Osmar Soares da Silva Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0034156869150268
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Osmar Soares da Silva Filho é Doutor em Poética (Letras) e Mestre em Teoria da Literatura (Letras) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor do Colégio Pedro II, onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II ? NeabiCp2 e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Geparrei, no qual coordena, junto a Paula Cristina Santos Menezes, duas linhas de pesquisa: Racismo e Sociedade e Educação pras relações étnico-raciais, O grupo é ligado ao Programa de Pós-graduação Pesquisa Extensão e Cultura do Colégio Pedro II - Propgpec, onde coordena o Projeto de Extensão Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá), iniciado em 2017, e o Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais do Colégio Pedro II, iniciado em 2018. É membro do LITAN - Grupo de Pesquisa em Literatura de Autoria Negra. Possui experiência como professor, na educação básica e no ensino superior. Foi durante a graduação e o mestrado pesquisador junto ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Mulher na Literatura (Nielm - UFRJ), co-fundado e coordenado pela Profª Dra. Angélica Maria Santos Soares, orientadora de sua dissertação de mestrado e tese de doutorado. Publicou capítulos de livro e inúmeros artigos sobre a poesia de Maria Teresa Horta e de Cecília Meireles, dentre outras autoras. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Poética, tendo atuado nos temas memória, poética e ecologia, teoria crítica africana, educação das relações étnico-raciais no ensino básico, racismo e sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osmar Soares da Silva Filho
Nome em citações bibliográficas
SILVA FILHO, O. S.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Colégio Pedro II.
Rua do Humaitá - até 90 - lado par
Humaitá
22261001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 25362800


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: "A alma ao nível da terra" (Ressonâncias do "Amém" na poesia de Cecília Meireles), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Angélica Maria do Santos Soares.
Bolsista do(a): International Fellowship Program, IFP, Estados Unidos.
Palavras-chave: Cecília Meireles; Literatura; Ecologia; Filosofia da natureza; Ecocrítica; Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Poética.
Setores de atividade: Outro.
2003 - 2005
Mestrado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Memória e História em Mulheres de Abril de Maria Teresa Horta,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Angélica Maria Santos Soares.
Palavras-chave: Memoria; Literatura Portuguesa; História; Maria Teresa Horta; Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2004
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Divisão de Assistência ao Estudante, DAE - UFRJ, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar


Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Anísio Teixeira, ISAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Docente 1° e 2° graus, Carga horária: 40

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Pedro II, .

02/2008 - 04/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literaturas
Português


Linhas de pesquisa


1.
Educação para as Relações Étnico Raciais

Objetivo: Nesta linha de pesquisa convergem os estudos, pesquisas e temáticas dos campos de Educação e das Relações Étnico-Raciais na sociedade brasileira com foco nas desigualdades raciais, culturais, políticas e econômicas do grupo negro e indígena do país. Visa pensar em práticas pedagógicas e formação continuada docente que contemplem o proposto pelas Leis 10639/2003 e 11645/2008, que normatizam a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Neste sentido, a linha de pesquisa ERER, focalizada nas atividades desenvolvidas no Colégio Pedro II, procura reunir reflexões teórico-críticas em Educação para as Relações Étnico-Raciais e a produção acadêmica no tema, sem perder o foco nas práticas pedagógicas docentes neste ambiente educacional. Busca-se, ainda, uma revisão do currículo básico segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena e sua aplicação no contexto do Colégio Pedro II, prioritariamente..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação para as Relações Étnico-raciais; Lei 10.639/2003; Lei 11.645/2008.
2.
Racismo e Sociedade

