Marisol Rodriguez Goia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3579290766137836
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Tem Graduação em Ciências Sociais (UFRJ), Mestrado em Sociologia (PPGSA/ UFRJ) e Doutorado em Antropologia (Universitat Rovira i Virgili - Catalunha / Espanha). Foi bolsista do MEC espanhol, Capes e CNPq. Professora, pesquisadora e consultora, atuando na interface entre Administração e Sociologia/Antropologia. Professora colaboradora da EBAPE / FGV, no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MEX). Orientadora de pesquisas de pós-graduação, nos programas da EBAPE: MEX, Global MBA (Universidade de Manchester) e Double Degree (Universidade Católica de Lisboa). Associada da ANPAD no grupo de Marketing. Desenvolve e orienta pesquisas dentro da temática das dimensões sócio-culturais do mercado e do Marketing, utilizando, principalmente, metodologias qualitativas. Integra o Grupo de Pesquisas do CNPq "Consumo e Sociologia do Marketing" e o Grupo de Pesquisa do CNPq "Laboratório de Pesquisas em Ensino Superior" (LAPES), (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marisol Rodriguez Goia
Nome em citações bibliográficas
GOIA, M. R.;GOIA, MARISOL RODRIGUEZ


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2011
Doutorado em Antropologia Urbana.
Universitat Rovira i Virgili, URV, Espanha.
Título: Mundos urbanos: el contacto con el 'otro' y la producción de la diferencia en la ciudad (sociabilidade no ensino superior da UFRJ), Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Jordi Roca i Girona.
Coorientador: Mirian Goldenberg.
Bolsista do(a): Ministerio de Educación y Ciencia, MEC, Espanha.
Palavras-chave: Instituição de ensino superior; Cultura universitária; Mapas simbólicos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sociologia.
2003 - 2005
Mestrado em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A província da ousadia; representações sociais sobre Ipanema,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Mirian Goldenberg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Representações, meios de comunicação, bairro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2005 - 2007
Especialização em Estudios urbanos y movimientos sociales.
Universitat Rovira i Virgili, URV, Espanha.
Título: Río y Barcelona; las ciudades de los universitarios.
Orientador: Jordi Roca i Girona.
Bolsista do(a): Ministerio de Educación y Ciencia, MEC, Espanha.
1999 - 2003
Graduação em Ciências Sociais.
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, IFCS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
La construcció fotogràfica de Barcelona. (Carga horária: 18h).
Arxiu Històric de la Ciutat, AHC, Espanha.
2002 - 2002
Extensão universitária em A cultura do corpo: gênero e desvio no Brasil. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Corpos, sexualidades e conjugalidades. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 - 1999
Italiano. (Carga horária: 300h).
Istituto Italiano di cultura, IIC, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora colaboradora do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX). Orientadora de pesquisas do MEX. Orientadora de pesquisas do Global MBA (Universidade de Manchester). Orientadora de pesquisas do programa Double Degree (Universidade Católica de Lisboa). Professora do programa MBA In Company (Petrobras).

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, .

Linhas de pesquisa
Estratégia Empresarial
09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, .

03/2018 - 03/2018
Outras atividades técnico-científicas , ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS.

Atividade realizada
Coordenação acadêmica do programa de colaboração EBAPE/ESADE Business School (Barcelona) - Brazil Study Tour.
12/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, .

Cargo ou função
Membro da comissão de avaliação dos candidatos ao MEX regular (turma 2018).
11/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
Turma Intensiva com módulos à distância (vídeo-aulas)
07/2017 - 10/2017
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do consumo
07/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, .

Cargo ou função
Membro da comissão de avaliação (candidatos à turma MEX Intensiva).
07/2016 - 10/2016
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
10/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, .

Cargo ou função
Membro da comissão de avaliação (candidatos ao MEX).
04/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
04/2014 - 07/2014
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
11/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, .

Cargo ou função
Membro da comissão de avaliação (candidatos ao MEX).
04/2013 - 07/2013
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
08/2012 - 12/2012
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
07/2012 - 08/2012
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo
12/2011 - 04/2012
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Organizacional
09/2011 - 12/2011
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Comparativos em Gestão

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta Depto Sociologia IFCS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Mestrado Capes

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPQ/PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista CNPq-PIBIC do Projeto de pesquisa coordenado pela professora Mirian Goldenberg "Mudanças e continuidade nos papéis de gênero, sexualidade, infidelidade e corpo" financiado pelo CNPq.

