Jane Kelly de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9151650468012440
  • Última atualização do currículo em 05/05/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Estudos Literários, na área de concentração Teoria e Crítica do Drama, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Clássicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro Clássico, Releituras de Textos Gregos e Latinos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jane Kelly de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. K.;OLIVEIRA, JANE KELLY DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Praça santos andrade, n. 1
Centro
84010919 - Ponta Grossa, PR - Brasil
Telefone: (42) 32203300


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Estudos Literários.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: As funções do coro na comédia de Aristófanes, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria Celeste Consolin Dezotti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2003 - 2005
Mestrado em Estudos Literários.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A ilusão dramática na comédia grega antiga Acarnenses, de Aristófanes.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Celeste Consolin Dezotti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Aristófanes; Comédia; Comédia grega; Ilusão dramática; Quarta parede; teoria teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
1999 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Ilusão Dramática na Comédia Antiga.
Orientador: Maria Celeste Consolin Dezotti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Funcionalidades Moodle. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2008 - 2008
Os doze trabalhos de Héracles e sua importância na. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Teatro e Justiça- um percurso civilizacional. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
O riso na tragédia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Elementos do Espetáculo na Tragédia Grega. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Noções de Métrica Grega e Latina: o Hexâmetro Épic. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Publicação Científica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Normalização Para Referência Bibliográfica de Docu.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Os Hinos Homéricos. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
As Formas de Literatura Dramática do Classicismo A.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Estágio Em Nível de Graduação. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Leituras de Teatro: Grandes Fontes do teatro Moder.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Oficina de Vivências Teatrais. (Carga horária: 9h).
Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Jornada de Educação Cognição Cultura e Ética. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Três Olhares Sobre a Mulher Romana. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
El Discurso Erótico en La Poesia Augustea. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Ponta Grossa, .

02/2011 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Língua Latina
Literatura e Cinema
Literatura e Mulher
Morfossintaxe
Orientação de TCC
Cultura e herança clássica
12/2013 - 12/2015
Extensão universitária , Universidade Estadual de Ponta Grossa, .

Atividade de extensão realizada
Teatro Clássico: Leitura de Textos.
04/2011 - 03/2015
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador do TCC dos Cursos de Letras.
03/2011 - 05/2014
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro Conselheiro do Colegiado do Curso de Letras.
04/2011 - 04/2013
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão "Cinemas e Temas".

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/2007 - 2/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Clássica
Língua Grega Intrumental
Língua Latina Instrumental
Monografia
7/2006 - 7/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

09/2008 - 09/2008
Ensino, Letras, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulo: "A fábula antiga e o estudo dos diferentes tipos de discursos narrativos" No Projeto de Ensino intitulado FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DE LETRAS
4/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Do latim ao texto latino; do texto latino à recepção atual dos clássicos.
7/2006 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Grega Instrumental
Literatura Latina
Monografia
Sintaxe

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - 10/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
língua e literatura grega


Linhas de pesquisa


1.
Literatura Grega
2.
Língua Grega
3.
Apropriação das identidades clássicas: a intertextualidade e suas implicações estéticas e históricas.
4.
Literatura clássica grego-romana e sua permanência na modernidade