Objetivo: Um dos maiores problemas que continua a desafiar as ciências humanas é a da origem do desenvolvimento do racismo na história. A linha de pesquisa Racismo e Sociedade revisita o racismo nos conflitos ocorridos na história dos povos, apresentando-se como um caminho para a construção de novas bases epistemológicas para entender esse fenômeno (DIOP, KI- ZERBO, MOORE). A construção dessas novas bases de conhecimento se dará a partir da compreensão do racismo como um sistema de exclusão baseada no fenótipo negro, caracterizado pela cor da pele, traços faciais e capilares não brancos. Assim, procuramos entender como a fenotipofobia, isto é, a rejeição a pessoas de aparência não branca, reverbera na construção da branquitude como um sistema de privilégios de grande profundidade histórica e geográfica, atemporal, universal e transversal, que impede o acesso da população negra, de modo majoritário, aos direitos sociais mais elementares como educação, habitação e saúde. O mito da democracia racial e o ideal de branqueamento configuraram-se, no caso específico da nossa sociedade, como a base mais sólida do racismo à brasileira. Esta linha de pesquisa surge, então, da necessidade de repensarmos as múltiplas formas que o racismo assume numa sociedade racializada, nos seus desdobramentos estéticos, culturais, políticos e econômicos e, principalmente, educacionais..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Palavras-chave: Racismo; Relações Étnico-raciais; Epistemicídio; Crítica racial; Pan-Africanismo; Afrocentricidade.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ererebá - Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico
Descrição: O Ererebá - Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Colégio Pedro II (NeabCp2), e de membros do Grupo de Pesquisa GEPARREI (Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações sobre Racismo, Relações Étnico-Raciais e Indígenas), os quais vêm atuando no contexto do Colégio Pedro II, na promoção da Educação das Relações Étnico-raciais desde outubro de 2013, quando o NeabCp2 foi fundado. Criado em maio de 2017, o Ererebá funciona atualmente na modalidade curso de extensão, sendo oferecido a professores da rede pública de ensino, no campus Centro, às terças e quintas, pelos professores Osmar Soares da Silva Filho, do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Arthur Baptista e Suellen Nascimento, do Departamento de História, e por Alessandra Pio Silva, que integra o corpo técnico da instituição, atuando como Professora do Curso de Especialização em Ensino de História da África, do Departamento de História, e desenvolvendo pesquisa sobre relações étnico-raciais no contexto do Colégio Pedro II. A proposta deste curso atende à necessidade não só de formação continuada do corpo docente do Colégio e do público em geral, mas à urgente demanda por reparação, através da educação, dos danos sofridos, em território brasileiro, pelas populações negras e indígenas em situação de flagrante opressão social e racial. Uma dessas medidas de reparação ficou marcada em 2003 pela promulgação da Lei Federal 10.639/03, que altera a LDB, e estabelece como obrigatório o ensino de Culturas Africanas e Afrobrasileiras em todo o currículo escolar, em especial nas disciplinas Literatura, História e Educação Artística. Essa lei foi revista e alterada em 2008, ampliando-se para o ensino de Culturas Indígenas, ainda em todo o currículo escolar, e com igual destaque, para as disciplinas anteriormente citadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ererebá - Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico
Descrição: Este projeto visa à construção de um currículo afrocentrado na Educação Básica, em especial, nas disciplinas Língua Portuguesa e História, além de tópicos da administração escolar, segundo as leis federais 10.639/03 e 11.645/08. Utiliza-se para isso, de referencial teórico preferencialmente africano e afrodiaspórico, segundo a Afrocentricidade de Molefi Asanti e a Teoria Crítica Africana de Reiland Rabaka e outros. Para a construção do currículo a que se quer chegar, utilizamos também de questões concernentes à construção de gênero e racialidade no continente e na diáspora, valendo-nos de linhas de pensamento como o Mulherismo africana, o Feminismo Negro, a Afrocentricidade e a História da África, com ênfase nos aspectos culturais que são delineados a partir dos valores civilizatórios africanos, no continente e na diáspora..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Osmar Soares da Silva Filho - Coordenador / Alessandra Pio SIlva - Integrante / Arthur José Baptista - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
FÓRUM PERMANENTE DE DEBATE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO COLÉGIO PEDRO II
Descrição: Propõe a discussão das relações étnico-raciais no ambiente escolar, através de abordagem político-pedagógica multidisciplinar. Visa à análise crítica das tensões raciais, permeada por debate e diálogo, no contexto da sociedade brasileira e da diáspora africana, refletidas nas práticas culturais, sociais, político-econômicas, jurídicas, linguísticas e literárias que perpetuam o sistema de exclusão racial, balizador de relações desiguais entre brancos e não brancos. Busca afirmar positivamente a identidade étnico-racial afrodescendente e índiodescendente, requerendo protagonismo à ancestralidade africana e indígena em face da abordagem eurocentrada de nossa educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista ABPN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Poética.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2003
Menção de Incentivo Co, Comissão da Jornada de Iniciação Científica UFRJ.
2002
Menção Honrosa por Desempenho, Comissão da Jornada de Iniciação Científica - UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA FILHO, O. S.2010SILVA FILHO, O. S.. DE CÍRCULOS E QUADRADOS: triangulando Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Ensaios Filosóficos, v. 1, p. 55-77, 2010.

