Madson Góis Diniz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7401370610146851
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Linguística pela respectiva instituição (2010). Tem experiência na área de Linguística Aplicada Crítica, com ênfase em Teoria Linguistica, Ensino de Línguas e suas Literaturas, Linguística inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, escritura, subjetividade, identidade, alteridade e letramento, Atua ainda em pesquisa e análise de resultados em testes internacionais (TOEFL, GRE, Cambridge e CELPE-Bras), bem como políticas de internacionalização das universidades brasileiras. O docente atua nas questões relativas à Educação Inclusiva, os desdobramentos com a Linguística Aplicada e com o Direito. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Madson Góis Diniz
Nome em citações bibliográficas
DINIZ, M. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.
Av. Prof Moraes Rêgo, 1235
50670-420 - Recife, PE - Brasil
URL da Homepage: www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O Cerco da Escritura em Saramago: Caligrafia das Vozes Portuguesas, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Beliza Áurea de Arruda Mello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Oralidade; Memória; História Oral; Escritura; José Saramago.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Oralidade e Escritura.
2002 - 2004
Mestrado em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Aspectos Medievais da Poética Cabralina,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Francisco José Gomes Correia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: João Cabral de Melo Neto; Medievalismo-modernidade; poesia medieval e neomedieval.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Teoria Literária.
1997 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Língua e Cultura Italiana. (Carga horária: 40h).
Università di Roma LUMSA, LUMSA, Itália.
2012 - 2012
Germanistik, Vergleichende Literatur- und Kulturwi. (Carga horária: 120h).
Fachhochschule Aachen, FH AACHEN, Alemanha.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ensino de Português para Estrangeiros. (Carga horária: 120h).
University of Washington, UW, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento do Colégio de Aplicação e Práticas Pedagógicas.

Cargo ou função
Coordenador.
02/2012 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFET, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador de Pesquisa e Projetos Institucionais


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador do Projeto "Oralidade e Escritura" vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Lingüística (PROLING) sob a coordenação de Beliza Áurea de Arruda Mello.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40

Atividades

06/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Instrumental em Inglês para Área Tecnológica
Leitura Instrumental em Inglês para Medicina
Lingua Inglesa aplicada ao Turismo
Língua Inglesa I

Univesidade Vale do Acaraú, IESP/UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 20

Atividades

01/2004 - 12/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Língua Portuguesa I


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Nau sem Ícaro: Luto e Melancolia nas Literaturas de Expressão Lusófonas
Descrição: Partindo do pressuposto que a literatura é a representação ficcional de todo um imaginário coletivo, o leitor, ?[...] salta para a vida e para o real na medida em que a leitura da palavra escrita pode conduzi-lo a uma interpretação do mundo.? (MICHELETTI, 2002). Portanto, espera-se que as reflexões acerca luto e melancolia possam possibilitar a compreensão mais profunda de parâmetros linguísticos e das temáticas inerentes a expressividade da língua portuguesa e seus autores, investigando os elementos linguísticos que compõem a representação do luto e da melancolia nos textos elencados e a relação entre o contexto histórico e as temáticas envolvidas nos textos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Madson Góis Diniz - Coordenador.
2011 - 2013
POR UMA LINGUÍSTICA DA TOLERÂNCIA: O LETRAMENTO CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Descrição: Esse projeto se pauta na necessidade de ressignificação dos estudos culturais na sala de aula de língua inglesa, empoderando discentes do Ensino Médio no processo de novas construções de sujeitos e objetos culturais. Para este fim, o objetivo deste é analisar as percepções culturais acerca da si e do outro no processo de ensino-aprendizagem em língua estrangeira na elaboração dos construtos linguísticos. Espera-se fomentar, através do projeto, ações educacionais no sentido de prover uma discussão cada vez mais abrangente dos estudos culturais na sala de aula, em especial, da Educação Básica, capaz de desenvolver uma nova perspectiva diante da cidadania global que se inscreve em nossos cotidianos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Madson Góis Diniz - Coordenador.
2007 - 2008
Incorporating new literacies into EFL
Descrição: O projeto faz uma releitura do ensino de língua inglesa a partir do conceito de letramento, e da inclusão de diversas competências necessárias a formação do docente e aprendiz na perspectiva pós-moderna..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Inglês sem Fronteiras: Curso Preparatório para TOEFL ibt
Descrição: Curso de preparação em língua inglesa para candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras realizarem a prova de proficiência Test of English as a Foreign Language (Internet Based)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Madson Góis Diniz - Coordenador / Júlio Cesar Brandão - Integrante.
2011 - 2013
Português para Estrangeiros: Preparação para o CELPE-Bras
Descrição: Curso de português destinado a alunos estrangeiros de IES locais interessados no exame CELPE-BRAS. O curso também buscou capacitar alunos provenientes da África no processo de escrita acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Madson Góis Diniz - Coordenador / Júlio Cesar Brandão - Integrante / Hudson Marques - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: PPGLA-UEAM
2011 - Atual
Periódico: International Journal of Computer Engineering Research
2007 - 2009
Periódico: TESOL Quarterly