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Literatura clássica greco-romana e sua permanência na modernidade.
Descrição: Diante do que a literatura clássica Greco-romana representa e diante das inevitáveis recuperações deste referencial identitário construído na antiguidade ocidental, mas ainda presente em nossas produções atuais (seja para reafirmá-lo ou negá-lo), propomos esta Pesquisa Continuada como um espaço para abrigar projetos de alunos e de professores que desejem desenvolver seus estudos ligados a este tema. A proposta é abrigar pesquisas que sejam voltados ao estudo dos textos clássicos da antiguidade Greco-romana ou dos textos modernos que estabeleçam relação intertextual com os textos daquela época..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Construção espacio-temporal na comédia de Aristófanes.
Descrição: O projeto propõe-se a verificar as estratégias performáticas, narrativas ou linguísticas de construção espacio-temporais nas comédias de Aristófanes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jane Kelly de Oliveira - Coordenador / Amanda Franz - Integrante / Karen Tiburcio Martins - Integrante.
2011 - 2013
Apropriação das identidades clássicas: a intertextualidade e suas implicações estéticas e históricas.
Descrição: A proposta é verificar os processos de apropriações textuais em uma comédia latina e uma comédia brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
A Evolução da Narrativa: do Clássico à Modernidade
Descrição: O projeto visa à pesquisa, dentro de um corpus de textos selecionados, dos elementos discursivos que permitam identificar a evolução das características do gênero narrativo, desde os tempos clássicos à modernidade. Tomando-se como referencial obras clássicas - entre os latinos particularmente de Virgílio, de Lucano, de Ovídio, de Petrônio; entre os gregos as épicas homéricas e a outras, chamadas hoje pela crítica de romance grego - pretende-se investigar o processo da evolução da narrativa; a investigação, enquanto busca da compreensão das mudanças que, ao final, confluíram no romance moderno caracterizado como forma épica dos tempos atuais, deverá ensejar uma matriz comum a estudos diversificados, atendendo às preferências dos pesquisadores que participam do projeto. Essa investigação supõe, necessariamente, por conta de ser conteúdo e componente da narrativa clássica, o estudo generalizado do mito greco-latino e, por via de conseqüência, o estudo do trato moderno do mito. Assume-se, pois, o compromisso da continuidade de pesquisas anteriores, com suporte de partida nos textos da epopéias clássicas; a seguir, busca-se outros textos que, mesmo dentro da estrutura formal ditada pela tradição (inclusive em textos do chamado romance grego ou outros, gregos ou latinos), inserem inovações técnicas provocativas, rumo à evolução da narrativa,. A ênfase de sempre é a investigação dos elementos característicos, formais e de conteúdo, da narrativa evoluída do epos para o romance, o conto e a novela - a narrativa, enfim, que a crítica definiu como epopéia burguesa. Neste sentido, o projeto poderá abrigar estudos que assumirão, com freqüência, o viés de estudo comparado e análise de intertextualidades e recorrências temáticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Jane Kelly de Oliveira - Integrante / Eliane Batista - Integrante / Aécio Flávio de CArvalho - Coordenador / Clarice Zomonaro Cortez - Integrante.
2009 - 2010
O intertexto em duas comédias: Diálogo entre Comédia da Panela, de Plauto, e O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna.
Descrição: O projeto de pesquisa ?O intertexto em duas comédias: Diálogo entre Comédia da Panela, de Plauto e O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna? origina de observações acerca dos processos de construção literária, que tem a paradoxal natureza de pretender originalidade mas contar sempre com a mesma possibilidade de materialização: o discurso. A mesma materialidade discursiva que, por meio da genialidade inventiva dos escritores, dá forma a obras originais é derivada de um macrocosmo discursivo e, por isso mesmo, não pode ser totalmente original. Os autores buscam inspiração no passado, em temas e formas já utilizados por outros. A novidade está justamente na resignificação destes temas e formas e sua adequação à conjuntura sociocultural da época em que o texto é escrito, ou melhor, reescrito. O processo de ressemantização, por meio de um mecanismo de apropriação intertextual, garante não a novidade temática, mas a novidade na combinação de diferentes elementos que ocasiona um novo texto. Essa implicação histórica no processo de significação estética fica mais premente quando estudamos textos cômicos, uma vez que grande parte das teorias sobre riso apontam uma subdeterminação dos motivos do riso ao contexto histórico-cultural. Nossa proposta é verificar, de acordo com sugestões teóricas de Berson e Propp, como um autor da antiguidade latina e um autor brasileiro contemporâneo utilizam os mecanismos discursivos na construção do riso. As obras O Riso, de Bergson, e Comicidade e Riso, de Propp, elencam categorias de construção da comicidade. Também apontam que o contexto histórico pode definir os motivos de riso de um povo. A partir desses ensinamentos, objetiva-se, no presente trabalho, comparar a obra brasileira, O Santo e Porca, de Ariano Suassuna, com a obra teatral Comédia da Panela, composta e apresentada por Plauto, na antiguidade. Observaremos, nestas duas peças, o que é mantido e o que é mu.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jane Kelly de Oliveira - Coordenador / Aécio Flávio de CArvalho - Integrante / Janete Aparecida de Souza Cenci - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2009
O Coro da Comédia Grega Antiga.
Descrição: Nosso objetivo é descrever as funções do coro na comédia antiga grega. Para isso, observaremos as 11 comédias de Aristófanes, comediógrafo que produziu durante o século V a. C., em Atenas. A proposta é examinar o papel do coro na ação dramática focalizando-o sob os aspectos: (a) O desenvolvimento da intriga, buscando definir como o coro contribui para o desenvolvimento do enredo; (b) A performance, observando a atuação do coro na encenação, sobretudo no que diz respeito à orientação cênica dos atores e às entradas e saídas de personagens. Observamos que o coro na comédia não possui um comportamento padrão, em cada comédia age de forma diferente. Em relação ao herói, o coro pode se mostrar favorável como em Aves, ou dividir-se em dois semicoros como em Acarnenses, em que um semicoro o apóia e outro o persegue; pode ser constituído por pessoas de diversos lugares como em Paz, por divindades, como em Nuvens, por mulheres gregas, como Assembléia de Mulheres, ou, como é comum, por animais; o coro pode se comportar como astuto e manipulador, como as Nuvens ou ser convencido por uma boa argumentação como as Aves. Enfim, o coro sempre surpreende o leitor revelando um traço sui generis em cada peça. Mas notamos que, em algumas comédias, o coro tem um comportamento que vai muito além do comportamento esperado da personagem desempenhada por ele. Nestas comédias, ele parece superar seu papel ficcional e agir como mais um dos elementos cênicos que compõe a estrutura do teatro ao cumprir a função de orientar o espetáculo cênico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jane Kelly de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2013 - 2015
Teatro Clássico: Leitura de Textos
Descrição: O projeto visa à leitura, estudo e divulgação de obras teatrais da antiguidade clássica Greco-latina e suas releituras. Num primeiro momento, as pessoas envolvidas no projeto participarão de reuniões nas quais serão lidas e/ou discutidas as obras de teatro clássico, bem como obras críticas sobre teatro, teatro antigo, e obras que versem sobre as condições materiais da realização cênica na antiguidade clássica. Desta forma, os participantes estarão preparados para realizar a segunda parte do projeto. Num segundo momento, a proposta é constituir um grupo que atualize as obras clássicas e proponha leituras dramatizadas das mesmas em um evento, efetivando, assim, a divulgação de tais textos. Este processo, que prevê a preparação dos envolvidos e, depois, a divulgação dos temas abordados para a comunidade interna e externa...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2006 - 2009
Estudos Clássicos: o Texto e a Crítica
Descrição: Este projeto de ensino visa propor situações de estudo de diversos textos clássicos. O trabalho das pessoas envolvidas no projeto consistirá na leitura das obras, traduzidos para o português ou para outra língua de domínio das envolvidos. Muitas vezes haverá a leitura de trechos mais significativos na língua original; e (ii) na leitura de obras críticas e teóricas que versam sobre o texto original. Por meio da leitura do texto original e de obras de relevância que discutam o assunto buscar-se-á o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita que possibilitem aos envolvidos no trabalho tomarem parte nas discussões atuais sobre os autores da antiguidade clássica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Jane Kelly de Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas/Especialidade: Teatro Grego.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
MENÇÃO HONROSA NO XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (melhor trabalho na área de humanas), UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, JANE KELLY DE2017OLIVEIRA, JANE KELLY DE. Mecanismo de performance cênica nas comédias de Aristófanes: ponto e focalização. Acta Scientiarum (UEM), v. 39, p. 281-290, 2017.