2.
SILVA FILHO, O. S.2009 SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. Terceira Margem, v. Único, p. 232-245, 2009.

3.
SILVA FILHO, O. S.2006SILVA FILHO, O. S.. A vigência erótica da memória em poemas de Maria Teresa Horta. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 9, p. 14, 2006.

4.
SILVA FILHO, O. S.2004SILVA FILHO, O. S.. Memoria, metamemória e trangressão feminina na poesia de Maria Teresa Horta. Inicia - Revista dos Graduandos em Letras UFRJ, 2004.

5.
SILVA FILHO, O. S.2003SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. Inicia (UFRJ), v. 1, p. 43, 2003.

6.
SILVA FILHO, O. S.2002SILVA FILHO, O. S.. Memoria, feminino e morte em Monólogo de Cecília Meireles. O desenho da vida - Cem anos de Cecília Meireles, Rio de Janeiro, v. Único, p. 28, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA FILHO, O. S.. 'Fardados de Pranto': Reflexões sobre misoginia, racismo e escravagismo na sociedade portuguesa recriada na poesia de Maria Teresa Horta. In: Conceição Flores. (Org.). O SENTIDO PRIMEIRO DAS COISAS: Ensaios sobre a obra de Maria Teresa Horta. 1aed.Natal: Jovens Escribas, 2015, v. 1, p. 395-422.

2.
SILVA FILHO, O. S.. Do Epistemicídio à Visão Compartilhada: Tradição Oral e Escrita na Obra de Mãe Stella de Oxóssi. In: Helena Parente Cunha. (Org.). Caminhos da Violência em Busca da Visão Compartilhada: Textos de Autoria Feminina. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. , p. 276-301.

3.
SILVA FILHO, O. S.. Renata Belmonte: as intermitências do ser. In: Helena Parente Cunha. (Org.). Quem conta um conto: Estudos sobre contistas brasileiras estreantes nos anos 90 e 2000. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2008, v. Único, p. 265-282.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA FILHO, O. S.. De Círculos e Quadrados: uma leitura filosófica de poemas de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. In: XIV Encontro Estadual de Professores de Filosofia - 2010, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Estadual de Professores de Filosofia - 2010. Rio de Janeiro, 2010. v. ÚNICO.

2.
SILVA FILHO, O. S.. Memória, Feminino e Morte em ?Monólogo? de Cecília Meireles. In: O desenho da vida: Cem anos de Cecília Meireles, 2001. O desenho da vida: Cem anos de Cecília Meireles, 2001. v. ÚNICO.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. In: XIII Seminário Nacional Mulher & Literatura e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2009, Natal. Anais do XIII Seminário Nacional Mulher & Literatura e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura. Belo Horizonte: Anpoll, 2009. v. Único. p. 200-200.

2.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. In: XIII Seminário Nacional Mulher e Literatura e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2009, Natal. Anais do XIII Seminário Nacional Mulher & Literatura e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2009.

3.
SILVA FILHO, O. S.. Batuque, Samba e Macumba, de Cecília Meireles: traço e registro de um Brasil em trânsito. In: I Seminário de Culturas Afro-brasileiras e indígenas, 2008, Niterói. I Seminário de Culturas Afro-brasileiras e indígenas, 2008.