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Oralidade e Escritura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Lingua Inglesa e Literaturas Correspondentes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria e Crítica Literária, do Cinema e Mídia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Multiculturalismo e Relações Internacionais.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada/Especialidade: Estudos Íbero-Americanos: Cultura, Língua, Diversidade e Identidades.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Citação Biográfica na Enciclopédia Marquis Who´s Who in the World, Marquis - EUA.
2010
Citação Biográfica na Enciclopédia Marquis Who´s Who in the World - Categoria Educação, Marquis Editorial.
2006
Bolsa Demanda Social - 1o Lugar Seleção Doutorado, CAPES - UFPB.
2003
Bolsa Demanda Social, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Madson Diniz  Data: 25/10/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DINIZ, M. G.2007DINIZ, M. G.. Do folheto de Cordel para o Cordel Virtual: Interfaces Hipertextuais da Cultura Popular. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 1, p. 1-10, 2007.

2.
DINIZ, M. G.2006DINIZ, M. G.. A desconstrução da escrita em Saramago. Revista do GELNE (UFC), v. Único, p. 1-10, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DINIZ, M. G.. High Intermediate 3. Recife: Elogica Press, 2006. v. 01.

2.
DINIZ, M. G.. High Intermediate 4. , 2006.

3.
DINIZ, M. G.. High Advanced. , 2006.

4.
DINIZ, M. G.. Crítica Literária Medieval. , 2005.

5.
DINIZ, M. G.. High Intermediate 1. Recife: Elogica Press, 2005. v. 01.

6.
DINIZ, M. G.. High Intermediate 2. Recife: Elogica Press, 2005. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
DINIZ, M. G.. O Ensino de Língua Estrangeira a partir do conceito de Letramento Cultural. In: Adriana Rosa et al. (Org.). Ensino e Pesquisa na Educação Básica: Abordagens Teóricas e Metodológicas. 01ed.Recife: Editora Universitária, 2013, v. 01, p. 01-15.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DINIZ, M. G.. Glocalization: Oral, Written and Cultural Forms. The Essential, USA, 01 dez. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DINIZ, M. G.; ROSA, A. L. T. ; BARROS, J. B. . As vozes (silenciadas) da lusofonia nos livros didáticos de língua portuguesa: por uma educação inclusiva. In: III Congresso Internacional Interfaces da Cultura, 2017, Braga, Portugal. III Congresso Internacional Interfaces da Cultura, 2017.

2.
DINIZ, M. G.. Esse mundo às avessas da escrita de Saramago. In: I Colóquio Nacional de Poéticas do Imaginário - Literatura, História e Memória, 2009, Manaus. I Colóquio Nacional de Poéticas do Imaginário - Literatura, História e Memória. Manaus- AM: UEA, 2009. v. 1.

3.
DINIZ, M. G.. Minha Pátria é minha Língua: Vozes da Lusofonia na Escritura Saramaguiana. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa-PB. VI Congresso Internacional da Abralin - Anais. João Pessoa: Idéia, 2009. v. 01.

4.
DINIZ, M. G.. Orality and Written Forms: Points to ponder and consider. In: Tides of Change- Spanning the Globe, 2007, Seattle-WA. Tides of Change- Spanning the Globe. Seattle: UW Press, 2007. v. 1. p. 1-1.