2.
OLIVEIRA, J. K.;OLIVEIRA, JANE KELLY DE2011OLIVEIRA, J. K.; VIEIRA, Brunno V. G. . Alguns apontamentos sobre cícero tradutor de poesia. Scientia Traductionis, v. 1, p. 133-140, 2011.

3.
OLIVEIRA, J. K.;OLIVEIRA, JANE KELLY DE2004OLIVEIRA, J. K.; MOTA, E. C. ; CAMARGO, L. M. C. ; FALEIROS, M. O. ; CASTILHO, T. H. . Análise do conto Teorema de Herberto Helder. Foco (Ribeirão Preto), v. 1, p. 51-65, 2004.

4.
OLIVEIRA, J. K.;OLIVEIRA, JANE KELLY DE2004OLIVEIRA, J. K.; VÍCOLA, D . Marinheiro à deriva e os ventos pessoanos: uma interpretação dos símbolos d'O Marinheiro, de fernando Pessoa.. Boletim. Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, J. K.; SANTOS, F. B. (Org.) . Estudos Clássicos e seus desdobramentos: artigos em homenagem à professora Maria Celeste Consolin Dezotti. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. v. 1. 326p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, J. K.; SANTOS, F. B. . Maria Celeste Consolin Dezotti ou uma vida dedicada aos estudos clássicos no Brasil. In: Oliveira, J. K. ; Santos, F. B. (Org.). Estudos Clássicos e seus desdobramentos: artigos em homenagem à professora Maria Celeste Consolin Dezotti. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 1, p. 7-13.

2.
OLIVEIRA, J. K.. Cultura coral na Grécia Antiga: performance do coro e seu papel na formação do cidadão grego. In: Oliveira, J. K.; Santos, F. B.. (Org.). Estudos Clássicos e seus desdobramentos: Artigos em homenagem à professora Maria Celeste Consolin Dezotti. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 1, p. 133-148.

3.
OLIVEIRA, J. K.. Refiguração do pensamento mitológico grego na comédia de Aristófanes. In: SOUZA, José Renato de Araújo; SILVA, José Lourenço Pereira da. (Org.). Educação, política e religião no mundo antigo. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 71-87.

4.
OLIVEIRA, J. K.. Festa e Utopia em Acarnenses. In: LESSA, F. S.; BUSTAMANTE, R. M. C.. (Org.). Memória e Festa. Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2005, v. , p. 215-220.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. K.; GALVAO, L. O. . O destino d´Os filhos de Húrin: vestígios da literatura clássica no mundo secundário de J. R. R. Tolkien. In: V Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá - PR. Anais do V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação - Múltiplos Olhares. Maringá: UEM, 2017. v. 1. p. 949-960.

2.
OLIVEIRA, J. K.. Prólogos das comédias de Terêncio: Formação de crítica e de público. In: IX ciclo de Estudos da Linguagem e II Congresso Internacional de Estudos da Linguagem, 2017, Ponta Grossa. Anais do IX ciclo de Estudos da Linguagem e II Congresso Internacional de Estudos da Linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 2017. v. 1. p. 1-13.

3.
OLIVEIRA, J. K.; ARTMANN, L. S. . Harry Potter, o herói de mil faces: A herança da cultura clássica na literatura contemporânea. In: IX ciclo de Estudos da Linguagem e II Congresso Internacional de Estudos da Linguagem, 2017, Ponta Grossa. Anais do IX ciclo de Estudos da Linguagem e II Congresso Internacional de Estudos da Linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 2017. v. 1. p. 1-12.

4.
OLIVEIRA, J. K.; CENCI, J. A. S. . Uma história e duas estratégias distintas de produção de riso: como Suassuna transforma a peça de Plauto.. In: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Litrários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2010. v. 1. p. 1-13.

5.
OLIVEIRA, J. K.. A estrutura enunciativa na comédia grega antiga: as indicações cênicas no prólogo de Acarnenses. In: II Conali: Congresso Nacional de Linguagens em interação, 2008, Maringá. Anais do II Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008.

6.
OLIVEIRA, J. K.. Seria Aristópfanes, Sec.V a.C, um pós modernista?. In: Conali, 2006, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: TAC Multimídia, 2006. v. 1. p. 348-352.

7.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consolin . A ilusão dramática na Comédia Grega Antiga: Acarnenses de Aristófanes. In: IV Seminário de Pesquisa, 2004, Araraquara. Caderno de Artigos - Anais do IV Seminário de Pesquisa. Araraquara: Unesp, 2004. p. 205-213.

8.
OLIVEIRA, J. K.. A ilusão dramática da comédia grega antiga: Acarnenses, de Aristófanes.. In: IV Seminário de Pesquisa, 2003, Araraquara. Caderno de Artigos: Anais do IV Seminário de Pesquisa., 2003. p. 205-213.

9.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consollin . Formas de quebra da ilusão dramática em Aristófanes. In: IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2001, Ouro Preto - MG. Programa e Resumos. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2001. v. 01. p. 87-87.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. K.; URBANSKI, A. . O papel da música na tragédia brasileira Gota d'Água. In: 13o Conex, 2015, Ponta Grossa. Anais do 13o Conex, 2015. p. 1-6.

2.
OLIVEIRA, J. K.. Comédias de Aristófanes: O viés da performance cênica.. In: Ciclo de Palestras de Cultura Clássica: A literatura antiga em debate, 2015, Maringá. Caderno de resumos, 2015. p. 4-7.