4.
SILVA FILHO, O. S.. A vigência erótica da memória em poemas de Maria Teresa Horta. In: I Encontro de Interdisciplinaridade poética, 2007, Rio de Janeiro. I Encontro de Interdisciplinaridade poética, 2007.

5.
SILVA FILHO, O. S.. A vigência erótica da memória em poemas de Maria Teresa Horta. In: I encontro de Interdisciplinaridade Poética, 2007, Rio de Janeiro. Interdisciplinaridade Poética, 2007.

6.
SILVA FILHO, O. S.. A poesia de Cecília Meireles e a quadratura do círculo. In: III Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2006, Rio de Janeiro. III Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2006.

7.
SILVA FILHO, O. S.. A poesia de Cecília Meireles e a quadratura do círculo. In: III Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, 2006, Rio de Janeiro. III Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, 2006.

8.
SILVA FILHO, O. S.. Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta: Tensões entre Memória e História. In: 2º Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2005, Rio de Janeiro. 2º Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2005. v. Único.

9.
SILVA FILHO, O. S.. Mulheres de Abril: tensões entre Memória e História. In: II Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2005. II Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2005.

10.
SILVA FILHO, O. S.. Penelopéias post modernas - o tecido da transgressão na poesia de Maria Teresa Horta. In: Semana de Letras Clássicas, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - Semana de Letras Clássicas, 2004. v. Único.

11.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. In: I Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2004, Rio de Janeiro. I Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2004.

12.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril de Maria Teresa. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica/XIV Jornada de Iniciação Artística e Cultural, 2002, Rio de Janeiro. Revista dos Graduandos em Letras. Rio de Janeiro, 2002. v. 1.

13.
SILVA FILHO, O. S.. Memória, Feminino e Morte em 'Monólogo' de Cecília Meireles. In: O desenho da vida: Cem anos de Cecília Meireles, 2001, Rio de Janeiro. O desenho da vida: Cem anos de Cecília Meireles, 2001. v. 1.

14.
SILVA FILHO, O. S.. Memória Poética Feminina em O Pai, de Helena Parente Cunha, e Monólogo, de Cecília Meireles. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural, 2001, Rio de Janeiro. XXIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA FILHO, O. S.. Aula Inagural do Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA FILHO, O. S.. Ações afirmativas e cotas raciais no contexto do Colégio Pedro II. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA FILHO, O. S.. Educação afrocentrada e literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA FILHO, O. S.. Princípios africanos e literatura: a carta mandinga e a epopeia de Sundiata, um experimento em educação afrocentrada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA FILHO, O. S.. O Geparrei no contexto do Colégio Pedro II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA FILHO, O. S.. Quem tem medo da África - Mitologia dos Orixás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA FILHO, O. S.. Fontes escritas e orais da Literatura Africana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA FILHO, O. S.. Discurso de Abertura do Colóquio Agenor Miranda Rocha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA FILHO, O. S.. Descolonização do espaço escolar e combate ao racismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA FILHO, O. S.. É possível uma teoria da literatura africana?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA FILHO, O. S.. Discurso de Abertura do I Seminário Geparrei Tornar-se Negro: uma homenagem a Neusa Santos Souza'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA FILHO, O. S.. Poética de Caçadores: princípios africanos para o futuro da humanidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA FILHO, O. S.. Vozes da África: gritos para o mundo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA FILHO, O. S.. Abordagens Afrocentradas da Literatura na Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA FILHO, O. S.. Quem tem medo da África?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA FILHO, O. S.. Quem tem medo da África?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SILVA FILHO, O. S.. O que quer e o que pode a literatura na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SILVA FILHO, O. S.. Relações étnico-raciais e ensino: Possibilidades de abordagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA FILHO, O. S.. Cecília Meireles ao pé do morro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SILVA FILHO, O. S.. FILOSOFIA, CIDADE E MÚSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SILVA FILHO, O. S.. A MODERNIDADE DE CECÍLIA MEIRELES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SILVA FILHO, O. S.. "O Sol há de brilhar mais uma vez": Encantamentos da phýsis na obra de Clara Nunes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVA FILHO, O. S.. A alma ao nível da terra?: a dimensão ecopoética do homem na poesia de Cecília Meireles. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA FILHO, O. S.. De Círculos e Quadrados: uma leitura filosófica de três poemas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA FILHO, O. S.. O HOMEM E SUA DIMENSÃO POÉTICA UMA ESCUTA ATENTA DA ?CANÇÃO EXCÊNTRICA?, DE CECÍLIA MEIRELES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SILVA FILHO, O. S.. De Círculos e Quadrados: Uma Leitura Filosófica da Poesia de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA FILHO, O. S.. De Círculos e Quadrados: triangulando a poesia de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA FILHO, O. S.. "Ando à procura de espaço": a poesia ecológica de Cecília Meireles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA FILHO, O. S.. Batuque, Samba e Macumba, de Cecília Meireles: traço e registro de um Brasil em trânsito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SILVA FILHO, O. S.. Batuque, Samba e Macumba, de Cecília Meireles: traço e registro de um Brasil em trânsito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA FILHO, O. S.. A vigência erótica da memória em poemas de Maria Teresa Horta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA FILHO, O. S.. A vigência erótica da memória em poemas de Maria Teresa Horta. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
SILVA FILHO, O. S.. A poesia de Cecília Meireles e a quadratura do círculo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
SILVA FILHO, O. S.. Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta: tensões entre memória e história. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
SILVA FILHO, O. S.. Memória, metamemória e transgressão feminina na poesia de Maria Teresa Horta. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e história em "Mulheres de Abril", de Maria Teresa Horta. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SILVA FILHO, O. S.. Memória Poética Feminina em O Pai, de Helena Parente Cunha, e Monólogo, de Cecília Meireles. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA FILHO, O. S.. O negro e a linguagem: Fanon e Césaire. Rio de Janeiro: Ensaios Filosóficos: Revista de Filosofia, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
SILVA FILHO, O. S.. "Os poetas são os alquimistas do futuro" - Entrevista com Maria Teresa Horta 2012 (Entrevista).