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia aplicada à Administração
09/2016 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia do Gênero
03/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia e Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
03/2017 - 06/2017
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Antropologia
09/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
09/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em Sociologia do Gênero
Sociologia do Gênero
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia e Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
04/2016 - 08/2016
Ensino, Psicologia e Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
04/2016 - 08/2016
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Antropologia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .


Universitat Rovira i Virgili, URV, Espanha.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 37, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2009 - 01/2010
Ensino, Trabajo Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
01/2006 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Letras, .


Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 4

Atividades

09/2014 - 12/2014
Ensino, Pesquisa de comportamento e consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Cultura
03/2012 - 05/2012
Ensino, Pesquisa de comportamento e consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Cultura

Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, MBA em Design Estratégico, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo e Economia Criativa

Symballein, consultoria em ativos intangíveis, SYMBALLEIN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Pesquisadora e Palestrante
Outras informações
Consultoria dirigida pelos professores e consultores Carmen Migueles e Marco Tulio Zanini, especializada em Diagnóstico de Cultura Organizacional, Gestão Integrada de Ativos Intangíveis e Responsabilidade Social Corporativa.


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada no curso MBA em Gestão de Pessoas do Instituto de Economia, Gestão e Negócios (CPGE - Centro de Pós-graduação e extensão)

Atividades

07/2015 - 09/2015
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Organizacional
03/2015 - 04/2015
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Organizacional
02/2015 - 03/2015
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura organizacional
08/2014 - 09/2014
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Organizacional


Linhas de pesquisa


1.
Instituições universitárias e cultura juvenil
2.
Estratégia Empresarial

Objetivo: É no âmbito desta linha que se situa uma parte das orientações de pesquisa que venho realizando junto ao MEX desde 2011, dentro de uma preocupação com as dimensões sócio-culturais do mercado e do consumo. Esta é uma Linha de Pesquisa do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE /FGV. Busca analisar processos e intervenções que visam à alteração da relação da organização com o mercado e a sociedade. Estudos sobre a formação e gerenciamento de alianças estratégicas, parcerias, fusões & aquisições, e processos de internacionalização. Análise sobre o impacto das estratégias e dos fenômenos mercadológicos no desempenho das organizações. Além disso, visa o estudo do processo de formulação e implantação de inovações gerenciais e tecnológicas. Envolve outras áreas como empreendedorismo, inovação, governança, marketing, sistemas de informação, internacionalização, processos de negócios, estratégia e tomada de decisão. http://ebape.fgv.br/programas/mex/programa/linhas-pesquisa. Dentro desta linha se situam orientações de pesquisa que venho realizando junto ao MEX desde 2011..
3.
Comportamento e Gestão Estratégica de Pessoas

Objetivo: É no âmbito desta linha que se situa uma parte das orientações de pesquisa que venho realizando junto ao MEX desde 2011, dentro de uma preocupação com as dimensões sócio-culturais das organizações e do trabalho. Esta é uma das três linhas consolidadas do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE/FGV. Busca investigar a dinâmica do comportamento do indivíduo e as relações e interações entre indivíduos nas organizações. Compreende o estudo dos impactos das políticas e práticas de gestão de pessoas e relações de trabalho nas organizações, bem como seu alinhamento com a estratégia organizacional. Investiga a gestão de intangíveis organizacionais, tais como cultura, liderança, relações de confiança, como uma competência estratégica e vantagem competitiva. Busca analisar as relações entre as áreas de relações de trabalho e gestão e pessoas, bem como sua ligação com a responsabilidade social das empresas. Envolve as áreas de pessoas, estrutura, processos e comportamento organizacional. http://ebape.fgv.br/programas/mex/programa/linhas-pesquisa.
4.
LAPES - Laboratório de Pesquisas em Ensino Superior - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1931164353080312

Objetivo: Linha do Grupo de Pesquisa do CNPQ Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES), abrigando estudos e debates sobre a expansão do ensino superior e suas possibilidades de democratização. O Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES) é uma rede institucionalizada de pesquisa sobre o ensino superior no Brasil que reúne especialistas de diferentes universidades. Busca articular trabalhos e atividades que permitam a convergência temática e metodológica dos estudos sobre ensino superior e suas possibilidades de democratização. As pesquisas em andamento organizam-se principalmente em torno de cinco eixos: i. Governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; ii. Diversificação institucional e expansão do ensino superior; iii. Ensino superior e inclusão social; iv. Ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; v. Internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1931164353080312.
5.
Consumo e Sociologia do Marketing - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6514028803838804