3.
OLIVEIRA, J. K.; FRANZ, A. . Metateatro em As Tesmoforiantes: Um exercício de crítica teatral na comédia de Aristófanes. In: XXIV Encontro Anual de Iniciação Científica - UEPG, 2015, Ponta Grossa. Anais do Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2015.

4.
OLIVEIRA, J. K.; Pinto, A. L. G. ; Weçolovis, R. . Diálogos dos Mortos, de Luciano de Samósata: Uma experiência com leitura dramatizada.. In: 13o CONEX: Conversando sobre extensão, 2015, Ponta Grossa. Anais do 13o Cones, 2015. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. K.. Coro feminino de Lisístrata e sua importância no desenvolvimento do enredo - um exercício de análise semiológica. In: VI Ciclo internacional de estudos antigos e medievais - CIEM, 2015, Assis. VI CIEAM - Programação e resumos, 2015. p. 54-54.

2.
OLIVEIRA, J. K.; FRANZ, A. . Tempo e Espaço em As Tesmoforiantes: Estratégias de reconfiguração espacio-temporal e a importância do espectador na recepção da obra.. In: VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2015, Assis. VI CIEM - Programação e resumos, 2015. p. 53-53.

3.
OLIVEIRA, J. K.. Estratégias linguísticas de construção de humor em Anfitrião, de Plauto, e em um deus dormiu lá em casa, de Guilherme de Figueiredo.. In: VII - Ciclo de estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no Breve Século XX, 2013, Ponta Grossa-PR. Caderno de Resumos do VII Ciclo de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa, 2013. v. 1. p. 49-49.

4.
OLIVEIRA, J. K.. Inserção de rubricas na tradução da comédia latina A sogra, de Terêncio.. In: IV Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá-PR. Caderno de Resumos do IV Conali. Maringá-PR: UEM, 2013. v. 1. p. 221-221.

5.
OLIVEIRA, J. K.. Humor e identidade social: uma comparação entre Anfitrião e Um deus dormiu lá em casa.. In: IV Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá-PR. Caderno de Resumos do IV Conali. Maringá-PR: UEM, 2013. v. 1. p. 217-217.

6.
OLIVEIRA, J. K.. Coro, público, ação: o papel do coro na recepção cênica da Comédia Grega Antiga. In: 1o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2010. p. 392-393.

7.
OLIVEIRA, J. K.; CENCI, J. A. S. . Uma história e duas estratégias distintas de produção de riso: Como Suassuna transforma a peça de Plauto?. In: 1o CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2010. p. 702-702.

8.
OLIVEIRA, J. K.. Aristófanes e a Contrução Ficcional da pólis ateniense. In: XXI Seminário de Estudos Clássicos: Representações e Apropriações da Natureza na Antiguidade, 2010, Niterói. Caderno de Resumos. Niteróis: Instituto de Letras - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (UFF / IL / GLC), 2010. p. 19-20.

9.
OLIVEIRA, J. K.. "Assembléia de Mulheres": importância do coro na realização do espetáculo. In: XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2009, Natal-RN. XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos: Amizade e prazer no mundo antigo - Catálogo Geral, 2009. p. 51-52.

10.
OLIVEIRA, J. K.. A Recepção da Cultura Clássica Ontem e Hoje II. In: II Conali, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Clichetec, 2008.

11.
OLIVEIRA, J. K.. Uma atribuição do coro na performance cênica da comédia. In: XVI Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2007, Araraquara. Ócio e Trabalho no Mundo Antido, 2007. p. 74-74.

12.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consolin . As funções do coro na comédia de aristófanes. In: VI Seminário de Pesquisa - Programa de pós graduação em estudos literários, 2006, Araraquara. Caderno de Resumos. Araraquara: Unesp, 2006. p. 56-56.

13.
OLIVEIRA, J. K.. Seria Aristófanes (séc.V a.C) um pós-modernista?. In: Conali: Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá. I Conali: Caderno de Programação e Resumos. Maringá: Clichetec, 2006. v. 1. p. 97-97.

14.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consollin . O Reconhecimento nas Comédias de Aristófanes. In: XXI Semana de Estudos Clássicos, 2006, Araraquara. Caderno de Resumos XXI Semana de Estudos Clássicos. Araraquara: UNESP/ SBEC, 2006. p. 19-19.

15.
OLIVEIRA, J. K.. Festa e Utopia em Acarnenses. In: VI Congresso da SBEC: Memória e Festa, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2005. p. 41-41.

16.
OLIVEIRA, J. K.. A competitividade em Acarnenses, de Aristófanes.. In: XIX Semana de Estudos Clássicos, 2004, Araraquara. Catálogo de resumos, 2004. p. 33-34.

17.
OLIVEIRA, J. K.. A explícita didascália em Acarnenses, de Aristófanes. In: V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2003, Pelotas. Caderno de Resumos, 2003. p. 41-41.

18.
OLIVEIRA, J. K.. A ilusão dramática na comédia grega antiga: Acarnenses, de Aristófanes. In: IV Seminário de Pesquisa, 2003, Araraquara. Caderno de Resumos, 2003. p. 49-49.

19.
OLIVEIRA, J. K.. O coro da comédia antiga como orientador cênico.. In: 10o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP., 2002, São Paulo. CD ROOM: 2002 SIICUSP - HUMANAS, 2002.

20.
OLIVEIRA, J. K.. O Coro na comédia antiga. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2002, Presidente Prudente. CD ROOM: 2002 - HUMANAS, 2002.