3.
SILVA FILHO, O. S.. Memória e História em "Mulheres de Abril" de Maria Teresa Horta 2007 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA FILHO, O. S.. Hora do Enem. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA FILHO, O. S.; MENEZES, P. C. S. ; SILVA, A. P. ; BAPTISTA, A. J. ; BRASIL, N. M. ; SCHUMACK, M. ; LIMA, R. M. . Revista Geparrei NGANHU. 2018. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Música
1.
SILVA FILHO, O. S.. "CONSTRUÇÃO". 2012. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
HILARIO, M. V. R. ; SILVA FILHO, O. S. . Memórias da minha pele - conversa com Lázaro Ramos. 2018 (Entrevista).

2.
SILVA FILHO, O. S.; MORAES, J. L. M. . Vozes mulheres: depoimentos para a memória - entrevista com Jurema Gomes da Silva. 2017 (Entrevista).

3.
SILVA FILHO, O. S.. "PORTUGAL". 2012 (PUBLICAÇÃO DE POESIA).

4.
SILVA FILHO, O. S.. "CONSTRUÇÃO". 2012 (PUBLICAÇÃO DE POESIA).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA FILHO, O. S.; GOMES, M. R.; MORAES, J. L. M.. Participação em banca de Sidnei Ribeiro Júnior. O cartaz publicitário e a preservação do espaço físico escolar: uma experiência para além dos muros da escola. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Docente) - Colégio Pedro II.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA FILHO, O. S.. XVII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES EM FILOSOFIA. 2011. Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Geparrei "Tornar-se Negro": uma homenagem a Neusa Santos Souza'.Discurso de abertura do I Seminário Geparrei "Tornar-se Negro": uma homenagem a Neusa Santos Souza. 2016. (Seminário).

2.
?Literatura, Memória e Ecologia: extensões teórico-críticas".A alma ao nível da terra?: a dimensão ecopoética do homem na poesia de Cecília Meireles. 2012. (Simpósio).

3.
XVI Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia. 2010. (Encontro).

4.
COLÓQUIO ?O VIGOR MEMORIALÍSTICO E ECOLÓGICO DO LITERÁRIO?."Ando à procura de espaço": a poesia ecológica de Cecília Meireles. 2009. (Simpósio).