5.
DINIZ, M. G.. Lendo (com) Saramago: Interstícios entre memória, literatura e sociedade. In: I Simposio Nacional de Leitura - SINALE, 2007, João Pessoa-PB. Anais do I Simposio Nacional de Leitura - SINALE. João Pessoa-PB, 2007. v. 1.

6.
DINIZ, M. G.. Glocalized Curricula: Crosscultural Apporaches in Syllabus Development. In: 10th Braz-TESOL National Convention, 2006, Brasilia-DF. 10th Braz-TESOL National Convention Program, 2006.

7.
DINIZ, M. G.. A Desconstrução da Escrita em Saramago. In: XXI Encontro Nacional de Estudos Lingüísticos, 2006, João Pessoa. XXI Encontro Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: Ideia, 2006. v. 1. p. 1-10.

8.
DINIZ, M. G.. 1. LUA NOVA EM BANDEIRA: A POESIA RETIRADA DAS COISAS. In: VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa. VII CCHLA Conhecimento em Debate. Joao Pessoa Pb: UFPB, 2005. v. I.

9.
DINIZ, M. G.. 3. AS HAGIOGRAFIAS DE GONZALO DE BERCEO NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO HISTÓRICO-LITERÁRIO MEDIEVAL. In: VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2005, Joao Pessoa. VII CCHLA Conhecimento em Debate. Joao Pessoa: UFPB, 2005. v. I.

10.
DINIZ, M. G.. 4. UMA LEITURA PSICANALÍTICA DE ?DUAS DAS FESTAS DA MORTE? DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO. In: VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa. VII CCHLA Conhecimento em Debate. João Pessoa: UFPB, 2005. v. I.

11.
DINIZ, M. G.. A TRADIÇÃO DOS AUTOS EM JOÃO CABRAL. In: VII CCHLA em Debate, 2005, João Pessoa. VII CCHLA em Debate. João Pessoa: UFPB, 2005. v. 1.

12.
DINIZ, M. G.. O impasse entre narrador e autor: a problemática da autobiografia em A República dos Sonhos de Nélida Piñon. In: Simpósio internacional Escrever a vida. Novas abordagens de uma teoria da autobiografia, 2005, São Paulo. Escrever a vida. Novas abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: USP, 2005. v. 1.

13.
DINIZ, M. G.. A Tradição do Lapidários na Literatura Medieval. In: VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2004, João Pessoa. VII CCHLA Conhecimento em Debate. João Pessoa: CCHLA, 2004. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DINIZ, M. G.; ROSA, A. L. T. ; BARROS, J. B. . A língua como episteme da cultura na obra de José Saramago: (Poli)Lusofonias. In: III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia, 2017, Braga, Portugal. III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, A. L. T. ; BARROS, J. B. ; DINIZ, M. G. . Ações Integradoras e Inclusivas em Rodas de Leitura na Educação Básica. In: Congresso Internacional sobre Práticas Inovadoras e Integradoras, 2017, Maceió. A tessitura do saber para inteireza do ser em tempos de crise. Maceio: UFAL, 2018. v. 1.

2.
DINIZ, M. G.. Do folheto de feira para o cordel virtual: interfaces hipertextuais da cultura popular. In: I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2006, Recife-PE. I Simposio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2006.

3.
DINIZ, M. G.. Entre Botijas e Potes de Ouro: intercruzamentos entre o imaginário irlandês e nordestino. In: XIV Ciclo Internacional de Estudos sobre o Imaginário ?As Dimensões Imaginárias da Natureza, 2006, Recife-PE. XIV Ciclo Internacional de Estudos sobre o Imaginário ?As Dimensões Imaginárias da Natureza". Recife, 2006.

4.
DINIZ, M. G.. Transculturalidade em El Hablador de Llosa: Desdobramentos Glocais. In: As Américas: Encruzilhadas Glocais, 2006, Recife-PE. As Américas: Encruzilhadas Glocais. Recife, 2006.

5.
DINIZ, M. G.. O MITO DE COCANHA NA LITERATURA BRASILEIRA: ITINERÁRIOS PARA PASÁRGADA. In: VI UFPB/CCHLA Conhecimento em Debate, 2002, João Pessoa. VI UFPB/CCHLA Conhecimento em Debate Caderno de Resumos. João Pessoa: Secretaria do CCHLA, 2002. v. 01.