21.
OLIVEIRA, J. K.. O papel do coro na comádia grega antiga. In: XVII Semana de Estudos Teatrais, 2002, Araraquara. Caderno de Resumos, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. K.. Prólogos das comédias de Terêncio: Formação de crítica e de público. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, J. K.. Ficção no teatro e na vida: sobre algumas coisas que vi, vivi e aprendi por ter estudado grego antigo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARTMANN, L. S. ; OLIVEIRA, J. K. . Harry Potter, o herói de mil faces: A herança da cultura clássica na literatura contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, J. K.. Reconfigurações dos mitos na tragédia e na comédia gregas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, J. K.. Comédia aristofânica em cena: funções do coro na realização do espetáculo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OLIVEIRA, J. K.. O teatro de ideias de Terêncio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
OLIVEIRA, J. K.. Estratégias linguísticas de construção de humor em Anfitrião, de Plauto, e em um deus dormiu lá em casa, de Guilherme de Figueiredo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
OLIVEIRA, J. K.. Diálogos velados entre a antiguidade e a modernidade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, J. K.. Múltiplas representações da mulher no teatro grego antigo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, J. K.. O ensino de latim na universidade brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
OLIVEIRA, J. K.. Aristófanes e a Construção Ficcional da Pólis Ateniense. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OLIVEIRA, J. K.. Coro, público, ação: o papel do coro na recepção cênica da Comédia Grega Antiga. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, J. K.; CENCI, J. A. S. ; CARVALHO, Aécio Flávio de . Uma história e duas estratégias distintas de produção de riso: como Suassuna transforma a peça de Plauto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, J. K.. Assembléia de Mulheres: importância do coro na realização do espetáculo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, J. K.. Organização de tempo e espaço nas comédias gregas antigas: estratégias da performance. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CENCI, J. A. S. ; OLIVEIRA, J. K. . Os instrumentos linguísticos de comicidade em Plauto e Suassuna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CENCI, J. A. S. ; OLIVEIRA, J. K. . O intertexto em duas comédias: A comédia da panela, de Plauto, e O santo e a porca, de Ariano Suassuna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, J. K.. A representação do mito nas comédia de Aristófanes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
OLIVEIRA, J. K.. A estrutura enunciativa na comédia grega antiga: as indicações cênicas no prólogo de Acarnenses.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, J. K.. A parábase como um mecanismo de organização espacio-temporal nas comédias Paz e Rãs.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, J. K.; Schell, Melissa Cristina . O papel do coro na Comédia Grega Antiga. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
OLIVEIRA, J. K.. Uma atribuição do coro na performance cênica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consollin . O coro na comédia grega antiga. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
OLIVEIRA, J. K.. O reconhecimento nas comédias de Aristófanes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEIRA, J. K.. Seria Aristófanes (Sec.V a.C.) um pós-modernista?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
OLIVEIRA, J. K.. Festa e utopia em Acarnenses. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
OLIVEIRA, J. K.. A competitividade em Acarnenses, de Aristófanes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA, J. K.. O artifício da arte revelado na comédia antiga. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
OLIVEIRA, J. K.. O efeito de real em um gênero que despreza a ilusão: procedimentos de composição utilizados por Aristófanes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
OLIVEIRA, J. K.. A explícita didascália em Acarnenses, de Aristófanes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
OLIVEIRA, J. K.. Ailusão dramática na Comédia Antiga: Acarnenses, de Aristófanes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
OLIVEIRA, J. K.. O papel do coro na comédia grega. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consolin . O coro da comédia grega antiga como orientador cênico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consolin . O papel do coro na comédia grega. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
OLIVEIRA, J. K.. Formas de quebra de ilusão dramática em Aristófanes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consolin . As rupturas de Ilusão na Comédia Antiga. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, J. K.; MALHADAS, Daisi ; DEZOTTI, Maria Celeste Consollin ; NEVES, Maria Helena de Moura . Dicionário Grego-Português. Vol. 1. (alfa-delta). Cotia: Ateliê Editorial, 2006 (revisão).

2.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, M. C. C. . Os Jogos Olímpicos na Grécia antiga 2000 (home page).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, J. K.. Dramaturgia em foco - parecer em artigo. 2017.

2.
OLIVEIRA, J. K.. Educação e Linguagens - Parecer em artigo. 2015.

3.
OLIVEIRA, J. K.. Organon - Parecer em 2 artigos. 2014.

4.
OLIVEIRA, J. K.. Itinerários - parecer em artigo. 2014.

5.
OLIVEIRA, J. K.. Ata Scientiarum. 2013.

6.
OLIVEIRA, J. K.. Organon. 2013.

7.
OLIVEIRA, J. K.; Soler, Ricardo ; Lugli, Viviane Cristina Poleto ; SILVA, A. O. . Processo de ascensão de nível de docente. 2009.

8.
OLIVEIRA, J. K.. Comissão de ascensão de nível de docente. 2008.

9.
OLIVEIRA, J. K.. Revista Acta Scientiarum (2 pareceres). 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, J. K.; RACHED, Cláudia Manuel ; KIBUKA, G. D. . Aspectos da Comédia Aristofânica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, J. K.. A fábula antiga e o estudo dos diferentes tipos de discursos narrativos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, J. K.; CARVALHO, Aécio Flávio de . Do Latim ao Texto Latino: do Texto Latino à Recepção Atual dos Clássicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, J. K.. Dicionário Grego-português, Vol. 1 (alfa-delta). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dicionário).

5.
OLIVEIRA, J. K.. A coro na comédia grega antiga. 2005. (Relatório de pesquisa).

6.
OLIVEIRA, J. K.; DEZOTTI, Maria Celeste Consolin ; RACHED, Cláudia Manuel . Sala de Estudos clássicos Gilda Reale. 2004. (Organização de sala de estudos clássicos).

7.
OLIVEIRA, J. K.. A ilusão drmática na comédia grega antiga. 2003. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, J. K.; URBANSKI, A. ; FRANZ, A. ; Pinto, A. L. G. ; Leachenski, J. ; Oliveira, K. ; Freitas, L. ; CARREIRA, M. B. ; Weçolovis, R. ; Moreira, U. A. . Leitura Dramatizada de Diálogos dos Mortos. 2014. Teatral.