5.
Fórum Social Mundial. 2009. (Outra).

6.
II Encontro Cultura e Literatura A África em nós. 2009. (Encontro).

7.
VI Encontro Nacional de Bolsistas IFP. 2009. (Encontro).

8.
XIII Seminário Nacional Mulher e Literatura e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura.Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. 2009. (Seminário).

9.
XXV Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia. 2009. (Encontro).

10.
Palestra de Orientação para Elaboração de Projeto Pré-Acadêmico. 2008. (Oficina).

11.
Reunião de Orientação Pré-acadêmica do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. 2008. (Encontro).

12.
Semana de Ciência da Literatura.Batuque, Samba e Macumba, de Cecília Meireles: traço e registro de um Brasil em trânsito. 2008. (Simpósio).

13.
I encontro de Interdisciplinaridade Poética.A vigência erótica da memória em poemas de Maria Teresa Horta. 2007. (Outra).

14.
Colóquio Memorialismo Literário. 2006. (Simpósio).

15.
III Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura.A poesia de Cecília Meireles e a quadratura do círculo. 2006. (Simpósio).

16.
I Simpósio Internacional Ousía de Estudos Clássicos. 2006. (Simpósio).

17.
II Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura.Mulheres de Abril: tensões entre Memória e História. 2005. (Simpósio).

18.
I Simpósio de pós-graduação em Ciência da Literatura.Memória e História em Mulheres de Abril, de Maria Teresa Horta. 2004. (Simpósio).

19.
Semana de Letras Clássicas. 2004. (Congresso).

20.
"O mundo, vasto mundo de Drummond" - Centenário de Carlos Drummond de Andrade. 2002. (Congresso).

21.
"Encontro com Escritoras" - Maria Adelaide Amaral. 2001. (Encontro).

22.
O desenho da vida: Cem anos de Cecília Meireles.Memória, Feminino e Morte em ?Monólogo? de Cecília Meireles. 2001. (Encontro).

23.
VIII semana interdisciplinar de estudos anglo-germânicos. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA FILHO, O. S.; MENEZES, P. C. S. . Mulheres Negras: Espaços de Fala, Espaços de Luta. 2016. (Congresso).

2.
SILVA FILHO, O. S.; MENEZES, P. C. S. ; SILVA, A. P. ; BAPTISTA, A. J. ; BRASIL, N. M. ; LIMA, R. M. ; SCHUMACK, M. . I Seminário Geparrei "Tornar-se Negro": uma homemangem a Neusa Santos Souza. 2016. (Outro).

3.
SILVA FILHO, O. S.; MENEZES, P. C. S. ; SILVA, A. P. ; BAPTISTA, A. J. ; SCHUMACK, M. ; BRASIL, N. M. ; LIMA, R. M. . I Seminário Geparrei Tornar-se Negro: "Uma homenagem a Neuza Santos Souza". 2016. (Outro).

4.
SILVA FILHO, O. S.; MENEZES, P. C. S. ; SILVA, A. P. . I Encontro Mulheres Negras. 2016. (Outro).

5.
SILVA FILHO, O. S.. XVII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES EM FILOSOFIA. 2011. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA FILHO, O. S.. O que quer e o que pode a literatura na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA FILHO, O. S.. Relações étnico-raciais e ensino: Possibilidades de abordagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA FILHO, O. S.. Cecília Meireles ao pé do morro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA FILHO, O. S.. Abordagens Afrocentradas da Literatura na Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA FILHO, O. S.; MENEZES, P. C. S. ; SILVA, A. P. ; BAPTISTA, A. J. ; SCHUMACK, M. ; BRASIL, N. M. ; LIMA, R. M. . I Seminário Geparrei Tornar-se Negro: "Uma homenagem a Neuza Santos Souza". 2016. (Outro).

2.
SILVA FILHO, O. S.; MENEZES, P. C. S. ; SILVA, A. P. . I Encontro Mulheres Negras. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 24:20:48