Objetivo: Linha desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ Consumo e Sociologia do Marketing, abrigando estudos e debates sobre a dimensão sócio-cultural dos mercados, do Marketing, assim como das atividades de produção, circulação e consumo de bens. As estratégias empresariais objetivam a criação de mercados ou a inserção em mercados já existentes para a circulação de mercadorias, bens e serviços. As linhas de pesquisa destinam-se aos estudos culturais sobre marketing, produção, consumo e inovação, contemplando alguns interesses específicos, tais como: i) comunicação corporativa, ii) novas tecnologias, iii) integração humano-computador,iv) narrativas empresariais e ambientais no diálogo entre empresas e sociedade, v) consumo infantil, vestuário e representações de gênero; vi) varejo on-line para produtos pet, vii) consumo alimentar, e viii) redes sociais e sóciotécnicas. O marketing tem o papel de mediar as relações entre empresas e sociedade, tornando relevante a compreensão de lógicas que orientam mercado, consumidores e a trajetória de produtos e serviços..


Projetos de pesquisa


2006 - 2011
Mundos urbanos, el contacto con el otro y la producción de la diferencia en la ciudad
Descrição: Este projeto foi financiado pelo Ministerio de Educação da Espanha por meio da bolsa Formación de Personal Investigador e realizado no âmbito do Programa de Doutorado em Antropologia Urbana da Universitat Rovira i Virgili, na Catalunha (Espanha) como pesquisa doutoral. O trabalho abordou a sociabilidade universitária do IFCS/UFRJ ampliando a observação sobre a relação entre lugar de moradia, identidade e status e discutiu a interferência dos mapas simbólicos da cidade do Rio sobre a interação juvenil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marisol Rodriguez Goia - Coordenador.Financiador(es): Ministerio de Educación y Ciencia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: PMKT- Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Antropologia do Consumo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sociologia Econômica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Melhor paper derivado de dissertação de Mestrado Profissional (Orientadora), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração ANPAD / Encontro de Marketing EMA.
2017
3º lugar (concurso professor adjunto de Ciências Sociais), Instituto de Nutrição / UFRJ.
2017
2º lugar processo seletivo Professor Assistente (Departamento de Educação - PUC Rio), Departamento de Educação PUC-Rio.
2015
2º lugar (concurso professor adjunto Sociologia), Departamento de Ciências Administrativas e Sociais (DCAS) / UFRRJ.
2005
Dignidade Acadêmica Magna Cum Laude (1999-2004), Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GOIA, MARISOL RODRIGUEZ2018GOIA, MARISOL RODRIGUEZ; LIMA, MARIANA BRAGA DE ; BARROS, LUCIA SALMONSON GUIMARÃES . The Deviation Game: Can Deviation from Standard Beauty Become Appealing? An Age Perspective. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 17, p. 459-471, 2018.

2.
2GOIA, M. R.;GOIA, MARISOL RODRIGUEZ2017 GOIA, M. R.; CHAVES, R. . Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura. Revista ADM.MADE, v. 20, p. 56-71, 2017.

3.
3MOREIRA, G. H.2017MOREIRA, G. H. ; GOIA, M. R. . A Nova Sociologia Econômica em pesquisas de Administração no Brasil. PMKT- Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 10, p. 375-388, 2017.

4.
4GOIA, M. R.;GOIA, MARISOL RODRIGUEZ2014GOIA, M. R.. Identidades na Espanha: classificações juvenis. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 19, p. 80-88, 2014.

5.
5GOIA, M. R.;GOIA, MARISOL RODRIGUEZ2009GOIA, M. R.. The Village: una reflexión sobre espacio y vida social. Baleia na rede (UNESP. Marília), v. 01, p. 173-182, 2009.

6.
6GOIA, M. R.;GOIA, MARISOL RODRIGUEZ2005GOIA, M. R.. Ipanema e suas modas: passado x presente. Cadernos de Campo (USP), v. 13, p. 57-78, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
GOIA, M. R.. Modos e modas de Ipanema. In: Mirian Goldenberg. (Org.). O corpo como capital. 1ed.São Paulo: Estação das letras e cores, 2007, v. , p. 32-53.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALES, R. C. ; GOIA, M. R. . Escolarização e Consumo Distintivo - Um Estudo Sobre a Escolha dos Pais por uma Escola Internacional no Rio de Janeiro. In: VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2018. VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2018.

