHO, L. M. M.2006CARVALHO, L. M. M.. Temps, espace et la représentation de la subjectivité dans les films de Wong Kar-wai. Contemporanea (UFBA. Online), v. 4, p. 114-135, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, L. M. M.. O cinema contemporâneo de Hong Kong: Representando um espaço em desaparecimento. In: João Kennedy Eugênio; Wanderson Lima Torres. (Org.). Cinema e mal-estar na civilização. 1ed.: Editora Max Limonad, 2015, v. 1, p. 181-189.

2.
CARVALHO, L. M. M.. Amor à flor da pele e o conceito de melodrama asiático. In: Laura Cánepa; Adalberto Muller; Gustavo Souza; Marcel Vieira. (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011, v. 2, p. 193-207.

3.
CARVALHO, L. M. M.. Modernidade e nostalgia no cinema chinês contemporâneo. In: Samuel Paiva; Laura Canepa; Gustavo Souza. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo: Socine, 2010, v. , p. 253-268.

4.
CARVALHO, L. M. M.. Estratégias de produção de encanto no cinema de Wong Kar-wai. In: Adriano Sampaio; Lilian Reichert Coelho; Sivaldo Pereira da Silva. (Org.). Temas em Comunicação e Cultura Contemporâneas. 1ed.Salvador: Edufba, 2003, v. 4, p. 135-150.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, L. M. M.. O cinema de Hong Kong: do local ao transnacional. In: Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis, SC. Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, L. M. M.. Música e performance no documentário musical brasileiro contemporâneo. In: XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2015, Campinas. Anais do XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2015.

2.
CARVALHO, L. M. M.. Canções ilustradas, um fenômeno moderno do cinema dos primeiros tempos. In: XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2014, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2014.

3.
CARVALHO, L. M. M.. Cinema de gênero ou cinema de autor? Um olhar sobre Wong Kar-waig. In: XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012, São Paulo. Anais do XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012.

4.
CARVALHO, L. M. M.. Amor à flor da pele e o conceito de melodrama asiático. In: XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2010, Recife. Anais do XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2010.

5.
CARVALHO, L. M. M.. Modernidade e nostalgia no cinema chinês contemporâneo. In: XIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2009, São Paulo. Anais do XIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, L. M. M.. Questões de identidade e representação nacional no cinema pós-moderno Chinês. In: Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017, Santo Amaro. I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017. v. 1.

2.
GOMES, W. S. ; CARVALHO, L. M. M. . Uma análise metodológica das críticas jornalísticas de cinema. In: XX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. Livro de Resumos Universidade Federal da Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2002. v. 1. p. 211-211.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, L. M. M.. Estilo e autoria nas séries de ficção: uma análise de Fargo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, L. M. M.. Questões de identidade e representação nacional no cinema pós-moderno Chinês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, L. M. M.. Resistance and representation in contemporary Brazilian music documentaries. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARVALHO, L. M. M.. Música e performance no documentário musical brasileiro contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARVALHO, L. M. M.. Canções ilustradas, um fenômeno moderno do cinema dos primeiros tempos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CARVALHO, L. M. M.. O cinema de Jia Zhang-ke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CARVALHO, L. M. M.. A poética do desaparecimento nos filmes de Jia Zhang-ke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CARVALHO, L. M. M.. Cinema de gênero ou cinema de autor? Um olhar sobre Wong Kar-wai. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CARVALHO, L. M. M.. Amor à Flor da Pele e o conceito de melodrama asiático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CARVALHO, L. M. M.. O cinema de Hong Kong: do local ao transnacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CARVALHO, L. M. M.. Modernidade e nostalgia no cinema chinês contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CARVALHO, L. M. M.. Estratégias de produção de encanto no cinema de Wong Kar-wai. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, L. M. M.. IV Seminário estudantil de pesquisa, inovação e pós-graduação (RECONCITEC). 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, L. M. M.. XXVII Compos. 2018. (Parecerista).

2.
CARVALHO, L. M. M.. IV Seminário estudantil de pesquisa, inovação e pós-graduação (RECONCITEC). 2017. (Avaliador).

3.
CARVALHO, L. M. M.. Parecerista no processo de seleção de pré-projetos para mestrado e doutorado no Poscom/UFBA. 2015. (Parecerista).