6.
DINIZ, M. G.. OS BESTIÁRIOS: ECOS DA IDADE MÉDIA NA MODERNIDADE. In: VI UFPB/CCHLA Conhecimento em Debate, 2002, João Pessoa. VI UFPB/CCHLA Conhecimento em Debate. João Pessoa: Secretaria do CCHLA, 2002. v. 01.

7.
DINIZ, M. G.. O RISO MELANCÓLICO DE TANATOS: IRONIA E MORTE EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO. In: VI UFPB/CCHLA Conhecimento em Debate, 2002, João Pessoa. VI UFPB/CCHLA Conhecimento em Debate. João Pessoa: Secretaria do CCHLA, 2002. v. 01.

8.
DINIZ, M. G.. O MEDIEVO EM BANDEIRA : TRAÇOS DA POÉTICA MEDIEVAL NA MODERNIDADE. In: Semana de Letras do CFP/UFPB - 2001, 2001, Cajazeiras. Semana de Letras do CFP/UFPB - Seminário 100 anos de José Lins do Rego. Cajazeiras/PB: Editora Universitária - UFPB, 2001. v. ünico.

9.
DINIZ, M. G.; WOENSEL, M. J. F. V. . DO MEDIEVAL AOS CANTADORES : A TÓPICA DOS IMPOSSIBILIA. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS (IV EIEM), 2001, Belo Horizonte/ MG. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS (IV EIEM) - Caderno de Resumos. Belo Horizonte - MG: FUMARC - Fundação Mariana Resende Costa, 2001. v. Único.

10.
DINIZ, M. G.; CORREIA, F. J. G. . MODALIDADES MEDIEVAIS NOS CANTADORES NORDESTINOS: O PRANTO E A TENÇÃO. In: IX Encontro de Iniciação Científica - UFPB/PIBIC/CNPq, 2001, João Pessoa. IX Encontro de Iniciação Científica - UFPB/PIBIC/CNPq. João Pessoa: Editora Universitária, 2001.

11.
DINIZ, M. G.. POESIA MEDIEVAL E NEOMEDIEVAL : AS BALADAS EM CECÍLIA MEIRELES. In: V CCHLA EM DEBATE, 2000, João Pessoa. V CCHLA Conhecimento em Debate - Programação e Resumos. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2000. v. Único.