2.
GALINDO, F. L. O. C. ; NUNES, J. M. ; GOIA, M. R. . A Contribuição de Três Campos Disciplinares Para os Estudos Críticos de Marketing: Sociologia Econômica, Estudos Culturais do Consumo e Macromarketing. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. Anais do XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.

3.
GOIA, M. R.; MOREIRA, G. H. . Pressupostos da Nova Sociologia Econômica na Produção Científica de Administração no Brasil. In: ENANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD, 2017.

4.
LIMA, M. B. ; BARROS, L. ; GOIA, M. R. . The Deviation Game: Can Deviation from Standard Beauty Become Appealing? An Age Perspective. In: XL - Encontro da Anpad - Enanpad 2016, 2016, Costa do Sauípe. Anais Enanpad 2016, 2016.

5.
GOIA, M. R.; CHAVES, R. . A sociocultural approach to craft beer production and consumption. In: VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2016, Niterói. Comida e alimentação na sociedade contemporânea, 2016.

6.
GOIA, M. R.. Leite materno X Leite em pó: uma reflexão sobre ideologias de maternidade. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Sociologia em Diálogos Transnacionais, 2015.

7.
LIMA, M. B. ; GOIA, M. R. . O consumo de lingerie na cultura brasileira: éticas e estéticas. In: VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2015, Rio de Janeiro. Mercados Contestados ? As novas fronteiras da moral, da ética, da religião e da lei, 2015.

8.
GOIA, M. R.. Fronteiras urbanas na interação universitária. In: XXVII Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém do Pará. Brasil plural: conhecimentos,saberes tradicionais e direitos à diversidade, 2010.

9.
GOIA, M. R.. Río-Barcelona: espacios, subjetividades y trayectos. In: First International Conference of Young Urbans Researchers, 2007, Lisboa. http://conferencias.iscte.pt/viewabstract.php?id=108&cf=3, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOIA, M. R.. Bairro de moradia, experiência social e pertencimento: uma discussão sobre o IFCS / UFRJ antes das cotas. In: A UFRJ faz 100 anos, 2017, Rio de Janeiro. A UFRJ faz 100 anos: História, desenvolvimento e democracia, 2017.

2.
GOIA, M. R.. Antropologia da auto-estima. In: Jornada de Iniciação Científica, 2002, Rio de Janeiro. XXIV Jornada de Iniciação Científica - livro de resumos. Rio de Janeiro, 2002.

3.
GOIA, M. R.. O que invejam homens e mulheres?. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica, 2001, Rio de Janeiro. XXIII Jornada de Iniciação Científica - livro de resumos. Rio de Janeiro, 2001.

4.
GOIA, M. R.. Representações do feminino na cultura brasileira. In: XXII Jornada de Iniciação Científica, 2000, Rio de Janeiro. XXII Jornada de Iniciação Científica - livro de resumos. Rio de Janeiro, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOIA, M. R.; LIMA, M. B. ; BARROS, L. . The Deviation Game: Can Deviation from Standard Beauty Become Appealing? An Age Perspective. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAVES, R. ; GOIA, M. R. . The Invention of a Carioca Tradition: Craft Beer's Production and Consumption. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CHAVES, R. ; GOIA, M. R. ; BALLA, B. . Cultura Cervejeira no Brasil: Aspectos Culturais do Consumo de Cervejas Especiais na Cidade do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, M. B. ; GOIA, M. R. ; BARROS, L. . The Deviation Game: Can Deviation from Standard Beauty Become Appealing? An Age Perspective. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GOIA, M. R.; CHAVES, R. . Cerveja artesanal carioca: a fabricação de uma cultura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GOIA, M. R.. Leite materno X Leite em pó: uma reflexão sobre ideologias de maternidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LIMA, M. B. ; GOIA, M. R. . O consumo de lingerie na cultura brasileira: éticas e estéticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GOIA, M. R.; RAMOS, M. S. . O imaginário Ipanema: estilo de vida, consumo e identidade carioca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOIA, M. R.; AZEVEDO, B. . Cultura e organizações: bens intangívels na gestão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOIA, M. R.. Fronteiras urbanas na interação universitária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GOIA, M. R.; Maza, Gaspar . La provincia de la osadía: representaciones sociales sobre Ipanema. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GOIA, M. R.. Os mapas de Ipanema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOIA, M. R.. Río-Barcelona: espacios, subjetividades y trayectos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GOIA, M. R.; ABELLÁN, Carlos ; CASADÓ, Lina ; MARTINEZ, Àngel . El bosque: una reflexión sobre espacio y vida social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOIA, M. R.. A construção simbólica de Ipanema. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GOIA, M. R.; COUTO, Leonardo . Consumo de maconha: os discursos das instituições e dos usuários. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
GOIA, M. R.. A Praça Nossa Senhora da Paz: espaço urbano e sociabilidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GOIA, M. R.. Antropologia da auto-estima. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GOIA, M. R.. O que invejam homens e mulheres?.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
GOIA, M. R.. Representações do feminino na cultura brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
GOIA, M. R.. Mundos Urbanos: el contacto con el 'otro' y la producción de la diferencia en la ciudad 2011 (Tese de doutorado).