4.
CARVALHO, L. M. M.. Parecerista ad hoc. Revista Contemporânea. 2015. (Parecerista).

5.
CARVALHO, L. M. M.. Parecerista ad hoc. Revista Contemporânea. 2014. (Parecerista).

6.
CARVALHO, L. M. M.. Coordenação de seleção interna para indicação aos prêmios CAPES e Compós de Teses e Dissertações. 2014. (Coordenação).

7.
CARVALHO, L. M. M.. Parecerista no processo de seleção de pré-projetos para mestrado e doutorado no Poscom/UFBA. 2014. (Parecerista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROMANO, M. C. J. S.; GALVÃO, E. M. C. V.; CARVALHO, L. M. M.. Participação em banca de Bárbara Fernandes Vieira de Souza. "Not that kind of girl": Marcas de estilo e autoria de Lena Dunham na série Girls. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CARVALHO, L. M. M.; COELHO, S. S.; GALVÃO, E. M. C. V.. Participação em banca de Bárbara Camirim Almeida Lopes. A construção narrativa da diversidade nas personagens da série Organge is the new black. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CARVALHO, L. M. M.; Barreto, Rodrigo Ribeiro; GUTMANN, J. F.. Participação em banca de Emaxsuel Roger Rodrigues. A experiência televisiva de Os Normais: considerações analíticas da metalinguagem em comédia seriada na televisão. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

4.
JESUS, G. M.; CARVALHO, L. M. M.; SANCHES, J. A. L.. Participação em banca de Leandro Afonso Guimarães. Amor ao plano e amor ao mundo: um estudo da mise-en-scène em Na Cidade de Sylvia. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

5.
CARVALHO, L. M. M.; Barreto, Rodrigo Ribeiro; COELHO, S. S.. Participação em banca de Débora Cristina Fernandes Santos. Welcome to Homicides: um olhar sobre as marcas de gênero e o universo ficcional no Television Crime Drama The Killing. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

6.
CARVALHO, L. M. M.; JESUS, G. M.; PAIVA, C.C.S.. Participação em banca de Monique Carneiro Aguiar. As mulheres de Almodóvar: tradições e transgressões melodramáticas nas personagens de Volver. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

7.
Santos Ramos, Elizabeth; CARVALHO, L. M. M.; FRANCA, D. C.. Participação em banca de Diandra Sousa Santos. Ali é o Leste e Julieta é o Sol: Romeu e Julieta renascem em anime na terra do sol nascente. 2015. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

8.
CARVALHO, L. M. M.; GOMES, W. S.; JESUS, G. M.. Participação em banca de Tatiana Guenaga Aneas. Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

9.
CARVALHO, L. M. M.; GOMES, W. S.; ROMANO, M. C. J. S.. Participação em banca de Emília Maria da Conceição Valente Galvão. Cena e sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

10.
CARVALHO, L. M. M.; Jr., Jeder Janotti. Participação em banca de Thaiane dos Santos Machado. Narrativas sem fim? Serialização em Desperate Housewives. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

11.
GOMES, W. S.; CARVALHO, L. M. M.; ROMANO, M. C. J. S.. Participação em banca de João de Deus SegundoF. Serialidade e Tessitura da Intriga: as atualizações poéticas em Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2001, 2005). 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ROMANO, M. C. J. S.; JESUS, G. M.; CARVALHO, L. M. M.; SILVA, J. B. P. S. E.; SUPPIA, A. L. P. O.. Participação em banca de Cristiano Figueira Canguçu. Tecendo mundos possíveis: narrativa e construção de mundo em filmes de ficção científica. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SERAFIM, J. F.; CARVALHO, L. M. M.; COELHO, S. S.; Ramos, Maria Natália Pereira; Lima, Rachel Esteves. Participação em banca de Francisco Alves dos Santos Junior. Tudo sobre meu pai: a busca de si na busca do outro em documentários brasileiros. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CARVALHO, L. M. M.; GOMES, RLSS; SARMIENTO, G.; COELHO, S. S.; Junior, Rubens Luis Ribeiro Machado. Participação em banca de Rafael Oliveira Carvalho. Contornando crises e reafirmando a autoridade na web: os desafios da crítica de cinema online no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