12.
DINIZ, M. G.. COLLOCATION: IS THE RIGHT WORD SOMETIMES THE WRONG CHOICE?. In: V Semana de Letras - UFPB/ CCHLA, 1999, João Pessoa. DLCV-DLEM. João Pessoa: DLCV-DLEM, 1999. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
DINIZ, M. G.. TOEFL itp x CELPE-Bras: Concepções e Métricas de Avaliação em Testagem Internacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DINIZ, M. G.. O cordel e suas múltiplas linguagens na sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DINIZ, M. G.. (Re)visões de vida, percepções de morte: Biografismo filmíco e Documentário em Jose e Pilar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DINIZ, M. G.. Tudo que é digital se desmancha no ar: Poéticas e Diásporas Literárias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DINIZ, M. G.. Língua, Identidade e Subjetividade (Mini-curso). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DINIZ, M. G.. OS ENTRE-LUGARES DOS ESTUDOS CULTURAIS NO ÂMBITO DA LINGÜÍSTICA APLICADA: IDENTIDADE, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO (Mini-curso). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
DINIZ, M. G.. Esse mundo às avessas da escrita de Saramago. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DINIZ, M. G.. Using Glocalism in EFL classes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DINIZ, M. G.. Ações Interdisciplinares entre Projetos Tecnológicos e o Ensino de Língua Inglesa: a experiência da EAFBJ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DINIZ, M. G.. EFL and Hypertext: Using WebQuests to Maximize English Teaching. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
DINIZ, M. G.. Using WebQuests to maximize English classes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DINIZ, M. G.. Las voces latinoamericanas en la "Jangada de Pedra" de Saramago. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
DINIZ, M. G.. Globalização e Utopia em Saramago: os Entre-Lugares da Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DINIZ, M. G.. ?Encruzilhadas das cavernas?: da tradição do oleiro à modernidade dos centros comerciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DINIZ, M. G.. Globalização e Pós-Modernidade : Os estudos lingüísticos a partir de Appadurai (Mini-Curso). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
DINIZ, M. G.. Developing Cultural Literacy in ELT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DINIZ, M. G.. How to incorporate Glocalism in EFL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DINIZ, M. G.. Saramago e o discurso político-ideológico: espaços entre a ficção e a sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
DINIZ, M. G.. Glocalized Curricula: Crosscultural Apporaches in Syllabus Development. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
DINIZ, M. G.. A Desconstrução da Escrita em Saramago. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
DINIZ, M. G.. Do folheto de feira para o cordel virtual: interfaces hipertextuais da cultura popular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
DINIZ, M. G.. Entre Botijas e Potes de Ouro: Intercruzamentos entre o imaginário irlandês e nordestino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
DINIZ, M. G.. Transculturalidade em El Hablador de Llosa: Desdobramentos glocais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
DINIZ, M. G.. UMA LEITURA PSICANALÍTICA DE ?DUAS DAS FESTAS DA MORTE? DE JOÃO CABRAL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
DINIZ, M. G.. AS HAGIOGRAFIAS DE GONZALO DE BERCEO NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
DINIZ, M. G.. LUA NOVA EM BANDEIRA: A POESIA RETIRADA DAS COISAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
DINIZ, M. G.. O impasse entre narrador e autor: a problemática da autobiografia em A República dos Sonhos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
DINIZ, M. G.. A TRADIÇÃO DOS AUTOS EM JOÃO CABRAL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
DINIZ, M. G.. A Gestão do Conhecimento na Educação à Distância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
DINIZ, M. G.. A Tradição do Lapidários na Literatura Medieval In: VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2004,. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
DINIZ, M. G.. OS BESTIÁRIOS: ECOS DA IDADE MÉDIA NA MODERNIDADE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
DINIZ, M. G.. O RISO MELANCÓLICO DE TANATOS: IRONIA E MORTE EM JOÃO CABRAL DE MELO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
DINIZ, M. G.. O MITO DE COCANHA NA LITERATURA BRASILEIRA: ITINERÁRIOS PARA PASÁRGADA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
DINIZ, M. G.. O MEDIEVO EM BANDEIRA : TRAÇOS DA POÉTICA MEDIEVAL NA MODERNIDADE. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
DINIZ, M. G.. MODALIDADES MEDIEVAIS NOS CANTADORES NORDESTINOS: O PRANTO E A TENÇÃO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
DINIZ, M. G.. DO MEDIEVAL AOS CANTADORES : A TÓPICA DOS IMPOSSIBILIA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
DINIZ, M. G.. POESIA MEDIEVAL E NEOMEDIEVAL : AS BALADAS EM CECÍLIA MEIRELES. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
DINIZ, M. G.. COLLOCATION: IS THE RIGHT WORD SOMETIMES THE WRONG CHOICE?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DINIZ, M. G.. Aspectos Medievais da Poética Cabralina 2004 (Dissertação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DINIZ, M. G.; MELO, M. F. V.; BERNARDINO JUNIOR, F. M.. Participação em banca de Júlico César Brandão Carvalho. Aquisição da Língua Inglesa: Curtindo Curtas na Sala de Aula. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DINIZ, M. G.; MARQUES, H.. Concurso Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2013. Instituto Federal de Pernambuco.

2.
DINIZ, M. G.; BRANDAO, J. C.. Concurso Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
DINIZ, M. G.. Concurso Público para Seleção de Docente para Curso Tecnico em Enfermagem. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

4.
DINIZ, M. G.. Concurso Público para Oficiais Temporários do Colégio Militar de Recife - Área de Língua Inglesa. 2005. Colégio Militar do Recife.

Outras participações
1.
DINIZ, M. G.. Comissão Monitoria CAp-CE. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
DINIZ, M. G.. Concurso Público para Admissão de Alunos do 6o Ano do Colégio de Aplicação da UFPE. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
DINIZ, M. G.. Seleção Simplificada para Alunos do Curso Técnico em Agropecuária e Agroindústria. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

4.
DINIZ, M. G.. Exame de Seleção para Cursos Técnicos Integrados e Sequenciais (EAFBJ-PE). 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

5.
DINIZ, M. G.. Processo Seleção Docente - Associação Brasil América. 2007. Associação Brasil América.

6.
DINIZ, M. G.. Processo Seleção Docente - CEC Canada Maple Bear. 2006. Associação Brasil América.

7.
DINIZ, M. G.. Processo Seleção Docente - Associação Brasil América. 2006. Associação Brasil América.

8.
DINIZ, M. G.. Processo de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Mestrado). 2005. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciência Recife.Avaliador das Comunicações na Área de Humanidades e Letras. 2011. (Outra).