2.
GOIA, M. R.. A rua como espaço público de sociabilidade: um olhar comparativo. Lisboa, 2007. (Tradução/Artigo).

3.
GOIA, M. R.. Mitologia e relações de gênero: poder e submissão. Lisboa, 2007. (Tradução/Artigo).

4.
GOIA, M. R.. A província da ousadia; representações sociais sobre Ipanema 2005 (Dissertação de Mestrado).

5.
GOIA, M. R.. A cidade acolhedora? Transformações urbanas, imaginários e actores sociais. Lisboa: IEDS/FCSH/UNL, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GOIA, M. R.. Avaliação da Rede D'Or por médicos cirurgiões no Rio de Janeiro (Rede D'Or). 2016.

2.
MIGUELES, C. P. ; GOIA, M. R. ; Zanini, M.T. ; AZEVEDO, B. ; CALDASSO, L. ; LARA, J. ; CALEFFI, P. . Confiança e engajamento no chão de fábrica (Michelin). 2014.

3.
MIGUELES, C. P. ; GOIA, M. R. ; VON DER WEID, Olivia ; ARRUDA, B. . Responsabilidade social em comunidades quilombolas (Ferrous). 2012.

4.
MIGUELES, C. P. ; GOIA, M. R. ; VON DER WEID, Olivia ; ARRUDA, B. . O patrimônio imaterial dos quilombos de Presidente Kennedy e São Francisco de Itabapoana (Ferrous). 2012.

5.
MIGUELES, C. P. ; GOIA, M. R. ; Zanini, M.T. ; AZEVEDO, B. ; VON DER WEID, Olivia . O desafio da governança híbrida para a excelência organizacional (Facility). 2012.

6.
GOIA, M. R.. Posicionamento das sandálias Ipanema da Grendene (Agência Africa). 2011.

7.
MIGUELES, C. P. ; GOIA, M. R. ; TRAVANCAS, I. ; AZEVEDO, B. ; Tomsic, V . Pensar e Fazer Cultura (Rede Globo). 2011.

8.
VILLELA, M.R. ; GOIA, M. R. . Diagnóstico Social das comunidades do entorno (Instituto Alcoa). 2010.

Trabalhos técnicos
1.
GOIA, M. R.. Parecer de artigo científico - EMA315 - VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. 2018.