2.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura Dramatizada de Diálogos dos Mortos. 2011. Teatral.

3.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura Dramatizada de Comédia da Panela. 2011. Teatral.

4.
OLIVEIRA, J. K.; FLORY, A.V. . Leitura dramática de textos de Arthur de Azevedo. 2009. Teatral.

5.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de O Anfitrião, de Plauto. 2006. Teatral.

6.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Ramtitudes. 2004. Teatral.

7.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Disjunções (Cenas de ódio e de sangue na mahabharata). 2001. Teatral.

8.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de As Nuvens, de Aristófanes. 2000. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Dido e Enéias. 2004 (Leitura dramatizada de Leitura dramatizada).

2.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de A Ira de Aquiles. 2004 (Leitura dramatizada de Leitura dramatizada).

3.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Lisístrata, de Aristófanes. 2003 (Leitura dramatizada).

4.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Os Menecmos, de Plauto. 2003 (Leitura dramatizada).

5.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Os Diálogos dos Mortos, de Luciano de Samósata. 2002 (Leitura dramatizada).

6.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Epigramas de Catulo e Marcial. 2002 (Leitura dramatizada).

7.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Contas da Índia. 2002 (Leitura dramatizada).

8.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de As Bacantes, de Eurípides. 2001 (Leitura dramatizada).

9.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de O Soldado Fanfarrão, de Plauto. 2001 (Leitura dramatizada).

10.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Antígona, de Sófocles. 2001 (Leitura dramatizada).

11.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de O Asceta e a Cortesã. 2001 (Leitura dramatizada).

12.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Anfitrião, de Plauto. 2001 (Leitura dramatizada).

13.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de A Comédia da Panela, de Plauto. 2000 (Leitura dramatizada).

14.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de As Nuvens, de Aristófanes. 1999 (Leitura dramatizada).

15.
OLIVEIRA, J. K.. Leitura dramatizada de Medéia, de Eurípides. 1999 (Leitura dramatizada).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, J. K.; PASCOLATI, Sonia A. V.; MACIEL, D. A. V.; FERNANDES, F. A. G.; CEZAR, A. C.. Participação em banca de Tacyana Muniz Caldonazzo Moretti. Trágico e tragédia em Uma mulher vestida de sol, de Ariano Suassuna.. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
OLIVEIRA, J. K.; DUARTE, A. S.; LOPES, D.R.N.. Participação em banca de Milena de Oliveira Faria. Quando as mulheres estão no poder: ambiguidades, obscuridades, e referências políticas em As Tesmoforiantes, de Aristófanes. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
DUARTE, A. S.; OLIVEIRA, J. K.. Participação em banca de Milton Luiz Torres. A impostura de Aristófanes. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

2.
Pessanha, N. M.; OLIVEIRA, J. K.; Teixeira, A. L.; Damasceno, S. C.; Cairus, H. F.. Participação em banca de Greice Ferreira Drumond Kibuuka. A Comédia de Aristófanes na fase de Transição. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, J. K.; CARVALHO, Aécio Flávio de; CORTEZ, Clarice Zomonaro. Participação em banca de Leia Rachel Teixeira de Souza. A influência Horaciana nas Odes de Ricardo Reis. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PACHECO, k.c.; OLIVEIRA, J. K.; Schardong, R.. Participação em banca de Allyne Urbansky.Maria Luísa (1933), de Lúcia Miguel Pereira: Uma reflexão sobre mulher e literatura.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
OLIVEIRA, J. K.; Schardong, R.; PACHECO, k.c.. Participação em banca de Lucélia OTT Mateus.Prudência e Discrição em La Fuerza da la Sangre, de Miguel de Servantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
OLIVEIRA, J. K.; Schardong, R.; Clarindo, A. L. F.. Participação em banca de Murilo Roberto Sansana.Confluência entre o cinismo e a loucura em O Licenciado Vidriera.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
OLIVEIRA, J. K.; SKEIKA, J. A.; MORAIS, E.. Participação em banca de Luciana Asadczuk.O duplo e as identidades sociais pós-modernas em Ela e outras mulheres, de Rubem Fonseca.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
OLIVEIRA, J. K.; CONTO, L.; CARREIRA, M. B.. Participação em banca de Carolina Correia Machado.Nomes: um breve histórico dos conceitos dentro da gramática tradicional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DOLINSKI, J. T.; OLIVEIRA, J. K.; CARREIRA, M. B.. Teste seletivo para a área de Língua Portuguesa e Linguística.. 2014. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
OLIVEIRA, J. K.. Membro titular de Exame de Seleção de Professor Substituto na área de Letras Clássicas. 2014. Universidade Federal do Paraná.

3.
BARBOSA, P.; OLIVEIRA, J. K.; Moura, A. R.. Teste seletivo para professor de Cultura Clássica. 2010. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM.

4.
OLIVEIRA, J. K.; BATISTA, Eliane; BARBOSA, P.. Banca de concurso de seleção de monitor de língua latina. 2010. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM.

5.
OLIVEIRA, J. K.; BATISTA, Eliane; BARBOSA, P.. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina língua clássica: grego instrumental. 2010. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM.

6.
OLIVEIRA, J. K.; ROSA, E. B.; IPIRANGA JUNIOR, P.. Concurso Público para carreira do Magistério Público do Ensino Superior. Área de Cultura Clássica. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

7.
BATISTA, Eliane; OLIVEIRA, J. K.; BARBOSA, P.. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Língua Latina.. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

8.
OLIVEIRA, J. K.; BATISTA, Eliane; BARBOSA, P.. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Língua Clássica: Grego Instrumental. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

9.
OLIVEIRA, J. K.; BATISTA, Eliane. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Contratação de professor colaborador- área de Língua Latina. 2007. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

10.
OLIVEIRA, J. K.; BATISTA, Eliane; CARVALHO, Aécio Flávio de. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Língua Clássica: Grego Instrumental.. 2007.