2.
Curso - Globalização, Pós-Modernidade e Identidade-parte integrante dos incentivos da formação do PPEDS/USP.Módulo do Curso sobre os Estudos Culturais e diversidade sexual. 2010. (Outra).

3.
I Colóquio Nacional de Poéticas do Imaginário - Literatura, História e Memória.Esse mundo às avessas da escrita de Saramago. 2009. (Outra).

4.
VI Congresso Internacional da Abralin. Minha pátria é minha língua: Vozes da Lusofonia na Escrita de Saramago. 2009. (Congresso).

5.
8avas Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana -. Las voces latinoamericanas en la jangada de pedra de Saramago. 2008. (Congresso).

6.
I Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Tecnológica. Ações Interdisciplinares entre Projetos Tecnológicos e o Ensino de Língua Inglesa: a experiência da EAFBJ-PE. 2008. (Congresso).

7.
The 42nd Annual TESOL Convention and Exhibit - TESOL 2008. Using glocalism in EFL classes. 2008. (Congresso).

8.
V CCLHA em Debate - Diálogos Possíveis - 100 anos da Morte de Machado de Assis.Globalização e Pós-Modernidade: Os estudos lingüísticos a partir de Appadurai (Mini-Curso). 2008. (Encontro).

9.
XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - Congresso Internacional - Imaginário do Envolvimento/Desenvolvimento. Encruzilhada das tradições com a modernidade. 2008. (Congresso).

10.
XV Congreso Internacional da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina. Utopia e Globalização em Saramago. 2008. (Congresso).

11.
I Simposio Nacional de Leitura - SINALE.Lendo (com) Saramago: Interstícios entre memória, literatura e sociedade. 2007. (Simpósio).

12.
Tides of Change - Spanning the Globe. 2007. (Congresso).

13.
10th Braz-Tesol National Convetion.Glocalized Curricula: Crosscultural Approaches in Syllabus Development. 2006. (Outra).

14.
As Américas: Encruzilhadas Glocais. 2006. (Seminário).

15.
I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Do folheto de feira para o cordel virtual: interfaces hipertextuais da cultura popular. 2006. (Simpósio).

16.
Literatura y Politica: intervenciones en America Latina. 2006. (Simpósio).

17.
XIV Ciclo Internacional de Estudos sobre o Imaginário ?As Dimensões Imaginárias da Natureza. Entre Botijas e Potes de Ouro: Intercruzamentos entre o imaginário irlandês e nordestino. 2006. (Congresso).

18.
XXI Encontro Nacional de Estudos Lingüísticos.A Desconstrução da Escrita em Saramago. 2006. (Encontro).

19.
Escrever a vida. Novas abordagens de uma teoria da autobiografia.O impasse entre narrador(a) e autor(a): a problemática da autobiografia em A República dos Sonhos de Nélida Piñon. 2005. (Simpósio).

20.
VII CCHLA Conhecimento em Debate.O riso melancólico de Tanatos et al. 2005. (Encontro).

21.
VI CCHLA Conhecimento em Debate (UFPB- Novembro de 2003).VI CCHLA Conhecimento em Debate (UFPB- Novembro de 2003).. 2003. (Encontro).

22.
VI Semana de Letras (UFPB- Fevereiro de 2003).VI Semana de Letras (UFPB- Fevereiro de 2003). 2003. (Encontro).

23.
IX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba.IX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba. 2002. (Encontro).

24.
IV Encontro Internacional de Estudos Medievais promovido pela Associação Brasileira de Estudos Medievais realizado pelo programa de pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte/ MG (ABREM/PUC Minas/ Julho de 2001).IV Encontro Internacional de Estudos Medievais promovido pela Associação Brasileira de Estudos Medievais realizado pelo programa de pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte/ MG (ABREM/PUC Minas/ Julho de 2001). 2001. (Encontro).