2.
GOIA, M. R.. Parecer de artigo científico EMA342 - VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. 2018.

3.
GOIA, M. R.. Parecer de artigo científico - ReMark 2017/3765. 2017.

4.
GOIA, M. R.. Parecer de artigo científico - RAE 2016-0725. 2017.

5.
GOIA, M. R.. Parecer de artigo científico - Revista Iara. 2011.

6.
GOIA, M. R.. Parecer de artigo científico - Iara Revista Científica de Moda, Cultura e Arte. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOIA, M. R.. Gênero, corpo e maternidade: o 'boom' das fotografias de gestantes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GOIA, M. R.. DNA Ipanema. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GOIA, M. R.. Cada um no seu quadrado nas praias cariocas - Especial Mitos Cariocas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIGUELES, C. P. ; GOIA, M. R. ; AZEVEDO, B. ; CALEFFI, P. ; Zanini, M.T. ; CALDASSO, L. ; LARA, J. . Confiança e engajamento no chão de fábrica: diagnóstico de cultura organizacional. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
VILLELA, M.R. ; GOIA, M. R. . Um Jardim para Todos: percepção dos funcionários terceirizados do Insituto de Pesquisas Jardim Botânico. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
GOIA, M. R.; MIGUELES, C. P. ; AZEVEDO, B. ; VON DER WEID, Olivia ; ARRUDA, B. ; Zanini, M.T. . O desafio da governança híbrida. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
GOIA, M. R.; MIGUELES, C. P. ; VON DER WEID, Olivia ; ARRUDA, B. . Prognóstico de Responsabilidade Social em comunidades quilombolas. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
GOIA, M. R.; MIGUELES, C. P. ; VON DER WEID, Olivia ; ARRUDA, B. . Diagnóstico social em comunidades quilombolas (Cacimbinha, Boa Esperança). 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
GOIA, M. R.. Mulheres de cinqüenta; conversas sobre o tempo, o corpo, o sexo e os homens. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
ROCA, J. ; GOIA, M. R. . Técnicas Cualitativas de Investigación. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
GOIA, M. R.. Río y Barcelona; las ciudades de los universitarios. 2006. (Relatório de pesquisa).

9.
GOIA, M. R.. O discurso da auto-estima nos meios de comunicação. 2003. (Relatório de pesquisa).

10.
GOIA, M. R.. O que invejam homens e mulheres?. 2002. (Relatório de pesquisa).

11.
GOIA, M. R.. Representações do feminino. 2001. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MIGUELES, C. P.; MACHADO, F. A. S.; GOIA, M. R.. Participação em banca de Silvia Soria Rojo. The Pursuit of purpose at work among millennials. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

2.
Filho, Joaquim Rubens Fontes; GOIA, M. R.; Motta, Gustavo da Silva. Participação em banca de Tim Vieillescazes. A influência das imagens na intenção de compra de motocicleta. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

3.
MIGUELES, C. P.; MATTOSO, C; GOIA, M. R.. Participação em banca de Gabriela Rossi Devens. A construção da confiança na decisão de compra online. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

4.
ANDRADE, E. B.; BARROS, L.; GOIA, M. R.. Participação em banca de Aline Tassar de Moraes Ferreira. Are consumers willing to buy ethical goods? Evidences of an attitude - behavior gap in the fashion market. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

5.
MIGUELES, C. P.; Caldas, Sergio; GOIA, M. R.. Participação em banca de Fabio Flaksberg. An evaluation of the impact of networking events for successful startups in Sao Paulo and New York. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

6.
REGO, M. L.; Neves, Sergio Rodrigues; GOIA, M. R.. Participação em banca de Andres Felipe Gil Ortiz. Barriers to single property model in Colombian shopping center industry. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

7.
NUNES, J. M.; PATROCÍNIO, G. H. T.; GOIA, M. R.. Participação em banca de Marcio Albernaz de Mello. Atitudes e consumo digital de conteúdo: o caso do mercado de vídeo não-linear no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

8.
Zanini, M.T.; Filardi, L.F.F.; GOIA, M. R.. Participação em banca de Elizabeth Georgianna Rojas Levi. The chief executive role: why is the gender gap so wide? How can organizations remediate?. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

9.
REGO, M. L.; Carneiro, Jorge Manuel; GOIA, M. R.. Participação em banca de Renato Lago Pereira Chaves. Reinventing a business model: how contract breweries became a permanent form of organizing. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

10.
MIGUELES, C. P.; GOIA, M. R.; SOUZA, G. C.. Participação em banca de Elton Roberto Da Silva. The challenges faced by the external audit industry in Brazil: an exploratory study. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

11.
MIGUELES, C. P.; GOIA, M. R.; SOUZA, G. C.. Participação em banca de Robson Pinheiro Rodrigues. The consequences of the culture aspect and the power distance in the execution of global strategies in multinational companies in Brazil. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

12.
NUNES, J. M.; REFKALEFSKY, E.; GOIA, M. R.. Participação em banca de José Maurício Bacellar Ferreira. Mídias digitais, viralização e reputação corporativa: a percepção de executivos de agências de mídias digitais. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

13.
MIGUELES, C. P.; CALEFFI, P.; GOIA, M. R.. Participação em banca de Nizi Silva de Castro Salomão. Identificação e análise dos fatores críticos de sucesso dos projetos de uma empresa do terceiro setor no rampo da saúde especializada em oncologia: caso Fundação XPTO. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

14.
MIGUELES, C. P.; SARDENBERG, D. P.; GOIA, M. R.. Participação em banca de Karen Matesco Nunes Villaça Lins. A problemática da sucessão em empresas familiares e a instrumentalização da governança corporativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