11.
OLIVEIRA, J. K.; BATISTA, Eliane; CARVALHO, Aécio Flávio de. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Língua Latrina. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de avaliação da prova de redação do processo de avaliação seriada-PAS/UEM. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

2.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Inverno. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

3.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de avaliação da prova de redação. Vestibular de verão.. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

4.
BATISTA, Eliane; BARBOSA, P.; OLIVEIRA, J. K.. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Língua Latina. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

5.
OLIVEIRA, J. K.; BATISTA, Eliane; BARBOSA, P.. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Língua Clássica: Grego instrumental. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

6.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de Avaliação da prova de redação do EAD. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

7.
OLIVEIRA, J. K.; BARBOSA, P.; BATISTA, Eliane. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Língua Latina. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

8.
OLIVEIRA, J. K.; BARBOSA, P.; BATISTA, Eliane. Banca do concurso de seleção de monitor da disciplina Línga Clássica: Grego Intrumental. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

9.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de Avaliação do Concurso Vestibular da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. 2007. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

10.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de avaliação da prova discursiva de língua portuguesa- Vestibular de inverno. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

11.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de avaliação da prova discursiva de língua portuguesa do concurso Vestibular de Verão 2006. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

12.
OLIVEIRA, J. K.. Banca de Avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do Concurso Vestibular de Verão 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3o Encontro de Cultura Clássica da UEPG: O mito em perspectiva.Reconfiguração dos mitos na comédia e na tragédia gregas. 2015. (Encontro).

2.
IV Ciclo de Palestres de Cultura Clássica: A literatura antiga em debate.Comédias de Aristófanes: o viés da performance cênica. 2015. (Outra).

3.
VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Tempo e Espaço em As Tesmoforiantes: Estratégias de reconfiguração espacio-temporal e a importância do espectador na recepção da obra.. 2015. (Congresso).

4.
VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Coro feminino de Lisístrata e sua importância no desenvolvimento do enredo - um exercício de análise semiológica. 2015. (Congresso).

5.
XXIV Encontro Anual de Iniciação Científica - UEPG.Comunicação oral. 2015. (Encontro).

6.
2o Encontro de Cultura Clássica da UEPG: Ironia em Cena.Breve introdução a Diálogos dos Mortos, de Luciano de Samósata. 2014. (Encontro).

7.
3o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O teatro de ideias de Terêncio. 2014. (Simpósio).

8.
IV Encontro do GELIT - "O texto literário: Confluências".A recepção dos clássicos em O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. 2014. (Encontro).

9.
XXVII Semana de Estudos Clássicos. Comédias aristofânica: funções do coro na realização do espetáculo. 2014. (Congresso).

10.
IV Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. Humor e identidade social: uma comparação entre Anfitrião e Um deus dormiu lá em casa.. 2013. (Congresso).

11.
VII Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no Breve Século XX.Estretágias linguísticas de construção de humor em Anfitrião, de Plauto, e em um deus dormiu lá em casa, de Guilherme de figueiredo.. 2013. (Simpósio).

12.
I Colóquio Mulher e Sociedade.Múltiplas representações da mulher no teatro grego antigo.. 2012. (Outra).

13.
1o Encontro de Cultura Clássica da UEPG: Diálogos.Diálogos velados entre a antiguidade e a modernidade. 2011. (Encontro).

14.
1o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4o CELLI - Colóquio de Estudos Literários. Coro, público, ação: o papel do coro na recepção cênica da Comédia Antiga.. 2010. (Congresso).

15.
XXI Seminário de Estudos Clássicos: Representações e Apropriações da Natureza na antiguidade..Aristófanes e a Construção Ficcional da Pólis Ateniense.. 2010. (Seminário).

16.
1a Jornada Interartes Outras Palavras.Organização de tempo e espaço nas comédias gregas antigas: estratégias da performance. 2009. (Outra).

17.
1a Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do DLE.O papel do coro na Comédia Antiga. 2008. (Outra).

18.
II Congresso Nacional de Linguagens em Interação.A Recepção da Cultura Clássica Ontem e Hoje II.. 2008. (Simpósio).

19.
II Congresso Nacional de Linguagens em Interação (II Conali). Cultura Clássica e Literatura Moderna. 2008. (Congresso).

20.
I Congresso Nacional de Linguagens em Interação.Seria Aristófanes, sec V a. C., um Pós-modernista?. 2006. (Simpósio).

21.
XXI Semana de Estudos Clássicos e IV Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos.O Reconhecimento na Comédias de Aristófanes. 2006. (Encontro).

22.
VI Congresso da SBEC/ XV Ciclo de Debates em História Antiga. Festa e Utopia em Acarnenses. 2005. (Congresso).

23.
III Semana de Estudos Teatrais.O efeito de real em um gênero que despreza a ilusão: procedimentos de composição utilizados por Aristófanes.. 2004. (Encontro).

24.
XII Congresso da Federação Internacional de Estudos Clássicos. O artifício da arte revelado na comédia antiga.. 2004. (Congresso).

25.
XIX semana de estudos clássicos / III Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos.A competitividade em Acarnenses , de Aristófanes. 2004. (Encontro).

26.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Semiótica. A ilusão dramática na comédia grega antiga: Acarnenses, de Aristófanes. 2003. (Congresso).

27.
I Jornada Transdisciplinar de Leitura. 2003. (Encontro).

28.
IV Seminário de Pesquisa.A ilusão dramática na comédia grega antiga: Acarnense, de Aristófanes.. 2003. (Seminário).

29.
V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos / XIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.. A explícita didascália em Acarnenses, de Aristófanes. 2003. (Congresso).