25.
Semana de Letras do CFP/UFPB ?Do regional ao universal: com engenho, ciência e arte ? Seminário 100 anos de José Lins do Rego? ? (CFP/UFPB ? Cajazeiras, Março de 2001).Semana de Letras do CFP/UFPB ?Do regional ao universal: com engenho, ciência e arte ? Seminário 100 anos de José Lins do Rego? ? (CFP/UFPB ? Cajazeiras, Março de 2001). 2001. (Encontro).

26.
Workshop ?Inglês em Prosa e Poesia? por ocasião da IV Semana Intercultural (UFPB/CCHLA/DLEM/PROLICEN/PAELE- Julho de 2001).Workshop ?Inglês em Prosa e Poesia? por ocasião da IV Semana Intercultural (UFPB/CCHLA/DLEM/PROLICEN/PAELE- Julho de 2001). 2001. (Oficina).

27.
Workshop ?Towards Romanticism: Thomas Gray, Oliver Goldsmith, Robert Burns? por ocasião da IV Semana Intercultural (UFPB/CCHLA/DLEM/PROLICEN/PAELE- Julho de 2001)..Workshop ?Towards Romanticism: Thomas Gray, Oliver Goldsmith, Robert Burns? por ocasião da IV Semana Intercultural (UFPB/CCHLA/DLEM/PROLICEN/PAELE- Julho de 2001).. 2001. (Oficina).

28.
V CCHLA Conhecimento em Debate (UFPB/CCHLA- Novembro de 2000).V CCHLA Conhecimento em Debate (UFPB/CCHLA- Novembro de 2000). 2000. (Encontro).

29.
V Semana de Letras (UFPB/CCHLA-Novembro/1999).V Semana de Letras (UFPB/CCHLA-Novembro/1999). 1999. (Encontro).

30.
Irish Culture (Local Lectures). 1998. (Seminário).

31.
Local Lectures on English Language Teaching. 1998. (Seminário).

32.
Calourada acadêmico-cultural ?(UFPB/CCHLA/CA de Letras: gestão Reversos.Calourada acadêmico-cultural ?(UFPB/CCHLA/CA de Letras: gestão Reversos. 1997. (Outra).

33.
II Encontro Paraibano sobre Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras sob o tema ?Em busca do plurilingüismo? (UFPB/PAELE/DLEM/CCHLA ? Outubro de 1997).II Encontro Paraibano sobre Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras sob o tema ?Em busca do plurilingüismo? (UFPB/PAELE/DLEM/CCHLA ? Outubro de 1997). 1997. (Encontro).

34.
IV Encontro Paraibano dos Estudantes de Letras (IV EPEL) (UFPB/CCHLA).IV Encontro Paraibano dos Estudantes de Letras (IV EPEL) (UFPB/CCHLA). 1997. (Encontro).

35.
Minicurso ?Integrating skills in FLT? por ocasião do IV EPEL (UFPB/CCHLA).Minicurso ?Integrating skills in FLT? por ocasião do IV EPEL (UFPB/CCHLA). 1997. (Oficina).

36.
Minicurso ?Towards understanding transcription in the classroom? por ocasião do IV EPEL (UFPB/CCHLA-Agosto/1997).Minicurso ?Towards understanding transcription in the classroom? por ocasião do IV EPEL (UFPB/CCHLA-Agosto/1997). 1997. (Oficina).

37.
Seminário Língua e Globalização. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DINIZ, M. G.. Semana de Ciências e Tecnologia. 2008. (Outro).

2.
DINIZ, M. G.. A Colloquium on Contemporary Issues on EFL and Language Teaching. 2007. (Outro).

3.
DINIZ, M. G.. IV Semana Intercultural DLEM. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Saulo Brasileiro. POR UMA LINGUÍSTICA DA TOLERÂNCIA: O LETRAMENTO CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. Início: 2012 - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DINIZ, M. G.. O Ensino de Língua Estrangeira a partir do conceito de Letramento Cultural. In: Adriana Rosa et al. (Org.). Ensino e Pesquisa na Educação Básica: Abordagens Teóricas e Metodológicas. 01ed.Recife: Editora Universitária, 2013, v. 01, p. 01-15.



Outras informações relevantes


- Sócio do Teachers of English as a Foreign Language - TESOL International
- Sócio da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)
- Sócio da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)
- Membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - CE/UFPE



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:19:27