4.
ROMANO, M. C. J. S.; GUIMARAES, R. L. D.; Júnior, Renato Luiz Pucci; CARVALHO, L. M. M.; JESUS, G. M.. Participação em banca de Danilo Marques Scaldaferri. Estratégias de confecção da imagem e da montagem, do Palace II às Cidades de Deus e dos Homens: questões de estilo e autoria. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
JESUS, G. M.; CARVALHO, L. M. M.; SOUZA, M. C. B.. Participação em banca de Euro Predes de Azevedo Junior. A chanchada em paralaxe: um gênero entre discursos e obras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CARVALHO, L. M. M.; ROMANO, M. C. J. S.; SILVA, M.V.B.. Participação em banca de Elva Fabiane Matos do Vale. Tradição, fórmulas e estilo: análise de Sherlock e Elementary. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

3.
GOMES, RLSS; CARVALHO, L. M. M.; RIBEIRO, M.R.S.; RIBEIRO, J.C.S.. Participação em banca de Wanderley de Mattos Teixeira Neto,. Broadcast your cinema: uma análise da construção de legitimidades discursivas no Youtube. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

4.
GOMES, RLSS; CARVALHO, L. M. M.; Marcos da Silva, Antonio. Participação em banca de Rafael Oliveira Carvalho. Lendo os filmes: os caminhos interpretativos e argumentativos da crítica de cinema online no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, L. M. M.; BAMBA, M.. Participação em banca de Humberto Lima Saldanha.Simpathy for Vengeance: Estratégias de construção narrativa em três obras de Park Chan-Wook. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
JESUS, G. M.; CARVALHO, L. M. M.; REIS, L.. Seleção para professor por tempo determinado. 2015. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENICECULT.Questões de identidade e representação nacional no cinema Chinês pós-moderno. 2017. (Encontro).

2.
XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Estilo e autoria nas séries de ficção: uma análise de Fargo. 2017. (Congresso).

3.
2015 IAMCR International Conference. Resistance and representation in contemporary Brazilian music documentaries. 2015. (Congresso).

4.
XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Música e performance no documentário musical brasileiro contemporâneo. 2015. (Congresso).

5.
Seminário Internacional Migração e Cinema.A poética do desaparecimento nos filmes de Jia Zhang-ke. 2014. (Seminário).

6.
V Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira.Mostra Jia Zhang-ke. 2014. (Outra).

7.
XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Canções ilustradas, um fenômeno moderno do cinema dos primeiros tempos. 2014. (Congresso).

8.
XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Cinema e Música. 2014. (Congresso).

9.
XVI Socine. Cinema de gênero ou cinema de autor? Um olhar sobre Wong Kar-waig. 2012. (Congresso).

10.
Fazendo Gênero 9 - Diásporas, diversidades, deslocamentos. O cinema de Hong Kong: do local ao transnacional. 2010. (Congresso).

11.
XIV Socine. "Amor à Flor da Pele" e o conceito de melodrama asiático. 2010. (Congresso).

12.
I Encontro Nacional de Educação e Televisão.Introdução ao Audiovisual. 2009. (Encontro).

13.
II Fórum de Pesquisa em Teleficção.Repensando o melodrama no contexto da produção televisiva sul-coreana. 2009. (Outra).

14.
XIII Socine. Modernidade e nostalgia no cinema chinês contemporâneo. 2009. (Congresso).

15.
Transnationalism, Globalization and North Asian Cinema.Repetition and the Musical Discourse in the Films of Wong Kar-Wai. 2007. (Oficina).

16.
I Seminário Internacional de Estudos Mediáticos Bahia-Quebec.A Produção de Encanto no Cinema de Wong Kar-wai. 2003. (Seminário).

17.
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Estratégias de produção de encanto no cinema de Wong Kar-wai. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Elva Fabiane Matos do Valle. Tradição, fórmulas e estilo: análise de Sherlock e Elementary. Início: 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ludimila de Souza Cordeiro Dias. Autoria feminina no cinema brasileiro contemporâneo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bárbara Camirim Almeida Lopes. A Construção narrativa da diversidade nas personagens da série Organge is the new black. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho.

2.
Emaxsuel Roger Rodrigues. A experiência televisiva de Os Normais: considerações analíticas da metalinguagem em comédia seriada na televisão. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho.

3.
Débora Cristina Fernandes Santos. Welcome to homicides: um olhar sobre as marcas de gênero e o universo ficcional do television crime drama "The Killing". 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho.

4.
Monique Carneiro Aguiar. As mulheres de Almodóvar: tradições e transgressões melodramáticas nas personagens de Volver. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 3:05:05