30.
10o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O coro da comédia antiga como orientador cênico. 2002. (Simpósio).

31.
II Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos / XVII Semana de Estudos Clássicos.O papel do coro na comédia grega. 2002. (Encontro).

32.
XIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. O papel do coro na Comédia Grega. 2002. (Congresso).

33.
XIV Semana "Luiz Antônio Martinez Correa" e I Semana de Estudos Teatrais: Teoria e Prática..O papel do coro na comédia antiga. 2002. (Encontro).

34.
III Semana Paulo Leminski: Leminski (en) canta.III Semana Paulo Leminski: Leminski (en) canta. 2001. (Encontro).

35.
IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Formas de Ilusão dramática em Aristófanes. 2001. (Congresso).

36.
V Seminário de Análise do Discurso: Análise do Discurso: Percursos Atuais. 2001. (Seminário).

37.
XIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A Ilusão dramática na comédia grega. 2001. (Congresso).

38.
Oficina Vivência Teatrais.Vivências Teatrais. 2000. (Oficina).

39.
Colóquio da pós-graduação em letras.Colóquio da pós-graguação em Letras: Diálogos sobre a leitura de literatura infantil e juvenil. 1999. (Outra).

40.
Colóquio de Pós-graduação em Letras, Narrativa e Imaginário..Colóquio de Pós-graduação em Letras, Narrativa e Imaginário.. 1999. (Outra).

41.
Encontro Paulista de Estudantes de Letras.Encontro Paulista de Estudantes de Letras. 1999. (Encontro).

42.
I EDIP: Encontro de Estudos Diacrônico do Português.Encontro de Estudos Diacrônico do Português. 1999. (Encontro).

43.
Jornada de Educação: Cognição, Cultura e Ética..Jornada de Educação: Cognição, Cultura e Ética.. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, J. K.. 3o Encontro de Cultura Clássica da UEPG: O mito em Perspectiva. 2015. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, J. K.. 2o Enconro de Cultura Clássica da UEPG: Ironia em Cena. 2014. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, J. K.. 1o Encontro de Cultura Clássica da UEPG: Diálogos. 2011. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, J. K.. EPELPE: Encontro de Profissionais de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2009. (Outro).

5.
OLIVEIRA, J. K.. DLE: 40 anos de graduação e 10 anos de pós-graduação. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leon souza Artmann. Harry Potter e o Heroi de Mil Faces. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

2.
Letícia de Oliveira Galvão. Os filhos de Húrin, de J. R. R. Tolkien: Vestígios da tragédia grega na literatura contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

3.
Fernando Zan Vieira. "A jornada do herói" dos Estúdios Marvel em Homem de Ferro (2008), O Incrível Hulk (2008) e Capitão América: O primeiro vingador (2011). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

4.
Adriana Honório de Souza. A função do Coro em As Rãs, de Aristófanes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

5.
Vanessa stoco. O coro de velho e velhas na obra Lisístrata, de Aristófanes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

6.
Ângela Aparecida de Oliveira. O mito na construção do humor em Anfitrião, de Plauto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

7.
Rejane Aparecida Ramalheira. Eneida: de Virgílio ou das personagens divinas? - Um estudo da influência dos deuses no desenrolar do enredo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Karen Tiburcio Martins. Construção das categorias de espaço e tempo em Lisístrata, de Aristófanes. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

2.
Amanda Franz. Convenções para a contrução das categorias de espaço e tmepo em Tesmoforiantes, de Aristófanes.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

3.
Allyne Urbanski. Gota D'Água e Medeia - Relações dialógicas (vinculado ao Projeto de Extensão Teatro Clássico: Leitura de Textos.). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

4.
Janete Aparecida de Souza Cenci. O intertexto entre duas comédias: diálogo entre Comédia da Panela, de Plauto, e O Santo e a Porca de Ariano Suassuna.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

5.
Melissa Cristina Schell. As dimensões cronotópicas na Comédia de Aristófanes. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Ananery Lacerda Ribeiro. O gênero notícia trabalhado na Sequência Didática.. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

2.
Erotilde de Almeida. O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA, BASEADAS NA TEORIA INTERACIONISTA E NA TEORIA DA RECEPÇÃO. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

3.
Zeneida Aparecida Inglês. A imagem e a palavra; a palavra e a imagem: uma conexão perfeita.. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

4.
Giovana Vieira da Rosa. Leitura e escrita na perspectiva do letramento: o jornal como suporte de sentidos para atividades de leitura e escrita na escola.. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

5.
Gilsea Guerke Cruz. A língua portuguesa e o uso da internet: gêneros textuais digitais no ensino de língua portuguesa. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

6.
Alba Tisque Machado. Ensino e aprendizagem de leitura: reconstruindo histórias infantis. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

7.
Ronicéia Aparecida Biscaia Solak. Leitura: Contando e recontando a história. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

8.
Maria Helena Stremel. Literatura Viva. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

9.
Célia Regina do Prado. Navegando com as crônicas: o circunstancial do nosso cotidiano.. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

10.
Clari Cossetin. A crônica no contexto das práticas discursivas no ensino médio: uma proposta de intervenção.. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

11.
Roseli Helena Rocaglia Scandelai. A fábula como instrumento de formação de leitores: uma atividade discursiva, interativa e social.. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

12.
Thais Gobo Miota. Monitoria da disciplina Língua Clássica - Grego Instrumental. 2009. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

13.
Ione Maria Castiglioni Tasca. Quem não lê não vê: a fábula no contexto escolar. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

14.
Alan Arruda Matos. Monitoria da disciplina de Língua Grega. 2008. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

15.
Aline Camara Dias. Monitoria da disciplina Língua Clássica - Grego Instrumental. 2007. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.

16.
Huang Li Yu. Monitoria da disciplina Língua Latina. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM. Orientador: Jane Kelly de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 9:53:43