15.
IRIGARAY, H.; COSTA, Alessandra; GOIA, M. R.. Participação em banca de Ana Carolina Herdy Zanardi. Masculinidades contemporâneas: representações da masculinidade na ótica de homens executivos. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIGUELES, C. P.; GOIA, M. R.; IRIGARAY, H.. Participação em banca de Thaís Bernardino Pinheiro.Mulheres empreendedoras: um estudo de caso no bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOIA, M. R.; MELLO, M. A.. Concurso de acesso externo. 2016. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Outras participações
1.
GOIA, M. R.; IRIGARAY, H.; REGO, M. L.. Processo seletivo para ingresso no Mestrado Executivo EBAPE/FGV (turma intensiva). 2018. Fundação Getúlio Vargas.

2.
CYRINO, A.; COSTA, R. S.; REGO, M. L.; GOIA, M. R.. Processo seletivo Mestrado Profissional (turma intensiva) FGV/EBAPE. 2017. Fundação Getúlio Vargas.

3.
KAZNAR, I. K.; COSTA, R. S.; GOIA, M. R.. Processo seletivo Mestrado Profissional EBAPE/FGV - etapa entrevista. 2017. Fundação Getúlio Vargas.

4.
MIGUELES, C. P.; NUNES, J. M.; GOIA, M. R.. Processo seletivo Mestrado Profissional EBAPE/FGV (etapa entrevista). 2016. Fundação Getúlio Vargas.

5.
NUNES, J. M.; REGO, M. L.; IRIGARAY, H.; PIMENTA, R.; GOIA, M. R.. Processo seletivo Mestrado Profissional EBAPE/FGV (etapa entrevista). 2015. Fundação Getúlio Vargas.

6.
Zanini, M.T.; GOIA, M. R.. Processo seletivo Mestrado Profissional (etapa entrevista). 2013. Fundação Getúlio Vargas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Cultura e Consumo Brasil - CCB 2018. 2018. (Encontro).

2.
VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA.Consumo distintivo e escolarização: um estudo sobre a escolha de pais por uma escola internacional. 2018. (Encontro).

3.
XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018.A Contribuição de Três Campos Disciplinares Para os Estudos Críticos de Marketing: Sociologia Econômica, Estudos Culturais do Consumo e Macromarketing. 2018. (Encontro).

4.
A UFRJ faz 100 anos.BAIRRO DE MORADIA, EXPERIÊNCIA SOCIAL E PERTENCIMENTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O IFCS / UFRJ ANTES DAS COTAS. 2017. (Seminário).

5.
Encontro da Anpad - Enanpad 2017.Pressupostos da Nova Sociologia Econômica na Produção Científica de Administração no Brasil. 2017. (Encontro).

6.
Encontro Bienal de Alunos de Pós-graduação em Administração.Cultura Cervejeira no Brasil: Aspectos Culturais do Consumo de Cervejas Especiais na Cidade do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).

7.
Organizations, Artifacts and Practices.The Invention of a Carioca Tradition: Craft Beer's Production and Consumption. 2016. (Encontro).

8.
VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Cerveja artesanal carioca: a fabricação de uma cultura. 2016. (Encontro).

9.
XL Encontro da ANPAD. The Deviation Game: Can Deviation from Standard Beauty Become Appealing? An Age Perspective. 2016. (Congresso).

10.
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Leite materno X Leite em pó: uma reflexão sobre ideologias de maternidade. 2015. (Congresso).

11.
I Encontro Latino-americano de Estudos do Consumo (ENEC).O consumo de lingerie na cultura brasileira: éticas e estéticas. 2014. (Encontro).

12.
XXVII Reunião Brasileira de Antropologia. Fronteiras urbanas na interação universitária. 2010. (Congresso).

13.
Barcelona, Metaciutat. 2008. (Seminário).

14.
Cosmopolitisme. L`ética en un món d`estranys (K. A. Appiah). 2008. (Simpósio).

15.
First International Conference of Young Urbans Researchers. Río-Barcelona: espacios, subjetividades y trayectos. 2007. (Congresso).

16.
Primeira Jornada Conjunta de alunos do PPGSA, PPGAS e IUPERJ.Espacialidades. 2007. (Outra).

17.
Urban Imaginaries from Latin America: Archives (Armando Silva). 2007. (Seminário).

18.
I Jornades sobre mobilitats i alteracions socials contemporànies a Barcelona: els reptes epistemològics de les migracions transnacionals. 2006. (Seminário).

19.
Artificios e Artefatos: entre o antropológico e o literário. 2004. (Simpósio).

20.
VI Jornada Interna dos Alunos (PPGSA / UFRJ).A construção simbólica de Ipanema. 2004. (Outra).

21.
Formas primitivas de classificação: cem anos depois. 2003. (Seminário).

22.
V Jornada Interna dos Alunos (PPGSA/UFRJ).A Praça Nossa Senhora da Paz: espaço urbano e sociabilidade. 2003. (Outra).

23.
V Jornada Interna dos Alunos (PPGSA/UFRJ).Consumo de maconha: os discursos das instituições e dos usuários. 2003. (Outra).

24.
XXIV Jornada de Iniciação Científica (UFRJ).Antropologia da auto-estima. 2002. (Outra).

25.
XXIII Jornada de Iniciação Científica (UFRJ).O que invejam homens e mulheres?. 2001. (Outra).

26.
XXII Jornada de Iniciação Científica (UFRJ).Representações do feminino na cultura brasileira. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCA, J. ; GOLDENBERG, M. ; GOIA, M. R. . Amor importado, migrantes por amor: la emergencia de parejas entre españoles y mujeres de América Latina y de Europa del Este.. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Cristina Passeri Valentim. Trajetória, escolha e carreira entre universitários de camadas altas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas. (Orientador).

2.
Fabiana Braga Leal. Ações de Marketing em um quase-mercado: educação superior e contexto brasileiro. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas. (Orientador).

3.
Claudia Lima Melecchi da Cunha. Influência dos aspectos culturais cariocas no consumo de mate gelado. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas. (Orientador).

4.
Natalia da Silva Caldas Brito. Economia colaborativa e senso de comunidade:eficiência de aplicativos de troca de objetos domésticos na construção de redes sociais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Maria de Souza Coutinho. Insects as a legitimate food ingredient: barriers & strategies. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

2.
ROSMARI CAPRA SALLES. Os valores ofertados e percebidos no processo de decisão por escolas internacionais: uma análise no contexto da cidade do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

3.
Camila Correa Khayat Ayaujo. Trabalho infantil e trabalho escravo na moda: a percepção de ativistas sobre a reação dos consumidores. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

4.
Renata Santos da Frota Matos. Nômades Digitais: perfis, motivações e viabilidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

5.
Rebecca Villagran Reimão Mello Seoane. Criação de valor em cursos de MBA na percepção de seus alunos: quais os desafios das escolas de negócios?. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

6.
Gustavo Herkenhoff Moreira. Contribuição da Nova Sociologia Econômica para a Administração no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

7.
Marcela Rodrigues do Amaral. O valor do Netflix para o consumidor brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

8.
Isnar Pittan Azevedo. Elementos da cultura que dificultam a entrega de resultados em um órgão público da administração direta. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

9.
Claudio Alexandre Ferreira de Oliveira. Gestão de Integridade de Ativos: aspectos culturais e internacionalização. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

10.
Luis Claudio Monteiro Tomaz. Desafios e oportunidades na inserção de uma empresa financeira pública nas redes sociais. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

11.
Mariana Braga de Lima. Can deviation from standard beauty become appealing? An age perspective. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Coorientador: Marisol Rodriguez Goia.

12.
Maurício Sidi Algamis. Redes sociais e mercado de trabalho: o papel do Linkedin na contratação de engenheiros em início de carreira. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

13.
Otavio Levier Serra. Um estudo sobre valor agregado em coaching e sua percepção para as partes envolvidas. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

14.
Mariana Alcântara de Sá. Personalismo e distância de poder: um estudo de caso em uma empresa brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Duarte Abud. Composting process in Brazil, challenges and opportunities. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial Avançada) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

2.
Luiz Guilherme Palhares. What are the key characteristics that shape minority activism in Brazil?. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial Avançada) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Marisol Rodriguez Goia.

3.
Bruno Moczydlower BRUNO. Políticas e práticas de transferências internas no E&P da Petrobras: Impactos nas vidas profissionais e pessoais dos empregados. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial Avançada) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Marisol Rodriguez Goia.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOIA, M. R.. Gênero, corpo e maternidade: o 'boom' das fotografias de gestantes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 2:04:16